BARUCH ESPINOZA

“O ódio é a tristeza acompanhada da idéia de uma causa exterior. O amor é a alegria acompanhada da idéia de uma causa exterior.”

Baruch Espinoza
BARUCH ESPINOZA

Duzentos anos antes da Psicanálise surgir com seus conceitos, o pensador holandês Baruch (Benedito) Espinoza já mencionava o mecanismo de projeção e funcionamento da mente, e como o inconsciente se reflete nas ações ditas conscientes.

“Não é por julgarmos uma coisa boa que nos esforçamos por ela, que a queremos, que a apetecemos, que a desejamos, mas, ao contrário, é por nos esforçarmos por ela, por querê-la, por apetecê-la, por desejá-la, que a julgamos boa.”

Baruch Espinoza; Ética, parte 3

Para Espinoza, a ilusão dos homens de que suas ações resultam de uma livre decisão da mente é consequência de eles serem conscientes apenas de suas ações enquanto ignoram as causas pelas quais são determinados, o que faz com que suas ações sejam determinadas pelas paixões. Isso é o que ele chama de primeiro gênero de conhecimento, imaginação ou idéias inadequadas (a consciência de nossos afetos, e a inconsciência do que os determina). O segundo gênero de conhecimento são as noções comuns ou idéias adequadas, que se caracterizam pela consciência do que nos determina a agir. As idéias adequadas sempre são efeitos da alegria, acarretam alegria e impulsionam a atividade, enquanto a imaginação (idéias inadequadas) se caracteriza pela passividade e pelo acaso de causar ou ser efeito da alegria ou da tristeza.

Em diversas obras, Espinoza diz que é nocivo ridicularizar ou reprovar alguém dominado pelas paixões, porque isso não depende da livre decisão da mente. O único modo do homem que se guia pela razão ajudar os outros é, nas palavras dele, “Não rir nem chorar, mas compreender”. Isso é bastante interessante, pois para Sigmund Freud um trauma não tem uma relação de causa e efeito com a realidade, ou seja, não dependem só de fatos reais, mas sim de como aquilo foi percebido pela pessoa. As paixões, assim como o ódio ou alegria advindos dela, também são baseadas em percepções e potencializadas por mecanismos internos projetados em algo exterior. Por isso tem gente que “mata por amor”, por mais reprovável e absurdo que pareça o conceito, e a psicologia só reforça que a própria pessoa é a responsável por uma atitude dessas, por maior que tenha sido a motivação externa.

Seu pensamento influenciou os conceitos de Schopenhauer, Nietzsche e Bergson em seus “vontade de vencer“, “vontade de poder” e “élan vital“, respectivamente.

Este vai ser um post um pouco diferente. Em vez de me aprofundar num assunto / autor e trazer um resumo e minha interpretação sobre ele, desta vez quero que vocês me ajudem no desenvolvimento. Tudo o que peguei de Espinoza foi um texto da Wikipedia brasileira, e isso é definitivamente pouco. Minha intenção não é trazer mais dados sobre ele, e sim filosofar um pouco a respeito do seu pensamento, e pra isso eu preciso da ajuda de quem realmente se debruçou sobre seus trabalhos. Vamos às questões:

A ética de Espinoza é a ética da alegria. Para ele, só a alegria é boa, unicamente a alegria nos leva ao amor no cotidiano e na convivência com os outros, enquanto a tristeza sempre é má, intrinsecamente relacionada ao ódio, a tristeza sempre é destrutiva para nós e para os outros. Esse conceito – simplificado e exposto dessa forma – eu certamente discordo, pois a tristeza bem vivida (o período de luto, de recolhimento, a noite escura da alma) pode ser muito mais benéfico do que jogar a tristeza pra baixo do tapete. Mas será que esse conceito não está aliado a um outro pensamento dele, o de que “Compreender é o começo da aprovação“? Viver a tristeza, integrá-la e compreendê-la é o caminho para a saúde mental, e não viver a tristeza pela tristeza, que por si só é, de fato, destrutiva.

Além dos dois gêneros citados anteriormente, Espinoza afirma ainda um terceiro gênero de conhecimento, chamado beatitude. Esse conhecimento se caracteriza por compreender nas coisas singulares o aspecto da eternidade. Seria algo como ver as coisas singulares como inseparáveis dos modos da substância infinita e eterna (Deus), compreendendo que as coisas singulares são elas mesmas eternas, existindo fora do tempo. Segundo a Wikipedia, é um dos conceitos de Espinoza mais controversos e discutidos. Será que este é um equivalente ao estado de iluminação descrito no Sutra de Diamante? Ou é mais uma referência direta ao mundo das idéias de Platão? Ou talvez algum mundo imanente de outra cultura?

Espinoza defendeu que Deus e Natureza eram dois nomes para a mesma realidade, a saber, a única substância em que consiste o universo e do qual todas as entidades menores constituem modalidades ou modificações. Ele afirmou que Deus sive Natura (Deus ou Natureza em latim) era um Ser de infinitos atributos, entre os quais a extensão (sob o conceito atual de matéria) e o pensamento eram apenas dois conhecidos por nós. A sua visão da natureza da realidade, então, fez tratar os mundos físicos e mentais como dois mundos diferentes ou submundos paralelos que nem se sobrepõem nem interagem mas coexistem em uma coisa só que é a substância. Para Espinoza, essa substância não possui causa fora de si, ela é causa de si mesma. É singular a ponto de não poder ser concebida por outra coisa que não ela mesma, é infinita e indivisível. Apesar de ser denominado Deus, a substância de Espinoza é radicalmente diferente do Deus judaico-cristão, pois não tem vontade ou finalidade, já que a substância não pode ser sem existir (se pudesse ser sem existir, haveria uma divisão e a substância seria limitada por outra). Consequentemente, o Deus de Espinoza não é alvo de preces e menos ainda exigiria uma nova religião.

Como esse pensamento de Espinoza se choca (ou coexiste) com o de Sto. Agostinho? Seria este o “Nada Mãe? A matéria escura? O tecido do Cosmos? Sinceramente, pelo texto da Wikipedia não deu pra entender o porque da substância não poder ser sem existir.

Espero que possamos trazer luz nos comentários e nos enriquecer com isso, e que as possíveis discussões sejam visando trazer conhecimento a todos nós e não só pelo prazer de ganhar uma discussão.

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
178 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
6 fevereiro de 2014 8:33 am

“Através do controle da respiração,
A Pessoa destrói gradualmente todo o karma
Acumulado durante existências anteriores;
A Pessoa adquire poderes miraculosos;
A Pessoa se move livremente
Ao longo dos três mundos!

Respire. Esvazie-se. Realize. 🙂

Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
5 fevereiro de 2014 3:42 pm

final;

http://www.youtube.com/watch?v=PUhIEEwSSSo

dedicada ao nobre Espinoza.

Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
5 fevereiro de 2014 3:37 pm

cont.

Mas ir ao encontro da vida completamente e compreender plenamente o seu significado, exige uma mente não condicionada pelo passado, e isto só pode acontecer através da consciência intensa, através do discernimento. [krishnamurti]

…não condicionada pelo passado…
essa é a parte complicada.

Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
5 fevereiro de 2014 3:31 pm

Eduardo, Serise, o que o tio Espinoza fala é que a Alegria / Felicidade não é coisa da mente… até aí tudo bem. ———- “O segundo gênero de conhecimento são as noções comuns ou idéias adequadas, que se caraterizam pela consciência do que nos determina a agir. As idéias adequadas sempre são efeitos da alegria,….” É esse ” são sempre …..” que pega. ” As idéias adequadas sempre são efeitos da alegria, acarretam alegria e impulsionam a atividade…” As idéias são efeitos e…causa da alegria….. ficou um pouco nublado nesse ponto. mas eu não mergulhei em sua obra, e o… Read more »

Eduardo
Eduardo
5 fevereiro de 2014 3:06 pm

Satyaprem no “Provocações” com Antonio Abujamra

http://www.youtube.com/watch?v=tSKslYbJG_c#t=137

Eduardo
Eduardo
5 fevereiro de 2014 2:41 pm

Serise, o que o tio Espinoza fala é que a Alegria / Felicidade não é coisa da mente… Na filosofia oriental ela é descrita como Samadhi, na cristã é a chamada Bem aventurança (Acho que nós não conhecemos ainda este estado) de beatitude, estado de graça, reino de Deus, etc… “O segundo gênero de conhecimento são as noções comuns ou idéias adequadas, que se caraterizam pela consciência do que nos determina a agir. As idéias adequadas sempre são efeitos da alegria,….” Vamos ver o que Krishnamurti diz a respeito: O QUE É IDÉIA ADEQUADA ? OU O QUE É AÇÃO… Read more »

Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
5 fevereiro de 2014 2:00 pm

Voltando ao tema principal, Para Espinoza, a ilusão dos homens de que suas ações resultam de uma livre decisão da mente é consequência de eles serem conscientes apenas de suas ações enquanto ignoram as causas pelas quais são determinados, o que faz com que suas ações sejam determinadas pelas paixões. Isso é o que ele chama de primeiro gênero de conhecimento, imaginação ou idéias inadequadas (a consciência de nossos afetos, e a inconsciência do que os determina). até aí tudo bem, pela época em que ele viveu, foi uma idéia bem realista.[ Por coincidencia eu estava passeando pelo trabalho da… Read more »

Eduardo
Eduardo
5 fevereiro de 2014 1:38 pm

Obs. Os textos em referência a política do (Anônimo) não são de autoria minha que são (Sobre o zero, Tao, hermetismo, etc…) que saiu como anônimo… enfim…

Serise, aqui tem uma ótima palestra sobre o Tarot:

http://www.youtube.com/watch?v=RakppPZgMCw

Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
5 fevereiro de 2014 1:03 pm

Aos comentaristas,

para não ser injusto com nenhum, eu agradeço a todos os comentaristas pelos links que postaram. Muito bom mesmo.

————
Leone,

cara finalmente entendi alguma coisa do tarot e baralho de marselha, obg. pela dica.

————–

Novidades no céu.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/explosao-estelar-iluminara-o-ceu-nas-proximas-semanas,0cf6a2a6cb3d3410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Só não falaram nada sobre os raios Gama.[ mas… se for o caso agora já era]

Ike e os caçadores de ar-condicionado de 50.000 btus, do âmago do vulcão
Ike e os caçadores de ar-condicionado de 50.000 btus, do âmago do vulcão
5 fevereiro de 2014 1:01 pm

Notas sonolentas: “É… a não ser que o Ike venha com uma argumentação matadora, penso que o anônimo guako sem nome resumiu bem a questão.” Pô, Leone, se o resumo do anônimo guako continua sendo aquela mesma lengua-lengua mimimi anarco-tântrica-xianídrica de sempre, cumé qui cê qué qui eu venha com novos argumentos matadores??? O ‘Nada’ é seu, eu sei, vc torce ele como vc bem quiser… Mas no meu mundo bizarro não, ok!? |¬) ________ Só pra não dizer que eu ignorei vc, monge anônimo erisiano: (*ADENDO:dia 4 de fevereiro agora assisti parte de uma reprise- de maio de 2013-… Read more »

Ike e os caçadores de ar-condicionado de 50.000 btus, do âmago do vulcão
Ike e os caçadores de ar-condicionado de 50.000 btus, do âmago do vulcão
5 fevereiro de 2014 3:59 pm

Acid,

“…e pra isso eu preciso da ajuda de quem realmente se debruçou sobre seus trabalhos…..”

Já deu uma olhada na obra ‘A Nervura do Real’, da dona Marilena Chauí (é, ela mesma!, que nos meios acadêmicos e inteligentes é considerada a MAIOR especialista em Spinoza no Brasil)?

Não faço ideia se há algo a se aproveitar ali sobre as questões levantadas por ti, mas, quem não arrisca não petisca (penso que primeiro será necessário retirar as trocentas camadas de ideologia marxista do livro que eu sei que estão lá).

abs

Leone
Leone
5 fevereiro de 2014 5:36 pm

Ike:
Pô, Leone, se o resumo do anônimo guako continua sendo aquela mesma lengua-lengua mimimi anarco-tântrica-xianídrica de sempre, cumé qui cê qué qui eu venha com novos argumentos matadores???

Resp:

Simples.
Sendo criativo como você foi no trecho abaixo:

“Quem disse a vc que o governo militar era integralmente de direita? Hoje já se pode saber que se tratava de um governo de CENTRO-ESQUERDA,”

Isso é um argumento matador.
De matar de rir…

Anônimo Sem Nome
Anônimo Sem Nome
6 fevereiro de 2014 7:47 am

“O esclarecimento científico destas questões colocará certamente a nossa espécie em voos mais altos.” O esclarecimento científico, com uma linguagem diferente da nossa ciÊncia atual encontra-se em dois lugares via dois caminhos, e muito bem detalhados, No Daoísmo o processo via a transformação física necessária é preciso e detalhado. No Budismo, o processo via a transformação mental é preciso e detalhado. A nossa ciência, por ser materialista, é incapaz de explicar ambos processos, além de bloquear toda e qualquer pesquisas sobre o tema. Ainda levará anos, caso não sucumbamos ao atual rumo doentes da ciÊncia e seu culto à tecnologias… Read more »

Eduardo
Eduardo
6 fevereiro de 2014 7:47 am
Eduardo
Eduardo
6 fevereiro de 2014 7:40 am

Bem pessoal, o que temos discutido aqui a respeito do problema da felicidade, engloba uma série de fatores – cada um vai ter uma visão diferente da do outro… nem melhor, nem pior…O problema continua sempre sendo o mesmo…O CONCEITO. o CAMINHO É INDIVIDUAL, NÃO ADIANTA… e é só caminho. Até atingirmos nossa Individuação/iluminação/Reino de Deus, etc… “Quem se ilumina não salva somente a si mesmo, mas a humanidade inteira…” Vou deixar um conceito de governança, que tem muito haver com o que temos discutido… Este sistema está no centro (Profundidade) de todas as religiões, o ideal: A humanidade (Nações)… Read more »

Anônimo Sem Nome
Anônimo Sem Nome
6 fevereiro de 2014 7:26 am

Que tal aprender a meditar com técnicas cristãs, Ike? E realizar Deus em seu ser e tornar-se agente de Deus entre aqueles com quem convive no mundo? Comecemos com Evágrio Pôntico, Ike, um monge cristão, asceta, e que realizou pelo menos o sétimo nível de consciência. Purificou a mente e iniciou a transformação do corpo, indo além até de onde gente capaz, como Ramana Maharshi foi, por mais que os devotos de Ramana insistam que ele atingiu o oitavo nível d consciência e foi além –o que não ocorreu, afinal, o câncer o tomou, significando que não conseguiu controlar a… Read more »

San Xenxo
San Xenxo
6 fevereiro de 2014 7:20 am

Muito interessante esse texto do Anônimo que não é tão anônimo quanto isso, pois o conteudo do que escreveu traduz sua assinatura. Como o mundo seria muio mais interesante se todos nós experimentassemos a canalização da agressividade/sexualidade mal usada e outras formas de desinformação para fins mais úteis (informativos). Todavia, a questão do redirecionamento das energia é ainda um assunto mal compreendido e difícil de formalizar. O esclarecimento científico destas questões colocará certamente a nossa espécie em voos mais altos. Mas, a evolução da vida não para – a pressão evolutiva que tem tido enfâse na produção de informação/coerência e… Read more »

Anônimo Sem Nome
Anônimo Sem Nome
6 fevereiro de 2014 6:21 am

Sabe, Ike, o que eu amaria ver acontecer? Você como Cristão iniciar seu processo de real aproximação do oitavo nível de consciência, o que na linguagem cristã vocês chamam de Deus. A meditação cristã é algo que está extinta entre os Cristãos hoje em dia. E só ela pode transformar um indivíduo e inspira-lo a “não ser, mas estar no mundo” e a “não mais falar e agir por si, mas movido pelo Cristo que habita seu interior”. E a meditação cristã é idêntica ao principio da meditação budista, taoísta, hinduísta, jainista, e de qualquer outra religião criada em redor… Read more »

Anônimo Sem Nome
Anônimo Sem Nome
5 fevereiro de 2014 11:26 pm

Ike, só vou responder com exemplo essa parte de seu texto de defesa de sua ideologia: “ Esse papo de corporações capitalistas do sistema bancário que controlam o mundo NEM Hollywood tá acreditando mais (na verdade ainda acredita um pouquinho, vide Elysium, Avatar e o vindouro Robocop seuzero1)..” http://www.democracynow.org/2011/11/22/reporter_greg_palast_exposes_how_us Infelizmente é real, Ike, sistema bancário controlando países, principalmente impondo-se e sugando países de terceiro mundo, mas também manipulando e controlando governos no primeiro mundo. Se você, tapado por sua ideologia, não quer ver, não sou eu que vou fazer você mudar. E há exemplos práticos que demonstram que infelizmente para… Read more »

Ike e os caçadores de ar-condicionado de 50.000 btus, do âmago do vulcão
Ike e os caçadores de ar-condicionado de 50.000 btus, do âmago do vulcão
5 fevereiro de 2014 9:27 pm

*CONTINUANDO com o anônimo dom guakito… TAO ANÔNIMO: *Então, é contraproducente, é errado, é feio, é estúpido, é discurso de ressentidos essa jogatina de idéias a que os opositores ao PT fazem. Querem só que as coisas voltem a ser como eram antes. R: Ué!? Mas antes do PT (na verdade antes da ASCENSÃO DAS ESQUERDAS no corpo político, econômico, educacional e cultural da sociedade já ANTES DA ERA FHC) as coisas estavam BEM MELHORES SIM. É como naquela frase: a gente era feliz e não sabia. Vc conversa com qualquer pessoa que não foi da guerrilha comunista e que… Read more »

Ike e os caçadores de ar-condicionado de 50.000 btus, do âmago do vulcão
Ike e os caçadores de ar-condicionado de 50.000 btus, do âmago do vulcão
5 fevereiro de 2014 8:30 pm

Argumento ‘kkk’ vindo de vc a essa altura do campeonato, dom Leone!? Queria muito ficar surpreso por isso. |¬) Me poupe. _______ Continuando a saga anônima guakixotesca… Onde estava a direita mesmo?.. Onde a direita estava… Hummm… Dêxa vê, dêxa vê… Mas é direita organizada ou direita diluída? Nesses últimos 40 anos?… Num tô vendo direita nenhuma no cenário nacional que possa ter alguma relevância política, econômica ou ideológica… Mas tem aqui um MONTE de publicações entre peças publicitárias, revistas, semanários, jornais, livros, entrevistas, programas de TV, feitos pelas vítimas da Ditadura Militar em plena era ditatorial. Cito só um,… Read more »

Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
5 fevereiro de 2014 12:40 pm

leone, Até hoje infelizmente não aconteceu de me encontrar com alguém versado no tarot[ para aprender algo novo com segurança] que não esteja ávido por uma $$$[ a minha é claro]. [ lembrei daquele tarot via email que a patroa recebe diáriamente.] Confiar em tarólogos itinerantes na roça pode ser bem…decepcionante.Não estou desfazendo do tarot, mas….tarólogos decentes e baralhos decentes parecem ser raros. A tal da moda medieval é outro assunto que me traz muita desconfiança, olha só aqueles dois no vídeo do Jodorowski, mais suspeitos impossível! [ tudo bem estética medieval etc…] mas…. vamos deixar o amigo ike dar… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 fevereiro de 2014 12:26 pm

Stephen Hawking diz que buracos negros não existem:

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/stephen-hawking-diz-que-buracos-negros-nao-existem

A Travessia do Abismo – Uma compreensão arquetipica cabalistico:

http://totalidadedoser.blogspot.com.br/2012/03/travessia-do-abismo-uma-compreensao.html

Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
Serise & Os Sobreviventes do Sol de Verão.
4 fevereiro de 2014 9:35 am

caro Leone, ” A original e tradicional carta do louco (Tarot de Marselha) e não a tirada de uma baralho gay: 😀 😀 :D” O que dizer então desses valetes?? http://www.clubedotaro.com.br/site/n44_4_valetes.asp [ Acho que finalmente descobri o porque das minhas desconfianças com o tarot] ————— Ike, lembrei-me do ” âmago do vulcão” durante as minhas dez horas de viagem pela br 242 sob um sol de fazer pipoca estourar fora da panela.[ o ar condicionado ” amarelou” em alguns momentos] não é só ai meu camarada, parte do nordeste está ” torrando” sob um sol nunca visto antes.[ 50º aproxm.]… Read more »

Eduardo
Eduardo
4 fevereiro de 2014 8:32 am

O Louco no Tarot de Rider-Waite e Thoth

http://www.youtube.com/watch?v=_9kq9srE_2s

Eduardo
Eduardo
4 fevereiro de 2014 8:08 am

Perguntais-me como me tornei louco. Aconteceu assim: um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas – as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas -e corri sem máscara pelas ruas cheias de gente, gritando: “Ladrões, ladrões, malditos ladrões!” Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim E quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de uma casa gritou: “É um louco!”. Olhei para cima, pra vê-lo. O sol… Read more »

Eduardo
Eduardo
4 fevereiro de 2014 8:02 am
Leone
Leone
4 fevereiro de 2014 2:44 am

Bom, um pouco de amenidades para relaxar: A original e tradicional carta do louco (Tarot de Marselha) e não a tirada de uma baralho gay: 😀 😀 😀 E sua trilha sonora: http://www.youtube.com/watch?v=1XSvsFgvWr0 O Louco é o vigésimo segundo Arcano maior do Tarot, ou, simplesmente, o número 0, (Mas vejam só….rsss…) conforme os baralhos. Esta carta representa um jovem leve e solto, que caminha a tocar flauta. À sua frente está um precipício. Tem uma trouxa às costas, há uma borboleta que voa por ali e um cão que lhe morde o calcanhar.A carta tem o número XXII e a… Read more »

Yi o db a
Yi o db a
3 fevereiro de 2014 6:37 pm

Texto longo e com conteúdo agunônimoto como se faz a andersike mostrou…

Leone
Leone
3 fevereiro de 2014 6:08 pm

É…
a não ser que o Ike venha com uma argumentação matadora, penso que o anônimo guako sem nome resumiu bem a questão.

Vejamos, vejamos o que acontece.

Força Ike, a Liga das Olivettes Católicas está torcendo por você.

Anônimo Sem Nome
Anônimo Sem Nome
3 fevereiro de 2014 5:19 pm

Ike, por favor, me tire umas dúvidas? Onde a direita estava quando o governo torturava pessoas? Onde a direita estava quando nos anos 80 os salários dos educadores públicos foram achatados, ano após ano? Onde a direita estava quando nossa dívida externa se tornou estratosférica? Onde a direita estava quando o país se fechou à tecnologia estrangeira? Onde a direita estava quando a distância entre os ricos e os pobres cresceu? Onde a direita estava quando o sistema público de saúde se tornou precário? A direita estava no poder. Agora, no poder, a esquerda não faz muito diferente, com a… Read more »

Leone
Leone
3 fevereiro de 2014 4:22 pm

Acid:
Obrigado, Leone, pelo desenvolvimento do Nada mãe, 

Resp:
Não tem de que.
E pode enviar a cesta básica para o endereço de sempre.

Anônimo
Anônimo
4 fevereiro de 2014 9:41 am

acho q nesse doc fala um pouco sobre o nada ou 0 na parte q fala da india começa no min 20

http://www.youtube.com/watch?v=Gyz7-VxoA1I

Anônimo
Anônimo
4 fevereiro de 2014 9:50 am

Ser Livre Agora – Eckhart Tolle 1/2 Participante : Não vejo como ser livre agora. Estou extremamente infeliz com a minha vida neste momento. Isso é um fato, e eu estaria me iludindo se tentasse me convencer de que tudo está bem, quando não está. Para mim, o presente é triste e nada libertador. O que me faz prosseguir é a esperança de um futuro melhor. Eckhart Tolle – Você pensa que a sua atenção está no momento presente quando, na verdade, está totalmente envolvida pelo tempo. Você não pode estar infeliz e completamente presente no Agora, ao mesmo tempo.… Read more »

Subsumer
Subsumer
5 fevereiro de 2014 12:14 pm

Acid,

Válida é, mas sua pergunta equivale a perguntar se a geometria analítica é válida pra estudar buracos negros. Que é, é, mas tem um mundo de outros desenvolvimentos necessários.

Usar diretamente a filosofia de Espinosa para direcionar o comportamento leva a muitos mal-entendidos, porque ele trata de conceitos muito fundamentais, usando palavras comuns, sem neologismos. E cada pessoa atribui um monte de sentido próprio às palavras comuns.

Anônimo
Anônimo
5 fevereiro de 2014 8:13 am

Alma. A escola Pitagórica defendia a origem divina da alma e a existência de um pecado original. Outrora a alma vivia junto dos deuses, mas agora expiava o seu pecado num cárcere corpóreo. Após a morte do corpo, a alma separa-se dele e vai purificar-se no Hades, antes de regressar de novo à Terra para encarnar num corpo. No decurso das transmigrações, as almas vão expiando as faltas cometidas na existência anterior até serem consideradas dignas de serem libertadas do ciclo de existências e poderem finalmente conhecerem uma vida divina imortal. Pitágoras terá defendido que esta purificação se faria através… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 fevereiro de 2014 8:01 am

1+0

“Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. … Mateus 10:38 (NVI)

Anônimo
Anônimo
5 fevereiro de 2014 7:49 am

Háaaa:

1+0

“Abençoa-nos, número divino, tu que criou os deuses e os homens, ó divino, divino Tetractys, tu que contém a raiz e a fonte da criação que flui eternamente! Para obter o número divino devemos começar com a profunda, pura unidade até chegar ao sagrado quatro; então ele gera a mãe de todos , o que tudo contém ,o delimitador de tudo , o primogênito, o que nunca desiste, o que nunca se cansa , o Dez Sagrado , o guardião de tudo “.

http://pt.wikibooks.org/wiki/Deus_e_a_Matem%C3%A1tica/Religi%C3%A3o,_Filosofia,_Ocultismo,_Misticismo_e_a_Matem%C3%A1tica

Leone
Leone
5 fevereiro de 2014 2:55 am

Anonimo: acho q nesse doc fala um pouco sobre o nada ou 0 na parte q fala da india começa no min 20 resp: Bem legal o doc. Não deixa de ser digno de nota que o radical de zero seja uma palavra hindu: sunya, que significa “vazio” ou “vácuo”. Foi entre os matemáticos hindus que teve origem nosso conceito de zero e portanto complementar ao vídeo do Osho postado pelo Eduardo. Para os gregos e os romanos, a própria ideia do zero era inconcebível — como poderia um nada ser alguma coisa? Carecendo de um símbolo para o zero… Read more »

Leone
Leone
5 fevereiro de 2014 2:36 am

Serise: O que dizer então desses valetes?? http://www.clubedotaro.com.br/site/n44_4_valetes.asp Resp: Sei lá…moda medieval, né? Pelo traço me parece baseado no Tarot de Marselha …Esse na minha opinião está de acordo com a a doutrina e a tradição e não percebo nenhuma infiltração gayzista na arte embaralhista tarológica.Mas é melhor esperar o aval do Ike. E se não me engano, esse é o Tarot desenhado pelo Jodorowski, cineasta de El Topo, e colega de profissão: http://www.youtube.com/watch?v=xP0-GXg8tEk ========= Serise: [ Acho que finalmente descobri o porque das minhas desconfianças com o tarot] Resp: Dê uma olhado nessa explanação do Jodorowski que fala sobre… Read more »

Anônimo
Anônimo
4 fevereiro de 2014 11:20 am

Você quer melhorar o mundo? Eu não penso que seja possível. O mundo é sagrado. Ele não pode ser melhorado. Se você o manipula, o arruinará. Se o tratar como um objeto, o perderá. Há um tempo para estar à frente, um tempo para estar atrás, um tempo para estar em movimento, um tempo para descansar, um tempo para ser vigoroso, um tempo para estar exausto, um tempo para estar à salvo, um tempo para estar em perigo. O Sábio vê as coisas como elas são, sem tentar controlá-las. Ele as deixa seguir seu próprio caminho e habita no centro… Read more »

Anônimo
Anônimo
4 fevereiro de 2014 11:18 am

“Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.”
Carl Jung

Eduardo
Eduardo
4 fevereiro de 2014 10:44 am
Leone
Leone
3 fevereiro de 2014 4:17 pm

Reflitam sobre a carta O LOUCO do Tarot:
comment image

Resp:

Perdão, mas isso está parecendo um frutinha deixando a casa dos pais.

Enfim, talvez o Ike possa analisar melhor.

Anônimo
Anônimo
6 fevereiro de 2014 2:34 pm

EU não tenho forma, EU não me manifesto:

http://www.youtube.com/watch?v=duVKHz5o2LA

Pedro
Pedro
27 janeiro de 2016 2:18 pm

Sobre a sua questão de ser e existir, ver a definição I da Ética: causa de si é aquilo que a essência envolve existência, ou seja, aquilo que não pode ser concebido como não-existente.

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
7 fevereiro de 2014 11:37 am

subsumer: “Não dá pra engolir, né, que meros exercícios de respiração sejam tudo isso. Destruir karma com respiração ? pô… sem chance. O orientalismo mal interpretado é terrível.” VAGABA: é, realmente é difícil de engolir quando um texto indiano interpreta técnicas indianas de modo errado! 😀 😀 😀 Subsumer, esse texto é parte de um texto maior chamado Shiva Smhita. http://pt.wikipedia.org/wiki/Shiva_Samhita Não é orientalismo mal interpretado, é puro hinduismo. POr mais que desejamos que tudo seja complicado, as vezes não é! 🙂 Esse senhor no video abaixo diz o mesmo. http://www.youtube.com/watch?v=DqmTqJgkFEI Mestre Nan, nunca se denominou iluminado ou realizado, mas… Read more »

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
7 fevereiro de 2014 11:16 am

“Ah! Também é preciso ter cuidado com a má interpretação do sistema oriental pois tal conduz a armadilhas igualmente terriveis…”

SIM!

San Xenxo
San Xenxo
7 fevereiro de 2014 11:11 am

Ah! Também é preciso ter cuidado com a má interpretação do sistema oriental pois tal conduz a armadilhas igualmente terriveis…

San Xenxo
San Xenxo
7 fevereiro de 2014 11:08 am

Anônimo/Vagabundo Cósmico, Obrigado pela informação priveligiada que vc. generosamente partilhou. 🙂 De fato, como vc. bem me mostrou a “toca do coelho” é muito mais funda do que nossas mentes frustras possam supor… As questões da influência da consciência na propria experiência (é um fato!) definem atualmente, entre muitas outras anomalias, fronteiras do que o “nosso” método experimental consegue descrever. Todavia, é inegavél o poder e alcance do humilde método experimental. Contudo, a má compreensão das limitações deste método (A corrente Positivista, Cientifista e o Determinismo de Humboldt) sustentaram erros conceptuais que se traduzem em “crenças” de que a “ciência”… Read more »

Subsumer
Subsumer
7 fevereiro de 2014 11:06 am

Alguém disse :

“Através do controle da respiração,
A Pessoa destrói gradualmente todo o karma
Acumulado durante existências anteriores;
A Pessoa adquire poderes miraculosos;
A Pessoa se move livremente
Ao longo dos três mundos!”

Não dá pra engolir, né, que meros exercícios de respiração sejam tudo isso. Destruir karma com respiração ? pô… sem chance.

O orientalismo mal interpretado é terrível.

Anônimo
Anônimo
7 fevereiro de 2014 10:59 am

“Que é a Verdade? É absurdo tentar defini-la, pois quando nós dizemos que S é P, em vez de Q, ou R, nós assumimos que já sabemos o significado de Verdade. Esta é a verdadeira razão pela qual todas as discussões sobre se a Verdade depende de correspondência externa, coerência interna, ou o que seja, nem produzem convicção nem tolerem análise. Em poucas palavras: a Verdade é uma idéia de ordem supra-racional, pertencente a Neschamah, não a Ruach. Que todas as concepções racionais insinuam que nós conhecemos a Verdade, e que a Verdade está contida nas proposições delas, demonstra apenas… Read more »

Ike e os caçadores de ar-condicionado de 50.000 btus, do âmago do vulcão
Ike e os caçadores de ar-condicionado de 50.000 btus, do âmago do vulcão
7 fevereiro de 2014 10:57 am

Grande Solius! É sempre bom vê-lo por aqui. “Ikkitus, se aceita uma dica de seu confrade, siga este coelho branco. ;)… Governos hoje só são teatro de fachada dos desejos de corporações e do sistema bancário.” A tal relação promíscua entre Chê Guevara com Coca-Cola, que vai acabar nas fundações bilionárias e na máfia russo-chinesa desfilando nesse bloco mundial de turbante. Já ouvi falar disso. ;¬) O problema é que esse coelho branco se dilui em vários outros coelhos brancos, que acabam por confundir o observador. Se os bancos hoje servem pra lavar toda a grana que vai desaguar nas… Read more »

Serise,  Between Notingness and the Eternity.
Serise, Between Notingness and the Eternity.
7 fevereiro de 2014 10:48 am

“Debruçando-se” sobre Espinoza parte III.

“A substância, isto é, o ser existente em si e com infinidade de atributos, tem, pois, de existir com potência infinita, pois não pode recusar-se à ideia de infinidade o que se concede à de finidade.”
[ joaquim de carvalho]

Serise,  Between Notingness and the Eternity.
Serise, Between Notingness and the Eternity.
7 fevereiro de 2014 10:31 am

“Debruçando-se” sobre Espinoza parte II.

http://www.joaquimdecarvalho.org/artigos/artigo/82-Introducao-a-etica-de-Espinosa/pag-11

sexta-feira é um dia complicado,ainda não deu para digerir o artigo totalmente mas….acho que tem algo aí.

—————-
Solius,

legal tê-lo nos coments novamente.

“…comentários neo-espiritualistas, a redução à pó da metafísica espinoseana sumamente ignorada; enfim, nada de novo.”

Aguardamos a sua participação e eventual contribuição nobre Solius, Espinoza não é muito….hum como diria…..popular entre os comentaristas, mas…pode vir a ser em breve.

————-
San Xenxo,

legal seu coment sobre ciencia e método ocidental/oriental.

Serise,  Between Notingness and the Eternity.
Serise, Between Notingness and the Eternity.
7 fevereiro de 2014 12:08 pm

vagabundo cósmico,

o tempo recorde mínimo é de 7 dias, pra quem tem muuuuuuito mais mérito do que débito karmico, mas a média é de 9 a 12 anos de prática diária, minimo de 40minutos por dia! 🙂

pô cara, eu tinha que ter sabido disso quando tinha ainda uns trinta anos!!
Acho que não vai dar tempo. [rs,rs,rs]

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
7 fevereiro de 2014 12:22 pm

SERISE: pô cara, eu tinha que ter sabido disso quando tinha ainda uns trinta anos!! Acho que não vai dar tempo. [rs,rs,rs] VAGABA: 😀 😀 Bom, sempre dá tempo! 😀 Como diz um amigo taoísta holandês ai, O universo não cria problemas que não tenham solução! 😀 só a mente humana que criam problemas para fugir das soluções! ou soluções para criar mais problemas para fugir deles depois criando mais soluções que vão criar mais problemas ao infinito e além! 😀 😀 😀 na dúvida pratica o anapana ou vipassana básico ai por um ano, e depois leia esse livro… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 fevereiro de 2014 1:23 pm
Serise
Serise
8 fevereiro de 2014 5:36 pm

Solius,

Ok, já encontrei o coment.

abraços.

mais alguns neutrinos
mais alguns neutrinos
7 fevereiro de 2014 10:47 pm

Vagabundo cósmico, E-mail anotado. Deixo lá uma mensagem. Infelizmente ainda não tive acesso aos tratados médicos antigos, sobretudo porque meu latim ainda está em estágio de desenvolvimento. Mas chegarei lá, e, vou revelar-lhe, espero começar a desenvolver o tema e terminar em menos de uma década, quiçá em um futuro pós-doutoramento. Vamos ver. 🙂 Quanto ao nada absoluto, é isso, não passa de um ente de razão, e a demonstração cabal reside nesta mera constatação: pois algo há. ========== Ike, “deparei com alguns argumentos céticos e gnósticos que não tive tempo, disposição e capacidade pra responder. Vou ter que apelar… Read more »

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
7 fevereiro de 2014 10:43 pm

IKE:
vc tem alguma resposta pro que aconteceu nessa época jurássica? E se essas técnicas não acabam por recuperar e trazer pro nosso presente um “tempo perdido” que ficou apenas escondido lá atrás?

VAGABA:
O passado é morto, Ike. O presente é vivo. E o futuro é imaginário. só quando o presente é morto que o passado, infelizmente, cria o futuro. 😉

Aprender a estar mais e mais no presente com todos os sentidos, e ir além deles é a maior diversão.

O resto é viver apreciando só a moldura, e nunca o quadro. 🙂

Ike e os caçadores de ar-condicionado de 80.000 btus, do âmago do vulcão e pedindo penico
Ike e os caçadores de ar-condicionado de 80.000 btus, do âmago do vulcão e pedindo penico
7 fevereiro de 2014 10:17 pm

VaCó,

Essas dicas sobre cultivo (fora as outras cositas mui interessantes aí) já me abriram o apetite. :¬)

“Meus alfaces parecem coisas jurásicas d tão gigantes! 😀 😀 :D…e é tudo natural! ;)”

Fugindo totalmente (mas tz nem tanto) do assunto: vc tem alguma resposta pro que aconteceu nessa época jurássica? E se essas técnicas não acabam por recuperar e trazer pro nosso presente um “tempo perdido” que ficou apenas escondido lá atrás?

Serise
Serise
7 fevereiro de 2014 8:18 pm

V.C Eu to reformando o sistema de água do meu quintal, meu poço era antigo e desabou, perdi até a bomba que ficou lá embaixo.Furamos outro mais profundo, e já está operando, agora aguardo que fique pronta uma caixa d`água grande.Aí sim, eu vou me livrar da dependência da chuva. A chuva sumiu!meu pomar pede socorro urgente. Eu quero conhecer a sua técnica sim, novidades nessa área muito me interessam, podem ser de grande ajuda para culturas delicadas como flores. [ A dois anos, uma doença nova que veio com a cultura do café devastou meu orquidário, foi dramático] abraços… Read more »

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
7 fevereiro de 2014 3:14 pm

pra vc tb paz ai nana, e q os traumas se dissolvam no ar, mesmo que um pouquinho por dia! <3

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
7 fevereiro de 2014 3:12 pm

SERISE: esse verão me ferrou, para mim é inédito, o clima que está fazendo é agressivo demais. VAGABA: serise, eu vivo das verduras e frutas do sítio onde moro na serra. Uso uma técnica alquímica medieval redescoberta por um biologo ai. Chama-se SONICBLOOM. http://dancarlsonsonicbloom.com/ Usando os intervalos naturais de 2:3 e 3:4, que é a base dos cantos dos pássaros, para estimular os estomatos das plantas a obterem mais nutrientes, com essa técnica você acaba com menor tempo entre plantio e colheita, além de ter alimentos muito mais resistentes, saborosos e com até 500% mais nutrientes. É surreal, mas é… Read more »

Serise
Serise
7 fevereiro de 2014 3:04 pm

V.C.

“…na dúvida pratica o anapana ou vipassana básico ai por um ano, e depois leia esse livro radical várias vezes…”

cara eu vou sim fazer isso, realmente preciso mudar o foco de meus pensamentos, um “acidente” climático está dizimando lavouras no centro oeste e parte do nordeste.não chove a 40 dias em alguns lugares, hoje eu vi uma imensa plantação de algodão perdida, imensa mesmo, tudo perdido por falta de chuva na divisa de goiás com a Bahia.
esse verão me ferrou, para mim é inédito, o clima que está fazendo é agressivo demais.

abrcs.

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
7 fevereiro de 2014 10:23 am

Leone, nesse ponto tenho que concordar com nosso arqui-inimigo matrixciano 😀 :P, o Moriarti Católico, :P, o Grande Solius, “De resto, o fiasco lógico/ontológico, pelo qual nosso amigo insiste quixotescamente ser possível se tirar o mais do menos… ou melhor, tirar algo do nada, ou ainda, que algo pode se atualizar sem que haja potência para tanto; “, você comete alguns erros em sua análise de que tudo vem do nada e o nada é o zero. Já pensou que talvez o nada seja o processo de entrega da consciência local a um estado não-local? Enfim… vamos ao 1-1=0, e… Read more »

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
7 fevereiro de 2014 9:50 am

San Xenxo, esse artigo de outro aluno de meu mestre de chi kung, http://innersoundqigong.blogspot.com.br/2014/02/tibetan-tummo-internal-heat-proven-by.html , na verdade ele é aluno do mestre que meu mestre educou! :D, o gigante cristão cheio de bondade, Jim Nance -pra ter uma idéia, em todas minhas conversas via telefone com o Jim, meus meridianos se purificavam e eu sentia micro-choques em todo corpo, e segundo ele, isso ocorria naturalmente, sem intenção dele, pois tudo influencia tudo e como sou cultivador, o processo de ressonancia ocorre naturalmente bidirecionalmente :), mas sobre o artigo do Werdruid, como o chamo, é sobre um homem capaz de fazer… Read more »

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
6 fevereiro de 2014 5:31 pm

SERISE: Peço sua licença para discordar. impossível ser totalmente livre da tecnologia,seria ruim. Aliás devemos nos utilizar da tecnologia sim, mas não ser escravos dela, não podemos é ser “dependentes psicológicos” da tecnologia. Acredito que a ciencia livre de amarras, pode sim ajudar muito, mostrando ás massas alienadas as bases científicas em que se apoiam esses conhecimentos.Mas com certeza ainda vai demorar um pouco. Tudo a seu tempo……. VAGABA: Num tem que pedir licença não, Serise! A meditação É uma tecnologia tb que age sobre a totalidade do ser, quando feita do modo correto, e sem objetivos mundanos (como esses… Read more »

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
6 fevereiro de 2014 5:11 pm

SERISE: O problema é que tudo isso vem com roupagem , ou pelo menos a imagem[certa ou errada]de religião oriental. VAGABA: É só praticar, verificar na mente-corpo os efeitos e traduzir dentro do possível para a linguagem ocidental. E o processo é simples. É limpar a mente, silenciando-a, para ela estar presente no momento. Depois, continuar nutrindo esse estado, para que o corpo comece a se transformar também, sem apegar-se com as sensações e os super-poderes (que naturalmente nascem). Você pode usa-los, desde que com mérito e sem apegar-se a eles, o q é difícil pra muitos no início, pra… Read more »

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
6 fevereiro de 2014 5:02 pm

SERISE: O esclarecimento científico, com um propósito diferente do atual! VAGABA: Dean Radin, o mais respeitado pesquisador de paradas paranormais, deixa bem claro isso. Mesmo quando vão testar o efeito de meditação em monges budistas tibetanos (q são pequenos bruxinhos) eles limitam-se a ver só o efeito no cérebro. Quando os monges sugerem que devem medir o efeito da meditação no corpo, ignoram na grande maioria das vezes. PQ isso? Pq o dogma atual é de que a mente é um subproduto do cérebro – somos computadores acidentais, o cérebro (hardware) cria o software (mente). A mente não pode ter… Read more »

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
6 fevereiro de 2014 4:56 pm

SERISE: Uma questão,nobre monge; meditar deitado, completamente esticado sobre um tatame,ao invés de sentar-se,funciona? [ É que eu tenho problemas com hernias de disco e ficar sentado muito tempo deixa as costas péssimas. faço pilates para controlar mas dirigir por longo tempo é de matar.] Deitado funciona? Assim eu posso ficar por muito tempo. ——————— NÓIS: Primeiro, nobre e monge eu não sou! 😀 deve ser outro anônimo! Sou vagabundo profissional, artista marcial aposentado, desenhista e campeão cósmico de peido a distância. 😀 😀 😀 😀 😀 Pode sim, Serise. Pilates é muito bom pros nervos e tendões, e com… Read more »

Serise,  Between Notingness and the Eternity.
Serise, Between Notingness and the Eternity.
6 fevereiro de 2014 4:54 pm

AMAR!

Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui… além…
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente…
Amar! Amar! E não amar ninguém!
Recordar? Esquecer? Indiferente!…
Prender ou desprender? É mal? É bem?[………..]
Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!
E se um dia hei de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder… pra me encontrar…

Florbela Spanca

Serise Between Notingness & Eternity.
Serise Between Notingness & Eternity.
6 fevereiro de 2014 4:11 pm

Anonimo sem nome,
disse:
Esperar que a ciência ocidental explique esses processos é simplesmente sabotar o direito humano de ser livre e independente da tecnologia.

Peço sua licença para discordar.
impossível ser totalmente livre da tecnologia,seria ruim. Aliás devemos nos utilizar da tecnologia sim, mas não ser escravos dela, não podemos é ser “dependentes psicológicos” da tecnologia.
Acredito que a ciencia livre de amarras, pode sim ajudar muito, mostrando ás massas alienadas as bases científicas em que se apoiam esses conhecimentos.Mas com certeza ainda vai demorar um pouco.

Tudo a seu tempo…….

Anônimo
Anônimo
6 fevereiro de 2014 3:55 pm

Se vc tem tempo para Respirar, vc tem tempo para Meditar!

Ajan Cha

Serise,  Between Notingness and the Eternity.
Serise, Between Notingness and the Eternity.
6 fevereiro de 2014 3:40 pm

cont. O esclarecimento científico, com uma linguagem diferente da nossa ciÊncia atual encontra-se em dois lugares via dois caminhos, e muito bem detalhados, No Daoísmo o processo via a transformação física necessária é preciso e detalhado. No Budismo, o processo via a transformação mental é preciso e detalhado. O problema é que tudo isso vem com roupagem , ou pelo menos a imagem[certa ou errada]de religião oriental. E exatamente por isso fortemente combatida por nosso religiosos cristãos. Passa a ser tratado como questão de fé. existe um cerco religioso/politico/científico defendendo o nosso sistema, falar merda pode, mas….qualquer coisa que possa… Read more »

Serise,  Between Notingness and the Eternity.
Serise, Between Notingness and the Eternity.
6 fevereiro de 2014 3:31 pm

San Xenxo disse: “O esclarecimento científico destas questões colocará certamente a nossa espécie em voos mais altos.” Anônimo resp. “O esclarecimento científico, com uma linguagem diferente da nossa ciÊncia atual….” Só uma intromissão; O esclarecimento científico, com um propósito diferente do atual! Aí sim as coisas vão andar. A ciencia é escrava de quem lhe financia, portanto a nossa ciencia está voltada para os re$ultado$ de quem banca as pesquisas[ industria], e a segurança de quem está por cima[poder politico] Onde a ciencia não for escrava do sistema, surgirão novidades realmente importantes. [ Com certeza o sistema atual não vai… Read more »

Serise,  Between Notingness and the Eternity.
Serise, Between Notingness and the Eternity.
6 fevereiro de 2014 10:31 pm

vagabundo cósmico, “….Por isso que digo que a ciência ocidental, no atual estágio dela sabota o direito humano de ser livre e independente da tecnologia.” Ok agora eu entedi o que quis dizer. ———— “Se quiser acelerar o processo, acrescenta ai umas três vezes por dia um copão de suco natural feito na hora” cara eu passo muito tempo na roça,vivo mergulhado [quase literalmente] em frutas e legumes. mel e beterrabas fazem parte do meu cardápio a décadas.[ coincidentemente faço um suco todas as manhãs bem do jeito que falou] pelo menos nisso estou no caminho certo.[rs,rs,rs] ———– O segredo… Read more »

Serise,  Between Notingness and the Eternity.
Serise, Between Notingness and the Eternity.
6 fevereiro de 2014 10:44 pm

Eduardo,

legal o link que postou.

Quem quiser olhar a capela, aí vai.

http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/02/18191-veja-detalhes-de-obra-de-michelangelo.shtml

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
7 fevereiro de 2014 9:17 am

“Às ordens, caro. Penso que não tenho, mas o meu continua o mesmo. Escreva quando e o quanto quiser. ”

Solius, perdi o seu tb. 😀 😀 😀 😀 meu email no riseup.net é g u t o n o v o @riseup . n et 🙂

(desejo momentâneo: que você já tenha tido acesso aos tratados de medicina energética cristã do passado e que possa compartilha-los!!!! :D)

Vagabundo Cósmico
Vagabundo Cósmico
7 fevereiro de 2014 9:14 am

San Xenxo: Não existe ciencia ocidental e ciencia oriental. Existe simplesmente o humilde método científico experimental… E para os casos mais complicados existe a Estatística que, no contexto, destes fenómenos mais complexos, embora nunca os possa explicar, pode, pelo menos comprovar os efeitos e a validade de certas tecnicas Milenares… (…) A verdadeira ciência é o método experimental que toda pessoa pode usar… “Convém não confundir a obra prima com a prima do mestre de obra” VAGABA: Concordo com você, San Xenxo. Assumindo que a única coisa que existe é o humilde método científico experimental, não haveria distinção, e este… Read more »

e mais outro neutrino
e mais outro neutrino
7 fevereiro de 2014 8:26 am

Anônimo sem nome,

Às ordens, caro. Penso que não tenho, mas o meu continua o mesmo. Escreva quando e o quanto quiser.

Abçs

e mais outro neutrino
e mais outro neutrino
7 fevereiro de 2014 8:23 am

De resto, o fiasco lógico/ontológico, pelo qual nosso amigo insiste quixotescamente ser possível se tirar o mais do menos… ou melhor, tirar algo do nada, ou ainda, que algo pode se atualizar sem que haja potência para tanto; a repulsa aos dogmas, que são verdades necessárias, enquanto se repete outras supostas “verdades necessárias” (não, não é aprisionamento algum se escorar naquilo que liberta e que faz parte da mesma liberdade); o ódio à religião, que não, não nasce da ignorância, mas da sabedoria (algo que basta começar a estudar o assunto para que se constate), comentários neo-espiritualistas, a redução à… Read more »

Anônimo Sem Nome
Anônimo Sem Nome
7 fevereiro de 2014 8:20 am

“Errado. A ideia não é essa. Tento melhorar a distinção para esclarecer-lhe: quando há erros ou acertos em atos humanos relacionados à instituição, os erros e acertos são humanos. Paralelamente, a Igreja, Corpo Místico, esta é incorruptível, e doutrinariamente, se tomada por base e com fidelidade, pode proporcionar apenas acertos, jamais erros. Diga-me se ainda não tiver compreendido. Sds.” Obrigado pelo esclarecimento, Solius. Ficou claro agora, ainda mais depois de tudo que andei estudando sobre a Igreja Católica, seus Santos, seu papel importantíssimo na ciência medieval, etc, muito via indicações que você me deu, e sou eternamente grato, pois a… Read more »

e mais outro neutrino
e mais outro neutrino
7 fevereiro de 2014 7:42 am

Anônimo sem nome,

“Quanto ao resto, sua saída é igual ao do Solius em suas defesas da “instituição” católica. Quando há erro é o homem, quando há acerto é a instituição.”

Errado. A ideia não é essa. Tento melhorar a distinção para esclarecer-lhe: quando há erros ou acertos em atos humanos relacionados à instituição, os erros e acertos são humanos. Paralelamente, a Igreja, Corpo Místico, esta é incorruptível, e doutrinariamente, se tomada por base e com fidelidade, pode proporcionar apenas acertos, jamais erros. Diga-me se ainda não tiver compreendido. Sds.

Eduardo
Eduardo
7 fevereiro de 2014 7:37 am

No vídeo acima podemos perceber que a mente atinge algo fora do tempo/espaço (faixa azul)…

Eduardo
Eduardo
7 fevereiro de 2014 7:25 am

Aqui podemos ter uma amostra do que é a meditação Profunda (Mente em silêncio)- que muitas pessoas que a atingiram chamam de Reino de Deus, Libertação, Samadhi, Espirito santo, Akasha, Self, Brâman ( princípio divino, não personalizado e neutro), etc…

http://www.youtube.com/watch?v=lJfgzMbDhcE

San Xenxo
San Xenxo
7 fevereiro de 2014 4:55 am

Não existe ciencia ocidental e ciencia oriental. Existe simplesmente o humilde método científico experimental…

E para os casos mais complicados existe a Estatística que, no contexto, destes fenómenos mais complexos, embora nunca os possa explicar, pode, pelo menos comprovar os efeitos e a validade de certas tecnicas Milenares…

Agora está certo quando se afirma que a “ciência ” segue o capital. Mas isso não é a verdadeira ciência – A verdadeira ciência é o método experimental que toda pessoa pode usar…

“Convém não confundir a obra prima com a prima do mestre de obra”

Serise,  Between Notingness and the Eternity.
Serise, Between Notingness and the Eternity.
6 fevereiro de 2014 3:14 pm

Ao anônimo comentarista sem nome,

1- Uma questão,nobre monge;
meditar deitado, completamente esticado sobre um tatame,ao invés de sentar-se,funciona?
[ É que eu tenho problemas com hernias de disco e ficar sentado muito tempo deixa as costas péssimas. faço pilates para controlar mas dirigir por longo tempo é de matar.]
Deitado funciona? Assim eu posso ficar por muito tempo.

2- Agradeço a postagem e explicação sobre as técnicas de meditação cristãs,[ embora eu não siga o cristianismo]e sobre a respiração.

[ Lembrei-me do Aleh soh Aleh, ele sumiu dos coments.]

e mais outro neutrino
e mais outro neutrino
16 janeiro de 2014 4:41 pm

A Metafísica deve ser desenvolvida a partir dos dados obtidos pelas ciências físicas. Espinosa não só não entendeu o pensamento de Aristóteles, como não se dedicou ao estudo de seus principais comentadores – uma falta filosófica das mais grosseiras. Eis, pois, uma das provas mais notórias de que a metafísica de Espinosa com base em um “deus” imanente não passa de um tremendo engodo: Se houve na tal “Natureza” espinoseana potência para tudo o que já houve, para tudo o que há e para o que outrora pôde haver mas não houve e já não pode mais, e se há… Read more »

Mauro
Mauro
13 janeiro de 2014 8:30 pm

Olá! Eu não compartilho a idéia de que a substância de Espinoza é radicalmente diferente do Deus judaico-cristão. Moisés e Jesus em seus tempos transmitiram o Monismo em uma forma simbólica, compatível com o entendimento das pessoas de suas épocas. O primeiro mandamento dado por Moisés – “Eu sou o Senhor teu Deus, não há outro Deus” – intrinsecamente carrega a idéia citada de que a substância ‘é singular a ponto de não poder ser concebida por outra coisa que não ela mesma, é infinita e indivisível’. Sim, a substancia não tem finalidade, ela é em si mesma. Penso que… Read more »

Leonardo
Leonardo
13 janeiro de 2014 1:29 pm

Acho que aqui podemos ter uma noção do caminho descendente (Até a matéria):

depois só pensar ao contrário (Ascendente) …

http://www.youtube.com/watch?v=LBFDm62LHUc

Anônimo
Anônimo
13 janeiro de 2014 10:16 am

“Participante – Baghavan, o senhor havia dito que o Coração é o centro do Self. Baghavan Ramana Maharshi – Sim, é o centro supremo do Self. É importante que não se tenha nenhuma dúvida sobre isso. O Self real é lá, dentro do Coração, atrás do jiva, ou ego. Diga-me então por favor, onde se localiza no corpo? Ramana – Você não saberá através da mente. Você não realizará através da imaginação; quando lhe digo que aqui é o centro ( ponto situado ao lado direito do peito). A única maneira de realizá-lo é cessar imediatamente com as fantasias, e… Read more »

raph
raph
13 janeiro de 2014 9:25 am

Sobre “não ser uma ideia original” de Espinosa: Já Parmênides falava do mesmo assunto em seu poema sobre a Natureza, que nos chegou fragmentado, mas que basicamente inaugura o chamado “problema do Ser” na filosofia. Depois, tanto estoicos quanto neoplatônicos voltaram ao tema. E, se formos até o Oriente, provavelmente chegamos ao tema em épocas ainda mais remotas, como no verso IV do Tao Te Ching que fala sobre “o que parece ser anterior ao Soberano do Céu” e em passagens dos Vedas, como esta: No início, havia apenas o Grande Uno refletido na forma de um ser. Ao refletir,… Read more »

raph
raph
13 janeiro de 2014 9:19 am

Acredito que esta aula de Claudio Ulpiano possa iluminar a muitos no entendimento de Espinosa (mas é preciso ver com calma, muita calma): http://vimeo.com/10348233 *** Sobre a “substância que não pode criar a si mesma”, é um conceito que Espinosa desenvolveu muito bem, mas que certamente não foi ideia original sua (e nem ele parece ter pretendido que fosse). É uma lógica tão simples que parece boba, mas que não tem nada de superficial: exatamente porque o Nada não existe, jamais existiu ou existirá é que existe Algo, e deste Algo tudo o mais se irradiou. Para mim, o início… Read more »

Diógenes
Diógenes
13 janeiro de 2014 9:07 am

Só explicando o “primeira vez que escrevo”. Não sabia que podia comentar. rsr
Abraço.

Diógenes
Diógenes
13 janeiro de 2014 9:04 am

Primeira vez que escrevo algo. E só escrevi em virtude de você ter mencionado que gostaria de ver as discussões nos comentários.
O significado de existir é simplesmente encontrado nos dicionários, é o “sair para fora”, “permanecer”. Ao ponto que o ser é infinito, pois, apenas é, e só.
Você já leu algum livro do Humberto Rohden?
Gostei muito da visão dele do Bhagavad Gita e deu livro dele chamado “O espírito da filosofia oriental”. Ele cita por diversas vezes os pensamento de Espinoza.
Parabéns pelo seu site!

Clarisse
Clarisse
13 janeiro de 2014 8:13 am

Quanto ao primeiro tópico, creio que enquanto houver essa divisão e classificação do tipo “a alegria é boa” e “a tristeza é ruim”, a mente permanecerá com a percepção fragmentada, enxergando através dos filtros comuns que condicionam o entender e interpretar da realidade. Tristeza ou alegria não são estados bons ou ruins. São apenas estados, existem em nós e só poderemos lidar com eles quando compreendermos os mecanismos que os geram na psique, que os alimentam. O segundo ponto me lembrou o principio de Hermes, “Aquilo que está em cima é como o que está em baixo”. De fato, penso… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 janeiro de 2014 9:07 pm

Abandona o que está na frente; abandona o que está atrás; abandona o que está no meio.

Leonardo
Leonardo
14 janeiro de 2014 9:56 am

o Ovum materno: No silêncio desta noite, Mirdad gostaria que meditassem sobre o Ovum materno. O espaço e tudo o que nele há é um ovo, cuja casca é o Tempo. Este é o Ovum materno. Envolvendo este Ovum, como o ar envolve a terra, está Deus manifestado, o macrodeus, a vida incorpórea, infinita e inefável. Encerrado neste Ovum está Deus latente, o microdeus, a vida englobada, também infinita e inefável. Conquanto imensurável no que se refere às medidas humanas, o Ovum materno tem limites. Embora ele próprio não seja infinito, está cercado pelo infinito por todos os lados. Os… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 janeiro de 2014 10:09 am

OBS.: A respeito do CONHECIMENTO: O termo gnose deriva do termo grego “gnosis” que significa “conhecimento”. É um fenômeno de conhecimento espiritual vivenciado pelos gnósticos (cristãos primitivos sectários do gnosticismo). Para os gnósticos, gnose é um conhecimento que faz parte da essência humana. É um conhecimento intuitivo, diferente do conhecimento científico ou racional. Gnose é o caminho que pode guiar à iluminação mística através do conhecimento pessoal que conduz à salvação. A existência de um Deus transcendente não é questionada pelos gnósticos, pelo contrário, veem no conhecimento divino um caminho para atingir um conhecimento mais profundo da realidade do mundo.… Read more »

Johannes
Johannes
15 janeiro de 2014 1:10 pm

A MENTE não mente, ela cria realidades. se você colocar-se em posição de observação de sua mente por cinco minutos, verificará esse fato. Ao mesmo tempo que em determinado momento ela informa que algo é bom, bonito, etc… em outro momento ela dirá que esse mesmo algo é ruim e feio. Vivemos um mundo de provas e “as verdades criadas por nossa mente” são as nossas provas. Ela é o diabo que cristo combateu 40 dias e quarenta noites no deserto. (…) Para o ser se tornar desperto, precisa aprender a não acreditar nas verdades que ela cria, pois quem… Read more »

Subsumer
Subsumer
16 janeiro de 2014 12:55 am

Acho importantes dois pontos: 1 – metafisíca: a lógica de Espinosa, como de tantos outros filósofos, mostra a necessidade do monismo, mas… entendendo, como o comentarista raph disse, que a “substância”, assim como o “todo”, é mental. Matéria é subdivisão do mental. 2 – Isso clareia o modo como devemos tratar os aspectos psicológicos. No jargão de Espinosa, as motivações do comportamento são paixões, mas na medida em que se toma consciência (mental) de tais paixões e de sua natureza, então a ultrapassamos, até chegarmos na compreensão da motivação fundamental do Todo, que é seu movimento, que é seu sentido.… Read more »

Fellipe Sete-Flechas
Fellipe Sete-Flechas
15 janeiro de 2014 12:50 pm

Acid,

acredito que tenho a resposta de seu questionamento. Helena Blavatsky, introdutora da Teosofia no Ocidente, trata do binômio Deus-Universo no volume 1 (Cosmogênese) de sua obra “A Doutrina Secreta”. É ocultismo megafuckingpower level 666, no qual ela trata sobre a origem filosófica do Universo. Segue um link para um esclarecimento…….acredito que vc vai encontrar a resposta.

http://www.luzdegaia.org/downloads/livros/diversos/Introducao_a_Doutrina_Secreta_Carlos_A_P_Campani.pdf

Anônimo
Anônimo
15 janeiro de 2014 10:51 am

“Eis que eu fiz teu rosto forte contra seus rostos, e tua fronte forte contra sua fronte. Fiz tua fronte como DIAMANTE (sem sombra), mais dura do que a pederneira. Não os temas, nem te atemorizes com seus rostos, porque eles são casa desobediente.” (Ezequiel 3: 8,9)

Anônimo
Anônimo
15 janeiro de 2014 10:48 am

“E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.” Mateus 21:19

Anônimo
Anônimo
15 janeiro de 2014 10:35 am

“3º Spinoza defendeu que Deus e Natureza eram dois nomes para a mesma realidade, a saber, a única substância em que consiste o universo e do qual todas as entidades menores constituem modalidades ou modificações. Ele afirmou que Deus sive Natura (“Deus ou Natureza” em latim) era um ser de infinitos atributos, entre os quais a extensão (sob o conceito atual de matéria)” Tudo que tem substância possui uma sombra… “A coisa mais gentil do mundo, supera a coisa mais bruta do mundo. O que não tem substância entra onde não há espaço. Isso mostra o valor da não-ação. Ensinar… Read more »

Alvaro Reis
Alvaro Reis
15 janeiro de 2014 10:05 am

Acid,

Faz umas análises de filmes aí! Adoro quando você comenta!

Marlon Ribeiro
Marlon Ribeiro
14 janeiro de 2014 7:26 pm

é hora de filosofar…. “Como esse pensamento de Spinoza se choca (ou coexiste) com o de Sto. Agostinho? Seria este o “Nada Mãe? A matéria escura? O tecido do Cosmos? Sinceramente, pelo texto da Wikipedia não deu pra entender o porque da substância não poder ser sem existir. Espero que possamos trazer luz nos comentários e nos enriquecer com isso, e que as possíveis discussões sejam visando trazer conhecimento a todos nós e não só pelo prazer de ganhar uma discussão.” Eu acho que seria sim algo relacionado ao nada mais antigo ou simplesmente algo anterior a toda a existência… Read more »

outro neutrino
outro neutrino
13 janeiro de 2014 7:25 am

Acid, “Ato e potência eu entendo. Acho que a gente já passou por essas etapas.” Mas a fim de tentar evitar qualquer mal-entendido, penso ser por bem deixarmos bem claros alguns fundamentos antes de chegarmos aqui: “O que não entendo é o tal do ser e existir.” ———- “Mas, respondendo de qualquer forma, não.” Bom. Assim, 1- Você há de concordar, por essa sua resposta, que nada daquilo que conhecemos pelos sentidos pode vir a existir sem a ação de uma ou mais causas eficientes, ou seja, um agente extrínseco, em ato, que faz com que algo venha da potência… Read more »

Leonardo
Leonardo
12 janeiro de 2014 10:01 pm

as coisas singulares são elas mesmas eterna

http://www.youtube.com/watch?v=vUXIfXt0dQg

Leonardo
Leonardo
12 janeiro de 2014 8:23 pm

O Dito “NADA MÃE” – BINAH (Energia Negativa) Ignorantemente chamada de MAL… (Energia que molda a forma – DOR) Binah, Entendimento, (Em hebraico, בינה: Beth, Yod, Nun, Hé) é a terceira sephirah da Árvore da Vida cabalística. Na Árvore, ela está localizada no topo do pilar da severidade, logo acima de Geburah e contrastando em oposição a Chokmah. A primeira manifestação de Kether foi Chokmah, ele, por sua vez, é energia pura, sem forma, só força. Binah foi a primeira manifestação da forma sobre a força. Ela foi responsável por limitar o poder infinitamente expansivo de Chokmah. Se não fosse… Read more »

Leonardo
Leonardo
12 janeiro de 2014 7:58 pm

“Se conseguirdes não depender da presença física daqueles que amais, mantereis para sempre o vosso amor e a vossa alegria. Já não estareis submetidos às circunstâncias, porque vivereis no único mundo verdadeiramente real – o vosso mundo interior, com o qual formais uma unidade. Assim que saís do vosso mundo interior, sentis que os seres e as coisas vos escapam, ficais à mercê dos acontecimentos. Sabeis quanto tempo o ser que amais ficará junto de vós? Não; talvez ele vá embora um dia. Então, esforçai-vos por focar a vossa consciência nas regiões elevadas, onde as circunstâncias não têm qualquer poder… Read more »

Leonardo
Leonardo
12 janeiro de 2014 7:48 pm

Tudo o que o pensamento criou, não é sagrado, não é santo…

http://www.youtube.com/watch?v=a7stLlpvZKE

Leonardo
Leonardo
12 janeiro de 2014 7:35 pm

VENHA PARA O LADO NEGRO DA FORÇA, TEMOS CAFÉ: Extirpar ou erradicar o mal, da nossa consciência, é uma tarefa impossível posto que, a tarefa da consciência é discriminar os opostos, separando-os, classificando-os e ordenando-os e, para isso, busca sofrer experiências. A natureza humana necessita deste expediente para aliviar o drama da angústia da finitude e dos mistérios da vida. O mal é o “outro lado”, é o que fica espreitando e esperando a primeira oportunidade para se manifestar. É vida buscando vida, querendo sofrer e com medo de sofrer. A iludida consciência racionalista acredita que se encastelando em convicções… Read more »

um neutrino
um neutrino
12 janeiro de 2014 7:28 pm

Caríssimo amigo Acid,

Uma pergunta inicial: em sua visão, pode algo vir a estar em ato sem que haja potência para tanto (como, por exemplo, um balão a existir sem que previamente haja a matéria de que é feito, quem o faça, etc.)?

Anônimo
Anônimo
12 janeiro de 2014 7:05 pm

Sariputta Sutta Então o venerável Ananda foi até o venerável Sariputta e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado e disse: “Amigo Sariputta, um bhikkhu poderia alcançar uma tal concentração da mente de modo que ele não teria a percepção da terra em relação à terra, nem da água em relação à água, nem do fogo … do ar … da base do espaço infinito … da base da consciência infinita … da base do nada … da base da nem percepção, nem não percepção … deste mundo … nem do mundo além, e ainda assim seria perceptivo?” “Sim, amigo… Read more »

Adrian
Adrian
12 janeiro de 2014 6:05 pm

Desculpem os erros de português.

Isso é um assunto ótimo, porém, extenso. As palavras complicam as coisas; se você tem uma concepção diferente do conceito de certa palavra, do que a minha concepção, então, estamos falando idiomas diferente. Se existe uma comunicação efetiva entre as partes, então, basta poucas palavras e o silêncio total.

A linguagem é o bom e o mau ator – no mesmo filme.
A linguagem é essencial e é dispensável. A linguagem é humana.

Adrian
Adrian
12 janeiro de 2014 5:52 pm

“Sinceramente, pelo texto da Wikipedia não deu pra entender o porque da substância não poder ser sem existir.” Pensemos bem, “ser” é uma qualidade(não sei se é a palavra certa) de algo ou alguém, em que se manifesta a consciência. Estar consciente é ser. Estar inconsciente, também é ser. Pois, o inconsciente só existe naquilo que tem consciência, em menor ou maior grau. Não se pode vasculhar o inconsciente do meu armário, por exemplo. Existir é a consequência de “ser”. Logo, nós que estamos lendo(ou escrevendo)existimos e somos reais, de uma forma ou de outra. Porém, tudo aquilo que não… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 janeiro de 2014 4:35 pm
Leonardo
Leonardo
12 janeiro de 2014 8:44 pm

“O Tao que pode ser ensinado
não é o Tao eterno.
O nome que pode ser falado
não é o nome eterno.

O inominável é o eternamente real.
Nomear é a origem
de todas as coisas separadas.

Livre do desejo
você percebe o mistério.
Preso no desejo
você vê apenas as manifestações.

No entanto, mistério e manifestação
surgem da mesma fonte.
Essa fonte é chamada escuridão.

Escuridão dentro da escuridão.
O portal para todo o entendimento.”

Leonardo
Leonardo
12 janeiro de 2014 9:49 pm

Bem, o que tiro sobre tudo isto: A única realidade (SAGRADO) é o infinito (Não temos “nossa persona” condições de entender)- tudo o que é finito (Filho de mulher) não existe em realidade…é apenas transitório… Segundo o Gênesis, o primeiro anthropos (Adão) era macho-fêmea potencial, que, após o sono cósmico dos Elohim, se bifurcou em homem e mulher atuais como é hoje. Mas, se o ser humano atingir a plenitude da sua evolução, a atual procreação animal culminará em creação hominal, e o atual “filho de mulher” (Alma?) passará a ser “filho do homem” (Espírito?) (Si mesmo / Self /… Read more »

Leonardo
Leonardo
12 janeiro de 2014 9:28 pm

PEDRA ANGULAR: Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular. (Atos dos Apóstolos 4, 11) Por isso lê-se na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa: quem nela puser sua confiança não será confundido (Is 28,16). (I São Pedro 2, 6) Para vós, portanto, que tendes crido, cabe a honra. Mas, para os incrédulos, a pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular, uma pedra de tropeço, uma pedra de escândalo (Sl 117,22; Is 8,14). (I São Pedro 2, 7) Nigredo, Albedo e Rubedo… Alquimia é a arte e ciência… Read more »

Leonardo
Leonardo
12 janeiro de 2014 9:16 pm

“Age tu por eles hoje, e eles agirão por ti amanhã. É do botão da renúncia da sua própria personalidade que nasce o fruto doce da libertação final. Condenado a perecer é aquele que por me­do de Mara deixa de auxiliar os homens, receando agir em proveito próprio. O peregrino que quer refrescar os seus membros lassos em águas correntes, mas não mergulha por medo à corrente, arrisca-se a morrer de calor. A inação baseada no medo egoísta não pode dar senão mau fruto. O devoto egoísta vive inutilmente. Vive em vão o homem que não realiza na vida a… Read more »

Leonardo
Leonardo
12 janeiro de 2014 9:01 pm

“O Tao é chamado de Grande Mãe: Vazio e ainda assim inesgotável. Ela dá a luz a mundos infinitos e está está sempre presente dentro de você. Você pode usa-lo como quiser. ” “Pare de pensar e seus problemas acabam. Qual é a vantagem do sim sobre o não ? Qual é a vantagem do sucesso sobre o fracasso ? Você precisa valorizar o que os outros valorizam ? Evitar o que os outros evitam ? Que ridículo! Os outros são animados, como se estivessem num desfile. Só eu não me importo, só eu sou sem expressão, como um bebê… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 janeiro de 2014 9:00 pm

eu vou ser monge budista! :D…

Leonardo
Leonardo
12 janeiro de 2014 8:57 pm

76. Disse Jesus: O Reino é semelhante a um negociante que possuía um armazém. Achou uma pérola, e, sábio como era, vendeu todo o armazém e comprou essa pérola única. Procurai também vós o tesouro imperecível, que se encontra lá onde as traças não se aproximam para comê-lo nem os vermes o destroem. 77. Disse Jesus: Eu sou a luz, que está acima de todos. Eu sou o “Todo”. O Todo saiu de mim, e o Todo voltou a mim. Rachai a madeira – lá estou eu. Erguei a pedra – lá me achareis. 78. Disse Jesus: Por que saístes… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 janeiro de 2014 8:49 pm

“O vazio é algo que fica bem no meio entre isto e aquilo. O vazio tudo inclui e não tem contrapartida, nada vem a excluir ou a contestar.O vazio é vivo, pois todas as formas dele emergem.E aquele que compreende o vazio fica cheio de vida, de força e de amor por todas as coisas.”

( Lee Jun Fan) Bruce Lee

Leonardo
Leonardo
12 janeiro de 2014 8:48 pm
Anônimo
Anônimo
12 janeiro de 2014 8:46 pm

“O divino marca presença no mundo como amor.
O amor não é relativo. O amor é absoluto.
Existe antes de tudo, depois de tudo,
não está no tempo, não nasce nem morre.
O amor é o que permanece em você.
O resto morre na impermanência.”

Anônimo
Anônimo
12 janeiro de 2014 4:24 pm

A Prática Espiritual Conducente À Libertação ~ por Ven. Ajahn Payutto ~ 1. A Prática Espiritual Conducente À Libertação O benefício espiritual e a prática para o seu atingimento estão diretamente relacionados com a meta mais elevada do Buddha-Dhamma. É de extrema importância, concernente a todo o escopo dos ensinamentos buddhistas. Porque muitos detalhes do seu desenvolvimento requerem uma compreensão especial, os textos referem-se a ele com frequência e extensamente. Alguns textos, como por exemplo o Visuddhi Magga, esquematizam esse desenvolvimento como um sistema ordenado. Em vez de descrever detalhes aqui, vou apenas oferecer um resumo geral. Aquelas pessoas que… Read more »

Leone
Leone
5 fevereiro de 2014 2:17 am

Eduardo:
Essa é para vc Leone:
http://www.youtube.com/watch?v=6yBI7y6-9fQ

Resp:
Opa!, valeu.

Mutantes e Tim Maia foram os melhores produtos musicais que a Jovem Guarda produziu.

http://www.youtube.com/watch?v=ZjjDnFY3tpA

E por coincidência estou lendo sua biografia.
Figurassa o Tião.

Ainda não cheguei na parte onde ele se desencantou com o universo em desencanto mas penso que vai ser bem divertido.

Anônimo
Anônimo
2 fevereiro de 2014 10:34 am

eu acho q não vou ser mais monge não… vou ser filósofo! :D…

Anônimo
Anônimo
2 fevereiro de 2014 10:29 am
Serise Between Notingness & Eternity.
Serise Between Notingness & Eternity.
2 fevereiro de 2014 10:16 am

Leone, cara o seu coment sobre o nada fez sucesso aqui em casa.A molecada aplaudiu.[ tem uma comunidade adolescente ávida por assuntos científicos complexos, polemicos e/ou surpreendentes na minha área,e com o Edward Snowden como idolo] ———– Minha cabeça [ quase anciã] está dando voltas. [ e nem é ressaca nem avc] muito legal o seu coment. legal mesmo, já tenho assunto para pensar o dia todo[ talvez o mês todo] 1-O tempo é uma ilusão da mente. 2- o nada é importantíssimo. 3- o algo pode bem ser um estado transitório do nada. 4- nada e algo dançam uma… Read more »

Leone – nadeando nas nadices de Mestre Paco, o abençoado
Leone – nadeando nas nadices de Mestre Paco, o abençoado
2 fevereiro de 2014 5:35 am

Serise: maravilha, jamais imaginei que houvesse tanto a dizer sobre o nada. Resp: Sim, paradoxalmente assombroso, não? Não é a toa que os antigos ocidentais borravam as fraldinhas filosóficas frente ao Nada-Mãe. Já os orientais eram mais tranquilex a esse respeito. E quando viam um zero então? Corriam pra debaixo da cama com um urinol e só saiam de lá quando alguém somasse algo no zero para depois chamar de deus. Na verdade, quem fubecou a filosofia ocidental foi o Aristóteles com aquela bobagem que do nada, nada poderia sair. Depois veio o Aquino, encampou a premissa errônea, colocou umas… Read more »

Serise,  Between Notingness and the Eternity.
Serise, Between Notingness and the Eternity.
1 fevereiro de 2014 9:04 pm

leone, maravilha, jamais imaginei que houvesse tanto a dizer sobre o nada. “Os opostos se distinguem pela direção de sua viagem no tempo”, escreve ele. Na ausência do tempo, –1 e 1 se anulam; aglutinam-se no zero. O tempo permite que os dois opostos se desmembrem — e é esse desmembramento que, por sua vez, assinala o surgimento do tempo. perdoe a minha pouca compreensão sobre o assunto[nada entendo sobre o nada]mas…….. De acordo com o tal Atkins , o nada seria um estado provisório da matéria? na presença do tempo, o nada torna-se algo? ou vice e versa? Ou….viajei… Read more »

Alberto
Alberto
1 fevereiro de 2014 2:45 pm

Relacionar “Deus” com a natureza é primitivo, infantil e um embuste intelectual, mas naqueles tempos de Espinoza não se poderia esperar outra coisa. A religião influenciava drasticamente a vida das pessoas, e por isso todas sempre tentavam criar uma relação de Deus com alguma coisa, mesmo que o pensamento de algumas pessoas fosse mais sofisticado ou questionador das verdades das religiões oficializadas. Entretanto, qualquer pessoa nascida hoje em famílias desvinculadas de acreditar em mundos de fantasia, que investirão tempo e educação em conhecimento real sobre as coisas, entendendo como o mundo realmente funciona, perceberá que tudo que foi pensado metaficamente,… Read more »

Anônimo
Anônimo
1 fevereiro de 2014 2:29 pm

Anônimo:
É só ele deixar de ser um tupiniquim preguiçoso e começar a cultivar (um anapama, um vipassana, um pequeno universo, ou mesmo a prática simples de Santa Tereza D´avilla,…

Resp:
Véio, tô consumindo Goji, aquela parada do Tibet.

Conhece? Recomenda?

Já faz uns 6 meses..comi um pacote inteiro. Para o “alto e avante’ parece que funciona;para o infinito e alem eu já não sei…

😀

Leone – nadeando nas nadices de Mestre Paco, o abençoado
Leone – nadeando nas nadices de Mestre Paco, o abençoado
1 fevereiro de 2014 2:10 pm

Bom, diante de meu último comentário, vou deixar a pergunta para tentativas de respostas: -Por que existe algo e não apenas o nada? Eu primeiro, vamos lá, resumidamente: Resposta: O algo existe porque há uma violação da paridade matéria/antimatéria. Vejam a equação: 0 = 1 – 1 O que ela poderia representar? Que 1 e –1 somam zero, é claro. Contudo, isso é interessante. Imagine o inverso do processo: não a convergência de 1 e –1 para chegar a 0, mas 0 por assim dizer se desmembrando em 1 e –1. Onde tínhamos Nada, temos agora dois Algos! De certa… Read more »

Leone – nadeando nas nadices de Mestre Paco, o abençoado
Leone – nadeando nas nadices de Mestre Paco, o abençoado
1 fevereiro de 2014 1:50 pm

Anônimo (Ok, Guako, vou respeitar sua vontade de ficar anônimo): Mestre Paco tem muita mais chance de sair do ciclo dos 8 níveis de consciÊncia que muito religioso coxinha por ai! Resp: Olá anônimo sem nome. Levarei seu comentário a Mestre Paco, o abençoado, desde que, claro, um dia encontre a caverna na Turquia onde se enfiou, pois já desconfio que ela se encontre no Nada-Mãe. =============== Anônimo: Pois na galhofa dele já demonstra um relaxamento em relação ao sexto, sétimo e oitávo nível de consciencia! Resp: Sim, os comentários do abençoado tinham cara de galhofa, jeito de galhofa, cheiro… Read more »

Serise Between Notingness & Eternity.
Serise Between Notingness & Eternity.
2 fevereiro de 2014 10:51 am

Anônimo,

Bansuri forever, viva Chaurasia!!!!

cara to saindo da cidade para a roça na madrugada, acabaram as férias,[ graças aos deuses] e o trabalho recomeça. mas o Chaurasia vai junto, [técnica anti-stress].[rs,rs,rs]

valeu pelo raga.

Anônimo
Anônimo
2 fevereiro de 2014 11:47 am

a vontade de conhecer a filosofia oriental…

http://www.youtube.com/watch?v=ejP3a4emsUA

Anônimo
Anônimo
3 fevereiro de 2014 2:21 pm

Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 fevereiro de 2014 1:55 pm

Reflitam sobre a carta O LOUCO do Tarot:
comment image

Anônimo
Anônimo
3 fevereiro de 2014 1:00 pm

“A bondade suprema é como a água, que nutre todas as coisas sem sequer tentar. Alegra-se com os lugares baixos que as pessoas desprezam. Assim é o Tao. Habitando, viva próximo a terra. Pensando, mantenha-se no simples. Em conflito, seja justo e generoso. Chefiando, não tente controlar. No trabalho, faça o que você gosta. Na vida familiar, esteja completamente presente. Quando você estiver feliz de ser simplesmente você mesmo e não comparar ou competir, todos o respeitarão. ” Tao Te Ching, 8. “Fama ou integridade: qual é o mais importante ? Dinheiro ou felicidade: qual é o mais valioso ?… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 fevereiro de 2014 12:51 pm

“Contentamento e prazer você pode comprar em qualquer mercado por um preço. Mas a felicidade você não pode comprar para si mesmo ou para o outro. Contentamento e prazer estão ligados ao tempo. Só em total liberdade a felicidade existe. Prazer, como contentamento, você pode procurar, e encontrar, de várias maneiras. Mas eles vêm, e vão. A felicidade, esse estranho sentimento de regozijo, não tem motivo. Você não pode procurá-la. Uma vez que está ali, dependendo da qualidade de sua mente, permanece infinita, sem causa, e uma coisa que não pode ser medida pelo tempo. A meditação não é a… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 fevereiro de 2014 12:45 pm

De supetão…

A ALEGRIA NÃO TEM MOTIVOS….

Anônimo
Anônimo
3 fevereiro de 2014 10:47 am

A Luz que Não é: Kenneth Grant, Nightside of Eden. Trad. Pássaro da noite De acordo com o conhecimento oculto Consciência Cósmica manifesta-se na humanidade como sentiência que concentra a si mesmo em um centro individualizado de vigília, e divide-o em sujeito e objeto. Sujeito identifica a si mesmo com o princípio cósmico como ego, e objeto é o mecanismo de vigília. Esta identificação da consciência com o ego é ilusória e portanto o Princípio de Consciência é velado. (n.t. nota de rodapé, isto é descrito no Liber LXV como o “Erro do começo”. Isto é a falha essencial anotada… Read more »

Leone – No calor do deserto de Sunpaulo sendo tentado.
Leone – No calor do deserto de Sunpaulo sendo tentado.
3 fevereiro de 2014 3:28 am

Wow!
Olavettes fêmeas.
Belos espécimes.

Mas veja:

“Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo,
não ceda!”
Provérbios 1:10

Você é mau Ike, você é mau.

😀

Ike e os caçadores de ar-condicionado de 50.000 btus, do âmago do vulcão
Ike e os caçadores de ar-condicionado de 50.000 btus, do âmago do vulcão
2 fevereiro de 2014 10:47 pm

“P.S.: E para a felicidade das Olavetes que sei que estão lendo meu comentário, o PT tambem não existe. Nem o Molusco, o Dilmão,…:D” Ops! Acho que é comigo… Olavettes é nóis! (¬D Tudo belez, dom Leone?! Mas quem disse que a felicidade de um olavette se resume a isso?! |¬D https://www.facebook.com/pages/Musas-Olavettes/1416724095237808 E quem disse tb que ela existe dentro desse paradigma “nadiano-socorro-mamãe-fudeu-geral”, né verdade?! Eu ia recomendar esse espaço ‘reaça’ pro mestre-paco, mas como isso aí tb não existe… Uma pena todo esse desperdício de beleza, né?! Mas a frustração tb não existe e a beleza tb foi pro… Read more »

Serise
Serise
31 janeiro de 2014 1:15 pm

Ao anônimo comentarista acima,

Muito legal essa história do monge e o padeiro.kkkkkk

valeu!

Anônimo
Anônimo
31 janeiro de 2014 7:42 am

“O sábio se entrega
para tudo que o momento traz.
Ele sabe que irá morrer
e não possui mais nada a que se agarrar:
não ha ilusões em sua mente.
nem resistência em seu corpo.
Ele não pensa sobre suas ações;
elas fluem do âmago do seu ser.
Ele não se prende a nada que conquistou na vida;
por isso ele está pronto para a morte,
como um homem está pronto para dormir
depois de um bom dia de trabalho.”

Anônimo
Anônimo
27 janeiro de 2014 2:53 am

A raça humana irá começar a resolver seus problemas no dia em que cessar de se encarar tão seriamente. Para tal fim, propomos o contrajogo de NONSENSE COMO SALVAÇÃO. Salvação de uma existência feia e bárbara que é o resultado de tomar a ordem tão seriamente e temer tão seriamente ordens contrárias e desordem, que JOGOS são tomados como mais importante que a VIDA; em lugar de tomar a VIDA COMO A ARTE DE JOGAR JOGOS. Se você pode dominar o Nonsense como você já aprendeu a dominar o senso comum, então cada um exporá o outro para o que… Read more »

Leone
Leone
26 janeiro de 2014 11:11 pm

Olavete: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-video-do-encontro-do-batman-com-o-cineasta-e-a-fotografa-olavete-e-a-melhor-traducao-do-brasil/ Resp: Vi esse video no Kibe e imediatamente lembrei do Ike quando ví a fotografa. 🙂 “A cena toda é maravilhosa, farsesca, estupidamente brasileira. Nada é o que parece. Num dia lindo, quatro tipos absurdos, diferentes e complementares, sem a mais remota possibilidade de se entender, se encontram numa esquina arborizada para discutir a política e a vida. Há uma tensão crescente e a impressão de que a coisa vai descambar para a pancadaria e o caos num segundo. Tudo se acomoda.Lembra o final de “Fellini 8 e Meio”, com aquele cortejo, sem a música de Nino Rotta.”… Read more »

Anônimo
Anônimo
24 janeiro de 2014 9:28 pm

“Consciência é o nome dado àquele estado de perfeição absoluta na qual a consciência está em repouso e não é consciente de seu próprio estado de ser. (Seja qual for a palavra usada para indicá-la, será apenas um conceito, pois, naquele estado, não pode perceber a si mesma). A consciência se torna consciente de si mesma somente quando começa a movimentar-se, e o pensamento, eu sou surge. Por que surge a consciência? Por nenhuma razão aparente exceto que é sua natureza – como a onda sobre uma extensão de água: ‘a causa sem causa’, diz Maharaj. Simultâneamente, junto com o… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 janeiro de 2014 12:11 pm

Continuação… Brilhai eternamente no tempo, astro do mundo em que brilhais. Voai sem fim nem cansaço, aves da terra de que sois aves. [CORO] – Cantai nas árvores das estradas, ó aves que consolais o ouvido dos tristes! Correi docemente na sombra, ó fontes! Dormi quietos na relva calma, ó feras agora em sossego! Dai a vossa alegria a todos os ventos, cantai a vitória do amor em todas as brisas! Morreu a sua vida o Salvador do Mundo! Para Ele não haverá nada. Só para Ele nada haverá! Tudo quanto sofreu será consolado nesta hora sem tempo. Tudo quanto… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 janeiro de 2014 12:05 pm

Fernando Pessoa SAKYAMUNI SAKYAMUNI SAKYAMUNI – Quantas vezes, antes de a verdade ter em mim a sua aurora, eu, já na antemanhã da revelação, quando a alma em mim pressentia a ilusão do mundo, dizia, dentro do meu coração, para o Mestre escondido que se aproximava: Deixa que ainda um momento eu descanse à sombra da árvore do esquecimento, e um momento mais me banhe nas águas do rio da Aparência. Suaves são as flores, e são falsas; doce, pela tarde de todos os estios, o canto morno das aves, e elas são aparência apenas. É quente ter pai ou… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 janeiro de 2014 12:03 pm

Não seria este todo, simplesmente EU (não o ego e sim a consciência que nunca nasceu e por tanto não pode morrer,AQUILO que anima os universos), que está em todo lugar (todo centro) olhando para si mesma?… (Além do ser e do não ser, do bem e do mal) sem separação? Apenas contemplação… Imortal

“Deus está em nenhum lugar e no centro de tudo” Crowley.

http://www.youtube.com/watch?v=LBXyMPB4PRo

Carlos
Carlos
23 janeiro de 2014 10:35 am

Em 1o lugar, parebéns pelo Blog. Acompanho já há algum tempo. Esse “Ser e existir” me fez lembrar dos princípios Herméticos já abordados aqui parcialmente no blog. Apesar de ser outra vertente, creio que o “TODO em TUDO” tão enfatizado no Caibalion pode ser associado ao assunto. Se o TUDO não passa de “um sonho” ou “imaginação” do TODO (que é o Criador, Deus, etc) então nós existimos na mente do TODO, porém o TODO existe fora da nossa realidade. A influencia dele está em TUDO, mas Ele não é dessa nossa realidade. Então Ele existe porque nós todos existimos… Read more »

ramirez friedberger
ramirez friedberger
22 janeiro de 2014 2:10 pm

vamos lá,antes do Big bang não havia ”nada” apenas uma centelha de consciência. para mim havia algo, nao sei se era esse deus a que nos referimos ou outro tipo de divindade inimaginavel mas havia algo para dar inicio a explosao de conscinsia o ”nada” entao era tudo e o tudo nada e nao havia diferença. havia um ”ser” mas ele existia sem existir, isso porque nao havia um ”Eu” e sim um tudo sem diferença do ”Nada” apenas a pureza de ser sem ser.

Anônimo
Anônimo
30 janeiro de 2014 10:58 am

Para entendermos um pouco da filosofia de Espinoza: Deus e Natureza – Acho que o que ele quis dizer com isto é que as LEIS (Dharma) de “Deus” estão na natureza, ou seja, simplesmente a LEI NATURAL de cada um (QUE É A MESMA DA NATUREZA): A Lei do Dharma e as Leis dos Homens por Pedro Tornaghi: ““Se você é incapaz de encontrar a verdade onde você está, onde mais você espera encontrá-la?” Dōgen . A recente frustração de grande parte da população pelo aceite de “embargos infringentes” pelo STF cria uma circunstância favorável à reflexão do quanto as… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 janeiro de 2014 11:48 am

DHARMA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Darma

Cento e Oito Entradas Para o Maravilhoso Dharma

Cento e Oito Entradas Para o Maravilhoso Dharma Cento e Oito Portais da Lei Maravilhosa:

Este texto se refere aos Sutra lido ao bater as 108 badaladas do sino na passagem de ano e também se refere as 108 contas do juzo, espécie de terço budista. Diz respeito aos obstáculos que precisamos vencer para chegar a Iluminação.

http://www.monjacoen.com.br/textos-budistas/textis-tradicionais/151-cento-e-oito-entradas-para-o-maravilhoso-dharma

Anônimo
Anônimo
31 janeiro de 2014 7:32 am

Lei natural (TAO):

“Em harmonia com o Tao,
o céu é claro e espaçoso,
a terra é sólida e plena,
todas as criaturas florescem juntas,
satisfeitas em serem o que são.
infinitamente replicando-se,
infinitamente renovadas.

Quando o homem interfere com o Tao,
O céu se torna sujo,
a terra se torna empobrecida,
o equilíbrio é destruído,
criaturas se tornam extintas.

O sábio vê as partes com compaixão,
porque ele compreende o Todo.
Sua prática constante é humildade.
Ele não brilha como um jóia,
mas permite ser moldado pelo Tao,
tão comum e irregular como uma pedra”.

Anônimo
Anônimo
31 janeiro de 2014 7:24 am

Agora uma visão mais psicologica:

http://biosofia.net/2005/03/21/karma/

Anônimo
Anônimo
31 janeiro de 2014 7:07 am

“Visita Interiorem Terrae, Rectificandoque, Invenies Occultum Lapidem” “O treinamento do budismo é transformar todas as sementes ruins em sementes boas.” Precisa trabalhar cem, mil, milhares de vezes, e se conseguimos transformar esta consciência de Alaya em sementes boas, então a sua existência, espiritual e física, se torna totalmente boa. Não somente o corpo e o espírito se tornam bons como Alaya cria todos os fenômenos do mundo e assim todo mundo se torna bom. Nós nos tornamos Buda e vemos aquele mundo que é de Buda. Os mundos inferiores, como o inferno, animais e demônios famintos, e os estados inferiores… Read more »

Anônimo
Anônimo
31 janeiro de 2014 6:49 am

Ok, pensemos o seguinte:Em relação a BUDHI, MANAS E ATMAN “O Buda das escrituras Pali trata como “conversa fiada”, como “ridículo, meras palavras, algo vão e vazio” (Digha-Nikaya No. 13, Tevijja Sutta) o fato de que brâmanes (a casta sacerdotal hindu) possam ensinar outros a atingir a união com o que eles próprios jamais viram. Segundo Buda, eles de fato não viram Brahma (um dos principais deuses do hinduísmo) face a face. Contudo, isto não é uma negação da existência de Brahma, mas meramente uma indicação (do Buda) à tolice de professores religiosos que guiariam outros ao que eles mesmos… Read more »

Anônimo Sem Nome
Anônimo Sem Nome
30 janeiro de 2014 5:39 pm

— diz: “Anônimo Sem Nome – Quando se fala de “Lei natural do universo” Está se falando de Brahma/Adam Kadmon/Consciência Cósmica/Atman, Budhi, Manas… (Neutralidade) Equilíbrio (Afinal se não fosse isto o universo não “existiria” ANônimo SeM NOme: Caro –, exatamente! é isso mesmo, se não existisse brama, o universo NÃO EXISTIRIA! 😀 e isso É BOM! 😀 Brama é a consciÊncia cósmica, que é a inteligencia do universo vivo, que é esse tal de “adam Kadmon” :D, etc, conceitos criados via pensamento formal, que é como o sexto nível de consciência se organiza e se expressa. E isso tem de… Read more »

--
--
30 janeiro de 2014 3:54 pm

Anônimo Sem Nome – Quando se fala de “Lei natural do universo” Está se falando de Brahma/Adam Kadmon/Consciência Cósmica/Atman, Budhi, Manas… (Neutralidade) Equilíbrio (Afinal se não fosse isto o universo não “existiria”)…

Anônimo Sem Nome
Anônimo Sem Nome
30 janeiro de 2014 3:04 pm

PESSOA SEM FORMA TIPOGRÁFICA: “ótimo texto! (10:58 AM)” ANÔNIMO SEM NOME: Não, não é, é um texto que não compreende o oitavo nível de consciência, Alaya, e por isso prende quem o ler no foco errado, que é a manutenção dos ciclos de nascimento e morte. Também não é lá muito certo por citar um artigo de Freud que vai contra o que realmente ocorre na natureza, enfim, um artigo antropocentrico e desligado da realidade. TEXTO: “Em “Totem e Tabu”, Freud fala de uma tribo de primatas-nômades, onde o primata-alfa tinha o direito exclusivo aos favores sexuais das fêmeas. Inconformados… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 janeiro de 2014 2:15 pm

“Fama ou integridade: qual é o mais importante ? Dinheiro ou felicidade: qual é o mais valioso ? Sucesso ou fracasso: qual é o mais destrutivo ? Se você busca no outros a saciedade, você jamais será realmente saciado. Se sua felicidade depende do dinheiro, você jamais será feliz consigo mesmo. Esteja satisfeito com o que você tem; alegre-se com o curso natural das coisas. Quando você percebe que nada está faltando, o mundo inteiro pertence a você. ” Tao Te Ching, 44. DHARMA e LOGOS: “Dharma” (ou darma), é uma palavra do idioma antigo sânscrito que significa literalmente “aquilo… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 janeiro de 2014 1:52 pm

ótimo texto! (10:58 AM)

Leone
Leone
21 janeiro de 2014 6:46 pm

Mas vejam só…o Nada Mãe associado a cabalices.
Fantástico. Fantástico.
Muito criativo.
Nada a ver.

Mas poxa, até onde eu li, ninguém comentou que o Espizona roubou a filô do Giordano Bruno.
Mas Vou acabar de ler essa parada em casa pois muitos links não abrem aqui no trampo e mais
adiante vejo comentários do Solius que claro, lerei com muito carinho e atenção no meu aconchegante antro residencial. Fui.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.