De acordo com Leonardo Boff, as ondas de Ressonância Schumann estariam afetando a nossa forma de encarar o tempo. Será verdade?
Confesso que sou chato, mesmo. Quando a maioria das pessoas aceita algo como verdade, eu sempre fico com o pé atrás. Um artigo muito citado e pouco combatido do Teólogo Leonardo Boff, publicado no Jornal do Brasil em 05/03/2004, nos fala da Ressonância Schumann que, segundo ele, está afetando a forma como percebemos o tempo. Faz muito sucesso nos meios esotéricos e se utiliza de elementos da ciência pra passar uma certa credibilidade. Vejamos:
Não apenas as pessoas mais idosas mas também jovens fazem a experiência de que tudo está se acelerando excessivamente. Ontem foi Carnaval, dentro de pouco será Páscoa, mais um pouco, Natal. Esse sentimento é ilusório ou tem base real?
Pela ressonância Schumann se procura dar uma explicação. O físico alemão Winfried Otto Schumann constatou em 1952 que a Terra é cercada por uma campo eletromagnético poderoso que se forma entre o solo e a parte inferior da ionosfera, cerca de 100km acima de nós. Esse campo possui uma ressonância (dai chamar-se ressonância Schumann), mais ou menos constante, da ordem de 7,83 pulsações por segundo. Funciona como uma espécie de marca-passo, responsável pelo equilíbrio da biosfera, condição comum de todas as formas de vida. Verificou-se também que todos os vertebrados e o nosso cérebro são dotados da mesma frequência de 7,83Hz (hertz).
Por milhares de anos as batidas do coração da Terra tinham essa frequência de pulsações e a vida se desenrolava em relativo equilíbrio ecológico. Ocorre que a partir dos anos 80, e de forma mais acentuada a partir dos anos 90, a frequência passou de 7,83 para 11 e para 13Hz por segundo. O coração da Terra disparou.
Coincidentemente, desequilíbrios ecológicos se fizeram sentir: perturbações climáticas, maior atividade dos vulcões, crescimento de tensões e conflitos no mundo e aumento geral de comportamentos desviantes nas pessoas, entre outros. Devido à aceleração geral, a jornada de 24 horas, na verdade, é somente de 16 horas. Portanto, a percepção de que tudo está passando rápido demais não é ilusória, mas teria base real nesse transtorno da ressonância Schumann.
O texto continua, mas a parte principal é essa acima. Seria verdade? De fato, a Ressonância Schumann existe (linkei pra Wikipedia em inglês, pois o artigo em português é um lixo), mas ao contrário do que o texto diz, a ressonância não é constante em 7,8Hz. Na verdade poderíamos falar em “Ressonâncias Schumann” pois, embora 7,8Hz seja a mais forte, existem oscilações de 8, 14 e até 33.8 Hz nesta faixa. Outro erro é dizer que houve uma mudança nas ondas a partir dos anos 80. Ao longo dos anos, as frequências oscilam levemente (menos de 0,3 Hz) em torno da média devido à radiação de microondas do Sol, mas, como podemos ver aqui, não é nada que chame a atenção. O único detalhe interessante é que a frequência está chegando próximo a 8Hz, e SE houver alguma relação entre o nosso cérebro e essa frequência (não há nada cientificamente provado, nem mesmo sugerido, à respeito), isso significa que estaremos saindo da influência entorpecente das ondas Teta para um maior “despertar” das ondas Alfa. Mas isso é apenas uma leitura esotérica, não científica. Mas, enfim, o site é esotérico… hehehehe.
Enfim, é pura besteira essa coisa do tempo estar mais acelerado por conta das ondas Schumann, pois, se o fosse, o tempo percebido por nós estaria apenas 0,3 mais rápido, quando qualquer pessoa pode dizer que o tempo nos parece estar MUITO mais acelerado que isso… embora o relógio continue marcando as 24 horas.
Referência:
Ressonância de Schumann: Quando o holismo se tornou reducionista;
Transition to the age of frequencies: Schumann waves, weather and mind control
Leonardo Boff! KKKKKKKKKK!
Leonard Boff era religioso e não cientista! Quer conhecer como é realmente, procure estudar a ciência!
É o pensamento é força dentro dos universos existentes e nós somos os co-criadores da realidade… A crença de cada um é fator de risco próprio! Acreditar ou deixar de acreditar são posições aparentemente antogônicas, mas que podem se alternar com nossas experiências e amadurecimento… O tempo mudou ou melhor a sua percepção se alterou! Não sei dizer se por causa da aceleração da tal ressonância Schumann ou por causa da passagem para a quarta ou quinta dimensão (como alegam alguns esotéricos)! O que sei que dentro de minha percepção o tempo ou duração do dia se modificou de alguma… Read more »
Sim, o tempo ta voandooooo!
Antes pensava que era por conta das minhas atividades do dia-a-dia. Que não restava tempo para mais nada.
Mas mesmo eu ficando sem nada pra fazer, em repouso e sem poder falar, ou num fim de semana, descansando, assistindo tv, lendo…
O tempo voa do mesmo jeito!
sofista, sua obsessão tornou-se enfadonha.
Não queira que os outros desacreditem de algo só porque vc não acredita, porque vc não vai conseguir. Procure lugares mais aprasíveis para sua atividade cerebral como a novela das oito.
é meu caro neo, ou morpheus ou trinity ou agente smith( seja lá qual deles vc é), como era de se esperar, só mais um monte de luzinhas no ceu.
Que artigo ridículo do Boff… o que significa os “vertebrados serem dotados da frequência de 7,83Hz”?
Eu hein…
Mais provável seria as ondas de rádio e telefonia celular que estão nos atravessando o tempo todo nos afetarem, e ainda assim seria besteira afirmar isso dessa forma.
Acho que o autor do texto citado, que disse que o dia teria 16 horas hoje, seguiu este raciocínio: O dia tinha 24h agora teria 24h x (7,83Hz/12Hz) = 15,64h.
Como a frequência aumentou na verdade para 8,13Hz, seguindo o raciocínio do texto, o dia teria: 24 x (7,83Hz/8,13Hz) = 23,11h. Oque significa 53 minutos a menos por dia…
Não tem muita coisa haver, mas segundo minha professora de laboratório nosso corpo funciona como uma antena.
Por isso quando vc coloca o dedo num osciloscópio aparece uma onda de frequência 60Hz, que é induzida pela frequência da corrende elétrica que chega até o laboratório, que também é 60Hz.
Eu acho que se essa ressonância Schumann tem algum efeito sobre o modo como enxergamos o tempo, a ressonância provocada pela corrente elétrica que chega até nossas casas deveria ter um efeito ainda maior.
Aqui inicio e me despeço deste ardil site, comentando o artigo. Qual a razão do Boff, com seu notório censo critico de renome social internacional e respeitável (não pelo “povo alfabetizado” dos comentários acima é claro), ter adotado tal conceito ainda em aberto??? Será ele tão estúpido assim??? Outra pergunta: o que motiva um indivíduo a criar um site de deboches e escárnio de ideias ditas supostamente inferiores (do lado de baixo do equador)Estando ele neste mesmo lado??? E mais, porque imagina o autor deste artigo crer que seus maria-vão-com-as-outras de sempre – como tenho obseervado nos comentários da maioria… Read more »
Vamos analisar dois aspectos: 1. O tempo passa mais rápido. Já disseram em um dos comentários que “o tempo é ilusório”. Concordo plenamente. Uma vez eu ouvi um discurso muito interessante, em que o palestrante dizia que, quando nós temos 10 anos e queremos fazer 15, esses cinco anos demooooooooooram para passar, porque representam 50% do nosso tempo já vivido. Porém, quando temos 50 anos e queremos fazer 55 para chegar logo à aposentadoria, esse tempo passa mais rápido, porque representa só 10% do tempo que já vivemos. 2. Catástrofes naturais: isso é apenas resultado da ação da humanidade ao… Read more »
Gente, onde eu escrevi “dois aspectos”, entendam “três”… estou sob efeito do remédio contra cólicas… *risos*
Por favor meninas fosse e não fose.
Afinal de contas, existe alguma medição científica confiável sobre a variação da frequência da tal ressonância?
Quem mediu e onde estão os dados?
Os resultados são acessíveis ao público?
Sem dados corretos e confiáveis, fica difícil chegar a alguma conclusão séria.
O que posso dizer sem medo de errar é que a radiação solar tá castigando as cacholas tupiniquins muito mais duramente hoje do que a trinta anos.
E isso é fato.Achou ruim? compre um bom protetor solar e use boné.
abrcs.
Meu nome é Marisa Nogueira sou vítima de perseguição organizada e tortura psicotronica, se alguém souber como posso bloquear essa tecnologia infernal.
marisanogueira123@yahoo.com.br
Também sinto está perseguição,
Quadrilha em Porto Alegre utiliza dispositivo de envio de voz para o crânio humano para torturar pessoas, o equipamento permite a escuta e o monitoramento dos pensamentos e a transmissão de sons da fala para o cérebro da vítima. Os criminosos utilizam uma conexão através de micro – ondas invisível com os cérebros das pessoas, proporcionando o acompanhamento constante e vigilância silenciosa. Eles podem ouvir o que ouvimos, vemos e até mesmo ler nossos pensamentos, vigilância total de qualquer um, em qualquer lugar do país. Esta arma está sendo usado como instrumento de tortura não rastreável e arma não letal.… Read more »
A mente mente…
Samyutta Nikaya XX.5 Satti Sutta A Lança Em Savatthi. “Bhikkhus, suponham que houvesse uma lança com a lâmina bem afiada e um homem chegasse pensando, ‘Com a mão ou o punho eu entortarei essa lâmina afiada da lança, irei dobrá-la em dois e enrolá-la.’ ” O que vocês pensam? Com a mão ou o punho seria esse homem capaz de entortar essa lâmina afiada da lança, dobrá-la e enrolá-la? “Não, senhor. Por que isso? Porque uma lâmina afiada de uma lança não é fácil de ser entortada, dobrada, ou enrolada. O homem simplesmente experimentaria irritação e cansaço.” “Da mesma forma,… Read more »
Oi marisa, Infelizmente não sou credenciado para lhe dar uma ajuda significativa. Apenas posso falar da minha experiência… Desde que deixei de acreditar em balela e deixar de frequentar site tóxico (não é o caso desse aqui!) minha vida melhorou prá caramba! Certas mentes, a minha p.ex., são vulneráveis a sugestões. Contudo essa fraqueza pode ser também uma força desde que vc escolha bem suas sugestões. Mentes assim precisam de downloads saudáveis de fontes fidedignas. Ajudar o próximo é a melhor terapia que não só melhora a nossa auto-estima como nos torna mais ligados com o fluxo da vida e… Read more »
repetindo um coment lá d cima.
disso ñ arrisco discutir, é melhor sentir!
abração acid, seu blog é muito bom!
ta sendo ponte para despertar de muita gente.
Caro Acid Procurando vida inteligente na internet deparei com “saindodamatrix” que me chamou a atenção pelos temas tratados. Suas observações dos diversos assuntos são feitas com inteligência e demonstrando muito conhecimento. A respeito da matéria em discussão gostaria de opinar: Os caminhos da ciência e da espiritualidade são paralelos, e apesar de muito próximos, ainda não se encontraram. A ciência não explica os fenômenos espirituais, por que não os compreende o suficiente. Num futuro próximo cientistas e esotéricos compreenderão de forma definitiva a grandeza do universo, e acabarão com suas diferenças. A literatura esotérica afirma que o universo é infinito… Read more »
Isso me lembra do BrainWave Generator (http://www.bwgen.com/), um programinha que gera ondas binaurais (no site explica melhor) nas frequências que vc quiser, alegando sincronizar as ondas cerebrais. Tem vários presets, inclusive um de Ressonancia Schumann.
Eu ainda não tive resultados conclusivos, mas já ajudou em relaxamentos. Mas nunca vi ninguém comentando à respeito (fora do site dele e similares).
Alguém aqui já testou, ou usa algo do tipo?
Acid, vc já assistiu um anime chamado Serial Experiments Lain? É desenho muito intricado e complexo, dakele tipo q vc tem q assistir várias vezes pra entender. Pois bem, entre vários temas, esse anime aborda em um dos epísodios a Ressonância Schumann. Eu tb já tinha me tocado desse lance da possível relação da frequência estar chegando a 8,0Hz e a frequÊncia do nosso cerebro. E anime adiciona um lance mais interessante a isso, q seria q o número de humanos do planeta está se aproximando já do mesmo número de neurônios q temos no cérebro. Não tenho certeza se… Read more »
E sobre o passagem do tempo, eu lembro q quando eu era criança, um dia parecia q demorava MTO tempo pra passar… E o pessoal da minha família dizem o mesmo, ou seja, acho q naum eh apenas uma impressao minha… ou se eh impressao, entaum todos tivemos a mesma impressao…
Outro dia estávamos conversando exatamente sobre isso na minha casa, em como o tempo está voando ultimamente. Mas se pararmos para analisar a quantidade de coisas que a vida moderna nos obriga a fazer, talvez aí esteja a resposta da falta de tempo. Por exemplo, temos q estar sempre antenados, ler jornal, revistas, ficar por dentro do que acontece, temos que trabalhar (e muuiito!) e estar sempre a par das novidades na nossa área de atuação, temos que fazer cursos, falar outras línguas, ler bons livros, no meu caso, cuidar da família, dos cachorros e também a questão da saúde,… Read more »
Querido Acid, uma vez, há alguns meses vc deixou um comentário no meu extinto blog que fez mudar a maneira de ver as coisas. Vc não imagina o quão me fez bem aquelas duas ou três linhas. Obrigada. Sobre o tempo estar acelerado, concordo com vc. Eu, particularmente acho, que a ansiedade das pessoas está tamanha que parece que dá essa percepção mesmo. E outra coisa: As crianças já nascem com a agenda lotada. Deixam de ser crianças para viverem a loucura de serem mini-adultos. A competição louca, a obrigação de ser o melhor senão não há espaço para você… Read more »
Isso de o tempo passar mais rápido não pode ser algo relacionado ao fato de que estamos cada vez mais escravos do Relógio? E que se espera que façamos muito mais no mesmo tempo de antes? Ou será porque sempre temos pressa de terminar ou fazer tudo, por pura falta de paciência?
Concordo com as meninas aí em cima. Quando faço coisas agradáveis, como correr, atirar, ler ou conversar com meus amigos, parece que passa tudo muito rápido.
Quando estou fazendo coisas chatas cada segundo é uma eternidade.
Mas tbém observo que quando a gente é mais jovem o tempo parece muito mais lento Antes dos 18 eu rezava pra fazer 18 logo, e como demorou a chegar. Agora fico rezando p/ passar devagarinho…inutilmente, óbvio, pq já é quase natal e eu ainda não fiz metade das coisas que me propus a fazer este ano. Espero que dê tempo…
Beijo
Cris
Acid
Não sei se é porque eu faço muitas coisas no dia e muitas vezes não consigo terminar tudo por pura falta de tempo. Mas realmente tenho a sensação que o tempo passa mais rápido do que marca o relógio. Porém concordo com o Fiat Lux, se faço algo muito agradável parece que o tempo voa, mas se tenho que fazer algo chato sinto durar uma eternidade.
Taí um assunto q eu não me arrisco a debater por pura ignorância.
A única coisa q eu sei, é através da percepção: Qdo precisamos que o tempo passe logo, ele demora uma ” eternidade ” e qdo estou atrasada para ir ao banco antes dele fechar, os minutos voam como segundos!
Isso me leva a crer que o tempo é ilusório, sua percepção depende das ocupações que vc tem durante o dia a dia.
Será que os índios e civilizações que convivem mais próximo da natureza tb estão com essa percepção de que o tempo está passando mais rápido?
Eu passei 3 anos com esse anime no computador sem vontade de vê-lo… no mês passado eu comecei a ver, vi uns 7 episódios… talvez daqui a 3 anos eu termine de ver
Mudem-se para uma cidade, daquelas beeeemmm do interior (menos de 5000 habitantes). Não comprem uma televisão, vendam seus carros e vlotem a andar de cavalo, voltem a ouvir radio, plantem couve no quintal e criem galinha caipira.
Eu tenho certeza que o relogio vai voltar a andar bem devagar.
Eu fiz um teste uma vez. Saí perguntando pra muitos idosos, pessoas com mais de 70 anos. Eu falei com mais de 50 idosos, todos eles relataram o mesmo fato: que independente de a correria de nossas vidas ser muito maior hoje em dia, o tempo antes de 1960 passava muito mais devagar que hoje. Foi estranho pois todos confirmaram o mesmo. Fiquei muito curioso quano a isso, e vi que realmente a coisa parecia ser verdadeira. Não sei se é por RESSONÂNCIA SCHUMANN ou qualquer outra coisa, mas o tempo parece estar mais acelerado, independente de o relógio estar… Read more »
Se não saiu na Nature é mentira.
Então, meu caro sofista, quer dizer que a maioria das pessoas acredita em extraterrestres e aceita o fenômeno UFO com naturalidade? Quer dizer também que devo desacreditar do que via toda noite lá fora, no quintal de casa, só porque você não gosta do que é publicado na Revista UFO?
Dai-me paciência…
“Quando a maioria das pessoas aceita algo como verdade, eu sempre fico com o pé atrás.” isso é surpreendente vindo de alguém q da tanto espaço para revista ufo e aceitando o q eles publicam, como se fosse verdade, sem q se tenha uma prova concreta da existencia de seres extraterrestres.
A verdade está lá fora…. só se for fora, do portão da minha casa.
Tempo é algo inexistente. O que existe é somente o eterno agora. O tempo como o vemos é apenas uma distorção da mente, uma sombra daquilo que é Real e Eterno. É apenas uma “forma de reconhecer” criada pela própria vida, são corporificações emitidas pela vida que se condessam de tal forma que a chamos de matéria.
Acho que o ponto não está no tempo estar acelerando somente 0,3s por dia, mas principalmente por nossa memória de curto prazo não estar adaptada à esta nova velocidade de informação.
Portanto a fixação da memória é descontinuada criando uma memória entrecortada.
Quando da compilação, o período entrecortado é “zipado” e faltam informações.
Ou seja, não se percebe o tempo no presente, mas quando se faz uma análise comparativa.
Por outro lado, alguém pode me sugerir um lugar para se retirar, neste final de semana, próximo a São Paulo.
Desde já, agradeço as sugestões.
Tenho observado que quando estou repleto de obrigações que são de minha importância(trabalho, família, estudos…) o tempo é escasso. Quando estou centrado em mim mesmo (meditando, desenhando,criando) o tempo é adequado. Quando sou obrigado a fazer algo a contragosto ou por obrigação legal o tempo é demasiado.
Eu venho me questionando sobre isso já há bastante tempo, e é uma questão que muito me interessa. uma explicação (esotérica) seria que nosso planeta estaria se sutilizando, e consequentemente aumentando a frequência vibratória. E como nós, espíritos encarnados, não conseguimos acompanhar esse aumento de freqüência, por estarmos “presos” no plano físico, estaríamos com esta sensação. O que eu sei é que cada vez que preencho um cheque eu levo um susto. Vocês já se deram conta que já passamos da METADE DA DÉCADA? Pois é. Eu não conhecia essa teoria da Ressonância Schumman, e nunca havia encontrado nenhuma explicação… Read more »
Bom, Em geral, quando se tem “uma onda” estacionária numa cavidade ressonante (que parece ser o caso da ressonância Schumann) tem-se o que se chama de “modos ressonantes” – em outras palavras: há várias freqüências onde se observa a ressonância. O primeiro modo (a menor frequência) é dita fundamental e tem intensidade maior. Os demais modos são ditos harmônicos. No caso da RS tem-se respectivamente, 7.5, 14.5 20, 26 Hz- nominalmente. Com isso eu gostaria de frisar apenas que a RS é fenômeno que está sendo bastante estudado atualmente. E ainda não se sabe a causa na mudança fundamental. Tem… Read more »