JESUS É DEUS?

Há confusão até hoje sobre se Jesus é Deus. Afinal, ele disse que era UM com Deus, depois trata Deus como pai, e também se denomina Filho do Homem (Adão). Afinal, quem era Jesus?

Pra quem vem acompanhando o blog, creio que esta dúvida, além de inócua (não acrescenta nada a esta figura que foi excepcional pelos seus ATOS e não pelos seus títulos) não existe para quem já possui uma visão dilatada o suficiente pra perceber que a vida não é claro/escuro, mas sim um imenso degradê, onde por vezes temos elementos de um dentro do outro, como no símbolo Yin / Yang. As relações espirituais não são “Deus ali e eu aqui” e nem mesmo entre as relações humanas podemos afirmar que seja “eu aqui e você ali”.

No livro O Consolador, de Emmanuel e Chico Xavier, vemos o seguinte:

Pergunta 283: Com referência a Jesus, como interpretar o sentido das palavras de João: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade”?

R: Antes de tudo, precisamos compreender que Jesus não foi um filósofo e nem poderá ser classificado entre os valores propriamente humanos, tendo-se em conta os valores divinos da sua hierarquia espiritual, na direção das coletividades terrícolas. Enviado de Deus, Ele foi a representação do Pai junto do rebanho de filhos transviados do seu amor e da sua sabedoria, cuja tutela lhe foi confiada nas ordenações sagradas da vida no Infinito.

Assim como a pedra que vêm do espaço entra na atmosfera e se consome, transformando-se em luz e calor, Jesus veio à Terra para se deixar consumir, deixando no processo sua luz e calor para toda a humanidade.

Os Avatares são almas tão avançadas em seu entendimento que pode-se dizer que são o pensamento Divino manifestado, cristalino, sem tantas interferências do ego e da ignorância, como acontece conosco (sim, somos o pensamento Divino também!). Mas tal grau de pureza não se consegue do dia para a noite, nem de uma encarnação pra outra. É preciso a vivência nas escalas vibratórias (ou “dimensões”) mais adequadas àquela consciência específica. Sobre isso Mikhaël Aïvanhov nos fala:

Existe o hábito de separar o plano físico do plano espiritual, mas na verdade, não existe nenhuma separação. Não há interrupção entre os dois planos: se passa progressivamente do plano físico para o plano etérico, para o plano astral, mental, causal, búdico e átmico. Essa passagem acontece entre alguns centros e órgãos que se encontram no plano sutil, e que são uma espécie de prolongamento dos centros e órgãos físicos. Podemos considerar esses centros (o plexo solar, o centro hara, a aura, os chakras) como transformadores que permitem o homem viver harmoniosamente tanto no plano físico como no plano psíquico e espiritual, pois se passa continuamente de um para outro. Essa é, na realidade, a verdadeira alquimia espiritual: a transformação progressiva da matéria bruta em matéria fluida, etérica, espiritual e, inversamente, a difusão dessa matéria espiritual no corpo físico que é vivificado, animado e regenerado.

Omraam Mikhaël Aïvanhov

Em João 8 vemos como se dá o pensamento de um Avatar em relação a Deus (onde não há separação), infelizmente incompreendido pelas pessoas de sua época (acho até que incompreendido pela maioria até hoje):

Disse Jesus à multidão no Monte das Oliveiras: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Perguntavam-lhe, pois, os judeus: Onde está teu pai?
Jesus: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai. Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele ouvi, isso falo ao mundo. Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo. E aquele que me enviou está comigo; não me tem deixado só; porque faço sempre o que é do seu agrado. Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Eu falo do que vi junto de meu Pai; e vós fazeis o que também ouvistes de vosso pai.
Judeus: Nosso pai é Abraão.
Jesus: Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. Mas agora procurais matar-me, a mim que vos falei a verdade que de Deus ouvi; isso Abraão não fez. Vós fazeis as obras de vosso pai.
Judeus: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus.
Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não compreendeis a minha linguagem? É porque não podeis ouvir a minha palavra. Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus.
Judeus: Não dizemos com razão que és Samaritano, e que tens demônio?
Jesus: Eu não tenho demônio; antes honro a meu Pai, e vós me desonrais. Eu não busco a minha glória; há quem a busque, e julgue. Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.
Judeus: Agora sabemos que tens demônios. Abraão morreu, e também os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte! Porventura és tu maior do que nosso pai Abraão, que morreu? Também os profetas morreram; quem pretendes tu ser?
Jesus: Se eu me glorificar a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, do qual vós dizeis que é o vosso Deus; e vós não o conheceis; mas eu o conheço; e se disser que não o conheço, serei mentiroso como vós; mas eu o conheço, e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se.
Judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?
Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo.

Em uma entrevista para a Revista Espírita Allan Kardec, em dezembro de 2000, Divaldo Pereira Franco nos dá sua visão de Jesus:

Pergunta: O Espírito de Jesus alcançou a Sua evolução, sujeitando-se às mesmas Leis a que se sujeitaram os demais Espíritos? Há espiritualistas que afirmam que Jesus evoluiu em linha reta. Como entender essa afirmativa?
Divaldo: “Estudar Jesus e sua personalidade para defini-los em breves linhas parece-me uma ousadia sem limite a que não me atrevo. Podemos, no entanto, apresentar algumas considerações, dentro do espírito de liberdade de pensar. Acredito que todos os Espíritos foram criados em igualdade de condições, convidados a crescer de forma equivalente. Se Jesus evoluiu em linha reta é porque, certamente, as suas foram sempre opções corretas, não necessitando de re-aprender, reparar ou reencarnar, pelo menos, na Terra.

Acredito que Ele é o Guia Espiritual do Planeta, como bem acentua Leon Denis, e confesso que, para mim, a sua foi uma evolução em outra esfera que me escapa, porquanto ele o disse, e aceito-o sem discussão: “E antes que vós fosseis, Eu já era.” O certo é que, ao vir ter conosco, no mundo, ele já sintetizava a perfeição relativa que nos é dado contemplar, sendo, por isso mesmo, o Espírito mais perfeito que Deus ofereceu aos homens para servir-lhes de modelo e guia, conforme questão 625, de O Livro dos Espíritos.”

Pergunta: Por que o enorme contingente de pessoas que não aceitam a existência de Deus? Essa aceitação virá através das conquistas da Ciência ou da evolução do sentimento?
Divaldo: “Se considerarmos as propostas teológicas do passado, o Deus que nos era apresentado, não resistia à mínima investigação da lógica nem da cultura de cada época. Para o período medieval ele representava o absolutismo do poder dominante na ocasião, e assim, sucessivamente.

Hoje, diante da Física Quântica, da Biologia Molecular, da Astrofísica e de outras Ciências que devassam o macro e o microcosmo, a existência de Deus sai dos limites religiosos para os arquipélagos universais.

David Bhom, o grande físico quântico, dizia: “Acredito em uma Ordem Intrínseca, que gerou a ordem Extrínseca”. Interrogado que teria feito a Ordem Intrínseca, redarguiu: “Uma Ordem Super Intrínseca”… e assim por diante. Einstein afirmava: “… há no Universo um Poder Pensante e Atuante que independe dele”. Logo, as pessoas que negam a sua existência apenas reagem contra a apresentação tradicional, qual ocorreu com Voltaire, ao declarar, na Loja Maçônica Nove Irmãs, em Paris, ao receber o Grau 33: “Eu não creio no Deus que os homens fizeram, mas creio no Deus que fez os homens”, o que é bem diferente porque os homens O fizeram à própria imagem e semelhança…”

Acredito que a evolução / sabedoria será o resultado do conhecimento conjugado com o sentimento. Naquele momento, os que relutam em aceitar-Lhe a existência, curvar-se-ão nobremente ante ela e a adotarão.

Referência:
A harmonia entre a unicidade de Deus e a Divindade do Messias, para os judeus

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
ds
ds
10 agosto de 2004 5:36 pm

Oi Acid
bacana essa entrevista … tou elndo o livro dos espiritos agora, mas ainda não cheguei naquela passagem. abs

Raphael de A. Borges
Raphael de A. Borges
10 agosto de 2004 9:57 pm

Grande Acid,
Desculpe a demora essa semana estou sem tempo, mas respondendo a sua pergunta: não, não o conheço, talvez seja parente, ele e de Pernambuco?
Muita paz

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
11 agosto de 2004 12:18 pm
Radical Chic
Radical Chic
12 agosto de 2004 1:47 pm

Raphael,

O Wagner é carioca, atualmente morando em SP.

Luiz Roberto Turatti
Luiz Roberto Turatti
7 setembro de 2004 12:49 pm

“ALLAN KARDEC, UM RACISTA BRUTAL E GROSSEIRO (3/3) Allan Kardec foi de fato um racista grosseiro e bruto, acrescentando ao evolucionismo darwiniano a sua doutrina gnóstica, muito mal aprendida e pior explicada. Seus textos indicam um homem cheio de contradições e de baixo nível intelectual. Quero citar dele novos textos, comprovantes desse evolucionismo bruto e grosseiro do espiritismo kardecista. No mesmo livro A Gênese, que já mencionei, se pode ler o seguinte: “Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma… Read more »

Andrea
Andrea
4 maio de 2005 5:27 pm

Sobre o Sr. Orlando Fedeli,
Ele escreve aquilo que ele “ACHA” ser verdadeiro… e caso alguem venha a discordar dele com argumentos reais ele não responde a sua carta…
Sobre esta que esta transcrita acima responde-se facilmente vendo no livro dos espiritos (LE) as perguntas sobre racismo… 52, 829 até 832 e ainda 361 e a 803.
Tomo liberdade de publicar aqui a resposta que enviei a eles. E que não recebi resposta de volta…. Publicarei na proxima caixa

Andrea
Andrea
6 maio de 2005 2:57 pm

Em resposta ao “baixo nível intelectual de Kardec” O Sr Orlando Fedeli falta com o seu conhecimento (que se diz para lá de apurado sobre a Ciência, Filosofia e Religião Espírita) quando cita que ALLAN KARDEC (CODIFICADOR DO ESPIRITISMO) era um autor de nível intelectual baixo, talvez não saiba as verdades sobre ele mas qualquer um que queria saber basta digitar no google (site de busca na Internet Allan Kardec Biografia e logo descobrirá inúmeras páginas sobre esta pessoa; (não apenas uma ou duas plantadas ao acaso… A verdade esta ai para quem quiser ler.. ou melhor pesquisar e estudar… Read more »

julianna starke macedo
julianna starke macedo
18 maio de 2005 1:16 am

oiee
por favor eu keria ke se algem souber de alguma coisa sobre o papa bento 16 por favor me avizem pq eu to achando ke ele vai ser uma ameaça a igraja catolica sem ofença pq eu vi isso na tv jogo da vida.o novo papa bento 16 vai ser uma nova ameaça a igreja catolica kem tiver alguma coisa sobre ele me avisem pq eu acredito muito sobre deus e sobre codigos biblicos e tenhu muito muito fé em Deus e em Jesus esse site esta de parabens.brigada a todos a kem me ajudarem bjoss julianna

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.