ASSIM FALOU ZARATHUSTRA

Conhecia Nietzsche das aulas de filosofia. Mas tudo o que aprendemos na escola são rótulos e classificações de pensamento (como se os filósofos pudessem ser etiquetados). Graças à minha falta de memória, felizmente esqueci por completo que Nietzsche foi classificado de niilista; assim, pude ler Assim falou Zarathustra livre de qualquer preconceito. Redescobri Nietzsche graças a um texto de Osho, que o citava para explicar justamente uma coisa que Oráculo me exortou a fazer de agora em diante: viver aqui na Terra, PARA a Terra. Procurei o livro na net e só encontrei uma versão em inglês. Quase tive um Samadhi ao ler o capítulo “Virtude Dadivosa“! O cara é praticamente um dos “patrocinadores” deste blog! Um gênio ácido com um profundo sentimento espiritualista à frente de seu tempo. Ou, como comentei certa vez, um budista enrustido.

nietzsche portrait 3d

Quis compartilhar com os leitores deste blog e procurei uma versão em português, mas qual a minha decepção quando vejo que a tradução desvirtua o texto (e olha que o original é em alemão e deve ter perdido coisas na tradução pro inglês). Já que eu tive de rever todo o texto, aproveitei pra eliminar a linguagem rebuscada que atrapalhava o fluxo da leitura e impede o livre acesso ao fumus bono, o âmago do pensamento filosófico do autor.

Da Virtude Dadivosa

(trechos da parte 2)

“Permaneçam fiéis à Terra, meus irmãos, com todo o poder da sua virtude. Devotem seu amor incondicional e seu conhecimento para que tenham um significado aqui na Terra. Assim vos rogo, e a isso vos conjuro. Não deixem vossa virtude bater asas, fugindo das coisas terrestres para ir se chocar contra paredes eternas. Ah, e tem havido sempre tanta virtude extraviada!
Conduzam, assim como eu, a virtude extraviada de volta à Terra; Sim, restituam-na ao corpo e à vida, para que dê à Terra o seu sentido, um sentido humano. Deixem seu espírito e sua virtude serem devotados a um sentido terrestre, meus irmãos: deixem o valor de tudo ser determinado novamente por vocês! Para isso devem ser lutadores! Para isso devem ser criadores!

Há mil caminhos que nunca foram trilhados; mil fontes de saúde e mil ilhas de vida ainda escondidas. Inesgotável e desconhecido ainda é o Ser Humano e o mundo do Ser Humano.

Agora, meus discípulos, vou-me embora sozinho! Partam sozinhos, também! Assim o quero.

Com toda a sinceridade vos dou este conselho: Afastem-se de mim e precavei-vos contra Zaratustra! Melhor ainda: tenham vergonha dele! Talvez ele os tenha ludibriado.

O homem de conhecimento não só deve amar os seus inimigos, mas também odiar os seus amigos. Mal corresponde ao mestre aquele que nunca passa de discípulo. E por que não quereis tomar minha Coroa?
Venerais-me! Mas o que aconteceria se sua veneração um dia acabasse? Tome muito cuidado para que uma estátua não te esmague!

Vocês dizem crer em Zaratustra? Mas que importância tem Zaratustra? Sois crentes em mim; mas que importam todos os crentes?! Vocês ainda não procuraram em vocês mesmos: por isso me encontraram. Assim fazem todos os crentes: por isso que toda a crença é de tão pouca importância.

Agora vos ordeno que me percam e encontrem a vocês mesmos; e só quando todos vocês tiverem me negado, retornarei para vós.

Em verdade, meus irmãos, buscarei então as minhas ovelhas desgarradas com outros olhos; vos amarei então com outro amor. E novamente sereis meus amigos e filhos de uma só esperança; então quero estar a vosso lado, pela terceira vez, para festejar com vocês o grande meio-dia.”


O que Nietzsche nos exorta a fazer é caminhar com nossas próprias pernas! Sem líderes, sem dogmas, mas com virtude. Sim, esse não é o caminho do egoísmo, é o caminho não só da ação – onde nós somos os senhores do nosso destino – , mas da ação correta, como o budismo, o cristianismo e o judaísmo nos propõem a fazer.

Nietzsche cria um líder religioso que se destrói no final, e isso é o que o budismo deveria ter sido. Afinal, se a doutrina prega o desapego a todas as coisas, é natural que o aluno não se apegue nem mesmo à doutrina. E Buda falava “Não te deves ligar a nenhuma dessas coisas. Esse é o motivo pelo qual comparo minha doutrina a uma jangada. Mesmo essa doutrina precisa ser deixada para trás – e que dizer das falsas doutrinas?”

Isso também me lembra uma das mais fascinantes passagens atribuídas a Jesus, no Evangelho de Tomé:

Jesus disse a seus alunos: “Comparai-me com alguém e dizei-me com quem me assemelho”.
Simão Pedro disse-lhe: “Tu és semelhante a um anjo justo”.
Mateus lhe disse: “Tu te assemelhas a um pensador sábio”.
Tomas lhe disse: “Mestre, minha boca é inteiramente incapaz de dizer com quem te assemelhas”.
Jesus disse: “Não sou teu Mestre. Pois bebeste na fonte borbulhante que fiz brotar, tornaste-te ébrio.
E, pegando-o, retirou-se e disse-lhe três coisas.
Quando Tomas retornou a seus companheiros, eles lhe perguntaram: “O que te disse Jesus”?
Tomas respondeu: “Se eu vos disser uma só das coisas que ele me disse, apanhareis pedras e as atirareis em mim, e um fogo brotará das pedras e vos queimará”.

Evangelho de Tomé, logon 13

Não vos tornem bêbados, viciados em Buda, Jesus, Nietzsche ou quem quer que seja. Entendam agora a música God de John Lennon, em que ele sai negando todas as influências que compunham sua própria personalidade, quando diz “Não acredito em Elvis, não acredito em Jesus, não acredito em Hitler, não acredito em Beatles, só acredito em mim!”. É uma belíssima desconstrução de personalidade, o esvaziamento do barco das paixões e dos ódios, como bem disse Buda. Só não esqueçam da virtude (que é justamente… Deus em nós).

Referência:
Íntegra do Assim falou Zarathustra;
O Deus do humor, de Laerte;
O Estilo do filósofo Nietzsche;
José Laércio do Egito – Quem foi Zarathustra

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
110 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
tiza
tiza
1 janeiro de 2008 2:11 pm

Acid valeu . Bono , desculpas peço eu . Sempre te leio , mas com este seu nick ,não resisti e associei-o à religiosidade da Irlanda ,e as letras do U2 . Aliás , achei o Bono verdadeiro muito nojento na Bahia , bem longe da figura carismática que sempre sonhei existir por trás de sua música. Mas ,só achei , não quer dizer que ele seja; pode ser apenas frustração por ele não ter me percebido babando no calor de 40 graus(brincadeira ) Muitas vezes aqui procuro mostrar que somos apenas espectros de uma LUZ maior , e que… Read more »

fernando
fernando
2 janeiro de 2008 2:28 am

Há uma parte excelente que trata dessa hipocrisia. — Em toda a psicologia dos Evangelhos os conceitos de culpa e punição estão ausentes, e o mesmo vale para o de recompensa. O “pecado”, que significa tudo aquilo que distância o homem de Deus, é abolido – essa é precisamente a “boa−nova”. A felicidade eterna não está meramente prometida, nem vinculada a condições: é concebida como a única realidade – todo o restante não são mais que sinais úteis para falar dela. Os resultados de tal ponto de vista projetam−se em um novo estilo de vida, um estilo de vida especialmente… Read more »

fernando
fernando
2 janeiro de 2008 2:42 am

continuação Todos que procurassem por sinais de uma divindade irônica que maneja os cordéis por detrás do grande drama da existência não encontrariam pequena evidência neste estupendo ponto de interrogação chamado cristianismo. A humanidade ajoelha−se exatamente perante a antítese do que era a origem, o significado e a lei dos Evangelhos – santificaram no conceito de “Igreja” justamente o que o “portador da boa−nova” considerava abaixo si, atrás de si – seria vão procurar por um melhor exemplo de ironia histórico−mundial. Não posso, neste momento, evitar um suspiro. Há dias em que sou visitado por um sentimento mais negro que… Read more »

tiza
tiza
2 janeiro de 2008 8:25 am

Tony , Veja bem os sinais , PARE. Falei com vc numa boa, porque vc se voltou contra o ACID errôneamente só porque , como dono do Site , ele interveio para nivelar o papo e tem todo o direito de exigir respeito entre nós. Não pretendo te catequizar; nem a vc nem a ninguém aqui . Faço istto dentro do meu espaço particular para tanto . Gostaria MUITO que um rapaz tão inteligente ,que poderia ser meu filho , não perdesse seu precioso tempo atirando para todos os lados , sem alvo certo , como cego num tiroteio. Aonde… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
2 janeiro de 2008 8:56 am

ACID: Não, Tony, VOCÊ é o fodão. Desde que entrou nesse tópico pra ficar falando Tiza isso, Tiza aquilo, Acid isso, Acid aquilo… TONY: não acid, não é assim desde q eu entrei, releia e não demonize pra se sentir o certo. eu comecei questionando, de modo direto (mas aqui só vocÊ pode ser direto com as pessoas) a noção radical de tiza d q amor e deus são unos, além do princípio da fé cristã, a qual dionísio morsa questina. Rebati seus argumentos sobre a visão do dionísio morsa sobre o budismo tb, caso não tenha lido, ou lido… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
2 janeiro de 2008 9:06 am

Aonde vc leu que minha cunhada é mulher do meu irmão ??????;e a partir desta falácia disparou sua metralhadora contra mim?
———–
se a sua cunhada não é esposa de seu irmão, ainda é sua cunhada e ainda assim teve diálogo com algo “fictício” para você, como seu DEUs que fala via VOCê é fictício para outros. Tenha tolerância com ela, como diz ter aqui. Mas como vc vai tolerar alguém que, como ela, não aceita sua opinião? 😉

tony wildcock
tony wildcock
2 janeiro de 2008 9:07 am

Seja muito feliz ;não espero que me responda com respeito , mas o feio fica para quem o faz .
————–

tiza, releia-se. respeito nasce com respeito. se não temos respeito pelos ateus e não filhos de seu deus universalista…

tony wildcock
tony wildcock
2 janeiro de 2008 9:45 am

Eu gostaria de lhe mostrar como a gaiola do preconceito está fazendo vc diminuir ao invés de crescer, desperdiçando seus talentos. ——————- tiza, vc visualizou até o bono (se o da “religiosidade irlandesa” ou o do blog não sei), um cara comedido e lucido pacas, como preconceituoso só por ele achar q os ATEUS estão MENOS ERRADOS que os CRENTES. 😉 TIZA: The end ;”Nietzsche’s Boys (or Toys?)”, e até tú Bono, vives no preconceito? TONY: olhe bem seus atos e não só os meus atos. 😀 eu olho os meus, e não me desculpo, muito menos me “vitimizo” como… Read more »

Lourdes
Lourdes
2 janeiro de 2008 11:14 am

E por fim, dizendo saber o que o espera, anuncia o apocalipse: “Conheço minha sina. Um dia, meu nome será ligado à lembrança de algo tremendo — de uma crise como jamais houve sobre a Terra, da mais profunda colisão de consciências, de uma decisão conjurada contra tudo o que até então foi acreditado, santificado, requerido. (…) Tenho um medo pavoroso de que um dia me declarem santo: perceberão que publico este livro antes, ele deve evitar que se cometam abusos comigo. (…) Pois quando a verdade sair em luta contra a mentira de milênios, teremos comoções, um espasmo de… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 janeiro de 2008 12:47 pm

E o apocalipse já começou aqui no blog mesmo!! heheheh

tiza
tiza
2 janeiro de 2008 1:29 pm

Tony , Vc caça formigas e deixa passar elefantes…. Tenho a absoluta certeza de que vc entendeu tudo o que eu quis dizer até agora.Admitir e concordar é outra coisa. Pergunte à sua mãe,ou ao seu companheiro de xadrez ,e não se assuste com as diferenças entre os dois. “Aquele que ama mais seu filho do que a Mim não é digno de Mim ” ; isto para um leigo parecerá absurdamente impossível. Eu como mãe, entendo e respeito isto,repreendo-os ,aconselho-os e digo-lhes mais:Não precisam gostar de mim.Eu não sou namorada nem coleguinha de trabalho ,ou de diversão .Tenho que… Read more »

tiza
tiza
2 janeiro de 2008 1:33 pm

ERRATA:
“PÕE QUANTO ÉS NO MÍNIMO QUE FAZES ”
é de Fernando Pessoa;e não de Carlos Drummond de Andrade.

fernando
fernando
2 janeiro de 2008 2:17 am

“O que vejo é um alerta contra a hipocrisia da moral, e ISSO É NIETZSCHE.”

Correto, porém incompleto. Nietzsche faz um alerta CONTRA a moral, não apenas contra os hipócritas.
Eu já falei sobre isso. É claro que Nietzsche combatia a hipocrisia, mas ainda assim resta o problema da MORAL, o próprio VALOR da moral é colocado à prova. (caso precise releia o que já transcrevi acima)

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 janeiro de 2008 11:10 pm

Não, Tony, VOCÊ é o fodão. Desde que entrou nesse tópico pra ficar falando Tiza isso, Tiza aquilo, Acid isso, Acid aquilo, parece uma comadre criticando a outra, e projetando suas sombras em cima da gente (critica o “orgulho cristão” da Tiza, mas só vive falando do seu “caminho do dragão”), provocando os outros pra depois dar uma de vítima. E sempre procurando uma brecha, me provocando de todas as maneiras pra que eu engula sua corda e me irrite, o que é um saco.
Pra cima de mim não!

tony wildcock
tony wildcock
1 janeiro de 2008 10:39 pm

o fodão é voce acid. e voce está certo de defender sua amiga. e sua amiga está certa de provocar aquele que ela considera errado. e o que ela considera errado tem o direito de responder. o fodão é vocÊ acid. eu erro, eu acerto eu vivo e não nego, não me escondo, dei meu nome real aqui já, quando questionado de seu nome ou sua ideologia voce foge, pois é fodão, não precisa se compartilhar inteiro. só os fodões estão acima de nós, humanos. não projete mais esse desejo em mim rapaz. e eu estava ignorando a tiza até… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 janeiro de 2008 2:12 pm

Ah, entendi. Então eu sou o elemento fodão por ter agido arbitrariamente contra a Monalisa (pobre Monalisa) e por isso vc, altruisticamente, sai de sua posição de equilíbrio pra me “colocar no lugar”, digamos assim…

E quem vai equilibrar você?

tony wildcock
tony wildcock
1 janeiro de 2008 2:19 pm

Ah, entendi. Então eu sou o elemento fodão por ter agido arbitrariamente contra a Monalisa (pobre Monalisa) e por isso vc, altruisticamente, sai de sua posição de equilíbrio pra me “colocar no lugar”, digamos assim… E quem vai equilibrar você? ———– q megalomania, acid, vc é humano. o fodão é o deus único monoteísta. e não sai de minha posição de equilíbrio, pois o equíbrio está no movimento entre o yang (ativo) e yin (receptivo). mais uma vez o ser não é o estado em que se apresenta em cada momento. e você não agiu arbitrariamente com a monalisa, acid,… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 janeiro de 2008 2:30 pm

“o fodão é o deus único monoteísta”

Pois eu podia jurar que vc estava falando de pessoas, como eu e Tiza, e seus “defeitos” e picuinhas, e não de Deuses, filosofias, pensamentos, essas coisas tão mais interessantes e que deveriam ser o tema por aqui…

Que bom que reestabelecemos a linha de raciocínio. Creio que a Tiza já explicou recentemente que não falava apenas de Jeová, então acho que podemos ousar ver Nietzsche por outros ângulos que não o bidimensional, não é?

tony wildcock
tony wildcock
1 janeiro de 2008 2:32 pm

E quem vai equilibrar você? ————- na falta de um nome, “a mãe”, ela equilíbra tudo -para os que creem na meleca que creio! 😀 experimente chikung quando tiver passado por um momento de escolha entre AGIR yang ou yin. hj com as pessoas doentes o chikung tem a função de curar as energias no corpo principalmente. no passado, quando as pessoas não bebiam tanta fanta uva da megacorporação altruísta, 😀 ;), o chikung tinha a função de ou tornar o ser uno com a mãe dos dez mil seres ou na busca do desenvolvimento do shen para imortalidade. chikung… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
1 janeiro de 2008 2:47 pm

então acho que podemos ousar ver Nietzsche por outros ângulos que não o bidimensional, não é? ———— não é ver nietzsche por outros ângulos. isso é papo de uspiano discipulo da marilene chaui! 😀 vc pode adaptar nietzsche, você pode desmerecer nietzsche, voce pode re-criar algo a partir de nietzsche, mas se for estudá-lo estude-o pela estrutura de pensamento dele, não a sua, ou é coisa de marilene chaui. você pode e se deseja de coração, deve pegar oq lhe parece útil em nietzsche pra ti. mas dai a colocar o pensamento de nietzsche alinhado com o seu, bom, você… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 janeiro de 2008 3:01 pm

O que acho estranho é que parecem esquecer que foi Nietzsche, e não o Zaratustra, que escreveu os trechos de “Virtude Dadivosa” que estão no post.

tony wildcock
tony wildcock
1 janeiro de 2008 3:02 pm

Pois eu podia jurar que vc estava falando de pessoas, como eu e Tiza, e seus “defeitos” e picuinhas, e não de Deuses, filosofias, pensamentos, essas coisas tão mais interessantes e que deveriam ser o tema por aqui ————– vc confunde-se com as idéias que veste hoje, por isso se ofende quando as idéias que veste hoje são questionadas por outras idéias. você É o que você ESTÁ. então se você É o que você ESTÁ voce não é aberto. Se você É oque você ESTÁ voce não movimenta seu microcosmo junto com o macrocosmo, q por sinal não é… Read more »

tiza
tiza
1 janeiro de 2008 8:31 pm

Tony WILD ,
Será que não dá para sair da gaiola só um pouquinho…. Aproveitando a folguinha deste feriado ,aliás inserido pelo calendário Gregoriano; e reler alguns posts mais antigos , já que está custando a pegar no tranco , e sacar que o Acid não é o Cristão aqui?
Ele só não os persegue ,nós todos aqui do site simplesmente compartilhamos metafísica; mesmo com crenças bem diferentes ? verstehen ?

tony wildcock
tony wildcock
1 janeiro de 2008 10:05 pm

TIZA, a DIVINA: Tony WILD , Será que não dá para sair da gaiola só um pouquinho…. —————– TONY, o cafajeste: qual gaiola tiza? a sua? a que meteu a esposa de seu irmão para se sentir superior em sua fé e usá-la aqui para atacar os que discordam de sua fé? ou a gaiola em que você mete todos que não amam através de seu deus? ou a gaiola em que você mete os ateus e os que amam sem se entregar ao seu deus? ou a gaiola dos que esperam um messias para resolver aquilo que não são… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
1 janeiro de 2008 10:14 pm

tiza, você sonha com a LUZ, mas não vive nela, ou agiria, e não apenas FALARIA, de acordo.

eu vivo na luz e na escuridão, no céu e na terra, como um bom dragão deve viver. Não o dragão que os ocidentais temem na biblia, mas o dragão que os orientais curtem na china. No meu caso, thai-yang lung.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 janeiro de 2008 10:31 pm

Falou o Pai-Mei, o monge do dragão, acima do bem e do mal, detentor da capacidade de julgar se as pessoas estão na luz e dar ótimos conselhos sobre o que a pessoa deve ou não deve fazer nas suas vidas. Você é o foda.

Lourdes
Lourdes
2 janeiro de 2008 2:02 pm

Realmente, divergência de idéias aqui no blog está quase se transformando numa guerra!
Faz parte do início do apocalipse? Da transição planetária? O fim da transição será em 21/12/2012, com mudança de dimensão do planeta?
A discussão no blog deve terminar antes… Será?

fernando
fernando
2 janeiro de 2008 2:23 pm

A parte é essa né.. Ecce Homo, Por Que Sou Um Destino “Tenho conhecimento do meu destino. Sei que algum dia o meu nome estará relacionado, em recordação, a algo de terrível, a uma crise como nunca ocorreu, a mais tremenda colisão de consciências, a uma sentença definitiva pronunciada contra tudo aquilo que se acreditava, exigia e sacrificava até então. Eu não sou um homem, sou uma dinamite.E, não obstante tudo isso, não tenho rompantes de fundador de religiões; as religiões são coisas de gentalha; eu sinto a necessidade de lavar as mãos depois de ter tocado em um homem… Read more »

tiza
tiza
2 janeiro de 2008 3:59 pm

Caro Fernando , Galileu sofreu muito nas maos das Instituições religiosas , não de Deus , para provar que é o seu umbigo que gira em torno do sol e não o contrário! Não fique triste ,sua mamãe compra outro Universo prá vc e vai mandá matá esse home de novo ! Talvez estes carinhas tenham sido seus discípulos Fernando ,depois de reprovados por Nietze ;Platão , Sócra tes ,Voltaire e Aristóteles , este último merecidamente, porque prejudicou profundamente muito todas as ciências, Conhece -os de algum lugar? Lembra-se deles ? “Sócrates fez a Filosofia descer do céu à terra… Read more »

Reginalda
Reginalda
4 janeiro de 2008 5:15 pm

Tony Wildcock,
se vc for tão “gentil” quanto seu nome sugere, pega meu telefone depois.

xxx
Fanny.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
4 janeiro de 2008 5:25 pm

Love is in the air…

billy shears
billy shears
6 janeiro de 2008 12:06 am

Tudo o que aprendi levou-me, passo a passo, a uma inabalável convicção sobre a existência de Deus. Eu só acredito naquilo que sei. E isso elimina a crença. Portanto, não baseio a Sua existência na crença… eu sei (grifo original) que Ele existe
(Carl Jung; Entrevistas e Encontros)

Concordo com ele, e na minha concepção o saber, neste caso é precedido e determinado pelo sentir.

tiza
tiza
6 janeiro de 2008 9:38 am

Billy Shears ,
Sinto, penso, E CREIO exatamente como vc e nosso amigo Jung.

Bjo , tiza

tiza
tiza
6 janeiro de 2008 10:22 am

“Muito é quando os dedos da mão não são suficientes. Pouco é menos da metade. Ainda é quando a vontade está no meio do caminho. Lágrima é um sumo que sai dos olhos, quando se espreme o coração. Amizade é quando você não faz questão de você e se empresta para os outros. Vergonha é um pano preto que você quer para se cobrir naquela hora. Solidão é uma ilha com saudade de barco. Abandono é quando o barco parte e você fica. Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue. Lembrança… Read more »

tiza
tiza
6 janeiro de 2008 10:38 am

“Navegar é PRECISO , VIVER NÃO É PRECISO ”

Foi no “FRANCO ATIRADOR” ,que entendi esta definição como nunca a tinha compreendido .

Beijinhos meu amor Titã ;-Por que me abandonou ?

billy shears
billy shears
6 janeiro de 2008 9:52 pm

Tiza, sobre esta frase, já ouvi falar que o termo “preciso” pode ter dois significados: preciso no sentido de necessário; e preciso no sentido de precisão, exatidão. Ela pode ser lida com esses dois sentidos. O 1º está mais ligado a vocação marítima e a necessidade de Portugal ampliar e consolidar seus domínios de além mar. O 2º tem um conteúdo mais, digamos assim, filosófico. Pois se na navegação, normalmente, saimos de um porto e chegamos em outro, na vida os acontecimentos não são tão previsíveis. Parece ter sido isso que vc encontrou na frase, não é? Pois para mim… Read more »

lixo
lixo
15 janeiro de 2008 3:35 pm

krl esse jung…. puta q pariu, que cagada que ele fez
agora todas as novas beatas de plantão vão estufar o peito e citar jung por ai dizendo que também ‘SABEM’ que Deus existe.

q piada

Anita
Anita
25 maio de 2008 5:13 pm

acid, parabéns pelo post.

joker
joker
7 agosto de 2008 3:13 am

virtude: hábito adquirido ou tendência inata para as boas ações. nietzsche falando sobre virtude e outras coisas: “Que ostentação de grandes palavras e atitudes, que arte de calúnia “honrada”! Esses malogrados: que nobre eloqüência flui de seus lábios! Quanta resignação humilde, viscosa, açucarada, flutua em seus olhos! Que desejam realmente? Ao menos representar o amor, a ustiça, a superioridade, a sabedoria – eis a ambição desses “ínfimos”, desses enfermos! E como esta ambição torna hábil! Admire-se principalmente a habilidade de falsários com que aí se imita o cunho da virtude, e mesmo o tilintar, o tilintar de ouro da virtude.… Read more »

Letícia
Letícia
13 agosto de 2008 11:11 am

Acid, não tenho tempo agora para ler todos os comentários, se alguém já te indicou você não dê bola, por favor… hehe 🙂

Aqui tem o texto completo em português, “versão para e-book”, como dizem no site:
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/zara.html

E aqui tem para baixar em PDF:
http://virtualbooks.terra.com.br/RocketEditions/Assim_Falava_Zaratustra.htm

Aqui também em PDF:
http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/zara.pdf

Abração! 😉

Reginalda
Reginalda
4 janeiro de 2008 1:12 pm

Querido e corrosivo Ácido, >Caro senhor Reginalda, Senhor não, senhora. Transex também é status. >eu não apaguei nenhum comentário >seu, e com certeza lembraria se eu >apagasse um comentário onde a >pessoa se define como travesti >(isso influenciava na >argumentação?), Ok honey, se vc não apagou eu faço mea culpa. Só pra vc. E é claro que influenciava na argumentação, sweetheart. Homem pensa como homem, mulher como mulher, transex como transex. >já que eu acho o máximo quando as >pessoas mais diversas participam >do blog CONTRIBUINDO E RESPEITANDO. Como queira e como deve ser. Só que alma de mulher ferida… Read more »

tiza
tiza
4 janeiro de 2008 2:29 am

Assim descrevendo nossas semelhanças ;acho que parecemos duas mulas sem-cabeça…(foi só uma brincadeira…parei…ALTAS !)
Eu nunca mostro o que escrevo.

billy shears
billy shears
3 janeiro de 2008 8:57 pm

O homem não pode explicar Deus, apenas pode senti-lo. É uma idéia que está além do nosso entendimento. Mas o sentimento de sua presença é possível. A energia criadora do universo está dentro de nós, não importa o nome que aqueles que nos precederam deram a Ele. Quanto mais o sinto, mais me deixo guiar pelo caminho justo, sabendo que a energia que crio com meus atos voltam para mim, tanto a má, quanto a boa. Essa é a onipresença Dele no mundo, equilibrar as energias. E nos equilibramos à medida que sentimos a Sua presença. Quem tiver ouvidos que… Read more »

Fabio Cunha
Fabio Cunha
2 janeiro de 2008 4:28 pm

Para Nietzsche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque diz que não se pode alcançar uma certeza sobre isso.

Cada um tem a sua verdade encontrada por cada um no caminho em que percorreu.

tony wildcock
tony wildcock
2 janeiro de 2008 4:41 pm

FÁBIO:
Cada um tem a sua verdade encontrada por cada um no caminho em que percorreu.
————-
Exato! tiza, leia isso aqui e veja q seu DEUS não é o UNICO. e que nem todas formas de estruturar o infinito são compatíveis com SEU DEUS:
http://malprg.blogs.com/francoatirador/2007/09/garfo-e-faca.html

tony wildcock
tony wildcock
2 janeiro de 2008 7:18 pm

TIZA: COMO VC MESMO DIZ ; DEUS É , NÃO ESTÁ. TONY: tiza, tiza, por isso q tens problema de interpretação de texto, menina! 😉 tu vai pegando tudo, pedaços de frases e encaixando em seu sistema monoteísta expansionista. 😉 Leia abaixo, e se puder leia até o final que talvez entenda que é possível praticar a arte da cura sem compaixão, e amar sem compaixão (sofrer junto) ou piedade (dó que SUSTENTA o fraco, quando o ideal é não ter DÓ ou PENA e sim dar FORÇA para o pobre, material ou espiritual, se levante e vista tudo que… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
3 janeiro de 2008 8:20 am

T & T Tiza vs.Tony Vcs discutem e a gente aprende muito rs. Pelo menos “eu´´ estou aprendendo e sugando muita coisa dessa discussão rs. Alias, essa discussão é válida pacas. Acredito que ambos tb podem evoluir. De certa forma rs. Aprecio quando a Tiza aparece as vezes e escreve suas estórias “vividas´´ ou seja, coisas de experiência própria. Isso é ótimo. Isso trás coisas boas, pois podemos aprender com ela. E notar que ainda existe pessoas que valem a pena. Afinal, “Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
3 janeiro de 2008 8:30 am

Alias, essa discussão é válida pacas. Acredito que ambos tb podem evoluir. De certa forma rs. —————- grande cometa mac, vc está certíssimo. e sem cinismo, a tiza me ensinou muito estes dias com a devoção e, citando o acid, o “orgulho cristão” dela. é assim que vejo a harmonia, macnaught, eu e a tiza somos opostos, e no chinglingling do embate verbal estamos nos conhecendo. eu jogo minha loucura, ela doa o DEUS dela, e com isso nos conhecemos e via o CHOQUE (lembrando gurdjieff) algo novo nasce, se não para a tiza, se não para mim, com certeza… Read more »

tiza
tiza
3 janeiro de 2008 11:55 am

Tony, Segundo a Filosofia CINISMO; significa oposição radical e ativa ÀS REGRAS E CONVENÇÕES socio -culturais; se assim o vê sou um pouco cínica sim. Não significa escrever usando de um toque de “sátira”, com leveza ; sutil ou explicitamente ;visando dizer um modo mais relax coisas que eu sei que atingem ,coisas que vc não conhece;mas são necessárias às vezes,como injeção; que dói e cura; ou até de sarcasmo repito , admito pode ser ,mas vcs não me dão outra opção mas diante da visão patética que têm de mim e de meu credo; e eu já não mais… Read more »

Titanico
Titanico
3 janeiro de 2008 12:06 pm

Primeiramente, desejo um excelente ano para todos… Em seguida, só pra continuar na mesma esteira: T & T & T (tony, tiza e Titanico). Mas, ao contrário dos dois, sou um “T” zão e eles são “t” zinho…. rsrsr… não liguem para a brincadeira. Tony, eu e a Tiza quase já nos matamos!! Ela dizia que eu era inclemente!! E acertou… Já trocamos comentários ácidos (acho que no começo de 2005). Passado algum tempo, ela era a pessoa que eu mais trocava emails… depois sumiu, voltou, sumiu mais um pouco… Numa dessas nossas trocas de emails com algumas pessoas, o… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 janeiro de 2008 12:29 pm

Por mim podem continuar me chamando de menino, que eu gosto.

Reginalda
Reginalda
3 janeiro de 2008 12:30 pm

ESCUTE DONO DO BLOG! Eu vim apreciar seu trabalho positivista com o coração aberto, compartilhei minhas crenças com vc e com seus leitores. E como agradecimento VC APAGOU MEU COMENTÁRIO! SÓ PORQUE EU SOU UMA TRAVESTI! Suas crenças não comportam uma mulher com falo e tetas? É demais pra você???? O que que adianta ter um blog sobre espiritualidade e sobre emancipação mental, meu caro, se vc não consegue deixar no ar as mensagens de todos? A espiritualidade é includente não excludente. Fica com seu mundinho de idéias então. Quanto a mim reforço meu convite à vc e a todos… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 janeiro de 2008 12:57 pm

E eu pensei que já tinha visto de tudo neste blog! Era só o que me faltava…
Caro senhor Reginalda, eu não apaguei nenhum comentário seu, e com certeza lembraria se eu apagasse um comentário onde a pessoa se define como travesti (isso influenciava na argumentação?), já que eu acho o máximo quando as pessoas mais diversas participam do blog CONTRIBUINDO E RESPEITANDO. Então peço que reescreva seja lá o que que vc escreveu, pois não foi deletado e nem mesmo caiu na malha fina do blog.

tony wildcock
tony wildcock
3 janeiro de 2008 4:51 pm

oba! posta um poema ai preu ler tiza. posto um poema meu depois. eu tb sou artista. tenho capacidade pra ser intelectual não. ganho a vida com motion graphics e ilustração, mas sou desenhista de nascença, músico por esforço e duble em outras artes. 🙂

acho q temos algo em comum tiza, além de dois braços, duas pernas e um pescoço. 🙂

fernando
fernando
3 agosto de 2009 1:02 am

[Quase tive um Samadhi ao ler o capítulo “Virtude Dadivosa!” O cara é praticamente um dos “patrocinadores” deste blog! Um gênio ácido com um profundo sentimento espiritualista à frente de seu tempo. Ou, como comentei certa vez, um budista enrustido.] [É uma belíssima desconstrução de personalidade, o esvaziamento do barco das paixões e dos ódios, como bem disse Buda. Só não esqueçam da virtude (que é justamente… Deus em nós).] Budista enrustido? Eu não consigo imaginar da onde vc tirou essa comparação. A filosofia de Nietzsche não toca o Budismo em nenhum aspecto. Talvez só pelo fato de que nietzsche,… Read more »

Pablo
Pablo
25 janeiro de 2007 7:09 am

Querem saber o que é realmente sair da Matrix?

Em uma mão eu tenho uma pílula azul, tomando esta pílula você vai continuar como sempre foi e nunca saberá da verdade, afinal de contas como se disse na própria Matrix (filme) “A ignorância é uma bênção”, esta pílula é a Bíblia.

Na outra mão eu tenho uma pílula vermelha, tomando esta pílula você vai conhecer a verdade, vai conhecer o mundo real, vai saber o que realmente é importante neste mundo, esta pílula é o livro “Assim Falou Zaratustra” de Nietzsche.

Qual delas você vai escolher…

fernando
fernando
29 dezembro de 2007 4:26 pm

O que eu absolutamente não gosto nesse Jesus de Nazaré, como em seu apóstolo Paulo, é que eles encheram de tantas coisas a cabeça da arraia-miúda, que lhes fez crer que suas virtudes humildes tivessem alguma importância. Pagou-se caro, porque puseram em descrédito as qualidades preciosas da virtude e do homem, e excitaram a má consciência contra o sentimento de dignidade da alma nobre, extraviaram as tendências de bravura, de generosidade, de intrepidez, as tendências excessivas das almas fortes, até à autodestruição… Estas pequenas virtudes de animal de rebanho não levam absolutamente à “vida eterna”: talvez seja bastante hábil colocá-las… Read more »

fernando
fernando
29 dezembro de 2007 4:32 pm

continuação.. Que se leia uma vez o Novo Testamento como um livro de sedução: a virtude é monopolizada com a idéia de conquistar, por meio dela, a opinião pública, — e esta virtude é a virtude mais humilde, que apenas admite o ideal do animal de rebanho e nada mais (aí incluído ainda o pastor do rebanho —): uma pequena virtude terna, benévola, caritativa e alegremente exaltada, uma virtude que, por fora, é absolutamente sem pretensões, — que se separa do “mundo”. A mais insensata presunção que imagina o destino da humanidade girando em seu derredor, de tal maneira que,… Read more »

tiza
tiza
29 dezembro de 2007 1:20 pm

“o único Cristão morreu na cruz” Nietzsche FONTE ; “O Pensamento Vivo de Nietzsche”CLARET,Martin-São Paulo- S.P. 1985 Não resisti…..:para os mais céticos ! “Aceitar Cristo é fácil – viver o Cristo é um problema de imensa dificuldade “( pg:129 ) ” O auto iniciado é um místico que vive no meio do mundo sem ser do mundo “. “O mundo ideal é mais real que o mundo material ” “As igrejas substituiram o divino Evangelho do Cristo pelas suas retrógadas teologias ” “Toda evolução ascenosional é difícil ,; exige luta ,sofrimento e resistência(..)Evolução é resistência, oposição ,luta , dificuldade,sofrimento, vitoriosamente… Read more »

fernando
fernando
29 dezembro de 2007 4:49 pm

mais uma parte que encerra a discussão.. Sempre atacaram o cristianismo de forma não somente tímida, como ainda falsa. Enquanto não considerarem a moral do cristianismo como atentado capital contra a vida, seus defensores terão as mãos livres. O problema da simples “verdade” do cristianismo — quer em relação à existência de seu Deus ou à exatidão histórica de sua lenda primitiva — para não falarmos da astronomia e da ciência cristã — é assunto secundário, enquanto não puserem em foco o problema do valor da moral cristã. Ou a moral cristã vale alguma coisa, ou é vergonha e profanação… Read more »

tiza
tiza
29 dezembro de 2007 6:49 pm

Fernando, Com todo O meu respeito , mas daonde lhe veio o poder de pontuar a escrita do Universo? O que lhe dá tantas certezas e coragem de colocar um ponto final, no que para as maiores mentes desta humanidade, durante séculos , aceitaram humildemente pelo menos , senão com a exclamação que a muitos comoveu , pelo menos admitiram a interrogação ou as reticências, quando não atingiam a reverência. O caso é que se não há provas mais consistentes nem nas opiniões laicas , nem mesmo em profundos pensamentos filósofos seculares de que Deus não existe ,não se pode… Read more »

fernando
fernando
29 dezembro de 2007 7:19 pm

Tiza, acho que você não entendeu o ponto. Você é um exemplo que vale pra todos. eu andei lendo outros posts e seus comentários e pude observar que todos que participam têm mais ou menos essa mesma visão. Eu não quero aqui convencer vocês de que nietzsche está ‘certo’ ou ‘errado’. que me importa isso. O que eu estou dizendo é que aqui, nesse terreno cristão, onde as “Tizas” têm razão, nietzsche não pode de maneira nenhuma ser apresentado desse jeito, como budista enrustido ou suposto ‘ajudante’ do cristianismo como eu quis dizer. Confesso que quando abri o post pela… Read more »

tiza
tiza
29 dezembro de 2007 9:08 pm

FERNANDO, Estou longe de vc no conhecimento filosófico , mas meus anos de Psicologia e “loucura” faz com que eu o veja sob outro ângulo , e quem tem a certeza de estar sob o perfeito ângulo de visão ?; portanto pode e deve corrigir-me à vontade. Não existe mundo cristão de “tizas com razão “; (esta foi pesada colega) assim como não existe mundo ateu “dos filósofos” que encantaram um Nietzsche desencantado depois de algum tempo . Um menino tímido, sensível e bem comportado que se desiludiu com os ditos bons e segui-os depois de ter estudado muito Teologia… Read more »

fernando
fernando
30 dezembro de 2007 1:31 am

primeiro. você poderia exibir as fontes de onde tirou essas conclusões? segundo. novamente eu to vendo tentativas de alinhamento… “Para Nietzsche, os homens do passado (Cristo inclusive ) estiveram mais próximos da idéia de que onde existe loucura há um grão de gênio e de sabedoria, alguma coisa de divino” Vou ter que repetir. NÃO IMPORTA qual versão de Deus você apresente, seja ele um velho tirano barbudo sobre as nuvens atirando raios ou “a energia que preenche o Todo”. Tampouco importa qual versão high-tech do 3º milênio (traduzindo: “aos olhos Universalistas) de Cristo você traga. Para Nietzsche isso é… Read more »

tiza
tiza
30 dezembro de 2007 9:48 am

Fernando , Meu amigo eu disse para vc me puxar as orelhas , não o tapete. Não sei por que vc me lembrou algo sobre vontade pessoal como potência para intimidar os outros , agora com este “vou ter que repetir ” Primeiro: Não sou surda nem débil porque religiosa.Não conhece o meu rebanho; nem o meu Pastor. Segundo :Tenho nome, nick . Terceiro:Estamos só conversando. Quarto :Amo a paz e a liberdade. Quinto :Minha capacidade pessoal de tentar pelo menos transcender o que eu leio e fazer alinhamentos, interpretações e tirar conclusões pessoais , eu consegui misturando minha sensibilidade… Read more »

fernando
fernando
30 dezembro de 2007 5:23 pm

“o homem veraz, naquele ousado e derradeiro sentido que a fé na ciência pressupõe, afirma um outro mundo que não o da vida, da natureza e da história; e na medida em que afirma esse “outro mundo”, como? ele não deve assim negar o seu oposto, este mundo, nosso mundo?.. É ainda uma fé metafísica, aquela sobre a qual repousa a nossa fé na ciência – e nós, homens do conhecimento de hoje, nós, ateus e antimetafísicos, também nós tiramos ainda nossa flama daquele fogo que uma fé milenar acendeu, aquela crença cristã, que era também de Platão Platão, de… Read more »

fernando
fernando
30 dezembro de 2007 5:31 pm

COMO O “MUNDO VERDADEIRO” ACABOU POR SE TORNAR FÁBULA HISTÓRIA DE UM ERRO 1. O mundo verdadeiro passível de ser alcançado pelo sábio, pelo devoto, pelo virtuoso. – Ele vive no interior deste mundo, ele mesmo é este mundo. (Forma mais antiga da idéia, relativamente inteligente, simples, convincente. Transcrição da frase: “eu, Platão, sou a verdade”.) 2. O mundo verdadeiro inatingível por agora, mas prometido ao sábio, ao devoto, ao virtuoso (“ao pecador que cumpre a sua penitência”). (Progresso da idéia: ela se torna mais sutil, mais insidiosa, mais inapreensível – ela torna-se mulher, torna-se cristã…) 3. O mundo verdadeiro… Read more »

tiza
tiza
29 dezembro de 2007 9:14 am

” O único CRISTÃO morreu na cruz”

Friedrich Nietzsche

Nietzsche quis assim dizendo não crer em Jesus e em suas palavras ; ou na humanidade que erguendo instituições humanas (ou pelo bem das já erguidas) sem compreendê-LO e desvirtuando suas palavras , seus ensinamentos o “matou” ?

“Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna.”
João 6, 68

fernando
fernando
28 dezembro de 2007 3:23 pm

Sim, concordo com você. Ele combatia sim a hipocrisia, como todo mundo o faz. Mas isso não quer dizer definitivamente que ele estaria de certa forma “limpando” as religiões daquilo que é hipócrisia, ou seja, trabalhando a favor delas. nietzsche combate não somente a superfície mas também o que vocês chamariam de essência, âmago. confundir isso é problemático. nietzsche combate em TODOS os aspectos. até naqueles mais espirituais, mais ‘verdadeiros’, mais ‘puros’, mais ‘bons’, mais livres de corrupção. nietzsche não faz esse tipo de distinção entre um suposto cristianismo ‘bom e verdadeiro’ e outro ‘ruim e hipócrita’. isso que pra… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
28 dezembro de 2007 2:58 pm

Não. Definitivamente não chamei não chamei Nietzsche de cristão. O que ele combatia era a HIPOCRISIA que tão bem se aninha nas religiões. Daí eu posso fazer paralelos com outros “gurus”, pessoas que também combatiam isso, como Jesus, Osho, Krishnamurti, etc.
E, antes que me entenda mal de novo, também não pretendo rotular Nietzsche de guru.

Claudia
Claudia
8 maio de 2007 7:49 pm

Obrigada pelo post! 🙂

Acho que a mensagem que você quis passar é bem oportuna, e foi ótimo você ter lembrado da música do John Lennon.

Lembrar de superar as doutrinas que procuramos seguir para nos libertar é algo que muitos não conseguem fazer e acabam ficando tão dependentes delas quanto eles eram de outras coisas antes de procurarem uma doutrina.

fernando
fernando
21 julho de 2007 2:40 pm

“O que Nietzsche nos exorta a fazer é caminhar com nossas próprias pernas! Sem líderes, sem dogmas, mas com virtude. Sim, esse não é o caminho do egoísmo, é o caminho não só da ação – onde nós somos os senhores do nosso destino – , mas da ação correta, como o budismo, o cristianismo e o judaísmo nos propõem a fazer.”

Nietzsche propondo caminharmos com ‘virtude’? Nietzsche propondo a ação ‘correta’? Isso soa quase como uma piada… Nietzsche não tem NADA a ver com este blog.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 julho de 2007 2:54 pm

Você é médium? Canalizou o Fried recentemente? Ele leu o blog e não gostou?

Der Übermensch
Der Übermensch
22 agosto de 2007 9:26 pm

Fernando tem razão no que diz. O caminho que Zaratustra prega é o das virtudes, mas o das virtudes transmutadas. Virtude é o que vem da sua paixão e da sua vontade.Lembre-se do terceiro estágio, após o camelo e o Leão vem a Criança, que vai delinear novas virtudes. E essas virtudes não são ações altruístas (a não ser que elas venham de sua vontade natural, o que acho difícil). Outro ponto de discordancia é sobre o “budista enrustido”. O Budista prega o desapego ao corpo e coisas materiais e Zaratustra nos ensina a aceitar o que somos e amar… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 agosto de 2007 11:13 pm

O desapego às coisas materiais não significa um abandono/descuido das coisas materiais. Desapego é um não-apego, que é diferente de não amar. O budista ama todas as criaturas, inclusive a si mesmo, e por isso deve cuidar bem de seu próprio corpo. Sem apegos 🙂

Der Übermensch
Der Übermensch
24 agosto de 2007 8:20 pm

Um trecho de Assim falou Zaratustra:
“Fostes da raça dos coléricos, ou dos volutuosos ou dos fanáticos, ou dos vingativos, todas as tuas paixões acabaram por mudar em virtude, todos os teus demônios em anjos.” Zaratustra, em “Das Alegrias e Paixões”

Veja que Nietzsche classifica a vingaça e a raiva a raiva como virtudes, já que elas vieram de paixões. Bem longe de algo altruísmo e de boas ações.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 agosto de 2007 8:35 pm

Uber, o capítulo merece ser lido integralmente, dentro do contexto de sua época e da intenção do “Zaratustra”, que é a de libertar o homem de suas amarras “morais”. Continuo achando Zaratustra fantástico

“O homem precisa ser superado. Por isso necessitas amar as tuas virtudes, porque por elas morrerás

É uma convocação ao homem integral, que não bota a sujeira pra debaixo do tapete. Se errar e se der mal, ao menos é o que você É de fato.

fernando
fernando
27 dezembro de 2007 2:06 am

Não. Zaratustra NÃO pode ser Jesus. que vício de imaginar – pra não dizer forçar!- paralelos! Você deve achar que nietzsche é um grande parceiro do cristianismo, que no fundo são melhores amigos. Que nietzsche seria apenas um inimigo aparente, que ele não combateria de fato o cristianismo, não. Muito pelo contrário, combatendo o cristianismo, nietzsche estaria apenas expondo aquilo que é exterior, revestimento, jogo de máscaras, seu ocasional endurecimento, ressecamento, dogmatização – que ele liberta no cristianismo a vida (“essência”), ao negar o que nele é exotérico. Que nietzsche nos exortaria a viver sem egoísmo, mas com virtude! sem… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 dezembro de 2007 9:21 am

só faltou dizer o porquê, fernando…

fernando
fernando
28 dezembro de 2007 2:42 pm

do outro post..

“Acho que o que Nietzsche quis mesmo foi dar uma “sacudida na galera”, afinal até hoje o cristianismo não é seguido. Nem mesmo os 10 mandamentos, muito mais antigos, não são seguidos, e a nova geração nem sequer sabe quais são eles.”

entendi bem? nietzsche estaria insatisfeito porque o assim chamado “verdadeiro” cristianismo (o de Cristo, e não o dos fariseus) não é seguido?

fernando
fernando
28 dezembro de 2007 2:52 pm

acho que rolou um mal entendido. vou ilustrar numa tentativa de sanar esse mal entendido. “O que, pergunta-se com o máximo rigor,venceu verdadeiramente o Deus cristão? “A própria moralidade cristã, o conceito de veracidade entendido de modo sempre mais rigoroso, a sutileza confessional da consciência cristã, traduzida e sublimada em consciência científica,em asseio intelectual a qualquer preço. Ver a natureza como prova da bondade e proteção de um Deus; interpretar a história para a glória de uma razão divina, como permanente testemunho de uma ordenação moral do mundo e de intenções morais últimas; explicar as próprias vivências como durante muito… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
30 dezembro de 2007 6:36 pm

e quem conhece o AMOR conhece DEUS ————– tiza, desculpe-me, mas a RADICAL aqui é você. O fernando explica o dionísio bigode de morsa, não a pessoa, mas o pensamento filosófico de nietzsche. você usa deus como escudo. E mais, ofende quem ama e não conhece “DEUS”. O ateu que ama e até se sacrifica, procure pela tal história q há exemplos aos montes, na verdade não ama pois não conheceu “DEUS”? Ou haverá apelação de que, “ah! se ele ama ele conhece deus mas não sabe ainda”? Você pula fora de uma discussão iniciada com uma tentativa pífia do… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
30 dezembro de 2007 6:51 pm

e tiza, por favor, se quiser conhecer um pouco melhor a essencia do nietzsche sem ter de lê-lo, como parece ser o caso aqui, ou se leu o dionísio morsa e não entendeu, como parece ser o caso aqui, ou se não leu e não sabem quem ele foi, como parece ser o caso aqui, ou se leu e entendeu mas não soube verbalizar direito, como parece ser o caso aqui, visite o blog do mestre shooter (www.malprg.blogs.com). Ele manja nietzche e ainda é curte um são paulo, o da BÍBLIA literalmente, não o time de futebola. 😉

fernando
fernando
30 dezembro de 2007 9:14 pm

Tiza, você mencionou algo sobre Compaixão, Boncade em Nietzsche. Acredito que você deve ter pensado “Não, não é possível que nietzsche seja contra a compaixão, logo ela!” bem, vamos a outros trechos ilustrativos verificar. A humanidade ousou denominar a compaixão uma virtude (– em todo sistema de moral superior ela aparece como uma fraqueza –); indo mais adiante, chamaram−na a virtude, a origem e fundamento de todas as outras virtudes – mas sempre mantenhamos em mente que esse era o ponto de vista de uma filosofia niilista, em cujo escudo há a inscrição negação da vida. Schopenhauer estava certo nisto:… Read more »

tiza
tiza
31 dezembro de 2007 11:57 am

The end ;”Nietzsche’s Boys (or Toys?)”, e até tú Bono, vives no preconceito? Adoroooooooo,vcs.A dogmática aqui sou eu ,lembram ? Parabéns por todas as conclusões interpretativas que não souberam tirar de dentro de sí mesmos , principalmente sobre as citações propositais de meu modo de vida. Achei que assim ficaria mais fácil Quanta sutileza de entendimento! Quanta liberdade de pensamento ! Filosofar , é pensar a partir de , não se estagnar em. Questionar; mas ouvir e escutar, para compreender as respostas;ler entrelinhas ;extrapolar; perceber ; aceitando-as ou não como verdade . Não perceberam depois de tanta leitura e estudo,… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
31 dezembro de 2007 1:21 pm

minha cunhada não aceitava oposições a ela , fazer o quê ?) —————- olhe seu comportamento tiza, foi só se demonstrar que o dionísio morsa não é amiguinho de seu Deus como vc acha que ele pode ser, que você mudou, da moça do discurso piedoso para a moça cínica que até o “problema pessoal” da cunhada usou como escudo. Por sinal você como sua pobre cunhada, :D, não aceita tb oposições a sua visão frágil de mundo sem que inicie o processo cristão de demonização do outro, do inimigo, do satã. Somos todos satã para você, pois não temos… Read more »

fernando
fernando
31 dezembro de 2007 4:28 pm

me desculpe. mas nem sequer é necessário ser “assim” com Nietzsche pra detectar a tentativa de trazê-lo pra um terreno cristão, tanto neste post como no outro. “Acho que o que Nietzsche quis mesmo foi dar uma “sacudida na galera”, afinal até hoje o cristianismo não é seguido. Nem mesmo os 10 mandamentos, muito mais antigos, não são seguidos, e a nova geração nem sequer sabe quais são eles.” “Redescobri Nietzsche graças a um texto de Osho” “O que Nietzsche nos exorta a fazer é caminhar com nossas próprias pernas! Sem líderes, sem dogmas, mas com virtude. Sim, esse não… Read more »

Bono
Bono
31 dezembro de 2007 6:31 pm

Olha, eu não sou bom interpretador/escritor, mas pelo que tenho interpretado doque escuto o Osho, iluminação não é isso que está escrito aí não. Um iniciante pode procurar ela como escapatória ou suicídio, mas não é isso que ela oferece, de acordo com oque tenho aprendido. Osho não era um escapista, e Buda até fugiu de casa mas depois que atingiu a iluminação disse que seria possível atingir ela sem fugir de seu reino, a princípio ele praticou justamente isso que o foi dito acima, asceticismo e “O Nada de Vontade, onde a vida entra em hibernação, mínimo de metabolismo,… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
31 dezembro de 2007 6:53 pm

Osho não pregava a negação das paixões, ele pregava “zorba, o buda”, um homem que vive em plenitude todos aspectos da vida, material ou espiritual. Ele não tinha uma atitude de negação da vida material, porém também não tinha uma atitude de afirmação a ela. ————————- YEAH bono! ante-ontem conversando horas com amigo budista, e não desses budista que lêem sutras apenas, ele é do tipo q fica “zazenzando” duas horas por dia, isso depois de tomar bronca de que zazenzava pouco de seu “professor”. 😀 e ele disse uma coisa foda: iluminação é praga. não existe. E está certo.… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 janeiro de 2008 6:46 am

O que vejo aqui são erros grosseiros de interpretação que pretenderam não só deturpar meu texto como engessar o pensamento de Nietsche no tempo e no espaço. Como se ele, ao criticar a concepção de cristianismo e do budismo do seu tempo (ou pelo menos do que ele entendia ser ambos) pudesse estar criticando a essência dessas duas doutrinas, tão melhor conhecidas pelo ocidente AGORA, no século 21. Me perdoe Nietsche, mas achar que no budismo a “vida entra em hibernação” é, no mínimo, tolice. O que o artigo faz é ir além do Nietsche de seu tempo, pegar suas… Read more »

Bono
Bono
1 janeiro de 2008 9:41 am

Oi Tiza, eu não acho que sou preconceituoso, mas posso ter sido indelicado, desculpe qualquer coisa. Oque eu quero dizer é que que o Deus que se discute é o Deus no qual se crê, ou descrê. E você só tem condições de acreditar ou desacreditar em Deus se Deus for uma idéia que incutiram na sua cabeça. Se deus não for uma idéia ou um conceito, qual a necessidade de negá-lo ou afirmá-lo? A existência é uma coisa auto afirmativa, mas se você começar a afirmar, negar, argumentar e criticar, ela passa a se tratar de uma idéia e… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
1 janeiro de 2008 10:18 am

Não concebo como algupem que lê o blog com certa regularidade conceba achar que, quando se fala em DEUS, estejamos falando do Jeová, ou de Shiva, ou de seja lá quem for. Creio que crescemos em entendimento nesses últimos anos, e não foi pra ficar com guerrinhas de “minha religião é melhor que a sua”. ———————— você não concebe, pois para você todos deuses, todos filosofos, todos cientístas, todos seus patrocinadores falam de sua visão de DEUS -oq é normal em raciocínio religioso vindo da gematria hebráica, que é nada menos que o “comunismo espiritual”, onde todos seguem o mesmo… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
1 janeiro de 2008 10:22 am

ACID: Agora, usar esse texto pra querer insinuar que ele não teve compaixão com o cavalo nem com nada, e que ele compactua com a injustiça, é um pouco demais… vocês que estão sendo radicais e dogmáticos, ou é impressão minha? TONY: se ele é contra o conceito de compaixão cristã ele é a favor da injustiça? vocẽ é um dualista universalista nato acid, pois se uma coisa é contra sua coisa então é a favor da coisa contrária a sua coisa. dualismo de primeira. ENTRANDO NA MATRIX com louvor! 😀 ACID: Me perdoe Nietsche, mas achar que no budismo… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
1 janeiro de 2008 11:08 am

e só pra deixar claro, a compaixão enquanto inferior é a compaixão dualista pelos FRACOS e POBRES, ditada pelos menos FRACOS e menos POBRES.

a compaixão não-dualista, é a compaixão por todos seres, compaixão pelos FRACOS e pelos FORTES, pelos POBRES e pelos RICOS, pois estão todos na mesma barca, e esta compaixão é baseada na maior gentileza que há: a VERDADE, e, sim , tiza, a verdade machuca quem se prende a apenas um dos lados, o lado do FRACO ou o lado do FORTE.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 janeiro de 2008 1:31 pm

Não tá muito revoltadinho pra um “taoista” não?

Bono
Bono
31 dezembro de 2007 7:15 am

Osho dizia que existem duas maneiras, uma é a do amor, e a outra a da consciência. Se o amor desperta consicência então esse é o amor correto, se a consciência desperta amor então essa é a consciência correta.

O Deus que os ateus criticam e os crentes defendem é apenas um conceito mental incutido na cabeça das pessoas. Assim os ateus estão mais certos que os crentes, mas isso não quer dizer que Deus não existe, ou melhor, que a existência não é Deus.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
31 dezembro de 2007 3:21 am

Já que fernando é “assim” com o Nietzsche e sabe como ninguém como o filósofo pensa, só devemos baixar a cabeça e dizer “sim, senhor”.
Só acho engraçado que ele sequer conseguiu interpretar corretamente MEU texto… precisou de várias explicações adicionais… e se acha um excelente intéprete de Nietzsche… assim seja. Por mim é ponto final, mesmo.

fernando
fernando
31 dezembro de 2007 1:33 am

“Convença-me dos erros de Jesus, não da Igreja Católica e eu te sigo, nego Jesus.” hmmmm well … he just DID IT ! vamos voltar lá atrás porque a Tiza fica toda hora mudando o foco do assunto. Inicialmente essa discussão toda começou porque esse post de certa forma INSINUOU que Nietzsche estaria alinhado com o ideal ascético (Jesus, Buda, “Verdades Universais”, “Deus”, etc.) tony matou a conversa. Nietzsche e Jesus de Nazaré não são amiguinhos. Estamos entendidos? Nietzsche não gosta de Jesus, tampouco da igreja. Nietzsche não acha Jesus nem sequer um grande homem, nem sábio, nem alguém digno… Read more »

fernando
fernando
30 dezembro de 2007 9:22 pm

Quando tudo que é necessário à vida ascendente; quando tudo que é forte, corajoso, imperioso e orgulhoso foi amputado do conceito de Deus; quando se degenerou progressivamente até tornar−se uma bengala para os cansados, uma tábua de salvação aos que se afogam; quando vira o Deus dos pobres, o Deus dos pecadores, o Deus dos incapazes par excellence, e o atributo de “salvador” ou “redentor” continua como o atributo mais essencial da divindade – qual é a significância de tal metamorfose? O que implica tal redução do divino? – Sem dúvida, com isso o “reino de Deus” cresceu. Antigamente, tinha… Read more »

fernando
fernando
30 dezembro de 2007 9:25 pm

acho que já chega hehe

tiza
tiza
30 dezembro de 2007 9:34 pm

Caro Tony , vou esquecer que lí o que vc escreveu . Vc está tão longe se entender o eu que disse ao Fernando( muito educado por sinal) ,que começou a ofender-me gratuitamente , vc não me conhece e vem com estas tiradas de vaidades tolas pra cima de mim , desfiando o mesmo Rosário dos revoltados contra Deus ,Cristo , Amor. O Amor de que falo,é coragem justo porque mesmo sabendo-se maior , cala-se na humildade e na renúncia-NA PIEDADE- para com pessoas arrogantes como os ecribas , os fariseus , os seus césares ,e vc com seus nomes… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
30 dezembro de 2007 10:00 pm

Um abraço,um beijinho e fim de papo em respeito ao dono do site. tiza ———– sim. e fique com (seu) deus. e não projete sua raiva em mim tiza, eu escrevi rindo, e muito, pois apostei com meu hemisfério esquerdo q sua reação ia ser a q foi, projetar o “sujo” e o “mau” para acabar com a discussão sobre idéias que não lhe agradam, mas q por outro lado vc tem o direito de deturpar para uni-las ao (seu) deus…. mas não espero q entenda como escrever não contra, mas não a favor de (seu) DEUS monopolizador do amor… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
30 dezembro de 2007 10:05 pm

TIZA 2: Infelizmente tenho que te falar para vc deixar esta mania de julgar quem vc não conhece. ——————— TIZA1: e quem conhece o AMOR conhece DEUS ——————— mais uma vez, quem conhecer o AMOR, conhece o AMOR. quem conhece o AMOR conhece EXPANSÃO e não O SEU DEUS CRISTÃO do papa bento, do bispo edir, do fiel que não luta por seus direitos de humano, pois no céu terá seu reino, pois no céu o rico que o escraviza hj entra com mais dificuldade, etc, etc. E se já julgou todos que não conhecem SEU DEUS a pouco, pq… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
30 dezembro de 2007 10:18 pm

Filosofia inclusive; tive medo de ficar assim como vc, e tantos outros que conheço. —————— meu, cristão é tudo louco. fala pra não julgar, diz q amor só com deus, logo, babau ateu, pede pra não ser julgada… mas… vai e diz: “tive medo de ficar assim como vc, e tantos outros que conheço.” assim como? como eu sou? tem medo de q? na boa tiza, o cristianismo não funciona na dinâmica do mundo real. pelo menos uns 1600 anos de prova prática. e como eu? beleza, vamos então chikungar, curar, ser vegetariano, andar só de bicicleta, defender o doente… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
30 dezembro de 2007 10:23 pm

Convença-me dos erros de Jesus, não da Igreja Católica e eu te sigo, nego Jesus.
———–
não siga jesus, nem o “real” nem o “mitológico”.

e me seguir? tá louca? 😀 siga A VIDA. esse negócio que acontece enquanto espera o “ATEMPORAL” em sua mente. é bom, essa tal de A VIDA.

no final das contas (um nome não tão importante pois é underground ainda) RAW tá certo sobre oq diz dos “seguidores”.

tony wildcock
tony wildcock
30 dezembro de 2007 10:25 pm

e outra coisa louca de cristão. ele defende a liturgia toda da coisa de jesus. ele defende o livro escrito por homens que levaram à criação da igreja católica em nome de jesus.

mas quando questionamos o cristianismo, diz que ‘só’ segue jesus.

então tiza não é cristã. é “jesuíta”, certo? 😉

tony wildcock
tony wildcock
30 dezembro de 2007 10:31 pm

Entenda ; Eu creio no que eu quiser; e é este o caso aqui e em todo universo.Cabe a mim, a cada um , a sua escolha de vida e é de cada um a responsabilidade da mesma. ————— tiza, creia no que quiser, tipo seu deus sem esposa leõa (ashara), o bule mágico, o tao sem forma, o nirvana do buda, no planeta do krhsna, etc. Mas por favor, AMOR e DEUS não é uma associação aberta. Os ateus, os não cristão, etc eles amam e não conhecem o DEUS. entendeu agora? o amor existe ALÉM de seu “DEUS”,… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
30 dezembro de 2007 10:45 pm

Uma cunhada minha, assim “cult” como vc e o telecine , ficou doidinha , achando que Zaratrustra falava através dela . ————- pq vc julga e não gosta de ser julgada? dizem que compaixão só há em quem quer receber compaixão na hora de aperto. e dizem que coragem só há em quem não tem medo de se perder no todo. então sou “cult”. sou medonho como o povo ‘filosófico’ q conheceu, escrevo com raiva… etc… e vc segue jesus, julgando, mas como tá com deus, julgando de modo justo, claro. realmente, o único cristão morreu na cruz ou cashemira,… Read more »

tiza
tiza
30 dezembro de 2007 11:31 pm

MEU amigo , agradeço de coração o seu presente de Natal , mas sinto lhe dizer que não posso aceitar!!! Deus não pode ser meu nem de ninguém ;se é que me entende nesta babelzinha particular que criamos com nossas denominações que nos distanciam..o que é uma grande peninha !!!! Pensei (logo existo!!!!) que ia rolar uma conversa mais amena , adulta , mais ecumenica , menos agressiva , mas vc é cock.y demais pro meu gosto e minha carona já virou wild.pumpkin. Jesuita é um membro da COMPANHIA DE JESUS , Ordem Religiosa fundada por Inácio de Loyola.Estudei no… Read more »

tony wildcock
tony wildcock
1 janeiro de 2008 2:01 pm

Não tá muito revoltadinho pra um “taoista” não? Saindo da Matrix ———— estude as revoluções chinesas, a revolução dos boxers ao menos. estude a história dos budistas shaolin e a origem da lotus branca. estude sem filtrar tudo por sua fé, acid. e se prefere denegrir como defesa, vá fundo. defenda seu direito de errar, pois é bom errarmos e aceitarmos que erramos e não esconder que erramos. e não é revolta. ou melhor, é revolta, mas é a revolta do pentagrama dos “cinco elementos”. pois quando um elemento acha q ele é o único, o fodão, o tal, o… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.