GUERRA DOS MUNDOS

guerra dos mundos spielberg

Antes de mais nada, é preciso lembrar que o filme Guerra dos Mundos é uma adaptação do extremamente famoso livro homônimo de 1898 do inglês H. G. Wells, portanto o final poderá não agradar (mas não é culpa de Spielberg). O livro foi alçado a condição de cult quando o jovem ator de rádio (e futuro gênio do cinema) Orson Welles aproveitou a noite de Halloween de 1938 para pregar a maior peça já feita nos EUA (e talvez no mundo): adaptou a história do livro para os dias atuais, usando cidades dos EUA, e inseriu-a no meio da programação como se fossem boletins de emergência. Numa época em que o rádio era a maior fonte de informação, a história causou pânico generalizado e levou muita gente a se abrigar nas igrejas, fugir de casa gritando ou se esconder no porão (mais detalhes do acontecimento aqui).

Mas voltemos ao filme de Spielberg. Sabe Sinais, do diretor Night Shyamalan? Tem uma cena no porão em que ele faz uma homenagem (ou cópia descarada) ao ritmo de suspense e direção de Spielberg. E não é que Spielberg resolveu fazer um filme de alienígenas que usa intensamente esses elementos “spielberguianos”? Nirvana para os cinéfilos por 2 horas! Spielberg tem o dom de segurar a platéia pelo estômago, e qualquer bobagem parece emocionante, como uma cena em que os personagens discutem no carro enquanto correm na auto-estrada. Outra coisa que se sobressai são os ângulos de câmera inusitados ao retratar os Tripods, como no reflexo do vidro de um carro, através do visor de uma câmera de vídeo ou da janela de um porão. Imagens só possíveis (e críveis) graças aos efeitos visuais irretocáveis e que – algo inovador em um blockbuster de ficção – estão sempre em segundo plano (volto a repetir: desde o filme Cruzada que estamos diante de um novo marco técnico em efeitos visuais… o veterano Dennis Murren se candidata para mais um Oscar).

O tema principal (invasão de alienígenas) é bem fraco, até porque a história original é simplória. Mas algo muito legal que acrescentaram foi a dimensão humana da história, enfocando em COMO as pessoas reagem à invasão. Não é preciso ser bem informado pra ver como Spielberg tirou partido dessa premissa pra fazer um paralelo com o 11 de setembro, no quanto as pessoas estão despreparadas pra encarar um ataque externo em sua própria terra (algo que nunca tinha acontecido em grande escala até 11/09/01), e como a natureza humana se revela na busca pela sobrevivência (o personagem de Tom Cruise está perfeito como alguém humano, arrogante e egoísta, e não como um herói que se espera de um filme de ação). Tim Robbins está excelente como o norte-americano médio, do tipo paranóico, que transpira guerra, andando com uma arma na mão o tempo todo; tão envolvido fica em suas elucubrações que esquece da sua real situação.

Este é um filme de Spielberg, portanto temos a relação pai / filhos acentuada, e vemos muitas coisas pelos olhos de uma criança (um adolescente e uma garotinha que, por sinal, têm as melhores e mais dramáticas cenas do filme). Os aliens são apenas figurantes.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Espuma Flutuante
Espuma Flutuante
30 junho de 2005 6:11 pm

heheheh
Adorei esse filme! Outra observação… não teriam os raios “queimado” aquela peça(s…) dos automóveis? E, quando estavam naquela casa (da mãe dos meninos), que houve raios, avião caiu e tal… por que o carro continuou funcionando?
Ou será q tais raios só tiveram impacto mesmo no início?
Ah… por que não ligaram a tv nesta casa, enquando ainda havia luz… Algum canal poderia estar no ar.. não custava ter tentado :p

Nossa… mas aquela atriz pequenina é LINDA! Histérica, dramática, bem-humorada! Muito legal 😛

lee
lee
11 agosto de 2005 11:37 am

não resisti…acho que este filme mostra quanto o spielberg sabe dirigir…dá para sentir medo…acho que falta imaginação para as pessoas extrapolarem o que estão vendo no cinema..eu pelo menos sempre fico imaginando como seria viver aquela situação…quanto ao final…muitos livros do HG são “simples” mesmo…temos que nos lembrar que quando foram escritos, a ciencia estava no inicio de se tornar a principal referencia para a vida,como ela é hoje…e os conhecimentos eram ainda muito primários…tá faltando empatia com o escritor,o cineasta…faz falta ler um pouco mesmo…

Leticia
Leticia
17 agosto de 2005 7:49 pm

ola gostei de +++ desse filme!!! mtu loco!!!!!!!

kelly cristina
kelly cristina
18 agosto de 2005 12:05 pm

Nao sei pq mas me achei meio idiota com o final do filme. Pensei q era extremamente ignorante de nao ter entendido mas cheguei a conclusao que todos saem do cinema com uma interrogação no ar. Nao é um filme comum, onde as pessoas saem comentando sua narrativa. Foi um silencio tao imenso q nao sabia bem de onde eu tava vindo ou indo.

diego
diego
25 outubro de 2005 11:51 am

da horaaaaaaaaa

Somente Eu
Somente Eu
2 dezembro de 2005 2:38 pm

Esse filme eh soh para aquelas pessoas inteligentes, q tem cultura e sabedoria suficiente para prestar atencao no filme, ao contrario, vai ser um maneh q vai falar “os alienigenas morreram do nada” ou “esse final naum tem sentido” ou coisa do tipo, mas quem eh inteligente sabe q os ETs morreram de doencas, doencas inov=fensivas para nos, jah q temos anticorpos (protecao contra bacterias) e eles naum. O roteiro naum tem tantos erros qto parece, por exemplo, todo mundo fala q eh um errasso o cara estar filmando as naves se TODA a energia tinha acabado…HELLOWWW, a camera certamente… Read more »

Dan - burro
Dan - burro
10 dezembro de 2005 7:33 pm

Pára! Vocês estão se vendendo ao HOMEM QUE FEZ ETE! Este sim é um filme maravilhoso. Mas vamos ao tópico: Guerra dos Mundos! Que mundos? O nosso contra um mundo X. Sem problemas até aí. Agora, o ‘porque’ do ataque, da invasão… acho que nem o próprio HOMEM QUE FEZ ETE sabia! hoho ‘Lado humamo’: Pessoas desesperadas, enlouquecidas, tensas, perdidas… e cade as maravilhadas??? Cade o ‘Oh, incrível’ nos rostos das mesmas??? Se viram isto, legal… a imaginação de vocês é realmente muito boa! Sem falar que este ‘lado humamo’ que alguns comentaram ae me pareceu mais o ‘lado do… Read more »

eu... tb burru eu acho..
eu... tb burru eu acho..
20 dezembro de 2005 4:16 am

cara eu achei o filme bem feito..boas atuacoes.mais muitos pontos omissos.qa salvacao do filho..e o q mais pesa eh u comentario do cara acima..sobre se eles (os aliens) se saum taum desenvolvidos porque n perceberam u perigo dos microorganismos para eles? achei meio fraco nesse ponto…..como vcs explicam ? lembrando q nu filme quem fala q eles pesquisam nossa vida ha milhoes de anos diz como uma suposicao.n uma ctz.mas mesmo assim seria mt burrice.alguem sabe explicar o pq daquelas coisa vermelha q parecem vasos sanguineos?

eu... tb burru eu acho..
eu... tb burru eu acho..
20 dezembro de 2005 4:19 am

achei o filme bem feito.boas atuacoes.+ muitos pontos omissos.a salvacao do filho alem do comentario do cara acima..sobre eles (os aliens) se saum taum desenvolvidos porque n perceberam u perigo dos microorganismos? achei meio fraco nesse ponto.como vcs explicam ? lembrando q nu filme quem fala q eles pesquisam nossa vida ha milhoes de anos diz como uma suposicao.n uma certeza.mas mesmo assim seria mt burrice.alguem sabe explicar o pq daquelas coisa vermelha q parecem vasos sanguineos?

Sebastião
Sebastião
23 agosto de 2020 5:25 pm

E se os germes saíram do permafrost? Não teriam como saber, pois a monitoração era só dos humanos.

Acid
Acid
20 dezembro de 2005 11:18 am

De fato, a burrice é que os Aliens monitoravam DE LONGE! Nem tiveram a idéia de mandar alguém passar as férias aqui, pra sentir o clima… os vasos sanguineos eram como raizes de plantas que funcionavam como arterias, pra irrigar sangue. Eles coletavam humanos pra irrigar o sangue deles pela terra.

Turok Skullcrusher
Turok Skullcrusher
22 dezembro de 2005 2:23 pm

Burrisse é não saber que microorganismos se adaptam a qualquer situação em pouquissemo tempo, além de não ter entendido a mensagem de que o planeta é nosso e o próprio encontrou um modo de se defender! Vão ler um pouco pelamordedeus!

john woo
john woo
5 janeiro de 2006 9:44 pm

filme ruim d+, pra mim filme que no final um tonto (narrador) tem que falar o que acontece no final eh uma merda, ou seja, vcs inteligentes só entenderam o filme por causa da narração. Eu acho que no fim o cara (Tom Cruise) morreu quando lutou com com o cara do filme um sonho para a liberdade, e depois o filme foi soh um pensamento de como ele queria que acabasse. Ou seja, ele salvando o mundo como o filho queria, e depois todos reunidos em casa, com a mulher tomando o chá horrivel que ela faz. (lixão), ainda… Read more »

Acid
Acid
6 janeiro de 2006 12:01 am

Esse recurso do sonho no final já foi usado por Spielberg em Minority Report… ele não ia fazer isso duas vezes 😛

Jonas Neto
Jonas Neto
11 janeiro de 2006 10:09 am

Tinha suspeitado da morte dos ets por bacterias (pra kem assiste invasor zim eh soh lembrar do ep. do shopping no começo)… mas o q eram akelas “coisas” vermelhas em placas e paredes e no chao? eram raízes d alguma planta et? porque se formavam tao rapido? e o mais importante…. COMO O ROBBIE FOI PARAR EM BOSTON SE TUDO EXPLODIU??????????????????????????????? bom, espero q respondam minhas duvidas… o spielberg bem q podia melhorar os aliens, a teoria d humanóides d kbça grande jah tah antiga d+… no filmee falam q destruiram um tripod em osaka no japao…quem destruiu foram com… Read more »

Jonas Neto
Jonas Neto
11 janeiro de 2006 10:18 am

Erro: naum eh o ep. do shopping, eh o dos germes (com esse nome como pude errar).. pra kem naum assiste iz, eh um desenho sobre um alien q veio dominar a terra, ele se disfarça de estudante para estudar os humanos antes. no ep. dos germes, o robo dele, o gir tah assistindo guerra dos mundos (pelo menos parece ser) e chega uma cientista e fala: “a frakeza dos ets sao germes” daih os soldados começam a espirrar noe ets XD.

Flávio
Flávio
31 julho de 2005 2:30 pm

Bando de ignorante metidos e cinéfilos que nem ao menos sabem o nome da atores como Dakota Fanning (pesquisem seus ignorantes). Foi triste ler comentários tão vagos e sem conteúdo ou conceito ou algo que valesse a pena (tirando os comentários do SDM e x-builder, que demonstram conhecimento). “Pq os et´s morreram?”, “Os glóbulos brancos contra os vermelhos…”, “A menininha loira, linda e histérica…”, PORRA galera, que coisa mais inútil e babaca, acho que vc´s devem ler mais, cinema é legal, ótimo, mas leitura tb, ou será que vc´s ainda estão com, no máximo, 13, 15 anos? Ao menos o… Read more »

Luciana
Luciana
24 julho de 2005 10:44 am

OII…adoreiiiiiii aquele filme, simplesmente D+, eu achei q o Tom Cruise atuou mto bem…i aquele filho dle intaum..vixi…mto gatooooo…+ u filme eh mto bom msmo…Spielberg eh sensacionalmente sensacional…adoro tds os filmes dle…ele sab usar os efeitos especiais mto bem…ele tem um dom incrivel…
e os atores q fizeram o filme saum MARAVILHOSOS…amei!!

fasant
fasant
5 julho de 2005 1:59 pm

fiquei com a impressão de um filme “encomendado idIologicamente”: como, de repente, spielberg, com suas visões fraternas em “et” e “contatos imediatos…”, passa a fazer marketing do terror alienígena???

claro, devem existir ets “do mal”, “predadores”, “negativos” etc.

mas as idéias passadas pela ufologia esotérica/espiritualista (jan val ellam, ashteer e outros) dão a entender que os “do bem” são a maioria e que vão nos contatar logo (quão logo??? i have no idea…)

aí surge esse filme, inspirado na paranóia bushiana, vendendo o peixe de aqueles que vem de fora são “monstros”.

monstros para quem, cara-pálida???

Anônimo
Anônimo
5 julho de 2005 2:00 pm

fiquei com a impressão de um filme “encomendado idIologicamente”: como, de repente, spielberg, com suas visões fraternas em “et” e “contatos imediatos…”, passa a fazer marketing do terror alienígena???

claro, devem existir ets “do mal”, “predadores”, “negativos” etc.

mas as idéias passadas pela ufologia esotérica/espiritualista (jan val ellam, ashteer e outros) dão a entender que os “do bem” são a maioria e que vão nos contatar logo (quão logo??? i have no idea…)

aí surge esse filme, inspirado na paranóia bushiana, vendendo o peixe de aqueles que vem de fora são “monstros”.

monstros para quem, cara-pálida???

marciano
marciano
10 julho de 2005 1:45 am

Acho que o filme de certa forma deixou muito a desejar em termos de explicação, afinal já que os extra-terrestres estavam na Terra a milhões de anos, porque eles não dominarão o planeta antes do ser humano aparecer…como o filho deles volta para casa sendo que a nave matou todo o exército incluindo o filho, pelo menos foi isso que deu a entender a cena. Essas e muitas outras questões ficaram sem respostas. Concordo que as cenas de ação ficaram boas, mas poderiam ser melhores e um pouco mais cruéis…uma das poucas coisas boas realmente foi ver como o ser… Read more »

Ricardo
Ricardo
10 julho de 2005 11:53 pm

Alguém sabe qual foi o real motivo da morte dos et’s?

 x-builder
x-builder
12 julho de 2005 12:00 pm

Hahahahahahaha, pois é Acid, to aki nas ilhas caimã. Achei uma mala de 1 milhao aki no 9 andar do Brasília Shopping. Qdo tenho um tempinho apareco aki para ver seus textos. Mas voltando à guerra dos mundos, achei as cenas bem dirigidas sim, isto não tem como negar, afinal spielberg é um diretor de alto nível. O problema é que não esperava um filme despretencioso como vc mencionou (só para se divertir). Eu esperava mais do filme, espera um filme tipo sessão da tarde de alto nível como foi Máquina do Tempo do HG Wells, ou superior. Mesmo sendo… Read more »

x-builder
x-builder
12 julho de 2005 8:02 am

Este foi o filme mais ridículo que ja vi na história do cinema de hollywood. Não achei uma boa estratégia maquiar um filme de 58, ou da obra de hg wells sem ao menos adaptar ao modo de pensar atual do século XXI. Ficou meio que um filme de ficção cientifica retrô (só que nos dias de hj). Talvez em 58 desse para engolir aquele final ridículo, mas hj????? O que um diretor não faz por dinheiro ne? Cada filme do spielberg que vejo me dá a impressão que ele está ficando ultrapassado. Muitos diretores da mesma linha de filmes… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 julho de 2005 11:30 am

X-Builder! Por onde vc andou? Achei que tinha sido envolvido nesse negócio do mensalão! 🙂

Pô, Independence Day é tão careta e clichê que dói. No de Spielberg pelo menos tem o ar retrô de uma história simplória, pura desculpa pra fugir de aliens em cenas de ação muito bem dirigidas (vai negar?)

Acho que Spielberg resolveu se divertir com esse filme, só isso…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
11 julho de 2005 3:36 pm

bactérias, micro-organismos. Pra quem tava olhando nosso planeta há milênios, eles foram muito burros em não mandar um batedor analisar o terreno com alguns meses de antecedência.

Anônimo
Anônimo
15 julho de 2005 1:44 pm

pq os et´s morreram alguem me explica isso pro favor???

laercio0305@yahoo.com.br

thiago ataíde
thiago ataíde
15 julho de 2005 2:30 pm

O filme é muito bom, Spielberg é e sempre será o diretor, ou melhor, o artista mais talentoso da terra do tio Sam, agradeço por ele ainda existir em meio a tantas pessoas insensíveis e tapadas na face da terra que naum entendem nada de arte.

Chicones
Chicones
16 julho de 2005 11:52 pm

é… clássico é clássico..esse nunca vai chegar no chulé do original, mesmo com os avanços na arte cinematográfica. Que nem King Kong.. o antigo era melhor. Abraços moçada.

Leandro
Leandro
18 julho de 2005 3:02 pm

O filme realmente é aterrorizante, o tempo todo vc fica preso pela tensão.

Entretanto muitos pontos ficaram omissos, o que nos leva a entender o final do filme é a correlação entre o ambiente, uma praga, uma bactéria invadindo uma molécula como uma doença, e a luta entre globulos vermelho s e brancos…por esse motivo que as raizes vermelhas no final ficam brancas….pode ser…

Em fim o filme é mediano.

thaty
thaty
21 julho de 2005 4:43 pm

bom posso parecer meia burra mas naum intendi nd do final…poxa como as plantas morreram..tipo o mundo fiko sem mata nenhuma e o ser humana naum morreu…nossa achu realmente que naum intendi nd…mas em base de eveitos especiais amei…naum eh tao apelativo estilo matriz ou coisa parecida….eh sussu sobre isso…

inquisidor
inquisidor
23 julho de 2005 5:40 am

já falando de ets, spielberg e a menininha linda do filme… alguem ja assistiu ou esta assistindo “TAKEN”??? se alguem achou que Spielber está meio ultrapassado, deve assistir essa série…

Anônimo
Anônimo
27 fevereiro de 2006 12:52 pm

eu adoro geurras :mrgreen:

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.