PRANA

É a energia cósmica do universo (pelo menos a parte que está acessível à nossa dimensão). Os hindus a chamam de Prana (ou Purana), os chineses de Chi (ou Ki), Wilhelm Reich chamava de Orgone, e no espiritismo se conhece por Energia imanente (ou primária). Na Ayurveda e no Yoga acredita-se que o Prana flui através de uma rede de finos canais sutis chamados Nadis e alimenta os chackras. O Prana permeia todas as formas de vida, mas não é em si o Atman (Alma).

É através da respiração que captamos o prana e retiramos essa energia para o nosso veículo extrafísico. Outro método é durante o sono, onde o corpo astral se descola do corpo físico e fica planando pouco acima dele pra poder “se encher” de prana (através dos chakras). Infelizmente isso é um processo inconsciente e poucos lembram de algo assim. Mas existem técnicas e mais técnicas de Yoga pra absorção do Prana acordados, e esse conjunto de técnicas milenares é chamado de Pranayama na Índia. Recomenda-se fazer os exercícios logo pela manhã, pois o ar é mais rico em energia. Uma outra técnica, aprendida com Oráculo, recomenda que se coloque um copo com água pra receber os primeiros raios do sol. Assim, a água se energiza, pois ela absorve muito prana. É dessa forma que o planeta se limpa dos miasmas mentais de seus habitantes. Imagine a poluição mental que fica no ar com tanto stress, violência, desesperança, fome, etc. A chuva é um bálsamo, pois os pingos ao caírem vão “recolhendo” o prana da atmosfera e, como flechas, dissolvem as energias do pensamento de baixa vibração (que por isso mesmo ficam poluindo o ar mental, como nuvens de CO2 poluem o ar físico). É por isso que invariavelmente chove (e muito) após o carnaval. Pelo menos em Olinda é tiro e queda! Após uma chuva forte dessas, vá para a rua e sintam o ar. É MUITO agradável!

Há um episódio com Divaldo Pereira Franco, onde ele reclamou da tempestade que caía durante sua palestra e a mentora dele (Joana de Ângelis) lhe falou:

Meu filho, porque reclamas? Tu achas que deves dizer a Deus o que fazer? Se choveu, havia uma razão. (…) quando foi anunciada a palestra, o Mentor da comunidade pediu aos céus para que uma tempestade varresse o ar, retirasse os miasmas… E agora – prosseguiu ela – que a mensagem terminou, esses vibriões mentais, essas construções pestíferas do ódio foram afastadas ou destruídas pelos raios, os trovões, a chuva, e a paz permanecerá neste ambiente. Nunca suponhas que o Senhor não sabe. Aprende a submeter-se sem sugerir.

Eu me lembrei do livro “Obreiros da Vida Eterna”, de André Luiz, ao referir-se ao fogo purificador para limpar a psicosfera.

Referência:
Prana possui um peso mensurável;
Reportagem sobre o Yoga, ensinando como fazer algumas práticas;
Episódio com Divaldo Pereira Franco

5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Ruy
Ruy
21 janeiro de 2020 7:38 am

Obs.: Mas o prana (sopro vital?) somente visível quando há certa luminosidade, então durante à noite não é possivel ver, somente se houver lâmpada com certa potência. A luz ativa o prana, e ajuda a curar algumas doenças. A mulher quando menstrua e homem qdo perde semem, nesta fase não devem praticar taí chi, chi kun e meditação até que seu corpo restabeleça a energia vital e estes exercícios só devem ser praticados durante a luz do dia ou tarde, não durante à noite. No livro de Baghavad Guita como ele é, Krishna ensina Arjuna a meditar. No livro de… Read more »

Ruy
Ruy
21 janeiro de 2020 7:16 am

Se focalizar, no céu fica mais fácil, são bolinhas de luz extremamente rápidas que deixam um rastro (fica parecendo um espermatozóide), mas estas bolinhas, e são milhares, não tem direção certa. Realmente só avançam, não recuam. Talvez todos possam enxergar, mas é questão de realmente ver e perceber, pois muitos olham, mas não percebem. Inicialmente se percebe, depois tenta-se focalizar, que demora um pouco, aí sim vai ver a bolinha de luz e muitas. Não tem a ver com as manchas que formam dentro do globo. Quem tiver estás manchas, procure se alimentar melhor, principalmente evitar o açúcar.

Anônimo
Anônimo
1 janeiro de 2018 6:30 pm

Pode ser visto em dias de sol, com o céu bem aberto. Para isso, fiquem deitados de costas, olhando para o céu. Após algum tempo a vista relaxa, abrindo o campo da retina, e será possível ver minúsculas bolinhas brancas, às vezes com um pronto preto. Surgem por um segundo ou dois, deixam um ligeiro traço e tornam a desaparecer. Se você persistir na observação e expandir a visão, começará a ver que todo o campo pulsa num ritmo sincronizado. Nos dias de sol, as bolinhas de energia, brilhantes, movem-se depressa. Nos dias enevoados, mais translúcidas, movem-se devagar e são… Read more »

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
19 janeiro de 2011 9:42 pm

Controle respiratório O controle da respiração significa cessar os movimentos de entrada e saída do fôlego. A respiração é a representação mais sutil da energia vital dentro do seu corpo. Exatamente como se você conseguisse segurar um pedaço do tempo e o impedisse de se mover – como o tênue dente de uma engrenagem – trazendo, finalmente, a estabilidade. Trata-se de algo sutil como um fio de cabelo. Só então, pelo controle desta força que põe a mente em movimento, é que se pode parar a mente. Pois é o prana que faz a sua mente se mover: se o… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 agosto de 2010 2:22 am

Pranayama, a ciência do alento

Apresento esse texto porque a prática do pranayama é fundamental para o domínio da energia para aqueles que seguem pelo caminho do guerreiro ou pela prática tântrica ou mesmo por qualquer caminho que busque um equilíbrio vital. Apesar de mestres como Gurdjieff a criticarem só tirei dela excelentes resultados. Boas práticas!

http://pistasdocaminho.blogspot.com/2009/02/pranayama-ciencia-do-alento.html

Lucas
Lucas
16 julho de 2010 6:37 pm

Temperatura do Campo Energético – Waldo Vieira (chi, ki, prana)
>>>
http://www.youtube.com/watch?v=y2M6pF4vhHc

Anônimo
Anônimo
7 setembro de 2007 2:33 pm

Eu também vejo esses pontinhos de luz branca de vez em quando =D

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 setembro de 2007 1:51 pm

Os exercícios e a ioga ajudam a melhorar a qualidade de vida em
mulheres que sofrem os primeiros estágios do câncer de mama,
indicaram dois estudos publicados nesta terça-feira pela revista
Journal of Clinical Oncology.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1881318-EI298,00.html

Evanda
Evanda
20 fevereiro de 2007 10:33 pm

Obrigada pelo artigo! Fazia tempo que eu estava atrás de uma explicação para isso. Costumo ver esses pontinhos de luz em todos os lugares, em lugares abertos, no meu quarto, na escola, no trabalho , etc, etc, etc. Se vocês repararem bem, e tentarem ”focalizar” esses pontos, tipo tentando ficar meio vesgos, vocês perceberão que eles estão – também – na frente de vocês. O Yudi escreveu sobre ”uns negócios maiores, um ligado no otro.Mó estranho”. Não sei se é a mesma coisa, mas eu vejo algo parecido com isso, em qualquer lugar também – mas olhando no céu é… Read more »

Andre Luiz
Andre Luiz
15 janeiro de 2007 5:42 pm

é um assunto importantíssimo… afinal, como poderemos morrer de sede se estamos mergulhados em água?! Bem já dizia Jesus para não nos preocuparmos com o que comer e vestir…

idem- ops
idem- ops
20 junho de 2006 10:30 pm

eu percebí isso.
Mas olhando mais pro céu eu conseguí ver o prana, tinha bastante; esses não se mexiam junto com o movimento do olho

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 março de 2006 1:01 pm

São manchas nos seus olhos… todo mundo tem.

Anônimo
Anônimo
1 março de 2006 12:55 pm

ah! e como da pra ve elas nos dias nublados, se precisa ficar em baixo do sol? +_+’

eu de novo
eu de novo
1 março de 2006 12:54 pm

e também da pra ve elas na luz elétrica, se você fecha um poco os olhos 🙂

yudi
yudi
1 março de 2006 12:53 pm

eu vi as bolinha branca e mostrei pro meu irmão, aé ele percebeu que se voce mexe a cabeça, elas vão junto.E também uma hora eu ví uns negócios maiores, um ligado no otro.Mó estranho.

Igor Oliveira Ferreira
Igor Oliveira Ferreira
25 julho de 2005 4:58 am

Engraçado… eu sempre que ia à praia via esses “corpos” brancos moverem-se no céu rapidamente, mas jamais imaginaria que isso teria algum significado… muito interessante o texto…

Martyn
Martyn
28 março de 2011 8:19 pm

[b]VIII − PRANAYAMA CRÍSTICO EGÍPCIO[/b] Prana é o grande alento. Prana é o Cristo Cósmico. Prana é a vida que palpita em cada átomo como palpita em cada sol. O fogo arde por Prana; a água flui por Prana, o vento sopra por Prana; o sol existe por Prana; a vida que temos é Prana. Nada poderia existir no universo sem Prana. Não poderia nascer o inseto mais insignificante nem brotar a mais tímida florzinha sem o Prana. Prana existe no alimento que comemos, no ar que respiramos; na água que tomamos, em tudo [b]Quando a energia seminal é sublimada… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.