NIKOLA TESLA

Nikola Tesla, a biografia do maior gênio de todos os tempos

Nikola Tesla

Aquele celeiro com uma torre de 27 metros de altura guardava segredos incríveis. Pouco se sabia sobre o que estava acontecendo lá, mas uma coisa era certa: era algo que beirava o sobrenatural.

Estamos em Colorado Springs, nos Estados Unidos. O ano é 1899. A população de Colorado está curiosa sobre o que este grande inventor está tramando, mas respeita os sinais ao redor do perímetro onde está escrito: “MANTENHA A DISTÂNCIA – GRANDE PERIGO”. Mesmo assim, eles logo sentem os efeitos da experiência. Faíscas saem do chão conforme eles andam pelas ruas, penetrando em seus pés pelos sapatos. A grama ao redor do prédio brilha com uma pálida luz azul. Objetos de metal segurados próximos a hidrantes descarregam raios elétricos em miniatura a vários centímetros de distância. Lâmpadas acendem espontaneamente a quinze metros de sua torre sem nenhum contato com fios e mesmo com interruptores desligados. É uma cena esquisitíssima!

Seus assistentes montaram um laboratório único nos arredores da cidade, que parecia mais com um grande celeiro embaixo de uma torre. Este era o “Transformador Amplificador”, que dizem ser a maior de suas invenções. Naquele momento estavam apenas sintonizando o equipamento. Estes eram os efeitos colaterais do ajuste do transformador amplificador à Terra. Uma vez que ele estava adequadamente calibrado, o cientista estava pronto para conduzir a maior obra de sua carreira, usando todo o planeta como cenário.

Numa noite de 1899, o cientista aciona sua máquina em força total na esperança de produzir um fenômeno que ele chamará de “crescente ressonante”. Sua torre descarrega na Terra dez milhões de volts. A corrente atravessa o planeta na velocidade da luz, forte o bastante para não morrer antes do final. Quando ela chega ao lado oposto do planeta ela é rebatida de volta, como círculos de água voltando à sua origem. Ao voltarem, a corrente está bem fraca, mas o cientista emite uma série de pulsos que se reforçavam um ao outro, resultando em um forte efeito cumulativo.

A crescente ressonante manifesta-se como uma demonstração de raios que ainda estão até hoje catalogados como a maior descarga elétrica da história. A corrente de retorno forma um arco voltaico que eleva-se ao céu por 19 metros. Trovões apocalípticos são ouvidos a 33 km de distância. O cientista, antes preocupado com a possibilidade de haver um limite para a geração de descargas ressonantes, descobre, naquele evento, que o potencial é ilimitado. A experiência faz com que o gerador de força de Colorado Springs incendeie e isso faz com que o fornecimento de energia, antes gratuito para as suas experiências, venha a ser interrompido.

O cientista dessa história é Nikola Tesla, nascido em 9 de julho de 1856, na vila de Smiljan, na Croácia, exatamente à meia noite. Desde o início de sua infância ficou claro que Tesla era uma mente extraordinária. Seu pai, Milutin Tesla, o ajudou a fortalecer sua memória e raciocínio através de uma grande variedade de constantes exercícios mentais. Sua mãe, Djouka Tesla, vinha de uma longa linhagem de inventores. Tesla tornou-se famoso por suas palestras ao demonstrar invenções e conceitos como mágica. Os leigos ficavam encantados pelos raios elétricos que saíam de suas bobinas brilhantes, e lâmpadas sem fio que se acendiam ao entrarem em contato com sua mão. Isso fez com que Tesla ficasse conhecido como um ilusionista, tamanho o espanto que provocava.

A transmissão sem fio de energia elétrica torna-se a maior pesquisa de sua carreira. Descobre que um tubo de vácuo colocado em proximidade com uma bobina Tesla instantaneamente começa a brilhar, sem fios e nem sequer um filamento dentro do tubo brilhante.

Ele tornou-se um cidadão norte-americano em 1891, e sua nova tecnologia seria seu presente de agradecimento para seu país adotivo: Um meio de transmitir energia instantaneamente, através de qualquer distância, pelo ar. Energia grátis para todos. Aqui Tesla comete o seu primeiro e o pior de todos os seus erros. Ser um humanista na terra onde o capitalismo fez sua morada. Os americanos queriam a inteligência de Tesla para ganhar dinheiro, não para fazer solidariedade. J.P. Morgan e Westinghouse detestavam ouvir falar na palavra “grátis”.

O EFEITO DANE

Tesla considerava Dane, seu irmão mais velho, superior em todas as coisas. Tesla era proibido de montar o cavalo branco de Dane por ser muito pequeno. Certo dia, Tesla usou uma zarabatana para atirar uma semente no cavalo enquanto seu irmão montava. Dane caiu e morreu em seguida. O remorso o perseguiu por toda a sua vida, e não importa o tamanho de suas descobertas, ele sempre acreditou que Dane faria melhor.

Tesla sofria particularmente de um mal no qual flashes de luz apareciam diante de seus olhos, acompanhados de alucinações. Na maioria dos casos, as visões estão ligadas a uma palavra ou item que ele poderia vir a encontrar no futuro; simplesmente ao ouvir o nome do item, ele involuntariamente o visualizava em perfeitos detalhes. Quando ele atingiu sua adolescência aprendeu a reprimi-los. Quando eles ocorriam, tinham uma natureza que poderia ser descrita como psicótica.

Uma vez Tesla tentou nadar por debaixo de uma estrutura que se estendia além do que ele havia imaginado. Viu-se preso debaixo d’água, sem sinal da superfície, então um flash apareceu e com ele Tesla viu uma pequena abertura que levava a um bolsão de ar. Sua visão estava correta, e sua doença o salvou de uma morte certa. Quando seus pais morreram, Tesla afirmou ter tido uma premonição detalhada do que aconteceria.

Acometido de cólera, Tesla procurou ocupar sua mente lendo tudo o que era capaz. Nessa época lê “Innocents Abroad“, de Mark Twain, e fica cativado pelo humor e humanidade descritos no livro. Anos mais tarde, nos Estados Unidos, Tesla encontra o autor e o agradece por salvar sua vida. Samuel Clemens (o nome verdadeiro de Mark Twain) torna-se um dos poucos amigos pessoais de Tesla.

Mark Twain no laboratório de Nikola Tesla
Mark Twain (centro) no laboratório de Nikola Tesla (esq)

O inventor passou por outro trauma debilitante poucos anos depois de sua recuperação da cólera. Desta vez, a natureza da doença e suas causas eram um completo mistério. Os sentidos físicos de Tesla, que sempre haviam sido excepcionalmente aguçados, inexplicavelmente tornaram-se hipersensíveis. O tic-tac de um relógio de pulso o ensurdecia, mesmo a vários quartos de distância. Ele usava almofadas de borracha nos pés de sua cama para aliviar as vibrações das pessoas que passavam fora do quarto. Para ele parecia um terremoto. A exposição à luz era dolorosa, não somente a seus olhos, mas também a sua pele. Tempos depois a hipersensibilidade volta ao normal e com isso ele teve um insight que lhe permitiu inventar o motor de corrente alternada.

As dificuldades fisiológicas e emocionais de Tesla o fizeram um homem de mente brilhante e excêntrico. Detestava contato físico com outras pessoas e tinha raiva quando tocavam seu cabelo. Para evitar um aperto de mãos, ele mentia dizendo que havia se acidentado. Ele nunca teve uma relação amorosa de qualquer tipo. Uma mulher certa vez tentou beijá-lo e ele saiu correndo. Ainda assim, Tesla exibia uma clara apreciação por mulheres e exigia que suas secretárias se vestissem bem. Suas empregadas mulheres não podiam usar pérolas, pois ele, por algum motivo desconhecido, as achava repugnantes.

Frase: Para conhecer o outro nós devemos alcançar além da esfera da nossa percepção dos sentidos.

Tesla parecia ter T.O.C. (Transtorno-Obsessivo-Compulsivo). Tudo ele fazia em três partes ou etapas. Quantidades de 27 eram as suas prediletas, pois é 3 ao cubo. Tesla calculava o peso da comida antes de ingeri-la. Media as porções com uma régua e mergulhava pedaços na água para determinar quantos centímetros cúbicos eles tinham. Gostava de bolachas de sal por causa da uniformidade de volume que elas apresentam. Tesla esquecia de comer e trabalhava por dias sem dormir. A certa altura, sua devoção ao laboratório lhe causou tal stress que ele se esqueceu de quem era por vários dias.

JUVENTUDE

Tesla assumia que só tornara-se um inventor ao atingir a maturidade. Ele descontava seus anos de infância e adolescência como uma época de impulsos indisciplinados, completamente fora de foco. Porém, ele chegou a inventar uma série de mecanismos quando criança. O primeiro foi um simples mecanismo com uma linha e gancho para pegar sapos. Todos os seus amigos o imitaram e, de fato, a invenção funcionava tão bem que a população local de sapos foi quase totalmente erradicada. Ele também construiu um moinho a água em miniatura aonde a roda era impulsionada sem pás.

Em sua juventude, Tesla criou uma máquina movida a insetos voadores. Ele os grudava às pás de um mecanismo e estes, ao tentarem sair, moviam o mecanismo. Esta invenção foi especialmente bem sucedida porque os insetos escolhidos não paravam de tentar escapar até que tivessem morrido todos, assim movendo o mecanismo por horas a fio. Tudo correu bem até que uma outra criança, filho de um soldado Austríaco aposentado, veio e comeu a maioria dos insetos vivos. Após presenciar este espetáculo, Tesla adicionou à sua lista de idiossincrasias o fato que ele nunca mais tocou em qualquer inseto.

TESLA ALUNO

Tesla jovem

Tesla iniciou sua educação superior no instituto politécnico de Graz, perseguindo o estudo no tópico que mais o fascinava: eletricidade. Ele estudava muito, quase durante todo o dia, em uma rotina que ia das 3:00 da manhã às 11:00 da noite todos os dias. Sonhava em ir para a América e conhecer Thomas Edison.

Aluno extraordinário, irritava seus professores, questionando o status quo tecnológico com um insight que por muito superava o de seus instrutores. Ele era contra a idéia de que a corrente contínua era o único meio de distribuir energia elétrica. Essa corrente era ineficiente e incapaz de transmitir energia a longas distâncias. Deveria haver um outro método. A idéia da corrente alternada era vista pela comunidade científica com descaso, em muitos aspectos tal como a fusão a frio é hoje.

A VISÃO

Durante seu curso superior, seu pai teve um ataque cardíaco e Nikola voltou para casa. Seu pai morreu logo após. Tesla nunca retornou à escola politécnica. Sem dinheiro para financiar sua instrução, ele tornou-se um operador de telégrafo. Tesla desesperou-se por sua educação interrompida, mas continuou com seu sonho de ir à América e tornar-se um pioneiro na energia elétrica. Foi nesta ocasião que Tesla passou por seu período de hipersensibilidade, que o reduziu a um inválido. Considerando a depressão pela qual ele estava passando, é quase certo que este mal teve uma origem psicossomática. Qualquer que seja sua causa, porém, ele teve uma poderosa nova visão, de como a corrente alternada finalmente poderia ser atingida.

Sua visão foi: Duas bobinas, posicionadas em ângulo reto e alimentadas com uma corrente alternada à noventa graus de fase entre si poderiam fazer um campo magnético girar, sem a necessidade do comutador utilizado em motores de corrente contínua. Tesla sabia que isto iria funcionar. Construir o aparato em sua mente e fazê-lo funcionar já lhe dava prova suficiente.

Esquema das bobinas

Este era o método de Tesla para desenvolver invenções através de toda a sua carreira: sem cadernos, diários ou protótipos. Possuía memória fotográfica, e sua capacidade de transformar idéias em visualizações concretas, que o tinha transtornado durante a juventude, havia finalmente se voltado a seu favor. “No momento em que uma pessoa constrói um aparelho para levar a cabo uma idéia crua, ela se encontra inevitavelmente envolvida com os detalhes deste aparelho”, Tesla escreveu em sua autobiografia. “Conforme ele procede em tentar melhorar e reconstruir o aparelho, sua força de concentração diminui e ele perde de vista o Grande Propósito”.

Frase: O Dom de poder mental vem de Deus, o ser Divino, e se concentrarmos nossas mentes na Verdade ficamos em sintonia com este grande poder.

ENCONTRO COM THOMAS EDISON: O HOMEM QUE IRIA AJUDAR A DESTRUI-LO

Em 1882 ele arrumou um emprego na Companhia Continental Edison em Paris, distinguindo-se como um bom engenheiro. Dois anos mais tarde, transferiu-se para a matriz em Nova York, onde o trabalho de Tesla para Edison começou como simples engenheiro eletricista instalando e reparando lâmpadas incandescentes e rapidamente progrediu para a solução de problemas mais difíceis como remontar geradores de corrente contínua e até projetar vinte e quatro diferentes tipos de máquinas que acabaram se tornando padrões na empresa. Enfim, ele estava pronto para conhecer o presidente da companhia: o próprio Thomas Edison.

Mas este encontro não foi bom como havia sonhado. Edison o observou com desprezo e certamente não tinha intenção em colaborar com qualquer esquema AC (Alternating current, ou Corrente alternada). Edison via AC como uma ameaça a seu império DC (Direct current, ou Corrente direta). Tesla ofereceu-se para aumentar a eficiência de dínamos em 25% em dois meses. Edison disse a ele que, se assim conseguisse, ele lhe pagaria cinqüenta mil dólares. Depois de meses de trabalho intenso Tesla conseguiu cumprir com a promessa, melhorando os dínamos por uma margem maior do que a prometida a Edison. Mas, quando pediu por seu pagamento, Edison recusou-se a honrar o acordo, dizendo que estava apenas “brincando”. Tesla demitiu-se e nunca mais trabalhou com Edison.

Logo após romper com Edson, encontrou Rahway, que o apoiou em sua ideia de arco-iluminação. Mas, assim que o empresário encontrou um método lucrativo, Tesla foi demitido, sendo então obrigado a voltar para Nova York, onde começou a cavar valas para os cabos de conexão da Western Union Telegraph Company, onde seu supervisor, Alfred S. Brown, pôde perceber a capacidade do inventor em relação às correntes e assim formou-se um grupo de investidores que desejavam vender a lâmpada de arco que Tesla havia inventado, e assim nasceu a Companhia Elétrica Tesla. Tesla estava ansioso por esta oportunidade de trazer a corrente alternada ao mundo, mas seus investidores nada queriam com ela. Assim, Tesla foi rejeitado pela companhia que tinha seu próprio nome. Esta empresa logo entrou em dificuldades e suas ações rapidamente perderam o valor, deixando Tesla falido, e sem seus direitos sobre a lâmpada de arco.

SALVO DO SUICÍDIO

Na bancarrota, uma das mentes mais brilhantes do mundo estava reduzida a trabalhos braçais faturando um dólar por dia. Planejou cometer suicídio no seu trigésimo aniversário, à meia noite em ponto, hora do seu nascimento. Antes que isso ocorresse, porém, A. K. Brown, da Western Union, soube da situação de Tesla. Brown, determinado a devolver o gênio a seu lugar no mundo, ofereceu-lhe um laboratório próprio e a chance de pesquisar a corrente alternada.

Retrato de Tesla

Salvo, Tesla imediatamente começou a trabalhar em seu dínamo AC. O dínamo funcionou exatamente como previu todos estes anos dentro de sua mente. Tesla demonstrou sua invenção ao público, e logo tornou-se a sensação da comunidade de engenheiros. Dentre os convertidos por suas palestras sobre corrente alternada estava George Westinghouse, que negociou com Tesla a fabricação dos dínamos. A primeira aplicação desta tecnologia: As cataratas do Niágara. Westinghouse venceu a concorrência governamental para a utilização do Niágara, oferecendo metade do que Edison ofereceu para a instalação de um sistema DC. Em 1895, o sistema de energia AC de Niágara foi inaugurado sem uma única falha, transmitindo energia até Buffalo, a aproximadamente 33 km de distância, uma total impossibilidade com a corrente contínua. Nas placas dos geradores, foi gravado o nome de Tesla. Não mais uma comodidade luxuosa reservada aos ricos, a energia elétrica agora era para todos.

Pela primeira vez em sua vida, Nikola Tesla era imbatível. Mas era o início da Guerra das correntes.

A GUERRA DAS CORRENTES

Cartaz do julgamento do Elefante

Thomas Edison realizou uma campanha para desestimular o uso da corrente alternada, inclusive divulgando notícias de acidentes fatais e ao pedir votos contra o uso da corrente alternada em legislaturas estaduais. Edison ordenou que seus técnicos comandassem demonstrações públicas nas quais cachorros e gatos vadios, mas também bois e cavalos eram mortos com a corrente alternada. Sob essas ordens, eles foram à imprensa para demonstrar que a corrente alternada era mais perigosa que o sistema de Edison de corrente contínua. Edison também tentou popularizar o termo being electrocuted (ser eletrocutado) como ser “Westinghoused“, pra manchar o nome da concorrente. O espetáculo mais nefasto foi um vídeo que fizeram eletrocutando a elefanta Topsy, que recentemente tinha matado um homem. Eles ainda ganharam dinheiro com o vídeo, que era passado em Cinescópios operados por moeda (invenção dos laboratórios Edison).

Mas não parou por aí. O desejo de Edison de rebaixar o sistema de corrente alternada o levou a financiar secretamente Harold P. Brown, que construiu a primeira cadeira elétrica para o estado de Nova York. Quando a cadeira foi utilizada pela primeira vez, em 1890, os técnicos presentes não souberam calcular a tensão necessária para eletrocutar o preso condenado, William Kemmler. O primeiro choque elétrico não foi suficiente para matá-lo, deixando-o seriamente queimado na cabeça. O processo teve que ser repetido e um repórter presente o descreveu como “um terrível espetáculo, muito pior que enforcamento”. George Westinghouse comentou: “Eles teriam feito melhor se tivessem usado um machado”.

O MÁGICO TESLA

O novo laboratório de Tesla tinha atividade constante, com um pequeno grupo de assistentes trabalhando puramente através dos comandos verbais de seu empregador. Seu desgosto em pôr idéias no papel, adicionado à sua tendência em ficar desinteressado com uma invenção completa, impelido à se mover ao novo desafio, fez com que Tesla deixasse de lado um grande número de criações que ele nem mesmo se importou em patentear. Certa vez, quando a exaustão deixou Tesla em um estado de amnésia temporária, seus assistentes patentearam muitas de suas invenções por ele fazendo com que seu chefe inválido assinasse os papéis. Essa falta de foco foi admitida pelo próprio inventor ao descrever estes anos como “um pouco fracos em continuidade”. Existem hoje 278 patentes conhecidas de Tesla pelo mundo, e imagina-se que há muitas outras que ele não patenteou.

Cartaz: O mágico Tesla

Em 1891, Tesla desenvolveu a invenção pela qual seu nome é mais conhecido hoje: A bobina Tesla. Simples o bastante para qualquer interessado construir, e totalmente funcional em modelos caseiros, ela era uma inovação impressionante que foi a base para o rádio, televisão e outros meios modernos de comunicação sem fio.

Tesla tornou-se famoso por suas palestras nas quais ele demonstrava suas invenções e conceitos com um toque teatral. Muitos espectadores eram leigos que não entendiam nada do que ele estava falando, mas eram encantados pelos raios elétricos que saíam de suas bobinas brilhantes, e lâmpadas sem fio que se acendiam ao entrarem em contato com sua mão. Estas demonstrações espetaculares levaram Tesla a ser conhecido popularmente como uma espécie de mágico, um título não concedido por ridículo, mas por assombro.

Tesla segurando uma lâmpada sem fio.

A transmissão sem fio de energia elétrica tornar-se-ia a maior pesquisa de sua carreira. Ele descobriu que um tubo de vácuo colocado em proximidade a uma bobina Tesla imediatamente começaria a brilhar, sem fios, ou sem sequer um filamento dentro do tubo brilhante. Ressonância elétrica era a chave desta descoberta. Ao determinar a frequência da corrente elétrica necessária, Tesla era capaz de ligar e desligar séries de lâmpadas diferentes a metros de distância. Ele tornou-se um cidadão americano em 1891, e sua nova tecnologia seria seu presente de agradecimento para seu país adotivo: Um meio de transmitir energia instantaneamente, através de qualquer distância, pelo ar. Energia grátis para todos.

Ele resolveu um dos maiores problemas implícitos em sua primeira teoria, que era a transmissão de energia através de longas distâncias sem a perda significativa de força. Ao invés disso, ele decidiu transmitir a energia através do solo. Isso faz pouco sentido em termos elétricos convencionais, uma vez que a superfície da Terra é literalmente tida como “a terra” – um lugar usado para descarregar energia em excesso de um condutor. Mas Tesla descobriu que, se ela fosse carregada o bastante, a Terra tornaria-se o condutor, e não o inverso. Neste sentido, todo o planeta poderia ser transmitido em um colossal transmissor elétrico.

Em 1899, a logística impediu Tesla de conduzir os experimentos necessários dentro dos arredores da cidade de Nova York. Um advogado do Colorado, chamado Curtis, ofereceu ajuda a Tesla em montar um campo de testes em Colorado Springs. Curtis também era empregado da companhia elétrica local, e fornecia energia a Tesla sem custo. O laboratório parecia mais com um grande celeiro abaixo de uma torre de aproximadamente 27 metros. Este era o “Transformador Amplificador de Tesla“, que ele dizia ser a maior de suas invenções.

A Torre de Tesla

A TORRE DE TESLA

A Torre era uma enorme bobina de Tesla, desenhada pra transmitir energia elétrica a longas distâncias.

“Temos que ser capazes de transmitir as coisas de outros lugares em longas distâncias: imagens, a notícia, a energia. Agora, temos que libertar o pensamento, devemos nos livrar das limitações que o espaço e o tempo nos impõe. E ainda manter as suas principais características. Agora e em séculos futuros… A minha torre. Essa é a realidade, vocês verão…”

Nikola Tesla
A Torre de Tesla

Certa noite em 1899, Tesla acionou sua máquina em força total, na esperança de produzir um fenômeno que ele chamou de “crescente ressonante”. Sua torre descarregou em terra dez milhões de volts. A corrente atravessou o planeta na velocidade da luz, forte o bastante para não morrer antes do final. Quando ela chegou ao lado oposto do planeta, foi rebatida de volta, como círculos de água voltando à sua origem. Ao voltarem, a corrente estava em muito enfraquecida, mas Tesla estava emitindo uma série de pulsos que se reforçavam um ao outro, resultando em um tremendo efeito cumulativo.

No ponto de onde o cientista e seus assistentes assistem, a crescente ressonante manifestou-se como uma demonstração de raios que ainda estão até hoje catalogados como a maior descarga elétrica da história. A corrente de retorno formou um arco voltaico que elevou-se até o céu por 19 metros. Trovões apocalípticos foram ouvidos a 33 km de distância. Tesla, anteriormente preocupado com a possibilidade de haver um limite para a geração de descargas ressonantes, passou a crer que o potencial era ilimitado. A demonstração teve um fim inesperado, quando as descargas fizeram com que o gerador de força de Colorado Springs se incendiasse. Tesla não mais recebeu energia grátis dos donos da companhia desde então.

Tesla voltou a Nova York procurando apoio para sua idéia de implementar um sistema de energia ressonante global. Já consciente com a inevitável relutância dos executivos em oferecerem energia grátis, Tesla disfarçou seu projeto como uma rede de comunicações, além de fonte de energia elétrica, sonhando, décadas antes do advento da Internet, com um sistema de comunicação global bem mais sofisticado do que o hoje utilizado.

Frase: O dia virá em que eu mostrarei ao mundo que a transmissão de energia e voz sem a ajuda de nenhum fio é possível.

George Westinghouse rejeitou a idéia. Tesla, então, a propôs a J. P. Morgan, que anteriormente havia negado um patrocínio ao inventor. A idéia de monopolizar as comunicações mundiais o intrigou, e ele permitiu a Nikola Tesla construir um novo laboratório em Long Island chamado Wardenclyffe, que deveria ser uma maior e melhor versão de seu laboratório em Colorado.

Enquanto Tesla trabalhou neste projeto, uma série de acidentes e infortúnios atingiram Wardenclyffe, e ele estava começando a necessitar de dinheiro. Os fundos e o entusiasmo de Morgan evaporaram rapidamente. Em uma última tentative de manter seu investidor, Tesla revelou a Morgan que seu plano não era substituir o telégrafo, mas substituir a transmissão convencional de energia. Morgan respondeu retirando seu suporte inteiramente.

Nunca mais Tesla teria outra chance de trazer energia grátis ao mundo.

O RAIO DA MORTE

Tesla sentado na cadeira

Uma vez que as invenções de Tesla geralmente continham em si um elemento de consciência social, pode parecer surpreendente que ele tenha criado uma série de dispositivos com aplicações militares, e a noção de Tesla utilizando seu gênio para propósitos bélicos é imensamente assustadora. Afinal, este é o homem que se vangloriava do fato que seu gerador ressonante poderia dividir a Terra ao meio, e ninguém até hoje soube ao certo se ele estava brincando.

A primeira invenção de Tesla com propósito militar foi a de barcos e submarinos controlados remotamente. Ele demonstrou o navio por controle remoto em uma exposição no Madison Square Garden, em 1898. O aparato era tão avançado que até mesmo usava uma espécie de reconhecimento vocal para responder aos comandos verbais de Tesla e voluntários do público. Tesla falou das virtudes humanitárias da invenção: ela iria impedir que vários trabalhadores arriscassem suas vidas. Mas ele realmente estava esperando um contrato com o exército dos Estados Unidos. Em uma apresentação para o departamento de guerra, Tesla argumentou que sua invenção poderia obliterar a armada espanhola, e acabar com a guerra com a Espanha em uma tarde. O governo nunca aceitou a oferta de Tesla.

Tesla, então, decidiu direcionar o submarino automático à industria privada, e procurou a aprovação de J. P. Morgan. Segundo contam, Morgan ofereceu-se para fabricar os barcos de Tesla se este se casasse com sua filha. Tal acordo era um anátema a Tesla, e os dois nunca mais trabalhariam juntos até Wardenclyffe, alguns anos mais tarde.

Nikola Tesla eventualmente conseguiu um contrato militar bem sucedido: com a marinha alemã. O produto não eram seus barcos a controle remoto, mas turbinas sofisticadas que o almirante Von Tirpits usou com grande sucesso em sua armada de navios de guerra. Depois que J. P. Morgan cortou seu apoio a Tesla, este contrato tornou-se sua única fonte de renda. Quando surgiu a 1ª guerra mundial Tesla cancelou seu contrato com os alemães, para não ser acusado de traição.

Cartaz A Torre de Tesla

Quase falido e observando os Estados Unidos à beira da guerra, Tesla sonhou com outra invenção que pudesse interessar os militares: o raio da morte.

O mecanismo por detrás do raio da morte não é bem compreendido até hoje. Ele era aparentemente uma espécie de acelerador de partículas. Tesla disse que era uma melhoria de seu Transformador Amplificador, que concentrava energia em um fino raio tão concentrado que ele não se dispersaria, mesmo a grandes distâncias. Ele o promoveu como uma arma puramente defensiva, com a intenção de impedir ataques, fazendo de seu raio da morte o tataravô da defesa estratégica.

Não se sabe ao certo se Tesla usou seu raio da morte, ou se ele sequer chegou a construí-lo. Mas essa é a história geralmente relatada do que aconteceu naquela noite em 1908, quando Tesla testou sua arma:

Naquela época, Robert Peary estava fazendo sua segunda tentativa em chegar ao Polo Norte. Tesla então notificou a expedição que eles estariam tentando entrar em contato com eles de alguma forma, e eles deveriam relatar qualquer coisa incomum que eles observassem. Na noite de 30 de junho, acompanhado por seu associado, George Scherff, na torre de Wardenclyffe, Tesla apontou seu raio através do Atlântico, em direção ao Ártico, a um ponto calculado como estando a oeste da expedição de Peary.

Tesla ligou o equipamento. De início, era difícil dizer que ele estava funcionando. Sua extremidade emitiu uma luz pálida, dificilmente notável. Então, uma coruja voou de seu ninho no topo da torre, na direção do raio, e foi desintegrada instantaneamente.

Isso concluiu o teste. Nikola Tesla observou os jornais e enviou telegramas para Peary na esperança de confirmar a efetividade do raio da morte. Nada apareceu. Tesla estava pronto para admitir derrota quando recebeu notícias de um estranho evento ocorrido na Sibéria.

Em 30 de junho uma enorme explosão havia devastado Tunguska, uma área remota na floresta da Sibéria. Quinhentos mil acres quadrados de terra foram instantaneamente destruídos, o equivalente a quinze megatons de TNT. O incidente de Tunguska é a mais poderosa explosão ocorrida na história, nem mesmo subsequentes explosões termonucleares ultrapassaram sua força. A explosão foi audível a 930 quilômetros de distância, aproximadamente. Os cientistas crêem que ela foi causada por um meteorito ou fragmento de um cometa, embora nenhum impacto evidente ou restos minerais de tal objeto jamais tenham sido encontrados.

Nikola Tesla tinha uma explicação diferente. Ela claro para ele que seu raio da morte tinha ultrapassado seu alvo calculado e atingido Tunguska. Ele ficou extremamente grato que a explosão, miraculosamente, não matou ninguém. Tesla desmontou o raio da morte imediatamente, crendo-o muito perigoso para continuar existindo.

Seis anos mais tarde, o fim da primeira guerra fez com que Tesla reconsiderasse. Ele escreveu ao presidente Wilson, revelando o segredo do teste do raio da morte e oferecendo-se para reconstruí-lo para o departamento de Guerra. A mera ameaça de tamanha força destrutiva faria com que as nações em guerra concordassem em restabelecer a paz imediatamente. A única resposta de Tesla à sua proposta foi uma carta formal de apreciação da secretária do presidente. O raio da morte nunca foi reconstruído, supondo que ele tenha sido construído, em primeiro lugar.

Tesla fez mais uma tentativa de ajudar seu país na guerra em 1917. Ele concebeu uma estação emissora que emitiria ondas exploratórias de energia, permitindo que seus operadores determinassem com precisão a localização de veículos inimigos distantes. O departamento de guerra riu-se e rejeitou o “raio explorador” de Tesla. Uma geração mais tarde, esta mesma invenção ajudaria os aliados a vencer a 2ª guerra mundial. Ela era chamada radar.

A MÁQUINA DE TERREMOTOS

Incansável, e inabalado por concentos como praticidade ou marketing, a Mente de Nikola Tesla criou uma vasta miscelânea de invenções peculiares, muitas das quais jamais saíram do estágio de conceituação, e as idéias parecem ter ficado cada vez mais estranhas conforme ele envelhecia.

Tesla idoso

Inventar era geralmente um processo deliberado para Tesla, sua total intenção e objetivo perfeitamente formados em sua mente antes dele e de sua equipe moverem um dedo. Porém, houve momentos em que ele tropeçou em uma descoberta por “acaso”. Tesla realizou suas primeiras experiências com tecnologia ressonante em seu laboratório em Nova York ligando um pequeno oscilador, que fazia com que um espelho vibrasse levemente. Subitamente, o laboratório foi invadido por um esquadrão de policiais, exigindo que Tesla parasse com seus experimentos. A ilha de Manhattan estava vibrando por quilômetros de distância. Tesla não considerou como ondas ressonantes tornam-se mais fortes quanto mais elas viajam e ele, sem perceber, criou o que foi conhecido como a “Máquina de Terremotos de Tesla”.

Tesla também aplicou seus equipamentos ressonantes em formas bizarras de terapia física. Ele criou máquinas que inundavam o corpo humano com cargas elétricas e fortes vibrações, na intenção de aliviar dores e promover a cura. E Tesla não era apenas o inventor de seus equipamentos eletroterapêuticos: era também um forte usuário. Tornou-se viciado no tratamento que inventara, insistindo em dizer que as seções com a máquina o rejuvenesciam enquanto ele ficava horas e horas trabalhando, sem comida ou bebida. Tesla certa vez deixou seu amigo Mark Twain testar a máquina de cura. Ele relatou ter aproveitado a experiência imensamente, até que as vibrações lhe causaram uma diarreia espontânea. Tesla comercializou sua invenção, e a Companhia Eletroterapêutica Tesla foi uma de suas únicas empresas a ter leve sucesso comercial.

Tesla também recebeu outra revelação acidental durante seus testes com o amplificador transformador, em Colorado Springs. Certa noite, durante a construção do aparelho, este começou a ressonar com uma série de “clicks” precisos, similares a código morse. Tesla estava convencido que estes sinais estavam sendo enviados por seres extraterrestres. Tesla expressou seu credo na vida em Marte, e como ele acreditava ter a prova. Ele, mais tarde, concebeu transmissores para a comunicação com os marcianos, expondo sua visão de que manter relações pacíficas com nossos vizinhos espaciais era um dos mais urgentes deveres da humanidade.

Frase: Meu cérebro é apenas um receptor; no Universo existe um núcleo a partir do qual obtemos conhecimento, força e inspiração. Eu não penetrei nos segredos deste núcleo, mas eu sei que ele existe.

Em seus últimos dias, Tesla ficou fascinado com a idéia da Luz como sendo tanto partícula como onda – a proposição fundamental do que se tornaria a física quântica. Este campo de investigação o levou à criação do “Raio da Morte”. Tesla também tinha a idéia de criar uma “parede de luz”, manipulando ondas eletromagnéticas em um certo padrão. Esta misteriosa parede de luz permitiria que o tempo, espaço, matéria e até gravidade fossem manipuladas à vontade do operador, e concebeu uma grande variedade de propostas que parecem hoje sair diretamente da ficção científica, incluindo naves anti-gravidade, teletransporte e viagens no tempo.

Frase: Se você quiser descobrir os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração.

Provavelmente a invenção mais estranha que Tesla já propôs foi o fotografador de pensamentos. Ele relacionou que todo o pensamento criado pela Mente cria uma imagem correspondente na retina, e a informação elétrica desta transmissão neural poderia ser processada através de um nervo óptico artificial e visualizada como padrões visuais em uma tela.

“O dia em que descobrirmos exatamente o que é a eletricidade, isso irá marcar um evento provavelmente maior, mais importante que qualquer outro na História da Humanidade. Então, será apenas uma questão de tempo para que o Homem consiga ligar suas máquinas diretamente à própria natureza.
Imagine o que está por vir…”

Nikola Tesla

A CONSPIRAÇÃO ANTI-TESLA

Tesla idoso sentado.

Tesla passou seus últimos 10 anos quebrado financeiramente, vivendo de favor no hotel New Yorker, no quarto 3327 no 33º andar (olha o TOC aí), que dividia com os pombos, a quem ele considerava seus únicos amigos.

As indústrias haviam virado suas costas a ele. A comunidade científica ignorava suas idéias. O público o conhecia como um lunático cujas teorias eram apenas úteis para tablóides sensacionalistas. Em 1942 um desenho animado do Superman, de Max Fleischer, mostrava o herói lutando contra raios da morte e terrores eletromagnéticos criados por um cientista louco que, assim como Tesla, tinha um pássaro como única companhia.

Em uma de suas últimas entrevistas, Tesla disse:

“Venho alimentando os pombos, milhares deles, há anos, mas havia um pombo, um pássaro bonito, branco puro com detalhes cinza claro em suas asas. Aquele era diferente… Não importa onde eu ia, aquele pombo iria me encontrar; quando eu queria ver ela só tinha que desejar e chamá-la para que ela viesse voando até mim… Eu amei aquele pombo… Eu a amava como um homem ama uma mulher, e ela me amava.

Então, uma noite eu estava deitado na minha cama, no escuro, resolvendo problemas, como de costume, ela voou pela janela aberta e ficou na minha mesa. Eu sabia que ela me queria; ela queria me dizer algo importante, então eu me levantei e fui até ela. Quando eu a olhei eu sabia o que ela queria me dizer – ela estava morrendo. E então, eu saquei sua mensagem, vinha uma luz de seus olhos – poderosos feixes de luz… uma luz mais intensa do que eu já tinha produzido pelas lâmpadas mais potentes em meu laboratório.

Quando aquele pombo morreu, algo saiu da minha vida. Até aquele momento, eu sabia com certeza que iria completar meu trabalho, não importa o quão ambicioso fosse, mas quando algo como aquilo saiu da minha convivência eu sabia que o trabalho da minha vida tinha acabado”.

Em 7 de janeiro de 1943, Nikola Tesla morreu sozinho em Nova York, aos 87 anos.

Jornal com a publicação da morte de Tesla

Como isso pode ter acontecido? Existem muitas visões para a questão da queda de Tesla na obscuridade. A primeira, e possivelmente a mais irrefutável, é que Tesla não entrou para os livros de história porque ele falhou como empresário. As pessoas mais bem sucedidas não são necessariamente as mais brilhantes, mas aquelas que conseguem jogar o jogo para chegar ao topo. Tesla era um discípulo da ciência pura, em oposição à ciência aplicada, com pouca ou nenhuma facilidade em imaginar como lucrar com suas idéias. Seus parceiros de negócios frequentemente não agiam em seu melhor interesse, e Tesla tem uma lista de más decisões financeiras.

Por exemplo, no ápice de sua implementação bem sucedida da corrente AC, ele poderia ter coletado uma enorme quantidade de riquezas materiais. Ele tinha um contrato com Westinghouse que poderia facilmente tê-lo posicionado como um dos homens mais ricos da América. Porém, quando George Westinghouse disse a Tesla que os gastos com a instalação do sistema poderiam por sua companhia em perigo no futuro, Tesla rasgou o contrato como gesto de amizade. Se ele não o tivesse feito, ou pelo menos negociado uma fração dele, Tesla teria morrido na luxúria, e preservado sua notoriedade de maneira bem mais apropriada.

Frase: O dinheiro não representa tal valor como os homens colocaram em cima dele. Todo o meu dinheiro foi investido nas experiências com as quais fiz descobertas novas, permitindo a humanidade de ter uma vida um pouco mais fácil.

Grandes empresários e o governo dos Estados Unidos conspiraram para suprimir seu gênio inventivo. No topo da lista de suspeitos está Thomas Edison, que invejava o sucesso de seu antigo empregado com a corrente alternada, e efetivamente liderou uma campanha para destruir o nome de Tesla. Edison também fez parte da mesa de conselheiros do departamento de guerra que rejeitou as propostas de Tesla para o Raio da Morte e seu radar. J. P. Morgan também está implicado na Teoria da conspiração anti-Tesla. Morgan efetivamente ampliou sua já monumental fortuna explorando as idéias do inventor até que ele descobriu que ele queria a criação de livre energia, uma idéia assustadora a qualquer capitalista respeitável. Morgan imediatamente encerrou seu patrocínio a Tesla, e alguns argumentam que ele ainda tenha usado sua considerável influência para impedir que outros o patrocinassem.

O governo – que sempre rejeitou Tesla quando ele apresentava suas propostas – tornou-se subitamente interessado em seu trabalho depois de sua morte. O FBI ordenou que o escritório de propriedades estrangeiras se apoderasse de todos os documentos de Tesla; um ato ilegal, uma vez que Tesla era cidadão americano desde 1891. Os registros de Tesla foram considerados inofensivos para a segurança nacional, e seu arquivo foi encerrado em 1943. Foi reaberto em 1957, com a notícia de que os russos estariam realizando experiências com sua tecnologia. Muitos estão convencidos que o pentágono realizou várias experiências com projetos baseados na tecnologia de Tesla. Em 2011 e 2017 o governo liberou documentos que mostram algumas das idéias, uma delas a de um “muro de força” que ficaria em volta de toda a fronteira dos EUA e os protegeria de qualquer ataque naval ou aéreo.

Uma última teoria é a de que Tesla arruinou sua própria reputação com suas invenções e propostas fora de época. Alguns dizem que ele começou errando ao propor energia livre para todos; outros crêem que ele ficou louco quando começou a falar em marcianos e Raios da Morte. Tesla nunca aceitou o trabalho de Albert Einstein, criticando a Teoria da Relatividade abertamente como sendo vago e incoerente.

Em termos práticos, estes argumentos estão provavelmente corretos. Um sistema de energia livre, hoje, não seria aceito. Não se sabe de sinais emitidos de Marte, e a Teoria da Relatividade é bastante sólida. Porém, há duas coisas a serem consideradas:

Em primeiro lugar, mesmo que algumas de suas idéias estejam erradas, elas não diminuem a imensa quantidade de idéias corretas que ele teve, e que contribuíram e contribuem para o nosso mundo. Segundo, deve-se lembrar que até mesmo a corrente alternada era considerada irreal e improvável antes de Tesla. Há a possibilidade, ainda, de que os mais bizarros conceitos de Tesla sejam validados em algum ponto no futuro, quando a ciência chegar a seu nível. O tempo dirá.

Por hora, o verdadeiro legado de Tesla está sendo lentamente reconhecido. A corte suprema declarou pouco após sua morte que Tesla era o verdadeiro inventor do rádio, e não Guglielmo Marconi. Tesla foi reconhecido como o inventor da lâmpada fluorescente, o tubo amplificador a vácuo e a máquina de raios X. Livros de história estão lentamente começando a incluir estes fatos.

O destino final do laboratório de Tesla em Wardenclyffe foi coberto de significado. Em 1917, ele foi condenado à demolição. O dinheiro de Tesla para sua manutenção havia acabado, e acreditava-se que ele estivesse sendo espionado por alemães. Inicialmente ele foi dinamitado, mas a torre se manteve intacta. A equipe de demolição detonou o local repetidamente, mas a torre não caiu. Eles retornaram em outra data e a dinamitaram novamente. Ela caiu no chão, mas não explodiu.

A Torre de Tesla sendo demolida.

“Contra a estupidez os próprios deuses lutam em vão”

Friedrich Schiller

A história de Tesla traz grandes lições que puxam a uma reflexão individual por vezes dolorosa.

O que sabemos é que quanto mais avançamos na tecnologia, mais escutamos falar de Tesla. Como um fantasma cuja energia nunca acaba, Tesla retorna a zombar da nossa pobre capacidade de lidar com o novo e aliado a ele o que chamamos de moderno ou tecnológico. Duas empresas que estão revolucionando o modo como lidamos com a energia levam seus nomes: Tesla, inicialmente uma companhia de carros elétricos fundada por Elon Musk e que hoje virou um guarda-chuva para painéis solares, baterias e outras invenções com energia limpa, e Nikola, que fabrica caminhões elétricos movido a hidrogênio.

“Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim.”

Nikola Tesla

Tesla continua cada vez mais vivo!

NIKOLA TESLA – O INVENTOR MAIS INJUSTIÇADO DA HISTÓRIA – Doc Nostalgia

Fontes:
Biografia completa de Tesla;
A Síndrome de Tesla;
Nikola Tesla, o gênio mais injustiçado da história;

Referências:
History Channel – O segredo da Torre de Tesla;
BBC – 5 previsões de Tesla que se tornaram realidade 100 anos depois;
Hypescience – As impressionantes previsões de Tesla para o futuro;
Thomas Edison: O Gênio da Lâmpada;

5 3 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
218 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Geraldo Botari
Geraldo Botari
30 junho de 2022 4:54 pm

Certa feita perguntaram ao Albert Einstein, como ele se sentia como sendo o maior cientista do século, o que de pronto ele respondeu: “Não perguntem a mim, perguntem ao Tesla”.

Last edited 1 ano atrás by Geraldo Botari
Marcelo
Marcelo
7 março de 2020 12:41 am

Como pode alguém como o Tesla ser inteligente e burro ao mesmo tempo? Inteligente em ser um brilhante cientista, e burro por ser terraplanista.

não sei
não sei
18 junho de 2021 3:28 pm
Reply to  Marcelo

Olha quem fala Marcelo, um dois maiores gênios da história

Marcelo
Marcelo
18 janeiro de 2020 5:26 pm

Tesla poderia ter sido um homem e tanto, mas se mostrou mais um imbecil e ignorante que quis comprar a crença na Terra plana.

não sei
não sei
18 junho de 2021 3:29 pm
Reply to  Acid

essa página é muito fraca, já vi várias vezes ela ser rebatida.

Marcelo
Marcelo
7 março de 2020 12:42 am
Reply to  Marcelo

Mas ele foi mesmo terraplanista, queira ou não.

Davidson Maciel de Sousa
Davidson Maciel de Sousa
6 novembro de 2019 6:21 pm

Tomaz Edison fela da puta

Samuel
Samuel
24 março de 2012 1:11 am

rev. delphinus lightbubble, se vocês vierem me visitar, vocês voltarão com as imagens mas sem vocês mesmos, ou melhor, as imagens voltarão sozinhas. 😉 Hehe.

Samuel
Samuel
24 março de 2012 2:12 am

Não, comentei apenas pra mostra pra você que seu orgulho é tão grande que você nem se deu conta do quão ridículo você é ao pensar que trocar Samuel por Samael fosse fazer qualquer diferença que seja pra mim. Só faz pra você, isso que esfreguei na sua cara. Não existe alguém sem ego, o ego É a pessoa, ego ou ‘eu’ ou psyché etc, etc, porém não é uma entidade, é o pensamento – não tem diferença entre ego, pensamento, ‘eu’ etc, são apenas diferentes nomes pra mesma coisa não-existente como entidade -, que é uma onda, é algo… Read more »

GUACO BEY
GUACO BEY
24 março de 2012 2:06 am

samael: e o que você não percebe é que nenhum pensamento que você tem é seu, a ação que iniciou essa reação contínua se deu há muito tempo, tudo que ocorre desde então é mecânico e AUTOMÁTICO, ninguém executou mais karma algum depois daquele inicial. guaco: bom, se só houve uma ação iniciada pelo (místério, já q deus é um termo que lhe dá horror), isso significa que a primeira lei de newton está errada. 😀 :D:D pois a úlitma coisa que vemos é tudo seguindo em movimento uniforme em linha reta devido a apenas uma unica ação inicial… 😉… Read more »

Samuel
Samuel
24 março de 2012 2:04 am

A sua definição de câncer não desqualifica nada do que falei, e tudo o que você está fazendo é repetir feito um papagaio algo que aprendeu em algum lugar, isso é tudo. E não entendo o que você quer dizer com ‘energia sem direcionamento’, isso não faz sentido algum ao menos que você explique de que energia, de que direcionamento, e de que emissor etc você está falando. Tudo é acausal e aleatório e você nem percebe isso, gênio. É o pensamento que diz, segundo o próprio conhecimento acumulado, que seria tudo impossível etc, como você afirmou, é o pensamento… Read more »

GUACO BEY
GUACO BEY
24 março de 2012 1:47 am

samael: caso contrário não consideraria o nome Samael pejorativo em relação a Samuel guaco: ah! mas funcionou, ou não se incomodaria a comentar! 😛 😀 😀 😀 😀 e me explica, como alguém sem “ego”, alguém “vazio” vai se incomodar com um treco tão bocó como um nome… um nome nem um “comando sintático” dos fortes é. ZORG! troll < trickster? agora q tua casa caiu de vez, deixemos o site para os que buscam respostas imateriais? ou vai continuar pagando o mico de falar coisas que não defende e ameaçar arrancar cabeças de pessoas que são opostas a sua… Read more »

GUACO BEY
GUACO BEY
24 março de 2012 1:42 am

samael, o biólogo da pereba mágica: porque câncer significa células vivas se espalhando sem limite, e o meu toque iria multiplicar a vida e energia delas. guaco, o desenhista sem pereba mágica: bom, cancer são células se multiplicando aleatoreamente, em termo de energia cancer é um acumulo de energia que não se dispesa (causando a boa e velha entropia). segundo a Dra. Mae Wan Ho (que não tem pereba geométrica na testa) isso ocorre por não haver coerencia nelas. O trabalho dela sobre “quantum Jazz” é bem interessante. achei que sua pereba já sabia tudo, samael. mas olha que interessante.… Read more »

Samuel
Samuel
24 março de 2012 1:41 am

Uns judeus me disseram que Samuel pode ser ‘Seu nome é Deus’ ou ‘Nome de Deus’, e é claro que eu prefiro esse significado, hehe. Portanto, cuidado, hein, Guaco? Você está mexendo com Deus. Haha.

Samuel
Samuel
24 março de 2012 1:38 am

Fora os insultinhos de idiota, você troca o meu nome por Samael e isso apenas reforça que as fantasias nas quais você acredita não existem, e portanto não surtem o efeito positivo esperado, e que você ainda está totalmente preso na ilusão da dualidade, caso contrário não consideraria o nome Samael pejorativo em relação a Samuel. Samael me lembra do Samael Aun Weor, aquele cachaceiro charlata da porra, hehehe. Samael significa ‘veneno de Deus’, Samuel significa ‘ouvido de Deus’. E Jesus significa ‘Guaco caiu no conto do vigário’. Hehe.

Samuel
Samuel
24 março de 2012 1:27 am

Não há raiva alguma aqui, Guaco, apenas a resposta. Você está interagindo com um robô, está conversando consigo mesmo através de duas máquinas, emitindo o comando, que nem é seu, não é auto-iniciado, e obtendo a resposta, automática e mecanicamente, sem nem se dar conta. Não tem ninguém aqui conversando com você. Não há contradição entre a minha afirmação de que o funcionamento do universo é mecânico e automático e de que karma como as pessoas pensam não existe, Guaco. Você não entendeu: Eu não disse que nós somos máquinas, nós somos o pensamento interferindo com as máquinas, o corpo… Read more »

GUACO BEY
GUACO BEY
24 março de 2012 1:12 am

samael: Karma significa ‘ação’, uma ação que não é reação, uma ação inicial, e todas as nossas ações são reações. Nenhuma de nossas ações são auto-iniciadas. guaco: oras, vc escreveu que a “realidade” é mecanica e que somos máquinas mecanicas…todo sistema mecanico depende de ações que geram reações… decida-se, ou há karma (ação que gera reação, como em sistemas mecanicos) ou não há karma. ou a parada é mecanica ou não é mecanica. ou cum neti-neti é os dois ao mesmo tempo? 😀 sua raiva anuvia sua mente ó troll não-dualista! volte para a escola… q tua inteligencia empacou na… Read more »

GUACO BEY
GUACO BEY
24 março de 2012 2:16 am

SAMAEL: E eu não tenho nada a defender, GUACO: 😀 😀 😀 😀 😀 SAMAEL: e não falei de arrancar cabeça de quem tem visão diferente da minha, falei em arrancar a cabeça de quem é covarde e otário de ficar me insultando gratuitamente por trás de uma tela sendo que, não sei se percebe, mas fora quando sou forçado a dar resposta, eu jamais ofendo, jamais inicio qualquer ofensa. Você insultou, apenas obteve a resposta, meu chapa. GUACO: marquemos o duelo então. sério. se vc é real e é macho, vam´bora. pega meu email com o guardião de todo… Read more »

Samuel
Samuel
24 março de 2012 2:27 am

A primeira ação ocorreu acausalmente. Causa-e-efeito é o lema de mentes confusas. Não tenho horror a Deus, Guaco, apenas sei que ele não existe. Horror eu teria se ele existisse, considerando o que a Bíblia, por exemplo, mostra que ele é. A ação inicial se desencadeou mecânica e automaticamente, a ‘organização’ que você vê é física e nascida do pensamento, dos conceitos que ele tem que dizem que isso é organizado e aquilo não é, e assim por diante, mas tudo foi inventado e conceitualizado pelo próprio pensamento que está dizendo a si mesmo que de acordo consigo mesmo aquilo… Read more »

Samuel
Samuel
24 março de 2012 2:31 am

Que duelo? Você quer dizer, o meu massacre sobre você, né? Por que pegar o email e IP com ele? E o que o email e o IP (???) vão resolver? Se você fosse homem mesmo não faria rodeios, em vez de enrolar já teria me passado. Veja bem, você insultou, mexeu, e ainda pensa que está com a razão, vamos marcar então, e eu farei questão de te matar. Vamos ver se você afina agora. Moro em Itapira, interior de SP, te dou meu endereço completo se quiser, aí a gente vê quem sobra em pé na rua, lugar… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
24 março de 2012 5:30 am

Ola Samuel, Filmar vocês dois saindo na porrada física não me interessa, não. Pra ver isso eu tenho o canal a cabo do UFC. Agora, se vocês vão se matar apenas usando as ondas cerebrais, aí me interessa, sim. 🙂 O Guaco é meu amigo, mas nesse caso a curiosidade cientifica fala mais alto. 😛 Alias, o que me interessa mesmo é o que a Karla relatou. Ou é mentira a parada da telecinesia, aparecimento de luzes e etc..? Ela disse que tem material seu a esse respeito, então seria interessante que se colocasse tal material de antemão. Eu sou… Read more »

Samuel
Samuel
24 março de 2012 4:55 am

E isso porque a pessoa nem a coragem e a decência de expor a verdadeira face ela tem. E fica expondo a de quem não tem o que esconder. Engraçado, né… Posta seus próprios links aí também pra gente ver e te julgar, Mcnaught. Sabichão. FUI! Desculpe, Acid, sei que não faz questão mesmo, mas não volto mais aqui. Não dá.

Samuel
Samuel
24 março de 2012 4:47 am

“Cuidado com as expectativas quando se tratam de “pessoas´´ hein rs.” Olha a arrogância de Mcnaught ao se referir à minha pessoa. Tô vendo o ‘equilíbrio’ e a ‘consciência brilhante’ e o belo ‘filtro’ que você tem… Se chama preconceito, discriminação, arrogância… E só porque viu uma única foto minha e uma página que fiz à toa e nem levo a sério, tanto que é praticamente vazia, como se pra ser aquilo imaginário evolutivo que você acredita existir a pessoa tivesse que se vestir só de branco, curtir só new age e falar só em coisinha bonitinha pra agradar a… Read more »

Samuel
Samuel
24 março de 2012 4:35 am

Ah, e Guaco, você pelo menos é um fanfarrão, mas vi que tem alguém mais bitolado/a do que você: Mcnaught. Você ainda que leva mais na piada, mas Mcnaught, falando em não impor a própria certeza aos outros, falou daquele monte de fantasias, contos de fadas nos quais acredita, como se tivesse certeza que tem algo mais do que mentira neles. “Equilíbrio”, “extrair o que é bom” (e como é que você vai separar o que é ‘bom’ do que é ‘ruim’ se são a mesma e única coisa, gênio?), “filtro”… É tanta baboseira, tanto blablá que dá nojo! Mostrar… Read more »

Samuel
Samuel
24 março de 2012 4:17 am

“Se você encontrar o Buda, mate-o.” – Linji

Samuel
Samuel
24 março de 2012 3:51 am

Não gosto de recomendar nada, mas o lance de respeitar o território alheio me lembrou de um conteúdo bacana de um site. Caso saiba inglês, dê uma lida nesse conteúdo aqui, ó (texto em violeta, remova os espaços entre os pontos dos links):

www . churchofsatan . com/home . html

E nestes:

www . churchofsatan . com/Pages/NineStatements . html

www . churchofsatan . com/Pages/Eleven . html

Enfim, tem muito mais lá, explore se achar interessante. Apenas visite com respeito. Fui.

Samuel
Samuel
24 março de 2012 3:44 am

Hahahaha! Fiquei esperando só pra ver! Sabia que você ia fazer isso! Esperei uma hora e você não respondeu, e assim que constatei que você tinha afinado e me despedi definitivamente, você aproveitou e colocou uma resposta, querendo dar uma de machão, mas enquanto eu tava aqui que era bom, nada! Hahahaha! Se eu não respondesse dizendo que ia você nunca ia responder! Hahahahaha! Não, se quer o tal duelo, venha aqui você, não tenho condições de me deslocar (senão eu iria mesmo, mesmo que fosse no seu território, não me importo), não tenho bens materiais (nem este computador e… Read more »

GUACO BEY
GUACO BEY
24 março de 2012 3:22 am

samael:
Moro em Itapira, interior de SP, te dou meu endereço completo se quiser, aí a gente vê quem sobra em pé na rua, lugar neutro. Ou vai afinar?

guaco:
passa o email e marcamos. mas não na sua cidade, se é pra ser neutro, q tal em sao paulo, a gente pede pro mestre paco filmar. =D
:D:D

na duvida pega esse aqui gustocggc@yahoo.com.br.

a gente marca o duelo off line, q não sou de exibir meus dotes marciais.

bjo, menina.

Samuel
Samuel
24 março de 2012 3:13 am

Bom, OK, afinou mesmo, né? É, como eu já imaginava. Agora vou definitivamente nessa, inclusive porque, como já disse e repito, não tenho interesse algum em incomodar com minhas ideias ‘materialistas’ em um espaço onde as pessoas acreditam e discutem suas ideias ‘imateriais’. Pelo contrário, quero mais que pensem por si mesmos e ‘em paz’ e sejam felizes no que acreditam, me sinto incomodado em ter que vir aqui e responder, mas não podia deixar o cara (ou mina, não sei, trolls existem) vir me insultar gratuitamente sem ao menos colocá-lo em seu devido lugar. Respeito o Acid e o… Read more »

Samuel
Samuel
24 março de 2012 2:32 am

E eu não tô demonstrando nada na internet, Guaco, apenas fui insultado e respondi à altura. Ou nem a capacidade de reconhecer que é um verme você tem?

Samuel
Samuel
24 março de 2012 1:08 am

E, sim, fato, Jesus nunca existiu. Sorry.

Samuel
Samuel
24 março de 2012 1:07 am

PS: Minha mão também é limpa, Paco. Hehe.

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
23 março de 2012 11:12 am

Mestre Paco “É um tipo de clown sufi, não? Sou fascinado pela figura dos clowns, bobos da corte e palhaços.Essa” É um traço comum em vários contos sufis e zen, o humor é uma ótima ferramenta para se atingir os pontos nevrálgicos de nossos condicionamentos. “A teologia é a única ciência que tem um discurso racional do começo até o fim”. Vê se não é uma piada recheada de sabedoria. :))) “A sabedoria oriental não é niilista, acho que não é. Mas muita gente só tira dela o niilismo. Ai, ai.” Salve Pers, realmente não é. O que a filosofia… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
23 março de 2012 10:30 am

Simpático o Nasrudim, nada sabe. É um tipo de clown sufi, não? Sou fascinado pela figura dos clowns, bobos da corte e palhaços. ORIGENS: Competindo com outras formas modernas de entretenimento e passando por evoluções da linguagem, a arte do palhaço luta para sobreviver enquanto se adapta a outras formas de representação cênica. Não é um privilégio do tempo presente: a história dessa figura humorística também é difusa. Não se sabe precisar ao certo quando surgiram os primeiros palhaços – estudiosos apontam para a quinta dinastia egípcia, por volta do ano 2400 a.C., mas diversas manifestações similares aconteceram em diferentes… Read more »

Pers
Pers
23 março de 2012 10:15 am

A sabedoria oriental não é niilista, acho que não é. Mas muita gente só tira dela o niilismo. Ai, ai.

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
23 março de 2012 9:22 am

Aproveitando, mais uma estória do sábio Nasrudin: Durante alguns anos, Nasrudin trabalhou como barqueiro, na travessia do grande rio Eufrates. Certo dia levava em sua canoa um respeitado Ulemá. O Ulemá percebendo a simplicidade de Nasrudin, perguntou: “Nobre homem, alguma vez procuraste adquirir algum conhecimento sobre a Tradição e as Leis?” “Não, nunca.” Respondeu Nasrudim. “Então perdeste a metade de tua vida”, lamentou o Ulemá. Porém, no meio da travessia, a canoa começou a fazer água. Vendo que iam afundar, Nasrudim perguntou ao Ulemá: “Grande sábio, sabes nadar?” E o Ulemá, quase em panico, disse: “Não, nunca aprendi” Pulando na… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
23 março de 2012 7:54 am

Karla: Paco, sim ele aceitaria, inclusive ele prefere que se possível a pessoa venha e veja por si mesma, melhor ainda do que em vídeo. Resp: Mas que excelente! Apreciaria muito ver e gravar em vídeo se possível, para garantir que não fui hipnotizado, coisa que dificilmente ocorreria comigo, mas como cético tenho que tomar providencia para não ser enganado por truques e charlatanices que são muito comuns quando se alegam coisas extraordinárias. Como faríamos? Em que Estado e cidade vocês estão? ============================ Karla: Tem imagens e fotos de durante o dia inclusive, que ele ficou puto depois ao ver… Read more »

Pers
Pers
23 março de 2012 4:41 am

Karla, conseguir fenômenos não é indício de sabedoria. Vc deveria saber disso.
E bem, cada um com sua opinião, mas a minha, e a de quase todo mundo, seria que esse seu amigo está totalmente maluco, e precisa mesmo de ajuda. Continue tentando.

Guaco Bey
Guaco Bey
22 março de 2012 9:56 pm

KARLA: E se tudo é energia, Guaco, exatamente, existe apenas uma só ‘substância’, logo sua divisão imaginária – mundo físico, mundo espiritual GUACO: bom, eu ia ficar queito, mas vc falou comigo então só + uma energia, sem informação, não tem coerencia, logo tudo é energia carregando informação. E informação (consciencia) não pode ser gerada pelo meio (ondas). sobre ser grosso com vc, me desculpe se você se ofendeu com as brincadeiras. mas como não bancou a dama me acusando de não ter demonstrado os erros conceituais de seu amigo,achei que a liberdade de falta de etiqueta que teve era… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
24 março de 2012 9:00 pm

Guaco: já tive arma encostada em mim em algumas situações, comprando maconha na boca, numa briga de transito e em porta de supermercado, e desarmei, mas se a bala saisse do projétil eu estaria mortinho! 😀 Resp: Véio, eu fiz curso de tiro, tenho porte de arma apesar de não andar armado e já disparei com armas de vários tipos e calibre. Só tenho uma coisa a dizer pra quem estiver lendo: Se alguém apontar uma arma de fogo para você, NUNCA REAJA. Alias, o porte de arma de fogo só é útil se você estiver sempre 100% atento e… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
24 março de 2012 8:31 pm

Guaco:
esse supersamurai é dessa série aqui, mestre paco?

Resp:
Sim, na NET a séria está passando pelo History Channel HD.

O nome do Japa é Isao Machii – (Japanese Katana Kenjutsu )

Achei o video.Saca só o tamanha da bala:

http://www.youtube.com/watch?v=Qzhs1Z8Rwnk&feature=related

😀

guakito
guakito
24 março de 2012 5:39 pm

ACID:
Esse é o velho do Jiraya?!!

guako:
o próprio, véio! =D

tb conhecido como treinador de assassinos para a CIA, pra yakuza, agentes de elite do mundo afora e tb boa parte dos melhores mercenarios do mundo…tb tem sua cota de assassinatos impessoais… é um dos meus helóis no mundo das artes marciais!!

esse é um dos seminarios pop q ele dá, e pode até parecer simples oq ele demonstra, mas pra quem conhece artes internas, as dicas são EXCELENTES. 🙂

Mcnaught
Mcnaught
23 março de 2012 12:16 pm

o.que.nada.sabe. Sempre arpeciei contos sufis. Esses com Nasrudim também. Por favor, se souber me indicar um bom site com outros contos ficaria muito que agradecido. Nossa véi o que aconteceu por aqui com o post do Nikola Tesla?? rs. Aff. Opa, também quero me intrometer rs. Só um tiquinho rs. “Jesus pra ele, que ele afirma nem sequer ter existido historicamente e xinga deliberadamente.´´ Quem ofende acaba sendo ofendido. Portanto não pode achar ruim quando surge alguma ofensa. É regra universal isso. Colher o que se planta. Alias, o que eu estou dizendo? Algo que realmente não existe é a… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
23 março de 2012 1:06 pm

Mcnaught:
Nossa véi o que aconteceu por aqui com o post do Nikola Tesla?? rs. Aff.

Resp:
Bom, segundo o Simulacro baudrillardista,
as redes geram uma quantidade de informações que ultrapassam limites a ponto de influenciar na definição da massa crítica e todo o ambiente está contaminado pela intoxicação midiática que sustenta este sistema.

Em resumo, Tesla pagou o pato.

Pers
Pers
23 março de 2012 1:55 pm

Salve oqns, aí sim, melhorou bastante.

É bem diferente do vaziismo insosso que muitos entendem, tão somente.
Quer dizer, apontar para o Nada na verdade é pedagógico, porque a Verdade nunca está limitada por alguma definição. Certamente. Mas atenção, o dedo aponta um caminho, não qualquer caminho.

Eu já tinha ouvido isso de um estudioso da sabedoria oriental, mas não se vê comumente. Apesar de falar ser limitante, “há uma luz além da luz”.

[]´s

Samuel
Samuel
24 março de 2012 1:01 am

Paco, se eu colocasse a mão na sua cabeça, nada aconteceria. A não ser que você tenha câncer, aí o câncer aumentaria até te levar, porque câncer significa células vivas se espalhando sem limite, e o meu toque iria multiplicar a vida e energia delas.

Samuel
Samuel
24 março de 2012 1:00 am

PS: Neti-neti é ‘nem isso, nem aquilo’, tudo o que o pensamento sugerir você exclui, Guaco. Qualquer coisa que você experiencie baseada no conhecimento é uma ilusão. É isso. Não se meta a falar sobre algo cujo significado original você não faz a mínima ideia. Assim como tenho certeza absoluta de que não faz a mínima ideia do significado original de karma. Karma significa ‘ação’, uma ação que não é reação, uma ação inicial, e todas as nossas ações são reações. Nenhuma de nossas ações são auto-iniciadas. Por isso afirmo que karma também não existe. Porque é fato. Finish.

rev. delphinus lightbubble
rev. delphinus lightbubble
24 março de 2012 12:56 am

PERS: “seria que esse seu amigo está totalmente maluco, e precisa mesmo de ajuda. Continue tentando.” isso se assumirmos que tudo o que foi dito é real, Pers. 😉 sites dedicados a coisas “espirituais” sempre contém trolls ninjas, magistas do caos revoltosos, gente com mágoas a resolver, gente querendo fugir da normose em que se insere, etc… o bagulho, Pers, pra mim, é sempre ter bom humor, num levar nada pro pessoal, dar energia positiva a quem realmente emana sinceridade, e zé pilintrar exu caveira style o resto e se divertir e afinar técnicas eristicas no processo… 😀 😀 quem… Read more »

Samuel
Samuel
24 março de 2012 12:49 am

Ofender por trás de uma tela na internet é fácil, Guaco, além de ser algo totalmente covarde e ridículo. Se fosse pessoalmente, cara a cara, algo que você não seria homem de encarar, você não teria coragem sequer de pensar os insultos gratuitos que proferiu contra a minha pessoa, ou eu arrancaria a sua cabeça cheia de contos de fadas com as minhas próprias mãos, seu imbecil. Aí eu ia querer ver se o seu Deus estaria lá pra te salvar. Pra mim karma não existe, sei que não existe, e eu poderia fazer isso facilmente, e depois pagaria a… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
23 março de 2012 4:53 pm

Macnaught:
Mas, antes que o blog se torne um lago de águas paradas rs, o ideal é mesmo agitá-las (ou agitá-lo) um pouco antes do descanso final (que não ocorrerá eu acho rs).

Resp:
Não se pudermos evitar…isso e o fim dos tempos.

Bom, agora posso completar a minha homenagem ao mais talentoso Clown desse pais:

http://www.youtube.com/watch?v=qvWxQjnJ6MU

http://www.youtube.com/watch?v=qIGYZFDl174

Anônimo
Anônimo
23 março de 2012 4:52 pm

O preço da busca…

“De que valeria a obstinação do saber se ele assegurasse apenas a aquisição dos conhecimentos e não, de certa maneira, e tanto quanto possível, o descaminho daquele que conhece?” 🙂

(Foucault, 1998b, p. 13)

Mcnaught
Mcnaught
23 março de 2012 4:04 pm

Sr. Paco. Pois é. O post do Tesla pagou o pato rs. Mas, antes que o blog se torne um lago de águas paradas rs, o ideal é mesmo agitá-las (ou agitá-lo) um pouco antes do descanso final (que não ocorrerá eu acho rs). Por isso acho que os debates são bem vindos por aqui na caixa de comentários rsrs. Melhor ainda quando se é compartilhado informações, experiências e boas dicas de sites, filmes, livros, etc… Percebi que o Sr. ficou curioso a respeito do rapaz “que parece não achar lugar no corpo em que Deus lhe encarnou´´ rs. E… Read more »

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
23 março de 2012 3:53 pm

Não é não Acid! Sou apenas um copista. :)), o texto é do Franco Atirador, pra variar. Você perguntou se ta em algum canto da internet? Ta sim, aqui nos coments. 🙂

Coringa
Coringa
24 março de 2012 5:15 pm

Maravilha este texto do F.A. q o.que.nada.sabe inseriu (março 23, 2012 11:12 AM).

:))

abs

Mestre Paco
Mestre Paco
24 março de 2012 6:44 am

Caraca, to tão distraído que só agora notei que a pagina que o Mcnaught linkou é do Samuel. Pela descrição que faz de si mesmo, Ele parece ser um cara bacana. Vejamos: Radical–> És surfista? Vc tem cara de surfista. Rebel–>com 33 anos? Tá meio véinho pra isso, não? Mutant–> Já pode participar do programa do Stan Lee, super humanos. non-carnivorous–> Bom, gosto alimentar não se discute. protector of animals–> Putz, aí eu já questiono.Odeio essa cultura pet. Na cidade de São Paulo, 50% da população já é proprietária de pets e eu odeio cachorro latindo, mas os donos estão… Read more »

billy shears
billy shears
26 março de 2012 10:30 pm

Ei, Guaco! Vc ainda está aí? toc toc… 😀 Puxa me identifiquei com o que vc escreveu: “Se tenho um talento é de não guardar mágoas e não ter raiva de ninguém… mas aprendi que as vezes a gente tem que fazer de conta que tem essas coisas, ou a civilização ocidental te coloca no ostracismo… viver no mundo é um jogo cruel pra quem é criança mané como eu!” Sobre esse fazer de conta, acho que tem a ver com o que um dia eu tava comentando com um colega meu, sobre a atenção que dou aos detalhes; geralmente… Read more »

Samuel
Samuel
26 março de 2012 7:05 pm

E além de tudo, eu dou a minha própria cara a tapa, exponho minha própria e única identidade, não me escondo por trás de nicks. Adeus.

Samuel
Samuel
26 março de 2012 6:02 pm

João Paulo, você podia ter copiado um código menor, que enquadrasse melhor o vídeo aqui pra incorporá-lo no seu comentário. Apenas um toque. Buenas, agora fui mesmo. Boa sorte a todos. Tchau. (E “Guaco”, ser puro ódio ou puro amor ou pura calma etc é a mesma coisa, a fonte de ambos é a mesma. E outra, quem é você pra reparar em ódio alheio (que no caso nem é alheio, é seu mesmo retornado contra você em forma de resposta)? Olha os insultos que você proferiu contra a minha pessoa até agora, se isso não for ódio não sei… Read more »

Samuel
Samuel
26 março de 2012 5:52 pm

PPS: E sim, nisso eu tenho que concordar: eu sou completamente louco. O meu estado é o do completamente louco, e não só completamente como também o mais louco de todos. Se eu não soubesse coexistir em perfeita harmonia com a lei, com a realidade como ela é imposta, eu já teria ido parar no hospício, fato. E o estado de vocês é o estado dos que estão em vias de se tornar completamente loucos também. Hehehe. A diferença é bem sutil. Aproveitando o conteúdo do link do João Paulo (aquele do Daniel? Hehe) sobre o UG: “You Have to… Read more »

Samuel
Samuel
26 março de 2012 5:26 pm

PS: E eu vou nessa tranquilo, porque não comecei nada, não iniciei insulto algum, apenas respondi aos insultos que gratuitamente proferiram contra a minha pessoa, todas as merdas que falei foram somente em resposta, de mim não partiu insulto inicial algum. 😉

Samuel
Samuel
26 março de 2012 5:12 pm

Buenas, respondendo às perguntas dos respectivos nicks/personalidades: Não sou aniquilador algum, Paco. Porque sei que não há nada aí a ser aniquilado. 🙂 Não tenho nada a ver com as luzes e objetos se movendo, essa interpretação não é minha. E não tenho interesse em provar nada a ninguém. Eu nunca falei nada sobre serem produzidas por mim. Isso “non ecziste”. E se você conhecesse a minha ex que comentou aí acima, saberia que estou justamente sendo verdadeiro, honesto etc ao chamá-la de cadela. Hehe. Não sou fanfarrão algum, o que estou falando é muito sério, um assunto muito sério.… Read more »

João Paulo
João Paulo
26 março de 2012 4:02 pm

“About God and Prayers…. To have only pleasure without a moment of pain is just not possible. That is why you have invented enlightenment, eternal happiness, God, ultimate pleasure. What is that quotation, ‘When you talk to God, it is called prayer, and when God talks to you, you are called crazy.’ All your interests are materialistic. Why do you pray to God? What do you want him to give you? Why should he? It is like the man who loses in his business. Somebody else is gaining, like in the stock market. On whose side should God be? How… Read more »

João Paulo
João Paulo
26 março de 2012 3:50 pm

“It is terror, not love, not brotherhood that will help us to live together. Until this message percolates to the level of human consciousness, I don’t think there is any hope.” — UG

“Love and hate are not opposite ends of the same spectrum; they are one and the same thing. They are much closer than kissing cousins.” — UG

“Free from Greed?”

João Paulo
João Paulo
26 março de 2012 3:32 pm

“This Is Not an Experience….

This is not an experience. I cannot share it with you. If it is an experience, I can at least try to make you experience it through words, through descriptions, through phrases, through painting and musical compositions and so on.

You cannot capture this, contain this or give expression to this. This is outside the range of experience.

I don’t know if you see the total helplessness of the situation.”

João Paulo
João Paulo
26 março de 2012 3:24 pm

Andei lendo sobre esse tal de UG Krishnamurti que foi citado aí e achei alguma coisa interessante: “Samadhi and Ultimate Samadhi…. There is no use of your talking as if you are born. You are never born and you never die. How can there be any death when you are not born? Neither your birth nor your death can become part of your experiencing structure. That experiencing structure must come to an end. Every one of you will become a self-realized man 48 minutes before you die. I can assure you. But it will be too late. Your body is… Read more »

Solius
Solius
26 março de 2012 11:24 pm

Samuel, “Não tenho ódio à cristandade, a cristandade é que é puro ódio.” Sim, tem. Blasfema e calunia. A ideia de “puro ódio” em nada se adéqua ao imenso número de obras filantrópicas praticadas diariamente pela cristandade em todo o mundo. “E, sim, fato, Jesus nunca existiu. Sorry.” Sim, existiu. “E não há algo como imaterial, matéria é tudo que existe, energia também é matéria.” Sim, há. Exemplo: a forma e princípios relacionados, conforme mostra a razão e a experiência. “E eu vou nessa tranquilo, porque não comecei nada, não iniciei insulto algum, apenas respondi aos insultos…” Sim, iniciou: “E… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
27 março de 2012 3:07 am

Sr. Solius!

Mas que coincidência nos encontrar por aqui.

Antes de mais nada, prazer em conhecê-lo. Como tem passado?

Minha secretária, Srta. Sofia, hoje no mais tardar amanhã, antes do encerramento do horário comercial, estará apresentando uma proposta em relação à aposta que se desenrola do tópico “Deus Existe?”.

Por gentileza, gostaria que o senhor a lesse e desse o seu parecer.

Saudações

Anônimo
Anônimo
19 abril de 2014 12:36 am

Gerador Quântico de Energia Elétrica:

“Divulgado Manual para Criar um Gerador de Energia Livre!

O grupo chamado Fix the World (“Conserte o Mundo”) divulgou em março de 2014 o primeiro guia completo para construção de um Motor Magnético Perpétuo (over-unity) baseado em uma patente de Nikola Tesla, o QEG, sigla em inglês para Gerador Quântico de Energia Elétrica, que está sendo replicado por diferentes grupos no mundo inteiro.

Basicamente é um motor que poderá trazer energia livre para todos!”

Matéria: http://bit.ly/1kKKl24

Anônimo
Anônimo
14 outubro de 2013 11:21 pm

Breakthrough Energy Conference 2013:

On October 10-12, 2013 at the University of Colorado in Boulder, USA, a world class conference covering breakthrough technologies and their world-changing implications will take place. “Together we will take a journey into the history, the implications, and the future of our energy landscape.”
http://bit.ly/1gglMdx

Vai sabe
Vai sabe
21 abril de 2012 4:29 am

Recomendo o filme O grande truque onde suas teorias são citadas,inclusive demostradas,como a forma de criar energia própria e a perseguição de quem não era a seu favor.

momento CriPtico
momento CriPtico
5 abril de 2012 8:57 pm

De uma hora pra outra, em pleno calor do debate, sumiram o Guaco, o Pers e o Paco, e também o Macnaught. Do que nada sabe a gente também não sabe. O Solius já se pôs faz tempo. Terão os comentaristas matrixianos ido enfrentar o Samuel e sua legião de trevosos? Estará o Guaco a os atacar com rajadas de chi? O Paco a anotar os fenômenos e a tentar por a mão em suas cabeças (sem trocadilhos)? Estará o Macnaught na torcida e o Pers a filosofar, dizendo que tudo ali é explicável pelo viés espírita? E estará o… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
27 março de 2012 3:47 pm

Mcnaught: O c.d. que esta ja alguns dias no carro é uma coletânea do Pink Floyd. No mp4 possuo musicas dos anos 80 e 90. Heavy, Rock, Pop, inclusive rock nacional dessa época. Bom, acho que dá pra ter uma certa noção ae rs. Resp: Parece bom. Um jazz seria um elemento interessante a ser acrescentado a sua alquimia musical. Mas penso que vc provou o que tinha de ser provado. =============== Mcnaught: Gostei da foto da secretária rs. Parece ser uma mulher inteligente rs. Resp: Sim, sim, a Srta. Sofia é uma profissional muito competente e dedicada. Na verdade,… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
27 março de 2012 1:31 pm

Sr. Paco. Essa coisa das pessoas dizerem que curtem de tudo é mentira rs. Acho que fica mais fácil dizer o que NÃO gosto para que o senhor tenha noção: Sertanojo, forró, pagode, samba, a atual nomenclatura/definição funk (denominação do R.J.). O c.d. que esta ja alguns dias no carro é uma coletânea do Pink Floyd. No mp4 possuo musicas dos anos 80 e 90. Heavy, Rock, Pop, inclusive rock nacional dessa época. Bom, acho que dá para ter uma certa noção ae rs. Quanto a mudança de nickname de alguns frequentadores são mudanças anunciadas. Uma atitude transparente exposta com… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
27 março de 2012 12:28 pm

Mcnaught:
Ah! E garanto que tenho um bom gosto musical rs.

Resp:
Prove it.

======

Mcnaught:
O dono do site tem o I.P. de todos os participantes. Dessa maneira ele sabe quem fica trazendo as suas diferentes personalidades para trollar nos comentários.

Resp:
Já vou adiantando que minha secretária posta suas mensagens do mesmo notebook que utilizo e ela também me autorizou a postar uma foto para provar sua existência de forma concreta e insofismável:

Secretaria Sofia

Já para o U.G Samuel fica inverossímil que sua suposta “ex” também assim o faça.

Mcnaught
Mcnaught
27 março de 2012 10:37 am

Sr. Paco: ´´Aparentemente é isso mesmo…´´ Sim. Viu só como tínhamos razão rs. Ah! E garanto que tenho um bom gosto musical rs. Solius. Quanto tempo. Gostaria de dizer um Olá rs. Solius segundo a linguagem de internet o ideal é não alimentar os denominados Trolls. São pessoas que sofrem de problemas psicológicos rs. O Ego do fulano é o demo em pessoa rs. Observe a quantidade de tchaus e adeus rs. Eita desejo enorme de ter a palavra final rs. Eu pediria a sua ajuda para exorcizar a pobre alma rs. Mas, não façamos isso. Deixe-o sofrendo, pois é… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
26 março de 2012 2:44 am

Guago:
fiz amizades impensáveis aqui como com o dr.spock, o matemático fodão portugues, com o mestre paco, com um camarada do sul que faz alquimia chinesa tb,

Resp:
Valeu a menção, Guaco.
De coração.

E você sempre elegante, um gentleman do Tao em suas sempre definitivas despedidas.

😀

Bom, mas se essa infelizmente for “a” definitiva mesmo, a gente se fala por email.

Só não entendi essa parada de “cheiroso”…

:/

WTF…

Se aquele gaucho fajuto mala ver isso vai me zoar…e vou ser obrigado a usar a munição de piroca pra ele sussegar.

guaco bey -el cuervo rey
guaco bey -el cuervo rey
25 março de 2012 3:09 pm

Fala, Guaco! Beleza? Que nada, cara. Fiquei ofendido nada. Foi só um comentário espirituoso em cima dos assuntos que li. Talvez para aliviar as tensões advindas dos duelos verbais aqui proferidos. Nada como os 3 patetas para fazer o riso e canalizar energia positiva…rsrs nóis: acho que a tensão está em quem le, e na menina samuel. saca a velha arte erística, pois é, é modo de mapear-se internamente, e no processo divertir-se E o principal, COMPARTILHAR informações E interpretações de suas experiencia pessoais. Acho que é o que mais falta na net, e com o tempo o espaço dos… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
25 março de 2012 2:10 pm

O Samuel é canditado, facin, facin, ao troféu fanfarrão do ano por aqui. Alem de alegar ser “o aniquilador”, mover objetos e materializar luzes e não provar, agora alega ser o Don Juan do SDM com duas “ex” entre as leitoras desse espaço. Samuel: eu sou verdadeiro, honesto, decente etc, etc, Resp: Percebe-se quando você vem a um espaço publico chamar sua ex de cadela. Mas como você gosta dos animaizinhos, talvez seja um elogio. E, não, eu não sou o Guaco. O Guaco é taoista. Eu sou cético. E você é o fanfarrão amarelão da pereba geométrica. Cada um… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
24 março de 2012 11:07 am

Ah! Que decepção. Apenas um Troll.

De inicio parecia até uma pessoa inteligente e tals. Mas, essa de palavrões, raiva e te pego na hora da saída rsrs. Promoveu um Samael Freak Show rs.

Poor boy, apenas uma pessoa confusa. Acumulou um certo conhecimento e agora sai tropeçando em contradições e despeja baboseiras na web.

Achou que sou religioso, que pertenço a alguma igreja rs. Putz. Tu é desprovido mesmo rs.

Pode xingar a vontade ae rs. Como eu disse não existe ofensa rs.

Bye bye Manolo.

[]´s

GUACO BEY
GUACO BEY
24 março de 2012 11:06 am

mestre paco: Se essa parada rolar na Galvão Bueno eu tô dentro pra documentar. guaco: eu, pra precaver que o rapaz revoltoso ai não estará com arma de fogo, pois não sou niilista e adoro existir (ou não praticaria alquimia fisiológica com intenções infinitas!:D :D) vou com o negão e o bodão, amigos de época de bandidagem no mouriscão… eles revistam o jovem niilista, e ele estando sem arma de fogo (pode levar faquinha), eu apareço e vc registra a luta, que sempre foi nosso padrão quando marcavamos lutas por aqui… como numa luta com um campeãozinho de MMA q… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
24 março de 2012 10:56 am

Se essa parada rolar na Galvão Bueno eu tô dentro pra documentar.

Mas acho que não rola pois o Samuel já deu a dica que é um fanfarrão.

Mestre Paco
Mestre Paco
24 março de 2012 10:46 am

Ok, Samuel, entendi seu ponto de vista e aparentemente a Karla, a cadela segundo vc , realmente ajudou a confundi-lo e a descrição paródia no seu blog, também. E pelo que entendi, na verdade você não é um cético. A parada toda é bem simples: Em um extremo estão os crentes fundamentalistas e fanáticos que sabem, tem certeza que a crença ou o deus deles são a verdade absoluta. No outro extremo está você, que também sabe, tem certeza que é verdade o seu ponto de vista em relação a realidade. Ok. Alias, quem faz alegações extraordinárias é quem tem… Read more »

GUACO BEY
GUACO BEY
24 março de 2012 9:54 am

samael: Será que o Guaco sumiu de medo por acreditar que eu seja uma fonte de energia destrutiva sendo emanada aos outros conforme escreveu? Hehehe. guaco: opa! machão de teclado. deixei email ai em baixo, não viu? entra em contato e te educo. vc pode tentar usar a pereba geométrica que tem na testa, ou a gente pode ir pra contato físico com as mãos e pés, já que parece que sua pereba geométrica não pode matar ninguém. é só um adereço charmosão. 😀 😀 A gente pode marcar em sampa, na praça ali na área da galvão bueno na… Read more »

Samuel
Samuel
24 março de 2012 8:22 am

Ué… Será que o Guaco sumiu de medo por acreditar que eu seja uma fonte de energia destrutiva sendo emanada aos outros conforme escreveu? Hehehe. Engraçado que a pessoa tem aquele linguajar, insulta gratuitamente etc, e eu é que sou a fonte de energia destrutiva, hahaha. Entendem por que tenho certeza que o lance todo de espiritualidade e tudo relacionado é uma piada? “Visualize luz no coração dele”, ele falou pra Ka, hahahahaha! Visualiza luz, que não adianta nada – porque isso é ilusão, só ocorre algo na imaginação de quem acredita, não vai ter luz alguma sendo dirigida ao… Read more »

Samuel
Samuel
24 março de 2012 7:24 am

“There are four reasons why the Cynics are so named. First because of the indifference of their way of life, for they make a cult of indifference and, like dogs, eat and make love in public, go barefoot, and sleep in tubs and at crossroads. The second reason is that the dog is a shameless animal, and they make a cult of shamelessness, not as being beneath modesty, but as superior to it. The third reason is that the dog is a good guard, and they guard the tenets of their philosophy. The fourth reason is that the dog is… Read more »

Samuel
Samuel
24 março de 2012 7:15 am

PS: E por isso coloquei ‘cão latindo’ também, leia lá como os filósofos cínicos se definiam e você vai entender. Hehehe, tô rindo aqui agora. Agora preciso ir mesmo, e cascando el bico. Hehe. E não, não sou surfista, hehehe. Aquela foto nem é recente, eu tava tocando nela (violão ou guitarra, não lembro), é um recorte. Surfista só de internet mesmo, hehehe. Falouses.

Samuel
Samuel
24 março de 2012 7:11 am

Hahaha! Paco, aquela descrição eu coloquei justamente pra ironizar, aquilo tudo é o que os bitolados me consideram, como ELES chamam, me definem, e então pra tirar uma com eles eu pesquei os termos e os coloquei juntos como se fossem tipos meus slogans mesmo, me definindo. Achei que essa constatação seria óbvia, hehe, que eu não precisaria ter que explicar. Por eu não crer em Deus e em nada – ciência etc – então sou cético, é como me chamam; por eu não comer carne mas também não comer quase nada de vegetais, então não sou vegetariano, sou ‘não-carnívoro’,… Read more »

Samuel
Samuel
24 março de 2012 6:58 am

Paco, apenas em consideração às suas colocações e pra dar uma resposta pra você a respeito daquele material e já saindo fora definitivamente em seguida: Você acha mesmo que eu me contentaria em ser cópia de alguém quando posso simplesmente ser eu mesmo? Não copiei porra nenhuma, o UG apareceu DEPOIS do que ocorreu comigo, a Karla inverteu as bolas nesse ponto aí. Depois do que ocorreu alguém me falou sobre um tal UG que tinha visto falando coisas parecidas. Não há esse negócio de matar usando ondas cerebrais, ou você fere alguém fisicamente, ou não tem como ferir ninguém,… Read more »

GUACO BEY
GUACO BEY
24 março de 2012 11:13 am

mestre paco: já que você afirma que é impossível atingir outra pessoa (matéria) pelo pensamento também é impossível mover um objeto (matéria), pois não existiria teoricamente diferença entre comprimir a jugular de alguém ou mover um objeto. guaco: segundo o biofísico russo Alexander Presman, http://www.amazon.com/Electromagnetic-Fields-Life-Presman/dp/0306303957, em suas pesquisas ele percebeu que todo organismo vivo usa de campos e radiação eletromagnética para transmitir, transduzir, e gerar informação biológica. A informação (a mesma coisa que compõe o q conceitualizamos como consciencia) depende da frequencia, amplitude, coerencia e razão entre ciclos, modulação e polarização pra ser eficiente. logo, talvez o rapaz apenas sofra… Read more »

GUACO BEY
GUACO BEY
24 março de 2012 11:27 am

e pra não dizerem q não contribui com o tema do artigo 😀 deixou link do demonoid com 8GB d dados sobre o teslão: http://www.demonoid.me/files/details/2392738/14208192/ FBI SECRET FILES ON NICOLA TESLA MEYL – SCALAR WAVES (FIRST TESLA PHYSICS TEXTBOOK FOR ENGINEERS) (2003) NIKOLA TESLA ELECTROMAGNETIC AND MODERN PHYSICS FOR ENGINEERS NIKOLA.TESLA.EBOOK.COLLECTION NIKOLA.TESLA.FREEENERGY.ZEROPOINTENERGY.COLLECTION-NBTX-[BTC] PETER LINDEMANN KEELYNET CONFERENCE 2001 TESLA LECTURES PATENTS ARTICLES (ebook – english) John J. O’Neill – Biography of Nikola Tesla (1944).pdf (ebook – free energy) – Direct Plasmadynamic Thermal to Electric Conversion-Mayo&Mills.pdf (ebook – free energy) – Radiant Energy Book.pdf (Ebook – Free Energy) 50000 Vdc Power Supply.pdf… Read more »

billy shears
billy shears
25 março de 2012 1:41 pm

Fala, Guaco! Beleza? Que nada, cara. Fiquei ofendido nada. Foi só um comentário espirituoso em cima dos assuntos que li. Talvez para aliviar as tensões advindas dos duelos verbais aqui proferidos. Nada como os 3 patetas para fazer o riso e canalizar energia positiva…rsrs Quanto ao que vc escreve aqui, percebo que o faz por impulso, não necessariamente é o que faz ou o que pensa – posso estar errado, mas é o que me parece…rs – talvez seja um modo de vc, por trás do personagem/heterônimo dar vazão ao turbilhão de informações que sua mente processa. Quanto à história… Read more »

guaco
guaco
25 março de 2012 10:47 am

BILLY: Bom, falando por mim, sei o que é utilizar uniforme e portar arma, mas prefiro ser um palhaço, pelo menos é mais divertido…rs guaco generalizador: billy, vc, o olim, e outros, são exemplos de humanos que não se deixam levar pelo simbolo que há no uniforme e numa arma. ensinei kungfu punho longo prum policial, esposo da melhor amiga d minha mulher, que é outro exemplo,como vc e o olim demonstram ser em suas letrinhas por aqui, ele é dedicado aos filhos (tanto q veio aprender comigo pra trazer o filho pequeno q era uma peste pra ele ver… Read more »

guaco
guaco
25 março de 2012 10:30 am

SAMAEL MULHERZINHA: Portanto, assunto encerrado, Guaco/a. Fim de papo. Não tenho tempo nem saco pra ficar debatendo em comentário de site, ainda mais com troll crente (mais uma das aberrações paradoxais surgidas nos últimos tempos). Boa sorte. Tchau. gUACo: AFINOU!!! a menina AFINOU! não basta ser troll,tem que ameaçar e depois afinar. vc (façamos de conta) é nova por aqui, né menina? vamos colocar assim, eu moro na serra carioca, o mac em sao paulo, e o paco em sao paulo, o delphinus é um ser etéreo, não tem corpo, mas eu canalizo ele aqui!:D no mais SE vc fosse… Read more »

Samuel
Samuel
25 março de 2012 9:07 am

Guaco, você me acusa, entre outras coisas, de ser a minha ex – o que é ridículo, eu jamais faria fake -, mas você ao mesmo tempo deve ser o Guaco e o Paco e o delphius e possivelmente até mesmo o Mcnaught, entre outros, e isso você não aponta, né? Coragem pra ser verdadeiro consigo mesmo você não tem. Aliás, Guaco ou Guaca? Caso seja do sexo masculino mesmo, homossexual enrustido você já se mostrou através dos seus insultos de conotação homofóbica (só espero não estar querendo marcar ‘duelo’ contra mim pra tentar me agarrar…), a não ser que… Read more »

billy shears
billy shears
25 março de 2012 1:06 am

Sobre esse papo de palhaços, armas e uniformes….

Bom, falando por mim, sei o que é utilizar uniforme e portar arma, mas prefiro ser um palhaço, pelo menos é mais divertido…rs

Porém, jamais irrite alguém armado, mesmo que ele seja um palhaço e você uma ostra:

http://www.youtube.com/watch?v=CK2X–p9smg

😀

guakito
guakito
24 março de 2012 11:03 pm

urbanoide: E se alguém quiser mais detalhes sobre o ‘etc’, fala comigo! minzinho: 😀 a parte de bancar submisso, chamar de senhor, fazer cara q vai chorar, etc, funciona tb com policiais militares a noite em blitz, e com policia rodoviaria quando param a gente na via dutra! super ninja! já converti multa por estar a 156km/h em local d 110km/h pra menos com essa técnica mais papo de que estava indo rapido pois minha bisavó estava no hospital e era muito ligado a ela (ela já havia morrido, e por desencargo de consciencia, nunca uso gente viva nesse tipo… Read more »

urbanóide
urbanóide
24 março de 2012 10:49 pm

ah, essa técnica eu domino:)

“…bancar o medroso, chamar de SENHOR o portador de arma, fazer cara extrema de medo, voz submissa, corpo em gestual submisso e NUNCA fazer nenhuma movimento abrupto e manter as mãos sempre longe do corpo, bolsos, painel do carro, etc…”

E se alguém quiser mais detalhes sobre o ‘etc’, fala comigo!

guaco bey
guaco bey
24 março de 2012 9:37 pm

Mestre Paco: Se alguém apontar uma arma de fogo para você, NUNCA REAJA. Guakito, tu é um sortudo. guaco: sim! nunca reaja! não é sorte não, é muito treino, tem q relaxar toda musculatura,não telegrafar NENHUM musculo, respirar o mais calmo possível até sua respiração ficar entre o inspirar e expirar do portador da arma, e tem a distancia limite, q é de um braço (abra os braços e faça um circulo girando, essa é sua área)… e mesmo assim depende de como o oponente segura a arma. a única vez q não desarmei e tomei porrada, foi vindo da… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
24 março de 2012 2:20 pm

Rsss…

Estava analisando o texto da “Karla Cadela” e do Samuel e são a mesma pessoa.

Mesmo padrão linguistico, mesmo vocabulário.

Estava tão distraido e absorto em meus pensamentos que nem percebi quando li da primeira vez.

No link que o Macnaugth passou nem vi que no alto estava escrito “Samuel Pellegrino” e até pensei: Putz como o Macnaugth tem um gosto musical horrivel. O que ele está querendo dizer mandando esse clip musical?

😀

Mestre Paco
Mestre Paco
24 março de 2012 11:44 am

Guako: ele me mandando email agendando a luta te aviso mestre paco. 🙂 Resp: Ok. Vou até convidar um amigão meu que foi o único discípulo faixa preta do Mas Oyama (aquele que cortava chifre de boi com golpe de karate) no Brasil pra assistir. Comentei sobre chi kung com ele e se interessou bastante. Mas duvido que essa parada vai rolar. Mas mudando de assunto e ficando no mesmo assunto, essa semana vi algo incrível no super humanos: Um samurai que com sua espada, corta ao meio uma bala disparada a dez metros de distancia e com a espada… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
24 março de 2012 5:42 am

Ahh, faltou o LaVey:
Era um malandro, sem criatividade, que batia na mulher e morreu na miséria.

Só trouxa pra cair na conversa dele que basicamente eram orgias sexuais que sempre vão atrair algum recalcado sexual na cultura do Tio Sam.

Em resumo, era fodelança com desculpa de ritual.

me
me
14 março de 2012 9:58 pm

Não sabia que o Thomas Edson era um tremendo canalha. Tesla, energia livre, aqui vamos nós. 33=6=9=27=…

João Celidonio
João Celidonio
31 dezembro de 2008 12:52 am

Thomas Edison filha da puta!

Dudu
Dudu
16 novembro de 2008 2:49 pm

Saindo da Matrix, kra o que eu vo fla não tem nada a ver com Nikola Tesla, é só para chamar sua atenção sobre uma Cura muito interessante, eu a chamo de A CURA DE TODAS AS DOENÇAS. Chama-se EFT(TECNICAS DE LIBERDADE EMOCIONAL), não sei se você ja postou algo aqui sobre isso, se não postou, seria muito interessante postar algo sobre a EFT. EFT funciona assim: O nosso corpo possui Meredionais, se estimularmos estes meridianos, se os pressionarmos com os dedos isso equilibra as coisas, e as pessoas que teriam um problema emocional intenso, isso desaparecia. A EFT pode… Read more »

Verônica Tila
Verônica Tila
7 setembro de 2008 11:57 pm

Máquina vai reproduzir o início do universo 07/09/08 – 21h24 Será ligado pela primeira vez em 10 de setembro, ‘LHC’ é a maior máquina já produzida na história da humanidade. O LHC é, na verdade, um acelerador de partículas, um gigantesco tubo onde pedacinhos de matéria serão postos para girar. “São três trilhões de partículas dando 10 mil voltas por segundo durante vários e vários dias”, explica o físico Inácio Bediaga. Você pisca o olho e essas partículas dão 10 mil voltas nos 27 quilômetros do tubo. E, de repente, acontece aquilo que os cientistas mais esperam: partículas se chocam… Read more »

Coringa
Coringa
3 junho de 2008 4:30 pm

A conquista de Marte

Após três décadas de tentativas, a Nasa consegue pela primeira vez pousar a sua espaçonave Phoenix em uma das regiões polares de Marte. A sonda buscará água – e pistas da existência de vida no planeta vermelho

Baseado na Agência Espacial Americana (Nasa), em Washington, o o chefe da missão Phoenix, esta viagem inacreditável, é um BRASILEIRO da cidade paulista de Guaratinguetá: o engenheiro Ramon de Paula.
Sobre a mais antiga dúvida dos homens, De Paula afirma: “Se estamos sozinhos no universo? Provavelmente, não.”

http://www.terra.com.br/istoe/

Lucas
Lucas
24 maio de 2008 1:05 am

Muito bom o texto, só um pequeno complemento, nas parte que eu ouvi que ele tinha aversão por pérolas, eu já ouvi falar que é por causa que a formação da pérola causava muito sofrimento nas ostras.

Coringa
Coringa
20 maio de 2008 12:58 am

off topic
Minha nossa!…será que está correta esta informação???

“Quantos servidores a Microsoft adquire por mês?
Alguém arrisca um palpite? Anote aí: são 10000 (dez mil) novos servidores por mês para suportar os serviços online oferecidos pela empresa…”
http://www.winajuda.com/2008/05/19/quantos-servidores-a-microsoft-adquire-por-mes/

RicardoFelipe
RicardoFelipe
19 maio de 2008 10:55 am

Nikola Tesla era um verdadeiro heroi reprimido, não um cientista maluco, na minã opinião mais incrivel que Albert Einstein!! Parabens pelo post!

Roger
Roger
15 maio de 2008 11:08 am

experimento comprova a possibilidade de transferir energia elétrica sem a utilização de fios. A experiência, conduzida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), conseguiu transportar 60 Watts de eletricidade sem nenhuma fiação por uma distância de 2 metros, registrando 40% de eficiência. O estudo foi publicado na revista Science. Realizado pelos cientistas André Kurs, Robert Moffatt, J. D. Joannopoulos e Marin Soljacic, do departamento de Física do MIT; Peter Fisher, do laboratório de Ciência Nuclear; e Aristeidis Karalis, departamento de engenharia elétrica e ciência da computação, o experimento usou um modelo quantitativo para descrever a transferência de energia que, na prática,… Read more »

Fy
Fy
15 maio de 2008 10:13 am

– Esta informação vem dos antigos textos sânscritos, como o Shrimad-Bhagavatam, que é também conhecido como Bhagavata Purana. A palavra “purana” significa “história”. Portanto, esta obra histórica nos fala que os humanos têm existido por vastos períodos de tempo cíclico. A unidade básica de tempo cíclico em cosmologia indiana é chamada dia de Brahma ou Kalpa. O dia de Brahma dura cerca de 4 bilhões de anos. É seguido por uma noite de Brahma, que também dura cerca de 4 bilhões de anos. Durante os dias de Brahma a vida, incluindo a vida humana, é manifestada. E durante as noites… Read more »

billy shears
billy shears
14 maio de 2008 5:21 pm

Pois é, Nika, sinal de que o pessoal que escreveu esse filme tem conhecimento sobre o Tesla. Mais um motivo, para que eles ou outros roteiristas se interessem em pesquisar a sua vida e realizar um grande filme. Estranho, que ainda não o tenham feito. Várias biografias já foram filmadas, sendo a mais recente e famosa a do Howard Hughes, um milionário excêntrico e misterioso, que esteve por trás de vários acontecimentos nos EUA e no mundo.

Valeu.

ZéBedeu
ZéBedeu
14 julho de 2009 2:02 pm

Tesla foi genial, mas Raio da Morte, controle mental… façam-me um favor hein!

Alguém me explica como conseguiriam atingir Tunguska disparando praticamente do solo? Raio de partículas agora faz curva ao ar livre como projétil?

Em termos de potência se Tunguska foi realmente equivalente a 15 megatons já tivemos testes de bombas de 20 e 50 megatons (essa só teve 50 por medo das forças armadas russas pois teria mais de 100!)
Gente, por favor, olha a coerência.

Acid
Acid
14 julho de 2009 2:15 pm

Tesla era maluco mas não era doido. Supostamente o raio ricocheteou na atmosfera e reagiu com ela. Há muitas teorias à respeito, inclusive falando do poder da explosão. Deixe-me ajudá-lo a pesquisar:
http://tinyurl.com/mowcql

ZéBedeu
ZéBedeu
14 agosto de 2009 7:04 pm

Ricochetear na atmosfera? Boa hein! Meio sem tempo aqui para procurar uma explicação válida. Valoeu pelo link! Deixarei nos meus favoritos esse tópico.

Solius
Solius
28 março de 2012 10:14 pm

Paco, O prazer é meu. 😉 Atenderei ao pedido, esperando que sua secretária faça jus ao belo nome, e assim que possível emito meu parecer. Mas é por bem avisar que isto pode ser dar em breve ou não. Saudações _______________________ Olá, caríssimo Macnaught, Você é como de costume sincero em suas palavras, que não me parecem pecar por imprecisão. Retribuirei assim a gentileza de sua sugestão com uma satisfação: como os deveres haviam dado uma trégua, resolvi aparecer e comentar o que se desenrolou aqui por achar pertinente acrescer em mais uma informação o que já havia sido exposto… Read more »

Anônimo
Anônimo
4 novembro de 2011 11:21 am

Estudante brasileiro desmente Prêmio Nobel de Química: Ricardo Kita Nomiyama, estudante do quarto ano do curso de graduação em química da Universidade de São Paulo (USP), no campus de São Carlos, conseguiu realizar um feito que poucos alunos de graduação ostentam em seus currículos acadêmicos. O trabalho de iniciação científica de Nomiyama acaba de ser publicado na edição on-line da revista Physical Review B, da American Physical Society, em uma das seções de maior destaque da publicação. Intitulado “Propriedades estruturais de óxidos usando a teoria funcional da densidade funcional”, o estudo foi realizado durante o terceiro ano de graduação. Nomiyama… Read more »

Coringa
Coringa
10 julho de 2011 3:33 am

Trilha da hora: 155º aniversário de Nikola Tesla (Smiljan, Império Austríaco, 10 de Julho de 1856 — Nova Iorque, 7 de Janeiro de 1943) O famoso compositor-cantor sérvio Željko Joksimovic compôs em 2006 a canção instrumental “Nikola Tesla”, na voz de Jelena Tomaševic para um filme-documentário na Rádio Televisão da Sérvia. Esta canção foi lançada em 2008 na coleção étnica balcânica “Balkan Routes Vol. 01: Nikola Tesla” que é dedicada a Tesla. Filme da hora: The Prestige (O Grande Truque) é um filme de mistério de 2006, dirigido por Christopher Nolan, com o roteiro adaptado do livro de 1995 de… Read more »

Coringa
Coringa
26 agosto de 2010 8:27 pm

Cientista brasileiro descobre como coletar energia do ar

“Nós a chamamos de higroeletricidade, ou seja, a eletricidade da umidade.”

Fernando Galembeck, da Unicamp apresentou suas descobertas históricas ontem (25) durante a reunião da American Chemical Society (ACS), em Boston, nos Estados Unidos.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=coletar-energia-ar-umidade-higroeletricidade&id=020115100825

Coringa
Coringa
7 março de 2010 8:01 pm

“…O que sabemos é que quanto mais avançamos na tecnologia mais escutamos falar de Tesla.”

Guerra Climática é Possível?

O poder para utilizar tornados, furacões, e os climas mais extremos como arma pode ser uma realidade. Neste programa, são investigados relatos de que armas climáticas estão em desenvolvimento, e revelações de que a tecnologia, no futuro, pode fazer com que furacões, terremotos e tsunamis sejam as armas mais mortíferas do mundo.

Parte 2/5:

Leandro
Leandro
3 novembro de 2009 9:48 am

“No início do seculo XX, Thomas Edison imaginou uma forma de demonstrar, de uma só vez, o poder da electricidade e o impacto de uma câmara de filmar. Ele filmou a electrocução pública de um elefante” – Larry Law

Por coincidência, qual foi o primeiro vídeo do Youtube?

Anônimo
Anônimo
19 outubro de 2009 9:39 pm

Legal, tesla criou o canhão de ondas do yamato ou o canhão refletor dos Gamilons? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Leandro
Leandro
2 novembro de 2009 10:18 pm

Interessantíssimo. Há muita coisa ainda a ser pesquisada… já pararam pra pensar?

“a criação de livre energia, uma idéia assustadora a qualquer capitalista respeitável.”

frase forte essa, e terrivelmente verdadeira.

Anônimo
Anônimo
15 agosto de 2009 6:15 pm

Curiosidade: Petróleo e gás natural podem não ser fósseis O Universo originou-se de uma descomunal explosão, conhecida como Big Bang. O petróleo e o gás natural são combustíveis fósseis. Estas são provavelmente as duas teorias científicas mais disseminadas, de maior conhecimento do público e algumas das que alcançaram maior sucesso em toda a história da ciência. Elas são tão populares que é fácil esquecer que são exatamente isto – TEORIAS científicas, e não descrições de fatos testemunhados pela história. É com base nesta teoria que chamamos as principais fontes de energia do mundo moderno de “combustíveis fósseis” – porque seriam… Read more »

Anônimo
Anônimo
15 agosto de 2009 4:49 pm

Por que tão poucas pessoas ouviram falar dos acontecimentos e dos desenvolvimentos relativos a Nikola Tesla, dentre os quais, “as máquinas de energia livre”, “a transmissão de energia sem fio”, “a antigravitação” assim como “alterações meteorológicas por meio de ondas estacionárias”? Quais seriam as consequências se tivéssemos acesso ao conhecimento das formas de energia livre, àquela da utilização das naves voadoras, que não necessitam mais do que um campo eletromagnético como fonte de energia, e se pudéssemos utilizá-las para nosso próprio uso, como combustível por exemplo? Isso significaria que não teríamos mais necessidade de utilizar gasolina. Não haveria mais dejetos,… Read more »

Nika
Nika
14 maio de 2008 3:53 pm

billy shears disse:
Caramba. Essa estória dá um belo filme, não sei pq hollywood não se interessou em filmá-la.

Não exatamente, mas assisti ontem (por coincidência), um filme chamado O Grande Truque, onde um dos ilusionistas procura por Tesla e paga para que ele desenvolva uma “maquininha dessas”. Não entra propriamente em detalhes científicos, mas é um filme legal.

eu
eu
13 maio de 2008 7:54 pm

talvez o senhor Tesla não tenha sido sempre virgem, pois dizem q este inventor canadense poderia ser seu filho:
http://farshores.org/dy10.htm

além de como explicar ele ter vivido em hotel de luxo até a sua morte?

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
13 maio de 2008 5:56 pm

Olá All.. salve…

Eu tenho uma “tiuría”…
A base inconsciente do ser-humano é sem sentido! OU..E.. a base consciente é totalmente atelada a Teoria da Conspiração!

Em resumo! Ou o MUNDO é sem sentido mesmo (todo mundo piradão) ou é todo ele moldado sob as conspirações (todo mundo piradão sendo que alguns achando que são napoleão bonaparte, jesus mitologico, hitler, sinhozinho malta .. :P)

Abraços viajáveis!

Rodrigo
Rodrigo
12 maio de 2008 5:11 pm

Cara, que doidera que foi a vida desse Tesla em….. rsrs, queria ter sido amigo desse cara…

Dono do blog (Acid, né?) vc podia por favor, me dizer que sistema usa nesse seu site? me parece um blog mas é mais organizado pela listagem de categorias, faz meses que eu procuro algo parecido, pq não curto os blogs que organizam só pela data fica dificil achar posts específicos.

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
12 maio de 2008 1:56 pm
Túlio
Túlio
12 maio de 2008 1:42 pm

Sabe, do ponto de vista humano, eu consigo perceber que houve uma tremenda injustiça com Tesla – tão grande que chegou a levá-lo à diversas psicoses como a do cabelo… Mas por outro lado: será que se uns alguéns ( Edison, governos, obsessores ) não tivessem colocado um freio em Tesla, o mundo não estaria um caos hoje? Uma distopia completa, cheia de entidades hiperpoderosas usando os raios da morte e controles mentais do Tesla? Com tanto jeito de ficção científica quanto os experimentos dele, eu diria. Não acredito que tenha sido em vão todo o martírio deste homem. Foi… Read more »

Wicket
Wicket
12 maio de 2008 1:20 pm

Irmãos Saudações.

Foi uma pessoa fora do comum, espetacular sua passagem na terra, isto e uma prova que nossa mente e capas de infinitas façanhas…

Grande abraço a todos.

HERBERT MISSON
HERBERT MISSON
12 maio de 2008 12:44 pm

EU ACREDITO QUE ESSE FOI O MAIOR CIENTISTA DE TODOS OS TEMPOS E TODA NOSSA SOCIEDADE DE HOJE É O QUE É GRAÇAS A NIKOLA TESLA, MUITO OBRIGADO POR TUDO NIKOLA TESLA, VALEU MESMO.

Fy
Fy
12 maio de 2008 12:38 pm

O mais discutido e temeroso Projeto atual, o Projeto HAARP, é um desenvolvimento das incríveis descobertas de Tesla> “retiradas” de seu laboratório, após sua morte, pelo Serviço de Inteligência Americano. Os riscos deste projeto são inúmeros, incluindo o controle de todo o Sistema Mental da Humanidade. Tesla, percebendo os riscos de sua descoberta, a manteve em segredo. (tentou) Atualmente, Dennis Specht, um ativista anti nuclear então vivendo no Alasca ( onde experimentos deste Projeto se desenvolvem), enviou um item de notícias para a NEXUS sobre o tópico do HAARP-the High-frequency Active Auroral Research Program (programa de Pesquisa da Atividade de… Read more »

Fy
Fy
12 maio de 2008 10:54 am

Acredito q nenhum cientista tenha tido sua biografia mais obscurecida qto Tesla. Toda sua história parece ter sido adulterada. Não é fato desconhecido de ninguém sua participação nos maiores e mais fascinantes experimentos; nas maiores e mais fascinantes conspirações. Sua genialidade …ainda é fora dos padrões. Sua vida, sua morte, tudo é discutível: …..Em 1899, Tesla foi para Colorado Springs para fazer um monte de pesquisas, e neste período ele estava intrometendo-se em várias áreas básicas envolvendo eletricidade em alta tensão e raios elétricos — a bobina de Tesla, se desejarem. Já estava lá há dois anos, quando fez alguns… Read more »

Coringa
Coringa
12 maio de 2008 4:08 am

Enquanto isto, abaixo do equador, outros gênios também se destacaram por inventos como a Fotografia, o Avião, e o RÁDIO(!)…inventos BRASILEIROS! Este último, invenção do sacerdote-cientista brasileiro, ROBERTO LANDELL DE MOURA(1861-1928) que, em 1893, portanto, antes de Marconi, já tinha testado com sucesso o envio da palavra humana articulada através do espaço, sem auxílio de fios (em 3 de junho de 1900), por meio de ondas eletromagnéticas de ondas curtas e também através de uma onda portadora de luz, bem como através do telégrafo sem fios, utilizando o já conhecido na época, o código Morse. O telefone sem fio e… Read more »

Thiago Alcalde
Thiago Alcalde
11 maio de 2008 11:52 pm

Puxa, isso me lembra a reportagem da super interessante, mostrando muitos inventores que recebem ainda hoje crédito por algo que eles não inventaram, e Thomas Edison era um deles, não me lembro por qual invento agora, pois esqueci até mesmo qualquer traço da reportagem.
Mas realmente, as mentes brilhantes desses gênios indomados ficam-nos completamente ocultas, pois somente aqueles que sabem fazer “lobby” para sí mesmos conseguem a tal “fama” no nosso mundo puramente capitalista…

Kaiser
Kaiser
11 maio de 2008 11:49 pm

Eu quero um carro Tesla! Alem de lindos são abastecidos pela tomada!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 maio de 2008 5:41 pm

Eu uso o Movabletype
http://www.movabletype.org/

Mas se eu fosse começar o blog agora eu usaria o WordPress
http://wordpress.org/

billy shears
billy shears
12 maio de 2008 6:03 pm

Caramba. Essa estória dá um belo filme, não sei pq hollywood não se interessou em filmá-la. Talvez não seja interessante trazer à tona as informações sobre ele, e aí parece que todo o mistério que envolve sua vida e morte tenha algum fundamento. Trata-se de mais um caso de acobertamento de informações valiosas para o governo americano? Ou seria apenas uma patriotada, para não mexer com alguns ícones americanos? Cadê o iconoclasta Oliver Stone? Com um roteiro na mão, ele teria um bom material… Falar em filme, off topic total…rs…speed racer tá na área…vou correndo pro cinema antes que o… Read more »

Paulo André
Paulo André
12 maio de 2008 6:48 pm

Link para pequena biografia interessantíssima e outras informações sobre tesla.

http://www.exatas.com/fisica/tesla.html

Presto
Presto
13 maio de 2008 5:43 pm

Essa hipersensibilidade tem a ver com algumas técnicas de concentração que o garoto deve ter aprendido com os pais, usada em exagero pode fazer a pessoa ‘esquecer’ de comer ou dormir além de outros efeitos colaterais, nosso colega Tesla devia estar muito preocupado com alguma tecnologia para usalá a tal ponto naquele momento. Dizem alguns que nosso amiguinho Tesla não só inventou/descobriu coisas apelonas, fantásticas e quase mentirosas muito mais mágicas e bruxarias do que tecnologia tais como: rádio, raio da morte, transmissão de energia por corrente AC, transmissão sem fio de eletricidade, teletransporte, maquina de ver no tempo. Não… Read more »

Marcos
Marcos
13 maio de 2008 3:43 pm

Olá dicA!!!
quero agradecer pela matéria e a oportunidade de saber que existem homens como este Sr. Tesla. É importante seguimos a linha de pensamento desse ser que pensa no todo sem querer retorno….

Abraços GRATIS….

Paulo
Paulo
13 maio de 2008 12:55 pm

Coringa, agradeço pela atenção…..

Muito bom o conteúdo do link…..abçs.

marco
marco
13 maio de 2008 10:36 am

sem duvida fantastica a tragetoria dele…
mas algumas passagens parecem exagero…
temos que ter cuidado.

Fy
Fy
13 maio de 2008 7:59 am

Imaginar q Tesla chegou aos Estados Unidos com alguns dólares no bolso; … e de repente explodiu Tunguska, beira o fantástico;… e por aí vai…
Tudo o q se relaciona a ele “é fantástico”…. e sempre fica a impressão de q sabemos mto pouco…
Philadélphia > Montauk > Haarp. ???
Mas tem mto mais:
Sociedade Thule, Illuminati, … e a tal da Base Dulce.
Ou agente acha q é tudo uma mentira, uma tentativa de exploração; ou… realmente. não sabemos de nada!!!
E o pior, é q tudo é possivel!
O q vcs acham sobre tudo isto?

Coringa
Coringa
13 maio de 2008 2:02 am
Paulo
Paulo
13 maio de 2008 1:16 am

-Experimento Filadélfia: Gostaria de saber mais a respeito. Se alguém conhecer um link q verse sobre o tema, agradeceria se fosse postado.

-Esta aí um bom tema (acredito) para ser desenvolvido no site.

Grato

Alemac
Alemac
12 maio de 2008 11:34 pm

Simplesmente fantástico…..
Engraçado, acho que no sábado mesmo eu tava aqui no Saindo da Matrix lendo o post de 2004 sobre a misteriosa explosão de Tunguska e reparei nessa teoria que ligam aquilo ao Tesla…..

Aletaka
Aletaka
12 maio de 2008 11:33 pm

achei interessantissimo a parte que fala sobre a hipersensibilidade, onde ele mal conseguia dormir por causa das pessoas que passavam andando do lado de fora e tal.. fascinante só de imaginar.

Fy
Fy
12 maio de 2008 7:40 pm
Coringa
Coringa
13 maio de 2008 3:12 pm

É curioso notar como aquilo que uma sociedade não compreende em determinada época, é mitificado e adjetivado de várias maneiras. Algo relativamente recente, como os casos de Nikola Tesla ou mesmo do brasileiro Landell de Moura são bons exemplos. Loucura, heresia, mágica, bruxaria, etc., foram os ‘diagnósticos’ feitos por uma sociedade àqueles que estiveram a frente de seu tempo. Se isto ocorreu em um momento relativamente recente – século XIX – imaginem o ‘arsenal’ de mitificações que devem ter ocorrido (e de fato ocorreram mesmo), se considerarmos os milênios anteriores…e assim registrado! Não seria ESTA a causa da história passada… Read more »

Samuel Pelegrini
Samuel Pelegrini
14 março de 2012 10:20 pm

Caro Acid,

Com a assim chamada mente podemos captar a energia cósmica livremente, convertê-la automaticamente em nosso corpo, e fazê-la subir pela coluna. Experimente, basta apenas usar a força do pensamento. Iluminação – ou explosão da kundalini, como queira – livre, para todos. Caduceus, o seu segredo morreu. Eu estou aqui.

Sem mais.

Sinceramente,

Samuel

Guaco Bey
Guaco Bey
22 março de 2012 6:50 pm

KARLA: GUACO: olhe o que seu amigo esquizofrenico com travamento de energia na pineal escreveu: “e que nós – o pensamento interferindo na máquina, no corpo -, é algo ilusório” 😉 KARLA: “E outra, vai, Guaco… Você chama o cara de mil e uma coisas, se mostra completamente ofensivo e desequilibrado, e depois é ele que tá sem luz, que é isso e aquilo? Ah, tenha a santa paciência, vai…” GUACO: eu demonstrei os furos na crença dele. e ponto. já vc, como devota e defensora da falta de argumentação e esquizofrenia mística de seu guru, beija a bundinha dele… Read more »

Karla
Karla
22 março de 2012 6:41 pm

E outra, vai, Guaco… Você chama o cara de mil e uma coisas, se mostra completamente ofensivo e desequilibrado, e depois é ele que tá sem luz, que é isso e aquilo? Ah, tenha a santa paciência, vai… É esse tipo de comportamento dos demais que creem que ao mesmo tempo me faz considerar o que ele diz também. Ele sempre diz mesmo, que a maior prova de que aquilo tudo não existe é que aquilo não opera nas pessoas que acreditam e defendem aquilo a ferro e fogo. Se existisse, elas seriam um reflexo daquilo, mas não é o… Read more »

Karla
Karla
22 março de 2012 6:32 pm

E, “o.que.nada.sabe.”(mas que pelo visto parece tudo saber), ele bate na parede dizendo não acreditar nem no que vê justamente pra reafirmar que crê menos ainda no que não tem como ser mostrado, não no sentido que você quis colocar. E não, ele não tem esquizofrenia. Aliás, ele diz que psiquiatria e esses nomes foram inventados pra colocarem os que desvendam a fraude do sistema de crenças na inutilidade. Sim, já o levamos a psiquiatra etc, e o psiquiatra disse que o caso dele poderia ser pra internação se ele quisesse, mas que não poderia fazê-lo porque não sabe dizer… Read more »

Karla
Karla
22 março de 2012 6:26 pm

Em momento algum ele diz que a ‘mente’ (pensamento interferindo no corpo) não influencia o corpo, Guaco, ele afirma justamente o contrário, mas que o que chamamos mente não é o que pensamos. É isso que ele diz. Ele diz que o ‘eu’ nada mais é do que um pronome da primeira pessoa, um termo para viabilizar comunicação, mas que não existe entidade alguma.

Karla
Karla
22 março de 2012 6:00 pm

Não fale dele sem saber, Guaco, ele é a pessoa mais nobre de caráter que já conheci. Se você o conhecesse mudaria seu tom imediatamente, só de vê-lo. Pelo menos vi que você entende algo do assunto e talvez possa me ajudar, caso haja como me ajudar… (desculpe, não vou te passar o meu email… Por que precisa dele pra enviar chi pro Samuel?) Guaco, ele nunca praticou nada sozinho sem instrução, pelo contrário, os verdadeiros gurus dele, após passar por inúmeros charlatães (como ele os considera) como Sathya Sai Baba, Osho etc, foram Ajja (atma jnani, realmente realizado, http://www.myajja.org/)… Read more »

Guaco Bey
Guaco Bey
22 março de 2012 4:51 pm

PERS: Guaco, vou fazer a parada do suco, tô precisando mesmo. Mas antes vou destilar mais um pouquinho de irritação contra o samael. GUACO: 😀 😀 😀 véio, só não tenha pena do samuel, pois é via pena q esse povo afeta o perispirito da gente! 😉 no mais, po, legal q vai experimentar a parada, mas num esquece q tem q ser em jejum, pois é pra limpar o fígado, e tem q preparar o intestino pra eliminar o excesso que sairá com certeza. Mas é simples e funfa. alimentação, emoções, e o variação não ciclica do clima são… Read more »

Guaco Bey
Guaco Bey
22 março de 2012 4:47 pm

KARLA: na testa dele tem uma espécie de protuberância em forma de um triângulo de ponta-cabeça, ele diz que é o ajna chakra (glândula de controle do corpo ou pineal), que é algo puramente físico e não místico como deturparam ao longo do tempo, e que é reativado quando a pessoa se livra da ilusão da crença. GUACO: eis o motivo de seu amigo ser doente mental. ele acumulou energia eletromagnética na pineal. Isso que fodeu com ele. por isso que o Pequeno Universo é o método mais seguro, pois via ele, vc CIRCULA a energia eletromagnética (q é uma… Read more »

Guaco Bey
Guaco Bey
22 março de 2012 4:18 pm

agora q já lhe respondi como os argumentos de seu amigo doente são falhos, vamos falar da burrada que ele fez por misturar a ioga física com a ioga de purificação indianas sem um mestre o supervisionando.:) KARLA: “Se acreditam em algo, orem por ele, é o que procuro fazer, embora ele sorria e diga que não há ninguém ouvindo a oração, que é algo em vão… Acredito que seja uma espécie de possessão mesmo… ” GUACO: então seu amigo é um robo com defeito de fabricação. Oremos para que o The Doctor (do seriado Doctor WHO) insira uma chave… Read more »

Guaco Bey
Guaco Bey
22 março de 2012 4:09 pm

A AMIGA AMOROSA (e samuel precisa MESMO! 😉 : “Engraçado é que só vi o Guaco usando de argumentum ad hominem contra o Samuel sem em momento algum conseguir desqualificar objetivamente algo que ele afirmou.” GUACO: Vamos lá, Karla… 1. samuel diz que não existe consciencia. Que somos robos.que a consciencias é uma ilusão causada por processos químicos, frutos de uma evolução aleatórea. Karla, a consciencia é oq? a consciencia é um sistema informacional. como sistemas informacionais se originam? via mutações aleatóreas? não. a consciencia por ser sistema informacional não se forma aleatoreamente, pois nenhum sistema informacional tem sua origem… Read more »

Pers
Pers
22 março de 2012 4:06 pm

Guaco, vou fazer a parada do suco, tô precisando mesmo. Mas antes vou destilar mais um pouquinho de irritação contra o samael. ———————————- Samael, vc é um clone. Há milhões como vc. Certezas sem argumentos. Há também milhões de semi-clones, aqueles que fundamentalistas religiosos, xiitas de olhos vidrados. Cuidado, vc está bem perto disso, está apenas do outro lado da moeda. ———————— Paco, vc precisa de mais audácia. Pensar por si mesmo. Não acredite que a ciência seja materialista. Mesmo porque não há Ciência com C maiúsculo, não há uma voz oficial. Cada um é cada um. Hawking, por exemplo,… Read more »

Karla
Karla
22 março de 2012 6:59 pm

Então, Guaco, o ‘nós’ aí é ilusório, o que interfere com o corpo não é uma entidade, como imaginamos, mas sim algo físico, uma onda, como existem as ondas de rádio etc, etc.

Livre-arbítrio? Onde? Rs.

Marcelo
Marcelo
22 março de 2012 7:01 pm

Quanta estupidez. Alma é o caralho! Alma, espírito, aura, chakra, ki, carga cósmiga, etc etc etc, porcaria nenhuma dessas existe. Puta nojo que me dá ver gente acreditando nessas idiotices, se metendo na vida alheia, dizendo o que os outros devem fazer e discriminando quem não é igualmente retardado. Malditos modismos. Porra! vão estudar medicina, ao menos estudem o funcionamento básico do corpo humano, seus anormais metidos a sabichões que não passam de retardados que repetem as asneiras jamais comprovadas que as religiões dizem, só pra se acharem superiores, melhores, pra dizerem que tem moral, só porque virou moda dizer… Read more »

Karla
Karla
22 março de 2012 7:03 pm

Que depois da morte, Guaco? Esse seu temor apenas comprova o que ele diz, que quem crê é um bando de galinha assustada, que creem por medo do inexistente depois da morte. Ele não é guru, não tenho guru, sou kardecista. E você não é um verdadeiro espiritualizado, nem de longe. Bye.

guako bey
guako bey
24 março de 2012 4:29 pm

isso quer dizer que vou ter q kung fuzá com um corpo que é mulher e homem ao mesmo tempo? essa é nova pra mim. :D:D esse supersamurai é dessa série aqui, mestre paco? http://www.youtube.com/watch?v=HKmpcFZTo6U vou baixar depois pra ver… sei q samurais detonam flechas no ar, pegam flechas com as mãos… mas projetil de revolver é FODA! =D já tive arma encostada em mim em algumas situações, comprando maconha na boca, numa briga de transito e em porta de supermercado, e desarmei, mas se a bala saisse do projétil eu estaria mortinho! 😀 samurai é foda, pena q teve… Read more »

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
24 março de 2012 4:17 pm

Até pensei nessa possibilidade mestre paco, não pelo padrão linguistico, mas pelo padrão das incoerências que falavam. Mas achei que seria muita maluquice para um robo só, nem o asimov imaginaria um robo assim. Achei que deveria ser defeito na linha de montagem, usaram um lote de processadores bugados, sei lá.

Agora que você falou, realmente faz sentido. A que ponto chega uma não-mente. :)))

Karla
Karla
22 março de 2012 8:18 pm

E se tudo é energia, Guaco, exatamente, existe apenas uma só ‘substância’, logo sua divisão imaginária – mundo físico, mundo espiritual etc, etc – não existe, você mesmo o disse. O Samuel é um advaitin, Advaita Vedanta é a especialidade dele. Que tudo é energia e a coisa toda seria como um incomensurável organismo é exatamente o que ele afirma. Ele pergunta: Tem como o batimento existir por aí separado do coração ou a respiração separada dos pulmões? Do mesmo modo não tem como haver consciência separada do organismo, isso é o que ele diz. Vamos ver se você não… Read more »

Karla
Karla
22 março de 2012 8:12 pm

“cancei de sua crença esquizofrenica (‘não existe consciencia’ ‘não existe espírito’ ‘mas eu sou kardecista; :D:D:D :D)”

Eu é que canSei da SUA esquizofrenia, que é você o esquizofrênico aqui, bobo, sendo que quem diz não existe é o Samuel, e eu sou kardecista. E ainda por cima é analfabeto! Sem mais. Vamos ver se o ego do garoto aguenta e passa pelo meu desafio…

Karla
Karla
22 março de 2012 8:09 pm

Paco, sim ele aceitaria, inclusive ele prefere que se possível a pessoa venha e veja por si mesma, melhor ainda do que em vídeo. Tem imagens e fotos de durante o dia inclusive, que ele ficou puto depois ao ver que usaram pela net afora pra dizer que são fotos de flagras de naves extraterrestres. Sim, ele diz que é tudo causado pelo homem, que todo o poder está no homem, não há nada fora. Ele diz que ou são fenômenos criados pelo pensamento ou (quando no caso de avistamentos que parecem máquinas voadoras avançadas) tecnologia militar mesmo, e que… Read more »

Guaco Bey
Guaco Bey
22 março de 2012 7:48 pm

KARLA: Então, Guaco, o ‘nós’ aí é ilusório, o que interfere com o corpo não é uma entidade, como imaginamos, mas sim algo físico, uma onda, como existem as ondas de rádio etc, etc. Livre-arbítrio? Onde? Rs. ————- GUACO: as ondas de rádio transmitem informação, não? 😉 e a informação que elas transmitem nascem com elas? não, não nascem. Eis pq sua visão sobre a consciencia está meio q errada, moça… e ainda sobre suas ondas de rádio, nós quando as usamos para transmitir informação, a direcionamos como? é via vontade (fruto da consciencia) que as ondas são direcionadas, não?… Read more »

Guaco Bey
Guaco Bey
22 março de 2012 7:32 pm

marcelo:
Porra! vão estudar medicina, ao menos estudem o funcionamento básico do corpo humano, seus anormais

GUACO:
😀 marcelo está certo! essas porras não existem, e clinicas muldialmente respeitadas demonstram que não existem:
http://www.worldscinet.com/ajcm/38/3804/S0192415X10008160.html

bando de ignorantes!! a medicina já provou que é impossível haver sonobioluminescencia na pineal! a medicina já provou que a mente não influencia o funcionamento do corpo! a medicina já provou tudo que há pra saber do corpo humano!!

😀 😀 😀

Guaco Bey
Guaco Bey
22 março de 2012 7:23 pm

KARLA: Esse seu temor apenas comprova o que ele diz, que quem crê é um bando de galinha assustada, que creem por medo do inexistente depois da morte. Ele não é guru, não tenho guru, sou kardecista. E você não é um verdadeiro espiritualizado, nem de longe. GUACO: se vc é kardecista sabe que após a morte há caminhos para os espiritos. certo? e quem tem medo sou eu que já morri nessa vida duas vezes! 😀 😀 e q cultivo o refinamento de meu espirito, ou vc que precisa da crença kardecista? vc que acha que ele está possuido… Read more »

Guaco Bey
Guaco Bey
22 março de 2012 7:14 pm

KARLA: Ele diz “O corpo não precisa de você aí, o ‘eu’ na máquina, você é o intruso, o inimigo alegorizado nas escrituras”. Ele diz que a gente, o ‘eu’, é o problema, e o que precisa ir. E que quando o ‘eu’ for, o corpo se sairá incomparavelmente melhor, sendo que nós na verdade o atrapalhamos, ao contrário do que pensamos. GUACO: esse é o problema com os indianos em geral. é por isso que mestre nan huai chin diz q o mais longe que as escolas hinduistas vão é ao sétimo circuito, que é o domínio do ego.… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
22 março de 2012 7:12 pm

Véios, que louco isso… O Samuel chegou ao Nada-mãe… O_o Olha, Não posso negar que boa parte do que eu li do que a Karla escreveu faz algum sentido pra mim, tirando a parte da consciência não existir. Agora, se ele está com um exu hindu no corpo vou me abster de comentar porque espiritualismo não é a minha praia, mas sei lá, se o chi do Guako não funcionar talvez o Solius possa exorcizá-lo.É só uma idéia. O que me interessa mesmo é a parada dele alterando a matéria. Karla, será que ele aceitaria ser filmado por vc quando… Read more »

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
22 março de 2012 3:31 pm

Bater numa parede afirmando que ela não existe pra depois pedir provas da existência da consciência.
Em uma palavra: esquizofrenia.

Karla
Karla
22 março de 2012 2:50 pm

Engraçado é que só vi o Guaco usando de argumentum ad hominem contra o Samuel sem em momento algum conseguir desqualificar objetivamente algo que ele afirmou. Só ficou insultando a pessoa dele, mas conseguir desbancar o que ele disse que é bom…nada. Eu conheço o Samuel, ele não é um fanfarrão de jeito nenhum, ele está falando muito sério. Ele REALMENTE tem certeza do que afirma e não crê em absolutamente nada mesmo, nem no que vê e pode tocar. Um dia tentei falar de Jesus pra ele, que ele afirma nem sequer ter existido historicamente e xinga deliberadamente, e… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
22 março de 2012 2:18 pm

Pers: A consciência em si, como pura forma, é simples e direta. E é a única explicação para a ordem complexa constatada, pois a outra única alternativa, o puro acaso, tem probabilidade igual a zero. Resp: Pers, meu anjo da guarda intelectual, não é o que demonstram os fatos da atual conjuntura cientifica. Mas não se preocupe, você está bem acompanhado pois, “Se Einstein ainda fosse vivo, teria ficado desapontado. Seu experimento acabou lhe traindo, pois mostrou que o indeterminismo e a aleatoriedade objetiva são qualidades fundamentais dos fenômenos naturais microscópicos.Ou seja: a aleatoriedade objetiva existe na Natureza.” http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/probab3.html Ou… Read more »

Samuel
Samuel
21 março de 2012 3:17 pm

PS: Concordo que a memória não está restrita ao cérebro. Não está mesmo, muito pelo contrário, ela está presente em cada célula do corpo. Na verdade o cérebro desempenha uma função muito menor nesse sentido do que imaginamos.

Samuel
Samuel
21 março de 2012 3:08 pm

Guaco, eu só estou interessado no que de fato existir. Tudo que existir apenas na imaginação de quem acredita não me interessa nem um pouco. Isso é tudo. Você pode ficar aí escrevendo, discorrendo sobre sua premissa acertadamente ‘lógica’ por anos e anos, décadas, mas tudo isso está apenas no campo da sua imaginação, não existe de fato como existe a cidade de São Paulo, por exemplo. Você pode imaginar São Paulo de um jeito sem nunca ter visto aquela cidade antes e quando chegar lá ver que é diferente, mas mesmo sendo diferente do que você imaginou ela estará… Read more »

Pers
Pers
21 março de 2012 11:17 am

Como origem metafísica da existência, há somente duas alternativas: 1 – PURO ACASO, ou 2- algo semelhante a intenção, inteligência. Afinal, um acaso dirigido já não é acaso. Ou há uma direção intencional, ou há o puro acaso. Não há possibilidade lógica de meio-termo. Assim, a antítese do “puro acaso” é a inteligência. Não há antítese diferente dessa, salvo se denominada de outro modo, como consciência, intenção, etc. Ora, o puro acaso é infinitamente aleatório. Se considerarmos a origem metafísica da existência como o puro acaso, então a ordem seria infinitamente improvável, posto que o “puro acaso” é infinitamente aleatório.… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
21 março de 2012 6:41 am

“Krishnamurti UG, um enigma – uma pessoa que desafia todas as classificações – um filósofo, um não-guru, guru, chamam-lhe o que você quiser. Mas, uma vez que você leu mesmo algumas palavras, viu uma foto sua, sua psique nunca mais será a mesma. Ele irá permear o seu ser. Suas palavras e imagens irá infectar sua mente como um vírus. Então, vá com cuidado em explorar estas conversas, citações e fotos” O_O Hey!, mas essa é a MINHA descrição… :/ =========== Guaco Bey: E sobre espousas, cuidado, elas tendem a nos tornar chimpanzés! 😀 o bagulho é torna-las orangotangas antes!… Read more »

guaco bey -el cuervo rey
guaco bey -el cuervo rey
21 março de 2012 1:28 am

SAMUEL: procure ler U.G. Krishnamurti (não confundir com o famoso Jiddu Krishnamurti, que era uma fraude da Sociedade Teosófica). Ele foi o único que li/vi dizer a coisa como ela realmente é, até hoje. GUACO BEY: Caro Samuel, todos nós temos nossas pequenas verdades que se chocam com outras pequenas verdades. Só quando nós anulamos nossas pequenas verdades, e não apenas anulamos as pequenas verdades alheias é que abrimos uma porta para perceber além de nossa jaula conceitual. Dito isso, talvez vc indique o U.G. por a visão dele ser conveniente à sua visão. Talvez não. De qualquer forma U.G.… Read more »

Samuel
Samuel
20 março de 2012 10:39 pm

Acid, mente não existe, assim como também nem mesmo a terceira dimensão existe (quanto mais quarta, quinta etc); a 3D nada mais é do que uma interpolação das suas primeiras, criada pelo cérebro, portanto ilusória. O organismo é uma máquina, e é o funcionamento dessa máquina incrivelmente avançada que a natureza criou mais a memória interferindo nela que causa a impressão de haver um ‘eu’ individual nela, ou espírito ou alma, ego ou psyché etc, enfim, como preferir chamar o ‘sistema operacional’ aí, o pensamento aí, que é mera mudança química no corpo. Somos como robôs. Ainda não estamos preparados… Read more »

Anônimo
Anônimo
20 março de 2012 12:08 am

Teletransporte já existe no mundo microscópico de átomos e fótons.

Equipe tem conseguido, desde 2010, teletransportar fótons a 16 quilômetros de distância — experimentos anteriores chegavam apenas a poucos metros: http://glo.bo/GzLNMJ

Mestre Paco
Mestre Paco
19 março de 2012 5:14 pm

Eu também sou cético, mas quem duvida que a mente possua um poder extraordinário? E a ciência também estuda esses fenômenos, mas como estes são muito utilizados para induzir às pessoas a acreditarem numa consciência Superior (velha história: associam algo que não compreendem a Deus), as capacidades para sensibilidades psíquicas e mentais intensificadas são muitas vezes amontoadas numa única categoria, “intuição”, e a elas referem-se como o sexto sentido. Na realidade, parece que existem sete sentidos psíquicos, além dos cinco normais (visão, tato, audição, olfato e gustação), e destes se vale o corpo e a mente humana para a percepção.… Read more »

Samuel
Samuel
19 março de 2012 2:31 pm

Acid, como cético de tudo que sou, eu estava apenas descrevendo do modo mais prático e compacto possível o que seria um resumo do sistema de crenças caso ele procedesse, mas tenho certeza absoluta que não procede de modo algum e que somente esta realidade nossa aqui, física, existe, e que os fenômenos tidos como sobrenaturais são naturais ainda não compreendidos e explicados pelo homem. Nada de Deus, espírito ou alma etc, além, vida após a morte, reencarnação, ressurreição etc, etc. Abraço.

Samuel
Samuel
21 março de 2012 3:22 pm

PPS: Sim, eu sou um robô ou zumbi, como queira me chamar, igualzinho a você. A diferença é que eu admito. Hehe. E o cérebro danificado pode ou não comprometer a expressão da memória, depende da parte que for lesada (o que comprova que não existe algo como consciência, apenas memória física), sendo que memória não está restrita a ele mas sim presente no corpo todo. Enfim, “zé-fi-ni”. Hehehe.

Anônimo
Anônimo
21 março de 2012 3:56 pm

A imaginação só funciona se o que for imaginado de fato proceder, Acid. O homem imaginou antes que voaria, mas não conseguiu concretizar o imaginado depois batendo os braços feito um pássaro, concorda? Ah, e só pra avisar/facilitar: O que interessa de U.G. são os livros e os vídeos, infelizmente não há nada dele em português, mas pra quem entende inglês, garanto, não há nada que se aproxime. Não é à toa que muitos shankaracharyas e afins o consideram um (em alguns casos o único) jnani/jivanmukta. Esses livros (transcritos de conversas com ele e coisas que ele afirmava) estão disponíveis… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
22 março de 2012 1:46 pm

SAMAEL:
e que nós – o pensamento interferindo na máquina, no corpo -, é algo ilusório

Resp:
Bom, depois que o Samael explicar o efeito placebo já que nem minha bíblia o esclarece:

http://brazil.skepdic.com/placebo.html

Ele poderia explicar o que diachos é e como funciona a hipnose, já que segundo ele o pensamento não pode interferir na maquina, no corpo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipnose

Ahh, encontrei uma foto da consciência:
comment image

Espero ter ajudado.

Guaco Bey
Guaco Bey
22 março de 2012 12:20 pm

SAMAEL:
e que nós – o pensamento interferindo na máquina, no corpo -, é algo ilusório

GUACO:
opa! vc tem certeza que o pensamento interferindo no corpo (máquina) é ilusório, menino?

tem certeza que o efeito placebo (pensamento interferindo no corpo) é ilusório?

a constante de em média 30% de efeito placebo em testes clínicos de drogas é ilusão?

vc é um fanfarrão, samuel, um fanfarrão que omite informações para impor sua crença. igualzinho a qualquer outro religioso.

ó éris agradeço por minha religião ser uma piada! 😀

KALLISTI!

Guaco Bey
Guaco Bey
22 março de 2012 12:12 pm

ui! a menina se incomodou! SAMAEL: “Boa sorte. Adeus.” GUACO: a menina ficou agitada. deu pra sentir. ui! rebola essa consciencia, rebola! 😀 😀 😀 agora vamos aos fatos: primeiro, vc veio cheio de certezas e afirmações, dizendo que tem todas soluções e verdades. cabra macho. certo de si e aberto ao debate (poia ia vencer de qualquer forma). segundo, quando suas afirmações foram colocadas em duvida disse que não ia ler ou responder. (bem maturo de sua parte!):D terceiro, quando encostado na parede agiu como um ser extremamente lógico e racional (quero FOTO! quero FOTO do sistema informacional! PATÉTICO!!)… Read more »

Samuel
Samuel
22 março de 2012 11:36 am

Guaco, como você é idiota! Debatedor em comentário de site agora? Hahaha! Ridículo. Eu poderia explicar tudo e em detalhes, o lance da hidrocefalia (é o nosso conhecimento acumulado que compara e diz que aquela pessoa com hidrocefalia, um nome que nós demos a algo que nós definimos, não teria capacidade de armazenar memória etc e que o QI dela, algo inventado e definido por nós mesmos também, é alto para aquelas condições) etc, mas não vou perder nem tempo em ler a sua fantasia, a sua baboseira. Tô vendo a consciência que você tem… Haha! Até agora tudo que… Read more »

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
22 março de 2012 1:12 am

“o que você chama mente É apenas processo químico no corpo”

Usar a linguagem para definir o que É a mente é tão ilógico quanto afirmar na matemática que um conjunto contém a si mesmo como elemento.

A linguagem é um elemento da mente, esta contida na mente e por isso não pode defini-la. Por mais que busquemos essa definição em conceitos só criaremos rótulos, e no final não faz diferença se nesse rótulo tá escrito “mente”, “alma”, “consciência” ou “processo químico”, dá tudo no mesmo, o que tá por traz do rótulo vai continuar sendo o que é.

Guaco Bey
Guaco Bey
21 março de 2012 6:28 pm

SAMUEL: E o cérebro danificado pode ou não comprometer a expressão da memória, depende da parte que for lesada (o que comprova que não existe algo como consciência, apenas memória física), sendo que memória não está restrita a ele mas sim presente no corpo todo. Enfim, “zé-fi-ni”. Hehehe. GUACO: mais uma vez você associa memória (armazenamento de dados) com qualia. O que se sabe é que em alguns casos a parte lesada afeta o ACESSO à memória. Não se pode afirmar que a memória não está mais lá! 😉 Erro feio. Até pq casos de hidrocefalia grave demonstram que a… Read more »

-
-
21 março de 2012 6:07 pm

“O homem imaginou antes que voaria, mas não conseguiu concretizar o imaginado depois batendo os braços feito um pássaro, concorda?”

deixe eu,-, me corrigir, eu quis dizer que o homem desejou mimetizar outros animais que invejou. Sem a fisiologia para tal, o homem criou extensões tecnológicas via aplicação de seus processos informacionais coerentes para realiza-la. Ou seja, a consciencia (seu sistema informacional não aleatóreo) do homem agiu e modificou a realidade de si mesmo.

Ou seja não seria um exemplo de onde o ato consciente precedeu a ação física?

guaco bey
guaco bey
21 março de 2012 6:02 pm

SAMUEL: Quero apenas o que é factual, quero provas. Entende? GUACO: se tivesse lido o fato de que toda prova depende de medição e toda medição modifica (converge) oque é analisado, tornando a “prova absoluta” uma conveniencia, teria entendido, mas, sua crença e necessidade de certeza o cega. Afinal, religião da ciencia (como define o ex-prof. do M.I.T. David Noble) é isso que vc pratica! mas nossas crenças sempre são mais certas que as dos outros! :D:D:D SAMUEL: “É algo que leva tempo. Se você programar cada robô com diferentes conhecimentos, o que consequentemente vai submetê-los a diferentes experiências, cada… Read more »

guaco bey
guaco bey
21 março de 2012 5:19 pm

PPS: Sim, eu sou um robô ou zumbi, como queira me chamar, igualzinho a você. A diferença é que eu admito.
——–

não, vc é um zumbi, eu sou consciente. veja o vídeo do david chalmers, vai entender a brincadeira, afinal, se vc admitisse ser um zumbi, não fingiria ser consciente, oras! :D:P

Anônimo
Anônimo
21 março de 2012 4:03 pm

“If you have the courage to touch life for the first time, you will never know what hit you. Everything man has thought, felt and experienced is gone, and nothing is put in its place.” “Whether you are interested in Moksha, Liberation, Freedom, Transformation, you name it, you are interested in happiness without one moment of unhappiness, pleasure without pain, it is the same thing.” “We don’t want to be free from fear. All that we want to do is to play games with it and talk about freeing ourselves from fear.” “Your constant utilization of thought to give continuity… Read more »

Acid
Acid
15 março de 2012 2:40 am

Thrive (2011) The world is waking up
http://youtu.be/YRRmgwgTg3s

Documentário sobre energia livre, geometria, controle de massa, etc

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.