PROJETO MENTE SOBRE A MATÉRIA

PROJETO MENTE SOBRE A MATÉRIA

Em 2007, escrevi como cientistas estudaram pessoas que parecem emanar uma “má vibração” que faziam seus computadores quebrarem. Eles estavam chegando à conclusão de que a mente delas estaria influenciando no funcionamento normal da máquina, e que esse é um processo aleatório e inconsciente. Mas o pesquisador Dean Radin, do Institute of Noetic Sciences (IONS), tem desenvolvido uma série de pesquisas onde participantes tentam influenciar mentalmente o comportamento da luz em uma experiência de fenda dupla. Contrariando o esperado, os resultados são positivos, com o detalhe de que apenas os participantes com experiência em meditação conseguem realizar a tarefa.

Agora, o pesquisador da USP Gabriel Guerrer, de São Paulo, quer reproduzir a experiência de Radin aqui no Brasil (o que vai ajudar a provar – ou não – cientificamente essa tese). Mas pra isso ele necessita de patrocínio, que ele está quase conseguindo por meio de crowdfunding (enquanto escrevo ele arrecadou 32 dos 48 mil necessários).

Projeto Interações Mente-Matéria

Essa é uma chance dos críticos das ditas pseudo-ciências de investirem em ciência de verdade para sairmos do terreno da especulação, do achismo, da religião. Esperemos que o projeto seja feito com todo o rigor científico que se espera disso, mas imagino que sim, já que ele pretende apresentar o trabalho em Congresso Internacional.

Alguns filmes interessantes de debate da mente sobre a matéria são o Anime Ghost in the Shell (especialmente sua continuação, que é mais filosófica), Amor além da vida e Quem somos nós.

Para se aprofundar ainda mais nos efeitos da mente sobre o organismo, sugiro os posts Efeitos da espiritualidade no organismo e Fluidos espirituais.

ATUALIZAÇÃO (2021):

A meta foi alcançada e o experimento realizado. O resultado, segundo o próprio pesquisador:

“Olá amigos do projeto Interações Mente-Matéria, venho compartilhar os resultados da pesquisa que investigou se a intenção/mente poderia modificar as medidas de um sistema ótico de fenda-dupla.
Indo direto ao ponto sobre a existência do fenômeno, a resposta é Talvez.

Apareceram indícios interessantes nos primeiros experimentos que não foram repetidos em uma segunda bateria de experimentos confirmatórios. Porém, o uso de um método de análise um pouco diferente do inicialmente aplicado revelou resultados favoráveis à ação da intenção nas medidas, tanto nos experimentos iniciais quanto nos confirmatórios. Assim, será necessário fazer mais experimentos com a nova regra de análise para ver se os efeitos anômalos são consistentemente replicáveis.

Compartilho um vídeo onde falo sobre a pesquisa:

Festival Path 2018 – Interações Mente-Matéria – Gabriel Guerrer

Nesse link, compartilho o resultado detalhado (que sigo tentando publicar em uma revista científica).

Atualmente, continuo a investigação em um instituto de pesquisa no Rio de Janeiro. Isso só foi possível pela caminhada inicial, que por sua vez, só foi possível pela sua contribuição nessa campanha. Sua ajuda foi, é e será fundamental no processo de entendermos melhor o fenômeno investigado.

Deixo mais uma vez um sincero agradecimento e um grande abraço!”

Gabriel

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.