TAO: A MULTIPLICIDADE DO UM

Lao Tsé; Tao Te Ching – verso 42

taoteching

O Tao produz o Um.
Sendo o Um manifesto produz o Dois.
Existindo o dois aparecem os contrários, que entram na existência ao manifestar o três,
de onde nascem todas as coisas que deixam atrás de si a obscuridade
e avançam para a luz, harmonizados pelo sopro do Espírito.
Os homens detestam ser chamados “órfão”, “pequeno”, “indigno” e sem embargo, Grandes Reis chamaram-se a si mesmos desta maneira.
Aquele que diminui, cresce.
Aquele que se engrandece, diminui.
O que outros ensinaram, eu também ensino:
“Que o homem violento não morrerá de morte natural”.
Utiliza este pensamento para seguir o Caminho.
Tao Te King – Trad. Albe Pavese (Ed. Madras)

De Tao veio o Um.
Do Um veio o Dois.
Do Dois veio o Três.
E o Três gerou os Muitos.
Toda a vida surgiu da Treva
E demanda a Luz.
A essência da vida engendra
A harmonia das duas forças.
Nenhum homem quer ser solitário
Abandonado e insignificante.
Reis e príncipes se dizem ser assim
Porque sabem do mistério:
Que o inconspícuo será exaltado
E o importante decairá.
Por isto, ensino também eu
O que outros ensinavam:
Quem age egoicamente
Está morto
Antes de morrer.
É este o ponto de partida da minha filosofia.
Tao Te Ching – Trad. Huberto Rohden (Ed. Martin Claret)

Comentários de Huberto Rohden:
A Realidade é Una, que se revela sempre como dualidade, como causa e efeito, como Uno e Verso, como Ser e Existir. E dessa bipolaridade complementar nascem todas as pluralidades – assim como da Luz Incolor nascem todas as cores. A trindade do prisma triangular revela em pluralidade a unidade da luz única. Os nossos sentidos percebem apenas sete cores das infinitas que a Luz Incolor produz através da trindade do prisma.
Para compreender realmente esta sabedoria de Lao-Tse deve o iniciando mergulhar num profundo silêncio de uma interioridade solitária de longa duração; os iniciados se isolam 30 a 40 dias contínuos nesse silêncio-presença, nesse silêncio-plenitude.

Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.

Mateus 23:12
5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
trackback
Nosso Universo é Uma Matrix? | Spaltron.net
27 janeiro de 2020 1:05 pm

[…] A beleza disso tudo pra nós que estudamos esoterismo é que temos um universo Dual (macro e micro) que na Verdade é Único (unidimensional), o que ecoa poeticamente o verso do Tao Te King: […]

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
21 janeiro de 2008 3:17 pm

Grande tonico picadoida vegetables! Óie! O esquema matemático, musical é perfeito.. mas infelizmente nem todos tem “ouvidos” para isso, não sei se seria sinais de “interferência” ou se é o sinal-mor do controle remoto, do qual muitos estão costumeiramente influenciados. Algumas coisas mudaram de lá pra cá, na verdade nada mudou, nós é que não vimos exatamente O QUE MUDOU nem temos tempo de VER o que anda MUDANDO e como e porque.. falta essa percepção séria e concreta sob a realidade física nossa de todo o dia. A lógica é a mãe do objetivismo influência encarnada de Sophia, todo… Read more »

the Rain
the Rain
21 janeiro de 2008 4:58 pm

Caro KIngmob,

De fato.
Já TENTEI ler DIVERSOS escritos do Rhoden.
Não dá.
Ele é um chato de galochas, um escritor de estilo sentimentalóide e com a presunção e a aûsência de sutileza típcas do típico místico cristão ocidental, ou seja, a pessoa menos indicada para pretender fazer qualquer interpretação pertinente do Tao.

Kingmob
Kingmob
21 janeiro de 2008 7:48 pm

Caros,
Para completar a crítica e torná-la construtiva eu indico os Tao Te King’s da editora Attar (excelente editora) e o da editora Martins Fontes.

abraços,
Kingmob.

Aletaka
Aletaka
22 janeiro de 2008 4:52 am

“O Tao não se explica, e quando alguem tenta defini-lo ele será outra coisa totalmente diferente.”

Coringa
Coringa
22 janeiro de 2008 10:26 pm

Tenho um EXCELENTE livro do tao Te Ching (diria até que foi o melhor livro que já li), só que não está comigo no momento…é uma antiga tradução. Quando o tiver em mãos, aviso vcs.

augustus cenoura vegetable
augustus cenoura vegetable
23 janeiro de 2008 12:19 am

Acid, se puder postar esse textão aqui, agradeço mais uma vez. É minha contribuição final, pois agora vou sumir de vez, curandeiro me desejo, e acho ser um bom desejo, dentre os possíveis desejos! 😀 😀 e no mais não tenho mais oq contribuir em seu espaço público e como o filtro da censura está sondando alguns de seus leitores fiéis por aqui, como bom anarquista devo partir. 😀 😀 E como o bushi digital (RENATO PINHEIRO) bem colocou, quem entendeu entendeu, quem não quer entender, não quer entender. Mas a lógica musical dos pré-socráticos, o erro da prova de… Read more »

alan o
alan o
23 janeiro de 2008 8:57 am

acid… nao tenho como agradecer-lhe por me dar acesso a mentes como essas que comentam seu blog!

o aprendiz
o aprendiz
23 janeiro de 2008 6:34 pm

ééé…como tio raul cantava “cada um de nós é um universo, viva!”(lei do thelema)

em todas as forma de vida (tao=caminho)no fundo todos somos e tudo é UM (o um, uno), somos uma unica rede viva dentro desse universo de infinitas possibilidades apesar de nos acharmos separados do restante dele estamos ligados a tudo…apenas apresentamo-nos em “veiculos” diferentes (do um veio o dois, etc…) mas tudo é um…

🙄

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
24 janeiro de 2008 1:28 pm

HUAhuahuaahu grande vegetalion

Eita eu um bushi digital, deixa dilso rapa! Nossa isso significa que se eu escapar do samsara vou ter que voltar com grupo de resgate! 😛

Para referenciar as IGUALDADES perceptivas dos mestres, Jesus diz em algum momento sobre somar e não multiplicar… apenas acrescentar 1 +1 e por aí vamos!

Abraços!

the Rain
the Rain
26 janeiro de 2008 8:36 am

nada há de mais estúpido do que falar a respeito de algo sem conhecê-lo

gadarf
gadarf
21 janeiro de 2008 7:25 am

Não consigo concluir tantas coisas desse texto. Algumas partes das quais as pessoas concluem coisas me parecem apenas figuras de linguagem.

Taís
Taís
21 janeiro de 2008 12:12 pm

E chegou a alguma conclusão na época? Continua com a mesma edéia de que são “perigosos” e de que “não se deve tentar manter contato”, etc…? Continua vendo as mesmas “coisas”? Se sim, já encontrou alguma explicação lógica?

Pedro
Pedro
18 janeiro de 2008 1:57 pm

Sua manifestação vazia dá criação e significado as mais diversas formas, no entanto permanece vazio.
Quando se efetivar a verdadeira transmutação, a realidade perderá sua estrutura concreta, para a consciência criadora que está em tudo

Coringa
Coringa
20 janeiro de 2008 10:18 am

Como dizia o velho mestle chamado TODESAKU-SHEIO:
A paciência é uma viltude….mas não se esqueçam de tomar o lemedinho!

BANZAAAAAIIII!!
👿

Taís
Taís
20 janeiro de 2008 12:41 pm

Acid, desculpe fugir do assunto do post, mas depois de dar uma olhada nas últimas do Portal Ufogênesis não tenho como não perguntar: Você, ou melhor, o Saindo da Matrix, tem algo a ver com um site chamado “Earth Defense Force”? Se não tem, dê uma olhadinha por lá, pois estão usando o nome do seu blog. Se tem, por favor, responda, pois seria muito importante pra mim saber se é algo a que se possa dar credibilidade ou só mais uma maluquice da internet… Please… Grata. Taís.

Célia
Célia
20 janeiro de 2008 2:43 pm

Ola Acid, tudo bem ?
Estive pensando quando Jose de Arimateia perguntou a Jesus o que era nascer de novo, e Jesus respondeu,-é simples é só morrer e nascer novamente. Aí pensei, muito simples, por isso que não lembramos nem da morte e nem do nascimento é tudo automatico na nossa existencia. Morremos e nascemos, assim não tamos trabalho lá no céu com o nosso Criador.
Abracos
Célia

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 janeiro de 2008 3:19 pm

ahahhahaha, é verdade, Taís. Eu fiz esse “grupo de duas pessoas” em 2000, acho, pra pesquisar os OVNIs do Janga. Aí eu botei na internet na época. E só botei agora no site como recordação.

tonico picadoida
tonico picadoida
21 janeiro de 2008 3:20 am

THE RAIN: “multiplicidade do um”… 1 X 1 = 2 então 3 só pode ser 1 X 1 X 1 !! ahá !! agora saquei o tal do Tao. o negócio é multiplicar a mesma unidade para obter a soma dos inteiros numa expressão holistica compartilhada emsimesmada pela própria trasnscendância inerente ao processo do não-vir-a-ser. Ah!Então tá. Agora eu entendi! Valeu, Acid!!! ————————- véio, tu me fez rir pacas! ótima zoeira com a bagaça do tao! valeu o riso, de coração! :D:D:D:D agradeço, pois me motivou a, ao menos tentar, explicar melhor a RAIZ de minha arte marcial esotérica, por… Read more »

the Rain
the Rain
21 janeiro de 2008 12:30 am

“multiplicidade do um”…

1 X 1 = 2

então 3 só pode ser 1 X 1 X 1 !!

ahá !! agora saquei o tal do Tao.

o negócio é multiplicar a mesma unidade para obter a soma dos inteiros numa expressão holistica compartilhada emsimesmada pela própria trasnscendância inerente ao processo do não-vir-a-ser. Ah!Então tá. Agora eu entendi! Valeu, Acid!!!

Kingmob.
Kingmob.
21 janeiro de 2008 11:30 am

Na boa essa tradução de Huberto Rohden é um crime, um atentado contra o espírito chinês. Isto é uma tentativa malograda de catequese cristã do texto mais libertador de todo o oriente. Lamento por aqueles que venham a ler o tao te king nesta tradução evangélica sem conhecer outras mais “chinesas”. Não sou sinólogo mas tenho sangue chinês, minha autenticidade neste assunto vem do sangue, não da letra morta, por isso me entristece ver o que restou da cultura dos meus antepassados ser “batizada”, aculturada ignorante e impiedosamente assim. Eu sei que o amigo do blog colocou o texto com… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 janeiro de 2008 11:36 am

Pelo que sei traduzir do chinês é tão dificil quanto hebraico antigo, árabe, e tal. Por isso ficamos à mercê de boas dicas de tradução de quem conhece um pouco. Se vc tiver uma boa recomendação do tao Te Ching em português, nos avise. No post estou procurando colocar duas traduções, que a Camila está publicando na lista Voadores (o Tao todo, por sinal). Acho importante ter a de Rhoden pois ele, além de ser um inspiradíssimo escritor, é um cristão holístico, e faz uma ponte entre essas duas culturas tão distintas. Basta não levar tão a sério (enquanto tradução)… Read more »

Paulinha
Paulinha
21 janeiro de 2008 12:00 pm

Adorei ler esse post. Lao-Tse me lembra hermetismo.
E estou tão afastada destas sabedorias.

Beijos, meu amor.

toto
toto
26 janeiro de 2008 9:13 pm

De MUITA CATEGORIA esses comentários longos,q eu, no geral,acho mais enrolação,mas esses VALERAM.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.