O TEMPLO DE SALOMÃO

Basil Poledouris – Mountain of Power procession

O Templo de Salomão foi o primeiro Templo em Jerusalém, e funcionou como um local de culto religioso judaico central para a adoração a Javé, Deus de Israel, onde se ofereciam os sacrifícios conhecidos como korbanot. Era nele que ficava a Arca da Aliança. Esse Templo foi destruído totalmente por Nabucodonosor II da Babilônia, em 586 a.C., e consequente escravidão dos judeus pelos babilônios. Após essa época, os judeus voltaram e construíram no mesmo lugar um segundo templo, o qual foi destruído pelo imperador assírio Antíoco Epifanes. Em 4 d.C. o Rei Herodes, querendo agradar os judeus reconstruiu o templo, que foi mais portentoso que os dois primeiros. Foi este onde Jesus pregou e previu sua destruição, que aconteceu de fato em 70 d.C., pelas mãos dos romanos, por conta da Grande Revolta Judaica.

Templo de Salomão SP

Hoje tudo o que resta do Templo de Salomão (em sua terceira encarnação) é o Muro das Lamentações, usado por judeus ortodoxos como lugar de oração.

Agora uma denominação evangélica pretende construir uma réplica do Templo de Salomão no distrito do Brás, em São Paulo. Com capacidade para receber 10 mil fiéis, o templo não será de ouro e prata, como o original, mas promete ter detalhes iguais ao do antigo santuário, inclusive com pedras trazidas de Israel. O Templo irá ocupar um quarteirão inteiro e promete ser maior que a Catedral da Sé, maior igreja católica da cidade. A construção terá 55 metros de altura, o que correspondente a quase duas vezes a altura da estátua do Cristo Redentor. Serão investidos 200 milhões de reais, que virão, claro, da doação dos fiéis.

Me perguntaram porque uma religião cristã precisa buscar no judaísmo a inspiração para ser o local mais importante de congregação deles, e logo lembrei que é porque o cristianismo historicamente NÃO TEM UM TEMPLO FÍSICO. A rigor, Jesus não fazia diferenciação de sua doutrina, que era aberta a todos, em especial os judeus, e por isso ele procurava o local de congregação tradicional dos judeus (sinagogas e o Templo). Busque na Bíblia, e você verá que Jesus nunca deu importância ao aspecto físico de Templos ou lugares de oração, mas (ironicamente) era muito sério quanto a transformar um templo de oração num negócio:

“E falando-lhe alguns a respeito do Templo, como estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse ele: Quanto a isto que vedes, dias virão em que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada”.

Lucas 21:5-6

“Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no Templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derrubou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas; e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio; e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores”.

Marcos 11:15-17

“Protestaram, pois, os judeus, perguntando-lhe: Que sinal de autoridade nos mostras, uma vez que fazes isto? Respondeu-lhes Jesus: Derrubai este santuário, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do santuário do seu corpo”.

João 2:18-21

“Digo-vos, porém, que aqui está o que é maior do que o Templo”.

Mateus 12:6

“E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”.

Mateus 6:5-6

O Templo de Salomão significou uma era de esplendor e orgulho para os judeus. Com isso, os sacerdotes se afastaram, pela soberba, da essência dos ensinamentos da Torah e transformaram a mais importante casa de oração num comércio, vendendo os tais korbanot (tudo em nome do Senhor Javé, claro). E era isso q Jesus criticava quando falava dos Fariseus (cliquem no link e vejam quem são os tão falados Fariseus). E agora vem uma denominação cristã procurando erigir um símbolo da glória (e, consequentemente, da ruína) de uma civilização, algo que simbolicamente pra nós, cristãos, representa o ponto mais alto e ao mesmo tempo o mais baixo de um povo, pois fixou ali, em pedra, a espiritualidade que deveria ser carregada no íntimo (e, especialmente, em nossas atitudes). Isso Jesus nos advertiu. E não podemos negar que isso se tornou uma triste realidade para os judeus por séculos e séculos, onde tiveram de fazer (às escondidas) do seu humilde lar ou porão (mais dramaticamente ainda sua própria alma, quando não dispunham sequer da posse do seu corpo) o seu único santuário.

Não vou dizer que esses 200 milhões seriam melhor investidos em outra coisa, pois seria demagogia (todos nós poderíamos pegar o dinheiro do cinema e dar aos pobres, por exemplo), mas gostaria de lembrar que não conheço nenhuma religião que mobilize seus fiéis de forma tão contundente a construir algo realmente cristão, como um hospital público top de linha, por exemplo, que poderia ser construído e aparelhado com R$ 80 milhões, e mantido (R$ 40 milhões ao ano) com apenas uma fração do dinheiro do dízimo anual dessas igrejas gigantescas. Jesus certamente ficaria feliz.

“Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.

Mateus 6:19-21
0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
98 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Nantilde
Nantilde
22 setembro de 2010 11:56 am

Prezado Ike, meu problema não é de nenhuma maneira com a fé cristã. Se todos fizessem , pelo menos, a metade do que Cristo ensinou a vida aqui na Terra seria um paraíso. Não é que eu não goste da Igreja Católica, na verdade não gosto de nenhuma Igreja. O problema é que fico espantada como o comportamento do alto clero católico não muda desde a Idade Média. Eles que deveriam dar exemplo de desprendimento e bondade vivem uma vida no luxo e de ostentação. ( Aliás, o sacerdote em questão mora num belíssimo apartamento de frente para o mar… Read more »

Carlos
Carlos
25 setembro de 2010 1:09 pm

O Evangelho morreu na Cruz !!!!!!!!

Anônimo
Anônimo
25 setembro de 2010 3:03 pm

Nantilde

“O problema Ike é que vc raciocina como a grande maioria dos católicos : quem critica a Igreja é comunista.”

isso e culpa do Sr Olavo de Carvalho

Camilo Martin
Camilo Martin
25 setembro de 2010 3:17 pm

Premissa 1: Existe uma quantidade muito grande de membros do clero cometendo “pecados” graves (também definíveis como condutas ilegais ou imorais independentes de religião).

Premissa 2: Existem pessoas em outras religiões ou sem religião, cujas condutas morais ou até mesmo “espirituais” (termo sujeito a interpretações) são mais avançadas/evoluídas/corretas do que as de membros do alto clero.

Conclusão: A igreja é uma instituição sem representatividade moral ou espiritual sobre as pessoas dentro e fora dela.

Tautologia: Troll é trooooooll.

tiago oliveira
tiago oliveira
25 setembro de 2010 6:17 pm

estratégicamente os caras estão corretos: eles tem que “mostrar” para seus fiéis para onde a grana está indo. e cada um dos fiéis que ajudaram vai se sentir o máximo, afinal, aquele templo é “dele também”. além disso foi ELE que ajudou a construir pagando seu dízimo.
Desta forma, há uma justificativa para se pedir tanta grana e um contra-argumento aos que denunciam isso.
Agora imagina se os caras embolsarem uns 10 porcentinhos disso..ninguém nem percebe e eles justificam para onde a grana vai..
resumindo: estratégicamente os caras só ganham. Já eticamente…

r
r
25 setembro de 2010 7:45 pm

Copa de 2014 um estádio de 1 bilhão aqui no Rio poderia ser a melhor universidade da história da humanidade,com todos os recursos tecnologicos possiveis…
as metáforas não são reflexos de soluçoes tão bons quanto os problemas…
em uma epoca que desconheciam os problemas aceitavel é uma religiao usar metaforas,mas hoje é preciso edificar diante da realidade…

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
26 setembro de 2010 12:10 pm

Nantilde, “Não adianta ser contra o aborto ( e, olha que eu também sou) e molestar centenas de crianças. Não adianta[…]” Concordo, é claro que o exemplo tem que vir de cima; mas… Se alguém cometeu um aborto, este não poderia então se arrepender e voltar atrás, nessa convicção “tão edificante”?! Um sacerdote da minha Igreja que se arrepende verdadeiramente do seu ato criminoso, não merece o meu perdão cristão?! Não é isso que faria o próprio sacerdote se em condição contrária?! O negócio então é, já que as pessoas fazem esse tipo de coisa mesmo, vamos corroborar e não… Read more »

Camilo Martin
Camilo Martin
26 setembro de 2010 8:26 pm

Quem disse que deus deu alguma autoridade a pastor, padre, papa ou o escambal? Jesus disse tudo o contrário e criticou os fariseus (que agora fizeram um upgrade e são chamados católicos). Tudo bem ele errar, mas que não peça dinheiro pra fundar ou manter sua igreja. Se ele quer se fazer de santinho, receber dinheiro de gente ingênua, sem pagar impostos, acho que ele deveria é ser preso por fráude e formação de quadrilha. Em síntese, se ele fizer boas ações e caridade por esforço prórpio pra mim valerá mil vezes mais que um desses salafrários das igrejas velhas… Read more »

Jak
Jak
26 setembro de 2010 9:05 pm

Agradeço ao Bruno que comentou meu Link lá em cima (desculpe-me também pelo off topic).

Eu pensei em falar mais sobre o texto mas ler as discussões aqui está mais interessante.

abs.

Vim rir tambem
Vim rir tambem
26 setembro de 2010 10:36 pm

é comico… gostaria de ler algo nao tao teorico sobre o tema: “gente nao é coisa de deus” as vezes eu me pergunto pra que vcs discutem tanto sobre toda essa teoria? rsrsrsr… o conhecimento é bom pra nos fazer viver bem e felizes (que é o objetivo da vida na minha concepçao), ao transpassar este conhecimento se torna em pura tortura viver no planeta terra, pq se nos formos ver tudo que acontece e nao rir ate chorar, vamos chorar ate morrer de tristeza ou algo assim… logo eu na minha humilde ignorancia prefiro viver e ser feliz a… Read more »

Vim rir tambem
Vim rir tambem
26 setembro de 2010 10:41 pm

é revoltante, pena que ninguem se revolta !!! rsrsrsrsr…

Anônimo
Anônimo
25 setembro de 2010 9:25 am

outros “sinais do apocalipse” já rolaram muito antes e o mundo ainda ta aqui girando

Reinaldo
Reinaldo
25 setembro de 2010 12:01 am

Veja este link : http://www.lpc.org.br/noticias/627-judeus-ortodoxos-voltam-a-falar-em-construir-o-terceiro-templo-em-jerusalem
Parece que as profecias irão se cumprir mesmo. O quê você me diz disto ?

Nantilde
Nantilde
23 setembro de 2010 3:17 pm

Muito bem dito, Camilo. Acid, quanto ao escândalo do banco, como vc diz, o segundo, as autoridades da Igreja só declaram que estão espantadas e perplexas. Quanta ingenuidade! Aliás, é outra coisa que me impressiona é como a disfarçatez do clero é semelhante –ou a mesma?– de nossos políticos.Na verdade, ambos — clero e políticos– acreditam que todos sofrem de grave problema mental que nos impede de ver claramente a responsabilidade deles em todos estes escândalos. E cá entre nós, Ike quem historicamente tem mania de transformar os outros em carne de churrasco não são os céticos ou ateus, mas… Read more »

Jak
Jak
23 setembro de 2010 9:57 pm

Gastar 200 milhões em um templo inútil…¬¬ e ninguém no Brasil passa fome, todo mundo é plenamente alfabetizado e a água encanada chega a todas as casas.

Não sei se é o melhor lugar para mostrar esse link…mas achei que talvez pudesse ser interessante para o pessoal daqui:

http://www.gazetadigital.com.br/materias.php?codigo=271432&codcaderno=17&GED=6872&GEDDATA=2010-09-23&UGID=4d4c7c1b497f9762ca0ad5b90810dd38

Abs.

Bruno H
Bruno H
24 setembro de 2010 10:08 am

Jak, as obras são realmente muito fortes e, por isso mesmo, muito bonitas. apenas acho que a do Lula, não seguiu o mesmo padrão de fidelidade anatômica que as demais. mas, ainda assim, fora de série. e sobre a censura, bem… estúpida. mesmo que o argumento da OAB fizesse sentido (e não faz!), de que o cara está querendo atingir as instituições por detrás das personalidades, ainda assim, creio eu, o artista tem o total direito de poder esculhambar com o que ele quiser. inclusive com as instituições democráticas, teócraticas, econômicas… o direito de expressão contribui mais com a democracia… Read more »

Anônimo
Anônimo
24 setembro de 2010 11:52 am

Cara Nantilde, “O problema é que fico espantada como o comportamento do alto clero católico não muda desde a Idade Média.” Estudando um pouco a situação da Igreja Católica (Principalmente dos últimos 100 anos pra cá), o que se percebe é, pelo contrário, uma mudança drástica no comportamento desse alto clero. As atitudes condencendentes (de prostração e auto-humilhação) perante o mundo “que jaz no maligno” (E que lhe cospe à face sistematicamente), é que deveriam causar “escândalo” aos justos e àqueles que professam a fé cristã. Acho patético (E até loucura) as pessoas- de um modo geral (Já falei isso… Read more »

Anônimo
Anônimo
24 setembro de 2010 11:54 am

Foi mau. O “setembro 24, 2010 11:52 AM” é o Ike mesmo.

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
24 setembro de 2010 12:17 pm

“Todos falam em nome de Deus, mas não conseguem viver de acordo com os seus ensinamentos[…]” Justo porque é difícil. Seguir caminhando por uma crença-doutrina é tarefa para uma vida inteira, e vai requerer de mim sacrifícios e resignação. E parece que a humanidade atual caiu no “canto-da-sereia” da Nova Era de que “RELIGIÃO NÃO PRESTA!” ou “O QUE IMPORTA É VC ESTAR DE BEM CONSIGO MESMO SEM TER QUE PRECISAR BUSCAR O REFINAMENTO ESPIRITUAL NUMA TRADIÇÃO RELIGIOSA”… Enfim. E mais uma vez vc tende à generalizar a conduta daqueles que se esforçam em “falar em nome de Deus” e… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
24 setembro de 2010 1:36 pm

Relembrando um artigo mui interessante. Política, fé, valores, religião… Acho que pode contribuir um pouco com as coisas que estão sendo ditas por aqui ultimamente.

Quem disse que política e religião são assuntos que não se misturam?! Muito pelo contrário. Um depende do outro e o complementa até.

Não será por que não estamos mais dispostos a essa comparação, a corrupção nessas duas esferas (política e religiosa) tende a crescer cada vez mais, afastando-nos da verdadeira essência política e religiosa?!

???

http://profetaurbano.blogspot.com/2010/05/pela-restauracao-dos-absolutos.html

Abs a todos.

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
24 setembro de 2010 1:41 pm

ADENDO: No lugar da palavra ‘religião’ pode entrar ‘espiritualidade’ numa boa.

Nantilde
Nantilde
24 setembro de 2010 9:03 pm

Ike, leia o seu texto. Vc diz que acha patético que as pessoas clamem contra os valores da Igreja. É aí que mora a contradição : os exemplos de uma parte do clero apontam para uma absoluta falta de valores. Não adianta ser contra o aborto ( e, olha que eu também sou) e molestar centenas de crianças. Não adianta apontar o dedo para o pecado alheio se eles não conseguem enxergar os próprios. O problema Ike é que vc raciocina como a grande maioria dos católicos : quem critica a Igreja é comunista. Posso te asseverar , com toda… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
26 setembro de 2010 11:04 pm

[OFF] Acid, poderia fazer um post p/ a gente discutir sobre os pseudo-artistas que decidiram entrar p/ a política (e que com certeza vão ganhar, infelizmente).

Camilo Martin
Camilo Martin
27 setembro de 2010 6:00 am

@anonimo “Vim rir também”:
Às vezes ser feliz é triste.

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
27 setembro de 2010 5:54 pm

“é melhor ser feliz que ter razao!” É… Viver na ‘ignorância satisfeita’ ou na ‘racionalidade sofredora’? Que dilema, hein?! Prefiro um amálgama das duas vivências. E, caro ‘Vim rir’, uma das coisas que me afastaram de vez dos “IDEAIS SOCIALISTAS” foi quando tive acesso a essa história macabra acontecida (PASMEM!) anteontem em meados dos anos 70. Para aqueles que ainda possuem uma gota de bom senso e dever de honrar-se pelo caminho do bem e da sanidade, para aqueles que ainda acreditam na liberdade do indivíduo e na dignidade do homem, que ainda crêem nos valores que as religiões e… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
1 outubro de 2010 12:02 am

Caro Italo, isso aqui q/ vc disse: “[…]Que viver em familia grande???Basta re-inventar o conceito de familia . Que tal mora todo mundo perto??Ou fazer reunioes mensais??E esse todo mundo não eh so primos e tios,não.Eh primo segundo,primo terceiro.” …Não precisa ser “re-inventado”, já que foi o concenso mundial ao longo dos séculos. Esse conceito de ‘família nuclear’ é que é algo bem recente na história humana (Se não me engano, começou já no fim da revolução industrial e vem sendo usado como justificativa para os engenheiros sociais da Nova Era- Era uma vez uma humanidade). Pena que o Islam… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
1 outubro de 2010 12:25 am

(CONTINUANDO) “[…]e me pergunto porque as pessoas tem 5 ,6 filhos no mundo de hoje[…]” Porque é natural. Essas pessoas não dão muita tréla para os argumentos egoístas e auto-suficientes da sociedade atual. E, da mesma forma que ninguém deveria violar o direito de uma família ser pequena, tb NÃO poderia impedir de uma outra querer ser numerosa. Não reparou que o que vc defende é apenas o outro lado da mesma moeda?! São questões que deveriam ser decididas no âmbito particular, e não público; e sem demagogia. “Se bem que eu acho que com familias menores podemos viver melhor… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
1 outubro de 2010 12:41 am

Michórdia, ” […]é hora de pensar em paz e não em guerra e sofrimento, temos que perder tempo com coisas mais produtivas e não só ficar lembrando de sofrimentos e não fazer nada para procurar a paz.” Concordo. Na teoria é até facil concordar com isso; afinal, quem não quer a ‘Paz mundial’?! Até a miss universo quer. O problema é que o ‘Bem’ NÃO pode se dar o direito de tentar DISSUADIR o ‘Mal’ com o bem que pratica e deseja. E o que si vê de ações no intuito de deter esse ‘Mal’ seguem sempre esse raciocínio perigoso… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
1 outubro de 2010 12:51 am

Vim rir (pra não chorar), “[…]UMA VEZ UM POLITICO INVENTOU DE ROUBAR NA CHINA, ELE TOMOU UM TIRO NA CABEÇA E MANDARAM A CONTA DA BALA PRA FAMILIA PAGAR…” E vc, pelo visto, acha isso muito bacana, correto e justo, né?! Aposto que se ele matasse alguém a golpes de machado, iria, na melhor das hipóteses, pegar uma cana dura de uns 20 anos. Pois é… Roubar, na China comunista (E, pelo visto, aqui também) é mais grave que matar. É o que venho tentando alertar… Essa MEEERRRRRDA!!! de raciocínio invertido (REVOLUCIONÁRIO) é que vem deixando o mundo todo em… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
1 outubro de 2010 12:56 am

“MAS SE AS PESSOAS QUIZESSEM ACABAR COM TUDO ISSO, PODERIAM FACILMENTE O FAZER, É APENAS UMA FALTA DE ESTIMULO, QUANDO A VIDA ESTIVER AMEAÇADA RAPIDAMENTE ISSO ACONTECERÁ”

É. Espero mesmo que os bons e justos se agreguem e formem uma corrente de resistência contra tudo que envergonha a nossa condição humana (Já tão precária e frágil).

Anônimo
Anônimo
1 outubro de 2010 1:09 am

Entre Doutos e Crentes QUANDO SE TEM DOUTORADO: O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum, (Linneu, 1758) isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e restasretilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo… Read more »

billy shears
billy shears
2 outubro de 2010 7:58 pm

off topic; Alguém aí já ouviu falar desse livro? “Codex Giga ─ O Livro Gigante [com quase um metro de comprimento], assim está sendo chamado um misterioso livro medieval, de dimensões gigantescas, escrito por um monge beneditino sobre pele de animal [pergaminho] ilustrado com bizarras figuras demoníacas e contendo fórmulas de encantamentos. Foram necessários dois homens para transportar este que que já é considerado o maior manuscrito medieval do mundo. Ele pode ser visto na National Library, em Estocolmo ─ Suécia. Tem seiscentas páginas, todas feitas de pele de asno. Capa e contracapa, de madeira, são forradas de couro e… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
3 outubro de 2010 12:11 pm

“[…]Livro Gigante contém uma versão completa do Antigo e do Novo Testamentos [excluindo os Atos Apostólos e o Apocalipse].”

Pô, então não é completa.

Marco Antonio Marcon
Marco Antonio Marcon
13 outubro de 2010 7:45 pm

Realmente como é difícil confundir organização para realizar um projeto e ostentação de poder. Isto em nome de um Deus que vê nos mais humildes como seus escolhidos.

MARIA CELIA MAIA DANTAS
MARIA CELIA MAIA DANTAS
4 outubro de 2010 6:54 am

Seu comentario Herois de carne e osso muito bom, meu amigo hoje em dia parece que as pessoas se alimentam da ruina dos outros, o que mais chama atenção hoje não é o bem que voce faz, quem é notoicia são as maldades, crueldades, a falta de caracter, todas as coisas ruins que acontecem no mundo.

italo
italo
30 setembro de 2010 9:36 pm

“O material genético pode até se salvar. Mas a sanidade (E a previdência social) familiar vão ficar em sérios apuros com a ‘militância do ar puro’“. Se bem que eu acho que com familias menores podemos viver melhor em sociedade.PelamordeDeus,chega de tanta gente,ne?? Que viver em familia grande???Basta re-inventar o conceito de familia . Que tal mora todo mundo perto??Ou fazer reunioes mensais??E esse todo mundo não eh so primos e tios,não.Eh primo segundo,primo terceiro.Basta ter um ancestral em comum.Fizemos isso na comemoração de 80 anos de minha avó.Os irmãos e irmãs da velhinha foram para festa ,trazendo juntos seus… Read more »

Vim rir tambem
Vim rir tambem
30 setembro de 2010 2:46 pm

Ike, me diz onde esta a verdade se nao em sua cabeça !!??? pq todos nos queremos saber onde ta escrito alguma verdade !!?? nao existe verdade nem mentira pq vc tem um cerebro pra pensar e descidir por vc proprio se aquilo é certo ou errado, mas se um grande numero de pessoas pensam igual ou nao, ai ja é outra questao, a verdade pra vc é o que a maioria das pessoas pensam, pra mim nao ! a verdade é o que eu acho certo, pelas minhas experiencias… se vc acha mesmo que os graos de areia faz… Read more »

Vim rir tambem
Vim rir tambem
27 setembro de 2010 6:38 pm

rsrsrsr… que paradoxo, ser feliz é triste ??? verdade, deve ser triste para as pesssoas que nao conseguem ser feliz meu caro Camilo. mas…. tudo na vida se resume ao que um homem pode fazer e o que um homem nao pode fazer, como por exemplo meu caro Camilo, vc pode aceitar tudo que esta acontecendo e rir pq tudo isso é tao “…” (dificil de descrever), bizzaro talvez, ou vc pode viver triste pq tudo isso acontece do mesmo jeito e nao podemos e (“NAO FAZEMOS”) nada mesmo. vc pode aceitar tudo isso e mesmo assim ser feliz ou… Read more »

Nantilde
Nantilde
27 setembro de 2010 10:26 pm

prezado Ike, primeiramente volto a afirmar : os valores cristãos são sublimes e se fossem devidamente observados o paraíso seria aqui na Terra. Mas, é justamente aí que o bicho pega: todos deveriam observá-los, mas não o fazem e entre os que não o fazem estão justamente os que vivem de sua pregação. ( quando digo vivem é mesmo no sentido literal : casa, comida e roupa lavada às custas dos fiéis). Como eu também já te disse não tenho nada contra a Igreja Católica , tenho contra qualquer fé institucionalizada, com um clero militante e parasitário. Toquei no assunto… Read more »

Geninha
Geninha
28 setembro de 2010 11:25 am

Cadê o post novo? 🙂

Michordia
Michordia
29 setembro de 2010 8:56 pm

Desculpem, mas o judeus se apegaram tanto ao que aconteceu no holocausto que se esqueceram de evoluir espiritualmente.
A fila já andou faz tempo.

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
29 setembro de 2010 9:14 pm

Então tá, cara Nantilde. Parece que isso não tá rendendo mais. Mas: “[…]Mas, como ele não existe todas as desgraças que ouvimos sobre ela procedem unicamente dos vícios de seu próprio clero.” Com que bases vc afirma isso?! —- Vim rir (Pra não chorar), “[…]nao existe verdade nem mentira, sua mente é que faz as coisas assim[…]” Aaaah… tá. É cada um com seu critério moral, intelectual, espiritual… Isso é realmente bem gostoso pra aqueles que não suportam a ideia de que a verdade das coisas e dos fatos pode ser conhecida. Isso q/ vc diz não é a essência… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
29 setembro de 2010 9:36 pm

Michórdia, “Desculpem, mas o judeus se apegaram tanto ao que aconteceu no holocausto que se esqueceram de evoluir espiritualmente.” Desculpe, mas PQP! Quer dizer então que o lançe é esquecer a história?! ‘Bola pra frente, que atrás não vem mais nazista atrás da gente’. Mais não é exatamente isso o que a sociedade “atualizada” vem fazendo, NEGANDO SISTEMATICAMENTE os acontecimentos mais escabrosos dela própria?! Recordar incansavelmente o Holocausto (Que não foi apenas contra os judeus), é um FAVOR que esse povo faz ao resto da humanidade, justamente para que essas coisas monstruosas NÃO se repitam mais no mundo. Mas, como… Read more »

italo
italo
29 setembro de 2010 10:11 pm

Sobre a diminuição da população mundal….Vou lançar a campanha “Quero minha arvore ja!!!!“.Agora sou militante do partido dos sem-arvores, sem-grama e sem- bichinhos!!!
Fala serio, a cidade so faz crescer e inchar.Cade o verde??.Ja chega de tanta gente.
Parem de se reproduzir feito ratos!!!!!!!Basta dois filhos para que seu material genetico esteja são e salvo!!1

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
30 setembro de 2010 12:25 am

Ô Italo, O material genético pode até se salvar. Mas a sanidade (E a previdência social) familiar vão ficar em sérios apuros com a ‘militância do ar puro’. “Cade o verde??.” Tá tudo concentrado no PV e no GREENPEACE (Inclusive, si eu fosse vc, entrava logo pra essa Ong milionária que adora furar navio petroleiro pra salvar as baleias e os pinguins do mundo capitalista e-claro!- malvado). Santo parodoxo Batman! O fato de todo mundo tá vivendo espremido nas grandes metrópoles mundiais, não significa de modo algum que não existe espaço de sobra (E muita graminha e árvore tb) pra… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
30 setembro de 2010 12:38 am

Nêgo vê eu falando essas coisas, pensa logo que eu sou um amante do concreto armado; logo eu que me identifico tanto com o ‘Richard da TV’ e aquele falecido homem-crocodilo (Steve Irvin); logo eu que ainda me fascino em pegar abelha e aranha com a mão, observar as formiguinhas trabalhando; logo eu que tenho meu sonho de fincar uma residência dentro do mato ao lado de uma bela cachoeira, plantando minha hortinha orgânica; logo eu que tô projetando um ‘banheiro ecológico’ aqui em casa e um coletor de água da chuva; logo eu que tô me esforçando ao máximo… Read more »

Michordia
Michordia
30 setembro de 2010 11:36 am

Prezada Ike, Olhe para trás e veja na história desse nosso mundo quantos povos sofreram nas guerras. Nem por isso ficam incansavelmente relembrando isto. Não vejo isso como favor, mas como uma política masoquista de quererem sempre se fazer de vítmas e como eu disse perdem a chance de evoluirem espiritualmente. A fila já andou sim e é hora de pensar em paz e não em guerra e sofrimento, temos que perder tempo com coisas mais produtivas e não só ficar lembrando de sofrimentos e não fazer nada para procurar a paz. “Mas, como esse mesmo mundo parece que optou… Read more »

Martyn
Martyn
18 maio de 2011 11:32 am

moises um ladrão ???

Nassim Haramein – 4.0 Cruzando el horizonte de sucesos- Descubriendo el misterio- 2de5

http://youtu.be/FerGaZDaekQ

Karla
Karla
17 setembro de 2010 10:54 am

Acid, mudando de saco pra mala (estou escrevendo neste post mesmo pq não encontrei nenhum outro no site falando do tema), vc já ouviu/leu a respeito dos “bilderberg”?

Gostaria de ler um post aqui a respeito.

Vi o assunto em outro blog, mas me pareceu confuso e apelativo de mais.

Este é o link:

http://holosgaia.blogspot.com/2010/06/bildeberg-ditadura-planetaria-e.html

Fico no aguardo.

Abraço,

Karla

Anônimo
Anônimo
15 setembro de 2010 2:15 pm

Quando fiquei sabendo que a IURD iria fazer uma cópia do Templo de Salomão, pensei em duas coisas:
1) existe algum motivo para a pedra fundamental ter sido lançada em 04/agosto, às 16:00 ?
2) qual é a opinião da comunidade judaica sobre a construção dessa cópia ?

Acid
Acid
15 setembro de 2010 2:55 pm

Será algo a ver com geometria sagrada? 04 – 08 – 16?

Seeker
Seeker
15 setembro de 2010 5:02 pm

“[…] então, a reconstrução do templo de Salomão sobre o Monte do Templo poderá começar. No entanto, desta vez, “o Senhor construirá a Casa”. Esse será o templo do Anticristo e está mais próximo a cada dia.”

Anônimo
Anônimo
15 setembro de 2010 6:50 pm

Próximo Alvo dos Terroristas

Bruno H
Bruno H
15 setembro de 2010 6:59 pm

blá.
estão a fazer algo aqui em curitiba, a mesma IURD, parecido.
claro que, com as devidas proporções que a cidade permite.
o triste é que será instalado onde antes funcionava uma fábrica de chás.

e eu, sinceramente, prefiro chá.

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
15 setembro de 2010 7:13 pm

O que vcs acham do fenômeno evangélico chamado Igreja Mundial do Poder de Deus e da figura do “apóstolo” Valdemiro Santiago?

O que vem ocorrendo nessa nova denominação protestante me parece, digamos… bem intrigante.


E da onde vem essa onda retórica (Parece que virou moda) de que “Religião não vale nada!”, “Deus não tem religião!”, “O que importa é seguir à Deus, sem Religião!”?…

Saudações tricolores e 2 a 1 em cima do coringão hoje (Porque sou bonzinho).

Coringa
Coringa
16 setembro de 2010 1:32 am

Esta matéria me lembra a passagem bíblica sobre ‘os mercadores do templo’…hummm…ou será que era o ‘templo dos mercadores’…bem, deixa pra lá…The Show Must Go On…podem correr as sacolinhas!

Camilo Martin
Camilo Martin
16 setembro de 2010 6:32 am

@Acid geometria sagrada? 4-8-16 me lembra o sistema binário.

Mohamed
Mohamed
16 setembro de 2010 10:44 am

Quem gosta de estudar mistérios bíblicos pode já ter ouvido falar que a recostrução do templo de Salomão é um dos sinais do apocalipse.

Lucas Vitório
Lucas Vitório
16 setembro de 2010 3:52 pm

Excelente. Conhecimento é poder, e esse blog me tráz conhecimento!
Parabéns

Maumau
Maumau
15 setembro de 2010 12:48 pm

“…A mulher lhe disse: “Senhor, vejo que és um profeta! Os nossos pais adoraram sobre esta montanha, mas vós dizeis que em Jerusalém está o lugar em que se deve adorar”. Jesus lhe respondeu: “Mulher, acredita-me: vem a hora em que nem nesta montanha, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. Estes são os adoradores que o Pai procura. Deus é Espírito, e os que… Read more »

neutrinos
neutrinos
15 setembro de 2010 12:13 pm

Camilo,

“Não seja tão pessimista”

Realista, caro. 🙂

“a humanidade já esteve em situações muito piores.”

É verdade.

“Mesmo assim não sei o que é pior do que escravidão vestida de liberdade…”

É de fato um problema gravíssimo.

Anônimo
Anônimo
14 setembro de 2010 8:25 pm

“Jesus certamente ficaria feliz.”

End Fernandes
End Fernandes
14 setembro de 2010 9:32 pm

Cara belo texto e pesquisa também =] Sobre essa ligação dos judeus eu li um texto esses dias muito interessante que fala que nos EUA a causa de Israel é mais apoiada pelos evangélicos do que pelos proprios judeus, acho que essa denominação segue esse linha tambem http://hebreu.blogspot.com/2010/09/amor-nao-correspondido-evangelicos-e.html

Demonho coiso ruim dus inferno
Demonho coiso ruim dus inferno
14 setembro de 2010 9:42 pm

Esses pastores que enganam as pessoas deliberadamente vão ter uma experiência bem legal no acerto de contas…O Tonhão tá ansioso pra conhecer essa turma aqui nos infernos.
Alguns porém realmente acreditam em seus lideres e são tão tolos quanto suas ovelhinhas. Esses ja estão pagando em vida o preço da preguiça de pensar por si mesmo.
De qualquer modo quem mais se ferra são os vizinhos pois geralmente os “cultos” dessa igreja são verdadeiros shows e extrapolam os limites de sonoridade, os horários do silêncio e descanso com suas vigílias intermináveis. A estes sim minha solidariedade.

neutrinos
neutrinos
15 setembro de 2010 12:42 am

Investigações sobre os primórdios da tradição cristã que fornecem bons dados para o post: http://www.textolivre.com.br/artigos/15739-a-primeira-igreja-crista-do-mundo

Sobre a construção da IURD, lamentável. Será a matriz do enriquecimento financeiro por meio de aplicações de técnicas de manipulação mental. Reflete o momento de extrema decadência no qual vivemos.

Camilo Martin
Camilo Martin
15 setembro de 2010 8:31 am

“Pequenas Igrejas, Grandes Negócios”

Camilo Martin
Camilo Martin
15 setembro de 2010 8:34 am

@Neutrinos “Reflete o momento de extrema decadência no qual vivemos.” Não seja tão pessimista, a humanidade já esteve em situações muito piores. Mesmo assim não sei o que é pior do que escravidão vestida de liberdade…

Dr.Hoffman
Dr.Hoffman
15 setembro de 2010 9:44 am

Precisamos de informação, precisamos de bom senso, precisamos de mais igrejas gigantescas, precisamos de super pastores, super bispos, precisamos de super deuses, precisamos de alguem que nos ajude…..

só precisamos de nos mesmos….

seria tão dificil de entender….?

deve ser mais facil acreditar que os outros vão resolver tudo….

só espero que de tudo certo ainda….

Nana
Nana
15 setembro de 2010 10:12 am

Tem que ostentar poder, né?

Alfa
Alfa
15 setembro de 2010 10:55 am

Jesus estava certo quando disse: pai, perdoaivos. eles não sabem o que fazem

zacaria
zacaria
15 setembro de 2010 12:09 pm

a igreja evangelica e`braco da sinarquia
usa os nao filhos de deus de acordo judeus para seu vil proposito vide EUA que nao passa de um cachorrinho dos sionistas, admiro judeus usam e saqueiam
ate ultimA gota dominam e quando num tem mais interesse se mudao pro territorio emergente mais rico do planeta vide (alemanha, EUA, sera china, bola da vez no futuro?)
JESUS E` O CAMNINHO EDIR MACEDO O PEDAGIO!

Geninha
Geninha
16 setembro de 2010 4:22 pm

Entre as citações lembrei de Mateus 26. Vc não?

Camilo Martin
Camilo Martin
16 setembro de 2010 9:15 pm

@Lucas nós temos o podeeeeeeer!

Paulo Cavalheiro
Paulo Cavalheiro
17 setembro de 2010 7:25 am

Comentário irrepreensível!Obrigado.

Coringa
Coringa
18 setembro de 2010 10:31 pm

Ike, abaixo transcrevo um discurso que muito me agradou e, considerando sua autoria, creio poder ser-lhe útil e esclarecedor em relação às indagações/paradoxos por você expostas anteriormente. MADABA, sábado, 9 de maio de 2009 “A religião, como qualquer expressão humana, pode-se corromper. Por essa razão, é necessário assegurar uma educação(!) no sentido mais amplo, que promove a busca da verdade(!) e da liberdade(!). Foi o que afirmou Bento XVI, na cerimônia de lançamento da Universidade do Patriarcado Latino em Madaba, a cerca de 30 quilômetros ao sul da capital Amã. Bento XVI sublinhou que a fé em Deus “não elimina… Read more »

Camilo Martin
Camilo Martin
19 setembro de 2010 12:23 pm

Ikê tem certas coisas que você diz que vou ser sincero me pergunto se você pensou direito. “cerco sistemático a Israel” é uma delas. Estou cansado de ler estórias de judeus amassando casas de pobres coitados com Caterpillars na faixa de gaza, palestina etc. e se tem algum cerco aqui é contra os não-judeus. Sério, eu posso acreditar até que o Ahmadinejad virou partidário da energia limpa mas acreditar que os judeus são vítimas nessa M* toda vai ser difícil. “DIMINUIR A POPULAÇÃO P/ ATÉ 20% DO TOTAL ATUAL ESTÁ REALMENTE NOS PLANOS DESSA GENTE!!” QUE BOM QUE NÃO SOU… Read more »

Alfa
Alfa
19 setembro de 2010 4:46 pm

off topic

Alguem ja leu os três livros da serie conversando com Deus ? eu acabei de ler o ultimo e é muito bom

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
19 setembro de 2010 8:15 pm

Valeu Coringa pelo texto; esse discurso do Papa é bem interessante, pois fundamenta princípios que infelizmente estão ficando cada vez mais escassos dentro das faculdades (Principalmente na área de Humanas! Por que será, hein?!). Mas, ao mesmo tempo, as palavras do Papa parecem tb quererem agradar ao mundo que lhe cospe à face. Fica meio dúbio (Mas é compreensível, afinal ele tava em Amã, ne?!). Repete o discurso ecumênico da própria ditadura mundial, travestida de “Nova Era” (Ex:”[…]são chamados a serem ‘construtores’ de uma sociedade justa e pacifica constituída por gente de vários grupos religiosos e étnicos[…]”). De resto, acho… Read more »

Anônimo
Anônimo
19 setembro de 2010 8:39 pm

O Santo Padre “Repete o discurso ecumênico da própria ditadura mundial, travestida de Nova Era”?

Cuidado, Ike! Desse jeito vc vai ser excomungado já, já!

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
19 setembro de 2010 10:02 pm

Ô meu caro Camilo, “me pergunto se você pensou direito.” Tô me esforçando bastante pra pensar direito (às vezes dou umas belas mancadas… Já tive até que reforçar as minhas “bolas de vidro” uma vez por aqui). |¬) Pensar “esquerdo” é que não dá mais. — “Estou cansado de ler estórias de judeus amassando casas de pobres coitados[…]” Não sei quais são suas referências informativas mas… É só não ler mais jornal (Alguém aí pode me dizer pra que ainda serve a imprensa oficial desse País, tirando o fato de ser uma bela ferramenta de higiene pessoal canina?!). Se informe… Read more »

Camilo Martin
Camilo Martin
20 setembro de 2010 7:14 am

@Ike eu tenho sérias dúvidas de que você esteja tirando um sarro disso tudo mas caso contrário, preciso lembrar que FALTA árvore em quase todas as cidades do pais? E isso considerando que tem paises muito piores, mas nem com todo o território brasileiro coberto de árvores dá pra gerar o oxigênio que só este pais vai precisar daqui a uns anos. Poucos anos! Além do mais, me parece muito egoismo pensar no que é melhor pra nós quando se trata de trazer uma vida ao mundo. Não querendo julgar seu gosto por multidões, considere que cada pessoa precisa oxigênio,… Read more »

Nantilde
Nantilde
20 setembro de 2010 2:17 pm

Gente, juro que não tenho nenhum interesse em polemizar. Mas, qualquer religião criticar a outra por questões ligadas a dinheiro, cai no caso do sujo falando do mal lavado. Viram aquela notícia sobre o ecônomo da Igreja Católica que queria sair do país com 53 mil euros não declarados às autoridades? Pois é, segundo o honesto padre ele ia doar esta insignificante soma para uns parentes em Portugal. Pergunta que não quer calar. Se ele é padre, como obteve este dinheiro? Com toda certeza de doaçõe de pessoas generosas que acreditam poder comprar o perdão de seus pecados. Agora pergunto:… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
20 setembro de 2010 8:17 pm

E meu sonho de ver um post falando “dele´´ Edir Macedo e a Universal, quase que aconteceu hein. Mas, como foi dito no passado, surrar a ICAR já é o suficiente. “Eu estou a frente, eu sou o homem Eu sou o primeiro mamífero a usar calças, yeah Eu estou em paz com minha luxúria Eu posso matar pois em Deus eu confio, yeah É a evolução, baby.´´ “Eu sou um ladrão, eu sou um mentiroso. Esta é minha igreja, eu canto no coro.´´ E se pelo menos fosse cobrado impostos dessas igrejas, o dinheiro ajudaria muito o país. Obs:… Read more »

Wanderson
Wanderson
20 setembro de 2010 10:35 pm

Isso me lembrou de uma passagem Bíblica muito oportuna que tem a ver com esse post,onde Jesus conversava com uma mulher de Samaria que estava em dúvida se podia orar no templo ou não,e falou uma frase interessante: “Chegará o dia em que Deus não será adorado nem nesta montanha nem em Jerusalém mas em Espírito e Verdade.” Essa mensagem,como as outras colocadas aqui,comprova mais uma vez que Jesus realmente não fazia questão por templos e sim na adoração divina no íntimo do homem. Porém,lamentavelmente,o homem continua a penar a entender uma mensagem tão simples,tentando colocar Deus entre quatro paredes,banhadas… Read more »

Coringa
Coringa
18 setembro de 2010 8:27 pm

Não Ike, não é esta a conotação a ser dada ao que eu disse. Referia-me a quanto a falta de educação/discernimento pode tornar as pessoas alvos/vítimas de exploradores que, mesmo em nome da religião (seja lá qual for), maculam o espírito humano em sua busca pela verdade superior e a própria essência/compreensão do Sagrado, pelos mais sórdidos motivos.

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
18 setembro de 2010 7:23 pm

“…e num país onde mais de 60% da população é constituída por analfabetos funcionais… são muitas as ovelhas que buscam a salvação!” Quer dizer que buscar ter fé na salvação em Cristo é uma tremenda ignorância?! Percebe-se a conotação negativa da frase, mas, isso aí é a conduta certa- A BUSCA DA SALVAÇÃO EM CRISTO- si vc vai na direção da fé cristã. Eu acho que hoje existe é um paradoxo muito louco: Se por um lado a maioria das pessoas já sabem, pelo menos, ler e escrever ‘má o meno’, isso por outro, tem servido de instrumento p/ muitos… Read more »

Faruk Zahra
Faruk Zahra
17 setembro de 2010 10:24 am

@zacaria falou tudo !

Camilo Martin
Camilo Martin
23 setembro de 2010 12:42 pm

Si hay iglesia, soy contra.

Karla
Karla
17 setembro de 2010 10:55 am

demais*

Raphael Reis
Raphael Reis
17 setembro de 2010 2:49 pm

Bom, trabalho em uma empresa de construção civial, a qual está participando da licitação deste Templo da IURD. Só para corrigir o valor do texto, não está em “apenas” 200 milhões mais, todo o projeto do Templo está baseado em torno de 898 milhões de reais. Acompanho o seu blog a pouco tempo, parabéns pelos textos. (A crítica do filme “Inception” foi perfeita cara, parabéns.)

Gustavo
Gustavo
17 setembro de 2010 4:50 pm

Essa obsessão com poder e tamanho de templo me soa como uma compensação para uma outra coisa pequenininha… rs

Coringa
Coringa
17 setembro de 2010 5:57 pm

Mas vejam, através deste exemplo, que não deve ser tão difícil assim conseguir $898 milhões de reais…é td uma questão de fé…féde mais ou fé de menos:

http://www.youtube.com/watch?v=FBO4WwcazcI

Não existem palavras para expressar o que senti ao ver isto. De fato, meus olhos ainda estão arregalados…

Coringa
Coringa
17 setembro de 2010 6:14 pm

complemento

…e num país onde mais de 60% da população é constituída por analfabetos funcionais… são muitas as ovelhas que buscam a salvação!

Camilo Martin
Camilo Martin
17 setembro de 2010 9:02 pm

@Coringa O.O

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
18 setembro de 2010 11:50 am

Karla, Sobre o assunto dos “Bilderbergs”, vai aqui umas referências que devem clarear um pouco as coisas: http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/ http://www.heitordepaola.com/ http://www.pliniocorreadeoliveira.info/Dis_19650325_As_Tr%C3%AAs_Revolu%C3%A7%C3%B5es.htm Procure tb os artigos do Jefrey Nyquist e do Daniel Pipes no Mídia Sem Máscara. Esses dois são feras (Sabe o termo “tem que ler”?!) e quase (Quase??) q/ inexistentes dentro da ‘redoma satisfeita’ de nossos luminares da informação. E coisas como “aquecimento global”, “islamização da Europa”, “cerco sistemático a Israel”, “vacinações desnecessárias e obrigatórias em massa”, “socialização da democracia norte-americana”, “controle alimentar pela indústria farmacêutica”, “Movimento de Nova Era se contrapondo a fé Cristã”, “clamor por mudanças revolucionárias”, “politicamente… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
21 setembro de 2010 6:28 pm

Pôxa Nantilde, Parece q/ vc não percebe que seu argumento é contraditório. Como é possível julgar toda uma Igreja (E sua doutrina) usando um caso isolado de um indivíduo (padre), que, pelo seu ato, já assinou sua excomunhão??!! “Todas as igrejas não passam de um grande balcão de negócios.” Como se pode chegar a uma conclusão dessas usando esse tipo de raciocínio, que toma a parte pelo todo?! Cara Nantilde, isso simplesmente não é verdade. E no caso da IURD é diferente. A começar que de “igreja cristã” essa seita não tem nem mais a aparência. Palestras motivacionais para empresários… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.