NOSSO UNIVERSO É UMA MATRIX?

Cientistas testam (com sucesso) modelo matemático que descreve o Universo como uma holografia. Seria a nossa realidade uma Matrix?

NOSSO UNIVERSO É UMA MATRIX?

Em 2004 escrevi o post O universo holográfico, onde falo das propriedades das partículas subatômicas de se comunicarem instantaneamente umas com as outras, independente da distância. O físico quântico David Bohm acreditava que essa descoberta implica que a realidade objetiva não existe, que – a despeito da aparente solidez – o universo está no coração de um holograma fantástico, gigantesco e extremamente detalhado, e que a aparente “separação” das partículas (e de tudo que é feito delas) é meramente uma ilusão.

Em 1997 o físico teórico Juan Maldacena propôs um audacioso modelo de universo que une a Teoria da gravitação de Einstein com a física quântica, e o pulo do gato foi propor que a teoria das cordas – o alicerce de nosso Universo a nível quântico, que existe em 9 dimensões espaciais e uma de tempo – seja uma mera holografia de um Universo com UMA dimensão, onde não existe gravidade. Essa teoria dá aos cientistas o equivalente científico da Pedra de Roseta, que serviu para decifrar os hieróglifos: ela permite resolver as inconsistências entre o macro e o micro Cosmos e solucionar cálculos que pareciam impossíveis de outra forma.

Mas uma Teoria precisa ser amparada com cálculos e simulações que tenham base no mundo “real”, e é por isso que só agora estamos ouvindo falar dela na Nature: um time de cientistas japoneses conseguiu evidências sólidas de que o Universo Holográfico pode ser real.

“Eles confirmaram numericamente, talvez pela primeira vez, algo que estávamos bem certos de que existia, mas que ainda era uma conjectura – de que a termodinâmica de certos buracos negros podem ser reproduzidas a partir de um Universo de baixa dimensão”.

Leonard Susskind

A beleza disso tudo pra nós que estudamos esoterismo é que temos um universo Dual (macro e micro) que na Verdade é Único (unidimensional), o que ecoa poeticamente o verso do Tao Te King:

O Tao produz o Um. (Universo unidimensional)
Sendo o Um manifesto produz o Dois. (As Leis do macro e do microcosmos)
Existindo o dois aparecem os contrários, que entram na existência ao manifestar o três, (matéria)
de onde nascem todas as coisas…

Assim como ecoa vários ensinamentos sobre a natureza divina, como o próprio Catolicismo, Rosacrucianismo, Cabalá, etc.

Agora vejamos as implicações disso pra nossa “realidade”: Se o Universo é como uma holografia, uma projeção, será justo admitir que ele poderia ser uma simulação? E, sendo uma simulação, será que existe “algo” ou “alguém” por trás disso? É justo pensar que podemos estar dentro de uma Matrix, assim como no filme de 1999? Seth Lloyd, um engenheiro de mecânica quântica do MIT, estimou que o número de cálculos computacionais necessários pra reproduzir átomo por átomo todos os acontecimentos do Universo desde o Big Bang gastaria uma energia maior do que a que o Universo tem atualmente: “O computador teria de ser maior que o universo”, disse. Mas isso poderia ser solucionado com um hack, ou seja, o Universo que conhecemos estaria rodando uma simulação imperfeita, onde o nível de detalhes (átomos, partículas) que gastariam muitos recursos só seria computado quando “olhamos”. Ora, essa é justamente uma das características mais inexplicáveis da física quântica, e se encaixaria perfeitamente aqui. Essa é uma teoria interessante que não deve ser descartada, já que ATUALMENTE estamos testando em supercomputadores modelos da formação do universo. Silas Beane, físico nuclear da Universidade de Washington, trabalha em simulações que recriam como prótons e nêutrons se juntaram pra formar os átomos no nascimento do nosso universo. Ele diz que “Nós poderemos ser capazes de adicionar humanos à nossa simulação em menos de um século”.

Se nós conseguiremos isso em 100 anos, o que seria capaz de fazer civilizações mais avançadas?

É por isso que, munido das informações acima, os convido a assistir esse vídeo abaixo, de Philip K. Dick, com a máxima seriedade. Dick foi um escritor de ficção científica cujos livros deram origem a Blade Runner, Total Recall (O Vingador do Futuro), A Scanner Darkly (O Homem Duplo) e Minority Report. E o que ele descreve nesse vídeo de 1977 é tão-somente a base do filme The Matrix, que só viria a ser lançado 20 anos depois! E baseado numa experiência REAL que ele teve!

Se você se sentiu assim após ver isso, você é a resistência.

giphy downsized large
4.7 3 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lucas
20 outubro de 2023 10:01 pm

Model of the Universe as seen by Itzhak Bentov

https://www.youtube.com/watch?v=gJmBgnHsJ-A

Questão
Questão
30 setembro de 2019 11:49 am

Ayahuasca pode ser então um programa que “liberar portas” para essas múltiplas realidades? Culturas mais antigas já sabiam como “hackear” isto??

Mauro
Mauro
18 dezembro de 2013 7:48 pm

Como sou ingênuo…ao ter conhecimento deste grande estudo, com muita satisfação compartilhei a novidade com companheiros do dia-a-dia, e mesmo enfatizando as provas matemáticas do experimento, recebo de volta somente escárnio. São inquisitores do séc XXI. Fica a lição para mim : “Não jogueis pérolas aos porcos.”

josi
josi
22 dezembro de 2013 10:37 am

Mauro,
o mesmo aconteceu comigo. um ativista ambiental inteligentissimo foi encontrado morto dois dias antes de fazer um discurso aqui na minha cidade sobre a venda de areia contaminada pela maior fundição do mundo. ele foi encontrado morto e eu comentei sobre isso, sobre o quanto me indigna a falta de escrúpulos das grandes corporações; e eles falaram que isso foi coincidência: não eles não fariam uma coisa dessas… Ahhh

Leandro
Leandro
21 dezembro de 2013 7:13 pm

Um documentário de extrema importância a respeito:

Mundos Internos, Mundos Externos.

Neste documentário lançado em 2012 e intitulado “Mundos Internos, Mundos Externos” (Inner Worlds, Outer Worlds), o canadense Daniel Schmidt (músico e professor de meditação) explora de maneira rica e visualmente atraente a conhecida sabedoria antiga — Védica e Hermética – que afirma o célebre “Assim em cima, assim embaixo”.

http://www.youtube.com/watch?v=jG9HnSDdGD8

Dohko de Libra
Dohko de Libra
21 dezembro de 2013 5:51 pm

O problemas desses artigos, como Teoria das Cordas, Universos Paralelos, gravitação quântica, etc… é que carecem muito de provas e dados consistentes. Eu não estou dizendo que estão errados, e nem tenho conhecimento para isso, mas é sempre assim ´´estudo sugere que …´´, ou ´´cientistas afirmam que há a possibilidade de…´´, ou ainda ´´Dr. XYZ afirma que…´´. Isso é vago demais. Diferentemente da Teoria do Big-Bang ou Teoria da Evolução, ou mesmo Teoria da Gravitação. São explicações sólidas que tem milhões de provas, diferentemente das notícias do naipe da mostrada nesse post. Aí sim, aplica-se a palavra -teoria- no sentido… Read more »

Ricardo
Ricardo
20 dezembro de 2013 8:00 am

Um programa que veio em boa hora: O QUE É REALIDADE? http://www.youtube.com/watch?v=DRlAMwlp9OQ “A Realidade não é cognoscível pela mente, porque a mente é resultado do conhecido, do passado. Não é contínua, não é permanente, mas sim uma coisa que se precisa descobrir momento por momento. Não há intermediário entre vós e a Realidade; e se o há, é um corruptor, um malfeitor, não importa quem ele seja, se o mais sublime Salvador ou vosso mais novo guru ou instrutor. Vós sois o vosso próprio mestre e o vosso próprio discípulo. O homem existe com a finalidade de descobrir a Realidade… Read more »

J>marcos
J>marcos
20 dezembro de 2013 5:26 am

Por favor, o vídeo(Philip K. Dick) foi editado, alguém sabe onde encontra-lo na integra?????.

--
--
18 dezembro de 2013 1:33 pm

Respondeu-lhes Jesus: Embora eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é digno de fé, porque sei de onde vim e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho nem para onde vou. João 8:14 Perguntaram-lhe: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: Não conheceis nem a mim nem a meu Pai; se me onhecêsseis, certamente conheceríeis também a meu Pai. João 8:19 Tenho muitas coisas a dizer e a julgar a vosso respeito, mas o que me enviou é verdadeiro e o que dele ouvi eu o digo ao mundo. João 8:26 Jesus então lhes disse: Quando… Read more »

---
---
19 dezembro de 2013 2:05 pm

A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental. A Rosa é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia. Símbolo de Afrodite e de Vênus (deusa grega e romana do amor). O cristianismo adotou a Rosa como o símbolo de Maria. De acordo com o mito grego, Afrodite quando nasceu das espumas do mar, tal espuma tomou forma de uma rosa branca, assim a rosa branca representa a pureza e a inocência. Conta o mito que quando Afrodite viu Adônis ferido, pairando sobre a morte, a deusa foi socorrê-lo e se picou num espinho e seu sangue… Read more »

---
---
19 dezembro de 2013 1:19 pm

“O movimento em direção a algo implica em largar as amarras, como um navio, que por mais poderoso que seja, ancorado, não vai a lugar nenhum. As amarras, as âncoras do ser humano, são os seus desejos. Enquanto existirem, seja de que tipo forem(por mais denso ou mais elevado), ele ainda estará preso a algo. O poder de não precisar de poder, a compreensão de não precisar compreender, o saber de não precisar saber, em si, implica em ser reflexo do Todo. Isto é o que o processo de iniciação(onde o conhecimento é só uma parte) deve prover ao peregrino,… Read more »

Serise.
Serise.
19 dezembro de 2013 1:11 pm

Acid,

Muito bom esse artigo, a algum tempo um comentarista aqui mesmo postou um link sobre isso em seus coments.

precisamos observar o ‘criador’ com outros olhos para entender melhor a “realidade”, e como diz o tao:
“Para encontrar a origem,
rastreie as manifestações”.

artigo instigante, valeu Acid.

abrcs.

--
--
19 dezembro de 2013 8:47 am

O Tao que pode ser ensinado
não é o Tao eterno.
O nome que pode ser falado
não é o nome eterno.

O inominável é o eternamente real.
Nomear é a origem
de todas as coisas separadas.

Livre do desejo
você percebe o mistério.
Preso no desejo
você vê apenas as manifestações.

No entanto, mistério e manifestação
surgem da mesma fonte.
Essa fonte é chamada escuridão.

Escuridão dentro da escuridão.
O portal para todo o entendimento.

---
---
19 dezembro de 2013 2:21 pm
Neide
Neide
25 dezembro de 2013 10:44 pm

Leandro, como o ativista ambiental morreu dois dias antes de fazer um discurso??? Coisas da Matrix?

Neide
Neide
25 dezembro de 2013 10:46 pm

oops, errei: foi o post de Josi, e não do Leandro, foi mal, hehehe (coisas da Matrix…)

Thiago
Thiago
2 março de 2014 12:19 am

Esse post me lembrou no Solipcismo de Descartes, e do Ceticismo profundo dele sobre o que é real.

Maria Sem Vergonha
Maria Sem Vergonha
16 fevereiro de 2014 1:36 pm

George Luiz …Constantine, Neo “porque optou fazer isto se sabe que é medíocre e não te leva a lugar algum?” Porque decidi assim.

Serise
Serise
30 dezembro de 2013 3:38 pm

Para quem domina a lingua inglesa, aí vai algo interessante.
comment image

Anônimo
Anônimo
28 dezembro de 2013 3:33 pm
Leandro
Leandro
28 dezembro de 2013 1:28 pm

TAO TE CHING: (em uma composição mais temporal):

http://otaoteching.blogspot.com.br/

“O Tao que pode ser ensinado
não é o Tao eterno.
O nome que pode ser falado
não é o nome eterno.

O inominável é o eternamente real.
Nomear é a origem
de todas as coisas separadas.

Livre do desejo
você percebe o mistério.
Preso no desejo
você vê apenas as manifestações.

No entanto, mistério e manifestação
surgem da mesma fonte.
Essa fonte é chamada escuridão.

Escuridão dentro da escuridão.
O portal para todo o entendimento.”

Leandro
Leandro
28 dezembro de 2013 1:00 pm

O DNA pode ser influenciado e reprogramado por Palavras e Frequencias…

http://www.terapiaquantica.com.br/Artigos%20DNA%20Internet%20Viva.php

Leandro
Leandro
28 dezembro de 2013 9:44 am

Bem, podemos chamar Nephelins de EONS (Forças arquetípicas / Inteligencia Supra-Humana)- Instrutores (De conhecimento)… Se pensarmos que cada letra do Alfabeto está relacionado a uma energia/vibração que por cinal é o simbolo de um planeta (Força arquetípica) então podemos começar a deduzir que os anjos caídos são nada mais nada menos que o ALFABETO (Simbolos)…. Anjos – grego “aggelos”, Latim “angelus” = MENSAGEIRO ou EMISSÁRIO. Demônios – grego “daimónion”, “daimon” = ESPIRITO ou DEUS. Gênio – latim “genius” = GÊNIO, ESPIRITO TUTELAR, GUIA DE ELEVADA CONSCIÊNCIA (a inteligência da percepção de um gênio humano, encarnado, de ordem superior – supra-humana)… Read more »

Serise & Os Caçadores de Nephilins.
Serise & Os Caçadores de Nephilins.
28 dezembro de 2013 8:10 am

complementando,

” ora tendo o homem começado a multiplicar-se e tendo gerado filhas, vendo os filhos de DEUS[???] que as filhas dos homens eram formosas, tomaram por suas mulheres as que dentre todas lhes agradavam………ora naquele tempo havia gigantes sobre a terra…..Porque depois que os FILHOS DE DEUS tiveram comercio[???] com as filhas dos homens, e elas geraram filhos, esses foram homens há muito afamados”

Genesis- 6-1.

Fica aí a dica de onde vem a tal genialidade ” Humana” .

Serise
Serise
28 dezembro de 2013 7:26 am

Ao anonimo internauta acima;

Seria interessante saber se a mãe do Einstein acreditava em anjos, e por acaso não andou ” sonhando” com algum deles pouco antes de ficar grávida.

Tá no genesis: ” E nesse tempo havia gigantes sobre a terra…”

Ah sim…é o tempo de…Adão……..

muito esquisito…..

Anônimo
Anônimo
27 dezembro de 2013 9:14 pm

Fator Einstein – Alienigenas do Passado

http://www.youtube.com/watch?v=UDJ-g79XLgQ

--
--
18 dezembro de 2013 1:25 pm

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e revestirem-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e santidade provenientes da verdade. [Efésios : 4: 22-24]. E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade,… Read more »

--
--
18 dezembro de 2013 1:18 pm

“Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?”
Mateus 19:16

Neide
Neide
15 dezembro de 2013 10:20 pm

Adoro ler sobre o tema… gostei do texto. Arthur C. Clarke tb revelou sobre a Matrix em seu livro “A Cidade e as Estrelas”, aliás, considero o filme como uma “cópia” deste livro!

Lionheart
Lionheart
15 dezembro de 2013 11:09 am

Cara, que engraçado, esta semana eu estava assistindo, pela vigésima vez, o filme Asas do Desejo e uma frase do anjo Damiel ficou grudada em minha mente, como sempre fica quando assisto esse filme: “Ist das Leben unter der Sonne nicht bloß ein Traum?”

Beto
Beto
14 dezembro de 2013 11:55 pm

Gostei dos teus comentários, Priscila!

Abraço

🙂

Priscila
Priscila
14 dezembro de 2013 8:23 pm

Opa, esqueci do final: a resposta já foi encontrada, a resposta já foi alcançada, amor justiça e esperança, é a resposta para evoluir da matéria a luz, o ponto de equilíbrio… Pra sair – sistema,matrix, jogo – é necessário “evoluir da matéria a luz”, voltando de onde viemos, para agregar mais experiência ao UM que ao mesmo tempo é o TODO, e nós somos o TODO que ao mesmo tempo é o UM. E é por isso que a reencarnação tem lógica, estando na matéria, qual seria o modo de evoluir espiritualmente? Reencarnando até alcançar a iluminação.

Priscila
Priscila
14 dezembro de 2013 8:19 pm

Alex Collier disse que o que chamamos de “nosso mundo/dimensão” é na verdade um conjunto de 28 bilhões de realidade holográficas, e por isso as coisas parecem tão sólidas e tão reais… Quanto ao vídeo eu já tinha assistido antes, e lembrei das realidades paralelas de Einstein, dos multi-universos… Dos dopplegangers… Tudo faz sentido, principalmente realidades paralelas, pra mim parece que isso existe para que exista Onisciência (a capacidade de estar ciente, por exemplo, de o que uma escolha diferente acarretaria na sua vida, comunidade, e mundo). Ao que parece o tempo é uma espiral, com estas realidades paralelas é… Read more »

Belvederius
Belvederius
14 dezembro de 2013 2:10 pm

no fundo, todo buscador tem esta sensaçao em sua mente…que tudo é ilusao..no universo nada é sólido..tudo sao “particulas cintilantes”..

Anônimo
Anônimo
13 dezembro de 2013 8:08 pm

‘…o Universo que conhecemos estaria rodando uma simulação imperfeita, onde o nível de detalhes (átomos, partículas) que gastariam muitos recursos só seria computado quando “olhamos”.’ não sei como, mas isso eu ‘sabia’ desde os 6/7 anos. todas as noites, já na cama, eu pensava em quantas coisas e lugares estariam à espera de um ‘1º olhar’ para poderem se manifestar, surgir, se revelar (na época o termo exato era ‘aparecer’). eu tinha certeza de que nada existia até que se olhasse. depois eu comecei a achar que nada de fato existia. quando eu fechava os olhos já no escuro do… Read more »

adheus
adheus
13 dezembro de 2013 5:11 pm

sacia não, alimenta.

George Luiz
George Luiz
13 dezembro de 2013 8:01 am

Saindo da matrix, você sacia minha sede de busca!! *o*

Anônimo
Anônimo
5 novembro de 2017 11:37 am

Fantasma do Gnosticismo ronda CERN: para pesquisadores Universo não deveria existir!

http://cinegnose.blogspot.com.br/2017/11/fantasma-do-gnosticismo-ronda-cern-para.html

--
--
19 dezembro de 2013 8:47 am

No início era o Tao.
Todas as coisas fluíram Dele,
todas as coisas a Ele retornam.

Para encontrar a origem,
rastreie as manifestações.
Quando você reconhecer o filho
e achar a mãe,
você será livre do sofrimento.

Se você fechar sua mente com julgamentos
e congestiona-la com desejos,
seu coração será angustiado.
Se você protege sua mente de julgamentos
E não é guiado pelos sentidos,
seu coração encontrará a paz.

Ver através da escuridão é esclarecimento.
Saber curvar-se é força.
Use sua própria luz
e retorne para a fonte da luz.

dance
dance
16 dezembro de 2013 2:36 am

isso tudo é impressionante e devido a sincronicidade, para min o post, tem valor de fato, já que somente eu, para eu mesmo posso atestar que estava a pensar, ontem, já a partir dessa descoberta( que para min ja era fato) as consequencias desse simulacro operado seja divinamente, materialmente ou um mix (seres elevados) dentre outras conclusoes, uma seria, a vida é algo a ser o que fazemos e pretendemos que ela seja.

Leandro
Leandro
16 dezembro de 2013 8:31 am

“Apanhei-te, Arquiteto. Nunca mais tornarás a construir”. Buda

--
--
18 dezembro de 2013 1:11 pm

UNI – VERSO

“O Céu e a Terra são resilientes.
Sua resiliência advém do fato de não haverem gerado a si mesmos.
E, como tampouco vivem para si mesmos,
possuem longa duração.

Dessa forma o sábio se coloca no último lugar para chegar a frente de todos.
Trata a si mesmo como um estrangeiro,
diminui o brilho do próprio ego,
e assim, sem nada desejar,
conquista a perfeição que jamais havia buscado.”

Retirado do Tao Te Ching (*)
http://www.deldebbio.com.br/2013/12/18/a-diminuicao-do-brilho/

--
--
18 dezembro de 2013 1:02 pm

Outro texto interessante que tem a ver: Sankarachaya – Atman Dourado Não sou ego nem razão, nem sou mente ou pensamento Não posso ser ouvido ou vertido em palavras, nem pelo odor ou visão jamais ser captado : Sou a consciência e a felicidade encarnada, sou a Bem-aventurança do Bem-aventurado Não sou encontrado nem na luz, nem no vento, nem na terra, nem no céu Não tenho nome, não tenho vida, não respiro o sopro vital, Nenhum elemento me conformou, nenhuma veste corpórea é minha morada: Não tenho fala, nem mãos, nem pés, nem meios de evolução Sou a consciência… Read more »

-
-
18 dezembro de 2013 12:58 pm

kdius: A respeito do seu texto me veio um texto que havia lido bem interessante:

Nem Cristão, Judeu, ou Muçulmano,
nem Hindu, nem Budista, Sufi ou Zen.
Nem uma Religião ou Sistema cultural.
Eu não sou do Oriente nem do Ocidente,
nem dos oceanos nem da terra,
nem material ou etéreo,
nem composto de elementos.
Eu não existo…”
Mawlana Jalaluddin Rumi

kdius
kdius
18 dezembro de 2013 12:47 pm

Se o Universo é como uma holografia, uma projeção, será justo admitir que ele poderia ser uma simulação? Não necessariamente. Um holograma ainda é a constituição de uma imagem e essa imagem composta de luz. Quer dizer, continua a persistir a teoria de Einstein em que luz e matéria só se diferenciam por causa da aceleração de uma em relação a outra (seja essa aceleração a gravidade ou outro efeito qualquer). Então, como o universo é composto mais de vazio (vácuo, que não é necessariamente vazio como um copo vazio) do que por matéria (de acordo com observações científicas) a… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 dezembro de 2013 8:44 pm

“’Tudo existe’: Kaccayana, esse é um extremo. ‘Tudo não existe’: esse é o outro extremo.

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/SNXII.15.php

Anônimo
Anônimo
17 dezembro de 2013 12:44 pm
Anônimo
Anônimo
17 dezembro de 2013 11:03 am

Valis

Philip K. Dick

Um dos últimos livros escritos por Philip K. Dick, VALIS conta a história de Horselover Fat, um sujeito melancólico e obsessivo que tem uma estranha revelação divina. Fat está convencido de que uma entidade superior, que já foi Buda e Jesus, está para nascer a qualquer momento, e não vai descansar enquanto não encontrá-la.
Neste “romance policial teológico”, Dick surpreende ao ser narrador e personagem da trama. Impiedosamente honesto, revela-se sem disfarces, sem medo de assumir a própria loucura.
Uma obra perturbadora, enigmática, genial e cruelmente engraçada.

Definitivamente Philip K. Dick.

http://www.editoraaleph.com.br/site/media/catalog/product/f/i/file_39.pdf

Anônimo
Anônimo
17 dezembro de 2013 10:56 am

A Experiência Religiosa de Philip K. Dick

http://www.ovelhaeletrica.com/kdick/

Belvederius
Belvederius
16 dezembro de 2013 7:46 pm

‘renascer é sofrimento’ … outra verdade que todo buscador sabe..Por isso devemos tentar fazer de tudo para nao precisar voltar a esta plano ou outro ainda inferior..

Anônimo
Anônimo
16 dezembro de 2013 2:16 pm

Incontáveis nascimentos, neste samsara
perambulei, buscando sem encontrar
o construtor desta casa:
renascer é sofrimento.
Dhp 153

Construtor desta casa você foi visto,
você nunca mais construirá uma casa,
todas as vigas cederam,
a estrutura foi demolida,
a mente superou o condicionado,
a cessação do desejo.
Dhp 154

http://www.acessoaoinsight.net/dhp/dhp11.php

Anônimo
Anônimo
16 dezembro de 2013 2:14 pm
Anônimo
Anônimo
16 dezembro de 2013 2:13 pm

O experimento mostra como o cérebro pode ser facilmente enganado, e como, por consequência, nós mesmos podemos estar mergulhados numa pura ilusão. “De acordo com Henrik, meu senso de um “eu” separado é uma ilusão criada por meu corpo processando dados dos meus sentidos”.

http://dharmalog.com/2013/12/13/pra-contemplar-53-uma-diferente-experiencia-fora-corpo-simulada-em-laboratorio-video/

Thiago
Thiago
19 dezembro de 2013 12:05 am

Isso me lembra o final de Crônicas de Nárnia, em que os protagonistas descobrem – após sofrerem um acidente de trem e morrerem – que a Nárnia que ele conheciam era uma ilusão, era uma simulação, ou como o próprio C.S.Lewis escreveu, um espelho da verdadeira Nárnia.
Me faz pensar que talvez, sendo toda essa teoria uma verdade, quando morrermos iremos para o mundo verdadeiro; como se isso aqui fosse um teste, para avaliarmos se somos dignos e honrados de entra no mundo real.
Adoro esse blog, muito, muito bom.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.