VOCÊ É CATÓLICO?

O jornal britânico The Times escreveu que “uma pesquisa recente no Brasil mostrou que 86% da população apóia o uso da camisinha e mais da metade discorda da posição da Igreja sobre o aborto”. Ora, e eu que imaginava que, em pesquisa também recente, 64% dos brasileiros se declaravam Católicos.

Acho que está havendo, na cabeça do brasileiro, uma confusão do que seja “Católico”. Vejamos:

A Igreja Católica tem esse nome porque todos os seus aderentes estão em comunhão com o Papa. De acordo com sua doutrina tradicional, o Papa, Bispo de Roma e Sucessor de São Pedro, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade da Igreja Universal. É o vigário de Cristo, cabeça do colégio dos Bispos e pastor de toda a Igreja, sobre a qual, por instituição divina, tem poder pleno, supremo, imediato e universal.

Catolicismo; Wikipedia (2007)

Ou seja, o Papa é o grande condutor da barca de São Pedro, é o líder, o guia, o Fuhrer (Na língua-mãe de nosso Papa). Ou seja, desde quando um Católico que mal pisa na Igreja pode questionar a autoridade do Papa? Ah, que saudades do tempo em que ou você se submetia a autoridade Papal ou tinha seus bens expropriados e era expulso do país (isso quando tinha sorte de não ser morto). Hoje em dia a pessoa pode escolher ou não ser Católico e, mesmo escolhendo, ficam adaptando os dogmas ao seu bel prazer! Afinal, essas pessoas querem ver a Luz ou não?! O Papa se mata de trabalhar, dando discursos, viajando, procurando orientar as pessoas do SEU REBANHO VOLUNTÁRIO e elas teimam em querer pensar por conta própria! Acho que só mesmo a volta das fogueiras e da tortura nas masmorras pra dar algum resultado aqui no Brasil…

O Papa deve estar muito decepcionado com o Lula. Primeiro porque nosso presidente o recebe com um discurso meloso: “Nosso país o recebe de braços abertos, santo padre, porque muito espera de sua liderança espiritual e moral, imprescindível para que a humanidade enfrente e supere seus enormes desafios no alvorecer deste novo milênio”. E, quando o Papa explicita seu plano de ação (ensino católico nas escolas, contra o aborto em todos os casos, contra a camisinha) Lula dá uma ré e diz que vai manter o Estado Laico porque, como cidadão, é contra o aborto, mas como presidente não pode interferir. Na verdade, o Papa (ou o o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Scheid) adoraria pessoalmente excomungar o “sapo barbudo”, mas isso pegaria muito mal politicamente e na imprensa, especialmente no papado do antigo guardião da “Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano“, o novo nome do tribunal da “Santa” Inquisição.

papa palpatine
Aviso legal: Qualquer semelhança com personagens de ficção é mera coincidência

Nosso Papa é um combatente feroz da “ditadura do relativismo“, a idéia de que as pessoas são completamente livres para moldar seu comportamento da maneira que quiserem e de que o certo e o errado são concepções só pessoais. Se a pessoa se diz católica, trate de rezar pela cartilha católica, oras! Tanto que o Papa manifestou apoio aos bispos mexicanos que anunciaram a excomunhão dos políticos pró-aborto e afirmou: “Nada de comunhão para os políticos que aprovam o aborto”, ainda no avião que vinha para o Brasil. O porta-voz tratou de botar panos quentes na declaração e depois o Papa minimizou com algo do tipo: “Não vamos sair por aí excomungando pessoas, mas espero que elas saiam por conta própria”. Mais claro que isso, impossível.

Falou também da “ferida do divórcio e das uniões livres”. Pediu aos fiéis que fiquem atentos para o efeito desses “processos legislativos”, em uma referência a países onde os parlamentos se inclinam a favor de liberalizar o aborto e as uniões entre pessoas de mesmo sexo.

Resumindo:

Se você faz sexo antes do casamento, não segue o catolicismo.
Se é homossexual, não segue o catolicismo.
Se está no segundo casamento (ou mais), não segue o catolicismo.
Se usa camisinha, ou outros métodos anticoncepcionais, mesmo no casamento, não segue o catolicismo.
Se você é a favor do aborto em casos de gravidez de risco, não segue o catolicismo.
Se é a favor de pesquisas usando células-tronco embrionárias, não segue o catolicismo.

Que tipo de católico é você?

Antes que você se desespere e cometa suicídio (o suicídio é condenado pelo catolicismo) lembre-se que nosso Papa também falou que os cristãos não-católicos também pertencem, apesar de um modo imperfeito, ao Corpo Místico, visto que tornaram-se uma parte inseparável Dele através do Batismo. Viu? Nem tudo está perdido!

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
326 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Geninha
Geninha
30 maio de 2008 4:13 pm

Eu te entendi Zizi e gosto muito da tua visão por vários motivos destaco três::
1° Vc fala do que já experimentou, tomou vida em vc.
2° Vc não impõe a tua verdade, vc expõe a sua verdade.
3° Sua linha de raciocínio não difere muito da minha. 🙂

Porém não acho possível fazer um auto-coaching sozinha…
Por conta dos nossos mecanismos de defesa. Mas sim, na verdade nos compreendemos. 🙂

Abraços!

Coringa
Coringa
29 maio de 2008 4:27 pm

É isso aí Mcnaught, virou perda de tempo mesmo.
No mais, isto tudo fede MARKETING INSTITUCIONAL (usando o blog alheio, sabe como?), PROSELITISMO RELIGIOSO e FANATISMO.

billy shears
billy shears
29 maio de 2008 4:53 pm

Índios de tribo isolada são fotografados pela primeira vez no Acre Uma expedição aérea realizada pela Frente de Proteção Etnoambiental da Funai (Fundação Nacional do Índio) na divisa do Estado do Acre com o Peru conseguiu fotografar pela primeira vez um dos quatro povos indígenas distintos que vivem isolados naquela região. Não há registro de contato dessa tribo com a civilização. Link c/ reportagem completa: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/05/29/ult5772u19.jhtm Bom, alguém deve se perguntar: por que esse cara colocou essa msg neste post? Pois é…lendo essa reportagem tento entender, em que medida os dogmas religiosos atingem esse grupo de criaturas? Qtas gerações nasceram… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 maio de 2008 4:58 pm

Billy… todo mundo sabe que o Acre não existe…

billy shears
billy shears
29 maio de 2008 5:33 pm

Existe sim…foi a Glória Perez que criou…rs

Geninha
Geninha
29 maio de 2008 6:30 pm

Mcnaught, tanto concordo contigo que esta foi a primeira pergunta que fiz ao Solius: “não é desgastante(“desgastastes” correção automática:) pra vc?” Não acredito que seja cansativo expor a fé e defender sua religião com todos os argumentos de defesa que vc possui… Acho isso perfeitamente saudável. Mas é cansativo defender algo para alguém que não está aberto a tais idéias. Quando falamos em religião, automaticamente falamos em crenças pessoais, é necessário que a pessoa seja muito madura para que não caia em sua própria subjetividade: a não ação. Zizi, O que observo muitas vzs é que as pessoas não fazem… Read more »

Geninha
Geninha
29 maio de 2008 7:02 pm

billy, sendo assim a Índia também não existe, a Glória Perez irá cria-la na próxima novela. 🙂 *************************** Quero esclarecer que quando digo que “pago fortunas para o governo” não estou querendo dizer sobre valores; digo que é fortuna pq pra mim é muito, é o que me faz falta. Um real pra mim é uma fortuna, o meu suor tem valor! Como já bem disse aquele grande cronista: “Em país de miseráveis quem ganha salário mínimo é rei.” E ainda os verdadeiros ladrões após aumentar os impostos, acarretando o aumento dos alimentos…Ainda tem a cara de pau de querer… Read more »

Bono
Bono
29 maio de 2008 7:41 pm

A cultura indiana tem muito, mas muito mais história de debates filosóficos e aprimoramento que uma religião criada e propagada em épocas consideradas idades das trevas. Não acredito que santidade seja título a ser aferido por meio de decisões arbitrárias de terceiros. Além disso, a idéia de que devemos sair por aí convertendo os pagãos pela autoridade da santidade de pessoas que nunca se conheceu é absurda, tipo “eu sou errado mas tem um cara que dizem que é certo, e porque eu acredito que ele é certo você também é obrigado a acreditar”. Acho que esse é um erro… Read more »

Fy
Fy
29 maio de 2008 8:06 pm

Dado tempo suficiente para as gerações evoluirem, o predador produz adaptações particulares para a sobrevivência de sua presa, a qual, através de uma operação circular de retroalimentação, produz mudanças no Predador, que novamente modificam a presa – etc… – etc…
Muitas Forças Poderosas fazem a mesma coisa. E voces podem incluir entre essas forças: a Religião.
– o Imperador-Deus de Duna
Frank Herbert

Marcel
Marcel
29 maio de 2008 4:08 pm

É verdade, Mcnaught… 🙂

Há um limite bem sutil entre o que é uma discussão saudável, uma exposição e um clareamento dos tópicos e opiniões; e, por outro lado, aquilo que apenas é um estender-se infinito… que cada um só pode constatar em si próprio…

Às vezes acho que o pensamento martela onde a ação não acompanha… (risos)

Quando a ação acompanha, o pensamento apenas elucida. Sem grandes tempestades… 🙂

Resumindo a ópera, preciso agir mais!:-) “Somos mesmo muito mais do que isso…” De fato.

Abraços!

Mcnaught
Mcnaught
29 maio de 2008 3:39 pm

Humm… ver todo esse debate/discussão me fez lembrar que eu estou sempre a procura de uma boa e grande Quermesse nessa época do ano. Sim, pq a igreja pra ganhar uma graninha extra, já começa a fazer no final de Maio. E eu adoro Quermesse rs. Minha mãe passou anos dando aula de catecismo, fui católico a vida toda. E, agora fico a cantar a musica do REM – losing my religion. Com tanta coisa acontecendo no mundo (violência e maldade dentro da família), com tantos documentários do tipo Zeitgeist, num sei como não ficar em cima do muro. Mas,… Read more »

Solius
Solius
29 maio de 2008 2:07 pm

Zizi, “Voce eh Padre, ou eh estudante/ou formado em Teologia na Puc?” Não, minha cara. 🙂 “Meu computador estah configurado em ingles, por isso nao tenho nossa acentuacao,” Então está explicado. 🙂 “estamos tentando deixar pra tras, bem lah na idade media, na inquisicao.” Zizi, leia os links e a autora que indiquei para não ficar mais batendo na mesma tecla. “Infelizmente Solius eh soh isso que consigo captar da referida instituicao.” É uma opção sua. Mas saiba que você pode expandir bastante seus horizontes. “Solius, pra mim uma pessoa que segue uma instituição” Se você quer ou não usar… Read more »

Marcel
Marcel
29 maio de 2008 2:12 pm

Retificando: quanto ao Chico Xavier, digo que sua opinião quanto à sexualidade comporta uma certa disciplina, apesar de não chegar a ser tão rígida a ponto de proibir sexo que não seja para fins de procriação… o que não impede, por sua vez, que aquele que o lê não possa começar praticando 70% do que ele fala e ir melhorando conforme o seu próprio desenvolvimento – ou mesmo discordar mesmo e seguir nesses ouros 30% outro caminho sincero e responsável.

Marcel
Marcel
29 maio de 2008 2:22 pm

Anônimo,

Uma boa ação não desculpa outras tantas não tão boas assim… (para ficar no eufemismo).

E, além do mais, quem disse que concentrar conhecimento (vulgo, poder) é um grande benefício humanitário, hein? Se a Igreja era tão bondosa, por que não foi a favor de Lutero, que levou a Bíblia para o conhecimento de cada um em particular?

Não sei se há ódio aqui… mas, ao menos, este “ódio” não mata ninguém. Duro é a “frieza do poder” que mata e cala e queima.

Abraços,

Marcel
Marcel
29 maio de 2008 2:24 pm

Obs: não precisam me responder por que a Igreja não foi a favor da ação de Lutero, viu? Já conheço tais argumentos…

Geninha
Geninha
29 maio de 2008 2:52 pm

Fy, Leio todos os livros possíveis, porém não acredito em tudo que leio. Se é difícil compreender a verdade(a verdade é um ponto de vista, temos muitos pontos de vista) do hoje, quem dirá a verdade de um século em que não estive presente. Acho interessante comparar Hitler a um Papa, quando a suástica(símbolo de Hitler) era um símbolo indiano. Assim como acho interessante toda essa discussão no Brasil sobre “pesquisas células troncos embrionárias” – quando já encontramos células tronco no útero. Hum… Mas pra vc que também gosta de ler muito, recomendo que leia e estude mais a Bíblia,… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 maio de 2008 4:52 pm

Se fosse marketing ele faria propaganda de coisas mais atuais, como o padre pop Paulo Ricardo. Creio que ele queira mostrar os fundamentos da ICAR, que ele obviamente pesquisou através de muita leitura. Só que nem todo mundo tem o tempo ou vontade de ler, especialmente sobre assuntos que já têm uma certa antipatia. Como desfazer essa má impressão? Creio que falta um pouco de didática no Solius e outros interlocutores católicos, ao expor, pois conhecimento ele tem de sobra. O papa, mesmo, é inteligentíssimo, não tenho a menor dúvida de que é um dos mais preparados do Vaticano, mas… Read more »

Anônimo
Anônimo
29 maio de 2008 3:00 pm

Jesus nasceu 3.000 anos antes de Cristo “No início Llogari Pujol amava tanto a Jesus que decidiu abdicar de sua vida pessoal para servi-lo, ajudando a espalhar suas mensagens de amor à humanidade. Com essa determinação entrou para o Seminário de Vic, onde estudou por sete anos. Em seguida fez teologia na Universidade de Estraburgo e estudou textos bíblicos e egípcios por mais dez anos, aprendendo demótico em Sorbonne – Paris (com Mme. De Cenival) para ler nos textos originais. Já como Sacerdote continuou estudando textos antigos quando descobriu que os Evangelhos foram baseados em antigos textos egípcios. Isto o… Read more »

Zizi
Zizi
29 maio de 2008 3:32 pm

Solius, > Nao, minha cara. 🙂 Pois voce parece ser, pela sua maneira calma de se expressar, aparentemente de uma sinceridade bonita, mostrando que voce realmente tem “feh”, acredita de coracao naquilo que escreve. E isso eh muito bonito e muito raro nos dias de hoje. Eu nao critico a feh, cada um acredita naquilo que lhe agrada o coracao. E, sinceramente Solius, nao gostaria de debater com voce, nem com outros. Na verdade isso se torna desgastante, e com certeza nao irah mudar nossos pontos de vista. 🙂 Mesmo porque o Marcel (2:03PM), a Fy e o Coringa escreveram… Read more »

Zizi
Zizi
29 maio de 2008 9:29 pm

Oi Geninha, No meu caso sempre busquei a Deus, e por esse motivo se fez necessario o auto-conhecimento, sabe, um passo leva ao outro. Nunca fiquei decepcionada comigo mesma, porque tambem encontrei a “Jesus” na igreja (hoje prefiro chama-lo Cristo em mim), fui batizada com o Espirito Santo e recebi o dom de linguas. Mas o que me desencantou na igreja eh verificar a arrogancia “dos irmaos”, todos acham que jah estao salvos e que sao os escolhidos de Deus, o resto sao “criaturas”. Entao procurei outras instituicoes, e conhecendo todas, percebi que nao precisava delas pra encontrar o que… Read more »

geninha
geninha
29 maio de 2008 10:13 pm

É esta a questão Zizi… Não “sentimos” diferente, mas quando entramos no campo da idéias, da razão, é natural buscarmos justificativas para nossas ações, me parece que é aí que os conflitos começam. E é natural acreditarmos que estamos sempre certos… Que o nosso caminho é o melhor, e esquecemos que nos parece o melhor simplesmente pq é nosso. É o caminho que escolhemos trilhar. Você diz ter encontrando Jesus na igreja, no entanto diz ter se “desencantado” com a “arrogância” dos irmãos? Também consideraram arrogante um homem que chegou a um templo e disse, “Destruí este Templo, e em… Read more »

Fy
Fy
30 maio de 2008 5:54 am

Se Eu Quiser Falar Com Deus Gilberto Gil Composição: Indisponível SE EU QUISER FALAR COM DEUS Gilberto Gil 1980 Se eu quiser falar com Deus Tenho que ficar a sós Tenho que apagar a luz Tenho que calar a voz Tenho que encontrar a paz Tenho que folgar os nós Dos sapatos, da gravata Dos desejos, dos receios Tenho que esquecer a data Tenho que perder a conta Tenho que ter mãos vazias Ter a alma e o corpo nus Se eu quiser falar com Deus Tenho que aceitar a dor Tenho que comer o pão Que o diabo amassou… Read more »

Fy
Fy
30 maio de 2008 6:02 am

Divórcio,
Aborto,
Que mais é pecado?

Vc se chicoteia Também?

Marcel
Marcel
30 maio de 2008 10:51 am

Sobre Kali Yuga, Solius, ela não é, pelo que sei, (se alguém souber, por favor, manifeste-se) um “consenso absoluto” mesmo no “hinduísmo”. Primeiro no que diz respeito a sua medida de tempo que, se para alguns Kali vai acabar logo logo, para outros (a maioria por sinal), vai acabar daqui milhares de anos… E também já ouvi uma história que diz que dentro de Kali Yuga, mais ou menos nesse período aqui, há a possibilidade da instauração de uma nova “época de ouro” (satya yuga, se não me engano). No entanto, tem gente que: 1) acredita que essa será uma… Read more »

Geninha
Geninha
30 maio de 2008 12:00 pm

Solius, quando falo em condenar toda “necessidade reptliana”, estou me referindo as necessidades não conscientes… O fato dessas necessidades só nos fazer ver o aqui e o agora. Mas quando se trata do meu marido, do sexo e das minhas necessidades físicas, a conversação do meu cérebro se mantém totalmente sadia. É o amor! 🙂 Na nossa igreja não apenas é condenado o comportamento reptiliano, como também sugerimos o sexo com consciência. A camisinha é muito bem vinda para o sexo seguro, pois entre os fiéis há portadores de soro- positivo casados com soro- negativo. A camisinha assim como os… Read more »

Geninha
Geninha
30 maio de 2008 12:21 pm

“O homem NÃO PODE limitar o espírito.” 🙂 E antes que vc pense que falo em egoísmo de modo negativo… Esses dias, estava conversando com um amigo e ele me mostrou como a ação de vc colocar o seu “eu” em primeiro lugar pode ser positiva. Citou o exemplo claro do avião em que é colocado o “eu” em primeiro lugar frente as mascaras de oxigênio, no sentido de que vc precisa estar consciente para ajudar seu próximo. Meu marido diz algo semelhante: “Antes do orvalho cair sobre os lírios, ele já É orvalho” “Serei para Israel como o orvalho;… Read more »

Bono
Bono
30 maio de 2008 1:28 pm

Tudo é absurdum. Solius, e quando se “descobre” um santo quem descobre, com que autoridade, para que e para quem? Usualmente se descobre um santo para o povo ficar puxando o saco dele e assim comprar favores. Para mim não tem relevância nenhuma dizerem que fulano de tal era santo, e daí que ele era santo? Depois que alguém vira santo ela adiquire o direito de poder vender milagres para quem pagar oque o santo quizer (geralmente se rebaixar diante dele). E como geralmente o santo já morreu quem se responsabiliza pela custódia dos direitos que o santo tem é… Read more »

Zizi
Zizi
30 maio de 2008 3:56 pm

Geninha, Eu entendo o que voce quis dizer.:) Eu chamaria esse caminhar “sozinha”, de auto-conhecimento. > “Antes do orvalho cair sobre os lirios, ele ja E orvalho”. Sim, ele tem razao. A gente soh pode doar o que jah tem dentro de si. Por isso o primeiro de tudo eh o auto-conhecimento e a auto-transformacao. A acao antes de tudo tem que ser com relacao a transformacao interior. > como a acao de colocar o “eu” em primeiro lugar pode ser positiva. Na verdade Geninha, jah ha algum tempo, tenho estudado a Psicologia Junguiana, e estou tentando colocar o “eu”… Read more »

Paulinha
Paulinha
30 maio de 2008 3:59 pm

Oi gente, boa tardeee!

Solius, estou um pouco perdida por aqui. Onde paramos? Onde você parou?
Acho que é um pouco do que Acid está dizendo quanto a “falta de didática”. O que realmente queres repassar? Porque e como? Mas posso estar enganada.

O que te impulsionou/impulsiona, por exemplo, entrar no SDM, questionar e responder sobre o Catolicismo?

Você leu uns linsk que um anônimo colocou aqui?
Dá o que falar..
Todos sendo questionados!

“Sobre as doutrinações do Solius:
http://www.freemasons-freemasonry.com/10carvalho.html

Das maçarocas “Tradicionalista” de René Guénon Olavo de Carvalho & cia ltda
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cadernos&subsecao=religiao&artigo=guenon&lang=bra

Abç!

Zizi
Zizi
30 maio de 2008 2:09 am

Solius, > soh espero que um dia voce queira priorizar a busca pela verdade, ao inves do seu ponto de vista. Nossa Solius, estou te estranhando, achei que voce fosse mais educado. Estamos aqui discutindo a instituicao, e voce me fala pra querer priorizar a busca pela “verdade”. Qual verdade??? a sua verdade??? ou a verdade que a ICAR escreveu sobre ela propria?? Voce nao me conhece pra dizer se busco a verdade ou nao. > ao inves do seu ponto de vista. E quanto ao SEU ponto de vista, por acaso voce nao tem nao?? Entao o que voce… Read more »

billy shears
billy shears
30 maio de 2008 12:38 am

Desconstruir argumentos utilizando a técnica de retórica “reductio ad absurdum”, muitas das vezes reduz o debate à “conclusão verdadeira” do interlocutor.

As verdades são muitas, o homem é um produtor de verdades, quem é o dono supremo delas? Deus? Quem dentre nós o conhece realmente?

Abraços.

Solius
Solius
29 maio de 2008 11:40 pm

Amiga Paulinha, Disponha! 🙂 Esta é a indicação do autor do site. Porém a mim foi recomendado iniciar pelo “Introdução geral…”. Depois me lembre te passar a seqüência mais recomendada. Mas há de se ter cautela, por isto vamos conversando a respeito. “… a Verdade está em outras Tradições também. É isso?” Sim. Como coloquei anteriormente, a própria Igreja reconhece nas demais tradições a semente divina. “Somente o…” Não só estas duas correntes. Você vai precisar fazer um estudo que pode chegar a ser um pouco exaustivo, mas que vai valer a pena. Me alegra o seu interesse, querida amiga!… Read more »

Solius
Solius
29 maio de 2008 11:42 pm

Fy, Obrigado pela referência. Apesar das controvérsias, me parece que Teófilo de Alexandria teria mesmo sido uma pessoa temperamental, (teria tentado, inclusive, excomungar São João Crisóstomo). Porém, a acusação do autor de que esta teria sido a pior investida contra a Biblioteca, a meu ver, carece de fundamentação, assim como a maior parte de seus escritos neste destaque (do mesmo modo, a instituição a qual representa não apresenta credibilidade). Mas retornando ao ponto, se estas informações estão em concordância com os documentos históricos, temos mais um personagem que cometeu atos repreensíveis. A Igreja como instituição sempre esteve sujeita a falibilidade… Read more »

Solius
Solius
29 maio de 2008 11:43 pm

Cara Geninha, Não é desgastante. 🙂 “Se vc prestar atenção..” Sua observação é correta, porém acredito que não se generalize. “Já basta um livro…que me enganou…” :))) Tinha que ter Júpiter na história… 😛 “Qual o problema em um homem…” A “necessidade reptiliana” pode ser satisfeita com seu marido ou esposa, sem problemas. 🙂 “…não estão mais indo a igreja para entrar em comunhão com o papa…” A comunhão é e sempre foi com o Corpo de Cristo. “A “nova era” não está… a formação de uma nova consciência…” Não se deixe enganar, minha cara. Estamos no fim da atual… Read more »

Solius
Solius
29 maio de 2008 11:44 pm

Prezado Marcel, “…é que uma pessoa que faz sexo com camisinha pode estar…” Perfeitamente. Porém, insisto, a Igreja está com a razão em sua recomendação. “Dá pra contar nos dedos as pessoas…” E ninguém disse que é fácil, meu amigo. Por isto existe o exame de autoconsciência e mesmo confessionário. 🙂 “Não duvido que há de fato…” Quem sabe? Todo mundo é tentado. Por essas e outras a questão da vocação é fundamental. Porém… Você leu algo sobre a referência que indiquei? Felizmente há, pelo menos ainda, muitos sacerdotes com um compromisso bem firmado com seu papel. “Na minha humilde… Read more »

Solius
Solius
29 maio de 2008 11:46 pm

Zizi, “…isso eh muito bonito…” Obrigado, minha cara. 🙂 “…não gostaria de debater…não irá mudar nossos pontos de vista.” Só posso desejar que um dia você queira priorizar a busca pela verdade, ao invés do seu ponto de vista. “Eu jah fui catolica… e conheço bem…” Posso seguramente afirmar que você não conhece. Uma possível causa é o fato de que aqui em nosso país a Instituição vem encontrando sérios problemas. “E o que pude perceber muito claramente…” Isto vem provar o que afirmei acima. Você não irá para o inferno se errar, mas se se negar a reconhecer seus… Read more »

Solius
Solius
29 maio de 2008 11:47 pm

Mcnaught, “Só cuidado com toda essa energia…” Obrigado pela recomendação, meu caro. Acid, É um pouco por aí, meu bom amigo. Vou lhe pedir por e-mail maiores esclarecimentos sobre esta “falta de didática”, no sentido mesmo de possível ferramenta para possível aprimoramento. “…então qual é o problema com…” É um problema grave. Mas a gente chega lá. 🙂 Billy Shears, “Quantas gerações nasceram e morreram…” Tentei explicar brevemente acima, dê uma conferida. “…acho que as abordagens…que vão contra os dogmas…” Acredite, confundem tudo. Bono, “Não acredito que santidade…” Não é fácil identificar um santo. Muitas investigações são feitas, e há… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 maio de 2008 12:31 am

Sobre as doutrinações do Solius:
http://www.freemasons-freemasonry.com/10carvalho.html

Das maçarocas “Tradicionalista” de René Guénon Olavo de Carvalho & cia ltda
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cadernos&subsecao=religiao&artigo=guenon&lang=bra

Zizi
Zizi
30 maio de 2008 12:34 am

Oi Geninha, Eh voce estah certa em afirmar que achamos que “o nosso caminho eh o melhor”, eh natural nos adaptarmos ao que achamos melhor pra nos, assim nao temos que sufocar nossa Alma, nos impondo dogmas contrarios a nossa necessidade interior. Sabe Geninha, eu citei o fato de ter encontrado o Cristo em mim, ou Jesus como queira, porque na verdade queria dizer que independe da instituicao, ele estah aqui e acolah, mas o contato mesmo somente em voce pra voce. E isso independente se vc acredita em Jesus, ou em Buda, Krishna, ou se eh catolico, evangelico, etc.… Read more »

Marcel
Marcel
29 maio de 2008 2:03 pm

O que eu quis dizer, entre outras coisas, Solius, é que uma pessoa que faz sexo com camisinha pode estar muito mais próximo de Deus do que alguém que não faz sexo ou que apenas faz com fins de procriação. Dá para contar nos dedos as pessoas neste mundo que podem se submeter a uma disciplina dessas, Solius. E é por isso que se vê tantas histórias medonhas por aí… Não duvido que há de fato muito padre bem intencionado no incício, mas que, não suportando a pressão interna e externa, cai vítima de todo tipo de perversidade. Sabe por… Read more »

Anônimo
Anônimo
29 maio de 2008 1:44 pm

O interessante é que o pessoal que critica a Igreja e diz que esta foi obscurantista, que não era a favor do conhecimento, não reconhece que foram os monges da Igreja que mantiveram, copiaram, cuidaram, guardaram os documentos antigos dos pagãos…Quem conheceria hoje Platão se não fosse a Igreja para guardar isso?

Cansa ver tanta desinformação e tanto ódio.

Fy
Fy
29 maio de 2008 1:39 pm

Geninha, Um ótimo livro pra vc ler é o NOME DA ROSA HUMBERTO ECO. Caso vc não goste mais de ler,( a não ser a Bíblia) assista o filme::: excelente mesmo!. – Vc vai ver, qto esterco os Conventos, os Monastèrios “jogavam” para os camponeses miseráveis comerem. Inclusive, só o faziam, para que os camponeses pudessem comer:: pra não parar de trabalhar. Estas eram e são AS CASTAS CATÓLICAS. O q é tremendamente inspirador para os Pastores atuais, que, não precisam nem estudar para comandar os dízimos do povo; q com certeza, tb está faminto. É só abrir a Bíblia:… Read more »

Coringa
Coringa
28 maio de 2008 6:06 pm

Sim Solius, eu levei em consideração a capacidade humana de conhecer elementos que constituem a verdade ‘absoluta’. O sentido que quis dar à questão, refere-se aos vários caminhos possíveis para esta busca. Quanto a sua afirmação de que “esta visão é meio protestante”, de fato, isto não me interessa particularmente, pode até ser protestante, budista, ou qqer outra coisa, ou não! E se assim fosse, algum problema? E está ‘incorreta’ PARA QUEM!? Para VOCÊ?? Como sabemos, há VÁRIAS correntes ou ‘linhas’ religiosas no mundo. O fato é que aquela é MINHA visão e, se você a julga incorreta, é um… Read more »

Fy
Fy
28 maio de 2008 6:21 pm

Para o Marcel:
“E se houver tal passagem, que coloquei acima, por que Cristo não poderia estar “espalhado” misticamente por todo o cosmos e não apenas encarnado na figura do Papa ou da Igreja Católica?”

E para as Florestas do Coringa:

“Como um rio de alma comum,
Do branco pilone à espera runa,
Do brâmane ao flâmine romano,
Do hierofante ao Druída,
Uma espécie de Deus fluído
Corre nas veias do gênero humano”
Victor Hugo
Les Mages, 435-440

Marcel
Marcel
28 maio de 2008 6:34 pm

Vou citar suas palavras, Solius: “1- não; 2- muito controverso, mas com verdades já definidas; 3- acredito que esotericamente e exotericamente já estejam RELATIVAMENTE bem estabelecidas.” Este é o ponto de entrada desse nosso terceiro milênio, Solius. RELATIVAMENTE, como afirmou o Coringa e a Fy, recomnheço mesmo que temos uma compreensão que eu poderia aqui chamar de basal ou nuclear ou unitária. A lei do amor, meu caro… É simples, porém profunda. Muitos sentem e têm uma impressão ou alguma intuição ou idéia do que seja Deus, RELATIVAMENTE. E, também, do que Ele deseja de nós, em particular e em… Read more »

Zizi
Zizi
28 maio de 2008 7:01 pm

Salve Fy, O debate estah interessante demais, principalmente seus argumentos, juntamente com o Coringa e Marcel, parabens a voces. Peco licenca para um breve adendo, mas nao consegui nao escrever, depois de ler tantas coisas “absurdas” para os nossos dias, as quais nosso colega Solius escreveu e defende. entre tantas perolas: “a fe eh bem mais importante, amigo.” … mas a feh eh cega Solius. E aquele que tem feh nao conhece a Deus. O nosso amigo Solius eh tao catolico radical, que pelo seus escritos baseados em sua feh, ressuscitaria a “santa” inquisicao pra moralizar o povo e trazer… Read more »

Paulinha
Paulinha
28 maio de 2008 7:17 pm

Olá, Solius, tudo bem?? :)) Tenho uma questão a fazer a você, se puderes responder, agradeço bastante. ^^ A compreensão que me falta é perceber, aprender através da razão que a Verdade está, e está, incotestavelmente e somente em Jesus o Salvador. E consequentemente no Catolicismo. Tenho um propósito realmente de entender, não criticar, nem absorver essa verdade para mim e nem para quem lê aqui os comentários. Para aqueles que não tem tempo nem acesso aos livros que você indicou para fundamentar o teu pensamento,teria como explicar do que se trata, quem são as pessoas que escrevem, seus objetivos,… Read more »

Fy
Fy
28 maio de 2008 7:17 pm

Salve Zizi,

Seja bem vinda ao debate!
Por falar nisto, que saudade do Guaco!
Coringa: imagina o Guaco neste papo!!!!!

Tenho procurado por ele no blog do Lúcio: nada.
Será q ele foi abduzido?

Coringa
Coringa
28 maio de 2008 8:34 pm

É mesmo Fy! O Guaco é um ótimo ‘demolidor’ (no sentido positivo, é claro). As idéias dele ‘sacodem’ meus neurônios…ventilam o cérebro. Ele é, literalmente, original!

Coringa
Coringa
28 maio de 2008 9:42 pm

Fy, ADOREI isso:
“Como um rio de alma comum,
Do branco pilone à espera runa,
Do brâmane ao flâmine romano,
Do hierofante ao Druída,
Uma espécie de Deus fluído
Corre nas veias do gênero humano”
Victor Hugo
Les Mages, 435-440″

Obrigado! 🙂

Fy
Fy
28 maio de 2008 5:14 pm

Pois não, meu caro. É importante que haja uma autoridade justamente para que uma determinada obra não caia nas malhas do relativismo – nocivas, como tentei demonstrar acima. A intimidação sabiamente empregada, se faz necessária principalmente no que diz respeito a obras que foram responsáveis pela constituição de civilizações. Perceba, por exemplo, o progresso educacional evidenciado no Antigo Testamento. Solius::: ….. francamente! “… A intimidação sabiamente empregada, se faz necessária… ” Vc tá escorregando, Solius: preste atenção! Meu conselho terrorista e ateu … esqueci: pagão (lindamente pagão) é q vc vá tomar um banho de mar! Não se esqueça de… Read more »

Fy
Fy
28 maio de 2008 4:59 pm

“Estado Infernal”. – VOLTAMOS PARA A FOGUEIRA! Solius, Voce não está conseguindo nem chegar perto de ser, ao menos, original. Vc está simplesmente repetindo conceitos arcaicos – sem-fundamentos, que “sempre” fundamentaram sua Instituição; que: sem dúvida “supervalorizou” seus alicerces arrogantes e vazios, cimentados com a prepotência de afirmar e reafirmar que o HOMEM é um “favor mal-acabado” nom momento de benevolência distraída do seu Deus. Que, depois, arrependido, elegeu os Capatazes Católicos pra chicotear e “organizar” este rebanho de infelizes deficientes. Tudo o que vc está falando é Anti-evolução; é absurdo. Claro q vc vai acabar na FÉ. Ou no… Read more »

Solius
Solius
27 maio de 2008 9:01 pm

Caro Coringa,
A Bíblia pode ser controversa para muitos, mas não o é para o católico. O mesmo não se pode dizer no que diz respeito à referida obra em relação aos estudantes de hermetismo. Se questionei a procedência dos autores, é porque, do mesmo modo, questiono o conteúdo selecionado; e o faço, inclusive, do ponto de vista hermético, e não só cristão.
Sobre as minhas recomendações, se as considera controversas, não nos prive de suas elucidações. 🙂
Abraço!

Solius
Solius
27 maio de 2008 9:11 pm

Fy,

Sim, salvo do estado infernal.

Marcel
Marcel
27 maio de 2008 9:20 pm

Gostei do termo caçadores de verdades, Fy! 🙂 Sei lá, Solius, esta idéia de haver apenas um só caminho, sendo que outros podem se salvar por tabela, já era problemática quando a Europa só via a si mesma no mundo; tornou-se mais ainda quando chegou a época das grandes navegações; e provavelmente vai se tornar mais e mais complexa quanto mais aprendermos sobre o universo (ou os universos) que existem por aí… Será que há Igrejas Católicas em outros mundos?? 🙂 Acho que todos temos aqueles conhecidos que acreditam piamente que só os pertencentes de sua igreja da esquina se… Read more »

Coringa
Coringa
27 maio de 2008 9:50 pm

Prezado Solius, É como eu disse, a Bíblia é controversa para uns e para outros não, e é natural que assim seja para qualquer livro já escrito na história da humanidade. O mesmo vale para o referido livro em questão. Neste sentido, qualquer um pode questionar ou crer no que bem entender/compreender sem haver SEQUER necessidade de explicar, a quem quer que seja, os motivos, motivações ou causas que a levaram a tal decisão, escolha ou opinião. Isto decorre em função da natural LIBERDADE, inerente a todo ser humano; absurdo se torna, quando alguém é INTIMIDADO a fazê-lo, objetiva ou… Read more »

Solius
Solius
28 maio de 2008 1:02 am

Caro Coringa, “É como eu disse, a Bíblia é controversa para uns e para outros não, e é natural que assim seja… Neste sentido, qualquer um pode questionar ou crer no que bem entender…” Mas aí mergulhamos no relativismo, amigo, algo que é auto-excludente. A Bíblia tem um caráter de Revelação, o que a difere largamente dos comentários existentes no Caibalion, mas ao mesmo tempo a põe em concordância com a essência do mesmo. “…Isto decorre em função da natural LIBERDADE…” Concordo. Mas veja que neste caso, o mergulho no relativismo leva o ser a tolher esta mesma liberdade em… Read more »

Coringa
Coringa
28 maio de 2008 1:46 am

Solius, se vc usou o termo ‘relativismo’ neste sentido: “1)ponto de vista epistemológico que afirma a relatividade do conhecimento humano e a incognoscibilidade do absoluto e da verdade, em razão de fatores aleatórios e/ou subjetivos (tais como interesses, contextos históricos etc.) inerentes ao processo cognitivo; 2)doutrina segundo a qual os valores morais não apresentam validade universal e absoluta, diversificando-se ao sabor de circunstâncias históricas, políticas e culturais” SIM, É EXATAMENTE ESTA A QUESTÃO, e não vejo nada de ‘auto-excludente’ aí. Quanto ao caráter de ‘Revelação’ das bíblias existentes, isto também está em função da particular CRENÇA ou ENTENDIMENTO de cada… Read more »

Solius
Solius
28 maio de 2008 2:56 pm

Caro Marcel, “…esta idéia de haver um só caminho,” Isto se dá pelo fato de Jesus ser o Salvador. “sendo que os outros podem se salvar por tabela” Não é bem assim. Deus olha o coração de cada um. Porém, quanto mais você dedica sua vida a ele, melhor. “já era problemática quando a Europa só via a si mesma…” Se você se refere à Idade Média, não era tão problemática assim, pelo contrário. Já a partir da Renascença… “Será que há Igrejas Católicas em outros mundos??” 🙂 Quem sabe se Deus também criou um Éden pleiadiano e a turminha… Read more »

Solius
Solius
28 maio de 2008 3:00 pm

Caro Coringa, “…se vc usou o termo ‘relativismo’…não vejo nada de ‘auto-excludente’ aí.” Usei no sentido mais amplo, pois suas colocações não priorizaram a natureza intrínseca dos objetos em questão, mas a diversidade de interpretação a qual são passíveis. Do mesmo modo, a capacidade humana de conhecer elementos que constituem a verdade absoluta não foi levada em consideração. Neste caso o termo, ao que me parece, assume a natureza que mencionei. “Quanto ao caráter de ‘Revelação’ das bíblias existentes, isto também está em função da particular CRENÇA ou ENTENDIMENTO de cada um…” Esta visão é comum no meio protestante, incorreta,… Read more »

Fy
Fy
28 maio de 2008 9:45 pm

Mas é exatamente o q vc escreveu!

É teu coração!

Obs: VC TEM QUE LER DUNA!

Grande Coringa!

Solius
Solius
28 maio de 2008 11:54 pm

Fy, “Você não está conseguindo nem chegar perto de ser, ao menos, original.” Por que você acha que eu pretendo ser original? “Vc está simplesmente repetindo conceitos arcaicos – sem-fundamentos,” Sem fundamentos? Faça algo diferente, estude um pouco de Teologia para rever seus conceitos. Não sei de onde você tirou essa de o homem ser um “favor mal-acabado”.. A visão católica não é esta. Passou longe. 😉 “Tudo o que vc está falando é Anti-evolução; é absurdo.” Absurdo segundo quem? E por que? Eu posso lhe fornecer uma lista de pensadores ilustres que não pensam assim. “…ou no “terror” do… Read more »

Fy
Fy
29 maio de 2008 11:32 am

Solius, Sobre Alexandria: … – Uma vez erguida a cortina, a conexão entre a antiga religião pagã e a nova religião cristã foi exposta; e, então, o que adviria dos mistérios, em que penetrar era um pecado e uma blasfémia? Com a coincidência das alegorias astronómicas de vários mitos pagãos com as datas adoptadas pelo Cristianismo para a natividade, a crucifixão e a ressurreição, e com uma identidade de ritos e cerimónias, qual teria sido a sorte da nova religião se a Igreja, com o pretexto de servir a Cristo, não se desembaraçasse dos filósofos mais bem informados? Se o… Read more »

Paulinha
Paulinha
29 maio de 2008 12:25 pm

Solius, uma recomendação sua de Guénon é interessante e curiosa.^^ Já que estamos falando somente do Catolicismo e ele escreve sobre as outras Tradicões que devem ser respeitadas, tanto quanto o Catolicismo. Mostra que você está defendendo o seu ponto de vista, mas que a Verdade está em outras Tradições também. É isso? Somente o espiritismo e o protestantismo que ele destroça. Não é? Destaco um trecho sobre a vida dele: “O mais decisivo em sua formação, sem dúvida, foram os dados doutrinais obtidos por via oral diretamente de representantes do hinduísmo (Escola de Shankara), do Islã (tariqah do Sheikh… Read more »

Fy
Fy
29 maio de 2008 11:51 am

Querido, Meu 1º conselho é q vc tire a batina: – Em um país Tropical, faz mal até no Inverno. – Quando vc conseguir ficar NÚ: exatamente como Francisco de Assis, com certeza vai olhar para o q vc está escrevendo com o mesmo olhar que Francisco olhou para o Vaticano e para o papa::: ESTUPEFATO. ( cena IMPRESSIONANTE E REVELADORA do Filme IRMÃO SOL IRMÃ LUA): acho q o filme foi excomungado, mas não é “pecado”::: pode assistir. Eu não me sinto à vontade em terminar com um Fique com Deus, pq do jeito q vc está “embatinado”: não… Read more »

Fy
Fy
29 maio de 2008 12:01 pm

olius:

– Nem vc mais está “acreditando” no q escreve:

“O conhecimento pode e deve ser utilizado, mas como a “minha” Instituição pode ter medo de algo do qual ela mesma faz questão de incentivar?! ”

aiaiaiai! Já te falei::: dá uma olhadinha no Acid: VC É CATÓLICO?
Eu tb evito olhar o papa: até te entendendo; mas eu fecho os olhos:::
( Acid: por isto q eu às vzs erro!!!!)

Paulinha
Paulinha
29 maio de 2008 12:06 pm

Querido Solius, tudo em paz! Graças a Deus! =) Para um começo, li o que você recomendou. Obrigada! Não sei se consigo entender o que faz o ser humano escolher uma religião e religar a Deus somente através dela. Identificação, uso da razão, a sensação inexplicável de estar num templo, etc. Não sei. Mas tenho muito respeito pelas crenças do próximo. Até pela criação e pelo momento que a pessoa se encontra ou mesmo se formou, acha correto e está feliz. Ótimo. Agora, veja só, tenho que admitir que nunca li algo parecido sobre a idade média como o Régine… Read more »

Solius
Solius
29 maio de 2008 1:20 pm

Caro Marcel,

Sua estória é interessante, mas não é compatível com o sentido da frase inicial. Você pode perfeitamente servir a Deus e manter uma vida dentro dos padrões.

Abraço e fique com Deus.

Geninha
Geninha
29 maio de 2008 1:24 pm

Sollius, Isso não é desgastaste pra vc? Se vc prestar atenção, vai perceber que as pessoas não estão interessadas em contestar sua próprias idéias, o interesse está apenas em reafirma-las.(minha percepção) Observe que elas dizem o tempo todo que estamos em um outro século, em uma nova era… No entanto, acusam a todo momento a igreja de seus erros do passado… E eu não acredito mais em tudo que leio. Já basta um livro, dito como sério, que me enganou dizendo que Einstein era de aquário:). É sério isso, fiquei o maior tempão tentando estudar a personalidade do cara pelo… Read more »

Fy
Fy
29 maio de 2008 1:25 pm

É lindo demais, Paulinha. Com certeza recomendo. Vc vai adorar: é de uma pureza absoluta. E é um imenso choque entre o idealismo cristão e o idealismo católico. – Imagine uma pessoa que consegue compreender a verdadeira mensagem de Jesus, em uma experiência traumática como a Guerra: pra onde a maioria dos jovens vão sem entender “nada”; – “perceber” o quanto esta mensagem é necessária no meio dos ódios do mundo; – e::: de repente depara com o “odioso luxo” ( pq é mesmo um completo paradoxo!) do vaticano, do papa e sua corte de gordos enfastelados!!!!! … ele estava… Read more »

Solius
Solius
29 maio de 2008 11:20 am

Fy,

Eu disse que minha instituição incentiva a evolução?!
Onde, minha cara?

“…que estavam ouvindo Like A Rolling Stone…”

Você por acaso sabe o que aconteceu com este movimento de “liberdade”? Dê uma breve pesquisada no Google, minha cara.

Pesquise também de modo mais aprofundado sobre as castas hindus. Você vai se surpreender.

Abraço e fique com Deus.

Zizi
Zizi
29 maio de 2008 11:14 am

Ola Solius, Voce eh um rapaz de bem, educado, escreve bem e tem um profundo conhecimento da doutrina Catolica, por isso te pergunto: Voce eh Padre, ou eh estudante/ou formado em Teologia na Puc? Porque de fato voce conhece muito os dogmas e a historia (mesmo que sob o ponto de vista da ICAR) da referida instituicao. Vou te responder de baixo pra cima: >… e perceba o que estah fazendo com a nossa lingua portuguesa. Meu computador estah configurado em ingles, por isso nao tenho nossa acentuacao, e muitas vezes pra nao ficar sem sentido, acrescento “h” como enfase… Read more »

Solius
Solius
28 maio de 2008 11:55 pm

Caro Coringa, “…eu levei em consideração a capacidade humana…” Não levou, meu caro, ou o desenvolvimento teria sido diferente. E por que ‘absoluta’? “E se assim fosse, algum problema? E está ‘incorreta’ PARA QUEM!? Para VOCÊ?? Como sabemos, há VÁRIAS correntes ou ‘linhas’ religiosas no mundo. O fato é que aquela é MINHA visão e, se você a julga incorreta…em fim, cada um com seu ponto de vista.” Mais relativismo, percebe? “Se há uma tradição que vem tentando sustentar um conjunto de idéias desde seus primórdios, creio ser esta, a tradição esotérica. Sim, ela existe de fato, anterior inclusive às… Read more »

Solius
Solius
28 maio de 2008 11:57 pm

Marcel, “Este é o ponto de entrada desse nosso terceiro milênio, Solius.” A coisa está mais complicada do que você imagina, meu caro. Kali Yuga está aí. “Agora, eu não posso conceber como uma fala de Deus que ele não queira que as pessoas não usem camisinha…” Não é diferente. A questão dos preservativos implica diretamente na questão da promiscuidade. Ou você serve a Deus, ou serve ao mundo. Reflita também sobre isto: a Igreja, como instituição Tradicional, deveria se adaptar aos tempos conturbados como o que vivemos atualmente, ou vice-versa? O primeiro caso implica diretamente na perda do conhecimento… Read more »

Solius
Solius
28 maio de 2008 11:58 pm

Cara amiga Paulinha, Tudo ótimo! E contigo?! 🙂 “A compreensão que me falta é perceber, aprender através da razão que a Verdade está… somente em Jesus o Salvador.” Veja, a própria Igreja confirma que nas demais religiões e doutrinas metafísicas Tradicionais estão as sementes de Deus. Porém Aquele mesmo que dispersou tais sementes Encarnou. “…teria como explicar do que se trata, quem são as pessoas que escrevem…” É complicado mesmo resumir isto de modo satisfatório por aqui, por isto os livros são imprescindíveis, inclusive para quem quiser entender a complexidade e tamanha importância do que acabo de mencionar acima. Mas… Read more »

Coringa
Coringa
29 maio de 2008 3:40 am

Sim Solius, eu levei em consideração a capacidade humana. Você é que não está compreendendo a questão. O ‘absoluta’, foi citado POR VOCÊ, lembra? “Mais relativismo, percebe?”… E daí Solius, quem tem ojeriza ao relativismo é você, e não eu, percebe? Qual é, na sua opinião, a ÚNICA tradição cristã existente? Não há uma tradição esotérica única e nem uma tradição religiosa única. E também há tradições esotéricas que não estão associadas ao exoterismo, mesmo assim, sustentam-se até hoje, inclusive de forma bastante sigilosa. “não escolher nenhum, também é opção”… e diria ainda, que não tem nada de difícil nisto,… Read more »

Fy
Fy
29 maio de 2008 9:04 am

Solius:: Deve ser isto: “A Magia Cerimonial é operação pela qual o homem procura, pelo jogo das forças naturais, obrigar os poderes invisíveis de diversas ordens a agir segundo o que ele quer deles.” Papus Meditações sobre os 22 Arcanos Maiores do Taro. – AUTOR QUE QUIS MANTER-SE NO ANONIMATO – Pois é…. Super livro! (deve ser deste q vc está falando ( deve haver outros): Misticismo Católico) Realmente,… vou te relatar as minhas impressões sobre o Livro. Vc está notando este quadradinho com esta pergunta em cima, em que agente está escrevendo? Pois é: foi exatamente dentro deste “quadradinho”… Read more »

Fy
Fy
29 maio de 2008 10:40 am

Diego, Vc viu que o Mikhail Naimy foi super amigo do Khalil Gibran ? “UM LIVRO FORA DO COMUM” Uma das mais antigas e conceituadas empresas editoras de Londres, à qual foi entregue, em primeiro lugar, o manuscrito deste livro, enviou a Mikhail Naimy uma carta na qual dizia o seguinte: “Desde que V. Sa. nos enviou o manuscrito de “O Livro de Mirdad” temos recebidos cuidadosos relatórios sobre ele, da parte de nossos conselheiros literários e embora, naturalmente, as opiniões sejam confidenciais, podemos dizer-lhe que expressam a admiração pela sua sinceridade e devoção; mas resalvam… que este livro representa… Read more »

Marcel
Marcel
29 maio de 2008 10:46 am

“Ou você serve a Deus, ou serve ao mundo.” Era uma vez um garoto que adorava correr. Era o mais rápido da escola. Um dia, em uma grande e festiva competição, organizada pela escola, este garoto venceu facilmente todos os seus amigos. Venceu-os de tal maneira que o próprio professor de Educação Física foi pessoalmente congratular o Pai, dizendo a este: – Seu filho ainda será um campeão! Estas palavras reverberaram na cabeça do Pai por noites à fio. E como ele viu que realmente o filho levava jeito, começou a treiná-lo todas as manhãs, acordando cedo e inscrevendo-o nas… Read more »

Solius
Solius
29 maio de 2008 11:02 am

Coringa, “…eu levei em consideração a capacidade humana…O ‘absoluta’, foi citado POR VOCÊ…” Depois de ler o que você escreveu. Mas então por favor, meu caro, mostre onde você levou aquilo em consideração e nos explique de que forma seu relativismo exposto acima é limitado pela questão. “E daí Solius, quem tem ojeriza ao relatismo é você” Não, não tenho ojeriza ao relativismo, mas não tenho a menor atração pelo modo como ele é empregado hoje em dia.. 😉 “Qual é, na sua opinião, a ÚNICA tradição cristã existente?” Minha opinião não vale nada, meu caro. Defina “tradição” e você… Read more »

Fy
Fy
27 maio de 2008 8:52 pm

Solius,

O cara de bom-coração, honesto, q não conhece Jesus, q “tá salvo em Jesus”, tá salvo de que?
Do inferno?????????

Paulinha
Paulinha
30 maio de 2008 4:16 pm

Pronto. Uns pontos que você poderia me ajudar é esclarecendo os perigosos do relativismo.
Por que foi tão questionado quando o Marcel trouxe a reflexão de que “tudo é relativo”?

E Quanto ao uso da razão. Que foi uma pergunta que fiz no primeiro comentário. Se há leituras e mais leituras e você descobriu o seu caminho, ou seja, o Catolicismo, deve ter chegado através do conhecimento/razão. Não é isso?
Como faz? =~~~
Acredito que é por isso que muita gente, inclusive eu, não entende a espada que é levantada para defender a Igreja. Simplesmente.

Abçs!

Anônimo
Anônimo
12 outubro de 2014 10:15 am

Tenho algumas fontes de leitura a indicar para quem é católico, ou tem afinidade com o catolicismo, e tem dificuldade para compreender porque esta é a doutrina da Igreja a respeito da sexualidade. A Igreja tem sim uma parcela de culpa pelos fiéis não seguirem o catolicismo. Quem é católico, quantas vezes entrou numa Igreja e escutou o padre pregando a doutrina da Igreja sobre a sexualidade? Em um ano que fui em várias igrejas, eu só escutei uma vez, e foi numa missa de segunda-feira que tinha no máximo dez pessoas presentes. O padre falou ainda que não podia… Read more »

Fy
Fy
25 junho de 2008 2:16 pm

Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber com os nossos espíritos frágeis e duvidosos. Essa convicção profundamente emocional na presença de um poder de raciocínio superior, que se revela no incompreensível universo, é a idéia que faço de Deus. (Albert Einstein) – Eu, duvido completamente, q alguém “consiga” “melhorar” isto. – Tentar empacotar, limitar, determinar leis para q “este sentimento” seja atingido, é tão absurdo quanto patético. – Anônimo, A Igreja Católica é, por si mesma, senão a maior; uma das Instituições mais incongruentes que conhecemos. Ninguém… Read more »

Andrea
Andrea
25 junho de 2008 8:27 pm

Fy, é claro que ninguém tem patente sobre ele. Eu entendo que suas críticas são voltadas a um espantalho que foi criado sobre a Igreja e não a Igreja em si. Leia historiadores como Paul Johnson, Daniel-Rops e Thomas Woods Jr. São historiadores modernos que escrevem sobre a Igreja sem o preconceito clássico-iluminista-marxista que permeia as mentes dos nossos escritores de livros de história (note que eu escrevi escritores e não historiadores). Os historiadores sérios não escrevem mentiras como as que vemos em programas do Discovery Channel e em livros como o Código da Vinci, por exemplo. Eu me surpreendi… Read more »

Anônimo
Anônimo
25 junho de 2008 9:07 pm

ai, ai, mais uma catequista a bordo!
🙁

Fy
Fy
25 junho de 2008 10:25 pm

Andrea, Temos quase 300 comentários à disposição deste tema. Nenhum destes comentários foram alicerçados na Discovery e nem em Dan Brown. Não percebí ainda entre os comentaristas anticatólicos, pessoas desinformadas ou baseadas em teleculturas medíocres. Pelo contrário, estamos lidando com pessoas esclarecidas e comentários estruturados. Talvez estas pessoas não tenham estudado História ou qualquer outra ciência em livros católicos, provavelmente tiveram acesso a uma cultura mais abraagente. E discordo absolutamente que Historiadores imparciais sejam contadores de História ou escritores de gibi.- existem 300 comentários fundamentados `a disposição, que em hipótese alguma estão ou estarão sujeitos ao “não foi bem assim”… Read more »

Fy
Fy
25 junho de 2008 10:45 pm

Por falar em espantalho,

“Os moradores da cidade de Yorkshire, no interior da Inglaterra, encontraram uma maneira curiosa de espantar os intrusos: eles construíram um espantalho inspirado na cantora Amy Winehouse.”

… foi …quase falta de inspiração!!!!

Com certeza, estes ingleses não visitaram o post do Acid: – Você é Católico?

Tadinha da Amy!

Fy
Fy
26 junho de 2008 11:12 am

Relendo os comentários, notei que me utilizei de uma expressão completamente inadequada no comentário q escrevi, em resposta à Andrea:

[Não percebí ainda entre os comentaristas “anticatólicos”, pessoas desinformadas ou baseadas em teleculturas medíocres.]

Gostaria de corrigi-la: não-católicos.

Fy
Fy
26 junho de 2008 2:13 pm

Mais piadas:

5. O protesto de religiosos contra lei que pune homofobia – O Senado presenciou ontem uma manifestação inusitada: cerca de 1.500 pessoas, entre católicos e evangélicos, foram protestar contra um projeto de lei, já aprovado pela Câmara, que criminaliza a homofobia. Numa primeira reação, o ato é condenável, pois se deduz que os religiosos querem ter o direito de hostilizar os gays sem ser punidos.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/06/25/religiosos_protestam_no_senado_contra_projeto_que_torna_crime_preconceito_contra_homossexuais-546968139.asp

Andrea
Andrea
26 junho de 2008 7:19 pm

Fy, uma coisa que aprendi com Olavo de Carvalho foi o seguinte: pedir a Deus para me mostrar a verdade, buscar a verdade sempre, incansavelmente!

Que Deus te ilumine.

Fy
Fy
24 junho de 2008 1:39 pm

Soliussssssssssss

A Casa q jorra Sangue está menos impressionante q isto!

Q diferença pode fazer a “abordagem” de qq autor sobre este assunto?

É horripilante!
E não há “forma” de se redimir.

E, em se tratando de uma Instituição que represente “Deus” – claro q “q u a l q u e r ” envolvimento fica catastrófico!!!

Fy
Fy
23 junho de 2008 9:08 pm

Meu Deus,

Que coisa ho- rrí-vel!

Com certeza eu não devo ter descendência ne-nhu-ma !!!!!!

Quer saber: pra mim todo mundo era louco: católicos – protestantes – reis – pais – mães – tudo louco.

…Eu preciso perguntar pra minha mãe, se ela tem alguma lembrança estranha, se ela quer fazer uma regressão, uma hipnose…. – quem sabe algum loirão de Ganímedes me redime.- Sem nem meu pai perceber nem nada!

Marcel
Marcel
2 junho de 2008 8:38 am

Muito bonito, Anônimo!

Creio que todas as religiões se beneficiariam muito de tais palavras, pois apenas na humildade há real diálogo. 🙂

Abraços!!

os últimos neutrinos
os últimos neutrinos
2 junho de 2008 4:30 pm

Os vigilantes da Matrix adoram fanfarrices e relativismos. Facilitam o trabalho.

o último neutrino
o último neutrino
2 junho de 2008 4:36 pm

Marcel, “Quanto a Kali Yuga, acredito que todas as correntes…trazem consigo a idéia..que terminará daqui milhares de anos.” Não, amigo. “Quanto a Satya dentro de Kali, sei que é algo que os…” O responsável pela difusão deste grupo no ocidente era bem intencionado, porém um pouco confuso, e seus seguidores têm tratado de desvirtuar de vez suas idéias. A teoria de que Satya viria dentro de Kali é completamente absurda. É como dizer que numa partida de basquete, o último quarto conterá o primeiro quarto da partida seguinte. 🙂 Recomendo que se desprenda disto. “Deus é grande demais para que… Read more »

Hana, católica e feliz
Hana, católica e feliz
6 junho de 2008 9:21 pm

Uma última colocação nesse debate que, para quem tem olhos para ver, trouxe muitas verdades à tona. Eu estive no protesto em defesa da vida e contra o aborto, na Praça da Sé, São Paulo, e foi uma das experiências mais emocionantes da minha vida: ali estavam presentes e irmanados os reprentantes de praticamente todas as religiões mais expressivas do nosso país: Havia caravanas animadíssimas de grandes centros espíritas, como o Perseverança, de igrejas evangélicas da Assembléia de Deus, Monges budistas de não sei qual denominação, um grupo enorme da LBV e até um mulá islâmico que fez um belo… Read more »

Anônimo
Anônimo
6 junho de 2008 11:41 pm

outras verdades…

“NÃO JULGUEIS PARA NÃO SERDES JULGADO”; “ATIRE A PRIMEIRA PEDRA AQUELE QUE NÃO TIVER PECADO”; “AMA O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”

….ou será que o “relativismo” é permitido para alguns, quando conveniente!!

Fy
Fy
12 junho de 2008 1:52 pm

Não me parece questionável que alguma religião possa não ser responsável por seus crimes em nenhuma referência de análise.
Nem religiões, nem governos e nem cidadãos absorvidos por qq um deles.
Crimes são Crimes.
Oxalá nenhuma religião, crença ou partido governamental tenha o poder de maquiar qualquer ato contra a humanidade e sua ascendência em direção à Verdade.
Acredito q a discussão tenha se alicerçado na específica argumentação por se tratar deste específico assunto.

Parabéns pelo comentário.

Fy
Fy
14 junho de 2008 2:28 pm

Kubrickk

Parabéns pelo comentário!

Mas…
Olha eu tinha certeza q o Bush é católico? não é?

– Ué? Onde será q ele se inspira?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 junho de 2008 4:32 pm

Bush é protestante. Quando vi ele o e papa andando nos jardins do Vaticano, pensei: “Eles são até fisicamente parecidos! E nas idéias, então?” Imagino a conversa entre os dois: – Você sabe, sua santidade, nós pensamos parecido, eu até mesmo retomei as cruzadas… – Ahhh, bons tempos aquele em que bastava eu falar, e uma legião de soldados estaria disponível pra você cumprir os desígnios de Deus… Mas pelo menos lhe ajudei na eleição. – Agora que meu mandato está terminando, teria alguma vaguinha pra mim no Vaticano? —— “É bastante esclarecedor o editorial da Folha sobre a aliança… Read more »

Fy
Fy
26 junho de 2008 8:21 pm

Andrea, Vc já reparou q os católicos vivem pedindo estes absurdos pra Deus???? Ou então, sofrem da pretensão absurda de que os não-católicos vivem nas trevas? Mais uma patente: a Luz!!! Ou q todos são burros, talvez? Kd a Luz na hora de arrancar o saco dos menininhos? : Kd a luz na inspiração do Kramer e do Sprenger? E outras atrocidades q 300 quadradinhos não foram suficientes pra contar? Saravá! Minha gente, – dê lá um mergulhinho no Guaco q vai fazer bem procês!!!!!!! Solius, – O q é isto, Solius !?! – Peraí:: deixa eu te dar uma… Read more »

Eternus
Eternus
26 junho de 2008 8:27 pm

Andrea,

Deus e Olavo de Carvalho juntos? Não, pelo amor de qualquer coisa…. saiam deste transe !!!!

Diego
Diego
30 agosto de 2008 4:13 pm

Olá! O texto fez uma crítica correta às pessoas que se dizem católicas, mas não se comportam como tal. Gostaria apenas de corrigir um erro gravíssimo do texto. Foi colocado: “Se é homossexual, não segue o catolicismo.” Isto é um completo absurdo, sem nenhum fundamento católico. Esclarecendo: O Catolicismo é, na verdade, contra a relação íntima homosseuxal, como o namoro e o sexo entre pessoas do mesmo sexo. Mas não tem nada contra o homossexual como pessoa. Por exemplo, um homosseuxual pode até se tornar Padre se assim desejar, sem nenhum problema. Esperando ter esclarecido, e aguardando a correção de… Read more »

Aguinaldo Saores dos Santos
Aguinaldo Saores dos Santos
22 março de 2009 11:05 pm

Deixem de serem tolos a igreja catolica nunca foi de Deus e sim contra ele, essa igreja católica apostólica ROMANA ( e não cristã ),é aquela anunciada no apocalipse ( besta 666 ), qual é a cidade que esta em vota de sete montes, que será destruida e nunca mais será achada, como esta descrita no apocalipse. Ora que igreja é essa que matou milhões, nas inquisições,nas cruzadas. Pois saibam que a igreja católica surgiu 300 anos depois de Cristo, mais precisamente no ano 313 com o imperador Cloro Constantino I, esse que enganou os cristãos afirmando que Jesus lhe… Read more »

Solius
Solius
23 março de 2009 12:22 pm

Tola é esta sua imaginação.

Anônimo
Anônimo
1 maio de 2018 6:02 pm

“Quem deixa a meditação, em pouco tempo se torna um animal ou um demônio.”

Santa Teresa D`Ávila

Anônimo
Anônimo
2 maio de 2018 3:30 pm

Frase fora do contexto dá merda!

Arthur
Arthur
28 dezembro de 2011 8:37 am

Só uma correção, a Igreja acolhe os homosexuais ela é contra ele se envolver com outra pessoa (que seria relação homosexual) antes de qualquer piadinha, não sou, mas esse foi um dos temas num debate de jovens da minha comunidade de resto, muito bom o seu post. Show de bola.

Skywalker
Skywalker
23 junho de 2014 3:15 pm

(Arthur) “Só uma correção, a Igreja acolhe os homosexuais ela é contra ele se envolver com outra pessoa (que seria relação homosexual)”.

Ufa! Podemos ficar mais tranquilos. É só o homossexual se conformar com sua “anormalidade”, se trancar no armário, buscar uma vida “normal” (cônjuge hétero, filhos) e negar a sua própria NATUREZA interna, seu desejo, sua inclinação, e voilá… a Igreja (e Deus, é claro) o acolherá de braços abertos. Fácil, né?…

Isso na minha terra tem um nome: H-I-P-O-C-R-I-S-I-A

Aproveitando: li hj – interessantíssimo e tudo a ver com o tema homossexualismo:

http://socialistamorena.cartacapital.com.br/cristiano-ronaldo-o-pos-metrossexual/

Anônimo
Anônimo
24 junho de 2014 10:44 pm

“negar a sua própria NATUREZA interna, seu desejo, sua inclinação” Esse desejo e essa inclinação são inatos? Compõem realmente uma “natureza interna”? A ciência não responde. Demais disso, o que há no corpo é natural, e isto inclui genes e órgãos de especificam um determinado gênero. “Fácil, né?…” Não, não é fácil para ninguém abrir mão de uma multiplicidade de hábitos e passar a seguir uma vida religiosa. E cada um tem a sua cruz. Mas os esforços costumam ser bem recompensados. “Isso na minha terra tem um nome: H-I-P-O-C-R-I-S-I-A” Espero que ela receba o quanto antes um bom missionário.… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 julho de 2008 12:38 am

(piadinha:)

Professora:
– Por que o Papa condenou o segundo casamento?

Joãozinho (sempre ele!):
– Porque ele não é casado… se fosse, condenaria o primeiro também!

Fy
Fy
30 junho de 2008 11:59 am

Querido Solius:
Táaaaaaaaaaa bom:
Daqui a pouco agente faz as pazes em outro quadradinho!
Super guerreiro: adoro estar do mesmo lado!
Anyway:
When we drink, we get drunk.
When we get drunk, we fall asleep.
When we fall asleep, we commit no sin.
When we commit no sin, we go to heaven.

So, let’s all get drunk, and go to heaven!!!!!!!:)
Bjs

Solius
Solius
27 junho de 2008 12:13 am

Amiga Fy,

“foi vc q fêz esta observação ou já tava no texto?”

Releia este trecho com atenção.

“justamente “esta” é a razão da sua igreja empregar…”

E aí você vai entender direitinho isso aí também.

“sua “religião” é antimulher.”

Então adquira esse livrinho:

http://www.europa-america.pt/product_info.php?products_id=3132

vai logo pro capítulo 6 e depois volta aqui dizendo se você mantém a mesma opinião. 😉

E aí vai um presentão pra você:

http://www.4shared.com/file/23129578/a9f28cc4/Olavo_de_Carvalho_O_Jardim_das_Aflies.html?s=1

Boa leitura! :))
Beijo e fique em paz

Fy
Fy
27 junho de 2008 7:29 pm

Então os íncobus e os socúbos vinham sem pilha?
( não é isso?!?)

Coringa
Coringa
27 junho de 2008 8:54 pm

…é Fy, e sem sácobus, tb! 😮

Fy
Fy
29 junho de 2008 11:20 am

Solius,

– Que bom!… poem espanto nisto!

– Aproveite, e mostre p/ seus amigosespantados, um making of espantoso da schizophrenicjungle’sblackage que confeccionava as suas saudáveis bulas-papais:

– believe…:

http://www.misteriosantigos.com/luther_95.htm

– Se alguem quiser mais um visual deste atual popstaresquisitíssimo: este paparazzi é bom:

http://www.alexania.tv/artigos/artigos.php?id=76

Fy
Fy
29 junho de 2008 11:56 am

Solius, [Antes, acho por bem deixar registrado que haviam cantoras no século XVII e XVIII. A tal restrição impedindo que as mulheres se apresentassem seria exclusiva para apresentações dentro das igrejas.] Eu, com certeza, vou copiar este seu absurdo – Registro, Amém. E, vc registre o seguinte; – : um adendo para seu acervo de bulas ( Registre-o em todas): A mulher SEMPRE cantou !!! …E, como esta Igrejareligião, é um completo sinônimo de castraçãoemtodosossentidos, ( característica não exclusiva, mas q foi ferozmente agarrada por ela em sua insana captura pelo PODER) nada mais natural que “a Mulher”: > fosse… Read more »

Solius
Solius
29 junho de 2008 7:21 pm

Querida Fy, Esta menção à Idade Média foi tremendamente infeliz por parte do autor. O livrinho que lhe indiquei é bastante esclarecedor. Sobre o tal personagem do primeiro link: http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cadernos&subsecao=apologetica&artigo=lutero_filme&lang=bra Eu também não simpatizo com a referida restrição ao canto feminino nas igrejas, mas daí a considerá-la como absurdo, é evidentemente exagero de sua parte. Você acusa os homens da Igreja de intolerância, mas é exatamente isto que você tem demonstrado o tempo todo por aqui. Em vez de debater, apenas ataca a instituição por onde lhe convém e ao mesmo tempo faz vista grossa para as informações que contrariam… Read more »

Fy
Fy
29 junho de 2008 9:24 pm

Querido Solius,

Primeiro vc me manda a história da ópera inteira ??…?

depois um link dizendo q o tal do Lutero “desvirtuou” 12 freiras de uma vez só?… e o papa ficou indignado ??…?

– Vc “leu”… o q escreveu sobre “mulher cantar na Igreja”?

– … olha, acho que “em-católico”, tolerância deve ter outro sentido…

Que… “livrinho” ?!?… já lí o Exorcista; chega.

Não existem “autores infelizes”> infeliz é admitir estas in-sa-ni-da-des q vc defende.

O mais triste: é misturar Deus com tudo isto.

Com toda a tolerância:

Freeyourmind, querido: free – your – mind.

Solius
Solius
30 junho de 2008 11:37 am

Querida Fy, “Primeiro vc me manda a história da ópera inteira” Evidentemente um exagero seu. “depois um link dizendo q o tal do…” E no link só dizia isso? Mais uma vez você faz vista grossa, percebe? “acho que ‘em-católico’, tolerância deve ter outro sentido…” Não, é o mesmo que em qualquer lugar. E você dá mais um exemplo: “Que… ‘livrinho’ ?!?… já li o Exorcista; chega.” Encerro aqui de vez o assunto com você e minha participação neste tópico. Espero que aceite o pedido feito na mensagem anterior ou que, pelo menos, você passe a dar mais atenção às… Read more »

Anônimo
Anônimo
2 junho de 2008 2:25 am

“Ao estudo da sabedoria jamais havereis de pôr termo; não acabe ele antes de acabada a vossa vida. Em três coisas cumpre ao homem pensar e exercitar-se enquanto viva: em saber bem, em bem falar e em bem obrar. Desterra dos teus estudos a arrogância; não fiques presumido pelo que sabes, porque tudo quando sabe o mais sábio homem do mundo nada é em comparação com o muito que lhe falta saber. Mui escasso é, e muito obscuro e incerto, tudo quanto os homens alcançam nesta vida; e os nossos entendimentos, detidos e presos neste cárcere do corpo, estão oprimidos… Read more »

billy shears
billy shears
2 junho de 2008 12:14 am

Fy, Parece que um desses autores acionou o Dan Brown, por ter desenvolvido a tese deles no seu livro de ficção, sem o crédito que lhe era devido. Não sei que fim teve essa pendenga judicial. Mas de qualquer maneira, isso não tira o brilho do Dan Brown de construir uma trama de tirar o fôlego, juntando cultura e mistério. Bela sacada… Além, é claro, de trazer à tona a figura de Maria Madalena, ao provocar toda essa discussão em torno de sua vida. Na doutrina espírita, há várias passagens sobre ela em algumas obras psicografadas. Sendo ela denominada como… Read more »

Fy
Fy
1 junho de 2008 8:44 pm

Billy, Uma indicação muito boa sobre este assunto, é o livro O Santo Graal e a Linhagem Sagrada. < Michael Baigent/Richard Leigh/Henry Lincoln > O History Channel Fez um super documentário, apresentado pelo Michael Baigent: Por Trás do Código Da Vinci Antes de Dan Brown lançar seu multimilionário best seller “O Código Da Vinci”, foi publicada a obra “O Santo Graal e a Linhagem Sagrada”, a cargo de Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln. Grande parte da obra de Brown se baseia neste livro, assim como a produção do filme que se originou logo após. Henry Lincoln continuou investigando… Read more »

Marcel
Marcel
30 maio de 2008 11:06 pm

“Isto porque dificilmente você encontra gente que entenda realmente do assunto.” Solius, meu caríssimo, estava sendo delicado com você… Você quer autoridades no assunto? Bem, Swami Prabhupâda, aquele que fundou o movimento vaisnava (vulgo Hare Krishna) no ocidente escreveu que Kali Yuga não só não vai acabar tão cedo como vai bem mais longe do que você imagina… Quando eu falo do consenso, não é por causa dos intérpretes ocidentais, mas porque estes conceitos que usamos aqui, indiscriminadamente, são conceitos próprios de filosofias diversas na Índia, de literaturas diversas, e ELES LÁ não estão todos de acordo com a usabilidade… Read more »

Angela
Angela
30 maio de 2008 11:31 pm

Solius, pelo que estou entendendo, você é adepto da “sabedoria perene”, é isto?

Se não for, então poderia dizer-me a qual organização, grupo, seita, entidade (fora a igreja católica) você pertence, ou está ligado?

Menina da Lua
Menina da Lua
31 maio de 2008 3:04 pm

Lendo alguns comentarios neste post, me recordei do texto da Fisica (PUC/SP) e Psicoterapeuta Nicolette Lacerda Soares escreveu sobre “Expansão da Consciência e Religião”. Acredito que o conteudo ali acrescenta muito aqui. “A palavra religião vem do Latim “religio” que significa ligar novamente aquilo que foi separado. Embora se diga comumente que é melhor evitar discussões sobre religião e política, a própria idéia da expansão da consciência humana para um novo nível, a curto prazo, é o que está em discussão no momento. Podemos considerar quatro níveis de consciência no desenvolvimento humano, para efeito de maior compreensão: a infantil, a… Read more »

Menina da Lua
Menina da Lua
31 maio de 2008 3:16 pm

Nesse nível, o pensamento racional começa a surgir, o pensamento mágico começa a esmaecer, mas as escolhas são RADICAIS: ou branco ou preto. Caso você queira escolher uma religião para seguir, nesse nível de percepção, provavelmente você olhará para as crenças – os dogmas – de cada uma e escolherá a que fizer mais sentido para você, ou lhe der grande segurança ou prazer, ou a que lhe oferecer o ambiente social que o fizer sentir mais confortável. É importante PERCEBER que é provável que você simplesmente CREIA NAQULILO QUE SUA FAMíLIA OU SUA CULTURA ACREDITAM. O ponto é que… Read more »

Menina da Lua
Menina da Lua
31 maio de 2008 3:20 pm

4. Finalmente temos a visão religiosa do nível transcendental. Agora surge algo conhecido como a Iluminação, quando procuramos a realidade além das outras realidades – o Campo das Possibilidades, o Um, a Unidade de Consciência, a Consciência Crística, etc. Nessa perspectiva, o dogma desaparece, pois a idéia nesse nível é a de SER e não a de acreditar em algo a respeito. No nível da transcendência você faz práticas espirituais e uma procura interna, para descobrir por si do que se trata. E, nesse momento, cessa a crítica acerca dos enfoques anteriores. Embora se percebam claramente as limitações desses enfoques… Read more »

Coringa
Coringa
31 maio de 2008 4:24 pm

Menina da Lua, PARABÉNS, MESMO!!!
EXCELENTES COLOCAÇÕES!
—————–
E Fy, teu coração é HUMANO com H maiúsculo…é disto que precisamos!

Abraços 🙂

Solius
Solius
31 maio de 2008 4:31 pm

Marcel,
“…estava sendo delicado…”
E por que razão haverias de deixar de ser, meu caro? E reitero, não é fácil encontrar uma autoridade no assunto.
“Alguns crêem na…”
Quem crê nisto?!
Abraço.

Solius
Solius
31 maio de 2008 4:36 pm

Cara Angela,

Não, só um mero estudioso. 🙂 Mas já estive ligado a alguns grupos, os quais prefiro não mencionar. Atualmente frequento apenas a Igreja.

Fique com Deus.

Solius
Solius
30 maio de 2008 10:30 pm

Paulinha,

Veja, a afirmação “tudo é relativo” é absoluta. Como então tudo pode ser relativo?
É por isto que este pensamento tende naturalmente a afastar das verdades que podem ser alcançadas.

“Se há leituras e mais leituras e você descobriui o seu caminho…deve ter chegado através do conhecimento…Como faz?”

Lendo e me permitindo confrontar o meu antigo conhecimento com as informações novas. Isto foi crucial, minha amiga. Não foi tão fácil, mas valeu a pena. 🙂

Fique com Deus.

Solius
Solius
30 maio de 2008 10:22 pm

Geninha, “A camisinha é muito bem vinda para o sexo seguro…há portadores de soro-positivo casados com soro- negativo.” E neste caso a camisinha deve ser usada, sem problemas. Não é recomendada como método contraceptivo. “Então quando vejo o papa condenando tudo relacionado ao sexo…” O Papa não condena tudo relacionado ao sexo. Veja o que está escrito no Catecismo: -A sexualidade está ordenada para o amor conjugal entre o homem e a mulher. No casamento, a intimidade corporal dos esposos se torna um sinal e um penhor de comunhão espiritual.- -A sexualidade é fonte de alegria e de prazer: O… Read more »

Geninha
Geninha
30 maio de 2008 4:58 pm

Marcel, Será que não foi por isso que eu escrevi, “Não te parece estranho se afastar de um lugar pq se desencantou com a arrogância de teu irmão? Não te parece estranho querer caminhar sozinha quando poderia compartilhar a visão deste mesmo caminho com outros? Eu gosto da tua visão e me sinto feliz em saber que vc optou em compartilha-la comigo e com os demais do blog. Ao menos aqui, nas idéias expostas, caminhamos juntas a um entendimento comum.” ? Será que não foi por isso que insisti em dizer que ela não caminha sozinha, e sim que ela… Read more »

Marcel
Marcel
30 maio de 2008 5:07 pm

“Sim, acho que a igreja, a religião, os irmãos e etc… fortalecem si!, nossos mecanimos de defesa. Mas não precisamos tanto da “afirmação” quanto da “negação”?”

Bem, acho melhor deixar que cada um responda essa questão em si mesmo, Geninha… 🙂

Abraços!

Geninha
Geninha
30 maio de 2008 5:19 pm

“Bem, acho melhor deixar que cada um responda essa questão em si mesmo, Geninha… :-)”

🙂

Abraços!

Fy
Fy
30 maio de 2008 6:54 pm

Geninha,

Não acredito em auto-suficiência, no sentido pejorativo que vc usou; mas também não acredito em Insuficiência…

Corações brilhantes também “simplesmente pulsam”. Não creio q eles tenham q parar de pulsar para brilhar…

Não perco tempo usando o Método da Condenação para explorar meu inconsciente; pelo contrário: prefiro algum método consciente para explorar meus medos.

O “meu” contrário só poderia o inverso de mim mesma, não é? Geninha: será um grande encontro! À título de complementação, também te recomendo.

Fy
Fy
30 maio de 2008 9:45 pm

Desculpe Anônimo,
É Ubatuba – São Paulo

Solius
Solius
30 maio de 2008 10:18 pm

Billy Shears, “Desconstruir argumentos utilizando…” Caso tenha se referido a alguma colocação minha, peço que exemplifique. Fy, “Você se chicoteia também?” Não, e você? Anônimo, “Sobre as doutrinações…” Não tem nada de doutrinação aqui, e nem seu link comprova isto, apesar de ser útil. “Das maçarocas “Tradicionalista”…” Apesar de não saber sobre o que aspeou (pois caso contrário teria qualificado de outro modo), você chegou num ponto interessante. A meu ver o autor (pelo qual tenho admiração) algumas vezes se atrapalha, mas parte de suas críticas procedem. Bono, “…quem descobre, com que autoridade, para que e para quem? Determinados representantes… Read more »

Solius
Solius
30 maio de 2008 10:20 pm

Fy, Você é a favor do aborto? Zizi, “Estamos aqui discutindo a instituição, e voce…” Foi você quem disse que o nosso debate “se torna desgastante, e com certeza não irah mudar nossos pontos de vista.”, já se fechando para a nossa troca, quando o objetivo normal de um debate é justamente a ampliação do conhecimento. E veja, primeiro você vem com elogios e depois demonstra ter mudado de opinião por causa de uma colocação minha. Porém nisto você desconsiderou que esta minha colocação foi feita em cima de uma afirmação sua. Como você acha que devemos interpretar isto? 😉… Read more »

Fy
Fy
31 maio de 2008 8:52 am

Oi Solius, Não: não me chicoteio, …nem pagando dízimo. Sou completamente a favor do aborto, sim. Sou também a favor de todos os métodos contraceptivos ( não escreva q isto é uma incongruência: vc está ficando cansativo) e a desfavor de todas seus conceitos arcaicos e castrantes, em minha opinião. – A Paulinha , alguns quadradinhos atrás, te fez uma pergunta que tb é uma curiosidade minha: – que razão impele vc a tentar plantar seu fundamentalismo em um solo tão livremente heterodoxo qto o SDM. Com certeza, por esta razão, a Zizi apontou seu prazer ou êxtase em discursar… Read more »

Solius
Solius
31 maio de 2008 5:13 pm

Fy, Eu estou rindo aqui das suas colocações. Mas não me entenda mal, você é divertida. Minha cara, minha carreira profissional está voltada para as ciências biológicas, acredita? Pois é. Eu lido com a natureza, e estou longe de ser um maníaco-depressivo ou um masoquista, como você imaginou. Meu signo é (eu não deveria entregar isto por aqui) 😛 aquele que mais antagonismo apresenta com o tal “autoritarismo” e um dos que mais repulsa teria a uma suposta “doutrina claustrofóbica”, a “conceitos castrantes” e ao “fundamentalismo”, que muitos de vocês andam imaginando. Tente adivinhar qual é. E posso lhe dizer… Read more »

Marcel
Marcel
31 maio de 2008 5:22 pm

Por que tanto interesse, Solius? O Papa criou uma encíclica afirmando a validade daquelas extravagantes idéias daqueles hereges de tanga da Índia? O que importa ao Papa e à sua Igreja se Kali Yuga vai terminar agora ou daqui milhões de anos? O que lhe importa quem são os loucos que acreditam que haverá uma Satya Yuga dentro de Kali Yuga? Afinal, pelo que pude constatar, Solius, este deve ser um blog de doidos perdidos para você e seu santo Papa! (Sim, estou descambando! E você não precisa me responder, pois já imagino direitinho tudo o que você irá dizer!).… Read more »

Solius
Solius
31 maio de 2008 10:48 pm

E com isto Solius encerra sua participação neste espaço, neste sétimo dia da semana, numa noite em que se sente inspirado pela pureza.
Alguns se dirão: “já era tempo!”, outros questionarão: “já?” e outros tentarão se manter em silêncio.
São exatamente 22:22hs quando olha para o relógio.
Bondade, Beleza, Justiça, Verdade.
Para os bons olhos, muito foi e ainda será revelado nas palavras deixadas. Para os demais, só quando aliviarem o peso de seus corações.

É hora do ocaso.

Fiquem com Deus.

Fy
Fy
31 maio de 2008 11:40 pm

– Salve sua santidade : THE SLAVE OF GOD !
Conta a verdade!
Vc ficou tentado….!!!!!

( tenho certeza q vc está lendo escondido!)

Fy
Fy
1 junho de 2008 12:16 am

Para “nós” HEAVYHEARTS:

– Jesus:
Sing me your songs
But not for me alone
Sing them for yourselves for you are blessed
There is not one of you
Who cannot win the Kingdom

HOSANA
Jesus Christ SuperSuperStar

Marcel
Marcel
1 junho de 2008 3:03 pm

Olá Solius, Quanto a Kali Yuga, acredito que todas as correntes que tem por base os escritos védicos (primordiais) trazem consigo a idéia da Kali Yuga que terminará daqui milhares de anos. Quanto a Satya dentro de Kali, sei que é algo que os vaisnavas acreditam devido a influência da vinda de Caitanya Mahaprabhu no século XVI, que eles acreditam ser uma reencarnação de Krishna. Quanto às outras escolas, eu não posso dizer se elas crêem nisso ou não. O que me chateia, Solius, não são idéias diferentes das minhas. Eu mesmo sou mais composto por uma sustentação de hipóteses… Read more »

Fy
Fy
1 junho de 2008 3:52 pm

Salve Coringa, Me desculpe por ter perdido sua resposta à minha sugestão sobre a obra de Frank Herbert: Duna. Na realidade, não é um livro só: são vários. É uma odisséia. São vários volumes, e temos já publicados: coloquei na ordem correta: Duna O Messias de Duna Os Filhos de Duna O Imperador-Deus de Duna Os Hereges de Duna As Herdeiras de Duna ( parece assustador…) Mas, leia o 1º: Duna; e depois me conte. O Imperador-Deus de Duna, é o 3º.!!!!! < A saga de Duna trata de temas como sobrevivência humana, evolução, ecologia, e a interação entre religião,… Read more »

Coringa
Coringa
1 junho de 2008 4:07 pm

off topic

Ocaso é o seguinte pessoal…encontrei a trilha sonora pra esse enredo todo…rsrsrs

http://www.youtube.com/watch?v=3SfYMxPNVTE

Lá iá lá iá lá ia
O bode que deu vou te contar

O vigário dos índios
Aliou-se a Dom Pedro
E acabou com a falseta

Da união deles dois
Ficou resolvida a questão
E foi proclamada a escravidão..

Lá iá lá iá lá ia
O bode que deu vou te contaaar…
Lá iá lá iá lá iá
O bode que deu vou te contaaar

😉
___________________________________

Valeu Fy…e obrigado pelas dicas
Abração em você!!

billy shears
billy shears
1 junho de 2008 5:06 pm

Ontem vi um progama no national geografic chanel, sobre os enigmas tratados no código da vinci de Dan Brown. A repórter entrevistou vários estudiosos, inclusive Dan, e foi a várias cidades. O programa mostra que Maria Madalena é erroneamente descrita como uma ex-prostituta. Na verdade, não há nenhuma evidência disto. Tal disparate foi difundido no sec VII por um papa e só foi desfeito na dec. de 60. Parece claro pelos evangelhos gnósticos, não aceitos pela igreja católica, que Madalena tenha tido uma forte presença junto a Jesus. Inclusive, hoje se sabe que vários evangelhos foram escritos além daqueles compilados… Read more »

billy shears
billy shears
1 junho de 2008 5:25 pm

Pra quem se interessar, esse link fala sobre o especial “Código Da Vinci: Mistérios e Revelações”.

http://sosni.com.br/html/modules.php?name=News&file=article&sid=811

Solius
Solius
31 maio de 2008 10:20 pm

Bom, o primeiro anônimo não havia entendido bem o que tinha lido, mas acredito que já o tenha feito.
O segundo, sendo o mesmo ou não, poderia entender melhor o que é liberdade. Para isto recomendo “Ortodoxia” de Chesterton. O nome parece ser contrário à proposta, mas não é.

Anônimo
Anônimo
31 maio de 2008 9:46 pm

Correntes servem para os escravos da fé institucionalizada, não para homens livres!

Solius
Solius
31 maio de 2008 5:48 pm

Sobre o texto da tal física e psicoterapeuta, se o entendi bem, ela coloca os “sem religião ou doutrina” (sem saber o que é religião e o que não é) como estando bem próximos da iluminação, enquanto que os religiosos e metafísicos estão mais aquém nesta suposta cadeia evolutiva. Enquanto isso ela faz propaganda do “Conselho Mundial das Igrejas” (pró-comunista). Bom, e isto na prática é verificável? Quantos santos, iluminados e avatares, sem religião ou doutrina são conhecidos? Isto causa felicidade em algumas pessoas, mas em mim provoca o oposto, ainda mais sabendo onde a autora obteve seu título da… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
31 maio de 2008 5:51 pm

Não vamos tornar a conversa aqui uma troca de acusações ou levar pro lado pessoal. Vamos nos ater à troca de conhecimento, galera.

PS: Tenho um amigo que estuda sânscrito e já leu parte dos Vedas e conhece muito de hinduísmo que me disse que Kali yuga ainda tem uns bons milhares de anos pra terminar, o que é frustrante, mas é como eles contam as eras por lá…

Andrea
Andrea
31 maio de 2008 6:00 pm

Tudo está evoluindo? O que eu vejo é que as desgraças estão aumentando cada vez mais e que o ser humano continua cheio de erros, vaidoso, desonesto, falastrão…

Solius
Solius
31 maio de 2008 6:25 pm

Caro Marcel, O que você está achando chato, acredito, são as informações que estou trazendo, e talvez até mesmo o modo como as esteja colocando. Veja, todas as tentativas de me classificar de alguma coisa aqui foram falhas, e sabe por que? Porque eu vim simplesmente trazer informações e trocar idéias. Se tiver uma paciência santa, releia toda a conversa, ou mesmo parte dela, e perceba que quando eu saí do campo destas foi justamente para responder a quem o fez primeiro. Infelizmente foram muitas as acusações e poucas as informações que recebi. Mas tudo bem. Você me parece uma… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
31 maio de 2008 6:33 pm

Não sei se ele pertence a alguma escola ou grupo.

Anônimo
Anônimo
31 maio de 2008 7:25 pm

“mas simplesmente saiba que alguém que gosta de ler tem idéias diferentes das suas”…peço que pelo menos guarde isto, SOLIUS!

Solius
Solius
31 maio de 2008 8:06 pm

Anônimo,

Desenvolva. 🙂

Solius
Solius
31 maio de 2008 8:09 pm

Acid, teria como descobrir se ele segue a mesma corrente mencionada pelo Marcel?

Marcel
Marcel
30 maio de 2008 4:34 pm

“Porém não acho possível fazer um auto-coaching sozinha… Por conta dos nossos mecanismos de defesa. Mas sim, na verdade nos compreendemos.” Geninha, uma pergunta: você não acha que o fato da Zizi se abrir aqui no SDM (e outros lugares que porventura ela freqüenta) não permite que ela trabalhe com seus mecanismos de defesa? Ou, ao contrário, que alguns numa igreja (não todos obviamente) não possam fortalecer os seus mecanismos? Afinal, acredito que aqui fazemos uma espécie de comunidade de troca, aprendizagem e conhecimento. E eu, particularmente, aprendo muito com vocês, e também com as diferentes maneiras (defesas) que tenho… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 maio de 2007 5:39 pm

Que estranho… onde é que tem Einstein aqui nos comentários? Tem certeza de que tomou seu Gardenal hj antes de entrar na Internet?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 maio de 2007 10:06 pm

Não, não sou (pausa pra rir) 😆 Portanto, posso fazer o que der na telha, não? (risada demoníaca de quem vai pra o umbral) 😈 Por outro lado, não lembro do Kardec proibindo de fazer coisas… mas isso não vem ao caso, afinal, não sou espírita, não é mesmo? 😛 Ai, ai… muito bom ser livre pra pensar por conta própria sem ter ninguém pra dizer o que é certo ou errado… Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus:… Read more »

Eduardo
Eduardo
16 maio de 2007 11:42 pm

Acid,
sé é um cara mt massa
ainda quero te conheçer nessa vida

Anônimo
Anônimo
17 maio de 2007 6:32 pm

Concordo plenamente com você Acid, ou se é católico como manda o Papa ou não é. Não existe isso de ser mais ou menos católico. Acho engraçado as pesquisas que revelam que não sei quantos por cento da população brasileira é católica, outros por cento evangélicas, outros por cento espíritas e por aí vai. Se todo mundo fosse de alguma religião não haveria violência no mundo, até pelo que sei, nenhuma religião prega a violência e o que vemos é ela por toda parte. Eu fui batizado na igreja católica mas, se me perguntarem de que religião sou respondo nenhuma… Read more »

Thiago Alcalde
Thiago Alcalde
17 maio de 2007 9:21 pm

Obrigado amigo TORrÁdo, mas acontece, como perguntaram para o Acid, eu sou espírita, mas eu vejo mais pelo lado universal das coisas, quer dizer, eu pego a maneira de ver o mundo espírita, aquele modo de análise e reflexão e aplico à tudo que eu vejo ou ouço. Por isso sou muito receptivo as mensagens aqui publicadas à várias religiões, pois cada uma contém uma parte da grande verdade que ainda nos é velada. Mas isso não nos impede de analisar todas as correntes filosóficas e religiosas para obter maior saber, por isso gosto muito de sites agnosticos e budistas…… Read more »

Thiago Alcalde
Thiago Alcalde
17 maio de 2007 9:26 pm

Amigo “Você é espírita?” hehehe Então, acho que há uma razão para esses posts contra a igreja católica, e eu reconheço um dos grandes motivos para isso, é o teor separatista de seus discursos e uma visão retrógrada da realidade, que se recusa a corrigir os erros do passado e continua-os repetindo ainda hoje… Pois desde o princípio da igreja católica que teve início no século III, vemos o quanto ela agil em discordância de tudo aquilo que Jesus nos deixou escrito, Jesus, que abolia todos os rituais e se preocupava apenas com o amor ao próximo… Enquanto a atitude… Read more »

TORrÁdo
TORrÁdo
17 maio de 2007 11:24 pm

Valeu Thiago. Faço de suas palavras as minhas. Também faço essa busca E sem medo de quebrar conceitos. Acho que essa visão é compartilhada pela maioria aqui… Jesus, Buda, grandes caras, que te mostram um caminho…

(a joke: e se o exterminador tivesse voltado no tempo pra salvar Jesus? http://www.youtube.com/watch?v=_tRAYdNZG6w )

Valeu…
muito bom o papo

Leandro
Leandro
18 maio de 2007 7:01 am

Eduardo,
Também desejo conhecer esse cara. Resido em um bairro próximo ao bairro que ele visita de vez em quando( não sei se ele já morou lá)e queria pelo menos vê-lo, mas ainda não consegui. Queria muito conhecer também o oráculo dele porque ando atordoado, desorientado da vida, sem rumo, presidiário do meu próprio corpo e queria uma palavra do oráculo dele.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 maio de 2007 9:05 am

Vou organizar um show beneficente onde canto meus grandes sucessos 😉

Não tenho falado com Oráculo há mais de um ano…

Thiago Alcalde
Thiago Alcalde
16 maio de 2007 5:02 pm

Eu lí as razões pq Judeus não acreditam no cristianismo, postado pelo nosso amigo TORrÁdo, e cheguei a conclusão que não há porque Judeus não crerem em Jesus, mas sim, há motivos para Judeus não crerem no Catolicismo.
Afinal, Jesus nunca disse ser Deus, nem afirmara uma tal trindade universal, isso é invenção de muito tempo depois.
Bom, melhor eu parar senão começo a faser proselitismo, falow a todos e até mais!

Você é espírita?
Você é espírita?
16 maio de 2007 9:39 pm

VOCÊ É ESPÍRITA?

Um dos princípios que eu mais admiro no espiritismo é a orientação de não se atacar as religiões alheias. Comos os católicos (segundo a SUA opinião), tem muito dono de blog que também faz o contrário do que prega. Num texto ele fala em ecumenismo, no outro destila ódio contra a religião alheia. Vai ser incoerente assim no umbral! Aliás, acho que lá você terá um bom tempo pra repensar certas atitudes, não é, neguinho?

Loko
Loko
14 maio de 2007 3:48 pm

Não sei ond mora mais hipocrisia…o papa com aquele sorriso amarelo…ou a globo dizendo: O papa estava sempre sorridente…estava muito feliz…
Eu não consigo sorrir o tempo todo como ele…não sou tão dissimulado como ele heh, vai ver deve ter um curso intensivo disso para os papas hehehehe

Anônimo
Anônimo
14 maio de 2007 4:18 pm

Para isso foi criada a religião católica “Brasileira”, é a legião de Católicos “não praticantes”.

– Sou Católico, mas não-praticante.

Assim fica fácil.

billy shears
billy shears
14 maio de 2007 5:08 pm

Para ser sintético, se o Papa desaprova certo tipo de conduta ou prescreve outras ele está fazendo o correto, desde que tais assertivas morais sejam circunscritas ao povo católico de quem o papa é o líder espiritual.

Aos demais, é lícito desaprovar a moral prescrita pelo sumo pontífice católico, dentro do terreno da opinião e de sua postura de vida, resguardando-se o direito de terceiros de pensar e agir diferente.

O Estado laico, conquista da sociedade civil pós-iluminismo, deve respeito a todas as religiões, porém mantendo sua independência, pois ele é a organização de todos os cidadãos.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 maio de 2007 5:40 pm

Por falar em Estado Laico:
As razões de fundo da visita do Papa

TORrÁdo
TORrÁdo
14 maio de 2007 9:55 pm

Nunca se perguntou pq os Judeus não acreditam em Jesus?

http://www.judeus.xpg.com.br/Arquivos_pdf/Manual_Pratico_Esclarecimento.pdf

Ele é o Salvador mesmo? E esses outros “Messias”?

http://www.youtube.com/watch?v=bVwjuu1KqME

TORrÁdo
TORrÁdo
14 maio de 2007 10:25 pm
rosangela
rosangela
16 maio de 2007 4:18 pm

Eis: o papa está sendo coerente com a Igreja da qual é o seu chefe. Não´pretende agradar ou desagradar – ou seja – mais lúcido impossível. Não está satisfeito? simples: não seja católico.

TORrÁdo
TORrÁdo
16 maio de 2007 9:01 pm

Thiago Alcalde, pode se expor. É de grande interesse suas idéias pra todos que acessam o saindodamatrix…

bono
bono
18 maio de 2007 10:23 am

Leandro, começar a fazer mais exercícios físicos talves possa lhe ajudar, tipo corrida ou caminhada. Procure aventuras e troque o certo pelo incerto de vez em quando.

Anônimo
Anônimo
18 maio de 2007 3:02 pm

Acid,
Eu não te acho artista e nem te chamei de algo parecido, nem te acho Deus ou um mito ou um anjo ou um mensageiro ou um iluminado ou um guru ou um santo ou um sei lá o quê. Sequer se ajoelharia aos seus pés o quis te chamar foi apenas de… amigo.

Bono,
Valeu pela dica mas, exercícios físicos apenas desistressa e oxigena o cérebro mas não é disso que falo. O que é certo e incerto?
Será que o certo e o incerto para você é o mesmo para mim?

Phatae
Phatae
19 maio de 2007 10:57 pm

Belo post Acid, tem bastante tempo que não comento por aqui!! A escolha de um caminho espiritual ou religioso deve-se ao fato de ainda acreditarmos em uma pseudo-liberdade de escolha. A liberdade de escolha nos leva a outro questionamento: o fato desta escolha ser realmente livre ou não ou até mesmo se é REAL. A cada segundo estamos fadados à necessidade de um posicionamento acerca de uma situação ou sugestão; dessa forma, a todo o momento somos “obrigados” a escolher algo ou tomar uma atitude para a resolução de alguma coisa; até mesmo quando não fazemos nada esta ação partiu… Read more »

bono
bono
20 maio de 2007 12:53 am

Acho que não só o catolicismo mas o cristianismo todo é equivocado. Se Jesus achava que ele era o único filho de Deus, o caminho a verdade, a vida e o salvador infalível então ele era muito arrogante, isso sim.

Rômulo
Rômulo
20 maio de 2007 10:55 am

Acid, leio há bastante tempo o seu blog e já estudei várias religiões, hoje sou ateu. Pq vc não cria uma seção pro Ateísmo aqui no site? Pq, se vc faz uma seção p/ o Budismo, que é não-teísta ( e a meu ver a mais racional de todas as religiões), o ateísmo tb deveria ter a sua participação.
Falando em sair da matrix: e se não houver matrix e tudo que existe seja este maravilhoso universo que nos cerca, nosso maravilhoso corpo humano, sem a necessidade de um criador, fantasias ou amigos imaginários?

Abraços.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 maio de 2007 12:29 pm

Que legal! Até ateu lê o blog! É isso que eu queria, mesmo. Atrair pessoas questionadoras, que pensem por conta própria, independente de terem religião. Só acho que vai ser bem difícil fazer posts que sigam a categoria ateísmo, por uma questão que (pelo menos pra mim) me parece bem lógica, bem amarrada, na frase de Voltaire: “O mundo me intriga e não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro”. Não que eu seja adepto do Criacionismo, mas eu vejo a organização primordial/criacional pra muito além de um Deus entediado que diz “agora vou criar uma girafa”.… Read more »

Anônimo
Anônimo
20 maio de 2007 4:40 pm

Quando vejo este mundo tão confuso, uma “torre de babel”, tantas cabeças diferentes à procura de respostas, guerreando, tentando dominar, tenho certeza que Deus (uma inteligência suprema) existe, pois só isso explica a sobrevivência da raça humana. Só um ser superior poderia suportar tanta estupidez.

Babel
Babel
20 maio de 2007 11:13 pm

Sim Torre de Babel Quem acredita na Torre de Babel e a origem das Línguas? Bá! é só mais uma histórinha…

MissTick
MissTick
21 maio de 2007 3:43 pm

Li este artigo no “SomosTodosUM” e acabei por vir parar aqui para comentar. Para mim ser católica é como pertencer a uma família. Não escolhemos a nossa família e acho que todas as famílias têm de tudo: o bom, o mau e o muito mau. Mas tenta-se tolerar e evitar conflitos, se há coisas que não gostamos mesmo nada limitamos as visitas mas, de vez em quando, tem mesmo de ser aquela reunião familiar e até é agradável se tivermos calma e maturidade suficientes para não ferir susceptibilidades. Se o avô faz um comentário racista ou homofóbico, vai-se discutir com… Read more »

Anônimo
Anônimo
21 maio de 2007 5:12 pm

Para que estão todos a comentar a teoria da relatividade se nem sequer sabem quem é Einstein? E muitos nem seker o que é a relatividade!
Falam, falam, falam e não dizem nada…
Li a maior parte dos comentários e nem um que se aproveitasse. Tenham vergonha, informem-se. Alguns revelam uma ingenuidade tremenda. Parecem a minha avó a falar do Hamas e da Fatah, a julgar que são marcas de genéricos. Please, vamos todos contribuir para um mundo melhor. Todos contra a burrice!

bono
bono
19 maio de 2007 2:48 pm

A minha pergunta não foi para repreender nem para reprimir.

Eduardo
Eduardo
19 maio de 2007 2:23 pm

se a gente perguntar é pra achar resposta, dexa o cara hehe
mas escute Gitã que diz mt coisa , Leandro escuta essa música

Vazio
Vazio
18 maio de 2007 6:05 pm

Cristão, Católico, Budista, Espirita, Mulçulmano, Hinduísta, Taóista, etc, etc… E de que adianta todo esse questionamento, todo esse conflito, se a verdade continua oculta no âmago de cada um de nós? Esvaziar é preciso… Não adianta dizermos que somos livres, que podemos falar o que quisermos sobre qualquer coisa, pois não seguimos nenhuma corrente, crença, filosofia ou religião… Mas será que isso é liberdade? Ou é apenas mais uma das armadilhas traiçoeiras que a Matrix nos impõe? Aqui encontramos um paradoxo: O conhecimento que tanto nos esforçamos para amealhar acaba se tornando o maior obstáculo à percepção da verdade, na… Read more »

bono
bono
18 maio de 2007 9:50 pm

Leandro, eu quiz lhe sugerir fazer alguma coisa que voce considere arriscado para a integridade de seu ego, trocar o certo pelo incerto seria infrentar algum desafio que precise de coragem.

A mente às vezes só consegue criar problemas, voce não vai conseguir resolver esse tipo de sofrimento usando ela mais ainda.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 maio de 2007 11:10 pm

Eu disse à criatura desejosa dentro de mim: Qual é o rio que queres cruzar? Não há viajantes na trilha do rio, e não há trilha. Vês alguém se mover nas margens, ou a descansar? Não há rio algum, ou barco, ou barqueiro. Não há tampouco corda de reboque, e ninguém para puxá-la. Não há chão, céu, tempo, ribanceira, não há vau! E não há corpo, e nem mente! Acreditas que haja um lugar que deixe a alma menos sedenta? Nesta grande ausência nada encontrarás. Sê forte, então, e entrai em seu próprio corpo: Lá há um lugar sólido para… Read more »

Eduardo
Eduardo
18 maio de 2007 11:29 pm

kkkkkkkkkkkkk
quero ir nesse show mesmo

“Vou organizar um show beneficente onde canto meus grandes sucessos ;)”
mas agora to desempregado então vai demorar, só quando eu arranjar um trampo eu me viro , e acho esse maluko
acid
num sei já disse algo a respeito
mas assim
intuição e instinto.

Eduardo
Eduardo
18 maio de 2007 11:30 pm

aa esqueci
uehueahau acid pop até em spanish hein
tá ficando fera

Anônimo
Anônimo
19 maio de 2007 6:56 am

Acid deixe dia, mês e hora do show e estarei lá hehhehe, levarei uma faixa com os dizeres, ACID FILMA EU heheheh!!!…Vc é DEZZZZZZZZ!!! 😆

Leandro
Leandro
19 maio de 2007 8:20 am

Bono A internet está avançada mas não o bastante para uma pessoa conhecer a outra. Nem aquela que me colocou no mundo me conhece você há de me conhecer? Quem lhe disse que não enfrento desafios que precise de coragem? Meu ego já está deformado. O simples ato de enfrentar desafios não faz de ninguém melhor. Se você fala em mais desafios, mais desafios seria adquirir um revólver e tentar assaltar um banco ou tentar sequestrar um avião para jogá-lo contra um certo prédio? Você já tentou? Como separar nossa mente de nós mesmos? A não ser que eu me… Read more »

bono
bono
19 maio de 2007 8:43 am

Já percebeu que voce faz perguntas demais?

Caesar
Caesar
14 maio de 2007 3:07 pm

O problema é que ainda estamos muito preocupados com RÓTULOS.
Qial cerveja é a certa?

Radical Chic
Radical Chic
14 maio de 2007 2:29 pm

Mary!

Vamos arder juntas no MÁRRRRMORE DO INFERNO! 😀

Eduardo
Eduardo
14 maio de 2007 12:55 pm

é a mesada dos safados aumento 30% uaeheauhae
e a gente aqui.
é a vida

bono
bono
12 maio de 2007 8:15 pm

Mas parece que era obrigatório fazer parte desse organização, não era?

Hoje lá em Aparecida o papa parecia mais humano doque nas fotos que costumo ver na internet.

Agente devia parar de olhar tanto para o passado para dizer quem uma pessoa é.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 maio de 2007 8:18 pm

Que fique claro que ser membro da juventude hitlerista era obrigatório:

http://noticias.terra.com.br/mundo/novopapa/interna/0,,OI517003-EI4832,00.html

Ele serviu trabalhando na bateria anti-aérea, desertou e depois foi preso

Greyhawk
Greyhawk
12 maio de 2007 8:21 pm

Apesar de parecer um blog sério, um espaço para discutir idéias sobre o mundo, a vida e tudo mais, agora temos apenas um espaço para debochar do papa, do Ellam e de outros que discordem da visão do dono do blog. Ora ora, será porque o Papa discorda do Saindo da Matrix ele deve ser malhado e execrado. Parece que não é só o papa que vive de pisar nos outros que tem posição diferente.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 maio de 2007 8:25 pm

Não esqueça do Dalai Lama. Também já zoei dele. Agora só falta o Chico Xavier (até já tenho uma montagem legal, só falta ele voltar a aparecer na mídia). Vou deixar Maomé por último, pois vai ser meu último post, mesmo…

Thiago Alcalde
Thiago Alcalde
12 maio de 2007 8:26 pm

Muito legais teus comentários acid, e uma coisa que eu estou realmente surpreendido vendo teu site, é que se o índice de visitas no teu site, fosse algo em torno de 20% de católicos fervorosos, acho que vc já teria sido excomungado.
Mas para meu espanto, vejo que várias pessoas aqui são simpáticas as tuas idéias, parece que o saindo da matrix está funcionando então para quem visita este site! hehehe

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 maio de 2007 8:40 pm

A bem da verdade, acho que vou perder uns 20% de visitantes ou mais. Mas é o preço que se paga por ter uma opinião própria contra a Matrix. Se eu colocasse a Igreja Católica de fora das críticas, teria também de colocar os pastores evangélicos, os enrolões esotéricos, os lunáticos escatológicos e todo o resto. Por sorte nunca comprometi meu site com nada nem ninguém. Ele não procura ser sério, nem seguir uma linha espírita (embora às vezes pareça) nem alinhada com quem quer que seja. Se quiserem chamar o site de “humorístico de terceira”, tudo bem. Se quiserem… Read more »

Flavia
Flavia
12 maio de 2007 9:30 pm

“lembre-se que nosso Papa também falou que os cristãos não-católicos também pertencem, apesar de um modo imperfeito, ao Corpo Místico, visto que tornaram-se uma parte inseparável Dele através do Batismo.”

Hum, onde é que eu peço demissão?

Anônimo
Anônimo
12 maio de 2007 10:09 pm

Acho que o que falta à muitos brasileiros é conhecer a diferença entre ‘ser católico’ e ‘ser CRISTÃO’. Entender que Jesus, não é propriedade da igreja católica, mas que Ele pertence sim, à humanidade.
Falta compreender que não é necessário ser católico para ser CRISTÃO, aliás, não se faz necessário sequer ser adepto de qualquer religião, para manter sua fé em Cristo.

Em relação a questão das ‘ameaças’ de excomunhão feitas pelo líder da européia instituição religiosa, gostei mesmo foi da resposta que o ministro da educação deu, em entrevista à televisão:

“NÃO SE EXCOMUNGA A FÉ!”

Liciana
Liciana
12 maio de 2007 8:11 pm

Direito a vida! ( já que você tocou nesse assunto! ks, L)

A possibilidade de uso das células-tronco embrionárias para pesquisa de doenças hoje incuráveis está ameaçada no Brasil. Daí este manifesto pelo direito à liberdade de pesquisa, ao progresso dos tratamentos e à esperança de cura. Se concordar com ele, junte-se a nós e assine-o. O seu apoio é fundamental. O documento será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). O link para adesão está no final. Repasse-o aos amigos e amigas, para multiplicá-lo. Agradecemos imensamente.

http://www.associacaodesafio.com.br/

Jorge
Jorge
12 maio de 2007 7:38 pm

Não, mas foi membro da Juventude Hitlerista. http://pt.wikipedia.org/wiki/Juventude_Hitlerista

Josué
Josué
29 maio de 2007 10:09 pm

Rômulo ,
Vc tem como provar que ama sua mãe?

L34ndr0
L34ndr0
12 maio de 2007 4:22 pm

acho q todo mundo devia ser catolico igual o papa: pregar a humildade e ter uma pintura do michelangelo no teto da sala de estar ….

Bruno/
Bruno/
12 maio de 2007 4:47 pm

HAHAHAHAHAHAHA ADOREI! acid, so vc pra me fazer rir desse jeito! mostrei para minha mãe, ardorosa defensora do fundamentalismo católico, em outras de nossas conversas de trocas de farpas, e até ela concordou que não seguimos o “catolican way of life”, por detalhes meio pessoais para serem discutidos aqui… 😉 é o fim da ladeira para a igreja de pedro, ou ela se atualiza e evolui com o resto da humanidade, como MANDA a lei natural, ou se estagna e é derrubada e esquecida no tempo… Mas minha mãe disse algo que me surpreendeu pelo conteúdo realtivistico de sua frase:… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 maio de 2007 5:05 pm

Segundo o que aprendi na wikipedia, então sua mãe pode ser que seja católica com c minúsculo: “Os cristãos da maior parte das igrejas afirmam a sua fé “numa única santa Igreja católica e apostólica”. Esta crença refere-se à sua crença na unidade última de todas as igrejas sob um Deus e um Salvador. No entanto, neste contexto, a palavra católico é usada pelos crentes num sentido definitivo (isto é, universal), e não como o nome de um corpo religioso. Neste tipo de uso, a palavra é geralmente escrita com c minúsculo, enquanto que o C maiúsculo se refere ao… Read more »

Mary
Mary
12 maio de 2007 6:12 pm

e eu que não fui nem batizada

não tenho salvação MESMO!!!

bono
bono
12 maio de 2007 6:17 pm

A expressão facial do papa diz tudo.

Anônimo
Anônimo
12 maio de 2007 6:33 pm

me diagm uma coisa? o atual papa foi mesmo piloto de aviões nazistas, ou algo do tipo?

Bruno/
Bruno/
12 maio de 2007 7:36 pm

seguindo o civil que mandou o link dos ótimos vídeos de “Por que a Bíblia é Repulsiva”…

http://www.youtube.com/watch?v=rAconOaNn3E

billy shears
billy shears
12 maio de 2007 10:10 pm

Se as teses sobre a conduta moral que o papa defende alegra a uma grande parte dos católicos,os quais procuram segui-la, tal fato deve ser respeitado pelos demais, católicos ou não. Porém, deve-se ter a dimensão de que esta moral apregoada por Bento XVI não terá necessariamente de ser imposta ao restante da humanidade, quer ela seja cristã ou não. Àqueles que aceitam os preceitos de Jesus como um instrumento para a conquista de uma vida virtuosa, a mensagem é simples e direta, sem representeantes ou igrejas: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai… Read more »

isso é uma cilada!
isso é uma cilada!
12 maio de 2007 10:18 pm

Pois é, seriedade também é Matrix. Mas desviando um pouco do assunto… Penso que julgamento é ruim porque quase sempre julgamos pelo passado, sendo que o ideal seria manter a consciência no presente que é nossa única realidade tangível. Assim tanto os julgamentos para bem ou para mal são ruins para a iluminação espiritual pois são em relação ao passado morto, e são uma negação do presente vivo. Quando se está pensando no passado não há tempo para perdoar e mudar a cituação, pois essas coisas precisam da consciência no presente. O caminho da iluminação é o da aceitação do… Read more »

Mario
Mario
13 maio de 2007 11:01 pm

Acredito que a maioria aqui busca conhecimento ,ou seja, aquilo que está ligado ao todo ,que não muda…e não acumulo de informações ,por exemplo,de trocentos anos atrás sobre a igreja católica ou se o papa foi ou não nazista quando era mais jovem……essas informações não levaram ninguém a lugar nenhum , discussões como essas ,como foi dito em outro post, é verter o nada no vazio.

Marc Phoenix
Marc Phoenix
14 maio de 2007 12:51 am

Exatamente por isso que não sigo quaisquer religiões. Em qualquer religião que eu entre, por mais familiar que me seja, sempre vai haver algo q não concordo, que vai contra o meu senso crítico. Prefiro estudar as coisas by myself. De certa forma, se por um lado esse bando de pseudo-católicos não está alinhada as ideias do papa, por outro lado, as pessoas não sejam mais tão bitoladas pra aceitar tudo como clones de ovelha obedientes. Conheço pessoas que nem católicas são, que fazem questão de casar e batizar os filhos na igreja. tvz tudo seja mais uma questão de… Read more »

Bruno/
Bruno/
14 maio de 2007 3:44 am

Amém!

Gustavo (Civil)
Gustavo (Civil)
14 maio de 2007 8:14 am

Cfme a notícia do MoonChild vcs notaram o oportunismo da Universal? Aproveitam um racha na sociedade pra abraçar os dissidentes pró-aborto? Também vi outro dia na tv o R.R.Soares falando em pensamento positivo, o q lembrava muito o filme O Segredo. Lembrar que Soares fala que não é a Fé mas sim Deus que age. Que pensamento positivo o queee???! hiahai Esses caras não dão nó sem ponto. Nada bitolados, são é muito VIVOS.
abraço

Eduardo do Porto
Eduardo do Porto
14 maio de 2007 8:32 am

Jesus Cristo era um modelo. Quando era hora de trabalhar (no caso dele, pregar e falar de Deus) ele trabalhava no duro. Quando era hora de folgar, ele folgave, e bem (transformou água em vinho para quê? Para regar a horta?).
Quanto ao fundamentalismo (seja de que religião for)isso é coisa de demónio, não de Deus.

ROBSON
ROBSON
14 maio de 2007 9:30 am

O instituto brasileiro de geografia e estatistica tem em seu site http://www.ibge.gov.br um relogio que conta a populaçao brasileira.
Meu ultimo acesso as 09:15 desta segunda feira deparei com o numero de 188.836.369 brasileiros, que independente de religiao ou de qualquer outro rótulo,É FILHO DE DEUS, que se levanta todo dia da cama para fazer este pais gigante pela propria natureza andar. Viva o povo Brasileiro.

Tulio
Tulio
14 maio de 2007 10:19 am

Se vc tem toda uma crença baseada na católica, frequenta a igreja aos domingos, acende vela pra santo, reza durante o dia e ainda um pai-nosso na hora das refeições – mas é homossexual e apóia o aborto… Vc vai dizer que é oq? Cristão é muito amplo.

Vc é católico! Ainda bem q inventaram com c minúsculo e maiúsculo, senão iam ter q inventar uma palavra nova só pra isso =P Mas ainda assim, pra mim isso cai na categoria de ‘detalhe, deixa pra lá’

Vlad
Vlad
14 maio de 2007 11:58 am

Não sei em outros países, mas neste que se diz ser a maior nação católica do mundo, todas pessoas que não tem opção religiosa, se dizem “católicas não praticantes”, só para não serem olhadas com desconfiança pela massa teísta. Como podem ser católicos até mesmo os Católicos sem seguirem as recomendações da igreja? Em resumo… todo mundo é católico, ainda que de um modo “imperfeito”. Que porcaria…

belvederius
belvederius
13 maio de 2007 8:13 pm

não julque para naum seres julgado…

MoonChild
MoonChild
13 maio de 2007 6:42 pm

Pessoal, acabei de ver na record uma propaganda feita pela própria emissora A FAVOR DO ABORTO, ainda terminava dizendo “Record, responsabilidade Social!”. E Viva a Igreja Universal!

Anônimo
Anônimo
12 maio de 2007 10:22 pm

*ERRATA ref. post “maio 12, 2007 10:09 PM”

A frase ao final do post, foi pronunciada pelo ministro da SAÚDE e não da educação conf. escrito.

Eduardo
Eduardo
12 maio de 2007 11:20 pm

acid
vc assim esqueceu de algo aqui
“Se você faz sexo antes do casamento, não segue o catolicismo.”
“se você faz” ou fez né
e assim cara
O Papa apenas faz o papel dele na matrix né, é ou num é, e a igreja o papel dela, cada um tem que realizar sua função , lembra da Oráculo? dos elementais?
vc sabe.

Exodus
Exodus
13 maio de 2007 12:12 am

Sobre a liberação ou não do aborto: http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5781&language=pt Vai ser difícil (diria quase impossível) fazer com que permaneça o meio termo que existe em nossa atual legislação em face das campanhas pró-aborto que estão espalhando pelo mundo afora. Entre um radicalimso e outro, eu fico obviamente com o da igreja (posição que qualquer pessoa com sentimento e conhecimento religioso há de adotar). Sobre seguir ou não o catolicismo, realmente não é fácil, assim como não o é seguir o hinduísmo e o islamismo tradicionais (se pudermos identificar ainda a tradição nestas outras correntes). Mas a gente sabe que ambas também… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 maio de 2007 8:41 am

Acid, a-m-o teu blog, “zé ninguém” são esses caras que insistem em não respeitar o direito a ter direitos, de pensar livremente e fazer escolhas. Parabéns pelo texto!!!!!!!!!!

Anônimo
Anônimo
13 maio de 2007 10:07 am

Seria o Papa mesmo o representante direto de Deus no mundo, ou apenas um homem que chegou a um alto posto religioso, às vezes sendo um grande exemplo admirado por todos, como o Papa João Paulo II, ou as vezes não, como por exemplo: “Em 1252, no entanto, o papa Inocêncio IV autorizou o USO DA TORTURA quando se duvidasse da veracidade da declaração dos acusados.” (vejam o Link http://montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=historia&artigo=20040324003107&lang=bra , a resposta do professor é muito interessante, e lamentável). Claro que não podemos culpar a Igreja em sí pela tortura também em sí, pois a tortura na época, era… Read more »

isso é uma cilada!
isso é uma cilada!
13 maio de 2007 11:10 am

Ser um zé ninguém é um caminho para a iluminação. “O menor na terra, é o maior no reino do céu.”

Anônimo
Anônimo
13 maio de 2007 11:56 am

Papa e sua comitiva, muito barulho, honras e pompas….carroça muito barulhenta é porque está vazia!!!!!!!!! 😆

Bruno/
Bruno/
13 maio de 2007 3:32 pm

alguem sabe me dizer se o pap também fez um chute a gol quando foi ao pacaembu?

pq o golaço do João Paulo II, nooooooooossa! deveria ser escalado para a seleção! e olha que ele teria Deus como guarda-costas…

😀

Fernando
Fernando
29 maio de 2007 10:24 pm

Eu to de saco cheio desses pregadores da moral!

A figura do papa é completamente RIDÍCULA, é uma piada isso sim. Merece ser zuado.

Eu sei tudo sobre a teoria do Einstein
Eu sei tudo sobre a teoria do Einstein
21 maio de 2007 6:31 pm

A Teoria da Relatividade afirma que o pior dos burros é o que se faz passa por outro, pois a maior das burrices é relativa, em relação à burrice alheia.

Por outro lado Darwin afirma que “alguns” seres seres humanos são um produto da evolução dos burrus sapiens e, hoje, eles costumam aparecer em alguns comentários do SDM sob um nick oculto…

Solius
Solius
27 maio de 2008 8:49 pm

Cara Fy,
Você mesma disse não estar contra mim, e do mesmo modo também não estou contra você. 🙂
Nada me faz pensar que sua bagagem literária se resume a Dan Brown. Onde eu disse isto? Releia com atenção o que escrevi acima e em que circunstância.
Mas veja, investigue os artigos que indiquei, priorizando a sua busca pela verdade. A partir daí sim, questione. Você vai começar a entender aonde eu consigo ver Liberdade e Amor ali.
Fique com Deus.

Anônimo
Anônimo
27 maio de 2008 4:40 pm

Tenho pena daqueles que dependem de instituições, para ter FÉ!

Fy
Fy
27 maio de 2008 4:55 pm

MINHA SENHORA Hana, A senhora não precisa ficar nervosa. Ninguém está agredindo sua fé. . eu até nem entendí, se a Sra tem fé em Deus ou na sua Igreja. Eu, por exemplo, nem poderia agredir: pq como a sra deve ter lido,além de só ler revista de moda ( aprendi a ler a semana passada, aliás) eu me declarei pagã.. Apesar de estar extremamente inclinada a me converter ao Doggonismo: do Marcel. A senhora deveria dar uma olhada: o Deus deles é pacífico; não se incomoda se eles forem inteligentes; responde tu-di-nho, numa linguagem simples:é só olhar a natureza:… Read more »

Fy
Fy
27 maio de 2008 5:23 pm

Ah, esqueci…
– Pra senhora não ficar ner-vo-sa – eu vou lhe dar um toque: bem baixinho:: ói: “aqui”, neste blog, todo mundo pode usar o nick que quiser. Ih! pode até não usar também:::: uma be-le-za.
Sem pecados: sem culpas:: não se preocupe…

Marcel
Marcel
27 maio de 2008 5:23 pm

“Desiste, Solius, ser católico é igual a ser corintiano em São Paulo ou flamenguista no Rio: é uma torcida grande, mas a galera que torce contra também é enorme! Catolicismo é uma coisa que ou você ama ou você odeia, não tem meio termo, mas isso na verdade é um ótimo sinal: o próprio fundador já avisou que seria assim, há 2.000 anos.” Eu discordo dessa posição de que no que diz respeito a Igreja Católica ou se ama ou se odeia… Pelo que li aqui, no fundo não há ódio pela Igreja em si, mas sim pelo que há… Read more »

Marcel
Marcel
27 maio de 2008 5:34 pm

Só para corrigir os erros: Particularemente, não atingi tal nível de evolução espiritual para que eu veja apenas com amor a hipocrisia e o cinismo… por isso, quando vejo alguém se revoltar e mesmo sentir raiva por tudo isso, independente de onde isto estiver, seja no Vaticano, em Brasília ou no próprio coração, bato palmas – porque no fundo dessa raiva e desse ódio e desse inconformismo há muito amor e desejo de mudança, de tranformação, de renovação, de santificação. Acredito que todos desejam isso, não é? A diferença está apenas na maneira escolhida de ação… Que engula a primeira… Read more »

Coringa
Coringa
27 maio de 2008 5:46 pm

“Os Hermetistas pensam e ensinam que o TODO, em Si mesmo, é e será sempre INCOGNOSCÍVEL. Eles consideram todas as teorias, conjeturas e especulações dos teólogos e metafísicos a respeito da natureza íntima do TODO, como esforços infantis das mentes finítas para compreender o segredo do Infinito. Tais esforços sempre desviaram e desviarão da verdadeira natureza do seu fim. Uma pessoa que prossegue em tais investigações vai, de circuito em circuito no labirinto do pensamento, prejudicar o seu são raciocínio, a sua ação e a sua conduta, até ficar totalmente inutilizada para o trabalho da vida. É como o esquilo,… Read more »

Solius
Solius
27 maio de 2008 5:51 pm

Acid, “O que me leva a uma importante questão… só o foram porque eram teimosas…” Isto não está de acordo com o meu pensamento. Passa longe. Você se esqueceu de mencionar os motivos que as levaram aos tribunais. 😉 “Fiquei surpreso com uma opinião…” Opinião de historiadores, como, provavelmente, o que citei acima. E como afirmar o contrário? Não sei das intenções de Torquemada, mas se ele agiu com má fé, a responsabilidade cai sobre ele, inclusive por ter sido uma pessoa esclarecida. Porém só cabe a Deus julgar verdadeiramente. Entre a Wikipédia e o Mída Sem Máscara, o segundo… Read more »

Solius
Solius
27 maio de 2008 5:57 pm

Sobre a questão da pedofilia, comecem por ler “Goodbye, Good Men” de Michael S. Rose.

Anônimo
Anônimo
27 maio de 2008 4:35 pm

Roma é sempre a mesma Como Funciona Agora a Inquisição de Roma “Unum Sanctum” – 1300 d.C. … Conseqüentemente declaramos com certeza, e pronunciamos ser necessário que se sujeite ao Pontífice Romano toda criatura…” promulgada em 18/11/1302. “Dominus Iesus” – 2000 d.C.(!!!) … Na unidade e na universalidade salvadora de Jesus Cristo e da ICR. IV. – A EXCLUSIVIDADE e Unidade da Igreja. 16. “Aos fiéis católicos é exigido que professem que existe uma continuidade histórica – enraizada na sucessão apostólica – entre a Igreja fundada por Jesus Cristo e a Igreja Católica Romana. Esta é A ÚNICA Igreja de… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 maio de 2008 3:32 pm

Bem, eu poderia falar de algo bem atual como a pedofilia acobertada pelo Papa, mas aí eu iria ficar muito revoltado e carregaria nas palavras, sendo muito cruel (entretanto, não mais cruel do que achar que padres criminosos estejam acima das leis).
Sim, sou parcial mesmo, e creio que os anos passados na Universidade Católica, pagando mensalidades exorbitantes enquanto descobria das isenções de impostos, água e luz da referida por ser uma instituição “filantrópica” me revoltaram. Se eu descobrir que o Sai Baba faz o mesmo, vou me revoltar do mesmo jeito.

H K Merton
H K Merton
27 maio de 2008 11:27 am

Desiste, Solius, ser católico é igual a ser corintiano em São Paulo ou flamenguista no Rio: é uma torcida grande, mas a galera que torce contra também é enorme! Catolicismo é uma coisa que ou você ama ou você odeia, não tem meio termo, mas isso na verdade é um ótimo sinal: o próprio fundador já avisou que seria assim, há 2.000 anos. Dói quando as pessoas criticam usando mentiras, citando “achismos” ou repetindo aquilo que “ouviram falar” em algum lugar como se fosse verdade absoluta, e isso é o que mais acontece em todo lugar. Mas desencana, porque quando… Read more »

Solius
Solius
27 maio de 2008 1:55 pm

Um Cátaro, Logo você com seu Caps Look vem falar em arrogância? Já ouviu falar em Netiqueta? 😉 Onde eu digo que todos devem se sujeitar às minhas indicações literárias? Já disse e repito: conteste-as, como eu fiz com as suas. Joguete? É assim que você vê? Será que é por isso que não consegue mais prosseguir no debate e parte para o ataque pessoal? Os argumentos que indiquei refutam os seus. Foi você quem argumentou primeiro, já esqueceu? Me falta honestidade no trato com o outro? Não me faça rir com essas tentativas de “ad hominem” barato. Preciso dizer… Read more »

Solius
Solius
27 maio de 2008 2:20 pm

Prezado Marcel,
Para melhor compreender esta passagem consulte: Mt 16,16-19; 18,18-20.
Fique com Deus.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 maio de 2008 2:27 pm

Uma coisa é certa: quando perde-se argumentação, parte-se logo pro ataque pessoal. Eu prefiro que continuem as argumentações baseadas em fatos. O que me leva a uma importante questão: de acordo com o pensamento de Solius, as milhares de pessoas que morreram e foram torturadas na santa inquisição só o foram porque eram teimosas, já que tinham amplas possibilidades de se “redimir” (de que mesmo?)? Tava lendo o caso da Inquisição espanhola que vc indicou http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=2218 Fiquei surpreso com uma opinião muito abalisada e isenta sobre o Santo Torquemada: “Tomás de Torquemada ficou sendo, para muitos, a personificação da intolerância… Read more »

Solius
Solius
27 maio de 2008 2:50 pm

Prezado Merton,
Você está absolutamente certo. Mas está tudo bem. Levo com bom humor este papo, como já levei muitos outros. 🙂 Prefiro pensar sempre que há quem possa vir a se beneficiar durante e depois deste tipo de troca de informações, e até mesmo quando surge alguma tensão (através da análise de sua origem).
Devo dizer que conheço bem este sentimento de repulsa à Igreja, mas felizmente já identifiquei suas origens. 😉
A Paz pra você também!

Anônimo
Anônimo
27 maio de 2008 2:53 pm

“Algumas pessoas citam Jesus Cristo o tempo todo sem saber que, se não fosse pela Igreja, nós nem ao menos conheceríamos a mensagem dele. Mas vai querer explicar isso…”

Perfeito, caro Merton!

Ele disse que seríamos odiados por causa do nome Dele, mas quem perseverasse até o fim seria salvo.

Querer emitir julgamentos sobre fatos históricos sem nem mesmo entender a mentalidade das pessoas da época é complicado pra caramba!

Marcel, eu li esta semana algo sobre essa passagem. Vou buscar e postar aqui.

Hana
Hana
27 maio de 2008 3:16 pm

Ô, Acid! Toda vez que se fala em catolicismo você vem com o Torquemada e a inquisição?? A meu ver é o seguinte: a igreja pisou sim na bola com essa triste página da história que se chamou inquisição (que também não foi nem a milésima parte do que a gente lê por aí nos sites anônimos da vida ou vê nos filmes holywoodianos). Mas o papa já o reconheceu e pediu perdão oficialmente por esses erros. O erro aconteceu; o que mais se pode fazer agora a não ser pedir perdão? O problema é que o Torquemada já morreu… Read more »

Fy
Fy
27 maio de 2008 3:23 pm

ALELUIAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!

Fy
Fy
27 maio de 2008 6:00 pm

Salve Marcel, Claro q nós nos horrorizamos com todo e qualquer crime cometido contra o ser-humano. E falar sobre isto, é um excelente sinal. Esquisito é “escolher:: Nazismo, sim – Catolicismo não, etc… etc… Mas existe ainda, em minha opinião, um outro tipo de crime tão tendencioso contra o ser humano, como os acima acitados. É a mórbida pregação católica. O desmerecimento total do reles humano pecador. O coitado que já nasce “carregando” o Pecado. O infeliz que já nasce culpado, apavorado por um Deus tão “amoroso” que inventou o sacana do demônio pra se divertir com ele. E, olha… Read more »

Solius
Solius
27 maio de 2008 6:18 pm

Anônimo,

“Essa de interpretar a “vontade de Deus” seria algo cômico…”
“E agora, já temos um pequeno exemplo local… desta SOBERBA, desta ARROGÂNCIA.”

Sabia que é presunção criticar o que não se conhece?
Pior de tudo é você reclamar de arrogância com arrogância.

A você e aos demais que me acusam de arrogância, mostrem onde demonstrei ser arrogante, sem que eu tenha sido precedido de alguma postura de nível semelhante. Fundamentem suas críticas. Se eu errei em algum momento não terei a menor dificuldade em pedir desculpas. Mas será que vocês fariam o mesmo?

Solius
Solius
27 maio de 2008 7:23 pm

Caro Marcel,

Esta passagem faz parte de um apócrifo, se não me engano “O Evangelho de Tomé”. Não conheço este livro, mas o que é afirmado não é verdade. Os ensinamentos fundamentais no tempo de Orígenes e Clemente de Alexandria não diferem dos atuais. Leia também os Santos Padres para constatar a afirmação.
Fique com Deus.

Andrea
Andrea
27 maio de 2008 8:30 pm

A Universidade, entre outras maravilhas, é criação da Igreja e teve início na Idade Média.

Trecho de Regine Pernoud sobre Educação na Idade Média:
http://www.permanencia.org.br/revista/historia/luz2.htm

A Púqui é um lixo comparada às Universidades medievais, está cada vez pior, infelizmente, cheio de teólogos de quinta categoria e outras esquisitices mais.

Sai Baba é um daqueles falsos profetas anunciados pela Tradição cristã há dois mil anos atrás…
“Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos” (São Mateus 24:24)

Que Deus os abençoe e ilumine.

geninha
geninha
27 maio de 2008 7:34 pm

Meu Deus! Anônima(o), citarei Einstein: “(…) São criaturas que – em seu rancor contra a religião tradicional como sendo o ‘ópio das massas’- não conseguem ouvir a música das esferas”. ******************** Lembrando que sou ‘evangelica’ (protestante). Quando vamos a igreja e ficamos de olhos bem abertos – para “ver” o que os outros fazem – perdemos a oportunidade de fechar os olhos, olhar o interior e “perceber” o que nosso coração sente. Abrir os olhos é pensar… Fechar os olhos é sentir… Não importa qual seja a “instituição”, quando pensamos… Todas são falhas. Um poquinho mais de Einstein… (lembrando que… Read more »

Marcel
Marcel
27 maio de 2008 7:48 pm

E quanto ao Jó, Solius?

“Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.” (1 Jo 4, 16).

Abraços!

Coringa
Coringa
27 maio de 2008 8:31 pm

Prezado Solius,
Sobre a procedência dos “Três Iniciados”, não se preocupe, estou ao par do que é ou não controverso, e para QUEM o é. No mais, isto não invalida a(s) verdade(s) que nele podem estar contidas na avaliação de quem o lê. A própria Bíblia, também é controversa para muitos; a autoridade da igreja e papal também o são para outros bem como tuas próprias ‘verdades’ e/ou crenças particulares, até mesmo, seu particularíssimo Deus. No mais Solius, considero também tuas recomendações ALTAMENTE controversas e, particularmente, as dispenso, agradecendo porém, a possível preocupação de sua parte neste sentido.

Fy
Fy
27 maio de 2008 8:32 pm

Solius, Eu acho q vc é padre. aiaiai.. mas isto é com vc.!!! Agora me responda: O q te faz pensar que minha bagagem literária é Dan Brown? Brother: vc me irritou! Mesmo considerando q ele é um cara bastante inteligente; não posso negar q ele me levou a grandes pesquisas; gds livros. – Meu filho: aonde q vc consegue ver Liberdade e Amor, naquela imagem revoltante, eu não consigo entender. – Passar esta interpretação absurda, é mais uma manipulação (até infantil) política – “maquiando” um costume bárbaro, adaptando-o a uma doutrina baseada no terror e na culpa, transferindo a… Read more »

Solius
Solius
27 maio de 2008 8:38 pm

Prezado Marcel,

Se uma criança nasce num país longínquo, cresce e morre sem nunca poder ter ouvido falar no cristianismo, mas tem um bom coração e procurou agir retamente, está salvo em Jesus Cristo.
Veja também que para o Catolicismo, o A.T. deve ser analisado sempre à luz do N.T.

Abraço!

Fy
Fy
27 maio de 2008 8:44 pm

Solius,

Leia o q o Coringa escreveu, com atenção: sem preconceito.
o Marcel, o Cátaro

São outras formas de entender Deus, Jesus, nós mesmos.

Somos pensadores; caçadores de (emoções) verdades.

Toda a vez que se alcança um horizonte: outro se apresenta, quem acha q já sabe de tudo…acaba ficando no tudo q já sabe.

Solius
Solius
27 maio de 2008 7:13 pm

Anônimo,

Você deveria ter estudado o sinônimo de “arrogância” no dicionário, antes de vir aqui e me acusar de arrogância… com arrogância! Vamos lá, prove.

Querida Fy,

Obrigado pelas palavras iniciais.
Não se preocupe, pois em nenhum momento eu interpreto suas palavras como sendo contra a minha pessoa. Fique muito tranqüila quanto a isto e continuemos com nosso papo. 🙂

Solius
Solius
27 maio de 2008 7:07 pm

Cara Fy, “…O coitado já nasce “carregando” o Pecado…” Acho que você sabe que não é perfeita, certo? Um pouco de Teologia não faz mal a ninguém.. 🙂 “…decerto ninguém entende bem o porque” Engano seu, prezada. “…Aliás, ele não fundou Igreja nenhuma” Não? E o que será que Ele quis dizer em Mt. 16:18-19? “…Hoje: 2008 anos depois é que podemos ter uma idéia…” Através de Dan Brown e James Cameron? 😉 Marcel, “… no fundo a maioria dos seres humanos ainda necessitam de uma instituição…” Praticamente a totalidade, meu caro. O problema surge quando uma instituição Tradicional abre… Read more »

Marcel
Marcel
27 maio de 2008 6:26 pm

Olá Fy!! Concordo com suas palavras… É que às vezes penso comigo que no fundo a maioria dos seres humanos ainda necessitam de uma instituição para os lembrar e para trabalhar com o sagrado. O problema acontece quando as Igrejas, que são apenas um meio, se tomam como um fim, e pior, o FIM ABSOLUTO, quando eles se declaram o próprio TODO, como disse o Coringa. Infalíveis e perfeitos como o TODO, e por aí vai… Quando o TODO fica encerrado dentro de quatro paredes, todos aqueles que estão fora dessas paredes são automaticamente excluídos… “Quando encontrar Buda mate Buda”… Read more »

Solius
Solius
27 maio de 2008 6:27 pm

Marcel,
Você tocou num bom ponto. A Igreja, como instituição, apresenta sérios problemas em seu quadro atual. Procure comentários a respeito do livro que indiquei a pouco do Michael S. Rose para saber mais.
Suas reflexões sobre o que lhe foi ensinado nas escolas procedem. É isso que venho tentando trazer.

Solius
Solius
27 maio de 2008 6:29 pm

Ainda sobre sua questão inicial a respeito das palavras de Jesus, veja o que diz São Cipriano: “…Para inculcar aos seus discípulos a união e a paz, diz ele: ‘Eu vos afirmo que, se dois de vós concordarem na terra em pedir qualquer coisa, ela lhes será outorgada por meu Pai que está nos céus’ (Mt 18,19). E continua: ‘Onde quer que se encontrem dois ou três reunidos em meu nome, eu mesmo estou com eles’, mostrando que o que mais vale na oração não é o número dos que oram, mas a sua união de espírito. ‘Se dois de… Read more »

Solius
Solius
27 maio de 2008 6:33 pm

Coringa,

A procedência dos “Três Iniciados” é controversa.
Recomendo que, caso ainda não tenha feito, leia o “Corpus Hermeticum” para saber mais sobre hermetismo.
Abraço!

Anônimo
Anônimo
27 maio de 2008 6:41 pm

Solius, não é necessário provar tua arrogância, ela é evidente em teus comentários! Basta lê-los.

Fy
Fy
27 maio de 2008 6:47 pm

Querido Solius, Vc é um grande guerreiro também! É admirável como vc defende seus pontos de vista e segura sua bandeira. Eu, não estou contra vc. Estou, neste momento, contra seus pontos de vista. Sei q vc não vai mudá-los; mas vc também se definiu como um livre-pensador. Eu estou ficando aflita com a impressão de q vc está se sentindo agredido::: não é por aí. Estamos todos argumentando:: não é a “sua” religião q está sendo discutida, são acontecimentos, ocorrências da nossa história:: a de todos nós. E, pelo menos:::: ainda “podemos” falar: trocar, discordar, argumentar: sem a intenção… Read more »

Marcel
Marcel
27 maio de 2008 6:47 pm

Solius, Há algumas partes também (não vou me lembrar onde e nem a transcrição literal), onde Jesus diz algo do tipo: basta levantar uma pedra ou partir “algo” que ali a pessoa o encontrará… Existe esta passagem, ou estou enganado? Porque um dia li num livro chamado A Epopéia do Pensamento Ocidental, no qual era afrimado que no cristianismo primitivo, os cristãos viviam como se a Terra, após a vinda de Cristo, tivesse sido completamente redimida, podendo agora Cristo (que é um com o Pai) ser encontrado e vivenciado em qualquer lugar do mundo, seja em baixo de uma pedra,… Read more »

Marcel
Marcel
27 maio de 2008 6:52 pm

Em outras palavras: por que isto aqui não pode ser uma verdade em si, independente da Igreja?

“Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.” (1 Jo 4, 16).

Marcel
Marcel
27 maio de 2008 11:24 am

Uma coisa que eu sempre quis perguntar: alguém aqui saberia me explicar como a igreja Católica, que sempre se considerou a intercessora entre Deus e os homens (não sei como está hoje em dia), explicaria, entre outras do gênero, esta frase de Cristo?

“Onde dois ou três estiverdes reunidos em meu Nome, aí eu estarei.”

Obs: estou escrevendo sem ironia.

Olim
Olim
27 maio de 2008 9:30 am

Daqui percebo no horizonte uma legião de nuvens escuras, lançando sobre as terras sua essência. Mas será que essa água irá a chegar a todas as raízes, e se lá chegarem será que serão assimiladas? A água que se transforma em alimento, em fruto, em exuberância, em enchente, em abafos de choro, em cantos, em beleza, em tristeza, em desespero, em esperança… Quem entende de tudo sobre a água? E se entende tudo sobre a água, será possível bebê-la de fato? E se bebê-la poderá também ser água ou somente saciará a provável ausência dela, retê-la, para mais tarde continuar… Read more »

Fy
Fy
27 maio de 2008 7:21 am

Com certeza, Coringa!
Foi vc quem escreveu, não foi?
Também repito:
– Existe um padrão: inexorável em suas falhas degenerativas. Repete-se nos Sistemas de Escravidão, nos Estados do bem estar, nas Religiões estratificadas, nas Burocracias socializantes – em qualquer Sistema que crie e mantenha dependências. – Seja um parasita por muito tempo e você não poderá existir sem um hospedeiro. –
Os Diarios Roubados
O Imperador Deus de Duna
Frank Herbert

Vc já leu?

Rômulo
Rômulo
2 junho de 2007 9:08 pm

Josué, tenho como provar que amo minha mãe. Sempre que posso, a beijo e abraço sem ela pedir. Porém vc pode achar que eu faço isso de olho na herança, o que não é o caso, rsrs.

Josué
Josué
4 junho de 2007 12:25 am

Rômulo…
Objetivamente vc não tem como provar para os outros que ama sua mãe.

bono
bono
4 junho de 2007 2:11 pm

Enquanto não se comprova a “teoria amor do Rômulo pela sua mãe”, eu não acredito que ele exista.

Jorge
Jorge
5 junho de 2007 2:58 pm

Sou outra vez o da relatividade e do Einstein. O catolicismo virou saco de pancada? O papa um peão a atropelar? Que mal ele fez a estas pessoas todas? O mundo em guerra, o aumento da temperatura ameaça submergir grande parte da costa mundial a médio prazo, a sida e várias doenças contagiosas alastram a um ritmo alucinante, o fosso ricos pobres é cada vez mais um abismo, os corta-unhas estão cada vez mais caros (:-). E que faz o pessoal? Vêm criticar quem é melhor que qualquer um de nós!!!! Todos temos o direito à expressão e a defendermos… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 junho de 2007 3:13 pm

O Papa é melhor do que eu? Quem disse? Eu me considero uma pessoa legal. Por exemplo, não censuro você por gostar dele, oude defendê-lo aqui no blog. Não mando você calar a boca, como fez Ratzinger com Boff quando ele começou a ter “idéias próprias”. Não proíbo você de usar um dos únicos métodos relativamente seguro de não pegar AIDS (o mais seguro seria dizer pra não fazer sexo, mas recomendar isso seria de uma ignorância e ingenuidade tremenda, um profundo desconhecimento da raça humana e sua vida em sociedade… mas ei, não é que o Papa fez isso?!)… Read more »

bono
bono
5 junho de 2007 3:43 pm

A matrix é a mente.
Oque existe fora da matrix não pode ser dito em palavras. Palavras só podem ser compreendidas pela mente, e enquanto voce estiver usando a mente para interpretar as palavras não vai poder perceber oque está fora da matrix. Mesmo que as palavras estejam querendo apontar para fora da matrix.

Jorge
Jorge
6 junho de 2007 8:52 am

Ah, ah, ah. Desde quando é que o Papa ou o catolicismo proibiu alguma coisa? Desde quando? Para o sr. “Saindo da matrix”: o catolicismo nunca proibiu nada a ninguem e a prova disso é se a Igreja tá contra a pena de morte ou contra o aborto não quer dizer que as guerras vão deixar de existir ou os abortos vão deixar de se realizar. E isto aplica-se em todos os princípios a Igreja. A Igreja apenas diz que um cristão é aquele que segue o que a Palavra, a tradição e o ministério assinalam. Aqueles que não concordarem… Read more »

Rômulo
Rômulo
7 junho de 2007 10:09 am

“Rômulo… Objetivamente vc não tem como provar para os outros que ama sua mãe.” disse o Josué. Objetivamente (seria um experimento) poder-se-ia fazer um mapeamento cerebral enquanto eu estivesse abraçando minha mãe, evidenciando a ativação do sistema límbico, centro cerebral das emoções. Vc pode dizer que isso não diferenciaria emoções positivas de emoções negativas, mas quem sabe no futuro a coisa não evolui e seja possível fazer essa diferenciação? “Enquanto não se comprova a “teoria amor do Rômulo pela sua mãe”, eu não acredito que ele exista.” disse o bono. E se houvesse, bono, uma grande igreja chamada “Igreja do… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 junho de 2007 3:04 pm

Istvan, já que vc é uma pessoa tão bem informada, por que não nos ajuda a sair da ignorância em relação ao catolicismo e VOCÊ MESMO não “corrige” a Wikipedia? Vai lá. É “de grátis”. Faça algo construtivo e informativo, em vez de falar bobagens aqui.

Anônimo
Anônimo
2 junho de 2007 4:36 am

Primeiramente acho que você deveria escolher melhor suas fontes, ou vai acabar sendo um teólogo de wikipédia…
Existem muitos católicos que não seguem Roma: são os católicos ortodoxos, que predominam no Oriente.
Em segundo lugar sua fixação com o papa poderia ser interpretada como um traço de sua provável falta de estudo, mas também denuncia sua óbvia falta de educação.
Relaxe um pouco sua revolta e estude mais para não falar bobagens.
Istvan

Roberto
Roberto
23 maio de 2007 2:50 pm

Saudações…..
Eu estava pesquisando um pouco sobre fisica quantica, e em um link do google estava esse site…
Quando vi o nome do site, pensei: “mais um cara que gosta dos combates de matix e resolveu criar um site idiota…”
Mesmo com esse pensamento algo me empurrou a olhar esse site. Percebi que estava completamente e totalmente enganado… O Site é de exelente qualidade e o conteúdo é tratado de forma irreverente e empolgante.
Sair da matrix não é nada fácil, espero que obtenha exito em seu proposito e estarei lhe aguardando no “Mundo das Idéias”
:mrgreen:

De
De
24 maio de 2007 12:29 pm

Prezado Acid, Acho importante deixar claro que igreja é uma coisa, e religião é outra. A inquisição que vc mencionou, foi um absurdo provocado pela igreja, que usou a religião erroneamente, mas… como bem dido, foi obra dos homens e não de Deus. Sempre questionei alguns dogmas da igreja catolica, “pq precisa confessar? pq é proibido isso? etc.” e tb sobre outras religiões, por isso procurei estudar (e ainda tenho dúvidas e pesquiso muito) sobre o assunto para entender. E entendi muita coisa.., pois sinceramente me incomada criticar algo q não conheço. Até pelo fato de ser advogada, não arrisco… Read more »

Roberto
Roberto
24 maio de 2007 3:29 pm

Sra. Anônima, Concordo com você em algumas partes mencionadas no texto acima. Porém temos que levar em consideração que a bíblia é um livro altamente manipulado não só por a igreja católica mas por qualquer outra igreja que quer tirar proveito da “Palavra de Deus”. Recordando um pouco os momentos históricos da Igreja me veio a mente o famoso Concilio de Nicéia no qual a igreja afirmou vários dogmas que ainda hoje são cumpridos (existencia do inferno, do ‘capeta’, e mais algumas coisinhas para ganhar dinheiro…)e que no mesmo foram retirados e modificados muitos livros da Biblia para a comodidade… Read more »

caroline
caroline
25 maio de 2007 2:27 pm

Apenas acho que cada um de vcs deveria ter fé ao invés de se preocupar em criticar oq os católicos fazem ou deixam de fazer, cada um terá de encontrar Deus um dia. “Felizes aqueles que se arrependem..”

Rômulo
Rômulo
26 maio de 2007 12:40 am

Acid, é o ateu falando aqui de novo. Desculpe a demora pra responder. Mas vc já leu algum livro do Richard Dawkins? Ele é um biólogo americano e fervoroso defensor do ateísmo. Possui vários livros publicados, com uma ampla defesa do evolucionismo. Uma das questões básicas que ele discute é: Os religiosos dizem que o universo é tão maravilhoso que só pode ter sido criado por uma inteligência superior. Bom , se essa inteligência superior é Deus ele deve ser mais maravilhoso ainda , e algo tão maravilhoso não deve ter surgido do nada. Portanto, quem criou Deus? Entende onde… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 maio de 2007 10:58 am

Entendo, só que estes questionamentos não servem para invalidar a “teoria Deus”. Por que? Porque a ciência também esbarra na mesma questão: o que existia ANTES do Universo? Podemos chegar até alguns segundos antes do big-bang, mas nunca vamos chegar no momento da “Criação” (cientificamente falando). A mesma coisa se aplica a Deus. Não sabemos nem O QUE é Deus, imagine então querer saber o que havia ANTES dele! Aliás, o hinduismo fornece uma explicação bastante plausivel para a criação do universo muitos milênios antes da ciência, com a expansão e contração do “hálito de deus”. A ciência trabalha exatamente… Read more »

Rômulo
Rômulo
28 maio de 2007 1:25 am

Então tá, enquanto não se comprova a “teoria Deus”, não acredito que ele exista.

Renan
Renan
28 maio de 2007 2:39 am

a ausência da evidência não significa uma evidência da ausência

a ciência é caminhar

a religião é parar

fuga e vaidade

fuga e vaidade

fuga

vaidade

nada

André Seixas Conceição
André Seixas Conceição
2 agosto de 2007 3:49 pm

Achei o texto, intelectualmente, bastante murcho, inócuo e com argumentos um tanto irrelevante e ilógicos.Sinceramente quando cliquei nesse txto eu esperava mais. É certo que o Papa é o comandante dos católicos, mas não devo seguir o que ele fala por causa disso. Senão todo mulçumano seria home-bomba e todo negro bandido. O Lula é o representante do povo brasileiro, imagine se fossemos fazer tudo o que o ‘mulinha’ quiser. É engraçado e ao mesmo tempo interessante como o simulacro e o sofismo são presentes na mixórdia intelectual que vive este pobre e burro Brasil. Acho que é fácil criticar… Read more »

Um Cátaro
Um Cátaro
25 maio de 2008 11:16 pm

Inquisição: A MULTINACIONAL DA TORTURA – Francisco Bethencourt, historiador português radicado em Paris, veio a São Paulo para o lançamento de seu livro História das Inquisições (Ed. Companhia das Letras), um dos estudos mais completos sobre a instituição repressiva católica que atuou em Portugal, Espanha e Itália. http://www.judaica.com.br/materias/040_03a06.htm —————————— THE INQUISITION: “More than 13,000 Conversos were put on trial during the first 12 years of the Spanish Inquisition. Hoping to eliminate ties between the Jewish community and Conversos, the Jews of Spain were expelled in 1492..” “By the second half of the 18th century, the Inquisition abated, due to the… Read more »

Solius
Solius
26 maio de 2008 10:49 pm

Meu caro, já que você indicou, por que então não começa a ler? Assim talvez você pare de despejar argumentos cuja origem e credibilidade você desconhece e comece a verificá-los um por um de modo mais aprofundado. Vai lhe fazer bem. 😉

Solius
Solius
26 maio de 2008 11:01 pm

Cara Fy, Não há preconceito, você interpretou errado. 🙂 Entendo que você ache meus argumentos assustadores. Também resisti até chegar a eles. Minha cara, não sou um ferrenho defensor da instituição como possa parecer. Tenho sérias críticas a ela, principalmente no que se refere ao atual estado em que se encontra. Do mesmo modo, como estudante de esoterismo, metafísica e religião, sei muito bem que Deus nos julga por nossos corações e, ao contrário do que nosso colega Um Cátaro imagina, não estou aqui para doutrinar nem converter ninguém. Se fosse de outro modo, eu não estaria aqui neste bate-papo… Read more »

Fy
Fy
26 maio de 2008 11:18 pm

Solius,

Pelo amor de Deus!
Eu não tenho culpa se vc decidiu defender uma das entidades mais terríveis da nossa história.
O seu Deus, te julga!!!!!!!
Mais:::: através dos parâmetros desta entidade.

Solius::: se eu fôsse vc ia tomar um banho de mar!

Solius
Solius
26 maio de 2008 11:50 pm

E você acha que o meu Deus é diferente do seu?!? Nem se você quiser criar um Deus diferente daquele descrito nas religiões e doutrinas metafísicas, minha cara. 😉 Você sabe, por exemplo, em que circunstâncias tende a surgir o panteísmo?
Deus é sempre Um só, e já está mais do que provado através do Argumento Ontológico e das Cinco Vias.
Acredite, a Igreja Católica, a qual você tem acusado incessantemente, fez por você muito mais do que você mesma conseguiria imaginar no presente momento.
Uma ótima noite e fique com Deus.

Um Cátaro
Um Cátaro
26 maio de 2008 11:55 pm

E continua a arrogância!rs Solius, porque vc acha que alguém tem que sujeitar-se às tuas “indicações literárias”, à esta “sopinha” pronta que você indica, à este joguete infanto-juvenil com pretensos ares acadêmicos e arrogantes “conselhos”? E como vc conclui que não li, ou não conheço as obras/textos indicados por vc? E o mais estranho ainda, é vc achar que tenho OBRIGAÇÃO de discutí-los dentro das “regrinhas” que VOCÊ estabelece…rs. Por acaso acha que após lê-los irei converter-me às tuas argumentações, ou, que elas são suficientes “provas” para alguma coisa? NINGUÉM AQUI TEM QUE PROVAR NADA(!!) À VC, SOLIUS! Mesmo porque… Read more »

Fy
Fy
27 maio de 2008 12:02 am

Sr. Cátaro,
Foi uma grande honra ter participado desta discussão a seu lado.
Grande Guerreiro.
Fique com Deus.

Um Cátaro
Um Cátaro
27 maio de 2008 12:04 am

Valeu Fy,
É um prazer tê-la aqui, e poder ler teus textos!

Abraços

Coringa
Coringa
27 maio de 2008 2:42 am