VONTADE

“Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, se lhe abrirá”.

Jesus; Lucas 11:9
Vontade

Essa é uma frase muito reproduzida de Jesus, mas a grande chave para a compreensão dela vem um parágrafo antes:

E acrescentou-lhes Jesus: “Imaginai que um de vós tenha um amigo e que precise recorrer a ele à meia-noite e lhe peça: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu acaba de chegar de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer’. E o que estiver dentro da casa lhe responda: ‘Não me incomodes. A porta já está fechada, e eu e meus filhos já estamos deitados. Não posso me levantar e dar-te o que me pedes’. Eu vos afirmo que, embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da sua insistência se levantará e lhe dará tudo o que precisar”.

Jesus; Lucas 11:5-8

Jesus ensina a perseverança.

As coisas importantes pra vida só vêm com esforço / insistência. Digo importante porque as menos importantes aparecem sem grande esforço, e aquele amigo que te chama pra beber vai aparecer sem que você mova um músculo pra isso.

O esforço não precisa ser necessariamente fatigante. Um esforço mental, continuado, pode mover mundos e é a base do tal O Segredo. Outras coisas podem demandar esforço físico, como um trabalho, estudo. Mas em todos os casos exige-se Vontade (e vocês podem entender mais sobre isso no post anterior: Magia Prática).

Vou usar uma experiência minha pra ilustrar: há alguns anos fui diminuindo a quantidade de posts e me interessando por outras coisas, e vivendo outras tantas que me afastavam do ambiente mental que favorecia a escrita. O resultado é que cheguei no ponto em que olhava os meus textos de outrora e não me reconhecia. Isso causou um reforço negativo em que pensei que nunca mais ia escrever como antes, e o completo desinteresse vem a reboque (o caminho ladeira abaixo é bem rápido).

Tive a esperança de que, com a vinda pra França, eu teria mais tempo e o ambiente afloraria o lado escritor. Na verdade as distrações aqui e aprender uma nova língua só fizeram piorar minha escrita (sério!). De fato a esperança pode ser considerada uma das desgraças da Caixa de Pandora por conta disso: ela sozinha não nos faz ir pra frente; muito frequentemente nos faz ficar parados, esperando.

Foi quando surgiu a idéia de reformar o blog, e com ela a vontade de reformar o blog. Essa é a pequena vontade, o desejo que surge e se vai com a mesma facilidade. Para conseguir dinheiro pra reforma precisei de vocês, leitores, e consegui. Aí a coisa ficou séria. E na minha cabeça uma troca justa seria fazer posts. E como fazer posts sem inspiração, sem confiança, sem vontade?

É aí que entra a grande Vontade (ou Grande Jihad): uma força mental superior a nossos desejos, nossos gostos, caprichos e automatismo. Geralmente acionamos a Vontade por necessidade, quando não sobra opção a não ser fazer: aquelas situações onde “ou vai ou vai”. Uma mãe pode achar forças pra levantar um carro pra salvar seu filho. Um sobrevivente de um acidente consegue achar forças para se manter vivo. Ou podemos usá-la mais prosaicamente numa deadline pra um trabalho de conclusão de curso. Neste momento nos sentimos plenos, concentrados, invencíveis.

Mas isso é apenas um aperitivo. Devemos aprender a acionar a Vontade a nosso comando, pelo tempo que for necessário e no sentido que queremos dar, sem que ela oscile ao sabor dos acontecimentos. Esse é o verdadeiro Mago. E antes que perguntem: eu ainda estou longe disso na maior parte da minha vida (consigo isso naturalmente com coisas como videogames e Iphones, mas pra todo o resto ainda preciso evoluir muito). E não se sintam desmotivados por acharem que, “se o Acid (que muita gente idealiza) está longe, imagina eu“, pois isso não é verdade. Pra acionar a Vontade você só precisa de um “estalo“, e esse estalo pode vir no meio da noite, no trabalho, no banheiro, pra qualquer um. É a mente decidindo uma coisa, se reprogramando e – repito com ênfase – DECIDINDO. A dúvida pode ser uma grande inimiga da Vontade. Por isso que tem tanto maluco e embusteiros no mundo do esoterismo e da magia, pois o maluco não tem dúvida: ele está completamente convencido daquilo que botou na cabeça e vai mover mundos e fundos para fazê-lo, enquanto o embusteiro é tão auto-confiante que se programou a não duvidar de si, não titubear, manter a cara-de-pau diante de qualquer adversidade. Isso é uma Vontade firme. Na política usa-se a mesma técnica, e não à toa pessoas como Hitler, Stalin e Churchill arrastaram milhões atrás deles. O problema do Louco é que eles são irresponsáveis em suas loucuras. O Mago, por outro lado, sabe mais do que todos que ele é responsável pelo que for colocado em ação / movimento por sua Vontade. E as consequências disso (ou pelo menos deveria saber).

Mas, voltando ao blog, transformar vontade em Vontade não foi fácil. Exigiu esforço primeiramente mental (pra me obrigar a pensar em possíveis posts), depois disciplina (pra separar um tempo pra fazê-los) e depois físico (sentar o rabo na cadeira pra pesquisar e escrever durante horas). Antes era fácil como sentar pra comer um sanduíche. Hoje não é! Mas a beleza disso tudo é voltar a sentir-se CAPAZ. Se vocês acham que a “Vontade” no caso é só voltar a escrever uns posts, ficar satisfeito e continuar na mediocridade escrevendo aqui e ali então vocês estarão subestimando o poder da Vontade, pois ela não deve ser usada só pra um departamento: é um manancial infinito de energia pra ser usada em todos os aspectos da VIDA. É óbvio que se eu perduro (disciplina), venço no que me propus (objetivos) e não relaxo (força), isso vai se refletir em outros aspectos da minha vida (talvez não imediatamente, mas a perseverança é pra isso). Tudo fica obviamente mais difícil sem auto-estima, mas é possível superar isso com disciplina. Resta saber se eu terei a disciplina necessária para continuar, porque eu bati e as portas se abriram, os recursos necessários apareceram, mas exigem envolvimento e interesse constantes. Os primeiros posts depois que decidi voltar a escrever foram terríveis de se fazer, frustrantes mesmo. Levava dias, até mesmo 1 semana, pra fazer com esforço algo que em 1 dia ou poucas horas eu fazia anteriormente. Ainda levo, mas agora está um pouco mais natural. Procurei me cercar de pessoas que tragam coisas legais para o meu dia, notícias interessantes, inteligentes.

O mais interessante da Vontade é que, uma vez que você sintoniza sua mente e corpo para a tarefa, as portas se abrem (ou o “Universo Conspira”). Eu tinha desde criança a facilidade de ficar dialogando mentalmente comigo mesmo enquanto caminhava ou dirigia, e daí saíam coisas que acabaram virando posts (geralmente estão na categoria “Pensamentos“), mas nos últimos anos eu perdi isso. Achei que “de férias” eu conseguiria a reflexão, relaxamento e isolamento suficientes pra me “reconectar”, mas só na semana em que estou mais cansado de tanto trabalhar, lidando com horários e disciplina, acordando cedo e dormindo esgotado é que minha mente “ligou”. E voltou com tudo.
Outra coisa que eu reclamava é que não achava mais com tanta facilidade notícias interessantes como antigamente. Eu vivia trombando com teorias malucas, textos filosóficos de todo o mundo, artigos científicos de explodir a cabeça, e com isso era fácil alimentar o blog. Depois perdi o contato com isso. Mas agora, depois de ter iniciado o esforço de procurar efetivamente esse tipo de notícia, tenho me deparado “por acaso” com textos interessantes com certa facilidade. Acho que dá pra tirar algumas lições disso aí.

Como diz o Monge Cassiano Camilo Compostela: “Sempre que nos decidimos a alcançar um novo Objetivo, nos deparamos com uma série de dificuldades; essas dificuldades são aprendizados necessários para se chegar ao ponto final. Muitas vezes, elas exercitam nossas habilidades e, n’outros momentos, nos testam a Vontade de chegar”.

Referência:
A Verdadeira Vontade de Potência;
Livro de Mirdad: Vontade;
Princípios Herméticos (parte 3: Gênero);
Como manter-se motivado, mesmo na adversidade?

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.