MANTRAS

Por Enki

Muitos devem conhecer o mantra OM MANI PADME HUM. A maioria dos ocidentais associam esse mantra à compaixão e o traduzem como “Salve a jóia no lótus“. Mas o interessante é que essa tradução meio que literal não muito a ver com o contexto original do mantra. Pra quem não sabe, o mantra é budista, mais precisamente da escola tibetana, que é tântrica. Como a grande maioria do conhecimento tântrico, o mantra é um aforismo, ou seja, contém em si uma grande quantidade de informação que se desdobra e se apresenta para aqueles que conhecem o conceito original. Isso não é ser técnico, complicado ou coisa assim. No contexto budista original, todos os budistas sabiam desses conceitos. Então, era algo natural…

De forma bem simplista, segue o modelo tradicional do que o mantra representa para os budistas tibetanos, de acordo com o que foi passado por grandes sábios:

MANTRAS

OM é o princípio da Universalidade, da abrangência.
MANI é a mente, que deve se transformar de algo impuro em algo puro, translúcida e firme, através do discernimento e discriminação (viveka e vijnana).
PADME é o fruto da transformação da mente no “diamante” (vajra). É a expansão da percepção da Consciência.
HUM é o fruto dessa expansão de percepção: a integração.

Agora, cada um desses significados que coloquei surgem de acordo com uma disciplina específica. Cada um dos Dhyanis Buddhas estão associados a esse mantra e suas respectivas prajnas (sabedorias) também.

Pergunto: OM MANI PADME HUM é salve a jóia no lótus?

Não. Essa é uma tradução ou sentido que foi dado por espiritualistas ocidentais ao mantra, baseando-se na estória de que ele foi passado à humanidade por um Bodhisattva (Cherenzing, Kanon, Kwan Yin), num ato de compaixão. O mantra pode até gerar em mim a compaixão se eu aprender que ele é um mantra para a compaixão. É placebo, mesmo. Mas se eu souber do que REALMENTE o mantra é constituído, do que ele “é feito”, com certeza o foco vai ser outro. Pode até ter a compaixão, mas é algo muito mais profundo.

Os mantras são uma das maneiras que os sábios encontraram para tentar reproduzir estados conscienciais que eles atingiam e vivenciavam durante suas experiências de Samadhi. São como um “aglutinado” de informações. Mas essas informações não são mentais. Estão além da mente, pois lidam direto com a Realidade Última, com Brahman, O Todo, como queiram chamar. E lá (Brahman), a mente não alcança…. Atribuir a mantras e yantras relações mentais (ou estados de consciência mentais) é um erro, até onde pude compreender. Assim, os mantras em nada têm a ver com inconsciente, consciente ou subconsciente, e sim com a CONSCIÊNCIA MAIOR, ou seja, Brahman.

A palavra Mantra é a junção de duas outras em sânscrito. Apesar de a tradução corriqueira ser instrumento da mente, onde MAN é Mente e TRA é Instrumento, digo a vocês que essa é a tradução errada…

MAN, de fato, é Mente. TRA vem de Trayati, que significa Liberação. Assim, os mantras são ferramentas que nos ajudam a nos liberar / libertar da mente (e não liberar a mente, como uma tradução literal pode supor). Ou seja, os mantras são ferramentas para “dissolver a mente”.

Os mantras, repetidos a esmo mecanicamente, têm pouca ou nenhuma influência sobre a pessoa que a repete. Aí alguns podem estar pensando: ah, mas tem a egrégora, etc. Digo: Segundo o que aprendi fora (e dentro) do corpo com alguns Yogues, o mantra em si não tem egrégora. Agora, a intenção e compreensão afins que se gera DEPOIS da prática do mantra PODE gerar uma egrégora. E mesmo assim, essa egrégora é real para quem tem relação com ela… Assim, qualquer pessoa pode acessar aquilo que acha que o mantra ou a egrégora representa, e não o que ele é de verdade.

Repetir algo pela tradição somente não leva a nada. Aliás, a tradição, repetida sem lucidez, leva a manipulação da própria tradição, fazendo com que ela perca sua característica original. A tradição pode até se renovar. Desde que se apóie e não se desvie dos seus conceitos originais. Como aprendi com Ramakrishna, se você está doente, repetir a palavra “remédio” não vai te curar. Você tem que ir e tomar o remédio. Ou seja, você precisa ter a “experiência” do mantra. E essa experiência não vem só com a prática e nem é sinônimo de tempo de prática… Essa experiência da qual Ramakrishna fala é a de perceber LUCIDAMENTE, com o apoio do DISCERNIMENTO e da DISCRIMINAÇÃO (viveka e vijnana), os mecanismos de funcionamento do mesmo. E isso requer um conhecimento mínimo dos conceitos que vão ser praticados (nesse caso, OM, NAMAH e SHIVA).

Mas o que é OM? e Shiva?

O Mantra OM NAMAH SHIVAYA é um mantra de evocação a Shiva. A tradução literal do mantra seria “Eu Saúdo o Senhor Shiva“. Shiva é, segundo a tradição hindu, o segundo aspecto da trindade. Ele possui vários epítetos (atributos), sendo os mais conhecidos “transformador, o de doce efulgência, o de três olhos” (tryambake)… No entanto, a palavra Shiva é literalmente “o Benevolente“. Shiva é a Consciência Pura, o fundamento original do Ser. No yoga e nas correntes védicas ele é chamado de Brahman. Brahman e Shiva representam o mesmo princípio: O Todo, o Absoluto, o Fundamento Original do Ser. Sendo assim, Shiva é normalmente retratado em postura yogue, com rosto sereno, plácido e sempre em paz. Sendo O TODO, nada está fora dele, e portanto, ele é sempre o mesmo, igual em todas as circunstâncias.

Mas a maioria das pessoas associa Shiva a movimento, pois está associado a transformação, mudança. E como acabamos de ver, ele é pura quietude, visto que SEMPRE É O MESMO. Se é assim, por que associar ele a transformação, ou até mesmo à destruição? Parece que temos um paradoxo ai, não é mesmo?

Mas isso é só aparente.

Sendo Shiva a Consciência Pura, o Fundamento do Ser, quando evocado ou “sintonizado” tende a iniciar o “movimento de ajuste de foco” em nós mesmos. Assim, a “energia” de Shiva tem a propriedade de nos mostrar a Realidade Última, ou seja, a nossa própria natureza essencial. Shiva é o destruidor… das ilusões!

Quando isso ocorre, as dualidades da realidade aparente em que vivemos tendem “a se chocar”, causando uma sensação aparente de desordem ou mudança.

Na verdade, as mudanças ou “viradas de cabeça” que a energia de Shiva provoca não é nada mais do que um “puxão para a Realidade”. E quando falo realidade, não falo da realidade ordinária, do dia-a-dia. Falo da Realidade da Consciência como sendo uma e tudo. Falo de um puxão ou um fluxo de energia que se cria no sentido de “movimentar as dualidades em nossa cara” e fazer com que surja a possibilidade de perceber o REAL, o essencial de tudo e em tudo.

Como nossa realidade aparente está fundamentada no ego e na mente e seus mecanismos, nas carências emocionais, quando “chamamos” a Consciência / Realidade (Shiva), tudo parece “tremer”, se desestabilizar. Mas, na verdade, o que ocorre é que iniciamos a busca pela quietude, ou, como Patanjali diz em seu Yoga Sutra, “se perceber na sua real natureza”. Obviamente, nossa real natureza é conflitante com essa realidade aparente. Por tudo o que foi explicado, fica fácil entender o porque de associar Shiva a transformação.

Mas vale sempre lembrar: Shiva não faz nada! Ele é sempre o mesmo, quieto, perene e sempre benevolente. Quem se movimenta, quem “treme” é aquilo que chamamos de MENTE que, nas tradições do yoga, da vedanta e do tantra, é composta pelo Ego, Buddhi (mente sutil), Chitta (memórias) e Manas (mente densa). Mas isso é outra estória… 🙂

Concluindo: O mantra Om namah Shivaya é algo como um chamamento pela realidade:

OM é o princípio da universalidade, do vir a ser, ou seja, é um gatilho.
NAMAH é saúdo, felicito.
SHIVAYA é Consciência, Fundamento do Ser.

OM NAMAH SHIVAYA é como um grito de “EU QUERO VER / VIVER A REALIDADE!!!!!

No entanto, essa Realidade a mente não alcança. OM NAMAH SHIVAYA é, pode-se dizer, o bija, ou a semente do Mahamrityunjaya Mantra:

Om Tryambakam Yajamahe
Sugandhim Pushtivardhanam
Urvarukamiva Bandhanan
Mrityor Mukshiya Maamritat

Eu medito no Senhor de Três Olhos
O possuidor da doce efulgência que nutre todo o universo
Que ele possa arrancar meu ego
Da mesma forma que um agricultor arranca o pepino de sua árvore.

VISHNU x SHIVA

Já Vishnu é cheio de opulência, de jóias, ligado aos sentidos, ao prazer… É o mantenedor, conservador, como queiram chamar. Agora pergunto: Pra conservar seu corpo você fica quieto? Não… Você come, e pra ter comida você trabalha.

Vishnu é puro movimento, é energia! E é por isso que ele é associado ao Prana

Enquanto a quietude do Shiva nos incita à visão do TODO de uma forma mais direta, “dolorosa” e rápida, o movimento de Vishnu nos incita à visão do TODO de uma maneira mais “leve”, lenta… e não menos dolorosa… (risos)

Mas o que importa é que AMBOS nos levam ao TODO, a Brahman…

Guru Brahma
Gurur Vishnu
Guru Devo
Maheshwaraha
Guru Saakshat
Para Brahma
Tasmai Sree Gurave Namaha

O verdadeiro guru é Brahma.
O verdadeiro guru é Vishnu.
O verdadeiro guru é Shiva.
De todos estes, o Real e Verdadeiro guru
é o Supremo Brahman, que habita o seu coração.
É a esse guru que deves adorar.

Guru Mantra (Sanjeevani Bhelande)

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

3 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
27 julho de 2016 11:21 pm

Tina Turner – Sarvesham Svastir Bhavatu (Peace Mantra)

youtube.com/watch?v=6XP-f7wPM0A

Origin: Hindhuism
Language: Sanskrit

Om Om Om
Sarvesham Svastir Bhavatu
Sarvesham Shantir Bhavatu
Sarvesham Poornam Bhavatu
Sarvesham Mangalam Bhavatu
Om, Shanti, Shanti, Shanti

Mantra’s Meaning:

May there be happiness in all
May there be peace in all
May there be completeness in all
May there be success in all

Analu
Analu
19 junho de 2008 8:55 pm

Excelente artigo.Grande oportunidade para que possamos conhecer mais sobre este tema.
Acho legal quem consegue entoar os mantras e se sentir melhor, ter paz.
Tentei algumas vezes, mas senti um certo desconforto. Talvez minha mente seja muito ocidental ou eu tenha me incomodado justamente por não saber ao certo o que estava entoando. O fato é que desisti.
Valeu!

Olim
Olim
19 junho de 2008 9:23 pm

Existe algum material confiável na net que trata sobre o modo e técnicas de mantralizações, respiração e algo mais sobre este tema?
Ou somente com algum instrutor, mestre?

Paulinha
Paulinha
20 junho de 2008 1:43 pm

Olim, eu indico procurar um centro budista ou hinduista confiável. Porque são práticas que mexem muito. E por site, seria bom a leitura. Bom, mas dá uma olhada neste site: http://www.yoga.pro.br que é muito bom.

Abraços

Avila
Avila
20 junho de 2008 5:34 pm

Recomendo os livros de Thomas Ashley Farrand “Mantras que Curam” e “Shakti Mantras da Energia Feminina”(ambos da editora pensamento). O autor dá ótimas explicações, tecnicas de como praticar e relatos de praticantes, além de varios mantras muito bons. É um assunto fascinante e muito importante!

Olim
Olim
23 junho de 2008 8:01 am

Muito obrigado:

Paulinha e
Ávila…

Anônimo
Anônimo
31 maio de 2018 1:08 pm
Anônimo
Anônimo
15 abril de 2018 10:45 am

Gayatri Mantra (Savitr) 108 Repetitions

https://www.youtube.com/watch?v=zxa7Z6NCgqg

“We meditate on the glory of that Being who has produced this universe; may He enlighten our minds.”
-Swami Vivekananda

“We meditate on the adorable glory of the radiant sun; may he inspire our intelligence.”
-Sarvepalli Radhakrishnan

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
18 julho de 2016 11:00 pm

Gayatri Mantra by Suresh Wadkar | Full Mantra with Meaning | Bhakti Songs

youtube.com/watch?v=SarlTxrAbIY

Anônimo
Anônimo
7 março de 2018 8:10 am

OM NAMO NARAYANAYA – 108 Repetitions (The Supreme God)

Om Namo Narayanaya – The mantra of Visnu is chanted to invoke His all pervading power of mercy and goodness. It is through His grace that righteousness is able to prevail. Repetition of this mantra confers infinite love, prosperity, power, glory, wisdom, and total liberation. It gives the ability to dissolve obstacles resulting from egoism and ignorance. It is a mantra of peace, bringing balance to an off-centered world. – Sivananda Yoga Teachers

https://www.youtube.com/watch?v=T4MYD6_LdEM

Paulinha
Paulinha
19 junho de 2008 8:06 pm

Também adorei o post!!
Assim como Avila, também pratico o Japa – repito silenciosamente o Om Namah Shivaya!
E presenciei grande mudanças vibracionais internas e de espaço. É Maravilhoso! 🙂

Avila
Avila
19 junho de 2008 7:49 pm

Acid! É incrivel, mas eu ultimamente andava te mandando uns sinais telepaticos pra voce publicar algo sobre os mantras. O mantra mani (OM MANI PADME HUM) é poderosissimo! Eu recomendo a todos recita-lo o maximo de vezes ao longo do dia, mesmo silenciosamente, pois faz um grande bem a todos em redor. Voce só percebe o quanto é bom quando pratica. Enfim, existem muitos mantras, e dois se destacam, alem dos que voce publicou: o mantra de Ganesha (remove obstaculos) e o Gayatri (acessa os sete niveis do Universo).
Por favor, publique mais sobre mantras!!!
Obrigado!

Missiato
Missiato
19 junho de 2008 11:30 am

Download da trilogia matrix
Entre em http://www.thepiratebay.org, depois em top 100, filmes e baixe o torrent.
Um bom programa para torrents é o Bitcomet, gratuito e pode ser baixado na net.

Valeu!!!

caio
caio
15 junho de 2008 11:19 pm

boa noite “webmaster do saindodamatrix”, a tanto tempo frequento seu site e ainda não o agradeci pelos textos postados ( espero que não seja tarde 😀 ) depois que eu descobri seu site (vai la saber aonde) mudei a minha percepção de “vida”, seus posts me ajudaram a definir um ponto em minha vida ( onde derivo ) e ajudaram a traçar uma reta ao futuro. sempre tive um certo receio do destino (como todo ser humano), principalmente daquele dia em que você não estara aqui para ver o sol nascer, agora, me sinto reanimado com idéias que são compativeis… Read more »

Coringa
Coringa
16 junho de 2008 4:08 am

Um link para ouvir o mantra OM MANI PADME HUM

http://www.youtube.com/watch?v=WOjOatOpB_Y

ps: dá pra ouví-lo enquanto se lê o texto principal…fica legal! 🙂

Olim
Olim
16 junho de 2008 10:52 am

Como muitas, muitas e muitas coisas; desconhecia essas profundidades nos mantras…

Fantástico!
Obrigado…

Elizete
Elizete
16 junho de 2008 11:12 am

Fantástico!

Ontem estava eu procurando o significado deste mantra, só encontrando referências a flor de lótus, nada muito explicativo.
Realmente, entendo que as mentes estão conectadas de alguma maneira, e você faz parte das pessoas que auxiliam as que buscam respostas.
Paz Profunda, e sinceramente obrigada.

emanuelly osterne
emanuelly osterne
16 junho de 2008 5:48 pm

Legal as informações…mas cuidado com Shiva..Ele faz aquela carinha de sonso ,mas eh capaz de virar sua vida do avesso!!!E nao eh so quanto as partes chatas e ruins que e le age…Ele vai demolir tambem as partes boas,aquelas que você ja ta acostumado…Ja ouvi relato de gente que perdeu o emprego usando esse mantra ai e ta ralando pra conseguir um novo… Prefiro Vishnu!!Prefiro ir devagar porque sei que o “santo eh de barro“.E o andor tem que ir com calma… “quem tem pressa come cru“ e nem todo mundo vai aguentea arealidade nua e descarada duma hora pra… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 junho de 2008 9:16 am

alguem pode me dizer onde acho o filme matrix para download??

H K Merton
H K Merton
17 junho de 2008 11:13 am

Prefiro o Deus UNO. Em seu livro “Autobiografia de um Yogue”, Paramahansa Yogananda diz que, apesar de reverenciar a um imenso panteão de muitíssimos deuses e deusas, o “hindu esclarecido” mantêm-se plenamente consciente de que essas divindades todas apenas representam aspectos do Deus Maior e UNO, o Supremo Infinito, Inefável e Indescritível. Consta neste livro uma antiga lenda tradicional hindu: *** “”Os maiores deuses estavam reunidos em assembléia, discutindo qual deles seria o maior: Brahma, o criador, Vishnu, o conservador/mantenedor, e Shiva, o destruidor (. Brahma, querendo demonstrar a sua capacidade e ser reconhecido como o mais poderoso e importante… Read more »

Pedro
Pedro
19 junho de 2008 9:10 am

Fecho com H K embora tenha apreciado o artigo.

Fundamental é o Saindo da Matrix, manter-se vivo porque a verdade é aquilo que eu quero enxergar e crêr

maverick
maverick
17 junho de 2008 11:39 pm

Me lembram os mantras da série Ultima…

Anônimo
Anônimo
16 março de 2014 2:56 am

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.