MAGIA JUDAICA

Após um longo tempo de deprê de fim-de-ano, eis que volto com um post sobre uma exposição que visitei no Museu de Arte e História do Judaísmo, intitulada Magia: Anjos e demônios na tradição judaica. Veremos agora uma faceta pouco conhecida do judaísmo: suas superstições e como os antigos judeus se protegiam das influências malignas, invocando anjos e desenhando símbolos em quadros, amuletos, objetos de casa, etc.

ANJOS E DEMÔNIOS

O judaísmo tradicional acredita que Deus governa sobre um mundo de numerosos seres invisíveis e poderosos, especialmente os anjos, demônios e os mortos.

Entre o período do Segundo Templo e o período Talmúdico (600 aC-500 dC) vários textos descreviam o mundo celestial como povoado por um número infinito de anjos, intermediários entre o homem e Deus. É no Sefer ha-Razim (Livro dos Mistérios), o livro de magia judaica mais antigo que sobreviveu (meados do primeiro milênio de nossa era) que esta visão do mundo adquire uma dimensão mágica, com uma hierarquia complexa anjos encarregados de cada fenômeno natural ou provocados pelo homem, bem como maneiras de os convocar.

O Talmude Babilônico (Talmud Bavli), compilado por volta do século VI, vê os demônios como seres intermediários entre homens e anjos: incontáveis, e podem alterar a aparência, moverem-se para os quatro cantos da terra instantaneamente e se tornarem invisíveis. Obedecendo a um Rei, Ashmodai, eles vivem à margem da civilização, em desertos, poços, ruínas, fossas de latrinas, mas também entre os homens, e por vezes dentro neles. Seu poder oculto reside na sua capacidade de prejudicar os humanos.

LILITH

Magia Judaica

Terrível, o demônio Lilith, mãe de todos os demônios, encarna a brutalidade de uma natureza hostil aos seres humanos. Sua imagem e nome são encontrados em grande quantidade de amuletos e objetos apotropaicos, muitas vezes acompanhados dos nomes e figuras de três anjos da medicina: Sanoi, Sansanoi e Semangelof (סנוי סנסנוי וסמנגלוף) – que mantêm o demônio afastado.

Magia judaica
Amuleto de prata contra Lilith (Irã, 1920). Inscrições em hebraico com os vários nomes de Deus, a bênção sacerdotal Birkat kohanim, frases como “Fora Lilith” e os nomes de vários anjos, entre eles os 3 da medicina.
Magia judaica
Amuleto de prata contra Lilith (Irã ou Iraque, 1900). Inscrições em hebraico com a bênção sacerdotal, frases para expulsar Lilith e nomes dos patriarcas e matriarcas.

A história mais conhecida de Lilith pode ser encontrada no livro Alfabeto de Ben Sira. Segundo esse livro, Lilith foi a primeira mulher que Deus criou, e a primeira feminista. O texto diz:

Depois que Deus criou Adão, que estava sozinho, Ele disse: ‘Não é bom que o homem esteja só’ (Gênesis 2:18). Ele então criou a mulher para Adão, a partir da terra, como Ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a Lilith. Adão e Lilith imediatamente começaram a brigar. Lilith disse: “Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.” Quando reclamou de sua condição a Deus, Adão retrucou: “Eu não vou me deitar abaixo de você, apenas por cima. Pois você está apta apenas para estar na posição inferior, enquanto eu sou feito pra ser superior.” Lilith respondeu: “Nós somos iguais um ao outro, considerando que ambos fomos criados a partir da terra”. Mas eles não deram ouvidos um ao outro. Quando Lilith percebeu isso, ela pronunciou o Nome do Inefável e voou para o ar. Adão permaneceu em oração diante do seu Criador: “Soberano do universo! A mulher que você me deu fugiu!”. Deus então chamou três anjos para trazê-la de volta.

O Senhor disse a Adão: “Se ela quiser retornar, o que está feito está bom. Se não, ela deve permitir que todos os dias 100 filhos dela morram”. Os anjos deixaram Deus e encontraram Lilith no meio do mar, nas águas onde os egípcios estavam destinados a se afogar. Eles repetiram as palavras de Deus, mas ela não quis retornar. Os anjos disseram: “Então nós devemos afogar-te no mar”.
“Deixe-me!”, disse Lilith. “Eu fui criada apenas para causar doenças em crianças. Se a criança é um homem, tenho poder sobre ela durante oito dias após seu nascimento; se for uma menina, por vinte dias”. Os anjos insistiram pra ela retornar, mas Lilith jurou a eles em nome de Deus: “Onde quer que eu veja vocês ou o nome de vocês em um amuleto, eu não terei poder sobre essa criança”. Ela também concordou com a morte das suas 100 crianças por dia.

Alfabeto de Ben Sira

Assim, era comum ter no berço e nas crianças amuletos com os nomes e imagens tanto da Lilith como dos três anjos. A maioria desses amuletos (Shmirot e Qame’ot) serviam pra proteger a mãe e o recém-nascido. Encontrados em forma de jóias, tecidos bordados, amuletos de papel, escritos ou impressos, eles foram uma tradição durante toda a diáspora. A profusão destes amuletos revelava a profunda sensação de insegurança que reinava na área da fertilidade e natalidade.

Lilith
Lilith Aensland, do jogo Darkstalkers. Que Deus nos proteja…

Vários ritos de proteção foram realizados e transmitidos por mulheres. As paredes da sala da mulher grávida, sua cama e mesmo seu corpo eram portadores de invocações repetidas, como a fórmula “Adão – Eva – Fora Lilith – Sanoi Sansanoi Semangelof“. O berço e o espaço circundante à criança também deveriam ser fortemente protegidos. Mulheres da comunidade judaica local, incluindo a vizinha da família, eram mobilizadas para assegurar o cumprimento dos ritos de proteção. Considerado como o momento de maior perigo, o dia e a noite antes da circuncisão eram os de maior mobilização para derrotar o assalto final de Lilith. Orações e rituais apotropaicos se combinavam para aumentar a eficiência.

Com Lilith também surgiram as lendas vampíricas: Ela teria 100 filhos por dia, Súcubus quando mulheres e Íncubus quando homens, ou simplesmente Lilims. Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, e seriam os geradores das poluções noturnas. Uma vez possuído por uma Súcubus, dificilmente um homem saía com vida.

Há certas particularidades interessantes nos ataques de Lilith, como um aperto esmagador sobre o peito do homem (uma vingança por ter sido obrigada a ficar por baixo de Adão) e sua habilidade de cortar o pênis com sua vagina, segundo os relatos católicos medievais. Ao mesmo tempo que ela representa a liberdade sexual feminina, também representa a castração masculina.

Essa história de Lilith ter sido a primeira mulher só apareceu na nossa era, mas o mais interessante é que na Bíblia / Torah, no primeiro capítulo do Livro de Gênesis / Bereshit, versículo 27, está escrito:
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher“. Porém, no segundo capítulo versículo 18: “O Senhor Deus disse: Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.” e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: “E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem“. É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilith e, levando em consideração o versículo 23: “Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada.” podemos verificar na expressão de Adão “…esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!…” a afirmativa de existência de outra criatura que não era qualificada como mulher e que não podia se submeter a ele pois era independente, estava no mesmo nível de criação, à mesma altura de Adão. Em algumas traduções, como na Bíblia ortodoxa judia, o texto “esta sim…” aparece como “AGORA esta é osso…” o que não parece ser um erro de tradução, mas uma evidência de que existiu uma anterior.

Magia judaica pote 1
Tigela em terracota para realizar encantamentos, com uma fórmula escrita em judeu-aramaico para curar Nana, filha de Khatina (Mesopotâmia, 500-700 dc). Nas imagens podemos ver Lilith quase sempre retratada como uma personagem agressiva, com cabelos desgrenhados, garras, com suas formas femininas exageradamente realçadas. Representando-a nua, é provável que a intenção do criador da imagem seja humilhá-la ou assustá-la.
Magia judaica pote 2
Tigela de encantamentos para Gushnazdukh, filha de Moshko (Mesopotâmia, 500-700 dc).

MORTOS

Assim como os demônios, os mortos podem ser perigosos, mas também úteis. Muitos livros judeus de receitas mágicas são dedicados a eles, descrevendo as diferentes maneiras de caçá-los, convocá-los e interrogá-los (necromancia). De acordo com uma antiga crença, os mortos podem assombrar o mundo dos vivos e possuí-los. No século XVI, na área dos Ashkenazi, aparece o termo Dibbouq (Aquele que se apega) para descrever o espírito de uma pessoa morta que tenha tomado posse de um ser humano ou de um lugar.

Magia judaica amuleto 1
Amuleto com a inscrição AGLA, que são as iniciais para Athah Gabor Leolam, Adonai (Você é poderoso e eterno, Senhor), usado para exorcismo pelos antigos judeus, mas também adotado por alguns cristãos, no século 16.
Magia judaica amuleto 2
Esse é um Hamsá (do árabe chamsa = cinco, referindo-se aos cinco dedos da mão), um amuleto para proteção do mal que veio da Mesopotâmia, foi incorporado pelos árabes (Embora o Alcorão vete o uso de amuletos, sua imagem é bastante encontrada entre islâmicos, onde é conhecida por Mão de Fátima, e inclusive está no brasão da Algéria) e depois adotada pelos judeus (especialmente Sefarditas). Geralmente vem com um olho na palma da mão ou com a estrela de David, ornamentada de peixes e pombos. Entre os budistas há um desenho parecido, o Abhaya mudra.
Magia judaica amuleto 3
Amuleto Shmirah para caçar Lilith e os maus espíritos (Eslováquia, 1831).
Magia judaica amuleto 4
Amuleto para caçar os demônios da casa (Marrocos, 1850).

Confrontados com a doença, a morte, as dores afetivas e aos golpes do destino, há muitos que, até hoje, recorrem às práticas mágicas e à invocação de anjos para combater ou controlar os demônios e mortos dos quais eles acreditam serem vítimas. Nas sociedades judaicas esses fenômenos estão espalhados numa forma popular de magia, mas também de uma forma mais metódica, designado pelo termo “Cabala prática.”

O Que é Cabala Prática? – 5 Minutos de Luz (Contém legendas em português)

Muitos objetos e documentos mostram o lugar que a magia ocupou e ainda ocupa na cultura judaica. Porque, se este fenômeno pode ser considerado como pertencente ao campo da religião popular, uma parte não negligenciável desta tradição abrangeu também as elites culturais das comunidades judaicas. Até recentemente ignorado, para não dizer desprezado pelos estudiosos do judaísmo, este fenômeno não desapareceu. Pelo contrário, o interesse em magia judaica voltou com força em Israel agora, assim como na diáspora.

AMULETOS

Os Amuletos Apotropaicos servem pra afastar as influências maléficas, magias mal-intencionadas e promover o sucesso econômico e social. A maioria deles vêm na forma de jóias feitas em todos os tipos de materiais (ouro, prata, azeviche, turquesa, coral, dentes de animais, conchas) na forma de embalagens hermeticamente soldadas, contendo um papel dentro com o texto ou desenho mágico, e são geralmente pendurados em correntes de ouro ou prata. Sua forma ou decoração são muitas vezes inspirados por animais (cobras, peixes, lagartos, leões), mas também há chaves e fechaduras para se opor aos demônios tentados a entrar no corpo humano através de seus orifícios, e também pulseiras de prata onde são gravadas letras e fórmulas mágicas.

Amuleto
Amuletos pra proteger mãe e filhos (Iraque, entre 1892 e 1935). Conhecidos como Salchani, esses colares / amuletos de ouro foram feitos em Baghdah. Os cilindros carregam os amuletos em papel ou especiarias conhecidas por suas propriedades profiláticas ou apotropaicas. Vários símbolos são pendurados, como dentes ou garras de animais (pra proteger a primeira dentição do bebê), Hamsá, miçangas de madeira e pedras preciosas, como pérolas e turquesas.

Se as jóias apotropaicas são um costume mais comum em torno do Mediterrâneo do que no espaço Ashkenazi, amuletos manuscritos em pergaminho ou papel são produzidos e utilizados por judeus em todo o mundo. Além de seus materiais (minerais ou vegetais) e suas formas que já têm, em si, funções de proteção, há também uma grande variedade de decorações feitas por ourives e escribas.

Magia judaica amuleto 1
Amuleto Shaddai para proteger as crianças, a casa e o comércio de Arieh Frenkel (Palestina, por volta de 1900). Os amuletos eram desenhados à mão e personalizados pra cada família. Com a revolução industrial passou-se a usar amuletos mais genéricos, impressos.
Magia judaica amuleto 2
Amuleto contra olho-grande e os demônios, e para a proteção e sucesso do comércio (Algéria, 1930).

O repertório de padrões decorativos dos amuletos foi enriquecido ao longo do tempo, em contato com outras culturas. Os objetos mágicos quase nunca trazem a representação humana, especialmente em países muçulmanos (onde é proibido). No entanto, o judaísmo Europeu pegou gosto por amuletos em pergaminho ou papel decorados com cenas figurativas, algumas das quais altamente inspiradas na arte cristã, episódios bíblicos ou momentos da vida judaica.

PROTEÇÃO PARA A CASA

Os ritos de proteção de áreas familiares e profissionais dos judeus incluem orações e cerimônias especiais, mas no passado, acima de tudo, nós víamos de forma muito presente os amuletos e objetos apotropaicos nestes locais.

Nós podemos encontrá-los ainda hoje, em lares judeus, com algumas variações locais, mas utilizando fórmulas comuns e tradicionais. Eles são colocados ou pendurados em lugares específicos da habitação, e o mais conhecido é a Mezuzah; Ela é uma caixinha / envelope, que pode ser de metal ou madeira, que contém dentro de si uma oração (os 2 primeiros parágrafos do Shemá Israel, contidos em Deuteronômio 6:4-9 e 11:13-21), e deve ser fixada no umbral direito da porta (a moldura / batente de madeira que segura a porta). Esse é um mandamento bíblico, contido em Deuteronômio (Parashat Vaetchananv) 6:9: “e as escreverás nos umbrais (Mezuzot) de tua casa e nas tuas portas”.
No verso do pergaminho estão escritas as letras hebraicas Shin, Dalet e Yud, que formam o acróstico das palavras Shomer Daltot Israel (Guardião das casas de Israel). Uma abertura na caixinha mostra parte do pergaminho, simbolizando assim que a Palavra Shaddai / Divina deva ser vista.

Magia judaica amuleto 4
Aqui vemos duas Mezuzahs, à esquerda uma de madeira, do séc. 17 ou 18, e à direita uma de prata, ainda com o pergaminho dentro, provinda da Algéria (séc. 19).
O que é uma Mezuzah? A declaração final chega a ser engraçada, quando olhamos toda a cultura judaica de amuletos em retrospecto.

Num passado não muito distante, além da Mezuzah havia, na entrada das casas ou do seu limiar, outros amuletos em papel para evitar o acesso aos demônios e epidemias, assim como ratos, cobras e escorpiões. Além dos amuletos personalizados, realizados por peritos de práticas de Cabalá, certas fórmulas e imagens serviram como modelos para a produção de amuletos genéricos, difundidos em grandes quantidades graças à criação da imprensa.

Magia judaica amuleto 5
Amuleto para caçar escorpiões e serpentes, e para a proteção da casa (Marrocos, 1850). Esse amuleto pertenceu durante muitas gerações à dinastia rabínica Ovadia. Nele pode-se ler a bênção Birkat kohanin (Números 6:24-26) e outras fórmulas mágicas.
Magia judaica amuleto 6
Amuleto contra olho-grande para a família e a casa de Josephn, filho de Brouria (Marrocos, 1900).

Abaixo, amuletos pra proteger as partes norte, sul, leste e oeste da casa, respectivamente, contra Lilith e o mau-olhado (Ucrânia, 1880):

judaismo amuleto norte
judaismo amuleto sul
judaismo amuleto leste
judaismo amuleto oeste

Interessante observar o desenho na parte de baixo de todos eles, pois ele traz dois pássaros como que espelhados. Tenho absoluta certeza de que o designer tentou reproduzir esse símbolo:

Candelabro de uma sinagoga alemã do séc. 15.
Candelabro de uma sinagoga alemã do séc. 15.

Essa é uma Águia de duas cabeças, que apareceu primeiramente nas sinagogas da área dos judeus Askhenazis (Alemanha e leste da Europa, Ucrânia incluso). É um símbolo que está identificado com a realeza (foi usado como brasão pela Rússia e pelo Império Romano) mas também com o propósito de afastamento de maus espíritos.

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

5 4 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
151 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
11 junho de 2016 6:33 am
Rose
Rose
2 maio de 2016 10:12 pm

Muito, muito bom! e obrigada pela resposta à pergunta feita no post anterior!

Rose
Rose
2 maio de 2016 9:41 pm

Ao que critica (acima), eu fiz você rir por um momento,legal!
Contudo, apesar da avaliação, feita por você mesmo, sobre a sua inteligência, discernimento, bom senso e capacidade intelectual, você não conseguiu o mesmo efeito comigo. Sem ressentimentos, não é nada pessoal, mas você não deve ser uma pessoa interessante…

Serise
Serise
2 maio de 2016 1:51 pm

A Prata foi usada na antiguidade como desinfetante natural.Faz sentido usar a prata num amuleto contra doenças, afinal não havia conhecimento de biologia nos primórdios da história, mas já se sabia que a prata tinha características especiais.A associação da prata á luta contra doenças é muito antiga.

*
*
2 maio de 2016 11:46 am

coeli enarrant gloriam Dei

Aurora
Aurora
1 maio de 2016 10:36 pm

O que um comentário acima (s/ identificação) chama de “visão crente e ignorante” pode ser Percepções e Significados. A mente humana tem processos que vai além dos 5 sentidos físicos. Limitar a concepção de Universo baseado apenas no que se vê, se toca, etc é perder a chance de descobertas que no futuro não serão mais “mistérios”. Muito do que hoje aceitamos como “normal e comum” foi visto como fantástico por aqueles que ignoraram a expansão da consciência em curso. Sempre haverá pessoas desdenhando daquilo que não compreendem para não sentir o medo que dá sair de um círculo (zona… Read more »

Anônimo
Anônimo
1 maio de 2016 3:57 pm

Crenças, crenças, crenças. E isso tem poder, ainda hoje? Fala sério. Lendo esses textos percebe-se como o ser humano primitivo era ignorante e supersticioso, e por isso também contraditório. Numa visão crente e ignorante que precisa criar um personagem fantasma como criador de tudo o que existe, acreditar que existem também “seres do mal”, poderosos e atuantes (devido à indiferença desse mesmo ser criador de tudo, que é “bom” ou do “bem”), é algo até surreal. Mas ignorância é isso, ela só cria crenças e continua aceitando-as, sem questionar, por gerações e gerações, não percebendo as incoerências e a falta… Read more »

neutrinim
neutrinim
2 maio de 2016 10:23 pm

Caro Serise, pelo menos nessa questão, pode confiar. 🙂 ———————————— Um neoateu a se pronunciar sobre temas religiosos configura quase que invariavelmente uma tragicomédia de intensidade diretamente proporcional à veemência com que ele o faz. Esse tipo não resiste a duas ou três rodadas de um bom debate: desconhece os princípios que regem todos os ramos da mesma ciência que utiliza para nortear sua cosmovisão medíocre, além de não se dar conta de que atenta contra os preceitos científicos mesmos que lhe servem de muletas ao afirmar categoricamente sua crendice sempre fingida em algo jamais demonstrado a partir do que… Read more »

Anônimo
Anônimo
2 maio de 2016 10:25 pm

Ha um motivo especifico para o crescente interesse na magia judaica? acha que parte desse conhecimento ou crença foi propositalmente suprimido da biblia?

--
--
3 maio de 2016 10:27 am

Uma tentativa de argumentação que contenha “kkkkk” não deve ser levado a sério.

Anônimo
Anônimo
3 maio de 2016 12:09 pm

Todo o cerne ou problema da questao nao e em ser involuido(pecador nato)mas e em encontrar-se em profundo processo de involucao e achar-se evoluido(salvo).

Anônimo
Anônimo
5 maio de 2016 3:05 am

Rose, o seu cérebro, ao CRER que símbolos tribais quaisquer podem ajudá-la num caso de relacionamento, funciona como o mesmo caso de uma criancinha de quatro anos que se agarra num ursinho de pelúcia à noite, CRENDO que isso afugentaria o bicho papão que “dorme” dentro do armário. Crer é desqualificar e minimizar a própria capacidade cerebral que se tem. Já saber é outra coisa, é outro mundo, estamos no nível mais elevado de consciência. Para saber é preciso procurar conhecimento que funciona, que prova que funciona, e antes disso é preciso questionar até obter as provas e se convencer.… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 maio de 2016 3:13 am

Puxa, que sabedoria! Realmente os mortos são perigosos, credo.

Quase todos os dias vejo um morto atacando alguém nas ruas.

Fernando
Fernando
5 maio de 2016 8:44 am

Se é pra pensar pequeno assim, prefiro não pensar! 🙂

E alguém que não usa sequer um “pseudônimo”! …Só lamento! 🙁

Negação sistemática não é ceticismo! …E a ciência sempre vai trabalhar com a DÚVIDA e nunca com a CERTEZA!

Então, ter CERTEZA que os fenômenos são produtos de reações químicas que acontecem em um tecido orgânico “morto”, é uma CRENÇA TAMBÉM!

E tenho dito! 🙂

alguns neutrinos
alguns neutrinos
5 maio de 2016 12:24 pm

Opa! Parece que finalmente volta a surgir pouco de diversão por aqui. Provemos, pois, o que dissemos mais acima. 1- Anônimo ateu CRÊ que há dois mil anos a cárie deixava a população banguela por falta de higiene bucal. No entanto, este trabalho de um pós-graduado em Odontologia Social demonstra (ler a partir da página 150) a hipótese de que os problemas dentários só começaram a assolar a população mundial há quatro ou cinco séculos, em razão basicamente do aumento do consumo do açúcar: http://nepas.ufsc.br/files/2012/04/Uma-hist%C3%B3ria-social-da-c%C3%A1rie-dent%C3%A1ria.pdf Estoutro prova que a higiene bucal é praticada há milênios: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-83242009000500004 2-Anônimo ateu CRÊ que… Read more »

*
*
30 abril de 2016 10:36 pm

Lilith sentou-se na cadeira de presidente da republica.
As doenças mortais já chegaram.

Rebel rebel
Rebel rebel
11 junho de 2016 11:15 am

sentido de humor, coisa rara these days… (mais uma prá coleção – louco ah e me esqueci de “comuna”) Keep it comming!

Ah.. esquecimento “sua lógica”, “Lógica de Deus”?
Não, a minha lógica é de comuna desocupado, esqueceu? 😀

alguns neutrinos
alguns neutrinos
6 maio de 2016 8:41 am

Meu comentário acima (ou abaixo, se visto na lista de comentários gerais) saiu um pouco desconfigurado. Ignore-se o primeiro “Em tempo” e a linha logo acima: o que se segue é a continuação do nono item.
Sds.

Nielsen
Nielsen
6 maio de 2016 9:21 am

Tem tanta água no sistema solar que poderia inundar um planeta como o nosso até níveis absurdos.Sobra água no nosso sistema solar.
Materiais orgânicos também.
Pode haver vida biologica simples pra todo lado.VIDA!

Mauro
Mauro
26 abril de 2016 11:24 am

Excelente texto!

serise
serise
26 abril de 2016 11:32 am

Hum…….muito interessante.
òtimo post Acid.

Parece que as criações divinas costumavam…..se rebelar.

Nóis
Nóis
26 abril de 2016 12:25 pm

Os demônios são uma parte importante do processo que nos transformam em anjos.

São as interações, com os mensageiros do Pai que foram designados a atuar nos planos inferiores da Vida, e as consequências destas iterações, que nos impulsionam para “cima”.

Nielsen
Nielsen
27 abril de 2016 11:03 am

Como foi que os Judeus incluíram uma deusa Annunaki nos seus livros sagrados?
Muito estranho!

Mauro
Mauro
27 abril de 2016 12:02 pm

Faz todo o sentido um demônio como Lilith preceder a serpente e o fruto proibido.

Rose
Rose
7 maio de 2016 11:35 pm

Alguns neutrinos: “Aja como se tudo dependesse de você e reze como se tudo dependesse de Deus”, eu agiria seja tomando medidas legais, ou aproveitando para trabalhar a dificuldade de dizer “não”, ou adotando outros tipos de ação nesse sentido, de acordo com a natureza do caso; e rezaria mais o Pai Nosso, a Ave Maria, o Santo Anjo e ladainhas, e buscaria a prática espiritual do Santo Rosário. Você tem razão! e apesar de não ver uma saída prática (que dependa exclusivamente de meus atos) para o que por hoje passo, ou seja, em função de algumas coisas, não… Read more »

*
*
11 maio de 2016 4:00 pm

Alguns neutrinos 10 x 0 Ateus.

*
*
6 maio de 2016 4:17 pm

” Pouca ciência nos afasta de Deus, muita nos aproxima.”

L. Pasteur.

Serise
Serise
27 abril de 2016 4:40 pm

Assustador é uma esposa criada por Deus sob encomenda para Adão, se tornar um demônio.
E a segunda mulher foi a causa de sua expulsão do paraíso.
Adão se ferrou com as mulheres que Deus arrumou pra ele, rs,rs,rs.

neutrinim
neutrinim
28 abril de 2016 3:49 pm

Não procede. “Eis aqui agora o osso de meus ossos e a carne da minha carne” (Gn 2, 23) disse Adão porque anteriormente havia sido apresentado aos animais, também adjutórios, mas não semelhante a ele como Eva, para que os nomeasse (Gn 2, 18-20). Não há, pois, referência nenhuma ali à tal entidade demoníaca.

Assim, não se está tratando de “Judaísmo tradicional” (termo impróprio sobretudo por outras razões), uma vez que a presença de tal entidade demoníaca é de origem sincrética, portanto, na época, herética, condenada no âmbito geral pelos Profetas do Antigo Testamento, pilares da ortodoxia de então.

neutrinim
neutrinim
28 abril de 2016 3:52 pm

(*semelhantes)

Serise
Serise
29 abril de 2016 5:40 pm

Neutrinim,

vou confiar no seu vasto conhecimento biblico.
E Fico feliz de saber que nosso antepassado mais famoso não foi submetido e esse infortúnio.Ninguém merece uma Lilith como ex esposa.[rs,rs,rs,]

abrcs.

Rose
Rose
30 abril de 2016 5:52 pm

Posso imprimir a figura do amuleto e usá-lo comigo? estou precisando afastar alguém que me inferniza e que, por enquanto, não encontro saída para me livrar.

Aurora
Aurora
30 abril de 2016 10:10 pm

Que bom encontrar novos artigos no Saindo da Matrix. Sempre passo por aqui p/ aprender. Penso que Lilith anda à solta pelo planeta deixando a humanidade cada vez mais desorientada… Abraço!

Serise
Serise
5 maio de 2016 2:28 pm

O ilustrado comentarista anonimo esqueceu-se de observar que sua crença pessoal da não existência de Deus, não passa de uma crença também.
Ele crê que não existe um criador, porém não pode provar isso cientificamente.Ou pode? se pode faça!
Então não se apoie na ciência para falar sobre Deus!!
Crer é questão de fé,nada tem a ver com ciência.

Serise
Serise
5 maio de 2016 2:43 pm

Cont, Seja quem for, não tem o direito de ridicularizar as crenças alheias. Se ele tem uma crítica contra o mau uso da fé por um ou mais elementos mau intencionados de determinada denominação religiosa,é uma coisa. Mas….. não vamos generalizar. E a própria ciência muda de opinião conforme a realidade se apresenta.Os maiores cientistas do mundo Demoraram muito para perceber que há água líquida escorrendo na superfície em marte mesmo contra todas as previsões ‘cientificas’ anteriores. ou isso: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2015/12/11/a-lua-com-geiseres-de-vapor-que-pode-ter-a-melhor-condicao-para-vida-depois-da-terra.htm Já se fala abertamente na possibilidade de vida no sistema solar.O que era negado antes veementemente. A ciência muda de… Read more »

Fernando
Fernando
24 maio de 2016 10:38 am

EM TEMPO:

Disse em um comentário acima que as máquinas são incapazes de processar símbolos.

ATO FALHO!

…O que elas são incapazes de processar é SIGNIFICADO, que é um pouquinho diferente! 🙂

Na verdade SÓ o que as máquinas processam são os símbolos em si, sem fazer qualquer tipo de julgamento ou interpretação! (a não ser que tenham sido previamente condicionadas e/ou programadas para esta finalidade, mas, neste caso, quem introduz as condições é SEMPRE uma entidade CONSCIENTE!)

Anônimo
Anônimo
25 maio de 2016 11:46 am

Na verdade SÓ o que as máquinas processam são os símbolos em si, sem fazer qualquer tipo de julgamento ou interpretação! (a não ser que tenham sido previamente condicionadas e/ou programadas para esta finalidade, mas, neste caso, quem introduz as condições é SEMPRE uma entidade CONSCIENTE!) —————————- As máquinas processam os símbolos 0 e 1 que têm um sentido lógico muito bem definido – 1 é verdade e 0 é falso. A questão é que, de facto, as máquinas pensam de forma diferente de nós, mas por pensarem diferente isso implica que não pensam? Essa é uma questão em aberto!… Read more »

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
25 maio de 2016 12:52 pm

Ghost in the Shell (1995) My favourite scene youtube.com/watch?v=YZX58fDhebc A palavra egrégora é uma palavra complexa. Não conhecemos a etimologia da mesma, não sabemos ainda a partir de que idéias semânticas foi formada, mas o que interessa então é que ela designa algo que existe. Se estamos imersos no vasto Mar da Consciência e Energia uma egrégora é um tanque, um armazêm de energia que tem uma “tonalidade”, uma “característica” própria, singular, por vezes chega uma egrégora a ter personalidade e em casos mais raros, mas registrados, há egrégoras que adquiriram mesmo singularidade existencial. Um dia lhes conto uma história… Read more »

Anônimo
Anônimo
28 maio de 2016 1:13 am

Não funciona em zonas de terremotos, tsunamis, tornados, furacões e perto dos vulcões que entram em erupção. Nem nas casas que são vizinhas a traficantes nos Rio. Que coisa. Que ineficiência.

Anônimo
Anônimo
28 maio de 2016 1:14 am

Isso está escrito nas letrinhas miúdas que acompanham cada símbolo.

*
*
28 maio de 2016 5:57 pm

também não funciona contra chatos, uma pena.

Anônimo
Anônimo
28 maio de 2016 8:58 pm

Como é fácil iludir os trouxas: “funciona contra maus espíritos”, mas não existem, então por isso que funciona? É divertido.

rebel rebel
rebel rebel
29 maio de 2016 5:55 am

*

Chato é ser otário e dependente nestas balelas que só têm sentido no oceano da disfunção mental…

Criminoso é saber disso, ganhar com isso, e ainda assim viciar as “crianças” – O dealer de sucesso não consome não…

Luan
Luan
29 maio de 2016 1:47 pm

Hilário como os descrentes se incomodam de vir na seção de comentários de um site sobre espiritualidade. Querer provar algo pros outros é caso de psicologia, viu?Não é normal não.

rebel rebel
rebel rebel
29 maio de 2016 2:57 pm

#1 O ônus da prova não está no descrente – essa é uma verdade inconveniente. #2 Pois pela psicologia e pelo auto-conhecimento dos mecanismos da mente muito se pode aprender… #3 Este descrente nada pretende provar, apenas exercer a sua liberdade de dar sua opinião baseada na subjetividade da sua experiência. #4 Este descrente sabe que é perda de tempo tentar provar algo nestes assuntos “ill posed” #5 Contudo, pensa que nunca é demais deixar alguns alertas à navegação – tem muito buraco escondido nesse pântano – o descrente sabe pois já caiu, já penou, e soube se levantar… Vc… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 maio de 2016 1:55 am

Vamos ao complemento: também não funciona para proteger as casas do mosquito Aedes aegypti, do transmissor da doença de Chagas, de pessoas gripadas e desastres com carros e caminhões, dos raios e de projetos estruturais mal feitos. Não protege os casamentos e as famílias dos dissabores da vida comum. Não protege os negócios caseiros, que podem falir.

Alguém mais poderia complementar?

Fernando
Fernando
30 maio de 2016 3:04 pm

“Há mais coisas entre o céu e a terra, do que supõe a nossa vã filosofia.” (William Shakspeare)

É muita falta de humildade nesses “sábios” que vêm desdenhar as crenças alheias, como se suas próprias CRENÇAS fossem superiores, ou, infalíveis!

“É necessário que ocorram escândalos, mas ai daquele por quem vem o escândalo!” (Jesus, o Cristo)

*
*
30 maio de 2016 11:32 pm

O ônus da prova não está no descrente – essa é uma verdade inconveniente. Ninguém aqui quer te provar nada, está fantasiando sózinho. ******************** Pois pela psicologia e pelo auto-conhecimento dos mecanismos da mente muito se pode aprender… Exato. ********************* Este descrente nada pretende provar, apenas exercer a sua liberdade de dar sua opinião baseada na subjetividade da sua experiência. Que gracinha, afirma algo que não pode provar.Fabuloso! ********************* Contudo, pensa que nunca é demais deixar alguns alertas à navegação – tem muito buraco escondido nesse pântano – o descrente sabe pois já caiu, já penou, e soube se levantar…… Read more »

Anônimo
Anônimo
31 maio de 2016 4:37 am

Que gracinha, afirma algo que não pode provar.Fabuloso!
—————
Claro que o gênio * pode com certeza! Sua experiência do real é objetiva, sem mediação, e a dos restantes tolos subjetiva…

E pelo visto continua no lamaçal.
————————–
* dada sua avançada espiritualidade tem dons divinatórios. Dada sua extrema precisão, se me permite, sugiro dedicar-se a apostar nos mercados financeiros (para a caridade, claro)

————–
Pois pela psicologia se sabe que temos tendência a não gostar da imagem de nossos próprios defeitos nos outros.

Compreendo agora a ironia de ler vc afirmar “troll na área”

rebel rebel
rebel rebel
31 maio de 2016 5:21 am

Tem gente que acredita em harém depois de cometer ataque suicida… Tem muita crença perigosa nesse mundo. Tem muita crença que atrapalha o crescimento pessoal – verdadeiras armadilhas. Contudo, se a crença funciona, tal como a minha crença na representação realista do real pela minha mente, tudo bem! Isso é que define a sua utilidade, tal como um sistema operativo. Existem vários e vc deve escolher o melhor. Por isso minha filosofia v2.0 é: – Fazer updates e atualizar o anti-virus. – Não fazer download de aplicação besta sem qualidade (geralmente trojans prometendo o ceu), com virus, (Crendisse) para atrasar… Read more »

rebel rebel
rebel rebel
31 maio de 2016 6:00 am

“Há mais coisas entre o céu e a terra, do que supõe a nossa vã filosofia.” (William Shakspeare) ————- verdade, como bem disse Shakspeare grande conhecedor da natureza humana. ———- “É necessário que ocorram escândalos, mas ai daquele por quem vem o escândalo!” (Jesus, o Cristo) Outro grande conhecedor da condição humana. Contudo, sou “sabio” suficiente para admitir que ainda não compreendo a frase. Agradeço quem me posso esclarecer 🙂 ————— É muita falta de humildade nesses “sábios” que vêm desdenhar as crenças alheias, como se suas próprias CRENÇAS fossem superiores, ou, infalíveis! ———– Numa perspetiva pessoal nossas próprias crenças… Read more »

*
*
18 maio de 2016 12:43 pm

-,

A técnica que a tudo resolve chama-se Amor.

*
*
18 maio de 2016 12:29 pm

O Ho’oponopono me pareceu um bom método de auto sugestão. [pode ser encarado assim também] Você se concentra em coisas boas e sai do momento negativo.
Mentalizar coisas boas não faz mal a ninguém e evita conflitos maiores num momento ruim.[ e são muitos pelo dia todo]
Não entrando em discussão sobre os aspectos espirituais,
acredito que tenha grande utilidade para quem se dispuser a praticar.
Uma ferramenta a mais para ajudar a vencer a jornada.

*
*
16 maio de 2016 3:45 pm

Talvez seja mais antiga do que os Hititas;

http://www.tvaroli.com.br/aguia_lagash.htm

Til
Til
5 maio de 2016 4:14 pm

O que mais tem aqui na superfície são mortos-vivo, zumbis, vampiros…daí para pior. Os Vivos são exceções raríssimas.

Sabe de nada inocente.

Anônimo
Anônimo
5 maio de 2016 10:19 pm

“…A ciência muda de opiniões diariamente.[ para nossa sorte]” ———————– Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possui água e material orgânico: “A NASA confirmou uma descoberta chocante e anti-intuitiva, após ter detectado que o planeta mais próximo do Sol, Mercúrio, possui água. Água congelada, para ser mais específico…” “…Porém, a água não é a única coisa que a NASA conseguiu detectar em Mercúrio. A sonda Messenger (que foi arremessada contra a superfície daquele planeta em 30 de abril de 2015) descobriu evidências de que também há material orgânico em Mercúrio. De acordo com os cientistas, acredita-se que Mercúrio conseguiu… Read more »

Rose
Rose
7 maio de 2016 11:46 pm

Ou melhor, “aceitar” não quer dizer “concordar”, quer dizer ganhar tempo na tentativa de ver a situação, que me impede de tomar providências, terminar. A partir desse momento, caso ainda valha a pena, partir para as providências, as ações concretas. Contudo, o mais provável é que, depois de bastante tempo de opressão e humilhação, só irei ter disposição para ignorar completamente, e incondicionalmente essa pessoa. Esse alguém, não vale a pena.

Rose
Rose
8 maio de 2016 12:06 am

Essa pessoa, da qual falo, com as sua críticas pesadas, não medindo as palavras, pois tem a certeza da desnecessidade de respeitar o outro, e, sobretudo, com a sua arrogância ridiculamente patética, torna a convivência com qualquer um opressora, repressora, doentia, e por isso tudo, insustentável.

alguns neutrinos
alguns neutrinos
9 maio de 2016 12:44 pm

Em casos assim, cara Rose, enquanto não se configura uma solução, recomenda-se no catolicismo que se ponha os sofrimentos nas mãos de Nossa Senhora para que ela os converta em graças (pode-se fazer tal pedido a ela todos os dias após as orações matinais e noturnas, dedicando-lhe, por exemplo, mas três Ave Marias).

Saudações cordiais, e conte com minhas orações.

alguns neutrinos
alguns neutrinos
9 maio de 2016 12:45 pm

(*mais três…)

Rose
Rose
9 maio de 2016 7:00 pm

Agradeço mais uma vez a você, alguns neutrinos, tanto por sua atenção, quanto por sua sugestão de oração a Nossa Senhora. Assim farei, e obrigada também por suas orações, esperando que o bem que você dedica, seja revertido em dobro para você mesmo (ou mesma).
OBRIGADA!

Anônimo
Anônimo
13 maio de 2016 1:06 am

E não esqueçamos que tem também os mortos-vivos que moram nos subterrâneos da Terra, os que moram nos céus e os que nos visitam em naves espaciais na forma de charuto. #taserto.

Anônimo
Anônimo
13 maio de 2016 1:08 am

Acabei de ver o trailer de Dr. Stranger e me lembrei desse blog. O autor vai ver o filme e “puxar as ideias” para escrever dezenas de “grande conteúdo” simbólico como se fosse um “Matrix – a ressurreição”. Preparem-se para as abobrinhas.

LimãoComSal
LimãoComSal
13 maio de 2016 2:49 pm

Acid:
“Nunca viu The Walking Dead? Não sabe dos perigos da Umbrella Corp?
Ignorante.”

Caramba, o cara argumenta com ficção. Com crença fantasiosa. Saindo da Matrix religiosa e engasgado na Matrix da ilha da fantasia. É muita lavagem cerebral numa cabecinha só…

Fernando
Fernando
13 maio de 2016 4:46 pm

É sabido (e provado!) há muito tempo que MÁQUINAS são incapazes de processar símbolos.

Isso é atributo exclusivo da mente, da CONSCIÊNCIA.

Portanto, usar de alegorias, símbolos, para fazer entender, não tem problema algum, para pessoas cultas e bem formadas…

Criticar alguém por usar esse tipo de linguagem é apelação, por falta de argumento.

E tenho dito!

Luan
Luan
14 maio de 2016 12:09 am

Espantoso como algumas pessoas não são capazes de compreender ironias…

Skywalker
Skywalker
14 maio de 2016 9:40 pm

Acid,
Quando puder, como sugestão, dê uma olhada isto, é muito interessante, vi recentemente pela Andréa Lúcia (esposa do Dalton Roque) – e em alguns dias tem funcionado comigo, dá um baita de um bem-estar:

http://www.hooponopono.ws/o-que-e.php

http://animamundhy.com.br/blog/como-modificar-experiencias-oracao-hooponopono-resultados-fantasticos

http://ventosdepaz.blogspot.com.br/p/meditacao-hooponopono.html

Anônimo
Anônimo
15 maio de 2016 9:14 am

Interessante o hooponopono, deve ajudar muito algumas pessoas. Mas gostaria de comentar acerca de “técnicas” em geral, como essa hooponopono, técnicas budistas de alcance da iluminação, técnicas em geral. É que tais técnicas são sempre dirigidas a dificuldades específicas, e não à condição humana em geral. Explico melhor. Não há uma técnica que alcance imediatamente o fim último, porque senão o drama universal e o tempo seriam grandes desperdícios. As técnicas funcionam para subir um ou dois degraus, mas para chegar no final da escada, se tiver final, é preciso multi-viver multi-aspcetos e multi-esforços, para multi-conhecer e multi-ser. A multiplicidade… Read more »

Serise
Serise
15 maio de 2016 5:44 pm

Essa águia de duas Cabeças teve origem no império Hitita.É tão antiga quanto o judaísmo.

http://gazetarussa.com.br/arte/2014/07/07/o_porque_da_aguia_de_duas_cabecas_no_brasao_russo_26313

Serise
Serise
5 maio de 2016 2:51 pm

cont 2,

Quando Sitchin falou sobre nibiru todos riram muito.
mas vejam isso:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/01/astronomo-que-matou-plutao-ve-sinal-de-planeta-gigante-mais-distante.html

Dez vezes mais massivo que a nossa terra, com órbita de…15 mil anos ao redor do sol!

E ai?

rebel rebel
rebel rebel
10 junho de 2016 12:57 pm

Declaração: Rebel rebel declara nesse site que não conhece a VERDADE, apenas a sua VERSÂO beta sempre em teste. Qualquer conclusão que tiraram nesse sentido deve ser entendida como pura coincidência ou mal-entendido. Rebel rebel declara que não odeia ninguém nesse site – seria inconveniente odiar quem se conhece de forma indireta por via de textos que podem levar a má compreensão… Rebel rebel declara não pretender roubar ou ameaçar a VERDADE de ninguém. Apenas questionar crendisses… Rebel rebel pretende manter elevação e não chamar ninguém (por muito tentador que seja 🙂 ) de estúpido nem tão pouco desequilibrado mental,… Read more »

Anônimo
Anônimo
8 julho de 2016 11:13 am

“Caramba, o cara argumenta com ficção.”

Não, ele não argumentou com ficção.
Ele respondeu com trolagem.
É o melhor método para lidar com gente idiota.

Anônimo
Anônimo
25 junho de 2016 12:30 pm

Dedicada ao LimãoComSal mais e ao Nilsen menos.

“Que pasa contigo? mi hermano”
https://www.youtube.com/watch?v=r6zc-5XGMaw

LimãoComSal
LimãoComSal
24 junho de 2016 1:27 pm

Nielsen,

Mantenha suas porcas ilusões contigo. Não perco tempo com ‘gente’ infatilóide como tu. Dificil ter inveja d quem vive d palavras ao vento. O q faz o universo ser o que é não está contido no mundo das palavras de filósofos do vazio.

Nielsen
Nielsen
24 junho de 2016 1:42 pm

Então o que veio fazer aqui cara pálida? Só atacar e ofender?
Mostrar toda a sua tristeza interior?
Continuaremos orando por ti.

Nielsen
Nielsen
24 junho de 2016 1:44 pm

Suas palavras mostram que é você.
O infantiloide é tu mesmo.

Rebel rebel
Rebel rebel
23 junho de 2016 5:04 am

O Dom Guakito já não posta por aqui faz bastante tempo. É pena pois gostava de o ler…

Nielsen
Nielsen
24 junho de 2016 11:58 am

“Muitos Ícaros rondando por aqui, voam em direção a uma luz da qual não tem a dimensão exata”

Evoluir é preciso.Mas quem não tenta, já morreu e nem se deu conta.
Limão, vc é um zumbi xarope.
Porém continuaremos orando por almas como a sua.

Nielsen
Nielsen
24 junho de 2016 11:59 am

mas ter que aguentar seus ataques de inveja, é bem ruim…..

Nielsen
Nielsen
24 junho de 2016 12:05 pm

” Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro”.
Marcos 7:21-23

Acorda limão.Ainda dá tempo.

LimãoComSal
LimãoComSal
21 junho de 2016 5:12 pm

Muitos Ícaros rondando por aqui, voam em direção a uma luz da qual não tem a dimensão exata. E, cairão, tal qual como pássaros abatidos pelo vento forte.

Anônimo
Anônimo
21 junho de 2016 6:18 pm

Tá td bem? Bad day @office?

LimãoComSal
LimãoComSal
21 junho de 2016 5:08 pm

Nilsen
“Vamos iniciar uma corrente de orações pelo comentarista Rebel rebel/ Limão com sal/anônimo.
Almas assim precisam de muita oração.”

Se ocupe também em colocar um copo dágua perto do oráculo dos mentecaptos(tv) tal qual os seguidores do profeta-judeu-fake-tupiniquim P-edir mais-cedo, pois sua lógica sacerdotal se adequa a tal atitude.

Afasta-te dos livros científicos, ó alma sublime angelical, pois deles irradiam forças maléficas que o levarão ao mais profundo poço dos infernos, sem tickete de retorno.

Anônimo
Anônimo
17 junho de 2016 9:41 pm

Conferiu na geladeira? Ponto crucial.

Luan
Luan
11 junho de 2016 10:15 pm

Amigo, eu nunca disse que era elevado espiritualmente ou sequer disse qual sistema religioso ou doutrina eu sigo. Usar a palavra “estupidez” não contradiz a espiritualidade. Não é diferente de dizer “burrice”. Vc prefere que eu use esse termo? Claro, tudo bem. Vc andou vendo muitos filmes de Hollywood em que um cara barbudo e sábio de altíssimo nível não pode falar palavrinha feia; esse estereótipo é leigo e falso.. Os Espíritos Superiores nas obras de Kardec mesmo utilizam palavras assim para designar os seres. Vc tá preso num mundo de clichês ainda, usando uma retórica boba de que eu… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 junho de 2016 3:49 am

The artist and the fundamentalist arise from societies at differing stages of development. The artist is the advanced model. His culture possesses affluence, stability, enough excess of resource to permit the luxury of self-examination. The artist is grounded in freedom. He is not afraid of it. He is lucky. He was born in the right place. He has a core of selfconfidence, of hope for the future. He believes in progress and evolution. His faith is that humankind is advancing, however haltingly and imperfectly, toward a better world. The fundamentalist entertains no such notion. In his view, humanity has fallen… Read more »

Luan
Luan
13 junho de 2016 11:36 pm

Eu achei perfeito usar a palavra “fundamentalista” em vez de “religioso”.

LimãoComSal
LimãoComSal
27 junho de 2016 7:54 pm

nielsen,

tu é fraquinho d+, só v comentários do seu ponto d vista politico de heroizinho d direita d dsenho animado. Só enxerga o q só existe nessa cabecinha feita d todinho e papinha d sucrilhos. Vc é apenas mais uma pecinha defeituosa na matrix q acha q a entende.

minha meta aqi é destroçar, vocês, -proto-esotericos-teoricos-ridiculos até o último suspiro.

bye…

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
28 junho de 2016 12:48 pm

é muito fácil ficar falando mal sobre jesus, buda e espiritualidade em geral, pq esses trolls sabe q o pessoal aqui vai ter paciência, compaixão e ainda vai rezar por eles. pq esse trolls não vão em um site do estado islâmico falar mal deles e do que eles acreditam? é o q olavo de carvalho fala na parte sobre juventude, o imbecil juvenil(no livro que fala sobre os idiotas) . que muitos aborrecentes se rebelem contra o pai e a mãe deles, pq sabe que o pais deles em resposta a toda rebeldia sem causa deles, só vão AMAR… Read more »

Anônimo
Anônimo
28 junho de 2016 7:38 am

” Neste deste debate temos, de um lado, colegas que estão 100% convencidas que o universo não tem um objetivo nem um sentido, no outro lado deste debate temos pessoas que estão 100% convencidas de que o universo tem um sentido e que existe um Deus. Um lado tem razão e o outro está errado, certo?
O meu ponto de vista pessoal é: Eles estão ambos errados…”

Michiu Kaku

Serise
Serise
2 julho de 2016 11:13 am

Vá ler com mais calma sua biblioteca cara, e deixe a bebida de lado.

Pseudo Troll
Pseudo Troll
2 julho de 2016 4:23 am

Doeu né trollzinho?
———–

Sendo vc uma autoridade mundial em Intelectualidade, Neurociencia, Ciência da trollice, vodka barata entre muitas outras, suas elocubrações têm um impacto devastador!

Tende piedade de nós Serise!

Serise
Serise
1 julho de 2016 9:08 pm

Doeu né trollzinho?

Anônimo
Anônimo
1 julho de 2016 12:08 pm

Pseudo-intelectuais que não digerem bem neurociência misturada á Vodka barata, fazem lambança nos coments e depois somem.
Bando de trolls embriagados.
—————————–

Exceptuando a vossa pessoa, a quem mais vc se refere?

Serise
Serise
1 julho de 2016 10:00 am

Pseudo-intelectuais que não digerem bem neurociência misturada á Vodka barata, fazem lambança nos coments e depois somem.
Bando de trolls embriagados.

Challenger
Challenger
30 junho de 2016 5:29 pm

Três homens em conflito……kkkkk

grande leone!!trollando os relgiosos no SDM.
Whats a shame!

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
30 junho de 2016 6:42 pm

– COMANDO PARA SÃO MIGUEL – Invocação – Pela autoridade da Chama Trina em meu coração, em nome de Alfa e Ômega, da Mãe Divina e do relâmpago azul do coração de Hércules, o Elohim do 1º Raio, Eu comando o Arcanjo Miguel e suas Legiões de Luz Azul Celeste, para nossa proteção aqui e agora: * São Miguel – *(3x) Arcanjo de Deus Iluminado. Vista-nos com uma armadura de chama azul – dourada, Sobreponha-nos com a vossa espada azul flamejante, Libertando-nos aqui e agora de todo o mal manifestado! Legiões de São Miguel à nossa frente, Legiões de São… Read more »

Challenger
Challenger
30 junho de 2016 7:07 pm

ler Gregory Berns não é para qualquer um.Fica a dica.

Nielsen
Nielsen
30 junho de 2016 10:46 am

E não me venha com grosserias.

Nielsen
Nielsen
30 junho de 2016 10:39 am

Continuaremos orando por ti cara pálida 😀

Nielsen
Nielsen
30 junho de 2016 10:45 am

Oração de São Gildásio

Ouvi, favoravelmente, Senhor, as humildes preces, que Vos dirigimos por intermédio de S. Gildásio e fazei que sejamos auxiliados pelos méritos desse Santo, que Vos serviu tão fielmente.
S. Gildásio, levai perante o trono da Justiça Divina a prece que Vos dirijo, a fim de auxiliardes Limão com sal e seus amigos, curando ou aliviando os seus males, para maior glória de Deus.
Assim seja.

(Repetir 3x)
S. Gildásio, que socorreis, eficazmente os que têm a infelicidade de perderem a razão, orai por limão com sal e seus amigos.

Amém.

LimãoComSal
LimãoComSal
29 junho de 2016 6:41 pm

– (sinal negativo)

escrevi proto-esotericos-teoricos-ridiculos e não ‘infiéis esótericos’.

aprenda a ler primeiro e depois se expresse.

vc (-) e o (nielsen) se encaixam na minha denominação: são medíocres demais para entender o mundo visivel e invisivel e julgá-los. Protos. Primários.

Esóterico aqui: o (Acid) e o (mais neutrinos), estes a minha admiração e respeito. Sabem o que falam e esprimem.

bye…

Anônimo
Anônimo
29 junho de 2016 8:47 pm

Aprenda a ler nas entrelinhas

Rápido a julgar, rápido a falhar

Anônimo
Anônimo
30 junho de 2016 4:48 am

Seus suspiros são cada vez mais néscios… Vc tá num ponto que nem se dá conta da irrelevância de seus comentários. Mas fica por aqui, talvez aprenda uma ou duas coisa com seus heróis esotéricos #incoerência#

Nielsen
Nielsen
28 junho de 2016 2:45 pm

” minha meta aqi é destroçar, vocês,”

Já fracassou na largada.

——————

Seu discurso de ódio não me assusta.Continuo incluindo seu codinome nas nossas orações.

Anônimo
Anônimo
28 junho de 2016 7:08 am

minha meta aqi é destroçar, vocês, -proto-esotericos-teoricos-ridiculos até o último suspiro.
—————–

Isso é que é acreditar! Vc e o anónimo podem se juntar (não sei se ele já tem idade suficiente e se a sua fé é tão grande quanto a sua) e iniciar uma cruzada contra os “infieis esotéricos” aqui nesse site… (e depois, na boa tradição nerd – o mundo!)

Vos desejo uma vida longa, pois vão precisar de muitos anos (até ao último suspiro…) para atingirem suas metas.

Anônimo
Anônimo
14 junho de 2016 7:25 am

Na minha visão atual (sempre em remodelação…) a antítese do Religioso não será o Ateu (O Ateu será o “Dual” do Religioso, outra forma de crença) mas sim o Fundamentalista. O grande amigo do Religioso é na verdade o artista! Exemplo?: Basta admirar o trabalho verdadeiramente “extraterrestre” de Gaudi 😀 (templo da sagrada família)

Anônimo
Anônimo
14 junho de 2016 8:14 am

De acordo com a informação limitada de que disponho, acredito que Buda com seu adiantado pensamento abstracto nunca se pronunciou sobre a questão da existência de Deus.

E portanto, de forma muito inteligente, demarcou-se dessa polémica recusando-se a criar fosso entre Ateu e Religioso.

Perdoem minha ignorância se estiver equivocado…

Anônimo
Anônimo
6 junho de 2016 3:34 pm

Afirmações #1 Insisto: A VERDADE é UMA SÓ: Faça o mal, e terá o mal como retribuição. Portanto, só há um caminho para viver sem dor, sem sofrimento: FAZER O BEM! —————————— R1: Você conhece a verdade! Eu não conhecia – Minha jornada acabou 😀 😀 Agora mais a sério, você já pensou, por um minuto que por vezes a nossa noção rasteira de BEM se revela no futuro um MAL? Existem aqui conceitos complexos que não devem ser tratados levianamente… ——————————- Afirmações #2 Você conhece a verdade! Se o que está escrito aqui no “saindodamatrix” não concorda com a… Read more »

Rebel rebel
Rebel rebel
6 junho de 2016 3:42 pm

Meu papel aqui é agitar as cacholas e isso é um BEM (acho..). Coloca os neurónios a funcionar e previne o alzheimer…

Peace!

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
6 junho de 2016 3:55 pm

Samyutta Nikaya XX.5 Satti Sutta A Lança Em Savatthi. “Bhikkhus, suponham que houvesse uma lança com a lâmina bem afiada e um homem chegasse pensando, ‘Com a mão ou o punho eu entortarei essa lâmina afiada da lança, irei dobrá-la em dois e enrolá-la.’ ” O que vocês pensam? Com a mão ou o punho seria esse homem capaz de entortar essa lâmina afiada da lança, dobrá-la e enrolá-la? “Não, senhor. Por que isso? Porque uma lâmina afiada de uma lança não é fácil de ser entortada, dobrada, ou enrolada. O homem simplesmente experimentaria irritação e cansaço.” “Da mesma forma,… Read more »

Nielsen
Nielsen
7 junho de 2016 9:44 am

“Meu papel aqui é agitar as cacholas e isso é um BEM (acho..).”

Seu papel é ridículo porém vemos aqui bem representada a disposição dos materialistas-comunistas-gramscistas a criar confusão.
Tal como fizeram com o país.

rebel rebel
rebel rebel
7 junho de 2016 10:56 am

Oh Nielsen…

Ridículo? Então o que dizer de sua digressão especulativa tentando me rotular e incluir em assuntos de política terceiro-mundista?

Criar confusão?

Sem querer me envolver demasiado em política, assunto que me entedia, devo dizer que o objetivo da censura é precisamente evitar a “confusão” inconveniente e preservar a harmonia do status-quo.

É fantástico. Venho nesse site como descrente e acabo um crente;

– Crente no facto de que você daria um excelente censor.

Rebel rebel
Rebel rebel
7 junho de 2016 11:14 am

Houvessem mais crentes inteligentes de discurso coerente como é o caso de um comentarista que gosto de ler (vocês sabem quem é!, um que não comenta por aqui faz tempo) e não esta amostra de crentes ressabiados (contra sua própria filosofia cristã de amor e tolerância) talvez a vossa mensagem passasse melhor… talvez fizessem o BEM

Assim que utilidade vejo eu em terem tais conhecimentos avançados? Isso sim é criar a confusão na mente das crianças!

Nielsen
Nielsen
7 junho de 2016 12:12 pm

Esse é o problema da limpeza que está sendo feita em BSB, agora os trolls comunas desempregados destilam seu veneno na net, pois a grana fácil acabou.

na real, se tivesse o que fazer não estaria aqui dia após dia criando confusão, sem trazer nada de bom.

E eu conheço esse tipo de argumentação…..já li algo parecido antes no sdm, mas o nome era outro.
temos um camaleão chato nos coments.

Nielsen
Nielsen
7 junho de 2016 12:15 pm

Em tempo:
Parabéns á direita Peruana pela vitoria.

rebel rebel
rebel rebel
7 junho de 2016 1:05 pm

Mais do mesmo Nielsen, mais digressão disparando em todas as direções, mais rótulos… mais tacanhez, mais chatisse… Comunas? Essa linguagem “McCarthy” trolleira já é dos anos 50 – você é um fóssil lembrando-me do Ku klux Clan. Desempregado? Falando do que não sabe – anda mais um falcão numa hora que um burro toda a vida… Cumuna? Anti-comunista, democrata conservador (mas com responsabilidade e cidadania) btw… Profundamente chatas são as ideias fascistas… Estas ideias aparecem sempre que a democracia enfraquece e começa a cheirar mal (corrupção) – logo aparecem as moscas, os abutres e os salvadores… Mas eu te compreendo,… Read more »

Fernando
Fernando
7 junho de 2016 1:39 pm

A linguagem verbal, escrita, ou mesmo falada, é complexa, e sempre dá margem para interpretações. Já estou acostumado a ser mal-interpretado, por causa disso. Até que, pessoalmente, não me atrapalho tanto, mas, por escrito… Tenho MUITOS amigos ATEUS, materialistas, sem religião, etc… CONVIVO PERFEITAMENTE com eles, simplesmente porque ELES não se intrometem nas crenças alheias… É a visão de mundo DELES! Agora, tem alguns “à-toas” (a versão militante do ateu), partidários de um movimento, que também é “pernicioso” – mais ou menos como um “anti-fundamentalismo-religioso”, como se fosse uma força da natureza que surgiu para contrapor as bizarrices que ,… Read more »

rebel rebel
rebel rebel
7 junho de 2016 2:03 pm

Obrigado pelas palavras Fernando. Como me basta uma resposta desse tipo, sincera e pessoal, que não devo rebater, declaro que o meu objetivo por aqui foi atingido.

Todavia, eu (nós) sou (mos) maior (es) que todos os rótulos que nos pretendem impor. Também eu uso esse sistema imperfeito e injusto – mas vou melhorar.
Peace!

Fernando
Fernando
8 junho de 2016 8:15 am

Eu estive pensando…

Acho que já não sou tão arrogante assim…

Porque eu bem que poderia também ir “atazanar” em blogs/fóruns neo-ateístas, que abundam pela internet…

…Ou talvez eu esteja apenas cansado…

Sei lá…

Aprendi a respeitar um pouco os respeitadores, e, agora, MAIS AINDA os não respeitadores! 🙂

Talvez o “quem cala, consente” não seja uma realidade… Em muitas situações, é preferível calar e deixar um tolo falar! 🙂

Então tá! …Sejam livres, e felizes, meus companheiros de jornada!

…E que o tempo diga quem tinha razão! 😉

rebel rebel
rebel rebel
8 junho de 2016 9:07 am

Como disse, não vou discutir assuntos de consciência. Seria uma conversa interminável e inconclusiva… nem tão pouco egos e afins… Contudo, penso que Ateísmo é crença também e que tem lugar em fórum espiritualista sério. Ah! Lá vem o rótulo – o “atanazador” é ateísta ehehe! Será? Que tendência de ver o todo pelos extremos… (A verdade que desconheço, a meu ver, estará provavelmente algures no meio – só um sith considera somente os extremos – em linguagem starwars) Os perigos do Dark side… A tolice é uma questão de perspectiva, já vi sábio consensual virar tolo e tolo consensual… Read more »

Luan
Luan
10 junho de 2016 3:52 am

Esses exemplos que você deu não colam, rebel. Primeiro que Jesus usou uma metáfora, segundo que sabedoria não é a mesma coisa que senso comum ou instintos de sobrevivência (que no caso, seria se defender). Só porque é de se estranhar pra alguns, seja devido a hábitos humanos ou contexto históricos, ser passivo, não significa que seja “tolice”. Você já viu um sábio ser prático? Os grandes pensadores diziam verdades que, olhando por esse ponto de vista, são absurdas e anormais. Sabedoria quebra paradigmas, crenças, hábitos. As ideias de Marx nunca foram consideradas sábias. Confundir sabedoria com inteligência é um… Read more »

Luan
Luan
10 junho de 2016 3:56 am

E não, eu não me incomodei com nada, meu amigo. Como eu disse, acho engraçado você frequentar um site de espiritualidade, que você claramente discorda. Você parece aquelas pessoas que vão num vídeo do youtube só pra perder tempo e ser hater.

E outra, abobrinha intelectual, não muda nada pra mim não.

Luan
Luan
10 junho de 2016 4:02 am

E eu mantenho o que eu disse. Perder tempo verbalizando sua discórdia e em lugares que não condizem com você sob uma desculpa fajuta e esfarrapada de “liberdade de expressão” e de querer mostrar a verdade pros outros, é caso de psicólogo.

Mas pra poupar um monte de mimimi, vou te dar o diagnóstico logo: isso se chama estupidez.

rebel rebel
rebel rebel
6 junho de 2016 3:04 pm

Obrigado Nielsen da minha parte,

Meu exterior pode parecer tempestuoso mas meu core está tranquilo 🙂

Árvore para chegar ao céu tem que ter raízes até ao inferno… Se não se incomodar com a injustiça e a estulticia do mundo dificilmente chegará no destino

Fernando
Fernando
6 junho de 2016 2:54 pm

Insisto: A VERDADE é UMA SÓ: Faça o mal, e terá o mal como retribuição. Portanto, só há um caminho para viver sem dor, sem sofrimento: FAZER O BEM! Se o que está escrito aqui no “saindodamatrix” não concorda com a tua sabedoria, apenas não venha aqui dar pitaco! …É isso que não entendo: Pessoas se darem ao luxo, ao trabalho, de virem fazer comentários que simplesmente não têm NADA A VER com o conteúdo do saite! É direito sagrado duvidar (e até negar) (d)o que não compreende. Mas querer confrontar com OPINIÕES, crenças que podem ter significado para MUITA… Read more »

Anônimo
Anônimo
6 junho de 2016 2:36 pm

Isto é para as crianças! Se julgar que é adulto pare de ler imediatamente! ——————————- O ser humano é constituído por duas facções distintas criando um individuo. Hemisfério direito, hemisfério esquerdo em perfeito equilíbrio. Um racional o outro artístico. A leitura apressada de textos muito complexos perturba essa harmonia que Deus nos deu (aqui os descrentes podem substituir por natureza). Esses textos devem ser lidos muito devagar, bem enquadrados no tempo, bem digeridos bem refletidos e bem conversados… De fato, um grande erro que os jovens cometem é lerem esse tipo de texto e não conversarem com alguém sobre o… Read more »

Rebel rebel
Rebel rebel
14 junho de 2016 1:06 pm

Obrigado pelo link Acid,

Não conhecia mas me parece que a resposta de Buda é bem enigmática…

Serise
Serise
16 junho de 2016 10:44 am

Excelente Acid.

Anônimo
Anônimo
17 junho de 2016 2:27 am

Estou usando esse símbolo há duas semanas em casa, e venho aqui dar a mão à palmatória. FUNCIONA!

Nenhum espírito mau entrou lá em casa. Só não tenho como provar. #chateado.

*
*
4 junho de 2016 11:45 am

Arrependam-se de seus pecados, o fim está próximo.
[agarrem seus amuletos]

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/revistas-science-e-nature-avaliam-publicar-estudo-sobre-virus-mortal

*
*
4 junho de 2016 11:47 am

repentinamente o apocalipse se tornou uma possibilidade real. E nada tem a ver com Deus.

Anônimo
Anônimo
4 junho de 2016 8:47 pm
Serise
Serise
5 junho de 2016 1:44 pm
Anônimo
Anônimo
5 junho de 2016 2:23 pm

Apocalipse, amuletos? Rick Roll it ou Whip it! Whip it up!

https://www.youtube.com/watch?v=j_QLzthSkfM

Anônimo
Anônimo
5 junho de 2016 2:38 pm

Sugestão de post futuro nessa mesma linha, tão eficiente quanto: feitiços sexuais dos tempos sábios antigos. Melhor que Viagra, comprovadamente.

http://super.abril.com.br/historia/feiticos-sexuais-sao-encontrados-em-papiros-egipcios

#ironia

Anônimo
Anônimo
5 junho de 2016 5:33 pm

Calma junho 5,2016 2:38, olha o escândalo! Num vai perturbar criança que acredita e depois pagá o preço! Tem cuidado – uii qui medo- ahhhhh ohhhh (desculpa estou borrado de medo)

Anônimo
Anônimo
6 junho de 2016 11:54 am

Nada disso * .Tava brincando com essa coisa de feitiço, apocalispses e afins e com o desvario de comentarista Fernando que veio ameaçar o descrente rebelde munido da briba citando Mateus 18…

Só posso me borrar de rir com tamanha insanidade…

Fernando
Fernando
6 junho de 2016 12:09 pm

Anônimo: Faça o QUÊ e COMO quiser…

É bom que tu não tenha medo, porque ele só atrapalha mesmo!

Não existe castigo ou punição, é apenas uma lei universal: ação => reação ; causa => efeito.

Faça coisas boas, as consequências serão boas, faça coisas “ruins” e as consequências serão “ruins”…

Simples assim!

Fernando
Fernando
6 junho de 2016 12:14 pm

Em tempo!

“A verdade perturba mais do que a mentira.” (provérbio chinês)

Nielsen
Nielsen
6 junho de 2016 12:37 pm

Vamos iniciar uma corrente de orações pelo comentarista Rebel rebel/ Limão com sal/anônimo.
Almas assim precisam de muita oração.

Anônimo
Anônimo
6 junho de 2016 1:21 pm

Eu vos conheço tão bem… 🙂

Basta conhecer a história antiga e a recente para ver o mal que um bando de trouxa manipulado armado com a verdade pode fazer!

Houvessem nascido em cultura árabe certamente estariam na linha da frente da verdade fundamental – brevemente claro…

E essa sim, Fernando incomoda muita gente – olha os refugiados

————-

Vocês por aqui usam e abusam da falácia da autoridade… Não têm nenhum pensamento original? Vosso?

Calculo que não…

Anônimo
Anônimo
6 junho de 2016 1:30 pm
rebel rebel
rebel rebel
10 junho de 2016 11:56 am

“…e de querer mostrar a verdade pros outros, é caso de psicólogo.”
————-
Mas pra poupar um monte de mimimi, vou te dar o diagnóstico logo: isso se chama estupidez.
—–

R: Agora fiquei convencido. Que nível! Que espiritualidade! onde está o hater agora?

P.S Pode escrever o que quiser que não vai ter resposta. Estou lá em cima e não vou descer não… não sou missionário 🙂

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.