300 DE ESPARTA

Estou realmente cansado de tanta malhação injustificada com o filme 300 de Esparta. Assisti só ontem, e o que era desconfiança se transformou em revolta. Não tem nada de “boiolismo explicito”, “supervalorização dos bíceps” e “tanquinhos dos espartanos”, o Xerxes não é uma “bichona louca”, nem ataques ao Irã ou todas essas referências que os críticos a-d-o-r-a-m (com afetação, mesmo) botar nos jornais. Afinal, se não fizerem um monte de referências, talvez não paguem o salário nem o valorizem como crítico (que, na mente deles, é algo como um estudioso, literato do cinema). Não sei como gastaram tantas linhas com um filme pra se ver comendo pipoca com os amigos e que foi fielmente transposto de quadrinhos (repito, QUADRINHOS) para as telas. Até o Arnaldo Jabor, que poderia estar mais ocupado com os nossos deputados que resolveram que segunda feira é um dia muito chato pra trabalhar, dana-se a meter o malho no filme. Deve ser um embate entre a Sombra dele e o superego. O que eu vi – claramente, diga-se de passagem – foi coerente com a entrevista que o diretor deu no Brasil: uma fábula, contada por um soldado espartano (ou seja, com todos os exageros que um soldado tentando motivar seu povo para a guerra comete, mais ou menos como Herótodo, que exagerou o número de persas pra 5 milhões, quando estudiosos dão no máximo 250.000), falando da vinda de um povo totalmente extravagante dos confins do mundo, trazendo animais que nunca viram antes (e por isso que o rinoceronte é tão deformado) e soldados que eram verdadeiros DEMÔNIOS com garras (e isso está retratado literalmente no filme!!!). O próprio Xerxes é um gigante com voz de trovão (que nem está nos quadrinhos!!). Será que isso não é suficiente para os geniozinhos do cinema perceberem que é um filme de fantasia?

E a crítica ao visual? Minhanossasenhoradaaparecida, que cara mais ignorante em quadrinhos esse Jabor! Esse é o melhor e mais perfeito retrato de uma HQ que eu já vi na vida, batendo até Sin City! Fique em estado de êxtase o tempo todo, cada cena é uma pintura (de graphic novel, que fique claro) e quem leu os quadrinhos vai se deliciar!! Até nos planos, quando Leônidas está lutando, a cena congela (como um quadrinho) em momentos-chave, tudo estilizado, com o sangue espirrando da mesma forma que nos quadrinhos, e com a cor (magnífica, soberba) usada por Lynn Varley (esposa de Miller). Tem até a narração em off! Só falta mesmo o balão! Os “penhascos góticos laranjas e azuis” que Jabor chama de “horrendas aquarelas de sub-acadêmicos” são a mais alta expressão de arte da cultura pop dos 90, as graphic novels (aliás, foi essa dupla que definiu como se deve “ser” uma graphic novel).

E as críticas que o filme é fascista, valorizador da eugenia? Caramba, THIS IS SPARTA! O cara grita isso o tempo todo nos trailers e não perceberam??!! Em Esparta o ser humano é propriedade do estado! Não culpem o Miller, culpem a história! É um espartano contando, lembra??! Os persas (inimigos) só podiam ser feios e deformados, mesmo! O diretor ainda foi muito gente-boa, colocando um Arcadiano pra representar o bom-senso, pra abanar a cabeça e dizer “isso é insano” (por falar em insanidade, dá pra ver várias vezes um olhar de louco nos olhos de Leônidas e de alguns guerreiros), e lembrar que ELES são um tipo diferente dos demais. Até pra falar do cabelo rastafari do mensageiro persa (nos quadrinhos) falaram! E esqueceram que nos mesmos quadrinhos os espartanos usavam quase o mesmo tipo de penteado. Sem falar que os Imortais são parecidos com Ninjas (uma paixão de Miller), o que é totalmente desassociado da história real. Enfim, esse é o 300 de Esparta de MILLER, QUADRINHOS, nada mais, e esse filme é a melhor TRANSCRIÇÃO (embora eu prefira a ADAPTAÇÃO Batman Begins) de um quadrinho para a tela e é a partir daí que o filme deveria ser analisado. Qualquer tentativa em contrário é procurar pêlo em ovo, e vai cair no ridículo que foram os Iranianos dizerem que esse filme é parte de uma conspiração contra eles…

0 0 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.