JUNG: O REAL E OS SONHOS

Imagem do Instituto de Astrofísica das ilhas Canárias exibe restos de antigas galáxias que desapareceram há mais de 5 bilhões de anos.

Estranho como uma coisa tão “real” pra nós, aqui na Terra, já não exista mais. Você aponta o telescópio e vê aquilo lá, e continuará vendo até o fim da sua vida, mas o que vê é apenas a luz de algo que já se apagou há 5 bilhões de anos. O que é real? A luz que chega às nossas retinas, ou a informação científica? Para um índio, as estrelas que vemos no céu são reais, tão reais quanto a crença de que são os espíritos dos seus ancestrais. Mas essa “realidade” é despedaçada quando nos esclarecemos, através de preceitos científicos e comprováveis, como a velocidade da luz. Aí então abandonamos nossas crenças de outrora, herdadas de nossa cultura imediata, para abranger uma cultura global, impessoal, e com isso passamos a ser mais racionais e críticos, com o risco de nos tornarmos a ser bidimensionais, padronizados, pasteurizados pelo novo saber-comum que não dominamos inteiramente, mas que aceitamos por ser o “certo”.

Isso me lembra o conceito de Inconsciente Coletivo, brilhantemente intuído por Carl Jung. Um “compartimento” comum a todos os seres humanos, onde o espaço / tempo é relativo, e que era chamado na antiguidade de “simpatia de todas as coisas”. Do Inconsciente Coletivo pegamos “emprestados” nossas máscaras (personas), que compõem nossa personalidade. De lá também vêm os Arquétipos, instintos que parecem “dirigir” a história da raça humana em maior ou menor intensidade, através dos mitos.

“A alma primitiva do homem confina com a vida da alma animal, da mesma forma que as grutas dos tempos primitivos foram frequentemente habitadas por animais antes que os homens se apoderassem delas.”

Carl Jung

O perigo é quando tais imagens se apoderam do consciente:

No fundo, não descobrimos no doente mental nada de novo ou desconhecido: encontramos nele as bases de nossa própria natureza.

Carl Jung

O mais fantástico disso tudo é que, por ter caráter coletivo, ao olhar para o inconsciente dos “outros”, estamos também lidando com a matéria-prima do nosso próprio inconsciente:

A alma é muito mais complexa e inacessível do que o corpo. Poder-se-ia dizer que é essa metade do mundo não existente senão na medida em que dela se toma consciência. Assim, pois, a alma não é só um problema pessoal, mas um problema do mundo inteiro, e é a esse mundo inteiro que a psiquiatria deve se referir.

Carl Jung
Matrix: Conhece a ti mesmo
Conhece a ti mesmo

O psicoterapeuta não deve contentar-se em compreender o doente; é importante que ele também se compreenda a si mesmo.

Carl Jung

EROS X INSTINTO DE PODER

No livro Memórias, sonhos e reflexões, Jung nos fala um pouco de duas forças em oposição que, ao meu ver, são centrais em nossas vidas:

“Surgiu-me a idéia de que Eros e o instinto de poder eram como que irmãos inimigos, filhos de um só pai, filhos de uma força psíquica que os motivava e – como a carga elétrica positiva e negativa – se manifestava na experiência sob a forma de oposição; o Eros, como patiens, e o instinto de poder como um agens, e vice-versa. O Eros recorre tantas vezes ao instinto de poder como o instinto de poder ao Eros. O que seria um destes instintos sem o outro? O homem, por um lado, sucumbe ao instinto e, por outro, procura dominá-lo. Freud mostra como o objeto sucumbe ao instinto. Já Alfred Adler, como o homem utiliza o instinto para violentar o objeto. Nietzsche, entregue a seu destino e sucumbindo a ele, precisou criar um “Super-Homem”. Freud – tal era minha conclusão – deve ter sido de tal forma subjugado pelo poder do Eros que procurou levá-lo, como um numen religioso, ao nível de dogma aere perennius (Eterno). Isto não é um segredo para ninguém: Zaratustra é o anunciador de um Evangelho e Freud chega a competir com a Igreja através de sua intenção de canonizar doutrinas e preceitos.

Se Freud tivesse apreciado melhor a verdade psicológica que faz da sexualidade algo de numinoso – ela é um Deus e um Diabo – não teria ficado prisioneiro de uma noção biológica mesquinha. E Nietzsche, com sua exuberância, talvez não tivesse caído fora do mundo se tivesse permanecido nos fundamentos da existência humana.

Cada vez que um acontecimento numinoso faz vibrar fortemente a alma, há perigo que se rompa o fio em que estamos suspensos. Então o ser humano pode cair num “sim” absoluto ou num “não” que também o é! Nirdvandva, diz o Oriente. O pêndulo do espírito oscila entre sentido e não-sentido, e não entre verdadeiro e falso. O perigo do numinoso é que ele impele aos extremos e então uma verdade modesta é tomada pela Verdade e um erro mínimo por uma aberração fatal. Tudo passa: o que ontem era verdade, hoje é erro, e o que antes de ontem era considerado um erro será talvez uma revelação amanhã… e isto é ainda mais válido na dimensão psicológica, acerca da qual, na realidade, sabemos pouquíssimo. Muitas vezes negligenciamos isto e estamos longe de levá-lo em conta: que nada, absolutamente nada existe, enquanto uma consciência, por restrita que seja – luz efêmera –, não o advirta.”

Carl Jung; Memórias, sonhos e reflexões

Luz efêmera… E assim retornamos ao começo do post: luz. Folheando um antigo caderno de desenhos meus, de quando eu tinha 5 anos, achei uma frase minha desta época, que meu pai achou por bem copiar: “Quando a gente abre os olhos, o sonho se fecha“. Deve ter sido meu primeiro insight quanto a realidade das coisas. Décadas depois retomo a linha de raciocínio amparado por Jung, que nos legou uma visão de sonho muito diversa da (corajosa e pioneira, diga-se de passagem) idéia de Freud: Enquanto para este o sonho é uma fachada atrás do qual seu significado se dissimula, se ocultando maliciosamente à consciência, para Jung os sonhos são natureza, e dizem o que podem dizer tão bem quanto os nosso olhos ou ouvidos, sem procurar nos enganar, e que talvez sejamos nós (consciência) que nos enganamos, por sermos míopes ou um pouco surdos pra captar a informação da forma adequada.

Será que o que por vezes conseguimos enxergar (“trazer à luz” da nossa consciência) não é apenas a luz débil de algo que brilhou intensamente e que já não existe mais?

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Luz & Paz
Luz & Paz
5 abril de 2008 9:16 am

Olá todos, creio que houve um mal-entendido aqui. O trecho que o Acid citou referindo-se a uma materia antiga sobre o espiritismo não faz parte da doutrina espirita, como voces mesmos podem ver: SDM disse “a mesma alma que animou os seres irracionais evoluiu até o estágio humano”. O trecho da Genese que SDM citou diz: “Vestiu-se então da pele do macaco, sem deixar de ser Espírito humano (…) sob a influência e por efeito da atividade intelectual do seu novo habitante, o envoltório se modificou (…)O Espírito macaco, que não foi aniquilado, continuou a procriar, para seu uso, corpos… Read more »

EJ
EJ
7 abril de 2008 4:53 pm

o que é ainda mais estranho é se nos paramos para perceber que estamos sendo influenciados pela massa ( materia energia gravidade)de 5 bilhoes de anos atras… nos faz parar para pensar no que o presente e universo, se so vimos o passado, mas como assim, somos influenciados pelo passado? ou 5 bilhoes de ano atras fazem parte do nosso presente?

Mcnaught
Mcnaught
7 abril de 2008 5:38 pm

E os restos de galaxias acertam um homem rs. Pedras bem “reais.´´

Homem acertado por 5 meteoritos se diz perseguido por ETs.

Um bósnio que foi acertado cinco vezes por meteoritos acredita que está sendo perseguido por alienígenas. Cientistas da Universidade de Belgrado confirmam que todas as pedras que acertaram Radivoje Lajic vieram do espaço, segundo o diário online Ananova.

vejam mais…

http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2731397-EI1141,00-Homem+acertado+por+meteoritos+se+diz+perseguido+por+ETs.html

Jan… para de jogar pedra no homem rs.
[]´s

Lourdes
Lourdes
8 abril de 2008 3:02 pm

Geninha,
Espero que você encontre a paz!
Não deixe que ninguém te perturbe. Muita paz e luz para você!

Coringa
Coringa
7 abril de 2008 10:35 pm

Sobre o real os sonhos e interpretações da vida… “Ilusão (Maya): uma palavra terrivelmente mal compreendida, e talvez a maior responsável pela impressão de um país “de outro mundo” que se tem, popularmente, da Índia. Maya deve ser maya, idealmente, mas se um termo traduzido fosse necessário, então ‘realidade secundária’ seria adequado. Maya não é um termo que nega o mundo da existência, e sim, procura explicar a natureza da realidade existente. Ainda mais precisamente, Maya é a realidade perceptiva, em oposição à verdade mais elevada, que é a realidade conceitual. O que pensamos e sentimos ser a natureza do… Read more »

Edujanu
Edujanu
8 abril de 2008 1:09 pm
fabiana de lins
fabiana de lins
8 abril de 2008 1:14 pm

acid
hoje eu estava no site da BBC e fiquei intrigada com uma notícia: um homem transplantado cometeu o mesmo crime do doador: suicídio.
muito louco isso não é não ?
ainda, ele se casou com a viúva do doador….
segue o link da notícia:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/04/080408_transplantecoracaosuicida_np.shtml

isso dá pano pra manga hein ?!
um bom tema para seus posts futuros …
grande abraço fraternal e fique na Luz de Deus.
fabi

Aletaka
Aletaka
8 abril de 2008 8:01 pm

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u386154.shtml

eu não sei se li errado, ou se entendi errado… mas parece que fizeram uma grande descoberta lá fora.. sera que estou errado?

emanuelly osterne
emanuelly osterne
8 abril de 2008 11:11 pm

Se os sonhos são explicitos e h agente que eh meio miope e não consegue entender….então sou totalmente cega….Alguem me explica por que sempre tenho um pesadelo quando vou dormir???Sempre,sempre e sempre.Geralmente eh logo quando deito,quando vou pegando no sono…logo acordo com o pesadelo habitual me viro e durmo de novo(Ai sim,eu sonho normamente).Tou me acostumando tanto que ja sei decorado e salteado o enredo dos pesadelos e pulo fora(acordo)logo que a coisa vai esquentando.Ainda bem que ainda posso sair fora nessa fase,por que se tenho um pesadelo na fase normal do sonho,o enredo vai ate o final e acabo… Read more »

Geninha
Geninha
8 abril de 2008 12:45 pm

Vamos por parte: Antes de chegar aqui eu já estava estudando sobre a 2° guerra mundial e estava estudando os mitos. Pq eu estava sentindo sentimentos que não eram meus, e não estava entendendo que ‘barato’ era aquele. Estudar os mitos era ir contra a minha consciência, acreditamos que os mitos refletem o passado de nossos ancestrais e que isso poderia desencadear memórias geneticas… A ponto de nos confundir e nos fazer pecar(pecado é tudo aquilo que a tua consciência te acusa, é ir contra a sua consciência). Eu não consigo me projetar no outro… Então, um encontro com minha… Read more »

Geninha
Geninha
15 setembro de 2021 11:44 pm
Reply to  Geninha

Não estava de todo errada. Mas é decepcionante reviver tudo isso novamente.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 abril de 2008 12:23 am

Seu inconsciente está o tempo todo lhe mandando uma mensagem importante e vc ainda não se tocou qual é (ou ela não ficaria se repetindo).

Aletaka
Aletaka
9 abril de 2008 4:33 am

eu tinha esses problemas com pesadelos constantemente tambem, mas nao sei porque insconscientemente quando eu acordava eu via a luz do rádio relógio(despertador) refletindo pelo quarto todo, e a luz dele é verde (eu ja ouvi dizer na radiestesia que aparelhos eletronicos emitem uma energia verde que é prejudicial) nao sei se isso acabou afetando meu incosciente, mas sempre que eu esquecia o relogio descoberto eu tinha pesadelos, ai eu resolvi cobri-lo antes de dormi, eai pararam para minha sorte, pois, isso estava me prejudicando, eu acoradva cansado e td mais.. lembrei disso logo depois de ler o caso da… Read more »

Gugu
Gugu
9 abril de 2008 6:45 pm

Olha Geninha… Você falou dessa sua desconfiança com relação à repercução das ações dos antepassados e que isso influencia a sua vida. Se você sente que isso é uma verdade pra você, que é importante pra você, eu acho que você não deveria simplesmente fazer de conta que não existe esse problema que tanto te incomoda. Existe lugares que lidam com esses assuntos. São ensinamentos que tratam de questões espirituais, algo do tipo “a influência dos antepassados nas nossas vidas”. Mas a formação que você tem provém de uma doutrina cristã, que não acredita em almas de antepassados, etc. Por… Read more »

Marcel
Marcel
9 abril de 2008 9:13 pm

Ótimo post! De fato, realidade e sonho são conceitos tão abstratos e tão multi-facetados que se torna extremamente complexo discernir onde termina um e começa o outro. À grosso modo, o que seria a realidade para o pragmatismo Ocidental, não passa de um sonho para muitas filosofias orientais (isto é, uma parte infinitesimal da Realidade). E o que é a Realidade para o Oriente, não passa de sonho e delíro para este mesmo pragmatismo que domina os dias de hoje… Às vezes penso que a coisa mais real que existe seja a Evolução Espiritual (ou de consciência), que é onde… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
10 abril de 2008 2:15 pm

> Salve Acid, pueblo! Hoje no propor desta minha fase eu sugiro a seguinte pergunta: Será que o inconsciente não deu vez de si para “aprender” com o consciente, este que unicamente é o condutor sinóptico (interface) desta NOSSA REALIDADE? O Inconsciente não seria a parte da supra-consciência (coletiva e individual) que ao ser downloadeada dentro de Maya (vide espírito encarnado ou re-encarnado) nada mais nada menos que tem como meta absorver da CONSCIÊNCIA tudo que ela conseguir captar desta que é a REALIDADE do MOMENTO AQUI E AGORA.. nada mais útil para um sistema coletor FUNCIONAL do próprio universo..… Read more »

k47
k47
10 abril de 2008 6:28 pm

cara tu tambem acredita em outros mundos, em recarnacao, em carma e tantas coisas “alem” “mundos” por que ? nietzsche nao poderia acreditar no seu “alem homem” q é apenas o homem q caminha com suas proprias pernas q quer chegar na sua propria resposta.

emanuelly osterne
emanuelly osterne
12 abril de 2008 10:20 am

O que o inconciente tenta me dizer deve ser mensagem importante…porem não estamos conseguindo se comunicar….e olha que me considero ate boa nesse negocio de descobrir o significado profundo de certos mitos…..Se eu fosse eleger o pior monstro dos meus sonhos ,escolheria “A Agua“.Sempre que ela aparece,boa coisa não eh. Pior que eu adoro agua.Adoro o marzão infinito.Amo chuva,cachoeira.Gosto tanto que um banho de chuveiro vira terapia contra stress e raiva(Eu,literalmente,saio de alma lavada^^).E choro de emoção com certas musicas que enfocam o tema. Eu tenho intuição que agua eh quase um avatar do inconciente.E quanto mais profunda e escondida… Read more »

Olim
Olim
26 junho de 2008 11:45 am

Acesse de olhos fechados, para que o sonho não se escape, e sintam, “vejam”, maravilhem-se neste pedaço de sonho-real que é Bebel Gilberto…

http://www.bebelgilberto.com/

Jan Val Ellam
Jan Val Ellam
7 abril de 2008 2:39 pm

Decidi dizer a verdade!
Eu não mais profetizarei a vinda dos seres cósmicos. Eles não virão. Eu não tenho data marcada para sua chegada aqui no planeta Terra. Eu também sou um charlatão.
Ah, e eu nunca andei de nave cósmica!

Heheheheeh…. 1º de Abril! (atrasado pra vcs, aí da Terra)

No planeta em que estou, o dia de 1º de Abril é hoje.

Sofia
Sofia
7 abril de 2008 2:16 pm

A proposito de “Quando Nietzsche Chorou”, o filme é muito fraco comparado com o livro, que é magnífico.Este seria uma melhor recomendação. O post está muito bom! Abraços

Eric Chaves André
Eric Chaves André
7 abril de 2008 10:39 am

“Quando a gente abre os olhos, o sonho se fecha” Veja, esta frase do caro irmão é o reflexo da humanidade, com todo respeito. No entanto penso eu que, “quando a gente abre os olhos o sonho se torna realidade”, pois, ao compreender a realidade da vida e saber o verdadeiro sentido da existencia humana, compreedemos um pouco mais o que é Deus. Como o Mestre nos disse ” Deus é espirito e deve ser amado como tanto”,apenas o homem que pensa e anda pelo espirito, ou seja, que alcaçou a iluminação pode transformar sonho em realidade, tenha fé em… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 abril de 2008 1:02 pm

Tem razão cara, e tem mais pra mim Galileu deveria ter queimado na fogueira por abandonar as crenças de herdadas de outrora, de sua cultura imediata e ser estúpido o suficiente para despedaçar a realidade através de preceitos científicos comprováveis. Deveria ter queimado por ser mais racional e critico, ter se tornado um idiota bidimensional, padronizado, pasteurizado pelo novo saber comum q não dominava completamente, mas aceitava como “certo”. Talvez a idéia de morte não seja nem uma coisa real, ele poderia até encontra Morpheu, Neo e Trinity do outro lado, o lugar q ele de acordo com sua crença… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 abril de 2008 2:07 pm

Felizmente Newton, Einstein e Bohr, só pra citar alguns, não foram bidimensionais, caro anônimo(a). Luz & Paz, creio que haja mal entendido, sim, pois o próprio Kardec escreve: “Desconhecemos a origem e o modo de criação dos Espíritos; apenas sabemos que eles são criados simples e ignorantes, isto é, sem ciência e sem conhecimento, porém perfectíveis e com igual aptidão para tudo adquirirem e tudo conhecerem. Na opinião de alguns filósofos espiritualistas, o princípio inteligente, distinto do princípio material, se individualiza e elabora, passando pelos diversos graus da animalidade. É aí que a alma se ensaia para a vida e… Read more »

Luz & Paz
Luz & Paz
5 abril de 2008 3:08 pm

Acid, quem afirmou isso foi Kardec ou os espíritos? Se foi Kardec, então esta afirmação é subjetiva do homem Kardec. Se foram os espíritos, então a doutrina espírita está cheia de inconcistencias, o que atinge a sua credibilidade. Isto porque a afirmação que voce citou acima é o oposto do que se encontra no livro dos espíritos, questões 592, 597 e 601, como também ao trecho de materia passada “linkada” à materia atual. Gostaria de saber qual a fonte do trecho acima para eu possa tirar minhas proprias conclusoes acerca da doutrina espirita. Obrigado!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 abril de 2008 3:22 pm

Fonte: Livro “Obras póstumas”, § 3.o, 1a. Parte: PROFISSÃO DE FÉ ESPÍRITA RACIOCINADA, item 15. Há mais questões que sustentam essa tese, inclusive no Livro dos Espíritos: Na questão 607 de OLE, KARDEC afirma e pergunta: “Ficou dito que a alma do homem, em sua origem, assemelha-se ao estado de infância da vida corpórea, que a sua inteligência apenas desponta e que ensaia para a vida. (ver item 190). ONDE CUMPRE O ESPÍRITO ESSA PRIMEIRA FASE?” E a resposta, embora instrutiva, não resolve o enigma: “Numa série de existências, que precedem o período que chamais de humanidade”. Com a insistência… Read more »

Geninha
Geninha
5 abril de 2008 5:18 pm

São memorias geneticas. Está no sangue.

Podemos chamar o inferno e o céu, de impulosos de vida e de morte?

Einstein era lógico, mas não era muito bom em matemática(esa parte quem desempenhava eram os ajudantes). Sua imaginação era maior que seu conhecimento… Antes de morrer ele desejou ter mais matemática. 🙁

Tem muita informação no seu post, preciso pensar um pouquinho…

Abs!

Geninha
Geninha
16 setembro de 2021 12:04 am
Reply to  Geninha
Filipe
Filipe
5 abril de 2008 5:45 pm

Tem um equívoco no texto, na marca azul NIETZSCHE, que fala do filme quando nietzsche chorou.
Na verdade não são encontros fictícios entre Nietzsche e Jung, e sim entre Nietzsche e Josef Breuer, mentor de Freud e considerado por muitos o pai da psicanálise.
Achei o filme legal também, mas indico mesmo é a leitura do livro, muito mais abrangente e interessante.

Valeu, abraços a todos.

Little Fox
Little Fox
5 abril de 2008 6:02 pm

Oi Acid, nada relacionado, mas já assistiu ao documentario Zeitgeist?
http://www.zeitgeistmovie.com/

Resposta: já.

Geninha
Geninha
6 abril de 2008 6:04 pm

Não pensei um “pouquinho…”(fiquei um pouco triste) Pensei muito! Vc colocou palavras chaves no texto. É muito fácil, pra mim, analisar a sua intenção, a MINHA INTENÇÃO, a intenção de fulano e beltrano. Mas o que realmente importa é o que está por trás da intenção de cada um de nós: autoconhecimento. A questão é que as pessoas se fixam mais nas intenções dos outros e se esquecem de suas próprias intenções. E assim se desviam de seus objetivos. O difícil, pra mim, é ser irresponsável ao ponto e dizer algo que possa abalar a fé do outro. Eu posso… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 abril de 2008 6:14 pm

É verdade. Valeu, Felipe!

Bruno H
Bruno H
5 abril de 2008 6:44 pm

Bela frase:
“Quando a gente abre os olhos, o sonho se fecha”.

Ainda assim, sou muito mais Freud que Jung. Apesar de não negar totalmente Jung, só uns 90%. : )

Mas, by the way, bela frase…

Thahy
Thahy
6 abril de 2008 1:56 am

nossa… só agora que descobri que se pode comentar!

hmmm, tanto se escreve e se fala e se discute sobre os sonhos…
eles com certeza são matéria prima constituinte das nossas maiores realizações e temores…

p.s.: A D O R O este blog 😉

Renato
Renato
6 abril de 2008 11:23 am

Acid, somos a luz débil de algo que um dia brilhou intensamente.

Presto
Presto
6 abril de 2008 12:06 pm

Pois é, nosso grande problema é quando discutimos queremos de qualquer forma provar que o outro está errado em vez de tentar entender um pouquinho melhor o que o outro REALMENTE estava querendo dizer, embora a galáxias tenham deixado de exixtir ainda existem, pois podemos ve-las e elas sempre existiram em nossos olhos enquanto pudermos vê-las, da mesma forma, é claro e muito obvio até que são os espiritos de nossos ancestrais, que foram fazer parte do universo e estão a olhar por nós. Se eu estiver errado não me corrijam pois eu já sei, e tudo o que eu… Read more »

Renato
Renato
6 abril de 2008 12:47 pm

Presto, o que você quer dizer com “os espiritos de nossos ancestrais que foram fazer parte do universo e estão a olhar por nós”????

Geninha
Geninha
6 abril de 2008 7:58 pm

É isso mesmo que vou fazer. Ler alguns posts antigos(que comentei).

Enquanto isso…
Faz de conta que Neo acordou de seu sonho(matrix), abriu os olhos e deu de cara com a visão do Bruce Willis. Um agente do FBI que após cumprir sua missão em cuidar de um garoto autista, agora foi escalado para proteger o mais novo Herói… 🙂

Abs!

Geninha
Geninha
15 setembro de 2021 11:51 pm
Reply to  Geninha

😂😂😂
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:2

Jussara
Jussara
6 abril de 2008 9:56 pm

Nunca li Freud ou Jung, então a referência para o que escrevo é o seu post. Entendi que seria mais ou menos assim: a interpretação de Freud é racional, masculina, e a de Jung, emocional, feminina. As duas existem, são corretas e válidas. O que conseguimos enxergar, captar, interpretar, de nossos sonhos, é apenas a luz, intensa ou não, que nos chega atrasada, de algo que não existe mais, só em outro espaço-tempo (como as estrelas que “vemos”) e que parace-me ser uma vida paralela a essa que vivemos. Parece até poesia, mas é a realidade, física ou não-física. Nós… Read more »

Jairu
Jairu
6 abril de 2008 11:15 pm

Rapaz vou te dizer uma coisa, pra mim esse site é legal, o jovem as vezes escreve algumas coisas interessantes, só q as vezes isso aqui fica hippie demais pra minha cabeça…rsrsrs

Outra, Matrix é um otimo filme, mas não é um filme tão original assim, neguinho fica falando de Neo, Morpheus, sonho, realidade e blá blá blá… como se o filme fosse a bala q matou John Kennedy, mas eles dão uma bela de uma chupada em alguns filmes não tão famosos assim.

Anônimo
Anônimo
4 dezembro de 2012 4:32 am

Na tarde do último dia, os neófitos se reuniam na parte mais secreta do bosque sagrado, para lá assistirem ao rapto de Perséfone. A cena era representada ao ar livre pelas sacerdotisas do templo. O costume remontava a uma época muito distante, e a base dessa representação, a idéia dominante permanecia sempre a mesma, embora a forma variasse muito com o passar dos anos. No tempo de Platão, graças ao desenvolvimento recente da tragédia, a antiga severidade hierática dera lugar a um gosto mais humano, mais apurado e a uma tendência passional. Guiados pelo hierofante, os poetas anônimos de 340… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.