A JANELA DE OVERTON

O termo “Janela de Overton” foi dado em homenagem a Joseph P. Overton, que era vice-presidente do Centro Mackinac para políticas públicas nos anos 90 e criou um modelo que mostra como as opiniões públicas podem ser mudadas intencionalmente e de forma gradual por um pequeno grupo de pensadores (Think tank). Ou seja, idéias que antes pareciam impossíveis são plantadas na sociedade e, com o tempo, se transformam até mesmo no oposto do que era antes. Imaginemos qualquer causa politico / social (educação, aborto, descriminalização de drogas, não interessa): Para cada causa há um espectro de idéias que vai de um extremo a outro (do pensamento mais radical ao mais liberal). A Janela de Overton é o leque de idéias “aceitáveis” na sociedade, ou seja, a posição da sociedade num dado espectro.

Exemplo: A JANELA DE OVERTON
Exemplo de Janela de Overton quando o assunto é aborto

Quando um Think tank tem de promover uma idéia que está fora do que a opinião pública considera razoável, ela “puxa” a janela na sua direção. Assim, através da sua ação na mídia, vai introduzindo no discurso público idéias a princípio consideradas radicais, impossíveis de implementar, mas que, com a exposição do público a essas ideias, o que era inaceitável passa a ser tolerável, e o que era aceito pode até passar a ser rejeitado.

Coisas assim podem ser usadas para propósitos nobres: Por exemplo, a homossexualidade. Um tabu até pouco tempo, nos anos 80 e 90 vimos uma massificação da aparição de personagens gays nas novelas e filmes, primeiro de forma estereotipada, caricata mas intencionalmente simpáticos e carismáticos, até que personagens mais humanizados, tridimensionais, com seus medos, problemas e anseios trouxeram a discussão do homossexualismo pra dentro das casas, facilitando assim a aceitação de muitas pessoas estigmatizadas dentro das famílias.

Existem tantos outros tantos exemplos dessa manipulação da opinião pública, a maioria voltada pro marketing, mas os mais dramáticos são os que levam um país inteiro a uma guerra.

Todo mundo sabe que a guerra do Iraque foi baseada numa mentira (as tais “armas de destruição em massa”) mas o que poucos sabem é que tudo seguiu um script de um relações-públicas de guerra contratado pelo governo dos EUA para controlar todas as informações que apareceriam na mídia (e controlar, assim, a percepção das pessoas). Esse homem é John Rendon. Suas ações foram além de plantar notícias: ele também criou, a pedido da CIA, forças dissidentes DENTRO do Iraque a fim de que depusessem o governo desse país na base da violência. Então se você acha que o enforcamento de Saddam Hussein foi planejado e executado “soberanamente” por iraquianos… bem, se você é um cara que acredita em tudo o que vê na TV, provavelmente deve achar que o David Copperfield é Deus!

Rendon também participou do 11 de setembro, trabalhando para o Pentágono no Office of Strategic Influence, cuja missão era plantar notícias falsas e esconder suas origens. Outra missão era monitorar e participar de fóruns e chats em lingua árabe (lembrem que a única “confirmação” de que Osama Bin Laden foi morto foi feita num desses fóruns em que a Al Quaeda supostamente participa. A mensagem poderia ter sido escrita por qualquer um, mas a mídia comprou essa informação como verídica, assim como tem comprado tudo o que o governo americano diz que é pra ser).

Abro um parênteses pra lembrar que este ano Obama se reuniu para um jantar com os principais executivos da internet (Google, Apple, Facebook, Twitter, Yahoo, entre outros). Supostamente o jantar era pra falar sobre a geração de empregos, mas diante dos fatos descritos acima fica difícil acreditar que o presidente dos EUA se encontraria com os principais outsiders da mídia controlada pra falar de algo tão prosaico.

Jantar de líderes do mundo tecnológico com Obama.
Essa é a engrenagem que move a Janela de Overton
janeladeoverton obama zuckerberg
“Ei, garoto! Sabe aquele recurso de identificar as pessoas nas fotos do Facebook? Eu vejo aí o início de uma grande amizade!”

O “pai” das relações-públicas foi Edward Bernays. Ele cuidou da propaganda por detrás do golpe de estado na Guatemala, em 1954, onde a CIA tirou do poder um regime democraticamente eleito, e ele também ajudou a criar um sentimento de guerra contra a Alemanha na 1ª guerra (1917). Sua fama foi feita no final dos anos 1920, quando ele conseguiu inverter uma percepção negativa da sociedade (mulheres fumarem era algo grosseiro e masculino) para algo positivo (glamour, elegância) com a campanha dos cigarros Chesterfield. Ele também é o responsável pela percepção de que a cerveja é uma “bebida leve e moderada”. Em 1928 ele lançou o livro Propaganda, que se tornou a bíblia da indústria da publicidade e dos governos ocultos. Não por acaso foi o livro de cabeceira de Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista (apesar de Edward ser judeu).

Barack Obama é o maior exemplo de um produto de sucesso das relações públicas. Ele saiu do nada para a presidência dos EUA através puramente da imagem e do discurso, uma imagem – e discurso – vendidos não só para os EUA mas para todo o mundo, e que nem sempre condiz com suas atitudes (A base de Guantânamo continua lá pra provar). Quem produziu Barack Obama? A resposta visível é o marketeiro dele, Ben Self (que por sinal trabalhou na campanha da Dilma). Mas não responde a QUEM interessa fazer Barack Obama. Esse é um mistério que só pode ser entendido quando acrescentamos um elemento atualmente invisível à nossa sociedade: aqueles que controlam a sociedade.

“Se entendermos os mecanismos e as motivações da mente de grupo, é agora possível controlar e reger as massas de acordo com nossa vontade, sem seu conhecimento.”

Edward Bernays; Propaganda

Em um livro posterior, Edward cunhou o termo “engenharia do consentimento” para descrever sua técnica de controle de massas:

“A manipulação consciente e inteligente dos hábitos organizados e opiniões das massas é um elemento importante na sociedade democrática (…) Aqueles que manipulam este mecanismo oculto da sociedade constituem um governo invisível que é o verdadeiro poder do nosso país (…) Em quase todo ato de nossa vida diária, seja na esfera da política ou dos negócios, na nossa conduta social ou no nosso pensamento ético, nós somos dominados por um número relativamente pequeno de pessoas (…) que compreendem os processos mentais e padrões sociais das massas. São eles que puxam os fios que controlam a mente do público.”

Edward Bernays

Quem controla a mídia controla o poder. É por isso que nosso querido governo nunca desistiu da idéia de controle total da imprensa, mas nisso têm enfrentado violenta oposição da Band e da Globo. Se a história nos ensinou alguma coisa, é que vai ser preciso criar um factóide (algo dramático, de apelo popular) pra se criar, no calor dos eventos, uma censura que não pareça uma censura. Ou seguir o caminho que já está tomando, de ir aumentando o controle do judiciário e ir estrangulando, por meio de processos e proibições (como a do Estadão) o jornalismo inquisitivo, de denúncia. Por outro lado, engana-se quem pensa que a mídia está contra o governo. Porque, ironicamente, a mídia só se torna relevante em seu poder de convencimento quando está aliada ao poder, e o poder está representado pelo governo, que está repre$entado / sustentado na mídia. Essa simbiose pode ser observada na relação estreita da Globo com todos os governantes brasileiros, independente de ideologia.

Um belo exemplo de Janela de Overton no Brasil (com inversão completa do espectro) está na manipulação em massa da esquerda brasileira, que apenas 15 anos antes era intolerante ao extremo com corrupção e falta de ética DA DIREITA, e prometiam fazer diferente, mas uma vez no poder conseguiram implantar em seus eleitores / apoiadores a idéia de que conchavos, propinas e corrupção fazem parte do jogo político, e que é a única forma de se manter a governabilidade neste país. Isso não foi construído do dia para a noite, e sim ao longo do gerenciamento da mídia dos VÁRIOS escândalos em que eles se meteram. Algo que nunca conseguiriam sem o poder e carisma de seu relações-públicas Luís Inácio Lula da Silva, “o cara” que, quando quer fazer publicidade ou apagar algum incêndio, dá entrevistas exclusivas à Rede Globo, que outrora criticava.

Atualização (01/09/2020):

Já a Direita brasileira parece empenhada em forçar essa janela em direção ao esgoto ou ao Inferno, reforçando o PIOR da natureza humana, com exemplos quase que diários de desumanidade, ignorância, egoísmo, exploração, favorecimentos ilícitos e corrupção (que eles antes criticavam na Esquerda, ÓBVIO). O último episódio que me chocou (e olhe, tá cada vez mais difícil se chocar com tantos absurdos que este governo trouxe e traz) foi o deputado (alinhado ao Bolsonarismo, claro) que recebeu o agressor da Maria da Penha pra “ouvir sua versão“. Considerando que muitos desse núcleo apóiam um golpe armado, e observando quais características estão sendo “valorizadas” por essa turma, não é difícil imaginar que tipo de ser humano estão treinando e pra qual objetivo, não é mesmo?

Referência:
Designorado: a importância dos extremos;
The Father of Spin: Edward L. Bernays and the Birth of PR

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
97 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Pers
Pers
11 julho de 2011 7:28 am

Isso aí, blue.

Poeta
Poeta
12 julho de 2011 8:32 pm

Sério é oficial? (rs)

Poeta
Poeta
12 julho de 2011 8:57 pm

Se toda essa determinação para combater o PT é por causa do aborto, eu concordo plenamente neste assunto. Mas é sempre bom lembrar quem de fato manipula as massas e a mídia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Rockefeller_Foundation

E em se falando de aborto (primeira palavra deste post) é desse poder oculto que tenho medo. É de quem eu não controlo com o voto.

Por favor passa o olho nessa tese de doutorado quando puder, tu já deves conhecer o assunto…

Eugenics and the Rockefeller Foundation in Brazil: health as an instrument of national regeneration

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-45222009000200012&script=sci_arttext

Simão
Simão
13 julho de 2011 1:22 am

Desculpe-me, mas “Saindo da Matrix” não tem nada a ver em discutir temas da própria Matrix. Quando se discute temas da própria, só se enraiza ainda mais nela, é como tomar pacotes de pílulas azuis todas as noites para permanecer num estado semelhante a de uma avestruz, que enterra a cabeça nas crenças que acredita, nas ilusões das ideologias, dos lados que se torce, a terra com a cabeça enterrada é a própria Matrix. Que se ganha com isso? Horas de discussão para se ficar ainda mais preso nela. Nessa condição, não há chance nenhuma de ver um cm da… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
13 julho de 2011 11:58 am

Entendi. Você saiu da Matrix e agora esta tipo, sentado num hotel abandonado digitando na internet a receita para as pessoas saírem da Matrix. Isso ta me parecendo mais é Inception, ou seja, você esta sonhando que tem acesso a pílulas vermelhas, e sabe exatamente onde esta a saída da Matrix. Just a dream. Você esta aqui no blog com a gente. E vivendo num sistema onde tem que respeitar leis, e discutir certos assuntos para melhorar a sua visão diante do mundo. Para aprender algo que você possa usar para fazer a sua parte para melhorar as coisas. Sei… Read more »

Gustavo
Gustavo
13 julho de 2011 1:16 pm

Mcnaught, na boa, essa mistura de metáforas me deixou confuso. =P

Mcnaught
Mcnaught
13 julho de 2011 2:52 pm

Gustavo,

O comentário esta separado por “trechos.´´

E pode crer rs, ficou um tanto confuso por parte da mistureba que fiz nos trechos onde eu juntei os dois filmes rs.

Sorry.

[]´s

Toad
Toad
13 julho de 2011 11:39 pm

Parece Mcnaught estar preso na matrix de nome “implicância”. XDD

Wilhelm
Wilhelm
18 julho de 2011 3:56 pm

Sêneca, Rousseau, Platão, Nietzsche, Postman e Orwell… Quantos outros mais não repetiram as mesmas notas por séculos e séculos? … parece cansativo moer até o átomo um assunto que se torna esquecido da noite para o dia.

Simão
Simão
18 julho de 2011 1:55 pm

Acid, você não entendeu o que eu quis dizer, que não tem nada a ver com “tapar os olhos” para os eternos descaminhos da Matrix, e não defendo “cruzar os braços”, mas repare, o que eu quis dizer é que “Saindo da Matrix” tem forte contraposição com os novos rumos do blog (as discussões dos descaminhos dela). É como se você tivesse tomado ao mesmo tempo as duas pílulas, a vermelha e a azul, e isso dá uma confusão danada. Pilula vermelha: alavancou o blog, com público-alvo e missão bem definidos, cada post tem significado intrinseco, não perde valor no… Read more »

 Poeta
Poeta
12 julho de 2011 12:54 pm

Ate a metade do texto achei que ia ser brilhante compartilhar com meus contatos.

Mas ai quando o Acid assume partido e bota toda a culpa no “barbudao malvado e a sua presidente lesbica” coloca o texto todo no lixo. O Tulio bem disse.

Acid porque nao coloca um tucano bem macho do lado da logo? Vai ser honesto com os desavisados que vem em busca de conhecimento.

Afinal o que precisamos mesmo eh de uma midia Onipotente e golpista, igual a das republiquetas latinas. Eu se pudesse votava na globo, band vice.

Abraço,

Poeta

Pers
Pers
11 julho de 2011 7:34 am

Ô anônimo, vc deu um péssimo exemplo contra uma sociedade justa, igualitária e democrática.
Como é difícil !

“Instigador do ódio” !!?? Onde, cara ? Vc não está projetando não ?

Gustavo
Gustavo
11 julho de 2011 10:53 am

Ao meu ver, em muitos casos substituir a palavra ‘gay’ por ‘negro’ ajuda a perceber se um determinado pensamento soa preconceituoso ou não. Digo isso porque, depois de décadas de lutas pela igualdade racial, hoje temos uma percepção melhor de como éramos extremamente ignorantes. Ser racista hoje é, com razão, absurdo. Assim como dentro de um certo tempo – se a ignorância sobre a homossexualidade diminuir – não fará sentido tratar gays como doentes, aberrações, pecadores ou… “ditadores”. Não se pode agrupar um grupo de pessoas com determinada condição em comum como farinha do mesmo saco. Isso parece tão básico,… Read more »

Nagzoks
Nagzoks
11 julho de 2011 11:30 am

“Podemos ver esse mecanismo em ação agora mesmo, ao assistirmos a uma massificação/exploração da homossexualidade pela mídia, assim como fizeram nos anos 90 com o culto à marginalidade” – Perfeito.

Lucas
Lucas
11 julho de 2011 12:19 pm

Coisa boa de mais!

EAT
EAT
11 julho de 2011 6:14 pm

Como dizia o mestre: Paz a todos! Gosto muito do seu blog! E esse post foi bom pra nos atentarmos. Sempre alerta (como os escoteiros)! Concordo que ficam nos manipulando como gado e se não prestarmos atenção achamos que somos os donos do pensamento que nos foi imbutido por propagandas massivas. E não são empresários que nos manipulam, é o governo mesmo. Por mais rico que um empresário seja, o governo é muito mais. Saudações!

Felipe
Felipe
11 julho de 2011 8:18 pm

Oi SIddharta, Como eu te disse na festa de Julie, fazia tempo que eu não visitava seu site, questão de anos talvez. E eis que hoje, procurando uma imagem de Richard Dawkins (tava pensando em fazer um meme com ele, brincando com o fato de alguns ateus fazerem do ateísmo uma religião fundamentalista) eu vim parar aqui de novo — e confesso que fiquei chateado com algumas coisas que li nesse post e comentários. Vou me permitir escrever sem ter lido todos os 56 comentários, espero que não se incomode. Então, no seu post você menciona uma saturação de personagens… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
11 julho de 2011 10:30 pm

Hmm, de saturação nada posso dizer, pois malemá assisto TV. Tenho apenas lembranças tenebrosas de novelas e sensacionalismo jornalístico (nadicas neutro) que não fazem bom serviço a ninguém, branco, negro, gay, machão, pobre, rico, anão. Confiar à grande mídia e ao sistema educacional o ônus de oferecer conteúdo rico e incitar análise crítica acerca de um tema delicado é tenso quando nem banalidades ganham tais honrarias. Masss… como disse, sou besta em matéria televisiva popular. E cética de longa data da motivação e eficiência educacional. No passo, os movimentos feminista e de direitos negros aconteceram em outros tempos, menos velozes… Read more »

Toad
Toad
11 julho de 2011 11:14 pm

Felipe disse tudo mas, entendi a explicação do Acid, e já imaginava q era mais ou menos isso.

Esses programas são muito ruinzinhos, tendo ou não gays, nem é recomendável. Nas novelas, se confunde estereótipo com uma pessoa q tm mesmo aquele jeito mais “fervida”, como dizem.

Estereótipo é quando colocam uma característica muito estranha em um personagem e, se dá a entender q é por ser gayzão. Não é ser escandaloso, por exemplo, q isso tm gente q é mesmo.

Toad
Toad
11 julho de 2011 11:23 pm

Mas, Ike, vc ñ respondeu: Mesmo q ache q o número d gays para pessoas em geral, q morrem, seja peqno, acha certo eles serem assassinados só por serem gays? Porq na maioria das vezes é só por isso.

Pois as pessoas morreram em assaltos, brigas em geral, por motivos toscos… pela condição, acho q mais as mulheres se lascam nos crimes passionais e desentendimentos.

… mas, não acha q é pior morrer tão somente pela sexualidade?

Martyn
Martyn
25 julho de 2011 12:24 am

Acid … to com medo de dormir :D…

wikipedia…. essa é sua pesquisa???

pq vc naum pegou logo o link do ceticismo aberto ???
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/3618/contatos-de-quarto-grau-no-baseado-em-fatos-reais


vou pesquisar mais…

Sylvia
Sylvia
12 agosto de 2011 7:54 pm

Acid,
Gostei do post — e do blog.
Valeu.

Ike e os caçadores do site perdido, do âmago do automatismo desdenhoso
Ike e os caçadores do site perdido, do âmago do automatismo desdenhoso
18 agosto de 2011 8:48 pm

Toad (respondendo tardiamente), “Mas, Ike, vc ñ respondeu: Mesmo q ache q o número d gays para pessoas em geral, q morrem, seja peqno, acha certo eles serem assassinados só por serem gays? Porq na maioria das vezes é só por isso.[…]” Eu não acho Toad. Pesquise e descubra o truque dessa gente cínica e ditatorial. Aqui já é um começo: http://homofobianaoexiste.wordpress.com/ O que não acho certo é esse EXAGERO (e choradeira fingida… EMPULHAÇÃO é o termo mais objetivo) nas estatísticas pra tentar “provar” uma perseguição ou ódio (O que NÃO é a mesma coisa que “discriminação” e “preconceito”) q/… Read more »

Fy
Fy
19 agosto de 2011 11:07 am

Oi Acid, Por favor veja se eu estou no quadradinho certo , me perdi um pouco ! ——————— ‘Mas parece que isso tb passa batido diante dessa mentalidade pluralista, polida e tolerante que vivemos hoje’ do Ike. Oi Ike, Eu sinceramente me confundo nos seus comentários. Percebo uma forte averão aos governos centralizadores, como o são as ditaduras, enfim o mal-ajambrado socialismo, etc E no entanto, sinto tb q vc cultiva sérias dificuldades em relação à democracia. Veja bem : Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade. As democracias… Read more »

Ike e os caçadores de comentários  perdidos, do âmago do neurônio néscio
Ike e os caçadores de comentários perdidos, do âmago do neurônio néscio
7 setembro de 2011 11:05 pm

Vsc viram o caso atual do rapaz que assassinou 2 homens que eram efetivamente parceiros sexuais? Conseguem ver o “timming” de TOOOODA mídia e imprensa pra ABAFAR a motivação do crime, desconversando (e criando um monte de factóides) que não existe nenhum triângulo amoroso gay ali, muito menos prostituição gay? A motivação passional foi devidamente defenestrada das possibilidades até pelo delegado de polícia! E o que eu disse ali em cima no meu último coment e o exemplo que o Acid usou pra exemplificar a dinâmica da ‘Janela de Overton’ permanecem intactos. E é sempre assim. Si o assassino fosse… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
7 setembro de 2011 11:54 pm

O assassino pode ser gay e o motivo homofobia. O assassino pode ser gay e ter tido outro motivo que não passional. O assassino e o casal podem ser gays e não estarem participando de um triângulo, tampouco ter qualquer ligação com prostituição. O assassino pode ser gay e religioso. Pode ser hétero e ateu. Pode ser religioso e ter motivos passionais. Ou não.

Como você saberia?

Você insiste demais nesse assunto, Ike. Até parece que tem uma agenda.

Ike e os caçadores de comentários  perdidos, do âmago do neurônio néscio
Ike e os caçadores de comentários perdidos, do âmago do neurônio néscio
10 setembro de 2011 12:44 pm

Pois é cara Lótus… Como saber, né?! (mas não precisava fazer “eco” em cima do que eu disse). Esse é o ponto nevrálgico mesmo. Pinçou?! E vc pode observar que o ‘modus operandi’ da mídia e imprensa (que gera a tal da “opinião pública”) é sempre o mesmo. Se o assassino fosse um hetero (ou coisa que o valha) já estaria condenado a priori, pendurado num poste com as inscrições de ‘homofóbico’. Todos os “especialistas criminais” e “pessoas lindas” que possuem o microfone e o prestígio nas mãos se cotizaram pra desvalorizar a condição sexual do criminoso na hora do… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
10 setembro de 2011 2:23 pm

É Ike, mas é coisa de gente menos resolvida depender da mídia para ditar suas convicções, sejam conformadamente concordantes ou por ceticismo mecânico discordantes. O objeto de distorção da mídia não tem culpa de estar na mira. Não se pode deixar contaminar pela saturação grotesca. Olha as suas palavras. Sacrificar a família natural? Calar o cérebro? Perseguições fantasma? Isso é ladainha do outro lado da mídia bestificada, aquela que toma a exposição demasiada pelo outro lado como evidência de que o assunto é vazio, vigarista. Por que você só vê o exagero, a manipulação psicológica em um dos lados? Essas… Read more »

Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
11 setembro de 2011 2:03 pm

Isso tá me cheirando a malabarismo dialético, Lótus. Quem tem olhos de ver que vejam. “Isso é ladainha do outro lado da mídia bestificada, […]” Da mídia bestificada??? Eu sou uma mídia??? “[…]aquela que toma a exposição demasiada pelo outro lado como evidência de que o assunto é vazio, vigarista.” Ah tá, melhorou bastante… (???) Vazio não é mesmo; quem hiperboliza a tal da ‘homofobia’ não é essa “mídia bestificada” saída da sua imaginação. Vigarista, com certeza. De novo: Porque descartar de cara o crime passional, em vez de colocá-lo junto com essas suas pertinentes possibilidades?! (E dar chance ao… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
11 setembro de 2011 3:36 pm

“Da mídia bestificada? Eu sou uma mídia?” Tu também? Se fazendo de menos entendido? Ok. Não, Ike, você não é A mídia, é papagaio dela. Que adianta você perceber as peripécias da mídia esquerdista e não da direitista? Essas palhaçadas de “destruir a família normal”, “calar a voz dos religiosos X”, “vitimização forçada de grupo Y”… são o reflexo inverso da mídia atualmente dominante. Um pouco de moderação, que tal? “Vazio não é mesmo; quem hiperboliza a tal da ‘homofobia’ não é essa “mídia bestificada” saída da sua imaginação.” Ah não? Quem seria, então? Estava sob a impressão que esse… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 julho de 2011 10:43 pm

Nossa, Acid! Você é o cara mais raso e sem conhecimento do mundo. Burro mesmo…
Devia parar de escrever. Conselho.

Martyn
Martyn
20 julho de 2011 10:28 am

…(isso seria desvirtuar todo o post e olhar pro dedo, em vez de olhar pra Lua)…

😀 😀 😀

Raul Seixas – As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor

http://www.youtube.com/watch?v=795779MY3r0

Martyn
Martyn
24 julho de 2011 10:19 pm

Acid… acabei de assistir esse filme

>>> Contatos de 4º grau – 2009 <<< http://youtu.be/j5GrNvcRT4o

o problema q a crítica(midia internet) ta me falando q as cenas reais não são reais… o q voce acha???

as imagens reais são reais??? :D…

mINDIGÃO
mINDIGÃO
22 julho de 2011 12:39 pm

Simão, se tem que entender que o Acid não é uma divindadade. Ele é um ser humano e como tal, possui crenças. Assim como nós, ele está em um processo de evolução. Não concordo com o dualismo maniqueísta de PT e PSDB e com esse debate sexual da maneira que está sendo colocado. Porém entendo que este blog tem um autor e o blog reflete os pensamentos e reflexões do autor. Todos nós precisamos de uma matrix para viver. Iria ser um saco ter que criar uma nova “matrix” todo dia. O problema é quando essa matrix não é questionada,… Read more »

Martyn
Martyn
26 julho de 2011 4:58 pm

Eletroencefalograma da Mente da Terra – Projeto Consciência Global Um experimento científico realizado na Universidade de Princeton – http://noosphere.princeton.edu/ -, feito através de computadores que geram números aleatórios, está sendo capaz de descobrir padrões inusitados poucas horas antes, durante e depois de um grande acontecimento que venha a abalar o planeta inteiro. Por exemplo, o atentado do 11 de setembro de 2001, o atentado de Madri em 2004 e a catástrofe asiática do Tsunami registraram nos computadores do Projeto Consciência Global um padrão peculiar, que foge ao resultado mais provável num experimento usando números produzidos aleatoriamente por um programa de… Read more »

Bateia
Bateia
25 julho de 2011 12:53 am

Criamos um post após entrarmos em contato com o filme Sem Limites que possui relação com o assunto deste post. Inclusive pegamos uma foto emprestada do seu blog, se houver algum problema nos avise por favor.

http://bitcoinrevolution.com.br/sem-limites/

Martyn
Martyn
25 julho de 2011 1:23 am

Acid … to com sono e com medo de dormir :D…

o filme é de 2009… não assistir em 2009 pq foi quando comecei ver as provas oficias de ET…

mesmo assim uma coruja ficava gritando aqui no meu prédio direto… teve uma vez q eu tava na cama olhando pra janela… ela passou e deu um grito tão alto q eu senti minha alma mexendo dentro do meu corpo … eu nem sabia nada sobre viagem astral.

quando amanhecer eu vou pesquisar mais.

blue
blue
25 julho de 2011 10:22 pm

Acid, já viu esse doc?

http://centuryself.blogspot.com/

Peter Parker
Peter Parker
27 julho de 2011 11:12 pm

oh Martyn saiu um filmaço baseado em fatos reais sobre o papai noel….escrito e dirigido por uma torta falante..rsrsr….pesquisa no google….tsc….esse é o problema de se acreditar em tudo oque “esta escrito”….gnosticamente…budisticamente….bibiclamente falando….

Martyn
Martyn
28 julho de 2011 12:00 am

“O homem – disse – é um ser mágico, tem a capacidade de voar pelo universo tal como qualquer uma das milhões de consciências que existem. Mas, em algum momento de sua história, perdeu sua liberdade. Agora sua mente não é sua, é uma intrusão”. Afirmou que os seres humanos são reféns de um conjunto de entidades cósmicas que se dedicam à depredação, as quais os bruxos chamam “os voadores”. Disse que este era um tópico muito secreto dos antigos videntes, mas que, devido a um augúrio, ele havia entendido que já era tempo de divulgá-lo. O augúrio foi uma… Read more »

Ike, e os caçadores de zumbis brincalhões, do âmago do parquinho revolucionário
Ike, e os caçadores de zumbis brincalhões, do âmago do parquinho revolucionário
11 outubro de 2011 10:21 pm

Engraçado é que tá todo mundo falando bem do Facebook. Que o Orkut já era…

Por via das dúvidas vou revestir meu barril com umas duas demãos de chumbo.Rssss

“-Então pra que saber a verdade sobre certas coisas se não vou poder fazer nada à respeito?

-Mas ‘fazer algo’ não importa tanto quanto se defender- e se precaver- dessa verdade que vc acabou de descobrir.”
(de um diálogo travado recentemente numa desinteressada mesa de bar)

abs

Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
11 julho de 2011 1:45 am

“Opa, não é de mim que tu diz que veio esss acusões de homofóbico e enrustido né?” Não Lótus, não mesmo. “[…]Eu admito uns “escândalos” ali e aqui mas espero que não tenha sido ao ponto de eu me meter nesse tipo de acusação infantil.” Infantil… Não. Ingênuo talvez. E deveras confuso tb em alguns pontos. Ou fui eu q/ não compreendi os argumentos, vai ver. |¬) Tento falar daquilo que consigo ver com os meus próprios olhos e sem paixões (difííícil), de forma objetiva. Sem os aguilhões de certos raciocínios que limitam a minha visão de mundo. “[…]Tem coisa… Read more »

Túlio Villaça
Túlio Villaça
6 julho de 2011 6:14 pm

É uma pena que este blog cada vez mais se afaste dos vastos temas da espiritualidade para mergulhar numa visão política que parece ampla nos temas, mas se mostra pequena nos exemplos. Quer dizer que a Globo e a Band fazem oposição a um controle da mídia pelo governo. Será que é porque elas controlam esta mídia e executam hoje exatamente o que o post descreve, ou estou enganado pelas idéias que o governo plantou em mim através… através do que, se ele não controla a mídia? E espera aí, como é que este governo se elegeu sem controlar a… Read more »

Gustavo
Gustavo
7 julho de 2011 10:06 am

Olás!

Gostaria só de dizer que eu sou homossexual, mas não participo de nenhum movimento conspiratório, sou gente boa e não mordo, ok? Assim como muitos por aí tb que não tão interessados na dominação da mente de ninguém, e só querem viver bem. =D

Abraços!

Gleidson
Gleidson
7 julho de 2011 10:07 am

Oposição da Band e da Globo? Mídia fazendo oposição? Meu caro trabalho com mídia há 15 anos, e infelizmente não existe essa oposição, as emissoras tem o direito de transmissão pública, então ficarão na mão dos governantes eternamente. E realmente não dá pra levar em conta tudo nos enfiam guela abaixo, devemos sim, sempre questionar, acesso e muito o saindo da matrix, mas como os outros sites também estou sempre o questionando. É assim que deveria ser com todos.

Túlio Villaça
Túlio Villaça
7 julho de 2011 11:08 am

Gleidson, sou publicitário e conheço muita gente no meio jornalístico. Infelizmente, o que vejo e fico sabendo não condiz com o que você disse, não exatamente quanto a haver oposição, mas quanto a haver motivação política e econômica no noticiário por parte das empresas que o criam. Acid, já conhecia a matéria indicada do OI, que visito sempre. Você já deve ter visto também as críticas que são feitas lá à parcialidade de jornais e redes de TV. Realmente, o governo Lula promoveu uma tremenda descentralização das verbas de publicidade, não só botando na Record, mas também em jornais, rádios… Read more »

Marco Aurelio
Marco Aurelio
7 julho de 2011 12:01 pm

Agora me lembrei que estou dopado de flúor.

Renato
Renato
7 julho de 2011 12:43 pm

Quem assiste ao CQC pode notar nas vinhetas a influência da maçonaria, mas é importante notar que o CQC critica várias prefeituras, mas quando o assunto é governo Dilma ou Ministros, eles se calam. Fica claro a influencia do governo na Band e eyeworks (CQC). Isso não é de hoje e nunca acabará, pois as emissoras dependem do governo o governo delas… Cabe a nós pensarmos o que vemos e indicar os erros, como o Saindo da Matrix.
Política e Espiritualidade andam juntos sim. Os bons espíritos fazem da política um lugar melhor para viver (evoluir).

Cristiano
Cristiano
7 julho de 2011 2:47 pm

O que vc acha do comentário de Chico Xavier no programa Pinga Fogo do ano de 71 na TV Tupi: http://youtube/tb8LmH5ep7Y

Por favor me responda. Paz & luz

Cristiano
Cristiano
7 julho de 2011 3:36 pm

Descupa, não expliquei direito.O que vc acha do comentário de Chico Xavier no programa Pinga Fogo do ano de 71 na TV Tupi a respeito da homossexualidade: Aí vai o link: http://www.youtube.com/watch?v=tb8LmH5ep7Y&playnext=1&list=PLE52AE427AD44A026 ou digitar no youtube: Pinga Fogo 1971 Homossexualismo

Leo
Leo
7 julho de 2011 4:13 pm

Aproveitando o assunto, indico o filme O 4º poder, muito bom.

Lotus Eater
Lotus Eater
7 julho de 2011 12:18 am

“nos faz perguntar “quem” ganhara e o “oque” ganharão com isso…tsc” Se tem algum grupo de homossexuais lucrando horrores com isso, não me convidaram, bah =P Vai ver um dos Bilderbergs é um gay mal amado e demandou à sua mídia escrava mais chamego pro seu lado. Ou eles perceberam um movimento favorável da população antes temerosa e acharam que encher-lhes o saco cortaria essa onda de aceitação e respeito sem cabimento. Vá saber =P Eu não confiaria em novelinhas, kits-qualquer-coisa do governo ou histórias melodramáticas de jornal noturno pra me educar sequer sobre engraxar sapatos, quanto mais prover insights… Read more »

Túlio Villaça
Túlio Villaça
6 julho de 2011 7:38 pm

Olha, Acid, a gente poderia enveredar por um debate sem fim aqui. Eu não tenho dúvida que a imprensa que um dia elegeu o Collor (e o derrubou depois), antes disso apoiou uma ditadura militar e antes ainda provocou o suicídio de Getílio é golpista. Apenas não santifico seus adversários. Quanto ao Palocci especificamente, não creio que ir ao Senado, hoje em dia, seja uma forma de se explicar “ao povo”. Nem ao JN, óbvio. Quanto a jantares, ora, o poder se relaciona. A Lily já jantou com quantos poderosos, antagônicos entre si? Ela tem interesses, e não é burra… Read more »

Túlio Villaça
Túlio Villaça
6 julho de 2011 7:46 pm

Deculpe, só mais uma coisa: um dos erros que você comete, a meu ver, está relacionado ao grande poder que você atribui a governos, quando sabe que hoje ele está concentrado nas grandes organizações empresariais – de comunicação inclusive, e até principalmente. Então, dizer que o governo manipula a informação e os meios de comunicação não me parece de um idealismo meio ingênuo, que esquece que os meios de comunicação são empresas, grandes empresas, com grandes interesses também, e que muias grandes empresas hoje tem mais dinheiro e poder que muitos países. Então, baixar o malho no governo pode ser… Read more »

Túlio Villaça
Túlio Villaça
6 julho de 2011 7:47 pm

Ops, errata: “Então, dizer que o governo manipula a informação e os meios de comunicação me parece de um idealismo meio ingênuo…” retire a palavra “não”.

Toad
Toad
6 julho de 2011 8:35 pm

Falar do governo(política) ñ desmerece a espiritualidade acho e, é bom criticar, quando precisa. Homossexualismo, deveras: Ainda tm gente q tem dúvida se é de nascimento ou não por falta de se falar nisso para esclarecer mesmo. Os personagens, acho esses secundários, terciários, quaternálios XD uma esmola, pelo q tm de bibas(cenário, figurino, MAQUIAGEM, etc) trabalhando para q os programas d tv, novelas principalmente, funcionem e, muitas pessoas, sobretudo evangélicos, acham essa esmola de personagens mega secundários um “absurdooooo”! Quando pela depravação que já foi mostrada entre héteros, q pode ter mais importância claro por causa da procriação, mas já… Read more »

Pers
Pers
6 julho de 2011 8:58 pm

conchavos << valeu >>

Peter Parker
Peter Parker
6 julho de 2011 9:00 pm

Concordo com o Acid, e acredito que alguns de vcs não captaram muito bem a msg….em nenhum momento ele isenta setores do governo ou da midia que realmente a decadas vivem em uma promiscua simbiose….que tende a piorar….Quanto a “onda homossexual”, sem entrar em maiores polemicas(até porque,”cada um, é cada um” e “não devemos julgar, para não sermos julgados”)…realmente é muiiito estranho essa avalanche sobre o assunto nos ultimos tempos…nos faz perguntar “quem”ganhara e o “oque” ganharão com isso…tsc

Mcnaught
Mcnaught
6 julho de 2011 9:12 pm

Depois de vários anos a palavra conciso apareceu aqui novamente é? rsrs.

Ok. Resumo do post: A Maria ainda vai com as outras.

Obs: O blog não derrapa coisa nenhuma.

[]´s

Túlio Villaça
Túlio Villaça
6 julho de 2011 11:00 pm

Eu sei que está, Acid. Só que não é levado em conta pelo próprio texto. Aparentemente, Bush, Obama e Lula são do mesmo partido – o do governo que tenta controlar a mídia. O que o texto não explicita é exatamente porque a mídia resiste – pois por idealismo ou interesse no bem estar alheio é que não é. A questão é: quem controla a mídia hoje? Você afirma que são os governos e os sataniza. Pelo que vejo olhando em volta, relativizo isto duas vezes: primeiro, quem domina não são os governos, mas as corporações; e segundo, elas tem… Read more »

blue
blue
7 julho de 2011 6:14 pm

Ah, interessante resaltar que o tio do Bernay é nada menos que Freud.

Outra coisa, TV e rádio não se consegue por licitação, apenas por concessão. São as únicas coisas que o governo é que tem a decisão unilateral de escolher o particular para executar o serviço.

Logo, quem tem TV tem rabo preso. Todos gostam de meter o pau na Globo, mas outras emissoras como SBT não são dirigidas por santos…

Peter Parker
Peter Parker
7 julho de 2011 6:49 pm

Galera sem crise… não estou acusando nenhuma teoria da conspiração gay…me corrigam se eu estiver errado, mas resumindo a conversa só estou afirmando que descobriram uma mina de ouro nesse publico alvo e que agora querem aproveitar o maximo desse seguimento…

Toad
Toad
9 julho de 2011 11:57 pm

Não vi benefício biba ainda nesses progetos e, ainda parece q deixa qm nem tinha tanto contra, com raiva de gay.

O “kit gay” é uma porcaria, umas dramatizações toscas, sei lá.

Na tv eu gosto(principalmente lesbicas) de ver porq eu sou sem vergonha.

Toad
Toad
10 julho de 2011 12:02 am

Foi mal: “ProJeto” XD

Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
10 julho de 2011 12:36 am

blue, “qual seria a agenda da “ditadura gay”?” É só entrar numa roda do movimento gay e jogar conversa fora com os seus principais líderes. É sério, Cê vai descobrir rapidinho. ;¬) Acid, “[…]Não acho q exista uma “ditadura gay”, como afirmam, mas também não vejo esse movimento como obra do acaso[…]” Ditaduras nascem da política. Os grupos gays se organizam como um movimento político-ideológico. Daí partem pro ataque, com difamações, perseguições contra qualquer um que se opõnha aos seus projetos de ‘LEI’!!! Não existe Ditaduras sem decretos, sem leis. E, querendo ou não, o que está contido no do… Read more »

Foi José
Foi José
10 julho de 2011 4:08 pm

Acid, Revista Piaui 58, Ricardo Teixeira

Toad
Toad
10 julho de 2011 7:53 pm

Ike, veja: Qm morreu foi em assassinatos por causa d assaltos brigas por motivos tontos, até futebol mas, no caso de gays, na maioria das vezes eles morreram só por serem gays. Esse é o problema alegado q acontece mesmo mas, concordo q o governo não deveria se meter nisso e, deveriam criar leis contra a violência em geral. O argumento desses religiosos q vc citou é sempre o mesmo: “Isso é pecado e é COM-POR-TA-MEN-TAL!” XD O Malafaia acho ele engraçado, parece o Dalborga desnutrido, com menos bala na agulha. O Albogheth (escrevi certo?) era enérgico, o Malafaia é… Read more »

blue
blue
10 julho de 2011 9:10 pm

O Acid, apesar de ser bom escritor, parece que está contaminado pela dicotomia PSDB versus PT.

Eu penso que as coisas são muito mais complexas que isso. Não estou defendendo FHC, Lula, Dilma ou quem quer que seja.

Em cada cidade há praticamente as mesmas famílias/dinastias controlando mídia/transporte/empreeiteiras por anos, independente do partido.

Não se trata apenas dos Rockefeller e Rothshield dominando o mundo.

A ‘conspiração’ está debaixo do nariz.

É a conspiração da ignorância.

Denúncia à SaferNet Brasil:
Denúncia à SaferNet Brasil:
10 julho de 2011 9:53 pm

Compara a homossexualidade à “marginalidade” e realiza um deserviço social através da desinformação, instigando o leitor à aversão sobre as ínfimas campanhas de conscientização acerca do tema. Para isso, o autor expõe a falsa idéia de que a grande mídia estaria praticando uma “SATURAÇÃO” da homossexualidade em seus produtos com a finalidade de empurrar “GOELA ABAIXO da sociedade algo que até, então, era tabu, num equivalente psicológico do que seria um “TRATAMENTO DE CHOQUE””. Este tipo de discurso instigador do ódio é da pior espécie, uma vez que, ardilosamente, utiliza-se de uma linguagem aparentemente “não ofensiva” para persuadir o leitor… Read more »

Lilika no País das Maravilhas
Lilika no País das Maravilhas
10 julho de 2011 10:37 pm

Hummm!!!!

Lilika sem noção diz: “… eles venceram, e o sinal está fechado prá nós…”

…mas…

… nós nunca obedecemos o sinal mesmo!!!!!

…sei lá! quase sempre sou mau (e mal) interpretada naquilo que escrevo…. e falo…. e penso… mas isso não é problema.

O Coelhinho Branco avisa:

Qualquer forma de interpretar vale a pena….

Alice acrescenta:

Isso… se a alma não for pequena…

bjokas 🙂

obs: Ninguém no universo controla o que por natureza é incontrolável…

Lotus Eater
Lotus Eater
11 julho de 2011 12:21 am

“Eu e a Lótus tivemos divergências escandalosas por aqui sobre isso. As respostas que obtive na maior parte, foram pitis e acusações de ‘homofóbico’ ou ‘gay enrustido’ (Tenho perdido o sono com isso)-> Acho que aqui não precisaremos de carinhas irônicas…” Opa, não é de mim que tu diz que veio esss acusões de homofóbico e enrustido né? Eu admito uns “escândalos” ali e aqui mas espero que não tenha sido ao ponto de eu me meter nesse tipo de acusação infantil. Acho-o deveras equivocado no assunto, apenas. Homofóbico é outra coisa, do tipo “não é natural e não pode… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
11 julho de 2011 12:38 am

@Denúncia à SaferNet Brasil: Querido/a anônimo, nota-se que você não entende o que vem a ser marginalidade. Muito menos a diferença entre uma discussão aberta e consciente acerca de um dito tabu e uma superexposição oca de conceitos incompreendidos. Também percebe-se que você toma o leitor por uma esponja acéfala, pronta para absorver passivamente inclinações ideológicas que talvez ele nem perceba. Ponto de ironia pelo texto falar exatamente disso =P E mais, “…uma sociedade cada vez mais justa, fraterna, plural, humanitária e livre de preconceitos entre seus integrantes.” provavelmente não vai acontecer na base de denúncias intelectuais e censura. Deixa… Read more »

Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
9 julho de 2011 11:01 pm

(cont.) Renato, “Quem assiste ao CQC pode notar nas vinhetas a influência da maçonaria,[…]” Rapaz, percebi isso tb. Mas desconfio que isso é só uma molecagem. O careca NÃO é tão ingênuo quanto parece pra exibir imagens subliminares com técnicas ultrapassadas (ainda mais com a moda dos ‘ILUMINATIS’ e coisas do gênero dando sopa pela internê). “[…]mas é importante notar que o CQC critica várias prefeituras, mas quando o assunto é governo Dilma ou Ministros, eles se calam[…]” Aí vc foi no “âmago”. ;¬) Isso chama-se ‘espiral do silêncio’, uma técnica vagabunda mas muito eficaz na conversão de crenças e… Read more »

Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
9 julho de 2011 9:45 pm

Essa “janela” eu não conhecia destemido Acid… Grato por mais um post- ARGH!- conspiracy. Isso aí acho que tb tem a ver com o tal “CRIME INVEROSSÍMEL” (“Só a destruição de uma classe social pode libertar a outra”… “Os judeus terão que desaparecer para dar lugar à nova raça ariana”… Na época ninguém levou isso muito à sério até o surgimento do genocídio na história humana, lá no longínquo começo do séc.XX). Engraçado é que agora mesmo quase todo mundo acredita que o COMUNISMO acabou e, por isso, é inofensivo; …ou que as calotas polares estão derretendo exclusivamente por causa… Read more »

Takeru Nid
Takeru Nid
7 julho de 2011 8:13 pm

Só tem cordeiros aqui? Alguém já tinha ouvido falar em John Rendon ou Edward Bernays???
Deem um credito ao acid, só atacar o cara não vale.

blue
blue
7 julho de 2011 11:57 pm

Acid e o famigerado caso da “bolinha” na cabeça do Serra?

Golpe da PIG?

Então porque tem uma novela chamada “Amor e Revolução” no ar?

João
João
8 julho de 2011 12:29 pm

Claro peter parker, não é preciso conspiracao da forma como vc imagina apenas pessoas interessadas em ganhar dinheiro trabalhando para isso, é lógico que o público gay é muito grande e da para capitalizar muito neles assim como os políticos religiosos o fazem com seu público.

Lucas M
Lucas M
8 julho de 2011 2:58 pm

Tenho uma maneira de, pelo menos, ter uma intuição de quem está bem intencionado ou mal intencionado em relação à população.
Vejam quem se preocupa e luta DE FATO pela qualidade da EDUCAÇÃO no Brasil. Não é quem mascara dados para enganar o povo ou quem quer somente o aumento do ensino para o trabalho. E sim, quem quer uma educação que ensine o povo a pensar, questionar e discutir. Esse sim (seja político ou imprensa) tem uma boa intenção.

blue
blue
8 julho de 2011 3:05 pm

Acide, qual seria a agenda da “ditadura gay”?

Você acha que isso foi “plantado” ou é algo que naturalmente aflorou na nossa época?

Clinton
Clinton
8 julho de 2011 6:16 pm

Cara, passei essa tarde todinha lendo esse post e lendo todos os links relacionados. É muito informação, mas enfim… o que posso dizer é que, segundo os quatro discursos de Aristóteles, eu diria que o seu está enquadrado no dialético.

Eis minha mera opinião: sou compelido a concordar com tudo em gênero, número e grau.

Belo post, embora eu não goste nem um pouco de política.

sergio (belém-Pa)
sergio (belém-Pa)
8 julho de 2011 11:14 pm

post interessante Acid. a mídia realmente possui esse poder de controle sobre a opinião pública, e por incrível q pareça, a grande maioria não percebe pois está “Comfortably Numb”.

Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
11 julho de 2011 1:23 am

Geninha, “[…]Sobre os gays, não acredito que seja uma informação empurrada como forma de aceitação, está mais para espuculação de audiência…” Mas se é assim, as emissoras tão dando tiro no pé, já que a maioria do público (da AUDIÊNCIA) é composta por não gays, grande parte desses seguindo em convicções religiosas que vão contra às práticas homossexuais. “[…]Pra ser sincera não me importo com isso, me importo mais com a abordagem da TV sobre as psicopatias…” Eu tenho me importado com muitas coisas que aparentemente são inofensivas e até desinteressantes. ;¬) Essa da ‘psicopatia’ é uma delas tb. A… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.