Minha vida acadêmica é das mais esquisitas, desde o primário, por causa do meu jeito relaxado… Após quase perder o curso de Design por conta de esquecimento da data de matrícula – muito embora ninguém acreditasse que uma pessoa fosse capaz de esquecer por quase dois meses que frequenta uma faculdade – ficaram com pena de mim e consegui voltar. Agora já apareci com outro problema, que só veio a confirmar minha demência. Dessa vez aconteceu de eu passar mais de um mês assistindo aulas de um professor de outro curso achando que era um professor e uma matéria de Design.
Não vou torrar a paciência de vocês contando o COMO ocorreu, pois o interessante é que, graças aos esforços da coordenação (que a essa altura já deve me considerar um “aluno especial”, no sentido Down da palavra) eu vou continuar assistindo a cadeira do outro curso, já que eu perdi mais de meio semestre da que eu me matriculei originalmente. E devo confessar que estou adorando, pois a cadeira, que eu descobri (bem depois) ser Sociologia da arte, versa basicamente sobre Estruturalismo e sociedade.
E o que seria o Estruturalismo? Ele foi a antítese do Existencialismo. Durante as décadas de 40 e 50, o Existencialismo como era praticado por Jean-Paul Sartre era o modo dominante. Dizia que o ponto de partida do indivíduo é caracterizado pelo que se tem designado por “atitude existencial”, ou uma sensação de desorientação e confusão face a um mundo aparentemente sem sentido e absurdo. Já o Estruturalismo rejeitava essa noção existencialista de liberdade humana radical e, ao invés disso, concentrava-se na maneira como o comportamento humano é determinado por estruturas culturais, sociais e psicológicas.
O que seria estrutura? Pode-se pensar em elementos construtivos particulares que formam um corpo. Essa estrutura existiria antes como um projeto, uma intenção que organizaria as formas particulares. Tal projeto pode ser aplicado tanto no campo arquitetônico como no social. O Estruturalismo se preocupa em descobrir as bases que moldam o ser humano.
Abro um parêntese aqui pra confessar que me apaixonei logo de cara por esta matéria. A idéia de um “projeto” localizado não se sabe aonde é praticamente metafísica, se pensarmos que o próprio corpo humano, na sua formação intra-uterina, SEGUE um projeto de construção que está codificado no DNA, que tem o tamanho de 2,3 nanômetros. E a ciência não sabe explicar como cada célula criada sabe exatamente qual o seu papel e como ela tem na “memória” a construção de como é o corpo.
Para o mais proeminente praticante do estruturalismo, o antropólogo e etnógrafo Claude Lévi-Strauss, a base comum que existe no ser humano é que o Homo Sapiens se difere da natureza, pois todo ser humano ROMPE com a natureza para adentrar o mundo cultural. É, assim, um ser apartado de seu meio natural. Isso acontece porque, antes de cada indivíduo vir ao mundo, já existe ao seu redor os códigos morais, sociais, a língua, a postura diante da vida, que é repassada de geração a geração. Entre você e a natureza há o Ego, uma forma particular de visão, localizada no tempo e no espaço.
Isso me lembrou o filme The Matrix, quando o Agente Smith desabafa pra Morpheus que o ser humano só poderia ser categorizado como um Vírus, pois, segundo ele: “Todos os mamíferos do planeta instintivamente entram em equilíbrio com o meio-ambiente, mas os humanos não. Vocês vão para uma área e se multiplicam, e se multiplicam, até que todos os recursos naturais sejam consumidos”.
Lévi-Strauss analisou fenômenos culturais (incluindo mitologia, relações de família e preparação de alimentos) e explicou que os antônimos estão na base da estrutura sócio-cultural. Em seus primeiros trabalhos, demonstrou que os grupos familiares tribais eram geralmente encontrados em pares, ou em grupos emparelhados nos quais ambos se opunham e se necessitavam ao mesmo tempo. Na Bacia Amazônica, por exemplo, duas grandes famílias construíam suas casas em dois semi-círculos frente-a-frente, formando um grande círculo. Também mostrou que os mapas cognitivos, as maneiras que os povos categorizavam animais, árvores, e assim por diante, eram baseados em séries de antônimos. Mais tarde em seu trabalho mais popular O Cru e O Cozido, mostra como um antônimo aqui transformava-se em outro antônimo ali. Cultura, explicou Lévi-Strauss, é um processo dialético: tese, antítese, síntese.
O Estruturalismo têm sido frequentemente criticado por ser não histórico e por favorecer forças estruturais determinísticas em detrimento do livre-arbítrio. Mas, até onde vai nosso livre-arbítrio, e principalmente: o QUANTO exercemos DE FATO nosso livre-arbítrio?
Até mesmo Michel Foucault, um Pós-Estruturalista, teve sua fase estrutural em livros como A Ordem do Discurso, onde examina a história da ciência para estudar como estruturas de epistemologia (teoria da ciência) moldavam como as pessoas imaginavam o conhecimento e o saber. E devemos reconhecer a existência do Estruturalismo até mesmo na forma que foi criado (como a antítese do existencialismo) e como foi deixado de lado (com seu Nêmesis no Pós-Estruturalismo). Aguardemos a síntese.
Sim, pós-estruturalistas seriam o além do estruturalismo. Mas esse negócio de dar denominações é muito complicado. Foucault bebeu do movimento estruturalista, mas depois partiu para outra. O mesmo poderia ser dito de todos os outros, Lacan e Barthes por exemplo, menos Althusser, que morreu antes, e Levy-Strauss, que morreu estruturalista. Todos os outros seguiram novos caminhos, agregaram novos conceitos e partiram para concepções mais históricas… Todo autor tem fases, não dá para generalizar, “A palavra e as coisas” continua sendo válido, mesmo que Foucault tenha deixado o estruturalismo. Essa é a questão
Ainda bem que você peguntou se eu já tinha lido o post novo. :)Está ótimo. E os comentários acompanhando a vibração.. ^^ Eu considero que faço as minhas escolhas, minhas vontades são consciencites e incoscientes, e quanto mais tenho Consciência de mim, mais entendo o porque de ter feito. Quanto as vontades cósmicas também acredito ser uma escolha minha antes de me manifestar na Terra. Porém ,esses são mais complexos de entender. 😛 Numa conversa com um amigo da faculdade sobre “nada é por acaso” ,ele comentou que se ele chegasse e me desse um murro no nariz do nada,… Read more »
O livre-arbítrio é um paradoxo. A ele opõe-se a filosofia do determinismo, a qual tudo que acontece com a natureza e o homem já está determinado por uma causa, como o destino. Freud afirmou : “Nós não somos responsáveis pelo que fazemos, por sermos vítimas de imposições inconscientes.” O espiritismo fala sobre as leis do carma, a qual resgatamos nesta vida algumas “pendências” de outras. Eu acredito mesmo que sendo carma ou destino temos que passar por algumas situações a qual independem da nossa vontade, condição financeira, religião, etc… O livre arbítrio é a maneira a qual vamos encarar essas… Read more »
Aliás, ja comentando sobre o post mesmo (eu sei, eu faço isso ¬¬), gostaria de lembrar o que a Regina disse apenas anteriormente a mim e abrir um off-topic que axo q vc deveria considerar para discussão acid: “Deus existe? Eu sou Deus? Vou me fundir num todo? Manterei minha individualidade? Vou ser nada? Quem sou eu?????????????” – Regina Algo que tem quebrado minha cuca ultimamente, até que ponto, ja na fusão que ocorre com o Absoluto ao evoluirmos ao pleno espiritual, mantemos nossa individualidade e até que ponto nós nos “fundimos” com Deus??? lamento pelo assunto meio fora de… Read more »
Acho q vc tbm errou o curso de gramática acid, o seu post foi a síntese, embora tenha perdurado mais pra o estruturalismo você considerou o existencialismo. Isso eh o q eu gosto no seu blog, vc oferece a “síntese” entre a tese e a antítese.
Abraços,
Eu
😉
Véspera de feriadão, altas horas, confesso que já bebi um bocado. Existencialismo, estruturalismo, pós-estruturalismo, chuva de aliens… Quem sou eu? Sou um ser único? Sou a soma dos meus antepassados cravados no meu DNA? Sou ninguém? Sou eu quem decide? Não decido nada? Deus existe? Eu sou Deus? Vou me fundir num todo?
Manterei minha individualidade? Vou ser nada?
Quem sou eu?????????????
(Lenha na fogueira) Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/56653 Quebra de paradigma “Estudo mostra que o meio influencia na variação da composição genética dos neurônios Uma descoberta surpreendente feita pela equipe de um biólogo brasileiro mostra que influências externas – como a realização de exercícios físicos – estimulam a variação na composição dos genes neurais e que doenças como autismo e esquizofrenia podem estar relacionadas com essa variabilidade. A descoberta vai de encontro à noção de que o meio não influencia na composição de nossos genes e corrobora um trabalho anterior da equipe, que determinou a singularidade genética dos neurônios.” “Quando um pedaço de… Read more »
nj: “…Ainda não estamos preparados para a liberdade, estamos engatinhando, aprendendo o básico.”
(complementando)
…tal qual crianças sob a ótica dos ‘adultos’. Quanta liberdade elas tem? Que grau de livre arbítrio elas possuem?
Somos limitados à força pela natureza no nosso dito ‘livre-arbítrio’ enquanto estivermos agindo de forma errada. Não seremos totalmente livres enquanto nossas ações estiverem sendo imperfeitas, em desarmonia com a lei da vida, com o plano divino. Sim, há um estruturalismo ferrado na natureza, porque sem ele não existiria nem a matéria. Segundo a filosofia oriental,o TAO, o homem só tem de se harmonizar com a perfeição desse estruturalismo que existe em tudo para conquistar sua liberdade dentro da criação. Parece absurdo, mas é só quando o homem entender o equilíbrio de todas as coisas que ele começa a ser… Read more »
Desculpem por este comentário fora de lugar, mas este é só uma dica de filme: “The Secret”.
Gostei muito, é interessante como o “Quem somos nós?”. Vale a pena conferir:
Pra quem quiser baixar por torrent:
http://www.torrentspy.com/torrent/741524/The_Secret_Xvid_1h30
Legenda em: http://www.legendaz.com.br/ (procurar por “The Secret”, o cadastro é grátis).
Bom feriado para todos!
Eu acredito que somos determinados para fazer determinadas coisas justamente para passarmos por todas as situações possíveis,para irmos evoluindo.,porque já observei que as vêzes somos determinados a trilhar um certo caminho.O livre arbítrio é muito relativo
hahahahahahaha. parece com alguém que eu conheço… eu! acredita que eu perdi o papel da inscrição de matérias e não sei quais aulas vou fazer? n.n’ hahahahaha, só rindo mesmo! aliás, achei o site blog procurando no google sobre mitologia japonesa e encontro yu yu hakusho. beijocas!
olha só q noticia interessante: Chuva de aliens Extraterrestres estão por trás de uma tempestade de sangue na índia, dizem cientistas. É sério Por Tiago Cordeiro ETs caíram do céu. Essa é a conclusão dos físicos Godfrey Louis e Santosh Khumar, da Universidade Mahatma Gandhi, na Índia. Tudo começou entre julho e setembro de 2001. Foi quando choveu vermelho em uma região do país deles . As roupas das pessoas ficaram manchadas de algo que lembrava sangue. Desde então, eles tentam entender o que provocou aquilo. E agora, em 2006, publicaram o resultado de suas pesquisas: a chuva vermelha continha… Read more »
Luiza,
usamos palavras diferentes para expressar o mesmo pensamento.
Creio que estamos aqui JUSTAMENTE para desenvolvermos a consciência necessária para usar o livre-arbítrio plenamente, através do AUTO-CONHECIMENTO.
bem nada do que o fiat lux disse eh conflitante com o que escrevi. Apenas conjecturo se temos o desenvolvimento de consciencia necessario para usar o livre-arbitrio plenamente. assim como sequer questiono seriamente a existencia de deus. …” Deus pode estar lah com sua logica inacessivel’…, pq especular sobre alguns fatos nao me acrescenta muito. tb nao busco a iluminacao para acabar com o sofrimento. A busca da felicidade eh mais uma utopia desnecessaria. Acreditar q o sofrimento eh um grande mestre, que nas crises acontecem as transformacoes, me faz aceita-lo melhor. As vezes acredito q a busca da felicidade… Read more »
A PEDRA O distraído nela tropeçou… O bruto a usou como projétil… O empreendedor, usando-a, construiu… O camponês, cansado da vida, dela fez assento… Para meninos, foi brinquedo… Drummond a poetizou… Michelangelo extrai-lhe a mais bela escultura… Já Davi, fortalecido, matou Golias… Em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas sim no homem e em seu coração. Não existe pedra no seu caminho que não possa ser aproveitada para o seu próprio crescimento. Você pode fazer dela uma linda escada. Creia – Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para nós! Seja um milagre… Read more »
BoB… As crianças têm tanta liberdade quanto lhes é permitido ‘pelos adultos’ para que não coloquem em perigo não apenas aa suas próprias vidas como as de demais pessoas. Para que possam concluir satisfatoriamente seu aprendizado, passo a passo e em segurança, até que aprendam a lidar com sua liberdade de forma responsável. Um pai consciente deixará que o filho teimoso, coloque por exemplo o dedo na tomada por seu livre arbítrio e tome um choque de vez em quando para que aprenda por sua própria experiência que aquilo não é legal fazer… A decisão do livre arbítrio de enfiar… Read more »
Putz! Eu voltei pra ler com calma, pq ontem só postei o link do filme (crente que estava fora de lugar)… E pra minha surpresa, o filme tem TUDO a ver com o que a Paulinha escreveu agora! Sem tirar nem pôr…rs
Ótimo post Acid! Vc não existe mesmo…rs A coordenação deve ficar maluca com vc!
Mas um pós estruturalista não seria alguem que vai além do estruturalismo? Tipo pós romântico?
Gostei muito do seu post, mas achei que algumas informações colocadas de forma muito impositiva não me parecem representar a realidade do contexto ao qual se refere. Por exemplo, pode-se sim dizer que o Estruturalismo debatia fortemente com Sartre, mas não que ele era a antítese do Existencialismo. Apesar do termo ter sido cunhado por Sartre, outros filósofos também são enquadrados na mesma “escola”, como Heidegger e Merleau-ponty. Entretanto, esse último tinha muita afinidade com o conceito de estrutura, dialogando com os estruturalistas. Assim, acho complicada essa distinção de diferentes correntes de pensamento e de seus jogos de forças. Mas… Read more »
Eita, sinto muito, também pode ser caduquice óh, esclerose e tal.. 😀
;****
Olha amorzinho, eu tenho 2 teorias pra seus esquecimentos: A primeira é que você foi obviamente abduzido( pelo teu histórico gigantesco de aparecimento de OVNIs,até nos sonhos etc) isso várias vezes…. várias…. e toda vez que você volta, os ETs fazem questão de sempre apagar a sua memória, pra que você não lembre das experiência que sofre como cobaia, que consiste num despertar incomum pra nossos seres, e foi por isso que você construiu o saindo da matrix.Só que você não sabe! rs E está assim.. pegando outras áreas da sua memória… principalmente a memória de longo prazo. E a… Read more »
Po Acid, falta de lucidez do caralho né?
Be nice!
Não se esqueçam de assitir hoje(segunda-feira) mais ou menos 22:45 na cultura.
Acid estou tentando abrir os comentários lá no post sobre a maconha p/ colar o link desse vídeo comédia lá e não consigo, por isso vou deixar aqui mesmo:
http://www.youtube.com/watch?v=CfFC77ZYX6c&mode=related&search= 😆
Jesus disse que somos filhos de Deus, que faríamos as coisas que ele fazia e maiores ainda. Acho que o segrêdo não está em compreender isso de forma intelectual, pois é óbvio que está além de nosso alcance mental (pelo menos por enquanto), mas em sentir isso em nossa sensibilidade de ser humano (como os seres iluminados).
Se filho de peixe, peixinho é, filho de Deus, …. 😉
Acho que o Criador desse mundo fez tudo isso de propósito para confundir os sábios e aspirantes a gênios!
auauauauau
Tudo na vida tem limites, mesmo o livre arbitrio. Agora, cada hora alguém cria uma teoria tentando explicar algo que não se conhece 100%, por isso muitas de nossas teorias filosoficas ou cientificas acabam equivocadas, já que apenas parte da verdade ou nada dela acaba revelado, por isso a demora em tudo andar nesta humanidade.
Você se sente estranho? O que dizer de mim, então, que esqueci e não fui à minha própria formatura? Meu pai até tentou me achar, mas naquela época não existiam os celulares e não deu certo…
Danousse, juro que nunca vi esse filme…rsrsrs 😕
o post de cima é meu…esqueci de inserir o nome. :p
nj…
tvz não tenha me expressado bem. Minha intenção era reforçar seu comentário, que considerei muito apropriado, principalmente em relação a última frase: “…Ainda não estamos preparados para a liberdade, estamos engatinhando, aprendendo o básico.”
Quis fazer, por analogia, uma comparação com crianças (com ou sem pais). Penso que ainda somos como ‘crianças’ no mundo…”ainda não preparadas para a liberdade, engatinhando, aprendendo o básico”.
É por aí o raciocínio..
*off topic Revista Mente&Cérebro: Cérebro melhora com o tempo. Para realizar tarefas difíceis, adultos e velhos recorrem a mais estruturas cerebrais. Muitos estudos sobre envelhecimento do cérebro têm focado suas deficiências, mas duas novas pesquisas mostram que o órgão do pensamento é como vinho: melhora quando fica mais velho. Cindy Lusting, da Universidade de Michigan, usou imageamento por ressonância magnética funcional(fMRI) para observar o cérebro de jovens adultos (de 18 a 30 anos)e de pessoas maduras enquanto eles tentavam resolver tarefas fáceis e difíceis. Nas tarefas fáceis a atividade cerebral era bastante parecida, mas os desafios mais difíceis resultavam em… Read more »
Sim quando o assunto é espiritualidade ha especulação.
Mas aí eh que tah. Vc não precisa entrar na questão de “será que existe alguem por traz de todos caminhos?”
O que podemos afirmar concerteza é que não há vontade. Ninguem tem vontades…
O que temos feito aqui o tempo todo é especular, já que espiritualidade não se trata de uma ciência exata. E quem garante que, por trás de todas essas variáveis que vc citou, haja inteligência(s), determinando influências e caminhos, para que a alma tenha o necessário aprendizado? Claro, ela ainda pode mudar de caminho quando quiser, mas isso é mais raro…
Fiat Lux Não quero esnobar a sua opinião. Mas não perca tempo com crendices do que vc acha correto ou justo, pois isso seria expecular. E isso é o que tem atrasado a humanidade. Veja bem eu não posso expecular se existe Deus ou se ele determinou um destino para nós. O que eu posso afirmar é que a minha escolha entre maça ou pera pode ser calculada, como disse a Luiza “se pudessemos conhecer todas as variaveis da formacao de uma pessoa , sua historia ancestral e pessoal, o meio ao qual estah inserida e circunstancias de vida”. É… Read more »
Provavelmente algum filosofo sofista, do tipo que fica usando pressupostos falsos pra vender seu ponto de vista. O que está em questão aqui é O QUANTO e SE de fato exercemos livre-arbitrio. Escolher atravessar ou não uma rua é como dizer que um animal enjaulado tem toooda a liberdade pra andar pra esquerda ou pra direita, quando, ao olharmos a cena toda, veremos que o que menos há ali é liberdade.
Se não há livre-arbítrio então tudo já está predeterminado certo? Se tudo está predeterminado, porque quem não acredita no livre-arbítrio olha para os dois lados ao atravessar uma rua? Se não há escolhas, então o dia e o modo de sua morte já estão lá determinados…convido a quem não acredita no livre-arbítrio a atravessar uma rodovia sem olhar para os lados..rs
Obs: na verdade isso que eu disse foi dito por filosofo que assim como eu acha infundado o predeterminismo…só não me lembro o nome do filósofo.
off topic)
O DNA no INTERIOR da célula talvez esteja há 2,3 nanômetros de tamanho. Espiralizado.
Mas, se pegarmos o DNA de UM núcleo, e o esticarmos, dá quase dois metros de pura informação química.
Agora pense quantos atómos cabem em dois metros de fita. Tem informação sobrando ali dentro.
…
“O livre arbítrio é como a ‘diminuição da entropia’: só ocorre enquanto ilusão ao olharmos um sistema isolado do meio no qual ele está inserido. Se olharmos (ou se pudéssemos olhar) o todo, penso que não identificaríamos nem diminuição da entropia e nem livre arbítrio real.” (Júlio Siqueira)
Piu, vou responder lá no post do Osho sobre a maconha:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2006/07/osho_maconha.html
Aliás, sobre agenda e memória, eu nunca toquei em um cigarro sequer e tenho a memória mais ferrada que a do Cheech e o Chong! Eu já tentei ter agenda, ou bloquinho de notas, mas eu sequer LEMBRAVA de que eu os tinha! Eu uso um quadro-branco no quarto, onde escrevo coisas importante em letras garrafais. Mas eu só olho pra ele por acidente, de vez em quando…
Bom dia! Acid, concordo com a Marize, uma agendinha ia bem, hein? 😀 Sobre o livre arbítrio, acho que somos responsáveis até determinado ponto. Mas existem coisas que não dependem de nosso controle. Seria muita presunção achar que nós, e somente nós, somos responsáveis por toda e qualquer mudança, tanto em nosso próprio interior como no mundo externo. Isso pq existe uma força superior, Deus, uma energia, sei lá… Mas tem coisas que não dependem de nós. Na Bíblia existe uma passagem que diz que devemos “descansar em Deus”. Essa passagem (sorry, não lembro onde tá; nos Salmos, se não… Read more »
affffff o q a maconha naum faz viu
acabei esquecendo d postar um link
http://www.umanovaera.com/conspiracoes/entrevista_al_qaeda.htm
naum levei muito a sério naum, + leiaum eh muiiiito interessante =)
a propósito Acid “fuçando” por ai na net vi uns artigos d q eh mito q a maconha “queima neuronios” o q vc tem a dizer a respeito??? naum quiz dizer q ela naum faz mal e longe d mim fazer aplogia =)
obs: parei d fumar, atrapalha muito a concentraçaum =X
…. 😮
“Não há Religião mais elevada que a Verdade!”
+ ateh q ponto somos livres??? ow melhor temos escolhas; tamos numa Matrix esqueceraum????
Na boa liberdade agora neste contesto histórico naum me cheira muito bem =X
Paz e luz a todos…
Paz q piada hj em dia, + ainda tenho esperanças =)
Muito interessante,
pensar: até que ponto nossos pensamentos, idéias e atitudes, por mais originais que sejam, sejam REALMENTE originais? e não influenciadas e até mesmo determinadas pelos meios culturais, morais, sociais e etc.
É muito linda a idéia de livre arbítrio (e a melhor opção para se acreditar, se pudéssemos escolher uma opção) mas, limitado pelo que eu sei e penso, acho difícil haver uma total liberdade de pensamento sem haver pelo menos referencias que os influenciem.
valeu!! mt bom o post!
As pessoas têm de ter algum padrão para se comunicarem. Jogar fora toda a bagagem cultural que já existe antes de vc nascer significa não aprender sequer um dialeto.
O livre arbítrio não é limitado por causa da cultura… Que o digam todos os que revolucionaram suas sociedades/culturas através dos seus gestos – Martin Luther King, por exemplo.
Não acredito muito em livre arbítrio.Acho que somos conduzidos durante a vida a fazer determinadas coisas.
Acho q o livre arbítrio está tb ligado ao amadurecimento espiritual do indivíduo pq senão como, numa sociedade estruturada em valores pré-estabelecidos pelas gerações, sempre existam um ou outro que não se deixam influenciar por elas e acabam por se tornar um renegado daquele grupo. Vcs concordam q se uma pessoa nasce num meio onde praticamente é criado através de uma lavagem cerebral de valores pré estabelecidos, como ele poderia desenvolver o seu livre arbítrio? A meu ver, o arbítrio deve ser individual e estar LIVRE das convenções impostas pelo grupo. Apenas sendo um espirito mais evoluído, que traga em… Read more »
Acid, eu acho que te falta uma âncora para que você aporte no planeta terra eventualmente. A “âncora” atende pelo singelo nome de agenda. Sei que você deve usar a agenda do computador mas aquela de papel funciona para muitas pessoas. Em algum momento você foca 100% da sua atenção no planeta terra e faz um horário que você vai colar na tal da âncora. O seu trabalho passa a ser só tentar descobrir em que dia da semana você está (abrindo a agenda) e se dirigindo ao horário que você fez com muiiiiiiita atenção em algum momento. Pronto. Planeta… Read more »
Bem…o texto é muito bom, mas eu continuo acreditando no livre-arbítrio.
“…Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos…”
William Shakespeare
Conheci seu blog através do site somostodosum. Adorei. Parabéns!
Olá, gostei demais deste texto. Fiz ciências sociais e assim como você, me deixei fascinar pelo estruturalismo. A idéia de que devemos “trabalhar” com limitações e imposições sociais e culturais, que permanecem no tempo é uma enorme lição para o nosso ego: são estas adversidades que nos fortalecem.
O filosofo que citei não é um sofista rs…ele não é tão antigo. Mas e se fosse? O que importa é a idéia Acid…será que NENHUM sofista NUNCA disse NADA de valioso? Sabe Acid acho triste alguém acreditar que não é livre para escolher ( não estou me referindo a você ). Até o filme que dá título ao seu blog defende a liberdade de escolha. Se não há liberdade Acid, então também não há responsabilidade, já pensou nisso? Você e nem eu controlamos todas as CONSEQÜÊNCIAS de nossos atos, mas nós escolhemos nossos passos.Obviamente Acid há coisas que não… Read more »
Luiza vc estava falando algo sobre si reconheceer e tals. Estava pensando… E não acho que haveria qualquer evolução da parte da alma em si reconhecer. Primeiro pq qualquer avanço para esse lado seria outra vez resultado da sua história e não vontade própia. Ex: Dizem que Buda veio ao mundo com uma alma ja bem evoluida, e que tambem foi profetiiiizado seu nascimento. Mas e se ele não tivesse nascido em familia rica, e se não ouvesse profecia, talvez seus pais não tivessem li dado tantos livros e ensinamentos sobre iluminação. Assim talvez ele não tivesse se iluminado. E… Read more »
Deixa eu ver se consigo expor o q eu penso sobre o Livre arbítrio. No filme Matrix, se imaginássemos que o Neo, antes de nascer, já teria se comprometido com a missão de se tornar o Administrador, mas ao renascer esse compromisso estaria no seu subconsciente, assim sendo, na medida em que ele fosse experienciando a vida, seu livre-arbítrio o levaria ou não a realizar essa missão. Ele ficaria em conflito entre a SUA escolha pré-programada e a sua Sombra. Ambos estão dentro dele mesmo. Entender o por quê dos acontecimentos, seria o mesmo que tentar lembrar de seus compromissos… Read more »
Concordo que entender a lógica divina seja demais para esse cérebro.
Mas não em entender nosso própio corpo.
Sei lah… Eu ja pensei em todas as possibilidades e me parece que é incontestavel essa questão.
Eh bem simples.
Acredito que a logica humana nao passa perto de compreender sequer seus proprios mecanismos e quem dirah compreender a logica divina… nosso circulo de compreensao eh estreito e mesmo assim temos dificuldade de nos enxergar. asim caminho tentando me conhecer melhor, descobrir os poderes humanos (ou espirituais) que ainda nao temos ou nao desenvolvemos – como uma consciencia mais apurada, e em relacao aos outros, um exercicio de nao julgar. isso nao tem nada a ver com questionar a existencia divina. Deus pode estar lah com sua logica inacessivel. Se for para especular…rs talvez estejamos nesse estagio de desenvolvimento espiritual… Read more »
Acho que tanto faz, neste assunto tão impenetrável, eu concordar ou não. Desenvolvam suas próprias idéias 😛
Mas eu queria voltar essa discussão para a Luiza. Luiza vc já percebeu que com base nisso, seria para um possível Deus, fácil calcular o futuro? Afinal se tal ser tive-se criado e escrito todas as leis do universo, não haveria qualquer problema em calcular o processo e o desfecho de sua criação. Por exemplo: Se ele souber exatamente o efeito que tem o deslocamento do ar sobre uma folha que despenca de uma arvore, assim como também a força e efeito do vento ou qualquer outro fator, assim ele sabe exatamente onde a folha irá cair. O único problema… Read more »
Luiza!!!! Finalmente alguém que entendeu a perfeição desse determinismo.
Eu já entrei em varias discussões sobre o assunto e poucas vezes tive sucesso e a Luiza também deve entender o pq, pois é muito duro consentir que “Tudo o que sou é simplesmente o reflexo dos acontecimentos em minha volta”.
Mas vou tentar ti ajudar…
Bono
Vc realmente é o Dono das suas decisões, mas as suas decisões são baseadas nas suas vontades, vontades que por sua vez são determinadas pelas suas experiências.
Espero que ajude.
Bono
pode ser q vc pense q fez a escolha, mas na verdade era soh o que seria possivel ser feito por vc naquele momento…
nao quero ser dona da verdade, eh apenas um outro olhar, q pode sim nos levar ao desenvolvimento pessoal. Basta tentar nos livrarmos do automatismo em que nos encontramos: o famoso despertar da consciencia.
Tentar reprogramar o consciente, verdadeiramente enfraquecer o ego, sentir-se parte do universo, ser menos antropocentrico. Quem consegue isso realmente?
Para mim o fato das ações de uma pessoa serem previsíveis não quer dizer que ela esteja agindo sem livre arbítrio. Pois acredito que também posso exercer escolhas sobre minha formação. Embora o próximo passo seja previsível, a escolha do caminho foi eu quem fiz.
“Os deuses dão as cartas, o resto é com você.”
Tem razão quanto ao filme Acid. Depois pensei melhor e lembrei da parte que você citou sobre o oraculo. Contudo não considero que haja um determinismo tão grande como você acha ( Neo não diz em uma cena que acredita que ele é quem faz seu próprio destino? e isso não seria feito através de escolhas? ). Mas isso não vem ao caso, até mesmo porque não são os criadores desse filme que determinam a realidade né? rs( mesmo sendo um filme muito bom diga-se de passagem) Quanto ao restante mantenho minha posição de que o livre arbítrio existe. Afastá-lo… Read more »
– acredito em livre arbítrio, totalmente.
– marize, deixa o Acid sem âncora mesmo… veja que por distração ele agora está em um curso que está adorando, e não deu problema nenhum na faculdade. muito melhor fluir na sincronicidade do que limitar seu horizonte com agendas e metas. eu acho, pelo menos.
– respondendo: estou no Rio, desde Agosto. volto praí em Dezembro, vamos combinar um guaraná do Amazonas? 😉
…
e como eh dificil reconhecer o automatismo de nossas reacoes….
muitas das nossas escolhas, inclusive as escolhas ditas alternativas, numa analise retrospectiva, poderiam ser previstas….
eu sei, eh muito dificil aceitar
eu conheco essa dor…rs
Depois de ler sobre isso- Gurdjieff e Ouspensky e um pouco de Nietzsche tambem – e principalmente ouvir as opinioes de meu namorado sobre o assunto…rs, eu compreendo que em tese o livre-arbitrio deve existir, mas ele eh sistematicamente atenuado ou eliminado pelo automatismo de nossas reacoes. Por exemplo, se pudessemos conhecer todas as variaveis da formacao de uma pessoa , sua historia ancestral e pessoal, o meio ao qual estah inserida e circunstancias de vida, seria possivel prever suas reacoes e entao o livre-arbitrio nao seria exercido. Eu particularmente acredito que possam haver instantes na vida q somos capazes… Read more »
No filme Matrix o Arquiteto explica que, para que os humanos aceitassem o programa, era preciso que fosse oferecida a ele uma liberdade de escolha, mesmo que a nivel subconsciente. Essa escolha, obviamente, é um engodo, uma distração, pois o programa monitora tudo. Já Oráculo fala pra Neo que a escolha já foi feita, e que tudo o que ele pode fazer é entender o porquê da escolha. O filme Matrix é bastante cínico em mostrar que é determinista ao extremo. No final das contas Neo não teve opção a não ser se unir ao “mainframe” e virar Administrador, embora… Read more »
O fato de eu possuir as habilidades de questionar, de assumir auteridades, por livre e espontânea vontade, e de enchergar mais de uma opção, implica na existênca da escolha.
Acid, eu estava reflentindo o seguinte, segundo eu li no post e nos comments… O livre-arbítrio é um dom, ou seja, as pessoas podem fazer uso dele ou não. Mas aí vem a questão do que é livre-arbítrio. Para é o que, por exemplo, é alguém contrariar o esperado, é fazer o que ninguem espera ou acreditar que pudesse ser feito, é continuar persistir em algo mesmo que o mundo inteiro diga e faça de tudo para que isso seja impossível, é fazer algo que contrarie instintos basicos de medo, autopreservação, aversão, desejos e sentimentos materialistas. Resumindo, seria algo como… Read more »