A VERDADEIRA VONTADE DE POTÊNCIA

Por Franco Atirador

Palavras são animais traiçoeiros, que arrastam consigo toda a história de sua utilização pregressa. Ao escolhermos uma palavra corrente para designar um conceito novo, seus sentidos coloquiais permanecem na sombra, à espreita, e acabam engolindo o novo com a bocarra insaciável do familiar. Foi esse o risco em que Friedrich Nietzsche incorreu ao definir o conceito central de seu sistema – porque Nietzsche era um pensador sistemático, embora a forma de apresentação de suas idéias fosse assistemática – como Vontade de Potência (Wille zur Macht). Foi esse também o equívoco de Aleister Crowley quando, inspirado por Nietzsche, definiu o que há de mais fundamental no universo como Verdadeira Vontade (True Will).

Thelema (A VERDADEIRA VONTADE DE POTÊNCIA)

Tanto um quanto o outro queriam fugir do preconceito substancialista que consiste em definir o Ser em estado puro, a realidade-em-si, como um sujeito sobrenatural, isto é, como uma entidade dotada de qualidades antropomórficas (como quando pensamos no Espírito impessoal como um espírito personalizado, uma cópia etérica de nós mesmos, geralmente com o requinte de dotá-lo de braços, pernas e cabeça). Em uma palavra, Nietzsche e Crowley (que provavelmente se inspirou em Nietzsche, embora o filósofo não apareça na bibliografia que ele indica em Magick in Theory and Practice) pretendiam combater a noção de que nossa essência espiritual fosse um ego semelhante ao que imaginamos carregar dentro de nossas cabeças, só que livre das limitações materiais deste último. A prova disso é que uma parte significativa dos aforismas de Nietzsche é uma análise dos processos por meio dos quais os preconceitos psicológicos e hábitos linguísticos produzem a falsa crença em um ego, assim como Crowley definiu a Travessia do Abismo como o ponto em que o sujeito é estripado de si mesmo e as ilusões do ego lhe são arrancadas pela pressão exercida pelas forças impessoais das Sephiroth superiores, Binah e Hockmah.

Mas palavras são animais traiçoeiros, etc. Se a escolha da Vontade como metáfora básica para o substrato último da realidade, por um lado, permite escapar da idéia ingênua de que esse substrato seja uma substância e, mais ainda, uma substância pessoal (isto é, um sujeito), por outro, ao se tratar de um vocábulo derivado da linguagem psicológica, empurra o leitor inevitavelmente para a tentação de interpretar essa Vontade como a minha vontade, dessa forma reintroduzindo o ego através do ato mesmo pelo qual se pensava tê-lo exorcizado. Deus sabe o que os nazistas fizeram ao se apoderar da Vontade de Potência (com a cumplicidade canalha da irmã e do cunhado de Nietzsche, que não tiveram escrúpulos em torcer, mutilar e adulterar os escritos do filósofo para fazê-lo caber na perspectiva estúpida e canhestra do pintor de paredes austríaco). Deus sabe também quantas barbaridades egocêntricas e atitudes prepotentes já não invocaram em vão o santo nome de Thelema, a palavra grega para “vontade” que está no coração do sistema de Crowley. Deus sabe – mas afinal, Deus está morto, esse Deus pensado de forma igualmente prepotente e egocêntrica, e não por acaso, uma vez que ele é ao mesmo tempo a matriz e a hipóstase desse sacrossanto eu pessoal, a quem atribuímos uma vontade também ela personalística.

Por outro lado, esse Deus pessoal é, em última análise, uma personificação, uma representação grosseiramente antropomórfica daquilo mesmo que Nietzsche chamava de Vontade de Potência, bem como da True Will de Crowley, e que, para ser bem compreendido, deve ser pensado em termos análogos aos do Brahman hindu, do Dharma budista ou do Tao chinês. Poderíamos dizer que se trata uma força, mas isso também seria uma metáfora que, se tem a vantagem inegável de ser impessoal, do outro já anda em franco processo de deterioração sob o efeito implacável da entropia semântica. Quantas vezes já não ouvimos uma riponga deslumbrada ou um newagista descolado exclamarem que, “ah, Deus pra mim é uma energia”, quando na verdade continuam a pensá-lo como um Papai do Céu tranquilamente sentado sobre as nuvens – se duvidar, cofiando sua portentosa barba branca enquanto aspira o delicado perfume dos incensos queimados em Sua honra? E como se pode fazer alguma coisa em honra de Alguém se, precisamente, esse alguém não for imaginado como alguém?

Nietzsche, porém, é bastante claro ao dizer que a Vontade de Potência não se confunde em momento algum com a vontade psicológica, não é um impulso para a ação que emanaria de um sujeito determinado, com desejos e necessidades específicos. Muito pelo contrário, é a Vontade de Potência que cria o sujeito, o qual não passa de um efeito de perspectiva ilusório. Mais ainda, a Vontade de Potência não só precede o sujeito, mas o próprio ser humano. De fato, à medida que Nietzsche aprofunda o conceito, o caráter originário da Vontade de Potência vai se tornando cada vez mais evidente, até que, no final, ele a coloca como anterior até mesmo à vida, à matéria e a própria realidade, que nascem todas de sua ação, assim como, no pensamento taoísta, a pluralidade das coisas provém do Tao primordial.

Encontraríamos afirmações semelhantes em Crowley, se eu não estivesse com preguiça de procurar as passagens pertinentes. 😉

Como explica a prof.ª Scarlett Marton: “A vontade de potência é o impulso de toda força a efetivar-se e, com isso, criar novas configurações em sua relação com as demais.” É por esse motivo que a tradução habitual de Wille zur Macht como “vontade de poder”, se não está errada do ponto de vista linguístico, é inteiramente inadequada filosoficamente falando. As primeiras formulações nietzscheanas do que depois viria a se tornar a Vontade de Potência surgiram de suas reflexões sobre os gregos, e é no sentido grego que ela deve ser compreendida. Não se trata de potência como poder, mas como potencial (em grego, dynamis). A Vontade de Potência é o impulso para realizar todos os potenciais do ser, todas as suas possibilidades. Manifesta-se concretamente sob a forma de duas forças opostas que estão presentes na filosofia de Nietzsche desde seu primeiro livro, O Nascimento da Tragédia: Apolo e Dionísio. Apolo é o impulso para criar formas, estruturas e configurações, e Dionísio é o impulso para dissolver essas formas a fim de dar espaço para novas configurações.

Ok, aqui é o ponto em que o yin transforma-se em yang, e eu não estou falando de Apolo e Dionísio como personificações do par yin / yang, mas do movimento interno da própria filosofia de Nietzsche. Em princípio, poderíamos supor que nada poderia estar mais distante de um pensamento tão anti-essencialista e anti-substancialista do que o conceito de arquétipos, pelo menos tal como estes são vulgarmente entendidos, isto é, como objetos eternos ou entidades universais. Mas, mencionei isso há poucos dias, a compreensão vulgar da idéia de arquétipos não poderia estar mais distante da verdade. Vimos que, para Jung, é impossível determinar o que os arquétipos são em si mesmos, uma vez que eles são incognoscíveis, inacessíveis à observação direta. Da mesma forma, em vários momentos, Nietzsche fala sobre a impossibilidade de definir a Vontade de Poder, que só pode ser observada indiretamente, através do movimento pelo qual ela cria e dissolve configurações e estruturas. E como é que, de acordo com Jung, tomamos conhecimento da existência dos arquétipos? Através das estruturas e configurações que eles criam em nossa psique e, na verdade, na própria realidade que percebemos (afinal, o que é a sincronicidade, senão a criação de um padrão arquetípico no que nos aparece como sendo o mundo exterior?). Se isso não for o bastante para estabelecer, senão a identidade, pelo menos a afinidade entre a Vontade de Potência e o arquétipo junguiano, lembremos que este último descende, por meio de um vasto percurso que não é o momento de acompanhar (e que vai das idéias platônicas à Coisa-em-siDing-an-sich – de Kant) da noção pré-socrática de arché como princípio fundamental da realidade. E o que nos diz a profª Scarlett Marton sobre a Vontade de Potência? “Mais próximo da arché dos pré-socráticos que da entelechéia de Aristóteles, o conceito nietzscheano constitui um dos principais pontos de ruptura em relação à tradição filosófica.”

Mas alto lá! Quem acompanha meus delirantes posts desde os tempos do http://atirador.zip.net deve se lembrar que já tropeçamos com a arché pré-socrática quando estávamos falando sobre Dionísio e a superposição coerente da mecânica quântica (em um post que espero futuramente incorporar ao Franco-Atirador Replay). E aqui, o círculo se fecha, porque para o pré-socrático Anaximandro, o arché era uma unidade indiferenciada (que ele chamava de apeiron, “ilimitado“), o qual contém em si o potencial (dynamis) de todas as coisas, que vêm à existência através do mesmo conflito universal que Nietzsche via como a principal forma de manifestação da Vontade de Potência. Não é de admirar que Nietzsche só tivesse palavras elogiosas para Anaximandro, ainda que criticando a tendência deste último a interpretar o vir-a-ser como um fardo a ser expiado. Apesar de o texto de Nietzsche sobre Anaximandro (contido no § 4 de A Filosofia Trágica na Época dos Gregos) ser anterior à formulação final da Vontade de Potência pelo pensador alemão, não é difícil reconhecer esta última na paráfrase que Nietzsche faz das idéias do grego sobre o apeiron: “O ser originário assim denominado está acima do vir-a-ser e, justamente por isso, garante a eternidade e o curso ininterrupto do vir-a-ser. Essa unidade última naquele ‘indeterminado‘, matriz de todas as coisas, por certo só pode ser designada negativamente pelo homem, como algo a que não pode ser dado nenhum predicado do mundo do vir-a-ser que aí está, e poderia, por isso, ser tomada como equivalente à ‘coisa-em-si‘ kantiana.”

É quase nos mesmos termos que Jung descreve o arquétipo psicóide em A Natureza da Psique, estabelecendo até mesmo a correlação entre ele e a Ding-an-sich de Kant. Pois bem, nessa mesma época, como vimos, Carl Jung estava trabalhando com o físico Wolfgang Pauli na possível identidade entre os arquétipos e a condição indiferenciada da matéria que a mecânica quântica chama de superposição coerente. E o que é a superposição coerente? O entrelaçamento de todos os estados potenciais de cada objeto (isto é, Dionísio como a dissolução de todas as formas determinadas) que buscam se atualizar em uma situação concreta (ou seja, Apolo como a configuração determinada de um conjunto desses potenciais). Para resumir a equação: Vontade de Potência = apeiron = arquétipo = superposição coerente = Vontade de Potência.

Como se vê, estamos muito longe da simplória leitura nazista da Vontade de Potência como o direito da raça superior de dominar e até destruir as raças inferiores.

Para terminar, resta apenas mostrar onde é que a Verdadeira Vontade de Crowley se encaixaria nessa equação. Para isso, basta lembrar que a principal personificação da True Will nos escritos de Crowley é o deus egípcio Ra-Hoor-Khuit, um dos epítetos de Hórus, a respeito de quem ele escreve logo no capítulo 0 de Magick in Theory and Practice:

“O Espaço infinito é chamado a Deusa NUIT, e o ponto infinitamente pequeno e atômico, no entanto, Onipresente, é chamado de HADIT. Estes são imanifestos. Uma conjunção destes dois infinitos é chamada RA-HOOR-KHUIT, uma Unidade que inclui e dirige todas as coisas.”

Aleister Crowley
0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
167 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Solius
Solius
29 dezembro de 2010 8:18 am

Caríssimo Pers, um grande abraço procê. 🙂 “E senta que lá vem” outra história… ——————- satanley, Não foi meditar e pôs a cachola para funcionar assim mesmo. Resultado: continua abóbora. O que poderia mais sair senão as abobrinhas de sempre? 😀 Mas de qualquer modo, vamos lá: “quem ainda defende um sistema, que é o próprio representante MACRO daquilo que o EGO é no micro: CONTROLE.” Você exerce controle sobre seus objetos pessoais? Necessário, não? E sobre animais de estimação, como os cães? Ou você não é pode ser o “líder do bando” e se torna submisso e controlado (pois… Read more »

Ike, do âmago do vulcão,
Ike, do âmago do vulcão,
27 dezembro de 2010 8:57 pm

Ok Areo, só alguns poréns: “[…]ele tenta resgatar exatamente a “tradição” ensinada pelo “unico” cristão e que se perdeu quando este foi crucificado” Tentar “resgatar” uma tradição impalpável, já que mal se estabeleceu dentro do próprio tempo histórico parece um tanto contraditório (Já que 3 anos de ensinamentos sem levar em conta a continuidade do apostolado e ainda tendo Jesus que disputar espaço numa infinidade de novas crenças à época, fatalmente esse ‘conteúdo redentor’ poderia se dissipar rapidadmente sem deixar nenhum vestígio… Tradição não requer essa continuidade + o amadurecimento??)… Isso realmente deve ter sido uma tentativa enlouquecedora, e que… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 dezembro de 2010 8:37 pm

Vontade de potência é isto…
http://bit.ly/fCb5VT

o resto é balela

😛

Solius
Solius
27 dezembro de 2010 7:13 pm

Aeropagita, “Não se afobe…” Estás a psicologizar. 😉 “Eu não vi tal afirmação, logo não vi contradição. O que ta escrito é: “Não nos dizem nada sobre a fábrica”.” Filosofia, religião e ciência. Logo, refere-se ao uso da razão, que é justamente do que estou a tratar. Volte lá, releia e medite. Temos aqui uma boa oportunidade de chegar a um consenso. “As críticas são só nossas quando as aceitamos.” Não para terceiros que estão a pesar certas questões, pois estes podem vir a ser por elas ludibriados. “Se prefere continuar na defensiva, do it” Voltou a psicologizar e se… Read more »

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
27 dezembro de 2010 6:40 pm

Olá Solius,

Não se afobe…

“Quando afirma que a “fábrica” é incognoscível”

Eu não vi tal afirmação, logo não vi contradição. O que ta escrito é: “Não nos dizem nada sobre a fábrica”.

E, a “fábrica” de que se pode falar não é o verdadeira e eterna “fábrica”! 😉

” Caro, algumas das críticas estão acompanhadas por menções diretas a ela..”

As críticas são só nossas quando as aceitamos.

“Se justifica, caro.”

Se prefere continuar na defensiva, do it 😉

Abraços

Solius
Solius
27 dezembro de 2010 5:22 pm

Aeropagita, “Já refleti e não vi contradições, mas quem sabe um dia eu concorde com você! Quem sabe” Permita então o amigo que eu tente deixar mais claro para que venha a concordar comigo, quem sabe, ainda hoje. 🙂 Quando afirma que a “fábrica” é incognoscível, está afirmando, ao mesmo tempo, que reconhece um atributo desta mesma fábrica, a saber: sua incognoscibilidade. Eis aí a contradição. Mas veja, sob outra óptica, vários filósofos forneceram descrições acerca da realidade transcendente. Para que você alegue que a Filosofia não nos diz nada sobre a “fábrica”, é necessário que já tenha utilizado a… Read more »

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
27 dezembro de 2010 3:18 pm

Olá Pers, “Nietzsche – Ética do Ego.” Não julgue um livro pelo titulo. “…pois o Ego é um vórtice que gira sobre si mesmo sem nada produzir.” Nisso, eu, você e o bigodudo estamos de acordo: “Nietzsche, porém, é bastante claro ao dizer que a Vontade de Potência não se confunde em momento algum com a vontade psicológica, não é um impulso para a ação que emanaria de um sujeito determinado (um ego), com desejos e necessidades específicos. Muito pelo contrário, é a Vontade de Potência que cria o sujeito, o qual não passa de um efeito de perspectiva ilusório.… Read more »

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
27 dezembro de 2010 3:05 pm

Oi Solius, “Como dito, muitas não procedem. Deus não “pode ser morto”, extinto. Caso queira, escolha uma ou duas e tentarei demonstrar. “ É exatamente isso que falei, as críticas procedem apenas para as religiões “com deuses mortos”. Se sua religião não tem essa características, não perca seu tempo refutando tais críticas, a Verdade não deve nada a ninguém. 😉 “À existência de um único Deus é não só Revelada como racionalmente demonstrada. Não é, portanto, mera crença, ao contrário das demais hipóteses. Para tentar refutá-la, não há outro meio que o próprio uso da razão. Nenhuma das tentativas apresentadas… Read more »

Pers
Pers
27 dezembro de 2010 3:04 pm

Nietzsche – Ética do Ego.

Grandes religiões – Ética do Self, da Alteridade.

Fácil optar pela segunda, pois o Ego é um vórtice que gira sobre si mesmo sem nada produzir.

Quando conectado à alteridade, pode gerar trabalho, uns a 10 por um, outros a 30 por um, outros a 100 por um.

Ike, do âmago do vulcão,
Ike, do âmago do vulcão,
27 dezembro de 2010 9:14 pm

Isso aqui exemplifica o que eu queria dizer sobre raciocinar ‘levando em conta a tal realidade’.

/TUAS IDEIAS NÃO CORRESPONDEM AOS FATOS/…

Si ‘Deus morreu’, a humanidade esquecida Dele não fica muito atrás…

Vai uma lenha na fogueira aí?!

http://teismo.net/?p=469

E não é que Deus voltou com tudo, para o desespero dos céticos e ateístas dessa Nova Era (uma vez uma humanidade)?!

Grande Solius,

O que vem a ser o ‘princípio da não contradição’?

E necessito de mais referências aos ‘idealistas’.

Grande abraço.

Pers
Pers
28 dezembro de 2010 7:03 am

Areopagita, modestamente, fiz um curso, em pós-graduação, sobre Nietzsche, com professor nele especialista. E repito: a ética de Nietzsche é do Ego. Não vem ao caso que a Vontade de Potência não seja a psicológica, não se trata disso.

Anônimo
Anônimo
28 dezembro de 2010 9:12 pm

Os Cavaleiros do Zodíaco – Prólogo do Céu – Parte 09/09 – Final
>>>
http://www.youtube.com/watch?v=0FzTooHXlJ4

HIPÓTESE de DEUS – Waldo Vieira
http://www.youtube.com/watch?v=F3xH7tzLDsI

satanley kubick
satanley kubick
28 dezembro de 2010 8:36 pm

senta q lá vem história!!!! PERS: Satanley, tantas vezes defendi nesse espaço a “democracia espiritual” do espiritismo e da Teosofia, contra as afirmações da tradição e exclusividade católicas do Solius, e você, por mal entender um único trecho, me despejou todo o ressentimento que você tem contra a civilização ocidental. WOW digo eu. SATANLEY: PErs! Ui! Ressentimento contra a civilização ocidental? Tanto tempo e nem me entendeu, eu não tenho ressentimento, tenho pena de quem vive e defende um padrão, seja o de Confúcio e seus confusos na china, seja o dos cristãos, não os gnósticos ungidos da Grécia com… Read more »

Pers
Pers
28 dezembro de 2010 11:01 am

Ah, e argumento longos não são argumentos bons. De minha parte tento sempre ser muito sintético. Quem confunde prolixidade com verdade, bem, fica confundido.

Pers
Pers
28 dezembro de 2010 10:59 am

Satanley, tantas vezes defendi nesse espaço a “democracia espiritual” do espiritismo e da Teosofia, contra as afirmações da tradição e exclusividade católicas do Solius, e você, por mal entender um único trecho, me despejou todo o ressentimento que você tem contra a civilização ocidental. WOW digo eu.

Pers
Pers
28 dezembro de 2010 10:51 am

Nietzsche (como Freud e Marx) é muito popular hoje em dia. Acredito que isto se deva ao fato de expressar seu ressentimento contra o “sistema”. Essa palavra “sistema” abriga significados amplos, que abrangem poder, autoridade, organização, etc, e tudo o que oprime ou limita a liberdade individual. Natural, pois, que ir contra o sistema seja uma atitude popular. Dois equívocos são comuns aqui: 1 – generalizar em que tudo o que seja poder, autoridade, organização etc seja inerentemente ruim; 2 – Incluir o cristianismo no rol na abrangência do “sistema”. Creio que isto se deva à confusão entre cristianismo e… Read more »

Pers
Pers
28 dezembro de 2010 10:50 am

Satanley,

“WOW! e finalmente a AUTORIDADE vem, não dialogar, mas IMPOR sua verdade vinda, não dele, mas da AUTORIDADE ESPECIALISTA que o “EDUCOU”! bem ocidente contente isso! :D”

Não, meu caro, apenas repliquei quando o Areopagita disse que “não se pode julgar um livro pelo título”, e eu me vi obrigado a dizer que não fiz isto, e que as minhas afirmações tinham algum embasamento, e não apenas julguei pelo título. Poder ter certeza que detesto imposição de autoridade, mesmo porque não a tenho.

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
28 dezembro de 2010 9:07 am

Solius “Volte lá, releia e medite. Temos aqui uma boa oportunidade de chegar a um consenso.” Meditarei e quando vier um “insight” a gente conversa, é um assunto que me interessa, mas ainda não tenho bases para discutir. Viu?! Pode sair da trincheira! ____________________ Ike “já que mal se estabeleceu dentro do próprio tempo histórico parece um tanto contraditório” Como um livre pensador que é, procure mais informações (e em um maior numero possível de fontes) sobre Cristo (e não só Jesus), e veja o que acha. “A VERDADE NÃO DEVE NADA A NINGUÉM” (Que o colega Areo tá gastando… Read more »

satanley kubick
satanley kubick
28 dezembro de 2010 7:24 am

WOW! e finalmente a AUTORIDADE vem, não dialogar, mas IMPOR sua verdade vinda, não dele, mas da AUTORIDADE ESPECIALISTA que o “EDUCOU”! bem ocidente contente isso! 😀 “Areopagita, modestamente, fiz um curso, em pós-graduação, sobre Nietzsche, com professor nele especialista. E repito: a ética de Nietzsche é do Ego. Não vem ao caso que a Vontade de Potência não seja a psicológica, não se trata disso. Pers – dezembro 28, 2010 7:03 AM” a função do “modestamente” é só pra autoridade ficar mais tragável! 😀 Q feio Pers, em vez de demonstrar seu ponto, como o areopseudodio, argumentando, construindo-o, seja… Read more »

Aliny
Aliny
27 dezembro de 2010 2:48 pm

Ike, entendi a ironia, viver na ignorância obviamente deve ser muito mais confortável… Quanto mais nos desenvolvemos, mais nos descobrimos na escuridão, e maior nos parece o “escotoma”… é, inicialmente poderia ser um incentivo a estado depressivo o “descobrir-se plenamente ignorante”, porém podemos pensar também que a depressão surgiria do esforço frustado em tentar manter-se ignorante, depois de se conhecer seu próprio estado. Hum, Acho que estou me tornando redundante, sorry…

Solius
Solius
27 dezembro de 2010 2:30 pm

Aeropagita II, “Como ele critica apenas as religiões que professam um deus que pode ser morto, procede sim.” Como dito, muitas não procedem. Deus não “pode ser morto”, extinto. Caso queira, escolha uma ou duas e tentarei demonstrar. “Já para quem realmente “acredita” no Deus Único, nenhuma crítica procederá.” À existência de um único Deus é não só Revelada como racionalmente demonstrada. Não é, portanto, mera crença, ao contrário das demais hipóteses. Para tentar refutá-la, não há outro meio que o próprio uso da razão. Nenhuma das tentativas apresentadas até hoje, porém, se mostrou efetiva, e isto foi igualmente demonstrado… Read more »

Solius
Solius
27 dezembro de 2010 2:27 pm

Aeropagita,

“As religiões…as filosofias, a arte…Não nos dizem nada sobre a fábrica…ou o mundo onde…se localiza, somente…como usá-las para brincar.”

Reflita na seguinte contradição, caro: ao afirmar isto, você está insinuando, pela filosofia, saber alguma coisa sobre aquilo que afirma ser incognoscível pela mesma filosofia.

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
25 dezembro de 2010 2:48 am

O Velho Sabio e a Grande Besta “… Fiel nesse ponto às idéias da Golden Dawn, mas reinterpretando-as de forma original, Crowley viu essa transformação gradativa da consciência como sendo ao mesmo tempo o cerne e a meta da iniciação. Através de sucessivos rituais de invocação e evocação, o mago incorpora essas energias a sua própria consciência, fazendo com que ela se desloque ao longo do eixo central da Árvore da Vida – o mapa dos arquétipos elaborado pela cabala. Esse eixo é o célebre Pilar do Meio (que, incidentalmente, serviu para Israel Regardie estruturar seu Middle Pillar Exercise), e… Read more »

Aliny
Aliny
27 dezembro de 2010 11:20 am

A matrix é cruel. Estou revoltada.

Anônimo
Anônimo
24 dezembro de 2010 11:24 pm

O azougue deve subir pela espinha dorsal até o cérebro. O excedente desse azougue ou vitríolo dever se cristalizar, mediante a lei da oitavas, em um corpo astral, pode-se viajar por todo o planeta e pelo sistema solar. Muito mais tarde no tempo, esse mercúrio irá se cristalizar, mediante uma oitava superior, em um corpo mental. O corpo mental captura toda a sabedoria da natureza. Por último, temos que esse mercúrio se cristaliza tomando a forma do corpo causal ou corpo da vontade consciente. Quando alguém tem os corpos astral, mental e causal adquire o direito de receber os princípios… Read more »

Ike, do âmago do vulcão,
Ike, do âmago do vulcão,
27 dezembro de 2010 12:59 pm

“A vida é nossa, ela é única e não se repete”

É nossa, mas não fui eu que “me nasci”. Não tenho esse dom. ;¬)

Ike, do âmago do vulcão,
Ike, do âmago do vulcão,
27 dezembro de 2010 12:57 pm

Entendo o que vc diz sobre o pensador bigodudo, Areopagita… Apesar de às vezes a coisa ficar meio “aérea pá chita” aqui. |¬) Tuas explanações estão sendo muito úteis à respeito do Nietzsche, interessante… Mas: “é difícil de se ter simpatia por alguém quando nos identificamos em suas suas críticas[…]” Não é nem uma questão de “antipatia” ou “simpatia”, mas de constatação. É da característica do pensamento moderno (Do qual o autor está inserido e influenciado) o tal do “livre-pensar-sem-as-amarras-trazidas-e-impostas-pelas-tradições”. Até aí, vá lá… (Apesar de não entender como “pensar algo novo” sem levar em conta o que já existe,… Read more »

Solius
Solius
24 dezembro de 2010 6:09 pm

PKD, “ah sim, claro! da mesma forma que um esquizofrênico também é obrigado a admitir alguns atributos para seus amiginhos.” Não. Da mesma forma que uma pessoa inteligente faz bom uso de sua razão. Mas você não quer nem tentar, certo? “mais deixa pra lá… não precisa me presentear com mais um rocambole, to satisfeito.” É. Não quer. Já que então prefere alimentar sua crendice, ficamos por aqui. “o diagrama que desenhei sobre os 5 saltos quanticos do aquino explica tudo” É… muito elucidativo… E sobre seu ato de desrespeito, espero que um dia venha a pesar em sua consciência.… Read more »

Solius
Solius
24 dezembro de 2010 6:08 pm

Acid, peço que apague este e o comentário anterior dirigido aos três. Vou postá-los novamente, mas devidamente distribuídos.

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
27 dezembro de 2010 9:14 am

Oi Aliny “Só posso chegar à conclusão de que as pessoas têm medo da verdade” Pegando uma carona… “…O ser humano não suporta muito bem a Realidade.(que é a Verdade em si) O Real é uma massa inextrincável de possibilidades múltiplas, mutuamente contraditórias e, no entanto, simultaneamente reais. Para nós, é o caos. Diante dessa enormidade de coisas que são e não são, que zombam do princípio de identidade e rodopiam numa dança maluca em torno das pobres categorias de nossa lógica, sentimo-nos como o cavalo do bêbado, que se espatifa no chão tentando ir em todas as direções ao… Read more »

Aliny
Aliny
25 dezembro de 2010 3:36 pm

Nossa, aqui tem muita coisa rica.
Copiei o “post” do Areopagita, embora a bronquinha do Acid, mas a mim evidencia o passo-a-passo da libertação através do auto-conhecimento, considerando as consequências de cada degrau no caminho individual. Agradeço demais!! Informações desse tipo só nos dão força para seguir nosso próprio caminho… muito conveniente para um dia de Natal, já que celebramos a cristificação de Jesus! Afinal, o mesmo caminho. Obrigada!

Solius
Solius
29 dezembro de 2010 1:41 pm

Aeropagita, “Metendo o bedelho na sua conversa, se me permite.” Fique sempre à vontade. 🙂 “O propósito do cachorro é seguir o lider da matilha” Mas veja, caro, que há cães que possuem forte dom de liderança (dentre outros casos), e cabe a nós fazer emergir seu estado de submissão. Quando isto não ocorre, a relação torna-se bastante problemática. “o do pai é educar o filho” Perfeito. “o propósito do homem (dentre outros)é não matar” Os quais só são atingidos quando nos encontramos sob circunstâncias especiais, mediante a relação com influências externas, e não apenas por nossa própria natureza falível.… Read more »

Aliny
Aliny
27 dezembro de 2010 8:24 am

Só posso chegar à conclusão de que as pessoas têm medo da verdade (quanto mais estejam adormecidas). A crítica moral à Nietzsche é comum e sempre acontece a qualquer idéia que seja contra a base da própria moral. Criaram regras sociais para que os pobres adormecidos fossem capazes de viver em sociedade. Se houvesse alguma evolução social neste mundo cada vez menos precisaríamos de regras. Nietzsche não precisou delas para embasar ou sustentar suas idéias, já que seu nível de compreesão era -nitidamente- maior, sendo assim, quem não o possui utiliza da moral para defender sua própria ignorância. Será que… Read more »

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
27 dezembro de 2010 6:49 am

Faltou isso

“Pergunto, pois a mania de se criar espantalho está a correr solta por aqui. :)”

Apesar de ser (normalmente) um objeto construido, muitos tambem nascem por “geração espontanea”.;)

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
27 dezembro de 2010 6:27 am

Olá Solius

“RE-LEGIÃO”

Um erro meu que surtiu um efeito interessante, se encaixa muito bem na questão.

“muito da crítica do “bigode” (e/ou de sua irmã), realmente não procede.”

Como ele critica apenas as religiões que professam um deus que pode ser morto, procede sim.

Já para quem realmente “acredita” no Deus Único, nenhuma crítica procederá, visto que, como já li em algum lugar neste blog, a Verdade não deve nada a ninguém.

Abraços

satanley kubick
satanley kubick
29 dezembro de 2010 2:19 pm

SOLIUS, o psicopata virtual de jesus: Iniciemos também com um prólogo, visando certos efeitos, de modo mais ou menos equiparável à mensagem para a qual respondemos: Satanley, aquele que afirmou que se fosse chefe de algum grupo, se este fosse atacado por saqueadores assassinos, ou algo do gênero, fugiria, ao invés de defender as mulheres, crianças e anciãos ali presentes. 8º SATANLEY: Exato, se eu fosse chefe, e um outro grupo viesse saquear, ou algo do gênero, eu diria aos de meu grupo para entregar as posses, ou melhor, deixa-las lá e fugirmos, e quem se opor a minha chefiadura… Read more »

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
26 dezembro de 2010 6:09 pm

Olá Test Pilot Yui “Para cada tendência, um sistema inteligente orientado estará pronto a satisfazê-lo e alguns destinos são terríveis enquanto outros são maravilhosos.” Perfeito. ______________________________________ Olá Ike “Ou Nietzsche então não é um “grande intelecto”, ou então o ser humano não precisa desse negócio de ‘senso moral'” Não confunda as coisas. ______________________________________ “[…]Nietzsche de fato é um grande intelecto, mas sua ética é terrível, é contra-civilizatória, é pura pulsão.” É normal essa reação (principalmente cristãos) diante da filosofia do bigodudo (o único problema é quando confundem ética e moral, o que não foi o caso), é difícil de se… Read more »

Solius
Solius
30 dezembro de 2010 6:45 pm

Ike, Se lembro, caríssimo. E espero que em algum momento comecem a cair algumas fich…digo… palhas. 🙂 ________________________ satanley, que mais uma vez não conseguiu ser suscinto, “não existe ofensor, só ofendido, ou seja, se tem ferida ainda, vai doer, se não tem, vai fazer cócegas!” Pois é, faz cócegas. Mas se você acha que há muitas metafísicas bem distintas, é porque de metafísica pouco ou nada entende, já que nem sequer trata do assunto quando surge por aqui a não ser através do “é assim e a razão não pode demonstrar se é ou não”, o que, diga-se, se… Read more »

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
27 dezembro de 2010 10:22 pm

Um dos motores mais fortes da vontade está na fé.

Quando o homem não consegue dominar sua própria natureza nem a natureza em volta dele, toda a vontade que nele existe dependerá da fé.

Nas ocasiões em que a verdade fica temporariamente oculta para o homem mas ainda assim presente para quem pode enxergar e para que o poder de Deus ganhe em glória a fé/confiança é necessária para que o trabalho continue ou seja dado um primeiro passo.

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
26 dezembro de 2010 7:56 pm

Um Koan interessante:

É impressionante como os cristãos criticam o bigode, nem deixando uma pusta dica como “deus está morto” e o “o unico cristão morreu na cruz”, eles percebem que Nietzsche não esta criticando nem Deus e nem Cristo, ele esta criticando o estado ATUAL da humanidade (cento e poucos anos custam a passar! rs) e em que se tornou a RELEGIÃO.

Para algo “morrer” é preciso que tenha “vivido” e ele reconhece esta vida em Deus e em Cristo.

Então, como ele declararia que está morto algo que ele mesmo SABE que são entidades atemporais?

don guakito
don guakito
1 janeiro de 2011 9:59 am

SOLIUS: “Vou correr também, uns 10 metros por dia, para tentar entrar em forma para minhas aulas de chikung e kung-fu com o Guakito.” Se eu fosse você também procuraria uma cerca para pintar, um assoalho para lixar, alguns carros para encerar… E mantenha a disciplina, a começar pela respiração. Poderá vir a ser fundamental para a manutenção da sua integridade. – Guakito: Ah! Solius, sua implicância com meus negócios metafísicos e marciais com o camarada fellini está me sugerindo um psicologismo do mais torpe vindo de vc! Faz isso não! 😀 Vá lá praticar as artes mentais e de… Read more »

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
1 dezembro de 2016 10:06 pm

Raul Seixas – Nuit

youtube.com/watch?v=gHWMRbrVc3M

Solius
Solius
5 janeiro de 2011 6:14 pm

PKD, “qd eu disse que não foi um elogio, foi pra vc “perceber” que sei o q é “intelecto” pros elásticos escolasticos” Falso. Você apenas presumiu isto a partir de minhas palavras, e de modo irônico e proposital distorceu o conteúdo para formular o seu comentário, o qual podemos classificar como descartável, já que ali não está fundamentado sequer o uso do termo “frieza”. “não é nem inteligente nem elegante subestimar seu interlocutor” E como sei que você não sabe do que se trata o tema? Pelo fato de seu aprendizado requerer uma construção que exige certo esforço intelectual, incompatível… Read more »

don guakito
don guakito
5 janeiro de 2011 2:33 pm

pers: Então, como saber como agir em cada momento da vida ? Parece-me que vc diria : sinta o que cada momento lhe diz e aja conforme seu sentimento. Mas os dois indivíduos citados também o fazem. Qual a diferença ? O Vegetal: Pers, não é bem isso que eu diria, até pq no taoísmo ensina-se que os sentimentos E o pensamento são frutos do nível de fluxo, de liberdade de fluxo em seus cinco orgãos regentes. É um conceito que coloca a psicologia e a visão ocidental de que comandamos nossos pensamentos e que podemos “controlar” nossos sentimentos, que… Read more »

PKD
PKD
5 janeiro de 2011 2:26 pm

solius qd eu disse que não foi um elogio, foi pra vc “perceber” que sei o q é “intelecto” pros elásticos escolasticos, ao contrario do que sua arrogância intelectual lhe faz ver (como no caso do salto quântico, lembra?), que não é nem inteligente nem elegante subestimar seu interlocutor e nem se superestimar. ainda insisto em trollar, qdizer :), conversar com vc pra ver sua resistência em negar sua fé em deus, afinal pra vc não é uma “mera crença”, mas algo racional, ou seja, vc não põe sua mão em cumbuca, tem que ter “provas”, tem que caber dentro… Read more »

Pers
Pers
5 janeiro de 2011 7:18 am

Guakito, espera aí, agora que está ficando interessante. Me esclareça, por favor, como é sua ética. Afinal, como devemos viver ? Como devemos nos relacionar com as pessoas e as regras da sociedade ? Afinal, o que nos cabe fazer nesta vida ? É muito legal colocar a matemática em seu devido lugar, estar aberto ao imponderável, à novidade, à magia existencial. Aprecio muito tudo isso. Mas para viver, não ajuda uma ética generalista, onde tudo pode, uma penunmbra onde “todos os gatos são pardos” Afinal, Fernandinho Beira-Mar e Hitler também têm sua ética, “din din pra mim”, “poder pra… Read more »

Don Guakito
Don Guakito
4 janeiro de 2011 7:19 pm

Solius: Não precisa inventar psicologismos. Basta dispensar seu padawan após a sessão com um mínimo de capacidade física e psíquica para retomar a aposta e está tudo certo. 🙂 Ovegetal: Não tem pq dispensá-lo, afinal vc perdeu a aposta pois se tem uma coisa que ficou claro é que suas cinco vias é um sistema de lógica circular, que desde seu início define as leis para a existência de seu amigo imaginário inspirado em um dos deuses das 12 tribos antes de sua união cabal! Pois é, vc adora acusar os seus satânicos adversários de desonestos intelectualmente, mas sua necessidade… Read more »

Solius
Solius
5 janeiro de 2011 1:58 pm

don guakito, 1 “afinal vc perdeu a aposta…vc adora acusar os seus satânicos adversários de desonestos intelectualmente…” Perdi a aposta? O contrário já foi demonstrado. Adoro acusar os outros? Não, já que o faço com certo pesar. “continue a caminhar com sua dicotomia espirito X corpo.” Deixe-me novamente tentar te ajudar a destruir mais este espantalho (afinal, gnosticismo não é catolicismo). Já ouviu falar em matéria e forma? Olhe para suas mãos e tente, em um trabalho imaginativo, mantê-las sem esta combinação. “já q o corpo tem de pagar seu preço!” Este corpo corruptível vai tornando-se servo, deixando de ser… Read more »

Areopagita-pseudo-DIONÍSIO
Areopagita-pseudo-DIONÍSIO
2 janeiro de 2011 11:21 pm

Olá Ike “Mais essa visão limitada é justamente pelo preconceito que a mentalidade ciêntificista-ateísta. Carrega….” É claro. “Carrega” e divulga. A ciência hoje se diz a dona verdade, e olha que nem os ciclos metereológicos conhece bem, vide essa balela do global warming, porém consegue convencer a maioria através da sua aura de Autoridade. Usando o Weber, muito bem lembrado pelo Guaco/Satanley, a ciência hoje é um bom exemplo de autoridade burocrática, porém este “clone defeituoso” da autoridade só surgi quando a autoridade tradicional entra em “colapso”. O resto, é só somar 2+2 😉 “???Bolei…” Eu percebo semelhanças entre os… Read more »

Areopagita-pseudo-DIONÍSIO
Areopagita-pseudo-DIONÍSIO
1 janeiro de 2011 10:28 pm

Olá Ike http://www.olavodecarvalho.org/semana/02152003globo.htm Muito bom esse texto do Olavo. “Dionísio, caos e turvação, é causa e origem, é a realidade tenebrosa e fecunda por baixo do véu apolíneo. Assim diz Nietzsche, mas no mundo real as coisas às vezes são assim, às vezes não.” Eu concordo com o Olavo, em alguns pontos o bigode é muito 8 ou 80, dividi a “vida” em duas e não considera as infinitas misturas que podem se originar dos dois extremos. Vemos essa visão limitada muito hoje, o mundo divido em apenas duas extremidades, quem não é de Deus é do diabo 😉 Mas… Read more »

PKD
PKD
5 janeiro de 2011 11:02 pm

solius “falso”- elastico, escolastico e mentalista. “incompatível com aquilo que você tem demonstrado até aqui” nao quero me exibir, agora vc…tsc “espantalhos”-ja reparou qts vezes essa palavra aparece em seus coments? é melhor vc falar com o seu terapeuta. “…minha relação com a religião mistura fé e razão, esta subordinada àquela.” uma condicao. ou seja, contraria o conceito de ABSOLUTO. “Quem prioriza a razão em detrimento de Deus, está em maus” na mosca! “.. São Tomás chamou toda a sua grandiosa obra de “palha” após a visão mística.” interessante, palha é um excelente combustivel 😉 e sobre o axioma do… Read more »

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
11 janeiro de 2011 5:06 pm

Vida após a vida – parte 6/6
>>>
http://www.youtube.com/watch?v=EmWNMvlv9a0

Leandro
Leandro
12 dezembro de 2013 12:45 pm

Agora, entenda-se vontade de potência (consciência pura)- Tu és isso… Lei da potencialidade pura: “A fonte de toda a criação é a conscientização pura… a potencialidade pura que busca expressar-se do não manifesto ao manifesto… E quando descobrimos que nosso verdadeiro Eu é potencialidade pura, alinhamo-nos à força que coordena tudo no universo. No princípio Não havia existência ou nexistência O mundo era energia não revelada… ELE vivia, sem viver, por SEU próprio poder E nada mais havia…” Hino da Criação, do Rig Veda. “Somos, essencialmente, consciência pura. Consciência pura significa potencialidade pura. É o campo de todas as possibilidades… Read more »

Martyn
Martyn
26 janeiro de 2012 3:06 pm

A vontade destituída da ânsia de resultados é toda a via perfeita – Aleister Crowley.

Martyn
Martyn
4 abril de 2011 10:27 am

De acordo com a filosofia thelêmica, o ser humano está afastado de sua condição divina não pela encarnação, conforme pregava, por exemplo, o gnosticismo, e sim pela simples não-conscientização desta natureza. Essa falta de consciência seria mantida por uma série de fatores, dentre os quais podem-se citar o conceito de pecado (enquanto restrição artificial dos impulsos naturais), o egocentrismmo e a entrega à vontade alheia ou aos vícios — que no conceito thelêmico referem-se a qualquer atitude que controle a vontade ao invés de ser controlada por ela. Assim, cabia ao ser humano buscar uma profunda auto-consciência, chegando assim ao… Read more »

Martyn
Martyn
27 março de 2011 7:52 pm

A “Palavra Perdida” no sistema de Weishaupt é “Homem”.
A redescoberta desta Palavra requeria que o homem encontrasse a si próprio novamente; que a redenção da humanidade tem de ser efetuada através e pelo homem; que o homem governasse a si próprio e lançasse fora os grilhões dos poderes e controles alheios. Em uma palavra, ele deveria tornar-se um rei por seu próprio direito, pela virtude de sua própria herança primal.

http://pistasdocaminho.blogspot.com/2011/03/illuminatti-uma-visao-interna.html

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
21 janeiro de 2011 9:03 am

O autêntico Corpo Mental Solar tem 300 mil clãs ou centros magnéticos, e cada clã deve vibrar ao mesmo tom sem esforço algum. O Corpo Mental Solar, com suas 300 mil clãs é formidável, maravilhoso. O Adepto que possui um veículo mental solar plenamente desenvolvido recebe e compreende a Verdade de momento em momento sem o tremendo batalhar do pensamento. O legítimo corpo da Vontade Consciente permite ao Adepto ter Imortalidade Consciente. O legítimo Corpo da Vontade Consciente permite ao Adepto realizar ações nascidas da Vontade Consciente. O legítimo Corpo da Vontade Consciente permite ao Adepto determinar circunstâncias. Todo Mestre… Read more »

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
17 janeiro de 2011 12:25 am

Deus é toda realidade… mas toda realidade não é Deus.

ta certo???

Areopagita
Areopagita
16 janeiro de 2011 6:32 pm

Apollo: Não deixem de ler: http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=arte&artigo=conspiracaoarte&lang=bra _____________________________________ Dionísio: “O alcance das Artes, inclusive Moderna, com inspiração Gnóstica não se esgota em retratar uma cultura cada vez mais mergulhada na desrealização. Porque a premissa fundamental das Artes é que qualquer realidade é alucinatória. Talvez, nesse sentido, a nossa cultura seja até menos iludida, porque coloca a ilusão a nu, em vez de disfarçá-la com ideologias realistóides.” … “A grande Arte não é ciência imaginária, é a ciência do imaginário…” … “A humanidade está adormecida, preocupada apenas com o inútil, vivendo num mundo errado. Acreditar que podemos excelir nisso é apenas hábito… Read more »

GUACO PROPOLIS MELADO ARRUDA SILVEIRA
GUACO PROPOLIS MELADO ARRUDA SILVEIRA
1 janeiro de 2011 9:51 pm

dai o sistema vivo se degenera e surge a autoridade tradicional dai a bagaça se degenera mais e temos a autoridade burocrática, dai ou a merda desanda de vez ou surge um ou outro foco de autoridade carismática — elas caminham juntas o que muda é qual delas comanda o jogo em cada período, quando o lider carismático perde poder de influencia, surge a autoridade tradicional no sistema, comandando a partir de onde a autoridade carismática vinda de um lider mutcho loco perdeu a força d vez, dai quando a autoridade tradicional perde força, a autoridade burocrática, que mantinha já… Read more »

GUACO PROPOLIS MELADO ARRUDA SILVEIRA
GUACO PROPOLIS MELADO ARRUDA SILVEIRA
1 janeiro de 2011 9:27 pm

ike: A autoridade carismática não seria apenas consequência das outras duas?! Ou da própria decadência moral e espiritual da sociedade necessitada de qualquer personalidade que tenha um ‘borogodó’ a mais para “salvá-la”?! A autoridade burocrática não veio no vácuo desse período feudal e foi uma das consequências geradas do próprio surgimento do Estado Laico?! O VEGETAL: A autoridade carismática é a fonte primordial das outras autoridades, ike, pois é onde há a presença do sobrenatural, do paranormal. Seu jesus era sobrenatural, os líderes carismáticos chineses o mesmo, buda, o mesmo, e por ai vai, os santos que incomodaram a estrutura,… Read more »

Ike, do âmago do vulcão,
Ike, do âmago do vulcão,
1 janeiro de 2011 7:58 pm

Interessante don guakito… Mas: “[…]como Weber demonstra em seu trabalho, a autoridade carismática, surge sem explicação ou necessidade de explicações encontradas no correr da história[…]” A autoridade carismática não seria apenas consequência das outras duas?! Ou da própria decadência moral e espiritual da sociedade necessitada de qualquer personalidade que tenha um ‘borogodó’ a mais para “salvá-la”?! A autoridade burocrática não veio no vácuo desse período feudal e foi uma das consequências geradas do próprio surgimento do Estado Laico?! …Bom, Tem um texto do Olavo de Carvalho que fala má o meno sobre isso: http://www.olavodecarvalho.org/semana/problema.htm === E relendo um artigo do… Read more »

satanley kubick
satanley kubick
29 dezembro de 2010 5:16 pm

Faz-se urgente e improrrogável dominar a mente. Devemos dialogar com ela, recriminá-la, açoitá-la com o látego da vontade e fazê-la obedecer. Esta didática pertence à Segunda Jóia do Dragão Amarelo.
—-
q putz!
uma nova modalidade de shadow boxing! 😀 lute com a mente, ela não existe, e vc vai vencer e sair com mais sensação de vitória, pro ego, aquilo que tb não existe! 😀 shadow boxing imaterial! rock´n roll! 😀

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
29 dezembro de 2010 5:09 pm

A 2ª jóia do Dragão Amarelo Faz-se urgente e improrrogável dominar a mente. Devemos dialogar com ela, recriminá-la, açoitá-la com o látego da vontade e fazê-la obedecer. Esta didática pertence à Segunda Jóia do Dragão Amarelo. Antes de tudo, não devemos nos identificar com a mente, se é que queremos tirar o melhor partido da segunda jóia. Se continuamos nos sentido mente, se dizemos ‘estou raciocinando, estou pensando’, estamos afirmando um despropósito e não estamos de acordo com a doutrina do Dragão Amarelo porque o Ser não precisa pensar e não precisa raciocinar. Quem raciocina é a mente. O Ser… Read more »

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
3 janeiro de 2011 9:58 am

A Segunda Montanha sim é demasiado exigente, posto que entra o Iniciado, já fabricou os Corpos Solares, então, estes Corpos Solares tem que morrer. Por isso se diz: “Deus mesmo tem que morrer”! Se é que uma coisa como… como absurda, como uma blasfêmia, não é certo? Quando lhe dizem a alguém “Sim, Deus mesmo tem que morrer!”… Porque um Mestre que tem fabricado seus Corpos Solares praticamente é como um “Deus” ante os demais. Porque tem suas faculdades, seus poderes…

http://www.gnoses.net/descensoabismo.htm

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
29 dezembro de 2010 2:31 pm

O Nascimento da Tragédia: “Soliuslineo” e “Satanleysíaco”

Desculpem, mas não podia perder a piada.;)

Solius
Solius
29 dezembro de 2010 1:17 pm

Iniciemos também com um prólogo, visando certos efeitos, de modo mais ou menos equiparável à mensagem para a qual respondemos: Satanley, aquele que afirmou que se fosse chefe de algum grupo, se este fosse atacado por saqueadores assassinos, ou algo do gênero, fugiria, ao invés de defender as mulheres, crianças e anciãos ali presentes. 8o E então prosseguimos de modo mais brando: 🙂 “O DEFENSOR DO ASSASSINATO DE GIORDANO BRUNO” Defensor de sua condenação e entrega ao poder secular. Além do seguinte fato: práticas como as dele também podem levar ao comprometimento da saúde física alheia e, inclusive, ao assassinato.… Read more »

satanley kubick
satanley kubick
29 dezembro de 2010 12:29 pm

e fechando o off topic: http://www.shakingmedicine.com/bushmen/declaration.php “Our beliefs about religion and healing, called =umsi !xo, teach us that the Sky God lives in our heart, while the tricksters come into our mind. When our heart rises, it carries God’s truth into our minds and gives us peace and joy. But when the voices of tricksters get into our head and fall to our heart, we find ourselves full of bad feelings, from jealousy to anger to selfishness. When people speak of God and do so primarily with a “head-filled-heart,” rather than a “heart-filled-head,” know that they speak for tricksters. Evil… Read more »

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
29 dezembro de 2010 12:20 pm

Olá Pers Primeiro uma dúvida: quando você disse “ética do self, alteridade”, você quis dizer que são análogos? Posso estar errado, mas pelo exposto, entendi que sim. “Sobre a ética de Nietzsche ser do Ego, é por contraposição à ética da alteridade (alteridade X ego).” Por isso para entender essa contraposição é vital entender o conceito da Vontade de Potência, por que na visão dele esse conceito acaba “invertendo” a relação “alteridade x ego”, literalmente virando do avesso. Tentarei explicar como vejo essa questão: Bom começando do começo 🙂 Se levarmos em consideração que alteridade é afirmar a existência através… Read more »

satanley kubick
satanley kubick
29 dezembro de 2010 11:02 am

PERS: Satanley, gostei muito do seu último comentário. Algumas considerações: SATANLEY: Q bom, o deboche comigo é sempre com as idéias, não com as pessoas! E no seu caso, mesmo com minhas experiências terem colocado em xeque alguns dos conceitos que lhe são vivos em seu túnel, além de não só curti-lo por ser um ser vivente, e de potencial mágico como todos os “percebedores”, ou seja, todos nós, vc sempre é elegante, mas de modo mais espontâneo, não o elegante de quem quer passar-se como exemplo de tradição, mas q com o cutucar certo mostra seu lado molambento! 😀… Read more »

Solius
Solius
29 dezembro de 2010 9:38 pm

satanley, o da mente lobotomizada excretora de abobrinhas e criadora de espantalhos: 😀 “Similar ao esquema hindu, o iluminado, as castas dos guerreiros, intelectuais” Pois é, como vinha eu dizendo, você também é daqueles que aos poucos vai deixando claro pensar que só a sua doutrina contém uma concordância entre o verdadeiro caminho e uma descrição mais sólida da realidade(ainda que sem fundamento racional). As demais, hindus, confucionista, as abraâmicas, podem todas ser criticadas à vontade, e qualquer coisa acusa-se os cristãos de distorção, desrespeito, tentativa de controle e etc. O interessante é que você chega a um nível de… Read more »

Solius
Solius
29 dezembro de 2010 9:45 pm

Comentário lagarta: longo e segmentado. Satanley, tente ser mais suscinto e menos emotivo e repetitivo na próxima resposta para economizarmos tempo e espaço. 😉

Solius
Solius
6 janeiro de 2011 9:01 am

PKD, “nao quero me exibir, agora vc…tsc” É verdade, eu gosto de me exibir. Tanto que deixo exposto o meu nome completo, link para site, fotos, etc… “ja reparou qts vezes essa palavra aparece em seus coments? é melhor vc falar com o seu terapeuta.” Para resolver problema alheio? Não adianta. 😉 “uma condicao. ou seja, contraria o conceito de ABSOLUTO.” Subordinar a razão à fé contraria o conceito de “absoluto”? Desenvolva. 🙂 “interessante, palha é um excelente combustível” Sim, e por isto ele quase queima toda a sua obra. Felizmente, para nós que ainda somos “herbívoros”, não deixaram. 🙂… Read more »

Solius
Solius
5 janeiro de 2011 2:11 pm

don guakito, 2 ______________________ – Sobre o exemplo a partir da classificação de Weber: “são Francisco…a principio chocou-se com a liderança TRADICIONAL” Fazer uso de termos cujo significado você distorce em caixa alta também é desonestidade intelectual. Se Cristo pediu para que ele reformasse a Igreja, significa que aquela liderança não estava em consonância com a Tradição. Simples assim. “mas depois, por fazer o que ela não fez, foi incorporado, pois a TRADIÇÃO viu que ele não era tão nocivo a ela.” Antes mesmo de concluir sua obra, ele há muito já era fiel e obediente à sua Tradição. Portanto… Read more »

Solius
Solius
31 dezembro de 2010 3:18 pm

Aeropagita, Observação interessante. É bom saber que estamos a contar com a sua atenção. 🙂 ________________________ PKD, “e nao, nao é um elogio” E quem tomaria uma bobagem destas como elogio? 🙂 “nao precisava nem falar,pela frieza da sua igreja da pra perceber” Quando alguém não estuda e resolve dar uma de palpiteiro por estar incomodado diante da revolta criada contra certas verdades, o resultado é este: só sai besteira. Você simplesmente demonstrou não saber do que se trata o intelecto sob a óptica aristotélico/tomista, e obviamente não entendeu nada do que afirmei. Mas bem, nunca é tarde para tentar… Read more »

Ike, do âmago do vulcão,
Ike, do âmago do vulcão,
2 janeiro de 2011 2:12 pm

Areo, pra arejar… “quem não é de Deus é do diabo” Mas essa visão é limitada justamente pelo preconceito que a mentalidade cientificista-ateísta carrega com o maior afinco sobre as coisas “invisíveis” e “imateriais”. E sobre certas denominações religiosas. Essa arrogância intelectual de achar que eu não preciso de religião pra explicar a vida (Inclusive a vida religiosa) não favorece ninguém. A coisa não é tão simples assim… Pelo menos para quem é verdadeiramente religioso. ;¬) “Esse é um dos motivos que fazem o Olavo e se parecerem” ??? Boiei… “A CLAREZA É A GENTILEZA DOS SÁBIOS” Nisso o Olavo… Read more »

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
30 dezembro de 2010 10:09 pm

Estava pensando em escrever sobre “O Nascimento da Tragédia: Apolo e Dionísio”, mas não existem palavras que expressem melhor a “dinâmica” entre as forças apolíneas e dionisíacas do que as da (excelente) conversa entre Solius e Satanley.

Vamos ao próximo ato!

PKD
PKD
30 dezembro de 2010 9:34 pm

solius

agora tambem me caiu as palhas. “não existe ofensor, só ofendido, ou seja, se tem ferida ainda, vai doer, se não tem, vai fazer cócegas!”

sera esse o motivo de tanto empenho dos paladinos do papa?

“O Solius tem o intelecto cada vez mais dominando o coração e o cérebro. ”

nao precisava nem falar,pela frieza da sua igreja da pra perceber qual caracteristica que ela mais preza.

e nao, nao é um elogio 😉

Solius
Solius
4 janeiro de 2011 3:30 pm

don guakito, Retomemos: “…sua implicância com meus negócios metafísicos e marciais com o camarada fellini está me sugerindo um psicologismo do mais torpe vindo de vc!” Não precisa inventar psicologismos. Basta dispensar seu padawan após a sessão com um mínimo de capacidade física e psíquica para retomar a aposta e está tudo certo. 🙂 “Vá lá praticar as artes mentais e de flagelo dos jesuítas, vai ser legal!” Alguns jesuítas se embrenhavam no meio das florestas sem saber se iriam ou não retornar. Este tipo de arte mental não é para mim, já que sou pai de família. Mas a… Read more »

satanley kubick
satanley kubick
30 dezembro de 2010 3:03 pm

“[…]o satanley está aí também a tentar empurrar sua visão de encontro às demais, porém não apenas a tentar lançar objeções às idéias, mas a soltar farpas para quem resiste, desrespeitando insistentemente as crenças dos colegas em outras doutrinas[…]” Ah! Solius, eu não digo que quem não retornar ou aceitar SUA tradição vai para o INFERNO ETERNO. Agora, eu sei que meu modelo, meu meta-modelo, é um modelo que pode incluir a excessão, o demoníaco, aquilo que não é de Deus, como o comportamento dos animais na natureza e não ficar condenando ao INFERNO ETERNO! 😀 Sim, creio que o… Read more »

satanley kubick
satanley kubick
29 dezembro de 2010 9:37 am

seguindo o q o Pers colocou, tentei, e falhei, em ser sintético aqui! 😀 🙁 hey-ho, let´s go, particula do deus sol! SOLIUS, O DEFENSOR DO ASSASSINATO DE GIORDANO BRUNO EM NOME DE DEUS E SEU PLANO PROS HOMENS QUE ESTÃO Sobre INFLUENCIA DO DIABO, QUE É INFERIOR A DEUS, MAS PODEROSO O SUFICIENTE PARA DEIXAR DEUS PREOCUPADO COM AS ALMAS DOS SEREZINHOS: Você exerce controle sobre seus objetos pessoais? Necessário, não? E sobre animais de estimação, como os cães? Ou você não é pode ser o “líder do bando” e se torna submisso e controlado (pois é, eu gosto… Read more »

F.N.
F.N.
24 dezembro de 2010 9:22 am

Apesar de um tanto quanto niilista e apocalíptica; seríamos cães correndo atrás do próprio rabo sem jamais apanhá-lo?

Resumidamente, conclusão de tudo… ãm?

Afirmação enigmática, dita por alguém acima de minhas capacidades intelectuais, e que posto para reflexão apenas:

“Nietzsche negou um Deus e criou um super-herói…”

Good luck

PKD
PKD
24 dezembro de 2010 5:23 pm

solius – você se torna obrigado a admitir outros atributos e… ah sim, claro! da mesma forma que um esquizofrênico também é obrigado a admitir alguns atributos para seus amiginhos. mais deixa pra lá… não precisa me presentear com mais um rocambole, to satisfeito. o diagrama que desenhei sobre os 5 saltos quanticos do aquino explica tudo 😉 . apesar de não ser o post apropriado, pesso desculpas ao prof pasquale do vulcão pela falta de pingos nos is nos textos que escrevo.;) . e um feliz aniversario para o nosso querido judeu zumbi, que se viu obrigado a levantar… Read more »

Fellini
Fellini
22 dezembro de 2010 7:42 pm

satanley kubick: pois o perdi e to te devendo uns trecos ai. Resp: Bobagem, não deve nada, não. satanley kubick: E espero que sua esposa esteja melhor, Resp: Sim, está tudo bem. Vou até responder está questão aqui mesmo, em aberto, pois pode servir para alguém. A causa principal da anemia era o stress provocado pela empresa que ela possuía. Ou melhor, a empresa possuía ela. Vendemos a empresa sem lucro algum ( foda-se o dinheiro), e seu organismo foi se reequilibrando. Mas não foi de imediato, demorou alguns meses. E nessa estória, sou em parte responsável, pois não percebi… Read more »

Ike, do âmago do vulcão,
Ike, do âmago do vulcão,
27 dezembro de 2010 1:28 pm

“A matrix é cruel[…]” Não Aliny, é o ‘SDM’ que é cruel. ;¬) A “crueldade” com que esse espaço (E o nosso Iluminado BBB) cutuca meus 3 neurônios pra fazerem eles se mexerem mais rápido (Vai, anda moleza!) dói pra burro. |¬D E Aliny, Outra característica de nosso tempo: Falar daquilo que se desconhece totalmente. Falar apenas baseado naquilo que eu acho ou no puro sentimento (incômodo) de aversão. Em relação ao Cristianismo isso fica bem evidente. ;¬) E sobre o ‘medo da verdade’, procure a palavra ESCOTOMA. Esse termo esclarece muita coisa. “A VONTADE DE NÃO MAIS QUERER SABER”… Read more »

satanley kubick
satanley kubick
22 dezembro de 2010 8:36 pm

stress, desregulagem do sistema simpático e parassimpático, mais cortisol, etc. é o cão! q bom q a RAIZ foi podada! 🙂 Por isso que nós taoístas temos tendencia a aprender a orgasmar qual fêmeas, ui, via o vagus, e só cuspir porrinha na hora de fazer neném, ou quando em campeonato de acertar porra em umbigo de ventre mágico de fêmeas! 😀 😀 😀 😀 😀 pois ejacular ativa o sistema de “stress”, dai os homens não taoístas depois de uma ou duas fodas, já irem roncar! quando o barato é sentir eletricidade na coluna e euforia cósmica e colocar… Read more »

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
27 dezembro de 2010 2:07 pm

Ola Ike “livre-pensar-sem-as-amarras-trazidas-e-impostas-pelas-tradições” O que não é o caso do Nietzsche, ele tenta resgatar exatamente a “tradição” ensinada pelo “unico” cristão e que se perdeu quando este foi crucificado.;) “Essa “nova racionalidade” só se explica pela simples revolta contra as coisas já criadas (Uma “Pirraça espiritual”).” Temos visões diferentes sobre essa “pirraça”. A meu ver, apesar de ser uma atitude infantil, faz parte do crescimento. “…o erro primordial que acaba levando a maioria dos pensadores modernos ao “espinheiro de enganos”, é deixar a variável chamada REALIDADE de lado.” Ele não deixou essa variável de lado, pelo contrario, foi fundo e… Read more »

Ike, do âmago do vulcão,
Ike, do âmago do vulcão,
30 dezembro de 2010 1:11 pm

É Grande Solius, “[…]o satanley está aí também a tentar empurrar sua visão de encontro às demais, porém não apenas a tentar lançar objeções às idéias, mas a soltar farpas para quem resiste, desrespeitando insistentemente as crenças dos colegas em outras doutrinas[…]” Pois é… Percebi isso logo que começei a tentar defender a fé ‘PÍ’, lembra?! Mas essa incongruência (A tal da ‘dissonância…’), tenho observado, se tornou o “CACOETE MENTAL” dessa nossa época de moços ofendidos e incomodados mas pacifistas e antipreconceituosos vorazes. É realmente incrível isso. Assim a “potência” do assunto acaba enfraquecendo a “vontade” de dialogar sobre esse… Read more »

Areopagita-pseudo-DIONISIO
Areopagita-pseudo-DIONISIO
25 dezembro de 2010 10:53 am

Sorry Acid

Era pra ficar so num texto, mas como ele virou um post, achei que seria interessante mostrar mais sobre Verdadeira Vontade, ate a sua realizacao no homem.

Lex,   Zen uma barbaridade...
Lex, Zen uma barbaridade...
22 dezembro de 2010 10:25 pm

Vazio/Tao/Zero = antimatéria?

Não… Vazio/Tao =/= Zero…

Potência = antes-de-tudo = flúxo

Lex,   Zen uma barbaridade...
Lex, Zen uma barbaridade...
22 dezembro de 2010 10:19 pm

Anônimo
Anônimo
22 dezembro de 2010 2:42 pm

Excelente os textos do F.A.!!

🙂

Solius
Solius
22 dezembro de 2010 4:04 pm

Fellini, “Isso é sofisma bolorento de teólogo medieval metido a filosofo portanto, filosofia parcial e tendenciosa.” Acusação gratuita e não demonstrada. Irrelevante. “Até a igreja reconhece há muito tempo que as 5 Vias NÃO provam que deus existe…Sem FÉ essas 5 vias não servem pra nada.Isso procede ou não?” Não. É anátema, segundo o Concílio Vaticano I. “O físico Michio Kaku…dá um exemplo, “as moléculas de gás pode saltar contra as paredes de um recipiente sem que nada nem ninguém para pegá-los em movimento”…O decaimento radioativo é aleatório e não causado.” Sobre isto, já respondi aqui: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2009/09/deus_existe.html No comentário de… Read more »

Areopagita
Areopagita
22 dezembro de 2010 8:22 am

Aproveitando o embate que se trava entre os defensores do Nada Primordial e do Todo Poderoso (ou o embate entre a cara e a coroa da moeda) lanço mais um texto oportuno (ou oportunista?) mencionado no post. A Máscara de Dionísio Publicado originalmente em 14-02-2004 pelo FRANCO-ATIRADOR À primeira vista, não tem nada mais estranho do que aproximar antigos deuses e conceitos da mecânica quântica. Essa estranheza, porém, se dissipa se lembrarmos que tanto a mitologia quanto a ciência são sistemas simbólicos cuja finalidade é uma descrição abrangente do universo, desde suas manifestações fenomênicas até seus fundamentos básicos. A linguagem… Read more »

Fellini
Fellini
22 dezembro de 2010 12:45 pm

Areopagita: Aproveitando o embate que se trava entre os defensores do Nada Primordial e do Todo Poderoso… Resp: “Quem dirige os outros, acaba confuso. E quem se deixa dirigir, vive triste. O ideal é não desejarmos influenciar os outros Nem nos deixarmos influenciar por eles. E viver com o Tao, na terra do grande Vazio. Mesmo que tenha muito mau feitio, um homem que atravessa um rio num barco não se zanga se um barco vazio colidir com o seu. Mas, se nesse barco estiver alguém, Vai-lhe gritar que vire o leme. E gritará outra vez se o grito não… Read more »

Solius
Solius
22 dezembro de 2010 1:01 pm

Anônimo, “Mas que merda é esta que tu tá dizendo?!” É a realidade, entenda-a como quiser. “O tal “inferno” tá é na tua cabeça e crença mano, não na minha! Rs” E na realidade. E a defendo, neste sentido, com base teológica, alguma metafísica e nas ciências das religiões e em um número considerável de relatos. Mas se a sua cabeça com ela não corresponde, e por mera crença, já que pelo visto carece de toda esta base, há aí um problema. “eu hein…o cara precisa de ajuda, galera… Alguém ae pode indicar um psiquiatra pro véio?” Preciso de ajuda,… Read more »

demonho coisa ruim dos infernus
demonho coisa ruim dos infernus
22 dezembro de 2010 12:51 pm

Prefiro ser um rei nos infernos do que ser mais um servo no paraíso!
Aliás eu esperava mais chiliques por causa das citações de Aleister Crowley. Mas talvez elas venham nos proximos comentarios.
Acid, vc esta se aproximando perigosamente da influencia dos thelemitas, a santa inquisição vai procurá-lo para maiores esclarecimentos…

Anônimo
Anônimo
22 dezembro de 2010 4:11 pm

Esta matéria indicada pelo Fellini é da hora! -Matéria e antimatéria podem ser criadas do nada: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=materia-antimateria-criadas-nada&id=010130101222 Junte-se isto aos textos do F.A. e chegaremos a conclusão de Sokolov… um tema fascinante o suficiente do ponto de vista filosófico. “A questão básica do que é o vácuo, o que não é o nada, vai além da ciência,” afirma ele. “Ela está profundamente incorporada não apenas nos fundamentos da física teórica, mas também da nossa percepção filosófica de tudo – da realidade, da vida, e até mesmo da questão religiosa sobre se o mundo poderia ter vindo do nada.” Lembrar que,… Read more »

Nid
Nid
22 dezembro de 2010 2:11 pm

“Deus sabe o que os nazistas fizeram ao se apoderar da Vontade de Potência (com a cumplicidade canalha da irmã e do cunhado de Nietzsche, que não tiveram escrúpulos em torcer, mutilar e adulterar os escritos do filósofo para fazê-lo caber na perspectiva estúpida e canhestra do pintor de paredes austríaco)”

Isso relembra muita coisa, lembrando que a loucura do Nietzsche veio de vários problemas. um deles era a irmã de merda que ele tinha. Acid eu acho interresante chamar o Del Debbio para falar mais um pouco sobre tudo isso.

DESPERTOS!!! UNI-VOS!!!

Fellini
Fellini
22 dezembro de 2010 2:13 pm

Solius: O “nada” mencionado não é um nada, requer uma anterioridade ontológica. Resp: Isso é sofisma bolorento de teólogo medieval metido a filosofo portanto, filosofia parcial e tendenciosa. Até a igreja reconhece há muito tempo que as 5 Vias NÃO provam que deus existe. É preciso FÉ. Sem FÉ essas 5 vias não servem pra nada.Isso procede ou não? O argumento para um primeiro motor se baseia no fundamento científico da física aristotélica. O desenvolvimento das leis da termodinâmica no século 19 e da física quântica no século 20 enfraqueceram uma expressão puramente científica desse tipo de argumento . A… Read more »

Areopagita
Areopagita
22 dezembro de 2010 2:33 pm

Olá Fellini Você me fez lembrar uma frase RAW: “Tudo que você acredita, te aprisiona”. “Agora deixe-me voltar a programação normal..” Pelo menos a diversão é garantida! rs Sabe, às vezes me parece que o espírito (de porco) do Groucho Marx gosta comentar no SDM, tenho a sensação que uma hora ou outra, entre uma ou outra defesa de “verdades metafísicas”, eu vou ler: “Você prefere acreditar em mim ou em seus próprios olhos?” rs ___________________________________________________ É demonho, também esperava! O Crowley é uma figura polêmica e rende pano pra manga em debates sobre ocultismo. _____________________________________ E Acid, Aproveitando a… Read more »

Fellini
Fellini
23 dezembro de 2010 5:16 am

satanley kubick: foi uma epifania cósmica esse dia! 😀 😀 😀 😀 😀 Resp: Tô vendo. Parece que vc saiu do filme do Mel Gibson.Isso foi obra da gloriosa cultura judaico-cristã, com todo aquele carinho histórico e especial para com quem não comunga com suas idéias e comportamentos? Se cuida, para não abusar da sorte e nem do chikung. ================================ satanley kubick: uma palhinha do eris-metis, ainda em versão beta! :D, pra vc: http://www.youtube.com/watch?v=KtZ7gPkWpIE Resp: O Richard Dawkins clone aqui vai fazer uma critica do vídeo: O video ficou bom, a luta parece que vc ganhou massss: Pagou cofrinho médio-ligeiro… Read more »

Mais um neutrinozinho
Mais um neutrinozinho
22 dezembro de 2010 5:45 pm

“os ocidentais não tem tradição espiritual desde os pré-socráticos, e ai ficamos nesses jogos mentais”

Comentário infeliz e descartável, vide o hagiológio.

“Aliás eu esperava mais chiliques por causa das citações de Aleister Crowley.”

Não há razão. Está mui provavelmente no inferno. Page e Plant que o digam.

Anônimo
Anônimo
22 dezembro de 2010 5:18 pm

Pra refletir:

Vazio/Tao/Zero = antimatéria?

🙂

Solius
Solius
28 dezembro de 2010 5:40 pm

Confrade Ike, “O que vem a ser o ‘princípio da não contradição’?” É um dos princípios aristotélicos fundamentais para o bom uso da razão. Parte basicamente do seguinte: algo não pode ser e não ser ao mesmo tempo. Ex.: uma cadeira não pode simultaneamente existir e não existir. “E necessito de mais referências aos ‘idealistas’.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Idealismo Mas eu não perderia meu tempo com eles. Se aceita uma dica, comece a estudar São Tomás (os filósofos gregos são pré-requisito – e digo filósofos, não sofistas). Com um pouco de empenho você deverá se ocupar dele nas próximas décadas, mas mui rapidamente… Read more »

Solius
Solius
23 dezembro de 2010 7:30 pm

PKD, “nem um nem outro, foi uma metafora.” Então procure ser mais claro, caro. A mecânica quântica está aqui sendo abordada, portanto utilizar termos relacionados em metáforas não é o mais indicado. Fica um pouco difícil distinguir se não se trata de um equívoco, principalmente quando não se conhece bem o nível de entendimento do colega. “tambem nao, eu disse que concluir que o ato puro (infinito e “passivamente potente” rs) é o deus antropomórfico bíblico, ou é um pusta “salto quantico” ou uma questão de fé.” O Deus bíblico, o Um, não é antropomórfico (torna-se posteriormente em apenas uma… Read more »

Pers
Pers
29 dezembro de 2010 7:18 am

Solius, sim, é verdade, percebi esse comportamento, mas é natural que haja alguns sobressaltos e certas rusgas. Não me apoquento por isso. Gosto das pessoas com conteúdo, qualquer que seja, e o Satanley tem conteúdo, assim como você, e outros, que têm comentado mais nos últimos tempos. Vamos bem assim, acho.

Cabe a todos nós:

“Algun dia, en cualquier parte, indefectiblemente, has de encontrarte contigo mismo, y sólo de ti depende que sea la más amarga de tus horas, o tu momento mejor” M. Combi.

Pers
Pers
29 dezembro de 2010 7:19 am

Satanley, gostei muito do seu último comentário. Algumas considerações: 1-Sobre a ética de Nietzsche ser do Ego, é por contraposição à ética da alteridade (alteridade X ego). Nietzsche põe-se contra a solidariedade e a alteridade (que eu traduzi por Self). E na obra toda de Nietzsche PERSpassa a lei do mais forte, onde o leão come todo mundo e azar de todo mundo (essa é a interpretação da maioria, fora disso é preciso argumentar), o que não desejo para a sociedade. 2-Percebo e admiro seu amor pela liberdade e pela abertura primordial da existência. Defendi isso a meu modo várias… Read more »

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
22 dezembro de 2010 8:59 am

A Magia Sexual através dos tempos

Cristo não é um indivíduo; Cristo é um Princípio Cósmico que devemos assimilar dentro de nossa própria natureza física, psico-somática e espiritual, mediante a Magia Sexual.

Para a prática de Magia Sexual existe uma condição:” não derramar jamais na vida o “Vaso de Hermes Trismegisto”.

http://www.viagemastral.com/gva/viewtopic.php?f=9&t=6668

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
22 dezembro de 2010 8:44 am
satanley kubick
satanley kubick
22 dezembro de 2010 4:38 pm

fellini, na verdade passei aqui mesmo para lhe pedir pra me reenviar seu email, pois o perdi e to te devendo uns trecos ai. o meu, voltei pro véio, o g u a c o @ g m a i l . c o m e de quebra fico feliz de ler que está alcalinizando seus fluidos e sentindo-se bem com isso! 😀 afinal, fluidos alcalinos é o principal para que o ultra som nascido na medula óssea faça o serviço até a pineal, via vagus, etc, etc. 🙂 E espero que sua esposa esteja melhor, se não, tive meus… Read more »

Solius
Solius
23 dezembro de 2010 5:34 pm

Para ser mais claro, em:

“Você está sugerindo que algo que seja puro ato não tem que ser necessariamente infinito e não possuir potência passiva?”

leia-se:

Você está sugerindo que algo que seja puro ato possua potência passiva e não seja necessariamente infinito?

Solius
Solius
23 dezembro de 2010 5:29 pm

“nao meu amigo, é um sinonimo pra ‘forcacao de barra'”

Com isto você quer dizer que um salto quântico é infinito ou que há um salto quântico infinito? De qualquer modo você contraria o próprio conceito. Mesmo assim tente fundamentar e exemplificar.

“pq, chegar em “ato puro” e dai pular pra “deus” ou tem forcar a barra ou tem que ser mui carola.”

Você está sugerindo que algo que seja puro ato não tem que ser necessariamente infinito e não possuir potência passiva? Se sim (contrariando aqui também o próprio conceito), exponha a sua idéia para comentarmos.

Areopagita
Areopagita
23 dezembro de 2010 11:59 am

Mikio Kaku: “…em que o Genesis ocorre continuamente num oceano de Nirvana” Amarrando o que ele falou com outra idéia sobre o universo: A ciência tem uma idéia aproximada do raio do universo, isso se ele for um universo “fechado” (as vezes tenho uns insights que me mostram o contrario, but…), bom se ele for um universo fechado, relação entre o tamanho e sua massa gera um campo gravitacional que excede a velocidade de escape da luz, ou seja, a luz não escapa de nosso universo. E o que isso significa? Que nosso universos é um buraco negro (ou pelo… Read more »

Anônimo
Anônimo
22 dezembro de 2010 4:56 pm

Entendi o q vc quis dizer Rev. delphinus.

Tvz por isso exista aquela observação sobre o “conceito” do Zero:

“Neste estado, o zero nada tem a ver com os números, porque ele lhes é ANTERIOR…”

abracitos ae
🙂

Outro neutrinozinho
Outro neutrinozinho
23 dezembro de 2010 8:46 am

“ou pode entrar na onda dos deístas locais e seguir feliz falando de conceitos, blablablabla, como se fossem mais que apenas conceitos, uteis ou não!”

Para os que têm interesse no mundo real, estes conceitos são fundamentais para as práticas espirituais…

“garanto que não vai mudar nada em sua vida”

…que sim, mudam a vida e são fundamentais para estado pós morte. Isto, claro, de acordo com as escolhas do peregrino.

Os métodos já foram testados e aprovados no decorrer destes últimos dois mil anos. 😉

Areopagita
Areopagita
23 dezembro de 2010 9:02 am

Fechando a seqüência de textos do preciso Franco-Atirador sobre Física Quântica/Vontade de Potência/Dionísio, e que por “coincidência” vem a calhar no embate entre a cara e a coroa, ops, entre o Nada Primordial e o Todo Poderoso. O Ilimitado Publicado originalmente em 14-02-2004 pelo FRANCO-ATIRADOR Uma vez que, para descrever a natureza da superposição coerente, Heisenberg ressuscitou o conceito grego de potência (em grego, dynamis, mas Heisenberg geralmente o cita pela tradução latina, potentia), talvez valha a pena fazer uma breve arqueologia dessa noção na filosofia grega, a fim de visualizarmos melhor o que é essa misteriosa condição que a… Read more »

E um último neutrinozinho
E um último neutrinozinho
23 dezembro de 2010 9:16 am

Sobre a entrevista com o Michio Kaku: a ignorância metafísica cientificista de sempre, lixo descartável anti-cristão, mas vale pelas especulações levantadas de cunho exclusivamente científico e informações mais recentes acerca da expansão do universo.

Bono
Bono
23 dezembro de 2010 6:55 pm

Muito bom ver um texto do Franco Atirador aqui!

PKD
PKD
23 dezembro de 2010 6:40 pm

solius, vc ta complicando as coisas… “um salto quântico é infinito ou que há um salto quântico infinito?” nem um nem outro, foi uma metafora. “salto quantico” (a grosso modo) é passar de um “estado” pra “outro” sem uma seqüência lógica. agora é só reler o fluxograma;) 1a “causa” = ato puro = salto quantico = deus ou, se preferir 1a “causa” = ato puro = “forcacao de barra” = deus viu como é simples? 😉 “você está sugerindo que algo que seja puro ato possua potência passiva e não seja necessariamente infinito?” tambem nao, eu disse que concluir que… Read more »

PKD
PKD
23 dezembro de 2010 9:25 am

“Sobre a entrevista com o Michio Kaku: a ignorância metafísica cientificista de sempre, lixo descartável anti-cristão,”

E sobre os 5 “saltos quanticos” do Aquino: a ignorância metafísica religiosa de sempre, lixo descartável cristão,”

satanley kubick
satanley kubick
23 dezembro de 2010 11:05 am

já que os dois lados da moeda estão tentando se ver, uma vez um camarad alemão, chamado abe, passou uns textos mutcho loco dando a impressão que a filô cristã, que é chupinhada da filô neoplatô, devia pacas ao (pseudo) dionisio areopagita, alguém sabe mais sobre o embrólio? A filô católica medieval veio diretamente, num sopetão de download cósmico de dEUs ou formou-se gradativamente, via o pseudo que semeou neoplatonismo na confusão monotonoteísta? Alguém sábio e erudito por ai poderia me educar melhor sobre o tema? (só o paladino do papa pateta, solius, que não pode responder, ele tem a… Read more »

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
26 dezembro de 2010 5:55 pm

Vontade de potência pode bem ser chamado de tendência. Para cada tendência existe um sistema inteligente orientado que a absorva e que dê a ela um destino. E que toda tendência possua uma origem e um destino o qual chamamos de caminho a percorrer. Ocorre que os elementos desta existência se observam mutuamente, reagindo a toda alteração sutil que possa haver. Que mesmo num sistema caótico, num líquido agitado aleatoriamente sempre aparecem vórtices organizados aonde grupos de elementos procuram se utilizar desses mesmos sistemas para acomodar as próprias tendências. De modo geral, quando algo não pode existir na forma física… Read more »

PKD
PKD
24 dezembro de 2010 5:42 pm

“pesso” e “amiginho”

ta vendo o que da pedir desculpas da boca pra fora, deus castiga 😉

satanley kubick
satanley kubick
23 dezembro de 2010 12:17 am

Sua Santidade Rev. Satanley, UAUU!! Queremos saber maissss! :O Aleluia ———- e eu tenho cara de macaco de circo de burgues de blog espiritualista, mermão? 😀 vá praticar a prática mais radical que há! 😀 😀 amazon.com/Taoist-Yoga-Immortality-Charles-Luk/dp/0877280673 ou pra num assassinar seus bebezinhos escrotais: amazon.com/Multi-Orgasmic-Man-Sexual-Secrets-Should/dp/0062513362/ref=sr_1_fkmr0_2?ie=UTF8&qid=1293077767&sr=1-2-fkmr0 tem pra baixar em torrents e rapidshare da vida se dinheiro lhe for problema! 😀 ou pode entrar na onda dos deístas locais e seguir feliz falando de conceitos, blablablabla, como se fossem mais que apenas conceitos, uteis ou não! garanto que não vai mudar nada em sua vida, mas no fundo, não é oq… Read more »

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
21 dezembro de 2010 8:34 am

Raul Seixas – Nuit
>>>
http://www.youtube.com/watch?v=gHWMRbrVc3M
>>>
>>
Na filosofia telêmica, eles acreditam que toda existência surge da interação de dois principios cósmicos: o Contínuo Espaço-Temporal, infinitamente extenso e perpétuo, e o Princípio da Vida e Sabedoria, atômico e individual. Desta interação surge o Princípio da Conciência, ele é quem governa a existência.

Shlomo
Shlomo
21 dezembro de 2010 7:09 am

Excelente como sempre.

Dúvida minha: Li no final do segundo parágrafo “estripado de si” e me deu a impressão de que deveria ser “extirpado de si”. Embora “estripado de si” me dê a imagem de uma (bela e grotesca) ecdise espiritual, acho que seria mais correto o sentido de “extraído” e não de “eviscerado”.

Grande abraço.

PKD
PKD
23 dezembro de 2010 2:56 pm

solius “O que eu afirmei está parcialmente demonstrado”

sobre o que o japa falou no vídeo do lex? sei! conheço suas demonstrações rocambolescas puffff….

“Disto que você afirma, porém, eu sei que não consegue extrair uma mínima demonstração”

e precisa? vou desenhar pra ver se você entende:

a primeira “causa” que gerou o primeiro “efeito” = ato puro = salto quântico = deus

simples!

cladir
cladir
21 dezembro de 2010 10:36 am

É a primeira vez que visito este blog. Há muita coisa para ler e aprender aqui.Só conheci alguns artigos de Acid no site Somos Todos Um e até assisti aos vídeos. Quero felicitá-lo, sua comunicação é impecável, seu bom humor torna seus textos muito atraentes. Abraço grande e muitíssimo grata por sua atenção.

Pers
Pers
21 dezembro de 2010 12:24 pm

Areopagita, tem razão. Acho que me apressei, porque de fato há uma doença comum nos orientalistas ocidentais, que é a tal objetivação (que é justaposto/contrário ao tema da antropomorfização), no entanto, relendo o texto, não enxerguei isso, ao menos com clareza.

Anônimo
Anônimo
21 dezembro de 2010 1:40 pm

>”vejam vocês quão equivocado Nietzsche andava” Não era Nietzshe o “equivocado”, mas sim, aqueles que o interpretaram de forma erroneamente (se não por pura ignorância, tvz então intencionalmente como “álibi” para justificar espúrios desejos pessoais). Dizer que Nietzshe foi “responsável” pelo nazismo é o mesmo que dizer que a música de Wagner o foi tb, ou ainda, analogamente, afirmar que Deus foi responsável pelas “guerras santas” através da história. Como diz o próprio texto: “…Deus sabe o que os nazistas fizeram ao se apoderar da Vontade de Potência (com a cumplicidade canalha da irmã e do cunhado de Nietzsche, que… Read more »

Areopagita
Areopagita
21 dezembro de 2010 1:39 pm

“Por certo, o Super-Homem de Nietzsche serviu de basamento místico à Alemanha nazista, para a Segunda Guerra Mundial (vejam vocês quão equivocado Nietzsche andava).”

Da mesma forma que a bíblia serve de instrumento para muitas igrejas extorquirem dinheiro dos mais incautos, vide a IURD.

Estariam também os autores bíblicos equivocados?

Palavras são animais traiçoeiros…

Um neutrino
Um neutrino
21 dezembro de 2010 6:02 pm

Nietzsche matou seu Deus e depois seu Deus o matou. Dohko também matou seu Deus, e este em breve também o matará.
Mate seu Deus você também e sele seu passaporte para o inferno.

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
21 dezembro de 2010 12:42 pm

Então, Nietzsche, em sua obra Assim Falava Zaratustra, enfatiza a ideia do Super-Homem. Ainda lembro das frases de Nietzsche: “O homem é para o Super-Homem o que o animal é para o homem, uma dolorosa vergonha, uma gargalhada, um sarcasmo e nada mais”. Porém, acaso Nietzsche era Super-Homem? Por certo, o Super-Homem de Nietzsche serviu de basamento místico à Alemanha nazista, para a Segunda Guerra Mundial (vejam vocês quão equivocado Nietzsche andava). Se ainda não existe o homem, menos ainda o Super-Homem.

http://www.gnosisonline.org/psicologia-gnostica/a-origem-do-ego/

E outro novo neutrino
E outro novo neutrino
23 dezembro de 2010 3:27 pm

PKD, “sei! conheço suas demonstrações rocambolescas puffff…” Não refutadas. “Rocambolesco”, pois, é este seu comentário, e só o deixaria de ser se você conseguisse demonstrar o que afirma. 🙂 “e precisa? vou desenhar pra ver se você entende: a primeira “causa” que gerou o primeiro “efeito” = ato puro = salto quântico = deus” Ai ai ai… 🙂 “Desenho” eu: para ser puro ato é necessário ser infinito, não possuir potência passiva. Um salto quântico é infinito? Não. Um campo onde ocorram surgimento e aniquilação de partículas, etc., pode ser infinito? Não, pelo menos, na escala ontológica, conforme a terceira… Read more »

Anônimo
Anônimo
22 dezembro de 2010 11:59 pm

Sua Santidade Rev. Satanley,

UAUU!! Queremos saber maissss! :O

Aleluia!

Anônimo
Anônimo
22 dezembro de 2010 11:25 pm

>”Potência = antes-de-tudo = flúxo”

mmmm…é… entendi! faz sentido, Lex.
O vídeo tb traz mais elementos para análise.

Valeu 🙂

Ainda um novo neutrino
Ainda um novo neutrino
23 dezembro de 2010 2:36 pm

PKD, “E sobre os 5…do Aquino: a ignorância metafísica religiosa de sempre, lixo descartável cristão” O que eu afirmei está parcialmente demonstrado no comentário de 22 de dezembro, 4:04 PM e parcialmente em outros comentários aqui no blog. Disto que você afirma, porém, eu sei que não consegue extrair uma mínima demonstração com algum resquício de validade, ou seja, é mera parvoíce. __________________ satanley kubick, “via o pseudo que semeou neoplatonismo na confusão monotonoteísta?” Onde reside a confusão? Tudo o que é necessário saber neste sentido está muito bem esclarecido e estabelecido. Confusão reside apenas em quem não estuda e… Read more »

knossus
knossus
21 dezembro de 2010 2:27 am

Além das excelentes referências bibliográficas o franco atirador mais uma vez acertou no alvo, excelente post!

Anônimo
Anônimo
23 dezembro de 2010 12:41 pm

Evangelho de Neo Samsara e Nirvana * Termos sânscritos. Samsara significa literalmente ação de vagar, constante mutação ou transição. É a passagem alternativa da alma pelos três mundos: físico, astral e mental; os renascimentos e mortes sucessivos. Nirvana, o oposto de Samsara, é um estado permanente e eterno de consciência desperta e liberta. Esse termo significa literalmente sem combustível, extinto, e foi definido primitivamente por alguns orientalistas ocidentais como um estado de aniquilamento do ser, à semelhança de uma gota d água diluída no oceano, o que totalmente errôneo. Representa, ao contrário, um estado de plena consciência, cuja beleza, intensidade… Read more »

Pers
Pers
21 dezembro de 2010 3:13 am

“preconceito substancialista que consiste em definir o Ser em estado puro, a realidade-em-si, como um sujeito sobrenatural, isto é, como uma entidade dotada de qualidades antropomórficas” Esse preâmbulo é contraditório com a conclusão, porque o autor confunde subjetivação com antropomorfismo. Subjetivação não é antropomorfismo ! Esse o grande erro dos ocidentais na leitura do oriente: a objetivação do Todo ! É um grande erro de budistas ocidentais. Na verdade, só há sujeito ! E transceder o humano é justamente identificar-se com o Todo, o Sujeito único (e não o Objeto único). O Todo é sujeito, pois é Ato. Inclusive, a… Read more »

Areopagita
Areopagita
21 dezembro de 2010 6:50 am

Olá Pers “Esse preâmbulo é contraditório com a conclusão, porque o autor confunde subjetivação com antropomorfismo.” Não entendi onde sua critica se encaixa no texto, em que ponto há essa contradição. O alerta que o autor faz é exatamente o mesmo que você fez: “Mas não confundam Sujeito com “velhinho mágico”, Jeová e que tais, pois isso sim, é antropomorfização.” Ele deixa bem claro aqui: “…preconceito substancialista que consiste em definir o Ser em estado puro, a realidade-em-si, como um sujeito sobrenatural, isto é, como uma entidade dotada de qualidades antropomórficas (como quando pensamos no Espírito impessoal como um espírito… Read more »

PKD
PKD
23 dezembro de 2010 3:43 pm

solius
“um salto quântico é infinito?”

nao meu amigo, é um sinonimo pra “forcacao de barra”

pq, chegar em “ato puro” e dai pular pra “deus” ou tem forcar a barra ou tem que ser mui carola.

Anônimo
Anônimo
21 dezembro de 2010 1:42 pm

Correção ref. comentário anterior:

onde se lê: “..mas sim, aqueles que o interpretaram de forma erroneamente…”

leia-se: “…mas sim, aqueles que o interpretaram erroneamente…’

Areopagita
Areopagita
21 dezembro de 2010 3:29 pm

“já tropeçamos com a arché pré-socrática quando estávamos falando sobre Dionísio e a superposição coerente da mecânica quântica” Tomando a liberdade, eis o primeiro dos textos a que o autor se refere: A Vida Indestrutível Publicado originalmente em 09-02-2004 pelo FRANCO-ATIRADOR Para os gregos, um biólogo não era um cientista que estudava as características dos seres vivos. Um biólogo era um tipo de ator que representava a vida de uma pessoa, geralmente através de mímica. Isso porque a palavra grega bíos não designava a vida em geral, mas uma vida específica, a vida de um indivíduo determinado ou um tipo… Read more »

E mais outro neutrino
E mais outro neutrino
21 dezembro de 2010 9:39 pm

Acid, “Só porque não pertence a UMA certa religião isso deve ser combatido?” Cabe a cada procurar ter boa vontade e honestidade intelectual suficiente para combater o que não é Verdade com a Verdade. “Todos os q pensam diferente vão pro inferno?” Todos os que rejeitam a Verdade irão, exceto por ignorância invencível. “Se for assim, já tenho meu passaporte desde pequeno, porque eu nunca segui grupos, por maiores ou menores (exclusivistas) q sejam.” Também mantive meu passaporte por décadas, mas a escolha pode ser feita até o último segundo, embora não seja nada recomendável apostar nisto. ________________ Anônimo, “É… Read more »

Pers
Pers
21 dezembro de 2010 9:21 pm

Mas vc não atentou bem ao caso. Nietzsche de fato é um grande intelecto, mas sua ética é terrível, é contra-civilizatória, é pura pulsão. Há quem goste, mas não funciona. Nietzsche terá que rever isso, se já não o fez.

Pers
Pers
21 dezembro de 2010 9:17 pm

A piada na faculdade era anotar isso no quadro:

“Deus está morto” – Nietzsche, 1882

“Nietzsche está morto” – Deus, 1900

“Também não me sinto muito bem” – Eu, 1994

😛

Anônimo
Anônimo
22 dezembro de 2010 12:34 am

>”Se você está com os olhos vendados a dois passos de um precipício, o possível aviso do perigo é um tipo de chantagem? ”

Mas que merda é esta que tu tá dizendo?! Tá viajando, cara? Ou é outra tentativa pirada pra “intimidar”?!

O tal “inferno” tá é na tua cabeça e crença mano, não na minha! rs

Esse papo de papa pro meu lado não rola brother! É coisa de malandro pirado, saca?

eu hein…o cara precisa de ajuda, galera… Alguém ae pode indicar um psiquiatra pro véio?

Fellini
Fellini
22 dezembro de 2010 4:08 am

Grande Guaco, ops…Rev.delphinus! Sumidão, véio! Tu tá bem? Cara, estava pensando em vc e abro os comentários e olha quem ta aí! Pô, fico feliz que vc tenha voltado a comentar. E por falar em comentários, vc chegou a ver essa noticia? : http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bolhas-via-lactea-raios-gama&id=010130101110 http://pt.wikipedia.org/wiki/Antimat%C3%A9ria “Além disso, a mistura da matéria e da antimatéria conduziria ao aniquilamento de ambos, da mesma maneira que a mistura das antipartículas e das partículas, criando assim fótons de grande energia (raios gamma) e outros pares de partículas e antipartículas” http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=materia-antimateria-criadas-nada&id=010130101222 Será que a via láctea é um grande ralo e no centro, matéria e… Read more »

rev.delphinus lightbubble
rev.delphinus lightbubble
22 dezembro de 2010 2:25 am

solius: materialista espiritual. Acredita que o objeto plantado em sua imaginação existe em si e por si. o reflexo inverso, de certa forma, do ateu, que por crer somente nos objetos construidos em seus cérebros, via sua percepção de estimulos que nele chegam, mas crendo neles como se fossem reais, externos ai, excluem qualquer possível existência que não se adeque as suas projeções, que toma como reais. No final, em sua mente limitrofe para a qualidade das coisas, o ateu é mais perdoavel. Deus. conceito para algo que se experimenta internamente e que, quando realmente experimentado internamente, muda o processo… Read more »

rev.delphinus lightbubble
rev.delphinus lightbubble
22 dezembro de 2010 4:33 pm

No Taoísmo , voltar ao Zero é encontrar o pleno vazio interior, onde todas as possibilidades de Forma, Existência e Linguagem estão contidas. Quem encontra o Zero através do vazio interior, possui todos os recursos fluindo dentro de si. — sei não. o zero é uma construção de uma linguagem simétrica e convergente. Não creio que possa ser analogo ao tao ou ao vazio, ao sem forma, pois o vazio e o sem forma não pode ser simétrico ou convergente, pois o que é simétrico e convergente uma hora estanca. Dai que via a lógica e a linguagem mãe da… Read more »

Anônimo
Anônimo
21 dezembro de 2010 8:47 pm

Viu só? Foi o que o anonimo disse no outro tema!

É um tipo de chantagem calhorda, sabe como? A “AMEAÇA” faz com que sintam um tipo de PODER (prazer mórbido); e isto no “melhor” das hipóteses porque, por outro lado, pode ser mera burrice de rebanho, somente; apenas “repasse” de ameaças-chantagens (medos) recebidas de terceiros (subserviência bovina).

Anônimo
Anônimo
21 dezembro de 2010 8:50 pm

o comentário das 8:47 é referência ao comentário do Acid – 7:52

Anônimo
Anônimo
21 dezembro de 2010 2:51 pm

Richard Wagner (1813-1883) Tannhäuser – “Pilgrim’s chorus” – The Mormon Tabernacle Choir

Belíssimo!

Assim começa a música:

“Agora feliz, ó casa, posso olhar
Feliz por saudar agora suas belas pastagens,
Doravante descansa agora meu cajado de peregrino
Porque Deus, eu tenho feito fielmente a peregrinação…”

lex.... Zen uma barbaridade
lex.... Zen uma barbaridade
21 dezembro de 2010 2:56 pm

Ulha te lasqueira… Faz tempo que não vejo ocidentais falarem tão acertadamente de Dharma… sem falar. Dharma é shunyata Como se originaram todos os dharmas de nosso universo? De acordo com o Princípio da Gênese Condicionada, o surgimento de todos os dharmas depende de shunyata (vazio). Sem o vazio, não existiriam fenômenos. Por quê? Porque sem o vazio não poderia haver a existência. Vazio não significa inexistência, ao contrário do que se poderia pensar com base na utilização usual do vocábulo. Shunyata é a “natureza do vazio” em todos os fenômenos. Se não fosse por essa natureza de vazio, os… Read more »

Anônimo
Anônimo
21 dezembro de 2010 7:36 pm

“Nietsche matou seu Deus.”

típico de emo filosófico

Outro neutrino
Outro neutrino
21 dezembro de 2010 6:16 pm

Tron – O Legado é um filme interessante. Acho que mereceria um post ou ao menos uma boa sequência de comentários. 😛

Anônimo
Anônimo
21 dezembro de 2010 8:35 pm

Nietzsche é um babaca… de tanto ouvir falar desse cara, resolvi ler alguns dos seus livros pra ver se ele era isso tudo… comecei por “Assim falava Zaratustra” na verdade só fiz começar mesmo, parei na decima pagina… Zaratustra é um punheteiro mais ou menos da minha idade, q resolve se isolar e se masturbar nas montanhas tendo como companhia uma aguia e uma serpente… depois de 10 anos de tanto isolamento ele se torna esquizofrenico começa a falar com o sol, se cansa da masturbação e de toda essa merda, e resolve sair das montanhas… na descida encontra um… Read more »

Ike, do âmago do vulcão,
Ike, do âmago do vulcão,
26 dezembro de 2010 11:43 am

Sobre isso: “[…]Nietzsche de fato é um grande intelecto, mas sua ética é terrível, é contra-civilizatória, é pura pulsão.” De que adianta uma inteligência farta submetida a valores éticos & morais vazios? Grande Intelecto da mesma forma como tantos outros que são referência intelectual (E espiritual) pra uma humanidade auto-satisfeita nos seus achismos pueris e nas suas afetações de moralismo politicamente-correto. Das duas, uma: Ou Nietzsche então não é um “grande intelecto”, ou então o ser humano não precisa desse negócio de ‘senso moral’ pra viver plenamente consigo e com os que o rodeiam, produzindo coisas grandes que sirvam pra… Read more »

Solius
Solius
27 dezembro de 2010 12:10 am

Aeropagita,

“nem…deixando uma pusta dica…eles percebem que Nietzsche…esta criticando o estado ATUAL da humanidade”

Você fala dos cristãos como um todo? Pergunto, pois a mania de se criar espantalho está a correr solta por aqui. 🙂 Eu sou cristão e reconheço este objeto da crítica de Nietzsche. Mário Ferreira também, e este a conhecia como poucos.

“e em que se tornou a RELEGIÃO.”

Re-“legião”? Estão soltos por aí, aprontando como nunca. 🙂
Mas em se tratando da religião, muito da crítica do “bigode” (e/ou de sua irmã), realmente não procede.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
21 dezembro de 2010 4:15 pm

Nietsche matou seu Deus. Eu matei meu Deus. Mate seu Deus você também!

Solius
Solius
24 dezembro de 2010 6:04 pm

Acid, “A Igreja é boa porque, antes de matar, dá o direito de se arrepender.” Antes de os réus serem entregues ao Estado, eram submetidos a explicações sobre as razões de seus delitos serem prejudiciais para os demais, a debates (conforme o grau de instrução), etc., e sucessivas vezes convidados ao arrependimento. Tanto que a quase totalidade dos condenados era devolvida à sociedade. Por isto que boa parte dos infratores clamava para ser entregue à justiça eclesiástica, temendo ir parar diretamente nas mãos do Estado ou mesmo do povo, que já eram impiedosos muito antes do surgimento da Igreja. Leia… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.