HUMILDADE DE VERDADE

Podemos encontrar na Bíblia:

“Quando por alguém fores convidado às bodas, não te reclines no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu; e vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai e reclina-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante de todos os que estiverem contigo à mesa. Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”

Lucas 14:8-11

Mas, suponhamos que a pessoa siga este “preceito” e procure sempre se humilhar e se rebaixar, procurando (ou criando) situações do tipo, desse jeito ela não estaria criando uma vibração (e egrégoras) que atrairão ainda mais situações correlatas, que impediriam, assim, o seu crescimento?

A questão aqui é que vc não vai “procurar” se humilhar. Jesus mesmo falou que aquele que procura dar uma de coitadinho na verdade está é com orgulho daquela condição (ou seja, falsidade):

“Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

Mat 6:16-18

O que devemos buscar é a humildade VERDADEIRA, sem buscar recompensas que não a da evolução do espírito. Daí quando se diz “aquele que se humilhar será exaltado” não será exaltado por nós, aqui na Terra… poucos homens humildes, como Chico Xavier, conseguiram o reconhecimento em vida. Quantos e quantos permanecem anônimos por aí, fazendo seu trabalho sem alarde? Então não espere grandes benefícios “do alto” com sua atitude de humildade, porque você vai ser testado e humilhado, testado e humilhado… e se você ainda tiver algum pensamento de recompensa, você com certeza se irritará e abandonará essa postura que não era a sua verdadeira postura diante do mundo.

No verso 64 do Tao Te Ching vemos alguns trechos:

“Quem se apega a algo o perderá.
Por isto, o sábio não é egocêntrico, e por isto nunca falha.
Não se apega a nada, e por isto não perde nada.
O único desejo do sábio é não ter desejos.
Não deseja nada o que a outros é desejável.
Nem deseja inteligir objetos de inteligência.”

Tudo resumido no verso 9 do mesmo Tao Te Ching:

Quem faz grandes coisas, e delas não se envaidece,
Esse realiza o céu em si mesmo.

A questão aqui é: se quiser ser grosso como o Joselito, que seja! É a sua personalidade. Você pode até conquistar alguém demonstrando alguma humildade (por interesse), mas o fato é que você não vai ser uma pessoa melhor com atitudes calculadamente humildes. Se você jogar pra debaixo do tapete suas falhas (relegando-a ao inconsciente) não vai encontrar a força oposta que lhe possibilitará a correção (por bem ou por mal). Assuma suas fraquezas, seu ego, suas tendências, e a partir daí procure controlá-los, até um ponto em que suas deficiências possam ser eliminadas naturalmente.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 dezembro de 2004 12:01 pm

Acho engraçado que algumas pessoas sofrem da síndrome de centro espírita, que quando estão lá falam em meia voz, começam a usar um português castiço e com um timbre que parece o de uma mãe falando pro filho. Pior ainda é ver as discussões na lista espiritismo-br: “caro e digníssimo irmão, você é uma mula, fique na paz de Deus”. A coisa é tão evidente que dia desses um palestrante espírita contou uma piada assim: a mulher do espírita se mudou de mala a cuia pra dentro do centro. Quando questionaram o motivo, ela respondeu que quando o marido está… Read more »

Ana Angélica
Ana Angélica
8 dezembro de 2004 2:04 pm

Adorei a “síndrome de centro espírita”, é uma grande verdade e vale pra qualquer lugar! Fui criada entre rozacruzes, participei dos rituais, etc. Um dia, tive um insight: o povo tava brincando de teatrinho! Sempre fui mais “sensitiva”, e nesse dia percebi o tipo de energia que estava correndo por lá, não havia união, espiritualidade, compaixão, nada, só teatro e inveja. Caí fora. Quanto ao trânsito… ou eu sou pedestre (e lamento que os motoristas NÃO PERCEBAM os pedestres), ou sempre pego carona. Nesses casos, quando o dono do carro começa a xingar o motorista da frente, apenas digo: –… Read more »

Pomegranate
Pomegranate
8 dezembro de 2004 6:44 pm

Estou lendo O CAMINHO DO JUSTO, de Moshé Chaim Luzzato, e me deparei hoje com um capítulo sobre humildade (anavá, em hebraico). Copio uma primeira sentença aqui. Acho que ela se encaixa no que começou a ser dito a esse respeito. “A essência da humildade consiste em a pessoa não se dar, por quaisquer motivos que sejam, excessiva importância a si própria. Ela é oposta ao orgulho, e o produz também é. Uma análise revelará que a humildade depende da mente e da ação. Antes que a pessoa se conduza com humildade deve ser humilde em seus pensamentos, em sua… Read more »

Lígia
Lígia
8 dezembro de 2004 8:32 am

Uma pequena colaboração:
“Conhece-se a inteligência de alguém por suas respostas.Conhece-se a sabedoria de alguém por suas perguntas” (Mahfouz Naguib)
Bom proveito!

Liza
Liza
8 dezembro de 2004 9:10 am

É um tópico importante e exige muita reflexão nossa e o tempo todo.

Eu entendo que a humildade está basicamente ligada a sinceridade do coração e a veracidade das intenções de quem a exerce ou pronuncia.
Antes de julgarmos os outros primeiro é bom fazermos uma auto-avaliação, e usarmos uma grande dose de “sinceridade” consigo mesmo, pois nesse processo de reconhecimento interior nem sempre encontraremos “virtudes”, não é mesmo?

Radical Chic
Radical Chic
8 dezembro de 2004 9:13 am

Que pensamento bonito Lígia! Esse merecia fazer parte da mensagem dos patrocinadores.

E concordo com a Liza… quer saber como a pessoa é de verdade, pegue um engarrafamento na Marginal com ela (quem é de SP sabe o que isso representa)! rs… Tenho amigos super zen que viram monstros ao voltante… tipo aquele desenho animado do Pateta, lembram?

Radical Chic
Radical Chic
9 dezembro de 2004 11:55 am

Eu recebi a transcrição de uma palestra do Wagner Borges estes dias e tem um trecho muito legal sobre humildade… Fiquei com vontade de postar aqui, mas é longo… (Sorry Acid, vai ficar enorrrme!). Se alguém quiser ler na íntegra, é só pedir que encaminho o e-mail. “Humildade: A palavra humildade foi corrompida por diversos parâmetros religiosos hipócritas. Ela está queimada! Hoje em dia tem gente que adora esta palavra que também está queimada: Moral. Humildade está queimada também, então é melhor modéstia. Exemplo: Olha irmão para chegar ao céu a gente precisa ser muito humilde. Percebe a arrogância quando… Read more »

Krishna
Krishna
10 dezembro de 2004 4:46 pm

“As alegrias que brotam do mundo dos sentidos encerram germes de futuras tristezas que vêm e vão;por isso,ó príncipe,não é nelas que o sábio busca a sua felicidade.Feliz é aquele que,durante a vida terrestre,consegue libertar-se dos impulsos que geram paixão e ódio, estabelecendo-se firmemente no espírito de união com Deus.É ele,na verdade,um santo,que encontra o céu dentro de si mesmo;a sua vida é uma com Deus e abre-lhe a porta do Nirvana”(Bhagavad Gita,5,22-24). “Destemor e pureza de coração, vontade firme no caminho da disciplina espiritual, amor para com todos os seres vivos, controle dos sentidos, espírito de sacrificio, estudo dos… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
13 dezembro de 2004 10:39 am

Putz, humildade agora é verbo? rs… Mas concordo que ser humilde não significa humilhar-se!

Anônimo
Anônimo
13 dezembro de 2004 9:53 am

O pressuposto é a sinceridade.

E a questão é simplesmente não confundir os verbos humilhar(-se) com humildar(-se).

Luís
Luís
29 dezembro de 2004 5:45 pm

Pra você escrever isto, você naum entende nada de leitura de Bíblia. Você le cego, com olhos de carne. Você acha que na passagem em que Jesus diz: “quando levar-te um tapa no rosto direito, dar-te o teu esquerdo também”, ele naum queria dizer pra bater, se você estudar mais afundo, vai saber que quem batia na sociedade daquela época eram os patriarcas da família, e só batiam com a Palma da mão, para não sujar o peito da mão, e com a mão direita, que era a mais forte ou que significava força, ou seja, ao dar a outra… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 dezembro de 2004 10:47 am

Radical Chic,
não pesquisei no dicionário, mas era uma palavra que o filósofo Huberto Rohden usava sempre para desconstruir o equívoco humildade=humilhação.
Pode ter sido neologismo dele.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 dezembro de 2004 9:04 pm

Muito obrigado por melhorar o post com seus conhecimentos, Luís. Mas sabe o que eu acho dessa passagem que você assinalou de Jesus? Que quando alguém arrogante tenta impor sua verdade pela força, deve-se ter a compreensão de que, por mais que ele queira, a sua verdade íntima não vai ser alterada, e por isso não se deve baixar sua vibração e irritar-se com ele, nem trocar acusações que só criarão (a médio prazo) perturbações no próprio organismo e no campo espiritual. Quando você “oferece a outra face” está dando uma oportunidade do agressor reavaliar suas atitudes, que é uma… Read more »

Leila
Leila
30 dezembro de 2004 2:59 pm

O Luís colocou Aristóteles como um supra-sumo da sabedoria e do conhecimento e ainda recomendou para o dono do site que continuasse estudando para um dia tornar-se alguém como Aristóteles… (Humildade também significa demonstração de respeito) Pois bem, eu não gostaria de ser comparada com esse pensador, pois as idéias dele com relação à superioridade do homem influenciam a sociedade até hoje. Esse preconceito é um estigma da contemporaneidade, apesar de toda a luta pela cidadania justa. “A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior.”, assim falou Aristóteles- filósofo, guia intelectual… Read more »

Keka trindade
Keka trindade
12 janeiro de 2005 10:51 pm

Leila,
Isso eu não sabia de Aristóteles (confesso q não tenho paciência de lê-los, apesar de “ter que”), mas há pouco tempo passou no fantástico que até um certo tempo de vida (não sei se 3 semanas, 1 mês ou 1 1/2 mês) todos os seres humanos não tem características sexuais definidas, sendo todos classificados como cromossomo X, ou seja, todo ser humano já foi mulher um dia. Seres inferiores… essa é boa! 😛

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
8 dezembro de 2004 9:44 am

Puxa, aquele desenho do Pateta devia passar nas escolas. Clássico! Eu viro bicho quando tentam me matar no volante (fechadas, barbeiragens, gente cruzando sinal vermelho) aí eu xingo até a terceira geração do sujeito.

Marcelo
Marcelo
8 dezembro de 2004 3:42 am

QUEM NUNCA PECOU, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA, DISSE O SENHOR. MAS NINGUÉM ATIROU E O SENHOR NÃO CONDENOU A POBRE ADULTERÁ…ISSO MOSTRA QUE É ERRADO JULGAR AS PESSOAS, SEM QUE ANTES JULGUEMOS A NÓS MESMOS. EU CONDENEI AS FORMAS PELO QUAL ME TRATARAM, INCLUSIVE O AUTOR DO SITE, MAS NÃO ME JULGUEI, POR ISSO ESTOU DE VOLTA. SIM, USAMOS MASCARAS, XINGAMOS E FAZEMOS FUXICOS, POIS SOMOS HUMANOS, BUSCANDO A SANTIDADE SIM, OU NO CASO DE QUEM É BUDISTA, BUSCANDO A ILUMINAÇÃO, MAS ATÉ CONSEGUIRMOS, VAMOS AINDA ERRAR MUITO. FIQUEM COM DEUS!!! Oração a São Jorge Eu andarei vestido e… Read more »

Marcelo
Marcelo
8 dezembro de 2004 3:34 am

Cântigo do Irmão Sol Esta obra representa um dos mais importantes documentos literários de linguagem popular de São Francisco, são as únicas obras de São Francisco escrito em italiano antigo. Foi nesta língua que ele certamente ditou a maioria dos seus escritos, antes que os irmãos versados em letras os traduzissem para o latim, a língua comum da época Altíssimo, onipotente, bom Senhor, Teus são o louvor, a glória, a honra E toda a bênção Só a ti, Altíssimo, são devidos; E homem algum é digno De te mencionar. Louvado sejas, meu Senhor, Com todas as tuas criaturas, Especialmente senhor… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
7 dezembro de 2004 1:33 pm

Hahhaha… O pior é que é verdade! Eu trabalhei em um centro espírita de 99 a 2000. Acabei parando de trabalhar lá pq me sentia mal, como se eu estivesse fazendo parte de uma peça teatral (não digo que é assim em todos os lugares e nem critico quem vai… cada um sabe o que é melhor pra si). Os médiuns lá dentro eram santos na hora do atendimento… mas bastava acabar o trabalho para que começassem a criticar a postura de algumas pessoas (que trabalhavam lá também e outras que passavam consulta), ou fazer piada com os problemas alheios…… Read more »

Marcela Tizo
Marcela Tizo
7 dezembro de 2004 2:05 pm

Também noto esa mudança de postura em várias instituição. Por exemplo, os evangélicos, quando estão entre seus “irmãos”, nos cultos, adquirem uma forma ingênua e pura, me parece até um dialeto diferente, enquanto conversam. Algumas pessoas quando falam da doutrina espírita também. Em muitas reuniões esotéricas que frequentei também era assim. As pessoas falavam com aquele linguajar sublime, mas na hora do intervalo fofocavam umas sobre as outras enquanto atacavam os docinhos do lanche,hehehe. Acho que é difícil mesmo encarar as coisas com mais naturalidade e aplicar essa pureza em nosso cotidiano, em vez de restringir a vida espiritual a… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 dezembro de 2004 2:23 pm

Puxa, Marcela, quem sou eu pra dizer se entre as milhares de comunicações mediúnicas qual percentagem é psicológica? O animismo (infuência do médium na comunicação) está presente em todas, isso já é um fato (até em médiuns excelentes como Chico Xavier) e a alteração de voz pode ser reflexo da energia daquela entidade na pessoa, como se ao ouvir uma música sublime sua voz torna-se inconscientemente mais suave. Outro fato é que as entidades, para serem mais facilmente reconhecidas, adquirem uma entonação característica, até mesmo os que são completamente desconhecidos adotam um “sinal” pra identificar de que corrente espiritual ele… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
7 dezembro de 2004 3:23 pm

Será que isso que a Marcela citou não acontece também pelo acoplamento das auras? Eu lembro que em algumas sessões de desobsessão eu sentia no meu físico algumas sensações que eram do outro espírito, que não estava incorporado em mim, mas acoplado na minha aura (só fiquei sabendo disso este ano…rs que o espírito não “baixa” em ninguém, só fica ao lado, unido a vc pela aura). Na época eu sempre perguntava o pq disso e a resposta que me davam é que o outro espírito tinha “entrado” em mim, mas que eu era consciente e por isso sentia… Num… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 dezembro de 2004 3:32 pm

Assembléia “recriou” benefício Diário de pernambuco (06/12/04) Em 2000, pressionada pela Imprensa e pelo Ministério Público do Estado, a Assembléia Legislativa de Pernambuco extinguiu sua verba de subvenções sociais em decorrência de denúncias de malversação do dinheiro. Os 49 parlamentares dispunham de R$ 20 mil por mês para distribuir com centros comunitários, associações e outras entidades teoricamente filantrópicas. Investigações junto a algumas dessas entidades – parte delas baseadas em matérias publicadas pelo DIARIO na época – comprovaram que muitas não existiam, outras estavam apenas no papel e algumas recebiam indevidamente a verba por não cumprir com as funções previstas no… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
7 dezembro de 2004 5:47 pm

Agora complicou Marcela…rs

Já ouvi dizer que espíritos mais evoluídos nos passam suas mensagens através da telepatia, sem precisar nem mesmo estar ao nosso lado. Mas com os espíritos mais densos, deve ser necessária essa proximidade, talvez a troca de energias facilite o processo… sei lá! Pra falar a verdade eu nunca tinha pensado nisso, mas deve ter alguma explicação lógica.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 dezembro de 2004 5:54 pm

Deve ser como eletricidade: tem de estar perto pra formar o arco elétrico. Não sei ao certo.

daniela
daniela
7 dezembro de 2004 7:18 pm

eu acho que ser humilde é ser a gente mesmo.Como é difícil não fazer gênero.

Liza
Liza
8 dezembro de 2004 10:29 am

Furar o sinal vermelho é o fim!
Tira qualquer um do sério. Principalmente quando estamos na condição de pedestre.

Patricia
Patricia
8 dezembro de 2004 12:42 pm

Nossa, nunca me passou pela cabeça levantar polêmica com a história do trânsito! rs rs rs Quando escrevi aquilo estava me lembrando do texto do Shantideva, quando fala sobre o exercício da introspecção. Ele compara o comportamento daquele que busca a iluminação a um “tronco de madeira”, pois, faça chuva ou faça sol, o tronco de madeira permanece imóvel, inalterado. O texto sugere que aqueles que desejam praticar a meditação e a introspecção, podem fazer esse exercício tentando controlar suas reações quando se defrontam com situações críticas, ou até mesmo quando passam por situações de extrema euforia. Vale a pena… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
7 dezembro de 2004 9:45 pm

E será que sabemos quem somos entre tantas máscaras que vestimos no dia-a-dia? Eu tenho hora em que assumo o papel de mãe, em outras sou profissional, dona-de-casa, estudante, já fui esposa (nessa eu quase me perdi…me anulei ao ponto de ser difícil retomar o referencial de quem eu era! Mas aprendi a não mudar mais a minha essência). Conforme vivo vou me moldando tanto para viver bem em sociedade e família, que isso me faz pensar que ninguém consegue ser ele mesmo o tempo todo em todas as situações… Eu não mudo de jeito nenhum naquilo que é essencial… Read more »

Patricia
Patricia
7 dezembro de 2004 11:19 pm

Oi Radical! O que você falou sobre nossas diferentes “máscaras” me lembrou de um sociólogo chamado Goffmann, que escreveu o livro “A representação do eu na vida cotidiana”. Vale a pena ler! Entretanto, concordo que todos temos nossa essência, que permanece inalterada independente do “papel” que estamos vivendo. Essa semana assisti na televisão um debate com um psicanalista que falava sobre o amor. Foi interessante porque ele dizia que antigamente a arte era uma válvula de escape para as pessoas. Segundo ele, jamais se acreditava que alguém pudesse vivenciar aquelas histórias, tragédias e aventuras narradas nos livros, teatros e filmes.… Read more »

Marcela Tizo
Marcela Tizo
7 dezembro de 2004 5:00 pm

Poxa, muito obrigada pelas explicações de vocês! Isso explica também porque sinto muito calor quando estou ajudando alguém num reequilibrio energético, e às vezes até me emociono. Eu pensava que era errado, que estava me deixando influenciar pela pessoa,mas vi que estava errada. Sempre achei errada também a idéia de “incorporação”. Gostaria de saber também se este fato do espírito se acoplar à aura não causa uma relação de dependência desnecessária,se não existe uma maneira de se comunicar com o espírito sem esse contato? Bom, vou parar de fazer perguntas,hehehe..obrigada!!!!!

Patricia
Patricia
7 dezembro de 2004 11:29 pm

Uma vez eu li que para conhecermos uma pessoa de verdade, precisamos estar ao lado dela em uma situação inesperada e incômoda. Nessas horas a máscara de qualquer um cai e então vemos realmente como essa pessoa é. É fácil ser zen, humilde e educado quando tudo está bem, todas as condições estão a nosso favor. Mas é nas horas difíceis que vemos o verdadeiro “eu” de cada um. Quantas pessoas conhecemos que parecem hiper tranqüilas, falam baixo, estão sempre com um sorriso no rosto, mas basta algum motorista mais descuidado passar na frente dela para que ela buzine e… Read more »

samir
samir
29 setembro de 2005 2:03 pm

Há um provérbio oriental que diz: “O cacho de arroz quanto mais carregado mais se curva”, e é assim quando somos humildes. Ser humilde é anular o ego em prol do semelhante porém não significa anular-se em favor do ego alheio. Sempre deve existir o equilibrio e adequação de pessoa, hora e lugar. Quando estivermos imbuidos de amor incondicional até a zanga servirá para salvar o próximo.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.