A REALIDADE REALMENTE EXISTE?

Por Omar Segura / Agência EFE

Nem as cores existem na natureza nem nossa mente reflete fielmente os que nos rodeia. A realidade é proporcional ao número de seres humanos, posto que o que cada um percebe é filtrado e deformado pelos sentidos objetivos e a mente subjetiva.

O mundo visual que nos rodeia é uma ilusão? É verdade que as cores não existem na natureza? Nosso cérebro reflete fielmente a realidade exterior? As respostas a essas perguntas demonstram que a realidade é um conceito bastante subjetivo, já que muitas das coisas que observamos não existem ou, pelo menos, não são como as enxergamos.

O coquetel de estímulos provenientes do interior e do exterior de nosso corpo e que captamos por meio dos cinco sentidos varia sutilmente de uma pessoa para outra, já que a estrutura, as diferenças e as alterações dos órgãos sensoriais de cada um fazem com que, por exemplo, vejamos e escutemos de forma diferente, tanto que não exitem duas percepções iguais do real. Se essa percepção objetiva, por sua vez, é alterada pela interpretação subjetiva do que somos, acontece e nos rodeia, com base em nossa bagagem de aprendizados e experiências, podemos concluir que a realidade é algo tão pessoal e único como as impressões digitais.

Segundo o neurocientista Francisco J. Rubia, autor do livro ¿Qué sabes de tu cerebro? (O que seu cérebro sabe?), “antigamente se achava que o cérebro refletia de forma fidedigna o mundo exterior, mas, a cada dia, parece mais evidente que o cérebro é um mundo fechado que traduz os estímulos externos para a linguagem disponibilizada pelas estruturas cerebrais, dando uma versão interna ou uma representação da realidade exterior”.

matrix no spoon1 1

O mundo visual é uma ilusão?

É o que parece. As imagens, que se formam nas duas retinas dos olhos, são distorcidas, pequenas e invertidas. Além disso, o poder de resolução do olho é limitado e disforme, já que, fora do ponto de maior acuidade, é baixo e a retina é praticamente cega para as cores. O olho, além disso, se movimenta constantemente de um ponto para outro do campo visual, de três a quatro vezes por segundo, o que faz o órgão criar um montão de novas imagens. Por outro lado, é conhecida a importância da atenção para a percepção de qualquer sensação: por exemplo, se não temos atenção, não vemos. Além disso, o cérebro “completa” a percepção das coisas que não são vistas, como a visão de um cachorro inteiro atrás de uma cerca, embora só vejamos partes do animal. Mas, talvez o mais importante, seja constatar que muitas das coisas que vemos são criações do cérebro. As chamadas “ilusões óticas” são inúmeras e dizem “a gritos que o cérebro vê o que quer ver, por isso somos incapazes de captar o que costumamos chamar de realidade“.

As cores não existem. A natureza não tem mais que diferentes comprimentos de onda. A audição, a visão, a percepção da cor ou do som… Tudo depende do nosso cérebro e da organização espacial das estruturas que processam esses estímulos. Além disso, o processamento cerebral das características ou propriedades dos diferentes estímulos do ambiente, como a qualidade, a intensidade, sua estrutura temporária e local de procedência, podem variar, devido às estruturas e células nervosas que os recebem e transportam. Na visão cromática, intervêm receptores que captam os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético (azul-violeta, verde, e amarelo-vermelho) e células que produzem as sensação de contraste entre as cores. No final de todo o processo, o cérebro atribui uma determinada cor à atividade dos receptores e de todas as células que há até a informação chegar a um região denominada córtex visual. Mas um comprimento de onda não se transforma no cérebro em uma determinada cor. Não há uma correlação clara entre as duas coisas.

Presos dentro de nós mesmos

Nosso cérebro, então, reflete a realidade exterior? Para Rubia, esta pergunta tem um categórico “NÃO” como resposta: “Existe uma realidade exterior, mas tudo o que vemos, ouvimos, cheiramos, sentimos está dentro de nós mesmos. É o próprio cérebro que está sempre falando com a gente”, destaca. Segundo o cientista, “graças às transformações que os receptores dos estímulos externos realizam, graças à tradução dos estímulos físicos para a linguagem cerebral dos impulsos nervosos, fazemos com que surja essa realidade, esse mundo que não está fora, mas dentro do cérebro”. A tradução deve ser boa, porque, caso contrário, não teríamos nos adaptado tão satisfatoriamente ao nosso entorno. Porém, estamos presos dentro do nosso cérebro, e qualquer pensamento sobre a captação da realidade é pura ilusão, diz o especialista.

Referência:
Deepfake: O que é real?
Vivendo da Matrix

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
70 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Dinho
Dinho
3 dezembro de 2022 4:42 pm

como pode a realidade existir? tem como a realidade ter tido um estopim do nada?
como algo pode surgir do nada? como pode ter começado? se usarmos uma contagem de anos a realidade seria infinita, tipo com infinitos anos de idade?

Natália
Natália
28 novembro de 2022 12:10 am

Na real estamos todos dormindo, essa é uma realidade virtual meus queridos. Bem-vindos ao mundo que vocês criam a cada segundo. Se duvidam, mantém o status quo, isso é bom para o sistema, a “matrix”, continuem duvidando, evita de realizarem seus sonhos. @nataliazancan

Fy
Fy
8 maio de 2008 12:29 pm

Mtos esquizofrênicos passam a maior parte do tempo em um lugar q não é a Terra, o céu, nem tampouco o inferno. > mas sim um mundo cinzento povoado de fantasmas. Em portadores de psicoses isto tb ocorre, em diferentes graus. Também se consegue produzir este estado de “percepção angustiante” administrando a qq paciente pequena dose de um dos derivados da adrenalina. Temos então que: – para os vivos; as “portas” do céu, do ‘inferno” abrem-se > não por meio de “pesadas chaves de metal” e sim pela presença de um conjunto de substâncias químicas e pela ausência de outras… Read more »

Fy
Fy
8 maio de 2008 9:51 am

Nosso cérebro reflete fielmente a realidade exterior?

– hum… e o “próximo”? existe?
se ele existe… e se relacona com
o mesmo mundo… entã …é uma ilusão conjunta?
complicado isso…> Marco

Complicado mesmo, Marco.
e, com certeza: “uma ilusão conjunta”.

Será que é porque a fisiologia do cérebro humano é a mesma em todos nós? ( exceções à parte)
– Pode ser… mas eu fico com o Kiabo Azul:

sendo verdade ou ilusão, a nossa realidade é a melhor realidade q existe p/ nosso adiantamento e nossa futura compreensão dos mistérios! – não é isso mesmo?

marco
marco
8 maio de 2008 8:00 am

hum… e o “próximo”? existe?
se ele existe… e se relacona com
o mesmo mundo… entã …é uma ilusão conjunta?
complicado isso…

being11
being11
8 maio de 2008 3:25 am
Nantilde
Nantilde
7 maio de 2008 11:05 pm

Excelentes comentários. Parabéns a todos

gadarf
gadarf
7 maio de 2008 6:53 pm

Muito bom o tópico.

billy shears
billy shears
7 maio de 2008 5:42 pm

Lex, sobre a história que vc narrou aqui, finalizada com a questão: “Quero perguntar: esta criança tem um “eu”???”

Creio que a conclusão do Renato Pinheiro: “só começo a existir quando alguém PENSAR em mim certo?”; responde, em parte, esse problema, pois a existência desta criança está mais ligada aos pensamentos das pessoas que a acompanham do que à sua existência em si, ou seja, o eu dela está diluído em cada pessoa que vive o dia-a-dia dela.

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
7 maio de 2008 3:44 pm

Salve povo!
É por isso que os simulacros acabam funcionando muito bem.. depois de implementados e testados eles são eficazes..

é o óculos para quem tem miopia ou hipermetropia.. o aparelho auditivo.. a famosa muleta…! 😉

Abraços virtuais!

Bruno H
Bruno H
7 maio de 2008 11:51 am

Anônimo do EGO Chinês : ),

Um surdo (de nascença) entende a idéia de som da mesma forma que você entende a idéia de visão de raio X.

Fy
Fy
7 maio de 2008 11:35 am

_ O Sistema Nervoso é mais vulnerável que os demais tecidos do corpo. Em consequência, as deficiências de vitaminas (por ex) podem atuar sobre o estado de espírito antes de agirem, ao menos de modo ostensivo sobre a pele, os ossos, as mucosas, os músculos e as vísceras. A primeira consequência de uma dieta imprópria é uma redução da eficiência do cérebro como instrumento de sobrevivência biológica. O subnutrido tende a ser dominado por ânsias, depressões, hipocondria e sentimentos de angústia. É tb capaz de ter visões, pois qdo a válvula redutora – o CÉREBRO – tem sua eficiência diminuída,… Read more »

Bono
Bono
7 maio de 2008 11:14 am

Só um detalhe químico, o peixe não quebra a molécula de água para respirar o oxigênio dela, ele respira o oxigênio que se encontra dissolvido na água. O fato dele não conseguir respirar no ar atmosférico talvez seja devido a ele não conseguir bombear eficientemente o ar pelas brânqueas, ou porque elas secam.

Fy
Fy
7 maio de 2008 8:55 am

Bruno,

Eu tb achei engraçada a brincadeira do sapo!
Além de engraçada: inteligente. Pq a comparação, não deixa de vir a calhar.
Qto aos êrros, com certeza devem ser meus, ao tentar sintetizar o conceito, mas biológicamente: é o q os biólogos sabem.
Qto à expressão “respiração aquática” – que se encontra em um excelente ensaio (tb metafísico) a favor do aborto < Linda Goodman's Star Signs > é válida tanto meta qto físicamente, enquanto propriedade dos anfíbios e dos humanos durante um determinado estágio.
Abraço,

Anônimo
Anônimo
6 maio de 2008 11:22 pm

E como é com pessoas cegas? como elas entendem nossa nossão de cor???

Como os surdos entendem nossa idéia de som???

QUEM LIGA???

Li em um livro chinês que na China não se aplica a psicanálise…

Porque na China não tem EGO…

Não é piada, o livro se chama Complexo de Di (id ao contrário – putz).

Biazinha
Biazinha
6 maio de 2008 10:53 pm

Quando li o livro Inteligencia visual, como criamos o q vemos de D. Hoffman, realmente me convenci que vivemos aprisionados em nosso cérebro. mas gostaria de comentários sobre o papel da cultura em relação às percepções sensoriais. os esquimós tem vários nomes para os não sei quantos brancos que veem. Como será que a cultura limita/amplifica percepções sensoriais?

Máira
Máira
27 abril de 2021 11:54 am
Reply to  Biazinha

Com certeza. A cultura reflete diretamente na transmissão do conhecimento, que se dá por meio da educação… Se o processo de educação é um processo de consciência, na medida que a cultura não está consciente de um assunto, é mais difícil acessar aquele conteúdo, logo ela pode limitar as nossas percepções…

Bruno H
Bruno H
6 maio de 2008 10:02 pm

Fy, Não creio que valha aqui a discussão sobre apenas este detalhe de “respiração aquática” presente em seu discurso; detalhe este que deve ter suas implicações simbólicas e metafóricas para você, mas que pra mim soou um tanto engraçado e não resisti a fazer a brincadeira do sapo. Acho desnecessário portanto discutir fisiológicamente a questão aqui, mesmo porque você cometeu vários erros conceituais (de biologia) na sua tentativa de faze-lo. *** Na verdade verdadeira, acho mesmo é que o senhor Acid é um fanfarrão, e deve estar se rindo muito, em como cada pessoa tem uma conclusão pessoal sobre o… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
8 maio de 2008 10:56 am

Ola a todos, Voltamos a remontar o contexto do vazio e do absoluto por Buda, que é em graande parte compilação do mesmo contexto de Krishna.. o que difere é a não totalidade e a transcendência do objeto EU para o objeto o TODO.. inerente a essa “visão” tão objetiva quanto subjetiva (seriam apenas inversos das mesmas camadas de percepção da realidade/ilusão “maya”) existe a condição (baseado em escolhas) da volta ou retorno a fonte para que o “difundido” EU se dissolva por completo no TODO.. Aí condensa a questão do EU “original/primordial” para o Eu “ego/cópia/modelo/replicante”.. nas “teorias” orientais… Read more »

Fy
Fy
8 maio de 2008 12:09 pm

…..Já na concepção de Giovaninni, os “novos meios de comunicação” correspondem a novas formas de encantamento, tanto no aspecto individual, quanto coletivo, sob a forma de hipnose. Segundo ele, as aplicações generalizadas de informações em doses maciças, são capazes de provocar mutações psicossensoriais, e conseqüentemente culturais, que podem acarretar em algumas descontinuidades de identidade antropológica.

Anônimo
Anônimo
13 setembro de 2015 3:32 pm

Donald Hoffman: Vemos a realidade como ela é?

[Vídeo c/legenda]
https://www.youtube.com/watch?v=8S0lmODLHRc

Anônimo
Anônimo
12 janeiro de 2018 6:55 pm

Anil Seth: como a “consciência da realidade” é uma alucinação do cérebro [VÍDEO]

http://dharmalog.com/2018/01/10/anil-seth-consciencia-realidade-alucinacao-cerebro/

Gean Carlos Ramos
Gean Carlos Ramos
2 maio de 2009 9:43 pm

A realidade está intimamente ligada a percepção, de forma que o que existe pode ser interpretado de formas diferentes devido a variedade de percepções, que por sua vez é moldada pelo nivel de consciência adquirido por cada um de nós.(existe uma vertente psicologica que estuda essas relações a GESTALT)
Aproveitando a deixa, gostaria de elogiar o notorio bom humor do editor do site. “ticket refeição, auhauha”

Ítalo
Ítalo
19 maio de 2008 1:14 am

A percepção visual é imune a correção intelectual, ou seja, ela é cognitivamente impenetravel.

Nathanael
Nathanael
11 maio de 2008 8:26 pm

Esse artigo me deixou claustrofóbico.

Fy
Fy
11 maio de 2008 2:11 pm

Segundo o pesquisador, Benny Shanon, os efeitos psicodélicos das bebidas preparadas com a ayahuasca são comparáveis aos produzidos pelas bebidas fabricadas com o córtex da acácia. A Bíblia menciona essa árvore freqüentemente, e sua madeira é parecida com a que foi utilizada para talhar a Arca da Aliança.

—————————

Maná: … em 1823, o botãnico alemão G. Ehremberg declarou q o famoso maná não é outra coisa senão uma secreção das árvores e arbustos da tamargueira, qdo picados por uma espécie de cochonilha característica do Sinai. – E a Bíblia tinha razão… Werner Keller 148/149.

Lu Tessera
Lu Tessera
10 maio de 2008 11:02 pm

Nossa… discussão extremamente produtiva… não consigo parar de ler. Parabéns! Meu Eu começa a deixar de se sentir louco e fica feliz em ver que existem pessoas que tb entendem o quanto esse assunto é relevante. …”eis que vos dou o poder de pisar em serpentes e nada vos poderá causar dano” em lucas… está claro que ele fala de nosso poder mental, enxergamos problemas se nos focarmos neles. A idéia que projetamos nossa realidade é muito clara para mim. Quem nunca esteve triste e sem vontade de fazer nada mas quando acabou saindo esqueceu dos problemas e ficou tudo… Read more »

Túlio
Túlio
10 maio de 2008 2:04 am

Perdão se estiver repetindo algo já comentado, mas meu tempo me impede de ler todo os comentários:

Se cada pessoa interpreta a realidade de uma forma totalmente diferente da outra, seria de se imaginar que não houvesse nitidez ou compreensão das imagens/sensações passadas via telepatia, certo? Quer entre encarnados/desencarnados ou entre encarnados…

A imagem/sensação de um seria absolutamente alienígena e ininteligível para outro.

Vejo possibilidade para não haver taanta diferença assim entre a minha percepção a do outro.

Anônimo
Anônimo
10 maio de 2008 12:04 am

De Francesca Freemantle em Vazio Luminoso, um livro profundamente esclarecedor (em todos os sentidos): Espaço é outro conceito básico. Ele não se refere ao conceito comum e físico de espaço, mas ao espaço da mente. Trungpa Rinpoche disse uma vez que o espaço é a versão budista de Deus. Em seu comentário sobre o Livro Tibetano dos Mortos, escreveu que este é um “Livro sobre o Espaço”. Espaço não é diferente da mente, mas fornece uma perspectiva diferente; é o ambiente da mente, inseparável da consciência da mente. Em vez de falar em termos de mente universal ou cósmica, que… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 maio de 2008 1:57 pm

Eu Sou o que Sou…

Carlos Junior
Carlos Junior
9 maio de 2008 2:22 am

Só uma última consideração sobre “Realidade”: Segundo o médico oftalmologista americano Dr. William Bates, conhecido por seu método de tratamento de problemas visuais, o processo de ver depende de 90% do cérebro e 10% dos olhos, daí ele conclui que enxergar bem pode ser conseguido com uma série de exercícios e hábitos, bem como postura mental e emocional corretas para a tarefa. Não sei se o método em si funciona, mas vale a pena verificar o fato de que a realidade conforme vemos, e corroborando em parte com este estudo, ficaria então sujeita à capacidade de resolução das imagens do… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
8 maio de 2008 5:38 pm

Falou e disse Fy.. aproveitando o “gancho” aqui vai uma das mensagens do Aivanhov postadas na lista voadores ainda a pouquinho como pensamento do dia 08 de maio. “Não basta que uma atividade satisfaça o seu desejo de conhecimento, que lhes traga a alegria, a tranqüilidade ou o relaxamento. Em toda atividade, devem buscar uma ocasião de aperfeiçoamento, de libertação interior. Pois bem, o modo com que os seres humanos praticam a arte, a ciência, e também a religião revela que eles não buscam verdadeiramente os meios para se aperfeiçoarem nessas atividades. Vocês perguntarão: «Mas, então, o que significa ‘aperfeiçoar-se’?… Read more »

Fy
Fy
8 maio de 2008 2:06 pm

E aí que entram algumas práticas que realmente são fundamentais para gerar certo EQUILIBRIO nestes processos de individuação e transcendência.

Exatamente, Renato.!!!!!
Todas as “certas práticas” q auxiliem, ou promovam a busca pelo equilíbrio – são, em minha opinião as únicas sáidas para q a Humanidade mantenha a Lucidez.

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
8 maio de 2008 1:34 pm

— “Segundo ele, as aplicações generalizadas de informações em doses maciças, são capazes de provocar mutações psicossensoriais, e conseqüentemente culturais, que podem acarretar em algumas descontinuidades de identidade antropológica.” — “…e, em termos psicológicos: como a passagem da catatonia e das sensações de irrealidade para um sentimento de sublime realidade na experiência visionária e, finalmente, p/ a a própria experiência mística.” — É por aí Fy. Por própria análise avalio eu a totalidade tanto sob o aspecto dos meios de informação somado com as substâncias (generalizadas) gera o que poderiamos chamar de “SOMATIZAÇÂO DAS EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS”.. determinante para a DEFINIÇÂO… Read more »

Marcos Lobe
Marcos Lobe
6 maio de 2008 9:23 pm

Olá ACID, já era tempo que gostaria de ver aqui um post deste. Adorei a abordagem, pois a tempo que essa ilusão da percepção me intriga. Penso que tudo que há seja energia vibrando, sendo emitida da Fonte (consciência absoluta) e pequenos fragmentos da própria fonte individualizado (consciências individuais) percebendo a si mesma (a Fonte). Aqui se aplica o “Princípio do Mentalismo” e o “Princípio de Vibração” de Hermes Trismegistro. Estamos inevitavelmente mergulhados na Matrix.

Anônimo
Anônimo
6 maio de 2008 8:46 pm

Sugestão:

http://budapracristo.blogspot.com/2008/05/e-se-voc-no-humano.html

E se você não for humano?
(por ferrari)

Lex
Lex
6 maio de 2008 8:42 pm

Com Buda acho mais complicado…

Daí disconcordo com você em parte.

Mas prefiro o modo de Thich Nhat Hanh, Mestre Zen Viatnamita, em seu livro: “Vivendo Buda, vivendo Cristo” explicar:

“Algumas pessoas dizem que a prática budista visa dissolver o eu.

Não compreendem que não existe um eu a ser dissolvido.

Existe apenas a noção do eu a ser transcendida.”

Para mim Budha é “O” exemplo.

kiabo azul
kiabo azul
5 maio de 2008 5:36 pm

sendo verdade ou ilusão, a nossa realidade é a melhor realidade q existe p/ nosso adiantamento e nossa futura compreensão dos mistérios

Anônimo
Anônimo
5 maio de 2008 4:54 pm

Acho que voce nao percebeu Thiago, mas eh exatamente essa a ideia; a de que o cerebro nao eh o final, e ainda mais importante eh que distorce a realidade da qual acreditamos ser real, e que por tras dessa “realidade que acreditamos”, existe esse algo maior que se manifesta. E justo nao percebemos “esse algo maior” por causa das limitacoes de nossas “percepcoes cerebrais”. Me parece que a intencao do post nao eh a teoria abstrata propriamente dita, mas como ir alem do cerebro e vivenciar a “verdade” tal qual ela eh, sem distorcoes ou interpretacoes formadas pela mente… Read more »

Aranha
Aranha
5 maio de 2008 4:45 pm

Essa teoria é a famosa “abstração do nada”, ou seja, Aquilo é uma cadeira para voce porque vc acha que é.Uma teoria que se auto anula´por si só)..è o ceticismo do ceticismo, a preguiça da preguiça. Coloca tudo de forma abstrata porque é mais facil se pensar abstratamente)

Thiago Chaves
Thiago Chaves
5 maio de 2008 4:30 pm

Veja, na medida em que o mundo caminha a passos largos, conhecendo e desvendando o mundo espiritual, de forma impirica, filosofica e religiosa através principalmente da TCI, que é fato inconteste;)

Desta forma penso Eu, que teorias abstratas como esta, não tem mais espaço nos tempos de hoje.O ” esperto” autor ainda acredita que o cerebro é o final, mas digo que o mesmo é apenas o meio pelo qual algo maior se manifesta:)

Paulo de Tarso
Paulo de Tarso
5 maio de 2008 11:18 pm
Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
5 maio de 2008 1:50 pm

Ps: Penso, logo SOU.. só começo a existir quando alguém PENSAR em mim certo?

Abraços existentes!

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
5 maio de 2008 1:45 pm

O que nos importa .. acredito eu a maioria aqui, claramente, é a preservação desta consciência do Eu.. a experiência desta viagem fantástica neste planeta como seres viventes (biologicamente falando).. a boa captação das percepções e uma memória hábil como a de um computador de ultima geração que pode trazer todas as imagens todas as informações gravados no nosso grande HD.. mental.. rsrsrsr… é mais facinante o contexto do “e depois o que acontece comigo?” do que qualquer indagação ou questionamento por mais subjetivo (ou mesmo objetivo) que seja!.. O individuo moderno descascou-se de sua “trava” psiquica (através de vários… Read more »

Teh
Teh
5 maio de 2008 1:43 pm

Ou seja, nosso mundo dentro de uma casca de noz…

Entao tudo que sentimos, somos, vemos, nossas emocoes, etc; nao passam de reacoes quimicas, estimulos externos traduzidos pelo nosso cerebro… eh isso mesmo, somos “nada”, nao sabemos nada e ainda nossa realidade eh subjetiva, e o real ninguem ve, ninguem sabe…

como quebrar essa casca que nos limita tanto?? parece que ir pra dentro e encontrar o burado de saida de dentro pra fora eh o indicado, mas o mais dificil de realizar…

Anônimo
Anônimo
5 maio de 2008 1:38 pm

Já tinha lido esse texto no site do yahoo. muito interessante.
Ajuda a corroborar algumas “teorias” ditas esotéricas e místicas.

Bruno H
Bruno H
5 maio de 2008 12:55 pm

Ou seja, a árvore que cai no meio da floresta não faz barulho algum : )

sandro
sandro
5 maio de 2008 12:48 pm

legal seu texto,…me fez lembrar d “quem somos nós”…VALEU MUITO BOM

Renato
Renato
5 maio de 2008 10:47 am

Caren, na verdade, o mais importante é sabermos como não manipular a realidade…

Anônimo
Anônimo
5 maio de 2008 9:16 am

Penso logo existo, rene descartes

Caren
Caren
5 maio de 2008 10:04 am

Sempre acreditei que o mundo a nossa falta é na verdade uma ilusão criada por nossa mente, podemos atestar isso observando o tempo. A passagem do tempo é sentida de forma diferente por cada um de nós, dependendo principalmento do prazer e da dor de cada situação vivida.

Mas na verdade o que é mais importante é descobrirmos como manipular essa realidade a nosso favor.

Bono
Bono
5 maio de 2008 9:56 am

As cores são apenas interpretações de uma faixa de ondas eletromagnéticas que chegam até nossos olhos. Se agente enxergasse uma faixa maior de ondas eletromagnéticas com cores diferentes seria interessante ver os sinais de rádio e de celular e atravessando as paredes, ou os corpos quentes brilhando mais que os frios igual o predador. Mas acho que seria informação demais para o cérebro limitado e dificultaria vermos os objetos (obstáculos) por isso a natureza nos privou disso.

Bono
Bono
5 maio de 2008 6:22 pm

O mundo que enxergamos são reações químicas e nossos pensamentos também. Se eu sou o pensamento então eu teria que ser também o mundo que enxergo pois ambos são apenas reações químicas. Mas como não sou oque enxergo então também não posso ser o pensamento. Então o eu é aquilo que não se pode pensar sobre. Penso, logo existo é uma frase acochanbrada, já que oque penso não tem nada a ver com o fato de que existo e que eu continuo existindo mesmo quando não penso.

Bruno H
Bruno H
5 maio de 2008 7:30 pm

Não existe outra realidade “maior”.

Teh
Teh
6 maio de 2008 8:31 pm

Bom, depende de qual “eu” se estah perguntando, porque essa denominacao do “eu” dependendo da filosofia ou religiao se refere a “personalidade” ou se refere ao “Eu maior que eh o Espirito”, ou algumas ainda se referem a “consciencia ou Alma”. Como nao existe o cerebro, nao pode existir uma mente ou personalidade, jah que estas sao “construidas” de acordo com o meio-ambiente em que se vive, e pelo periodo de toda a infancia. Tambem acho que o Espirito nao tem como vivificar o ser, jah que “nao” ha um cerebro onde fixar sua morada tanto na pineal como descer… Read more »

Fy
Fy
6 maio de 2008 5:36 pm

Bruno, – Veja a similaridade do processo: Os peixes tem respiração branquial, isto é, possuem, ao invéz de pulmões, brânquias (também conhecidas por guelras: no rio ou mar as moléculas de oxigênio estão ligadas a do hidrogênio assim formando a agua, e só as brânquias são capazes de separar essas moléculas.). Elas são constituidas por finas lamelas, dentro das quais circula o sangue, que recebe o oxigênio da água, onde o mesmo encontra-se em maior concentração. Ao mesmo tempo o gás carbônico é eliminado, já que é usualmente mais concentrado no corpo do animal. Tais lamelas são extremamente delgadas e,… Read more »

Bono
Bono
6 maio de 2008 4:36 pm

Lex, de concreto mesmo só posso dizer que eu tenho um eu. Você é apenas uma extensão ou uma dedução que faço. Oque posso afirmar é apenas o meu eu, você pode ser apenas um delírio meu ou um sonho, quer você tenha cérebro ou não. Esse é o ponto de partida, o vale da montanha, quanto a afirmar que “eu não existo” deixo isso para os Budas que alcançaram o pico. Não tem como você saber se a criança tem um eu igual ao seu, nem tem como você saber se eu tenho um eu igual ao seu, sem… Read more »

Bruno H
Bruno H
6 maio de 2008 4:12 pm

Lex,

Creio que, se o que você chama de “EU”, seja a Mente ou o Ego; muito provavelmente essa criança não tem nada disso. É como uma plantinha. As células estão ali, funcionando; mas o conjunto nunca vai conseguir se desenvolver, plenamente, como pessoa.

Fy,

Ser de respiração aquática que depois respira ar chama-se Sapo. : )

Paulinha
Paulinha
6 maio de 2008 7:08 pm

A mente não é tudo. Ela faz uma mediação com nossas realidades -objetiva, subjetiva. As cores que a gente enxerga são assim enxergadas também porque vibram. Toda cor e tudo tem um ritmo. O post lembra de alguns testes de percepção que cada pessoa diz que se parece um objeto tal ou conta uma história diferente, de acordo com sua realidade subjetiva. Aqui mesmo no post, cada um absorve diferente e comenta de acordo com a sua realidade. Porque uma palavra ou uma frase ressoa numa pessoa e outras não. Ou mais em umas e menos em outras?! A realidade… Read more »

Fy
Fy
6 maio de 2008 3:16 pm

Pois é, Lex Vc levantou uma questão bastante profunda. Eu me solidarizo pq posso imaginar o qto isto deve lhe afetar, pela convivência constante através da profissão. Taí um tema bastante polêmico; q afeta o ser humano sobremaneira e a mulher por excelência. Isto merece uma observação sobre as diferentes teses sobre a separação entre Cérebro e Mente. Até para q possamos linkar seu comentário e o assunto levantado pelo tema do Acid. Compartilho a opinião de que sejam 2 coisas separadas; e simplificando,considero o Cérebro como um instrumento necessário à manifestação da mesma.( simplificando). .. desenvolvendo o mesmo raciocínio,… Read more »

Digão
Digão
6 maio de 2008 12:56 pm

Eu gostaria que fosse uma negra simpática, fumante que toma muita caipirinha e adora balas mas…

Anonimor
Anonimor
6 maio de 2008 12:28 pm

Eu esperava mais, mesmo assim muito obrigado.

Junior 4
Junior 4
6 maio de 2008 11:19 am

Olá, td bem? Oráculo é uma fonte de informações que tudo sabe, tudo mesmo! Porém, ao estar diante do Oráculo não sabemos ao certo o que perguntar, pense, o que você perguntaria se estivesse diante dele? Lembre-se “Nossas questões é quem determinam as nossas direções”. Nós andamos conforme nossas perguntas, elas é que nos movem e nos levam aonde estamos e aonde estaremos amanhã. Hoje em dia dizem que o Oráculo da humanidade é a Internet, e de certa forma concordo, existe muito conhecimento e verdades na rede, porém não é fácil encontrar coisa boa em meio a tanta inutilidade,… Read more »

Digão
Digão
6 maio de 2008 10:48 am

Oráculo eu queria conhecer!

Anonimor
Anonimor
6 maio de 2008 10:45 am

Alguém ai poderia me dizer oque é oráculo? Como consultalo, e se ele realmente funciona?
Muito obrigado.

Lex
Lex
6 maio de 2008 10:15 am

As cores são apenas interpretações de uma faixa de ondas eletromagnéticas que chegam até nossos olhos… O que nos importa .. acredito eu a maioria aqui, claramente, é a preservação desta “consciência do Eu”.. Mas Budha desafia a premissa dizendo: ‘”NÃO EXISTE UM EU”‘ E AÍ COMO É QUE FICA? “Um Imperador, sabendo que um grande sábio do Zen estava às portas de seu palácio, foi até ele para fazer uma importante pergunta: – Mestre, onde está o Eu? O mestre então pediu-lhe: – Por favor traga-me aquela carroça que está lá. A carroça foi trazida. O sábio perguntou: –… Read more »

Alemac
Alemac
6 maio de 2008 7:03 am

Acid,

Seu eu fosse você não me preocuparia com os smiles… afinal, eles são só uma ilusão criada por nosso cérebro, eles “não existem”, nem esse monitor que estou vendo na minha frente agora… nem o teclado… nada.. rsrsrsrsrs.

ótimo post.

Filipe
Filipe
6 maio de 2008 12:20 am

Olá pessoal, é o seguinte, concordo absolutamente com todo este texto. Mas isso traz algumas análises que devem ser feitas. “…estamos presos dentro do nosso cérebro, e qualquer pensamento sobre a captação da realidade é pura ilusão, diz o especialista.” Vejamos.., tudo que a gente pensa é reflexo do que a gente percebe através dos nossos LIMITADOS sentidos.. Limitados claro, basta citar como exemplo a audição das baleias, a visão da águia, o olfato do cachorro etc.. ou seja tem MUITA coisa que nossos pobres sentidos não conseguem perceber e que outros seres vivos podem percebem (imagine só as coisas… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 maio de 2008 11:04 pm

O fato é o seguinte: meu servidor migrou do PHP 4 pro PHP 5. E isso deve ter quebrado meu script de smiles. Se algum programador bondoso quiser revisar o script (é pequeno) em busca de atualizá-lo, ele está aqui:
http://www.saindodamatrix.com.br/temp/smiles.txt

Vitor Hausen
Vitor Hausen
5 maio de 2008 1:03 am

Oras e o cerebro tambem é uma ilusao, surge do pensar e matutar da mente humana, vemos um cerebro, aprendemos algo sobre isso que podemos ver, sentir e tocar, analisar e pensar…ondas…etc
isso é o homem dando mais corda na ilusao, achando que agora entende o que ninguem entende…bobagem, sao teorias ilusorias. Nao da pra compreender pela abstração…nao da

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.