Os filósofos tinham razão. O ser humano não sabe viver em estado de liberdade. E digo isso com muita tristeza, pois trago dentro de mim desde cedo um pensamento libertário, advindo da criação que tive (liberdade com responsabilidade). Uma das coisas que me horrorizou no curso de Direito foi estudar a filosofia na qual o curso se baseia e constatar que ela toda visa manipulador as pessoas, seja como indivíduos, seja como classes sociais, e que o Direito se expressa na sua forma mais clara no livro O Príncipe, de Maquiavel. Eu pensava: “estamos tratando de pessoas aqui! Isso é desumano! Uma elite pensando em como deve tratar o gado… e eles serão o futuro do país… ARGH!”. Obviamente não aguentei, e saí na metade do curso.
Também sempre fui contra a manipulação das Igrejas, seja ela qual for. Apóio a defesa do Estado Laico, da liberdade, igualdade e fraternidade, essas coisas… Mas sabe, ultimamente estamos vendo um acúmulo tão grande de absurdos em relação ao respeito ao ser humano que me fez pensar ONDE estaria a raiz do problema. E a conclusão a qual cheguei foi: falta de cabresto.
Por cabresto entendemos logo algo muito ruim (até porque o termo foi empregado nos tristes tempos da ditadura no Brasil), mas creio que, me valendo de uma frase de Jesus, possa definir melhor meu pensamento:
“Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.
Mateus 11:28-30
Jesus não fala aqui: Ei, vocês que estão cansados e oprimidos, venham pra meu grupo que aqui só vai ter oba-oba, flower power, concertos de rock o dia todo (isso só me lembra o episódio de South Park dos Hippies). Ele diz claramente pra que aqueles que carregam um peso enorme nas costas (muita culpa, muita repressão) venham pra doutrina dele, que tem um peso menor (menos pré-requisitos pro checklist do céu). Quando Jesus estabelece sua doutrina no amor, no perdão e na caridade, temos a tendência a ver isso como um “opcional”; afinal, basta não fazer mal aos outros que está tudo bem, mas NÃO. Você não faz o que Jesus pede porque é bom pra você naquele momento, ou porque está a fim, mas porque é o CERTO. Sem amor, sem perdão e sem caridade você não pode nem sequer se chamar Cristão. E aí me lembro do post Você é católico?, que tanto traz controvérsia, e emendo: você é Cristão? Ao me fazer essa pergunta, cheguei a conclusão de que sou um proto-cristão, ainda estou no caminho, e tenho vergonha de admitir (mas admito) que nem Cristão por inteiro eu posso me considerar. Esse tipo de auto-avaliação me dá uma boa dimensão de como nos encontraremos a sós consigo mesmos, depois da morte; depois que não formos nada além de nosso espírito, da soma de nossas ações. É o momento onde nos faremos a pergunta: O que eu sou agora? Juiz? Não mais. Carpinteiro? Não mais. Mulher? Homem? Indefinido? A reencarnação tratará de desfazer esses “enganos”. Não somos uma profissão, nem um gênero, nem um nome, um CPF… somos o que FIZEMOS… e o que fizemos de CONCRETO pra nos DEFINIR no mundo ESPIRITUAL?
É por isso que o mundo espiritual é cheio de “almas penadas”, gente perdida, querendo voltar de alguma forma, muitas vezes tão perturbada que acabam prejudicando os moldes do perispírito e causando deformações, problemas mentais, etc. Culpa de Deus? Não mesmo. Culpa dela por ações na vida passada? Nem tanto. Culpa incutida nela mesma por coisas que deixou de fazer? Talvez. A lei do Talião (que muitos espíritas confundem como a Lei do Karma, tipo “fez isso paga aquilo”) cai por terra diante dessas sutilezas. E o microcosmo é feito dessas sutilezas, como o bater das asas de uma borboleta na China…
“Bem” – você, Cristão convicto, me pergunta – “e desde quando amar, perdoar e ser caridoso é um peso, um jugo?” e eu digo: “Pergunte a Chico Xavier”. Quanto maior a disposição verdadeira, maior o trabalho (afinal, são poucos os trabalhadores na seara) e o desafio. Todo espírita queria ser que nem o Chico Xavier, mas poucos (ou nenhum) aceitariam passar pelo que ele passou. Emmanuel esclarece:
“Quando nos sentimos ofendidos, queremos aplicar logo a lei do jugo por nós mesmos – então nos defrontamos muitas vezes buscando punição para aquele que nos ofereceu o agravo da ofensa… se não fizermos isto, seremos chamados de ingênuos ou covardes, mas o jugo suave do amor inclui o perdão para as ofensas. (…) Às vezes não podemos conviver com essa pessoa – porque o médico ou aquele que faz a enfermagem, para ajudar o doente, não se deita com ele na cama; ajuda-o à distância, com pensamentos de paz, de compreensão… A Lei não manda que deitemos no chão e esperemos que os outros nos apedrejem. Pede-nos sim uma atitude de conciliação. Tem o jugo leve, mas tem o jugo pesado, que está na lei de causa e efeito. Quando não aceitamos auxiliar, lembremos com amor, compreendendo, justificando, perante nós mesmos, as faltas alheias – nós não podemos fazer a função de Deus! Quando nos entregamos ao jugo suave, não é indiferença, é uma energia com brandura. Quando nós queremos o jugo forte, geralmente resgatamos as nossas atitudes infelizes com problemas muito mais sérios. Devíamos educar os nossos filhos na lei do jugo leve; não é criando costumes desnecessários, não é levando ao amor pelo desperdício, à superioridade… Ensinemos aos nossos filhos que não são melhores do que os outros; que devem partilhar a merenda da escola; levar um pouco do alimento da nossa casa para os companheiros…”
Emmanuel
Enfim, tudo o que aprendemos na novela Malhação.
Me veio à mente a pregação do Pastor Luiz Antônio, que morreu no acidente da TAM. Passei dias me perguntando o que teria sido aquilo (premonição? retrocognição? viagem astral?) e só agora (agorinha) a mensagem dele fez sentido. Sim, porque enquanto me detive apenas na mensagem que falava dos corpos enrolados, me esqueci de algo que ficou no meu subconsciente (e no subconsciente de todos os mais de 500.000 curiosos que foram ver o vídeo): a pregação emocionada da mensagem que o Espírito de Deus deixou pra ele. “Ora um pouco mais; Consagra um pouco mais“. E ele nos alertou que paira sobre as igrejas da nação brasileira um cansaço, um desânimo… homens de Deus desanimados, alquebrados. Uma fadiga espiritual. E recomenda um pouco mais de esforço, um pouco mais de determinação. Porque estamos no Vale de Refaim, onde enfrentamos gigantes, uma força monstruosa, anti-natural. Assim sendo, devemos estar vigilantes para o perigo.
A primeira vez que ouvi isso achei graça por conta do nome, da imagem evocada do Velho Testamento (e automaticamente associada à Menina pastorinha), mas agora a coisa toda entrou em perspectiva. E a pregação não foi dirigida ao público, e sim aos pastores (ele se vira pra falar com eles) e líderes espirituais em geral. Então esse alerta serve especialmente para nós, que somos mais ou menos os “donos do nosso próprio nariz” em termos espirituais, e que estamos nos sentindo “esmagados”, fragilizados pelo peso de tanta iniquidade, tanta injustiça, tanta violência… Seja qual for nossa orientação religiosa (ou mesmo não-religiosa, apenas ética), estamos lutando contra gigantes.
Somos um país onde as pessoas não parecem pensar em Deus em suas ações. Talvez até um MUNDO sem Deus no coração. Seria ótimo se fosse que nem na música Imagine, de John Lennon, só que tiraram a moral das religiões de cena e deixaram as guerras, os países, as promessas e repressões religiosas, como o paraíso das mil virgens e o inferno católico (restaurado recentemente, inclusive). Até pouco tempo a Igreja Católica fazia um papel social muito bom em “ancorar” as comunidades em torno da religião. E isso ainda pode ser visto nas cidades de interior: Elas são formadas (inclusive geograficamente) em torno da Igreja, que contém uma praça onde toda a cidade se reúne pra comprar, conversar, festejar… e ouvir o sermão, onde o padre dá a Luz, o rumo, a palavra certa para aquela cidade, inspirado por Deus (como deve ter feito os padres Anchieta e Manuel da Nóbrega / Emmanuel desde a fundação da cidade de SP). Todos os aspectos da personalidade são trabalhados e exercidos no centro (Self) da cidade, onde há o intercâmbio, a troca, sob as asas de uma religião-guia. A imoralidade (no seu sentido mais abrangente) sempre existiu e vai continuar existindo, mas antes era oculta, segregada, não apenas pra se manter um verniz de falsidade (o estereótipo do padre que vai consolar a viúva não surgiu da imaginação de nossos literatos) mas também por um respeito à coletividade, a um ambiente saudável onde se pudesse criar seus filhos. Um senhor me disse que mesmo os bares e gafieiras (onde os malandros “dominavam” e as mulheres de reputação duvidosa iam se divertir) respeitavam os horários da Missa, e só quando o padre dava as badaladas no sino era que se podia começar a vida noturna. Não estou sendo saudosista (isso nem é do meu tempo) nem quero que isso volte, mas pensem na MENTALIDADE, na simplicidade lógica, do respeito mútuo entre partes antagônicas (luz e sombra)… Isso é lindo, poxa. Quando você vê o filme Alto da Compadecida com aquele matador altamente religioso, aquilo existe mesmo (ou existia). São âncoras da consciência que, mal usadas, podem atrasar nossa viagem ou impedi-la completamente, mas se não a usarmos também não teremos como parar sem ser se chocando em algo! E o fato de todo barco ou navio ter uma é porque tem um capitão que sabe usá-la.
Estamos sem âncora, à deriva, não só espiritualmente como socialmente. E isso se reflete em nossos relacionamentos, sem compromisso, sem moral, sem regras… O “ficar” indiscriminado é apenas um reflexo das nossas relações sociais. O “Deus” da classe média / alta são as drogas. O “Deus” do nosso país é o governo. Esperamos que ele faça tudo por nós, nos conserte. Não percebemos que somos NÓS, como sociedade, que estamos quebrados. O Governo é um reflexo de nós mesmos, do cada um por si, sem compromissos. O Congresso Nacional É DE FATO nossa cara, a “casa do povo brasileiro”. A TV nos faz o maravilhoso “favor” de irradiar uma vida individualista e consumista pra todos os grotões do Brasil (mas nem posso reclamar deles… afinal, as pessoas assistem, não assistem? É a realidade delas… ou melhor, é a irrealidade que elas querem ter) e assim começa um ciclo vicioso onde a sociedade alimenta a mídia, que alimenta a sociedade. Não se fala mais de ética ou de moral na TV. Procuramos apenas culpados, Genis pra apedrejar, botar nossas culpas… como nossos ricos procuram prostitutas pra descontar suas frustrações… Não precisamos nos unir pra criar ou consertar nada, apenas procurar um culpado, xingá-lo e poder dormir com a sensação de dever cívico cumprido. E a culpa por comportamento como os “Ovos do Leblon” é de nossa sociedade permissiva, nossa própria estrutura (ou falta dela), que possibilita e incentiva que todos nós joguemos “coisas” que temos em excesso uns nos outros (pra que não tenhamos de olhar pra nós mesmos), e que uma certa classe social resolveu, digamos… materializar de forma mais… contundente, em cima dos outros. E a forma de resolver esse problema não é prendendo gente, ou jogando ovos de volta, mas re-discutindo nosso papel no mundo!!! É esse o tipo de sociedade que queremos? Será que devemos instaurar uma guerra civil de ovos ou vamos trazer enfim à baila a discussão ética e moral, que independe de religião, mas que na nossa limitada cabecinha coletiva ainda precisa de uma droga de uma âncora do tipo “Jesus, Buda ou Krishna fariam isso?”. É esse o cabresto do qual vos falo.
Comecei o post falando do cabresto político-social do contrato. Só que o contrato idealizado por Rousseau passa por todas essas questões abordadas acima, como se lê: “o que o homem perde pelo contrato social é a sua liberdade natural, e o que adquire é a liberdade civil. Distingue-se a primeira, que não reconhece limites outros além da força dos indivíduos, da segunda, que está protegida e limitada pela vontade geral”. Se o Estado não provê esse contrato, se ele falha em relação aos seus objetivos, então, segundo Locke, “deve ser dissolvido para que outro se organize”. O problema no Brasil é que o sistema está viciado… ainda mais quando reelegemos peças reconhecidamente defeituosas…
Chico / Emmanuel nos esclarece mais sobre o jugo pesado:
“Não é fácil sair do jugo forte; vivemos nele desde priscas eras, quando estávamos no reino animal… Mas agora temos a razão, não podemos viver como o tigre, o lobo, o cão raivoso… O próprio boi, que nos serve, foi domesticado no jugo. E até hoje sofre para nos dar a própria carne, o próprio leite (…) Todos os animais foram domesticados a pau para nos ajudar – é o jugo forte. O jugo do Cristo é leve. Do jugo forte ao jugo leve há uma ponte difícil de ser atravessada – a dos nossos hábitos“.
Emmanuel
E os que subsistem na educação que tiveram dos pais ou avós se acham peixes fora d’água, pensando “será que estou errado e o mundo está certo, ou eu estou certo e o mundo está errado? Seja como for, tem alguma coisa errada nisto tudo”. E lutam contra forças descomunais. É o que as Profecias Maias já previam: a era dos espelhos. E, assim como o Zohar diz “Ai daquele que estiver na era do Messias, e feliz daquele que estiver na era do Messias“, o Pastor (lá do vídeo acima) conclui seu recado citando Romanos 5:20: “Onde abundou o pecado, superabundou a Graça“.
Não é hora de desânimo. As melhores oportunidades são criadas exatamente nas horas mais difíceis. Às vezes uma vida toda de pregação para milhares de pessoas de um só credo é destinada a 10 minutos de vídeo que vai ser assistido por 500.000 pessoas às quais ele nunca falaria em condições normais. É a transformação de Shiva, que poucos entendem e associam a uma destruição pura e simples. Uma transformação que vem através da dor, do impacto, mas para aqueles que conhecem a Matrix o que se vê é um mecanismo em plena atividade, com alguns códigos aparecendo aqui e ali para o bom observador.
Adoraria ver cidades criadas em torno de religiões, onde seus habitantes estivessem reunidos por uma afinidade. Uma cidade hinduísta, outra islâmica, outra budista, outra só de filósofos (que não é uma religião, mas tem toda uma estrutura moral), todas convivendo dentro do mesmo país, em harmonia uma com as outras. Mas não se põe vinho novo em vaso velho… e como não podemos reconstruir o mundo macro, que tal o micro? Muitas pessoas já vêm fazendo isso, de forma invisível pra maioria. Aqui em Pernambuco mesmo, no coração do Recife, reside um núcleo comunitário que, à primeira – e segunda – vista é um favelão: O Coque. Só o nome já causa arrepios nos recifenses, acostumados às notícias sangrentas de jornais da capital mais violenta do Brasil (Yeah!). Uma minoria de marginais transformou todo um bairro em marginalizado, iniciando um ciclo vicioso que ajuda a produzir mais marginais. Ponto pra Prefeitura e Governo, que criou um vácuo social dentro daquele lugar (há policiamento na periferia, para que os bem-nascidos não sejam mais assaltados no imenso viaduto que passa por cima do lugar). Mas espere! No meio de todo aquele amálgama de violência e miséria há um reduto de paz e ordem, onde trabalhadores voluntários se reúnem pra ajudar as pessoas com educação, capacitação, tratamento psicológico e… (tcharaaaaaaaam) RELIGIOSO. São espíritas, budistas, filósofos, umbandistas, hinduístas, católicos e ateus, que não estão lá para provar seus pontos de vista, mas para trabalhar em prol do semelhante. É o NEIMFA (Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis), uma ONG que funciona com apoio financeiro vindo do exterior (e que acabou servindo de base de apoio para ações governamentais). Como eles não têm problema com Deus, abrem o espaço para deuses hindus, Buda e pro bom e velho Jeová.
O mundo pode não estar lá muito legal com as guerras e animosidades criadas em torno de Deus(es). Mas, quando vemos a animosidade continuar SEM Ele, e as (poucas) ações em prol do semelhante vir de (e ir de encontro a) uma religiosidade inerente ao aspecto Divino do Ser Humano, percebemos a necessidade ter (e SENTIR) Deus em nossa sociedade.
Ler em espanhol (por Teresa)
PÔ… eu li isso há dois anos atrás. E concordei… li de novo e concordo. No futuro eu vou aparecer aqui mais uma vez, e provavelmente eu vou concordar de novo.
Isso faz muito sentido pra mim tbm Bono. Acho q a liberdade é exatamente o não ser. Mas como interagimos com os outros acabamos criando nosso próprio selo. Nem que seja pelo breve momento de lançar a idéia ao receptor… Depois isso se dissolve também…Num processo que caracteriza-se por ser contínuo, cíclico e ‘infinito’ de lapidação.(É uma idéia meio maçon acho).
Pra mim é infinito viu Olim; porque se tem fim ou não isso não é do nosso alcance.
E o interessante do processo de encontro consigo mesmo é que se voce seguir perguntando “quem eu sou?”, primeiro voce descobre que “eu não sou o corpo”, depois se for mais fundo descobre que “eu não sou a mente”, depois se for mais fundo na entrega descobre que “eu não sou”.
O processo se encontrar consigo mesmo na verdade é um processo de descobrir que voce não é, só quando voce não é existe liberdade.
🙂
é.
Oque eu digo é que o padrão nesse mundo insano é se esquecer de si mesmo, seja por uma causa linda ou horrenda.
Mas o processo saudável é se encontar consigo mesmo.
Bem, cada um vê de um jeito (ainda bem q é assim). Mas cada vez me convenço mais que faço parte de pequenos grupos restritos aos meus interesses em dado momento de minha vida, depois vou assim… Mudando o foco para outro tipo de questionamento. E nem sempre estamos de acordo com as pessoas em geral. Temos também de criar uma sintonia restrita, seletiva. Seja vc Bono, com suas necessidades ou vc Olim, com as suas neste momento. Queira eu ou não, vivemos num lugar chamado Terra e que é um ambiente coletivo e interligado principalmente pela intelectualidade, comunicação, razão… Read more »
Acho ainda que nem existe este “processo de existir”. Ao aceitarmos a idéia de processo estamos aceitando implicitamente em essência a idéia de início, meio e fim. Acho que a existência não é um processo, mas sim que nossa mente, limitada preponderantemente sob o jugo de alguns sentidos, faz-nos crer que ela assim seja. Todo processo, a princípio, deve ter uma técnica, um comportamento, uma idéia… de como se chegar a algum lugar(a tal da busca, do desejo, de querer ser, de alcançar…). Talvez o processo seja fruto de nossas experiências e bagagem cultural-social-evolucional para nos situarmos e nos compararmos… Read more »
Sei não nj, pelo que vejo o processo de existir é o desencontro de si mesmo, um eterno esquecimento de nós mesmo. Em prol da sociedade, de Jesus Cristo, do próximo, da nação, do patrão, do vizinho, da esposa, do filho, das contas, da louça suja, do encontro de si mesmo, etc, etc, etc.
O processo de existir é o encontro de si mesmo ou uma eterna busca de si? Procurar conhecimento e satisfação para que haja essa busca e conquista gradual de liberdade que quanto mais duvidosa, mais poderosa será a resposta. Estando sempre numa reflexão pessoal, mas também influenciada e e interagindo com muitos. O mundo . Ou poderia ser mais como uma resposta aos questionamentos em comum dos seres humanos, a que percorre aquela teia coletiva de pensamentos entrelaçados e a seguir, num ciclo seguinte se dissolve na essência de cada um… Mas numa continuidade sucessiva de escolhas, que já não… Read more »
“(…) Por outro lado, se é que pode acreditar nisso, mesmo neste inferno em alta octanagem de crueldade e sofrimento, o Amor ainda sobrevive. Um amor tão puro, brilhante e branco quanto um sol explodindo e virando uma Nova – brilhante como o sorriso de Deus e duas vezes tão abençoado.
Mesmo em meio à pior das guerras, uma flor selvagem pode nascer e, graças aos seus arredores acinzentados, suas pétalas explodem em cores que a mente não pode compreender ou descrever. (…) O Amor Verdadeiro É Pra Sempre.”
(James O’Barr em “O Corvo”)
Boas férias, Eduardo!
Amigos, vou passar uns dias sem visitar este excelente espaço na Net. Vou de férias e quero desligar-me por completo da rotina.
Espero voltar e continuar as excelentes leituras…
Interessantes, incomodas, umas alegres, outras tristes, mas sempre desafiantes e exigindo capacidade de pensar e de mudar. Um abraço deste leitor de Portugal.
muito bom o post, acid!
quem é medium sabe o que eu digo. os espiritos pulam em cima de vc precisando de um emcaminhamento para o alto,sera que ninguem entende as palavras de cristo(que foi dita a 2.007 ANOS ATRAS, ISSO É TEMPO PRA MUITAS REENCARNAÇOES) e COLOCAREM ELA EM PRATICA as pessoas perderam totalmente a moral e etica,mas existem resalvas, as vezes penso que nao tivemos historia/passado para lembrarmos os nossos erros historicos, uma era estamos esquecendo a primitiva, fala-se tanto em evoluir que as vezes vejo pessoas tao cegas(platao e socrates no dialogo da caverna)nas suas ilusoes e desejos materialistas que viram monstros… Read more »
na minha visao o Acid disse uma coisa certa, a nossa matrix esta sendo levada a um nivel de excitaçao, tumultuaçao mental,nao so no Brasil, isso é mundial;que a unica soluçao que esta na biblia especificadamente no apocalipse sera o REINICIAR DA MATRIX, QUEM PUDER APROVEITE SUA ESTADA(LIVRE ARBITRIO) O MELHOR QUE PUDER…
Essa parte do “eu não sou” eu ainda não atingi, só tenho uma idéia de como deve ser. Alguém contou o final do filme para mim, mas eu mesmo nunca cheguei a assitir o filme todo…
ACID, você é um extraordinário pesquisador. Ao se propor a exercer essa atividade você, provavelmente está feliz, fazendo o que gosta. Sou advogada, optei pelo direito, tardiamente, cheia de sonhos de justiça(imagine!), e cada vez mais sinto meu estômago embrulhar no exercício da profissão. Só não vomito porque eventualmente consigo resultados benéficos a clientes desesperançados, a despeito da morosidade e pouco caso dispensado pelo justiça aos pobres (aliás, morosidade e pouco caso presentes em todas as atividades administrativas oferecidas à população). QUANTO AO PAPA, melhor seria presenteá-lo com a ” obsequiosa indiferença” que o assunto merece.] Você não acha que… Read more »
…Erra também quando não cita a justiça entre os valores, uma vez que é o alicerce para o Reino de Deus, que se estabelerá eternamente na justiça. Inclusive, como não demonstra crer no conhecimento bíblico que possui, põe-se em risco diante dessa justiça ao exteriorizar insatisfação e desdém em relação aos ensinamentos que não aceita. Outra coisa, você aponta esses valores como se tivesse que tê-los e não como se podesse sê-los em si mesmos. O que não mais seria uma lei a se cumprir, mas a expressão natural do que se é. Essa é a verdadeira característica do ser… Read more »
Discordo com o ponto de vista do texto. Meu objetivo não é criticá-lo nem convencer alguém que parece tão certo a respeito do que pensa. Apenas não posso me omitir diante do que li. Começa com a sua visão sobre o jugo que Jesus cita para os que se aproximam d’Ele. O jugo aí citado não se define na doutrina de Cristo, mas sim, na própria resistência humana a esses ensinamentos. A sua Palavra não é pesada por si só. Só quando a natureza humana entra em contato com ela é que se percebe o quanto se está aquém da… Read more »
Pessoas deveriam viver em harmonia, mas não é isso que acontece pois caras como vc tiram o dia para encontrar chifres em cabeça de cavalo.
Todas as pessoas são importantes Leandro, mas nem por isso vamos fechar os olhos para o que elas fazem de ruim. Se fizer uma boa ação, ela imediatamente será reconhecida.
Eu queria escrever algo sobre este magnífico texto. Mas, agora, as palavras não vem. Elas estão pairando, junto com todas as outras coisas, num ar rarefeito, num tempo estático.
Obrigado, Irmão!
Sugestão de leitura:
http://www.oshobrasil.com.br/conexaotexto8.htm
“E tbm, como um exemplo, cito esses políticos safados q roubam dinheiro público, tirando o leite e a educação das crianças e usando-o de forma absurdamente fútil.” (nj) Nj, e esse leite já não foi roubado das vacas e bezerros? Outra pergunta. É “impressão minha” ou você está mesmo querendo se sentir superior aos “políticos safados”? Ou, talvez mais, “virtuosa”? Mas espera. Não foi você que agora, neste exato momento, acabou de dizer isto? “Cada indivíduo q nasceu é muito importante neste mundo… E não só uns poucos supostamente ‘virtuosos’.” (nj) Não entendi. Não devemos mais respeitar as “diferenças”? Esse… Read more »
“Elas querem viver bem agora e aqui, no lado material. E para isso, não estão se importando a mínima se estão consumindo tudo o q existe na Terra para satisfação de seus torpes desejos. […]
É pq são, na verdade (se existe fundo nelas) pessoas vazias. E tristes pq querem encontrar a luz onde ela não se encontra. A ilusão.” (nj)
“Não me venha falar de paz, se a violência começa no seu prato”.
(Boji Greenwitch)
“Dizeis que as feras são cruéis, mas vós sois muito mais, pois enquanto elas matam e devoram por necessidade, vós o fazeis por vício.”
Plutarco (56-120 d.C.)
Mas voltando a pensar nas pessoas do MUNDO em q a gente vive. As pessoas em geral q fazem mal ao mundo não acreditam em vida pós-morte, reencarnação… Elas querem viver bem agora e aqui, no lado material. E para isso, não estão se importando a mínima se estão consumindo tudo o q existe na Terra para satisfação de seus torpes desejos. E tbm, como um exemplo, cito esses políticos safados q roubam dinheiro público, tirando o leite e a educação das crianças e usando-o de forma absurdamente fútil. É pq são, na verdade (se existe fundo nelas) pessoas vazias.… Read more »
Que fantástico. Me enche de alegria reconhecer na luz das tuas idéias a diretriz que crio para minha vida.
SaudAções!
Caraaamba Acid,
ééé Amigo, infelizmente é essa a realidade absoluta destes nossos 90 últimos anos de realidade (como diz o OSHO) se trocarmos o grande Mal pelo sistema entenda-se Matrix pra quem sabe.. fica fácil de entender o livro das Revelações (apocalipse).
Sou favorável ao downgrade deste, não estou afim de trocar esse “reino” por um Second Life, mas visto a situação, o bicho vai pegar mesmo!
Abraços
Renato Pinheiro
NJ,
Legal. Sua constatação encontra ressonância.
A existência polarizada nesta dimensão é justamente a de “ser e não ser”. Só através desse exercício se mantém a ilusão da matéria.
Abraços
💡 🙂
ZERO,
você foi de Zero a DEZ.
Parabéns! 🙂
Caros Irmãos, que a PAZ do SENHOR esteja sempre com TODOS.
VOCÊ PODE fazer a diferença!
Na seara de DEUS, mais do que fazer e construir, é preciso ouvir os apelos silenciosos na alma do ser humano. É importante fazer e construir com AMOR, mostrando que SEMPRE se pode fazer a diferença!
O FUTURO está ‘logo acima’ do SALÃO DOS ESPELHOS… tal qual um dia totalmente nublado, quando o sol ‘desaparece’, quando o céu azul ou as estrelas na noite se ocultam aos nossos olhos, criando a ilusão, aos mais desavisados, que aquelas maravilhas da natureza já não existem mais… hoje, deparamo-nos com nosso próprio ‘reflexo’ neste ‘salão de espelhos’, que reproduz a realidade de nossas almas e atormenta àqueles que, por pouca FÉ, acreditam na ilusão dos ‘reflexos’ que limitam sua/nossa existência. Instaura-se assim o tormento, decorrente da limitada visão de uma realidade maior, que está temporariamente oculta pelas nuvens/espelhos, da… Read more »
Desanimo, sim, Marco. Vivia muito deprimido. De vez em quando me volta a depressão. Mas temos que ter forças. É como um parto: vc está numa situação dolorosa, cansado(a), sem forças de tanto que já fez forças, e o danado do bebê tem de sair. Vc não pode dizer simplesmente “desisto” e parar.
Não vejo como o Dalai atual ganhar alguma coisa com isso… ———– eu tb não vejo. acho q ele perde mais, principalmente em seu apoio ocidental… mas tb não sei como o dalai lama vê esse assunto atualmente… talvez o bom velhinho (q é fã de star trek) seja tão vazio de segundas intenções que realmente acredite que SE ele aceitar a CHINA como real dona do tibet, a china VAI respeitar o acordo que selar com ele. pode ser algo tão puro, inocente e bobo como isso não? é só olhar os olhos daquele velhinho: é amor incondicional irradiando… Read more »
Acordo nao vai ter, o governo chines nao reconhece nem vai reconhecer o atual Dalai Lama como algum tipo de lider tibetano. Sao mais de decadas de ocupacao, aquilo lah mais parece as cidades chinesas. Os chineses invadiram, tomando conta do comercio, dos hoteis, de tudo… eles mantem alguns templos e monasterios, bem como um pouco da arquitetura tradicional tibetana visando o turismo. Pelo que eu saiba, eles ja tem o dalai lama deles, um menino que foi escolhido anos atras como sendo a reencarnacao do dalai lama, agora ele ja esta com mais de 18 anos e vive em… Read more »
Mas Guaco, com ou sem acordo com o Dalai Lama atual, a China não vai reconhecer outro Lama que não o que ELES queiram (algum fantoche). Não vejo como o Dalai atual ganhar alguma coisa com isso…
Estou tão chateado com essa noticia da China querer escolher o Buda que eu prefiro nem dar atenção a ela… ————- camarada acidulário, acredite, essa notícia não é novidade! isso q é o pior. Só é novidade na nossa mídia ocidental. Tenho camarada TIBETANO no sangue, e, como ele já me cantava e eu recantei, mas não devo ter recantado corretamente, ESSE FOI O MOTIVO DO DALAI LAMA INICIAR AQUELE DIÁLOGO COM A CHINA SOBRE ACEITAR A PRESENÇA DA CHINA NO TIBET!!! O dalai lama sabe que se não houver ALGO, o PRÓXIMO dalai lama vai ser escolhido pelo governo… Read more »
Estou tão chateado com essa noticia da China querer escolher o Buda que eu prefiro nem dar atenção a ela…
off topic 2
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/070803/mundo/china_tibet_religi__o
Acid teu post está muito bom.Concordo plenamente contigo quanto a questão do cabresto. Justamente porque somos espíritos em evolução acredito que é dever dos pais e das instituições estabelecer padrões éticos para que a convivência social possa ser possível.Estas ” pessoas” que lançam ovos pela janela não foram educados, mas simplesmente criados : boa alimentação , ótimas escolas, muito lazer. Mas, não receberam um mínimo de valores que as transformassem em seres humanos , por isso vivem em seu mundo de fantasia sem nenhum respeito pelo próximo.Não tenho nenhuma religião, mas acredito que os padrões éticos que encontramos em suas… Read more »
Vim somente agradecer pelas palavras…
É mu(uuuuuuuuuuuuuuuu)ito bom ler seus textos. PARABÉNS!
Este é, para mim o melhor, the best post…até porque me identifiquei em um aspecto..também cursei Direito, porém não consegui exercer..pelos motivvos por ti expostos…parabéns cara…e que DEUS te abençoe..Giovani
Oi Acid. Quanta reflexäo me trouxe esse post. Levei um bom tempo pra digerir e “arrumar“ as idéias depois da leitura. Como me fez bem essa reflexäo. Acho que a raiz do problema näo é a falta de cabresto. Ao contrário, tenho certeza de que o cabresto imposto por tantas formas de domínio que sofremos durante tanto tempo, ESPECIALMENTE PELA IGREJA (näo me refiro aqui a nenhuma em particular…), é o grande responsável pela situacäo em que estamos, pois somente conseguiu emburrecer o homem, substituindo a consciëncia pelo medo, punindo, castigando. Substituindo a fé, pelo pavor de um Deus cruel… Read more »
É por isso que estou aproveitando a era kali yuga pra transcender. Esse é momento!!
“Não é hora de desânimo. As melhores oportunidades são criadas exatamente nas horas mais difíceis”. Concordo, com certeza!
Busquem Deus, busquem a Verdade, busquem, como foi dito no post, o que é CERTO! Usar bem o livre-arbítrio é a ação mais magnífica que uma pessoa pode ter.
Fiquem com Deus!!
Ola, Sim nossa sociedade se mostra doente, tempos atras isso me incomodava profundamente, essa injustica por todos os cantos que nos sufocam com seu poder delegados por nos mesmos. Um retrato de nossa gente, nosso mundo, nosso interior gritando por ajuda. Meses atras eu passei por uma experiencia interior que mudou drasticamente minha visao de mim mesma e do mundo ao qual eu vejo e vivo. Deus morreu, meus mestres morreram, meu ceu caiu, sim tudo aquilo em que acreditava e tinha construido como ajuda pra suportar a vida se desvaneceu, mas tirando essa nevoa de crencas, se mostrou um… Read more »
Fantastico post….. parabens!
Off Topic:
O homem não tem limites….
Desculpa pelo Off Topic mas eu não resisti: China quer controlar reencarnações de Buda Sex, 03 Ago, 01h57 PEQUIM (AFP) – Toda reencarnação de Buda tibetano vivo deverá ter o aval oficial do governo chinês e de seu gabinete para Assuntos Religiosos para ser válida, anunciou nesta sexta-feira a agência de notícias Nova China. As novas regras entrarão em vigor no dia 1o de setembro, marcando “uma etapa importante para institucionalizar a gestão das reincarnações de Budas vivos”, explicou a agência oficial. De acordo com estas regras, apenas os templos de budismo tibetano creditados pelas autoridades comunistas terão o direito… Read more »
Uma correcao, foi escolhido em 29 de novembro de 1995, o sucessor do Panchen lama X.
Foi identificado o menino Rgyal-mtshan-nol-pu como a reencarnacao do ultimo Panchen X.
Segundo eles, ao novo Budha encarnado, foi dado o titulo de Panchen Erdeni XI.
Mas olhando a foto do garoto, mais parece um goroto chines, pois ele eh mais branquinho que os tibetanos.
Eh que diante de tanta mentira do governo chines, jah nao da pra acreditar em mais nada.
Fui criada dentro do catolicismo e questionava desde a mais tenra idade os sermões. Ouvia que tínhamos apenas uma vida que nos condenaria ao céu ou inferno e dentro de uma família classe média baixa, onde nunca faltou e também nunca sobrou dinheiro, com um pai alcoólatra, porém amoroso e sereno, achava que começava a vida em desigualdade de condições. Achava que estava em vantagem àqueles miseráveis que via na rua, sem a minha estrutura familiar, que teriam que se esforçar e sofrer mais que eu para alcançar o céu e em desvantagem àqueles que tinham mais conforto e que… Read more »
Vc ganhou (mais) pontos comigo hoje… (é que não curto muuuuito os catolicos que conheço…) Muuuito bom todo texto… mas Me chamou muito o que disse sobre ser cristão… Não somos catolicos, cristãos, budistas ou qualquer outro nome… Tentamos ser… (bem… alguns tentam..né?) O que não é facil… cara! é um parto seguir o que Jesus, Shiva, ou qualquer outro jogador desse time nos disse… amar a todos?? de coração??? Perdoar tudo??? agh! ainda não consigo… tento… mas ainda falta… Juro que continuo tentando! É muito mais facil se “decretar” algo e acabou… não? Em “Batmam, o cavaleiro das trevas”… Read more »
Acid, F A N T Á S T I C O este post! Apesar de todo esse cenário de caos em que estamos, vejo isso tudo como uma transição para novos tempos, assim como foi a vinda de Cristo 2000 anos atrás e tantos outros “mega-eventos” marcantes para a humanidade. E cabe única e exclusivamente a cada um de nós escolher de que lado ficar: com os “alunos avançados” ou com os “eternos repetentes”. Foi isso o que tentaram nos dizer Cristo, Buda, Krishna, Moisés, Maomé, Gandhi, Allan Kardec, Chico Xavier, Confúcio, Sócrates, entre tantos e tantos outros, e VÁRIOS… Read more »
Guaco, a violência pode até ter sido a solução na Revolução Francesa, mas agora as instituições estão preparadas pra lidar com elas de forma “juridica”. Recomendo assistir ao documentario “U.S. vs John Lennon”, que mostra exatamente o movimento de anarquia contra o governo Nixon. Uma coisa que aprendi foi: o governo vai tentar por todos os meios tornar a pessoa que protesta e quer mudanças numa pessoa violenta. Uma vez que consiga, ele terá os meios legais para silenciá-lo e suprimi-lo, e ainda tornará suas reinvindicações uma ameaça contra a sociedade.
Hoje o NEIMFA passa a ter terapia floral ( Bach, de Minas e da Califórnia =) Muito importante também.
Muita luz.
Obrigada por enriquecer meu dia !
Acid,voce conseguiu transpor a ponte onde separam-se os meninos dos homens realmente o sofrimento é enorme diante dessa tremenda metamorfose mas faz parte do amadurecimento.Bem vindo ao mundo dos adultos @}‑;‑‑‑ 🙂
Só uma reflexão: qual a exceção da regra que diz que toda regra tem uma
exceção? E o que é o interesse! SE eu digo: eu tenho as respostas das 3! o que sentem?
Fantastico, a muito tempo leio o que é publicado mas nunca fiz um comentario.
Tudo que posso fazer é agradecer por tudo que foi, é e será desenvolvido a partir do conteudo rico e despertador desse lugar.
Parabens
Boas..
Acabei de ler o post…
fiquei fascinado, vale a pena ter sempre um pouco de tempo para ler este tipo de leitura, que só nos engrandece a todos os niveis.
Bem haja quem nos vai dando estes ´´momentos“.
Caro amigo.. Parabés,grandes idéias, porém tenho que descordar de sua visão quanto ao Curso de Direito e o que ele representa para a sociedade. Hoje em dia não adianta sermos “Bonzinhos”. A sociedade sim, é desumana, não no seu todo, mas grande parte dela, e quem se lembra do pricípio da igualdade? “Tratar igual com igualdade e desigual com desigualdade, assim fazendo-o igual”.Nos dias de hoje, creio que passar a mão na cabeça do povo e dizer “Vai rezar meu filho” não resouverá o nosso problema, acredito que o fé pode sim mudar a pessoa, mas quando a pessoa quer… Read more »
Deus não está no templo nem nos himaláias. Está no melhor esconderijo de todos, está escondido no coração das pessoas. Não é num lugar fora de si, nem dentro de outra pessoa, nem em nenhuma escritura que se vai encontrar com Ele (ou Ela), a viajem é interior, para o própio coração.
É oque dizem os mestres.
Que Deus continue te iluminando, caro semeador. Esse post revigorora nossas forças.
é a alteridade chegando aos limites de seu potencial… mas acho que tudo isso é apenas expressão do reprimido durante toda a história.
Parabens!!!The best post!!!!
Zero ,nao foi DEUS quem inventou o pecado …fomos nos os homens ,que alem de inventarmos o praticamos todos os dias .Deus cria a perfeicao e nos, a distorcemos .
fazem 5 minutos que acabei de ler o post e ainda estou naquele estado latente de tentar digerir o que aqui foi escrito…