LIVRE-ARBÍTRIO

Uma das coisas que me irritam em certas doutrinas (ou do uso que fazem delas) é achar que tudo gira em torno dela. Por exemplo, o Espiritismo. Kardec ficou fascinado ao descobrir este “novo mundo” (e, de fato, é fascinante) e então pensou que tudo o que acontece – até uma topada – deve ter um fundo espiritual. Perguntou então aos espíritos, que trataram de desmistificar isso, no Livro dos Espíritos:

Pergunta: Um homem deve morrer: ele sobe uma escada, a escada se quebra e o homem morre; são os Espíritos que fazem a escada quebrar para cumprir o destino desse homem?

Resposta: No exemplo acima, a escada se rompe porque ela estava carcomida ou não bastante forte para suportar o peso do homem. Se esse homem escolheu como prova perecer dessa maneira, formando uma espécie de destino, eles lhe inspirarão o pensamento de subir por essa escada, que deverá se romper sob o seu peso, e sua morte terá lugar por um efeito natural, sem que seja necessário fazer um milagre para isso.

Kardec era um homem sábio. Seus seguidores é que não procuraram estudar outras fontes nestes mais de 100 anos que separam o estudo de Kardec dos tempos atuais. O problema é achar que tudo é ação dos espíritos, que somos manipulados por espíritos o tempo todo! Não! O ser humano tem livre-arbítrio. Mas só que não conhecemos a extensão dele! Estamos presos numa Matrix, lidando com as limitações daqui e, mesmo fora dela, ainda vamos estar presos a certas Leis que não conhecemos por inteiro.

É muito comum a pessoa se irritar com o Espiritismo quando chega num centro e o médium diz logo: “você está com um encosto, precisa se tratar. Fique vindo aqui toda semana, tome passe e beba essa água fluidificada”.

Ora, que coisa mais generalizante! A pessoa pode até estar com um espírito trevoso do lado dele, mas também pode ser que seja o guia espiritual do cara, podem ser formas-pensamento doentias criadas pelo próprio cara, ou pode ser uma “camada” grosseira de energia densa, criadas pelo pensamento dele ou de outros jogados pra cima dele (o famoso “mau-olhado”).

Mas isso não é explicado! É provável que o médium nem saiba disso tudo (pois são baseadas em informações pós-Kardec, e eles não estudam nada além de Kardec!). É como se o paciente fosse um cachorro que deve ser tosado, vai pra uma sala de passes, entra e sai calado, acha aquilo tudo muito estranho… A sala de passes deveria ser mais como um consultório psiquiátrico, onde o encarnado é que deveria ser doutrinado, não com “leia Kardec e se salve!“, mas sim com uma conversa franca, onde a pessoa seria avaliada por inteiro (seus costumes, que lugares frequenta, como é o ambiente de trabalho, como está o relacionamento em casa…) e só aí é que haveria uma orientação (esse é o “estilo Oráculo” que eu tanto gosto). Se preciso fosse, tomaria passes (remédio paliativo, mas por vezes necessário) mas o que valeria mesmo é a reeducação mental que a pessoa teria de se comprometer a fazer. Só assim a pessoa consegue se livrar de presenças intrusivas extrafísicas. Porque nós fazemos escolhas. E são essas escolhas que determinam o que nós somos e o que seremos.

Nunca mais usei o filme The Matrix como referência, então vamos lá:

Neo chega pra Oráculo (a do filme, claro) e quer uma orientação para o futuro, quer respostas. Mas ele vai aprender (ESSA É A ORÁCULO!) que as respostas estão dentro dele mesmo…

matrix reloaded oraculo

– Você tem que escolher se vai aceitar o que vou te dizer ou rejeitar.
– Você já sabe se vou aceitar?
– Eu não seria um Oráculo se não soubesse.
– Se você já sabe, como eu posso fazer uma escolha?
– Porque você não veio aqui fazer uma escolha, você já fez. Você veio aqui para entender porque você a fez.
(…)
– Você tem a visão Neo. Você está vendo o mundo sem tempo.
– E por que eu não consigo ver o que acontece com ela (Trinity)?
– Nós nunca conseguimos ver as escolhas que não compreendemos.
– Você está dizendo que eu tenho que escolher se Trinity vive ou morre?
– Não. Você já fez a escolha. Agora você tem que compreendê-la.


Vou usar um texto que retirei daqui, que explica melhor do que eu poderia:

Antes de reencarnar o Espírito escolhe a família, o meio social e as provas (moral e/ou física) por que tenha de passar, usando seu livre-arbítrio, baseado nas situações vividas no passado. Segundo a maneira como se comporta diante disso, o Espírito cria um “quadro de resgates” para o futuro: é o determinismo relativo. Esse quadro pode sofrer alterações em função dos próprios méritos do Espírito. Portanto, o livre-arbítrio é relativo – relativo à posição ocupada pelo homem na escala de valores espirituais. O homem não é absolutamente livre, nem determinado por fatores biológicos ou sociais (como produto do meio, e estamos repletos de casos assim); O homem subordina-se ao livre-arbítrio relativo e ao determinismo relativo. Enquanto a escolha está no campo das idéias, o homem é livre; mas, uma vez feita a escolha, mesmo em pensamento, ele se subordina à Lei de Ação e Reação.

A responsabilidade, no entanto, não é igual para todos e em consonância com a justiça divina temos: “ao que mais recebeu, mais será exigido”. Isso equivale a dizer que o homem com menor evolução espiritual (experiência, discernimento) não saberá escolher com segurança entre o bem e o mal.

Nossa liberdade é ditada por nós mesmos, pelas situações que nós criamos no passado. Nossas amarras, também. Quanto mais reincidentes nos erros você for, menos possibilidade de escolhas terá. Se você foi verdadeiramente amigo pra muitas pessoas nas suas outras vidas, então você terá MUITO mais portas abertas aqui na Terra (é o famoso networking!). Nossos guias espirituais fazem projeções baseadas nas vidas de seus afetos e desafetos, e inserem você dentro deste contexto, com TUDO calculado para que você passe por um certo número de experiências que vão lhe amadurecer exatamente no que você precisa para evoluir. Claro que eles não preveem tudo. Temos liberdade para aprender mais um bocado de coisas por fora. É como se fosse o colégio: tem hora das aulas, e hora do recreio. Se você quiser estudar durante o recreio, tudo bem. Ao mesmo tempo, tem gente que brinca até mesmo na hora da aula, e isso é nosso livre-arbítrio em ação.

Com base nas suas amizades, os espíritos fazem acordos entre si, no astral. Amigos se candidatarão a ser seu pai, sua mãe, muitos farão questão de ser seu / sua professor(a), amigo(a), namorado(a). E assim acontecem as “coincidências”. Só que aqui não é bem um parque de diversões. Talvez você tenha de abdicar de uma ótima família pra ter como mãe ou pai o seu pior inimigo, porque é a forma mais eficiente e sincera de reconciliação… ou então de agravar os problemas, e isso vai depender de vocês – e aí está novamente o livre-arbítrio! É como Oráculo falou: Você fez a escolha “lá em cima”; agora que está na Terra, é só uma questão de compreender o porquê da escolha.

Você se pergunta: “Mas, e se eu tivesse a lembrança, não seria mais fácil?

Não… primeiro, que você talvez nem nasceria. Sua mãe não ia querer dar a luz a um inimigo declarado. O que promove a união é exatamente o instinto materno, o lado animal, e é por isso que o espírito é “enjaulado” nesta prisão de carne, submetido ao jogo dos hormônios, que quase sempre é mais forte do que o espírito. Mas, mesmo que o espírito de sua mãe já tivesse lhe perdoado, você é que tentaria matá-la no primeiro NÃO que ela lhe desse. E olha que, mesmo com o véu do esquecimento, isso ainda acontece: abortos sem motivo, rejeição do bebê por parte do organismo, filho(a) que mata ou maltrata os pais…

Um exemplo nerd de missão na Terra pode ser visto em O Senhor dos Anéis, onde Frodo tinha uma missão, que era levar o Um Anel pra Mordor. Pra isso ele contou com a ajuda de amigos que ele anteriormente nem conhecia, mas também conquistou inimigos que ele também não conhecia… mas na história até mesmo os inimigos lhe prestam valioso auxílio, como o Gollum. Vamos imaginar uma versão espírita da história, nos moldes dos romances psicografados que servem de lição das consequências das nossas atitudes: Frodo, que não tinha nada a ver com o anel nessa vida, era na verdade o criador do Um Anel, há muuuuuito tempo atrás. Coube a ele dar um fim ao que começou (porque ninguém carrega a cruz do outro), e essa é a razão da fibra e da certeza que o Hobbit tem de que vai conseguir. Não que alguém mais não possa fazê-lo, mas precisa ser ele, pra que ele sinta todo o mal que desencadeou, e assim aprenda a lição. Para isso, ele veio como o ser mais fraco e pacífico da Terra Média, para que tivesse uma criação pacata e não sucumbisse à tentação de ter o poder pra si de novo. Quando alguém se propõe a seguir o Dharma (o fluxo, o caminho mais curto pra sua rápida evolução) sempre aparece gente disposta a ajudar. Ninguém fica realmente desamparado. São os amigos da Sociedade do Anel. E o Gollum era o melhor amigo de Frodo, em vidas passadas, só que Frodo acabou desgraçando a vida do Gollum quando lhe confiou indiretamente a guarda do anel (numa das “coincidências” da vida), e agora, nessa vida, Frodo quer reparar o erro, resgatando sua alma. E é por isso que a relação dos dois é uma mistura de amor e ódio, que vai contra toda a lógica, uma espécie de compreensão mútua, que pode ser sentida no livro. E, se não fosse o poderoso inimigo Sauron, como um pacato Hobbit descobriria ser detentor de tamanha coragem e força de vontade? Sim, as dificuldades da vida são molas propulsoras que nos impulsionam para além de nossas próprias limitações (que estão todas na nossa mente). Frodo vai aprender que não precisa de uma muleta, o Um Anel, pra poder ser forte.

Isso me lembra o caso de aleijados que voltam a andar. A mente deles criou o próprio corpo (veículo de manifestação da mente), e só quando o espírito vence a matéria (através da fé, ou sei lá o que) é que ele supera as limitações (físicas e mentais) impostas pela própria mente. É um avanço fantástico! Em apenas uma vida ele aprende (na prática) o que poderia levar centenas ou milhares de anos, se ele fosse sempre uma pessoa saudável! Na medida do possível nós escolhemos nossas provas, sim. Quanto menos besteiras você fizer nesta vida mais liberdade terá na outra, pois estamos todos interconectados, e até mesmo um mendigo que você humilhou nesta vida pode vir a ser o diretor do seu colégio (ou seu chefe) na próxima. Se ele for de guardar rancor, vai lhe perseguir sem um bom motivo, e sem mesmo saber porque (é algo que está entranhado na alma). E assim se estabelece um ciclo de perseguição mútua, cada vez com agressões maiores, que só terminarão quando um dos lados ceder e suportar tudo o que fez de errado pra aquela pessoa (a dívida kármica), sem que alimente raiva ou rancor em seu coração. Por outro lado, sabe aquela pessoa que você nem conhecia e ajudou desinteressadamente, sem nem a ver mais? Pode ser na outra vida um desconhecido que faça você perder o avião, avião este que irá cair.

matrix reloaded oraculo2

– Vê aquelas aves? Em algum momento um programa é criado para cuidar delas. Outro programa é criado para cuidar das árvores, do vento, do nascer do sol e do pôr do sol. Esses programas funcionam por todo lugar. Uns fazendo seu trabalho, o que deveriam fazer, e que são invisíveis, nunca percebemos que estão aqui.
Mas os outros… bem… Ouvimos sobre eles toda hora.
– Eu nunca ouvi falar deles.
– Claro que ouviu. Toda vez que ouvir alguém dizer que viu um fantasma ou um anjo…


O comentarista Amiko escreveu algo interessante nos comentários, um assunto que é praticamente infinito e que eu gostaria de mostrar só mais um pouco, para que nossa mente ocidental, tão acostumada com o preto-no-branco, possa libertar-se um pouco mais e enxergar o cinza:

“Ninguém vem a esse mundo para o mal. Toda reencarnação é para a evolução, e se a intenção fosse a de voltar apenas para o mal não lhe seria permitido tal dádiva. Quando um espírito reencarna e repetidamente fracassa em sua “missão” ele volta impedido de cometer novamente tal erro, por exemplo: uma pessoa que em várias reencarnações cometera suicídio pode vir na próxima totalmente paraplégica, ficando assim impossibilitada de cometer outro suicídio, portanto ele vem apenas para expiação. Não existe isso de anticristo e sim espíritos ainda sem o conhecimento ou compreensão do amor de Deus”.

Amiko

É mais complexo, Amiko… é bem mais complexo. Se houvesse uma “programação Divina” que impedisse as pessoas de se suicidarem ou serem más em duas encarnações seguidas isso seria um atentado contra o livre-arbítrio, não acha? Além de ser uma punição Divina. As deformações e consequências para o corpo que os suicidas (e não só eles) sofrem advém da séria perturbação mental a que estão submetidos, que não “passa” após a morte (ao contrário, piora, potencializa-se), e como aprendemos no princípio hermético do mentalismo, TUDO é mental. Inclusive a formação de nosso próximo corpo. Isso não quer dizer que toda pessoa que é meio tantã tenha ou vá ter alguma deformidade, e sim que uma planta cuja semente foi bombardeada por radiação não vai crescer do mesmo jeito que outra saudável. E sabemos que a radioatividade é decorrente do caos à nível atômico, da instabilidade que, como um castelo de cartas desabando, cria a aparente desordem, e consequente destruição / transmutação. Mas, voltando ao exemplo da planta, ela pode vir a deformar-se por N outros motivos, portanto, não podemos (nem devemos) julgar as pessoas pelas aparências. Às vezes a pessoa com a consciência mais dilatada PEDE pra vir assim, para que não sucumba à certas provas, como fez no passado. O esforço e mérito desta pessoa é muito maior do que aquele que vai carregando seu “defeito de estimação” em todas as suas encanações, sem se preocupar em melhorar. Por isso não estranhe se aquele deformado do sinal de trânsito, após a morte, esteja em melhor situação que você, como numa certa parábola de Jesus:

Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente. Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras; o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.

Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. No Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.

E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado. E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.

Lucas 16:19-26

A mente é tudo. Morra com a mente agitada e você vai ter problemas do lado de lá. Meditação devia ser ensinada nas escolas. No Japão há toda a tradição dos samurais, incorporada na própria cultura popular, onde a morte é encarada como uma passagem, com tranquilidade, inclusive no suicídio. É provável que nunca tenha existido um “vale dos suicidas” no Japão como os descritos por André Luis, que se situava um pouco acima da crosta do Brasil. Não terão problemas de consciência, mas ainda assim terão de arcar com as consequências. Isso porque somente morrer tranquilo não garante a felicidade. Até porque o suicida só se mata porque não está bem (ninguém resolve: “puxa, hoje o dia está bom pra pescar, nadar, brincar com os amigos… ah, mas eu acho que vou me matar”). É quase sempre uma decepção com algo, ou alguém, e este pensamento por si só já vai atraí-lo, por afinidade, para regiões mais densas (e perigosas). Além do que, há o aspecto metafísico: seu perispírito é uma bateria com carga programada. Se você “corta parte da fiação”, a bateria vai continuar gerando energia e te prendendo aqui na Terra. Se acontece um acidente, geralmente há amparadores dispostos a ajudar a liberar essas energias, mas no caso de um suicida isso não ocorre, pois é uma lição a ser aprendida (não quis fazer? agora aguente!).

A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Tudo o que fazemos tem uma consequência, uma ressonância não só no mundo, mas fora dele também. Jogue uma pedra num lago escuro. Você verá a pedra sumir, e os efeitos que ela causou na superfície do lago. Não há mais pedra para você. Aparentemente ela sumiu, “morreu”. Mas a jornada da pedra continua, descendo lago abaixo, causando mais perturbação do “lado de dentro” do lago, interagindo com um novo ambiente, uma nova realidade. A pedra não “morreu”, nem deixou de ser pedra por causa disso.

Há um capítulo do Livro dos Espíritos intitulado Desgosto da Vida / Suicídio onde há muitas informações interessantes, do tipo “O suicídio não é sempre voluntário?”; “Os que conduzirem alguém ao suicídio sofrerão as consequências disso?”; ou “O suicídio pode ser desculpável quando tem por objetivo impedir que a vergonha recaia sobre filhos ou sobre a família?”. Curiosos? Espero que sim. Se forem ateus, basta trocar a palavra “Deus”, onde ela aparecer, por “Tao”, “Sistema” ou o que quiser. O sentido não muda.

Ainda sobre o livre-arbítrio: Se fôssemos acreditar nas punições Divinas não existiria ateus no mundo. Afinal, pra que serve esse bando de “filhos ingratos” comendo e bebendo os recursos da terra que Deus nos deu? Bastava cair um raio na cabeça de cada um. Afinal, Ele é Deus, não é? E vingativo, segundo o Velho Testamento! Aliás, segundo essa lógica, os palestinos nem sequer existiriam: cairiam todos fulminados.

Não, Deus não é vingança. É amor. É o meio onde nós crescemos, nos sustentamos, respiramos. Está aqui para todos, sem distinção. Uns “usam” Deus para o bem, outros, para o mal, e a maioria sequer tomou consciência de que dispõem de ilimitados recursos à sua disposição, bastando pra isso se esforçar para aprender a usar.

“Deus” permite que um Hitler use seus recursos para sua política de extermínio, amparado pela legião das trevas. Permite crimes hediondos, permite que pessoas boas sucumbam ao aparente “poder” do mal. Pode soar estranho aos ouvidos cristãos, mas o próprio Jesus não só sabia, como ensinou:

Quem blasfemar contra o Pai receberá a graça; quem blasfemar contra o Filho receberá a graça; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo esse não receberá a graça, nem na terra nem no céu.

Evangelho de Tomé, Nº 44

Enquanto o Pai e o Filho são ícones criados pelo homem, o Espírito Santo permanece um mistério indefinível, imaterial até mesmo na mente das pessoas. É a energia pela qual Jesus atuava, na qual ele foi batizado / iniciado no Rio Jordão. Seria o equivalente aos Siddhas. Jesus dominava essas energias. Outros apenas a manipulam, e mal, como quem aprende um truque. Mesmo um satanista vai respeitar as energias com as quais trabalha. Mal sabe ele que as energias são em essência Divinas (hehehe).

O Reino do Pai é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo. De noite, porém, veio o seu inimigo e semeou erva má no meio da semente boa. O senhor do campo não permitiu que se arrancasse a erva má, para evitar que, arrancando esta, também fosse arrancada a erva boa. No dia da colheita se manifestará a erva má. Então será ela arrancada e queimada.

Evangelho de Tomé, Nº 57

As duas ervas se alimentam dos mesmos nutrientes do solo. A diferença está no resultado: o que você se tornou com o solo, adubo e água que lhe foi dado? O “Sistema” permite que coexistamos, que cresçamos juntos, porque enquanto crescemos não dá pra distinguir o que é bom ou mal; e quem já não errou na vida? E quem não continua errando, sem maldade, por ignorância, por toda a vida? Será que este vai ser “queimado” ao cabo de apenas uma encarnação? Parece injusto, não?

Referência:
Intervenção dos espíritos no mundo corporal

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
78 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
David
David
1 julho de 2005 1:23 am

A desobediência de Lúcifer não foi um
ato divino. Ele atrapalhou a criação.
O propósito de Lúcifer, o destruidor, não tem propósito para Deus, o criador de todas as coisas e leis naturais, da matéria e do espírito.
Depois de Lúcifer a nenhum anjo foi mais permitida a desobediência, tamanho foi o estrago que ele causou e vem causando à humanidade.

Radical Chic
Radical Chic
21 abril de 2005 8:47 am

X-builder,

uma vez o Wagner Borges comentou que nesse caso (seppuku, harakiri, kamikase), o processo é diferente… pq isso faz parte da cultura deles. Bom, mas não explicou o que acontece de “diferente”… 😕

Maria
Maria
2 maio de 2005 12:23 pm

Estive muito doente e tentei suicídio 3 vezes. O meu cérebro estava doente. Assim como o fígado, os rins, os pulmões, o coração e qualquer outro orgão pode adoecer e levar a pessoa à morte, o cérebro também adoece. Uma pessoa só se suicida quando o seu cérebro está doente e não pode ser castigada espiritualmente por isto. Só quem passa por uma doença que afeta o cérebro dessa forma, consegue entender o autoextermínio.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 maio de 2005 12:59 pm

Você acredita em causa e consequência, Maria? (Aliás, nem é acreditar, mas perceber, pois essa lei está presente em tudo na natureza). Um cérebro (ou um fígado) doente não adoece ao acaso. Ele (assim como todo o corpo) responde a estímulos, seja externos ou internos, ou seja, da própria mente (até aí estou sendo científico, agora vamos pra metafísica). Pois bem: a pessoa adoecer ou nascer doente é uma consequencia de algo que vêm ANTES dessa vida. Sua alma “importou” a predisposição à doença e seu corpo apenas respondeu. Aí é que está o auto-conhecimento: o que eu tenho de… Read more »

king of hearts
king of hearts
6 maio de 2005 6:45 pm

Discordo da afirmativa do texto de que “Ninguém vem a esse mundo para o mal”; será???

Então gostaria de saber o que vieram fazer aqui, Hitler , Charles Manson (que ainda está vivo) ou o sequestrador daquele garotinho que foi assassinado e queimado mesmo depois do pagamento do resgate, entre milhares de “outros”.

Vieram a passeio? se purificar?
Aprender? o que?

Andrea
Andrea
16 maio de 2005 4:08 pm

Olá king of hearts – maio 6, 2005 06:45 PM Todos viemos para este mundo para passarmos por provas e expiações. Se vamos aprender e agir de forma correta depende de nós mesmos a nossa fatalidade é atingirmos o bem (Evolução), se vamos melhorar já ou a contra marchas depende única e exclusivamente do nosso LIVRE ARBÍTRIO. Nós somos altamente falíveis… por isso há pessoas que se esmeram tanto e seguem a risca a maior verdade do mundo FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO… e outras que tem a oportunidade e em vez de ajudar as pessoas abusam da oportunidade… Read more »

David
David
29 junho de 2005 2:04 am

O livre-abítrio realmente não existe para o ser humano. Existe tão somente para Deus. Livre-abítrio implica em conhecimento total de todas as consequências. Só assim se pode escolher livremente o que quer que seja. O ser humano é imperfeito. A imperfeição do ser humano é devida ao
destruidor: Lúcifer, que na sua inveja de presenciar Deus misturar matéria e espírito, contaminou a criação divina com sua marca para tentar que esta se destruisse. Todo mal, toda destruição vem do destruidor.
Se o homem erra, erra porque desconhece. E desconhece porque é imperfeito.

Ale
Ale
29 junho de 2005 3:06 pm

A perfeição é imperfeita e a imperfeição é perfeita, Lúcifer ensinou a Deus que destruição também é criação, Lúcifer é um anjo, é o anjo mais forte pois não é um chupa bolas, e luta pelo livre arbítreo da aprendizagem, não devemos ficar parados porque nada sabemos, apenas com a prática que aprendemos, e temos sim o nosso livre arbítreo mas isso não tira de Deus ou Lúcifer o livre arbítreo deles de nos dar lições…

Titanico
Titanico
17 abril de 2005 10:01 pm

Fala Ancião…

Como vc disse, talvez vamos ter essa dúvida do que foi dito por muito tempo!! rsrs

Compreendi também sua colocação com relação a “dar a vida por uma causa justa”…

Juntando as duas respostas, vamos ter ela completa!! rsrs

Grande abraço pra vc!

x-builder
x-builder
16 abril de 2005 12:43 pm

Será que seppuku” (suicidio samurai) é uma especie de desequilíbio? Queria entender o que normalmente acontecem com ele depois que morrem pelo seppuku. 😕

Dunedain
Dunedain
14 abril de 2005 9:46 am

E sobre o comentário da Tiza..

Não aposte em mim,e nem em ninguém..aposte em si mesma.
Você é a sua salvadora..
E se eu desprezasse conhecimento,não estaria aqui.
Não me leve a mal. 🙂

Liza
Liza
14 abril de 2005 10:13 am

É a lei do livre arbítrio, cada um pode escolher o que bem entender, mas a vida cobrará de cada pessoa quando causar dor e sofrimento a alguém.
Tudo o que acontece em nossas vidas é resultado de nossas próprias escolhas, conscientes ou inconscientes, feitas nessa encarnação ou em outras vidas.
Colhemos o que plantamos.
Se pararmos para refletir e fazer um retrospecto de nossas vidas… veremos o quanto é verdadeira essa regra básica.

x-builder
x-builder
14 abril de 2005 11:16 am

Dunedain, matémática é ou não é, não consigo ver esta matemática intuitiva. Existem varios tipos de lógicas matématicas, desde a de Aristóteles, a Booleana (a mais usada para computadores) e muitas outras.

Quando vc falou em matemática intuitiva me lembrou muito a logica Fuzzy, usada para inteligencia artificial. Mas mesmo assim um robô não conseguirá nunca reproduzir um sentimento qq que seja, desde ódio ao amor. Nem aquele robôzinho do IA do Spielberg conseguiu amar. Ele reproduziu um sentimento mas de fato não amou.

Dunedain
Dunedain
14 abril de 2005 12:11 pm

Compreendo cara,vou tentar dar um exemplo,os números de Fibonacci e aquela Proporção Áurea,com certeza deves ter ouvido falar.
Não tentem enxergar o aspecto racional(digamos a forma) e sim o que tem por trás.
Estou tentando ser o mais claro possível: Você não é seu corpo e nem seu intelecto,assim como sua mão é um instrumento,ela fica queta e só mexe ao seu comando, só que pense numa mão com vida própria,é praticamente um inferno. Eis o intelecto. as palavras não dizem nada,a não ser quando queiramos entender realmente.
Lembrem-se “A colher não existe”
🙂

Titanico
Titanico
16 abril de 2005 11:34 am

Bom dia… Não vejo nada de errado com relação ao Vale dos Suicidas… não existe céu e inferno, certo? Existem sim estados de consciência mais ou menos equilibrado ou desequilibrado… Então, essa concepção do vale é mais para dizer que os afins se atraem, assim como nos afinizamos com pessoas que tem o mesmo gosto ou modo de pensar… Se chamarmos esse espaço aqui do site de “Vale dos Saindo da Matrix”, estaria errado? Acho que não… todos tem uma mesma sintonia do conhecimento, de compartilhar, aprender, etc. Assim como existem várias cidades espirituais, boas ou más, dependendo da atitude… Read more »

Titanico
Titanico
16 abril de 2005 12:27 am

Fala Cavaleiro de Ouro da Casa de Libra… desculpe a demora em responder…

Ainda não entendi um detalhe: vc estava falando do desencarne na violência de pessoas comuns ou exatamente do Mestre?

Abraço…

Anônimo
Anônimo
16 abril de 2005 8:08 am

Alguns espiritas contestam a existência do Vale dos Suicidas.
Ainda hoje tratam o suicidio como se fosse o maior pecado que um ser humano possa fazer.
Quem se suicida está doente como qualquer outro doente,e precisa de tratamento. Duvido muito que Deus os abandone num “inferno” criado exclusivamente para eles.

Dohko de libra
Dohko de libra
16 abril de 2005 12:03 pm

Olá titânico.Eu estava me referindo a qualquer pessoa que estivesse na situação que mencionei,ou seja, tanto poderia ser Jesus como qualquer pessoa passar por uma situação deste tipo. Eu gostaria de falar também a respeito da frase de jesus na crucificação.Minha intenção não foi querer insinuar que, ao dizer esta frase, jesus não seria divino ou estaria errado.É que eu levei em consideração o fato dele ele também ter sido um ser humano e que na crucificação,com uma morte difícil, ele dificilmente não teria sido ‘acolhido'(não no sentido literal) nos braços do pai(deus).Imagino que isso possa ocorrer também com varias… Read more »

David
David
30 junho de 2005 12:48 am

O propósito de Lúcifer é um só: destruir a humanidade. Para isso, desde a criação, plantou a semente da imperfeição e destruição no ser humano. Todo o pecado, toda culpa recai sobre Lúcifer. A humanidade é apenas vítima. Deus conseguirá extipar a imperfeição da humanidade e restabelecer seu plano original? Precisa Ele da nossa ajuda?

Ale
Ale
30 junho de 2005 3:28 pm

Lúcifer mantém a humanidade, pois é ele que faz com que os espíritos involuam, mas é com isso que outros evoluem, se Deus não precisasse criar Lúcifer ele não o teria criado…

Anônimo
Anônimo
27 março de 2014 9:45 am

Livre arbítrio – Ramesh Ramesh: Primeiro, me diga o que você entende por “livre arbítrio”. Pergunta: A noção de que “eu” posso escolher entre uma coisa ou outra. Ramesh: Sim, mas isso inclui as consequências do que você escolhe? Seu livre arbítrio é escolher uma coisa ou outra. O seu livre arbítrio inclui o que decorrerá de fato daquilo que você escolher? Pergunta: Não. Ramesh: Que utilidade tem o seu livre arbítrio? Que livre arbítrio mais sem utilidade você tem! Então o que é o livre arbítrio? Certamente você pode escolher, mas se o que você escolher irá acontecer ou… Read more »

Coringa
Coringa
25 setembro de 2010 3:48 pm

Ponderações da hora: Como pode alguém reencarnar paraplégico contra a sua vontade ? Ora, podemos imaginar/supor que, tvz, na hora do nascimento, ou mesmo antes, tenha ocorrido algum “acidente”, ou quem sabe, deficiências alimentares durante a gestação, ou tvz ainda, má conduta de um médico que tratava a gestante,etc. etc. A suposição apresentada não indica, necessariamente, que esta “deficiência” tenha sido decorrente (ou em função de) ações ou decisões deste, que agora nasce deficiente. [“NEM ELE NEM SEUS PAIS PECARAM, mas é para que nele sejam manifestadas as obras de Deus”]. Da mesma forma, desconsiderando o conceito de reencarnação, poder-se-ia… Read more »

Fernando
Fernando
25 setembro de 2010 10:45 am

A reencarnação é TOTALMENTE CONTRÁRIA ao livre arbítrio. Como pode alguém reencarnar paraplégico contra a sua vontade ? Isso é uma grande crueldade; e o pior é que a pessoa fica ali perguntando o porquê de tanto sofrimento, já que ela não se lembra de nada. Não somos MARIONETES de uma lei mecânica, fria e cruel que nos joga impiedosamente num ciclo INTERMINÁVEL de reencarnações, mas somos filhos de um Pai maravilhoso que nos AMA MUITO e nos criou com total LIBERDADE para amá-lo ou não. Não entra na cabeça do espírita que Deus, através do nosso livre arbítrio, não… Read more »

cheio de duvidas
cheio de duvidas
30 janeiro de 2010 2:12 pm

acid eu tenho uma duvida a respeito dessa coisa de blasfemia contra o espirito santo ? se alguem cometer tal blasfemia essa pessoa ira passar por sofrimento em todas as sua encarnações e sera desprezado ate pelos espiritos ?

kiabo azul
kiabo azul
15 janeiro de 2010 1:24 pm

“Por outro lado, sabe aquela pessoa que você nem conhecia e ajudou desinteressadamente, sem nem a ver mais? Pode ser na outra vida um desconhecido que faça você perder o avião, avião este que irá cair.”


A vida é bela

Amiko
Amiko
2 novembro de 2008 5:44 pm

Sobre este tema tem um texto neste link que eu achei muito interessante, vale apena ler….

http://www.meeu.org/mensagens/textos/livrearbitrio.htm

Grande abraço a todos

Carlos Lessa
Carlos Lessa
10 outubro de 2007 11:54 am

Olá, bom dia! Olha, não sei o seu nome e nem o que você faz da vida. Não importa. O que importa é que esse seu “blog” possui artigos muito interessantes e que, com certeza, estão ajudando a muitas pessoas a se esclarecerem. Sou Cristão, mas não da Igreja Católica e sim Espiritualista. E muito, mas muito mesmo do que eu já li no seu site (e foram vários “posts” lidos) vão de perfeito encontro com o que eu já estudei e com que eu “sinto” interiormente. Isto é, aquele “estalo” que temos quando percebemos que existe algo maior por… Read more »

Thiago
Thiago
23 fevereiro de 2007 1:29 pm

O PODER DA DECISÃO Certamente, não pode haver nada pior do que ter de decidir. A decisão é algo extremamente chato e imbecil. A decisão é sempre uma opção, ou seja, sempre representará a perda de algo. Quando se decide, na verdade, calcula-se a menor perda (o maior ganho diriam os otimistas!!!) e, com os valores à mão, opta-se por ela. Vários fatores devem ser considerados: 1 – decisões são sempre algo forçado: de verdade, somos obrigados a fazer decisões. A decisão, em última análise, não é um monumento ao livre arbítrio e sim o sacramento de sua inexistência. Nós… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 março de 2006 3:11 pm

Jesus perdoou aqueles que o mandaram para a morte, mesmo usando o nome de Deus. Perdoou os zelotes, que agiam como os terroristas atuais, matando pessoas em nome da política… Ele sabe o quanto os humanos são falhos, ignorantes. Não compactua com isso, mas também não os condena ao inferno. Já uma coisa que ele condena é a falsidade, as atitudes do íntimo, do Espírito, que valem pra qualquer pessoa, seja ateu ou crente. A ignorância é perdoada, já que é uma atitude que não vem do íntimo, mas o íntimo torpe, mesmo que não seja externada nenhuma atitude ruim,… Read more »

Fábio
Fábio
3 março de 2006 2:43 pm

Desculpe-me, Acid, mas… qual a relação daquele trecho do Evangelho de Tomé sobre o Espírito Santo com o contexto – antes e depois? Ou, o que representa, aí, “blasfemar contra o Espírito Santo”?

David
David
17 julho de 2005 2:57 pm

Sim, Helen Pinheiro, nós somos os responsáveis na medida em que somos imperfeitos. A imperfeição leva ao erro. Mas a nossa imperfeição não é culpa nossa.

David
David
17 julho de 2005 1:40 am

Helen,
Certamente a imperfeição humana não é castigo divino. Isto não tem sentido. Nenhum mesmo.

Resta o que então para explicar as mazelas da vida humana aqui na Terra (pelo menos para quem crê no mundo espiritual)?

Vc diz que Deus não precisa de nada…essa é a verdadeira liberdade. Livre, do livre-arbítrio.

O Criador de tudo tem que ser verdadeiramente livre.

David
David
2 julho de 2005 7:48 pm

tiza, estamos de acordo quanto à questão do livre arbítrio.
Quanto à humildade considero-a como uma característica do exercício do amor ao pròximo.

tiza
tiza
2 julho de 2005 11:16 am

Davi,o consentimento pessoal de cada um ,para se seguir iluminado depois da Graça( sim, ela existe, e não é fruto de conquista humana): este é o verdadeiro livre arbítrio, a grande ajuda da humildade de se saber incapaz de por sí só ,captar outros ares , com outros narizes, olhos e ouvidos..e isso é tudo de que Deus precisa para nos reunir independente do aprisco ao qual pertencemos…está escrito .. Aquele que depois de iluminado volta aos antigos costumes ,fazer o quê? É como um cão que retorna ao vômito ,mas é só então contudo livre para tanto….Um homem em… Read more »

David
David
2 julho de 2005 1:41 am

Estamos todos aqui no mesmo barco, no mesmo pé de igualdade. Se há discordância é devida à nossa imperfeita capacidade de entender e saber. Infelizmente, por isso mesmo, o livre arbítrio não existe…ainda. Dia virá no qual a nossa marca de imperfeição será extirpada e a comunicação com Deus restabelecida. É uma tarefa de proporção divina, mas talvez possamos ajudá-LO. Jesus deu a dica: ame ao próximo como a ti mesmo. Isso é o reconhecimento absoluto da igualdade de todos. O amor supremo. O único inimigo é realmente Lúcifer. Por que Deus não o destrói? A resposta é quase óbvia:… Read more »

Ale
Ale
1 julho de 2005 2:44 pm

David, isso aih de Lúcifer, falo isso que falo, pois aprendi essas coisas por experiência própria, não acredito muito em livros que leio, não gosto da bíblia e coisas do tipo, conheço satanistas, e coisas to tipo, e Lúcifer prá mim tem outro significado, sendo assim nunca conseguiríamos chegar a um acordo sobre isso, pois eu falaria uma coisa e você entenderia outra, mas o que importa é que temos nosso livre arbítreo, mesmo que soframos influências positivas e negativas e muitas vezes não consigamos diferenciá-las, prá mim Lúcifer são as influências positivas disfarçadas de negativas, e para você pelo… Read more »

tiza
tiza
1 julho de 2005 10:52 am

Sempre na paz ,né Sandra… aproveitei sua dica e procurei me sintonizar ontem dia 30, valeu ! David , penso, sinto e vejo as coisas de Deus ,parecido com você. Ale,sabe que te gosto ,falei dos relacionamentos entre pais e filhos na boa, nada pessoal, só coisas de quem já está conhece os dois lados; e mesmo sabendo que não adianta muito, quer deixar dicas..Aditivar jovens motores, evitando erros de julgamentos precoces,suavizar e elevar amores, ainda que consciente de que não existem atalhos,e que cada um deve trilhar seus caminhos com seus próprios pés …mas não custa levar na bagagem,… Read more »

Dunedain
Dunedain
14 abril de 2005 9:36 am

Em relação ao post x-builder

Não é com a matemática acadêmica que me relaciono,a intelectiva;e sim a intuitiva.
O seu diploma em ciências exatas tem todos os méritos,afinal a tecnologia depende dela.
A Realidade está acima do intelecto.
Temos que sentir e não raciocinar!
🙂

Dohko de Libra
Dohko de Libra
13 abril de 2005 9:06 pm

Oi titânico, agradeço a sua cordialidade.Concordo com você quando falou que se uma pessoa se angústia diante da morte por conta
de um apego excessivo a matéria, deve ficar mais complicado desencarnar.Só que as situações angústiantes ao desencarne as quais me referi eram mais relacionadas com os tipos de situações em que jesus cristo passou por exemplo.Morrer durante um ato de extrema violência ou algo do tipo.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 abril de 2005 5:23 pm

Sabe, Tiza, eu até já sabia do fato, mas fui procurar na minha bíblia eletrônica mesmo assim: Estranhamente, apenas no Evangelho de João que Jesus se denomina Filho de Deus. Nos outros, só vemos outras pessoas o denominando assim, enquanto ele se denomina de “o Filho do Homem”. Essa “separação” de Jesus de nós é alimentada pela Igreja, para que não haja concorrentes. O próprio Nazareno veio com o propósito de mostrar que nós podemos ser como ele, “e muito mais”!! Que se tivéssemos fé, poderíamos mover montanhas! Que posição social não garante lugar no céu! Ele veio para desmontar… Read more »

Amiko
Amiko
12 abril de 2005 5:16 pm

Blz, agente willows, Sua dúvida também me atinge, acredito sim no livre arbítrio mas, até para isso parece haver um certo limite. Podemos ir da cidade A até a B por vários caminhos e esse caminho agente pode escolher, mas o destino será a cidade B, independente do caminho escolhido. O que vai diferenciar é se a escolha nos levou a um caminho mais curto(nos levando direto a cidade B), ou um caminho mais complicado, o que poderia fazer com errássemos o caminho e fossemos parar na cidade C, tendo que retomar o caminho correto…isso entre tantas outras variáveis. Afinal… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
12 abril de 2005 4:10 pm

Puxa, Willows, não consegui localizar o site… Mas era tão ruim, tão ruim, que vcs não estão perdendo nada..rs Puxei através desses links em outros sites, mas não lembro através de qual site fui parar lá. Eu também gosto de numerologia, astrologia… já fizeram um mapa astral pra mim que foi surpreendente! Mas aí acho que entra muito a sensibilidade de quem está interpretando também. Essa pessoa me passou tudo bem detalhado, descreveu várias épocas da minha vida que já tinham acontecido, só observando as posições dos planetas. E olha que essa pessoa nem me conhecia! Até hoje eu tenho… Read more »

Amiko
Amiko
12 abril de 2005 3:56 pm

Quando dei o exemplo da pessoa suicidar, e cometer este mesmo erro por várias encarnações,não quis dizer que ela voltaria com toda a certeza paraplégica(como via de regra). Cada caso é uma caso e as variáveis são infinitas….como o x-builder falou isso nem passa perto da matemática. Apenas citei o exemplo de um romance espírita que li a muito tempo atrás, onde o suicida reencarnou como um paraplégico a seu próprio pedido, pois temia cometer o erro novamente… Sendo assim essa nova reencarnação não foi uma punição mas, sim um presente. Uma mãozinha do “Divino”, para ajudar a evolução deste… Read more »

agent willows
agent willows
12 abril de 2005 3:43 pm

Radical, em relação ao “site esquisotérico” fiquei com vontade de saber qual era ´já q não me parece confiável… eu gosto de ler a respeito de numerologia, astrologia.. por curiosidade, já q acredito q os nºs emitem uma “vibração”, energia… como não temos a palavra de alguém q trabalha na área vou falar pelo pouco q sei: isso de “missão” é um pouco forte, o q a numer ou astrol podem dizer são tendências q cada um têm. isso não é avaliado somente pela hora data e local de nasc, senão como vc sugeriu, teríamos “gêmeos de missão”…, mas principalmente… Read more »

tiza
tiza
12 abril de 2005 3:22 pm

Acid, desculpas e please,não afirme que a imagem de Jesus filho de Deus foi feita pelo homem até prova em contrário…Ele afirmava isso, literalmente,em todos os Evangelhos e ainda nos mesmos, só por causa de sua morte o Espírito Santo, que estava nele ,porque vindo do pai ,foi enviado para nós outros.Aí vale não acreditar em nada ,mas fatiar, distinguir o que acredita ter vindo dele do que crê ser invenção ou manipulação ,ou erro de interpretação ,pode ser tão perigoso quanto ,e incorrer no mesmo erro, dos que escolheram e distinguiram dos canÔnicos ainda que por meio de métodos… Read more »

Felipe
Felipe
12 abril de 2005 2:51 pm

Aí Dunedain

Ce curte um black metal, não curte não???

x-builder
x-builder
12 abril de 2005 2:05 pm

Concordo contigo Radical, só que em parte. Eu quis dizer que se alguém incendeia uma pessoa, necessariamente ela nao precisa vir toda deformada. Ela pode vir como bombeiro, por exemplo. Eu vejo a reencarnação como um proposta de resgate, ou um acordo com a espiritualidade. Não vejo como algo impositivo. Vc cegou agora virá como cego. Não vejo desta forma. Era isto que quis dizer, que não é matemático, ou seja , reencarnação é algo puramente individual, e não esta relacionado apenas como um somatório de ações gerando uma consequência definida. Acho que as consequências podem ser conversadas, em um… Read more »

tiza
tiza
12 abril de 2005 1:57 pm

Dune,vc se revela a cada post, um cara mais sensível,maisinteligente, mais culto, mais preocupado com as coisas,só não tem paciência… mas isso é obra também do tempo, das porradas ,das opções.Aposto tudo de bom pra vc, e não entenda isso como uma ofensa,simplesmente porque não é. Era nisso que estava divagando.As profecias são sempre tão alinhadas, tão fatalistas ,tão superiores e determinantes,que a gente se sente um pouco inútil,um pouco solto à mercê das muitas águas …e em certas correntezas não me solto. Por isso perguntei se até o mal ,saía de seu destino determinado e irrecuperável,porque se assim o… Read more »

x-builder
x-builder
12 abril de 2005 1:51 pm

Correção do último post:

Eu quis dizer que uma pessoa que suicida vai nascer aleijado necessariamente.

x-builder
x-builder
12 abril de 2005 1:50 pm

Dunedain, qdo disse que as consequencias da reencarnação são algo matemático eu quis dizer que uma pessoa que suicida vai nascer aleijado.

Agora…
Tudo que é vivo, há um número,há um valor,logo uma ordem,se há ordem logo há matemática.Anarquia não existe

Existe matematica para o amor? Para o amor de uma mãe para um filho vai sempre seguir um padrão matemático? existe um comporamento constante nos relacionamentos humanos? Qual é a relação livre arbírtio x para um padrão matematico? Existe mesmo o Arquiteto da Matrix ???

rs 😎

Radical Chic
Radical Chic
12 abril de 2005 1:44 pm

Bem, pode ser algo matemático, levando em conta que na somatória entram todas as ações da pessoa… Esses três médicos que citam no livro que o x-builder leu, podem ter feito experimentos genéticos e prejudicado muita gente… mas a vida deles não se resumiu só a isso e aí entra a diferença nas reencarnações. Agora, eu vi há pouco tempo em um site esquisotérico, uma tabelinha onde vc colocava data, hora e local de nascimento… e te falavam sua “missão”. Puxa, quer dizer que todo mundo que nasceu em SP na mesma hora que eu, tem a mesma missão? E… Read more »

Dunedain
Dunedain
12 abril de 2005 1:13 pm

Com relação ao post do X-builder: “Com certeza as consequencias da reencarnação não é algo matématico.” na minha opinião Tudo que é vivo, há um número,há um valor,logo uma ordem,se há ordem logo há matemática.Anarquia não existe. Não é só pelo fato de não enxegarmos no escuro, que não exista nada quando acendamos a lâmpada! Cada indivíduo é um indivíduo,cada caso é um caso! O engracado(trágico) nisso tudo é: não temos CONSCIÊNCIA nem da nossa própria individualidade,e temos a petulância de querer ter CONSCIÊNCIA na da outro! vivemos com os olhos voltado para fora,e não para dentro. COM-CIÊNCIA = COM… Read more »

Fabiana de Lins
Fabiana de Lins
12 abril de 2005 11:15 am

me lembrei de uma cena do belíssimo filme* intitulado “amor além da vida” em que o personagem principal tenta “salvar” sua mulher dos tormentos pós suicídio. a experiência daquela mulher era um reflexo de sua vida antes da morte. ali estava seu interior, em sombras, com um vazio profundo onde não havia mais amor… no filme, ao final, ela foi salva pelo amor incontestável e incondicional de seu homem. pensando bem, Deus, em sua misericórdia e inteligência, nos permite escolher entre a sombra e a luz. essa possibilidade nos remete sempre para a evolução [nisso reside o livre arbítrio]. acredito,… Read more »

x-builder
x-builder
12 abril de 2005 9:41 am

Com certeza as consequencias da reencarnação não é algo matématico. Existe um livro psicografado, que nao me lembro o nome (hehhehehehe), que conta a história de três médicos na segunda guerra alemães que fizeram um serie de experimentos genéticos em prisioneiros judeus. O interessante é que o primeiro reencarnou com sindrome de down, o segundo como médico da cruz vermelha na africa e o terceiro reencarnou sem nenhum problema ou fardo. É lógico que o terceiro estagnou e os outros dois evoluiram cada um ao seu modo.

Lucia Helena Pereira
Lucia Helena Pereira
19 maio de 2005 12:55 pm

Acid, Ainda abordando este tema do LIVRE ARBITRIO, tenho um dúvida que eu acho que muitos comungam da mesma: tem-se falado muito em mudanças no planeta, alinhamento de eixo e que estaríamos entrando na 5a.dimensão, etc, e consequentemente deixaríamos de viver determinados “karmas” que foram programados antes de nascermos e que através de terapias tais como “renascimento” e afirmações de renuncia à determinados sofrimentos, mudaríamos completamente nossas vidas, isto é possível, tem validade??? O quanto da nossa força mental pode nos livrar de débitos anteriores? Espero que você me esclareça e a muitos que devem ter a mesma dúvida. Muita… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 maio de 2005 2:04 pm

O mundo é mental. O amor altruísta, unido à força mental, pode tudo. Mas, sinceramente, não acredito muito nesse negócio de renascimento, limpeza de karma, rituais… mas, acredito nessa frase: “tua fé te curou”, então…

tiza
tiza
12 abril de 2005 6:02 pm

SDM,pode ser problema de tradução ; Mat26;63,66 Marc14;61,65 Luc22;67,71 Agora em J;(em muitos versículos ,mas exatamente onde esses tres repetem a afirmação ele a relata de forma diferente.Mas por tudo que está escrito no Novo e no Antigo ,pela coerência de história ,pelo objetivo da própria Bíblia que se diz inspirada e não escrita por homens ,assim como que psicografadas…vc sabe que os apóstolos eram ignorantes… Respeito seu desânimo com os homens que fizeram da igreja de Jesus um antro ,as votações para papa só começaram em 1270 ,se não me falha a memória e antes disso só entrava marginal… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 abril de 2005 7:16 pm

A quem interessar possa (quem gosta de músicas de videogame) a segunda parte do Yuzo Koshiro, o Deus da game music está no ar.

Esse, que também é um enviado de Deus para a humanidade 😉

Dohko de Libra
Dohko de Libra
12 abril de 2005 7:17 pm

Gostaria de fazer um pequena contestação em relação à um tópipo desta matéria: ”A mente é tudo. Morra com a mente agitada e você vai ter problemas do lado de lá. Meditação devia ser ensinada nas escolas. No Japão há toda a tradição dos samurais, incorporada na própria cultura popular, onde a morte é encarada como uma passagem, com tranqüilidade, inclusive no suicídio” Eu não discordo de que a mente pode ter poderes incríveis e que o mental tem uma salutar importância na vida. Mas eu queria fazer uma pergunta: Sera que a mente é tudo,tudo mesmo como você falou?… Read more »

tiza
tiza
13 abril de 2005 5:04 pm

Radical,não entendo nada de números,embora em quase todos os meus sonhos pre-monitórios eles se evidenciem ;acho mesmo que pra me mostrar que não dependiam MESMO de minha interpretação ,resolução do enigma porque se dependessem já viu né ..então resolvi só rezar e deixar Quem orquestrava as coisas resolvesse por mim.Ele se mostrou muito bom, sempre me explica depois,e eu ví que “numero” ao contrário, era “oremun” , assim meio mambembe, como eu ,mas era o que me cabia fazer. Assim ,declaradamente há 17 anos anda resolvendo minhas questões nas provas e eu na cola….Acho que no seu caso Ele está… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
13 abril de 2005 4:57 pm

Mas o interessante desse sonho, foi que qdo estava acontecendo tudo ao vivo e a cores… eu não poderia evitar. Estava parada e o caminhão vindo em nossa direção, só deu tempo de pedir pra Deus mudar o final da história (sério, a única coisa que me passou pela cabeça foi rezar!).

x-builder
x-builder
13 abril de 2005 4:26 pm

Radical, vc tocou em um ponto interessante. Me fez lembrar do filme Matrix Reloaded. A questão do livre arbítrio e muito questionada no filme, como se tudo fosse uma equaçao de forças. Mas com relação ao exemplo do caminhão branco pode ser pq estamos eu mundo quadrimensional (ainda, pq a materia psi diz que existem 5) .Mas pela ciencia carteziana 3 vetores espaciais e 1 temporal, desta forma isto permitiria que vc possa se deslocar no tempo. De qq forma o livre arbítrio continua sendo respeitado, pois vc poderia descartar este sonho, nao dar atençao a ele e sofrer o… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
13 abril de 2005 4:06 pm

Eu também não concordei com isso builder, pq já conheci mães que odeiam seus filhos… Sem essa de instinto maternal! Nem todas têm… Não faz muito tempo uma moça (não lembro em que país), matou seus 3 filhos pequenos “por amor” ao seu namorado… Tá, ela era doente mental (talvez, sei lá). Mas o resto das mães que doam os filhos depois que nascem, será que fazem isso só por “amor” mesmo? Eu acredito que há matemática sim, em tudo nesta vida… mas não dessa forma, onde 1+1 sempre é igual a 2… Acredito que tratando-se do ser humano, sempre… Read more »

x-builder
x-builder
13 abril de 2005 3:03 pm

Dunedain, não me leve a mal, mas estas respostas estão muito subjetivas para o que eu te perguntei. E olhe que sou formado em exatas. Vc tem a fórmula exata de um amor de uma mãe para um filho? Me dê variáveis , constantes , qq metodo matemático para que eu possa aplicar em qq relacionamento de mãe para filho afim de que eu possa achar um padrão de comportamento.

Radical Chic
Radical Chic
13 abril de 2005 2:21 pm

Concordo seu último post, Dunedain. Sempre estão tentando provar a existência do espírito, de Deus… mas pra quê? Será que se eles não conseguirem provar, Deus vai deixar de existir?

Gosto muito de estudar à respeito, me aprofundar no “mecanismo”… mas isso não mexe com minhas certezas.

tiza
tiza
13 abril de 2005 1:25 pm

indignação ,sabedoria… Dune ,dobrei a minha aposta…. (mas abrindo mais a roda… sem desprezar nenhum conhecimento tá ? Afinal nem tudo no carro é motor,e mesmo ele pra funcionar precisa de combustível)Abraços.

Dunedain
Dunedain
13 abril de 2005 1:08 pm

Com relacao ao post da tiza: Vendo minha opinião abaixo,deixa claro a minha “falta” de impaciência,para dizer a verdade é indignação.. Eu simpatizo muito com o estudo do espírito,desmitificando-o..e tornando-o mais científico. Porém o que eu só vejo aqui é um monte de teoria e conhecimento vamos dizer “acadêmico”. Ex.: O que importa se uma pessoa quando desencarna pesa 21 gramas a menos? ok é um estudo,todos os méritos. Mas pra nós como seres humanos, o que vai ajudar na nossa atitude prática no dia a dia? Como agir quando uma pessoa nos ofende? o que importa é a ATITUDE… Read more »

Dunedain
Dunedain
13 abril de 2005 12:57 pm

Com relação ao post do X-builder: não me leve a mal,apenas uma dialética. Existe matematica para o amor? Para o amor de uma mãe para um filho vai sempre seguir um padrão matemático? existe um comporamento constante nos relacionamentos humanos? Qual é a relação livre arbírtio x para um padrão matematico? Existe mesmo o Arquiteto da Matrix ??? Eis a minha opinião 1° pergunta:Sim existe, não de forma mecânica e sim de uma forma que gere ordem;que gere consciência,porém uma ordem ilimitada,afinal há várias formas de amar. Ex.:7 notas musicais gera infinitas músicas,porém com a mesma base da escala. Como… Read more »

tiza
tiza
13 abril de 2005 12:27 pm

Willows,faça mais pipoca ,convide mais amigos,divide a grana,e pegue os dois,muito bons ambos.

agent willows
agent willows
13 abril de 2005 12:10 pm

😉 gente desculpe pelo coment aí de baixo, apertei o botão errado tsctsctsc… ninguem viu hein!! Amiko, tlvz é isso aí mesmo, não é nos dado um fardo superior ao que podemos agüentar, mas quanto ao fracasso, acho q isso não quer dizer q não o podemos aguentar… eu vi uma analogia num seriado, LOST bem legal com isso de desistir, apreender… um viciado queria cheirar a cocaína q seu amigo pegou dele, aí o amigo dizia: vc tem 3 oportunidades de me pedir a droga de volta, na 3ª eu te devolvo. quando ele pediu pela 2ª vez, o… Read more »

agent willows
agent willows
13 abril de 2005 11:50 am

Dizem que não é dado um fardo superior ao que podemos agüentar, no entanto muitos são os que fracassam em sua missão. E como Ele tudo sabe, será que a missão de quem fracassou não era realmente fracassar e de certa maneira aprender com isso. Afinal de tudo devemos tirar um aprendizado.

Abraços

Amiko, é tlvz o

Anônimo
Anônimo
13 abril de 2005 11:00 am

Olá, Acid!

Depois que você mencionou em um dos posts o site:

http://www.godlikeproductions.com/

Eu comecei a acessa-lo com frequencia desde entao. O que acontece é que não tenho conseguido mais acessa-lo e encontrei esta mensagem por acaso:

http://portland.indymedia.org/en/2005/01/307143.shtml

Você tem idéia do que acontece? Desculpe por desvirtuar o tópico.

Titanico
Titanico
13 abril de 2005 10:16 am

Caro Mestre Ancião…. Entendo o texto do Acid com relação à parte mental da seguinte forma: existe a afinidade, certo? No instante do suicídio, pela alta vibração de dor, desespero, medo, etc, a pessoa se “prende” num ambiente da mesma vibração. Com isso, quando chegar do lado de lá, seu Espírito estará perturbado e não conseguirá se manter equilibrado. Por esse motivo, a vibração no momento da morte é essencial…. se não aceitares morrer, por causa de seus bens materiais, como será o desencarne? Mais difícil, né? Quando o Acid disse que não haver o “vale dos suicidas” para os… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 abril de 2005 9:32 am

http://www.montfort.org.br/perguntas/salmo_xxi1.html

“Senhor, em tuas mãos entrego minha alma”

O estado de espírito (vibracional) é muito diferente do que meramente o que a pessoa está pensando pensando na hora. Você não é sua mente. A meditação visa justamente transpor a mente.

“Filhos ingratos” foi uma ironia, assim como boa parte do texto.

Anônimo
Anônimo
13 abril de 2005 5:59 am

Caros,

li este site, e o mesmo possui um conteudo interessante. É raro encontrar algo relevante hoje em dia. Parabéns ao autor.

Porém, sobre o “livre-arbítrio”: já pensaram na hipótese do mesmo ser apenas MAIS UMA das ilusões da Matrix?

Surfista de Deuses
Surfista de Deuses
12 abril de 2005 11:30 pm

Bom, Dohko de Libra,
Essa suposta frase pronunciada por Jesus no momento de sua crucificação é algo interpretado por alguém e transferido ao público da forma como entendeu ou gostaria (vai saber a intenção da Igreja!).
Acreditar é algo tão seu como o Deus que você é.
A mente não é tudo realmente. Na verdade nem há mente. O que você é sem ela ? Koan novinho, hein ?!!!

Ale
Ale
19 maio de 2005 4:03 pm

Vai ver dizem que é a época dessa mudança, numa tentativa de acreditar que o mundo mude logo, ou porque ele realmente vá mudar…

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.