DEBOÍSMO E O ESTOICISMO

Num momento em que a insatisfação do povo brasileiro explode através da raiva, marcado por protestos, panelaços e discussões sem fim nas redes sociais, surge na Internet um movimento que prega o “ficar de boas”, ou seja, estar de bem com você, com a vida e com o próximo. É o Deboísmo, cujo símbolo é uma preguiça.

DEBOÍSMO E O ESTOICISMO

11 Sugestões do Deboísmo:

1 – Não tretarás com seu próximo, pois és de boas.
2 – Pequenos problemas não lhe atingirão, se você for de boas.
3 – Ser de boas também significa respeitar opiniões alheias.
4 – Contagie o Deboísmo.
5 – Não importa tua opção sexual, faça amor e fique de boas.
6 – Sua mente vai responder a maioria das perguntas se você aprender a relaxar e ficar de boas.
7 – Um dos meios de se chegar a verdade é por meio de um bom sono.
8 – Ouça boas musicas, elas tem o poder de te deixar de boas.
9 – Para que tudo fique bem, mantenha corpo, mente e alma saudáveis, e assim serás de boas.
10 – Respeite a Mãe Terra, pois ela estava de boas antes de existirmos.
11 – No mais, fique de boas, e seja feliz. 😀

De acordo com Marco Rigobelli, o movimento começou com a Jessica Souza criando uma página no Facebook chamada Feminismo Deboísta porque o feminismo tinha e ainda tem dissidências internas que acabavam levando as mulheres a brigarem entre si. Ela ficou de saco cheio dessas brigas e criou a página porque queria lembrar que, mesmo discordando em detalhes, o objetivo de todas era o mesmo. E que brigar entre si não ajudava a causa e as mulheres precisavam ficar de boa entre elas pra poder lutar contra o machismo.

deboismo2

A ideia do Deboísmo acabou pegando rápido e ganhando uma página própria. Como quase tudo o que ganha a simpatia das pessoas na internet, isso foi usado e reusado. A Jessica eventualmente se cansou do rumo que tudo tomou e deixou a página dela. A coisa toda adquiriu ares oficiais de religião com uma nova página de Facebook chamada Deboísmo: Igreja dos de boas. Segundo Laryssa, uma das criadoras, a intenção é unir as pessoas em torno de uma ação que propague o respeito à opinião alheia, amor ao próximo e boa convivência. “A gente colocou na página que é uma instituição religiosa, mas deixamos claro que temos muito respeito por todas as religiões. Não importa sua crença, o que importa é a maneira que você se comporta com o outro. Usamos religião porque é uma forma de aplicação prática de uma filosofia. E une as pessoas em torno de uma ação. Não temos pretensão de tornar o Deboísmo em uma instituição. Brincamos que o nosso templo é você, em comunhão, em casa, deitado no sofá, assistindo Sessão Da Tarde. De boas”. Carlos, outro fundador da página, acrescenta: “Algumas pessoas acabam achando que estamos pregando inércia, que a pessoa seja um pastel. Não é isso. O Deboísmo não prega que você não fale, apenas que você procure a melhor forma de falar. Caso você veja uma injustiça, por exemplo, não vá lá e grite, xingue e acabe sendo injusto também. Há uma maneira de falar isso”.

deboismo3

Embora o objetivo seja o mesmo da página original, a diferença de tom é clara, logo vista na alteração da formulação dos preceitos básicos do Deboísmo:

1 – Não faça aos outros o que não quer que façam com você.
2 – Em todas as coisas, faça de tudo para não provocar o mal;
3 – Trate os outros seres humanos, as outras criaturas e o mundo em geral com amor, honestidade, fidelidade e respeito;
4 – Não ignore o mal nem evite administrar a justiça, mas sempre esteja disposto a perdoar erros que tenham sido reconhecidos por livre e espontânea vontade e lamentados com honestidade;
5 – Viva a vida com um sentimento de alegria e deslumbramento;
6 – Sempre tente aprender algo de novo;
7 – Ponha todas as coisas à prova; sempre compare suas ideias com os fatos, e esteja disposto a descartar mesmo a crença mais cara se ela não se adequar a eles;
8 – Jamais se autocensure ou fuja da dissidência; sempre respeite o direito dos outros de discordar de você;
9 – Crie opiniões independentes com base em seu próprio raciocínio e em sua experiência; não se permita ser dirigido pelos outros;
10 – Questione tudo.

Uma coisa permanece clara: o respeito às opiniões alheias. E é exatamente este o problema que o Deboísmo está enfrentando nessa rápida expansão. Pessoas passaram a usar o Deboísmo de forma passivo-agressiva. Jéssica, a fundadora, fez um post pra demonstrar sua insatisfação com os rumos do movimento:

O problema não é espalharem a ideia, o problema não é fazerem canequinhas e camisetinhas sobre isso, o problema é se apropriarem de algo, esvaziarem de significado e usarem isso CONTRA as pessoas, pra silenciar, pra promover submissão e pra chamar as pessoas que lutam de histéricas e derivados. É esse o problema, e quem não vê isso, não vê porque não tá a fim, porque tá bem aí na cara de vocês.

Não quero reconhecimento, não quero dinheiro (nunca quis), só quero que essa porcaria de piada caia no esquecimento o mais rápido possível e que vocês parem de levar isso a sério, porque eu não aguento mais grandes corporações e o governo tirando todo o significado de uma coisa que era importante pra mim (e pras minhas amigas).

Agora eu sei bem como Dr. Frankenstein se sentia. (Isso não é pros criadores da página Deboísmo, que já vieram conversar comigo antes, isso é pra todo mundo que tá na pira de falar pro mundo inteiro como é lindo ser de boas, mas não sabe reconhecer que nem todo mundo tem esse privilégio na vida de não ter que lutar pelas coisas.

Jéssica Souza
deboismo4

Apesar de terem conseguido criar uma treta dentro de um movimento que prega a não-tretação (coisas da Internet!), o Deboísmo tem raízes em um outro movimento filosófico que surgiu na Grécia, no início do século III a.C: o Estoicismo.

O estoicismo afirma que todo o Universo é corpóreo e governado por um Logos divino (noção que os estoicos tomam de Heráclito de Éfeso e desenvolvem). A alma está identificada com este princípio divino como parte de um Todo, ao qual pertence. Este Logos (ou Razão Universal) ordena todas as coisas: tudo surge a partir dele e de acordo com ele, graças a ele o mundo é um Kosmos (termo grego que significa Harmonia). O homem sábio obedece à lei natural, reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo, devendo, assim, manter a serenidade ou indiferença (Apathea, e daí surge o termo “Apatia”) perante tanto as tragédias quanto as coisas boas.

O estoicismo ensina o desenvolvimento do autocontrole e da firmeza como um meio de superar emoções destrutivas. Um aspecto fundamental do estoicismo envolve a melhoria da ética do indivíduo e de seu bem-estar moral: “A virtude consiste em um desejo que está de acordo com a natureza”. Este princípio também se aplica ao contexto das relações interpessoais; “libertar-se da raiva, da inveja e do ciúme” e aceitar até mesmo os escravos como “iguais aos outros homens, porque todos os homens são igualmente produtos da natureza”.

Exemplo de uma filósofa Estóica-Deboísta (“Repórter entrevista garota depois de fumar um cachimbo da paz”)

Com relação àqueles que não têm a virtude estoica, Cleanto uma vez opinou que o homem ímpio é “como um cão amarrado a uma carroça, obrigado a ir para onde ela vai”. Já um estoico de virtude alteraria a sua vontade para se adequar ao mundo e permanecer, nas palavras de Epiteto, “doente e ainda feliz, em perigo e ainda assim feliz, morrendo e ainda assim feliz, no exílio e feliz, na desgraça e feliz”.

O estoicismo tornou-se a filosofia mais popular entre as elites educadas do mundo helenístico e do Império Romano, a ponto de, nas palavras de Gilbert Murray, “quase todos os sucessores de Alexandre declararem-se estoicos”.

Uma característica distintiva do estoicismo é o seu cosmopolitismo: todas as pessoas seriam manifestações do espírito universal único e deveriam, de acordo com os estoicos, em amor fraternal, ajudarem-se uns ao outros de maneira eficaz. Nos Discursos, Epiteto comenta sobre a relação do ser humano com o mundo: “cada ser humano é, primeiro, um cidadão da sua comunidade; mas também é membro da grande cidade dos homens e deuses…” Este sentimento ecoa o de Diógenes de Sínope, que disse “Eu não sou nem ateniense nem coríntio, mas um cidadão do mundo.”

diogenes estoicismo
O filósofo grego Diógenes morava em um barril de vinho, como o Chaves, e era conhecido por ser zoeiro. Ao observar um arqueiro falhando em acertar seu alvo, Diógenes foi e sentou-se ao lado dele, dizendo que era o lugar mais seguro. Quando viu o filho de uma prostituta jogando pedras em uma multidão, ele disse: “Cuidado, filho. Não acerte o seu pai”.

E para celebrar este momento em que uma antiga filosofia volta à vida através da Internet, compartilho um cântico de louvor Deboísta:

Suede – Everything Will Flow

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Fiat Lux
Fiat Lux
25 outubro de 2015 12:35 pm

Concordo que o bicho-preguiça foi uma escolha infeliz, mas vejo o deboísmo como algo tipo: sem estresse! Abx Acid 😀

Serise
Serise
6 setembro de 2015 10:38 am

“NÃO É NÃO LUTAR, NÃO DEBATER. SER ‘DE BOAS’ É TER OPINIÃO E SABER RESPEITAR O PRÓXIMO, SEM DESMERECÊ-LO”

http://sossolteiros.bol.uol.com.br/deboismo-a-nova-filosofia-de-vida-que-a-internet-adotou/

Eu apenas acho[ na minha opinião] que usar a preguiça como símbolo não foi a melhor idéia.

Gustavo
Gustavo
8 setembro de 2015 9:39 am

A humanidade precisa mesmo de um “ismo”, não?

Romy
Romy
8 setembro de 2015 11:44 am

De boas… valeu Acid

https://vimeo.com/91515679

mIRANDA Jr
mIRANDA Jr
9 setembro de 2015 4:59 pm

Ei acid o que vc acha daquele livro “as confissões de um ateu budista”

Miranda 27
Miranda 27
10 setembro de 2015 12:34 pm

Pois é. CAso vc ja tivesse lido eu ia perguntar se vc ja viu as cartas do Alan Watts e desse Batchelor

Ikki & os infiltrados, do âmago do Facebook
Ikki & os infiltrados, do âmago do Facebook
16 setembro de 2015 6:55 pm

|¬)

comment image

Anônimo
Anônimo
16 setembro de 2015 5:59 pm

tudo vira bobagem.

Anônimo
Anônimo
17 setembro de 2015 8:48 pm
Anônimo
Anônimo
19 setembro de 2015 4:43 pm

Delegado fala do destino de bicho-preguiça tirado de dupla: ‘Ia para a panela’

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/09/ia-para-panela-diz-delegado-sobre-preguica-encontrada-com-dupla-no-ap.html

Anônimo
Anônimo
20 setembro de 2015 3:47 pm

Necessário, somente o necessário!

http://www.youtube.com/watch?v=S4J70C36RGU

Anônimo
Anônimo
20 setembro de 2015 3:52 pm
Ocultista Revolucionário
Ocultista Revolucionário
27 outubro de 2015 11:07 pm

“Já são quase 64 milhões de brasileiros fora do mercado”

Um Brasil com ares de “putença” cria cerca de 2 milhões de vagas de emprego num ano.

serise
serise
3 outubro de 2015 10:40 am
serise
serise
4 outubro de 2015 10:54 am
Olim
Olim
5 setembro de 2015 10:59 pm

No caminho para a iluminação use energias alternativas… 🙂

Vinícius
Vinícius
4 setembro de 2015 11:18 am

O que é incrível é a rapidez de já tentarem desvirtuar o movimento! É como dizem por aí: é por isso que não podemos ter coisas legais!

Observador
Observador
4 setembro de 2015 10:57 am

O numero 666 é o número que se obtem aplicando-se a Gematria em Maitreya.
utiliza-se as letras Mem (40), Alef (1), Iod (10), Tav (400), Resh (200), Iod (10) e Hei (5).
Publico aqui para me assegurar da vossa visualização.
Poste sobre Maitreya, Acid, por favor.

Anônimo
Anônimo
26 outubro de 2015 2:12 pm

Número cada vez maior de brasileiros tem decidido não trabalhar

Já são quase 64 milhões de brasileiros fora do mercado. Pela primeira vez, o IBGE divulgou dados que explicam o porquê.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/05/numero-cada-vez-maior-de-brasileiros-tem-decidido-nao-trabalhar.html

Mas cada vez mais brasileiros não se rendem à pressão. Eles decidiram que não querem trabalhar e pronto. E quando há questionamentos, a resposta é uma só: o motivo, cada um tem o seu e ninguém tem nada com isso.

Anônimo
Anônimo
31 outubro de 2015 5:37 pm

Brasil também tem projeto de renda básica

Finlândia estuda pagar “salário” a todos seus habitantes; aqui, desde 2004, uma lei vigora com a mesma proposta, mas mal saiu do papel

http://noticias.band.uol.com.br/brasil/noticia/100000777866/a-exemplo-da-finlandia-brasil-tambem-tem-projeto-de-renda-basica-.html

Dohko de Libra
Dohko de Libra
2 novembro de 2015 2:10 pm

Acid, tem saído muitas notícias sérias sobre possível vida fora da Terra, como água em Marte e Plutão, e a possível estrutura espacial alienígena naquela estrela em que o brilho oscila de modo estranho. Pensei que você fosse falar algo.

lalal
lalal
20 novembro de 2015 4:51 pm

Mano , se não tem juizo . Como pode ter coragem de pegar santas passagens da Palavra De Deus e fazer isso , não tem medo do inferno ? Não pode ficar alterando os 10 Mandamentos , não pode fazer isso com DEUS. Deboísmo , ta quase igual satanismo

Lotus Eater
Lotus Eater
21 novembro de 2015 3:56 pm

Parece que a caixa de comentários aqui continua com o mesmo fluxo de sempre, inclusos os doido fundamentalistas-literais 😉 Entendo a frustração dessa moça de tentar apaziguar umas brigas bobas com algo leve e acabar criando um meme monstrinho (aliás, a viralização e esquecimento de memes na internet é algo bem análogo às histerias em massa do milênio passado, tanto na variedade de tom quanto em qualidade de conteúdo, but I digress). Achei bonitinho esse meme quando primeiro vi circulando (preguiças, como não amar heh), mas é exatamente essa relação ideológica com o estoicismo (apesar de os donos negarem, o… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
29 setembro de 2015 5:58 pm

Tá vendo Serise/Acid, quando a NASA tem certeza de uma coisa, não há porque não divulgar. Descobriram água líquida fluindo em Marte. Daqui há pouco divulgam que há vida. E a reação nem será de surpresa para a maioria. Então não há porque inventarmos conspirações sobre ETs.

serise
serise
29 setembro de 2015 6:57 pm

Achei que havia lhe dito para não se dirigir a mim, Dohko.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
29 setembro de 2015 10:51 pm

É claro que não é a mesma coisa, mas isso não prova a existência dos ETs que ficam por aí desfilando com discos voadores e que só aparecem para noiados.
Não sei até que ponto a NASA é livre para dizer tudo o que descobre. Mas devemos ter cuidado ao afirmar coisas que a NASA supostamente sabe, mas não quer divulgar. Por quê só você sabe? Que privilégio você tem?

Dohko de Libra
Dohko de Libra
30 setembro de 2015 12:35 pm

Acid, o Serise copia e cola as coisas que você diz sem citação ou nada que indique que não é dele, e como não dá para reconhecer voz num texto digitado, eu pensei que fossem a mesma pessoa por isso. Mas já está esclarecido.

Anônimo
Anônimo
3 setembro de 2015 12:03 pm

Acid, tu és um big fanfarrão. na boa.

Darlan
Darlan
3 setembro de 2015 12:47 pm

Quando eu acho que o Acid vai rasgar o verbo e mitar com o texto do ano, o post acaba.

Ainda assim, ótimo artigo. É muito engraçado você conseguir extrair o sublime desses assuntos populares.

Pelo o que foi exposto, parece que o movimento vai se perder com o tempo, já que foi desvirtuado da sua ideia original. Mas em relação ao estoicismo, Acid, você acha que corre o perigo dos “praticantes” se tornarem apenas cães obedientes enquanto alguns espertos tomam proveito dessa quase submissão, fazendo o quadro geral se agravar ainda mais?

nayoung
nayoung
3 setembro de 2015 1:25 pm

Poxa, eu me assusto com a sincronidade das coisas, hj cedo um testemunha de geova fez a mesma pergunta da foto do post, bom pra ele eu nao tive tempo, rsrs….
e a segunda coisa foi que tenho ouvido falar no estoicismo, e hj tambem demanha pensei que tinha que pesquisar sobre… agora nem preciso mais, abraco acid…

Serise
Serise
3 setembro de 2015 2:22 pm

Filosofa Estóica-Deboista.
Antigamente tinha outro nome, mas tudo bem deixa assim mesmo.[rs,rs,rs]

andi
andi
4 setembro de 2015 1:37 am

curiosidade: a menina do primeiro video usa o codinome milena desabri para interpretar uma riponga e já foi entrevistada umas duas vezes pra materias serias em sp, se tornando viral no whatsap. ateh ja participou de um canal maconhista no youtube, se utilizando da mesma personagem. o nome verdadeiro dela eh thais costa. ateh tem face. adorei essa menina kkkk

Geninha
Geninha
9 outubro de 2015 2:09 pm

Muito bom. Não conhecia essa religião. Agora entendo pq até o Papa puxou a toalha. Hahaha

Abçs.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.