A RAPOSA E OS NIÓBIOS

Na mitologia japonesa, Kitsune (raposa, em japonês) são animais que possuem muita inteligência, vida longa e poderes mágicos. Uma dessas magias é a de se transformar em humanos. São conhecidas como trapaceiras e ótimas pregadoras de peças, mas não sabem quando parar.

Vi um artigo de Rebecca Santoro que alerta pra uma conspiração em Roraima pra encobrir o extrativismo de Nióbio. Como o texto não cita fontes e não é lá muito informativo, resolvi analisá-lo abaixo, utilizando-me dele quando necessário, fazendo um resumo e atualizando-o com outras fontes:

“Em agosto de 2005, um ex-conselheiro do presidente norte-americano Ronald Reagan disse, em entrevista ao jornal The Australian que, se por um motivo qualquer, houvesse uma repentina venda maciça de dólares, a Grande Depressão de 1929 pareceria um piquenique. Para se ter uma idéia, o volume de dólares fora dos EUA é cerca de quatro vezes o PIB daquele país. Em tal situação, os dirigentes da oligarquia mundial, entre eles Warren Buffett e George Soros, dois dos maiores donos de ativos financeiros do mundo, vêm transformando sua riqueza financeira em riqueza real, adquirindo ativos reais, como terras, bens de produção (indústrias e máquinas) e minerais preciosos.

Dominar todo o processo produtivo, desde a extração ou a fabricação de matéria-prima ao produto final, depois sua comercialização, no atacado e no varejo, pelo menos de todos os bens mais importantes para a vida moderna é o sonho dourado das grandes oligarquias transnacionais. Assim, espertamente compram terras, bens de produção e avançam sobre o domínio da exploração, extração, manipulação e comercialização do universo das matérias primas, incluindo os minerais.

Roraima não está sob disputa à toa, dentro desse quadro. Sob o solo daquele Estado, especialmente nas reservas indígenas, estão as maiores reservas de minerais preciosos e estratégicos do mundo – todos de qualidade excepcionalmente boa. Há ouro, diamante e, segundo o artigo, Nióbio.

O Nióbio é importante para a indústria aeronáutica e aeroespacial, bem como para a construção de dutos pelos quais podem ser transportados água, petróleo e suas variantes a grandes distâncias. Ele reforça o metal e cria uma superliga de grande resistência à combustão. Por isso é usado em turbinas de avião, por exemplo. É também um supercondutor, quando resfriado.”

A autora do artigo segue adiante e fala que, com a progressiva crise do petróleo, os reatores atômicos voltaram ao jogo energético global. E uma nova era de reatores atômicos está para começar com a construção do ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor) na cidade francesa de Cadarache, e que deverá entrar em operação em 2015. Ele funcionará com fusão nuclear, como o Sol (ao contrário da geração anterior, que usa fissão e que, como resultado, produz lixo atômico). É aí que entra o Nióbio, usado pra revestir o reator. Se a técnica da fusão nuclear for dominada, a era do petróleo finalmente terá chegado ao fim no planeta. Segundo o principal conselheiro científico da Grã-Bretanha, sir David King, quando o projeto for posto em prática, haverá um grande mercado para o Nióbio.

O reator, estimado em 6 bilhões de euros (cerca de R$ 18 bilhões), vai ser pago por um consórcio internacional formado por Coréia do Sul, Japão, Estados Unidos, União Européia, Rússia e China. Na época em que foi formado o consórcio cogitou-se a entrada do Brasil no grupo, justamente pelas grandes reservas mundiais de Nióbio.

O artigo diz que o Brasil possui 98% do Nióbio do mundo, mas pesquisei e vi que em termos de produção respondemos por 88% do Nióbio extraído, haja visto que o Canadá também é produtor deste minério. Além disso, vários países na África também extraem, em menores quantidades. No Brasil ele é extraído de Minas Gerais e Goiás. Há também quantidades ainda não especificadas no Alto Rio Negro, no Amazonas e em Roraima.

A autora faz um paralelo com o caso da reserva indígena Raposa da Serra do Sol, pois, segundo ela, lá estaria a MAIOR reserva de Nióbio, e por isso a pressa em fazer essa demarcação. Só que nesse site vi a citação do geólogo Dr. Wilson Scarpelli: “Na área que percorri, vi garimpos de diamantes e sinais de presença de ouro. Infelizmente não havia do tipo de depósito de ouro que eu buscava – que era ouro em conglomerados. Não há depósito de nióbio na Raposa do Sol… Agora, o que pouca gente diz é que pode haver petróleo ou gás na grande bacia sedimentar do Tacutu, de direção nordeste, a partir de Boa Vista, alcançando a Guiana”.

Na mesma área planeja-se a construção da Usina Hidrelétrica do rio Cotingo.

Parece que a autora atirou no que viu e acertou no que não viu. O problema, afinal, não parece ser Nióbio, mas sim diamantes, ouro, energia e – quem sabe – o velho e “bom” petróleo e gás natural.

RAPOSA SERRA DO SOL

O governo do presidente Fernando Henrique Cardoso promoveu a demarcação da reserva em 1998. Em 2005, foi homologado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que demarcou a área de 1.747.464 hectares com o nome Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Trata-se de uma área que abriga 194 comunidades com uma população de cerca de 19 mil índios (dizem que são só 7.000 na verdade) dos povos Macuxi, Taurepang, Patamona, Ingaricó e Wapichana. Somando com a outra reserva indígena existente isso dá 256.649Km² para 20.000 silvícolas de etnias diferentes, que na maioria nunca viveram nas áreas, muitos aculturados e não reivindicaram nada. A título de comparação, a Inglaterra tem 258.256Km² pra abrigar uma população de aproximadamente 60 milhões de habitantes.

A União, por intermédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), iniciou em 1992 o relatório de identificação da terra para fins de demarcação. Entretanto, a presença dos produtores de arroz vindos do sul do País impediu a conclusão da reserva, uma vez que eles alegam possuir títulos que lhes garantem a posse das terras. O laudo antropológico com base no qual a área foi demarcada diz que a extensão da área se justifica pela grande migração existente entre os índios das cinco etnias que vivem na região. O governo de Roraima contesta o laudo, alegando que nem todos os interessados, incluindo índios, foram consultados (muitos deles já são aculturados e não migram).

A portaria de 2005 deu prazo de um ano para os não-índios abandonarem a terra indígena. No entanto, logo após a edição deste documento e do decreto presidencial que o homologou, começaram a tramitar diversas ações na Justiça, contestando a demarcação. Alguns fazendeiros – e mesmo um grupo de índios que apóiam a permanência deles na região – resistiram à retirada, e o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, recorreu ao STF pedindo a suspensão da operação.

40% da área do Estado de Roraima é ocupada por terras indígenas.

O que é uma Terra Indígena?

Terra indígena é uma área de propriedade da união com usufruto indígena. São definidas de acordo com a ocupação tradicional das terras. A Constituição de 1988, no artigo 231, reconhece “aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens”.

No parágrafo segundo, o texto constitucional estabele ainda que “as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes”.

Isso leva a autora do texto a dizer que os índios estão de “olho gordo” na grana que podem conseguir vendendo energia da Usina Hidrelétrica do rio Cotingo para o próprio Brasil e ainda explorar as riquezas minerais (e biológicas) da região para vender aos brasileiros e aos estrangeiros. Pra alguém que se diz jornalista, ela anda mal informada, pois os índios são frontalmente contra a Usina que irá, como todos podem imaginar, causar impactos ambientais e destruição do ecosistema.

Não é irônico que o governo separe uma grande área para uso exclusivo dos índios, que dependem (culturalmente) de um ambiente ecologicamente intacto, e depois queira fazer uma hidrelétrica sem consultar os mesmos? Quem teria grandes interesses em uma imensa área não-vigiada, povoada por uma minoria que está em parte aculturada e não será nômade? As ONGs de fachada, que existem aos montes, explorando nossas riquezas biológicas. Porque ELAS SIM teriam autorização pra operar lá dentro, sem nenhum homem-branco (leia-se Estado) vigiando. O IBAMA é uma piada de mau gosto, tanto que a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entregou o cargo após tanto reclamar da falta de interesse pelo meio-ambiente no governo Lula (não é exclusividade desse governo, entretanto). Há também uma outra classe de exploradores ilegais, os contrabandistas de minérios que existem aos montes, mas cujo vínculo com o Governo não era conhecido até o sr. Marcos Valério, na CPI dos Correios, deixar escapar que “levou o pessoal do BMG (que explora Nióbio em Araxá) ao José Dirceu para negociar Nióbio”. Vários sites ainda atribuem a frase “o grosso do dinheiro vem do contrabando do Nióbio” ao Valério, mas não achei nenhuma referência confiável no Google e, sinceramente, duvido que ele tenha sido tão direto assim.

Referência:
Entenda a disputa em Raposa Serra do Sol;
Nióbio: riqueza desprezada pelo Brasil

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
76 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Fy
Fy
13 outubro de 2008 2:22 pm

9. Equador promete agora expulsar Furnas Virou uma farra: – O governo equatoriano ameaça, desta vez, expulsar do país a estatal brasileira de energia Furnas, encarregada de fiscalizar a obra da hidrelétrica de San Francisco. É a usina construída pela Norberto Odebrecht e que gerou um conflito diplomático entre os dois países, culminando na decisão do presidente Rafael Correa de mandar embora a empreiteira. Segundo o Globo (íntegra para assinantes), a saída de Furnas, se confirmada, não será uma surpresa. “Desde que começou o conflito com a Odebrecht, o governo Correa declarou, em reiteradas oportunidades, considerar absurdo que uma empresa… Read more »

Daniel
Daniel
1 outubro de 2008 10:47 am

Acid…kra…nao tem nada a ver com o debate atual…mas creio que vá lhe interessar…se nao interessar tb dá nada…

acompanho seu site ha tempos e creio que vc realmente se interesse por coisas do tipo: “primeiro disco voador construido na terra”, a noticia esta no scientific american brasil no link que segue: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/primeiro_disco_voador_construido_na_terra.html

espero que curta….abraços

Mcnaught
Mcnaught
1 outubro de 2008 9:08 am

Coringa… Respondendo ao seu off topic rs. Não sei a solução, mas quando vc copia textos e cola no bloco de notas para padronizar letras, tirar links, etc… ele, o bloco de notas muda a estrutura, e tem algo como, ele mostra no texto quando a pessoa separou linhas utilizando o “enter.´´ No word vc escreve um texto a vontade e se copia e cola em outro lugar da tudo certo. Mas se vc utilizar o enter para ir para outra linha, ao copiar e colar, fica tudo desalinhado rs. O ideal é vc ter o trabalho de jogar no… Read more »

Anônimo
Anônimo
1 outubro de 2008 2:35 am

Crise leva pessoas a morar em carro nos EUA

“Em um estacionamento no lado oposto de uma rua de mansões luxuosas, a noite traz uma estranha visão.

Alguns carros chegam e estacionam nos cantos do terreno. Dentro de cada carro, mulheres, talvez alguns animais de estimação e malas cheias de coisas e roupas de cama.

A poucos metros de casas com quartos ociosos, estão os habitantes de Santa Bárbara que são obrigados a dormir em seus carros.

Sem-teto há pouco mais de um ano, eles são uma conseqüência direta do colapso do mercado imobiliário norte-americano….”

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/09/30/crise_leva_pessoas_morar_em_carro_nos_eua-548475961.asp

Coringa
Coringa
1 outubro de 2008 2:04 am

(*). O congressista americano James Traficant, após as sérias denúncias que fez, sofreu processo penal por corrupção, por conta de um suposto ato de suborno, e foi condenado, perdendo o mandato. Vários eleitores e personalidades levantaram a voz para defendê-lo das acusações e do processo, que atribuíram a armadilhas e vinganças do “sistema de poder”, em conseqüência das suas contundentes denúncias. Uma dessas enfáticas defesas pode ser apreciada no endereço eletrônico http://educate-yourself.org/cn/railroadingjamestraficant3jul02.shtml , sob o título: “Taking Out a Patriot, The Railroading of James Traficant”. (Expulsando um Patriota, a farsa da prisão de James Traficant), da autoria de Linda Kennedy,… Read more »

Coringa
Coringa
1 outubro de 2008 2:02 am

Quem, a propósito, teve, então, tamanho engenho e interesse em espalhar e repisar o boato, entre tantos homens de boa-fé, do mundo inteiro, de que “países não quebram”? E os credores privados desses países literalmente quebrados teriam dado a eles um ultimato, ao declarar que “…Ou aceitavam proclamar oficialmente suas bancarrotas ou não haveria mais dinheiro emprestado para que pudessem sair da profunda depressão (…)E eles aceitaram, oficialmente, suas falências em favor do sistema financeiro global, vindo isso a significar, na prática, que, desde então, os bancos se imitiram na posse desses países. Na verdade, eu me refiro a eles… Read more »

billy shears
billy shears
1 outubro de 2008 12:34 am

O que Beatles, Bush e os contribuintes dos EUA têm em comum?

http://www.youtube.com/watch?v=El9RZvbXIj4&feature=related

Veja, no final, o diálogo de Bush no avião, que figura…rs

Coringa
Coringa
1 outubro de 2008 12:13 am

Pois então Fy, calma que ainda temos o outro lado da (mesma) MOEDA 🙂 “… Ao sopro dos ventos infernais, o Tentador suscitará e desenvolverá à face do mundo o Capitalismo Pantagruélico e simulará erguer contra o monstro um dragão mais cruel do que ele: o Comunismo, esfacelador da Unidade Humana.” (Fragmento de “A Vida de Jesus”, por Plínio Salgado) E pensar-se que, de outra perspectiva do espectro político, ali onde o comunismo e o capitalismo pantagruélico sutilmente se entrelaçam, sob aparente oposição pelos vértices e com as mesmas boas intenções de sempre, as de submeter e controlar a Humanidade,… Read more »

billy shears
billy shears
1 outubro de 2008 12:05 am

Bem que os dirigentes das instituições financeiras que protagonizaram a quebradeira recente, poderiam dar o ar de sua graça em frente ao congresso estadunidense e com seus ternos bem cortados, fazer um cover dessa música:

http://www.youtube.com/watch?v=E3m-gOelA8g

Quem sabe os congressistas amolecem seus corações e soltem uma graninha para “salvar” o sistema?rsrs

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 setembro de 2008 8:45 pm

Exatamente, anônimo. É responsabilidade de QUALQUER pessoa pública acalmar o mercado, pois o mesmo é feito de PESSOAS, que são desinformadas e têm medo de perder dinheiro como qualquer um de nós. O Brasil não está com a corda no pescoço, longe disso. A maioria das exportações não são para os EUA. Claro que NESSE MOMENTO o mundo todo tá meio que paralisado, então sim, as exportações pararão ou diminuirão enquanto esperam definições nos EUA, mas obviamente as pessoas no exterior continuarão precisando de comida, petróleo, papel, minério, etc. Agora, se por algum motivo que AINDA NÃO SABEMOS mercados da… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 setembro de 2008 8:30 pm

É simples…seria uma irresponsabilidade muito grande de qqer político na posição dele (independente do partido a que pertencesse), fazer declarações alarmistas ou que pudessem, através da mídia, criar um ambiente desfavorável ou precipitadamente contrário aos interesses nacionais.
Obviamente há sempre aqueles que, em posições diferentes, mesmo contrário ao que a responsabilidade indica, aproveitando-se da situação para “marketing” pessoal.

Fy
Fy
30 setembro de 2008 8:29 pm

Acid,

Dê uma olhada neste ensaio, escrito às pressas, sobre o panoroma destas 1ªs 24 hs.

Eu acho preocupante.

http://rizzolot.wordpress.com/2008/09/30/importadores-da-europa-e-asia-ja-cancelam-pedidos/

Bjs

Fy
Fy
30 setembro de 2008 8:05 pm

Deus te ouça!

Mas então, o que será q o Lula está engendrando ao fazer uma declaração tão oposta às primeiras e ao q vc está informando?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 setembro de 2008 7:52 pm

José Serra devia deixar a campanha um pouco de lado nesse momento tão delicado para o mundo e deixar de falar m…

Brasil está mais preparado para enfrentar crise, dizem agências de risco

Apesar de não estar imune a crise financeira internacional, o Brasil está melhor preparado para enfrentar as turbulências econômicas do que há alguns anos. Essa é a avaliação das agências de risco Standard & Poor’s e Fitch, que integram a lista das três principais instituições do gênero no mundo e este ano elevaram o rating do país para grau de investimento.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u450671.shtml

Fy
Fy
30 setembro de 2008 7:29 pm

“Não somos uma ilha de tranqüilidade num mar de turbulência.” A declaração foi feita hoje pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ao destacar que o Brasil tende a ser atingido pela crise internacional, e contradiz a avaliação feita nos últimos dias pelo governo federal. “Não sabemos em que proporção, mas o Brasil tem duas vulnerabilidades, o déficit em conta corrente ascendente e a expansão exagerada dos gastos correntes”, afirmou ele. “Para dar conta dos aumentos que se estão dando agora e se programando para o futuro, a receita real tributária no Brasil teria que crescer 9% ao ano,… Read more »

Fy
Fy
30 setembro de 2008 7:05 pm

Coringa,

”…Foi, portanto, sob a transformação de Sapo em Príncipe do ImpérioSulamericano: Lula LI
que o Banco do SUL nasceu (…)

Esta época da história da Americalatina apresenta, de fato, uma extrema semelhança
com a época de Louis-Philippe na França, com a velha aristocracia
proprietária de terras, derrotada, e a burguesia… incapaz de tomar
seu lugar… a não ser se hipotecando no Banco Sul!!!!!!!

Very cool!
versão cucaracha do “boom” americano.

Mas,… deixa pra lá… vamos votar!

Bjs

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
30 setembro de 2008 7:02 pm

Nosso presidente tem que ficar atento com essas vontades de alguns países vizinhos em querer que invistamos neles. Um governo como o do Chávez pode se transformar em caos em pouco tempo e perder refinarias pagas com o altíssimo imposto que pagamos para os outros não é o que tenho em mente como desenvolvimento ¬¬ Oi R. Pinheiro! O link vale a visita, tem uns textos bem “sacados”, espero que aproveite. Dentre as características de um “Paraíso” existe a de auto-regulação que está presente em máquinas. Há situações e situações e em certos casos podemos confiar nos serviços que elas… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 setembro de 2008 5:31 pm
Observador
Observador
1 outubro de 2008 11:50 am

Retiraram da web o http://www.projeto2012.com/2008/09

Parece que falaram algo que não deviam…Algo em 07/10…

Deve ser para tranquilizar a população…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 outubro de 2008 11:54 am

O bloco de notas tem um negocio em “formatar” chamado “quebra automatica de linhas”. Você pode escrever de forma corrida que ele dá a quebra de texto automatica sem precisar de enter. E mudando o tamanho da janela do bloco dá pra perceber quando alguem usou enter pra formatar o texto e corrigir.

Daniel, valeu pelo link.

Anônimo
Anônimo
11 outubro de 2008 4:46 pm

Puts Acid, já houve tanto tópicos de motivos idiotas, e agora que o mundo está ‘a beira do colapso você não quer fazer um tópico sobre a crise?

Fy
Fy
7 outubro de 2008 2:31 pm

Pois é: a “coisa tá feia”: Líder estudantil é morto: fuzilado em atentado na Venezuela http://aluizioamorim.blogspot.com/2008/10/lder-estudantil-morto-em-atentado-na.html#links Correa agora ameaça expulsar a Petrobras No Estadão: O presidente do Equador, Rafael Correa, ameaçou ontem nacionalizar um dos campos de petróleo explorado pela Petrobrás e expulsar a empresa do país, como fez com a construtora Norberto Odebrecht no dia 23, caso a companhia brasileira não assine em breve a renegociação de seu contrato. “Eu me reuni com a Petrobrás e chegamos a um acordo muito claro, mas eles estão demorando demais para cumpri-lo”, afirmou. “Ou cumprem as exigências ou vão embora do Equador.… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 outubro de 2008 12:51 pm

Alexandre Garcia: Entre o populismo e a seriedade

http://www.atribunars.com.br/index.php?origem=noticia&id=6704

Eu
Eu
7 outubro de 2008 11:14 am

Em um país visivelmente de politicos corruptos… (quem dá mais, quem dá mais???) é de se esperar que eles esqueçam com muita facilidade o significado de nação… união… ou universalismo.
É triste, mas é a realidade.

Coringa
Coringa
3 outubro de 2008 8:33 pm

Taí, anônimo das 7:19 PM

o circo q vc queria! rs

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 outubro de 2008 8:07 pm

O Congresso brasileiro gasta 17 MILHÕES de reais AO DIA, e há UM MÊS não vota NADA, por causa das eleições. Clodovil abriu um novo filão, e agora raparigas, travestis, cachaceiros e metidos a engraçadinhos acham que podem ser representantes do POVO brasileiro (e infelizmente parecem nos representar mesmo, pela omissão da maioria) sem ter sequer uma proposta política e resolvem se candidatar a vereador(antes só Filhos das putas se candidatavam, agora as próprias é que querem o emprego). Esse é um bom resumo do que nos espera em 2009, o ano onde precisaremos de RESPONSABILIDADE FISCAL pra evitar da… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 outubro de 2008 7:19 pm

Acid, queremos ver seu ponto de vista sobre a crise nos EUA. Siga os conselhos do anônimo aí, e faça um post polêmico. Prá falar a verdade nós queremos é circo mesmo (ou melhor, vê-lo pegar fogo). É o nosso nível de evolução… fazer o que…

.
.
2 outubro de 2008 7:11 pm

faça um post bem polêmico ae auheuaheuh

billy shears
billy shears
2 outubro de 2008 5:32 pm

“Warren Buffett e George Soros, dois dos maiores donos de ativos financeiros do mundo, vêm transformando sua riqueza financeira em riqueza real, adquirindo ativos reais, como terras, bens de produção (indústrias e máquinas) e minerais preciosos.” De fato, Warren Buffet acaba de adquirir parte do capital da GE. A explicação é a de que seu gesto visa a salvá-la de uma catástrofe. Mas, como uma mão lava a outra, agora não é uma época muito segura para deixar os dólares no limbo da especulação; sabendo disso o cara vai transformando os seus papéis e bens virtuais em bens concretos. Essa… Read more »

Luiza
Luiza
2 outubro de 2008 1:23 pm

off-topic:

o blog “O Franco-Atirador” estah saindo do ar. Sei que muitos que vem aqui vao lah tambem, e nao eh a toa.
Pra quem quiser ir ateh lah, dah pra opinar sobre o destino do blog.
Pra quem nunca foi, eh um lugar de portas para entendimento, como aqui tambem muitas vezes eh.

andi
andi
2 outubro de 2008 11:36 am

to sentindo falta d posts novoooos… <3

Coringa
Coringa
1 outubro de 2008 8:58 pm

off topic

Valeu Mcnaught e Acid, pelos esclarecimentos 🙂
Não tinha sacado esse lance do ‘enter’, ainda…q osta isso, não?rs

abs

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 outubro de 2008 8:22 pm

Uma amiga de longa data q eu não vejo há anos…

Roman
Roman
1 outubro de 2008 5:51 pm

Cara, seus posts são muito legais, com vários assuntos que me interessam.
Conheci seu blog através da lista voadores e to aqui fuçando nos vários textos, hehe.
Só uma coisa: Quem é essa Oráculo que você menciona em alguns posts?

Fy
Fy
1 outubro de 2008 1:40 pm

Mcnaught

“José Serra é do PSDB. Eles adorariam estar na presidencia. E graças a Deus ou sei lá o que, não estão. Ainda bem.”

Ainda bem mesmo: concordo completamente!!!!

Sem evidenciar partidos ou eleição, acho importante a análise de opiniões sobre alguma orientação econômica em nosso país neste momento.

E, fico feliz q vc tenha esta opinião sobre “pretensão pela presidência”; e não tenha se deixado convencer por esta sombra do tal “continuísmo” que ameaça toda a América Latina.

Bjs

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 outubro de 2008 1:38 pm

Julio:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2007/02/a_mente_e_as_maquinas.html

Vermelho é quando as máquinas captam um disturbio na Força 🙂

Júlio
Júlio
1 outubro de 2008 1:07 pm

Acid, oque você sabe sobro o “Global Consciousness Project”?

É coisa séria?
E o que significa aquelas bolas coloridas do “The Real-time Dot”

Hoje ela esta quase que todo o tempo vermelha….Ja na segunda estava em muitos momentos na primeira bola a de cor azul…sendo que pelo que entendi o normal seria a cor verde…

http://gcpdot.com/

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 setembro de 2008 3:58 pm

Passou batido porque estamos IGNORANDO ESSA IDIOTICE pelo menos até o dia 14, quando a invasão alienígena começar…

aff
aff
30 setembro de 2008 3:43 pm

Pessoal, eu sei que é off topic, mas essa aí passou batido lá em cima…
Estão dizendo que no dia 14 de outubro haverá uma nave UFO no céu para o mundo contemplar e que essa chegada será um divisor de águas na nossa história… A Nova Ordem Mundial está chegando a galope segundo esse vídeo no you tube:

http://br.youtube.com/watch?v=khZQHyVD88s

Coringa
Coringa
28 setembro de 2008 6:14 pm

Resolvida há anos nas equações matemáticas, o desenvolvimento da fusão nuclear tropeça num ponto fundamental: obter um supercondutor de alta resistência, que resista às temperaturas críticas, similares às do Sol. As pesquisas da última década descobriram, porém, que o nióbio, metal dúctil, com baixa captação de nêutrons, resiste a milhões de graus e serve como condutor desse “sol”, mesmo submetido a elevados campos magnéticos. Reservas descobertas há dezenas de anos, pertencem às áreas dadas em concessão à Companhia Vale do Rio Doce, privatizada no governo de Fernando Henrique. Mais do que as jazidas de minério de ferro ou do acervo… Read more »

Júlio
Júlio
28 setembro de 2008 4:36 pm

Do site youtube: ” O diálogo neste vídeo é por demais eloqüente. Dispensa grandes considerações Observem, se vocês quiserem um motivo adicional para indignação, que, mesmo depois de o proprietário ter deixado claro que vai resistir na Justiça, há uma espécie de provocação, tentando induzi-lo a dizer algo que caracterize resistência ativa à ação policial — o que, certamente, levaria a PF a fazer o que fez com outro fazendeiro: meter-lhe algemas nos braços. Este é o estado policial de Tarso Genro, o trotskista surtado. Como vocês bem sabem, a questão tramitava e tramita na Justiça, e os agentes federais… Read more »

Fy
Fy
28 setembro de 2008 8:34 am

Uma pequena quantidade de NIÓBIO enviado para fora do país, seria suficiente para acabar com a subnutrição da população pobre do Brasil e livrar-nos da condição de devedor, financiando assim, o nosso desenvolvimento.

100% do nióbio consumido no mundo é brasileiro, mas “OFICIALMENTE” exportamos só 40%.

– Uma excelente explicação sobre NIÓBIO – SAFADEZA – e, com certeza; Alienação Brasileira.

– IMPERDÍVEL:

http://luzdeluma.blogspot.com/2006/11/uma-palavra-proibida-para-os.html

Abraços,

Zé
28 setembro de 2008 12:02 am

Excelente post, informativo e investigativo, parabéns.

Wesley 2
Wesley 2
27 setembro de 2008 7:28 pm

Quanto tempo vocês dão para os EUA pousarem seus helicópteros na Amazônia para “libertar” a Nação Indígena dos “opressores” brasileiros?

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
27 setembro de 2008 6:39 pm

A idéia de “meritocracia” vem sendo redefinida há vários séculos. Enquanto a economia e a política não forem suficientemente inteligentes, o que elas consideram como verdadeiro mérito, as pessoas que exercem essas atividades não conseguirão usar a política e a economia de forma saudável.

Coringa
Coringa
30 setembro de 2008 4:27 pm

”…Foi, portanto, sob a ascensão do príncipe holandês Guilherme III (de Orange), …em que o Banco da Inglaterra nasceu (…) Esta época da história da Inglaterra apresenta, de fato, uma extrema semelhança com a época de Louis-Philippe na França, com a velha aristocracia proprietária de terras, derrotada, e a burguesia incapaz de tomar seu lugar a não ser sob a bandeira da plutocracia, dito de outra forma, da haute finance. O Banco da Inglaterra é, até hoje, “… O Banco Central do Reino Unido, qualidade que assumiu por ato do parlamento, no mesmo ano de 1694, com o propósito imediato… Read more »

Matriz Inversa
Matriz Inversa
30 setembro de 2008 4:18 pm

Olha o Nosso Tibete Aí Geeeennnnte!
Daqui a Pouco vao boicotar as futuras olimpíadas do Brasil em defesa dos Indios da Raposa Serra do Sol. Já citei isto em outro Post!
The Song Remains the Same.

Roger
Roger
26 setembro de 2008 5:10 pm

Os índios são a semente da cultura brasileira,um porquê de estarmos aqui.O uso da força é outro porque de estarmos aqui e muito mais forte que os índios.Os contrabandistas são mais fortes que a soberania nacional que é muito mais indigena do que força.E ao apoiar os indios assumimos suas fraquezas perante o sistema que é muito mais força do que lei.

Tadeu
Tadeu
26 setembro de 2008 3:44 pm

Se quer liberdade por que se incomoda ?

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
25 setembro de 2008 3:06 pm

Pois é Olim, Tudo bem, é sua crítica sobre a propriedade, como um bem comum, creio eu que seja através dessa ótica de percepção, relacionada ao registral e à cessão de direito adiquirido sobre a posse desta propriedade. Caro Olim! Comércio, prática comercial, prática expeculativa sobre o mercado imobiliário e outras “práxis” de ganho e lucro. Somente isso. Veja bem, nascemos aqui… bom, não nascemos em um lugar como Israel e a parte que é ou não de direito da Palestina (como na história das propriedades mundiais).. fato é que como se deve realizar uma “política” que assuma uma atitude… Read more »

Olim
Olim
25 setembro de 2008 2:26 pm

Renato Pinheiro: Estou meio que fora de profecias e espero assim estar…rs Pelo jeito vc só pegou a ponta do chicote para fazer o arremate. Num tenho terras, mas em breve estarei sendo um fiel depositário de um espaço para cuidar, defender, unir, ajudar, interagir, contribuir, compartilhar, se tudo me for permitido. Espero que lá não tenha petróleo, nióbio, animais à beira da extinção, gases extraterrestres, portão intergalático, neva enterrada, ET pretificado, múmias, tesouros, ouro… Seria o caos, pois meu futuro caseiro-que de repente começou a falar uma língua estranha, andar com arco-e-flecha, poderia entrar com uma ação na justiça,… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
25 setembro de 2008 11:01 am

“Mas se tiver porrada porque alguns querem nos “desunir”, tô dentro! Pego meu jegue e vou ao combate!” —– É e “verás que um filho teu não foge à luta?”. Esse pensamento progressista é o mesmo do de “lá de cima” sob a sombra da águia que tudo vigia com a “semente” do plantio e da produção e as “setas” da flecha o signo da arma-em-punho! Desculpe-me Olim to escrevendo isso aqui dentro de uma área de regulação em uma secretaria de saúde de um município de uma cidade do nordeste tendo eu nascido em Brasília e vivido boa parte… Read more »

Olim
Olim
25 setembro de 2008 10:45 am

Vendo este post sinto um arrepio do nacionalismo de ontem. Aliás, nacionalismo deveria estar relacionado com o termo nação e este deveria estar relacionado com união. Tanto que existe no dicionário ainda um outro termo sonambulístíco que só visto nos dicionários, nas mensagens dos Mestres e imaginado em nossos sonhos que se chama universalismo, seria como uma união mais abrangente… Por outro lado existe o Estado com figura política-estatégica, soberana, com seus princípios e tudo mais… Eu fico pensando a respeito desta questão com um sentimento duplo. Um voltado para um universalismo e outro para o nacionalismo. Mas o que… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
25 setembro de 2008 9:36 am

Acho que a maior questão de “ligação” das maiores questões sobre estes procedimentos todos descritos neste post é a POLÍTICA. Sim. A tal famigerada e tolerada política-individual, oras porque não chamar de política estrangeira, política interna ou política de infra-estrutura.. porque todo o nome dado a cor “rosa” é fictício como a própria cor. Política é individual, porque ante tal processo de decisões e escolhas que seriam e “deveriam” ser de um cunho coletivo REAL maior (isso para uma nação desenvolvida por assim dizer) esta ferramenta filosófica é utilizada apenas e somente para o bem próprio, para o usufruto pessoal… Read more »

Fy
Fy
24 setembro de 2008 8:26 pm

Excelente post Acid: PARABÉNS! Reforçando: IMPERDÍVEL: “Identifiquemos bem os inimigos do homem e da liberdade, senhores.” http://www.imortaisguerreiros.com/artigosrebeccasantoro.htm#254568569 “Acontece que a Aeronáutica, como foi amplamente divulgado, foi terminantemente proibida de fazer a revista no avião militar da Venezuela – tarefa que seria sim da Aeronáutica e não da PF. E fica a pergunta: os militares armados dentro da aeronave iriam fazer o que na Bolívia? Foram apenas dar um passeio para gastar o farto combustível venezuelano de Hugo Chavez num avião vazio?” “A gente somos idiotas, mas nem tanto assim né, ô pessoar!!!”” Fica a pergunta: o que será que Mangabeira… Read more »

Fy
Fy
30 setembro de 2008 10:11 pm

Acid e Anônimo, Concordo com tudo o que o Acid colocou em relação às possibiidades da nossa economia. Mas, não considero a repercursão deste desequilíbrio mundial de uma forma tão otimista como o presidente fez parecer; aliás, acho isto, espantoso. E, com certeza, marketing pessoal. Não descarto as análises de vários economistas que acusam e nos alertam para uma série de probabilidades coerentes com a realidade, que não devem ser descartadas e sim analisadas com a devida seriedade no que concerne aos interesses do cidadão, consequentemente com o da sociedade em geral. Aliás, o mundo inteiro, neste momento, deveria estar… Read more »

Coringa
Coringa
28 setembro de 2008 7:44 pm

O que é Guerra Assimétrica (Do: Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra – https://www.esg.br/) (Trechos escolhidos) Quando há um choque de vontades a arte de se impor uma das vontades é a estratégia de guerra. Mas, a melhor arte da estratégia de guerra consiste em alcançar um objetivo político sem se recorrer ao emprego da violência. Isto pode ser conseguido através de uma demonstração de poder econômico, de poder financeiro ou de uma exclusiva demonstração de poder militar. A estratégia de guerra é, então, uma estratégia de dissuasão. Nesta, não há o emprego da força, há, somente,… Read more »

Anonymous Gourmet
Anonymous Gourmet
28 setembro de 2008 9:29 pm

Muita coisa certa, OK, mas também a muita desinformação… não sou da Abin, nem da PE, mas muito do que compraste como lebre é gato. A extração regular e legal de minerais é mediante autorização de lavra e dependendo do minério o “dono da terra” não ganha nada do que está no subsolo, nem se for indio, e ainda é obrigado a ver sua propriedade desapropriada, sendo que no valor pago não vem nada sobre os minérios… procure informações no site do MinMinasEnergia e da CPRM. Já em descaminho de minérios… bem, ai procedem algumas das informações… mas é crime,… Read more »

Fy
Fy
30 setembro de 2008 3:27 pm

Esquecí:

Os mandatários de Equador, Rafael Correa, e Bolívia, Evo Morales, também participam do encontro para falar sobre a integração sul-americana.

Fy
Fy
30 setembro de 2008 3:14 pm

Pois é,…. eleição….. No Brasil: [ Manaus!!!] Chavez & Lula http://noticias.uol.com.br/politica/2008/09/30/ult5773u93.jhtm Segundo o presidente venezuela, durante o encontro em Manaus, ele vai apresentar a Lula um documento defendendo mais uma vez a criação do “Banco do Sul”. “Eu trouxe um documento já revisado sobre a importância do Banco do Sul. Não podemos perder um dia a mais para a ativação do banco”, disse, ao destacar que a Venezuela vem fazendo a proposta há quase uma década. “Há quase um ano assinamos em Buenos Aires, mas, por assunto técnico, burocrático, não foi ativado nosso banco para que coloquemos nossas reservas internacionais,… Read more »

Fy
Fy
30 setembro de 2008 1:38 pm

A origem da crise americana AÇÕES AFIRMATIVAS POLITICAMENTE CORRETAS DESENCADEADAS PELOS DEMOCRATAS ORIGINARAM MAIOR ROMBO FINANCEIRO http://aluizioamorim.blogspot.com/ “….Em tudo isso há clara semelhança com as políticas afirmativas politicamente corretas levadas a efeito no Brasil sob o governo de Lula e seus sequazes. Ao mesmo tempo assiste-se à profusão de empréstimos pessoais e ao fato de haver uma financeira em cada esquina distribuindo panfletos oferecendo empréstimos no Brasil da era Lula. De outro lado, registra-se a inusitada iniciativa de grandes empresas comerciais de varejo criando suas próprias financeiras e turbinando o consumo. E de repente…… O relatório do Banco Central divulgado… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
30 setembro de 2008 12:45 pm

Eleições no domingo.

Vamos votar. Se podemos mudar alguma coisa em nossa cidade através do voto, então vamos votar. Pare um pouco de só reclamar de político, de votar em branco, etc… Ação, mexa-se,vamos fazer nossa parte. E procurem pensar/refletir antes de votar. E também pesquisar a respeito dos candidatos.

“A verdadeira lista suja: os CPFs encrencados de políticos candidatos a prefeito, vice e a vereador neste ano.´´ A lista é de todas as cidades do Brasil.
http://uolpolitica.blog.uol.com.br/index.html

Como checar as pendências de um politico,
Consulte dados sobre os seus candidatos,
http://eleicoes.uol.com.br/2008/candidatos/

[]´s

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
30 setembro de 2008 11:53 am

SDMzzzzz -> “É, quando eu vi a citação do Tony Blair, lembrei logo da Nova Ordem Mundial, que já existe de fato, mas falta existir por Direito. Nunca desistirão até unificarem tudo sob a mesma moeda.” ———- É.. observando bem, bem mesmo, isso já ocorre não?.. Adentrando ao conceito de mercado/comércio/finança/economia e por fim política, a moeda única como símbolo é virtualmente análoga ao petróleo, títulos financeiros, ouro, industria de informação, … Creio que o sonho de João está bem nítido no contexto de hoje.. apocalíptico significa “revelador” e a percepção destes signos do conto bíblico de um sonho, é… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
30 setembro de 2008 11:37 am

Piloto de Teste -> “Na natureza tudo é um processador (inteligência) mas nem todo processador possui autonomia (consciência e vontade).” ———- Prazer! E obrigado pela recomendação do site, estou sempre “de olho” nos paradigmas tecnológicos e também atento aos resultados postos nas práticas. Também compartilho deste preceito da natureza máquina, mas não avalio positivamente a máquina natural, tão quanto essa pejorativa siga dual, minha observação é que: Mesmo sob o conhecimento dos processos naturais da consciência e da autonomia, estes, suportam-se através do acesso ao conhecimento e ao processo de decisão crítica. Um “dispositivo” estruturado é a máquina inanimada deste… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 setembro de 2008 11:15 am

É, quando eu vi a citação do Tony Blair, lembrei logo da Nova Ordem Mundial, que já existe de fato, mas falta existir por Direito. Nunca desistirão até unificarem tudo sob a mesma moeda.

Anônimo
Anônimo
30 setembro de 2008 10:40 am

Essa crise é mais uma manobra da Nova Ordem Mundial!

Fy
Fy
30 setembro de 2008 8:32 am

Sem dúvida, o Michael Moore está, como sempre, correto. Sem dúvida , o Congresso “já” não confia mais no Governo Bush. (?!?) – Se Deus quiser ele vai acabar enjaulado: pagando por todos os crimes que cometeu: se isto for possível! – Mas… eu …. fico com o Tarkovisky: “A partir de um certo ponto, o dinheiro deixa de ser o objetivo. O interessante é o jogo. ” ( Aristóteles ) Acho que, alguma coisa muito maior esteve e está se desenhando sob nossos olhos e, … este “jogo” ainda foge à nossa compreensão. Eu fiquei muito impressionada com a… Read more »

Tarkovisky
Tarkovisky
30 setembro de 2008 4:45 am

“A partir de um certo ponto, o dinheiro deixa de ser o objetivo. O interessante é o jogo. ”
( Aristóteles )

Coringa
Coringa
30 setembro de 2008 2:26 am

“Dêem-me o controle do Banco Central de qualquer país e não me interessa quem venha a produzir o restante das suas leis…” (Mayer Amschel Rothschild) “O processo pelo qual os bancos criam dinheiro é tão simples que a mente humana se recusa a aceitá-lo.” (John Kenneth Galbraith) “O poder do dinheiro corrói a nação nos tempos de paz e conspira contra ela nas épocas de adversidade. Ele é mais despótico do que a monarquia, mais insolente que a autocracia, mais egoísta que a burocracia. Eu vejo, aproximando-se num futuro próximo, uma crise que me inquieta e faz temer pela segurança… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 setembro de 2008 11:12 pm

O problema parece ser muito, mas muito mais grave do que manter a crise ou liberar o dinheiro pra saná-la. Em ambos os casos muitos perdem, poucos ganham e o país como um todo sofre. Tenho acompanhado as noticias aqui e aqui, onde tem notícias que não são divulgadas pela grande impren$a. Se souberem inglês, vejam isso aqui, que é a melhor análise até então. O congresso foi pressionado com a faca na garganta. Eles (a maioria republicanos) escolheram o mal menor, porque JÁ NÃO CONFIAM NO GOVERNO BUSH (republicanos, vejam bem!). Quando a gente fala de 11 de setembro… Read more »

Cristian
Cristian
29 setembro de 2008 9:33 pm

Olha só que interessante. Essa crise econômica americana parece até proposital. A Câmara dos EUA rejeitaram o pacote de socorro ao setor financeiro, agravando ainda mais a crise. Parece que tem gente graúda, muito graúda, interessada nessa quebradeira geral. O objetivo? Controle ainda maior dos recursos financeiros nas mãos de poucos, através da compra de banco falidos e instituições financeiras, por instuições privadas. A família Rothschild seria uma das interessadas. Muito mais poder nas mãos de poucos. É viajar na maionese das teorias conspiratórias, mas depois da farsa do 11 de setembro, eu não duvido de mais nada… Parece um… Read more »

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
29 setembro de 2008 6:51 pm

Olá R. Pinheiro! É um prazer… Penso nessa questão da seguinte forma. Não podemos presumir que algo inteligente sempre roubará a autonomia do homem. Inteligência é uma ferramenta tanto quanto autonomia e é possível criar economia e política inteligentes e manter a autonomia no homem, ou dosar a autonomia ao sistema. Na natureza tudo é um processador (inteligência) mas nem todo processador possui autonomia (consciência e vontade). A paisagem do que consideramos atualmente como inteligência também é limitada, assim como a paisagem do que vemos como autonomia. Recomendo o site: http://www.kk.org (acesse o link “Technium” e procure pelos links sobre… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
29 setembro de 2008 3:00 pm

Xará -> “O brasil nunca foi e nem vai ser independente por muito tempo, o povo daqui quer é Carnaval, o resto que se exploda.” ——— Talvez, usando de uma lógica bem mais racional seria melhor manter esse Nióbio quietinho ali no seu lugar no solo.. Quem sabe? Se algumas das qualidades terrenas, geográficas e por fim climáticas não estão como um ponto de equilibrio universal, ligadas a isso? A globalização não é um fim, é um teste! É ver através de números estatísticos, no que vai dar essa parafernalha toda. Nossa infindável ignorância sobre a real natureza da natureza… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
29 setembro de 2008 2:39 pm

Piloto de Testes -> “A idéia de “meritocracia” vem sendo redefinida há vários séculos. Enquanto a economia e a política não forem suficientemente inteligentes, o que elas consideram como verdadeiro mérito, as pessoas que exercem essas atividades não conseguirão usar a política e a economia de forma saudável.” ——- Salve, enquanto economia e política como ferramentas não forem CORRETAMENTE usadas.. elas não podem como FERRAMENTAS serem por um modo “inteligentes” .. essa necessidade de TRANSFERIR autonomia a ferramenta torna-a mais valiosa do que o próprio homem, que é seu usuário.. ferramentas inteligentes nos tornam dependentes, e dependência é um dos… Read more »

Renato
Renato
29 setembro de 2008 1:04 pm

Porque as pessoas confundem nacionalismo com patriotismo?? É tão errado assim defender-mos o nosso país e suas respectivas riquezas naturais, a ponto de quebrar esse vinculo colonial que temos a tanto tempo, de só ver os outros países crescerem a nossas custas?? Não é atoa que tudo isso esta acontecendo conosco, nos damos brechas, praticamente abrimos as pernas para a “globalização”, só pra ter o título de “país desenvolvido”. Eu achava que a Arábia Saudita era um país caótico, mais ainda que o Brasil, por haver tanta desigualdade e corrupção, visto que as duas andam de mãos dadas, mas vi… Read more »

Fellipe
Fellipe
24 setembro de 2008 3:39 pm

Estou acompanhando de perto este caso na reserva indígena Raposa Serra do Sol……Isso porque eu sou um ex-militar da Força Aérea Brasileira e sei exatamente o que se passa na região……a coisa é séria pessoal: além da política indigenista ser extremente equivocada (do ponto de vista sócio-antropológico – “os índios estão sendo encurralados…”), ela ainda é incompetentemente precária em se tratando de segurança nacional. Ao demarcarem as terras, fazem-nas ao sabor das aspirações econômicas (que por ventura poderiam aparecer – petróleo, ouro, diamantes,…)e indo de encontro com a política de defesa fronteiça do território. São três as partes que perdem… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.