VONTADE

“Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, se lhe abrirá”.

Jesus; Lucas 11:9
Vontade

Essa é uma frase muito reproduzida de Jesus, mas a grande chave para a compreensão dela vem um parágrafo antes:

E acrescentou-lhes Jesus: “Imaginai que um de vós tenha um amigo e que precise recorrer a ele à meia-noite e lhe peça: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu acaba de chegar de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer’. E o que estiver dentro da casa lhe responda: ‘Não me incomodes. A porta já está fechada, e eu e meus filhos já estamos deitados. Não posso me levantar e dar-te o que me pedes’. Eu vos afirmo que, embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da sua insistência se levantará e lhe dará tudo o que precisar”.

Jesus; Lucas 11:5-8

Jesus ensina a vontade, a perseverança.

As coisas importantes pra vida só vêm com esforço / insistência. Digo importante porque as menos importantes aparecem sem grande esforço, e aquele amigo que te chama pra beber vai aparecer sem que você mova um músculo pra isso.

O esforço não precisa ser necessariamente fatigante. Um esforço mental, continuado, pode mover mundos e é a base do tal O Segredo. Outras coisas podem demandar esforço físico, como um trabalho, estudo. Mas em todos os casos exige-se Vontade (e vocês podem entender mais sobre isso no post anterior: Magia Prática).

Vou usar uma experiência minha pra ilustrar: há alguns anos fui diminuindo a quantidade de posts e me interessando por outras coisas, e vivendo outras tantas que me afastavam do ambiente mental que favorecia a escrita. O resultado é que cheguei no ponto em que olhava os meus textos de outrora e não me reconhecia. Isso causou um reforço negativo em que pensei que nunca mais ia escrever como antes, e o completo desinteresse vem a reboque (o caminho ladeira abaixo é bem rápido).

Tive a esperança de que, com a vinda pra França, eu teria mais tempo e o ambiente afloraria o lado escritor. Na verdade as distrações aqui e aprender uma nova língua só fizeram piorar minha escrita (sério!). De fato a esperança pode ser considerada uma das desgraças da Caixa de Pandora por conta disso: ela sozinha não nos faz ir pra frente; muito frequentemente nos faz ficar parados, esperando.

Foi quando surgiu a idéia de reformar o blog, e com ela a vontade de reformar o blog. Essa é a pequena vontade, o desejo que surge e se vai com a mesma facilidade. Para conseguir dinheiro pra reforma precisei de vocês, leitores, e consegui. Aí a coisa ficou séria. E na minha cabeça uma troca justa seria fazer posts. E como fazer posts sem inspiração, sem confiança, sem vontade?

É aí que entra a grande Vontade (ou Grande Jihad): uma força mental superior a nossos desejos, nossos gostos, caprichos e automatismo. Geralmente acionamos a Vontade por necessidade, quando não sobra opção a não ser fazer: aquelas situações onde “ou vai ou vai”. Uma mãe pode achar forças pra levantar um carro pra salvar seu filho. Um sobrevivente de um acidente consegue achar forças para se manter vivo. Ou podemos usá-la mais prosaicamente numa deadline pra um trabalho de conclusão de curso. Neste momento nos sentimos plenos, concentrados, invencíveis.

Mas isso é apenas um aperitivo. Devemos aprender a acionar a Vontade a nosso comando, pelo tempo que for necessário e no sentido que queremos dar, sem que ela oscile ao sabor dos acontecimentos. Esse é o verdadeiro Mago. E antes que perguntem: eu ainda estou longe disso na maior parte da minha vida (consigo isso naturalmente com coisas como videogames e Iphones, mas pra todo o resto ainda preciso evoluir muito). E não se sintam desmotivados por acharem que, “se o Acid (que muita gente idealiza) está longe, imagina eu“, pois isso não é verdade. Pra acionar a Vontade você só precisa de um “estalo“, e esse estalo pode vir no meio da noite, no trabalho, no banheiro, pra qualquer um. É a mente decidindo uma coisa, se reprogramando e – repito com ênfase – DECIDINDO.

A dúvida pode ser uma grande inimiga da Vontade. Por isso que tem tanto maluco e embusteiros no mundo do esoterismo e da magia, pois o maluco não tem dúvida: ele está completamente convencido daquilo que botou na cabeça e vai mover mundos e fundos para fazê-lo, enquanto o embusteiro é tão auto-confiante que se programou a não duvidar de si, não titubear, manter a cara-de-pau diante de qualquer adversidade. Isso é uma Vontade firme. Na política usa-se a mesma técnica, e não à toa pessoas como Hitler, Stalin e Churchill arrastaram milhões atrás deles. O problema do Louco é que eles são irresponsáveis em suas loucuras. O Mago, por outro lado, sabe mais do que todos que ele é responsável pelo que for colocado em ação / movimento por sua Vontade. E as consequências disso (ou pelo menos deveria saber).

Mas, voltando ao blog, transformar vontade em Vontade não foi fácil. Exigiu esforço primeiramente mental (pra me obrigar a pensar em possíveis posts), depois disciplina (pra separar um tempo pra fazê-los) e depois físico (sentar o rabo na cadeira pra pesquisar e escrever durante horas). Antes era fácil como sentar pra comer um sanduíche. Hoje não é! Mas a beleza disso tudo é voltar a sentir-se CAPAZ. Se vocês acham que a “Vontade” no caso é só voltar a escrever uns posts, ficar satisfeito e continuar na mediocridade escrevendo aqui e ali então vocês estarão subestimando o poder da Vontade, pois ela não deve ser usada só pra um departamento: é um manancial infinito de energia pra ser usada em todos os aspectos da VIDA. É óbvio que se eu perduro (disciplina), venço no que me propus (objetivos) e não relaxo (força), isso vai se refletir em outros aspectos da minha vida (talvez não imediatamente, mas a perseverança é pra isso). Tudo fica obviamente mais difícil sem auto-estima, mas é possível superar isso com disciplina. Resta saber se eu terei a disciplina necessária para continuar, porque eu bati e as portas se abriram, os recursos necessários apareceram, mas exigem envolvimento e interesse constantes. Os primeiros posts depois que decidi voltar a escrever foram terríveis de se fazer, frustrantes mesmo. Levava dias, até mesmo 1 semana, pra fazer com esforço algo que em 1 dia ou poucas horas eu fazia anteriormente. Ainda levo, mas agora está um pouco mais natural. Procurei me cercar de pessoas que tragam coisas legais para o meu dia, notícias interessantes, inteligentes.

O mais interessante da Vontade é que, uma vez que você sintoniza sua mente e corpo para a tarefa, as portas se abrem (ou o “Universo Conspira”). Eu tinha desde criança a facilidade de ficar dialogando mentalmente comigo mesmo enquanto caminhava ou dirigia, e daí saíam coisas que acabaram virando posts (geralmente estão na categoria “Pensamentos“), mas nos últimos anos eu perdi isso. Achei que “de férias” eu conseguiria a reflexão, relaxamento e isolamento suficientes pra me “reconectar”, mas só na semana em que estou mais cansado de tanto trabalhar, lidando com horários e disciplina, acordando cedo e dormindo esgotado é que minha mente “ligou”. E voltou com tudo.
Outra coisa que eu reclamava é que não achava mais com tanta facilidade notícias interessantes como antigamente. Eu vivia trombando com teorias malucas, textos filosóficos de todo o mundo, artigos científicos de explodir a cabeça, e com isso era fácil alimentar o blog. Depois perdi o contato com isso. Mas agora, depois de ter iniciado o esforço de procurar efetivamente esse tipo de notícia, tenho me deparado “por acaso” com textos interessantes com certa facilidade. Acho que dá pra tirar algumas lições disso aí.

Como diz o Monge Cassiano Camilo Compostela: “Sempre que nos decidimos a alcançar um novo Objetivo, nos deparamos com uma série de dificuldades; essas dificuldades são aprendizados necessários para se chegar ao ponto final. Muitas vezes, elas exercitam nossas habilidades e, n’outros momentos, nos testam a Vontade de chegar”.

Referência:
A Verdadeira Vontade de Potência;
Livro de Mirdad: Vontade;
Princípios Herméticos (parte 3: Gênero);
Como manter-se motivado, mesmo na adversidade?

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Nisia
Nisia
12 março de 2015 4:36 pm

Obrigada pelo post. Eu também precisava ler isso. Um abraço!

Rafael
Rafael
9 março de 2015 10:42 am

Excelente post! Eu “sofro” do mesmo mal. No meu trabalho alterno fases de absoluta empolgação, foco e dedicação a projetos e ideias novas, com momentos de profundo vazio, sem ânimo para criar nada novo. De fato não existe melhor motivador que o ‘deadline’. Quando o prazo final está chegando parece que a mente entra em modo ‘piloto automático’ e a produção começa a fluir quase ao natural. Ao menos para mim funciona assim. Mas é bom saber que alguém entende a minha frustração ao passar pelas fases ‘mornas’/sem ânimo. Eu li você descrever a mim mesmo nesse post. Obrigado pelas… Read more »

kenji
kenji
8 março de 2015 9:54 pm

Esse texto me chegou em um ótimo momento. Vontade. A real vontade. Gostaria de eu mesmo de determinar um momento vai ou vai pra mim, em vez de correr quando a coisa já estiver apertada, mas isso é tão difícil. ..

Como é fácil afrouxar e piorar….

Acid, os textos agora são diferentes mas são muito bons. Obrigado por continuar postando,gosto do clima daqui.

maledetto
maledetto
8 março de 2015 10:21 pm

Estava pesquisando sobre PNL de manhã e agora esbarro nesse post com o mesmo viés! Não sei se vc já escreveu sobre isso aqui, mas me parece uma boa sugestão de tema.

Outra sugestão que rende ampla discussão, mas fica desde já a minha advertência de que abre brechas perigosas é sobre a Teoria do Universo Holográfico. A base mais consistente se encontra no livro “Universo Holográfico” do Michael Talbot.

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
25 março de 2015 7:56 pm

“Ou podemos usá-la mais prosaicamente numa deadline pra um trabalho de conclusão de curso. Neste momento nos sentimos plenos, concentrados, invencíveis.”

Então! Minha monografia foi em Max Stirner.. o causador de problemas existenciais do Eu.

Entitulada, O Egoísmo e a Liberdade – O egoísta livre de Max Stirner.

Valeu Sid!

Vinícius
Vinícius
12 junho de 2015 10:19 am

Acid, muito obrigado! Descobrir seu blog foi uma resposta à minha prece por conhecimento, e fico feliz de poder perceber isso. Gosto muito da sua atitude receptiva e do seu jeito de escrever, vai muito ao encontro de minha própria linha de raciocínio. Um grande abraço.

Wicket
Wicket
8 setembro de 2016 6:36 pm

Muito bommm

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
30 novembro de 2016 5:36 pm

Só porque é um deus, não defina os limites de uma pessoa.

youtube.com/watch?v=etDW3nJmmbo

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
4 dezembro de 2016 9:44 pm

Oi neutrinos,

o que vc acha da Meditação Cristã?
wccm.com.br/

estou pensando em ajudar criar uns grupos de meditação cristã nas igrejas perto da minha casa.

Abraço!

outro neutrino
outro neutrino
5 dezembro de 2016 9:48 am

Caro Lucas, Defendem os estudiosos das ciências da religião do último século, e com certa razão, que toda e qualquer prática hoje dita “espiritual” só é de fato eficaz em seu contexto doutrinário específico. Ou seja, a meditação fora do contexto de práticas e ensinamentos budistas, ou do de práticas e ensinamentos hinduístas, etc., não vai produzir o efeito desejado (de cunho natural ou preternatural) em conformidade com o que tais escolas propõem. Dá-se o mesmo em relação à religião católica, que propõe um fim sobrenatural que pode ser alcançado por meio de práticas dentre as quais encontram-se a oração,… Read more »

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
5 dezembro de 2016 12:23 pm

Sim, vc está sempre ajudando. essa mistura de religiões e práticas espirituais era outra questão q queria te perguntar. esse site q vc participa é um exemplo. para sair da matrix a gente está usando todos os conhecimentos possíveis. e é por esse motivo que eu ainda não fiquei só em uma religião só. mesmo gostando mais do Budismo Theravada. por um lado eu posso conhecer várias religiões e praticas espirituais para me ajudar na minha religião favorita e posso está dificultando meu caminho por não dedicar exclusivamente ao Budismo Theravada. o que vc acha disso? outra coisa, eu frequento… Read more »

Darlan
Darlan
8 março de 2015 10:45 pm

Ao contrário do Facebook que para demonstrar sua afeição pelo trabalho, você dá um “like” e segue para as próximas notícias, aqui você tem que dedicar um -mínimo- tempo para se envolver e dizer o quanto apreciou o post. É muito bom ter você de volta Acid. Seu blog foi a porta de entrada para um começo de autodescobrimento e ampliação da visão. Seus posts realmente me ajudam nos momentos difíceis e reforçam nos momentos bons. Seu post sobre a Magia e este sobre a Vontade vieram em momento bastante adequado, muito obrigado. Continue com o bom trabalho (se lhe… Read more »

Olim
Olim
9 março de 2015 10:56 am

Mmmmmmmmm, Acid acordando da hibernação necessária…
Parabéns, esses posts seus que tratam sobre você mesmo e seu processo de autoconhecimento são os melhores!!!

Abcs!

Diego
Diego
12 março de 2015 11:02 am

Carlos,

Obrigado pela dica do livro.
Pude pesquisar e vi que existem hipóteses de que os essênios eram uma ramificação da Grande Fraternidade Branca; em outras, o próprio Jesus fora um essênio – segundo os manuscritos encontrados em 1947. Fantástico!

Anônimo
Anônimo
11 março de 2015 9:12 pm

Achei interessante este diálogo, de certa maneira acho que tem a ver com o post. Aos 35 minutos mais ou menos, é praticado uma técnica de um exercício investigativo interno.

https://www.youtube.com/watch?v=apFgU6nOesU

Nana
Nana
10 março de 2015 9:04 am

Engraçado como o Universo “conspira”. Seus últimos posts sobre Magia e sobre a Vontade caíram como uma luva pra mim, para as coisas que preciso mudar e realizar na minha vida. Dia destes, do nada (ou não…, literalmente não sei de onde veio), falei para uma pessoa a seguinte frase: “a sua Vontade é Soberana, Poderosa, é só você descobrir a força que ela tem. Depende de você sair desta inércia e evocá-la com fé.” Acho que na verdade esta frase era pra mim! Grande post, Acid.

Régis
Régis
10 março de 2015 3:02 pm

Incrível post Acid.

Continue com a Vontade firme 😀

Elvis Araujo
Elvis Araujo
10 março de 2015 3:02 pm

Acid,
bato a porta novamente pedindo um post/resenha sobre o filme Lucy.
Em troca receberás uma inspiração imensurável para “tal post” 😉

Carlos Alves
Carlos Alves
10 março de 2015 5:06 pm

Olá, gostaria que fizesse um comentário no site saindo da matrix sobre o evangelho essênio da paz. Diante do seu amplo conhecimento, seria extremamente interessante. O EVANGELHO ESSÊNIO DA PAZ. Edmond Bordeaux Szekely

thiago alcalde santos
thiago alcalde santos
9 março de 2015 11:14 pm

É Acid, acompanhei essas suas fases neste blog desde o princípio e ainda bem que após esse longo hiato na sua produção, você voltou a nos empolgar, maravilhar e ensinar com seus textos.

Serise
Serise
9 março de 2015 12:59 pm

” Everything is hard before it’s Easy.
-Goethe.

Sequencia de posts nota dez Acid.

Abrcs.

Alexandre Silverfox
Alexandre Silverfox
9 março de 2015 7:36 pm

Acid, bom tê-lo de volta 😉 Sobre a dificuldade em criar posts, acompanho vc a muito tempo já, e posso dizer que a sua época mais produtiva foi claramente nos momentos onde você estava de fato aprendendo sobre o assunto, e escrever com certeza ajudou a cristalizar as conclusões. Para você, escrever foi parte do processo de learning, e esse processo cada um tem o seu. Eu nunca escrevi nenhuma linha sobre nada, mas acho q posso te sugerir o seguinte: escreve sobre o que tu está aprendendo ou redescobrindo. Afinal, a fonte é unica, para aprender ou para ensinar,… Read more »

outro neutrino
outro neutrino
5 dezembro de 2016 9:59 pm

Caro Lucas, De minha parte, não posso deixar de ser coerente com a doutrina que sigo, e então só posso sugerir que passe a frequentar somente os ritos católicos, buscando os tradicionais (como a Missa Tridentina). Digo-o inclusive por pensar que não seja bom que vá a centros espíritas e a templos budistas. Se achar por bem, posso fundamentar isto em um próximo comentário. Porém, aceitando ou não a sugestão acima, deixo ainda uma recomendação que possivelmente terá maior receptividade: Passe a rezar todos os dias um Pai Nosso e uma Ave Maria, pedindo a Deus em seguida que lhe… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.