UM PÁLIDO PONTO AZUL

Há exatos 30 anos Carl Sagan nos presenteava com uma perspectiva incrível do nosso planeta como nunca visto antes. A nave espacial Voyager 1, da NASA, estava prestes a deixar o nosso sistema solar, e Sagan, que era um membro da equipe de imagens da missão, pediu aos funcionários para girar a câmera 180 graus para dar uma última olhada no planeta Terra, antes que a nave espacial deixasse nosso sistema solar. Não era a primeira vez que Sagan pedia essa foto à NASA. Após a Voyager ter passado por Saturno em 1980 (e teoricamente ter terminado sua missão) Sagan solicitou tal foto, que ele mesmo sabia ser de pouco interesse científico, mas que carregaria uma simbologia forte e uma perspectiva de nosso lugar no espaço. Só que o time envolvido no projeto recusou, dizendo que virar a câmera em direção ao Sol poderia destruí-la.

Quase 10 anos depois, em 1989, Sagan pediu novamente. Aceitaram, mas o tempo que levaram pra calibragem e outras manobras acabou demorando demais e muita gente foi saindo do projeto, até que em 1990 o administrador da NASA em pessoa (Richard Truly) disse pro pessoal fazer o que Sagan pedia. Um presente no último minuto do Dia dos Namorados (Valentine’s day) de 1990. Afinal, os pesquisadores precisavam desativar todas as câmeras para que a nave tivesse a energia que precisava para manter a transmissão de dados de volta à Terra (até hoje). A fotografia impressionante foi a última tirada pela sonda.

A foto

pale blue dot 2020h 2
A foto foi retrabalhada pelos técnicos da NASA e republicada ontem, atualizando o espectro de cores para que os raios de Sol pareçam mais naturais

De uma distância de 6 bilhões de quilômetros, a Terra aparece como um pontinho de menos de 0,12 pixels de tamanho na foto, que tornou-se conhecida como O Pálido Ponto Azul (The pale blue dot). A imagem, que viajou na velocidade da luz por quase cinco horas e meia até ser recebida na Terra, não parece grande coisa. Nela vemos o reflexo de três raios de Sol na lente, e num deles está o nosso planetinha. Só que, como Carl Sagan previra, em vez de beleza ou ciência, esta imagem mostrou a vastidão incomensurável do espaço, e nosso lugar inegavelmente pequeno dentro dele.

Sagan viria a escrever sobre a fotografia e o seu significado mais profundo em seu livro de 1994, “Pálido Ponto Azul: Uma Visão do futuro da humanidade no espaço“. Uma emocionante carta de amor ao planeta Terra, mostrado aqui em toda a sua fragilidade, nos lembrando (muito antes da onda ecológica) do quanto devemos cuidar disso aqui!

No vídeo abaixo, Carl Sagan em pessoa narra esta carta, que depois ganhou imagens e música no Youtube:

Referência:
Mais sobre a foto “Pálido ponto azul” (em inglês);
Wikipedia: Pálido ponto azul (em português)

5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
254 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
17 novembro de 2020 12:29 am

Estudo indica 300 milhões de planetas potencialmente habitáveis na Via Láctea

Segundo novas as descobertas, metade das estrelas similares ao sol podem abrigar planetas parecidos com à Terra; pela primeira vez análises são baseadas em dados completos do telescópio Kepler

https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/existem-300-milhoes-de-planetas-potencialmente-habitaveis-na-via-lactea/110271

Geninha
Geninha
2 junho de 2020 9:03 pm

Um pouco perdida no site. Feliz em notar que algumas coisas não mudam.

Anônimo
Anônimo
13 dezembro de 2012 2:01 pm

Sete planetas da Via Láctea podem abrigar vida, dizem astrônomos:

http://bit.ly/XXJ8e5

—————-

Cientistas da missão Cassini da NASA descobriram o que parece ser uma miniatura extraterrestre do Rio Nilo, na lua Titã de Saturno. Este corpo líquido se estende por mais de 400 km desde sua cabeceira até o grande mar que desemboca. É a primeira vez que imagens revelaram um sistema de rios deste tamanho fora da Terra. Os cientistas deduzem que o rio, o qual fica na região do polo norte de Titã, é repleto de hidrocarbonetos líquidos, devido à sua aparência escura por toda sua extensão:

http://bit.ly/XXI220

Coringa
Coringa
28 abril de 2012 11:55 pm

“O mistério inicial de qualquer viagem é: Como chegou o viajante ao seu ponto de partida em primeiro lugar? (Luise Bogan – Jornada à Volta do Meu Quarto) DAS ORIGENS DA VIDA: Uma importante e pertinente análise sobre a questão. [Trechos] Em termos puramente experimentais, a vida sempre foi um estorvo para a ciência, se parecendo mais com uma anomalia contaminando um sistema mecanicamente muito bem engrenado. Ora, o trabalho dos cientistas consiste em explicar os fenômenos usando as ferramentas de que dispõem. É mais ou menos como se o desconhecido tivesse que ser explicado com base no conhecido, um… Read more »

Coringa
Coringa
28 abril de 2012 10:52 pm

27 Apr 2012

Descoberto novo planeta capaz de suportar vida.

Os astrônomos descobriram seu “santo graal” – um novo planeta (Gliese 667Cc), fora de nosso sistema solar, capaz de suportar a vida.

O planeta está localizado na chamada “zona habitável” e nem muito perto de seu ‘sol’ para torná-lo árido demais e nem muito longe, para congelá-lo. Desta forma, a sua água pode ser líquida e as temperaturas da superfície semelhantes às do ‘planeta azul’.

The Telegraph
http://tgr.ph/JtGUKT

Anônimo
Anônimo
12 abril de 2012 11:58 pm

Pesquisa sobre vida extraterrestre – INAPE: Uma das perguntas que toda pessoa já se fez certamente é: existe vida fora da Terra? E se existe, é um tipo de vida inteligente? Tais perguntas ainda não foram respondidas, mas não há dúvidas de que esse tema permeia o pensamento de toda humanidade, por meio de filmes, livros, documentários, entre outros… Uma visão da Astrofísica: Nos dias de hoje, muito se ouve falar de novos mundos sendo descobertos, novas Terras e até mesmo, Super Terras! Nossas tecnologias avançam a cada dia e a cada nova descoberta, as dúvidas aumentam, as indagações duplicam… Read more »

Coringa
Coringa
28 março de 2012 3:25 pm

Que há mais planetas do que estrelas na Via Láctea você já sabia.

O que os astrônomos agora verificaram é que os planetas rochosos não muito maiores que a Terra são também comuns nas zonas habitáveis em torno das estrelas vermelhas de baixa luminosidade – o levantamento anterior não era sensível a essa classe de exoplanetas.

A equipe internacional estimou que existem dezenas de bilhões(!) desses planetas – geralmente chamados de super-Terras – só na nossa galáxia, a Via Láctea, e provavelmente cerca de uma centena na vizinhança imediata do Sol…

Matéria: http://bit.ly/HfoyYR

Anônimo
Anônimo
16 março de 2012 10:38 pm
Mester Paco
Mester Paco
16 março de 2012 4:29 pm

Concordo com a especulação do astrofísico em todos os sentidos. E vou mais alem: Ele provavelmente não quis polemizar, mas quem plantou essa ideia memética que somos especiais, o suprassumo da criação e o centro de tudo foi principalmente as religiões judaica,cristã e Islâmica, e talvez esses 2% de diferença em nosso DNA se deva a manipulação genética efetuada por seres externos ao planeta. Sempre torci o nariz para esse tipo de assunto, mas após assistir dezenas de episódios da série “Ancient Aliens” que aborda a teoria dos astronautas antigos tenho que admitir que algumas especulações são boas, outras nem… Read more »

Coringa
Coringa
16 março de 2012 2:40 am

Somos o centro do Universo ou da Existência?

Um ‘pensamento perturbador’ que ataca diretamente a secular vaidade que nos mantém na ignorância:

Vídeo: Nossa Origem Atômica e um Pensamento Perturbador (Legendado)

“Neil deGrasse Tyson é astrofísico e comunicador de ciência. Atualmente, diretor do Planetário Hayden no Centro Rose para a Terra e do Espaço e Pesquisador Associado do Departamento de Astrofísica do Museu Americano de História Natural.”

[Agradecimento à C.H.B.V pela indicação] 🙂

Anônimo
Anônimo
2 fevereiro de 2012 7:32 pm

Washington, 2 fev (EFE).- Uma equipe internacional de cientistas descobriu um astro que orbita na área habitável de sua estrela, a 22 anos-luz da Terra (cada ano-luz equivale a 9.460 bilhões de quilômetros), com mais possibilidades de ter água e vida que qualquer outro exoplaneta, segundo anunciaram nesta quinta-feira na publicação “Astrophysical Journal Letters”. “Este planeta é rochoso e reúne as melhores condições para manter água em estado líquido e é, portanto, o melhor candidato a abrigar vida tal qual nós a conhecemos”, explicou Guillem Anglada-Escudé, chefe da equipe que trabalhou na pesquisa pelo Carnegie Institution for Science, em Washington,… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 janeiro de 2012 12:19 am

A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou nesta quinta-feira (26) a descoberta de 26 novos planetas fora do Sistema Solar. O achado quase dobra o número de exoplanetas confirmados pela missão Kepler, lançada em março de 2009 para vasculhar uma faixa do espaço em busca de planetas que possam reunir as condições para abrigar vida. A novidade é tema da revista científica “Astrophysical Journal”. Os novos astros formam ao todo 11 sistemas planetários diferentes. Eles têm tamanhos variados: alguns são maiores que Júpiter, outros têm um raio pouco maior que o da Terra. Observações futuras irão revelar se os 15 menores… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 janeiro de 2012 8:36 pm

21.01.12
Três menores planetas extrassolares foram encontrados. Neste início de 2012, já são conhecidos mais de 700 exoplanetas.

O site da missão Kepler traz uma contagem de até 2.326 candidatos a exoplanetas.
http://bit.ly/wpA5Hy

Anônimo
Anônimo
11 janeiro de 2012 4:23 pm

11/01/2012 Estudo revela que há mais planetas que estrelas na Via Láctea: Um grupo de cientistas, que inclui astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO), utilizou a técnica de microlente gravitacional para determinar quão comuns são os planetas na Via Láctea. Após uma busca que durou seis anos e incluiu a observação de milhões de estrelas, a equipe concluiu que os planetas em torno de estrelas são a regra e não a exceção. Os resultados serão publicados na próxima edição da Nature. “Anteriormente pensava-se que a Terra seria única na nossa galáxia. Mas aparentemente há bilhões de planetas com massas… Read more »

Coringa
Coringa
20 dezembro de 2011 11:51 pm

20/12/2011 Nasa anuncia hoje o descobrimento de dois planetas do tamanho da Terra. Em conferência telefônica, a NASA anunciou hoje a descoberta feita pelo telescópio espacial Kepler. De acordo com a agência, dois novos planetas do tamanho da Terra, ou até mesmo menores, foram encontrados orbitando ao redor de uma estrela distante. Esta seria a primeira vez que planetas do tamanho do nosso são descobertos fora de nosso sistema solar. Kepler-20 star system animation: “Em menos de 20 anos, saímos do desconhecimento sobre a existência de qualquer outro planeta no universo, para sermos capazes de olhar no céu noturno e… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 julho de 2015 10:05 pm

1) If aliens do exist they probably look like HUMANS: Life on other planets may have evolved in a similar way to Earth, biologist claims: ▪ Palaeontologist Professor Simon Conway Morris argues alien life would inevitably become intelligent in a new book under the ‘rules’ of evolution ▪ He said the theory of convergent evolution means species develop similar traits and physical attributes independently but come to look the same ▪ Life on other planets would likely resemble the creatures on Earth ▪ It could even mean human-like aliens are living on Earth-like planets [Fonte: http://dailym.ai/1LL5fgG%5D 2) Scientists believe there’s… Read more »

Anônimo
Anônimo
8 maio de 2012 3:38 pm

Dunas de vidro em Marte empolgam cientistas quanto a possibilidade de vida naquele planeta.

Os pesquisadores dizem que as dunas recém descobertas podem indicar a presença de água quimicamente rica, que seria ideal para suportar a vida em Marte…

http://bit.ly/JcXTzP

Anônimo
Anônimo
12 maio de 2012 3:07 pm

Glóbulos são encontrados dentro de meteorito marciano.

O meteorito, que provavelmente foi ejetado da superfície do planeta vermelho pela queda de algum asteroide, continha “bolsas” de atmosfera marciana. Este fato ajuda na confirmação de sua origem.

Testes desempenhados pela equipe de pesquisa, que conta com o renomado professor Chandra Wickramasinghe, mostraram que os glóbulos são ricos em carbono e oxigênio, o que fez com que a equipe insistisse que isso só pode ocorrer quando são produzidos por organismos vivos…

Fontes: journalofcosmology.com, meteorito-meteorite.blogspot.com.br

http://bit.ly/JOl6rq

Anônimo
Anônimo
29 novembro de 2012 7:03 pm

Estamos mais perto dos ETs. – A descoberta de um planeta numa estrela vizinha do Sol mostra como cresceram as chances de encontrarmos vida fora da Terra. “Essa vizinhança aumenta a importância do anúncio feito na semana passada por astrônomos europeus na revista britânica Nature. Os cientistas usaram o Observatório Europeu Sulino, no Chile, para detectar um planeta rochoso do tamanho da Terra em órbita de Alfa Centauri B. Apesar do nome nada criativo, o planeta Alfa Centauri Bb é a descoberta mais aguardada desde que os primeiros planetas de outros sóis (os extrassolares) começaram a ser detectados em 1992.… Read more »

Anônimo
Anônimo
29 novembro de 2012 5:29 pm

Com base em dados obtidos pela sonda espacial Messenger, a NASA confirmou que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, conta com água(!) em sua superfície. E não se trata de uma pequena quantidade. Segundo a agência espacial, o planeta apresenta uma abundante quantidade de gelo e outros materiais voláteis congelados nas crateras polares. Apesar da proximidade com o Sol e das altas temperaturas registradas na superfície, as regiões polares de Mercúrio jamais são atingidas pelos raios solares graças à inclinação de seu eixo de rotação, que apresenta um ângulo de apenas 1 grau. O curioso é que, além da… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 novembro de 2012 6:28 pm

Um pálido ponto azul…

Não, agora não estou falando de nosso planeta Terra…falo de nossa Galáxia inteira!

Perto da maior galáxia já encontrada, a nossa galáxia – a Via Láctea – é um grão de areia:
http://bit.ly/Ykv6Dd

Coringa
Coringa
8 novembro de 2012 2:44 pm

Astrônomos encontram nova super-Terra potencialmente habitável. O planeta localizado a apenas 42 anos-luz da Terra se encontra dentro da faixa de habitabilidade de seu sistema solar. Segundo a publicação, a super-Terra — conhecida como HD 40307g — faz parte de um sistema solar de seis planetas que orbitam próximos a uma estrela anã da classe espectral K. Conforme explicaram os astrônomos, o astro se encontra a uma distância de 90 milhões de quilômetros de seu sol, o que o posiciona dentro da faixa de habitabilidade, ou seja, dentro da região na qual a água em sua forma líquida pode ser… Read more »

Anônimo
Anônimo
21 outubro de 2012 2:48 pm

Busca por vida alienígena está prestes a aumentar de velocidade.

“[…]No início deste ano, Xavier Bonls do Instituto de Planetologia e Astrofísica em Grenoble estimou que poderia haver dezenas de bilhões de planetas rochosos apenas em nossa galáxia com a temperatura certa para suportar vida.”

http://bit.ly/TJzjJA

Cavaleiro Jedi
Cavaleiro Jedi
16 outubro de 2012 2:50 pm

Tatooine é coisa do passado! Encontrado planeta com quatro sóis.

Planeta faz parte de sistema solar com múltiplas estrelas.

http://bit.ly/T8Qp91

Anônimo
Anônimo
14 outubro de 2012 10:43 am

The Hubble Extreme Deep Field

http://apod.nasa.gov/apod/astropix.html

Coringa
Coringa
27 setembro de 2012 2:41 am

NASA libera imagem impressionante de de nosso universo: A NASA combinou 10 anos(!) de fotos do ‘espaço profundo’ para criar uma imagem de um minúsculo(!) espaço do céu. Ela contém um estimado número de 5.600 GALÁXIAS, com as mais apagadas tendo bilhões de vezes menos claridade do que os olhos humanos podem captar a olho nu. O pedaço do céu mostrado na XDF está no hemisfério sul e foi obtido em 50 sessões diferentes de fotos na última década. A imagem- http://bit.ly/UYtJGU – chamada de XDF (Extreme Deep Field, ou Campo Extremamente Profundo) “é a mais profunda do céu a… Read more »

Coringa
Coringa
30 agosto de 2012 3:12 am

Porque ‘Um Pálido Ponto Azul’?

Vídeo: Journey to the Edge of the Universe
http://youtu.be/wGCOmVQiRNY

Com base em imagens feitas a partir do telescópio Hubble, ‘Journey to the Edge of the Universe’ é uma viagem épica através do cosmos…a partir da Terra e para além do nosso sistema solar, até os limites do universo e do nosso conhecimento.

Anônimo
Anônimo
29 agosto de 2012 5:35 pm

28/08/2012 21h32 –
Nasa descobre primeiro sistema de dois planetas que giram ao redor de dois sóis

http://glo.bo/Ps8gle

Anônimo
Anônimo
17 agosto de 2012 2:29 am

É isso aí, Acid! Muito bom, mesmo!

É a mensagem que precisamos compreender!

abs

Anônimo
Anônimo
30 julho de 2012 11:51 pm

30 de julho
Cientistas descobrem sistema solar semelhante ao nosso, no qual as órbitas de todos os planetas conhecidos estão quase no mesmo plano e alinhadas com a rotação da estrela num paralelo notável com o nosso sistema solar…

http://bit.ly/MvnRj4

Anônimo
Anônimo
12 dezembro de 2011 12:54 pm

Subsolo de Marte é propicio à vida microbiana, afirmam cientistas.
12/12/2011

Vastas regiões nas profundidades do subsolo de Marte são suscetíveis para abrigar uma vida microbiana, anunciaram cientistas australianos que compararam as condições de vida no Planeta Vermelho com as da vida na Terra…

AFP/Terra: http://bit.ly/uOhtxV

Coringa
Coringa
8 dezembro de 2011 2:04 pm

Show!!

TimeScapes 4K

😉

Anônimo
Anônimo
9 dezembro de 2011 12:55 pm

09 de dezembro de 2011
Nasa diz ter prova definitiva de que houve água em Marte.
Jipe-robô encontrou um veio de gesso, mineral depositado pela água, projetando-se a partir de uma rocha antiga.

http://bit.ly/t0NUo7

Coringa
Coringa
10 agosto de 2011 6:01 pm

08/08/2011 Pesquisadores da NASA afirmam: Componentes para montar cadeias de DNA podem existir no espaço. Pesquisadores financiados pela NASA conseguiram evidência de que alguns componentes encontrados em meteoritos, necessários para montar cadeias de DNA, que é a molécula que carrega as instruções genéticas para a vida, provavelmente foram criados no espaço. A pesquisa apoia a teoria de que um “kit” de peças pré-montadas, criadas no espaço e ‘entregues’ à Terra por impactos de meteoritos e cometas, auxiliou a origem da vida em nosso planeta. “Cientistas tem descoberto componentes de DNA em meteoritos desde a década de 1960, mas os pesquisadores… Read more »

Coringa
Coringa
27 junho de 2011 8:28 pm

27/06/2011 – 15h39 / Reuters Cientistas russos preveem encontrar alienígenas até 2031: Cientistas russos esperam que a humanidade encontre civilizações alienígenas dentro das próximas duas décadas, disse hoje um importante astrônomo do país. “A criação da vida é tão inevitável quanto a formação dos átomos. A vida existe em outros planetas e vamos encontrá-la em até 20 anos”, afirmou Andrei Finkelstein, diretor do Instituto de Astronomia Aplicada da Academia Russa de Ciências, citado pela agência Interfax. Em discurso em um fórum internacional dedicado à busca de vida extraterrestre, Finkelstein declarou que 10% dos planetas conhecidos que orbitam em torno de… Read more »

Anônimo
Anônimo
1 junho de 2011 8:59 pm

Uma equipe de cientistas detectou pela primeira vez, em uma mina da África do Sul, organismos multicelulares nas camadas mais profundas da biosfera terrestre. Até agora, no entanto, os cientistas pensavam que os organismos multicelulares não sobreviveriam nesse ambiente devido às altas temperaturas, à falta de oxigênio e ao espaço limitado. Essas criaturas, que medem cerca de meio milímetro, suportam altas temperaturas, se reproduzem de maneira assexuada e se alimentam preferencialmente de bactérias. Os testes com carbono-14 indicam que a rachadura na qual os nemátodos foram encontrados se formou há entre 3 mil e 12 mil anos. Os resultados da… Read more »

Anônimo
Anônimo
20 maio de 2011 4:33 pm

Astronomos dos EUA lançam uma procura por vida alienígena em 86 planetas.

Um gigantesco radio telescópio no estado da Virgínia, EUA, começou a varrer 86 planetas similares à Terra, que foram identificados pelo Telescópio Espacial Kepler como tendo potencial para vida.[…]

http://bit.ly/kCYxjU

Anônimo
Anônimo
18 maio de 2011 9:45 pm

Astrônomos descobrem planetas sem estrelas. São corpos celestes escuros, com massa semelhante à de Júpiter, flutuando sozinhos no espaço, fora da órbita de qualquer estrela. A descoberta não apenas confirma que existem planetas flutuando isoladamente no espaço, mas também indica que eles são bastante comuns – como detectá-los é muito difícil, o fato de um único rastreio ter localizado 10 deles indica que deve haver muitos mais não detectados. A equipe estima que pode haver duas vezes mais planetas isolados do que estrelas, o que equivale a dizer que os planetas sem estrelas podem ser tão comuns quanto os planetas… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 maio de 2011 9:17 pm

Climatologistas consideram exoplaneta potencialmente habitável.

Um dos planetas que gira ao redor da estrela-anã Gliese 581 poderia ser “habitável”, com clima propício para a existência de água em estado líquido e vida, segundo um estudo que uma equipe de climatologistas acaba de publicar…

http://bit.ly/mlc61F

Anônimo
Anônimo
13 maio de 2011 6:42 pm

Anunciada descoberta de novo sistema planetário: Uma equipe européia de astrônomos anunciou a descoberta de um novo sistema planetário constituído por três orbes semelhantes a Netuno. Alexandre Correia, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, e Nuno Cardoso Santos, do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa e do Centro de Geofísica de Évora são dois dos pesquisadores envolvidos no estudo. O novo sistema é composto por três planetas com massas semelhantes a de Netuno, todos eles em órbitas quase-circulares e orbitam a estrela HD69830, próxima do Sol. Esta nova descoberta, agora publicada da edição da revista… Read more »

Coringa
Coringa
13 maio de 2011 6:29 pm

Após a polêmica descoberta da bactéria que se alimenta de arsênio (em um lago da Califórnia) conforme afirmaram cientistas em artigo publicado na revista Science (matéria: http://bit.ly/mtebCl), temos agora esta nova e interessante descoberta anunciada por cientistas da Universidade de Michigan (Eua): “A New, Somewhat Moldy Branch On The Tree Of Life”: http://n.pr/m6O22O Cientistas dizem ter descoberto um ramo inteiramente novo da ‘árvore da vida’ (ver imagem: http://bit.ly/k3pAwA%5D chamado “cryptomycota” . É composto por misteriosos organismos microscópicos. Eles estão relacionados ao fungo, mas eles são tão diferentes que pode-se dizer que merecem seu reino próprio, ao lado de plantas e… Read more »

Anônimo
Anônimo
10 maio de 2011 9:46 pm

Moléculas orgânicas descobertas em pedaço de asteroide:

Cientistas italianos fizeram testes com um pedaço de asteroide e descobriram que ele é capaz de formar moléculas orgânicas essenciais para a vida no nosso planeta.

O asteroide em questão caiu na Terra no dia 28 de setembro de 1969, nas proximidades do vilarejo de Murchison, em Victoria, Austrália. Testes mostraram que ele estava cheio de aminoácidos e outros compostos químicos encontrados no nosso material genético…

http://hypescience.com/moleculas-organicas-descobertas-em-pedaco-de-asteroide/

Coringa
Coringa
16 abril de 2011 3:08 am

Aproveitando a dica do Luis…pra refletir…

Série Sagan capítulo 3 – Uma fábula reconfortante –

obs: O vídeo/link ref. comentário de março 23, 2011 5:14 PM (A vida procura pela vida) pode ser assistido aqui> http://bit.ly/gkjD2r

Martyn
Martyn
15 abril de 2011 11:26 am

Kepler’s Suns and Planets

http://apod.nasa.gov/apod/ap110329.html

Coringa
Coringa
26 março de 2011 4:47 pm

3) Os cientistas Samuel Arbesman e Gregory Laughlin afirmam, em recente estudo apresentado no site da Technology Review (publicado pelo MIT em 2010), que se o ritmo de descoberta de exoplanetas extra-solares continuar nos níveis atuais, o primeiro exoplaneta similar a Terra deverá ser anunciado até maio de 2011. Eles trabalharam os dados estatísticos e fizeram projeções para prever o quando ocorrerá a primeira descoberta de um exoplaneta tipo-Terra. Os resultados têm uma distribuição larga em termos temporais, uma probabilidade de 66% para descoberta de outra Terra em 2013, 75% em 2020 e 95% em 2264. Entretanto, os cientistas afirmam… Read more »

Coringa
Coringa
26 março de 2011 4:44 pm

Costurando algumas… 1) Pesquisadores da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) descobriram (2010) que os aminoácidos – fundamentais para produção de proteína, a substância usada para formar estruturas básicas nos organismos vivos – podem realmente ter vindo do espaço. O cabelo e as unhas, por exemplo, têm como base a proteína, que também é usada para acelerar ou regular reações químicas. Baseados em dois estudos da missão Cassini, que pesquisa a órbita de Saturno, cientistas da Nasa acreditam ter descoberto evidências de que espécies primitivas de seres vivos poderiam estar morando em uma das luas do planeta. Isso porque a missão analisou… Read more »

Coringa
Coringa
10 agosto de 2011 6:17 pm

Bem, se há cadeias de DNA no espaço, afirmar (a partir de hoje) que não existe vida fora da Terra, passa a ser uma “heresia”!

rs

Ééé´…tempos de mudanças…muitas mudanças!

Coringa
Coringa
16 agosto de 2011 10:50 pm

Astrônomo do Vaticano Volta a Falar Sobre Vida Alienígena. “Não há conflitos entre ETs e a Igreja”, diz novamente o diretor do Observatório do Vaticano José Gabriel Funes. [Trechos da entrevista] […] A Igreja aceita a possibilidade de existência de vida extraterrestre? Primeiro, deixemos bem claro que não temos provas de que exista vida no universo fora da Terra. Dito isso, há um ramo interdisciplinar de estudo chamado astrobiologia que tem se desenvolvido muito nos últimos 20 anos e que tem como objetivo procurar por vida. Vivemos em um universo com centenas de bilhões de galáxias, cada uma delas formada… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 setembro de 2011 5:47 pm

“Super-Terra” encontrada, a qual poderia suportar vida.

Mais de 50 novos planetas — inclusive uma super-Terra que poderia potencialmente abrigar vida — foram descobertos pelo telescópio do European Southern Observatory (ESO)

De acordo coma NASA, anteriormente os astrônomos descobriram 564 exoplanetas, com aproximadamente 1.200 deles sob investigação .

http://goo.gl/lghdG

Anônimo
Anônimo
5 dezembro de 2011 10:32 pm

Os cientistas do Centro de Pesquisa Ames da Nasa anunciaram, além disso, que Kepler identificou 1 mil novos candidatos a planeta, dez dos quais possuem tamanho similar ao da Terra e estão na zona habitável da estrela de seu sistema solar.

(da EFE)

Coringa
Coringa
5 dezembro de 2011 12:45 pm

uau!

05/12/2011
Kepler-22b, Super-Earth in the habitable zone of a Sun-like Star.

The Kepler team has discovered Kepler-22b, a planet 2.4 times the size of Earth that orbits a sun-like star in 289 days. It the smallest planet yet found to orbit in the middle of its star’s habitable zone, which is the region around a star where temperatures are just right for liquid water, a key ingredient for life.

Fonte/Nasa: http://bit.ly/vLmKC6

Anônimo
Anônimo
3 dezembro de 2011 9:58 pm

3/12/2011
Astrônomos descobrem 18 novos planetas fora do Sistema Solar.

Segundo os pesquisadores, este é o maior número de exoplanetas encontrados de uma só vez percorrendo a órbita de estrelas com massas maiores que o Sol.

Apenas a sonda Kepler, lançada em 2009 pela Nasa somente com o objetivo de detectar exoplanetas que possam reunir condições para abrigar a vida, conseguiu encontrar um número superior: até agora foram mais de 1,2 mil possíveis novos planetas, que ainda precisam ser confirmados por novos estudos.

Atualmente, o número de exoplanetas conhecidos e confirmados já ultrapassou 600.

Matéria G1: http://glo.bo/tvDJHe

Coringa
Coringa
29 novembro de 2011 12:53 am

Curiosity – Uma obra de arte da ciência – Vídeo/resumo da missão. Nasa Mars Science Laboratory Curiosity (HD): “…Astrobiologists would love to find life on Mars, but we recognize that Earth life and Mars life may have a common ancestry. Probably we could determine this once we were able to sequence Mars life, and we hope that such life will not turn out to be our distant cousins. The most exciting and valuable for science would be to find a truly separate, independent life form, the product of a “second genesis”. If we can’t find this on Mars, we will… Read more »

Anônimo
Anônimo
2 dezembro de 2018 11:18 pm

Estudo brasileiro calcula possibilidade de vida extraterrestre na galáxia. Trabalho de pesquisadores do Inpe aponta habitabilidade em planetas próximos a estrelas parecidas com o Sol. https://veja.abril.com.br/ciencia/estudo-brasileiro-calcula-possibilidade-de-vida-extraterrestre-na-galaxia/?fbclid=IwAR3wzK4ielWJw7mOtyBR9aud3N5RMOQwGyzpL_-D2ATv5qRZziTlzIzNQ-g “…tudo indica que podem existir muitos planetas candidatos a servir de residência para animais e plantas no universo. Nem precisa ir muito longe. Já há diversas possibilidades em nossa vizinhança, a Via Láctea. É o que constatou um grupo de cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que, ao lado de colaboradores internacionais, investigou o assunto em artigo publicado no periódico inglês Monthly Notices of Royal Astronomical Society (MNRAS)…” “…Ademais, o estudo apontou… Read more »

Anônimo
Anônimo
24 novembro de 2011 12:18 am

24/11/2011 Da EFE Nasa se prepara para lançar robô Curiosity a Marte. Lançamento está marcado para sábado, às 13h02 de Brasília. Viagem de 9,65 milhões de km vai levar oito meses e meio. Os técnicos da Nasa (agência espacial americana) anunciaram nesta quarta-feira (23) que está tudo pronto para o lançamento do robô Curiosity, que viajará a Marte a bordo de um foguete Atlas para buscar sinais de vida no Planeta Vermelho. O Curiosity pesa uma tonelada e tem três metros de comprimento. É cinco vezes mais pesado que os robôs antecessores – os exploradores Spirit e Opportunity, que chegaram… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 novembro de 2011 11:12 pm

Most liveable alien worlds ranked. [Fonte: BBC> http://bbc.in/rRjflY%5D Scientists have outlined which moons and planets are most likely to harbour extra-terrestrial life. The international team devised two rating systems to assess the probability of hosting alien life. They have published their results in the journal Astrobiology > http://bit.ly/tLTVYd In their paper, the authors propose two different indices: an Earth Similarity Index (ESI) and a Planetary Habitability Index (PHI). As the name suggests, the ESI rates planets and moons on how Earth-like they are, taking into account such factors as size, density and distance from the parent star. Earth – 1.00… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 outubro de 2011 3:23 pm

Meteoritos contêm componentes de DNA e origem ‘ET’ é comprovada: http://goo.gl/Cn6Km
O resultado da pesquisa ajuda a sustentar a teoria de que o ‘kit’ para a criação da vida da Terra veio pronto do espaço, entregue por colisões da Terra com cometas e meteoritos.

————————

Matéria orgânica complexa é encontrada em abundância no espaço, diz estudo: http://goo.gl/Luff3
Segundo pesquisadores, esse tipo de composto parece não ser exclusividade das formas de vida e pode ser também criado espontaneamente por estrelas e galáxias.

Anônimo
Anônimo
30 setembro de 2011 11:59 pm

Supersaturação de água na atmosfera de Marte.

29 Sep 2011
Nova análise dos dados enviados pelo espectrômetro SPICAM a bordo da sonda Mars Express da ESA revelou, pela primeira vez, que a atmosfera do planeta Marte é supersaturada com vapor de água. Esta surpreendente descoberta tem implicações importantes para a compreensão do ciclo da água marciana e a evolução histórica da atmosfera.

Fonte/Esa: http://goo.gl/iJUkW

Anônimo
Anônimo
15 setembro de 2011 7:25 pm

(complemento)

A NASA descobriu nesta quinta-feira o primeiro planeta que orbita em dois sóis. O planeta é chamado oficialmente de Kepler 16(AB)-b, mas os astrônomos o apelidaram de Tatooine, que é o nome da terra natal de Luke Skywalker (lembra da cena com os dois sóis?).

O mais legal: se você pudesse estar no planeta, você teria duas sombras. Ao pôr-do-sol você veria uma estrela laranja do tamanho do sol e próximo a ela, outra estrela vermelha. Com o passar do tempo elas se movimentariam e trocariam de lugar.

http://goo.gl/qKoLB

Anônimo
Anônimo
15 setembro de 2011 7:14 pm

NASA admite que bolas de luz próximas ao ônibus espacial são um mistério.

Um vídeo interessantíssimo postado recentemente no YouTube, o qual mostra um noticiário da rede de notícias FOX News, com uma declaração de Wayne Hale, gerente do programa de ônibus espaciais da NASA, o qual declara que:

“… ao longo dos anos perseguimos muitas dessas coisas, talvez não com a visibilidade deste… e raramente fomos capazes de identificar de onde vieram, mas sempre descobrindo que eles não causaram dano algum a nós“.

http://goo.gl/PsekM
——————-

NASA anuncia descoberta de planeta que orbita sistema estelar binário.

http://goo.gl/W4AkF

Coringa
Coringa
13 setembro de 2011 7:31 pm

[ref. comentário/notícia anterior]

Gostei dessa:

“…não estamos saindo para descobrir novos continentes como nossos antepassados, mas, por meio de telescópios, descobrir novos mundos inteiros no Universo”

[Lisa Kaltenegger, astrônoma do Instituto Max Planck, na Alemanha]

🙂

Coringa
Coringa
23 março de 2011 5:14 pm

É isso aí, Pears! 🙂
E aproveitando a dica do João (no outro tema)…Valeu João! 😉

Este espetacular vídeo com narração de Carl Sagan!

Série Sagan capítulo 2 – A vida procura pela vida (legendado)

Meditemos, então…
🙂

Anônimo
Anônimo
19 dezembro de 2012 7:40 pm

Um grupo internacional de astrônomos encontraram, de uma só vez, cinco planetas, incluindo um potencialmente habitável, perto da estrela Tau Ceti, onde os cientistas, já há meio século, buscaram civilizações extraterrestres, diz o artigo publicado na revista Astronomy & Astrophysics. A estrela Tau Ceti encontra-se na constelação Cetus (HD 10700), fica a 11,9 anos-luz da Terra e tem os parâmetros parecidos aos do Sol. Os cientistas já encontraram provas da presença de um sistema planetário perto da estrela. Além disso, um dos planetas de Tau Ceti, cujo período orbital é de 168 dias e a massa é de 4,3 vezes… Read more »

Anônimo
Anônimo
28 dezembro de 2012 12:38 am

Pesquisas revelam planetas estranhos além do Sistema Solar da Terra…

BBC: http://bbc.in/UpCtpM

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
20 outubro de 2016 11:34 pm

japaretreats.com/wp-content/uploads/2010/10/Krishna-loka-large.jpg

Anônimo
Anônimo
20 outubro de 2016 9:18 pm

Vida em Marte:

Um novo estudo publicado no Journal Astrobiology sugere que o experimento Viking (LR) 1976 descobriu mesmo suficientes evidências de vida microbiana na superfície de Marte para respaldar a teoria de que Marte é habitado.

Matéria: http:// ovnihoje.com/2016/10/20/novo-estudo-diz-que-vida-existe-sim-em-marte-e-foi-encontrada-pela-sonda-viking-em-1976/

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
13 outubro de 2016 5:45 pm

Hubble revela que Universo tem dez vezes mais galáxias do que se pensava

Existem ao menos 2 trilhões de sistemas estelares no Universo observável, diz estudo

oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/hubble-revela-que-universo-tem-dez-vezes-mais-galaxias-do-que-se-pensava-20282994

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
25 setembro de 2016 11:05 am

China inaugura o maior radiotelescópio do mundo

g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/09/china-inagura-o-maior-radiotelescopio-do-mundo.html

Micróbio ególatra  :/
Micróbio ególatra :/
7 agosto de 2016 12:36 am

Star Size Comparison 2 (nova versão):

http://youtu.be/GoW8Tf7hTGA

Sensacional!

Anônimo
Anônimo
1 agosto de 2016 10:24 pm

Astrônomo do Papa irá falar sobre alienígenas na Nova Zelândia.

(…) Alienígenas farão parte da agenda, quando a Ilha Great Barrier da Nova Zelândia, população 939, trará um astrônomo da Papa e outros cientistas de renome para um evento público diferente (…)

Matéria: http://ovnihoje.com/2016/08/01/astronomo-do-papa-ira-falar-sobre-alienigenas-na-nova-zelandia/

Anônimo
Anônimo
1 fevereiro de 2015 8:02 pm

pra mim, essas imagens são melhores q muito antidepressivos.

Anônimo
Anônimo
1 fevereiro de 2015 6:46 pm

É uma boa medida do tamanho da ignorância terráquea!

Coringa
Coringa
1 fevereiro de 2015 6:21 pm

“A verdade dói, mas para o universo você é realmente um nada [vídeo] As imagens abaixo conseguem nos dar uma noção impressionante do quanto somos minúsculos e insignificantes para o universo: O telescópio Hubble, da NASA, capturou em janeiro deste ano a maior imagem da galáxia Andrômeda, em uma resolução absurda de nada menos que 1,5 bilhão de pixels. Só para você ter ideia, seriam necessárias mais de 600 televisões gigantes para reproduzir a imagem inteira. A foto reúne mais de 100 milhões de estrelas e muitos aglomerados de estrelas, que formam esse cenário maravilhoso que você vê na imagem… Read more »

Anônimo
Anônimo
19 janeiro de 2015 11:42 pm

“Uma descoberta épica acaba de ser feita pela missão K2, a segunda fase de operações do satélite Kepler, da Nasa.

Seria apenas mais um planeta potencialmente similar à Terra, como tantos que já foram anunciados nos últimos anos, não fosse por um detalhe: ele é o primeiro a ser encontrado que permitirá a busca efetiva por sinais de vida em sua atmosfera…”

Matéria: http://bit.ly/1yGcGP1

Anônimo
Anônimo
7 janeiro de 2015 10:40 pm

“A NASA anunciou que os dados do telescópio espacial Kepler permitiram a confirmação do 1.000º exoplaneta. Desses, 8 têm dimensões similares às da Terra, incluindo um exoplaneta (Kepler-438b) com um raio de apenas 1,12 vez o raio do nosso planeta e que recebe uma quantidade de luz maior do que o “gêmeo” mais parecido com a Terra que se conhecia até agora. Três deles estão localizados na zona habitável de suas estrelas, a região com temperaturas que permitem a existência de água em estado líquido. Dos três, dois (Kepler-438b e Kepler-442b) são provavelmente rochosos como a Terra. Os dados revelaram… Read more »

Anônimo
Anônimo
29 junho de 2014 6:08 pm

June 27, 2014

Catálogo dos atuais/conhecidos exoplanetas potencialmente habitáveis: http://bit.ly/1qoMntd

(Planetary Habitability Laboratory – University of Puerto Rico at Arecibo)

Coringa
Coringa
2 junho de 2014 4:30 pm

Podem haver 100 milhões de planetas na Via Láctea com vida complexa, afirmou Louis Irwin, principal autor do estudo e professor emérito da Universidade do Texas em El Paso. (…) O estudo se fixou em uma lista de mais de 1.000 exoplanetas tendo sua densidade, temperatura, química, idade e distância da estrela-mãe analisada metricamente. A partir daí, a equipe de Irwin formulou um “Índice de Complexidade Biológica” (ICB) que varia entre 0 e 1,0. O índice é avaliado em “número e grau de características consideradas importantes para apoiar múltiplas formas de vida multicelular”, afirmou a equipe de pesquisa. (…) [Artigo… Read more »

Anônimo
Anônimo
6 dezembro de 2016 9:27 pm

Três luas e um planeta onde pode haver vida extraterrestre:

Há vida além da Terra? Juntem-se ao diretor de ciência planetária da NASA, James Green, numa pesquisa dos lugares do nosso sistema solar que parecem ter grande possibilidade de abrigar vida extraterrestre.

Ted Taks: http://tinyurl.com/z4n5scd

Anônimo
Anônimo
6 dezembro de 2016 9:29 pm

A missão Kepler da NASA verificou 1.284 novos planetas – a maior descoberta de planetas até hoje. “Este anúncio mais que dobra o número de planetas confirmados da Kepler”, disse Ellen Stofan, cientista-chefe da sede da NASA em Washington. “Isso nos dá esperança de que em algum lugar lá fora, ao redor de uma estrela como a nossa, possamos eventualmente descobrir outra Terra”. “Antes que o telescópio espacial Kepler fosse lançado, não sabíamos se os exoplanetas eram raros ou comuns na galáxia. Graças a Kepler e à comunidade de pesquisa, agora sabemos que pode haver mais planetas do que estrelas”,… Read more »

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
8 junho de 2016 11:12 pm

Seca na África deixa 42 milhões sob o risco da fome A foto de uma africana esquálida, negra, amamentando uma criança que parecia estar saudável correu mundo nos anos 80. Era um tempo diferente, as coisas andavam mais devagar, as notícias ou comentários não viralizavam, passavam por fax, ainda era preciso fazer cópias e telefonar. Assim mesmo, muita gente viu a foto e se deu conta do drama das pessoas que viviam num continente de subsolo riquíssimo, mas intensamente desvalido e pobre. Dados do fim da década de 60, colhidos e divulgados pela FAO (Food and Agricultural Organization), organização das… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 outubro de 2015 10:10 pm

Vídeo… Sara Seager(*): A busca por planetas além do nosso sistema solar. “Cada estrela que vemos no céu tem, pelo menos, um planeta em sua órbita”, diz a astrônoma Sara Seager. Mas o que sabemos sobre esses exoplanetas, e como podemos saber mais? Seager apresenta seu conjunto favorito de exoplanetas e mostra a nova tecnologia que poderá ajudar a coletar informações sobre eles e, até mesmo, nos ajudar a procurar exoplanetas que possibilitem a vida. Vídeo com legenda: http://bit.ly/1LdbKmV ———————- (*)Sara Seager é uma américo-canadense, astrônoma e cientista planetária. Ela é professora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e é… Read more »

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
24 maio de 2016 1:54 pm

Sabe de nada inocente

youtube.com/watch?v=g3o17vcQcNI

Anônimo
Anônimo
24 maio de 2016 12:42 pm

Você não acredita em ETs? Então está contra as probabilidades: “…O resultado é uma chance em 10 bilhões de trilhões (1 x 10-22, ou 0,0000000000000000000001) de que nunca tenha existido outra civilização tecnologicamente comparável à nossa em algum outro planeta…) “Um em cada 10 bilhões de trilhões é incrivelmente pouco,” avalia Frank. “Para mim, isso implica que outras espécies inteligentes e produtoras de tecnologia muito provavelmente evoluíram antes de nós. Pense nisso desta maneira: antes do nosso resultado, você seria considerado um pessimista se imaginasse que a probabilidade de evolução de uma civilização em um planeta habitável fossem, digamos, de… Read more »

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
24 maio de 2016 9:05 am

noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2016/05/23/china-constroi-maior-radiotelescopio-do-mundo.htm

Anônimo
Anônimo
1 junho de 2016 1:39 am

Ingredientes necessários para a vida são encontrados em cometa. A descoberta fortalece uma das hipóteses sobre o início da vida na Terra – a de que ela teria vindo do espaço. “…No cometa, foram encontrados gliceno (um aminoácido), algumas moléculas orgânicas e fósforo – uma receita quase completa para criar vida. Cada um tem uma função específica: os aminoácidos são a base das proteínas, moléculas indispensáveis para os seres terrestres. As moléculas orgânicas, como carbono, também são componentes básicos da vida, e o fósforo é a base do DNA e do ATP, uma molécula de armazenamento de energia essencial para… Read more »

Anônimo
Anônimo
20 maio de 2016 10:47 pm

Nasa confirma que lua de Júpiter pode ter vida:

A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) já havia afirmado que Europa, uma das luas de Júpiter, era o lugar mais provável de ter vida fora da Terra. Agora, um estudo comprova que o balanço químico dos oceanos do satélite é muito parecido com o da Terra…http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2016/05/20/lua-de-jupiter-pode-abrigar-vida-no-sistema-solar-diz-estudo.htm#fotoNav=14

Anônimo
Anônimo
11 maio de 2016 9:46 pm

Após descobrir 1.234* novos planetas, Dr. Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica do quartel general da NASA, disse: “Antes do telescópio Kepler ser lançado, não sabíamos se os exoplanetas eram raros ou comuns na galáxia. Agora sabemos que os exoplanetas são comuns, que a maioria das estrelas em nossa galáxia possuem sistemas planetários, e que uma fração razoável das estrelas em nossa galáxia tem planetas potencialmente habitáveis. Saber isto é o primeiro passo para endereçar a questão: Estamos sós no Universo?” (*) Quase 5.000 planetas em potencial foram encontrados até hoje, 3.200 dos quais já sendo confirmados como mundos… Read more »

Anônimo
Anônimo
15 abril de 2016 12:29 am
Anônimo
Anônimo
15 abril de 2016 12:27 am

Panspermia…

Ribose do RNA pode se desenvolver em cometas.

“…Segundo as conclusões do estudo, publicado na revista Science, Ribose e outros compostos de açúcar têm a possibilidade de ser desenvolvido sob as duras condições no início do Sistema Solar…”

“…as conclusões do novo estudo sugerem que os blocos de construção da vida são comuns em todo o universo. Estes sugerem que a vida realmente veio do espaço exterior comprovando a teoria de panspermia, e se tiverem preenchidas as condições adequadas, qualquer outro planeta pode desenvolver vida…”

Anônimo
Anônimo
16 setembro de 2015 9:33 pm

NASA afirma que há fortes evidências da existência de um oceano de água líquida abaixo da crosta de Encéladus – lua de Saturno.

A constatação relaciona-se, também, à descoberta de jatos de água/vapor de água, partículas de gelo e moléculas orgânicas simples, que a Cassini tem observado, provenientes de fraturas perto do pólo sul daquela lua e que seriam alimentados por este vasto reservatório de água líquida agora anunciado. A pesquisa é apresentada em um artigo publicado online esta semana na revista Icarus.

Matéria Nasa: Cassini Finds Global Ocean in Saturn’s Moon Enceladus – http://1.usa.gov/1Ogi7fM

Anônimo
Anônimo
13 setembro de 2015 11:45 pm

Detectadas possíveis evidências de civilizações avançadas em 50 galáxias: “Após analisar por volta de 100.000 galáxias, especialistas no assunto registraram 50 galáxias que possuem altos níveis de radiação, o que sugere o fato de seres inteligentes estarem por detrás disso. Cientistas dizem ter encontrado 50 galáxias que demonstram claros sinais de civilizações avançadas. Estas declarações são baseadas no fato de terem registrado emissões anormalmente altas de níveis de radiação, o que sugere que alguém esteja usando a ‘energia das estrelas’, liberando assim grandes quantidades de calor durante este processo. O estudo que chegou à esta surpreendente conclusão foi conduzido pelo… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 junho de 2016 2:50 am

Quem diria… No início deste mês, o Fundo Monetário Internacional* (FMI) publicou um informe no qual admite, de forma diplomática, que o neoliberalismo é uma bosta. O informe tem como título – ‘Neoliberalism: Oversold?’ (neoliberalismo: méritos exagerados?) “No lugar de promover o crescimento”, segundo o informe, “as políticas de austeridade promovidas a partir das ideias neoliberais acabaram somente atrofiando o crescimento, para limitar o movimento de capitais, o que, de fato, fez com que e aumentasse a desigualdade”. Essa desigualdade “poderia por si só debilitar o crescimento…”. Portanto, segundo o informe, “os responsáveis políticos deveriam estar muito mais atentos à… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 junho de 2016 12:56 am

“…A questão, como mostra o texto do jornalista e como tem sido recorrentemente denunciada por estudiosos, não é a falta de produção de alimentos, mas a péssima distribuição deles…” Dizendo de outra forma: A questão, como tem sido recorrentemente denunciada por estudiosos, não é a falta de riqueza, mas a péssima distribuição desta: No ano de 2010 o banco Credit Suisse publicou o seu primeiro Global Wealth Report (Relatório da Riqueza Global). Naquele ano, os 50% mais pobres dos 4,44 bilhões de adultos possuíam pouco menos de 2% dos ativos mundiais estimados em 194,5 trilhões de dólares. Os 10% superiores… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 abril de 2014 10:16 pm

Artigo publicado no periódico científico “Science”:

“Encontramos um planeta praticamente idêntico à Terra orbitando outra estrela numa região que o torna capaz de abrigar água líquida — e vida — em sua superfície.”

O anúncio está sendo feito neste momento numa entrevista coletiva conduzida pela Nasa.

Fonte: Science – http://bit.ly/QixTvl

————————————-
Filme da hora…

A OUTRA TERRA:

Anônimo
Anônimo
17 abril de 2014 8:36 pm

Confirmada descoberta de primeiro exoplaneta potencialmente habitável: (…) “Em fevereiro, a agência espacial americana anunciou que o telescópio Kepler, que orbita a 149,5 milhões de quilômetros da Terra há cinco anos, tinha acrescentado 715 exoplanetas à lista de mil corpos que orbitam estrelas a uma distância que torna possível a existência de água e, portanto, de vida. A busca de planetas similares à Terra é uma das maiores aventuras na pesquisa espacial, e embora já tenham sido detectadas centenas de planetas do tamanho do nosso e outros menores, eles circulam em órbitas próximas demais de suas estrelas para que haja… Read more »

Anônimo
Anônimo
14 janeiro de 2013 11:19 pm

Um trabalho científico foi publicado recentemente no Journal of Cosmology (Vol 21, No 37) em 10 de janeiro deste ano, onde alega que vida microbiana foi definitivamente encontrada em um meteorito… http://bit.ly/13xld6d

Anônimo
Anônimo
12 janeiro de 2013 1:05 am

Astrônomos descobriram a maior estrutura conhecida no universo… um aglomerado de quasares ativos que se estende por cerca de 4 BILHÕES DE ANOS-LUZ de ponta a ponta. A estrutura é um largo grupo de quasares, uma coleção de NÚCLEOS GALÁCTICOS extremamente luminosos alimentados por buracos negros supermassivos centrais. Esse grupo, em particular, é tão grande que desafia as teorias cosmológicas atuais, segundo os pesquisadores. “Embora seja difícil de entender a dimensão desse grupo de quasares, podemos dizer com certeza que ele é a maior estrutura já vista em todo o universo “, disse o autor do estudo Roger Clowes, da… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 janeiro de 2013 1:34 pm

Um possível planeta alienígena descoberto pelo telescópio espacial Kepler é o mais parecido com a Terra até agora já detectado. “A descoberta foi muito importante, pois além de ser um planeta quase do tamanho da Terra, ele orbita uma estrela semelhante ao sol em sua zona habitável”, disse a astrônoma Natalie Batalha, investigadora da missão Kepler. O planeta é o que chega mais próximo de ser um “gêmeo” da Terra. O objeto está hospedado em uma estrela do tipo G – uma anã amarela, como o nosso Sol. No entanto, a estrela em questão é um pouco mais fria que… Read more »

Anônimo
Anônimo
10 janeiro de 2013 7:03 pm

Isso não é problema…

“Marte pode ter piscinas de água salgada, diz Nasa”- http://bit.ly/U8X5BV

😛

Alguém aí se candidata?
Alguém aí se candidata?
9 janeiro de 2013 11:27 pm

Mars One procura candidatos para colonizar Marte! A Mars One, organização sem fins lucrativos que pretende iniciar a colonização de Marte em 2023, anunciou recentemente os requisitos básicos para o seu programa de seleção de astronautas, que terá início já no primeiro semestre de 2013. Se você quiser ajudar no processo de colonização de Marte, deve possuir mais de 18 anos e não é necessário ter formação militar ou experiência em pilotagem de aeronaves. É importante que o candidato tenha uma boa saúde mental e física, e esteja disposto a dedicar oito anos para formação e aprendizagem antes de embarcar… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 janeiro de 2013 10:54 pm

Lua de Saturno pode abrigar forma exótica de vida: Segundo estudo da Nasa, a lua Titã teria icebergs de hidrocarbonetos flutuando sobre lagos e mares feitos dos mesmos compostos orgânicos… http://bit.ly/WBvYNz _____________________ Humanidade deve começar a se preocupar com descoberta de vida alienígena, diz relatório do Fórum Econômico Mundial. Enquanto o mundo concentra suas preocupações na crise nos países desenvolvidos e no aquecimento global, o Fórum Econômico Mundial alerta para os chamados “fatores X”, que, segundo a organização, já deveriam estar na pauta de discussão de países e organizações internacionais por terem consequências incertas e, por isso, poder de desestabilizar… Read more »

Anônimo
Anônimo
8 janeiro de 2013 10:11 pm

Equipe do Planethunters (que recentemente ganharam fama internacional ao descobrir um exoplaneta com quatro sóis)anunciou a descoberta de nada menos do que 15 exoplanetas na zona habitável de suas estrelas, elevando o número de descobertas da equipe para 34 exoplanetas com potencial para abrigar vida.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=descobertos-19-exoplanetas-zona-habitavel&id=010130130108

Anônimo
Anônimo
8 janeiro de 2013 2:04 pm

The Largest Black Holes in the Universe

http://youtu.be/uIRF3zZKQN4

Coringa
Coringa
7 janeiro de 2013 11:15 pm

O telescópio espacial Kepler, da Nasa, descobriu outros 461 potenciais novos planetas, a maioria do tamanho da Terra ou um pouco maior, disseram cientistas nesta segunda-feira. O anúncio eleva a contagem do Kepler para 2.740 candidatos a novos mundos, 105 dos quais foram confirmados. O objetivo da missão Kepler, que começou em 2009, é determinar quantas estrelas na galáxia Via Láctea têm planetas do tamanho da Terra em órbita nas chamadas zonas habitáveis, onde água pode existir em suas superfícies. http://bit.ly/TZlGsC _______________ A Via Láctea tem ao menos 17 bilhões de planetas de tamanho similar ao da Terra, revela uma… Read more »

Coringa
Coringa
6 janeiro de 2013 1:34 am

Galáxia pode conter 100 bilhões de planetas!

A estimativa é conservadora, e o número de mundos na galáxia pode ser ainda maior, talvez 200 bilhões.

O estudo foi publicado na edição de 02 de janeiro do The Astrophysical Journal.

Matéria Revista Ufo: http://bit.ly/Xayv41

Anônimo
Anônimo
28 dezembro de 2012 4:06 pm

Cientistas da Universidade da Califórnia, Berkeley (Estados Unidos) apostam que exoplanetas habitáveis pela raça humana devem finalmente ser encontrados e afirmam que “O primeiro planeta com dimensões, órbita e fluxo de estrela incidente capazes de abrigar vida devem ser anunciados em 2013”!

Ou seja, espera-se a divulgação da descoberta de um planeta gêmeo da Terra…

http://bit.ly/10t5ogR

Anônimo
Anônimo
21 setembro de 2014 6:39 pm

O Paradoxo de Fermi: onde é que estão as outras Terras? (…) “Um céu estrelado parece imenso, mas tudo o que estamos vendo é a nossa vizinhança. Nas melhores noites estreladas, nós podemos ver até 2.500 estrelas (mais ou menos um centésimo de milionésimo do total de estrelas em nossa galáxia). Quase todas estão a menos de mil anos-luz de nós (ou 1% do diâmetro da Via Láctea). Então, na verdade estamos olhando para isto: [Nosso céu noturno é formado por uma pequena parte das estrelas próximas e mais brilhantes dentro do círculo vermelho] “…há um debate sobre qual porcentagem… Read more »

Coringa
Coringa
15 janeiro de 2013 8:05 pm

É, acho que a ciência exagerou ao comparar a nossa Terra à um pálido…Ponto! “Astrônomos descobriram a maior estrutura já vista no espaço: um grupo tão gigantesco de quasares que A LUZ demoraria 4 BILHÕES DE ANOS para atravessar sua dimensão – um quasar, normalmente, atinge 10 milhões de anos-luz. Ele é tão grande que desafia o Princípio Cosmológico, teoria de Albert Einstein que sugere que a noção do Universo em grande escala parece a mesma, não importa a direção e a localidade de onde você o observa. Segundo artigo no ‘Monthly Notices da Royal Astronomical Society’, a estrutura celeste… Read more »

Ike e os caçadores convalescentes e meio pálidos cof!cof!
Ike e os caçadores convalescentes e meio pálidos cof!cof!
16 janeiro de 2013 4:19 pm

Coringa, desanuviando… “Pálido fiquei eu ao tentar somente imaginar o tamanho dessa ‘coisa’! ” Eu já fiquei pálido só de imaginar o que seria essa coisa. Acredito que se o falecido Fellini estivesse por aqui (ouvi falar que ele ainda pode incorporar em cantores da déc. de 80 :¬\) diria se tratar de uma meleca retardatária fossilizada de deus só pra provocar os cristãos. “Astrônomos descobriram a maior estrutura já vista no espaço” “Ele é tão grande que desafia o Princípio Cosmológico” “a estrutura celeste abrange 1.600 vezes a distância entre as galáxias Via Láctea e Andrômeda” Que melecão!! Sua… Read more »

Anônimo
Anônimo
15 março de 2013 7:46 pm

Planetas habitáveis são mais comuns do que o imaginado. Um novo estudo indica que as estrelas pouco massivas podem ser as principais anfitriãs de planeta habitáveis na Via Láctea. E uma vez que estas estrelas menores são abundantes, o número de planetas potencialmente habitáveis pode ser maior do que se pensava anteriormente. “Há cerca de oito estrelas frias dentro de 10 anos-luz. De modo conservador, podemos encontrar cerca de três planetas do tamanho da Terra em zonas habitáveis. Isso significa que planetas do tamanho da Terra são mais comuns do que o imaginado, o que é um bom sinal para… Read more »

Krypton
Krypton
24 março de 2014 6:16 pm

Astrônomo da NASA descobre primeiro planeta do tamanho da Terra e em zona habitável.
(…)
O astrônomo Thomas Barclay, do Centro de Pesquisa Ames da NASA, encontrou um planeta quase do tamanho da Terra na zona habitável de uma estrela na Via Láctea.
(…)
Barclay anunciou a descoberta na conferência ‘Busca Por Vida Além do Sistema Solar’- http://bit.ly/OOUeA6
(…)
O planeta orbita dentro da zona onde a água líquida – e vida – podem existir.

Matéria UOL: http://bit.ly/OOUuyU

Anônimo
Anônimo
15 março de 2014 10:30 pm

04/03/2014 Um grupo internacional de astrônomos, pesquisando dados de arquivo de busca por planetas fora do Sistema Solar ao redor das menores e mais comuns estrelas do Universo, encontraram oito novos candidatos, dos quais possivelmente quatro são mundos habitáveis. Todos entram na categoria das “superterras” — planetas maiores que o nosso, mas menores que Netuno (o menor dos gigantes gasosos em nosso Sistema Solar). Estes oito novos exoplanetas orbitam estrelas anãs vermelhas nas proximidades do Sistema Solar. Esse tipo de estrela constitui, pelo menos, 75% do número total desses astros na Via Láctea. Como as estimativas de estrelas na galáxia… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 fevereiro de 2014 8:42 pm

26/02/2014

Nasa anuncia descoberta de 715 novos planetas fora do Sistema Solar.

(…)
“O achado também nos coloca mais próximos de encontrar planetas similares à Terra. Análises estatísticas sugerem que eles são os mais comuns no Universo.
(…)
Por ora, o número saltou de cerca de 1.000 para 1.700. Não há um número exato, pois diversos grupos contabilizam diferentes astros, e não há uma contabilização oficial. De toda forma, é um aumento de 70% no número de planetas identificados.”

Matéria: http://bit.ly/1exwDce

Anônimo
Anônimo
27 janeiro de 2014 11:39 pm

1) Cientistas observaram, pela primeira vez, que a poeira estelar contém água: “Junte a nova descoberta ao fato de que há muitos componentes orgânicos na poeira interplanetária – como aponta a New Scientist, a poeira estelar contém todos os ingredientes básicos necessários para vida semelhante à do nosso planeta.” “Acredita-se que grãos semelhantes de poeira estelar existam em sistemas solares de todo o universo, então a descoberta é um bom indício de que há vida em outros lugares. Em outras palavras, quase certamente não estamos sozinhos.” Matéria Gizmodo: http://bit.ly/1jZhmWI 2) Água em asteroide sugere existência de exoplanetas habitáveis: “Os astrônomos… Read more »

Anônimo
Anônimo
21 julho de 2013 11:28 pm

complemento…

Anônimo
Anônimo
21 julho de 2013 11:02 pm

Pálido Ponto…

Sonda Cassini da Nasa (que orbita Saturno) faz imagem da Terra a 1,5 bilhão de km.

Imagem feita pela sonda Cassini, e ainda não processada pela Nasa, mostra o Sol e a Terra Foto: NASA/JPL/Space Science Institute / Divulgação

Foto: NASA/JPL/Space Science Institute / Divulgação
Fonte: http://bit.ly/15aegZh

Anônimo
Anônimo
18 julho de 2013 10:33 pm

Imagem 196/196: Julho – Astrônomos detectaram pela primeira vez neve caindo em torno de um sistema planetário recém-nascido, registro que promete ajudar no estudo sobre a formação de corpos celestes. As observações inéditas do ALMA, o radiotelescópio mais potente do mundo, mostram linhas de neve entre os diferentes grãos congelados ao redor da TW Hydrae (ponto brilhante, ao centro), uma jovem estrela como o nosso Sol que fica a 175 anos-luz de distância da Terra. A água é a primeira substância a congelar em uma área que corresponde à distância entre as órbitas de Marte e Júpiter (mancha azul) e,… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 maio de 2013 3:26 am

E.T.loko,

Cara, ótimos questionamentos/dúvidas!!

🙂

E.T. loko
E.T. loko
29 maio de 2013 7:17 am

Sabe, sendo catastroficamente random e especulativo, me pergunto o que aconteceria se a humanidade, na atual fase em que se encontra, descobrisse um planeta habitável, com vida inteligente e rudimentar, e por um acaso – mesmo que improvável – tivesse a tecnologia necessária para visitá-lo; agiríamos como escravocratas espaciais, tipo aliens genocidas/imperialistas de ficção científica, ou seria priorizada a paz cósmica? E os terráqueos, ante a descoberta de vida extraterrestre: desenvolveriam um senso de união mais amplo, apartando diferenças raciais ao menos entre si, ou seria o início de uma nova corrida espacial, de guerras com Hitlerzinhos em proporções siderais?… Read more »

Anônimo
Anônimo
28 maio de 2013 1:18 am

10 planetas habitados em uma década! “…nas duas últimas décadas, temos visto exoplanetas aparecerem como ervas daninhas, particularmente nos últimos anos, graças, em grande parte, ao telescópio espacial Kepler. Com esses novos dados em mãos, Sara Seager, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, achou que era hora de dar uma atualizada na equação de Drake. A nova versão restringe alguns dos termos originais da equação para incluir os dados mais recentes, tornando-a muito mais precisa – na descrição de Seager, se a equação original de Drake era um machado, a nova equação é um bisturi. A equação original de Drake… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 maio de 2013 12:13 am

O astronauta Chris Hadfield e Barenaked Ladies – O primeiro dueto musical entre o espaço (Estação Espacial Internacional) e a Terra.

Música: “I.S.S. (Is Somebody Singing)

Quer saber o que acontece quando vc chora no espaço? Veja mais aqui: http://bit.ly/18rdjww

Anônimo
Anônimo
19 dezembro de 2012 8:09 pm

ref. comentário anterior:

Tau Ceti está a apenas 12 anos-luz da Terra e é totalmente visível a olho nu, e é “a cara do Sol”

“Esta descoberta está de acordo com a visão de que virtualmente todas as estrelas têm planetas, e que nossa galáxia deve ter muitos planetas do tamanho da Terra potencialmente habitáveis,” disse Steve Vogt, da Universidade da Califórnia.

http://bit.ly/US4nZO

guto novo
guto novo
8 outubro de 2009 12:06 am

No caso apresentado, veja, jamais se teve notícia, sequer, de regressão da E.A.L. E isto foi acontecer agora, pela primeira vez, logo onde? 😉
——

tá ai. xeque-mate. adeus taoísmo. catolicismo ai vou eu! 🙂

Ricardo
Ricardo
7 outubro de 2009 12:56 pm

Eu tenho apenas uma coisa a dizer: RONAAAALDO!

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
7 outubro de 2009 10:46 am

Gosto destes retalhos registrais, cinematográficos, digitais.. Não é o melhor método para historiar, mas ótimo para expor IDÉIAS.. Melhor que a Bíblia nesse assunto de história e idéias. Imaginem uma coerente viagem na maionese, onde, o planeta Terra é uma pequena nave tripulada de trilhões de formas de vidas que refletem a existência fora dela própria (trilhões de estrelas) onde também, o TEMPO é a linha a percorrer no ESPAÇO, demarcando assim um ponto de partida e um ponto de chegada. Do qual, evitando crenças a mais, se confundem o partir para o chegar e novamente partir. Ok, aí um… Read more »

Fellini
Fellini
7 outubro de 2009 5:10 am

Carl Sagan… Apreciei muitíssimo o vídeo narrado por aquele que é considerado um dos maiores divulgadores da ciência. Entre as frases lembradas pelos comentaristas faltou algumas clássicas atribuídas a ele que nunca quis crer, mas saber: “Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias.” “O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida.” “E se o mundo não corresponde em todos os aspectos a nossos desejos, é culpa da ciência ou dos que querem impor seus desejos ao mundo?” “Tomas de Aquino reclamava que Deus não podia fazer um triângulo cujos ângulos interiores não somassem 180 graus. Mas… Read more »

billy shears
billy shears
7 outubro de 2009 2:21 am

Sugestão de trilha sonora:

http://www.youtube.com/watch?v=muMcWMKPEWQ

la la lara la la lara……………

rsrsrs

billy shears
billy shears
7 outubro de 2009 2:04 am

Em uma leitura feita sobre o filme, alguém aí disse que o universo é indiferente a nós. Hum…pensando cá com meus botões, creio que não. Haveria uma inteligência sub-reptícia, invisível aos olhos humanos, mas presente em tudo? Uma inteligência dinâmica, onisciente e onipresente embaralhando, dando as cartas e desfazendo o jogo da vida? Quando nossas limitadas inteligência e sensibilidade pensam que algo é definitivo ou não tem conserto – tipo: a vaca vai pro brejo, mermão…perdeu…- eis que de repente, surge uma luz no fim do túnel e a bola que parecia sumida, aparece redondinha rolando na sua frente e… Read more »

Jorge
Jorge
7 outubro de 2009 12:37 am

Mas não é que eu acredito num novo Renascimento!?

“O homem está morto”, precisamos ressuscitá-lo!

Mas até lá muito álcool ainda vai rolar!

Salute!

guto novo
guto novo
7 outubro de 2009 12:30 am

talvez o mundo pertença no futuro aos esquilos. um tal de dr. stan boutin http://www.biology.ualberta.ca/faculty/stan_boutin/ http://www.ualberta.ca/~publicas/folio/40/12/front.html descobriu que o aquecimento global acionou mundanças rápidas, em poucas gerações, para adaptar-se ao calor, nos genes de esquilos, isto quando o normal seria levar-se várias centenas de gerações para uma ação de seleção na espécie ser visível. ou talvez, se nos abrissemos um pouco mais, abandonassemos alguns dos hábitos que nos mantém o que estamos, levando-se em conta os experimentos q demonstram que a idéia de determinismo genético é falha, talvez possamos fazer o mesmo que um esquilo, e nos adaptar às mudanças… Read more »

xXx
xXx
6 outubro de 2009 11:14 pm

Somos ao mesmo tempo um pontinho e ao mesmo tempo toda a existência é um pontinho na gente temos que tratar as coisas que existem com mais respeito. Inclusive nos mesmos pq nao vi muita diferença na alma das pessoas sao praticamente identicas.

Lex Zen Killer
Lex Zen Killer
6 outubro de 2009 10:24 pm

Carl estava e continua certo…

O resto é vaidade humana…

Quantas vezes este planetinha ja viu o fim de uma raça domminante???

http://www.youtube.com/watch?v=9SdrG0ut9p8

Coringa
Coringa
6 outubro de 2009 9:09 pm

Trilha da hora:

guto novo
guto novo
6 outubro de 2009 8:58 pm

pers:
Nós seres humanos caminhamos muito em zigue-zague, de um extremo a outro.
Primeiro antropomorfizamos Deus, com vingança, ódio. Depois, envergonhados, corremos ao outro extremo e botamos tudo automático, inconsciente, impessoal, acaso, cego. Por pura vergonha.
—-

por ai mesmo, sempre nos extremos da onda, nunca no centro dela.

Pers
Pers
6 outubro de 2009 8:17 pm

guto novo mandou bem; o Universo é PESSOAL, não é impessoal.

Nós seres humanos caminhamos muito em zigue-zague, de um extremo a outro.
Primeiro antropomorfizamos Deus, com vingança, ódio. Depois, envergonhados, corremos ao outro extremo e botamos tudo automático, inconsciente, impessoal, acaso, cego. Por pura vergonha.

Não, não. A consciência, a senciência, a maravilha, não é do homem, é do Ser.

Solius
Solius
6 outubro de 2009 7:16 pm

“Mas a Icar…já está passadinha, passadinha… e de repente, ploft no chão.”

Estude. A Igreja já passou por situações muito piores. 😉

E esse papo de Igreja X ciência a partir da figura de Galileu já está batido. Galileu se meteu a falar de teologia em seu trabalho, e por isto teve que se retratar, e não porque afirmou que o sol e não a Terra era o centro do universo (o que também estava errado).

Fellini
Fellini
7 outubro de 2009 2:06 pm

“Não deixaremos de explorar e, ao término da nossa exploração deveremos chegar ao ponto de partida e conhecer esse lugar pela primeira vez.”

T.S. Eliot

Coringa
Coringa
7 outubro de 2009 2:51 pm

Este texto do Renato Pinheiro está sensacional!

Abracitos, amigo! E gracias pelo direito ao ingresso nesta bela viagem! 🙂

————————————-
É isso aí Fellini, tio Sagan e tio Bolyai sabiam das coisas 😉

abs

Solius
Solius
7 outubro de 2009 4:13 pm

“…argumento esse impossível de ser refutado, não por ser tautológico…”

Meu caro, não afirme algo deste porte que não possa ser demonstrado e ainda diante de evidências contrárias, pois o feitiço: “Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.” termina por se virar contra o feiticeiro. 😉

Aliás, você soube da última em Lourdes?
http://fatimaemfoco.blogspot.com/2009/09/milagre-de-lourdes-e-no-que-faz-pensar.html
Pois é, esqueça efeito placebo e coisas do gênero.
Já pensou se o bravíssimo Hawking fosse menos crente? 😛

guto novo
guto novo
8 outubro de 2009 12:03 am

que tem como propriedade atuar limitado por um raio de ação, dentre outros, o que me parece não estar em concordância com o que o Sheldrake propõe.
—–
o campo não tem forma, por isso atua a distancia, mas cria formas tb. lê lá.

Coringa
Coringa
8 outubro de 2009 12:00 am

“O problema surge quando ela é superestimada e a tentam usar para dar palpites sobre disciplinas que não fazem parte de seu campo de investigação.”

Bem, creio que isto também vale para a religião, não é mesmo? 🙂

Solius
Solius
7 outubro de 2009 11:53 pm

A mensagem acima é minha. 🙂
______________

Lex,

“a “mente” dedicada a realizar coisas… ou a explicar coisas.”

Se fôssemos investigar sobre certos aspectos desta “mente”, iríamos invariavelmente chegar nas Vias de São Tomás. 🙂 O Mário Ferreira, no livro que indiquei nos comentários, desenvolve algo na mesma linha.

Anônimo
Anônimo
7 outubro de 2009 11:48 pm

Anônimo, “A ciência também já cura cegos…” A ciência tem sua função e seu valor, evidentemente. Só por meio dela conseguimos explorar de modo tão eficaz as maravilhas da criação (eis, inclusive, o meu ofício). Não é a toa que a metodologia atualmente empregada começou a ganhar forma com os escolásticos. O problema surge quando ela é superestimada e a tentam usar para dar palpites sobre disciplinas que não fazem parte de seu campo de investigação. _____________________ Caro guto, “solius, histeria coletiva e campos morfogenéticos tb são hipóteses tão boas quanto deus nesse caso.” A hipótese de histeria coletiva já… Read more »

Pers
Pers
7 outubro de 2009 11:35 pm

Eu tenho um texto sobre esse dito de Carl Sagan “alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias”

http://mgvmarcelo.sites.uol.com.br/O_SENTIDO.htm

Coringa
Coringa
7 outubro de 2009 10:05 pm

Muitíssimo interessante e pertinente tua exposição, Lex!

🙂

Lex Zen Killer
Lex Zen Killer
7 outubro de 2009 9:48 pm

Adorava colecionar milagres narrados por povos hindús e mulsumanos assim com os da Umbanda brasileira para dicutir no seminário com um grato “irmão”… Em um dia de calorosa discução ele disse: Talvez Deus não ligue para religiões, mas para a fé pura… Isto explicaria o milagre de Ganesha dar leite (coisa que ocorria em uma estátua a vinte anos atras… e hoje em dia o milagre se repete em estátuas de vacas na índia… sendo que o tal leite cura pessoas a vinte anos também documentado antes e hoje – inclusíve passou na Discoveri dias destes)… Daí eu disse: talvez… Read more »

Coringa
Coringa
7 outubro de 2009 9:22 pm

MILAGRE? UMA QUESTÃO DE CIÊNCIA E FÉ. Milagres aqui, acolá e por todo o lado. Discussões públicas acerca de milagres têm aparecido nas revistas Time, Newsweek e diversos jornais, na TV, rádio e em filmes tais como “O Sexto Sentido”. Um caso interessante ocorrido nos EUA é o de Katharine Drexel, uma rica herdeira, freira e obreira social da Filadélfia falecida em 1955 cujo processo de beatificação está entrando em sua fase final. O processo gira em torno do reconhecimento oficial de dois milagres póstumos a ela atribuídos. Que a Irmã Drexel era uma mulher admirável, compassiva e altruísta que… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 outubro de 2009 8:58 pm

Poxa, legal mesmo! E muito curioso, tb.

A ciência também já cura cegos (entre outros problemas) e até mesmo criou “elementos” compostos pelo chamado “quarto estado da matéria”, em forma cúbica, possível de segurar-se com as mãos (deve ter foto por aí na internet). Tb já é possível através da biologia molecular, alterações na estrutura física do DNA, favorecendo a transmutação do código genético e assim, pela engenharia genética , pode–se manipular e/ou transmutar o código genético, os componentes da vida e formar novas espécies, modificar as espécies existentes, ou seja, como transmutar um vil metal em ouro! Verdadeiros milagres!

guto novo
guto novo
7 outubro de 2009 8:30 pm

Anônimo, Setenta mil pessoas presenciaram um evento único e inexplicável em Fátima, fartamente documentado. ——- solius, histeria coletiva e campos morfogenéticos tb são hipóteses tão boas quanto deus nesse caso. ========= Gemma di Giorgi enxerga sem as pupilas depois de uma visita ao Padre Pio; ———- Solius, bem menos da metade do processo de visão estão os olhos. Já viu o menino daredevil? ele não visitou um padre, ok q não compões imagens na mente, pois nasceu sem as referências visuais anteriores. http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1330775-5603,00.html ——– uma hóstia em Lanciano virou carne, com sangue tipo AB. ====== Véio, passa os links não… Read more »

Solius
Solius
7 outubro de 2009 7:52 pm

Anônimo,

Setenta mil pessoas presenciaram um evento único e inexplicável em Fátima, fartamente documentado. Gemma di Giorgi enxerga sem as pupilas depois de uma visita ao Padre Pio; uma hóstia em Lanciano virou carne, com sangue tipo AB. As pessoas que presenciam estes e outros milagres buscam a mesma coisa: Deus. Não vê quem não quer (ou quem tem acoria e não foi ver o santo de Pietrelcina). 😉

Anônimo
Anônimo
7 outubro de 2009 5:26 pm

Um “milagre” (evento inexplicável que provoca surpresa e admiração)
não prova que a causa seja proveniente de entidades sobrenaturais ou mesmo a existência de deus(es); no máximo, prova a falta de conhecimento e saber diante de um fato.

Isto não quer dizer que fé ou crença sejam inúteis, visto que podem provocar ou ativar reações, inclusive químicas e físicas, de forma significativa.

guto novo
guto novo
6 outubro de 2009 5:08 pm

e a linda, mas não sexy, dra.mae-wan ho parece pensar semelhante, não igual, mas semelhante! 😀 😀 😀
http://www.youtube.com/watch?v=KOO7Oyz-oY0&feature=related

guto novo
guto novo
6 outubro de 2009 5:04 pm

sendo mais um discordiano no pedaço, eu só discordo da idéia de que o universo seja “impessoal”. Talvez o q o criou, ou o que esteja na causa primordial de sua existência o seja. E minha percepção pessoal, e não a empresto a ninguém 😀 :D, diz que é sim impessoal aos nossos desejos, visões, etc. Já a natureza, e colocando o universo como a parte total, conhecida, da natureza, ele não pode ser impessoal, pois se o fosse a natureza não buscaria diálogo. E ao buscar diálogo, ela nos coloca na posição de co-criadores, afinal diálogo, mesmo para quem… Read more »

Coringa
Coringa
6 outubro de 2009 2:58 pm

Mas não é que é mesmo? kkk
Rolou overdose na parada.

😛

Abs

Wesley
Wesley
5 outubro de 2009 7:28 pm

Muito bom! Ou a Terra não é tão importante assim ou outros pontos do universo são tão importantes quanto a Terra. Prefiro a segunda opção.

P.S: continuo não acreditando nos disquinhos voadores do Acid.

André
André
5 outubro de 2009 6:43 pm

Fantástico!

Paula
Paula
5 outubro de 2009 1:40 pm

Pra mim também! 😛

Silas
Silas
5 outubro de 2009 1:05 pm

Acho que serei, efetivamente, o único que percebe a completa inutilidade psiquica desse texto. É obvio que concordo com o ponto de vista exposto, mas o juízo de valor que o autor exprime é subjetivo demais. Afinal, se quisermos dizer que somos especiais, poderíamos pensar diferente: “Como é impressionante que algo tão magnífico quanto nós tenha surgido num ponto tão pequeno!” Porque o juízo de valor sobre o que somos nada tem a ver com a nossa dimensão: o valor é fruto de sentimentos, a medida, de pensamentos. Coisas diferentes. Se formos pensar que não há vida no universo em… Read more »

Holanda
Holanda
5 outubro de 2009 10:57 am

Apesar do vídeo não ter aberto aki, eu já o tinha visto graças a uma das grandes pessoas que encrementam o site com suas sugestões, e comentários, os quais foram significativamente pertinentes para minha evolução. Portanto estou aqui para agradecer a todos pela contribuição na minha vida.
Obrigado acid, e a todos, e espero saber um dia se vc é homem ou mulher, apesar de não fazer diferença já que as almas não tem sexo. OBRIGADO OUTRA VEZ!

...
...
5 outubro de 2009 10:24 am

Somos apenas um ponto no Universo. E ainda tem gente que pensa ser maior que a Natureza…mas na verdade ela é muito generosa, pois ainda está tolerável a nós… nós somos apenas átomos e fazemos parte dessa natureza…

Julio Cesar
Julio Cesar
5 outubro de 2009 5:35 am

Cada dia fico mais impressionado com esse site. Muito bom mesmo, mas quem são os donos? rsrs

adriano
adriano
5 outubro de 2009 4:25 am

bravo! não é?

Coringa
Coringa
12 outubro de 2009 2:41 pm

off Uma ideia legal: A Google lançou um novo site de busca na internet, chamado ECO4PLANET, http://www.eco4planet.com/pt/ com a mesma tecnologia e qualidade de busca do Google. A novidade é que: – A cada 50.000 consultas uma árvore será plantada, e fica disponível no portal o número de mudas atingido. – O fundo preto da tela (que a princípio gera estranheza), descansa os olhos e economiza 20% da energia do monitor (as práticas responsáveis quase sempre acumulam benefícios.(*) A iniciativa é nova (a contagem das árvores começou em agosto), ainda faltam ajustes, como, por exemplo, divulgar os locais do plantio… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 setembro de 2014 2:05 am

(complemento)

Laniakea – O lar da Via Láctea…

A Via Láctea, onde num dos seus braços se situa o sistema solar, está ligada a outras galáxias por “filamentos gravíticos”. Vistos de fora, estes “filamentos” formam uma rede interligada de galáxias, que separam regiões maiores do espaço.

[vídeo – EN]: Laniakea: Our home supercluster.

Anônimo
Anônimo
5 setembro de 2014 12:06 am

Preparem os seus egos… Não é mais nosso planeta Terra o mísero “Pálido Ponto Azul”. Descobrimos agora, que o Pálido Ponto Azul é, na verdade, toda nossa GALÁXIA! [Imagem] Contorno em laranja marca as fronteiras do superaglomerado de galáxias Laniakea, lar da Via Láctea (no ponto azul), rodeado pelos superaglomerados Peixes-Perseu (à direita), Coma (acima) e Shapley (no alto à esquerda) RIO – O Grupo Local, conjunto de galáxias ao qual pertence a Via Láctea, ocupa apenas uma pequena esquina na periferia de um superaglomerado com cerca de 520 milhões de anos-luz de diâmetro (n.p: difícil conceber tamanha grandeza, não?!)… Read more »

Anônimo
Anônimo
14 março de 2015 4:00 pm

Mares em luas geladas de Júpiter e Saturno podem abrigar vida:

“Duas descobertas anunciadas nesta semana, numa lua de Júpiter e noutra de Saturno, aumentaram as perspectivas da busca por vida extraterrestre no Sistema Solar.

Usando o Telescópio Espacial Hubble, alemães conseguiram confirmar que Ganimedes, a maior das luas jovianas, tem um vasto oceano sob sua superfície congelada.

Já dados da sonda Cassini, que orbita Saturno desde 2004, trouxeram evidências de que há fontes hidrotermais sob o oceano oculto de Encélado, uma modesta lua de apenas 500 km de diâmetro… http://bit.ly/1wJ4myQ

Pers
Pers
5 outubro de 2009 8:10 pm

Concordo com o Silas.

Qual o sentido de dizer que somos insignificantes, que nossos dramas não valem nada ? Alguma intenção de Sagan por trás disso ? Não sei.

Mas eu sei que, na verdade, não é que a Terra seja pequenininha e sem importância: é o Universo que é assombrosamente grande e profundamente importante. E essa sutil diferença na forma de falar faz toda a diferença.

Coringa
Coringa
5 outubro de 2009 8:48 pm

Talvez a intenção de Sagan, quanto a ênfase de nossa “insignificância”, seja uma analogia, ou assim poderíamos fazer, do centralizador e, muitas vezes, inflado ego humano. O ‘efeito’ de tal visão – o imenso universo diante do ‘pálido ponto azul’ – seria análogo a descoberta, em tempos medievais, que a Terra não era o centro deste nosso sistema solar. E mais, que nem mesmo nosso sistema planetário pode ser considerado centro de alguma coisa, e mais ainda, que o mesmo vale para toda nossa galáxia. Enfim, a ‘definitiva descoberta’ que NÃO ESTAMOS/SOMOS NO/O CENTRO DO UNIVERSO! Uma constatação/realidade científica que… Read more »

Coringa
Coringa
5 outubro de 2009 9:22 pm

Essa humildade é de fato uma virtude, pois é uma força maior, para a alma, conhecer-se adequadamente (o contrário da humildade é o orgulho, e todo orgulho é ignorância) ao mesmo tempo em que se conhece outra coisa maior.
Sem tristeza? Por que não, se cessa de amar unicamente a si?

(Trecho sobre: Humildade – por André Comte-Sponville)

Pers
Pers
6 outubro de 2009 1:24 pm

Mas há alguém que pense que nós na Terrinha somos especiais ? Não me parece que existam esses tais. Então estão jogando muito argumento para ninguém. Isso é embate teórico velho.

Inclusive Sagan. Parece mirar a Icar, a moribunda. Mas a Icar não precisa de Sagan para cair, já está passadinha, passadinha… e de repente, ploft no chão.

Coringa
Coringa
6 outubro de 2009 1:01 pm

Boa observação, Jorge! Veio muito a calhar a expressão “de novo colocando-nos como centro de tudo”. Penso que seja por aí mesmo o que Sagan nos expõe, ou seja, um contraponto à visão ANTROPOCÊNTRICA da vida/existência (doutrinação/herança cultural) “Antropocentrismo: forma de pensamento comum a certos sistemas filosóficos e crenças religiosas que atribui ao ser humano uma posição de centralidade em relação a todo o universo, seja como um eixo ou núcleo em torno do qual estão situadas espacialmente todas as coisas (cosmologia aristotélica e cristã medieval), seja como uma finalidade última, um télos que atrai para si todo o movimento… Read more »

Silas
Silas
6 outubro de 2009 12:17 pm

Coringa Entendo que a problemática seja convicções alienadas racionalmente, mas essas convicções capitalistas existem fora da consciência da maioria. Parece que, para essas pessoas, essas convicções são totalmente irrefletidas, da mesma forma que poucos são aqueles que para pra refletir sobre os movimentos musculares do estômago: são involuntários. Sobre a questão do sistema fechado, parece uma analogia perfeita: concordo com a realidade que ela exemplifica do ponto de vista psicológico. Mas de uma forma ou de outra, ter uma idéia racional sobre isso enquanto se vive na ilha e tudo parece bem não ajuda muito. Seria necessário que ele vivesse… Read more »

Jorge
Jorge
6 outubro de 2009 12:06 pm

Já não concordo que a extinção dos seres humanos seja sinônimo de extinção da vida na Terra (denovo colocando-nos como centro de tudo). O planeta se recupera, ele sempre se recupera… É a vida! Mesmo que nos lugares mais remotos, ela volta a brotar. Se há uma coisa que sempre remanesce em mundos pós-apocalípticos são bactérias, vírus e genes anômalos!

Mas talvez isso não aconteça…

Coringa
Coringa
6 outubro de 2009 3:42 am

Complemento: Quando utilizo a expressão “sistema fechado” refiro-me mais a sistemas de valores vigentes, resistentes e/ou hostis a mudanças (não adaptação) necessárias ao bem-estar e sobrevivência humana. “Assusta terrivelmente saber que a pegada ecológica dos estadunidenses é hoje de 73.000.000 de quilômetros quadrados e seu território é de apenas 9.300.000 quilômetros quadrados, ou seja, o consumo dos estadunidenses, 4,5% da população mundial, suga 49% do território do planeta (a Terra possui um território total de 148.940.000 quilômetros quadrados). Esse modelo de desperdício, de descarte imediato dos bens, de obsolescência programada, de automatização e desemprego, de concentração de riqueza, de guerras,… Read more »

Coringa
Coringa
6 outubro de 2009 2:42 am

Sim, entendi teu ponto de vista, Silas. E certamente considero não só válido como muito interessante o ‘ângulo’ que vc apresentou para a questão. De fato, existe a ‘relatividade’ na questão dependendo do ouvinte/leitor. É que no meu entendimento, Sagan fez sua exposição tendo por ‘inspiração’ básica a história, mais especificamente, o episódio de Galileu Galilei (e as absurdas consequências) ao promulgar que a Terra (e contrário aos ‘valores’ daquele tempo) não era o centro do ‘universo’. Estou considerando também, a época em que Sagan fez tal manifestação, e os preconceitos, maiores que hoje, em relação a ciência em geral;… Read more »

Silas
Silas
6 outubro de 2009 1:12 am

Coringa. O que eu disse é que isso que ele fala é meramente plasmado no universo. Não se trata de algo que você aprende olhando para o universo. É interior… Como eu disse no meu post, a razão poderia inverter tudo e ainda assim conservar o orgulho diante dessas evidências de medida, porque no fundo os número têm valor racional, e não sentimental. Isso que ele falou é, de um modo geral, irrelevante quando a mensagem é dirigida a um introvertido. Eu poderia criar imagens por aí para representar com elas o que encontrei dentro de mim, mas a verdade… Read more »

Jorge
Jorge
6 outubro de 2009 12:52 am

Concordo com o Coringa / Sagan.

O homem não consegue aceitar o fato de que a Natureza, ou o Universo, ou Deus, ou o Acaso… são IMPLACAVELMENTE INDIFERENTES.

Já havia dito isso.

Coringa
Coringa
5 outubro de 2009 11:12 pm

Creio que através destas frases, em seu conjunto, possa ser extraído um sentido/significado sobre o que representa, para Sagan, o PÁLIDO PONTO AZUL. “Para mim, é muito melhor compreender o universo como ele realmente é do que persistir no engano, por mais satisfatório e tranquilizador que possa parecer.” “Prefiro a verdade dura à fantasia consoladora pois, no cômputo final, os fatos geralmente revelam-se mais consoladores”. “Em toda e qualquer cultura, imaginamos o Universo governado por algo parecido com nosso próprio sistema político . Poucos acham a similaridade suspeita”. “E se o mundo não corresponde em todos os aspectos a nossos… Read more »

Coringa
Coringa
5 outubro de 2009 10:36 pm

Outras frases de Sagan:

“Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço.”

“O que é mais assustador?
A ideia de extraterrestres em mundos estranhos, ou a ideia de que, em todo este imenso universo, nós estamos sozinhos?”

“A química que produz a vida é reproduzida facilmente por todo o cosmo. Parece improvável que sejamos os únicos seres inteligentes. É possível mas improvável!”

“Ausência de evidência não é evidência de ausência.”

Mc Ninja
Mc Ninja
5 outubro de 2009 10:30 pm

Carl Sagan era um gênio… também dono de um coração muito grande, se nao me engano ele era judeu e procurava ressaltar a religião como forma de melhorar as pessoas,
meu livro favorito e que já reli inumeras vezes e sempre será um item obrigatório na minha coleção é o atemporal ” O mundo Assombrado pelos Demônios: a Ciência vista como uma vela na escuridão”.

Anônimo
Anônimo
5 outubro de 2009 10:25 pm

“O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente.”

Carl Sagan

Anônimo
Anônimo
18 março de 2015 10:51 pm

A maioria das estrelas tem planetas habitáveis. “Ao analisar sistemas planetários já conhecidos, pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália e do Instituto Niels Bohr em Copenhague (Dinamarca) calcularam a probabilidade das estrelas na Via Láctea terem planetas na zona habitável.” “Os cálculos mostram que bilhões delas possuem de um a três planetas nessa zona, onde há o potencial para a água líquida e a existência da vida como a conhecemos.” “…só na nossa galáxia, a Via Láctea, pode haver milhares de milhões de estrelas com planetas na zona habitável” Matéria : http://bit.ly/1F5Y3IC ———— Via Láctea é MUITO MAIOR do que… Read more »

Anônimo
Anônimo
8 outubro de 2009 12:14 am

off

Sobre a notícia na Jordânia, tem uma foto aki:
http://www.jordantimes.com/?news=20571

Pers
Pers
23 março de 2011 4:52 pm

2 bilhões vezes 50 bilhões = 100 quintilhões de Terras ! Isso só no nosso big bang particular.

Solius
Solius
12 outubro de 2009 1:02 am

marcus,

Você me confundiu com o Silas. Foi ele quem lhe respondeu. 🙂 Veja no comentário de outubro 8, 2009 9:31 PM

marcus
marcus
11 outubro de 2009 9:23 pm

ego e mais ego sendo alimentado e ficando gordinho quando se quer vencer um debate, como sendo detentor da verdade.

solius, o que disse lá atrás, é que a mensagem de Carl Sagan é simples: que devemos ser humildes e se libertar da nossa vaidade de ser humano

de maneira nenhuma eu me auto-nomeiei como ser humilde

só afirmo que este tipo de “duélogo” só alimenta o ego(digo isso por experiência própria), o que é contrário a proposta do post: humildade diante da grandeza do cosmo

Solius
Solius
10 outubro de 2009 8:27 pm

“…uma correlação entre eucaristia X antropofagia já que pelo link que você passou ficou claro… (Vampirismo?)” Eu não iria comentar, mas para um possível proveito de alguns dos colegas, fornecerei uma breve explicação. Em primeiro lugar, ficou claro que a questão em Lanciano não tem nada de “heresia”. Darei um exemplo que irá clarear a razão de minha atitude em não mais prosseguir com isto, ao menos por hora. Imagine-se um swami meditando em postura de lótus. Um estudioso do hinduísmo perceberá de imediato o objetivo de tal prática, o conteúdo mítico, etc.; um simples praticante, de intelecto talvez um… Read more »

Solius
Solius
10 outubro de 2009 12:24 am

Ah, terei que aguardar até segunda. Ok. 🙂
Abraço e bom feriado pra você e pra família.

Solius
Solius
10 outubro de 2009 12:22 am

Você verá que é só a sua imaginação. Deixe de enrolação e vá em frente. Só peço para que o faça nos comentários do post.

Fellini
Fellini
10 outubro de 2009 12:09 am

Solius: Como você está serelepe por causa de sua descoberta Resp: Na verdade estou preocupado, muito preocupado. Quando você colocou o texto das 5 vias me vi em um dilema terrível: – Refuto ou não refuto, refuto ou não refuto? Mas como diria o grande Martin Luther King: “A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio.” =================================== Solius escreveu: e talvez por isto hoje mais do que nunca empenhado em desrespeitar o que é sagrado, vou me abster de… Read more »

Solius
Solius
9 outubro de 2009 11:16 pm

“Suas certezas são ilusões”

kkkkkkkkkkk “Ridendo Castigat Mores”

Silas
Silas
9 outubro de 2009 10:51 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk “Silas emprega com desdém o termo “crente”” E, no entanto, eu também sou crente. E agora? Acho que um cuspe de jesus poderia resolver minha cegueira. E aí? Vai ver você mesmo consegue trazer do céu o cuspe de jesus para me curar da minha cegueira, daí você vira um santo reconhecido pela igreja! Gosto de uma maxima que aprendo jogando video-game: olha que educativo. This is all ilusion. But there is truth htin ilusion. and when the ilusion goes away, the truth ill still remain inside yoour soul. Valkyrie Profile – final A – Platina Pra mim, um… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 outubro de 2009 10:23 pm

Essa foi ótima…kkkkk
Ei, mas tudo em dinheiro vivo, pq o dogma não permite cartão de crédito, não é? rsrs

Fellini
Fellini
9 outubro de 2009 9:00 pm

Sim, posso narrar e fazer comentários.Não há o menor problema desde que haja disponibilidade de tempo para tal e o preço seja combinado previamente. TABELA DE PREÇOS Cerimônias católicas –> $ 100,00 Comentários baseados no velho ou novo testamento.Ao gosto do freguês.Incluo clausula contratual para não fazer comentários delicados contra a igreja, taxa extra de $ 300,00 aí incluídos pedofilia, inquisição e Papas assassinos. Cerimônias evangélicas e protestantes -> 500,00 Narração e comentários baseados exclusivamente no velho testamento para uma narrativa mais dramática. Por uma taxa extra, narro e comento sessões de desencapetamento. Narro também prisão de pastores picaretas.Cortesia. Cerimônias… Read more »

Solius
Solius
9 outubro de 2009 6:49 pm

Anônimo, “mas o católico comum não tem acesso.” Este acesso só é interrompido pelas limitações pessoais do católico. Por exemplo, alguns não têm capacidade de compreender um São Máximo ou uma Santa Tereza. Mas atente para o fato de que o modo como a doutrina é normalmente transmitida, é no sentido de atender a quem se interessar, independente desta e de outras limitações. “… onde as coisas ficam inexplicadas, o questionamento bloqueado por dogmas e medos, e os crentes presos a uma ilusão…” Veja, dogmas são necessários, pois sem eles não há conservação da essência da doutrina. E se existem,… Read more »

Fellini
Fellini
9 outubro de 2009 5:54 pm

Solius: Eu simplesmente comentei sobre você ignorar algo básico na doutrina. Mas já que você insiste, eu mostro o que é: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transubstancia%C3%A7%C3%A3o Resp: Sei. Como em um ritual antropofágico, né? Onde na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso / mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características. Entendi. Primitivo, mas não deixa de ser fascinante e curioso. Claro, desde de que vc não seja a ceia mágica. ;). Será que se alguém comer aquela carne lá em São Lanciano adquire algum dom especial? Tipo, eu já comi os bifes do… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 novembro de 2009 2:05 pm
Anônimo
Anônimo
14 novembro de 2009 4:20 am

Já posso me mudar.

Coringa
Coringa
22 março de 2011 11:01 pm

Nova estimativa para o número de planetas similares à Terra: 2 BILHÕES só em nossa galáxia(!!!) 22/03/2011 De acordo com o site space.com, um novo estudo aponta que, aproximadamente de 1 em cada 37 até 1 em cada 70 estrelas similares ao sol podem abrigar um planeta similar à Terra. Estes achados indicam que bilhões(!) de planetas como a Terra(!) possam existir em nossa galáxia. Os novos cálculos são baseados em dados do telescópio espacial Kepler, o qual espantou o mundo fevereiro passado, quando revelou mais de 1.200 mundos alienígenas, inclusive 68 planetas potencialmente com o tamanho da Terra. Cientistas… Read more »

Anônimo
Anônimo
22 março de 2011 2:19 am

Space.com – Date: 21 March 2011

New Estimate for Alien Earths:
2 Billion in Our Galaxy Alone
These findings hint that billions of Earthlike planets might exist in our galaxy, researchers added.

http://www.space.com/11188-alien-earths-planets-sun-stars.html

😉

Anônimo
Anônimo
5 março de 2011 4:44 pm

05/03/2011
Fósseis de bactérias são encontrados em meteoritos – NASA

A publicação científica Journal of Cosmology [http://bit.ly/eWcyH3] acaba de revelar o achado de Cianobactérias em meteoritos carbônicos.

As implicações são de que a vida está por toda volta, e que a vida na Terra pode ter vindo de outros planetas.

Matéria/Fonte: http://bit.ly/eBJofI

Anônimo
Anônimo
26 fevereiro de 2011 2:48 pm

Uma corrida de robôs na Lua – O objetivo é motivar empresas e inventores a investir na exploração do satélite. O prêmio é de US$ 30 milhões e tem brasileiro na briga. Para alcançar tamanha glória, o time brasileiro conta com tecnologias bem diferentes das que nos acostumamos a ver nos mais de 50 anos de domínio da Nasa na exploração espacial. Para começar, o foguete é movido a etanol – algo inédito na indústria aeroespacial. O motor a combustão, no entanto, só será acionado a cerca de 80 quilômetros do chão – ele será levado por um enorme balão… Read more »

Coringa
Coringa
20 fevereiro de 2011 2:31 pm

Matéria indicada anteriormente, traduzida para o português:
http://bit.ly/fnBX8h

disse Sara Seager, professora de astronomia do MIT (Massachusetts Institute of Technology). “Muitos dos planetas que descobrimos desafiam as leis da Física como as conhecemos hoje. Já encontramos mais de 100 planetas com o tamanho de Júpiter, por exemplo. Não achávamos que poderiam haver tantos planetas tão grandes”, disse. “Kepler está nos mostrando que tudo é possível”.

Coringa
Coringa
20 fevereiro de 2011 11:20 am

Da Associated Press – 19/Fev/2011
Censo cósmico detecta bilhões de planetas na Via Láctea.

Cientistas concluíram o primeiro censo cósmico de planetas em nossa galáxia e os números são astronômicos: pelo menos 50 BILHÕES de planetas existem em nossa Galáxia. 500 MILHÕES destes planetas estão na área onde pode haver vida!

Fonte: http://yhoo.it/e5wpad

obs: isto somente em 1 única galáxia. Imaginem se considerarmos os trilhões de galáxias existentes!

Coringa
Coringa
4 fevereiro de 2011 9:58 pm

Telescópio Kepler pode ter encontrado 54 planetas na zona habitável a equipe científica do Kepler anunciou a descoberta de mais de 1.200 “candidatos a planetas”, sendo que 68 do tamanho aproximado da Terra e nada menos do 54 dentro da zona habitável. Como já havia sido previsto pelos cientistas, o telescópio pode ter encontrado também exoplanetas que possuem luas com condições de abrigar a vida. “Nós passamos de zero para 68 candidatos a planeta do tamanho da Terra e de zero para 54 candidatos na zona habitável, uma região onde pode existir água líquida na superfície de um planeta. Alguns… Read more »

Anônimo
Anônimo
6 junho de 2010 8:03 pm

06/06/2010
Cientistas da Nasa descobrem possibilidade de vida em Saturno.
Pesquisadores basearam-se em estudos da missão que estuda o planeta.
Organismos vivos poderiam estar se alimentando de hidrogênio e acetileno.
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/06/cientistas-da-nasa-descobrem-possiblidade-de-vida-em-saturno.html
————————————–
Estudo brasileiro reforça hipótese de que vida na Terra veio do espaço
Pesquisa mostra como bactérias poderiam resistir a viagem interplanetária.
Organismos fariam a jornada facilmente, agarrados a micrometeoritos.
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/06/estudo-brasileiro-reforca-hipotese-de-que-vida-na-terra-veio-do-espaco.html

Anônimo
Anônimo
8 abril de 2015 10:50 pm

Ingredientes básicos para a vida encontrados em torno de estrelas distantes:

Pela primeira vez, astrônomos descobriram moléculas orgânicas complexas, os blocos básicos para a vida, em um disco de gás e poeira em torno de uma estrela jovem chamada MWC 480.

“…A quantidade de material prolífico revela que nosso sistema solar não é o único a conter essas moléculas complexas, o que sugere que os ingredientes necessários para a vida evoluir podem existir em todo o universo…”

Matéria  (inglês): http://bit.ly/1H6aVhD

Anônimo
Anônimo
8 abril de 2015 10:06 pm

NASA acredita que vida extraterrestre será descoberta nas próximas décadas: “…durante um painel de discussão organizado em Washington, cientistas da agência espacial disseram acreditar que fortes indícios de vida fora da Terra serão descobertos na próxima década, e que no período de 10 ou 20 anos serão encontradas evidências definitivas desses organismos. A revelação ocorreu enquanto a NASA discutia o andamento de projetos voltados à identificação de planetas habitáveis que possam contar com formas vida. Conforme explicaram os cientistas, a agência sabe como e onde as buscas devem ser realizadas, e inclusive já desenvolveu — ou está implementando — a… Read more »

leonardo
leonardo
25 janeiro de 2010 3:32 am

Segan é um dos caras que combateu a pseudociencia com mais energia.

Você deveria ler “O mundo assombrado pelos demônios” do segan. O seu mundo iria tremer, “orácio”.

Coringa
Coringa
8 janeiro de 2010 5:08 pm

É, a sensatez está vencendo o preconceito… ————————————– Descoberta de planeta habitável é iminente, dizem astrônomos Um alto funcionário da Nasa e outros importantes cientistas dizem que, dentro de quatro ou cinco anos, o primeiro planeta semelhante à Terra e capaz de abrigar vida deve ser encontrado, ou talvez até já tenha sido. Um planeta com o tamanho aproximado da Terra pode até mesmo ser anunciado ainda este ano, se certas pistas detectadas por um telescópio espacial se confirmarem. Na reunião anual da Associação de Astronomia dos Estados Unidos, cada uma das descobertas a respeito de “exoplanetas” – os localizados… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 outubro de 2009 4:48 pm

esta é a parte da doutrina catolica que fica dentro da caixa de cimento. Sua essencia é bela, compreende tudo, mas o católico comum não tem acesso. A essencia da “doutrina” é tão válida como qualquer outra tradicional religião, mas também como as outras, na prática, na religião de fato, onde as coisas ficam inexplicadas, o questionamento bloqueado por dogmas e medos, e os crentes presos a uma ilusão. E a culpa não é deles, a doutrina não permite ou não incentiva isto. Discussão teórica não levará a nada, na teoria a ICAR funciona, assim como as outras. Mas na… Read more »

Solius - reconsiderando não emitir ainda os últimos neutrinos
Solius - reconsiderando não emitir ainda os últimos neutrinos
9 outubro de 2009 3:52 pm

Fellini, “Sim, já fiz esta reflexão e há essa possibilidade e não é nenhum deus mítico ou sustentado pela metafísica.” Sei… então nos diga o que mais poderia ter caráter transcendente, ser ato puro, não causado, onipresente, etc. 🙂 “Mas que esse “milagre” é herético, haahhh, isso é… e você escafedeu-se de refutar isso.” Eu simplesmente comentei sobre você ignorar algo básico na doutrina. Mas já que você insiste, eu mostro o que é: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transubstancia%C3%A7%C3%A3o “Talvez eu até possa refutar Aquino e suas 5 vias. Mas para tamanha façanha teria que haver um premio: sua alma imortal…não, não…isso não seria… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 outubro de 2009 2:39 pm

Acho que tem mais é gosto de biju sem açucar

Aquele que o cara passa vendendo na rua batendo na madeira.

Pers
Pers
8 outubro de 2009 7:27 pm

A diferença conceitual entre ciência e religião (ente objetivo e ente subjetivo) e ainda, um possível caminho para reconciliação (ontologia da liberdade), estão nesse meu texto “A Ciência Ainda Não Viu”

http://mgvmarcelo.sites.uol.com.br/A_Ciencia.htm

Silas
Silas
8 outubro de 2009 7:27 pm

Anônimo. Invente um nome: fica difícil saber se só tem um anônimo… Na psicologia analítia existe um método de confrontação dos complexos, mas acho que a atitude, em primeiro lugar deve ser de admitir a fragilidade de nossas idéias. O primeiro passo é perceber que convicções são prisões, porque sempre que estamos muito convictos do que por é porque um complexo nos motiva. Eu mesmo tenho alguns artigos nos quais pretendi demonstrar por quais motivos especificamente a própria construção do nosso pensamento é motivada de forma oculta por sentimentos. Daí decorre um conclusão minha: não existe pensamento sem sentimento. Até… Read more »

Solius
Solius
8 outubro de 2009 7:00 pm

Coringa, “O certo é que este ‘exemplo’ da Igreja é um dos…resultaram não somente em nomes ligados a crateras na lua, mas também, a muitos nomes relacionados a ‘crateras’ na Terra (com ou sem lápides).” Não, meu caro. Isto aconteceu justamente quando o exemplo da Igreja e as recomendações não foram seguidos. Procure sempre lembrar: são dois mil anos de história em convívio com a instável natureza humana. ______________________________________ Fellini, “Quais evidencias? Não vi nada até agora…ou seja, se algo não tem explicação, a explicação só pode ser deus…” Então releia o texto, e depois reflita sobre a possibilidade de… Read more »

Lex Zen Killer
Lex Zen Killer
8 outubro de 2009 5:26 pm

Por tabela, é o que tentei dizer ao Solius… Mas lembrando que eu mesmo (por ser humano) também estou diante de minhas próprias armadilhas… egoicas. O que me faz seguir? A auto análise baseada na meditação zen. É meu instrumento. Sentar diante de uma parede e confrontar TUDO que minha mente debruça sobre mim… Ver as coisas aflorando de dentro de mim e as emoções que estas me apresentam… Ver sem julgar o que se apresenta… Esta é minha confrontação psicológica com as “tendências” préconcebidas da mente destreinada. Sem uma clara e demorada (ja tem uns seis anos) prática é… Read more »

Anônimo
Anônimo
8 outubro de 2009 2:30 pm

Silas,
esta análise, muito bem apresentada, é verdadeira, e tal complexo plenamente constatável…resumindo, um problemão para o meio no qual o indivíduo interage. Há tratamento para isso?

abs

kiabo azul
kiabo azul
8 outubro de 2009 1:22 pm

quem diria nos anos 50 que o homem seria capaz de fazer isso:
http://www.youtube.com/watch?v=w6-jgoqC4FQ&feature=player_embedded#

Anônimo
Anônimo
8 outubro de 2009 11:44 am

Qual é a distinção entre ciencia e fé? Para os tempos antigos, raios e trovões cabiam às religiões, hoje à ciencia. Efeitos paranormais, antes tidos como provas do espirito hoje são estudados e comprovados pela ciencia. A ciencia está sempre exercendo o seu papel, de avançar rumo ao desconhecido, evoliundo… já a religião estática, não sabe mais se é um serviço social, uma atividade política ou um sistema meramente moral e ético. Este limite entre ciencia e fé não existe. Os cientistas DEVEM avançar sobre todos os campos do conhecimento humano. O que hoje não pode ser explicado cientificamente, não… Read more »

Silas
Silas
8 outubro de 2009 11:24 am

Segundo Jung, idéias podem facilmente ser tidas por verdadeiras quando motivadas por complexos psicológicos, porque um caráter salutar dessas idéias é que, como Fellini falou, a conclusão é a premissa, e tudo o que o individuo faz em seu raciocínio é formar um ciclo que mascara seu complexo com racionalidade. Mas no final das contas, as opiniões realmente fundamentais para a argumentação permanecem sem um questionamento profundo, porque questionar tais fundamentos seria questionar o complexo psicológico. Como o indivíduo, por identificação, está preso a esse complexo, seria razoável presumir que ele fará de tudo para protege-lo (e, portanto, para se… Read more »

Zex len lliker...
Zex len lliker...
8 outubro de 2009 9:40 am

Ass:

Anônimo
Anônimo
8 outubro de 2009 9:38 am

Solius: “”Se fôssemos investigar sobre certos aspectos desta “mente”, iríamos invariavelmente chegar nas Vias de São Tomás.””

Well. A incapacidade de chegar a outras possibilidades não é geral…

A “invariabilidade” de conclusão depende da sua vontade de ver… outras alternativas perfeitamente lógicas…

Esta limitação ja foi falada de maneira menos direta (não se ofenda) mas muitos ja tentaram te mostrar que sua percepção “via” Aquino é uma “escolha”, não uma conclusão insecapável.

A filosofia ja superou isto a séculos.

Fellini
Fellini
8 outubro de 2009 5:37 am

Solius escreveu: Meu caro, não afirme algo deste porte que não possa ser demonstrado e ainda diante de evidências contrárias,…. Resp: Quais evidencias? Não vi nada até agora que não esteja baseado no “deus das lacunas”, ou seja, se algo não tem explicação, a explicação só pode ser deus. Aquino e suas 5 vias, inclusive. 5 vias estas que deveriam ter um subtítulo: Como criar um argumento partindo da conclusão. Em relação ao milagre de São Lanciano você acredita realmente que é o coração de Jesus que está dentro daquele relicário? Fiquei imaginando a situação… Jesus estava lá no céu… Read more »

Coringa
Coringa
8 outubro de 2009 2:12 am

O certo é que este ‘exemplo’ da Igreja é um dos pontos mais polêmicos da história ocidental(para dizer o mínimo), que resultaram não somente em nomes ligados a crateras na lua, mas também, a muitos nomes relacionados a ‘crateras’ na Terra (com ou sem lápides)

Solius
Solius
8 outubro de 2009 1:22 am

guto, “o campo não tem forma, por isso atua a distancia, mas cria formas tb. lê lá.” A questão que levanto no trecho que você selecionou é a restrição da ressonância mórfica a indivíduos próximos em termos geográficos, algo que parece ir de encontro à hipótese, tendo em vista a sugerida natureza da propagação da informação. ____________________ Coringa, “Bem, creio que isto também vale para a religião, não é mesmo? :)” Perfeitamente. 🙂 Por infelicidade, hoje temos doutrinas que apresentam um caráter religioso, e seus representantes põem-se a dar palpites gratuitos sobre temas de natureza científica. Quem dera seguissem o… Read more »

marcus
marcus
8 outubro de 2009 8:18 pm

silas e Solius… quanto blá blá blá “metidológico”

é tão simples, o universo é imenso diante de nossa pequenez(a pequenez a quão ele se referiu é o EGO)

a grandeza do ser humano está na sua humildade e na sua compaixão.

tão simples e certas pessoas inflamam exatamente o EGO quando transformam isto é um “duélogo”

marcus
marcus
8 outubro de 2009 8:21 pm

a simples mensagem de carl sagan é está… o universo é muito maior do que nossas vaidades.

aprender isto é uma boa aula de humildade.. a humildade nos torna parte do universo… a vaidade nos ilude

Solius
Solius
8 outubro de 2009 9:02 pm

Silas, “O fato…de que eu tenho repulsa pelos seus argumenos tem origem sentimental justamente pela forma com que são apresentados: como verdade prontas que devem ser aceitas,…” Você sente repulsa por ser um relativista e ter que lidar com tal facticidade. “Verdades prontas” existem, por mais que você as tente negar, o que se dá durante as tentativas de atribuí-las a um caráter pessoal regado de sentimentalismos. “…caso contrário não teremos um bom destino.” Conseqüência natural. Se você nega que dentro da jaula há um leão faminto, quando há, e entra nela, vai ser devorado. “Minha grande repulsa é de… Read more »

Fellini
Fellini
9 outubro de 2009 2:12 pm

Wow!
Curti o Sagan nesse “Cosmos Remix”.

Fellini
Fellini
9 outubro de 2009 1:48 pm

Solius escreveu: Então releia o texto, Resp: Já li, reli e também já os utilizei muito (5 vias e o Ontológico de Anselmo)na época em que participava de fóruns sobre religião e argumentava do lado dos téistas quando aparecia um ateu mais digamos,selvagem.Rsss. …Quando queria sinucar um ateu espertalhão que aparecia para humillhar a crentaiada eu sapecava as 5 vias ou o Ontológico de Anselmo. Bons tempos…já faz uns bons anos…tempo passa, passatempo. Solius esceveu: e depois reflita sobre a possibilidade de haver alguma outra causa que possa receber os atributos ali indicados: “ato puro”, “causa primeira”, etc. Resp: Sim,… Read more »

começando a disparar os últimos neutrinos
começando a disparar os últimos neutrinos
9 outubro de 2009 11:41 am

Silas emprega com desdém o termo “crente”, e curiosamente não percebe que suas idéias fundamentadas em uma estouvanada noção de liberdade, constituem crença particular da qual se tornou voluntariamente prisioneiro a ponto de negar a existência da verdade a si mesmo e reagir de modo pungente a quem lhe sugira o contrário. Seria Solius realmente comparável ao “lord sith”? Talvez, se não defendesse a verdade e a relativizasse. Na saga dos Jedi é dito: “que a Força esteja com você”. E o que seria desta “força” sem sua realidade intrínseca? Que final alternativo haveria se o jovem Skywalker se deixasse… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 outubro de 2009 9:19 am

o vilao Lord Sidious não era mal em essencia, na verdade ele via uma sociedade que estava desorganizada, decadente e como meio de arrumar isto, ele como unica solução via a construção de um imperio ditatorial com regras rigidas.
E para convencer o jovem Anakin a se juntar a ele, argumentava que ele tinha o verdadeiro conhecimento, maior conhecimento e que o jovem estava sendo desperdiçado sendo um Jedi

guaco bey
guaco bey
9 outubro de 2009 9:19 am

guaco bey
guaco bey
9 outubro de 2009 9:17 am

http://www.boingboing.net/2009/10/07/carl-sagan-spaced-ou.html

carl sagan e sua religião tabagista! 😀

como diria jim morrison, todo mundo busca o sagrado. 😀

Silas
Silas
9 outubro de 2009 4:00 am

Ah não. Porque não posso morrer sendo devorado por um crocodilo? Leão é muito marrento. Metido a rei da selva… To muito assustado com isso cara. De ser devorado pelo leão. Sério, preciso urgentemente receber sua sabedoria milenar(secular?) e encontrar a verdade. Com seu conhecimento eu vou me libertar dos embustes do diabo e nascer denovo! Can i get a fucking amen? Anônimo pesquisei na wikipédia e veja só o que achei. “Darth Sidious (também conhecido Palpatine) é o principal vilão da saga Star Wars. (…) George Lucas cita figuras como Adolf Hitler, Richard Nixon, Napoleão, Julius Caesar e Abraham… Read more »

Solius
Solius
9 outubro de 2009 12:58 am

“Alguem mais ve essa semelhança?”

Já este anônimo não entra na jaula do leão, nem sequer se aproxima, porque com essa imaginação termina por ver uma besta de sete cabeças que cospe fogo ali dentro. O problema é que aí mata o pobre do felino de fome. 😛

Anônimo
Anônimo
9 outubro de 2009 12:14 am

Solius e Darth Sidious.
Modo de falar, de argumentar, de tratar os outros (inteligencia desperdicada foi a cereja que faltava no bolo).
Alguem mais ve essa semelhança?

Solius
Solius
8 outubro de 2009 11:08 pm

Silas, “Espere sempre que aqueles que dão valor à liberdade se oponham a você:” Infelizmente você não sabe o que ela significa, e sua advertência é válida apenas para casos similares, aos quais já estou relativamente acostumado. “não tenho vergonha dos meus sentimentos e não aceito verdades absolutas de nenhum dono da verdade.” E cada vez que entrar na jaula do leão será devorado. O normal seria aprender isto na infância, mas em tempos como o nosso… “Repete lá pra 15 vezes, da pra você achar nessa pagina. É precisamente minha resposta.” Típica falta de caridade de quem briga com… Read more »

Guilherme
Guilherme
8 outubro de 2009 11:00 pm

Nossa! Confesso que fiquei com o coração apertado. Que grande mistério é a vida…

Quão grande é o universo e como somos tão pequenos.

As vezes fico me questionando e nunca chego a conclusão alguma. Nada que me deixe um pouco mais tranquilo, ao contrário…

É tudo um grande mistério, teorias e crenças.

aletaka
aletaka
8 outubro de 2009 10:22 pm

http://www.youtube.com/watch?v=NhSfACDa6Z0&feature=related

Video de um ovni que aparentemente está segundo um missil iraniano, um video bem diferente do comum e que passou no jornal!

(dsculpa mais uma vez acid)

Silas
Silas
8 outubro de 2009 9:31 pm

Marcus: Não entendi direito o que você quer dizer por EGO. Seria um sinônimo de orgulho? Porque o que eu entendo pelo termo torna incoerente seu raciocínio, e ele não parece incoerente: isso se da com minha leitura. De qualquer maneira, eu não ouso pregar humildade sem ser humilde e, para mais além, acredito que sejam apenas palavras: eu entendo que a humildade é essencial para o desenvolvimento, já que ela ajuda o ser humano a se desapegar de si mesmo (ou do que ele pensa ser o si-mesmo) e apesar disso o fato de que alguém me dá o… Read more »

Anônimo
Anônimo
8 outubro de 2009 1:03 am

off
Sobre o caso na Jordânia…

vai ver que é um experimento de arma a laser 😛

O Advanced Tactical Laser (ATL)- Um raio laser silencioso e invisível é a “nova” arma dos EUA que atinge os seus alvos com um forte calor a vários kms de distância, por terra ou ar.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.