DIÁLOGO COM O EXU

A Umbanda nunca teve muita participação no Saindo da Matrix por conta do meu desconhecimento do assunto. E o fato dela ser uma religião muito fechada em si mesmo (por preconceitos e motivos de perseguição religiosa, até hoje) não ajuda muito a traçar paralelos, comparações que facilitem a compreensão do que essa filosofia quer passar.

Mas eis que me chega esse texto, do Jornal de Umbanda Sagrada Nº 152, que está em consonância com o tema que está sendo abordados no blog nas últimas semanas, que é “auto-imagem”, “auto-conhecimento”, e ainda nos traz uma visão mais dilatada daquele que é o mais temível personagem da mitologia africana: o Exu.

DIÁLOGO COM O EXU

DIÁLOGO COM O EXU DAS SETE ENCRUZILHADAS

Recebido por Francisco Sá

– Exu, quem és?

– Sou o que queres que eu seja, pois espelho o seu negativo.

– Qual negativo, senhor exu? Os meus pensamentos? Os meus sentimentos?

– Tudo isto e muito mais. Pois enxergo o seu íntimo, enquanto você muitas vezes não. Se quer ter pensamentos ou sentimentos negativos, ou os dois, deixo-o fomentá-los, mesmo que finja ocultá-los. Na medida que os alimenta, poderá enxergar em si, ou nos outros, ou nas circunstâncias à sua volta, onde me espelharei também, para que enxergue e defina se quer alimentá-los ou interrompê-los.

– Eu consigo enxergar que os alimento, enquanto vou mergulhando nestes pensamentos ou sentimentos, às vezes sem perceber?

– Enxergo o seu interior e vejo o que está vibrando. Se quer parar com eles, lhe fornecerei os meios para sustá-los, desvitalizando a intensidade deles sobre você, para que lute contra eles, descarregue-os. Poderá adquirir forças para trazer seu racional no comando de si e impedir que seu emocional negativo tome conta. Mas, se quiser alimentá-los, se deixar que a raiva tome conta de si, deixo-o cair na negatividade, até o nível que seja necessário, que você sinta o que precisa vivenciar na sua busca de aprendizado pela dor. Não o julgo! A escolha é sua, mas sempre posso estar ao seu lado, tanto na descendente da queda, como no clamor de auxílio em busca de retorno à consciência em luz.

– Como consigo identificar se o pensamento que estou tendo é injusto com alguém, ou se está sendo alimentado por algo que seja fruto de demanda de alguém que não me quer bem?

– Exemplo de pensamento ruim é aquele em que desejamos o mal de alguém, independente de ser ou não fruto de uma demanda. Querer destruir alguém que lhe faz mal produzirá mais mal. Querer que o neutralize, que o anule, que transforme a sua vontade de prejudicá-lo, e mesmo que o oriente pelos meios que forem necessários é um direito seu. Quando lhe vem em pensamento alguém que está lhe fazendo algum mal, seja porque está lhe emanando raiva, ciúmes, inveja ou ativando alguma magia para lhe destruir, terás três caminhos:

No primeiro, você pode pedir que eu neutralize aquele mal que está sendo emanado e que a pessoa pare de prejudicá-lo. Nem sempre o efeito é duradouro. Noutro, você pode pedir que este mal retorne à pessoa que o está prejudicando, alimentando o sentimento de vingança. Nem sempre também, tem efeito duradouro.E no terceiro, você pode pedir para que ensine a pessoa a enxergar o mal que ela está fazendo a si própria e a você, de forma que não insista.

São três caminhos distintos, percebe? Não irei julgar sua escolha, mas você colherá as consequências de cada uma, ou da soma das alternativas, do que sente em cada momento de cada decisão. Mas em cada uma, colherá os efeitos do que estiver emanando em seu íntimo.Na primeira alternativa, você pode estar procurando ensinar, resistindo e persistindo, de forma a que no tempo, a pessoa desista de querer lhe fazer o mal. Passe a esquecê-lo neste sentido, ou mesmo passe a enxergar que nada ela ganha em tentar prejudicá-lo. Ela pode até aprender algo positivo com você. Esta opção requer a paciência de um pai ou de uma mãe ao tentar educar um filho de espírito rebelde. Na segunda alternativa, ao pedir que o mal retorne à pessoa, julgando que sua vingança é merecida, em sintonia com este sentimento, poderá ser atendido também. Na terceira alternativa, poderá estar solicitando orientação superior a você, para que consiga compreender a ignorância da pessoa que está lhe fazendo o mal, para que anule em você o sentimento de vingança e também para que a pessoa receba a lição e orientação necessária para que desista de tentar lhe prejudicar, anulando seus efeitos, desvitalizando a sua vontade e, se for necessário, que lhe chegue os meios apropriados para isso, dando-lhe entretanto o necessário amparo. Neste caso, a lei maior e a lei kármica produzirão a aceleração dos efeitos dos aprendizados necessários, no grau que cada um precisar.

Se você não sabe de onde vem o mal que lhe chega, porém isto está minguando as suas forças, anule-as. Mas se não conseguir resultado e precisar ativar a lei do retorno, eu poderei lhe auxiliar, caso evoque a Lei Maior e as Divindades, para que seja cumprido dentro de seu merecimento. Se ainda assim você sentir os efeitos é porque a Lei Maior está permitindo e só com uma mudança íntima sua, de algo que você precisa conhecer e lidar é que este mal não mais o afetará. Enquanto tiver que vivenciar a dor, lhe darei sustentação, desde que você se mantenha em busca de evolução.

Eu, como exu, enxergo o íntimo de cada um a todo o momento. Cada pedido seu irá refletir o seu sentimento íntimo e irá deflagrar ações que acelerarão os respectivos aprendizados, no positivo ou no negativo, onde cada um estiver alimentando. Meu símbolo, o tridente, tem três pontas: a do meio neutraliza, o da direita alimenta ou vitaliza e o da esquerda desvitaliza ou retira. Porém, cumpro o que a lei maior me permite fazer. Entretanto, outros, com quem convivo nas trevas, podem refletir o mal que desejas realizar e, espelhando seu sentimento de revolta, atendê-lo em troca dos meios que oferecê-los. Não culpe a vida depois, não culpe as trevas, não culpe o Criador. Não culpe nem a você, mas seja honesto consigo mesmo e aguente o aprendizado do retorno!

Quantos de vocês, mesmo na prática do bem, na carne, recebem o retorno de um mal que tenham causado, nesta ou noutras vidas? Quem pratica o bem, também não sofre o retorno sobre si? De algo que esteja pendente em seu espírito, perante a Lei Maior? Pois saiba que no livro da vida, o que foi escrito com tinta de sangue, ou do ódio, ou da vingança, ou do ciúmes, de outras épocas, não se apaga necessariamente com bons feitos. Mas capacitamos aquele que pratica o bem a lidar com o retorno, na busca de sua evolução.

5 6 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
147 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
ale soh ale
ale soh ale
15 maio de 2013 3:08 pm

Solius, eu entendo catolicismo como a palavra sugere, Igreja Universal, União Universal. A atual igreja catolica não é mais catolica, perdeu muito de seus “poderes” quando deixou a pratica de seus ritos para prestigiar o poder. não gosto da igreja catolica assim como não gosto de ir as missas de domingo e ver seus cordeiros… em sua maioria composta de seguidores hipocritas e robotizados, sonambulos e passivos. não a totalidade… sua maioria. veja, eu não gostar, não quer dizer que eu desgosto… apenas sou indiferente… nada tenho eu com eles! creio que não entendi bem sua conotação de cristianismo esotérico.… Read more »

Solius
Solius
16 maio de 2013 12:45 pm

“Again, Solius?” E a demonstração de que a investigação por analogia e tais premissas não procedem, Leone? “Se deus existisse, seria possível detectá-lo lógica, ontológica, epistemológica ou fenomenologicamente. E isso não se dá.” Só não se dá em cachola teimosa. “Todas as ditas “provas” da existência de Deus são falácias já demonstradas no post pertinente.” Demonstrado onde, Rolando Lero? Comeu repolho de novo? “Quanto ao universo ter surgido do Nada-Mãe, a possibilidade de que tenha surgido “do nada”, não é descartada por nenhuma consideração teórica da Física e nem da Filosofia.” Completa ausência e flutuações quânticas são coisas distintas. É… Read more »

Ike e os caçadores zonzos, do âmago da gira
Ike e os caçadores zonzos, do âmago da gira
16 maio de 2013 3:04 pm

Fala dom Leone, “Se o diabo veio para matar, roubar e destruir, como explicar a titânica saúde da vovó Ike? Me parece um paradoxo.” E já tentastes sair dele alguma vez? Já tentou verificar o que a teologia cristã tem a dizer sobre esse tema ‘diabo’? Já parou pra pensar que o objetivo dele (seu intento) não se confunde com a natureza pecadora do homem? Caso ele não obtenha o resultado previsto das suas ações, só as consequências das tentativas de ‘matar, roubar e destruir’ (isso sempre me lembra aquele maldito robô do ‘Perdidos no Espaço’ rsss) já causarão tremendos… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
16 maio de 2013 3:42 pm

Solius, como eu disse, não tenho mais o que debater aqui. vc ja mostrou a que veio (defesa da igreja catolica). eu não preciso combate-la, ela o faz sozinha, deixando escapar seus cordeiros por entre seus dedos. não, não sou superior a ninguem, mas, a mais ou menos 18 anos eu coloquei um ponto final na minha cegueira e estupidez, quando decidi nadar contra a maré da massa. não partilho mais dos objetivos e conceitos normalmente supervalorizados e, até mesmo, instigados e exaltados na sociedade massificada. sou ciente dos meus defeitos, isto ja eh um passo em direção do aperfeiçoamento.… Read more »

Ike e os caçadores zonzos, do âmago da gira
Ike e os caçadores zonzos, do âmago da gira
16 maio de 2013 5:03 pm

Ale soh ale, “Comecei explanando sobre uma experiência que tive e acabei falando sobre a igreja católica. rsrs” Isso será inevitável- tanto pro bem quanto pro mal- caso tenha nascido, crescido e vivido no ocidente. ;¬) Ale, o fato é que a ICAR- independente do que lhe disseram ou do que achas ou descobriu- ‘é’ a própria História. Como dizia G.K.Chersterton (-thank you, sir): *”Não há nenhum outro caso de uma instituição inteligente e contínua que tenha pensado sobre o pensamento por 2000 mil anos. Sua EXPERIÊNCIA cobre naturalmente quase todas as experiências; e ESPECIALMENTE quase todos os erros. O… Read more »

Ike e os caçadores zonzos, do âmago da gira
Ike e os caçadores zonzos, do âmago da gira
16 maio de 2013 5:20 pm

Solius: “Se quiser mais, é só pedir.”

Só faltou aquela carinha a la ‘Watchmen’ depois do ponto.
🙂

Ike e os caçadores zonzos, do âmago da gira
Ike e os caçadores zonzos, do âmago da gira
16 maio de 2013 5:39 pm

Uma curiosidade off-topic, ale soh ale (e não me entenda mal):

“[…]mas, a mais ou menos 18 anos eu coloquei um ponto final na minha cegueira e estupidez, quando decidi nadar contra a maré da massa.”

E contra a maré vermelha?

É porque boa parte do discurso proferido contra a Igreja Católica hoje nasce dessa pororoca socialista e nacional-socialista, e que vem influenciando o Ocidente (e suas crenças) a bastante tempo.

Anônimo
Anônimo
16 maio de 2013 6:13 pm

Ike,

Como eu disse, nada tenho eu com a igreja católica. Ponto.

Não adianta discorrer sobre a excelência da igreja católica ou sobre suas falhas… Existem os hebrios e os abstenios…

Soh uma coisa que gostaria de voltar a tratar, Sao Agostinho foi católico por imposição de seus pais e posteriormente, descobriu um sentido mais elevado do cristianismo onde deixou o catolicismo. Os protestantes adoram isso e os católicos não gostam deste questionamento… Briga eterna… Entre eles… Nem tenho nada com nenhum dos dois.

N repudio a igreja católica… Como eu disse, sou indiferente a ela.

Abraço

Ale soh ale
Ale soh ale
16 maio de 2013 6:32 pm

Esqueci de assinar

Leone
Leone
16 maio de 2013 7:25 pm

Ike:
E o exu do post parece que rodou, rodou, e se perdeu no meio da gira. 
Rsss

Resp:
Rss…
Eu tô curtindo, comendo uma barrinha de cereal aqui no trampis e analisando a argumentação.

Hey, Ike, não é o seu guru?:
comment image

Ah, como é dura a realidade:
comment image

Leone
Leone
16 maio de 2013 7:53 pm

Ike:
Mas ‘titânica saúde’ me parece só um tremendo dum exagero

Resp:

🙂

Exagero esse, que você cometeu. Veja:

“O único problema físico sério que minha vó teve foi na vista que já vem de uma infância vivida a base de óculos.”

Viu como crentes vão adaptando sua argumentação de acordo com a necessidade de suas crendices?

Leone
Leone
16 maio de 2013 8:30 pm

Solius: Só não se dá em cachola teimosa. Resp: Digo-lhe o mesmo. Pois Frente a total incapacidade de se refutar o Nada-Mãe, em sua tautologia onde os paradoxos são pacificados, somente um crente cabeça dura não reconhece sua derrota. ========== Solius: Completa ausência e flutuações quânticas são coisas distintas. É feito tentar mascarar as coisas assim. Resp: Hã? Bah, você sequer leu o links que te passei. Va estudar Solius, depois conversamos após você adquirir um arcabouço suficiente para tal. ======== Subsumer: O nada jocaxiano, que vc e o blog que vc indicou (acho que é seu também ou não… Read more »

Ale soh ale
Ale soh ale
16 maio de 2013 9:02 pm

Leone,

Deixa eu te perguntar uma coisa? Vc sempre foi ateu ou isso veio com o passar do tempo?

Soh uma pergunta, sem maldade… Pura curiosidade… Se me permite.

Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
16 maio de 2013 9:47 pm

Rsss Dom Leone, dom Leone… Vc conclui que, do faturamento record de grandes bancos e outras 1/2 dúzia de grandes empresas, se prova que o nosso gobierno (e sistema) é puramente capitalista? Simples assim? Já avisaram pra vc que nunca existiu um sistema comunista (ou socialista) de fato que não fosse sustentado pela grana dos capitalistas? Todos tolos e suicidas; tolos os que se dizem socialistas de convicção (já que o Mises pulverizou a utopia imaculada), e suicidas os tais ‘homens de negócio & cifras'(já que não é uma boa ideia ficar alimentando filhotes de tigre com toneladas de filé-mignon… Read more »

Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
16 maio de 2013 10:27 pm

Pô, dom Leguito, Não sabe brincar mesmo, né?! Desenhando com o titio Ike: LEONE: Exagero esse, que você cometeu. Veja: IKE:“O único problema físico sério que minha vó teve foi na vista que já vem de uma infância vivida a base de óculos.” A “titânica saúde da vovó Ike” só se for por comparação e descarte com aqueles outros problemas que a comunidade médica afirma e combate (num tom apocalíptico, diga-se), de quem fuma e bebe exageradamente durante muitos anos, poderia sem maiores problemas ser substituída por “RELATIVA saúde” ou “BOA saúde”, ou “CONSIDERÁVEL saúde da vovó Ike”. Aí beleza.… Read more »

Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
16 maio de 2013 10:58 pm

Ale (um toque), “Como eu disse, sou indiferente a ela.” Se és indiferente então perdes grandes possibilidades de crescimentos ocultados aí dentro de vc; todos garantidos de permanecerem nas sombras graças a essa “suspicácia moderna” contra sistemas hierárquicos e religiosos que tende a envenenar o coração e a nossa cabeça. Acusar a Igreja de não fazer aquilo que eu mesmo NÃO faço com ela (“sempre aceitar uma premissa como verdadeira até que se provasse ao contrario”) não resolve o problema; só o nubla e o posterga para a terra do nunca. É conveniente (pra alguns assustador tb). Entendo essa reação.… Read more »

Leone
Leone
17 maio de 2013 4:52 am

“Leone,
Deixa eu te perguntar uma coisa? Vc sempre foi ateu ou isso veio com o passar do tempo?”

Ola Ale,
Engraçado…tanto tempo comentando aqui e nunca me perguntara isso…

Bom, na verdade tecnicamente ainda sou católico, pois infelizmente ainda não fui oficialmente excomungado e por falar nisso…Um papa pateta, Dois papas patetas…

Na pratica, meu processo de auto-descondicionamento religioso começou há uns dez anos mais ou menos.

“Soh uma pergunta, sem maldade… Pura curiosidade… Se me permite.”

Claro, fique a vontade.

Solius
Solius
16 maio de 2013 12:44 pm

ale soh ale, “A igreja católica continua a mesma? Já que vc tem tanta certeza disto sem ao menos olhar para trás na historia, não contesto mais” Como posso te citar fontes históricas, como a Patrística e a Escolástica, e sugerir os vídeos e o livro de um historiador, sem estar olhando para a História, ale? “O que diriam os romanos daquela época se vc tivesse dito a eles que eles e suas crenças Greco-romanas não existiam antes do cristianismo?!” Muito provavelmente algo na mesma linha do que estou dizendo a você. “Para rebater aquilo que proponho que seja estudado,… Read more »

Subsumer
Subsumer
16 maio de 2013 11:24 am

Digamos que você tenha que explicar o abacaxi, mas vc só acredita em laranjas.

Então vc tem que dizer que, em algum lugar ainda não encontrado, nascem laranjas com coroa, casca grossa, maiores, e com gosto de abacaxi, e por isso, o abacaxi também é uma laranja.

Mas, mas, o fato óbvio e direto é que não é. São diferentes.

Solius
Solius
15 maio de 2013 6:08 pm

ale soh ale, Mais algumas. 🙂 “A atual igreja catolica não é mais catolica, perdeu muito de seus “poderes” quando deixou a pratica de seus ritos para prestigiar o poder.” Continua católica, caro. Foi justo no momento em que ela tinha mais influência no ocidente (por ela erguido) que os ritos, uso de símbolos etc. se encontravam na mais perfeita harmonia (pesquise sobre os historiadores medievalistas – há, inclusive, um na UFES que é muito competente); e, com referência exclusiva aos ritos, estes do mesmo modo se mantiveram até o último século, quando deu-se início a presente crise. Ainda assim,… Read more »

Leone
Leone
15 maio de 2013 7:07 pm

Ale: Vai ser difícil chegarmos em um consenso com sua previa rejeição para com as ciências ocultas, Resp: Hãn? O_o Poxa-vida, Ale. Eu não a estou rejeitando. O dialogo intersistemico estava fluindo bem, eu só estava seguindo o que o grande e gordo Hierofante Buda deixou: “não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade etc,etc, etc….” Fui duvidar, questionar, e olha o que eu ganhei… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
15 maio de 2013 7:23 pm

Solius, a igreja catolica nao a mais a mesma a seculos e seculos… nao eh preciso pesquisar muito para saber disto! basta uma rapida pesquisa googlenica… nao vou postar trechos aqui porque seria somente copia. por mais que vc nao goste da ideia, a igreja catolica nao eh e nunca sera a mesma. talvez seja ateh uma questao de evolucao… vai saber! a igreja catolica nao foi a fundadora do ocidente, alias, elas veio muito depois… antes de Colombo descobrir a america. na Capela Rosslyn, ha entalhes nas colunas retratando pes de milho… advinha… naquela epoca (1400 e alguma coisa)… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
15 maio de 2013 7:33 pm

Leone, conseguiu, ressurgi! rsrs nao disse que as crenças nao devem ser comprovadas… disse ao contrario, devem ser testadas, mas, antes de serem descartadas. existem muitas filosofias ocultistas que dispoem de “exercicios” para tanto. sim, previa rejeicao, pois, antes de procurar entender e estudar qualquer uma destas filosofias ocultistas, vc simplesmente a rejeitou: Se essas especulações mistico-filosoficas tiverem um minimo de cabimento, cedo ou tarde a ciência e os cientistas esbarrarão com elas e não terão como negar o seu aval. nao espere a ciencia mundana chegar uma conclusao sobre um tema oculto sendo que vc mesmo pode comprova-las agora.… Read more »

Leone
Leone
15 maio de 2013 7:34 pm

Solius:
É por misturar uma e outra que você vira e mexe cai em absurdos lógicos, como os do quixotesco “nada-mãe”.

Resp:
Melhor que o contorcionismo mental do filosôfo medieval católico que parte da conclusão para construir convenientemente as premissas. E que premissas…que premissas.Coisa de crente.

Leone
Leone
15 maio de 2013 7:56 pm

Ale: nao disse que as crenças nao devem ser comprovadas… disse ao contrario, devem ser testadas, mas, antes de serem descartadas. acredito no ocultismo cientificado e experimental Resp: Opa! Agora sim! Bacana. Então vamos testá-las. Como podemos fazer? Vou oferecer minha sugestão para um teste: Vou abrir um livro qualquer, em uma pagina qualquer e escolher sem olhar para evitar transmissão de pensamento, uma linha qualquer, marcando-a. Vou deixar o livro aberto em cima de um armário do meu escritório.Ele é branco com 3 portas. OK? Quando combinarmos o momento, pois agora estou no trampis, voçê cria a egregora para… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
15 maio de 2013 8:05 pm

Leone,

sem comentario para seu comentario.

trabalhe seu desenvolvimento, seu corpo, sua alma e seu espirito e comprove vc mesmo.

isto nao eh um circo e eu nao sou um palhaço.

abraços

Leone
Leone
15 maio de 2013 8:48 pm

Que circo, ale? Você acabou de dizer que acredita no ocultismo cientificado e experimental. Oras, isso é uma experiencia. Não estou brincando. Não gostou do teste, bole outro. Estou a disposição e não se ofenda caso esteja exigindo muito, podemos fazer algo mais simples, talvez um desenho em vez de uma frase. Que tal? Ale: trabalhe seu desenvolvimento, seu corpo, sua alma e seu espirito e comprove vc mesmo. Resp: Beleza, então. Já entendi o que está acontecendo, você está se sentindo meio que uma cobaia e tals. Entendo, fui deselegante e tenho que me virar sozinho pra formar a… Read more »

Leone
Leone
15 maio de 2013 8:51 pm

Pergunta que não quer calar ao apagar das luzes aqui no Trampis:

Se o diabo veio para matar, roubar e destruir, como explicar a titânica saúde da vovó Ike?

Me parece um paradoxo.

ale soh ale
ale soh ale
15 maio de 2013 8:56 pm

Leone,

(silencio…)

ouviu? nao?

se antes de falar tivesse calado, na hora oportuna, saberia onde encontrar o caminho.

sem mais,

abraço

Solius
Solius
15 maio de 2013 11:34 pm

Caro ale soh ale, “a igreja catolica nao a mais a mesma a seculos e seculos… nao eh preciso pesquisar muito para saber disto!” Sob o ponto de vista doutrinário, que é o que interessa, continua a mesma. Alguma coisa foi acrescentada, alguns pormenores sem peso nesse sentido foram modificados, mas ela continua a mesma Igreja Católica de sempre. Para demonstrar o contrário, você teria que pegar as encíclicas, as atas dos concílios, os escritos de Santo Tomás, os escritos da Patrística e as Sagradas Escrituras e tentar, à luz do Magistério, encontrar o que supostamente poderia haver de contraditório.… Read more »

Solius
Solius
15 maio de 2013 11:39 pm

Leone,

“Melhor que o contorcionismo mental do filosôfo medieval católico que parte da conclusão para construir convenientemente as premissas.”

Então a investigação por analogia foi invalidada? Desde quando? Por quem? Por você, crentão?

“E que premissas…que premissas.Coisa de crente.”

Então a causalidade, a contingência, a necessidade de um motor para a moção, são “coisa de crente?”
As vezes eu custo a acreditar que leio esse tipo de tolice vindo de você, meu caro Leone… Chega a ser constrangedor…

Leone
Leone
16 maio de 2013 3:40 am

Again, Solius? Se deus existisse, seria possível detectá-lo lógica, ontológica, epistemológica ou fenomenologicamente. E isso não se dá. Todas as ditas “provas” da existência de Deus são falácias já demonstradas no post pertinente. Ela não é uma necessidade essencial. Ela não é necessária para se explicar nada no Universo e não há nenhuma evidência experimental ou observacional de que ele exista. Então, a suposição de sua inexistência é a mais admissível. Quanto ao universo ter surgido do Nada-Mãe, a possibilidade de que tenha surgido “do nada”, não é descartada por nenhuma consideração teórica da Física e nem da Filosofia. Portanto,… Read more »

Leone
Leone
16 maio de 2013 3:42 am

Ale:
Leone,
(silencio…)
ouviu? nao?

Resp:
Sim, ouvi o silencio. Mui belo.
Voce é muito gentil em me oferecer um pouco de silencio em uma cidade tão barulhenta como São Paulo. Muito agradecido.

Agora podemos voltar as egregoras, esses magníficos Foo Fighters das ciências ocultas? Estou ansioso para ter contato com essas belezinhas.

ale soh ale
ale soh ale
16 maio de 2013 8:24 am

A igreja católica continua a mesma? Já que vc tem tanta certeza disto sem ao menos olhar para trás na historia, não contesto mais, de acordo com o que vc me propôs. O que diriam os romanos daquela época se vc tivesse dito a eles que eles e suas crenças Greco-romanas não existiam antes do cristianismo?! Para rebater aquilo que proponho que seja estudado, vc simplesmente diz que eh controverso, propõe um texto duvidoso, sem ao menos pesquisar mais de uma pagina no Google. Assim fica difícil! Em nenhum momento vou debater a legitimidade da existência da filosofia rosacruz com… Read more »

Subsumer
Subsumer
16 maio de 2013 11:21 am

Caro Cinéfilo, Explicar algo por meio do nada é o mesmo que não explicar. É simplesmente desistir. É o mesmo que dizer : “é assim e pronto, não me pergunte mais”, ou dizer “ah, o universo surgiu do nada, poderia ter surgido um elefante cor de rosa, mas surgiu o universo, e pronto, não me pergunte mais”. Não satisfaz a razão. O nada jocaxiano, que vc e o blog que vc indicou (acho que é seu também ou não ?) mencionam, não tem nem nunca vai ter fundamento científico. É apenas cansaço mental. Veja, a ciência explica o movimento de… Read more »

Leone
Leone
17 maio de 2013 4:55 am

Ike, Ike… Sério mesmo que vc não percebeu como manipulou as informações sobre sua avó? 😀 Primeiramente você alegou que sua avó não tinha problemas de saúde para ressaltar o aspecto sobrenatural da crença dela. A invulnerável e diabólica vovó Ike. Posteriormente, quando lancei a questão do diabo vir para matar, roubar e destruir começaram a aparecer vários problemas de saúde na sofrida e explorada vovó. 😀 É por isso que não dá para confiar em relatos de crentes quando se trata de alegações sobrenaturais. O nosso cérebro já interpola a imagem da realidade para economizar energia e os crentes,… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
17 maio de 2013 7:29 am

Ola Ike, Obrigado pelo toque, mas, já experimentei dessa sabedoria católica e não me saciou a vontade do saber. Veja, tenho comigo que qualquer crença que se considere detentora do saber o negue a quem honestamente o buscar como uma frase dessas: não é dado ao homem saber essas coisas de Deus… não se preocupe… não é só a catolica não! Não precisei de muito tempo na evangélica, para desacreditar dos pastores, tambem. Passei pela Raja Ioga e posso dizer que foi aí que meu interesse por querer as respostas começou a se saciar e a crescer. Após isso conheci… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
17 maio de 2013 8:00 am

Leone,

obrigado pela resposta.

vc tem uma mente muito questionadora e só aceita o que pode comprovar.

se sua força de vontade for tão grande quanto, poderia desbravar alguns campos…

abraço e boa sexta.

ale soh ale
ale soh ale
18 maio de 2013 6:00 pm

Solius, “Que, segundo você, é o ocultismo (rosacruz). Ou seja, “a igreja católica é necessária, mas o rosacrucianismo é melhor”.” no meu ponto de vista (veja.. eh o meu) seria mais ou menos como a escola… primeiro vc tem que passar pelo ensino basico, depois o medio…não eh questão de ser melhor… soh um curso mais avançado. ainda, não falei que o rosacrucianismo eh “o ocultismo” e sim que é uma escola ocultista. “Sim, estou (falando serio quanto a inquisição não ter matado dezenas de milhares de pessoas). Não aquele espantalho criado por protestantes e iluministas que se difunde nas… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
18 maio de 2013 6:02 pm

Solius, “Que, segundo você, é o ocultismo (rosacruz). Ou seja, “a igreja católica é necessária, mas o rosacrucianismo é melhor”.” no meu ponto de vista (veja.. eh o meu) seria mais ou menos como a escola… primeiro vc tem que passar pelo ensino basico, depois o medio…não eh questão de ser melhor… soh um curso mais avançado. ainda, não falei que o rosacrucianismo eh “o ocultismo” e sim que é uma escola ocultista. “Sim, estou (falando serio quanto a inquisição não ter matado dezenas de milhares de pessoas). Não aquele espantalho criado por protestantes e iluministas que se difunde nas… Read more »

shalashaska
shalashaska
19 maio de 2013 7:03 pm

Solius, como você gosta de fazer ‘pequenas intromissões’ e distribuir sabedoria entre nós, pagãos e hereges, uma observação em resposta à sua dedicação evangelizadora: discuta idéias, fazer uso de ad hominem em doses e colocações sutis é um pouco covarde, mesmo que inteligente. Você gosta de falar pelas pessoas; o Paco, se não me engano, foi ridicularizado por razões semelhantes.

ale soh ale
ale soh ale
19 maio de 2013 8:15 pm

shalashaska,

um bom observador… a falacia ja foi debatida varias vezes aqui, em outros topicos… ja foi questionado seu uso indiscriminado (rsrs) mas… quem se importa neh!

percebo que as vezes a ideia de ridicularizar outrem eh mais atraente do que manter-se numa linha logica e amena nos questionamentos.

abraços

Solius
Solius
20 maio de 2013 12:12 am

ale, “…não eh questão de ser melhor… soh um curso mais avançado.” Pois devo dizer-lhe o seguinte, caro: se você estudar o que deixou de estudar acerca do catolicismo, descobrirá que sua metafísica é superior, mais completa que a apresentada em qualquer escola ocultista, e o mesmo se dá com a moral, a mística, a ascética etc. Com a Teologia então nem se fala. E sem falar na força e na riqueza dos ritos, dos símbolos, e por aí vai. É pegar os livros, comparar e constatar. “ainda, não falei que o rosacrucianismo eh “o ocultismo” e sim que é… Read more »

Solius
Solius
20 maio de 2013 12:21 am

Corrigindo: *(…em ocasiões raras e de extrema relevância nas Escrituras…) *De modo semelhante, se um sujeito… ___________________ shalashaska, “Solius, como você gosta de fazer ‘pequenas intromissões’ e…” Quando creio ser pertinente, como no caso acima, já que o colega estava a tratar do mesmo tema com outro colega cristão. O que há de errado nisso, minha cara? “distribuir sabedoria entre nós, pagãos e hereges” Esqueceu de mencionar os apóstatas e correligionários. 😛 “discuta idéias” Todas as que me propus abordar estão sendo devidamente discutidas em si mesmas. Se falta alguma, peço que aponte. “fazer uso de ad hominem em doses… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
20 maio de 2013 7:01 am

Solius, vamos ver: Solius: “Que, segundo você, é o ocultismo (rosacruz). Ou seja, “a igreja católica é necessária, mas o rosacrucianismo é melhor”.” se vc não disse (como escrito acima)… quem foi que escreveu isso? Ale: “julga minha moral ao ponto de dizer que agora posso não querer poder, mas, um dia vou quere-lo” Solius: Onde eu disse isso? acho que foi aqui: “”Tenho que dizer-lhe, meu caro ale, que mais cedo ou mais tarde, quando o deslumbre passar, você irá descobrir que isso não é verdade (sobre eu não buscar poder e sim da verdade). Espero que possa lembrar-se,… Read more »

Solius
Solius
20 maio de 2013 11:28 am

ale, “pois, em momento nenhum eu fiz isso com vc… considero o uso de argumentos falacios de extremo mau gosto.” Vejamos o que temos por aqui: “Solius, vc precisa pesquisar um pouco mais, vc esta apenas defendendo um ponto de vista (igreja catolica) sem antes observar se ha outra forma de interpretacao (superior… ou nao) para as palavras de Cristo.” Em 15/05/2013 às 19:23 Procure, inclusive, ale, se há algum tipo de argumentação de minha parte envolvendo a sua pessoa antes dessa data, antes desse seu comentário, onde você tenta dar a entender que jamais busquei outras formas de interpretação… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
20 maio de 2013 11:45 am

Solius,

obrigado pela sua compreenção.

abraços.

Solius
Solius
20 maio de 2013 4:35 pm

À disposição, ale.

Abraço

Luiz
Luiz
24 maio de 2013 6:23 am

Por que todo espaço de comentários destinado aos estudos das coisas transcendentes tem que acabar numa discussao acalorada sobre pontos de vista? Acabei de sair de um site onde vi isso, vim pra esse e vi isso de novo… A verdade nao está com nenhum de nós. Mas todos nós enxergamos (muito mal, muito embaçado, mas enxergamos) um pedacinho dessa verdade, e a interpretamos da nossa maneira. Da maneira que satisfaz ao espírito de cada um. Entao pra que ficar debatendo o que é melhor ou pior ou superior ou mais completo… estamos todos no mesmo barco. Sobre o texto…… Read more »

F.N.
F.N.
31 maio de 2013 2:37 pm

Todas as religiões possuem uma base, porém o que nos atrapalha é o mosáico por onde vemos, como pequenos que somos. Vemos cada qual o interior da igreja através de uma cor particular, sem que não haja uma humanidade “una”, e que consigam ver através do vel da matéria. Com isso surgem diversas interpretações errônias não só da umbanda, como também do catolicismo, luteranismo, etc. Para os que desejam entender mais da base fidedigna da umbanda, leia Reginaldo Prandi. A religião africana veio através, principalmente, dos escravos. Os Orixás(como são comumente conhecidos), não eram aceitos pela população local. Foi quando… Read more »

felipe
felipe
3 junho de 2013 3:46 am

quanta desinformaçao…galera, menos afirmações e mais estudos. leiam 5 artigos sobre a concepçao original de exu na africa.

Jota
Jota
16 junho de 2013 12:38 am

Disse São Tomás: “uma senhora analfabeta que tenha fé, sabe mais que Aristóteles”.

E ai a ICAR e outras seitas que se acham donas do Cristo deitam e rolam…

Pedro
Pedro
17 junho de 2013 9:01 pm

Lixo. Um senhora analfabeta que tenha fé é apenas uma pobre coitada ignorante, à mercê de doutrinas e religiões porque não estudou o suficiente para se garantir na vida e precisa da fé como muletinha eterna. Aliás, Aristóteles foi outro que “viajou na maionese” lindo.

Pedro
Pedro
17 junho de 2013 9:04 pm

Qualquer concepção de as divindades ou deuses invetadas pela humanidade é fruto da ignorância dos tempos do Neolítico ou do Paleolítico. Chega de se autoenganar tentando tirar valor dos tempos da ignorância. http://www.youtube.com/watch?v=d4wm4OOYKko

Solius
Solius
18 maio de 2013 3:17 pm

Leone, “A explicação é simples: TRANSE HIPNOTICO.” Não explica nada. “No vídeo abaixo, varias pessoas do meio evangélico rodopiam como você descreve.” Nenhuma rodopia conforme descrevi e no contexto em que descrevi. “É tudo transe hipnótico, umbanda incluída.” Generalização arbitrária e, diria, anti-científica de sua parte. “Em ambos os cenários, umbandista e evangélico, já vi pessoalmente. Não tem nada de extraordinário pra quem conhece essas técnicas de antemão.” Naqueles tempos eu já as conhecia. “Esse é um livro de um católico com viés religioso” Superficial, mas interessante. Boa dica. “e pare de ficar alimentando essa mistificação sobre demônios” Pare de… Read more »

Solius
Solius
18 maio de 2013 3:15 pm

Caro ale, “veja, se vc diz que a igreja catolica é boa e eu digo que o rosacrucianismo é melhor, estaria defendendo… ao contrario, disse que a igreja catolica é necessaria, pois, nem todos tem vontade suficiente para colocar a prova os ensinamentos de uma escola superior de cristianismo.” Que, segundo você, é o ocultismo. Ou seja, “a igreja católica é necessária, mas o rosacrucianismo é melhor”. “aqui acho que vc não esta falando serio neh… ou não esta falando da igreja catolica.” Sim, estou. Não aquele espantalho criado por protestantes e iluministas que se difunde nas instituições de ensino,… Read more »

Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
17 maio de 2013 12:01 pm

Acho que vc se confundiu, dom Leone (num tá rodando em alguma gira não, né?!) “Primeiramente você alegou que sua avó não tinha problemas de saúde para ressaltar o aspecto sobrenatural da crença dela.” Não tinha problemas de saúde compatíveis com os tais alegados pela sua comunidade científica, cética quanto ao uso contínuo de tabacos, nicotinas e teores alcoólicos. Uma simples constatação disponível a qualquer ateu ou cético. Cadê a falácia, o contorcionismo? Continua aqui, de forma hiperbólica, na “invulnerável e diabólica vovó Ike” que vc insiste em não ver. == “Posteriormente, quando lancei a questão do diabo vir para… Read more »

Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
17 maio de 2013 12:15 pm

Ale, Ok. No problema. Mas, não sei se percebe, isso já virou um mantra hipnótico: “não é dado ao homem conhecer as coisas de Deus”. Se a Igreja se resumisse a isso… Mas não é bem assim. Um trecho de texto que, acredito, encaixa bem com o que eu penso sobre essa tal indiferença em relação a ICAR(e não me entenda mal): “[…]Então me pergunto: o que incomoda tanto esse pessoal? O que os atemoriza? Por quê grupos politicamente tão fortes, regados com rios de dinheiro público, que têm o apoio quase incondicional de todos os meios de comunicação, que… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
17 maio de 2013 12:32 pm

Ike, concordo com vc, mas, não posso me lastimar por elas… em sua gigantesca maioria, se mantem nesta mentalidade não por influencia social ou medo de exclusão desta, mas, por preguiça. ninguem pode fazer por elas a não ser elas mesmas. digo em relação a aqueles que tem o dom da fala, da audição e da visão… ou pelo menos um desses 3, pois, ninguem nasce sabio, mas, se tiver uma vontade forte, terá boca para pedir, ouvido para escutar e visão para separar o trigo do joio. o que precisamos ter por elas eh compaixão, pois, são irmãos e… Read more »

Solius
Solius
17 maio de 2013 4:20 pm

ale, “como eu disse, não tenho mais o que debater aqui. vc ja mostrou a que veio (defesa da igreja catolica).” Você está aqui em defesa do ocultismo. Sei disso desde o início e não entendi como um motivo para que eu não batesse esse papo com você. 😉 “eu não preciso combate-la, ela o faz sozinha, deixando escapar seus cordeiros por entre seus dedos.” Sozinha não, ale, sob a nefasta e incessante ação de seus inimigos, liderados, pasme, pelos ocultistas, conforme, inclusive, declarações deles mesmos (vide, p.e., as cartas dos membros da A.V. italiana). “não, não sou superior a… Read more »

Solius
Solius
17 maio de 2013 4:23 pm

Leone, “Pois Frente a total incapacidade de se refutar o Nada-Mãe, em sua tautologia onde os paradoxos são pacificados” Está refutado há muito tempo. Se há algum tipo de incapacidade aqui é sua a de entender isso. Para quem ta chegando: o nada absoluto tal qual entende a boa Filosofia, e cuja maior prova de sua impossibilidade é o fato de haver alguma coisa, é a completa ausência. Como não há nada, jamais há de surgir nada, inclusive leis que supostamente poderiam vir a reger alguma coisa. O autor do nada-mãe, assim como você, não consegue entender que não há… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
17 maio de 2013 4:59 pm

Solius, vamos lá então… “Você está aqui em defesa do ocultismo. Sei disso desde o início e não entendi como um motivo para que eu não batesse esse papo com você. ;)” Não defendo o ocultismo… defendo o direito ao questionamento e, assim, receber uma direção (mesmo que de forma didatica, pois sou meio lerdo, sabe) para colocar a prova a veracidade daquilo que me for dado como resposta ao meu questionamento. “Sozinha não, ale, sob a nefasta e incessante ação de seus inimigos, liderados, pasme, pelos ocultistas, conforme, inclusive, declarações deles mesmos (vide, p.e., as cartas dos membros da… Read more »

Leone
Leone
17 maio de 2013 8:22 pm

Ike: Não tinha problemas de saúde compatíveis com os tais alegados pela sua comunidade científica, cética quanto ao uso contínuo de tabacos, nicotinas e teores alcoólicos.  Rsp; Vais continuar insistindo em mistificar? E o que é pior tentar esconder os rastros pois a verdade é que sua avó não tem nada de excepcional. O que eu vejo é uma grande aversão de sua parte para com a crença dela. Alias, A maioria das pessoas são assim, quando são mais jovem são mais resistentes aos excessos e também se recuperam mais rapidamente de excessos. Quando a velhice vai chegando o corpo… Read more »

Solius
Solius
17 maio de 2013 10:37 pm

Leone, “Vejamos se esse tipo de raciocínio em outro cenário procede…” Não. Você está simplesmente apelando para o “deve haver alguma explicação racional”. A explicação para o contorcionismo é física, já para se deslocar rodopiando de braços abertos, por vezes acelerando, em meio a dezenas de pessoas sem esbarrar em ninguém, respeitando perfeitamente os limites da roda, sem olhar para onde está indo, mas sucessivamente para cima e para baixo não, exceto se houvesse algum órgão que fornecesse uma orientação espacial tão boa ou talvez melhor que a dos olhos que não fosse comprometido com tal movimentação. Se você crê… Read more »

Solius
Solius
17 maio de 2013 10:38 pm

Caro ale, “Não defendo o ocultismo…” Defende, ale. Seus comentários acima estão cheios de trechos como este: “o rosacrucianismo eh o melhor da maçonaria com o melhor do cristianismo.” “defendo o direito ao questionamento…” Aqui concordamos e agimos do mesmo modo. “… ao contrario… a igreja os caçou… e os queimou… com uma desculpa de que eram alguma coisa a ver com o “diabo”. Na vida real, conforme as pesquisas mais recentes de autores medievalistas tal como o que já lhe indiquei, os ocultistas que apenas estudavam eram simplesmente ignorados, deixados de lado; os que faziam uma ou outra pregação,… Read more »

Leone
Leone
18 maio de 2013 3:24 am

Solius: Se você crê que exista algo na fulana que preencha esses requisitos, apresente-nos. Resp: A explicação é simples: TRANSE HIPNOTICO. No vídeo abaixo, varias pessoas do meio evangélico rodopiam como você descreve. Veja o rapaz aos 4:20: http://www.youtube.com/watch?v=5uR3RW2RThw É tudo transe hipnótico, umbanda incluída. Em ambos os cenários, umbandista e evangélico, já vi pessoalmente. Não tem nada de extraordinário pra quem conhece essas técnicas de antemão. Esse é um livro de um católico com viés religioso, “Lavagem Cerebral e Hipnose nos Cultos Protestantes”: http://pt.scribd.com/doc/99741702/Religiao-Lavagem-Cerebral-e-Hipnose-Nos-Cultos-Protestantes Divulgue-o e o utilize para pelo menos alertar a crentaiada já que em céticos e… Read more »

Anônimo
Anônimo
18 maio de 2013 9:05 am

Solius, “Defende, ale. Seus comentários acima estão cheios de trechos como este: “o rosacrucianismo eh o melhor da maçonaria com o melhor do cristianismo.” veja, se vc diz que a igreja catolica é boa e eu digo que o rosacrucianismo é melhor, estaria defendendo… ao contrario, disse que a igreja catolica é necessaria, pois, nem todos tem vontade suficiente para colocar a prova os ensinamentos de uma escola superior de cristianismo. hum… mas creio que vc tenha razão! quando preciso defende-la é de uma acusação que não cabe a ela… eh… acho que vc tem razão… defendo, sim. creio que… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
18 maio de 2013 9:32 am

esqueci de assinar de novo!

Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
18 maio de 2013 10:06 am

Ale (mais um toque), Vc:“digno de nota que os grandes filosofos sempre aceitaram uma premissa como verdadeira até que se provasse ao contrario. Platão que o diga.” Solius:“Apenas para que fosse devidamente investigada.” Revide: “Nova redundância?” Nem toda a investigação leva a prova contrária da premissa. |¬) E esse é o grande pavor (THE HORROR… THE HORROR. Col.Kurtz) de alguns céticos e ateus que militam na causa ‘anti-igreja’ e na ‘anti-religião’. == Dom Lelê, “Vais continuar insistindo em mistificar?” Dialogo com um cético-místico; não vejo problema de insistir nisso. |¬) Depois é contigo, meu brother. Até breve. Se vcs fossem… Read more »

Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
18 maio de 2013 10:10 am

E a minha ‘carinha’ foi decepada de novo. Eu nunca acerto isso.
Grrr!

ale soh ale
ale soh ale
18 maio de 2013 10:15 am

Ike,

realmente, nem toda a investigação leva a prova contrária da premissa, caso contrario, não seria necessária a investigação, certo?

eh necessario que se va ao local da fumaça para ver se ha fogo… pode não haver fogo, só brasa… pode haver um incendio monstruoso… pode ser mera ilusão de otica, mas, eh bom colocar a prova antes de dar por verdadeiro ou falso.

bom final de semana amigo.

abraço.

Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
Iketunes e os caçadores zonzos, do âmago da gira revolucionária
18 maio de 2013 10:37 am

KKK! Belo vídeo, dom Leone… Eu diria impactante. Mas indicar esse tipo de coisa pra confrontar e desmoralizar a fé cristã de católicos mal-criados, não passa de inutilidade pública.
Rsss

Uma dúvida místico-cética:

Estados de demência são reversíveis?

Por que eu pergunto isso? Porque após os tais cultos, boa parte das pessoas, incluindo os seus líderes, seguem conscientemente suas vidas sem prejuízo próprio ou a terceiros.

Doenças emocionais, neuro-psiquiátricas? Truque? Show de talentos dramáticos? Hipnose coletiva? Algo mais?

Abs ‘bem-dôrmido, bem-dôrmido’ pra ti.

ale soh ale
ale soh ale
19 junho de 2013 7:31 am

Pedro, pelo visto vc não tem fé… deve ser um ateu, correto? bom, se eu estiver errado me avise. mas, ter fé não é somente acreditar em Deus, seja qual for. ter fé é acreditar sem ter provas em algo concebivel internamente, ex: “eu não sei nada sobre fisica quantica, mas, tenho fé que se eu estudar e me dedicar, conhecerei e serei um bom fisico quantico.” ter fé em que podemos ser melhores é algo extremamente valioso e não seria possivel viver sem essa fé. até um assaltante tem que ter fé que terá exito em seu assalto para… Read more »

Solius
Solius
15 maio de 2013 2:17 pm

Caro ale soh ale, Permita-me mais duas breves observações: 1 – O Catolicismo é a doutrina da Igreja Católica, quem pode ser entendida sob diversos aspectos. Como Corpo Místico, p.e., é incorruptível. Como instituição, é passível de falhas, por sermos todos seres falhos (e nesse sentido a doutrina é intelectualmente honesta como poucas) e haver nela pessoas bem e mal intencionadas, como, aliás, há em qualquer lugar. Deixo uma sugestão: procure os sites de apologética católica, lance suas críticas e as pese com sinceridade diante das objeções, porque, eu lhe asseguro, elas procedem menos do que você imagina. 2- O… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
4 maio de 2013 8:06 pm

mto legal o texto! gostei mesmo! quando eu era jovem, frequentava uma casa de umbanda, um terrero. ateh mesmo fui ogam, o cara que toca o atabaque. eu manjava mto, ja que fazia capoeira na epoca. era de uma senhora, amiga da minha irma, uma pessoa uma sensata e agradavel. eu adorava td aquilo! frequentei durante uns 2 anos, mais ou menos. durante esse tempo, consegui deixar de lado e, ateh mesmo, enterrar qualquer preconceito, pois, minha familia vinha de uma criação catolica. depois, frequentei algumas escolas e em uma delas, o professor me perguntou das minhas experiencias. falei para… Read more »

Hannah
Hannah
8 maio de 2013 11:32 am

EU já frequentei um terreiro de Umbanda e candomblé…. não tenho nada cotra, acho as festas muito bonitas e animadas. Adorava tudo aquilo (menos as matanças de animais que aconteciam na semana anterior às festas – eram os “presentes” que se ofereciam aos santos)…. mas hoje não frequentaria…. acho que existem outrs formas de se conectar com nosso lado espiritual…. na verdade, considero uma energia BAIXA mesmo……o que vocês acham? Será que estou errada, sendo preconceituosa? Gostaria de conversar a respeito…. (vejam bem: quero trocar ideias, não estou dizendo que minha opinião é a mais acertada de todas… muito pelo… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
8 maio de 2013 3:52 pm

Hannah, quais aos “padrinhos” (os regentes dos planetas) indico o livros que recomendei. quanto a vc não gostar mais do estilo e filosofia destas religioes, na minha opinião, como eu disse, creio que seja uma questão de evolução espiritual. conforme vamos evoluindo e aprendendo, vamos ficando mais sutis e questionadores. um animal morto não é o suficiente… queremos saber porque uma galinha e não um pato… porque matar o animal e não criar o animal… enfim… isso tudo faz parte do aprendizado. veja… essa é só a minha apinião. não é a verdade verdade suprema do universo… apenas uma ideia… Read more »

um constantine
um constantine
8 maio de 2013 4:05 pm

Vade retro, cão tinhoso
És cria podre, não criador
De tão maroto e orgulhoso
Pões a perder o pecador

Infeliz o que cai no teu pleito
Tu e os teus só da mentira são pais
Por isso não tens meu respeito
E não te devo nada mais

Vai-te logo, capiroto
Antes que a oração eu faça
Então descerás pelo esgoto
Findando a pulso tua pirraça

http://www.youtube.com/watch?v=e5WK5-FAT00&NR=1&feature=fvwp

Aletaka
Aletaka
9 maio de 2013 4:44 am

Se voce estiver interessado na umbanda e conhecer um pouco das entidades, aqui é uma boa oportunidade.

não é propaganda nem nada, pq o site não é meu, mas tem muitos dialogos esclarecedores ai.

http://dialogocomosespiritos.weebly.com/

abraços

Toad
Toad
9 maio de 2013 5:20 am

Ale soh ale, será q a véia ñ qria tão somente q vc desse um trato? Kkkkk!

Sobre o texto, uma coisa tão óbvia q na prática parece q ñ enxergam, é q qm faz tudo do jeito q é somos ”nóis”. E os problemas ñ se resolvem, porq a maioria deixa assim, dá importância pra coisas sem importância, briga à toa, etc.

exu tira-teima - legião mirim
exu tira-teima - legião mirim
9 maio de 2013 5:36 am

Kit para exorcistas: http://blogdebrinquedo.com.br/tag/exorcista/ Porque praticar é fundamental. Atenção artilheiro Três salvas de tiros de canhão Em honra aos mortos da Ilha da Ilusão Durante a última revolução do coração e da paixão Apontar a estibordo… Fogo! Você é a orquídea negra Que brotou da máquina selvagem E o anjo do impossível Plantou como nova paisagem Você é a dor do dia a dia Você é a dor da noite à noite Você é a flor da agonia A chibata, o chicote e o açoite Lá fora ecoa a ventania E os ventos arrastam vendavais Do que foi, do que… Read more »

Exu Abu
Exu Abu
9 maio de 2013 5:37 am
ale soh ale
ale soh ale
9 maio de 2013 8:37 am

Toad,

vai saber neh! rsrsrs

ale soh ale
ale soh ale
9 maio de 2013 8:38 am

Breve resumo sobre aqueles que chamei de Padrinhos. Chamamos assim porque nos influenciam desde a primeira respiração. De acordo com a astrologia, os 7 principais planetas de nosso sistema solar, a saber, Mercurio, Venus, Marte, Lua, Jupiter, Saturno e o Sol. Cada espírito (arcanjo) rege um destes sete planetas: Raphael, Uriel, Samael, Gabriel, Zakariel, Orifiel e Mikael. Eles são os sete Espiritos diante do trono do Senhor e representam os aspectos divinos. Normalmente as pessoas só sabem qual o seu signo solar… alguns sabem seu signo ascendente… poucos sabem seu signo lunar. Eles exercem grande influencia sobre nossa constituição física,… Read more »

um constantine - reloaded
um constantine - reloaded
9 maio de 2013 11:41 am

Sabe menininho pálido que toca campainha, sujeito que brincava de prosear com o além vira as costas por dois segundos, e ele some sem explicação?

Né menininho não.

http://www.youtube.com/watch?v=Kqoy6upDLgU

legião mirim captured

http://www.youtube.com/watch?v=m9We2XsVZfc

au revoir, exu ravengar
au revoir, exu ravengar
9 maio de 2013 12:03 pm

“Que pena Pichot, que Ravengar não te deu uma ingeligência própria. Você está perdido. Ravengar fugiu. Fugiu como todo covarde que se preza.”
http://www.youtube.com/watch?v=Qi-fsaxy2O8

Marcio
Marcio
9 maio de 2013 7:09 pm

ESU Mensageiro dos Orixás, ele é o primogênito do universo no mito da gênesis dos elementos cósmicos. É o resultado da integração água e terra, masculino e feminino, sendo o terceiro elemento. Cultuado entre os Orixás, apenas por seu intermédio é possivel adorar as Yabás-Mi (as feiticeiras). Traçar e abrir caminhos é uma das suas principais atividades, pois ele circula livremente entre todos os elementos do sistema. É o princípio da comunicação. Esta fortemente representado no Opon-Ifá (tábua adivinhatória de Ifá – Deus da Adivinhação) pelos triângulos e losângulos. O sistema oracular funciona graças a ele. Está profundamente associado ao… Read more »

Exu Sete-Barbas
Exu Sete-Barbas
10 maio de 2013 12:25 am

Sim, sim, o comentarista captou bem a nossa essência. Nós, os exus, somos assim. E não venham aspergir água benta e abanar crucifixos, pois isso não faz parte de nossa mitologia, coisa que qualquer criança de 3, 4 anos sabe. Mas sempre há aqueles com preguiça de estudar, com aversão a cultura, propagadores de estultices que insistem em mistificar e sincretizar a minha imagem para que se enquadre em suas crenças distorcidas e abiloladas. Depois ficam 7 anos na religião errada, choram e se arrependem por pura falta de estudo e de expertise. É por isso que eu, Exu Sete-Barbas,… Read more »

Exu Sete-Barbas
Exu Sete-Barbas
10 maio de 2013 12:40 am

Portal de dialogo aberto, comecemos as interações vibracionais:
comment image

Exu Sete-Barbas
Exu Sete-Barbas
10 maio de 2013 12:52 am

Algum cristão, explique pra esse exu, que diabos é isso:

Batismo pra emos?:
comment image

Batismo pra macho?:
comment image

:/

Exu Abu
Exu Abu
10 maio de 2013 2:30 am
Hannah
Hannah
8 maio de 2013 11:29 am

Adorei tudo: o texto e os comentários. Gostaria de saber mais sobre parinhos tb! Onde procurar? Que tal um texto sobre isso no site?

um exu
um exu
8 maio de 2013 6:00 am

Não admito que me fale assim
Eu sou o seu décimo-sexto pai
Sou primogênito do teu avô
Primeiro curandeiro
Alcoviteiro das mulheres
Que corriam sob teu nariz…

Me deves respeito
Pelo menos dinheiro
Ele é o cometa fulgurante
Que espatifou…

Cala-te boca companheiro
Vá embora, que má criação!
De outro jeito
Não se dissimularia
A suma criação…

E foi o silêncio
Que habitou-se no meio
Ele é o cometa fulgurante
Que espatifou…

http://www.youtube.com/watch?v=rAsDve2dSaE

Eduardo Buchs
Eduardo Buchs
4 maio de 2013 8:35 pm

Eu posso dizer como frequentador de giras de umbanda e com pais que frequentam a mesma casa de umbanda a mais de 40 anos,que a umbanda não é padronizada não existe um manual de praticas a ser seguido,e cada se utiliza das giras conforme seu caráter como o próprio testo diz.

Sebastião Pereira
Sebastião Pereira
5 maio de 2013 12:05 am

Espetacular!!!

Tininha
Tininha
5 maio de 2013 5:45 pm

Além de achar o texto do ACID genial, gostei do texto do ale soh ale…. fantástico o seu relato….

Anônimo
Anônimo
5 maio de 2013 6:44 pm

Também gostei! 🙂

abs ae

Sérgio
Sérgio
5 maio de 2013 11:42 pm

Gostei muito do testo e gostaria de saber qual é a escola que nosso amigo ale soh ale frequentou. Abraços.

Anônimo
Anônimo
5 maio de 2013 11:43 pm

Acid,achei muito bom este texto. Principalmente por enfatizar a questão de que tudo está dentro de nós. Se vibro amor e bondade o dito Exu me sustenta nesta vibração, em caso contrário o mesmo ocorre, mas de qualquer forma o responsável somos nós mesmos. Mas, só uma pergunta , por que vc colocou uma imagem tão apavorante para ilustrar o texto? Uma vez sonhei com um Exu, mas ele não tinha aparência ruim. Era um rapaz alto, magro e negro. Vestia roupas comuns e limpas. No rosto um sorriso irônico. Quem me disse que era um Exu foi uma senhora… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
6 maio de 2013 6:46 am

Sérgio

bom dia.

esta escola segue os ensinamentos de Max Heindel e, assim, os ensinamentos da Ordem RosaCruz. não é a ordem em si, apenas uma fraternidade, seguidora de seus ensinamentos.

desculpe não dizer o nome da escola, mas, sua filosofia é rosacruciana.

para quem interessar, o livro Conceito RosaCruz do Cosmos é um bom livro para se ter uma noção da filosofia RosaCruz.

Abraços e boa semana a todos.

Nana
Nana
6 maio de 2013 10:10 am

Frequentei um centro de Umbanda dos 13 aos 25 anos. Não tenho nada a reclamar da religião em si, mas como disse o Eduardo, não há uma regra, cada um segue um padrão e isso acabou me confundindo e fez com que eu me afastasse, quando meu pai de santo faleceu e não consegui achar outro lugar que seguisse os padrões dele. Ele era muito caridoso, não cobrava um tostão pelas consultas ou trabalhos, seu terreiro era sério e respeitado. Com relação ao texto acima, lembrei de Seu Tranca Rua da Encruza, que ele incorporava, que sempre perguntava à assistência:… Read more »

Sérgio
Sérgio
6 maio de 2013 11:33 am

ale soh ale, ou grande abraço e obrigado pela dica.

Nana, infelizmente acho que Seu Tranca Rua está totalmente correto. Abraços.

Dan!
Dan!
6 maio de 2013 1:08 pm

ale soh ale, o seu relato veio em boa hora. Vou procurar saber mais sobre Padrinhos.

ale soh ale
ale soh ale
6 maio de 2013 1:36 pm

Dan!,

um livro que eu poderia indicar sobre astrologia:

Astrologia Científica Simplificada – Max Heindel

abraços.

ale soh ale
ale soh ale
6 maio de 2013 1:40 pm

Acid,

seu texto me fez lembrar uma frase de alguem… não me recordo…

“demonios e anjos (caidos) tem mais o que fazer do que ficar possuindo pessoas. eu temo aquelas coisas más que eu mesmo crio.”

abraços

Anônimo
Anônimo
7 maio de 2013 2:43 pm

Bons relatos,
não tenho religião, mas sempre busquei o que tem de bom em cada uma das que tenho conhecimento, e tento aprender com os erros que cometem também.
Acho que o maior aprendizado que todas podem nos dar se resume a lei do karma. “Somos inteiramente responsáveis pelo que cativamos”, pelo que pensamos, pelo que proferimos, e pelo que refletimos.
Ninguém, apenas você mesmo, pode libertar a si próprio.

um neutrino
um neutrino
7 maio de 2013 4:16 pm

“Exus” são fruto da cachola do sujeito ou demônios de fato, seres inteligentes independentes e desprovidos essencialmente de corpos. Ambas as explicações refletem a realidade, conforme o caso.

Comprem, leiam, aprendam e parem de pensar bobagens: 😉

http://www.travessa.com.br/SOBRE_OS_ANJOS_DE_SUBSTANTIS_SEPARATIIS/artigo/fbee6082-a6a3-4786-8ccd-8094337d16c1

http://www.skoob.com.br/livro/1486#

Exu Abu
Exu Abu
10 maio de 2013 2:30 am
Exu Abu
Exu Abu
10 maio de 2013 2:31 am
ale soh ale
ale soh ale
10 maio de 2013 7:26 am

marcio, vc foi buscar na raiz da crença? cara, muito com seu post. eu sabia que a crença tinha uma raiz bem diferente do que vemos hoje em dia, mas, não imaginava que era tanta assim. creio que a grande maioria dos pais e mães de santo não tomam conhecimento disso… apenas levam a diante o que seu antecessor lhe passou… deveriam estudar mais a religião que seguem! poderia dar mais detalhes dela ou, ainda, um link? pais de origem, hierarquia, ramificações, etc? se não me engano (me corrija se eu estiver errado) ha uma relação ou correlação com as… Read more »

Solius
Solius
13 maio de 2013 10:31 am

*Correção: “…a fulana tivesse sequer condições de saber…”

___________

É isso aí, confrade Ikkitus. Oremos pela sua avozinha.
____________

ale soh ale,

Mais acima recomendo dois livros. O primeiro poderá tirar suas principais dúvidas acerca da natureza das criaturas em questão.
__________

Saudações

ale soh ale
ale soh ale
13 maio de 2013 11:11 am

Solius,

não achei a citação dos livros… pode passar novamente, por favor?

abraço

Ikkiana Jones e os caçadores zonzos, do âmago da gira
Ikkiana Jones e os caçadores zonzos, do âmago da gira
13 maio de 2013 10:44 pm

“É isso aí, confrade Ikkitus. Oremos pela sua avozinha.” Como faz falta um exorcista nessa hora. Tivesse minha vó passado por um de verdade, nossa família seria poupada de muitos sofrimentos absolutamente desnecessários (minha mãe que o diga). Estranhamente, com esse mundo vivendo no orgulho do pecado e aceitando com alegria, desprendimento, volúpia e ar sapiencial (e pacifista) os diálogos mais alucinantes com os “exus” dessa Nova Era, vivemos uma abstinência de padres exorcistas. Uma vez passei por um perrengue com a matriarca. Tive que apelar para a ajuda de um primo batista. Era o que eu dispunha no momento.… Read more »

Ikkiana Jones e os caçadores zonzos, do âmago da gira
Ikkiana Jones e os caçadores zonzos, do âmago da gira
14 maio de 2013 12:06 am

PS:

Confrade Solius,

Livos recomendados, títulos anotados. E a lista só aumenta. E minha vida intelectual só complica.;¬)

Abs

Leone
Leone
14 maio de 2013 4:54 am

Ola Alê. Bom, já conheço o conceito de Egregora de longa data e também seus assemelhados como Forma Pensamento, Inconsciente Coletivo, Sincronicidade etc… Todos esses conceitos podem ser tratados como conceitos místicos-filosoficos e portanto, pelo que eu saiba, sem respaldo algum da ciência, tratando-se de especulação livre. A única exceção talvez seja em relação ao Campo Morfogenetico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_morfogen%C3%A9tico Se a pesquisa do Rupert Sheldrake estiver correta, o que você entende como Egregora é apenas um PROCESSO NATURAL não denotando inteligência como você interpreta e portanto não pode ser manipulada e direcionada da forma que você está pensando pois para isso… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
14 maio de 2013 7:14 am

Leone, Bom dia. Vc realmente esta esperando respaldo da ciência mundana? Serio? Acreditando que não, sigo… Rupert Sheldrake não conhecia o conceito de arquetipo? Creio que não. Tudo o que ele fala (de acordo com a wik… que eu não gosto) é de uma sincronia, predeterminada e independente de espaço e tempo. um arquetipo. Normalmente tratada no ocultismo, ela não é uma egregora. É uma forma da natureza. O que comporta o germem da vida. Creio que qualquer um que leia o esquema dele se deparará com o mesmo de arquetipos e não de egregoras. Como o proprio Sheldrake diz,… Read more »

Solius
Solius
14 maio de 2013 11:54 am

ale soh ale, Ei-los: http://www.travessa.com.br/SOBRE_OS_ANJOS_DE_SUBSTANTIS_SEPARATIIS/artigo/fbee6082-a6a3-4786-8ccd-8094337d16c1 http://www.skoob.com.br/livro/1486# —————– Confrade Ikkitus, Já pensou em levá-la ao Padre Nelson Rabelo lá da Igreja de Sant’Ana? —————– Leone, “Oi Solius, logo mais respondo as bobagens que você escreveu” E como pretende fazer isso? Vai pegar uma máquina do tempo, tentar localizar o evento e retornar lá para apurar o fenômeno? 8/ “É puramente psicológico…religiões como o cristianismo, exploram com seus demônios rastaqüera que a igreja inventou” É “puramente psicológico” uma pessoa começar a grunhir e se debater por uma outra estar fazendo orações sem que ela tenha como saber disso pelos sentidos? É puramente… Read more »

Leone
Leone
14 maio de 2013 7:39 pm

Ale: Vc realmente esta esperando respaldo da ciência mundana? Serio? Resp: E por que não? A ciência mundana está descobrindo e realizando coisas extraordinárias no campo da medicina, da genética, das neurociências, da astrofísica, da física de partículas. Porque não somar esse conhecimento ao invés de desprezá-lo e utilizá-lo como baliza para continuarmos a nadar sabe-se lá pra onde. Se essas especulações mistico-filosoficas tiverem um minimo de cabimento, cedo ou tarde a ciência e os cientistas esbarrarão com elas e não terão como negar o seu aval. Veja o caso do Campo de Higgs. ============ Ale: “Rupert Sheldrake não conhecia… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
15 maio de 2013 7:12 am

Leone, Vai ser difícil chegarmos em um consenso com sua previa rejeição para com as ciências ocultas, se defendendo na ciência mundana com o pretexto de que se a oculta for real (quiça um dia a ciência mundana a comprove) aí sim vc terá sua confirmação. Tudo que escrevo aqui neste fórum, escrevo acreditando que as pessoas que as leem tem um interesse na ciência oculta e as aceitem para estudo, desde que, assim como eu, tenha como comprova-la com esforço próprio e muita, mas muita força de vontade. Suas pesquisas na wic são vagas e não há qualquer menção… Read more »

Solius
Solius
15 maio de 2013 9:44 am

“Solius, guenta aí que já vou dar um jeito nessa capetada que você criou” Mais uma assombraçãozinha procê: “É para isso que serve o método cientifico…até que não reste uma só célula demoníaca sem ser estudada. Essa é a beleza da ciência!” Não, atrapalhado padawan. Assim como você, também simpatizo muito com certas ideias como a do Sheldrake, mas note que demônios são seres exclusivamente formais, e espirituais. Nas ciências experimentais – onde está inserida a hipótese dele – é investigada a matéria atualizada, ou seja, com a forma por ela já individuada, e vai um pouco além apenas conceptualmente;… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
15 maio de 2013 10:06 am

Solius, no meu ponto de vista, é valido a analisa de uma ciencia pela outra, porem, o que se ve, normalmente, é a ciencia mundana querendo desacretidar a ciencia oculta… Sob o pretexto de desmistificar a outra, a ciência mundana, alem de nem mesmo encostar no véu, coloca uma porta de aço sobre ela com os dizeres: aqui jáz uma coisa não comprovada através de nossas analises. Esquecem que até pouco tempo não sabiam muitas coisas naturais que eram consideradas absurdos ou simplesmente não tinham ciência delas “comprovadamente”. Mas a ciencia, aliada a tecnologia, esta caminhando a passos largos. Em… Read more »

Solius
Solius
15 maio de 2013 10:17 am

ale soh ale, De fato as ciências hoje ditas ocultas procedem, sob muitos aspectos. Mas você já ouviu falar nos perenialistas? Guénon, Lings, Nars, Buckardt, Schuon, Coomaraswamy etc.? Há uma confusão extrema em torno desses conceitos que você traz e de tantos outros promovida pelas escolas neo-espiritualistas (por exemplo: essas ideias de “corpo etéreo”, “astral”, “mental” nada mais são do que fruto do mau entendimento que os teosofistas tiveram dos “koshas” hindus), e se você possui uma repulsa muito acentuada pela doutrina católica, então esses autores podem começar a ajustar um sem número de pontos. Mas caso não haja essa… Read more »

Ikkiana Jones e os caçadores zonzos, do âmago da gira
Ikkiana Jones e os caçadores zonzos, do âmago da gira
15 maio de 2013 10:30 am

Valeu pela dica aí, grande. Tenho certeza de que é o caso dela (e como isso afeta toda família). Uma das consequências de nos metermos com “religiões afro” (pra ficarmos no termo politicamente-correto) é a de que o “LUCRO” espiritual, intelectual e moral que se ganha seguindo nisso, vem na forma de uma penca de inimigos (nos dois planos), que vão ti azucrinar independente de ‘arquétipos’ e ‘egrégoras’ criadas individualmente. Mas me parece que esse padre não possui autorização do Vaticano, não tem “certificado” de exorcista, confere? de qualquer forma assim que puder irei lá, com certeza. E grato pelas… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
15 maio de 2013 11:08 am

Solius, sou cristão, melhor… candidato a cristão, assim, não posso ter aversão do catolicismo… vejo, do catolicismo, não da igreja catolica e os seus. o maior de todos os hierofantes nos deixou a maior e mais sagrada forma de iniciação… nos proporcionou a emancipação, rasgou o veu e libertou o mundo dos grilhões. acontece que ser livre, não é ser irresponsavel. tudo posso, mas, nem tudo me convem. creio que não é necessario saber muitas ciencias ocultas para ter exito, mas, uma leva a outra. como venho de uma base fisolofica de ocultismo cristão, tendo exito nele, não me interesso… Read more »

Ikkichach e os caçadores zonzos, do âmago da gira
Ikkichach e os caçadores zonzos, do âmago da gira
15 maio de 2013 11:25 am

ale soh ale, Admiro suas palavras. Simples, diretas e sem melindres. Um dia eu chego lá. |¬) But, pra não perder o costume|¬): “Imaginem se todas as pessoas do mundo descobrissem seus “poderes”!” “Já imaginou o mundo atual, mesquinho, medíocre, hipócrita, violento, maléfico, etc… com pessoas dotadas de uma visão do mundo eterico ou astral/desejos?” “Já pensou essas pessoas dotadas de um corpo eterico ou astral/desejos, podendo ir onde quiser e a hora que quiser?” O Alan Moore imaginou isso, e ontem mesmo acabei revendo o ‘Watchmen’ (filmaço… Ainda acho um dos top 5 de melhor-filme-baseado-em-HQs). E vou ti dizer,… Read more »

Ikkichach e os caçadores zonzos, do âmago da gira
Ikkichach e os caçadores zonzos, do âmago da gira
15 maio de 2013 11:29 am

*Correção: (longe a melhor piada de humor-negro do filme)…
E quiça, da história do cinema!

Solius
Solius
13 maio de 2013 10:22 am

Leone, “No caso em questão, me parece que seu filtro crítico, o seu pensamento lento-analitico, não considerou todas as variáveis” Sempre projetando… 😀 Vejamos: Fato descrito: a fulana, com uma garrafa em uma das mãos, girava e seguia a roda em meio a dezenas de pessoas, voltando a cabeça para cima e para baixo sucessiva e constantemente sem esbarrar em ninguém. – O que disto se deve presumir? Que o tipo de movimentação é que chamou a atenção do Solius. – Mais detalhes: a fulana tinha os braços esticados, sua velocidade ora acelerava e ora diminuía, e a cabeça acompanhava… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
13 maio de 2013 7:33 am

ola Leone, vamos, então, partir do principio que as ideias preconcebidas dos participantes (ativos e passivos/mediuns e espectadores) são o feijão com arroz dos ditos santos e que os ritos são seu espinafre… sabe-se que uma ideia forte e constante gera uma energia de acordo. quando varias pessoas tem a mesma ideia da mesma forma, cria-se a agregora. a agregora, sendo mantida durante seculos por pessoas de tal afinidade, torna-se inteligente. temos uma egregora inteligente. ok, inteligente, assim como seus crentes, pois, ela carrega a mesma energia destes, assim, não pode ter uma inteligencia superior a eles, somente mais forte… Read more »

Eduardo Buchs
Eduardo Buchs
10 maio de 2013 10:42 am
Ikkiana jones & os caçadores do signo perdido, do âmago da semiótica
Ikkiana jones & os caçadores do signo perdido, do âmago da semiótica
10 maio de 2013 12:51 pm

Ao exu-ebola-das barbas-de-molho, “Gostaria de agradecer em nome de toda a nossa categoria de exus, pirilampos de energia que pipocam pelo cosmos, a abertura desse portal interdimensional de dialogo respeitoso e intersistemico […]” Respeitoso, intersistêmico e CHATO pra c*! Cadê aquela “vibe” pirilampa que sobra nos diálogos respeitosos com cristãos? No meu tempo os exus eram mais ousados e abusados, provocadores e libertários, espertos, sagazes, debochados, beligerantes. Agora viraram pacifistas da Nova Era e ficam posando de intelectuais insípidos e sebentos da USP??? Quem diria… Já não se fazem mais exus como antigamente. É a evolução das espécies siderais. Não… Read more »

BrunoH
BrunoH
10 maio de 2013 1:34 pm

“exu caveirinha, venha trabalhar
levanta dessa tumba, faz pedra rolar!

na mão esquerda a foice
na cinta o punhal,
não sai da linha mano,
se não vai se dar mal!”

http://www.youtube.com/watch?v=-nTWMGAqrQU

Exu Sete-Barbas
Exu Sete-Barbas
10 maio de 2013 1:55 pm

Caro humano, Pra interagir com exu, antes de tudo, necessário se faz, a saudação pra exu. Mas no seu caso, sinto lhe dizer, a vibe semenótica e intersistemica não vai rolar nem com saudação perfeita em pronuncia Nagô. Mas posso lhe indicar o Exu Olavão pra abrir seu portal , o seu terceiro olho mistico e a vibe semenótica e intersistemica fluir no seu ser. Conheces o Exu Olavão? Ele tambem é chato pra caralho e tenho certeza que você irá apreciar. Em tempo: Seu batismo cristão foi pra emo ou foi pra macho? De qualquer for penso que o… Read more »

Exu Sete-Barbas
Exu Sete-Barbas
10 maio de 2013 2:12 pm

Vejo que o humano BrunoH tem a sabedoria para saudar um exu oceânico corretamente. Vibe boa, vibe boa…

Leone
Leone
11 maio de 2013 1:22 am

“se não me engano (me corrija se eu estiver errado) ha uma relação ou correlação com as crenças sumerias… algo em torno de 4mil A.C, correto?” Resp: Os sumérios inventaram a cerveja e daí, para a invenção dos Deuses, foi apenas um passo trôpego. E sim, a maioria dos mitos de criação tem essa raiz comum. Segundo Zecharia Sitchin (que não considero uma fonte lá muito confiável), pesquisador e tradutor das antigas tabuletas Sumérias, todos os Deuses da antiguidade mesmo de diferentes povos são os mesmos Deuses registrados nas escrituras Sumérias. http://pt.wikipedia.org/wiki/Enlil Mas penso que as substancias embriagantes e alucinógenas… Read more »

ale soh ale
ale soh ale
11 maio de 2013 7:21 am

ola Leone, realmente, sendo a sumeria o berço da humanidade, ha de se admitir, tambem, que seja o berço das crenças. eu n conhecia esse artigo da wik que vc postou… tb n gosto muito da wik, mas, interessante esse paralelo. interessante, tambem, o paralelo com o livro do Genesis que pode ser feito. voltando a relação das religiões africanas com as sumerias, minha duvida era quanto ao culto, adoração, ritos e a incorporação dos santos. pelo que me parece, nesta epoca, nao havia essa noção de incorporar um deus, sendo que consideravam os deuses algo tao extremo (e ateh… Read more »

um não interessa o quê
um não interessa o quê
11 maio de 2013 11:32 am

CHANDALAS (voz grave e retumbante)! Deixem de exurumelas! A quem pretendeis enganar? Pois cá não se trata daquela doutrina mãe sincrética desde a origem e já há séculos dissolvida em magia e superstições com sacrifícios humanos cujos adeptos são possíveis dissidentes da tribo de Nimrod, o rebelde, que migraram, após a fuga para Canaã, em direção ao sudoeste, rumo à África Ocidental. Trata-se, sim, de uma versão tupiniquim ainda mais corrompida e sincrética que inclui, ora ora, elementos cabalísticos. Aqui, precisamente, o personagem mítico Èṣù recebe sobrenomes HEBRAICOS de anjos caídos: http://www.astrologosastrologia.com.pt/magia_afro-brasileira&umbanda=exu-sobre_exus.htm Ou seja: DEMÔNIOS! PÁRIAS (segue voz grave e… Read more »

au revoir, exu ravengar
au revoir, exu ravengar
11 maio de 2013 11:33 am
Solius
Solius
11 maio de 2013 11:34 pm

“excetuando-se claro, a questão das manifestações e fenômenos…os demônios como ele acredita, mas sim, da mente e da psique e que são bem humanas.” Apenas uma ressalva, meu caro Leone: não me restrinjo a explicações preternaturais, mas admito as naturais, como você, conforme o caso. Não posso, porém, dizer que é natural, por exemplo, como já vi em tempos idos numa roda de umbanda, uma fulana qualquer sair girando com uma garrafa de cachaça na mão em meio a algumas dezenas de pessoas, voltando a cabeça para baixo e para cima sucessiva e constantemente sem esbarrar um milímetro em quem… Read more »

Leone
Leone
11 maio de 2013 11:11 pm

Ola Alê, tudo belê? Minha experiência pratica com essas religiões de matizes africanas foi muito superficial e isso na época que ainda era crente. Alias, tive uma experiência muito semelhante com aquela em que vc relata no inicio desse tópico. Penso que meu santo não bateu por lá rs… Portanto, o que conheço sobre a mitologia e ritual dessas religiões é por leitura em sua maior parte, coisa que pode ser facilmente acessada com uma pesquisa no Google e vou ficar devendo informações de bastidores e/ou secretas e/ou herméticas. Mas só para deixar o meu ponto de vista, no caso… Read more »

Leone
Leone
12 maio de 2013 1:39 pm

Ola Solius. Esse é o seu melhor contato com o “sobrenatural”? :/ Diante do seu posicionamento eu imaginava que vc tivesse tido contato com o próprio capeta. Não vou negar que fiquei meio decepcionado. No caso em questão, me parece que seu filtro crítico, o seu pensamento lento-analitico, não considerou todas as variáveis, alem claro, de já haver uma crença pré-adicionada poluindo o seu julgamento. Leia esse artigo: http://super.abril.com.br/ciencia/descubra-mentiras-seu-cerebro-conta-voce-690379.shtml (A Suzana Herculano-Houzel deu uma entrevista recentemente no Roda-Viva. Deve estar disponível no You Tube) Mas vejamos meu caro Watson, quais as variáveis que vc não levou em consideração: 1-Havia realmente… Read more »

Exu Xuxu
Exu Xuxu
12 maio de 2013 1:57 pm

Esse Leone é um mentiroso.

Eu existo!
Eu existo!

Anônimo
Anônimo
12 maio de 2013 8:40 pm
Ikkiana Jones e os caçadores zonzos, do âmago da gira
Ikkiana Jones e os caçadores zonzos, do âmago da gira
12 maio de 2013 9:07 pm

Pois é grande Solius… Seria necessário eu citar de novo o caso da mãe-de-santo que, por acaso, tb é minha vó? Os anti-tabagistas e os anti-alcoolistas, na sua maioria esmagadora eu suponho que sejam abnegados homens de ciência e alta cultura, todos céticos sobre os benefícios de cigarros, cachimbos, charutos, cigarrilhas e bebibas de alto teor alcoólico, deveriam conhecê-la. Passou 40- QUA-REN-TA- anos fumando pelo menos duas vezes por semana durante pelo menos umas 7, 8 horas em cada um dos dias SEGUIDAMENTE (sem intervalos pro “cavalo” descansar- e relinchar um pouco- entre uma tragada-baforada e outra; entre TROCAS de… Read more »

Ikkiana Jones e os caçadores zonzos, do âmago da gira
Ikkiana Jones e os caçadores zonzos, do âmago da gira
12 maio de 2013 9:21 pm

PS ZUUMMM: meu avô NUNCA tinha sido enternado em hospital nenhum por alguma doença. Nem quando sofreu um atropelamento leve na década de 80. Quando teve que ir prum desses hospitais, não voltou mais pra casa.

Desconfio tb das tais VACINAS COMPULSÓRIAS para idosos, que ele passou a tomar depois que foi morar com meu tio (uns dois anos antes de seu falecimento). Logo ele que sempre teve saúde de ferro e NUNCA se complicou com gripes & resfriados.

ale soh ale
ale soh ale
15 maio de 2013 11:49 am

Ikkichach,

rsrs,

analogias a parte, aqui, neste mundo em que vivemos hoje, nunca existirá isso… nem creio que este mundo seja palco para tanto.

abraço

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.