PRECE DE CÁRITAS

Deus nosso Pai, que sois todo poder e bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

Deus! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.

Senhor! Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem; esperança àqueles que sofrem. Que a vossa bondade permita sempre aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.

Deus! Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra! Deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão; todas as dores acalmar-se-ão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha nós Vos esperamos com os braços abertos. Oh! Poder… Oh! Bondade… Oh! Beleza… Oh! Perfeição… E queremos de alguma sorte alcançar a Vossa misericórdia.

Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura; dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade, que fará de nossas almas o espelho onde se deve refletir a Vossa Pura e Santa imagem.

Cáritas; (24 de dezembro de 1873)

Prece de Cáritas

A prece de Cáritas é a mais linda e comovente em toda a literatura espírita, mas sua origem não é muito conhecida: se perguntarem à maioria dos espíritas como ela surgiu, e o porquê da denominação de “Cáritas”, poucas pessoas arriscarão dar um parecer.

“Chamo-me Caridade, sou o caminho principal que conduz a Deus; segui-me, eu sou a meta a que vós todos deveis visar”

 

O que se apregoa nos meios religiosos, e principalmente no movimento espírita, é que “Cáritas” é um espírito que se comunicava através das faculdades de uma das grandes médiuns de seu tempo: Madame W. Krell, no círculo espírita de Bordeux, na França de Allan Kardec. A prece foi psicografada na véspera do Natal de dezembro de 1873, há mais de 140 anos.

Acredita-se que esse espírito foi no passado a figura de Irene, que foi martirizada em Roma no ano 305, quando das perseguições do Imperador Diocleciano. Canonizada por sua religião – a posteriori veio a ser conhecida como Santa Irene – ela e suas irmãs foram convertidas ao Cristianismo. Diocleciano determinou perseguição aos cristãos, e ela foi acusada de possuir “livros proibidos” e, por isso mesmo, foi condenada à fogueira, enquanto suas irmãs foram degoladas à sua frente.

Madame Krell, esquecida no presente, pode ser considerada uma das maiores médiuns psicográficas da história do Espiritismo. A perfeição extraordinária de mensagens psicografadas dos maiores nomes da poesia francesa não poderia jamais colocar o nome da médium em cheque. Na prosa, Madame Kreel recebia constantes comunicações do Espírito da Verdade, Dumas, Lacordaire, Lamennais, Pascal, do famoso grego Ésopo, Fénelon e outros, que foram publicados no livro “Rayonnementes de la Vie Spirituelle“, em maio de 1875. Ressalte-se que Madame Kreel psicografava em transe, tendo colocado no papel o trabalho de Lamartine, André Chénier, Alfred de Musset, Edgard Allan Poe, Saint-Beuve, além de mensagens como “A esmola espiritual” e “Como servir a religião espiritual”:

“A esmola, meus amigos, algumas vezes é útil, porque alivia os pobres. Mas é quase sempre humilhante tanto para quem dá, quanto para quem a recebe. A caridade, pelo contrário, liga o benfeitor e o beneficiário e, além disso, se disfarça de tantas maneiras! A caridade pode ser praticada mesmo entre colegas e amigos, sendo indulgentes uns para com os outros, perdoando-se mutuamente suas fraquezas, cuidando de não ferir o amor-próprio de ninguém.”

Cáritas (Lyon, 1861)
O Retrato de Maria
4.4 12 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Rafaela Paulino Feitosa
Rafaela Paulino Feitosa
23 março de 2021 8:52 am

2021, entro aqui para ler todos os dias antes de dormir essa prece linda, que tanto me ajuda. Gratidao!!! 🙏💫

Lea
Lea
3 janeiro de 2020 1:23 pm

Amei saber dessa história gosto muito gratidão

Sandra
Sandra
3 julho de 2005 7:36 pm

Dune,olha como a vida é bela!!!
não acha que anda “povoando” sua cabeça com sentimentos indevidos?
Prá voar precisamos nos livrar do peso desses sentimentos,senão só ficamos na vontade….nessa vida só aprendemos de duas maneiras:ou se aprende pelo AMOR ou então pela DOR.Pelo AMOR é tão bom….
Beijos meu querido amigo.Muita LUZ e AMOR pra vcs todos.

Sandra
Sandra
30 junho de 2005 7:03 pm

Muito amor e Luz pra todo mundo!
Aí gente,estamos em fase de bençãos e dias iluminados.O conselho cármico é formado por seres de luz que amparam a humanidade nestes tempos de transformação.Reúnem-se 4 vezes ao ano(no último dia de cada mês,em Março,Junho,Setembro e Dezembro).
A presença “EU SOU” de todas as pessoas encarnadas se encontram com estes seres(enquanto dormem)para juntas,definirem seus destinos para os próximos três meses.Vamos lá!Façam suas preces e orações,e muita fé!!!O amor tudo pode!!!

Govinda
Govinda
7 julho de 2005 5:51 pm

Pois é, Dunedain. Concordo contigo. Precisamos de menos palavras e mais ações. 😉

Dunedain
Dunedain
6 julho de 2005 8:19 pm

Govinda,

Isso é TOTALMENTE RELATIVO.
E não importa quem disse,importa que seja feito!

Abraços

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 julho de 2005 11:29 pm
Titanico
Titanico
14 julho de 2005 12:20 am

Estudo sobre o Espiritismo há vários anos, TODOS os dias. Sabem o que eu aprendi? Quase nada… Isso porque, quanto mais estudo, mais descubro que para entende-lo, mais tenho que conhecer de História e de muitas Doutrinas antigas… Por que estou escrevendo isso? Sei lá…. o que mais vemos são os novos falsos profetas, ou seja, aqueles que dizem tudo saber. Por ter lido o Livro dos Espíritos, posso dizer que conheço o Espiritismo? Claro que não!! Precisamos de anos e anos para buscar alguma coisa que poderá nos preencher daquilo que mais necessitamos… Mesmo assim, vemos algumas pessoas dizendo… Read more »

juliana
juliana
15 dezembro de 2005 10:07 am

o que eu li sobre a prece de caritas foi muito util porque agora eu vou encontrar uma forma de passar o que eu sei sobre a prece para outros espiritas que desconhecem sua origem.foi muito util a pagina de voces!!!!
paz e amor para todos!!!

Ademir gomes
Ademir gomes
7 fevereiro de 2006 9:40 pm

sou unbadista..umbanda de critas.sou muito feliz por Deus nos enviar como caritas ,atravez de tua prece toda a maravilha que nos encina.Dar fossas ha quele que passa pelas provacào.beijos ha todos que nosso pai OXALA de toda forca.valeu .

Jana
Jana
10 julho de 2005 9:05 pm

Muito boa a entrevista indicada por você, Radical Chic. Isto é o que falta nas Igrejas hoje em dia; ensinamentos práticos de como evoluirmos. Muitas vezes não aprendemos a identificar quando somos desonestos, invejosos, injustos, etc e não aprendemos a controlar os impulsos da nossa carne, como riva, ira, agressividade, luxúria, etc. Tenho estada afastada da leitura do blog por circunstâncias, mas vvejo aqui, um bom manancial para o aprendizado espiritual. Parabéns Acid.

Anônimo
Anônimo
21 outubro de 2006 4:35 pm

Sou muito fã da sua página na internet, deixei a igreja católica e me tornei espírita graças às suas explicações. Eu estava procurando sobre exilados de capela na internet e encontrei esse site maravilhoso, seu trabalho é ótimo, foi através dele que eu me tornei uma pessoa melhor. Depois de ler e reler tudo, eu comecei a ler livros espíritas. Acho que li uns cem. Um ano depois, eu volto a visitar seu site, e está ainda melhor agora.obrigada por todas essas informações valiosas,que Deus ilume seus caminhos. Abraços . . .

Aline Ferreira
Aline Ferreira
21 outubro de 2006 4:38 pm

Ta aí meu nome e meu e-mail

rosangela barros de lima
rosangela barros de lima
1 outubro de 2006 6:34 pm

quando observei uma biblioteca na feeb, lí o nome “”mensagens de cáritas””, porém não achei o que havia lido. Fiquei na dúvida.
No outro sábado, um médium me entregou a mensagem e falou que veio mediunicamente para mim. Percebi que era verdade e a leitura que fiz na biblioteca da feeb era com a visão espiritual e não material.
É a fonte para serenar os meus pensamentos e pedir apoio nas lutas diárias.
Isso ocorreu por volta do período de 1993 a 1994. @}‑;‑‑‑

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
20 fevereiro de 2017 10:00 pm

PRECE DE CÁRITAS

youtube.com/watch?v=Hzzz7pq90a0

Anônimo
Anônimo
10 janeiro de 2014 10:04 am

Santa Tereza D’avila Nada te perturbe, Nada te espante, Tudo passa… Nada te perturbe, Nada te espante, Tudo passa, Deus não muda, A paciência tudo alcança; Quem a Deus tem, Nada lhe falta: Só Deus basta. Eleva o pensamento, Ao céu sobe, Por nada te angusties, Nada te perturbe. A Jesus Cristo segue, Com grande entrega, E, venha o que vier, Nada te espante. Vês a glória do mundo? É glória vã; Nada tem de estável, Tudo passa. Deseje às coisas celestes, Que sempre duram; Fiel e rico em promessas, Deus não muda. Ama-o como merece, Bondade Imensa; Quem a… Read more »

elvis
elvis
8 julho de 2007 11:52 am

“Espíritas amai-vos, espíritas intrui-vos”

Paulinha
Paulinha
24 junho de 2007 10:10 pm

Achei a prece da idosa do asilo, acidulado!!!!!! É essa que ela falou lá! Estava tentando lembrar o nome! Acho que ela tem mais memória que eu! 😛

kelly
kelly
16 março de 2007 9:55 pm

adoro a prece de caritas é linda 😆

Anônimo
Anônimo
25 janeiro de 2007 7:18 am

Conheci e estudei um pouco a filosofia espírita quando eu tinha 15 anos, agradeço á Deus por ter me mostrado este caminho, pois Depois deste encontro muitos obstáculos enfretei na minha vida, e se não fosse a lembrança do que aprendi em um centro espírita que se chama Celuz “Luzes no caminho”, eu teria acabado com minha vida, mas hoje estou aqui com 32 anos ainda enfrentando minhas dificuldades,mas aceitando meu carma e procurando educar minha filha de 8 anos Natália dentro desta filosofia linda de Alan Kardec. e a prece de cáritas me acompanha por todos estes anos. Um… Read more »

Govinda
Govinda
6 julho de 2005 6:45 pm

Isso me fez lembrar de uma frase: O homem sabio se adapta ao meio em que vive, o ignorante espera que o meio se adapte a ele.
Infelizmente não lembro do autor.

Ale
Ale
5 julho de 2005 5:21 pm

Dunedain, essa frase que você pos do meio, que ou modificamos o meio ou somos modificados por ele, é louca essa frase, mas sempre somos constantemente modificados pelo meio, o importante é que essa transformação passe por nós antes e no final a gente que se transforma, o meio só age inditretamente, e essa transformação nos faz interagir melhor com o meio o modificando, é uma coisa muito loka, não consigo expressar isso em palavras, não cabe e levaria a muitas interpretações nada a ver… Então me calo agora…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 junho de 2005 7:23 pm

O que eles fazem no último dia de janeiro, fevereiro, abril, maio, julho, agosto e novembro??

Sandra
Sandra
30 junho de 2005 10:36 pm

Auxiliam a humanidade a cumprir sua missão sem desvios de conduta,e de forma tranquila,não adquirindo novos carmas…é por aí!!!
Linda a prece Acid!!! 💡

Radical Chic
Radical Chic
1 julho de 2005 7:37 pm

Linda prece, adorei!

Acabei de ler uma entrevista com a Yoguina Dadi Gulzar e gostei muito. É sobre como não sentir inveja e raiva. Me deu até vontade de ir no Memorial domingo… a palestra será sobre “Harmonia nos Relacionamentos” (o único inconveniente é ter que atravessar a cidade..rs).

http://www1.uol.com.br/vyaestelar/vya_estela.htm

Dunedain
Dunedain
1 julho de 2005 8:35 pm

Caridade é alguém de cadeira de rodas tentar subir no ônibus e alguém ajudá-lo a subir com a cadeira.

E NÃO ser a cadeira!

Essa oração na maioria das vezes serve como cadeira, tão cômodo!
mas não deixa de ser bonita: o estilo literário! hehehe

Abraços

Cesar
Cesar
1 julho de 2005 8:54 pm

A esmola, meus amigos, algumas vezes é útil, porque alivia os pobres. Mas é quase sempre humilhante tanto para quem dá, quanto para quem a recebe. A caridade, pelo contrário, liga o benfeitor e o beneficiário e, além disso, se disfarça de tantas maneiras! A caridade pode ser praticada mesmo entre colegas e amigos, sendo indulgentes uns para com os outros, perdoando-se mutuamente suas fraquezas, cuidando de não ferir o amor-próprio de ninguém.” …Simplesmente 10!!!! E aí? Tem alguém realmente caridosos em todos os momentos? Por favor não me respondam Chicos, Madre Teresas, Ghandis, que é covardia!

Ajude-me
Ajude-me
1 julho de 2005 11:02 pm

Nao sei se esse e o melhor lugar para perguntar isso, mas preciso muito de um livro : O universo holografico, de Michael Talbot, enao consigo encontrar em lugar algum. Alguem pode me ajudar????

Dunedain
Dunedain
2 julho de 2005 7:13 pm

Chico, Madre Tereza e Gandhi, só eram conscientes da causa e efeito, do círculo do início de uma ação até o término de uma reação no mesmo ponto, viram que o que eram bom para eles era agir dessar forma…

Logo dentro de uma filantropia,também tem uma misantropia de querer o melhor para si, depois de tanto levar nas costas o peso do próprio egoísmo! Não esqueçam que eles também defecavam…

tiza
tiza
2 julho de 2005 7:46 pm

Dune, sumido querido ,pra que tanta ira e despezo , meu amigo ? Conhece outro caminho que não o da paz e do Amor que nos leve a um lugar de almas claras ?…(não me detona muito não tá !)Beijos pra vc , tudo bem?

Dunedain
Dunedain
2 julho de 2005 8:28 pm

Longe de desprezo, apenas um comentário, e sobre o caminho, é o caminho da realidade mundana, que nos faz caminhar a trilha da realidade superior! Há apenas duas opcão nessa vida, ou se é modificado pelo meio, ou modificamos o meio…Choose yourself!

Nossa realidade é podre,não a neguemos por favor!

Sejamos simples e mais práticos!

Abraços Tiza, I’m Ok!

Cesar
Cesar
3 julho de 2005 9:00 am

Defecavam sim Dune, mas não jogavam a M…a no ventilador e ainda limpavam a do próximo 😛
Pace

tiza
tiza
2 julho de 2005 10:00 pm

Concordo com vc ,simplicidade, falo o que falo por simples experiência e prática ,mas acho que não entendo mesmo seu conceito de prático e sua explícita falta de fé na pureza indizível; ela existe poética e chove de muito acima, da podridão de nossas telenovelas, noticiários ,política e banheiras do Gugu. “Você não sabe o quanto caminhei , pra chegar até aqui . Percorri milhas e milhas, antes de dormir , eu não cochilei…. A vida ensina e o tempo traz o tom..Meu caminho só meu Pai pode mudar…”(Cidade Negra) “o que parece morto, aduba ….o que parece estático, espera”.… Read more »

Dunedain
Dunedain
3 julho de 2005 12:15 am

Tiza,

“Aquele que pode ser ele próprio, não deveria ser outro”

WAR!

Dunedain
Dunedain
3 julho de 2005 12:41 am

Apenas finalizando… Está escrito: “ELES também se opunham a um inimigo comum, o Cristianismo ortodoxo, que sempre foi incapaz de apreciar tanto as potencialidades de transformação da matéria como a santidade, de fato a divindade, naturalmente inerente e autêntica da psique humana.A Igreja escolheu definhar no limbo psicológico composto pela lógica aristotélica e pela obsessão SEMÍTICA com relação a leis morais e mandamentos. Tiza, você disse: “sua explícita falta de fé na pureza indizível” é justamente ao contrário minha querida… Se ELES ainda resistem, a Aliança está mantida e a Guerra continua! No final agente se entende. Como muitos não… Read more »

tiza
tiza
3 julho de 2005 1:12 pm

Desculpas Dune ,confesso que não te entendo e pode acreditar é o que mais procuro fazer, e você sabe disso…esteja tão bem ,
quanto o que te quero.bjos mineiros pra vc.

Sergio Menegueli
Sergio Menegueli
3 julho de 2005 6:58 pm

Com referencia a Prece de Cáritas:
Ela foi Psicografada na noite de 25 de dezembro de 1873 pela médium Madame W. Krill, num círculo espírita de Bordeaux, França.
Esta prece, do Espírito Cáritas, encontra-se na obra “Rayonnements de la Vie Spirituelle”, de W. Krell, livro que fez grande sucesso em seu lançamento e ainda é editado na Bélgica.

Sandra
Sandra
3 julho de 2005 7:42 pm

Acid,adorei o post,essa é minha prece de cabeceira há muitos anos…(anda sumido,heim amigo!Dê notícias!)bjs.

branca
branca
4 julho de 2005 6:37 pm

Acid, você é muito bom no que faz!
O artigo “Pais e Filhos” colocado no ‘somostodosum’ de 04-07-2005 é a melhor coisa que já li sobre o assunto, do ponto de vista espeiritual. Parabéns!

Rafael
Rafael
30 junho de 2005 5:41 pm

Ótimo tópico!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.