Por BBC Brasil
O Sudário de Turim (Santo Sudário de Jesus) é muito mais antigo do que havia sido sugerido por testes com carbono-14 realizados em 1988, de acordo com um novo estudo.
A pesquisa, publicada na revista especializada Termochimica Acta, sugere que o manto tem entre 1,3 mil e 3 mil anos, o que tornaria a teoria de que ele foi usado por Cristo verossímil. O autor do estudo rejeita os testes anteriores, que estabeleceram a idade através da quantidade de partículas de carbono-14 encontradas em um material retirado do manto. Eles tinham concluído que o manto de linho era uma falsificação medieval.
Algumas pessoas acreditam que o manto, que traz uma imagem apagada de um homem coberto de sangue, teria sido usado para envolver o corpo de Jesus Cristo depois de morto.
Raymond Rogers, que coordenou o novo estudo, disse que testes químicos indicam que a amostra usada na análise de 1988 foi retirada de um pedaço de remendo medieval usado no manto para reparar uma parte que havia sido queimada. Por isso é que foi estabelecida uma data incorreta para o manto original, segundo o pesquisador.
O manto de linho foi danificado em vários incêndios desde que sua existência foi registrada na França, em 1357, inclusive por um ocorrido em uma igreja em 1532. Ele foi restaurado por freiras que cobriram buracos e forraram o manto com um material reforçado. Em seu estudo, Rogers analisou e comparou amostras utilizadas nos testes da década de 80 e outras amostras do famoso manto. No estudo de 1988, cientistas de três universidades concluiram que o tecido datava do período entre 1260 e 1390. Isso descartava a possibilidade de que o tecido tivesse envolvido o corpo de Cristo depois de sua morte. Esse anúncio levou o Cardeal de Turim, Anastasio Alberto Ballestrero, a admitir que o manto era falso. Desde então, foram feitas várias tentativas para contestar esses testes. Pesquisadores utilizaram fotografias de alta resolução e disseram ter encontrado indícios de um cerzido “invisível” na área usada para testes.
“A amostra testada foi tingida usando tecnologia que começou a aparecer na Itália na época em que o último bastião dos cruzados passou ao domínio dos turcos, em 1291”, disse Rogers.
“A amostra de carbono-14 não pode ser anterior a 1290, concordando com a idade determinada em 1988. Mas o manto propriamente dito é muito mais antigo.”
Mais evidências sobre o Santo Sudário de Turim
Seja como for, a conclusão geral é de que a imagem não foi pintada no tecido por qualquer método convencional, e não sabem dizer até hoje, exatamente, como foi impressa. O estudo do sangue (comprovadamente humano) existente nas fibras comprova ter sido este absorvido pelo contato, pois nem todas as camadas do linho que compõem o sudário estão impregnadas. Isto seria impossível de conseguir se fosse uma fraude.
Além disso, três cientistas da NASA, com poderosos amplificadores microscópicos, puderam detectar a presença de duas pequenas moedas, uma sobre a pálpebra do crucificado e outra mais abaixo. Detectaram que as moedas pertencem aos anos 26 a 36, cunhadas por Poncius Pilatos em homenagem à sua mãe.
A presença de certos pólens no Sudário também contribui para provar que o mesmo provém de Jerusalém.
Atualização:
Cientistas usaram o Sudário de Turim para criar cópia 3D de Jesus:
Referência:
Estudo do Sudário;
O Santo sudário (informações sobre os ferimentos de Jesus baseados na mortalha);
Pó de ouro pode provar que Santo Sudário existia antes da datação do século XIV;
New discoveries prove man on Shroud of Turin was ‘really crucified;
Saindo da Matrix: Jesus de Nazaré
Uma dica de livro para todos é: Operação Cavalo de Tróia de J.J. Benítez. São 06(seis) volumes, cada um com aproximadamente 400(quatrocentas) páginas. O sétimo livro deve sair este ano. O livro conta uma viagem no tempo feita por dois integrantes da Nasa, no ano de 1972 (se não me falha a memória), onde eles acompanham os últimos dias de Jesus e após, retornam no tempo antes do início de sua vida pública. Alguns encaram como ficção, outros como realidade. O que posso garantir é que, aqueles que se aventurarem a ler, perderão muitas noites de sono tentando chegar a… Read more »
pq a imagem no santo sudário tem os mesmos traços finos de um europeu, retratado nas pinturas ocidentais? Jesus ñ deveria ter os traços mais “brutos”?
Que eu saiba os israelenses não possuem traços brutos. Aquele rosto que a BBC fez foi uma sacanagem: pegaram um crânio de uma pessoa daquela época e reconstruiram o rosto. Ora, se daqui a 2.000 anos acharem o crânio de Pelé ou da Gisele Butchen, ou vão achar que todo mundo tinha traços negróides ou que tinham traços caucasianos…
Está provado que este sudário é uma farsa, farsa que é sustentada pela igreja católica com o silencio. Ela sabe que o pano é uma pintura então decidiram ficar em cima do muro, não dizendo que é falso nem verdadeiro. Com isto estimulam um monte de fanáticos religiosos a reverenciar um pedaço de tela. Para aqueles que ainda estão em duvida basta uma simples prova : pegue um melão como se fosse uma cabeça, desenhe nele olhos, nariz , boca e orelhas com tinta copiativa. Pegue a seguir um pano branco e coloque em cima da “cabeça” da mesma forma… Read more »
Cientista afirma ter feito réplica do Sudário de Turim utilizando técnicas da idade média http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,com-tecnicas-medievais–cientistas-criam-replica-do-sudario,446266,0.htm O que não se explica na matéria (nem em outro lugar na internet) é se o pano tem as CARACTERÍSTICAS do Sudário autêntico. Não vale dizer que fez um negócio visualmente parecido e dizer que por causa do tempo foi que o sudário ficou assim. Ora, a imagem é um negativo fotográfico perfeito? Foi impressa no pano por meio de radiação luminosa-térmica, ou seja, por uma pequena “explosão” que queimou o lençol? http://www.paixaopelavida.com/?q=SantoSudario But the dispute continued because experts couldn’t explain how the faint brown… Read more »
New discoveries prove man on Shroud of Turin was ‘really crucified’
https://www.lifesitenews.com/news/new-discoveries-prove-man-on-shroud-of-turin-was-really-crucified
Sobre os braços do santo sudário serem aparentemente desproporcionais, isso se dá pela posição do corpo em relação ao tecido, e ao método de “projeção” da imagem no tecido:
http://www.shroud.com/piczek.htm
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=ciencia&artigo=20051226225816
Outra coisa que não falam é que o cara foi crucificado, sendo que os braços é que sustentam o peso do corpo (pra matar por asfixia). E isso naturalmente afrouxa os ligamentos e estica mais os braços.
As Anomalias Ignoradas do “Sudário” de Turim “Os enganos sobre a “exatidão anatômica” do “sudário” não se detêm no rosto. Um dos aspectos mais grotescos da figura do tecido é a posição impossível dos braços. Na Fig. 2 se vê a imagem de um corpo com os braços semiflexionados de forma que as mãos ocultam os genitais. Qualquer pessoa que queira simular a posição do suposto “cadáver”, pode fazer o seguinte: deitar-se no chão de barriga para cima, deixar repousar os cotovelos sobre o chão, tomar um dos pulsos com a outra mão, e sem separar os cotovelos do chão,… Read more »
O fato é que, oficialmente, a Igreja Católica não confirma nem nega a autenticidade da relíquia.
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,com-tecnicas-medievais-cientistas-criam-replica-do-sudario,446266,0.htm
Um aspecto interessante da imagem é que aparentemente dentes, seios faciais e ossos da mão estão registrados no sudário. Prestem atenção nos aparentes ”dedos alongados” que na verdade são matacarpos e falanges indo de encontro com os ossos do pulso.
http://theshroudofturin.blogspot.com.br/2013_10_01_archive.html
Para mim, a resposta sobre este enigma foi encontrada. Que genialidade! Que recado para o futuro!
O MANTO DE DA VINCI (1/5)
obs: Para boa compreensão, recomendo q todas as partes do documentário sejam vistas.
Complemento: É interessante ver também, este provável auto-retrato de Leonardo da Vinci, descoberto na pequena vila de Acerenza, Itália, ao sul do país. A tela foi encontrada ao acaso por Nicola Barbatelli, historiador especialista da Idade Média, quando fazia investigações nos arquivos de uma família rica italiana: http://www.publico.pt/Cultura/provavel-autoretrato-de-leonardo-da-vinci-descoberto-em-italia_1366639 De acordo com os especialistas, trata-se de um retrato original da época do Renascimento e não de uma cópia. As palavras “pinxit mea” (pintado por mim) foram detectadas atrás da tela e anunciam o que poderá mesmo ser um auto-retrato do pintor. Uma hipótese bastante plausível, pois, segundo Barbatelli, Leonardo da Vinci… Read more »
Fasant,
Livro de Urantia ?????
que que é isso ?????
daniela,
o buraco talvez seja mais embaixo. vc já ouviu falar do LIVRO DE URÂNTIA??? “Operação Cavalo de Tróia” de J.J. Benitez teria sido chupado de lá, sem crédito nenhum, é claro.
confira:
http://mercy.urantia.org/portuguese/o_livro/indice.htm#Parte4
Afinal de contas, qual a utilidade de se saber se este sudário foi mesmo usado por Jesus ou não? O pilar de qualquer religião não se apóia na fé? E a fé, no meu entender, não precisa de provas materiais.
Pra mim, não passa de mais um instrumento de dominação da Igreja Católica, ao insuflar a superstição na população através destas “relíquias religiosas”. Não é à toa que a história toda surgiu na Idade Média, pensem bem…
quisera eu afirmar categoricamente ser de Jesus esse manto que envolvera seu Corpo. isso não posso e nem podemos [até a presente data]. dessa polêmica, a respeito da veracidade do sangue que ali está fixado por tantos séculos, ser ou não de Jesus, nos faz refletir sobre a necessidade ou não em devotar a nossa fé neste objeto milenar. temos tanta necessidade deste adereço para crer em sua paixão, em sua jornada e em seu Amor ? não devemos esquecer que Ele quando ele esteve por aqui, só nos deixou palavras e atos, que transforam radicalmente toda a humanidade a… Read more »
Muitas vezes é justamente procurando provar que não é , que se descobre que é.Sinceramente , vc acha que estes cientistas têem comportamento medieval e que trabalham para a Igreja?Já imaginou se este veredito fosse negativo e dado na Idade Média ,que fogueira heim ? Evoluir faz parte , e errar não foi mérito só da Igreja Católica.As coisas não são em sí mesmas nem boas nem más , e sim o uso que se faz delas conscientemente ou não.É assim no nosso Direito humano também.Ninguém nunca prendeu um objeto inanimado.Ele pode no máximo servir de prova material ,mas por… Read more »
Engraçado como a mesma notícia pode ser interpretada pelos muitos “prismas” que possuímos. Eu mesmo, em momento algum, pensei nessa corroboração do sudário como instrumento para a fé. Tanto que classifiquei a notícia na categoria Ciência. Curto bastante arqueologia e história, e já fiquei um loooongo tempo admirando a imagem do sudário, imaginando como aconteceu cada ferimento, as peripécias pela qual passaram padres e freiras para conservar esse manto, etc. Seja ou não de Jesus, isso é história pura, de 2.000 mil anos de idade! Desprezar isso é como contemplar a máscara mortuária de Tutancâmon e dizer que aquilo é… Read more »
Acid não é por acaso que este Blog sobrevive . Vocé um cara bem na sua , mas eclético ,lí sobre tantas coisas que nunca tinha procurado ,aprendo a cada dia. Concordo com o que escreveu , e vi que as vezes puxo demais a sardinha para a espiritualidade , sendo que a mais importante das verdades que Jesus deixou foi a que realmente ELE veio viver aqui ,e a partir daí estabeleceu a Nova Aliança , que é justamente a perfeição,ou seja, DEUS “fundido com” o homem, não mais o homem sob a lei. Respeito-o (rs) com seu “mito”… Read more »
Boa noite a todos
Carlos, vc tem razão os livros de JJ Benitez (Cavalo de Troia) são simplesmente espetaculares, quem tiver oportunidade de ler, leia.
Outro que recomendo do mesmo autor é ” O OVNI de Belém” é barbaro.
Abraços a todos
Cinynha 😐
Boa tarde…
Cinynha, como vc indicou “O OVNI de Belém”, que não li (mas vou procurar ler), te indicou outro ainda: “O Enviado” do mesmo autor, J.J. Benítez…
O próprio autor tem algumas teorias sobre o Sudário, que ele fala nesse livro….
Obrigado pela dica…
Paz, amor e fé sempre!!
eu li o blog ontem de manhã rapidinho, já havia visto essa notícia na Uol também, mas não tive tempo de comentar… Daí durante o dia, conversei com algumas pessoas sobre isso e para minha surpresa, o que se passava na cabeça delas era algo que tinha mais a ver com fé do que com arqueologia. Como se elas precisassem se “convencer” de que Jesus existiu mesmo. Apesar de não ter religião nenhuma, nunca duvidei da sua existência, assim como nunca questionei a existência de Buda. Li uma citação de Gandhi no Orkut (postada pela Anahí), na qual ele dizia… Read more »
Para quem tenha dúvidas sobre a existência do Cristo, um estudo pessoal e imparcial, feito com interesse sobre a história poderá contribuir para remover as dúvidas. A polêmica do Santo Sudário é uma ótima oportunidade para a ciência se pronunciar demonstrando seus préstimos.
Concordo com o Koam no sentido de que a igreja poderia fazer um favor a si mesma e a humanidade deixando que a ciencia estude com todo o tempo necessario, ou seja a exaustao o tal sudario. Porque nao deixar que a ciencia faça todos os exames possiveis ? porque a igreja sabe que é falso e que a verdade vai frustrar o “espectaculo” para milhares de fanaticos. Há anos foi feito um estudo serio que concluiu que o pano é do seculo 12 ou 13, que talvez até encobra um assessinato de uma pessoa que foi envolta nesse pano,… Read more »
Eu estou lendo o 1º Vol. do Livro “Operação Cavalo de Tróia” de J.J. Benitez e estou simplesmente impressionada é um livro fascinante e riquíssimo em detalhes. Porém, estou chegando a uma conclusão de que Mel Gibson leu e usou como fonte para fazer seu filme “Paixão de Cristo”. Gostaria de saber se mais alguém teve essa impressão…
Ressuscitando o post…
As evidências são gritantes. A imagem é mesmo de Jesus (e Ele é Deus). 🙂
Segue uma interessante matéria sobre o Sudário de Oviedo:
http://www.youtube.com/watch?v=4lLGP-l3vVE&feature=related
Vale ainda dizer que a hipótese de a peça de Turim ter sido obra de Da Vinci já foi completamente descartada por uma gravura húngara anterior, pela superposição com uma imagem do Pantokrator do século VI, dentre outras razões.