O SUTRA DO DIAMANTE

O ser humano é uma parte do todo a que chamamos universo, uma parte limitada no tempo e no espaço.
Ele concebe a si mesmo, as suas idéias e sentimentos como algo separado de todo o resto – numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe aos nossos desejos pessoais e reserva a nossa afeição a algumas poucas pessoas mais próximas de nós.
Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza.
Ninguém conseguirá atingir completamente este objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.

Albert Einstein
O SUTRA DO DIAMANTE
Buda e o Diamante

Essa frase está em sagrada sintonia com o espírito do budismo, em especial com os ensinamentos do Vajracchedika Prajna Paramita, o Sutra do Diamante. Esse é um dos maiores ensinamentos que o budismo pode oferecer, porque é a culminância do pensamento desconstrutivista dessa doutrina (sem ser negativista, como é normal no ocidente). Ele não mede consequências e desconstrói até mesmo a imagem mítica do Buda. É essa suprema coerência que me faz ver o budismo como O caminho, que abarca todos os caminhos justamente por não tentar ser O ÚNICO caminho. Isso é especialmente enfatizado no Vajrayana, escola tibetana de budismo que é parte do Mahayana (o grande caminho) e cujo representante é o Dalai Lama.

A língua tibetana nem mesmo possui um termo para a palavra “religião“. A palavra mais próxima é Chö, que é uma tradução tibetana da palavra em sânscrito Dharma. Este termo tem uma ampla gama de significados possíveis, mas nenhuma palavra em português vem a expressar aproximadamente as associações que ela tem para os tibetanos. Em seu uso mais comum ela se refere aos ensinamentos do budismo, em que se acredita expressar o caminho para a iluminação. Esse caminho é multifacetado, e há ensinamentos e práticas para servir a cada tipo de pessoa. Ninguém é obrigado a seguir e não há práticas que sejam prescritas para todos os budistas. Ao invés disso, o Dharma tem algo para cada um, e qualquer um pode se beneficiar com algum aspecto do Dharma.

Não há uma “verdade” que possa ser colocada em palavras. O budismo tibetano reconhece que as pessoas têm diferentes capacidades, atitudes e pré-disposições, e o dharma pode e deve ser adaptado a isto. Assim, não há uma única igreja que todos devam cultuar, nenhum serviço religioso que todos devam participar, nenhuma oração que todos devam dizer, nenhum texto que todos devam tratar como normativo, e nenhuma divindade que todos devam cultuar. O dharma é extremamente flexível e se alguém achar que uma prática específica leva a diminuir as emoções negativas, a conduzir para a paz e felicidade maiores e a aumentar a compaixão e a sabedoria, isto é o Dharma. O Dalai Lama afirma que é possível praticar o dharma até mesmo seguindo os ensinamentos e práticas de tradições não-budistas, como o cristianismo, islamismo, judaísmo ou hinduísmo. Se alguém pertence a uma destas tradições e se a sua prática religiosa conduz ao avanço espiritual, o Dalai Lama aconselha a mantê-la, já que esta é a meta de todos os caminhos religiosos.

A própria noção de “budismo tibetano” precisa ser esquecida se quisermos enveredar pelos meandros desse pensamento. Esse budismo não depende de tradições específicas, não depende de FORMA (embora a use) e não depende sequer de CONTEÚDO (embora use e seja o melhor meio de obter a compreensão). No final é dito que você não se apegue nem à mensagem que você acabar de ler. Esse é o Sutra (ensinamento) do Diamante. Diamante não porque seja eterno, mas por ser cortante como tal, cortando fora todas as concepções arbitrárias que impedem a pessoa de atingir a iluminação.

Só compreendi a importância deste Sutra com a inestimável ajuda do Lama Padma Samten, do CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) e como foi preciso transformar os conceitos e palavras desse Sutra em MAIS conceitos e palavras (durante as horas de palestra no retiro budista), pra depois ir descartando mentalmente uma a uma, farei o mesmo adaptando os conceitos para meu público e meu entendimento (que pode não estar lá muito certo, pois o ideal seria a palestra completa com o Lama Padma).

O texto é um diálogo de Buda com seu discípulo Subhuti, que gostaria de saber do Mestre o que dizer para as pessoas que querem iniciar a prática para atingir Anuttara-Samyak-Sambodhi (“a Mais Elevada e Perfeita Sabedoria“, mais comumente conhecida como “Iluminação“). Buda dá então 6 passos, que são os 6 Paramitas (“perfeições“):

1. O PARAMITA DA GENEROSIDADE (DANA PARAMITA)

– Apesar dos seres sensoriais então a serem libertos por mim serem inumeráveis, sem limite, ainda assim em realidade não existem estes seres sensoriais a serem libertados. E por que, Subhuti? Porque caso houvesse nas mentes dos Bodhisattva-Mahasattvas (Aquele no caminho da perfeição) concepções arbitrárias de fenômenos tais como a existência de identidade em alguém e identidade em um outro, identidade como dividida em um número infinito de seres que nascem e morrem, ou identidade como união com alguma Alma Universal eternamente existente, eles seriam inadequadamente chamados de Bodhisattva-Mahasattvas.

Comentário:
Buda já começa entrando com os dois pés no peito dos discípulos. O budismo for dummies sempre pregou que somos parte de uma “alma universal”, que podemos reencarnar numa pedra ou num animal, e aprendemos a ver todos os seres como UM ser, algo próximo da concepção de Deus no ocidente. O sutra do diamante corta isso fora. É um alerta ao seguidor que queira trilhar o caminho último pra iluminação para que se afaste de qualquer expectativa de méritos decorrentes da generosidade (ou seja, querer agradar a um Ser Supremo, um Buda, etc). Se você é generoso porque sente prazer em ajudar outros seres, ou busca com isso conquistar bênçãos, um pedacinho do paraíso, ver Jesus ou Buda, ou acumular karma bom pra uma vida melhor, isso não é criticado por Buda, mas ele alerta que ainda assim isso é uma prisão.

– Subhuti, se algum bom e piedoso discípulo, homem ou mulher, por motivação caridosa sacrificou sua vida, geração após geração, tão numerosas como os grãos do de areia nos bilhões de universos, e outro discípulo permanecer apenas estudando e observando um único stanza desta Escritura e explicando-a a outros, o mérito deste será muito maior.

O maior presente que o budismo pode ofertar é o conhecimento que liberta das amarras mentais. Dar de comer aos outros é bom? É ótimo, e o budismo propõe isso, também. Ensinar a pescar é melhor ainda. Mas a problemática do budismo não está no assistencialismo físico, e sim psicológico. De nada adianta uma pessoa alimentada e rica se sua mente acabará levando-a às mesmas paisagens de outrora, seja nesta vida, seja em outras. É relativamente fácil tirar o homem da pobreza, mas difícil tirar a pobreza de dentro do homem.

Assim como a luz da lamparina pode romper a escuridão que está lá há mil anos, pode também a centelha da sabedoria extinguir a ignorância que já dura muitas eras.

Hui Neng, sexto patriarca Zen, séc. 7 d.C.

Para representar essa prisão da mente foi criada a Roda da Vida (Bhavachakra), também conhecida com a Roda da Existência, Roda do Devir e do Vir-a-ser. Ela representa os mundos que os diversos estados mentais nos levam, por vidas e vidas.

No centro da Roda há três animais que representam os três venenos (Klesha) da mente: o Desejo (apego) é representado por um galo; o Ódio (aversão) é representado por uma serpente; e a Ignorância (conhecimento errôneo), a fonte dos outros dois venenos, é representada por um porco ou javali. O galo e a serpente geralmente aparecem saindo da boca do javali, indicando que o apego e a aversão surgem da ignorância. Estamos sempre criando javalis pra nós mesmos e (o pior!) pros outros. Quando o javali adquire uma aura mágica (como uma religião ele está transformado num belo, plumoso e colorido galo, que é o apego. E a cobra se prontifica a defender a existência desse javali com seus dentes e veneno. Muitas vezes matamos e morremos por defender essas idéias, e se você está dizendo “ainda bem que não sou fanático assim” lembre-se que a idéia de Eu (e sua consequente autosobrevivência) não é mais do que uma idéia. Uma idéia muito, mas MUITO arraigada e que cada fibra do seu corpo (E ALMA) depende e se identifica com ela. Ao transcendermos estes três venenos podemos nos libertar do sofrimento dos seis reinos e extinguir os doze elos que nos prendem a ele. Fácil, não?

Não.

– O que pensas, Subhuti? Se um discípulo ofertou em caridade tal quantidade dos sete tesouros capaz de encher os bilhões de universos, retornariam a esta pessoa consideráveis bênçãos e méritos?

Subhuti replicou:
– Bênção e méritos muito consideráveis. Ainda que àquilo que o Senhor se refere como “bênçãos e méritos”, ele não atribui qualquer valor objetivo ou quantidade; ele apenas se refere à isso no sentido convencional.

Senhor Buda continuou:
– Se houvesse um outro discípulo que, após haver estudado e observado mesmo um único verso desta Escritura, explicasse seu significado aos outros, seu mérito e bênçãos serão muitos maiores. E por quê? Porque destas explanações os Budas atingiram Anuttara-samyak-sambodhi (A Mais Elevada e Perfeita Sabedoria, ou Iluminação), e seus ensinamentos estão baseados nesta sagrada Escritura. Mas Subhuti, tão pronto eu acabe de falar destes Budas e seus Dharmas, eu preciso recolher as palavras, pois não existem nem Budas nem Dharmas.

Quando um Bodhisattva-Mahasattva inicia a prática para atingir a iluminação, ele precisa abandonar, também, toda a ligação a concepções arbitrárias de fenômenos. Quando praticando a atividade pensar, ele deveria excluir definitivamente todos os pensamentos conectados com fenômenos de visão, audição, paladar, olfato e tato, e todas as discriminações baseadas neles, mantendo sua capacidade de pensar independente de tais concepções arbitrárias de fenômenos. A mente é perturbada por estas discriminações de conceitos sensoriais e pelas concepções arbitrárias subsequentes a respeito delas, e, uma vez que a mente se torna perturbada, ela cai em falsas imaginações como com respeito a uma identidade e sua relação com as outras identidades discriminadas. É por esta razão que o Tathagata encoraja constantemente os Bodhisattva-Mahasattvas para que em sua prática de generosidade não sejam perturbados por quaisquer concepções arbitrárias de fenômenos, tais como visões, sons, etc.

O Bodhisattva-Mahasattva deveria também receber donativos sem ser influenciado por pensamentos preconceituosos como com respeito a uma identidade e a identidade dos outros, e apenas pelo propósito único de beneficiar seres sensoriais. Se um Bodhisattva-Mahasattva, na prática de generosidade concebe no interior de sua mente qualquer dessas concepções discriminando ele mesmo das outras identidades, ele será como um homem que caminha no escuro e nada vê. Mas se ele não tem concepções arbitrárias de atingir as bênçãos e méritos que ele atingirá com tal prática, será semelhante a uma pessoa com bons olhos que vê claramente todas as coisas, como se estivesse sob o sol brilhante.

2. O PARAMITA DA MORALIDADE (SILA PARAMITA)

– Subhuti, quando um discípulo está motivado para dar presentes objetivos como generosidade, ele deveria praticar o Sila Paramita da transcendente prática da moralidade, ou seja, ele deveria lembrar que não há distinção entre eles e os outros e, portanto, ele deveria praticar a generosidade, não apenas com presentes objetivos, mas através de bondade e simpatia impessoais. Se um discípulo simplesmente praticar bondade desta forma, ele rapidamente atingirá a iluminação.
Subhuti, pelo que acabei de dizer a respeito de bondade, o Tathagata não se refere a que quando um discípulo estiver trazendo benefícios, ele deveria manter em sua mente quaisquer concepções arbitrárias a respeito de bondade, pois bondade, afinal, é apenas uma palavra e a generosidade deveria ser espontânea e além das identidades.

O Senhor Buda continuou:
– Não pensa, Subhuti, que o Tathagata diria consigo: “Eu libertarei seres sensoriais”. Este seria um pensamento degradante. E por quê? Porque realmente não existem seres sensoriais a serem libertados pelo Tathagata. Houvesse quaisquer seres sensoriais a ser libertos pelo Tathagata isto significara que o Tathagata estaria alimentando no interior de sua mente conceitos arbitrários de fenômenos, tais como a identidade de alguém, outras identidades, seres vivos, e uma alma universal. Mesmo quando o Tathagata se refere a si mesmo, ele não alimenta em sua mente qualquer conceito arbitrário a respeito. Só os seres humanos terrestres consideram a identidade como sendo uma possessão pessoal. Subhuti, mesmo a expressão “seres terrestres”, como usada pelo Tathagata, não significa que existam tais seres. Ela é usada apenas como figura de expressão.
Subhuti, se um discípulo oferecer como donativo uma quantidade tal dos sete tesouros suficiente para preencher tantos mundos quantos são os grãos de areia do rio Ganges, e se um outro discípulo, tendo compreendido o princípio da ausência de identidade de todas as coisas e através disso tenha atingido a perfeita ausência de identidade, este teria mais bênção e méritos do que aquele discípulo que tivesse apenas praticado generosidade objetiva. E por quê? Porque os Bodhisattva-Mahasattvas não olham as bênçãos e méritos como propriedades individuais.

Subhuti inquiriu o Senhor Buda:
– O que significam as palavras “os Bodhisattva- Mahasattvas não olham as bênçãos e méritos como propriedades individuais?”.
– Uma vez que essas bênçãos e méritos numa foram buscadas com espírito separativo pelos Bodhisattva-Mahasattvas, então, da mesma forma, eles não as vêem como propriedade privada, mas como pertencentes de todos os seres sensoriais.

O Buda não vê a vacuidade das coisas. Ele não atingiu um nível mágico onde a realidade dele é diferente da nossa. Não, ele não está separado das coisas. Na verdade ele vê como as coisas são produzidas, vê o boneco e vê as cordas movendo o boneco. Vê que aquilo É e NÃO É. Ele vê o quadro-negro e as palavras no quadro-negro, e sabe que a realidade observada não é independente do observador (como a física quântica já registrou). Achar-se separado das coisas é um erro conceitual que o faria deixar de ser Buda (iluminado). O Buda vê as engrenagens, sabe que faz parte do intrincado mecanismo, mas só participa dele de forma CONSCIENTE, lúcida. Imagine o Buda jogando videogame: ele vê o personagem na tela, o cenário, o desafio, sabe o significado daquela imagem, mas sabe que aquilo é um conjunto de pixels se movendo numa tela, algo que foi criado e pensado para agir e reagir segundo uma programação, uma inteligência, e enquanto joga em nenhum momento ele se envolve com o jogo a ponto de esquecer esse fato e ser absorvido pelo mesmo.

Assim, achar que está “iluminando pessoas” seria para o Buda estar mentalmente absorvido pelo roteiro do jogo, porque na verdade não existem pessoas, e sim pixels se movimentando na tela. Mas, como ele decidiu vir aqui jogar, e precisa interagir com a história e seus personagens, é preciso usar os elementos do jogo (ou seja, a linguagem e as regras desse mundo) para ser efetivo em sua interação.

3. O PARAMITA DA HUMILDADE E PACIÊNCIA (KSHANTI PARAMITA)

– O que pensas, Subhuti? Supõe que um discípulo atingiu o grau de Arahat (alguém inteiramente liberto); poderia ele manter em sua mente concepções arbitrárias tais como “eu tornei-me um Arahat?”
– Não, Honrado dos Mundos! Porque falando verdadeiramente, não há tais coisas como Arahat. Estivesse um discípulo que tenha atingido este grau de liberação alimentando no interior de sua mente concepções arbitrárias tais como “eu tornei-me um Arahat”, ele logo estaria discriminando coisas tais como sua própria identidade, identidade dos outros, seres vivos e uma alma universal.

Aqui Buda mostra que, para obter um certo nível no budismo é preciso desprender-se até das idéias de níveis concebidas no próprio budismo, como Sotapanna (aquele que entrou na corrente), Sakradagamin (mais um retorno) e Anagamim (nenhum retorno mais). O Lama disse que uma das últimas tentações de Mara (Demônio, Tentador) na iluminação do Buda foi dizer “É, você foi o único que conseguiu esse feito”. Tivesse Buda sucumbido a esse elogio, teria criado para si um imenso galo chamado “Buda” e perderia a iluminação, embora provavelmente achando que estivesse iluminado.

Neste ponto o Sutra fala também do budismo Hinayana, que não leva a desconstrução às últimas consequências. Obviamente isso é uma adaptação do texto, já que o budismo só teve a cisão Hinayana/Mahayana séculos depois da morte de Buda, mas faz parte da própria filosofia não se ater à forma, e sim ao conteúdo. É importante, por isso, ter um guia experiente explicando os textos. O Lama explicou que os praticantes Hinayana tomavam os ensinamentos de Buda de uma forma mais literal, e estavam mais preocupados com a libertação (ou “salvação”) de si mesmos.

4. O PARAMITA DO ZELO E PERSEVERANÇA (VIRYA PARAMITA)

– Subhuti, caso houvesse algum discípulo bom e caridoso, homem ou mulher, que por seu zelo em praticar a generosidade, estivesse decidido a sacrificar sua vida pela manhã, ou ao meio-dia, ou ao entardecer, em tantas ocasiões quantos são os grãos de areia do rio Ganges, se estas ocasiões se repetissem por centenas de miríades de kalpas, seriam grandes suas bênçãos e méritos?
– Seriam grandes certamente, Senhor Buda.
– Supondo, Subhuti, que um outro discípulo venha a observar e estudar esta Escritura em pura fé, suas bênçãos e méritos seriam ainda maiores. E se ainda um outro discípulo, além de observar e estudar esta Escritura, zelosamente explicá-la a outros e copiá-la e fazê-la circular, suas bênçãos e méritos seriam ainda muito maiores.

Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.
Fazer é demonstrar que você o sabe.
Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores.

Richard Bach

5. O PARAMITA DA TRANQÜILIDADE (DHYANA PARAMITA)

– O que tu pensas, Subhuti? Quando o Tathagata estava com o Buda Dipankara, teve ele algum pensamento arbitrário de Dharma como algo que pudesse garanti-lo na busca para atingir Anuttara-samyak-sambodhi (iluminação) intuitivamente?
– Não, Senhor Abençoado.
– Estás certo, Subhuti. Falando a verdade, não existe tal concepção arbitrária de Dharma. Isto significa que o que eu atingi não é algo limitado e arbitrário que pode ser chamado de “Anuttara-samyak-sambodhi”, mas é a condição de Buda, cuja essência é idêntica à essência de todas as coisas: universal, inconcebível, inescrutável.

O Senhor Buda enfatizou dizendo:
– Subhuti, a condição de Buda que o Tathagata atingiu é e não é, ao mesmo tempo, a mesma que Anuttara-samyak-sambodhi. Isto é apenas uma outra maneira de dizer que o fenômeno de todas as coisas é idêntico à condição de Buda e Anuttara-samyak-sambodhi, e que nem é realidade nem irrealidade, mas reside junto com todos os fenômenos no vazio e silêncio, inconcebível e inescrutável. Subhuti, esta é a razão pela qual eu digo que o Dharma de todas as coisas não pode jamais ser abarcado por quaisquer concepções arbitrárias de fenômenos, não importa quão universal tal concepção possa ser. Esta é a razão pela qual isto é chamado de Dharma e a razão pela qual não há tal coisa como o Dharma.

quadro negro1

Imagine a mente como um quadro-negro de escola. Ele é “vazio”, desprovido de conteúdo, que será acrescentado por você ou pelos outros. Quando somos crianças e estamos no início do aprendizado aquilo é um quadro com símbolos desenhados, que são impreterivelmente apagados após um tempo. Quando absorvemos os significados dos símbolos e passamos a tomá-los como idéias “reais” passamos a ignorar o quadro-negro e nos fixamos apenas nas idéias apresentadas. E essas idéias nos perseguem, seja na prova, seja na profissão ou no dia-a-dia. O budismo nos ensina que essas idéias que tomamos como reais são tão efêmeras quanto giz no quadro-negro. O estado real da sua mente é o “vazio”. E pra compreender isso é preciso atingir um estágio de desconstrução que atinja aquele estado de criança, quando o quadro-negro ainda exibia símbolos desenhados. Por isso Jesus disse: Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de modo algum entrará nele. Mas isso não significa que devamos permanecer ignorantes, ao contrário, é um estágio da sabedoria em que você está receptivo, atento, livre de pré-conceitos. Mas o problema com as crianças é que elas são facilmente enganadas. Tomam o conceito como realidade e facilmente viram pequenos “adultos”. Por isso também Jesus disse: sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Ora, isso nada mais é que a natureza dual do pensamento budista, em que é preciso simplicidade para ver o mundo como ele se apresenta, e astúcia e sabedoria pra não se deixar enganar por ele.

quadro negro2

Sua mente aceita qualquer coisa que você colocar em sua superfície e comunica aos outros, mas sua natureza é impermanente. Por isso você não deve se identificar com o conteúdo de sua mente, pois hoje pode ser matemática, e amanhã português ou inglês. Você não é sua mente e, em última instância, sua mente não é o quadro-negro, e sim o vazio do quadro-negro. Assim, você “é” provavelmente o vazio das inúmeras possibilidades de vir-a-SER.

Essa dualidade das coisas confunde a cabeça das pessoas, especialmente dos ocidentais, acostumados que estão a aceitar ordens vindas de fora, tradições superiores, sejam elas reveladas divinamente ou não. Então se perguntam: será que existe reencarnação no Budismo? Será que existe Deus no budismo? E a resposta é sim. E não. É dual. A realidade última não pode ser apreendida sequer pelo Buda.

Vejamos outro exemplo de como a mente funciona, dessa vez mais prático. Considere essa foto abaixo. Vamos analisar, de forma bem estereotipada, o que ela representa pra alguns grupos de pessoas:

bunda transito
  • Para homens adolescentes ela é uma bunda. E somente os mais observadores a definirão como uma bunda atravessando a rua.
  • Para homens mais maduros é uma mulher com uma bunda respeitável atravessando a rua.
  • Para metade das mulheres essa é uma mulher vulgar, que não deveria ter saído de casa desse jeito.
  • A outra metade está imaginando onde ela comprou essa blusa de rendinhas.
  • Mulheres sábias e espirituosas meditarão na impermanência da bunda e imaginarão a desgraça que vai ser esse traseiro aos 50 anos.
  • Crianças, curiosos e monges provavelmente perceberão um cachorro dirigindo um carro na foto (eu não percebi).

E é assim, mudando o foco, que vamos interpretando as imagens, fatos, relacionamentos e nossa própria existência. O budismo não diz que há foco certo ou errado, mas nos convida a meditar a respeito dos nossos filtros e observar a foto como um todo, através da meditação, mostrar o quanto ela é limitada em termos de ser um instantâneo de um momento efêmero e até mesmo perceber o quanto de tempo estamos gastando filosofando com uma IMAGEM!

O problema com as tradições é que elas são como a âncora de um navio: essencial para embarcar e desembarcar. É preciso embarcar numa doutrina com segurança, sabendo o que ela propõe, o que já foi feito e quais são suas metas, e a tradição serve pra isso. Da mesma forma é essencial para desembarcar da sua doutrina e conhecer outras, possibilitando a troca de conhecimento de forma estruturada e fundamentada. Lhe protege contra as tempestades e evita que você seja jogado nas pedras. Mas a tradição, da mesma forma que a âncora, não serve para navegar. É preciso levantá-la, tirá-la do fundo do mar – terreno ao qual ela estava lhe segurando – e seguir o vento e as correntezas. Nenhum barco navega igual a outro, nem singra as mesmas ondas. Mantenha a tradição consigo por segurança, mas vá desbravar o oceano! Seja o capitão de seu próprio navio, e não um escravo da âncora.

pict budismo

Não acredite no que você ouviu; não acredite em tradições porque elas existem há muitas gerações;
Não acredite em algo porque é dito por muitos; não acredite meramente em afirmações escritas de sábios antigos;
Não acredite em conjecturas; não acredite em algo como verdade por força do hábito;
Não acredite meramente na autoridade de seus mestres e anciãos.
Somente após a observação e análise, quando for de acordo com a razão e condutivo para o bem e benefício de todos, somente então aceite e viva para isso.

Buda

E então chegamos a parte mais bela, a culminância do Sutra do Diamante, a jóia do budismo:

6. O PARAMITA DA SABEDORIA (PRAJNA PARAMITA)

– O que tu pensas, Subhuti? Teria o Tathagata atingido qualquer coisa que possa ser descrita como Anuttara-samyak-sambodhi? Alguma vez ele te deu este ensinamento?

Subhuti replicou:
– Como eu entendo o ensinamento do Senhor Tathagata, não há tal coisa como Anuttara-samyak-sambodhi, nem é possível para o Tathagata ensinar qualquer Dharma fixo. E por quê? Porque as coisas ensinadas pelo Tathagata são, em sua natureza essencial, inconcebíveis e inescrutáveis; elas são nem existentes nem não-existentes; elas nem são fenômenos nem arquétipos ocultos (Númeno). O que significa isto? Isto significa que os Budas e Bodhisattvas não são iluminados por qualquer verdade fixa, mas por um processo intuitivo que é espontâneo e natural.

– Subhuti, se algum discípulo dissesse que o Tathagata está agora indo ou vindo, ou está agora sentado ou deitado, ele não teria entendido o princípio que eu estava ensinando. E por quê? Porque ainda que a palavra “Tathagata” signifique “Aquele que então veio” e “Aquele que então se foi”, o verdadeiro Tathagata nunca vem de nenhum lugar nem vai para algum lugar. O nome “Tathagata” é meramente uma palavra.

Então o Senhor Tathagata novamente inquiriu de Subhuti, dizendo:
– Pode o Tathagata ser reconhecido inteiramente através de alguma manifestação de forma?
– Não, Honrado dos Mundos! O Tathagata não pode ser reconhecido inteiramente por alguma manifestação de forma. E por quê? Porque o fenômeno de forma é inadequado para manifestar a condição de Buda. Pode servir apenas como uma mera expressão, uma alusão ao que é inconcebível.
– O que pensas, Subhuti? Poderia o Tathagata ser inteiramente reconhecido por alguma ou por todas suas transformações transcendentais?
– Não, Honrados dos Mundos! O Tathagata não poderia ser inteiramente reconhecido por alguma ou por todas suas transformações transcendentais. E por quê? Porque o que o Tathagata acabou de se referir como “transformações transcendentais” é meramente uma figura de expressão. Mesmos os mais elevados Bodhisattva-Mahasattvas são incapazes de compreender inteiramente, mesmo por intuição, aquilo que é inescrutável em sua essência.

O Senhor Buda continuou:
– Subhuti, não pensa o oposto, ou seja, que quando o Tathagata atingiu Anuttara-samyak-sambodhi, isso não se deu pela posse das trinta e duas marcas físicas de excelência. Não pensa isto. Caso tu penses que quando iniciando a prática da busca de Anuttara-samyak-sambodhi tu deverias te fixar em que todos os fenômenos devem ser cortados fora, rejeitados, não pensa isto. E por quê? Porque quando um discípulo pratica a busca para atingir Anuttara-samyak-sambodhi, ele nem deveria se fixar nessas concepções arbitrárias de fenômenos e nem se fixar na sua rejeição.

O Senhor Buda então alertou Subhuti dizendo:
– Subhuti, não pensa que o Tathagata chegue mesmo a considerar em sua própria mente: “Eu devo enunciar um sistema de ensinamento para elucidar o Dharma”. Tu nunca deverias alimentar tal pensamento indigno. E por quê? Porque se algum discípulo desse guarida a semelhante pensamento, ele não apenas estaria confundindo o ensinamento do Tathagata, mas estaria igualmente rebaixando a si mesmo. E, além disso, o que acabou de ser referido como “um sistema de ensinamento” não tem significado, uma vez a Verdade não pode ser cortada em pedaços e arranjada em um sistema. As palavras podem apenas ser usadas como figuras de expressão.

Subhuti inquiriu:
– Abençoado Senhor! Quando tu atingiste Anuttara-samyak-sambodhi, sentiste no interior de tua mente que nada havia sido adquirido?
– É precisamente isto, Subhuti. Quando eu atingi Anuttara-samyak-sambodhi, não senti qualquer concepção arbitrária de Dharma discriminada no interior de minha mente, nem mesmo a mais sutil. Mesmo as palavras Anuttara-samyak-sambodhi são meramente palavras. Ainda assim, Subhuti, o que eu atingi em Anuttara-samyak-sambodhi é o mesmo que todos os outros atingiram; é algo que é indiferenciado, nem para ser olhado como um estado elevado e nem para ser olhado como um estado inferior. É inteiramente independente de quaisquer concepções definitivas e arbitrárias de uma identidade individual, outras identidades, seres vivos e/ou uma alma universal.
Portanto, todo o discípulo que está buscando Anuttara-samyak-sambodhi deveria descartar não apenas essas concepções, mas também todas as idéias a respeito de tais concepções e todas as idéias a respeito de não-existência (ou irrealidades) de tais concepções.
Ainda que o Tathagata em seu ensinamento faça uso constante de idéias e concepções a respeito deles, os discípulos deveriam manter a mente liberta frente a tais concepções e idéias. Eles deveriam relembrar que o Tathagata, ao fazer uso delas para explicar o Dharma, sempre as usa como analogia a uma jangada, que é para usar apenas para atravessar o rio. Uma vez cruzado o rio ela não tem mais utilidade, ela deveria ser descartada. Assim, estas concepções arbitrárias de coisas e sobre coisas, deveriam ser inteiramente abandonadas quando se atinge a iluminação. E ainda com maior razão deveriam ser abandonadas as concepções de coisas não-existentes.

O Senhor Buda conclui com a seguinte pergunta:
– O que pensas, Subhuti? O Tathagata deu-te algum ensinamento definitivo neste Ensinamento?
– Não, Abençoado Senhor! O Tathagata não nos deu qualquer ensinamento definitivo nesta Escritura.

quadro negro3

Referência:
Sutra do Diamante; resumo do Lama Padma Samten – Scribd);
Sutra do Diamante; Tradução de Ramiro A. Calle e Simon Mundy;
Dharmanet: O budismo Vajrayana

5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
151 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lucas
Lucas
25 outubro de 2021 4:42 pm

A ação lúcida dos Budas: o Sutra do Diamante

Estudos e conversas on-line entre praticantes e pessoas interessadas em cultivar meios hábeis e sabedoria para circular no mundo, em meio às situações comuns da vida, cortando os enganos e gerando benefícios

http://www.cebb.org.br/a-acao-lucida-dos-budas-o-sutra-do-diamante/

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
15 março de 2021 3:11 pm

SuttaCentral 2021: we are live!

https://suttacentral.net/

Clear your cache and refresh your browser: SuttaCentral 2021 is here!

We are proud to introduce the latest version of SuttaCentral. With this version, I finally feel that we have accomplished the goal I had in mind when setting out: to create a truly world-class, international site for the early Buddhist texts.

https://discourse.suttacentral.net/t/suttacentral-2021-we-are-live/19603

Geninha
Geninha
5 junho de 2020 6:38 pm

Bom rever alguns pontos e corrigir os padrões que se repetem. 🙂

Lucas
Lucas
5 junho de 2020 12:48 pm
Coringa
Coringa
2 julho de 2011 6:26 pm

off topic

Muito legal…

Adivinhem do que se trata (antes do fim, é claro):

http://bit.ly/mwZyYY

😛

Toad
Toad
2 julho de 2011 5:21 pm

Ike, a impressão q dá é q vc é bem mais em favor do marido, “pegar” a mulher só no escuro, que ela esteja de camisolão, nem ouse demonstrar q está gostando (caso esteja), e que ela nunca mostre o corpo pra ele, tipo em tempos “relativamente” remotos.

Se a impressão é errada desculpe e nem foi pra provocar, é impressão mesmo.

Ike, do âmago do alasca.
Ike, do âmago do alasca.
2 julho de 2011 2:36 pm

Cara Lótus, quem ficou cansado agora fui eu. |¬O ZZZZZZZ |¬] Tô guardando teus coments pra outra ocasião. Mas pra mim continuam valendo. Té-má-is! E na santa paz de N.S Jesus Cristo. Amém. *PS: Não foi minha intenção desvirtuar o tema do post (O Budismo tem meu respeito, minha reverência, tanto que não me atrevo a pitacos nesse assunto. Estudar sobre essa filosofia [religião, por que não?!] me tirará o tempo para assuntos que considero, no momento, prioritários para a minha vida)… Mas é que tava mui interessante e enriquecedor os coments com as gotas de neutrinos com PH alcalino… Read more »

Ike, do âmago do alasca.
Ike, do âmago do alasca.
2 julho de 2011 2:05 pm

Gente, aonde é que vcs estão vendo “perseguição” feita pela Igreja? Defender seus dogmas e crenças abertamente, publicamente, de forma franca, e ter como pilares dessa defesa a dignidade da vida humana e a sacralidade do casamento como forma de preservar essa instituição chamada família (Já tão subvertida que ninguém mais parece discernir a diferença de uma família composta de um homem, uma mulher e filhos, de três galaláus barbudos adotando um bebê, ou uma jovem abastada vivendo com seu poodle)?! Tudo pela tal “pluralidade”, tudo pelo tal “bem estar social”, tudo pelo “é aquilo que me faz bem”. Quer… Read more »

Ike, do âmago do alasca.
Ike, do âmago do alasca.
2 julho de 2011 1:41 pm

Caro Titanico, me metendo onde não devo: “[…]Sempre acreditei que, pra um debate saudável, seria necessário as partes terem o bom senso de saberem ouvir… e, pra isso, joga-se uma idéia e aguarda-se o retorno, dando tempo de refletir sobre os pontos de vistas lançados.” Concordo contigo. Exatamente o que acontece por aqui e acontecia em épocas remotas, nas trocas de cartas e mensagens de pombos-correio das grandes mentes. |¬) “[…]Infelizmente, de novo, como vc frisou, alguns ficam gritando sua verdade e se esquecem de analisar o fundo daquilo que foi lançado[…]” Não vejo ninguém “gritar” por aqui; alguns fingem… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
2 julho de 2011 11:06 pm

Nossa, levei bolo.
Haha, tudo bem Ike. Sem pressa.

Ia comentar na ocloracia, mas xápralá.

Dá pra notar que estou de férias? =P

billy shears
billy shears
3 julho de 2011 3:01 am

Ike: ” Peraí… Quem fez o mundo ocidental?! Como foi feito toda essa parte do mundo e que teve o mérito ainda de nos presentear com as nossas existências?! Foram acidentes geológicos?! Mudanças climáticas?!” Se você se refere à cultura, é lógico que a influência cristã no pensamento da sociedade ocidental é cristalina. Porém, se você se refere à estrutura organizacional da sociedade, a ICAR foi a portadora do pensamento cristão durante séculos e o fez através da herança da organização deixada pelo Império Romano, a quem esta sucedeu em termos de espelho administrativo. Entretanto, por mais coercitivo ou eficiente… Read more »

Lex...
Lex...
3 julho de 2011 7:31 am
Thiago
Thiago
3 julho de 2011 6:39 pm

Boa noite Acid, o que você acha disso? http://www.projetoportal.org.br
Não é possível que tantas pessoas estejam mentindo.

Lex...
Lex...
3 julho de 2011 10:03 pm

Urandir Fernandes Oliveira

SOCORRO!!!!!

Lex...
Lex...
3 julho de 2011 10:05 pm

É POSSÍVEL SIM… QUE ELAS ESTEJAM MENTIDO PARA SÍ MESMAS!!!

Toad
Toad
4 julho de 2011 12:24 am

Thiago, me metendo na conversa, essa tese sobre a posição dos continentes é antiga… sobre esse e.t. Bilu parece q os criadores disso qrem MUITO q seja verdade e têm desespero por um contato mas, sabem q fizeram uma fraude e eles mesmos querem acreditar na própria mentira.

Toad
Toad
4 julho de 2011 12:26 am

Foi mal Lex, acho q repeti oq vc disse.

Geninha
Geninha
4 julho de 2011 5:23 pm

Já é a 5º que entro aqui para ler o artigo e não conigo: preguiça!

Abraços!

Lotus Eater
Lotus Eater
2 julho de 2011 12:10 pm

Se os outros comentadores me permitem emprestarem suas repostas =P É que elas são relacionadas ao que estamos discutindo. “A filosofia só pôde existir graças à eterna vigilância dos combatentes que guardavam os muros para que os homens de pensamento pudessem raciocinar e especular a vida com certa paz e tempo.” Yeah, e os combatentes não eram quem estavam filosofando, afinal. Talvez se fossem não estariam se matando =P Ninguém nega a importância de defender-se quando atacado. Quem está atacando outrem está quebrando a lei natural e obstruindo o direito de viver de outro ser humano. Esse outro tem então… Read more »

Zé da lua, divagando...
Zé da lua, divagando...
2 julho de 2011 11:45 am

Enfim, enquanto o ser humano não aprender a conviver com as diferenças, estaremos fadados às guerras pseudo-ideológicas que nos assolam desde o início da sociedade…. pseudo, porque por trás da ideologia, numa guerra, sempre acabam pegando os “despojos” e saqueando os perdedores…

Zé da lua, divagando...
Zé da lua, divagando...
2 julho de 2011 11:39 am

Hummm… falou minha língua, Ike: “Não condenou a pessoa em si, mas a sua conduta. O que NÃO dá no mesmo”. O problema que retrato é que a maioria hoje condena as pessoas… Concordo plenamente em as religiões terem seus conceitos de certo e errado e orientar seus membros nisso. O que me chateia é o eterno “nós x eles” e que para “nós” estarmos bem temos que exterminar os “eles”. Exemplo: a ICAR prega que o sexo é para a procriação. Nesse sentido, qualquer método anti-concepcional é impróprio. Que seja, para a ICAR e seus membros. Agora, não conheço… Read more »

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
1 julho de 2011 10:46 am

off topic:
achei pertinente informar que haverá no começo da próxima semana, em Recife, o lançamento do livro “Onde a Religião Termina” de Marcelo da Luz.
o lançamento e palestra é dia 04 na Cultura, às 19hs e haverá tb um debate com o autor no dia 05 no Memorial de Medicina.
estou lendo o livro e estou achando de uma logicidade rara para este tema…

Martyn
Martyn
1 julho de 2011 10:52 am

😀

Acid… Jesus, Buda e o espiritualismo tb tem seus documentos e são públicos … Claramente esses Seres tem seus planos cósmicos.

prova oficial de ET (q não é fake) tb é muito importante pra sair da matrix.

eu ia escrever mais… mas vou resumir 😀

>>pq sua intuição não deixa vc fazer um post sobre martyn stubbs aqui no SDM???<<< se sua intuição deixar tenta falar um pouco sobre da Lunacognita tb... http://youtu.be/WAwRYqij9MI
http://youtu.be/WlLN_Jcg1pc

tenho certeza q o post de inception vai ficar com inveja…é claro tudo isso pro pessoal continuar saindo da marix.

Martyn
Martyn
1 julho de 2011 10:55 am

ué, o sutra do diamante ja pegou o lugar de inception 😀

Martyn
Martyn
1 julho de 2011 11:47 am

sobre o off topic q fala sobre o pessoal da logia 1 e logia 2 de waldo vieira… WV fala q chico xavier so consolava as pessoas e ele WV gosta de esclarecer.

deixa eu te perguntar uma coisa … o Livro Nosso Lar… eu acho q mais de 10 milhões de pessoas leram esse livro… fala de viagem astral.. viagem Mental… crescimento espiritual…fala do mundo espiritual… a unica técnica q tem lá é a Fé…

o q esclareceu mais… Waldo??? ou Chico X ???

Ike, do âmago do vulcão chileno.
Ike, do âmago do vulcão chileno.
1 julho de 2011 1:30 pm

O papo tá muito interessante… Vontade de comentar… Nem sei por onde começar… E sem tempo nem de me coçar… Mas, vá lá: Mas Lótus, no teu coment de junho 24, 2011 (E acrescentando com a resposta do neutrino): ““A primeira, quando há um interesse recíproco, é uma conversa. A segunda, quando há reciprocidade, é uma briga, quando não há, é ofensa.” Temos levado a segunda por aqui há alguns anos, muitas vezes sem precisar brigar e ofender. Alguns de fato não tiram bons proveitos. Outros, porém, o fazem. :)” Me responda uma coisa: Como as próprias ideias do mundo… Read more »

Ike, do âmago do vulcão chileno.
Ike, do âmago do vulcão chileno.
1 julho de 2011 7:00 pm

O mundo árabe tem dado ouvidos a esse ‘eco’ na Europa atual. Quem diria, o ‘velho continente’, com seu cordeiro manso, casado com o “jumento raivoso” de Alá.
Isso já tá dando um barulho dos diabos.

Ike, do âmago do vulcão chileno.
Ike, do âmago do vulcão chileno.
1 julho de 2011 9:48 pm

Lótus, “[…]Então entende-se que o que é danoso ao Catolicismo não é o dinamismo, mas por quem é praticado. E isso é relativismo. Não, é coerência Lótus. Não se deve pular tijolos na construção de uma casa (pode ocorrer consequências danosas em quem estiver dentro dela). ;¬) Quem possui a experiência e a vivência primordial (tão defendida por vc) sobre aquilo que foi ensinado por Jesus?! E que possui os critérios mais fundamentados sobre o tal ensinamento?! E que merece- só por isso- o devido respeito e o mérito de trazer esses ensinamentos até nós hoje?! Eu não vejo como… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
1 julho de 2011 10:15 pm

Sinceramente Ike, estou um tanto esgotada de comentar nesses assuntos, mas já que você está tão animado… =P “Me responda uma coisa: Como as próprias ideias do mundo puderam avançar e formar culturas, nações, filosofias, sem terem se confrontado?” Oras, isso equivaleria a responder por que as pessoas de cada nação pelo tempo agiram como agiram, e por que agem como agem hoje dia, coisa que nenhuma alma sobre a terra conseguiu fazer satisfatoriamente até hoje =) A única face da nossa humanidade que conhecemos é a bélica, a que conquista, domina, deforma. É evidente que consideremos parte vital de… Read more »

Ike, do âmago do vulcão chileno.
Ike, do âmago do vulcão chileno.
1 julho de 2011 10:51 pm

*Só um adendo: usar Wikipédia como argumento válido é um tanto ingênuo (pra não dizer tolo), já que se trata de um material altamente mutável. “[…]Jesus não proibiu a camisinha, nem o sexo antes do casamento. A Igreja Católica, sim. Mas, na mente de vcs, isso é cristianismo e quem ousar discordar pelo visto não é cristão. Ou verdadeiramente cristão.” O máximo que se pode fazer com um argumento desses, caro Acid, é jogá-lo no lixo da trollagem. Desculpa. Uso de camisinha aumenta a promiscuidade, e esta aumenta as chances de se conseguir doenças e filhos indesejados, que poderiam simplesmente… Read more »

Ike, do âmago do vulcão chileno.
Ike, do âmago do vulcão chileno.
1 julho de 2011 11:06 pm

*Concluindo o que eu mesmo disse: “E o que será que vai acontecer com todos aqueles que discordam, criticam ou cospem na sã doutrina?

NA-DA, eu suponho…”

Mas ainda sobra a fértil imaginação dos filhos do século que deduzem desejos sanguinários e terríveis consequências de forma retroativa (como na tão estudada e definitiva Inquisição medieval) para aqueles que não compactuam da fé católica.

O cavalo tá morto, mas vai que o coice desse bicho perigoso ainda pode nos causar dano, né?! Melhor acabar de novo com ele… Mas sem misericórdia dessa vez. Sem chances pra reencarnar.

Lotus Eater
Lotus Eater
1 julho de 2011 11:17 pm

Ai nossa, tem mais… o0 Que fôlego, Ike. “Não, é coerência Lótus.” Nah, é relativismo. Se pode ser alterado por alguém, quer dizer que a qualquer momento, não é a doutrina “final”, ou seja, passiva de julgamentos póstumos e correção, que são em suma, uma interpretação nova. Interpretações são relativas. Se mudou de uma época para outra é por algo nas pessoas mudou, tornando a doutrina relativa aos seus praticantes. Agora, por que só alguns praticantes deveriam ter o monopólio sobre quais alterações são permitidas? “Quem possui a experiência e a vivência primordial (tão defendida por vc) sobre aquilo que… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
1 julho de 2011 11:30 pm

“Uso de camisinha aumenta a promiscuidade, e esta aumenta as chances de se conseguir doenças e filhos indesejados, que poderiam simplesmente deixar de existir só com fidelidade conjugal e certa abstinência.” Isso já é suposição Ike =P Promiscuidade não dá muita bola pra proteção, eis esses surtos de STDs. E se estivessem fazendo bom uso da camisinha para sexo casual, não estariam tendo filhos indesejados assim. Fidelidade conjugal deriva do amor, insisto, não do papelzinho ou da cerimônia. Acabou o amor, acabou… tudo. As pessoas cometem erros. Algumas tentam tapar o sol com a peneira pulando a cerca, pensando que… Read more »

Ike, do âmago do vulcão chileno.
Ike, do âmago do vulcão chileno.
2 julho de 2011 12:24 am

Acid, “[…]E o cristianismo nos chegou, na ponta da espada. Amém.” O cristianismo, budismo, judaísmo, Islam,… A filosofia só pôde existir graças à eterna vigilância dos combatentes que guardavam os muros para que os homens de pensamento pudessem raciocinar e especular a vida com certa paz e tempo. O mundo jaz no maligno, mas tende bom ânimo, destemido… O Cristianismo nasce dentro desse mundo e atravessou ele até aqui, como acontece com todas as crenças e filosofias, pô. E esse mesmo mundo foi feito por indivíduos que foram impetuosos e tiveram coragem de sair do quintal de casa. Toda Civilização… Read more »

Tininha
Tininha
4 julho de 2011 6:28 am

Objetos brilhantes no céu de Brasília chamaram a atenção de moradores do Plano Piloto no começo da noite desse domingo (3/7). O assunto repercutiu no Twitter e supostos vídeos dos objetos foram parar no YouTube. Os comentários se dividiam entre twiteiros que afirmavam ser um ovni, um meteoro ou mesmo um balão de São João. O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) afirma que recebeu telefonemas com relatos sobre o caso, mas ainda não tem informações sobre alguma anormalidade. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também afirmaram não saber nada sobre algum objeto… Read more »

Geninha
Geninha
4 julho de 2011 5:28 pm

Ah, sim, sobre a imagem, diria que ela tem lordose. hahaha Além de dizer que ela é vulgar, logo sua renda não é Dolce Gabana. 🙂 No mais, é uma mulher totalmente insatisfeita consigo mesmo, cujo o unico pontecial que vê em si e quer mostrar aos outros são seus atributos fisicos. hahaha

Vou lendo aos pouquinhos…

Abraços!

Geninha
Geninha
7 junho de 2020 12:31 am
Reply to  Geninha

Ao analisar o outro, analisa-se a si. (Está no texto)
Tinha 36 anos e despontava o medo de não evoluir espiritualmente. De não ser nada além da matéria. Por conta, o riso, a ironia da autopercepção.

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
5 julho de 2011 10:19 am

Acid muito bom o post gostei da imagem do quadro limpo no final….

Imagens falam mais que mil palavras e ess do quadro foi a senhora conclusao para o tema.

Martyn
Martyn
14 novembro de 2011 12:22 pm

O Dalai Lama afirma que é possível praticar o dharma até mesmo seguindo os ensinamentos e práticas de tradições não-budistas, como o cristianismo, islamismo, judaísmo ou hinduísmo. Se alguém pertence a uma destas tradições e se a sua prática religiosa conduz ao avanço espiritual, o Dalai Lama aconselha a mantê-la, já que esta é a meta de todos os caminhos religiosos.

Martyn
Martyn
14 novembro de 2011 9:03 pm

Acid…vc tem algum email pra mim informar mais com vc sobre Budismo???

Martyn
Martyn
20 novembro de 2011 6:58 am

Buddhist Peace Song – Wash Mind

http://youtu.be/x3BWxTtylIk

Martyn
Martyn
20 novembro de 2011 8:13 am

Como a Consciência humana está atualmente tão adormecida, foram inventados diversos sistemas pedagógicos, sociais, éticos, educativos e morais para que possamos andar pelo caminho reto, mas nada disso serve para nada. Há uma ética própria da Consciência, mas esta pareceria imoral aos santurrões das diversas correntes religiosas. Os livros dos Paramitas do Tibet Oriental expõem uma ética que jamais se encaixaria em qualquer culto, pois é a ética da Consciência; e não estou, com isso, me pronunciando contra nenhuma forma de religião, mas unicamente contra certas formas ou armaduras enferrujadas dentro dos quais estão hoje em dia “engarrafados” a Mente… Read more »

Martyn
Martyn
25 dezembro de 2011 10:13 am

DARMA

Darma,
Incomparavelmente profundo e misterioso,É raramente encontrado,Mesmo em centenas de milhares de milhõesde ciclos universais;

É a nós agora facultado vê-lo,Ouvi-lo, aceitá-lo, guardá-lo;

Possamos nós compreender verdadeiramenteAs palavras do Tathagata!

***

Possam as virtudes decorrentes da leitura deste sutrarecair sobre todas as coisas e todos os seres vivos,para que eles possam seguir conosco o Caminho do Buda.

***

http://pt.scribd.com/doc/6573368/Sutra-Do-Diamante-Fev-2002-Goddard

Martyn
Martyn
31 dezembro de 2011 9:46 am

Se no futuro houver bons e piedosos discípulos, sejam homens ou mulheres, capazes de observar cheios de fé e estudar esta Escritura, seu sucesso e sua obtenção de méritos e bênçãos inestimáveis e ilimitados será instantaneamente sabida e apreciada pelo Olho Transcendental do Tathagata.

… Acid eu acho q eu li o sutra do diamante demais…Buda me encontrou :D…

Martyn
Martyn
18 janeiro de 2012 9:52 am

Acid… o q vc quer dizer com pexel… é o pano físico, o astral, o mental,, ou o búdico???

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/esp2.htm#Dimensão_Búdica


aproveitando pra tirar outra dúvida… o q é dharmamega… q o lama padma santem fala q foi o esta´gio q buda atingiu … eu vi isso em outra palestra dele… ele disse q buda naum vai manifestar mais como uma individualidade agora é como dharma mega… o q é isso???

Acid vc consegui responder isso???

Anônimo
Anônimo
12 junho de 2012 11:38 am
Anônimo
Anônimo
3 setembro de 2012 8:22 pm
Anônimo
Anônimo
25 novembro de 2012 1:11 pm

Marcelo Nicolodi – A Prática da Prajnaparamita

http://youtu.be/H2BydhhQo4g

Anônimo
Anônimo
18 dezembro de 2012 12:03 pm
Anônimo
Anônimo
16 junho de 2013 9:13 am

Meditação Vipassana ( Mahasatipatthana Sutta )

http://www.youtube.com/watch?v=nGDjNYEvgwM

Anônimo
Anônimo
24 junho de 2013 3:56 pm
Anônimo
Anônimo
26 junho de 2013 7:42 pm
Anônimo
Anônimo
5 janeiro de 2014 6:40 pm

Buddhismo: Theravada e Mahayana http://nalanda.org.br/incompreensoes/buddhismo-theravada-e-mahayana Não devemos confundir Hinayana com Theravada porque os termos não são sinônimos. O Buddhismo Theravada difundiu-se para o Sri Lanka durante o terceiro século a.C., período em que não havia qualquer Buddhismo Mahayana. As escolas Hinayana desenvolveram-se na Índia e tiveram uma existência independente da forma de Buddhismo existente no Sri Lanka. Atualmente não existe nenhuma escola Hinayana remanescente em qualquer lugar do mundo. Por isso, em 1950, a World Fellowship of Buddhists, estabelecida em Colombo, decidiu unanimemente que a palavra Hinayana deveria ser suprimida quando se referisse ao Buddhismo existente atualmente no Sri Lanka,… Read more »

Ike, o esquimó suado, do âmago da sibéria e já com algum  aquecimento global.
Ike, o esquimó suado, do âmago da sibéria e já com algum aquecimento global.
14 julho de 2011 11:17 pm

Pois é Toad,

“[…]Ike, o intelecto dá prazer também (é sério),[…]”

O intelecto, quando vem junto com a sinceridade, como diz o filósofo, é um tesão. Recomendo a experiência.

“[…]vc q é inteligente[…]”

Eu?! Então a coisa tá feia mesmo!
KKK

Perto de alguns aqui mas pareço com uma ameba metida a besta. KKK

abs

Lucas
Lucas
11 julho de 2011 12:22 pm

Muito bom, reflexivo e evolutivo. Obrigado

Geninha
Geninha
6 julho de 2011 10:45 pm

“Penso bem… Talvez me vista assim na net e não perceba… Ou perceba e não me importe. Talve não seja diferente dela, talvez também esteja em travessia, de costas, me submentendo a julgamentos alheios. :)” “Aí está a beleza de encher o copo pra esvaziá-lo. Ainda mais quando há tantos copos cheios por aí cuja água fica parada e apodrece, sem saciar a sede de ninguém.” “Depois de vários anos a palavra conciso apareceu aqui novamente é? rsrs.” hahahaha Um estímulo e cria-se um padrão(memórias). Quando percepções e sentimentos se tornam memórias, um estímulo é o suficiente para “os filtros”… Read more »

Toad
Toad
5 julho de 2011 8:00 pm

Sem qrer me meter no seu comentário Geninha mas, vc pegou pesado: Não é lordose, é o formato que já é assim.

Está um pouquinho vulgar por causa da translucidez da calça mas, não chega a ser tão vulgar.

Se vc quiser sair, mais ou menos assim, eu aprovo. XD

Anônimo
Anônimo
6 julho de 2011 10:37 am

Pra mim tb é a 5ª vez que entro e não consigo ser, todas as vezes eu paro na bunda e esqueço do resto!
=D
(hahahaha)

Ike, do âmago do alasca.
Ike, do âmago do alasca.
6 julho de 2011 12:52 pm

Thiago, sem querer tocar numa vírgula do Lex e do Toad: “Não é possível que tantas pessoas estejam mentindo.” O que eu tenho escutado por aí de muitas pessoas é que não é possível que tantas pessoas- e ao mesmo tempo- estejam enganadas (e não falo só de OVNIs e bilús). ;¬) Algumas mentiras tem belas pernas, longas e torneadas, como as da Ana Rickman e raízes profundas como as de um jatobá. As piores (e maiores) mentiras são sempre aquelas que “ferem de morte” nossas convicções existenciais assim que às descobrimos. Eu não canso de dizer isso, mas a… Read more »

Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
6 julho de 2011 1:48 pm

billy, “[…]Porém, se você se refere à estrutura organizacional da sociedade, a ICAR foi a portadora do pensamento cristão durante séculos e o fez através da herança da organização deixada pelo Império Romano, a quem esta sucedeu em termos de espelho administrativo.” É por aí… But, mais do que espelho a Igreja foi o próprio instrumento de aperfeiçoamento dessa organização, que como sabemos, acabou tendo um fim (tá tentando ressuscitar agora com a tal UE, mas não é a mesma coisa com as bases materialistas das ideologias de esquerda). Já a ICAR, apesar de tudo, tá aí (Rachada sim; abalada,… Read more »

Geninha
Geninha
6 julho de 2011 2:09 pm

Pra que tanta fislosofia para explicar o obvio? É engraçado terminar de ler esse texto justamente para perceber que foi passado ensinamentos de milenios… Mesmos ensinamentos que, segundo o texto, devem ser despidos. Enquanto lia, repetia em silêncio: “Acid, vc pode ser mais conciso?!” hahahaha Toad, nunca me vestiria dessa maneira, ser sexy é diferente de ser vulgar. No mais, olha a fotografia, ela está sozinha sem nenhuma cia ao lado (vcs homens gostam de olhar, mas não é o tipo de mulher que gostam de ter ao lado)… Está de costas (tem um simbolismo aqui), exposta aos julgamentos alheios… Read more »

Geninha
Geninha
7 junho de 2020 12:33 am
Reply to  Acid

Chegou a ser cruel! Teria me ferido se não tivesse lido sobre Sunyata.

Geninha
Geninha
6 julho de 2011 7:38 pm

Deixa de ser tendencioso e se torna pretensioso? 🙂

Li um artigo, essa semana, que dizia que o copo nunca é esvaziado…
Em tempo que esvazia, se enche novamente em eterno movimento.

Abraços!

Geninha
Geninha
7 junho de 2020 12:35 am
Reply to  Geninha

Movimento…
Quando falamos de vidas humanas o copo cheio transborda.

Toad
Toad
6 julho de 2011 7:48 pm

Demorei pra entender a “água do copo” XD , depois q finalmente entendi, tudo a ver e frase muito boa.

Ike, é q dá a impressão q vc é totalmente contra prazer sexual…

Ah, a roupa dela ainda, dependendo do lugar não seria ruim ir ao lado, Geninha mas, daí se não for se sentir bem, melhor não.

Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
10 julho de 2011 1:59 am

“Ike, é q dá a impressão q vc é totalmente contra prazer sexual…” Mui ao contrário, Toad. Sou humano e não vulcano. |¬) Mas ultimamente tenho estado meio desolado, de saco cheio, com essa vergonhice (minha tb) e os papos que começam e terminam sempre em sacanagem. Essa banalização do sexo, descambando até na mais pura violência assassina. Sexo de verdade acalma, revitaliza, aconchega, cura, gera frutos de alegria e felicidade… Putaria, devassidão stressa e descamba em violência e desequilíbrios psico-emocionais terríveis. Vira bichinho neurótico, saca?! Macaquinhos tarados cheios de ira por não exercer o instinto quando bem quiserem. Qualquer… Read more »

Toad
Toad
10 julho de 2011 8:14 pm

Ike, tem gente q só de cumprimentar responde bobagem mesmo mas, geralmente são aqueles amigos desbocados, eu nem ligo muito. As mulheres realmente são uma coisa muito boa. A guria q te xavecou, 11/12 anos, não é piranha mas, se vc ñ entendeu errado e ela xavecou vc mesmo e, vc é bem mais adulto, às vezes um cara mais velho já chegou e levou ela pro mal caminho ou, os pais não sabem ensiná-la a se valorizar, ter cuidado, tals. Ou pode ser q é porq ao redor dela está muita “bagunça”, dessa q vc citou mesmo. Não sei… Read more »

Toad
Toad
10 julho de 2011 8:19 pm

Ah, agora q eu vi: Vc não escreveu “piranha”, escreveu “piRRalha”. Kkk!

E corrigindo: Não sei SE essa bagunça é falta de equilíbrio entre repressão e exagero.

Bono
Bono
10 julho de 2011 11:36 pm

“O Tathagata não nos deu qualquer ensinamento definitivo nesta Escritura.”

Por conseguinte, não há nada a comentar.

Muito bom, Acid.

Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
Ike, o esquimó, do âmago da sibéria e sem aquecimento global.
11 julho de 2011 2:40 am

Caro ‘pegador’ Toad, “[…]Não sei se essa “bagunça” é falta d equilíbrio entre repressão e exagero…” Bicho, só pra tu ter uma ideia, hoje meus vizinhos funkeiros aqui do lado (gente boa, conheço-os desde a infância…), passaram mais de 10 horas com o som nas alturas (confirmei informação com meu primo q/ mora escostado neles, não estive em casa o dia todo). Isso pra mim não me é novidade. Ali dentro tinha umas 7 crianças na faixa de 3 a 12 anos (fora os adolescentes com seus coleguinhas que soma aí por alto + de 10). Foi um bombardeio de… Read more »

Toad
Toad
11 julho de 2011 4:08 am

“Pegador” Kkk! Nem pretendo tanto (só um pouquinho) XD

Ike, o intelecto dá prazer também (é sério), vc q é inteligente deve saber. Sabedoria, curiosidade, aprender/descobrir coisas (não só sexo) tbm…

Titanico
Titanico
5 julho de 2011 1:13 pm

Fala Ike, tudo bem? Apenas alguns itens que realmente chamaram a minha atenção no que vc escreveu… eu disse que comentários muito grandes nada reforçam. Como resposta, vc diz: “Isso é desculpa de quem não gosta de ler, ou só lê frases de efeito e mensagem dos patrocinadores e já se dá por satisfeito…” Isso apenas reforça o que eu disse sobre a divergência ser no plano das idéias, ao invés de desqualificar o indivíduo. Por exemplo: vc me conhece? Óbvio que não… então, por que motivo vc afirma acima que isso é desculpa pra quem não gosta de ler?… Read more »

Martyn
Martyn
30 junho de 2011 8:46 pm
Jota
Jota
27 junho de 2011 9:52 pm

Fly, essa frase do Chico nos leva às três peneiras de Sócrates… eu diria até que o que “juntamos” pra nós dá nisso.

lex...........................................zen e grato!
lex...........................................zen e grato!
24 junho de 2011 5:46 pm

Respondendo ao Katechon : todas. Krishna se fez humano pelos homens. Maomé leva até D´us. Buda liberta no agora mostrando o “divino presente no agora”. Talvez a ingenuidade passe a idéia de novidade (boa nova) nada original e única de cada cultura. Podemos chamar de fixação seletiva de temas. O hermetismo, o “Zen”, o gnocismo… O Tao… Os dogons e Yorubas… Inúmeras culturas falam de personágens “históricos” que nascem/transmutam do divino vivem entre homens como igual, morrem e retornam da morte… O Budha não volta, mas seus bodsatvas retornam pelos humanos… A maravilha da história humana não se resume a… Read more »

Jota
Jota
24 junho de 2011 5:54 pm

Caro peregrino; Acho que o fato de você aprisionar Deus num corpo imperfeito durante 33 anos (lembrar que essa opinião não é unanimidade nem entre cristãos e que também unanimidade não é selo de qualidade pra nada, veja o que Nelson Rodrigues disse à respeito), já mostra que há um forte apego à tadições e que ela te impede de enxergar mais além. Tudo o que se sabe sobre esse cristinanismo de hoje vem de um livro que ninguém nunca viu o original e que passou pelo crivo de muita gente até chegar ao que é hoje (será que TODOS… Read more »

mais um neutrino para aproveitar o feriadão
mais um neutrino para aproveitar o feriadão
24 junho de 2011 8:20 pm

Acid, “Será então que eu devo tolerar católicos ME julgando e julgando espíritas” Calma lá, meu bom amigo. Sei que depois de publicar este comentário, é possível que haja choro e ranger de dentes. Mas Jesus veio “trazer a espada”, então vou tentar seguir um pouco do exemplo do Mestre. 🙂 O que vejo estar em juízo é a justificativa de uma suposta supremacia do Budismo sobre as doutrinas que você considera serem mais fechadas. Além disso, o que vejo é que os católicos julgaram no post sobre Chico Xavier o que você e os espíritas, como o referido personagem,… Read more »

Lex...
Lex...
24 junho de 2011 8:28 pm

mais um neutrino para aproveitar o feriadão –

Certo… e só o que é escrito sobre Cristo Jesus é real… o Mahabarata não é?

Lex...
Lex...
24 junho de 2011 8:43 pm

Você já ouviu falar de algum espírita ou budista ocidental que tenha curado doenças e deficiências físicas milagrosamente? Que tenha caminhado sobre as águas? Ressuscitado os mortos? Eu não conheço nenhum.

Sim…

mais outro neutrino para aproveitar o feriadão
mais outro neutrino para aproveitar o feriadão
24 junho de 2011 8:56 pm

E permitam-me o estímulo para aproveitar e responder em nome do peregrino exegeta, tal como peregrino exegeta que sou (ou ao menos tento). 🙂 ———————————— Lex, Comento fundando-me nas três observações levantadas no comentário do Katechon, às quais creio que se dirija o seu comentário: “Krishna se fez humano pelos homens.” Supondo aqui ter sido sua história verdadeira, o que não é consenso mesmo entre os hindus, onde está o sacrifício voluntário e penoso, as alterações na realidade escatológica, a promessa de salvação e a atuação da Graça na via ascética? Descartado. “Maomé leva até D´us.” Nem sequer é Deus.… Read more »

e mais outro neutrino para aproveitar o feriadão
e mais outro neutrino para aproveitar o feriadão
24 junho de 2011 8:58 pm

“Sim…”

E quem seria, Lex?

Zé da lua, divagando...
Zé da lua, divagando...
24 junho de 2011 9:26 pm

Começou o nós x eles… Jesus, Buda, Maomé, o assassino ou o mendigo da esquina, somos nós. Querem mudar a manifestação? Comecemos por nós mesmos e isso se refletirá nos outros, que nada são além de outras formas de nós mesmos. O Cristo, o Buda, o Ilumidado, já saíram da manifestação e se estão manifestados, estão manifestados em nós. Quer ser Cristão? Siga Cristo! Está em você! Assim para todo o resto! Ao curar o empregado do centurião romano, Jesus não perguntou se ele era judeu, pois esquecem que Cristo era judeu, o cristianismo surgiu depois. O que ele disse?… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
24 junho de 2011 9:33 pm

“Ou seja, vocês podem distorcer a nossa doutrina até o limite, mas se comentamos sobre outras doutrinas, somos acusados por vocês mesmos de tentar distorcê-las! Católicos não podem, mas não católicos podem, é? Ora, façam-me o favor! 😉 Vamos pegar o excelente Sutra do Diamante ou o Cânon de Pali e fundar uma seita de “zumbis” relativistas e niilistas? Vocês sabem que é possível.” Também pode ser: “Ou seja, vocês podem distorcer a nossa percepção até o limite, mas se comentamos sobre outras percepções, somos acusados por vocês mesmos de tentar distorcê-las! Espiritualistas não podem, mas não-espiritualistas podem, é? Ora,… Read more »

Zé da lua, divagando...
Zé da lua, divagando...
24 junho de 2011 9:39 pm

O que seria do corpo, se todas os membros resolvessem ser cabeça? Que não diga a cabeça ao pé: não há utilidade em ti! A humanidade é o corpo de Cristo. Não há necessidade do “nós x eles”. Que cada um evolua, evoluindo ao todo, sem desacreditar a importância dos demais…

Lex...
Lex...
24 junho de 2011 9:47 pm

Conhece algum seguidor de Cristo sequer que tenha escapado da morte? Todos morreram. Disse Buda: Que morra o avô, que morra o pai, que morra o filho. E assim se faz no caminho correto. Não vou perder nosso tempo, mas sugiro que explore os “milagres” em línguas estrangeiras. Vais descobrir ressurreições budistas, muçulmanas e indianas as panpas. Fé… Tem destas coisas, milagres e curas... Kanzeonbosatsu Fumonbongue Honrado do mundo, possuidor de todos sinais sutis Novamente permita-me perguntar sobre os relacionamentos desta criança Buda: Por que razão é chamado de Kanzeon? E Buda respondeu: “Ouçam! Kannon pratica o bem Em todos… Read more »

Vinicius Corleone
Vinicius Corleone
24 junho de 2011 10:51 pm

Acid, o que vc acha do budismo theravada?

Jota
Jota
25 junho de 2011 12:28 am

Essa face do catolicismo ainda não conhecia, o de detentor do monopólio dos milagres…só os santos os fizeram… e Joana D’Arc, fez milagre, foi santa? queimada viva por quem? é amigo, essa instituição tão poderosa está em franca derrocada, pois hoje não se impõe medo à força nas pessoa para acreditarem que um papa é infalível ou que as verdades que o mundo tem que engolir, por mais absurdas que sejam, são definidas em concílios unilaterias (não use camisinha, fora da igreja não há salvação, homossexualismo é pecado… etc, etc, etc)… Onde Jesus disse que estaria fundando doutrina ou passando… Read more »

e mais outro neutrino para aproveitar o feriadão
e mais outro neutrino para aproveitar o feriadão
25 junho de 2011 1:11 am

Zé da lua, “Sua fé o salvou… Não exigiu conversões” Mesmo não tendo ainda, naquele momento, fundado a sua doutrina, Ele recomendava a muitos que largassem tudo que possuíam e O seguissem. “Jesus era Deus? Era! Como todos nós somos!” Como podemos ser deus, se Deus se distingue de tudo o que é criado por anterioridade e perfeita superioridade? A idéia da eterna sucessão contingencial absoluta, base da concepção panteísta não se sustenta. “Mesmo que creia que sua verdade é a Verdade, siga a Cristo, que nunca forçou ninguém a nada” E o que o caro colega acha que Ele… Read more »

Marco Aurelio
Marco Aurelio
25 junho de 2011 10:23 am

Pai querido me ajuda e escrever esta mensagem em nome do teu filho Jesus Cristo, que seja para tua Glória. Amém. Aos católicos: O que significa santo? Significa “ser separado”. O único separado, Santo, é Deus, Jesus é Deus! Podemos Louvar e adorar Jesus. Só a Ele. E não a Eles, pois são um só. (Eu e o Pai somos um – palavras de Jesus). A iconografia católica está repleta de milagres, mártires, lindos exemplos de fé, homens comuns e imperfeitos, pecadores como nós. Pessoas não são santas, perfeitas, não fazem milagres. Só Deus os faz. Todas elas simplesmente aceitaram… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
24 junho de 2011 5:28 pm

@katechon, ninguém com uma visão espiritaul pluralista vai “entender” teu ponto de vista mais do que você entederia o contrário. Para quem não crê que um deus é maior ou mais verdaeiro ou mais importante que o outro, não é possível inserir-se na condição que você apresenta. Simples assim. Você pode compreender o pluralismo (ou panteísmo, ou agnosticismo…), eu posso compreender o monoteísmo, mas não podemos vivenciá-los, respectivamente. Vai contra uma pletora de sistemas internos, emocional, psicológico, lógico. Poderíamos? É claro. Mas a não ser que isso ocorra naturalmente, como RESULTADO de uma ação (estudo, experiência) e não como uma… Read more »

katechon - o peregrino exegeta
katechon - o peregrino exegeta
24 junho de 2011 4:18 pm

Você deu a sua visão como panteísta, Acid. Por isso ainda continua a nos chamar de intolerantes sem tentar ver a coisa pelo nosso lado. E talvez tenha algo de intolerante nisso também, talvez você concorde. Por isso eu te peço de novo e ao comentarista sem nome que se coloquem só um pouquinho no nosso lugar. Acreditamos que Jesus é Deus. Isto quer dizer que uma coisa muito extraordinária aconteceu: Deus se fez homem e se submeteu a um dramático sacrifício. Foi humilhado, espancado, sofreu não só as dores físicas, mas também ao ver as pessoas que amava infinitamente… Read more »

Fy
Fy
27 junho de 2011 9:19 pm

Aliás, eu passei a admirar mais o Einstein depois de conhecer esse lado dele. Um cara q diz a frase “é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” pra mim já garantiu lugar na história do pensamento humano.

Tudo que criamos para nós,
de que não temos necessidade,
se transforma em angústia, em depressão…
Chico Xavier

Vale a pena meditar sobre esta frase do Chico e agregar a ela uma amplitude não percebida, … à 1ª vista.

bj
Fy

————-
Coringa,

thanks my friend!;)

Coringa
Coringa
27 junho de 2011 8:40 pm

Ótimo/belo texto, Fy!:))

Super semana pra vc, tb!

bj

Mcnaught
Mcnaught
27 junho de 2011 5:39 pm

Será que as pessoas estão lendo todo o conteúdo do post antes de comentar??

Ninguém falou nada a respeito da foto. Eu nunca achei que iria ver uma foto dessas por aqui rs.

Estou me referindo ao cachorro dirigindo o carro rsrs.

😛

[]´s

lex...........................................zen e grato!
lex...........................................zen e grato!
23 junho de 2011 4:50 pm

GASSHÔ!!!

_/|\_

adi
adi
23 junho de 2011 6:59 pm

Lindo o post Acid, parabéns e obrigada por compartilhar.

Raoni
Raoni
23 junho de 2011 8:27 pm

Para variar, muito bom texto.

Off-topic:
Acid…O que acha da leitura das obras de krishnamurti e Eckart Tolle?Vejo que posta muita coisa que se assemelha a obras deles,e seus pensamentos,porem não encontrei nada sobre os mesmos no seu site.

Abraço

Zé da lua divagando...
Zé da lua divagando...
23 junho de 2011 10:17 pm

Muito bom o texto. A história da âncora e das tradições me lembrou um conselho de uma pessoa querida, que admiro muito: não entre em nada e estude de tudo, sozinho; siga seu próprio caminho; você deve ser seu mestre. Ao mesmo tempo me remeteu a outra mensagem, que passei dias tentando compreender e que percebi que tudo nesse sentido é arbitrário: um elétron é um indivíduo, ou é o átomo? uma célula é um indíviduo ou o indivíduo é o corpo? Um corpo é um indivíduo, ou o indivíduo é a natureza? A Terra é um indivíduo, ou o… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 junho de 2011 11:24 pm

“Homens sábios e espirituosos meditarão na presença de espírito do fotógrafo que, em face de tal beleza, a compartilhou com a humanidade.”

eu ri nessa parte. fiz mal?
e o final foi 10!

Coringa
Coringa
24 junho de 2011 12:55 am

Ótimo texto – A Sutra do Diamante!! :))) — “Não acredite no que você ouviu; não acredite em tradições porque elas existem há muitas gerações; não acredite em algo porque é dito por muitos; não acredite meramente em afirmações escritas de sábios antigos; não acredite em conjecturas; não acredite em algo como verdade por força do hábito; não acredite meramente na autoridade de seus mestres e anciãos. Somente após a observação e análise, quando for de acordo com a razão e condutivo para o bem e benefício de todos, somente então aceite e viva para isso” (Buda) “…a Verdade não… Read more »

katechon - o peregrino exegeta
katechon - o peregrino exegeta
24 junho de 2011 1:03 am

Acid, o hinduísmo aceita as religiões que considera sanatana dharma. Então você teria que considerar que seriam pelo menos dois “Os caminhos que abarcam todos os caminhos”. Concorda?
E olha, não é que o catolicismo apenas tente ser o único caminho. É que seria bastante estranho se nós católicos pensássemos diferente. Para nós Jesus é Deus. Você não acha que seria incoerente dizer que a doutrina fundada pelo próprio Deus em pessoa teria o mesmo valor que as demais, fundadas por homens? Ou você conhece alguma solução para esse problema?

Anônimo
Anônimo
24 junho de 2011 1:33 am

A solução, Katechon, é você entender que esta é A TUA crença, a TUA religião, a TUA fé e que outros, assim como vc, podem ter outra crença, outra religião e outra fé (ou não).

Resumindo: Estranho mesmo é alguém não compreender isto! (não estou me referindo a vc).

Toad
Toad
24 junho de 2011 12:16 pm

Achei as “mulheres espirituosas e sábias” meio invejosas (não q seja o pior sentimento do mundo) e, em 50 anos a delas também deve estar uma desgraça XD mas, as lésbicas e as q gostam d estética(em tudo) podiam gostar.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
24 junho de 2011 12:36 pm

Nossa… Ufa! Genial, nem sei por onde começar. Acho que vou começar o parabenizando, novamente, pelo belíssimo POST. Mas isso não é começo, é recomeço. rsrsr… Deus muito obrigado, porque poderíamos estar perdendo tempo por ai como tantos outros, caindo na rede de tentações virtuais, mas estamos aqui buscando o divino, tentando nos aprimorar, cada dia mais, cada um de sua maneira, nos ensine Pai, a tolerar as nossas diferenças através do AMOR. E nos sacrificar pelos outros como o Senhor fez! Feita esta pequenina prece, lembro-me do matemático Kurt Godel e do seu enigmático teorema da incompletude matemática… Resumo:… Read more »

Marco Aurelio
Marco Aurelio
24 junho de 2011 12:43 pm

Só para concluir E = 1x10E14J

Energia em escala astronômica!

Mas qualquer um tem o livre arbítrio para discordar, desacreditar e seguir “seu” caminho e não o DELE…

Enfim, eu particularmente, quero passar pelo PORTÃO ESTREITO, seguindo pelo CAMINHO ESTREITO.

vejam como a Serpente no Éden foi maliciosa, astuta, confundiu, usou silogismo, sutileza, criou dúvidas…

Lotus Eater
Lotus Eater
25 junho de 2011 11:21 am

“Só sob um viés puramente relativista. Neste caso, porém, o próprio discurso do(a) colega não se sustenta.” Como não, neutrino? É observável, irrefutável que se aplica a qualquer doutrina, ideologia, percepção. Você apenas afirma que quando o caso é com o Catolicismo, a alteração automaticamente exclui-se do mesmo. Que é o que você acusou os espiritualistas de fazer. O que me parece é que você está tentando afirmar que outras doutrinas podem ser alteradas sem dano, mas não o Catolicismo, pois assim não mais o seria, ou estou equivocada? No mesmo tempo, no entanto, vem afirmando que certas modificações são… Read more »

Toad
Toad
25 junho de 2011 2:39 pm

Cadê o Felini? Ele tbm tm uns comentários intelijans.

Catolicismo mas, os protestantes (evangélicos) tbm são muito intolerantes no geral e costumam dizer q a doutrina deles é q é a única certa, isso porq teve início como protesto ao catolicismo e, agora eles fazem coisas parecidas, só não fazem mais por causa da lei, acho.

Essa roda do javali, cobra, galo deixa tonto XD

neutrinos em processo de recolhimento
neutrinos em processo de recolhimento
28 junho de 2011 4:47 pm

Acid, Façamos um experimento. Vamos supor que um dos fundadores de uma nova seita que se autodenomina budista, navegando pela internet, se depara com isto aqui no SDM: “Não acredite no que você ouviu; não acredite em tradições porque elas existem há muitas gerações; não acredite em algo porque é dito por muitos; não acredite meramente em afirmações escritas de sábios antigos; não acredite em conjecturas; não acredite em algo como verdade por força do hábito; não acredite meramente na autoridade de seus mestres e anciãos. Somente após a observação e análise, quando for de acordo com a razão e… Read more »

neutrinos em processo de recolhimento
neutrinos em processo de recolhimento
28 junho de 2011 6:35 pm

Acid “E já tive exemplo de gente aqui que fez exatamente isso, não lembra?” Lembro sim. 🙂 “Não me passou despercebido que, desde que todo argumento que alguem poste aqui no blog veio a passar por uma “sabatina” onde a pessoa tem de defender seu argumento como se fosse uma tese de mestrado, as pessoas passaram a comentar menos. Isso também é um saco.” É uma conseqüência. Antes o círculo era mais restrito, costumava haver maior compatibilidade entre as crenças dos comentaristas. Mas aos poucos o espaço ficou mais conhecido, aumentou o número de visitas, os temas se diversificaram. 🙂… Read more »

Marco Aurelio
Marco Aurelio
29 junho de 2011 8:45 am

@Mais Alguns Neutrinos Senhor obrigado por tudo que foi escrito nestes comentários nos últimos dias. Por favor, eu suplico, em nome de teu Filhos Jesus Cristo de Nazaré, que o SENHOR continue abençoando todos nós, afaste-nos das tentações da Internet, não deixe que percamos o preciso tempo que nos concedeste e nos mantenha firme no caminha estreito que leva ao Portão Estreito da tua casa. Abençoe especialmente os que ainda estão perdidos em caminhos amplos, mas que não levam a lugar algum. Dá direção a eles Pai. Revela-te a nós e derrama teu Santo Espírito neste lugar para tua Glória… Read more »

neutrinos em processo de recolhimento
neutrinos em processo de recolhimento
29 junho de 2011 10:43 am

Acid,

Falei de fundadores de uma seita que distorcem o budismo para pregar abertamente assassinatos. Releia lá com atenção e responda a pergunta. 😉

Titanico
Titanico
29 junho de 2011 11:32 am

Fala pessoas! Acid, fazia muito tempo que eu não via comentários seus com tanta regularidade (e, por consequência, tão desenvolvidos). Pena é o motivo pelo qual isso vem ocorrendo… Sempre acreditei que, pra um debate saudável, seria necessário as partes terem o bom senso de saberem ouvir… e, pra isso, joga-se uma idéia e aguarda-se o retorno, dando tempo de refletir sobre os pontos de vistas lançados. Infelizmente, de novo, como vc frisou, alguns ficam gritando sua verdade e se esquecem de analisar o fundo daquilo que foi lançado. assim, tudo o que sai fora do parâmetro criado por elas… Read more »

neutrinos em processo de recolhimento
neutrinos em processo de recolhimento
29 junho de 2011 11:44 am

Acid, Não vai ser eu que vou salvar essa alma. Nem você. Não mesmo. 🙂 Também por isto levantei a questão: qual seria sua atitude para com o blog? ———————- Prezado Marco Aurelio, “Mas na minha opinião (ultimamente), tenho achado que não existe essa coisa de livre-arbítrio, não temos escolha… Essa evolução espiritual, intelectual que buscamos ou pensamos buscar, é Dom de Deus…” O livre-arbítrio é fruto da junção entre as potências vontade e razão. É algo verificável, não temos como negar. E é justamente esta faculdade que produz as escolhas que vão determinar se iremos ou não de rumo… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
29 junho de 2011 12:51 pm

Off-topic:

Acid, ou alguém que se lembre, poderia me indicar qual é o artigo que fala sobre aqueles experimentos com plantas? Sobre a reação delas à intenção do pesquisador?

É um artigo bem antigo e não lembro o nome ou a seção em que está.

Lex...
Lex...
29 junho de 2011 6:46 pm

Gravação mostra objetos luminosos voando rápido em diferentes direções.
Vídeo foi parar no Youtube; origem dos `ovnis´ ainda não foi explicada.

Uma gravação feita no centro de Londres em plena luz do dia tem intrigado os ingleses. Ela mostra supostos ovnis sobrevoando a capital.

O vídeo foi postado no Youtube na sexta-feira (24). O que aparentam ser pontos de luz aparecem voando em alta velocidade e em grande altitude, em diferentes direções e repetidas vezes. Depois, um objeto maior, também mais claro, parece surgir de trás de uma nuvem e girar no céu antes de sumir. Veja o vídeo.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
29 junho de 2011 8:40 pm

Acid:

Muito obrigado pela sugestão de leituram sem dúvida a sugestão é ótima e será aceita. Obrigado também pelo POST e pelo site tão inspirador.

(PS. Já comentei que achei a música muito relaxante?)

Humilde seguidor
Humilde seguidor
29 junho de 2011 9:07 pm

Alguns já se encontram no purgatório a outros no mais perfeito paraíso.

Lotus Eater
Lotus Eater
29 junho de 2011 10:06 pm

Ochê, tem “plantas” no nome. E eu perguntei por plantas. Por que raios eu estava buscando “flores”? =P

Obrigado, Acid.

mais uns poucos neutrinos
mais uns poucos neutrinos
27 junho de 2011 2:23 pm

E ora, ora! 🙂

“Deuses que se alimentam de temor e terror são tratados em consultórios psiquiátricos.”

De acordo. Espantalhos também. 😉

mais alguns neutrinos
mais alguns neutrinos
25 junho de 2011 5:59 pm

Marco Aurélio, “Pessoas não são santas, perfeitas, não fazem milagres.” Pessoas se tornam santas com a Graça de Deus, podendo atingir ainda em vida o nível máximo de perfeição relativa, e por esta mesma Graça, produzir milagres. “Só Deus os faz” É Deus atuando nelas e através delas, por escolha delas mesmas. Daí a intercessão. No mais, endosso suas palavras. 🙂 ————————————– Lotus Eater “Como não, neutrino? É observável, irrefutável que se aplica a qualquer doutrina, ideologia, percepção.” Isto ficará mais claro a seguir. “O que me parece é que você está tentando afirmar que outras doutrinas podem ser alteradas… Read more »

neutrinos em pH básico visando o equilíbrio
neutrinos em pH básico visando o equilíbrio
25 junho de 2011 6:15 pm

Acid, “Vemos claramente o Javali, o galo e a cobra, e a identificação com eles.” Concordamos, mas sob enfoques distintos. 🙂 “Solius, como pode o cristianismo ser propriedade da Igreja católica a ponto de vc dizer que os espíritas (ou qualquer outro…”distorcem a nossa doutrina até o limite”?” Mais uma vez: a Igreja Católica e Apostólica nasce com o início da pregação do Cristo e é “edificada” sobre Kepha, apóstolo, quando as “chaves do Reino dos Céus” lhe são entregues. A partir daí a doutrina do cristo, ou seja, o cristianismo, passa a ser propagada e desenvolvida pelos membros desta… Read more »

billy shears
billy shears
25 junho de 2011 7:43 pm

O legado dos ensinamentos de Jesus não pertencem à ICAR, assim como não pertence às inúmeras Igrejas que surgiram com o Protestantismo; ele é muito maior do que a estreita visão ocidental pode enxergar. O Verbo se fez carne em Jesus, com sua partida sua voz sempre ecoará naqueles que tem ouvidos para ouvir e olhos para enxergar além da visão míope de organizações criadas e manipuladas por homens. A Verdade está contida na vida, presente maior de Deus para este planeta. É através da vida que a Verdade flui, independente da crença, da raça e da localização geográfica. Portanto,… Read more »

neutrinos em pH básico visando o equilíbrio
neutrinos em pH básico visando o equilíbrio
25 junho de 2011 8:46 pm

Acid, “Essa ingenuidade na literalidade até me emocionaria, se não estivesse a serviço da perseguição religiosa.” Você duvida? Veja a “ingenuidade” com documentação histórica datada do século II: http://www.newadvent.org/cathen/09272b.htm Eu: “Se esta guardiã não tivesse combatido os inúmeros fundadores de seitas que tentaram distorcer de modos dos mais diversos até mesmo os pilares da sã doutrina (e isto desde o primeiro século), o cristianismo mui provavelmente teria se perdido no tempo” Você: “E os espíritas seriam aniquilados, assim como foram os Cátaros. Quem detém o poder escreve a história, não é? E o cristianismo nos chegou, na ponta da espada.… Read more »

Zé da lua, divagando...
Zé da lua, divagando...
25 junho de 2011 10:08 pm

humm… a política do chicote… chegamos ao conceito de Deus para grande parte das pessoas: um Demiurgo e seus “eleitos”… não dá para ir um pouquinho além? Resumir “Deus” a isso parece um tanto quanto indigno… Que vá, os fariseus também fizeram muito isso… cada um a seu tempo…

Jota
Jota
25 junho de 2011 10:34 pm

Neutrinos, seu conhecimento é admirável, pena ser tão unilaterial a ponto de distorcer a história e tentar o que nem J.P. II quis: inocentar um réu de tantos crimes. Só melhora quem se vê de fora, mas de uma ótica desprovida de conceitos e pré-conceitos. Quando você diz que o assassinato de cátaros foi algo justificável, você joga na lata do lixo as palavras de paz de Jesus… não citarei nenhum pedaço de bíblia para justificar o que escrevo, isso é mais uma péssima mania que alguns cristãos cultivam, tentar justificar com algum vesículo o que pensam, porque não conseguem… Read more »

Zé da lua, divagando...
Zé da lua, divagando...
25 junho de 2011 10:36 pm

Temos que nos cuidar com a perseguição aos hereges. Jesus foi de um herege da religião judaica a Deus no cristianismo. O cristianismo tem muita coisa boa e nada posso falar da fé cristã, mas não era para os cristãos tentarem superar os ditos males dos antigos religiosos fariseus? Não vejo muito da essência cristã em grande parte dos cristãos. O mesmo Jesus que segundo dizem, reprovou o “olhar 43”, não condenou a mulher adúltera, nem tantos outros. Por que a igreja persegue? Creiam e sejam felizes, deixando a outros seguirem seus caminhos… pregar o evangelho, como tanto querem, não… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
26 junho de 2011 12:04 am

Neutrino, meus últimos comentários ainda valem.

Não importa você ter estado em outros estados de consciência anteriormente.
A questão é o estado em que você está AGORA, e com esse meu amigo, não tem conversa, pois como você mesmo disse, seria incoerente para com o que se propõe.

E esse é o próprio problema em que os outros se sustentam.
Sua atual condição vem com um mecanismo de defesa embutido (defesa dela própria, não sua), que você está utilizando, tão inconscientemente quanto utiliza a crença em si, incapaz de notá-la.

É impossível passar daí.

Fico por aqui.

666 Bs
666 Bs
26 junho de 2011 6:00 pm

of topic:
Some good stuff

Dale Martin: O professor de Yale dá aulas versando o novo testamento.

http://www.youtube.com/watch?v=dtQ2TS1CiDY&feature=list_related&playnext=1&list=SP279CFA55C51E75E0

Anônimo
Anônimo
27 junho de 2011 3:34 am

Nem Agua, Nem Lua Por anos e anos, a monja Reiko estudou, sem conseguir chegar à Iluminação. Uma noite, estava ela a carregar um velho pote cheio de água. Enquanto caminhava, ia observando a imagem da lua cheia refletida na água do pote. De repente, as tiras de bambu que seguravam o pote inteiro partiram-se e o pote despedaçou-se. A água escorreu e o reflexo da lua desapareceu… e Reiko iluminou-se. Ela escreveu estes versos: De um modo ou de outro, tentei segurar o pote inteiro, Esperando que o frágil bambu nunca se partisse. De repente, o fundo caiu. Não… Read more »

Fy
Fy
27 junho de 2011 9:02 am

Não quero amor que não saiba dominar-se, desse, como vinho espumante, que parte o copo e se entorna, perdido num instante. Dá-me esse amor fresco e puro como a tua chuva, que abençoa a terra sequiosa, e enche as talhas do lar. Amor que penetre até ao centro da Vida, e dali se estenda como seiva invisível, até aos ramos da árvore da existência, e faça nascer as flores e os frutos. Dá-me esse amor que conserva tranquilo o coração, na plenitude da paz! “No dia em que a flor de lótus desabrochou / A minha mente vagava, e eu… Read more »

Geninha
Geninha
1 dezembro de 2022 11:24 pm
Reply to  Fy

Lindo!

Finalizava com “Abçs” por alguns significados, mas sendo o maior deles a campanha iniciada por alguém ainda na época do Zona – “doa – se abraços”. O cara carregava a placa e abraçava as pessoas que queriam abraços. Abraços de cura, de acolhimento etc.

Saudades! Me doei no passado e no agora e quantas vezes fosse necessário, me doaria. Nem tudo se resolve em salas psiquiátricas.

Lionheart
Lionheart
27 junho de 2011 2:02 pm

Vocês já repararam quanta bobagem new age está espalhada pela internet, atribuída a Albert Einstein? Eu simplesmente duvido que ele tenha escrito tal disparate, assim como muitos outros. Ele, subitamente, se transformou na desculpa mais irrefutável (foi Einstein quem disse, meu irmão!) para centenas de baboseiras pseudorreligiosas que a gente lê na web. Digamos que ele é o Arnaldo Jabor do esoterismo de quinta (se é que há um de primeira).

mais uns poucos neutrinos
mais uns poucos neutrinos
27 junho de 2011 2:18 pm

Ontem, na pressa de sair, terminei comentando em outro post. Os bate-papos com a Lotus e com o Zé da Lua, o Jota e o Acid prosseguem aqui:

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2011/05/profecias_de_chico.html

Nos comentários de junho 26, 2011 4:27 PM

Lex...
Lex...
30 junho de 2011 7:35 pm

Sorry… não entendo de nada de ufo mesmo. Meu negócio é lidar com coisas mais prosaicas… como meus impulsos.

Gasshô.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.