LENDAS E FESTIVIDADES IRLANDESAS

LENDAS E FESTIVIDADES IRLANDESAS

Irlanda não é um lugar muito normal, não. O verde de lá eu não encontrei em nenhum outro lugar do mundo, e o vento parece ser uma entidade viva. O ar parece ser mais leve, como se o tecido da realidade fosse mais fino. Se passear num simples parque já é algo mágico, imagine explorar uma floresta pouco visitada… E não é algo que eu diga por ter ficado sugestionado, já que eu não estava esperando algo assim, e não tive a mesma sensação visitando o interior da Inglaterra ou da Escócia. Tolkien bebeu das lendas e paisagens da Irlanda para fazer Senhor dos Anéis (e o filme chupou toda a arte dos Elfos da cultura Celta). Game of Thrones é filmado lá. Não me espanta serem palco de lendas sobrenaturais interessantes e muito ligadas à natureza.

Aes Sídhe ou Aos sí é o termo que os irlandeses e escoceses dão às suas criaturas sobrenaturais, comparáveis às fadas ou elfos do resto da cultura européia. Diz a lenda que eles vivem embaixo da terra, em morros (como os Hobbits?) ou em um mundo invisível que coexiste com o nosso. Na linguagem irlandesa arcaica, Aes Sídhe significa literalmente Pessoas dos morros (onde morros, no irlandês moderno, é ; arcaico: Sídhe; singular: Sid 😀 ; No escocês gaélico: Sìthvem daí os Sith de Star Wars?). Mas em textos mais antigos, Sídhe referia-se a palácios, cortes ou residências dessas criaturas mágicas. Nos textos mais modernos Sidhe virou o nome dessas criaturas.

Esses seres são vistos em lugares sagrados, de madrugada ou ao anoitecer, que é o horário onde o véu que separa os dois mundos está mais fraco. Um Sídhe muito famoso nos quadrinhos é o Banshee (bean sídhe, no original irlandês, cuja tradução significa “Mulher dos morros“). Como o nome diz, é um espírito feminino que anuncia a morte de alguém. Outro muito conhecido no ocidente é o Leprechaun, que cuida do pote de ouro no fim do arco-íris e é meio que um símbolo da Irlanda.

Espiral Celta

O ano Celta é dividido em quatro épocas, que são celebradas em festivais: Samhain (1 de novembro, celebrando o início do inverno), Imbolg (1 de fevereiro, início da Primavera), Beltane (1 de maio, início do verão) e Lughnasa (1 agosto, início da estação de colheitas). Samhain é a época em que a barreira entre os mundos dos vivos e dos mortos ficava mais fraca, e havia à mesa um lugar dedicado aos mortos, com comida e bebida, e uma chama sempre acesa pra evitar a presença de maus espíritos. As pessoas se vestiam de branco com o rosto pintado de preto, como fantasmas, pra iludir os mortos se passando por eles. Essa celebração foi adaptada pela Igreja no século 11 e se tornou o nosso Halloween.

A chama dentro da abóbora também vem da tradição irlandesa: Jack O’Lantern (Jack da Lanterna) era, segundo a lenda, um homem que foi sentenciado pela eternidade a rodar pela Terra à noite carregando um nabo (e não uma abóbora, como é hoje) com um rosto demoníaco e um carvão em brasa dentro dele pra iluminar seu caminho.
Quando os imigrantes irlandeses chegaram nos EUA, descobriram que a abóbora era melhor que um nabo pra fazer o enfeite.

Na Wicca os seguidores celebram suas festas (os Sabbaths) aproveitando o mesmo calendário irlandês das quatro grandes festas e acrescentando quatro menores: Ostara (Equinócio de Primavera, equivalente à Páscoa), Litha (Solstício de Verão, equivalente ao São João), Mabon (Equinócio do outono) e Yule (Solstício de Inverno). Esse último coincide com o nosso Natal.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Dohko de Libra
Dohko de Libra
2 março de 2016 8:21 pm

[OFF] Quando vi este texto, lembrei dos fanáticos por ETs que perambulam por aqui:
http://super.abril.com.br/ciencia/4-razoes-pelas-quais-quase-nenhum-cientista-acredita-em-discos-voadores

Dohko de Libra
Dohko de Libra
5 março de 2016 3:35 pm

Ok, devo ter interpretado errado mesmo, me desculpe. Mas entao eu ainda gostaria de saber, o que está errado ou mentiroso na reportagem deles?

Nielsen
Nielsen
5 março de 2016 4:36 pm

pesquise mais, pode ser interessante.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Prato

Olim
Olim
6 março de 2016 5:24 am

Antes fanático por ET do que por PT…
I Want to Belive…

Dohko de Libra
Dohko de Libra
8 março de 2016 10:21 am

Este video cai como uma luva:
https://www.youtube.com/watch?v=KRuUPNb-11s

Anônimo
Anônimo
15 março de 2016 1:23 am

E por falar em Marte…

“A Europa e a Rússia lançaram uma missão conjunta a Marte que tem entre seus objetivos descobrir se pode haver vida no planeta…”
http://bit.ly/1UcEjdR

Serise
Serise
15 março de 2016 8:37 pm

Marte já teve atmosfera com água líquida fluindo na superfície.
Há marcas na crosta do planeta que não deixam dúvidas: houve oceanos ali, rios e lagos. Se houve vida não sabemos [ainda] mas as possibilidades são grandes.Nem que seja só plancton, ou fungos….ou liquens.
Agora é aguardar pra ver se pelo menos algum fóssil unicelular é encontrado na superfície,porque não temos tecnologia para furar fundo no planeta.

Anônimo
Anônimo
18 março de 2016 3:51 pm

17/03/201_
NASA: Alien Life Could Exist In Our Solar System
“we will get the real dream of dreams.”

“Dr Kevin Hand, an astrobiologist at NASA’s Jet Propulsion Laboratory, said Jupiter’s moon could hold the answers we’ve all been waiting for.”

http://www.huffingtonpost.co.uk/entry/nasa-discovering-alien-life_uk_56ea693ce4b05c52666f912f

Mara
Mara
24 março de 2016 9:12 am

Quem e o escritor dress blog? Achei sensassional! Queria parabeniza-lo(a)!

Luan
Luan
5 março de 2016 2:37 pm

Eu me espantaria mais com extraterrestres se não estivesse ocupado espantado com a necessidade de um ser humano postar uma coisa totalmente sem nexo pra “provar” alguma coisa.

neutrinos
neutrinos
2 março de 2016 10:39 pm

Mas nada ali supera esta crendice em estupidez: “Considere o seguinte: existimos há 200 mil anos. Mas passamos 190 mil só como um bicho tagarela…”

Eis aqui uma evidência de peso contra a hipótese extraterrestre do fenômeno:
http://tinyurl.com/hm2hvrp

——————————–

E quanto à cultura irlandesa, excetuando-se evidentemente o atolambado neopaganismo, é admirável.

São Patrício e São Columbano, rogueis por nós!

Anônimo
Anônimo
3 março de 2016 4:41 pm

Não tenho dúvidas que existem outros seres sencientes no universo.
Contudo, dadas as distâncias incomensuráveis e diversos filtros evolutivos que impedem seres beligerantes de atingir o nível tecnológico suficiente para viajar tamanhas distâncias impõe um desenvolvimento muito para lá da nossa compreensão. Caso tenha existido algum contacto extraterrestre a relação entre “eles” e nós seria como de uma amiba para uma águia, ou do homem para Deus. Não é por acaso que durante o fenómeno de Fátima as imagens veiculadas por “eles” tinham caris religioso…
Tudo o resto são mind-tricks, imaginação, antropomorfização e procura de 15 minutos de fama…

Serise
Serise
3 março de 2016 9:31 pm

O que mais me fascina na cultura irlandesa é a musica.
a harpa simboliza bem um pais com alma musical.

Serise
Serise
3 março de 2016 10:02 pm
Dohko de Libra
Dohko de Libra
3 março de 2016 10:42 pm

Acid, eu, na minha humilde ignorancia, nao consegui notar nenhuma mentira ou dado incorreto que eles disseram. O que é falso no artigo? Voce deveria escrever a eles, mostrando que tudo o que eles falaram é mentira, com as fontes. Tenho certeza que eles farão uma retratação e retirarão o artigo do ar.

Serise
Serise
4 março de 2016 8:38 am

O papo sobre a irlanda estava ótimo…..

Serise
Serise
4 março de 2016 8:54 am

…são as pedras no caminho.

https://www.youtube.com/watch?v=j99yXWO-L-s

Dohko de Libra
Dohko de Libra
4 março de 2016 12:02 pm

Qual mentira e dado incorreto eu falei?

Ellie
Ellie
25 abril de 2016 1:36 am

Realmente nada é por acaso, há MUITO tempo, estudando assuntos mil, achei seu site, achei muito interessante e cheguei até a te mandar uma sugestão de leitura. Perdi o note com TUDO da vida lá dentro, inclusive o “favoritos” do browser, eis que hoje estou no caminho dos meus estudos orientais da evolução, que me deu um estalo 01:30 da manhã e lembre do seu site, fiquei 40 minutos no google pra ver se conseguia achar. Eis que acho e logo na primeira página um post sobre Shiva/Hinduismo, o post logo abaixo sobre a Irlanda (onde morei e pretendo voltar… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.