A MENTE E AS MÁQUINAS

Pesquisa sugere que usuários azarados no computador podem estar emanando más vibrações

Algumas pessoas parecem carregar consigo uma maldição de computador, frustradas que ficam por uma enxurrada de vírus, falta de energia e conflitos de software que aparecem e desaparecem sem explicação racional.

Elas culpam suas máquinas e sofrem o desprezo dos que as acusam de estar fazendo algo errado na operação do computador. Mas os investigadores em Universidade de Princeton podem ter uma explicação: estes usuários de PC, ao que parece, poderiam estar enviando vibrações ruins para a máquina.

“Há algumas pessoas que parecem ter uma afinidade natural com computadores e outras máquinas complexas, e há outras que parecem conseguir quebrar tudo, até mesmo sem tocar”, disse York Dobyns, coordenador de analíses da PEAR (Pesquisa de anomalias em engenharia de Princeton).

O laboratório tem estudado durante 26 anos um fenômeno que pode ter algo a ver com isto. Em incontáveis experiências, os investigadores testaram se as pessoas, através da consciência apenas, podem, de alguma maneira, afetar os dados resultantes dos mais diversos dispositivos – mecânicos e eletrônicos – que produzem dados aleatórios quando não há nenhum humano ao redor.

As experiências demonstram uma pequena – mas estatisticamente significante – anomalia: as pessoas estudadas parecem poder mudar o resultado das máquinas somente pensando nelas. “Analisando coletivamente todo o experimento, as chances de que isto tudo seja só uma flutuação estatística é ridiculamente pequena”, disse Dobyns. “Uma em um trilhão.”

Os fenômenos de percepção extra-sensorial, telecinese e telepatia já foram estudados cientificamente há algumas décadas, mas, apesar de ter registrado fenômenos intrigantes, nunca nada ficou provado. Afinal, esses fenômenos não podem ser reproduzidos em laboratório a todo momento.

No fim dos anos 70, o professor Robert Jahn, da Universidade de Princeton (a mesma onde lecionou Einstein) decidiu investigar se o poder da mente de um ser humano poderia interferir nas leituras normais de um Gerador Aleatório de Eventos, que é uma maquininha que gera aleatoriamente dois números – 1 e 0 – numa sequência totalmente aleatória. As leis da probabilidade ditam que a máquina terá a tendência a gerar uma mesma quantidade de uns e zeros, o que forma um gráfico simbolizado por uma linha quase plana. Qualquer mudança nessa quantidade igual de números aparece como uma curva suavemente ascendente.

Assim, Robert pediu a estranhos na rua que concentrassem suas mentes no seu Gerador de eventos, a fim de que ele gerasse mais “uns” que “zeros”. Era uma idéia revolucionária ao seu tempo. Os resultados, atordoantes, nunca foram satisfatoriamente explicados. Repetidas vezes pessoas provaram que suas mentes podiam influenciar a máquina e produzir flutuações significativas no gráfico, “forçando” a máquina a produzir números desiguais de 0 e 1. De acordo com todas as leis sabidas de ciência, isto não devia ter acontecido – mas aconteceu. E continua acontecendo.

Atualmente, o Dr. Roger Nelson, também pesquisador da Universidade de Princeton, usa a internet para ligar dezenas de Geradores Aleatórios de Eventos do mundo inteiro ao seu computador. Dia a dia, eles geram milhões de dados, que geralmente aparecem no gráfico resultante como uma linha mais ou menos plana.

Mas, no dia 6 de setembro de 1997, algo bastante extraordinário aconteceu: a linha subiu repentinamente, enquanto os geradores ao redor do mundo registravam grandes desvios do padrão normal. Nesse dia um bilhão de pessoas assistiam pela TV o enterro da princesa Diana.

O Dr. Nelson ficou convencido de que os dois acontecimentos deviam estar relacionados de alguma forma. Então, em 1998, reuniram-se cientistas do mundo inteiro para analisar seus resultados. Eles, também desconcertados, resolveram estender e aprofundar o trabalho pioneiro do Prof. Jahn: nascia assim o Projeto Global de Consciência. Desde então o projeto expandiu imensamente, e hoje engloba 65 “Ovos” (como os geradores foram nomeados) funcionando em 41 países, com resultados ainda maiores: Durante a experiência, os Ovos “perceberam” uma série inteira de acontecimentos mundiais importantes, como o bombardeio da Iugoslávia pela OTAN, a tragédia no submarino Kursk e a controversa eleição de Bush nos EUA. Os Ovos também detectam regularmente as enormes celebrações globais, tal como a véspera de Ano Novo.

Mas o resultado mais enigmático aconteceu no dia 11 de setembro de 2001: Enquanto o mundo observava aterrorizado os ataques terroristas em Nova York, algo estranho acontecia aos Ovos. Não só eles registraram discrepâncias no momento dos ataques, como a característica curva ascendente começou quatro horas ANTES dos dois aviões baterem nas torres gêmeas. Além de funcionar como um “termômetro emocional” em escala global, estaria a máquina registrando que as pessoas sabiam no seu inconsciente que ia ocorrer um evento de forte impacto emocional com quatro horas de antecedência?

Teria sido isto apenas uma anomalia que deva ser descartada? Bem… no dia 25 de dezembro de 2004, as máquinas enlouqueceram outra vez. Vinte e quatro horas mais tarde um terremoto no fundo do Oceano Índico desencadeou o Tsunami que devastou o sudeste da Ásia e matou milhares de pessoas.

Podia então o Projeto Global de Consciência realmente prever o futuro?

No fundo do porão de uma biblioteca universitária empoeirada em Edinburgo existe uma pequena caixa preta, quase do tamanho de dois maços de cigarro juntos, que cospe para fora números aleatórios num córrego interminável. Seu interior contém basicamente um microchip não mais complexo que o de uma calculadora de bolso.

Mas, de acordo com uma faixa crescente de cientistas, esta caixa possui poderes extraordinários. Aparentemente o “olho” da máquina parece ser capaz de perscrutar no futuro e predizer acontecimentos mundiais importantes. Estaria a humanidade compartilhando uma única mente subconsciente que podemos acessar sem perceber?

“Estamos muito no começo do processo de tentar de compreender o que está acontecendo aqui. No momento nós estamos ainda tateando no escuro”, diz o Dr. Nelson.

Embora muitos considerarem os objetivos do projeto serem pouco mais que “ouro de tolo”, ainda assim ele atraiu uma lista de 75 cientistas respeitados de 41 nações diferentes. Os pesquisadores de Princeton trabalham ao lado de cientistas das universidades da Grã-Bretanha, Holanda, Suiça, Alemanha e outras. O projeto é também a investigação mais rigorosa e duradoura já feita no terreno do paranormal.

“Normalmente o fenômeno paranormal se evapora se o estudarmos por algum tempo” diz o pesquisador Dick Bierman, da Universidade de Amsterdã. “Mas isso não está acontecendo com o Projeto Global de Consciência. O efeito é real. A única dúvida é sobre o QUE ele representa.”

Os céticos bem corretamente assinalarão que sempre há algum acontecimento global que pode ser usado para “explicar” as vezes em que as máquinas-Ovo se comportam irregularmente. Afinal de contas, nosso mundo está pleno de guerras, desastres e ataques terroristas, assim como de celebrações globais ocasionais. Estariam os cientistas ansiosos demais por detectar padrões em seus dados?

O time por trás do projeto insiste que não. Eles reivindicam que, usando técnicas científicas e matemáticas de forma rigorosa é possível excluir qualquer conexão aleatória. “Nós estamos perfeitamente dispostos a descobrir que nós cometemos erros”, diz o Dr. Nelson. “Mas nós não pudemos achar nenhum e ninguém mais achou até agora. Nossos dados mostram claramente que as chances de obter estes resultados através da sorte são um milhão contra um. Isso é imensamente significante”. Mas muitos permanecem céticos. O professor Chris French, psicólogo da Faculdade de Ourives, em Londres, diz: “O Projeto de Consciência Global gerou alguns resultados muito intrigantes que não podem ser descartados prontamente. Eu estou envolvido em um trabalho semelhante para ver se nós chegamos aos mesmos resultados. Nós não conseguimos ainda, mas estamos só no começo. O jogo ainda está em aberto”.

Entretanto, por estranho que possa parecer, não há nada nas leis da física que impeça a possibilidade de se prever o futuro.

É possível – teoricamente – que o tempo não se mova apenas para frente, mas para trás também. E se o tempo tiver seus fluxos e refluxos, como as ondas do mar, é bem possível prever eventos grandiosos. Nós estaríamos, na verdade, nos “lembrando” de coisas que aconteceram em nosso futuro. “Há bastante evidência de que tempo pode correr para trás”, diz o professor Bierman, da Universidade de Amsterdã. “E se for possível isto acontecer na física, então pode acontecer em nossas mentes, também”. Em outras palavras, o prof. Bierman acredita que todos nós somos capazes de olhar o futuro através de algum mecanismo escondido em nossas mentes. E há um tentador conjunto de evidências para apoiar esta teoria.

Nos capítulos 4 e 5 do livro O universo em uma casca de noz, do matemático Stephen Hawking, ele discute a possibilidade de viajar no tempo, e após muita especulação e teorias, chega ao espaço-tempo curvo de Feynman, onde fala que “viagens no tempo estão realmente ocorrendo em escala microscópica, mas não as percebemos. Se aplicarmos a idéia de Feynman da soma de histórias a uma partícula, teremos de incluir histórias nas quais ela se desloca acima da velocidade da luz, chegando a voltar no tempo. Haverá histórias em que a partícula circulará sem parar em anéis fechados no tempo e no espaço. Seria como o filme O feitiço do tempo, em que um jornalista tem que viver o mesmo dia várias vezes. Não observamos diretamente as partículas correspondentes a estas histórias em anéis fechados, mas seus efeitos indiretos foram medidos em diversos experimentos. Um deles é um pequeno desvio na luz emitida pelos átomos de hidrogênio, causado pelo movimento de elétrons em anéis fechados”. Claro, isso acontece em escala microscópica, mas nada realmente impede que ocorra em maiores escalas e ainda não tenhamos como perceber… a não ser através de experiências polêmicas, como veremos logo abaixo.

O Dr. John Hartwell, enquanto trabalhava na Universidade de Utrecht, na Holanda, foi o primeiro a descobrir evidências de que as pessoas podem sentir o futuro. Em meados dos anos 70 ele ligou voluntários a um scanner de hospital que esquadrinha as ondas cerebrais. Ele começou lhes mostrando uma sucessão de desenhos de caricaturas – algumas delas provocantes. Quando os quadros foram mostrados, as máquinas registraram as ondas cerebrais de como eles reagiram fortemente às imagens diante deles. Isto era o esperado. Só que, em muitos casos, esses característicos padrões cerebrais aconteciam segundos antes das imagens serem mostradas, como se as pessoas pudessem sentir o que aconteceria com elas no futuro imediato.

Demoraria mais 15 anos até que outra pessoa levasse o trabalho do Dr. Hartwell adiante. Dean Radin, um pesquisador trabalhando na américa, conectou pessoas a uma máquina que media a resistência de suas peles à eletricidade. Sabe-se que esse nível flutua de acordo com nosso ânimo (tanto que este é o princípio por trás dos detectores de mentiras). Radin mediu o experimento de Hartwell com imagens enquanto media a resistência elétrica na pele. Novamente, as pessoas começavam a reagir alguns segundos antes delas serem expostas a imagens provocantes. Pra ele era claramente impossível, por isso decidiu repetir os experimentos várias vezes. E ele continuou a obter os mesmos resultados.

“Eu também não acreditei”, diz o professor Bierman. “Assim, eu também repeti a experiência e obtive os mesmos resultados. Fiquei chocado. Depois disto eu comecei a pensar mais profundamente sobre a natureza do tempo”. Para tornar a coisa ainda mais intrigante, diz o professor Bierman que outros laboratórios mais importantes obtiveram resultados semelhantes, mas que ainda não foram levados à público.

“Eles não querem ser ridicularizados. Então, eu estou tentando persuadi-los a soltarem seus resultados todos ao mesmo tempo. Isso ao menos espalharia o ridículo um pouco!” Entretanto, se o professor Bierman tiver razão, então as experiências não serão causa de risos. Elas poderiam ajudar a prover uma sólida base científica para fenômenos estranhos como o deja vu, intuição, sexto sentido e outras curiosidades que todos nós experimentamos de vez em quando.

Eles também podem abrir uma possibilidade ainda mais interessante – que um dia nós possamos aumentar nossos poderes psíquicos usando máquinas que façam um “ajuste fino” em nossa mente subconsciente. Da mesma maneira que nós construímos máquinas mecânicas para substituir o poder de músculo, poderíamos um dia construir um dispositivo para aumentar e interpretar nossas habilidades psíquicas escondidas. Dr Nelson é otimista – mas não a curto prazo. “Nós poderemos um dia – talvez – predizer que um evento mundial irá acontecer. Mas não saberemos exatamente O QUE irá acontecer nem QUANDO irá ocorrer”.

Mas, para o Dr. Nelson, mais importante do que essas supostas máquinas são as implicações do seu trabalho em termos de raça humana. O que suas experiências parecem demonstrar é que, enquanto todos nós podemos operar como indivíduos, nós também parecemos compartilhar algo muito, muito maior – uma consciência global. Alguns poderiam chamar isto de “a mente de Deus”.

Nós somos ensinados a ser monstros individualistas. Nós somos sugestionados pela sociedade para que nos separemos uns dos outros. Isso não é certo. Nós podemos estar conectados muito mais intimamente do que nós percebemos.

Dr. Roger Nelson

Referência:
Can This Black Box See Into the Future?
Jinxed computer users might be sending out a bad vibe, researchers suggest;
Wikipedia: Global Consciousness Project

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
14 junho de 2014 11:48 pm

Programa de computador passa no Teste de Turing e se torna primeiro a convencer pessoas de que é humano…http://bit.ly/1p3bVtz

Olim
Olim
22 fevereiro de 2007 12:32 pm

Acid… Planeta porcaria… Caramba,pelo menos por agora,também estou assim, achando-me dentro de uma pocilga de grandes proporções… Tenho um amigo que resolveu, um tempo atrás, a viajar para a Ásia, conhecer o Tibet, as Índias, etc… Certo dia ele me enviou um e-mail superdepressivo. Estava escrito de uma forma tão triste, tão desesperançosa que eu pensava que queria se suicidar. Ele viu tanta pobreza, sujeira… Tentei reconfortá-lo… Ele voltou para o Brasil e continua a trabalhar… E a porcaria continua… Às vezes chego até a pensar: de que valem os sonhos se só podemos modificar um milímetro num espaço tão… Read more »

Olim
Olim
22 fevereiro de 2007 12:13 pm

x-builder:

Legal suas observações de erros de Português, mas sempre é difícil para mim analisar o quê escrevo e ponho nos comentários. Quando tenho tempo, antes de enviá-los, dou uma boa olhada, pois destesto errar nossa Língua tão linda, mas erramos, e como!

Coloquei no último comentário:”…Acid, é verdade as afirmações do Einstein, creio que foi na década de 40…”, quando deveria ser “…seriam verdadeiras…”.

Mas, depois que li, fiquei pensando em corrigir e acabei por deixar com o erro, creio que mesmo assim poderia ser entendido.

Abraços.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 fevereiro de 2007 10:50 am

Não sei, Olim. Mesmo grandes homens não deixam de ser humanos, compartilhando da mesma limitação que nos une nessa porcaria de planeta. Mesmo pessoas como Gandhi e Kardec já deram declarações que hoje com certeza se arrependeriam.

Olim
Olim
22 fevereiro de 2007 10:01 am

Também dei uma mirada no texto e percebi que Einstein, lá em Princenton, foi professor… Aproveitando a onda do Einstein, Acid, é verdade as afirmações do Einstein, creio que foi na década de 40, a respeito da idiotice do povo brasileiro em acreditar em espíritos desencarnados que conversam com os encarnados(médinus), explicando que talvez por causa da nossa localização próxima ao Equador nossos miolos cerebrais sejam mais amolecidos a ponto de criarmos bobagens não comprovadas pela Ciência? Creio que depois ele, o Einstein, tenha mudado de opinião, pois seus livros(“Como Vejo o Mundo”…) tratam muito de espiritualidade, de Algo Maior.… Read more »

Eduardo
Eduardo
22 fevereiro de 2007 5:21 pm

Olim, Sei que o Planeta em que vivemos está passando por fases muito ruins, de pobresa, violência etc…etc…, mas nao deixe que isso nem de longe te desencorage a lutar pelo o que vc acha certo. Se vc parar para analizar, o que gerou esse estado de “pocilga de grandes proporções” em que estamos vivendo, foi o “Grande e facil meio de Controlar as pessoas”, o DINHEIRO. Ao meu ver, o dinheiro tem um unico propósito, mostrar quem tem mais poder e influência pelos demais, logicamente isso gerou muitos atritos entre nós, iguinorantes porém nao limitados, seres humanos. Um geito… Read more »

Olim
Olim
22 fevereiro de 2007 8:56 am

É, e o Rolando-Lero(“-Honorável mestre, honorável guru-…”) foi seu aluno também….hehehe

x-builder
x-builder
22 fevereiro de 2007 6:55 am

Só um detalhe….
Einstein nao foi aluno em Princenton, mas professor…..

http://www.einstein-website.de/z_biography/princeton-e.html

Jussara
Jussara
20 fevereiro de 2007 6:42 pm

UAU!!!!

Tudo isso é fabuloso! vou ficar de butuca nesse site Global Consciousness a partir de agora!

belvederius
belvederius
20 fevereiro de 2007 6:15 pm

Eu sabia que um dia tu irias escrever isto…

Anônimo
Anônimo
20 fevereiro de 2007 5:15 pm

Oi, Acid, blza?

Ótimo post…devo estar entre as pessoas que não possuem afinidade com computador…o meu vive dando pane.
Sobre a possibilidade de prever o futuro, no caso das torres, bem impressionante!

Att.
Cris

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 fevereiro de 2007 12:53 pm

Valeu de novo, Builder. Encorajo a todos os leitores que me corrijam nos erros de português nos posts (depois eu apago as correções nos comentários porque depois de corrigido ele não faz mais sentido e fica ocupando espaço no banco de dados). Só não fiquem se corrigindo nos próprios comentários porque senão vai triplicar o número de comentários em detrimento do assunto. Vamos deixar isso aqui informal, mesmo. 🙂

Olim
Olim
23 fevereiro de 2007 7:08 am

Valeu mesmo, Eduardo…

Acredito e tento praticar o que digo e penso, mas existem uns dias em que nos encontramos contra tudo aquilo no qual acreditamos e pensamos.

Sabe aqueles momentos em que nos encontramos triste e impotentes diante de tanta safadeza e más intenções? Pois é…, estou agora assim.

Mas também sei que esse estado de desânimo vai passar em breve e sei mais ainda que são nos momentos difíceis que podemos realmente modificar a nós mesmos e ao entorno.

Valeu pelo ânimo…

Superabraços…

🙂

nj
nj
25 fevereiro de 2007 3:36 pm

Olá rapaz,

sempre com assuntos interessantes…

Já havia pensado sobre essa questão da nossa relação com as máquinas.
Acredito totalmente que interagimos com elas e vice-versa.
Na boa, se formos analizar, ambos usamos energia para funcionar. Energia essa que existe em toda natureza.
Se formos pensar melhor, TUDO é natural.

É natural que uma pessoa com bons fluidos faça valer suas operações sem pane por meio de saudáveis intenções.

Abraço.
Paz

Priscila
Priscila
2 dezembro de 2012 6:06 pm

Já ouviram falaram em Nina Kulagina? Ela é a prova da Telecinese real! 🙂

Acid
Acid
3 novembro de 2009 11:55 pm

Laboratório dos EUA pesquisou fenômenos paranormais por 60 anos Por décadas, Rhine e seus colegas foram à caça de médiuns para testá-los em um engenhoso experimento bolado em seu laboratório na Duke: adivinhação de cartas. Ao longo dos anos, cientistas testaram laboriosamente a habilidade de voluntários repetidas vezes até formar, com cada um deles, um corpo de dados que tivesse alguma significância estatística. O acervo do laboratório registra mais de 10 mil sessões de testes, a maioria deles decepcionantes. Alguns poucos voluntários, porém, conseguiam adivinhar cartas com taxa de acerto maior do que se esperaria por puro acaso. E lá… Read more »

xXx
xXx
6 outubro de 2009 10:20 pm

Eu aumento a velocidade da internet dependendo do que penso. Nos nao temos destino nos o construímos, o problema é que a maior parte dele é com a alma que é criado pela vontade depois vem as ações e reações nos deixamos a inocência de lado foi errado o que acontece como desastres ou coisas ruins é pela nossa falta de criatividade para nossas vidas e pelas coisas negativas que pensamos que existem mas nao existem, temos que ver que esse mundo nao esta certo ou errado temos que muda lo destino nao existe nos o criamos a questão de… Read more »

Coringa
Coringa
16 janeiro de 2008 7:03 pm

O poder da mente:

“Brasileiro faz macaca mover robô usando apenas o pensamento –
Sem se mexer, ela, nos Estados Unidos, fez robô andar no Japão.

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL260872-6174,00-BRASILEIRO+FAZ+MACACA+MOVER+ROBO+USANDO+APENAS+O+PENSAMENTO.html

Caesar
Caesar
19 março de 2007 5:01 pm

PARA PARTICIPAR DO PROJETO DE CONSCIÊNCIA GLOBAL A rede de locais do PCG é composta por um conjunto de indivíduos distribuidos por todo o mundo e que devem dispor de um computador. A extensão dos locais – a partir dos quais os dados chegam a um computador central em Princeton – vai depender de amigos e colegas em todo o planeta dispostos a hospedar um ¨ovo¨. Para tal se requer um sistema operacional tipo Unix, Linux ou Windows NT OU 2000, e uma conexão permanente com a internet, mas a conexão telefônica também serve. Quem estiver interessado em participar do… Read more »

Bono
Bono
5 março de 2007 5:04 pm

Mas se há uma excessão que seja, então a lei incontestável se transforma em regra.

Mariah
Mariah
4 março de 2007 9:56 pm

He um dia chegaram lá, claro que modificamos tudo a nossa volta. E sim lá no nosso inconciente sempre sabemos o que vai acontecer. Porque então nos amedrontamos e fazemos aquela de fechar os olhos. Sim já coloquei fogo em uma TV em casa. E ví com meus olhos os elementais avisarem da Tsunami mas o que me valeu isto? Pude modificar este fato? É sim insisto não temos livre arbítrio, se o temos é um tanto quanto limitado. Quando nascemos já existem alí as possibilidades da nossa vida e vocês mais que todos sabem que é assim. Uma criança… Read more »

Nessa
Nessa
4 março de 2007 12:19 pm

nossa, que interessante! sobre o início do post… eu só tenho problemas com impressoras. é mt comum elas darem pau comigo. 😛

Cris
Cris
2 março de 2007 11:16 am

pois é, tive alguns problemas inexplicáveis com meu computador.
resolvi tomar passe no centro certa noite, no dia seguinte o computador estava de volta, sem problema nenhum.
aí lembrei q, como comprei computador novo, esqueci de colocar um gráfico de radiestesia embaixo dele.
desde então o gráfico está aí, e o computador sempre ok.

Victor Canti
Victor Canti
27 fevereiro de 2007 8:51 pm

q matéria interessantímima…
lembrei-me do filme “quem somos nós a evolução”, em que o dr. quantum explica que o simples fato da experiência com os elétrons ter um “observador” os resultados ja eram modificados…
é algo intrigante e empolgante!!!
abraços

Artemcacos
Artemcacos
20 fevereiro de 2007 4:31 pm

Bom Acid, muito bom. A construção da matéria está mesmo muito boa e recomendo que se leia várias vezes. Coisas brotam da observação focalizada. Podemos considerar que somos todos sistemas dentro de sistemas, dentro de sistemas. Uma vez considerado que somos unidade e não divisão que somos escalas dentro de uma mesma sinfonia, o que restaria para discutir? Com que base poderíamos perguntar – Isso é verdade ou não? Se a vida diante dos meus olhos se remolda a cada instante conforme meu estado de espírito… Talvez seja a hora de buscar um caminho que considere os dois lados o… Read more »

H K Merton
H K Merton
20 fevereiro de 2007 11:48 am

Que a mente exerce (grande) influência sobre a matéria, disso eu não tenho nenhuma dúvida.

http://quesabemosnos.blogspot.com/2007/01/matrix-e-nossa-mente.html

Marcelo
Marcelo
20 fevereiro de 2007 2:50 am

Eu sabia!

Bruno30
Bruno30
17 fevereiro de 2007 12:19 am

divagar sobre o tempo?
lamento, estou sem tempo…

o.o

eis a perfeita ironia!

recentemente tenho andado pesquisando sobre a naureza do tempo também, dou a dica de santo agostinho, o kra era um GENIO, leiam a carta dele parao bispo de hipona para ter uma melhor idéia sobre a natureza do tempo.

depois volto a divagar, pois o comentario acima naum eh uma piada…

¬¬
PAZ!

Joey Castle
Joey Castle
16 fevereiro de 2007 11:31 pm

Pois é, Se a Realidade tem quatro, cinco, seis dimensões, nós também, só que percebemos apenas três dimensões em sua totalidade e a quarta como uma espécie de fluir, mas isso produz os mais diversos efeitos na camada de realidade que somos capazes de distinguir.

Bono
Bono
16 fevereiro de 2007 11:08 pm

Lembro que eu jogava um rpg online que às vezes quando algum item raro ia aparecer eu tinha um certa intuição disso. Esse tipo de intuição era bem comum no joguinho e o pessoal costumava brincar dizendo que sentiam que no próximo monstro ia conseguir tal item, como se esse sentimento fosse algo relevante a se levar em conta na probabilidade do jogo. E tinham pessoas que conseguiam muito mais itens raros que outras, a probabilidade tabelada era de 0,01% mas para alguma pessoas, na prática, era quase 0,1%, e para outras 0%.

Bono
Bono
16 fevereiro de 2007 10:43 pm

De acordo com a física quantica o observador altera o observado, isso que eu escutei por aí. E os transistores e diodos dos computadores são pura física quantica, isso eu tenho certeza. Então essa relação entre o observador e o comportamento do computador não é tão absurda assim…

Joey Castle
Joey Castle
16 fevereiro de 2007 10:17 pm

Para explicar melhor a coisa dos elétrons, devemos imaginar um átomo cortado ao meio por uma folha, que representa onde estamos no tempo atualmente. No momento em que os elétrons cruzam a folha, eles estão na nossa fatia de tempo e podemos vê-los, em todos os outros momentos ou estão no futuro ou no passado.

Abraço a todos.

Joey Castle
Joey Castle
16 fevereiro de 2007 9:58 pm

Valeu Titânico. Nós não podemos nos deixar levar por qualquer coisa que digam por aí, por mais bonita que possa parecer. Somos muito facilmente manipulados através de nossas emoções. Razão pura também nos leva a uma visão cínica, estéril a respeito de tudo. O ideal é haver um equilíbrio entre razão e emoção. Voltando ao assunto do espaço-tempo curvo em escala microscópica, podemos ter uma explicação do porque os elétrons saltarem de um lugar para o outro dentro de suas órbitas no atomo. Eles não saltam. Simplesmente estão retornando e avançando constantemente no tempo. Puxa vida, eu tinha que ter… Read more »

Titanico
Titanico
16 fevereiro de 2007 9:40 pm

Joey Castle: poucos sabem a diferença entre Exotérico e Esotérico. Parece que vc é um deles!! rsrs

Exotérico: aberto ao grande público.
Esotérico: grupo fechado de pessoas.

Abraço…

Joey Castle
Joey Castle
16 fevereiro de 2007 7:57 pm

Agora sim uma explicação plausível para um tipo de mente global, um inconsciente coletivo no sentido de ser acessado. Quando eu falei do conceito de inconsciente coletivo de Jung no post sobre Gaia era exatamente esse tipo de discussão que eu queria fazer, mas fui ignorado completamente. Era também uma forma de também alertar sobre a má utilização dos conceitos. Muita gente fala besteira no meio exotérico. Sobre o universo curvo é algo bem simples de se imaginar. Deve se fazer uma simplificação e imaginar o espaço quadridimensional como tridimensional e veremos que podemos nos mover em diversas direções no… Read more »

Ed
Ed
16 fevereiro de 2007 6:53 pm

Quem é Isaac mendes????
o artigo não explica isso

XD

Ed
Ed
16 fevereiro de 2007 6:51 pm

O Loko meu

XD

mas c o futuro pode ser previsto, e se existem mesmo esses refluxos no tempo-espaço, para onde vai o nosso livre arbitrio????

será q somos só um monte de carne com destino definido, sme escolhas???

Bem, não acredito sermos apenas marionetes na mão de Deus.

Jorge
Jorge
17 fevereiro de 2007 6:43 am

Reportagem espetacular Acid! mto boa mesmo, cada dia vejo mais claramente a verdade por de tras da matéria, as religiões estão certas. abs

Eduardo
Eduardo
17 fevereiro de 2007 9:46 am

Otima reportagem!Cada vez estou gostando mais desse blog.

Sofia
Sofia
17 fevereiro de 2007 12:28 pm

Agora confirmei minhas suspeitas, porque lá em casa, o computador funcionava perfeitamente, mas toda vez que a minha cunhada usava, todas as vezes mesmo, acontecia algum problema…eu dizia que era a urucubaca crônica dela e ninguém me ouvia! (risos)

Belmonte
Belmonte
19 fevereiro de 2007 8:45 pm

Prever acontecimentos para mim é coisa familiar. Meu irmão e tambem minha esposa conseguem antecipar acontecimentos (geralmente ruins). Se nós humanos temos essa sensibiidade, o que dizer do SER que nos criou. A ciência um dia vai provar a existência de DEUS.

tatiana destra sinistra
tatiana destra sinistra
19 fevereiro de 2007 7:02 pm

opa! eu larguei o windows ano passado. Minha vida mudou. Não pego mais virus. Não fico sem backups automáticos de arquivos. Não tenho tela azul da morte. Não tenho meu micro cheio de espiões.

O que foi que eu fiz? Eu me iluminei e deixei de ser azarado?

Não. Apenas troquei o windows XP pelo linux kurumim.

no meu caso foi mais simples.

Esse acid é uma piada exotérica e pseudo, não só científico, mas pseudo místico também.

hehe.

Djinn
Djinn
19 fevereiro de 2007 2:32 pm

Mas há uma outra possibilidade que não foi citada.

Que é a do destino por determinismo.

Se aceitarmos essa teoria, então talvez a intuição ou premonição pode ser um calculo do inconciente.

Bem mais aceitavel pela ciêcia.

Ariana
Ariana
19 fevereiro de 2007 12:47 am

Primeira vez que estive aqui e fiquei maravilhada com seus textos! Inteligentes, atuais, questionadores… Adorei!Parabéns! 😉

Emmanuel
Emmanuel
18 fevereiro de 2007 12:16 pm

EM TEMPO: É justamente por não sofrer a ação do tempo e espaço que na dimensão não-local não existe passado e futuro. Tudo é um eterno presente. Todas as possibilidades estão ali, à espera da nossa conexão. Videntes como Edgard Cayce e também os profetas da Biblia, parece que tinham acesso a esses arcanos, e fizeram previsões incríveis sobre os destinos da humanidade. É por isso que na Física Quântica existem conceitos tais como viagem no tempo ou ainda “ações do presente influenciando o passado”. Já pensaram nisso? De repente, concectarmos com situações que estão ocorendo em nosso futuro e… Read more »

Emmanuel
Emmanuel
18 fevereiro de 2007 12:03 pm

Excelente post! Apenas para acrescentar na discussão, lembro que, quando um elétron vai de uma órbita A para uma órbita B, ele não viaja, ou seja, ele não percorre nenhuma distância e não existe nenhum tempo transcorrido… Ele simplesmente se manifesta ou aparece na órbita B… Foi daí que na Física Quântica apareceu o conceito de dimensão não-local, ou seja, a dimensão onde ocorre os fenômenos não está sujeita às variáveis de tempo e espaço e portanto não valem aí as leis newtonianas da mecânica clássica como ação e reação, etc… Para alguns físicos como Amit Goswami, a consciência, espito,… Read more »

Bruno30
Bruno30
18 fevereiro de 2007 12:04 am

einstein dizia que o tempo era um prolongamnto do espaço, na verdade, um prolongamento de cerca de 300.000.000 de m/s! como frames de um filme. só que a consciência humana, assim como não sabe a diferença entre 24 fotos projetadas no intervalo de um segundo (como num filme comum) e um movimento real. sendo assim o tempo é uma superposição, e uma ilusão feita pelo nosso pequeno cérebro que não consegue compreender mais de 24 frames por um segundo imagina os 300 milhoes! é como disse o físico popstar brian greene: “não existe no tempo real a sitinção entre passado,… Read more »

Kamala
Kamala
17 fevereiro de 2007 9:32 pm

Gostei muito!!

Marcio
Marcio
17 fevereiro de 2007 8:14 pm

Adorei este post. É um dos melhores que você escreveu, Sri.
Abraços!

alan
alan
17 fevereiro de 2007 7:06 pm

Vixi!! Agora tá explicado o porque dos paus da minha maquina!hehe!! Toda vez q eu entro na internet para ver conteúdos não muito nobres (violencia, piadas infames e demais porcarias q qualquer ser humano ainda materializado gosta de ver) eu só me ferro!! vírus, spam de todos os tipos!! Meu inconsciente, (talvez o consciente tb) se sente culpado de certa forma e irradia energias negativas pro PC!! Agora quando eu entro em sites de filosofia e espiritualidade vai q é uma beleza o computador. Essa informação, se confirmada e divulgada(será sim), será um passo a mais na longa caminhada na… Read more »

Titanico
Titanico
16 fevereiro de 2007 6:19 pm

Muito bom… muito bom mesmo!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.