DEVAS

Deva (देव), na cultura da Índia, é uma palavra que significa “criatura celeste“. A definição é vaga por natureza, pois abriga um grande número de criaturas, algumas com forma (Rupa) e outras sem forma (Arupa), algumas superiores aos humanos, outras inferiores, mas todas habitantes do astral. No processo de reencarnação qualquer um pode se tornar um Deva, mas depois de um tempo ele terá de retornar à Terra para obter a liberação definitiva de Maya. No Japão, os Devas foram adotados pelo Budismo e são chamados de TenBu, estando eles acima dos humanos em 6 estágios de existência. Muitos Devas possuem poderes Divinos, e são cultuados como tais, mas eles são mortais (embora vivam incontáveis anos).

Mononoke Hime Devas

Os Elementais são os tipos de Devas intimamente ligados e integrados à natureza, trabalhando nela sem questionar. Não são bons nem maus, mas podem ser manipulados pelos humanos para finalidades boas ou ruins. Em um certo ponto de evolução eles se individualizam, e podem ser confundidos com anjos ou fadas. Em um certo estado de consciência algumas pessoas podem vê-los. Podem se apresentar como gnomos, duendes, fadas, sereias, sílfides, etc.

Ao lado vemos dois exemplos de Devas Elementais, no desenho animado japonês Princesa Mononoke. Assistam se quiserem entender melhor o relacionamento deles conosco.

Mononoke Hime Deva

Na mitologia Japonesa eles são muito respeitados, e não raro recebem oferendas de comida. O que nos faz pensar nos Devas brasileiros, que podem ir do Curupira, Saci a Iemanjá. Alguns espíritas e umbandistas têm o costume de fazer oferenda ao mar (para Iemanjá) com frutas e flores. Na verdade, se forem questionar aos espíritos perceberão que é uma oferenda à mãe Terra, uma forma de agradecimento pelo que ela nos deu durante o ano. É o mesmo que os Celtas e Druidas faziam, reverenciando as árvores, os campos, etc. A simbologia de Iemanjá é mais para poder canalizar a energia para um ponto, uma imagem (como a fogueira era para os Celtas, nas festas de Solstício). Enfim, um símbolo.

Os gregos possuíam duas palavras distintas para espírito. Uma é Pneuma, que significa Alma, aquilo que temos dentro de nós. Outra é Daemon, que significa Entidade, Fantasma, etc. Notaram? O mesmo espírito, só que desencarnado. No dicionário Houaiss podemos encontrar: “Daemon – Na crença grega apresentava uma natureza intermediária entre a mortal e a divina, freqüentemente inspirando ou aconselhando os humanos.” Tanto é que a voz que ressoava na consciência do filósofo grego Sócrates, guiando suas ações, ele mesmo dizia que provinha de um daemon. Se Sócrates (que nas palavras de Platão era “o homem mais justo que o mundo conheceu” e que o Oráculo de Delphos disse que “não havia ninguém mais sábio que ele“) era um “endaemoniado”, então eu também quero ser! 😛

Vocês conhecem o destino de Sócrates, injustamente condenado à morte. É esse o fim de todos que possuem consciência e questionam as obras humanas sob um prisma ético-universal. Tanto que a palavra “heresia” provém do grego heresis, que significa tão somente escolha, opinião. A Igreja Católica acha maligno o direito de alguém ter opinião própria. Esse medo de perder o controle e o poder fez com que a Igreja adotasse daemon como uma coisa a ser banida, maligna, e daí veio a palavra demônio (daemoniu, em Latim).

Referências (todas em inglês):
Wikipedia: Deva no Hinduísmo;
Yogapedia: Deva
Devas no Budismo;
Spirituality in Anime

4.3 6 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Alan Fecury
Alan Fecury
19 março de 2007 10:05 am

Achei bem interessante a definição que colocada sobre os devas, porém tenho que discordar da matéria em um aspecto. Eu sei, e fica bem claro na história que todos conhecemos que a igreja católica teve e ainda tem em menor escala hoje um poder de manipulação muito forte sobre a opinião da grande massa. Mas vc há de convir comigo que essa definição a respeito desses espíritos como sendo malignos não foi algo inventado pela igreja católica. O próprio Jesus expeliu muitos desses de pessoas de sua época. E há registros na história e na própria Bíblia de que esses… Read more »

Gabriel
Gabriel
3 abril de 2012 10:43 pm

muito interessante o post, mas preciso ressaltar um ponto: espíritas não possuem este tipo de prática ritualística, essas pessoas são no máximo espiritualistas, mas nunca espíritas, o verdadeiro espírita não precisa se apegar a práticas e ritos, ponto muito comum de ser confundido e creio que foi isso que aconteceu, simplesmente uma palavra mal utilizada, mesmo assim, post interessante

Anônimo
Anônimo
18 outubro de 2010 3:33 pm
Anônimo
Anônimo
2 fevereiro de 2018 7:31 am

Salvador amanhece em festa com celebrações a Iemanjá, a Rainha do Mar

Festa é uma das principais manifestações com origem nas religiões de matrizes africanas em Salvador

https://g1.globo.com/bahia/verao/2018/noticia/salvador-amanhece-em-festa-com-celebracoes-a-iemanja-a-rainha-do-mar.ghtml

Ponto cantado de Iemanjá – Hoje… hoje eu vou cantar!

https://www.youtube.com/watch?v=w_GPBp2uAMU

Anônimo
Anônimo
2 fevereiro de 2018 7:42 am

Ponto cantado de Iemanjá – Eu escrevi um pedido na areia…

https://www.youtube.com/watch?v=90-jBxFnwjI

Anônimo
Anônimo
20 junho de 2019 12:02 am
Elvis "Wolvie" Rodrigues
Elvis "Wolvie" Rodrigues
17 setembro de 2007 8:11 pm

“endaemoneado” foi ÓTIMA! Já valeu o post! XD
Mas além disso, foi interessante a matéria em si. Princesa Mononoke é um excelente anime. E eu não sabia de pneuma e daemon no vocabulário grego para espíritos! Deveras curioso! =)

ZéBedeu
ZéBedeu
17 setembro de 2007 2:39 pm

Cristo vem pilotando e o co-piloto é Val Ellan!

huahuahuahuahuahuahauhauhauha

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 março de 2007 1:39 pm

A própria bíblia, no novo testamento, tem-se claramente a definição de “espíritos impuros” (Mar 5:8) e “espírito santo” (Mar 12:36). Em AMBAS as passagens, é usada a palavra grega pneuma, que é equivalente a Daemon.

Ainda assim, me sinto honrado de ter recebido um comentário no meu blog do próprio espírito de Jesus (psicografado, claro), e estou tratando de ir procurar um padre pra tirar a influência dos espíritos malignos com água benta.

PS: Já que você é “assim” com o Cristo, poderia me confirmar se ele vai chegar mesmo em abril pilotando um disco voador?

Anônimo
Anônimo
28 março de 2013 1:29 pm

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.