SOMOS PARTÍCULAS

CIÊNCIA:

O físico Luiz Alberto Oliveira falou ontem no “Fantástico” sobre a física que explica os atos humanos. Assim como as moléculas de gás, os seres humanos têm a tendência de minimizar o esforço. É esse princípio que leva as pessoas, quando estão em aglomerações, a formarem filas automaticamente para reduzirem os choques. Essa é uma das analogias que podem ser feitas entre o mundo descrito pela física e o nosso dia-a-dia.

Luiz Alberto Oliveira lembra que os seres humanos são indivíduos mas, ao mesmo tempo, elementos de massa. E o comportamento coletivo, não importa se entre moléculas de água ou pessoas, tem pontos em comum.
– Num certo sentido, continuamos sendo partículas – diz o físico – Hoje, há uma série de analogias que se pode fazer entre sistemas físicos e comportamentos biológicos, humanos. Então, há um certo tipo de relação que é válida, tanto quando se fala de partículas, de moléculas, como de formigas, abelhas ou mesmo pessoas. Se você tiver um número muito grande de componentes e houver um certo tipo de relação entre eles, então o mesmo tipo de comportamento ocorrerá.

Luiz Alberto contesta a tradição que costuma opor razão à intuição:
– Na verdade, a intuição é uma razão extremamente refinada.

O cientista inglês Philip Ball acha que o conhecimento de que partículas interagem como seres humanos pode ajudar a criar políticas para a sociedade. Ball diz que os seres humanos são programados para não baterem uns nos outros. Isso explica por que, numa calçada movimentada, por exemplo, as pessoas se organizam intuitivamente em diferentes fileiras.
– Ninguém usa a inteligência para fazer tal coisa – destaca – Não é necessário ficar pensando sobre isso, esse comportamento surge sem programação prévia.
Philip diz não haver uma lei física que possa reger nossa vontade:
– Acho que nosso comportamento individual não será determinado – diz – Mas, quando estamos numa sociedade, quando estamos interagindo com os outros, nunca temos liberdade total para fazer o que nos dá na telha.

ESPIRITUALIDADE:

Omraan Mikhael Aivanhov – Ora mas não dá certo?

Omraam Mikhaël Aïvanhov (1900-1986) era búlgaro de nascimento, mas adotou, a partir de 1937, a França como seu lar. Era discípulo do mestre búlgaro Peter Deunov (1864-1944), que foi fundador da Fraternidade Branca Universal. Em 1943, fundou seu primeiro centro espiritual, na cidade de Sévres. A partir daí, começou a proferir palestras, que seus discípulos anotavam e gravavam para depois transcrever. O resultado desses ensinamentos orais está hoje registrado em mais de 60 livros, publicados em várias línguas.

Referência:
Omraam Mikhaël Aïvanhov no IPPB

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Ethan
Ethan
18 maio de 2007 6:07 pm

http://www.bombergames.net/sorr_e.htm

streets of rage remake
ja viu? :}

Vazio
Vazio
18 maio de 2007 6:12 pm

Prezado Radical,

Mas o que é que realmente reencarna? A essência divina que habita em nós ou o ego construído ao longo das várias vidas? Será que existe crescimento psicológico ou melhoria espiritual ou isso é uma invenção do ego para permanecer no controle? Admitir que somos perfeitos em essência abre um novo leque de possibilidades: Podemos então ter a percepção direta da verdade, aqui e agora, sem precisarmos nos render à ilusão do tempo criada ao longo dos milênios pelo ego… O que você acha?

Mario
Mario
18 maio de 2007 10:32 pm

Carta 0 , O Louco Exausto e claudicante, ele se arrastava ao longo de uma estrada poeirante, através de uma planície sem vida, sob os raios abrasadores do Sol. Olhando estupidamente de esguelha com olhos fixos, com um meio sorriso, uma careta congelada em seu rosto, ele rastejava sem ver nem conhecer destino, mergulhado em seus próprios sonhos quiméricos, que se moviam eternamente no mesmo círculo. O gorro com guizos do louco estava em sua cabeça, de costas para frente. Suas roupas, viradas para trás. Um lince selvagem com olhos ardentes lançou-se a ele de trás de uma pedra e… Read more »

Bruno H
Bruno H
19 maio de 2007 5:30 am

OFF TOPIC TOTAL

http://greatfirewallofchina.org/

Esta homepage verifica se outra determinada homepage é proibida ou não pela censura do governo na China.
Em tempo, chinês nenhum pode abrir o saindodamatrix.com.br. Este é um endereço censurado pelo governo chinês.

: )

O que, claro, não faz mal algum já que, mesmo que pudessem acessar ninguém ia entender nadica de nada por aquelas bandas.

Cheio
Cheio
19 maio de 2007 9:33 am

Caro Vazio de vazio o seu comentário não tem nada, você foi no cerne da questão. A afirmação “Você é perfeito do jeito que é” está acima das aparências, logo quando afirmamos isto estamos vendo nossa essência divina bem como a dos outros. Na verdade o Homem Real nunca nasceu, portanto nunca morrerá e consequentemente não reencarna. O que reencarna é a ilusão e já que a ilusão não existe originariamente, não há reencarnação real nem “evolução” real. Se trata apenas de lembrar quem nós somos e não de acrescentar algo de fora para ir melhorando.

Vazio
Vazio
19 maio de 2007 1:45 pm

Prezado Cheio, Sem querer fazer trocadilhos, você foi perfeito… Sob esta ótica, evoluir deixa de ser uma meta a ser alcançada no futuro e passa a significar a tomada de consciência acerca da nossa perfeição… Não amanhã, mas hoje… E a chave para isso está no momento presente… Não existe crescimento psicológico ou espiritual… Dentro de nós, aqui e agora, temos tudo de que precisamos… E para percebermos isso é preciso quebrar os grilhões dessa linha temporal ilusória na qual vivemos… De fato, quem reencarna nesse rio chamado Matrix não é a essência mas o ego ilusório, que é feito… Read more »

Mario
Mario
19 maio de 2007 2:54 pm

Vazio, Somo ao seu comentário sobre a necessidade de nos livrar da ilusão do tempo, esta passagem da Bíblia: Eis por que dobro o joelho diante do Pai, de quem procede toda e qualquer família, no céu e na terra .Que ele , segundo a riqueza de sua glória , se digne conceder que sejais fortalecidos pelo seu Espírito , para que o homem interior se fortifique em vós .Que Cristo habite pela fé em vossos corações ! Que sejais enraizados e fundados no amor! Então, podereis compreender com todos os santos qual a largura, o comprimento, a altitude e… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 maio de 2007 3:14 pm

Oh, amigo! Permanece nEle durante sua vida, conheça-O durante sua vida, entenda-O durante sua vida, pois na vida está sua libertação. Se você não desatar suas amarras durante a vida, que esperança de libertação terás na morte? Acreditar que a alma se unirá a Ele só porque abandonou o corpo é uma idéia absurda. Se nós O procurarmos agora, então nós O acharemos. Caso contrário, permaneceremos na cidade da morte. Se você já O tem no presente, então já estará na Eternidade. (Kabir, um tecelão de profissão nascido na Índia em 1398 e tido ainda como um dos maiores poetas… Read more »

Vazio
Vazio
20 maio de 2007 1:09 pm

Acid,

Obrigado por nos brindar com essas jóias preciosas escritas por Kabir… Não o Kabir pessoa física, tecelão profissional, mas certamente o Kabir essência divina… Nota-se pelo teor da sua poesia, que exalta o Poder do Momento Presente, que certamente, ainda em vida, ele havia fundido sua mente tridimensional com vastidão incomensurável do Ser…

Leandro
Leandro
21 maio de 2007 9:44 am

Que p… de partícula. O que interessa agora se somos feitos de barro, pedra, nuvem, bosta ou partícula, partícula de bosta, bosta de partícula, sei lá. O momento é grave.

Lionheart
Lionheart
22 maio de 2007 7:26 am

Alguém aqui já leu “Fundação” de Isaac Asimov. Isso tudo me parece muito com as teorias de “psicohistória” formuladas pelo protagonista do livro, uma espécie de ciência para previsão do futuro Tá, é pura ficção, mas há algo de similar. Principalmente no que diz respeito ao comportamento das massas, pois no livro a psicohistória só funciona na base da generalização. Se colocarmos muitas variáveis nas equações (leia-se comportamentos individuais), a coisa toda pode furar…

Arael
Arael
7 junho de 2007 3:58 pm

Essa conversa do Vazio, do Cheio, do “Pela Metade”, do “Transbordando”, etc. (hehehe) é conversa pra boi dormir, ou melhor, má-fé pra deixar tudo como está, se acomodar, ou então um modo ‘fadado ao fracasso’ de suportar a vida como ela é: nua e crua. Isso sem contar o caráter mais grave: que é de ENLOUQUECER as pessoas, quem segue por aí cedo ou tarde: surta, entra em pânico, tem depressão, etc. Todo esse discurso no fim das contas é da boca pra fora, a verdade é que a própria vida da pessoa tem que estar muito infeliz pra ter… Read more »

Olim
Olim
29 julho de 2009 3:31 pm

Putz, vai ver que vão testar no final do ano 2012: “ Cientistas alemães especializados em lasers criaram um estado de matéria completamente novo, transformando alumínio em algo “que ninguém jamais viu”, um exótico material transparente à radiação ultravioleta. De acordo com o professor Justin Wark, do departamento de física da Universidade de Oxford, a descoberta é “quase tão surpreendente quanto descobrir que é possível transformar chumbo em ouro com a luz!”. Eles alcançaram este milagre ao derrubar “um elétron-chave de cada átomo do alumínio”, mas sem desfazer a estrutura metálica com o bombardeio a laser. Wark afirma que isso… Read more »

Coringa
Coringa
2 julho de 2012 1:30 am

Jul 02 2012
“Partícula de Deus” é ‘encontrada’ (99,99995 por cento de certeza): cientistas do CERN devem anunciar na quarta-feira a descoberta da partícula bóson de Higgs.

Mail Online – http://bit.ly/LYNDLe

Coringa
Coringa
2 julho de 2012 2:20 am

Da hora:

Anônimo
Anônimo
5 julho de 2012 12:17 pm

Encontrada a Partícula de Deus

http://youtu.be/V3NmyV03GM0

Anônimo
Anônimo
10 julho de 2012 10:07 pm

34 fotos da fantástica máquina que ‘encontrou’ o Bóson de Higgs: http://bit.ly/MjpZLd

Radical Chic
Radical Chic
18 maio de 2007 3:56 pm

Ooops… Nada a ver com o post do Acid agora, mas preciso fazer um comentário…rs

Qual é o espiritualista que te disse: “você é perfeito do jeito que você é”? Pq uma coisa é se “aceitar” do jeito que se é e procurar melhorar, outra é já se julgar “perfeito”.

E nenhum encarnado é perfeito… Pq se fosse, não precisaria mais encarnar. 😉

Bruno/
Bruno/
17 maio de 2007 11:13 pm

p.s: na verdade, descobri na academia que estava 13 QUILOS acima do peso! mas atualmente, graças a deus, faltam apenas 4,5 kg para atingir meu PESO IDEAL, coisa que não estava desde os 11 anos… embora nunca tenha ficado MUITO gordo… mas a questão é, posso ver meus pés novamente, e isso já me deixa feliz, mas ai de quem falar que eu vou parar por aí…

xD

Bruno/
Bruno/
17 maio de 2007 11:10 pm

Raphael, vc faz ou já fez academia na vida, mas daquelas bem puxadas mesmo? em janeiro desse ano, em função de estar cansado de ser chamado de “fofucho” pelas minhas colegas de escola (maldade, estava apenas 7 quilos acima do peso ¬¬), me olhei no espelho e falei: “Tô cansado disso, não tem nada de novo?”, e decidi utilizar de minha credecial de academia jurássica (deve ser a mais velha ainda em uso) e ralar um pouqinho para melhorar o físico. Muitos conhecidos me disseram “Há! sabia que aquele papo todo seu de macumba (como eles chamam qualquer tipo de… Read more »

Vlad
Vlad
15 maio de 2007 1:47 am

Faz sentido…

Bruno H
Bruno H
15 maio de 2007 11:15 am

Sem querer ser chato mas… eu acho essas analogias muito, muito, muito fraquinhas, pra não dizer outra coisa.

E Bruno/,
…presunçoso esse Percy Shelley einh…

bono
bono
15 maio de 2007 11:41 am

1° Princípio Hermético:
“O todo é mente; o Universo é Mental.”

Raphael
Raphael
15 maio de 2007 11:58 am

Concordo com “Bruno H”, essas analogias são incompletas, para não dizer perigosas; embora funcionem para “demonstrar” de forma mais simples sistemas complexos, tornando-os mais acessíveis. Porém, para que isso ocorra tem-se perdas de informações, ou seja, concentra-se na essência da mensagem em detrimento dessas (acredito que as parábolas de Jesus tenham um pouco disso). Lembremos que Hitler comparava os homens aos animais, e sua luta pela superioridade em seu meio, e deu no que deu… “Bruno /”, concordo contigo no sentido que as melhores coisas são as mais simples (acho que foi isso que você tentou transmitir), é sim, uma… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
15 maio de 2007 12:48 pm

Alice Bailey fala algo bem parecido em seu livro: A Consciencia do Atomo.

Radical Chic
Radical Chic
15 maio de 2007 2:23 pm

Princípio Hermético de Correspondência:

“O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.”

Macrocosmo e microcosmo são correspondentes. 😉

Bruno/
Bruno/
15 maio de 2007 7:14 pm

Não concordo com vcs Bruno H. e Raphael, creio muito no reducionismo (nem tanto de um aspecto científico), pois cpnsidero ilógico acreditar que sendo a base do universo e de toda a existência fundamentalmente simples, essa simplicidade é inerente aos seus modos (a nossa realidade), mas por favor, não confundam “simples” com “simplista” (Einstein escreveu uma bela frase sobre isso), pois o primeiro é uma ordem natural do universo, enquanto o segundo representa uma espécie de “trabalho nas coxas”. Aplicando essa idéia ao princípio da correspondência (“O que está em cima é como o que está embaixo, e o que… Read more »

bono
bono
15 maio de 2007 8:06 pm

Várias coisas simples se ordenadas de modo correto podem formar coisas bem complexas.

Meshma
Meshma
15 maio de 2007 10:00 pm

Acho que vcs cairam em cometários sobre simples e simplista e analogias, mas na verdade o mais importante deste “post” é o ensinamento do Aïvanhov: quando meditamos, oramos no “coletivo” a força e a rapidez desta oração é muito maior. Alguém dúvida disso? Até por experiência podemos ver e sentir que quando muitos pedem e oram pelo mesmo objetivo os resultados são mais rápidos. Até mesmo Jesus Cristo disse: quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome eu lá estarei(ou disse algo parecido com isto, não sou boa em citações bíblicas). Além de, sem dúvida, ser uma das aplicações… Read more »

Bruno H
Bruno H
15 maio de 2007 10:20 pm

“Então, há um certo tipo de relação que é válida, tanto quando se fala de partículas, de moléculas, como de formigas, abelhas ou mesmo pessoas. Se você tiver um número muito grande de componentes e houver um certo tipo de relação entre eles, então o mesmo tipo de comportamento ocorrerá.”

Qual é essa relação, que é válida tanto para partículas quanto para pessoas?

“Ball diz que os seres humanos são programados para não baterem uns nos outros.”

Hehehe, quanto a isso, nem da para fazer um comentário sério. Pelo visto o Senhor Bola aí, nunca esteve numa rave!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 maio de 2007 10:51 pm

Partículas bêbadas e superexcitadas não vale, Bruno H 😛

Bruno/
Bruno/
16 maio de 2007 1:00 am

Ah, sópara esclarecer meu comentário sobre Percy Bysshe Shelley ao Bruno H., quando ele diz:

“Sou o olho com que o Universo contempla a si mesmo e sabe que é divino.”

obviamente ele não está se referindo a ele mesmo somente (que ego não?), mas sim a totalidade da vida consciente de nosso universo, para mim ESSE é o propósito de nossas existências, contemplar, observar (seria o mesmo tipo de observador da ciência?), admirar…

GUGU
GUGU
16 maio de 2007 3:02 pm

Não somos partículas; somos energia. Se particulas são compostas de energia, então somos partículas. Mas mastículas com capacidade de inteligir com tudo ao redor… somos partículas dotadas de consciência, com capacidade de expandir nossa consciência. Então, ser ocioso, ou não, é uma questão de vontade e disposição. O ideal, mesmo, é que estejamos sempre tentando nos aprimorar e dar um passo a mais adiante. E quando alguém passa a se emprenhar, nesse sentido, isso vira um “modo de vida” e, depois de algum tempo, a pessoa nem mesmo sentirá que estará sempre se esforçando. Somos partículas com uma grandiosa capacidade… Read more »

Mario
Mario
16 maio de 2007 6:51 pm

Muito interessante essa meditação em conjunto, essa focalização em um objetivo comum: a formação de uma grande onda “coerente” por isso tão poderosa..
Li em um livro sobre a força que uma onda coerente possui, falava que saldados quando andam sobre pontes, são obrigados a desacertar o passo nas marchas, pois todos os pés batendo em um único ritmo criariam uma vibração “coerente” muito forte,
que poderia afetar a estrutura da ponte.

Gustavo
Gustavo
16 maio de 2007 9:11 pm

Convicções da Cabala (judaísmo):

1. Somos filhos do universo.

2. Todos nós evoluímos a partir do mesmo ovo cósmico. Estamos portanto CONECTADOS PARA SEMPRE.

[..]

http://www.cjb.org.br/bina/cabala/aharon/conviccoes.pdf

Raphael
Raphael
17 maio de 2007 8:59 pm

Perguntas que não querem calar: . Quem disse que o universo é simples? Não é pelo fato de as vezes o vermos assim, que quer dizer que ele seja dessa forma. É só lembrar-nos dos tempos de maior alienação do que a atual, a infância por exemplo (estou me referindo ao campo das informações). Vemos as coisas mais complicadas, das formas mais simples possíveis. Não que isso seja ruim, pelo contrário, é mais fácil de viver-se assim. Mas corre-se o risco maior de ser influenciado, dominado, calado… Vejo muitos migos meus que não importam-se com a realidade do mundo, do… Read more »

billy shears
billy shears
17 maio de 2007 9:22 pm

Não conhecia o Aivanhov. Dei uma pesquisada na net e gostei do q vi. Sobretudo, a diferenciação entre homem-animal e homem-espiritual, muito bem formulada por ele. Creio q a nossa jornada neste planeta, quando feita de maneira virtuosa e sábia, nos afasta cada vez mais do animal e nos aproxima do espiritual.
Valeu, Sri Acid.

Bruno/
Bruno/
15 maio de 2007 12:32 am

adoro analogias físicas-sociais-humanas, talvez porque a física se concentra em observar o universo regido por leis simples e elegantes da forma como é, simples. enquanto a tendencia humana é exteriorizar tuuuuudo, fazendo das mais simples coisas, complexidões fenomenais, e esquecendo que a única diferença entre os átomos sendo observados em um microcscópio e os átomos da pessoa que está observando o microscópio é que os átomos da pessoa estão conscientes dos outros átomo ao seu redor, enquanto os átomos de uma pedra por exemplo, tem somente auto-consciência. em momentos assim gosto de lembrar o propósito de nossa existência humana com… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.