LUTERO

Assisti ao filme Lutero, infelizmente na única sessão do dia, às 9h da noite (ou seja, não interessa passar um filme contra os abusos da Igreja Católica no país com o maior número de católicos do mundo). Um filmaço que faz jus ao esforço de Martinho Lutero, um homem que, por amor aos ensinamentos de Jesus, foi contra a máquina de lucrar (e matar) da Igreja Católica (equivalente hoje a um homem ir contra os interesses diplomáticos dos EUA). Mas ele não foi contra a instituição da Igreja (afinal, ele era padre!) mas contra os abusos dela, particularmente quanto à venda de indulgências e a manipulação pelo terror.

martin lutero

Muitos dirão: “Ok, essa época passou, os tempos são outros, vamos virar essa página da história”. Mas será que Lutero, se vivesse hoje, ainda teria o que reformar? O que ele diria se visse o protestantismo, que cobra 10% de tudo o que a pessoa ganha (bruto!) como dízimo? E os evangélicos, então, com suas “ofertas” dominicais que podem ser até em cheques ou jóias? E a Igreja Católica que, de dentro da sua Basílica de São Pedro continua (como sempre esteve) mais interessada em questões políticas e econômicas do que com questões religiosas? Vamos cair na real: Quantas vezes vocês viram a Igreja Católica colocar os ensinamentos de Jesus em prática? Ou botar a filosofia de Jesus pra trabalhar? Eu só vi UMA vez, na época da invasão do Iraque, quando o Papa deu o maior fora em Bush (e eu aplaudi o Papa por isso), mas depois disso o clima foi conciliatório, não há pronunciamentos contra, não há um rompimento da igreja contra esse monstro, não há nem mesmo um comprometimento contra os abusos dos padres pedófilos dos EUA (ao contrário, foi divulgado um documento do Vaticano instruindo os padres a abafar o caso!!!). Será que isso não dá nojo naquelas velhinhas que vão à Igreja? Talvez elas argumentem “quando vou na Igreja, é entre eu e Deus, não tem nada com a instituição católica”. E por que raios precisam ir a uma Igreja? Fiquem em casa, orem a Deus, e Deus com certeza as ouvirá. Foi exatamente isso que Jesus falou, caramba!!!

E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Mat 6:5-6

Alguns pontos de Lutero, expostos nas 95 teses que ele afixou na porta da Igreja, em 1517:

• A única coisa que salva o homem é a fé. Sem ela, de nada valem as obras de piedade, os preceitos e as regras. O homem está só diante de Deus, sem intermediários: Deus estende ao homem sua graça e salvação; o homem estende para Deus sua fé.
• O Papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones, nem pode redimir culpa alguma.
• A opinião de que as indulgências papais são tão eficazes ao ponto de poderem absolver um homem mesmo que tivesse violentado a mãe de Deus, caso isso fosse possível, é loucura. Afirmamos, pelo contrário, que as indulgências papais não podem anular sequer o menor dos pecados veniais no que se refere à sua culpa.
• Os cânones penitenciais são impostos apenas aos vivos; segundo os mesmos cânones, nada deve ser imposto aos moribundos. Essa erva daninha de transformar a pena canônica em pena do purgatório parece ter sido semeada enquanto os bispos certamente dormiam.
• Pregam doutrina humana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando (do purgatório para o céu). Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, podem aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
• Deve-se ensinar aos cristãos que, se não tiverem bens em abundância, devem conservar o que é necessário para sua casa e de forma alguma desperdiçar dinheiro com indulgência.
• Deve-se ensinar aos cristãos que, se o Papa soubesse das exações dos pregadores de indulgências, preferiria reduzir a cinzas a Basílica de São Pedro a edificá-la com a pele, a carne e os ossos de suas ovelhas.
• Deve-se ensinar aos cristãos que o Papa estaria disposto – como é seu dever – a dar do seu dinheiro àqueles muitos de quem alguns pregadores de indulgências extraem ardilosamente o dinheiro, mesmo que para isto fosse necessário vender a Basílica de São Pedro.

Por isso a Igreja não tem função, o Papa é um impostor, a hierarquia eclesiástica, uma inutilidade. Outra idéia de Lutero era o livre-exame. A Igreja era considerada incompetente para salvar o homem; por isso sua interpretação das Sagradas Escrituras não era válida: Lutero queria que todos os homens tivessem acesso à Bíblia (por isso a traduziu do latim para o alemão, uma coisa tão revolucionária e pioneira que a bíblia se tornou um padrão para a língua alemã). Todo homem poderia interpretar a Bíblia segundo sua própria consciência, emancipando-se no plano da ideologia religiosa.

Graças ao pioneirismo de Lutero vocês hoje podem ler a Bíblia em seu próprio idioma, porque não era (e acredito que ainda não seja) interesse da Igreja (nenhuma delas) que as pessoas APREENDAM os ensinamentos de Jesus, porque Jesus não pregava numa Igreja, não fundou uma religião, falava a linguagem simples do povo, tratava a todos da mesma forma, com muito amor, sem hierarquias, sem “dar uma de gostoso”, sem isso de ser melhor que ninguém, de ser dono da verdade, sem pedir dinheiro e ainda criticando quem associava dinheiro à fé das pessoas (ei, isso me lembra algumas Igrejas ou Templos…).

Certo, eles não podem mais esconder a Bíblia por trás de uma língua difícil como o Latim ou o Grego, mas o fazem com péssimas traduções, como a tradicional João Ferreira de Almeida. Traduções que não ajudam a captar o sentido transcendental, metafísico e filosófico dos ensinamentos de Jesus, a começar pela tradução de como Jesus chamava a Deus: trocaram “papai” (Abba) por Pai, em maiúscula… um Deus distante e temeroso, muito diferente do papai que é só amor e ao qual devemos nos entregar com inteira confiança, como quando o papai nos embala no colo, quando crianças…

lutero mascara
Máscara mortuária de Lutero

Sim, Lutero não era santo. A nobreza alemã viu nele uma forma de manter-se longe das garras da Igreja Católica (lembram-se das suas aulas sobre Feudalismo?) e os camponeses viram nessa reforma a chance de romper as barreiras sociais, onde todos os homens seriam iguais não só perante a Deus mas também aos outros homens. Só que não foi dessa vez, e o próprio Lutero repudiou este levante de forma dúbia, sempre contra o uso da força, mas virando as costas para os camponeses que buscavam seu apoio. Mais de 100 mil camponeses foram mortos. Devemos sempre repudiar o erro, de onde quer que eles venham, mas devemos ver que a situação de Lutero não era das mais fáceis: havia pressão da Igreja Católica, que queria sua cabeça, pressão dos nobres, que o defendiam da Igreja, e pressão dos camponeses, que queriam pôr em prática a reforma em toda a sua extensão, física e metafísica. Sem falar que declarações anti-semitas de Lutero foram combustível para promover o ódio dos nazistas aos judeus.

Em ótimo artigo do arcebispo emérito de Maceió, Dom Edvaldo G. Amaral, encontramos:

Disse alguém, com um pouco de acrimônia, que Lutero foi o adubo que a Providência Divina escolheu para fazer a árvore da Igreja tornar-se outra vez viçosa e cheia de vigor. Por dois séculos, ouviu-se na cristandade o clamor: “Reforma na cabeça e nos membros!”
(…)
Foi graças à provocação, aos erros doutrinais e desmandos morais do agostiniano da Saxônia, que a Igreja de Jesus, no início da Idade Moderna, encontrou finalmente o caminho de sua purificação e santificação. A personalidade complexa de Martinho foi assim traçada por um historiador sério e isento: extraordinária força de imaginação – veemente paixão em todas as suas ações e empreendimentos – ternura de afetos – praticidade de organização – linguagem virulenta e vulgar, sobretudo em seus escritos da mocidade – sensibilidade poética e musical, que o acompanhou desde a infância em Eisleben – arroubos místicos e ódio implacável ao Papa e a tudo que fosse romano – sugestionabilidade e teimosia – exaltações e depressões – pavor doentio do diabo e da condenação eterna, de que se julgava merecedor, como chegou a confessar à esposa. Contemplando as estrelas do firmamento, confidenciava-lhe Catarina Bora: “Veja, Martinho, como o céu é bonito” – Ao que ele respondeu: “Sim, mas não é para nós!…”

Referência:
DW – Quem foi Martinho Lutero?;
O Sonho de Lutero;
Site “oficial” de Lutero (inglês)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Bia Valente
Bia Valente
10 abril de 2021 8:38 pm

kkkk como assim onde a igreja católica atua? Conhece os hospitais que a igreja fez? escolas? Isso não é levar Cristo? E Lutero não estava em território dominado pela católica, foi incentivar sim a morte de 100 mil camponeses anabatistas, que entre todos as outras vertentes só queria um pedaço de terra pra todo mundo.

tiza
tiza
8 março de 2005 4:09 pm

Preencha o espaço em branco com atenção, lembre-se do que vc já s sabe , e boas novas !
“- ……. tú me amas ?
– sim mestre.
-Apascenta então minhas ovelhas.”
Religar é isso ! bjos minino buxudo , e não saia dos 99% a toa.

Radical acho que entendi mal o que vc falou ,desculpas tá?

Victor Hugo
Victor Hugo
9 março de 2005 9:07 am

x-builder (A Igreja católica não foi fundada por Pedro. Está em qualquer livro de história que a Igreja Católica foi fundada pelo Imperador Constantino em Roma!!!!) Caro x-builder, O Cristianismo, religião fundada por JESUS CRISTO (1 a 33 d.C.) na Palestina, propagou-se pelas províncias do Império Romano baseado nas idéias de igualdade de todos perante Deus, na humildade, no amor ao próximo e na salvação após a morte. Os cristãos eram rigorosamente monoteístas e se recusavam a cultuar o Imperador e os demais cultos pagãos. Por isso, foram muito perseguidos pois sua fé em Deus era vista como uma ameaça… Read more »

x-builder
x-builder
9 março de 2005 10:20 am

Vitor, achei 10 a explicação. Só que eu entendo como igreja católica a “oficialização” da igreja crista como aceita em roma.

x-builder
x-builder
9 março de 2005 10:25 am

Vitor, acredito em Deus sim, mas eu particulamente nao acredito na bíblia, mas respeito quem acredito. Tenho religião tb, mas mesmo a religião que sigo como todas as outras tem muitas falhas, portanto costumos discernir o que é interessante para mim e o que não é.

Anônimo
Anônimo
9 março de 2005 12:26 pm

Puxa,Vitor Hugo até que enfim um católico convincente e culto para fazer a boa defesa .Tava me sentindo um Ianque no Iraque….
Racionalizou !!!!valeu.abraços ,tiza

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 março de 2005 12:44 pm

Sobre Agostinho e Aquino eu não tive tempo para pesquisar suas obras, mas um dia o farei (por sinal, soube que são obras bem metafísicas, que não foram bem aceitas pela igreja da idade média).

Bem, ainda continuo achando que Jesus não fundou religião alguma (ele não era um dissidente do judaísmo, tanto que Tiago e Pedro continuaram o cristianismo dentro da tradição judaica), mas isso é besteira. O importante é botar em prática o que ele nos ensinou.

M. RODRIGO
M. RODRIGO
21 março de 2005 4:50 pm

É UMA MENTIRA DIZER QUE AIGREJA CATÓLICA FOI FUNDADA POR CONSTANTINO.ANTES DE CONSTANTINO SER IMPERADOR,AS PERSEGUIÇÕES JÁ TINHAM ACABADO.
E SE A IGREJACATÓLICA FOI FUNDADA POR CONSTANTINO,O QUE ACONTECEU COM OS CRISTÃOS NÃO “CATÓLICOS” SERÁ QUE VIRARAM TODOS PAGÃOS?
TALVEZ OS CRISTÃOS PRIMITIVOS VOLTARAM AO JUDAÍSMO OU SUAS PRÁTICAS PAGÃS OU DESAPARECERAM DO MAPA E DEPOIS DISSO SURGIU O CATOLICISMO.
FALANDO SÉRIO, AIGREJA CATÓLICA FOI FUNDADA POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO QUANDO ELE DISSE A PEDRO:”PEDRO TU ÉS PEDRA E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA”. FIQUEM EM PAZ!!!

x-builder
x-builder
21 março de 2005 4:58 pm

Quando a igreja católica foi fundada, Pedro já devia estar morto a muito tempo, ela foi fundada em 300 ou 400 anos depois de cristo. Acho que existe uma diferenca entre igreja cristã primitiva muitas vezes citadas pela biblia. (se nao me engano no apocalipse tem algumas referencias) e a igreja catolica fundada por constantino . Em qq livro de história tem isto.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 março de 2005 5:04 pm

Não, a igreja católica não foi fundada por Jesus e não há retórica no mundo (nem gritos) que possam mudar isso…

Victor Hugo
Victor Hugo
21 março de 2005 9:18 pm

Concordo contigo saindo da matrix…

No mundo não há ninguém que prove, certas coisas só são entendidas pela fé. E é possível ter experiências sensíveis da fé…
Os gritos são muito barulhentos, Deus se mostra no silêncio!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
31 março de 2005 3:24 pm

A revista alemã (sempre eles) Der Spiegel publicou um artigo onde não poupa munição contra o Papa das contradições.

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2005/03/31/ult2682u17.jhtm

O mais interessante é que foi todo baseado em fatos. Uma ótima oportunidade para os jovens observarem, em retrospectiva, no que foi se tornando (de novo) a Igreja de Roma.

tiza
tiza
1 abril de 2005 2:45 pm

“Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas.Não vim para os abolir ,mas sim para levá-los à perfeição.Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra,antes que desapareça um jota,um traço dalei. Aquele que violar um destes mandamentos,por menor que seja, e ensinar assim aos homens,será declarado o menor no Reino dos Céus.”(Mateus 5; 17,19) “Ao entardecer, dizeis: haverá bom tempo porque o céu está rubro. E pela manhã: hoje haverá tempestade porque o céu está vermelho-escuro. Sabeis, portanto, discernir os aspectos do céu e não podeis reconhecer os Sinais dos Tempos?” Saudades do bloguinho…. “O… Read more »

tiza
tiza
1 abril de 2005 3:32 pm

O ex-Papa voltou para dar conta de seus atos….agora é com quem continua aqui.Que Deus nos abençõe.

Rodrigo
Rodrigo
20 abril de 2005 11:33 am

Sobre o comentário de a igreja ter sido fundada por constantino,existe algum documento que prove isto?Como por exemplo a data da Festa solene de inauguração e que tenha a assinatura de Constantino como fundador já que o império Romano era bem extruturado e levava sério as coisas. Quando os portugueses chegaram ao brasil o chamaram de terra de santa cruz e somente depois que passou a ser chamado de Brasil.Indepemdente do nome os livros de história dizem que o Brasil foi descoberto quando os portugueses chegaram pela primeira vez no litoral da Bahia. Existem muitos exemplos que se preciso for… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 maio de 2005 9:29 am

Será que Cristo concorda ou não com esses conflitos existentes entre a Igreja Católica e as protestantes? Acho tudo isso uma forma de política espiritual, com o fim específico de lucro. Ora… se o Deus é único, escola ti a sua melhor maneira de chegar a ele.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 dezembro de 2006 10:57 am

Parece que nem tudo no filme Lutero é verdade… aliás, segundo este texto do Marcos Libório, “Lutero, o filme: uma boa e grossa mentira”, quase nada reflete a verdade.

Victor Hugo
Victor Hugo
9 março de 2005 7:47 am

Saindo da Matrix

PARABÉNS PELO SITE!!!!
AQUI SE ENCONTRA UM ACERVO MUITO GRADE DE QUESTÕES INTERESSANTÍSSIMAS E POLÊMICAS!!!

VOCÊ JÁ PUBLICOU ALGO SOBRE SANTO AGOSTINHO E SAO TOMAS DE AQUINO???

MAIS UMA VEZ MEUS PARABÉNS!!!!

Victor Hugo
Victor Hugo
9 março de 2005 7:40 am

x-builder

Você acredita em Deus? Acredite que a Bíblia é um livro sagrado?Tem alguma religião?

Victor Hugo
Victor Hugo
9 março de 2005 7:34 am

Saindo da Matrix Cristo Meu caro, não ensinou uma filosofia. Ele não foi um filósofo. Ele é Deus feito homem. Ele nos revelou a Verdade sobre Deus, e não um sistema filosófico. Mas as Verdades da Fé são dirigidas à inteligência. A Fé é um ato da inteligência que aceita a verdade que Deus revelou, ainda que ela esteja acima da compreensão humana. Por isso, Cristo disse a seus Apóstolos: “Ide e ensinai”. E o amor é também algo que se entende. Transformar a religião apenas em amor, em caridade, é liquidar a Fé que é uma virtude intelectual. Ninguém… Read more »

Subramanian
Subramanian
13 janeiro de 2005 10:05 am

Sempre tive problemas com a igreja católica; desde pequeno eu me impressiono com quão entranhada pelo homem ela é. A organização é humana, os preceitos são humanos, as distorções são todas humanas. Mas um dia eu conheci algus católicos, devotos, sinceros, e fiquei mais impressionado ainda com eles. Eles irradiam luz; são protegidos por entidades lindas; e são exemplos de tolerância e amor. Vocês já assistiram uma palestra do Leonardo Boff? Eu já. Nem o conhecia, fui ver o outro palestrante, Rubem Alves. O Leonardo Boff tem uma luz que eu só vi em Swamis, até hoje. Mas, claro, o… Read more »

Victor
Victor
13 janeiro de 2005 11:55 am

Só é válido lembrar que gente boa e gente podre tem em todo canto, não só nas igrejas. Quem vai dizer que não há centro espírita, templo budista e etc e tal cobrando por sessões mediúnicas? Logicamente o caso de algumas igrejas e filosofias são absurdas demais e isso é nojento, mas acho que a fé que os fiéis de bem também opera “milagres”, pois como nós sabemos e lemos aqui também, não importa a religião, né mesmo?

Luciana
Luciana
13 janeiro de 2005 12:52 pm

Muito bom o texto.
Isso me fez refletir que muitas instituições religiosas prometem o céu e a terra com a cobrança das indulgências, ou seja, já vi muito fiel frequentando igreja para melhorar a situação financeira; certas igrajas usam descaradamente trechos da Biblia com a interpretação com vistas ao enriquecimento financeiro. Sinceramente, para mim isso é a profanação do templo moral e espiritual e o retardamento da evolução do espírito.
Acid, se você tiver a oportunidade, gostaria que escrevesse a respeito.
Que o papai do céu te abençoe.

Radical Chic
Radical Chic
13 janeiro de 2005 4:08 pm

Eu escrevi +/- o mesmo que a Hellen, no Orkut… o tema era “Rezar para Deus”. Eu sempre senti Deus dentro de mim e nunca entendi pq as pessoas tinham que ir à igrejas para encontrá-lo. Eu ria por dentro qdo minha família atéia me ensinava alguns conceitos, pq diziam não acreditar em Deus, mas eram super cristãos… eles também tinham Deus (na minha concepção) dentro de si… mesmo sem dar nenhum nome ao que sentiam. Não vejo sentido em brigas religiosas… pq pra mim, o Deus de todo mundo é o mesmo. Brigar pra quê, se “todos os caminhos… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
13 janeiro de 2005 6:52 pm

Oi. Conheci o seu blog por intermédio de um amigo. Sempre que tenho tempo, eu espio o seu espaço virtual. Acho legal a maneira critica de como vc escreve sobre os assuntos. Quanto ao assunto do maremoto e a solidariedade mundial, eu me revolto com a população brasileira. Posso estar sendo egoista, mas acho um absurdo fulanos e fulanas doarem mantimentos para as vitimas desta catastrofe enquanto que embaixo de suas narinas existe um bando de necessitados que são tratados como ninguém. As pessoas preferem até ignorar uma coisa entristecedora que acontece debaixo do seu própio nariz. Tanta gente passando… Read more »

julio assis
julio assis
13 janeiro de 2005 6:57 pm

Acid, vc conhece a história dos “CÁTAROS”?
Não sei porque lendo seu texto lembrei dele.

http://www.vidhya-virtual.com/Vidhya4/cataros.htm

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 janeiro de 2005 8:09 pm

Oi Victor! Pode até parecer, mas eu não tenho de certas religiões em favorecimento de outras não. Outro dia escrevi aqui no blog indignado porque o templo budista estava cobrando “aulas de meditação” e por isso eu não podia ir até o templo meditar um pouco, de graça… O que Buda acharia disso? E a federação espírita, que cobra caro pelos livros de Chico Xavier (que nunca cobrou nem um centavo pra si mesmo) e não os coloca de graça pra leitura na internet??!! Já falei isso aqui também. Onde tem ser humano, haverá luz e trevas. Não existe iluminação… Read more »

Andrei Punt el
Andrei Punt el
14 janeiro de 2005 12:57 am

Olá Acid, olá pessoal. Curioso, estava discutindo esse mesmo assunto agora há pouco… Acredito que toda religião institucionalizada tem três momentos: No primeiro, um espírito superior traz à tona um conjunto de conceitos importantes e eternos, uma autêntica revelação, oriunda de esferas superiores ou de almas elevadas. No segundo, um grupo bem intencionado tenta construir uma ordem laica baseada naqueles conceitos revelados (e a porquinha começa a torcer o rabo). No terceiro, pessoas sem nenhuma afinidade com aqueles conceitos vêm neles a chance de assumir controle político de uma comunidade. E aí tudo vai por água abaixo. Manipulação, mentira, e… Read more »

Marcelo
Marcelo
14 janeiro de 2005 8:56 am

Olá, muito bom ter conhecido este blog! Falando em Lutero, em Igreja Católica, gostaria de sugerir o filme chamado Em Nome de Deus (The Magdalene Sisters) – 2002 , caso ainda não tenha assistido. O filme é baseado em fatos reais, e retrata a vida de três jovens num Convento, no qual foram mandada para lá por seus famíliares para “pagarem os seus pecados”. É um filme bem pertubador, polêmico, que demonstra mais um pouco do comportamento católico.

abraços.

“love will lead us”.

José Eduardo Q. de Oliveira
José Eduardo Q. de Oliveira
28 fevereiro de 2005 5:39 pm

Não consigo saber quem escreveu esta crítica, foi muito boa! Parabéns, bom mais é uma crítica que nos faz pensar naquilo que Lutero fez para o bem de uma religião, e por outro lado que nos faz reflitir com mais profundidade naquilo que consideramos como religião e também pensarmos se estamos vivendo Deus da forma que ele tanto quis imprimir nas pessoas…

Servo de Cristo
Servo de Cristo
1 março de 2005 5:59 pm

Verdade! Cristo não fundou nenhuma religião, sequer disse aos judeus que deveriam deixar de serem judeus para se tornarem cristãos. Porém a Igreja(de Cristo) representa o Povo de Deus e “felizmente” tudo que é obra de mãos humanas terá erro. Isso para que o homem não confie em outro homem em nem em nada que há no mundo! Aqueles que querem levar a vida “cristã” devem compreender o que significa “Igreja”, e verá a necessidade de caminhar junto a outros irmãos, pois no dia da 2ª Vinda do Senhor seremos cobrados: ” O que fizeram pela minha Igreja? pelos seus… Read more »

Victor Hugo
Victor Hugo
8 março de 2005 1:51 pm

A Crítica que fizeram a igreja católica é pessima Cristo não criou uma filosofia (“botar a filosofia de Jesus pra trabalhar?”)
Quem hoje defende os direito humanos? A igreja é Contra o aborto, contra a Eutanásia.
Lutero estava certo em sua idéia de reforma a Igreja só errou em fundar outra. Cristo fundou a igreja Pedro tu eis pedra e sobre essa pedra edificarei a minha igreja.
O dízimo é bíblico.
O homem é por natureza coruptível a igreja não!!!
Só vejo equivocos nessas crítica…
Por favor antes de críticar ao menos estude!!!!!!!!!!!!!!!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
8 março de 2005 2:39 pm

Estudar essas frases de efeito que a Igreja usa para justificar suas abominações? Tenha dó! Eu normalmente respeito a Igreja como veículo para a expansão para a palavra de Jesus (por bem ou por mal). Mas daí a aceitar goela abaixo os dogmas delas vai um loooongo caminho. A Igreja católica é baseada em Paulo, e não em Pedro. Tudo o que Pedro tinha era um abrigo para indigentes, e não uma Basílica suntuosa. No Apocalipse vamos a grande Meretriz, que se vendeu e se embriaga no sangue de seus santos (quem tiver olhos de ver que veja)… PS: A… Read more »

x-builder
x-builder
8 março de 2005 4:29 pm

A Igreja católica não foi fundada por Pedro. Está em qualquer livro de história que a Igreja Católica foi fundada pelo Imperador Constantino em Roma!!!!

x-builder
x-builder
8 março de 2005 4:36 pm

“O dízimo é bíblico”

Victor, a torah hebraica tinha força de constituição para o povo hebreu. A religião e a política do país era uma só. O Dizímo era um imposto na época, tinha a ideia de ajudar os menos necessitados. Hj, o dízimo é resultante de uma distorçao tremenda sofrida dolosamente pela Igreja Católica na idade média com intensões puramente financeiras….

tiza
tiza
13 janeiro de 2005 1:34 pm

O próprio sonho de Lutero , se o tem em alta estima e confiança esclarece que não serão INSTITUIÇÕES humanas que levarão os homens ao conhecimento de DEUS .A Bíblia deixa bem claro quando define a FUNDAÇÃO QUE É PEDRO e o porque dêle conhecer o verdadeiro alicerce da igreja verdadeira : ” TÚ ÉS O CRISTO , O FILHO DE DEUS VIVO.” E disse-lhe jesus “Feliz és tú , Pedro ,porque não foi por sabedoria humana que dissestes quem SOU EU ,MAS RECEBESTES ESTA REVELAÇÃO DE MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.” Nenhum homem pode dar a outros o… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.