QUEM MATOU JESUS?

Pernambuco é mesmo um estado e tanto. Pioneiro, inovador, ousado! Tudo aqui é superlativo! Não é por menos que Pernambuco tem a capital mais violenta do país, o pior time do mundo (o Íbis), temos a maior agremiação carnavalesca do mundo (Galo da Madrugada), o hino mais bonito do Brasil (vocês conhecem o hino do seu estado? O pernambucano não só conhece como canta o refrão, pelo menos!) e desde 2002 somos recordistas no número de homicídios de mulheres!! Mas um dado costuma passar despercebido da maioria dos pernambucanos: não só temos o maior teatro ao ar livre do mundo, como o MELHOR teatro ao ar livre do mundo.

paixao de cristo pernambuco
Nova Jerusalém (Flickr)

Estou me referindo a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém: Um espetáculo grandioso, digno de primeiro mundo, com iluminação soberba, cenários grandiosos (aproveitando muito da “beleza rude” do agreste, parecido em parte com a Jerusalém daquela época), figurino deslumbrante e interpretação correta (aliás, a interpretação é o que menos conta, dadas as dimensões do espetáculo). Este ano, pela primeira vez, eu resolvi ir. Confesso que tinha preconceito em ver um Jesus estereotipado, longe pra caramba (são 3 horas de viagem) e lotado de gente correndo de um palco pra outro como loucos. Pois não é que me enganei redondamente? Na viagem conheci a feira de Caruaru, tomei chocolate quente, conheci uma parte do agreste que não conhecia (cheio de pedras monolíticas); O público, apesar desse ano ter batido um recorde, não se acotovelava, dava até pra sentar no chão e descansar, e a visão era ótima, pois o terreno é em formato stadium (tipo o coliseu romano). E o estereótipo… bem, esse povo todo foi lá pra ver o Jesus da bíblia, e não o de Martin Scorcese.

É justamente sobre isso que eu queria conversar agora, aproveitando o influxo de judeus ou simpatizantes advindos do post sobre Sobel, gostaria de tratar abertamente do espinhoso assunto da “culpa dos judeus” pela morte de Jesus, e o ponto-de-vista judeu seria muito bem-vindo, já que vou me embasar na única fonte de informação que dispomos sobre Jesus, que é o Novo Testamento.

Primeiramente, deve-se estabelecer que Jesus era judeu. Pode parecer redundante, mas esse é um ponto convenientemente omitido pelas igrejas, e reforçado pela mídia, que representa Jesus e seus discípulos com feições mais ocidentalizadas enquanto o Sinédrio tem traços mais árabes, do judeu daquela época. Culpar todos os judeus pela morte de Jesus é igual a culpar todos os gregos pela morte de Sócrates (e no entanto não se vê ódio dos filósofos contra os gregos). Jesus deixa bem claro que veio para Israel.

Ponto 1:

Jesus era judeu e veio em missão para o seu povo (e não “espalhar sua doutrina para o mundo”).

Ele era (ou pelo menos achava que era) o Messias (Mashíach), “O consagrado“; referente à profecia da vinda de um humano descendente do Rei David, que iria reconstruir a nação de Israel e restaurar o reino dos céus, com paz e justiça. Só que, pra maioria do povo judeu daquela época, o Messias só poderia vir como um guerreiro – que viria libertar o povo da subserviência à Roma – nunca um pacifista como Jesus. Ou seja, hoje temos uma visão deturpada de que o Messias era “Deus na Terra”, mas a coisa é mais como um Rei, “o agraciado/ungido por Deus” para libertar novamente seu povo e estabelecer seu poder, nada mais, nada menos. Tanto é que, em 130 d.C, surgiu Shimeon Bar Kochba, esse sim um guerreiro, que liderou uma insurreição sangrenta contra o domínio de Roma e conseguiu expulsar os romanos da judéia. Tanto é que o respeitadíssimo Rabi Akiva o declarou como Rei-Messias. Ou seja, conseguiu apoio tanto do povo quanto dos líderes religiosos (Sinédrio), coisa que Jesus não conseguiu. Bar Kochba, obviamente, não conseguiu vencer o poder esmagador do Império Romano (afinal, quem conseguia?) e acabou cumprindo o dito de Jesus: “quem vive pela espada, morre pela espada”.

Ponto 2:

Jesus se dizia o Messias, e foi este o motivo oficial de sua condenação pelo Sinédrio, que não o apoiava.

Mesmo não tendo apoio do Sinédrio, Jesus conseguiu arregimentar muitas pessoas. Milhares, talvez. A própria bíblia diz que seus discípulos batizavam mais gente que João Batista (João 4:1), e João foi muito, MUITO popular. Ora, Herodes mandou prender e matar João Batista pois temia que ele pudesse liderar uma rebelião, pois João criticava bastante os governantes e acreditava no “Reino dos céus” como uma coisa material. Jesus rompeu com todas as tradições quando veio com uma experiência puramente espiritual. O “Reino dos céus” já veio e não o perceberam; está em toda a parte, dentro e fora de você, acessível mesmo no cárcere, mesmo na humilhação de Roma. Muitas pessoas captaram a essência mística de Jesus, mas a grande maioria (inclusive alguns apóstolos!!) achava que aquilo era um eufemismo para uma revolução armada, no futuro. Outros já tinham aparecido como Messias em potencial, como o próprio João Batista, ou Menahem, o essénio.

Ponto 3:

O povo judeu não entendeu muito bem sua doutrina. Estavam mais interessandos na liberdade física e Jesus era a “bola da vez” na qual depositar as esperanças.

Por isso é idiotice culpar o “povão” judeu. Entre a humilhação de Roma e um judeu esquisito pregando amar o inimigos mas se dizendo o Messias, pode apostar que eles preferiam o judeu. E o que a bíblia mostra? Uma profusão de gente saudando Jesus na entrada do Templo de Jerusalém!! Caramba, imagine as dimensões grandiosas do Templo de Jerusalém, CHEIO de gente (por causa das festas de Páscoa) e entra um cara que faz aquela “feira” parar e gritar “Hosana ao Filho de Davi! bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!” e vários na multidão estendiam os seus mantos pelo caminho; e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. Cara, isso é recepção de um REI, uma mobilização em MASSA. Aí vem um cara no Fantástico dizendo que “aquilo de entrar com o burrinho era uma provocação aos romanos” e quis insinuar que Jesus era um agitador contra Roma. Será que ele não leu a bíblia? Uma das coisas que mais Jesus repetia era que tinha de ser assim “pra que se cumprissem as profecias”, ou seja, ele estava cumprindo os passos do Messias, que haviam sido profetizados há muito, muito tempo (coisas que estão no Velho Testamento). O burrinho, por exemplo:

“Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei- mos. E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei: O Senhor precisa deles; e logo os enviará. Ora, isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Dizei à filha de Sião: Eis que aí te vem o teu Rei, manso e montado em um jumento, em um jumentinho, cria de animal de carga.

Mateus 21:2-5

E o quebra-quebra no templo?

“Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derrubou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas; e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio; e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores.”

Marcos 11:15-17

Esse episódio selou o destino de Jesus. Ao dar uma mostra da sua força popular no seio de Jerusalém, Jesus estabeleceu-se primeiro como um alerta pra Roma, e depois um perigo mortal para o Sinédrio. Alerta porque Jesus era declaradamente contra a violência e contra o não-pagamento dos tributos (vide o episódio “Dai a César o que é de César“) mas o povo não pensava assim, e ele podia perder o controle do movimento. Perigo mortal porque Jesus era declaradamente contra os líderes religiosos e (quem diria) os “crentes” da época, e ascendendo ao nível de Rei a primeira coisa que cairia era o domínio religioso deles (que garantia a essa classe diversas regalias materiais, como, por exemplo, ganhar comissão em cima dos animais e bugingangas que eram vendidas nas portas do Templo).

jesus filme

Um detalhe que eu acho estranho é que o Governador da Galiléia Herodes Antipas não deu a mínima pra Jesus. O cara era paranóico o suficiente pra mandar matar João Batista (que era muito famoso, ou seja, ele não tinha medo da revolta do povo) mas desprezou completamente Jesus. Nos filmes vemos Herodes como uma pessoa alheia ao que se passa fora do seu governo, imersa em prazeres, mas o próprio Jesus o chama de “raposa” (Luc 13:32). Ora, uma raposa é tudo menos alheia e inconsequente. Uma pessoa como ele com certeza tinha espiões e era muito bem informada, tanto é que ele já sabia da fama de Jesus e tinha curiosidade em conhecê-lo. Ou seja, ele sabia que Jesus não era um adversário político, e que o campo dele era mais religioso. Não obedecia aos dogmas judaicos da época, nem às tradições, nem aos costumes. Por isso, não guardava o sábado do modo que havia sido imposto. Tinha sua própria idéia de como fazê-lo:

“Naquele tempo passou Jesus pelas searas num dia de sábado; e os seus discípulos, sentindo fome, começaram a colher espigas, e a comer. Os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é lícito fazer no sábado. Ele, porém, lhes disse: Acaso não lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, e como eles comeram os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem a seus companheiros, mas somente aos sacerdotes? Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Digo-vos, porém, que aqui está o que é maior do que o templo.”
(Mat 12:1-6)

“Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados.”
(Mat 12:12)

“E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”
(Mar 2:27)

Quebrava até as convenções sociais:

“Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos).”
(João 4:9)

“E nisto vieram os seus discípulos, e se admiravam de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe perguntou: Que é que procuras? ou: Por que falas com ela?”
(João 4:27)

Ponto 4:

Jesus não era um líder político, e sim religioso.

Então, quem tinha mais motivos pra matá-lo, Roma ou os religiosos judeus? Tudo aponta para os fariseus, claro. Mas, por que então Jesus não foi morto de acordo com a lei judaica?! Aí está a questão mais espinhosa e mal-contada, e gostaria da colaboração de vocês.

Na Bíblia consta que os sacerdotes não tinham autoridade pra matar ninguém sem autorização de Roma. Mas isso não é de todo verdade. Herodes não mandou matar João Batista? E a mulher que ia ser apedrejada por adultério? E quando os judeus pegaram em pedras (João 8:59) para jogar em Jesus? Vocês acham que era só pra machucar? Para a lei Judaica, a morte por apedrejamento era a sentença apropriada para a blasfêmia. O povo Judeu não crucificava e esse método de executar a pena de morte era de origem Grega ou Romana. Os Judeus executavam os condenados por apedrejamento, decapitação ou estrangulamento, de acordo com a natureza do crime.

Só que a bíblia – pra todo mundo que não seja bitolado – toda ela, desde o Velho até o Novo Testamento é um relato escrito por homens, de uma história oral e unilateral, escrita MUITO tempo depois do fato ocorrido; Então, deturpações (intencionais ou não) existem que podem favorecer um lado em detrimento de outro. É evidente que Jesus morreu por um método de tortura Romano (reservado aos maiores criminosos), e o fato do cristianismo ter se estabelecido justamente em Roma atenta muito contra a imparcialidade do texto bíblico (basta ver que foi Constantino, Imperador Romano, que escolheu quais livros comporiam o Novo Testamento e quais seriam jogados fora, ou seja, haviam várias versões na época).

Será que entre os judeus só Herodes tinha poder pra matar? E, mesmo que fosse, por que o Sinédrio insistiu tanto com Pilatos e não com Herodes, já que pro último tanto fazia ter Jesus vivo ou morto?! Será que o Sinédrio temia que, Jesus sendo morto por Herodes (ou pelo Sinédrio) haveria uma revolta popular que os destronaria? Então, por que não houve com João Batista? Esse negócio tá muito mal contado.

Ainda segundo a Bíblia, “Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais o pranteavam e lamentavam.” (Lucas 23:27). Não tinha uma multidão gritando “Crucifica!” ainda há pouco? Que povo inconstante, esses judeus… E a tabuleta que Pilatos colocou: “Jesus, rei dos Judeus” em várias línguas? Seria só pra irritar os religiosos, ou é um claro sinal de humilhação e intimidação a quem mais tentar se declarar Messias (não esqueçam do significado dessa palavra naquele tempo)?

Ponto 5:

Jesus sabia exatamente o seu papel nisso tudo, não queria estabelecer um Reino terreno, e sabia tudo o que ia lhe acontecer.

Esse ponto corre o risco de ser convenientemente colocado de lado por quem se interessa mais pelo Jesus histórico, pois é muito metafísico e fantasioso. Mas simplesmente não dá pra ignorá-lo. Caso o faça, então o Jesus histórico é OUTRA pessoa totalmente dissociada do personagem da Bíblia, que só compartilha a fama e o nome. Teríamos de achar que até mesmo o Sermão da Montanha é fantasioso, as parábolas, tudo o mais, pois mesmo a forma da morte dele é associada às profecias:

Em verdade o Filho do Homem vai, conforme está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do Homem é traído! bom seria para esse homem se não houvera nascido.
(Mat 26:24)

Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis de mim; pois está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.
(Mat 26:31)

Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
(Luc 24:44)

Então, depois de o crucificarem, repartiram as vestes dele, lançando sortes, [para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica deitaram sortes.]
(Mat 27:35)

Também, com ele, crucificaram dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda. [E cumpriu-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado.]
(Mar 15:27-28)

No final das contas, não tem sentido nem mesmo culpar os Fariseus pela morte de Jesus, pois era assim que tinha de ser. Afinal, como o próprio disse pra Pilatos:

Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado.

João 19:11

Referência:
Saindo da Matrix – Jesus Gibson de Nazaré;
Saindo da Matrix – A Paixão de Cristo (O filme);
Saindo da Matrix – Jesus de Nazaré

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
68 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Pompilio
Pompilio
13 maio de 2014 10:33 pm

Em primeiro lugar, alguns pontos devem ser esclarecidos, sob pena de ficar enxugando gelo: 1- Jesus não é judeu, Ele é Deus! 2- Não foram os judeus nem os romanos que O mataram, antes, Ele mesmo se entregou pela HUMANIDADE. 3- Jesus é o messias do povo JUDEU e não dos gentios. Esclarecido estes pontos, vamos a questão. A obra redentora promovida por Deus, através de Jesus, possui cunho mais abrangente do que imaginamos, uma vez que, visa a salvação da humanidade, senão vejamos; Os judeus não reconhecem Jesus como Messias e ainda esperam a vinda deste, sendo que, tal… Read more »

Clecio
16 setembro de 2023 2:13 am
Reply to  Pompilio

Jesus era judeu, e não veio para gentio nenhum, esse pensamento veio através da teologia cristã. Repare que ele mesmo diz que “VEIO SENÃO AS OVELHAS PERDIDAS DA CASA DE ISRAEL” – ou seja, veio apenas com esse propósito – por isso diz “eu não vim senão”. O próprio texto diz isso!

mario
mario
13 abril de 2007 11:13 pm

Claudia, eu nunca entendi muito bem o espiritismo….. mas como explica-se os espíritos desencarnados serem considerados espacialmente como corpos da quarta dimensão , enquanto no tempo como corpos físicos?
Se os estados sutis da matéria produzem corpos de existência espacial diferente , esses corpos devem ter uma existência temporal diferente, não concorda?

Claudia
Claudia
12 abril de 2007 8:03 pm

Dei uma olhada nos posts acima, mas não vi ninguém que tenha mencionado esses trechos da Bíblia, e caso alguém tenha, desculpem-me a repetição. 🙂 Acid, descordo com você quanto ao que você mencionou que “Jesus… veio em missão para o seu povo (e não “espalhar sua doutrina para o mundo”)”, por causa dessas passagens do Novo e do Velho Testamento: “Jesus disse: Mas eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no Reino dos céus;” (Mateus 8:11) “Levanta-te ó Deus, julga a terra, pois te pertencem… Read more »

Bono
Bono
12 abril de 2007 6:14 pm

Ekhart Tolle diz uma coisa mais ou menos assim: A palavra Deus é apenas um ponteiro para um realidade, voce pode se apegar a esse ponteiro, pensar e falar sobre Deus durante a vida inteira, mas isso não quer dizer que voce conhece o lugar para onde ele aponta. Do mesmo modo voce pode rejeitar esse ponteiro, numa espécie de apego invertido, e talvéz isso o faça negar não só a palavra mas o lugar para onde ela aponta.

Achei genial esse trecho.

Gustavo
Gustavo
12 abril de 2007 3:51 pm

Sobre o Messias, isso me surpreendeu. Sobre pular de um predio e viver, teve um caso inicio do mes de um menino que caiu do 9º andar e ainda vive.

Meu avô morreu quando escorregou de um degrau de sua casa e cai de nuca no as cimento…. Coisas da vida…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 abril de 2007 3:41 pm

Pular de 5 andares não garante a morte. Uma chinesa caiu do 6º e foi salva por 20cm de m… graças a uma fossa entupida!

http://www.tomatecru.net/bizarro/mulher-cai-de-6-andares-e-e-salva-por-monte-de-fezes

Gustavo, o Jesus só é messias pra gente. Só que Messias é parte da cultura judaica e pra eles não é, então OFICIALMENTE Jesus não é o Messias, por mais que a gente, que não é judeu, queira 😉

Gustavo
Gustavo
12 abril de 2007 3:35 pm

Tua sensibilidade é tocante Loko. Não encarar o que você disse como uma provocação. Querer a própria morte por acaso é natural? Não sei se você me conhece, se é daqui, mas foi exatamente isso que eu fiz (sabe o caso da Rua Santana?). Pulei e não morri. Engraçado, né? Tem coisas que não tem explicação fácil. Não encaro isso como uma coisa ruim, é mais uma experiência e com certeza não sou mais o mesmo. Dizem que a minha profissão é a que mais aposenta por insanidade. Bancário, se não é maluco, um dia fica. Talvez ser “Loko” seja… Read more »

Loko
Loko
12 abril de 2007 3:13 pm

Gustavo…vc disse q tentou o suicídio e não conseguiu? como assim? creio q não existe uma forma de falhar em suicidio para aquele q realmente queira se matar…vc me diz q não deu certo?????? oras…pula de um predio de 5 andares q garanto q vc num vai falhar…agora…creio q vc deu aquelas de vou cortar minhas veias pro papai ver… Olim…agradeço sua sinceridade…aliás é o q mais espero q tenham comigo…é o q sempre tento ter com todos q conheço…sinceridade…mesmo q doa…como diz uma frase q vi: Me mágoe com a verdade, mais não me alegre com as mentiras… A… Read more »

Olim
Olim
12 abril de 2007 2:55 pm

Gustavo:

Muito legal o quê acaba de dizer…

Passei por momentos difíceis em minha vida – ainda passo!hehe-, mas hoje estou mais ciente dos meus pés na trilha que eu resolvi trilhar.

É como caminhar se maravilhando com a natureza, mas sem me identificar com ela, sem querer me moldar na paisagem ou ser absorvido por ela. Procurar um apoio sem que ele me escravize; ajudar a quem precisa de meu apoio e continuar caminhando.

Gustavo
Gustavo
12 abril de 2007 2:24 pm

Loko, eu já fui um materialista (marxista), mas a gente muda e pensa diferente, procura motivos… Talvez seja nos momentos difíceis que procuramos “Deus”. Bom, procurei Deus e não o encontrei. Tentei o suicídio. Me ferrei e não morri. Esse pensamento de morte é difícil de apagar. Conheci o budismo e o espiritismo, mudei meus pensamentos. No espiritismo culpei os espíritos obsessores e no budismo descobri que tudo é vacuidade… A vida não acaba com a morte e faça o melhor hoje. Se tudo isso é é mentira, que seja. Pra mim é verdade. E nem morrendo saberei se há… Read more »

Olim
Olim
12 abril de 2007 1:38 pm

Loko;

Achei MARAVILHOSO o quê acaba de escrever… Pela primeira vez, desculpa a franqueza, vc disse algo original, suas concepções acerca de tudo isso e disse de um modo próprio, original, sem querer ferir a nada e ninguém…

Valeu…

🙂

Loko
Loko
12 abril de 2007 12:56 pm

A meu ver, se existe outra vida…só saberei qdo tiver ido para o túmulo…agora, é um tanto perigoso ao menos para mim, vc renegar suas vontades apenas esperando a “vida eterna”, ou o paraíso… Podem observar…grande parte das pessoas não cometem os “pecados”, ou aquelas vontades que tem, não por não querer, mais sim por medo do castigo eterno, ou vontade de viver no paraíso… Prefiro ser bom por ser bom, sem esperar nada em troca…e se for ruim, estar consciente disso e não jogar a culpa dos meu erros em “espiritos do mal”, ou seja, arcar com aquilo que… Read more »

Olim
Olim
12 abril de 2007 12:04 pm

Gustavo:

Tenho um amigo judeu que afirma que Jesus para eles é como uma pessoa qualquer, nunca o Messias a que eles até hoje aguardam…

Gustavo
Gustavo
12 abril de 2007 11:58 am

Um dúvida…

Ok, a vinda do Messias estava prevista no Velho Testamento, não é isso? Jesus veio e ai? Não é ele o salvador? Eles o mataram (era o objetivo d’Ele morrer mesmo) e hj ainda tenho a percepção que a vinda d’Ele tanto fez pros judeus pq eles continuam nos velhos pensamentos de bater a cabeça na parede (ehuhueaaieh, entende?)….

Me dêem uma luz !

obrigado
falouu

blindman
blindman
12 abril de 2007 12:35 am

se deus nos conhece infinitamente bem ,como ele pode se ‘sentir’ ofendido por algo que façamos? para tirar Jesus do sério, acredito que seria necessário muito mais.

axo q a quebradeira do templo tá mal contada tb.. 🙄

mario
mario
13 abril de 2007 11:35 pm

Sobre a passagem: Dizei à filha de Sião: Eis que aí te vem o teu Rei, manso e montado em um jumento, em um jumentinho, cria de animal de carga.”
Entendo como jumento os pensamentos, o centro intelectual humano, como se Jesus já tivesse alcançado um perfeito controle sobre o mesmo, assim como Neo que subjugando seus pensamentos no final do primeiro filme consegue ver a Matrix como realmente ela é…

maute
maute
17 abril de 2007 5:23 pm

Eu não li tudo pq estou sem paciência e pq tenho o estranho hábito de ler o último parágrafo de tudo antes de terminar a leitura, mas não é sobre esse posto q eu quero falar (não achei interessante) mas sobre a ausência de assuntos relativos a cabala aqui so seu site Acid. Não inflar (pro seu bem) seu ego com isso, mas esse é o blog q eu mais visito últimamente, e sinto q falta alguma coisa sobre cabala e xamanismo… Só isso mesmo.
Valeu

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 abril de 2007 6:08 pm

Maute, é que eu nunca mais li nada sobre cabala, daí que eu não escrevo só por escrever. Por isso que as seções de hinduísmo, taoísmo e sufismo também estão paradas…

Anônimo
Anônimo
25 março de 2012 2:50 pm

Quem matou Jesus
foi os NOSSOS PECADOS !!!
Ótimo textO !!!

Patrícia Becker
Patrícia Becker
9 janeiro de 2009 10:41 pm

Poxa, vamos combinar que a bíblia foi escrita por um bocado de gente, e que a história costuma ser contada a partir do ponto de vista de quem está no poder, de quem, naquele momento, possui as rédeas da história. Logo, nada mais natural que a culpa pela morte de cristo fosse depositada nos judeus e não nos romanos. Talvez se naquele momento o império fosse judaico a bíblia depositaria a culpa nos romanos (?). O fato é que nunca saberemos com certeza o que aconteceu. E se aconteceu. Vale lembrar que o povo judeu foi o bode espiatório mais… Read more »

Anônimo
Anônimo
6 outubro de 2008 9:05 pm

a teologia diz que cristo morreu pelos pecados do mundo,entao qdo um orelhudo diz que os outros mataram jesus e não -eu matei jesus com os meus pecados,trata-se de mais um ato de covardia espiritual

Luidgi
Luidgi
28 fevereiro de 2008 10:25 pm

Fácil, Caifas o amigo do guampudo que levou Cristo para ser julgado perante Pôncio Pilatos e os judeus que os condenaram. A+B creio que por isto os judeus sofreram tanta perseguição na segunda guerra mundial. Sua mesquinhez e usura atrairam a ira divina. Abraços a tds:)

Marcelo
Marcelo
3 janeiro de 2008 1:53 pm

Saindo da matrix, uma história curiosa sobre a crucificação de Jesus é a seguinte: O bandido, que foi solto por causa dos pedidos do povo judeu se chamava Jesus Barabbas. Esse fato é muito curioso, porque Bar Abbas significa filho do pai. Quando Jesus dizia que seu pai estava no céu, ele falava que o seu Abba estava no céu. Então existiam dois presos com nome Jesus. O Jesus, Filho do Pai e o Jesus, Messias. O povo judeu escolhe que o Nessias seja crucificado e o outro seja solto. Isso não é muita coincidência? Duas pessoas com nome de… Read more »

Guilherme
Guilherme
8 outubro de 2007 11:53 pm

Tem também um outro Jesus. Conhecido como barabbas, ou seja, filho de Deus. As ultimas palavras ninguem sabe, pois um evangelho diz uma coisa e o outro diz outra. Sabemos porém, através de um evangelista, que se ele tivesse dito algo parecido, teria usado um verbo diferente do salmista. Historicamente o julgamento é impossivel, então sobra-nos a história dos filhos de Judas Galileu, que foram crucificados perto daquele tempo. Eram rebeldes contra o dominio romano. Seus nomes eram Jacob ou Tiago, Yochanan ou João de gamala e Shimon o tsefa. Eram biryonim ou baryona. Quem os crucificou foi Tíberio, o… Read more »

bono
bono
10 agosto de 2007 9:44 pm

“Antes de o Buddha morrer, seus seguidores perguntaram o que eles deveriam dizer ao mundo. Buddha disse quatro coisas bem interessantes. Ele disse que seus seguidores deveriam dizer ao mundo que houve uma vez um homem comum chamado Siddhartha, em Kapilavastu, na Índia. Siddhartha veio a esta terra como um ser humano comum. Ênfase na palavra comum. A segunda mensagem era que este homem comum atingiu a iluminação. Este ser humano comum mais tarde ensinou um método de como atingir a iluminação; esta era a terceira mensagem. A quarta mensagem era que até mesmo este ser iluminado faleceu. Estas são… Read more »

bono
bono
10 agosto de 2007 1:38 pm

Sem querer ofender, mas eu estive pensando, na minha opnião não faz sentido nenhum Deus matar Jesus para que o sangue derramado de um santo redima os pecadores. Tive de escolher uma entre duas opções que encontrei a respeito dessa teoria: 1- Não acreditar nela por não me achar tão indigno a ponto de precisar do sacrifício de outro homem para me redimir. 2- Acreditar nela por medo do sofrimento que Deus pode querer me causar pelo fato de eu ser um pecador. Essa história que as igrejas contam me faz alusão ao impulso insano que o ser humano comum… Read more »

LouBrito
LouBrito
10 agosto de 2007 12:46 pm

🙂

LouBrito
LouBrito
10 agosto de 2007 12:43 pm

QUEM MATOU JESUS ?!??

Já vimos que… Não foram os Judeus… Não foram os Romanos…

O fator determinante foi o grande amor de Deus por mim e por você!

A pergunta é…

O que significa para você a morte e ressurreição de Jesus?!??
Você tem duas opções:
1. Pensar que “isto é apenas uma lenda”… ou
2. Levar Deus, Sua Palavra e Jesus Cristo a sério!

Ionaldo
Ionaldo
29 julho de 2007 11:12 pm

Entao segundo o seu texto tambem temos que subtrair toda a culpa de Judas e até mesmo dos romanos, e adimitir que Jesus nada mais era do que um suicida. Mas ele mesmo disse: “é necessario que o filho do homem seja entregue, mas ai daquele por quem é entregue”, ai vem a questao do livre arbitrio. E ainda tem a passagem em que num tribunal romano(com as leis mais avançadas da epoca) Pilatos não encontra nenhuma culpa digna de crucificaçao em Jesus e quer liberta-lo, mas os Judeus inflamam a multidao a pedir sua crucificaçao. E até mesmo a… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 junho de 2007 5:23 am

😐

Guilherme
Guilherme
23 abril de 2007 11:12 pm

Para saber quem foi Jesus, precisamos saber o que era ser um fariseu zelote do partido dos biryonim. Eis o homem.

belvederius
belvederius
18 abril de 2007 6:13 pm

porque parou?…parou porquê?

Bono
Bono
12 abril de 2007 12:06 am

Creio que essa violência de Jesus contra os vendedores de oferendas é mais por conta da ofensa cometida contra Deus. Para si ele aceitava qualquer ofensa.

Acho que Jesus via a vida de maneira completamente diferente de nós, seu foco era completamente transcendental, por isso não achava que era um absurdo levar um tapa na cara por exemplo. Porém achava inaceitável qualquer ofensa à Deus.

BigCigar
BigCigar
11 abril de 2007 7:02 pm

Avaliando além desta base de idéias levantadas. 1(uma) delas eu costumo colocar em xeque e sempre encontro a mesma condicional. No evangelho de Tomé “Eu lancei fogo sobre a terra, e eis que o vigio até que arda.” vejo que a atitude passiva de Jesus é um problema sim para o “poder” coadjuvante. Imaginem se hoje em dia 50% da população mundial (a que mais sofre sob a miséria da humanidade) vivesse em espírito e prática cotidiana apenas parte.. digo parte apenas do que ensinou Jesus, de certo haveria um grande caos na economia mundial! Quem gostaria de crescer tanto..… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
11 abril de 2007 4:38 pm

Oi Loko. Os apóstolos também achavam “Lokura” essa posição de Jesus. Afinal, o cara não tem amor à própria vida? Mas ele tinha… não só à dele, mas a todo tipo de vida. E ele sabia que a vida aqui na Terra é só um tipo delas. E tinha uma resposta pra isso: “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem odeia a sua vida neste mundo, guardá-la-á para a vida eterna.” (João 12:24-25) Portanto,… Read more »

Bono
Bono
10 abril de 2007 1:53 pm

Penso que até hoje não entendemos Jesus. Sempre esperamos ver ele voltar em um jumentinho voador para nos libertar do capitalismo, do materialismo, do terrorismo, de Washington, dos americanos, do Lula. Nossas novas Romas, e novos imperadores. Esperamos que ele (ou a “nova era”, a “transição planetária”, os “mestres acencionados”, o Ashtar Sheran, os ETs, etc.) mude o mundo ou nos cure de nossas mazelas físicas/mentais/financeiras, mas esquecemos que o objetivo da mensagem dele era tirar as vendas de nossos olhos, e nos fazer enchergar o ‘Reino dos céus’, nos mostrar uma mudança interior, e não mudar o mundo exterior… Read more »

Olim
Olim
10 abril de 2007 1:46 pm

Lá na minha terrinha adoradora da gota serena, temos – tambéééém!!!-a MELHOR carne de lagartixta assada na brasa, é uma delicia sem igual…hehehe

Temos o MELHOR carnaval do planeta; temos o MELHOR futebol do mundo; seremos a Nação do Futuro, que, por sinal, será a MELHOR; temos o MELHOR povo do mundo… E, por aí, vai.

Quando morei em Recife ia comer o MELHOR arrumadinho, lá na mais-que-perigosa Brasília Teimosa. Comia o arrumadinho aqui e de olho atento lá no que ocorria nas proximidades…

O que é ser o MELHOR e o que é não ser o PIOR?

iazbek
iazbek
10 abril de 2007 1:29 pm

Pernambuco tem a capital mais violenta do país, desde 2002 somos recordistas no número de homicídios de mulheres!! E a prostituição infantil?

Mas um dado costuma passar desapercebido da maioria dos pernambucanos: não só temos o maior teatro ao ar livre do mundo, como o MELHOR teatro ao ar livre do mundo.

Estou me referindo a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

Que lindo, que contraste maravilhoso. Temos tudo de ruím, porém, temos o maravilhoso espetáculo “Paixão de Cristo”.

Fala sério!!

vib
vib
10 abril de 2007 11:13 am

Fênix Bruno….fênix .

Olim
Olim
10 abril de 2007 11:07 am

Fomos nós(como pós-evento) mesmos que criamos e valorizamos essas instituições das datas religiosas e suas decorrentes interpretações, conceituações, elocubrações, fantasias, deturpações…

Os ensinamentos ficaram só nas palavras…

Bruno H.
Bruno H.
10 abril de 2007 10:36 am

Esse negócio de páscoa eu acho uma coisa meio… hum… sabe?
Matam o cara todo ano, revivem as dores dele e depois ressucitam-no, no domingo, só pra matar ele de novo no outro ano. Já não bastava ter matado uma vez?
Sem contar o malha Judas…

Eu acho que a páscoa é uma data de sadismo total.

Moonspell
Moonspell
10 abril de 2007 9:44 am

Intervenção da mão do homem. Com certeza, esse negócio tá muito mal contado. O que vale é respeitar os ensinamentos. Belíssimos, verdadeiros. Daí, não acredito que ele veio para criar templos, igrejas, nem cristãos. E sim, mostrar e compartilhar o conhecimento de como chegar até o pai, “Deus.´´ De como amar uns aos outros. Por isso, sempre achei interessante ler os textos apócrifos. Porque eles tem pouquíssima intervenção da mão do homem. Intervenção essa que existe até hoje. Afinal, olha o número gigantesco de igrejas que temos. Cada um lendo a bíblia e interpretando do seu jeito. Menos a parte… Read more »

Paulinha
Paulinha
10 abril de 2007 8:38 am

Pernambuco é mesmo ousado!

Esse espetáculo é muito bomm! Pensava que ia levar empurrões de um palco para outro, mas não, o caminho para os 9 palcos foram tranquilos. Porém é muuuuuito cansativo. Mas vale a pena. 🙂

Bjux!

E Santa Cruz.. é uma fase, viu?
😡

Alan
Alan
10 abril de 2007 7:59 am

Creio q a principal missão de Jesus era ser o exemplo. Como nós deveríamos os tratar. E ele sabia q o povo não estava preparado para um choque de atitudes, ninguem ia conseguir ser como ele. Tudo a seu tempo! A alma q queira violar as suas reais tendencias para ser melhor do que realmente é comete um grande erro!! Antes de ser como ele temos que entender quem realmente somos, nossos medos, paixoes e afirma-las pra nós mesmos!! Acredito q as pessoas desse mundo evoluiria muito mais rapido se afirmassem todos os seus erros. Tudo ficaria claro, não haveria… Read more »

Thiago Alcalde
Thiago Alcalde
10 abril de 2007 3:01 am

Olá amigos, estou voltando aqui, no meu costume de indicar um livro sobre o assunto e resolvi falar um pouco mais também. Nossa, parece que apenas porque está escrito na bíblia a vida de Jesus, significa que ele não existiu ou que não chegou a fazer nada do que está escrito lá, há tantos escritos sobre o assunto, várias reconstituições que passam direto no discovery channel e ainda falam que Jesus não existiu ou que é tudo fábula? Realmente incompreensível esses argumentos. E quanto ao livro (ae Acid, comenta por favor!) eu recomendo o livro “O Sublime Peregrino” do Ramatis,… Read more »

Lia
Lia
10 abril de 2007 12:52 am

Lembrei-me de South Park…
Oh my God, they killed Christ! You bastards!
Todo episódio fadado a morrer, toda vez alguém diferente o mata. De quem é a culpa?
Who cares… no próximo ele volta. 😀


Foi mal. Mas eu vou ter que trabalhar até as 4 da manhã… meu humor está um tanto afetado.

Ainda sim… com toda tecnologia disponível hoje em dia, é provável que uma hora haverá a quem apontar o dedo.
Mas isso traria mais danos que qualquer benefício… melhor que fique a mensagem sob os holofotes, não o mensageiro.

Caesar
Caesar
10 abril de 2007 12:31 am

Acid,
Todas as versões bíblicas, originam-se da ¨Vulgata Latina¨,que é uma composição de escritos escolhidos (pelo Concílio de Nicéia) por interesses políticos da época (séc.IV).
Humanos nada santos decidiram o que éra ¨sagrado¨e o que éra apócrifo.
Se Jesus existiu e se voltasse, faria novamente a mesma coisa: DARIA UMA ¨BANANA¨ AOS ESCRITOS ANTIGOS.
Chega dessas historinhas infantis.
Prefiro as fábulas de Esopo

Caesar

Felipe
Felipe
9 abril de 2007 11:38 pm

Então, todo esse post CSI e no final… ninguém tem culpa? 😛

Eu não sou cristão nem judeu (nem italiano), não me faz diferença se quem quis matá-lo foram autoridades religiosas judias ou autoridades políticas romanas. Mas ele foi morto por alguém. E “era assim que tinha que ser” não é um argumento válido pra inocentar quem quer que tenham sido. É que nem Bush e suas guerras que “foi deus quem quis”.

De qualquer modo, eu concordo que não tem sentido culpar por que todo mundo que matou Jesus já morreu também. Já era, pessoal, superem.

vib
vib
9 abril de 2007 10:35 pm

Que alegria ver um novo post… realmente é a Páscoa…e com respeito ao texto hoje só tenho uma palavra : Maktube.

Olim
Olim
10 abril de 2007 2:04 pm

E certa vez fui – compulsoriamente!- convidado a assistir uma palestra do Dr. Lair Ribeiro, com fundo de neurolinguistica, mas com uma essência de estimular os profissionais para renderem melhor em seus trabalhos(coisa de chefe superficial mesmo). Pois bem,a palestra usava o SUCESSO como fator preponderante para a felicidade… Ser o MELHOR, nos mínimos detalhes, pois “vc não será um líder com sucesso se atingir só segundo lugar(aí, neste momento, mostra o slide do cavalo que ganha de seu adversário por um pentelho da cabeça e assim conseguindo primeiro prêmio de milhares de dólares). SUCESSO! Ser o MELHOR!: será que… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
10 abril de 2007 2:12 pm

Contraste… A maneira que ele escreveu o post está boa. Vejo da seguinte maneira: Geralmente a mente é negativa, principalmente uma mente fraca. Sendo assim, os olhos procuram apenas por defeitos. Ao invés de elogiar (o que tb nem é necessário) a mente que costuma ser trassoeira e negativa fica lá, perdendo tempo na sua procura por algo errado. E ao invés de expor sua visão e raciocínio, fica assim, despejando besteiras. Sou de SP, e a visão que muitos tem por aqui, a respeito de Recife e Pernambuco é a que ele colocou. Legal citar esse contraste. SP está… Read more »

Loko
Loko
10 abril de 2007 2:53 pm

uma coisa q nao compreendo…ao mesmo tempo q tempo q dizia para amar aos inimigos…tb chamava as pessoas de viboras…ou entaum aquela parte da biblia q diz…aí daquele q tokar em meus pequeninos…
nessa parte vale esquecer o amor ao próximo?

Olim
Olim
11 abril de 2007 4:07 pm

Loko, creio que não seja renegar a vida, mas sim aprofundar a vida. Talvez nosso conceito de vida seja ainda meio superficial… Viver seria trabalhar para ter comida, dinheiro no bolso, dar boas gargalhadas num bar, tomar umas e outras, azarar, estudar, ter uma profissão, ter uma esposa, filhos, casa, carro…? Não deixar de ser um estilo/modelo de vida, mas temos(não sei se concorda) um algo que nos incita a perguntar se a vida é só isso. Esse algo já é uma ponta do iceberg, uma janela que pode levar a uma paisagem cada vez mais rpofunda da vida a… Read more »

Olim
Olim
11 abril de 2007 3:56 pm

No pé da goiaba realmente é nos muito difícil assimilar tal ação/pensamento do Cristo de dar a face oposta ao que nos faz mal, de não revidar, de amar ao próximo como a si mesmo, de amar aos outros como Ele nos amou… Mas esses ensinamentos são lindos demais e por isso só já são suficientes, pois dentro dessa beleza toa a que ele nos ensinou e praticou deixou para nós a capacidade de ter tais pensamentos, só nos falta mesmo é agir, ser um caminho de paz, de união e de amor. Podem até dizer que palavras belas por… Read more »

Loko
Loko
11 abril de 2007 3:54 pm

com certesa cara…praticamente impossivel…apenas renegando sua própria vida para fazer isso…agora veja…se vc tem a vida…ira renega-la? para… vive mais esta morto ja…

Se Deus é poderoso a ponto de criar todo o universo não precisa de um homem que mija e peida como todo mundo pra representá-lo na terra!!!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
11 abril de 2007 3:38 pm

Exatamente. Perdoar aos inimigos. Quem perdoa não revida. Igual a Gandhi.
Coisa bem difícil de se alcançar, diga-se de passagem…

Loko
Loko
11 abril de 2007 3:24 pm

entaum…q não seja a palavra omisso entaum…mais a posição dele era clarissima mesmo…apanha q nem um condenado e fica de boa…e isso num digo apenas no sentido fisico…
espero q naum apaguem meus comentarios novamente amigo

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
11 abril de 2007 3:12 pm

Omisso é não ter posição. Jesus, ao contrário, tinha posição CLARÍSSIMA. Usar de violência é outra coisa…

Loko
Loko
11 abril de 2007 3:05 pm

“ser omisso diante de um absurdo; deixar que sejamos dominados pela força e imposição de outra?”

Concordo q não devamos deixar a sinceridade de lado…porém segundo o q li a respeito de Jesus ele dizia caso apanhasse de um lado na cara…tinhamos q dar o otro lado para bater…
isso me parece ficar omisso diante de um absurdo…

Juca
Juca
11 abril de 2007 3:01 am

Nova Jerusalem é um lixo!

Viva a cultura brasileira!

zé_ruela
zé_ruela
11 abril de 2007 12:17 am

zuera Acid…kd seus post da hora???

zé_ruela
zé_ruela
11 abril de 2007 12:16 am

menos…menos!!!
pernambuco é um atraso pro Brasil!

Josimar
Josimar
10 abril de 2007 9:18 pm

Meu caro Acid, gostaria de te enviar um arquivo sobre Jesus. Isso é altamente revelador. Aguardo um contato seu pra fazermos da melhor maneira. Estou no aguardo. Um abraço.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 abril de 2007 7:29 pm

Loko: Jesus podia ser pacifista, amar ao próximo, mas não era um deslumbrado, como gostam de retratar os da Nova Era. Como disseram aqui, amar vai muito além de falar coisas bonitinhas, usar eufemismos, ter um verniz de respeito pelo próximo e jogar seus verdadeiros pensamentos pra um calabouço dentro da alma. Amar é também compreender, aceitar, ceder, e Jesus foi a representação máxima disso, quando se submeteu como um cordeiro ao poder estabelecido mas sem mudar 1 palavra do que acreditava e pregava (e vivia para isso). É uma noção de amor muito, muito elevada, que talvez possamos gastar… Read more »

Antenor
Antenor
10 abril de 2007 5:51 pm

Adorei!
Muito bom mesmo.
Como a gente pode conversar mais?
Trocar informações???
Abraços.
Obs.: Da uma olhada no meu blog

Olim
Olim
10 abril de 2007 3:03 pm

Loko:

Eu não sei te dizer… Eu não estava lá… Só sei que isso foi dito por alguém(s), escrito por outro(s) alguém(s), em alguma época(s), por algum motivo(s), com alguma finalidade(s)…

Por outro lado o quê é amar ao próximo? É somente dizer coisas belas; passar as mãos na cabeça dos outros quando fazem algo que prejudique a outro; ser omisso diante de um absurdo; deixar que sejamos dominados pela força e imposição de outra?

Kzão
Kzão
9 abril de 2007 9:42 pm

Hj é + facil analizar fatos d história antiga, através d comparações c/ costumes populares d época, tradições, obras d arte q remontem o período, fatos antropológicos e arqueológicos. Agora… grande erro será seguir p/ apenas 1 caminho, embasar conclusões em apenas 1 documento (no caso à Bíblia). São erros c/ esses, q servem d instrumento aos q manipulam a opinião pública p/ cegar as massas. A verdade, esta ñ esta escondida, basta tirar as vendas e olhar!!!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.