PSICÓLOGO

Alguém aqui indicaria um bom psicólogo em Recife (preferencialmente Boa Viagem) que seja Junguiano?
Encontraram pra mim! Logo DUAS!

Sabe, a maioria das pessoas acha que só precisa ir ao psicólogo quando está doida ou perturbada. Essa mentalidade pode até mesmo ajudar o psicólogo, já que, ao acabar indo a ele, ao menos UMA barreira inconsciente já foi derrubada (que é o orgulho próprio de que você é “normal”, “sadio”, etc), mesmo que o paciente diga “eu realmente não preciso estar aqui, mas minha mãe / esposa / chefe achou que seria bom, e estou aqui só pra agradá-los, sabe?” no fundo (ou bem lá no inconsciente) ele sabe que não.

Não somos “normais”. A mente humana é algo tão rico que, mesmo fazendo uma média de comportamento e achando pontos em comum entre as pessoas, cada indivíduo é único, inigualável. Dizemos que o ser humano é o único animal que chora. É lenda. Que é o único que faz coisas no presente baseado em previsões. É lenda. O único que ri. Lenda. Então talvez seja o único com auto-consciência? Hum… lenda. Já está provado que até elefantes se reconhecem no espelho, e ainda se preocupam com a própria imagem.

Talvez a grande beleza do ser humano possa estar em ser o veículo para os mais diversos níveis de consciência, se manifestando simultaneamente. Hitler e Gandhi = Humanos. Bam-bam e Einstein = Humanos. Carl Sagan e Dalai Lama = Humanos. Didi e Carlitos = Humanos.

O que é “normal”?

Sabe, minha resistência a psicólogos vinha do velho ditado: “Casa de ferreiro, espeto de pau”. Isso é uma daquelas poucas verdades absolutas, que já foi usada até por Jesus, e que me fazia pensar: Eu vou trabalhar minha sanidade mental com um cara que nem sequer cuidou da dele ou dos filhos dele?!!

Achava eu que poderia eu mesmo me trabalhar com as ferramentas da psicologia. Lendo uma coisa aqui, outra ali, descobrindo as armadilhas da mente e do ego, e tal. De certa forma, funciona bem melhor que depositar suas esperanças num outro cara, achando que ELE vai lhe “curar”. Afinal, você se conhece bem melhor do que ele, e, se for bem sincero consigo mesmo, vai puxar os coelhos da cartola com bem mais facilidade. Mas, dialogando com minha namorada – que por um acaso faz psicologia – tive de admitir que existe um limite: o inconsciente. E é um limite considerável, já que somos mais inconsciente do que consciente. E nesse ponto é preciso um cara que seja especialista em identificar padrões do inconsciente no meio de coisas aparentemente banais. E esse cara é o psicólogo. Você não vai pedir a um Mestre Zen pra construir uma ponte, certo? Não interessa se o cara é iluminado, ele simplesmente não está à altura (nesta tarefa) do engenheiro que bebe e bate na mulher mas tem décadas de experiência.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
R. Psco
R. Psco
28 outubro de 2008 12:51 pm

Sou psicóloga, e escrevi em meu perfil, que não sei quem sou… e nunca irei saber… (en casa del herrero, cuchillo de madero). Esta certeza de saber quem sou, a perdi aos 15 anos de idade e nunca mais recuperei. A visão quando limitada, nos dá uma falsa noção de que sabemos onde estamos, mas quando se amplia, se perde no horizonte.
Cuidado amigo, com a miscelânea de rótulos, a vida é bem mais simples que tudo isso…
Buena suerte!!!…

Olim
Olim
1 março de 2007 12:51 pm

Acid, após muitas horas de pesquisas encontrei, creio, a solução de seu atual problema.

Encontrei, nada mais, nada menos, o maior psicólogo do mundo: Jesus.

E vc pode adquirir em qualquer supermercado mais próximo de sua casa, só vai pagar uma vez só a consulta e não precisará dizer um montão de palavras e tampouco escutar tantas outras, anos a fio, eóns(escreve-se assim?) e mais eóns…

Abaixo segue a dica:

“Jesus, o maior psicólogo do mundo”, de Mark Beker.

(É Pura Mentira, e Pura Brincadeirinha…hehehe)

😀

Olim
Olim
1 março de 2007 11:06 am

Acho que a pior coisa, no momento, que faz a gente sentir mal consigo mesmo é a ressaca moral diária por fazermos aquilo distinto daquilo que acreditamos…

Sentimos que devemos fazer algo, mas realizamos algo que dificulte, atrase ou impeça a execução do que intuitivamente devamos fazer…

É elaborar um lindo quadro mental, mas com nossas mãos pintamos algo totalmente distinto.

Falta-nos força e a coragem moral ou, ao contrário, temos em excesso o medo, a insegurança, de realizarmos sonhos que não valham a pena, pois já não sabemos onde estamos e para quê estamos.

karla
karla
1 março de 2007 12:54 am

Acid,

lembrei tb de te falar que existe um documentário muito bem feito, que está disponivel no google video – em inglês. Não sei se vc consegue entender tranquilo, ou se precisa de tradução.
Tenho uma parte traduzida, num arquivo do Word. Se vc precisar, me mande um email – que te repasso!

parte 1 =
http://video.google.com/videoplay?docid=7332459226800049949

parte 2 =
http://video.google.com/videoplay?docid=-4955406792394193816

parte 3 =
http://video.google.com/videoplay?docid=1808390565425396202

karla
karla
1 março de 2007 12:29 am

Acid, acompanho de longe o teu blog, e me parece oportuno te contar a minha vivência pessoal… estou fazendo terapia Junguiana tem 7 mêses, e posso te dizer que tenho alguma experiencia – estudei psicologia faz uns 20 anos ( até a metade do curso) e nesse tempo todo conheci varias “escolas”- freudiana, reichiana – corporal, etc. Mas com certeza, só agora me sinto num profundo processo , que vai de encontro com a minha essência. A terapia Junguiana tem me aberto várias “portas internas”, e percebo a cada momento, que há interseções muito interessantes. Eu, por exemplo, medito há… Read more »

karla
karla
1 março de 2007 12:17 am

(frases do próprio) C.G. Jung: – Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda. – Invocado ou não, Deus está presente . ( Vocatus atque non vocatus Deus aderit ) – Paga mal a um mestre quem permanece discípulo. – Ser normal é a meta dos fracassados. – Que Zaratrusta fale por mim. Aquele que continua aluno, não soube honrar o seu professor. – Assim como é impossível individuar sem relacionamento, também é impossível ter relações reais sem individuação. – À aquilo que resistes, persistirá… – Só aquilo que somos realmente, tem o poder de curar-nos. – Empiricamente,… Read more »

Junior 7
Junior 7
28 fevereiro de 2007 12:04 pm

Gostei do post e também dos comentários.

Acid, sei que posso te ajudar a resolver estes conflitos internos, mesmo sendo de SP.
Se você se enteressar em resolver estas questões internas de você com você mesmo. Ache uma maneira de se comunicar comigo ok?

Abraços e boa sorte!!!

Ps: não posso deixar de dar as minhas usuais gargalhadas pois o tópico eh super bem humorado! hahatyydhhahah…

Parabéns!!!

Anônimo
Anônimo
28 fevereiro de 2007 10:19 am

Encontre um psicologo sério que trata de parte da existencia total do espirito.

http://www.sbtvp.com.br/abertura.htm

Alagacone
Alagacone
28 fevereiro de 2007 5:05 am
Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 fevereiro de 2007 8:40 pm

Qual o melhor método pra trabalhar isto?
http://www.psiqweb.med.br/persona/introv.html

Não, eu não vou fazer teatro.

Paulinha
Paulinha
2 março de 2007 12:53 pm

Achei!

alkali22
alkali22
2 março de 2007 4:30 pm

SÓ QUANDO O DISCÍPULO ESTÁ PRONTO, O MESTRE APARECE…

Radical Chic
Radical Chic
2 março de 2007 6:01 pm

Por aí não conheço, mas em SP tem vários! Além do Shimoda!

Olim
Olim
23 outubro de 2008 4:00 pm

Parece que estão me descrevendo…heheh
Que página legal!:

http://www.mentalhelp.com/hiperativo.htm

San
San
10 setembro de 2007 7:58 pm

Rs… gostei de você… he,he

UI
UI
2 maio de 2007 4:34 pm

eu sei desenhar, mas concordei com tudo! 🙄

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 março de 2007 1:16 pm

Nem sei. Só tive minha primeira consulta essa semana. Mas já achei legal uma coisa: ela vai trabalhar com SONHOS e desenhos!! Yeah!

Olim
Olim
23 março de 2007 10:52 am

Acid…

Curiosidade, como foi, ou está sendo, o apoio de um especialista junguiano?

BEHAVIORISTA RADICAL
BEHAVIORISTA RADICAL
12 março de 2007 8:29 pm

QUE PSICOLOGO JUNGIANO QUE NADA, TUDO LOROTA! VIVA WATSON! VIVA SKINER! VIVA WALDEN 2!

mfl
mfl
7 março de 2007 8:59 am

Olá Acid! Já ouviu falar sobre o Sistema Grisa? Sistema Cientifico e Independente de Pesquisa, Análise e Orientação Parapsicológica – Dr. Pedro Antonio Grisa “Uma metodologia específica de pesquisa parapsicológica; Um conjunto significativo de estudos, pesquisas, análises e conclusões sobre relações entre: a – Parapsicologia, Paranormalidade e Poder da Mente; b – Fenomenologia Paranormal, Sobrevivência e Estrutura das Personalidades; c – Curas Paranormais (milagrosas ou espírituais) Poder da Fé e Paranormalidade, Reprogramação Mental e Harmonização Interior e Pessoal; Uma nova visão holística do ser humano; O método de programação e reprogramação mental, com suas diferentes técnicas e estratégias; Diferentes constatações… Read more »

Bia Badaud
Bia Badaud
4 março de 2007 9:55 am

Olim, muito obrigada por suas palavras. Tomei a liberdade de transcrevê-las no meu blog. Beijos

Paulo
Paulo
3 março de 2007 2:28 pm

Acid, veja só o que aconteceu comigo. Fui levar minha colega de profissão numa médium muito conhecida aqui em Florianópolis, pois ela se queixava muito de não fazer as escolhas certas na vida profissional. Eu aproveitei o embalo e resolvi conversar com ela também. Sabe o que ela me disse? que a nossa profissão escolhida (a minha e a da minha colega) não tinha nada a ver com a gente, que nunca íamos ser felizes na profissão. O que realmente nós vibramos é Psicologia, isso mesmo, algo que nunca pensei em ser. Bem, vou tentar seguir a idéia do Skywalker… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 fevereiro de 2007 7:40 pm

É que, se a psicologia servisse pra resolver MESMO os problemas da mente, o psicólogo seria uma pessoa resolvidíssima (seguindo a linha de raciocínio do que se espera de uma pessoa quando entra num monastério Budista) e na prática sabemos que não é assim que funciona. Aprendi que a psicologia é mais uma ferramenta para o próximo do que pra si mesmo, como vc mesmo disse, alguém “de fora” percebe coisas que vc mesmo não perceberia.

Considerando que não tenho encontrado MESMO psicólogos Junguianos por aqui, estou aceitando terapeutas!! Corram! A oferta é por tempo limitado!

Skywalker
Skywalker
27 fevereiro de 2007 7:19 pm

Acid, “Sabe, minha resistência a psicólogos vinha do velho ditado: “Casa de ferreiro, espeto de pau”. Isso é uma daquelas poucas verdades absolutas, que já foi usada até por Jesus, e que me fazia pensar: Eu vou trabalhar minha sanidade mental com um cara que nem sequer cuidou da dele ou dos filhos dele?!!” 1. Como vc pode saber, de antemão, o qto o terapeuta se trabalhou ou não? Isso não deixa de ser uma racionalização para acabar não procurando ajuda. 2. Ou seja, só um psicólogo “perfeito”, “iluminado”, “individuado”, ou seja lá o nome que for, pode produzir bons… Read more »

Marize
Marize
27 fevereiro de 2007 8:05 am

Acid, você já pensou em fazer TVP (terapia de vidas passadas). Acho que seria legal você regredir, porque é uma hipnose consciente, em nenhum momento você fica sem a consciência de onde você está e o que está fazendo ali e vai sendo induzido a se lembrar. O legal é você ter acesso à sua vida entre-vidas, quando você elaborou o seu plano para a encarnação subsequente e às vezes até você tem contato com o que chamam de mentor, a pessoa que se compromete com você a te acompanhar enquanto encarnado… Aqui quem faz isso é psiquiatra mas um… Read more »

engenheiro pacífico
engenheiro pacífico
27 fevereiro de 2007 8:02 am

que preconceito é esse contra nós, humildes engenheiros pacíficos? 🙂

boa sorte nesta nova empreitada, rumo ao auto-aperfeiçoamento !

bambam
bambam
27 fevereiro de 2007 7:54 am

viva!
O acid vai se tratar!
Estava na hora. Boa cura rapaz.
Que a acidez e arrogância dêem espaço para algo mais gentil e flexível.

Mas não precisa se justificar tanto, fica engraçado.
Boa sorte na integração de consciência.
Te amo.

Caesar
Caesar
27 fevereiro de 2007 2:25 am
GUGU
GUGU
26 fevereiro de 2007 10:14 pm

esse foi o melhor post, de todos, até agora. =P

Marcelo Mauro
Marcelo Mauro
26 fevereiro de 2007 8:21 pm

Macnaught, Muito legal sua mensagem! Pela dificuldade que temos de aceitar e corrigir nossas falhas preferimos apontar as dos outros, mas quanto tempo realmente perdemos! Esta mudança exige muito esforço pois é muito difícil fugir das amarmadilhas do ego que busca sempre o reconhecimento. Boas ferramentas no entanto temos neste site, tenho lido já faz um bom tempo, indicado para vários amigos e nunca tive a iniciativa de agradecer ao Acid, valeu cara! Qto ao psicologo, te digo que se eu fosse buscar algum, seria da linha transpessoal pois estes abordam também assuntos da alma, espírito. Um bom livro sobre… Read more »

Macnaught
Macnaught
26 fevereiro de 2007 5:22 pm

Estou em outro estado… não posso ajudar. Mas… permita-me postar algo que acabei de ler. Oração Sufi Bayazid nos conta, o seguinte de si mesmo : “Na juventude, eu era um revolucionário e assim rezava: ‘Dai-me energia, ó Deus, para mudar o mundo!’ Ao chegar à meia-idade, notei que metade da vida já passara sem que eu tivesse mudado homem algum. Então, mudei minha oração, dizendo a Deus: ‘Dai-me a graça, Senhor, de transformar os que vivem comigo dia a dia, como minha família e meus amigos; com isso já ficarei satisfeito’ Agora que sou velho e tenho os dias… Read more »

Olim
Olim
26 fevereiro de 2007 4:01 pm

Talvez aqui possam te dar alguma orientação:

Libertas
Fones: (81) 3268.3311 . 3268.3596
libertas@libertas.com.br
http://www.libertas.com.br

Olim
Olim
26 fevereiro de 2007 3:49 pm

Desconheço, Acid.

Fiat Lux
Fiat Lux
27 fevereiro de 2007 8:06 am

Fiz análise por uns 3 anos e meio em SP com uma psicóloga junguiana, qdo tive um tipo de síndrome do pânico light.(isolamento social, insatisfação da vida sem motivo aparente…) Na época eu já estudava religiôes comparadas e vivia uma miscelânea de questionamentos espirituais, por isso resolvi tentar algo mais racional. Mas como nada é por acaso, ela tinha um pé no espiritualismo e tb me ajudou a destrinchar o I CHING, coisa que na época não sei se era praxe dos psicólogos convencionais. A única coisa que posso dizer é que a pessoa deve se entregar na terapia, confiar… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 fevereiro de 2007 8:44 am

Eu quero fazer TVP com o Shimodaaaaaaaa!!!! Mas já fico satisfeito se achar um Junguiano aqui no Hellcife.

Shaolin Monk
Shaolin Monk
27 fevereiro de 2007 9:01 am

Só toma muito cuidado amigo. Conheço um monte de psicólogo que acabam distorcendo ainda mais a vida da pessoa. Mas toda regra tem exceção né?

Skywalker
Skywalker
27 fevereiro de 2007 7:13 pm

Acid, É realmente melhor, em sentindo-se necessidade, de procurar um terapeuta do que tentar ser seu próprio terapeuta. Confirme com a sua namorada: nem mesmo os melhores psicólogos fazem isso! Uma pessoa diferente de você, “vendo” as suas características, além de perceber coisas que vc não perceberia (pelo ponto de vista e experiências pessoais diferentes), terá menor tendência a distorcer o que vê, já que será a visão de uma outra pessoa – vc tende a distorcer a si mesmo, ao se auto-observar, mesmo sem querer. Veja, em termos de Brasil, é difícil encontrar um “psicólogo junguiano”, como vc descreveu.… Read more »

Bruno H.
Bruno H.
27 fevereiro de 2007 6:45 pm

O Acid é maluco, tá na cara. : )

(Boa sorte!)

TVP man
TVP man
27 fevereiro de 2007 11:48 am

Eu já fiz TVP com o Shimoda. O cara é gente fina e muito competente.

Tive lembranças vívidas de um passado remoto, pude identificar familiares meus por lá. Interessante identificar laços kármicos lá atrás, mas não foi a experiÊncia transformadora que eu esperava.

Acid, pra pessoas como vocÊ, não acho que o problema seja familiar/kármico. Aliás de repente não é nem um ‘problema’ , mas parte de um processo ora doloroso para conhecer a si mesmo (e por consequencia, o mundo ao seu redor)

grande abraço,

Shaolin Monk
Shaolin Monk
27 fevereiro de 2007 11:27 am

Sim Fiat Lux assisti ao filme The Secret, as opiniões dos participantes ajudam a tirar um peso e infudem animo. Estou aprendendo a analizar as opiniões com mais carinho sem me apegar a esta ou àquela e isso tem me ajudado bastante. Estes dias lendo sobre metafísica vim a saber que o significado de Corazim e Betsaida são: dogmatismo e fanatismo o qual serão mais duramente castigados do que Tiro e Sidon (desvios sexuais). Acho então que temos que ter mais cautela quando expormos nossas teorias e tenho tentando viver mais livre agora, sem rotulos, rituais, cerimonias e etc… Abraços.

Olim
Olim
27 fevereiro de 2007 10:28 am

Cuscuz Evolutivo Tabajara: fantástico, Acid!!!

Não tinha lido esse post!
Era isso mesmo que tentava dizer.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 fevereiro de 2007 10:07 am
Olim
Olim
27 fevereiro de 2007 9:56 am

Valeu, Fiat Luz, vou me dedicar a adquiri-lo, com certeza… Mas, por outro lado, percebo que estou vendo um filme(uma situação) já antigo(a). Que seja um chute no escuro, mas vão nos dizer algo sobre nossas capacidades, nosso potencial, últimas descobertas da Ciência Quântica e tudo mais; vou ficar maravilhado ao vê-lo e já tento incorporá-lo a fim de praticá-lo no meu dia-a-dia, MAS no outro dia já retorno à velha e aborrecida forma de vida, com os mesmos anseios, questionamentos, preocupações… No fundo percebo que somos ao mesmo o paraíso e o inferno e, acho, que somos todos mais… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
27 fevereiro de 2007 9:36 am

Olim, o filme The secret expõe como lidarmos com as dificuldades e condicionamentos da vida, sem vínculos religiosos, apenas aprendendo a canalizar as energias universais para nosso próprio bem e consequentemente do próximo.

Não sei se vc já viu o filme, Shaolim Monk, mas qdo eu assiti, vi que tem tudo a ver com o que a Seicho-no-ie prega em termos de mentalização, alegria e pensamentos positivos. Gostei muito.

Olim
Olim
27 fevereiro de 2007 9:22 am

Às vezes, quando me pergunto, sobre o porquê dessas recaídas de humor, de energia, de comportamento, de decisões, de ações, etc.,fico totalmente desorientado e chego(creio que por causa de uma terceira pessoa especializada que possa me auxiliar) a pensar que temos um tipo de “complexo” – não sei se é essa a palavra adequada- de Ícaro, pois estamos sempre querendo alçar vôos mais altos além de nossas limitações(será que são inconscientes, essas limitações?) e por perdermos, de certa forma, a horizontalidade do chão(realidade)e, simultaneamente, nos apoximarmos do Sol(algo mutio forte e desconhecido), caímos desesperadamente… É muito difícil mantermo-nos um pé… Read more »

Olim
Olim
5 março de 2007 1:44 pm

Oi, Bia Badaud:

Superbeijos.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.