WAKING LIFE: O DESPERTAR DA VIDA

Quem gosta dos assuntos desse blog DEVE assistir ao filme Waking Life (O despertar da vida). Dirigido por Richard Linklater, ele foi baseado em idéias de Platão, Aristóteles, Nietzsche, Jean Paul Sartre, e é todo construído em diálogos (como Sócrates gostava de filosofar) e perguntas jogadas ao vento.

Dizer sim a um instante é dizer sim a toda a existência.

Waking Life

Ele tem um forte apelo estético – foi filmado com atores reais e cada cena foi desenhada por cima com o auxílio do computador, dando um aspecto vetorizado a umas cenas e mão-livre em outras – mas não se deixem enganar pelo aspecto “muderno”: o maior avanço deste filme é realmente o espiritual. Ele não tem um roteiro linear. Trata-se de encontros do personagem principal com outras pessoas, cada uma delas com uma contribuição filosófica e espiritual a dar. Recomendo pausar o filme no fim de cada encontro pra poder “digerir” a quantidade de informações.

O começo é meio chato, se acharem também podem pular pra os 9 minutos, que é onde as conversas realmente começam.

O que me surpreendeu foi descobrir que um filme norte-americano pode ser tão profundo e sutil. As idéias não são jogadas “na cara”, e sim sutilmente veladas. Quem conhece projeciologia vai se divertir vendo o personagem dizer que está preso num sonho, vai reconhecer um walk-in (seres de outros planetas que eventualmente encarnam aqui) e perceber quem ainda está encarnado (mas projetado) e os usos que eles fazem desta “outra vida”, enquanto dormem. FANTÁSTICO.

Vou colocar aqui justamente o diálogo final do filme, do cara que joga fliperama (e que, por acaso, é o diretor do filme) sobre o sentido da vida:

WAKING LIFE: O DESPERTAR DA VIDA

– Deixe eu lhe contar um sonho que tive. Li um ensaio de Philip K. Dick…
– No seu sonho?
– Não, eu o li antes do sonho. Esse é o preâmbulo. Era sobre aquele livro, Flow My Tears, the Policeman Said, você o conhece?
– Ele ganhou um prêmio por esse livro.
– É um que ele escreveu muito rápido. Simplesmente fluiu. Ele sentiu como se o estivesse psicografando, ou algo. Quatro anos antes de vir a ser publicado o livro, ele estava em uma festa, e conheceu uma mulher com o mesmo nome que a mulher do livro. E o namorado dela tinha o mesmo nome que o namorado da mulher do livro. E ela estava tendo um caso com um delegado de polícia, que tinha o mesmo nome que o delegado de seu livro. Tudo o que ela dizia sobre a vida dela parecia ter saído de seu livro.
Isso tudo o deixou muito assustado, mas o que ele podia fazer?

Anos depois, ele foi pôr uma carta no correio e viu um sujeito meio estranho em pé, ao lado de seu carro. Mas, ao invés de evitá-lo, como normalmente teria feito, ele disse: “Posso ajudá-lo?” E o sujeito disse: “Sim, eu fiquei sem gasolina”. Ele lhe deu algum dinheiro, coisa que jamais teria feito.

Ele chega em casa e pensa: “Ele não conseguirá chegar ao posto. Ele está sem gasolina!

Então, ele volta, acha o sujeito e o leva ao posto de gasolina. Enquanto estaciona, ele pensa: “Isto também está no meu livro! Este mesmo posto. Este mesmo sujeito. Tudo!

Bem, este ocorrido é um tanto assustador, certo? Então ele resolve contar a um padre que ele escreveu um livro e que, quatro anos depois, tudo isso aconteceu.

E o padre diz: “Este é o Livro de Atos dos Apóstolos“.
Ele responde: “Mas eu nunca o li!“.
Então ele lê o Livro de Atos e lhe é estranhamente familiar. Até os nomes dos personagens são iguais aos da Bíblia!

O Livro dos Atos se passa em 50 d.C. Então, Dick criou uma teoria segundo a qual o tempo é uma ilusão e estaríamos todos em 50 d.C! E que a razão pra ele ter escrito esse livro era que ele, de algum modo atravessou essa ilusão, esse véu do tempo, e o que ele viu ali foi o que acontecera no Livro dos Atos.

Ele se interessava pelo gnosticismo e pela idéia de que um Demiurgo, ou demônio, teria criado essa ilusão do tempo para nos fazer esquecer que Cristo retornaria e que o Reino dos Céus estava pra chegar. E que estamos todos em 50 d.C e há alguém tentando nos fazer esquecer que Deus é iminente. Isso define o tempo e a História. É só um tipo de devaneio ou distração contínuos.

Então eu li isso e pensei: “Que estranho“. E, naquela noite, eu tive um sonho. E nele havia um homem que, supostamente, era um paranormal. Mas eu pensava: “Ele não é realmente um vidente“. Então, de repente, começo a flutuar, levitando até atingir o teto. Eu estava quase atravessando o telhado, quando digo: “Ok, Sr. paranormal, tudo bem, eu acredito em você“. E flutuo de volta. Quando meus pés tocam o chão o vidente vira uma mulher usando um vestido verde, e esta mulher é Lady Gregory. Ela era a patrona de Yeats, uma irlandesa. Mesmo nunca tendo visto a sua imagem eu tinha certeza de que esse era o rosto de Lady Gregory.

Então, enquanto andávamos, Lady Gregory vira-se para mim e diz “Deixe-me explicar-lhe a natureza do universo. Philip Dick está certo quanto ao tempo, mas errado quanto a ser 50 d.C. Na verdade, só existe um instante, que é agora. E é a Eternidade. É um instante no qual Deus está apresentando um pergunta, que é basicamente: “Você quer fundir-se com a eternidade? Você quer estar no céu?” E estamos todos dizendo: “Nããão, obrigado. Ainda não“. Logo, o tempo é apenas o constante “não” que dizemos ao convite de Deus. Isso é o tempo. Não estamos em 50 d.C., como não estamos em 2001. Só existe um instante. E é nele que estamos sempre”.

wakinglife linklater

Então ela me disse que esta é a narrativa da vida de todo mundo. Por detrás da enorme diferença, há apenas uma única história, a de se ir do “não” ao “sim“.
Toda a vida é: “Não, obrigado. Não, obrigado“. E, em última instância é: “Sim, eu me rendo. Sim, eu aceito. Sim, eu compreendo“. Essa é a jornada. Todos chegam ao “sim” no final, certo?

Então, continuamos a andar e meu cachorro corre em minha direção. Fico tão feliz. Ele morreu anos atrás. Estou fazendo carinho nele e percebo um troço nojento saindo de seu estômago. Olho para Lady Gregory e ela tosse, se desculpando. E há vômito escorrendo por seu queixo, e o cheiro é horrível. E eu penso: “Peraí, isto não é só cheiro de vômito. É cheiro de vômito de gente morta!“. Isso é duplamente horripilante. Então percebo que estou no Mundo dos Mortos. Todos à minha volta estão mortos. Meu cachorro morrera há 10 anos, Lady Gregory há muito mais tempo.

Quando acordei, pensei: “Aquilo não foi um sonho. Foi uma visita a um lugar real, o Mundo dos Mortos!“.
– O que aconteceu? Como você conseguiu sair de lá?
– Cara, isso foi uma daquelas experiências que transformam a vida. Eu nunca mais voltei a ver o mundo do mesmo jeito.
– Mas como é que você finalmente saiu do sonho? Esse é o meu problema. Eu estou aprisionado! Fico achando que estou acordando, mas ainda estou num sonho. Quero acordar de verdade. Como se acorda de verdade?
– Eu não sei… Não sou mais tão bom nisso. Mas, se é o que está pensando, você deve fazê-lo, se puder. Porque, um dia, não será mais capaz… então – é fácil – simplesmente acorde.

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

Referência:
Crítica do Omelete;
Roteiro do filme (inglês);
Guia com figuras e comentários de cada cena (inglês)
IJRS – A experiência de estar perdido

5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
123 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Eduardo do Porto
Eduardo do Porto
20 setembro de 2007 8:28 am

Caros amigos, sei que o meu comentério/questão é um pouco extemporaneo, mas levanto a seguinte questão sobre Jesus Cristo:
Como sabem, um dos posts recentes falava sobre Jesus (Jesus, um Mito?). Eu acredito na reencarnação. Quem nos garante que Jesus só nasceu uma vez como Mestre? Não poderá ser possível que o mesmo Mestre venha muitas vezes a este mundo, para ensinar e para noas ajudar? Quem nos garante que ele não está (ou estará) outra vez entre nós?
Enfim, são só questões sobre um homem carismático e visionário, que virou Mito…

Eu mesma.
Eu mesma.
21 setembro de 2007 8:12 pm

Kubrick tu escreveu isso: “Mas cá entre nós, que ninguém nos leia: Vc pode provar? Poderíamos ganhar todos os prêmios Nobel de uma só vez….compartilhe comigo esta informação e conquistaremos o mundo antes do acid. Please!” Só dei continuidade a tua brincadeira, reafirmando o modo que penso.:) Como também disse no meu 1° comentário, que a realidade é uma ilusão criada por uma mente limitada. Estou condicionada a essa verdade: a morte é real, todos morreremos um dia! Pelo menos a morte física…Penso assim, pq escolhi pensar assim, talvez se pensasse um pouco mais a respeito mudaria de idéia, mas… Read more »

Kubrick
Kubrick
22 setembro de 2007 2:29 am

Olá Eu mesma. Sou eu. Eu mesmo, o Kubrick Bom, brincadeiras à parte, como cético apenas faço uma interpretação livre dos mitos sem compromisso com dogmas ou definições pré-estabelecidas pelas religiões. Para mim é um exercício de hermenêutica, mesmo tendo sido alertado que não tenho condições de interpretar tais textos sagrados devido a minha pobreza espiritual ou falta de espiritualidade, falta do espírito santo etc… O engraçado é que já interpretei textos bíblicos em fóruns cristãos sem revelar-me como cético e tuuuudo bem. Mas após a revelação, ninguém me levava mais a sério. Eu sou apenas um Tomé pós-moderno. (Rsss…)… Read more »

Anônimo
Anônimo
22 setembro de 2007 8:46 am

jesus não ressuscita lázaro pq ele não estava morto , esta com uma doença que se eu não me engano chama – se catalepsia , jesus também não ressuscitou ele se materialisou , sacou ! uma vez morto nimguém pode voltar a vida , essa é uma lei da natureza e nem mesmo jesus poderia quebra la.

Atomus
Atomus
22 setembro de 2007 8:47 am

Eu Mesma,
Mas você há de concordar que a possibilidade de um evento implica na incerteza de que um outro, de natureza oposta, ocorra, estou certo?
Que bom que você crê nos milagres de Cristo. 🙂
Abraço!

Kubrick
Kubrick
22 setembro de 2007 2:52 pm

Se Lazaro era cataléptico então Jesus não operou milagre algum. Isso é uma interpretação cética utilizando o canivete de Ockan.

Segundo os evangelhos, que pelo estilo narrativo está mais para um relato jornalístico, o corpo de Jesus sumiu do túmulo. Tomé (meu antepassado), duvidando, botou o dedo na ferida.

Andar sobre as águas também vai contra as leis da natureza. A não ser que vc mergulhe no mar morto. Lá vc não afunda, bóia. Mas mesmo lá, ficar de pé, não sei se é possível.

Eu mesma,
Eu mesma,
22 setembro de 2007 3:29 pm

É claro que temos “esse poder” Kubric, somos todos energia. Acredito que esse seja o maior ensimaneto de Jesus, e um de seus maiores milagres quando tomamos conciência desse ensimaneto, voltamos a andar, a enxergar e a nos curar quando realmente temos consciencia de nossa energia e dessa importância. Gosto de ter minha próprias interpretações sobre os fatos e me irrita um pouco essa concepção que as pessoas fazem de se setirem mais espiritualizadas que outras… Isso pra mim soa como narcisismo… É como…”ei, sou melhor, mais abençoado e mais justo para Deus que vc.”.. Quando na verdade sabemos que… Read more »

Eu mesma,
Eu mesma,
22 setembro de 2007 3:46 pm

Oups, quis dizer possibilidade…o que é impossível no hoje é eu assimiliar isso.
Atomus, para mim Deus é meu criador e Jesus me ensinou que para Deus sou pum poema sinfônico.
bom fim de semana.

Eu mesma,
Eu mesma,
22 setembro de 2007 3:47 pm

“pum” é boa. rsrs “um”..

Anônimo
Anônimo
23 setembro de 2007 3:52 am

sugiro a leitura desse texto do franco atirador.

http://malprg.blogs.com/francoatirador/2007/09/garfo-e-faca.html#more

nantilde
nantilde
23 setembro de 2007 10:51 am

Anônimo que ótima indicação. O texto é brilhante na sua simplicidade.

Atomus
Atomus
23 setembro de 2007 12:35 pm

Eu Mesma,
Mas são as possibilidades que nos trazem a incerteza. Não vejo implicação metafísica da ausência de morte na inexistência de Deus. Tudo é possível segundo Sua Vontade.
Fico feliz pela sua fé.
Abraço e uma ótima semana!

Anônimo
Anônimo
23 setembro de 2007 7:05 pm

Ola, escreva sobre a série <>… desculpe inserir ocomentário aqui…

Anônimo
Anônimo
23 setembro de 2007 7:07 pm

sobre a série Heroes…record

alan o
alan o
21 setembro de 2007 1:57 pm

reiki, acunpuntura, feng-shui, viva os orientais!

Kubrick
Kubrick
21 setembro de 2007 12:44 am

Lembrei de comentar um fato. Quando minha avó já estava bem velhinha, bem próxima da morte, ela já não reconhecia mais ninguém. Ficava sentada em uma cadeira, o olhar mortiço como de um zumbi e só balbuciava algumas palavras. Se a vida fosse uma pilha, a pilha de minha avó já tinha esgotado toda a energia. Na rua em que minha avó morava havia uma senhora que aplicava um tal de Reiki, uma espécie de energização com as mãos. Pois bem, quando minha avó passava por essa “energização” era impressionante a mudança que ocorria. Ela passava a reconhecer os netos,… Read more »

LUCILENE DA SILVA GODOY
LUCILENE DA SILVA GODOY
26 julho de 2020 12:26 am
Reply to  Kubrick

Que legal fiquei ate i teressada em co hecer o Reiki

Eu mesma.
Eu mesma.
20 setembro de 2007 11:12 am

hahaha Kubric o que vc quer provar? Que a vida é uma ilusão ou que a morte é real? rsrs Eu penso assim, a morte é a única verdade imutável, por isso me é um fato real. Todos vamos morrer um dia e essa é a única verdade da vida. Todas as outras são questionáveis…Já foi comprovado que grande parte do mundo percebido é ilusória….Já leu sobre ilusões cognitivas? O mundo é cheio de possibilidades mas nosso cérebro é cheio de limitações…que nos impede de ver o mudo e a verdade tal qual é. Quem pode realmente afirmar que a… Read more »

Janú
Janú
20 setembro de 2007 11:55 am

a sobre morte ou estamos precisando ver matrix de novo uai eauhauae sobra a morte o acid coloco um post massa, procurem tem menos de 1° e sobre ser ilusão , claro que é né cara por isso estamos na MAYA, o véu maluko uai , fi tudin é ilusão , lembra do waking life, vc vê algo , isso vai pro seu olho de kbça pra baixo , sua massa cinzenta decodifica isso , manda uns sinas elétricos, e vc vê akilo que vc quer ver, vc pinta seu quadro cara, e assim eu posso até contribuir com as… Read more »

Janú
Janú
20 setembro de 2007 11:56 am

era, tem menos de 1 mês

Jan Val Ellan
Jan Val Ellan
20 setembro de 2007 1:49 pm

Andaram esquecendo de mim. Nunca mais apareci em nenhuma das postagens. Isso me entristece. Tudo o que eu quero é trazer e espalhar a mensagem de nossos irmãos cósmicos ao planeta Terra… E todos vocês se esqueceram de mim. Viram como eu sou realmente pequeno? Eu não estava mentindo. Eles virão… eles ainda virão.

Hana
Hana
20 setembro de 2007 2:40 pm

Gostei da desconstrução! Acho que quando as coisas estão meio confusas, é uma boa a gente desconstruir tudo, derrubar os castelos, descer do trono e recomeçar do zero. Só é preciso coragem… 🙄

Orbumaníaco
Orbumaníaco
20 setembro de 2007 4:16 pm

Jan Val, eu ainda acredito em você !!

😀

Atomus
Atomus
20 setembro de 2007 4:18 pm

Eu mesm… digo, você mesma, 😛

Será que a morte é mesmo a única certeza? E se em poucos anos um cientista descobrir o “antídoto” para a morte, e em alguns milênios o homem construir uma grande espaçonave/planeta ou um meio de habitar outros orbes?
Não é uma possibilidade?

Minha opinião: a existência é mais verdade do que a morte, e Deus é mais verdade do que a nossa existência.

Abraço!

Atomus
Atomus
20 setembro de 2007 4:19 pm

Título para o comentário logo acima: “desconstruindo a morte como única certeza”. 😛

Anônimo
Anônimo
20 setembro de 2007 4:44 pm

Hana. Vou utilizar o endereço do seu blog tá ok. Esse é um dos poucos momentos em que eu acredito em “Et´s. Quem construiu o Stonehenge?? Só pode ter sido “eles.´´ Pedras de 50 toneladas. Cortadas sob medida. Quem quiser pode olhar aqui: http://www.artedartes.blogspot.com/ É Jan. Talvez, pelo menos eles existam. E só virão em 2012. Por enquanto tome cuidado com a greve dos correios. Atomus. E se eles existem, e, um dia eles aparecerem para todos. Coisas como Deus, vida e morte, poderão ter outras respostas. E dentro do tema do post. Tb poderia ser eles a brincar, manipular… Read more »

Bono
Bono
20 setembro de 2007 4:56 pm

A morte não é uma certeza, é um mistério.

Lázaro Freire
Lázaro Freire
20 setembro de 2007 7:08 pm

Você não é o verdadeiro Van Jan Melão. O verdadeiro foi abduzido pelos ET´s que anunciava, e nunca mais ninguém ouviu falar… Hoje vive aposentado graças aos seus direitos autorais, em Vega-6, e vai muito bem, servindo a Jesus, Nostradamus e a Ashtar Sheran
Ah, se eu fosse cara de pau, venderia tantos livros… Como é duro trabalhar.

Atomus
Atomus
20 setembro de 2007 9:48 pm

Anônimo,
É realmente uma possibilidade (e não das mais remotas). Mas acho que eles apenas aprimorariam estes conceitos (no que diz respeito à metafísica mais tradicional).

Láz,
Foi abduzido nada, continua ativo. 😛 Há pouco tempo rolou outra profecia, que, pra variar, não se realizou..

Kubrick
Kubrick
20 setembro de 2007 11:01 pm

“ Eu mesma” escreveu: “hahaha Kubric o que vc quer provar? Que a vida é uma ilusão ou que a morte é real? Rsrs” “Não acho que Jesus tenha sido um mister M da antiguidade, acredito que os seus milagres são verdadeiros…” ===================================== Eu não quero provar nada. Só não estou entendendo suas colocações. Penso que vc também não entendeu o que escrevi. Mister M não é um ilusionista. Ele é um cara que desconstrói (adotei a palavra também) a ilusão. Por isso o cara foi ameaçado de morte pela classe dos mágicos, na verdade ele é um FDP pois… Read more »

Coringa
Coringa
23 setembro de 2007 8:01 pm

De fato, o texto indicado pelo ‘anônimo’ é muito bom mesmo.
Ocorreu-me, após lê-lo, que a matéria remete-nos à questão de nossas limitações, especificamente às limitações de nossos SENTIDOS, ao representar ou tentar demonstrar aquilo que ‘ansiamos’ chamar de ‘REALIDADE’. Volta aquela questão da INTERPRETAÇÃO x CEGOS.
Aliás, a título de exemplo, as estrelas no firmamento que inspiram tanto nossos religiosos quanto nossos cientistas, carecem de realidade para os cegos de nascença. Sua ‘existência’ estará intrinisicamente relacionada com aquele que, talvez pela primeira vez, as tenham descrito para este, que jamais percebeu-as como ‘realidade’!

Anônimo
Anônimo
23 setembro de 2007 11:12 pm

Sabem qual é o sentido da vida? Nenhum!, não há nenhum sentido na vida, absolutamente nenhum! Nós é que infinitamente vemos tentando dar algum sentido à ela

Mainframe
Mainframe
24 setembro de 2007 9:34 am

Se a “simples´´ história de Tiradentes (simples diante da história de Jesus) Se a história dele que é bem mais recente. Já é manipulada pelo povo. Pensem numa história sendo contada ha 2000 anos. (?) Assim como as pessoas de antigamente, todos aqui ajudam a detupar a história. Estão achando que `desconstruir é um meio´ mas estão apenas colaborando para a história sair (mais) fora do que realmente ocorreu. Para saber das coisas só pegando a capsula que volta no tempo. Aquela do livro Cavalo de Tróia. E se Lázaro tinha aquela doença, porque não existe relato dele sofrendo dela… Read more »

wuming bey
wuming bey
26 setembro de 2007 10:17 am

o lúcio está correto? a realidade é criada dentro da caixa que pensa. mas a realidade dentro da caixa que pensa pode e afeta outras realidades dentro de outras caixas que pensam. voltando de miguel pereira domingo com minha ju, discutiamos possíveis nomes pro pimpolho. eu quero nome grego. ela quer nome português. e riamos com os nomes esdrúxulos q eu ia atirando sobre ela. Então na estrada UM CARRINHO DE BEBE NO MEIO DA ESTRADA vimos. não havia bebe. mas é difícil chamar coincidencia. Na mesma volta de miguel pereira para seropédica onde a ju vive na rural federal… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 setembro de 2007 11:59 am

Bey, já considerou a hipótese de criar um blog?

wuming bey
wuming bey
26 setembro de 2007 12:52 pm

Bey, já considerou a hipótese de criar um blog? ——— jah. naum funcionou. eu nao tinha nada para escrever! eu só funciono quando em reação a algo ou alguém. saca? sou um slacker q usa slackware e fuma cachimbo como o pinguim do slackware, se é que me entende. mas eu vou dar uma BOOOOOOOA sumida pois ontem após trocar idéia em email com um belo irmão-camarada magiko-anarquista eu sonhei com meu ego/auto-imagem já quase todo carcomido dizendo, patético, ‘gentileza gera gentileza” e ao acordar, entre muitas idéias que se multiplicaram na cabeça, uma em especial que pode ser qual… Read more »

alan o
alan o
26 setembro de 2007 12:52 pm

boa saindo da matrix…

Láz
Láz
1 outubro de 2007 12:42 pm

> Lázaro. Acho melhor vc criar uma máquina do tempo, voltar até aquela época, e depois contar o que “viu.´´ A Igreja Cristã (criada por Roma e adotada por protestantes) e até mesmo J Benitez já fizeram isso, e ganharam RIOS de dinheiro entre os crédulos de menor discernimento. Cheguei tarde, ainda bem: meu caráter não permitiria. Vou ter que me contentar com a análise histórica. >Só porque fez diversas leituras, e conhece histórias diferente das quais conhecemos. Digamos assim, histórias “menos contadas´´ – não signifique que elas são verdadeiras. Um bom argumento para permanecer na ignorância. Ouvi uma versão… Read more »

Mainframe
Mainframe
1 outubro de 2007 7:18 pm

Laz – Você não chegou tarde. Já que em quase todos comentários você cita o quanto as pessoas enriqueceram com isso ou aquilo. Talvez, você esteja procurando alguma fórmula para também lucrar um pouco rs. Já que você gosta de ter o ego satisfeito (já explico o pq) não vejo problema nenhum em lhe dar os parabéns pela analise histórica. Ela é interessante pra mim e para muitos que tb gostam de ler o blog. Mas, afirmo que seria interessante se você pudesse voltar no tempo. Tem coisas que de maneira inevitável, só tendo vivido, visto, presenciado para poder falar.… Read more »

Vinicius
Vinicius
9 junho de 2008 5:06 pm

Quase fiquei louco assistindo esse filme.

Krishna
Krishna
23 julho de 2008 3:26 pm

Esse filme mudou a minha vida!!!
Ele oferece muitas respostas e questões sobre nossa vida,nossa existência…
Todo o mundo deveria assisti-lo, mas somente quando a pessoa adquirir mais discernimento e buscas existenciais, senão vai odiar, não entender nada e achar que é coisa de doido, drogado…

Rafael Tages
Rafael Tages
30 novembro de 2008 2:23 pm

“Quem conhece projeciologia vai se divertir vendo o personagem dizer que está preso num sonho,”

Como assim vai se divertir? Não era para ser um assunto sério, cara? Ou projeciologia é uma piada?
Os assuntos do wakin life são piadas?

Frederico
Frederico
14 maio de 2009 10:40 am

Esse filme é pertubador mesmo, desde o dia em que vi penso nele quase todo dia.

Frederico
Frederico
14 maio de 2009 10:43 am

Ah! E eu também tenho a impressão de que estou vendo a minha vida como um velho a beira da morte.

billy shears
billy shears
17 setembro de 2009 5:49 pm

Acabei de ver “antes do por do sol” – de Richard Linklater – com um certo atraso; mas valeu a pena, o filme tem a sua força nos diálogos excelentes travados pelo casal de personagens, reforçado pela ação que se dá em tempo real – o reencontro deles se passa enquanto o filme acontece, numa sucessão de diálogos em tempo real. Os personagens são os mesmos do 1o filme e também daquele casal que aparece no Waking Life, só que aqui os diálogos são mais aprofundados. Interessante notar que o relacionamento, que se tornara platônico por 9 anos, acaba dando… Read more »

Martyn
Martyn
25 abril de 2011 10:55 pm

ser ou não ser…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
25 setembro de 2007 10:20 pm

Acho que nunca, já que eu não gostei desse filme… hehehe

GUGU
GUGU
25 setembro de 2007 1:50 pm

Cadê os posts novos?
Será que o Acid saiu da Matrix?

=P

Eu mesma,
Eu mesma,
24 setembro de 2007 11:41 am

Anonimo é claro que é um medo, pois o medo também nos limita. Mas antes de ser um medo é uma escolha. Pensar assim me dá importancia da vida, a importância do momento presente, do agora, a impotância do respeito ao próximo, a importância do amor e tudo que realmente nos deve ser importante. É como canta Renato Russo “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, pq se vc parar pra pensar na verdade não há”. Posso criar e recriar minhas relidades desde que respeite a vida, e ter a morte como algo real é realmente um… Read more »

Eu mesma,
Eu mesma,
24 setembro de 2007 11:43 am

Quis dizer…
“Assim como as interpretações cognitivas…”
Legal o site que indicou. 🙂

fireceno
fireceno
24 setembro de 2007 2:20 pm

ola pessoal se não entendem as coisas da terra quanto mais as coisas do ceu assim falou o senhor jesus ; so quem é do ceu conhece as coisas do ceu.

Atomus
Atomus
24 setembro de 2007 5:33 pm

Eu Mesma,
“É só uma escolha” – ao que você se refere? 🙂

janú
janú
24 setembro de 2007 5:53 pm

tudo é escolha, até não fazer nada, a cra
look inside
é ou num é
acid, meu amigo
tô em BH, e num tem nada pra eu fazer atualiza isso , pra eu pensar um poko mais
ainda não matei o site, mas um dia vou
t+

Anônimo
Anônimo
24 setembro de 2007 7:28 pm

aqui realmente importa se Jesus fez ou deixou de fazer algum milagre? por quê? qual a importância disso na vida de vcs? o que Jesus pode oferece-los que não consigam por meios próprios? admiro os ensinamentos de Jesus, adoro a idéia do martir e salvador como vcs, mas não tenho absoluto apego e nem sou atrelado a idéia do super-homem… Simplesmente admiro Jesus tanto quanto outros caras como Alexandre, Buda, Platão, Foucault ou Clarice Lispector. Sinceramente, não quero nenhum milagre de Jesus não.

H K Merton
H K Merton
24 setembro de 2007 8:04 pm

Sem nome, você mesmo respondeu à sua própria pergunta! Que diferença faz se Jesus andou ou não sobre as águas, ressuscitou os mortos e realizou outros Sinais desse tipo?? Toda!! Olha só, se ele não tivesse feito tudo isso, ele não seria diferente de Alexandre, Buda, Platão, Foucault ou Clarice Lispector, como vc citou. Justamente por ele ter trazido esse GRANDE diferencial é que é considerado especial. Mensagens belas e profundas muitos já tinham trazido antes dele e continuaram trazendo depois. O diferencial de Jesus Cristo é justamente esse, o do Maravilhoso, o do Superhumano, o homem que é Deus… Read more »

Anônimo
Anônimo
24 setembro de 2007 8:19 pm

mas e daí se ele andou ou deixou de andar sobre as águas? os milagres de Jesus não fazem absoluta diferença pra mim… eu estou interessado em tudo aquilo que construimos até agora, aquilo que nos torna humanos.. acho que se Jesus aparecesse hoje por ae, não sei se cairia aos seus pés, pq simplesmente não tenho nada para pedir a ele, nem sei se teriamos tanto assunto pra uma longa conversa, não sei se vc me entende.

Rê
25 setembro de 2007 12:03 am

ma che catzo… °°°VOCATUS ATQUE NON VOCATUS DEUS ADERIT°°° “o juiz eterno, o Eterno Espírito, q fez a alma-mundo, única e indivisível, julgará c/ severidade aqueles q arrogam privilégios”* pois “DEUS, nosso Pai, ñ faz diferença entre seus filhos, amando a todos igualmente”* TODOS: belivers, agnósticos, taoístas, cientólogos, rastafaris, indus, judeus, pagãos e até msm, PASMEM!!!, palmeirenses, pagodeiros e argentinos. se o indivíduo acredita ou ñ, é direito dele. se fulano vive melhor negando Jesus, descrendo DEUS (Pai Eterno, Força Maior, Inteligência Divina, Arquiteto do Universo, Espírito Infinito ou como lhe convier) ok. tenho um grande e amado amigo q… Read more »

mudando de assunto
mudando de assunto
25 setembro de 2007 9:53 pm

acid, quando vai sair a resenha do filme “A Profecia Celestina”. Quero saber se vale a pena comprar.

Kubrick
Kubrick
25 setembro de 2007 2:37 am

Eu mesma escreveu: “Toda essa conversa me fez pensar bastante, desde a “barata peidante” do Yuri(quando escrevi pum, ri muito) ao poema sinfônico-Also Sprach Zarathustra – que Kubrick usou no filme Uma Odisséia no Espaço…” ============================== Agradeço a sua menção ao meu filme de 1968. Tenho muito carinho por ele. Eu tentei criar uma experiência visual, que se desviasse do campo das palavras e penetrasse diretamente no subconsciente com um teor emocional e filosófico… Projetei o filme para ser uma experiência subjetiva intensa, que atinja o espectador num nível profundo de consciência, exatamente como a música faz… Você está livre… Read more »

H K Merton
H K Merton
24 setembro de 2007 9:55 pm

Claro, claro… entendi muito bem. Então tá e boa sorte!

wuming bey
wuming bey
25 setembro de 2007 10:32 am

http://www.rawilsonfans.com/articles/Fate.htm WHAT IT MEANS What the deuce can this mean? Physicists remain in violent disagreement with each other about the question, but all the answers are equally astounding to ordinary folks. According to Dr. David Bohm of the University of London, “It may mean that everything in the universe is in a kind of total rapport, so that whatever happens is related to everything else; or it may be that there is some kind of information that can travel faster than the speed of light: or it may mean that our concepts of space and time have to be modified… Read more »

Martyn
Martyn
26 abril de 2011 9:57 pm

medo e preguiça

rodrigo
rodrigo
24 fevereiro de 2005 7:38 pm

waking life foi o filme q me fez acordar… ou me deixar mais confuso.
acabo de ver antes do amanhecer( before sunrise)q tem os personagens (casal) discutindo reencarnação na cama, tb muito bom.

Kubrick
Kubrick
18 setembro de 2007 6:17 am

Falando em ilusões, essa é muito boa:

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/dezembro2005/ju311pag8b.html

http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/ilusaolua.htm

Estamos em um grande Show De Truman cósmico ou no sonho de algum maluco?

Buda realmente estava à frente de seu tempo. Rsss…

P.S.: Bergman morreu. Kubrick também, mas agora ele é o homenageado.

Rê
17 setembro de 2007 11:17 am

pois é… então penso q qdo se acessa “Documentos de Akasha (Livro da memórias de DEUS)”, daí é q se conhece a “realidade”. mas o como é q se “vive” a “realidade”?

Dowling meditou por 40 anos pra escrever “O Evangelho Aquariano de JESUS”. ñ sei se demorou 40 anos pra conseguir entrar em “Akasha” ou se entrou durante os 40 anos.

sempre q sonho c/ meus cães SEI q estive c/ eles.

Eu mesma.
Eu mesma.
17 setembro de 2007 11:58 am

A realidade é uma ilusão criada por uma mente limitada.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 setembro de 2007 12:22 pm

Coringa: No filme ele acorda na cama. Mas não vou contar o resto. O filme não nos dá respostas prontas, por isso que é genial.

Kika: Iminente

Gabriel
Gabriel
17 setembro de 2007 12:59 pm

Esse filme é excelente mesmo. Perturbador.

Parabéns pelas ótimas referências, sr. Saindo da Matrix!

Jorge
Jorge
17 setembro de 2007 1:53 pm

Vá lavar os pratos!

golfetto
golfetto
17 setembro de 2007 2:29 pm

o filme é fantástico… os diálogos são ótimos… mas existem alguns pontos com os quais não concordo (nenhum neste diálogo em particular), mas discordar é importante para se “acordar”, né?

Olim
Olim
17 setembro de 2007 2:35 pm

É simples saber diferenciar o real do irreal. Difícil mesmo é aceitar esta realidade, pricipalmente a individual. Difícil é acordar do sono e continuarmso a dormir, como se despertos estivéssemos. Difícil é ser real, nem que para isso tenhamos que cortar um membro para confirmá-lo, quando na verdade deveríamos era de fato cortar a distorção da realidade utilizando com ferramenta principal a mente. É muito fácil criarmos enredos maravilhosos e assim nos posicionarmos dentro dele, se possível de maneira enigmática, fantástica… Difícil é sermos a simplicidade de cada um, a autenticidade de cada um. Mas porque tanta simplicidade? Será que… Read more »

Lionheart
Lionheart
17 setembro de 2007 2:57 pm

Pode até ser que tudo não passe de ilusão mesmo… Mas uma coisa é certa: tem neguinho aí que vive uma ilusão beeem mais divertida que a minha! E é isso.

Anônimo
Anônimo
17 setembro de 2007 3:16 pm

Oi,Lionheart:

É, essa ilusão pode ser divertida para vc, mas para os outros pode se desespero.

Eu acho que nada é ilusão e que tudo tem sua importância.

Porém a verdadeira ilusão, que percebo, é aquela em que nos afastamos de nosso centro, que nos fragmenta em diversas partes, como se cada uma tivesse um mundo próprio. E esse mundo próprio não aceita a nossa individualidade, pelo contrário, afasta, distorce, seduz, engana, avalia, quantifica, mede…

Coringa
Coringa
17 setembro de 2007 4:16 pm

Relendo o texto e fazendo referência ao meu último comentário , e tb considerando artigos similares e até mesmo alguns comentários postados na matéria anterior à esta, fico imaginando, se muito da ‘interpretação’ relatada por aqueles que experienciam ou vivenciam tais ‘momentos místicos'(especialmente as ‘vivências induzidas’ de alguma forma), teriam o devido preparo (conhecimento/maturidade) para ‘absorver’ e compreender de forma adequada a própria experiência sofrida. O despreparo, a meu ver, pode acarretar INTERPRETAÇÕES errôneas sobre aquilo que foi experenciado, quer de forma natural quer de forma induzida (notadamente esta última). Me lembra a estória dos ‘cegos’ diante do elefante que… Read more »

Coringa
Coringa
17 setembro de 2007 4:19 pm

Os Cegos e a Questão do Elefante “Um pouco além de Ghor havia uma cidade. Todos os que ali viviam eram cegos. Certo dia surgiu um rei com seu séquito. Trazia seu exército e acampou fora da cidade, no deserto. Viera com eles um elefante de grande porte, usado pelo rei para atacar e para intensificar o temor do povo. As pessoas do lugar estavam ansiosas para ver o elefante, e alguns cegos daquela população cega se precipitaram como loucos procurando encontrá-lo. E assim que o acharam, se puseram a tateá-lo. Cada um pensou saber algo sobre o animal, porquanto… Read more »

chato
chato
17 setembro de 2007 6:54 pm

assista donnie darko!
http://www.doniedarko.com

Fabricio
Fabricio
18 setembro de 2007 1:10 am

– Wake up Neo.

Eduardo do Porto
Eduardo do Porto
17 setembro de 2007 8:12 am

A uns anos atrás li a seguinte passagem de um poema chinÊs (ou japonês, não me recordo):
“Sonhei que era uma borboleta a sugar o nectar de uma flor. Depois acordei. Agora não sei se sou um homem que sonhou que era uma borboleta, ou se sou uma borboleta a sonhar que é um homem…”

zaleph
zaleph
23 abril de 2005 9:27 pm

esse filme é sensacional mesmo, a começar pelo visual, totalmente diferente.
Achei bacanas as dicas que ele dá pra você saber se está projetado ou não, são engraçadas, estou esperando a oportunidade de coloca-las em prática.

Anônimo
Anônimo
21 setembro de 2005 4:32 am

Quando der eu vejo, será que é fácil de achar?

Anônimo
Anônimo
22 setembro de 2007 8:08 pm

medo

Kubrick
Kubrick
22 setembro de 2007 8:09 pm

Hehe

Parece que os patrocinadores, com suas mensagens, também estão querendo participar:

Se nós não entendemos a vida, como poderemos entender a morte?
(Confúcio)

A vida passa muito rápido. Se você não parar e olhar ao seu redor de vez em quando, você vai perdê-la
(Ferris Bueller; Curtindo a vida adoidado)

Vou seguir o conselho do Ferris!
Hoje é sabado: cineminha e cervejinha. Ueeeba!

H K Merton
H K Merton
26 junho de 2006 4:22 pm

Escusas. O autor do comentário anterior indicando o filme Samsara sou eu. E obrigado pela dica, Acid.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 junho de 2006 1:41 pm
Anônimo
Anônimo
26 junho de 2006 12:15 pm

Acid, eu indiquei um filme no blog do Whocares, que eu assisti já há alguns anos, e gostaria de fazer o mesmo aqui, porque acho que vale a pena e tem tudo a ver.

O filme é Samsara, de Pan Nalim, um autêntico budista, estudante do Yoga e orientalismo. Sem comentários, é simplesmente excelente. Para quem gosta do tema, off course. Fácil de encontrar nas locadoras.

Sobre Walking Life, poderia me informar onde eu consigo achar?

Abraço!

João Celidonio
João Celidonio
5 janeiro de 2009 2:41 am

esse filme é top, um tapa na cara de qualquer mortal!

Mainframe
Mainframe
26 setembro de 2007 5:25 pm

Lázaro. Acho melhor vc criar uma máquina do tempo, voltar até aquela época, e depois contar o que “viu.´´ Só porque fez diversas leituras, e conhece histórias diferente das quais conhecemos. Digamos assim, histórias “menos contadas´´ – não signifique que elas são verdadeiras. Com todo respeito, eu fiz uma leitura rápida no livro: Deus um Delírio. E o autor num para de citar outros livros, autores, situações, etc. apenas para sustentar argumentos. Ao pesquisar outro assunto, eu soube que, pessoas que viram um ovni, algumas delas guardam a experiencia só para si. Existem pessoas que não viram (um ovni) e… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
26 setembro de 2007 3:55 pm

> jesus não ressuscita lázaro pq ele não estava morto , esta com uma doença que se eu não me engano chama – se catalepsia , jesus também não ressuscitou ele se materialisou , sacou ! uma vez morto nimguém pode voltar a vida , essa é uma lei da natureza e nem mesmo jesus poderia quebra la. 1. Nunca mais morri… depois que inventaram o Viagra. 2. Catalepsia não é bem uma doença. 3. Jesus disse que Lázaro “dormia” uma espécie de sono, mas também disse que Lázaro “morreu”. Para isso ser coerente, talvez ele estivesse em estado alterado… Read more »

Rafa
Rafa
17 setembro de 2007 2:27 am

Um dos diálogos mais perturbadores do Waking Life! Pelo menos foi a sensação que eu tive.

Coringa
Coringa
17 setembro de 2007 2:35 am

Este ‘acordar’ referido no texto/filme, chega a ter (ou pretende ter) o mesmo significado/profundidade daquilo que no budismo representa o ‘despertar’ ou a ‘morte’ de maya/ilusões?
ou, no contexto do filme, o termo denota um tipo de fenômeno psíquico – sem a mesma conotação ‘espiritual’ aplicada no budismo?

Não sei se fui claro mas….

Coringa
Coringa
17 setembro de 2007 3:07 am

mais dúvidas

Ocorreu-me agora que a experiência relatada no texto poderia ser compreendida como uma ‘sintonia’ ou ‘ligação direta’ com aquilo que algumas doutrinas ocultistas denominam de “Registros akásicos” – uma espécie de ‘arquivo espiritual’ onde todo conhecimento, e até mesmo todo ‘acervo’ da experiência humana e universal, estariam ‘registrados’ ou mesmo ‘presentes’ em um ‘éter’ (ou algo do gênero)…

Lionheart
Lionheart
17 setembro de 2007 7:52 pm

Sr. ???

Quando eu disse “ilusão divertida” estava me referindo a coisas do tipo: um iate, uma ilha paradisíaca, muito champanhe, três ou quatro mulheres gatíssimas, entorpecentes dos mais diversos tipos etc etc.
Enfim, as coisas comezinhas da vida…
Se isso for motivo de desespero (como você disse) para alguém, então das duas uma: ou o sujeito é ruim da cuca ou eu já devia ter dado um tiro na minha faz muito tempo…

Lionheart
Lionheart
17 setembro de 2007 7:58 pm

…ah, só pra não fugir da temática do blog, podemos fazer uma analogia entre toda essa besteira que eu escrevi e aquela frase de um personagem de “Matrix”: “ignorance is bliss”.
And that’s it.

Rê
17 setembro de 2007 8:12 pm

Olim, vc é de libra?

vivo nesse ciclo: ora buscando através do erudito, ora apenas fechando os olhos e me tranquilizando c/ o saber inerente.

e Lionheart, tb ando numa fase meio limbo. como estou matéria tb, careço de um pouco de movimento, q por motivos hormonais venho abstraindo por ñ mais me suprir como antes…

como puderam constatar, eu sou de libra.
ñ mais adolescente e longe de ser adulta. tanx GOD.

Atomus
Atomus
18 setembro de 2007 10:31 pm

Yuri, é isso aí. É difícil conceber um Deus que cria o homem à sua “imagem e semelhança” com o objetivo de que ele se auto-destrua.

Aliás aproveito a oportunidade para lhe perguntar até quando durará o prélio contra a torturante sensação (aquela mesma sentida pela criança que, após dar a primeira saboreada num maravilhoso doce, o vê surrupiado por um ente mais velho) provocada pela espera da divulgação do lado B do podcast do sétimo bate-pap… :))

Abraço!

billy shears
billy shears
19 setembro de 2007 12:01 am

Estive viajando nos últimos dias e fiquei um tempo sem acessar este blog. Após passar algumas horas prazerosas lendo os últimos posts e seus respectivos comentários, confesso que fiquei um pouco confuso. Isso é bom, pois a confusão gera questionamentos e reflexões, os quais são pilares na construção de verdades. Agora entendo aquela cena de “Matrix”, qdo Neo fica bastante confuso com as revelações feitas por Morfeu acerca do mundo real e do mundo virtual. Este lhe diz: – não disse que seria fácil, disse que seria verdade. E o q é verdade, nesse mundo? O primeiro indício já tenho:… Read more »

Kubrick
Kubrick
19 setembro de 2007 2:31 am

Um bom ilusionista faz parecer real aquilo o que não é. Elefantes desaparecem, pessoas são cortadas ao meio, mas sabemos que é um truque. A graça em assistir a um show de ilusionismo é tentar imaginar COMO O TRUQUE FUNCIONA. Ouço céticos dizendo que se Jesus existiu seus milagres eram truques. Multiplicar o pão, andar sobre as águas, apenas truques de ilusionismo. OK, é um argumento interessante. Mas,vou chacoalhar um pouco o pó do ceticismo dos meus ombros e propor um argumento mais arrojado: Oras, a ciência não tem uma explicação definitiva para algo tão prosaico como a ilusão do… Read more »

Eu mesma,
Eu mesma,
19 setembro de 2007 8:50 am

Foi nada yuri, gosto muito de te ler, sou de touro..vc é meu oposto..te vejo como espelho…:) Morri de rir quando disse que teve encontro com uma barata, o prato preferido de um escorpião urbano… Vc beijou sua presa em um encontro transcendental. Vivia dizendo que se tivesse competencia iria escrever um conto da barata e o escorpião, os únicos sbreviventes de uma guerra nuclear a presa e o predador..não teve como não rir com seu encontro.:) ainda não entendi o Lazaro…mas td bem… Pra mim, quando acordamos, percebemos que tudo isso não passa de um mecanismo de defesa do… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
19 setembro de 2007 8:53 am

Gostei da parte de “encher-lhe de porrada´´ rss. Brincadeira.

A Busca terminará.
O Buscador permanecerá?
Não. O Buscador se dissolverá
A Busca irá permanecer.
A Busca é a Última e Eterna Realidade. (Nisargadatta).

Eu mesma,
Eu mesma,
19 setembro de 2007 9:20 am

Lazaro…demoro, mas entendi…:)

Eu mesma,
Eu mesma,
19 setembro de 2007 9:35 am

“A morte seria um truque.”

A vida é uma ilusão, só a morte é real.

Desculpa Acid, da próxima vez leio todos os comentários antes de responder…assim não ocupo espaço. rsrs

Mcnaught
Mcnaught
19 setembro de 2007 11:20 am

off topic 1

Centenas de pessoas no Peru precisaram de atendimento médico depois que passaram perto do local da queda de um meteorito, segundo as autoridades.

http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2007/09/19/ult4909u674.jhtm

off topic 2

Trilha sonora de games executado por orquestras.
Não consegui o link. Precisa ser assinante rss.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 setembro de 2007 12:04 pm

Hoje é o dia em que o nosso querido smile completa 25 aninhos!

http://www.cs.cmu.edu/smiley/

🙂 😉 🙂 😀 😀

neto
neto
19 setembro de 2007 5:28 pm

tive uma serie de sonhos lucidos hoje, eu tive muitos dialogos com pessoas estranhas parecia ate waking life hehehe
=]

Janú
Janú
19 setembro de 2007 6:36 pm

é né acid
vc pode aueeauheauae
comigo todos meus sorrisos foram apagados
👿
é eu vc nesse round
ok?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 setembro de 2007 11:14 pm

Foi só essa vezinha, pq afinal era o niver do smile, ne? 🙂

Atomus
Atomus
19 setembro de 2007 11:39 pm

Puxa, 25 anos! Eu já os conheci com 10… e por isto já se passaram 15… e o tempo ainda acelerando… a vida passa tão rápido… ainda bem que inventaram os smiles! 😀

Láz
Láz
18 setembro de 2007 6:14 pm

Engana-se: Administração de listas é algo impessoal. Aqui, escrevo como o Lázaro. Às vezes, o autor de um post; em outras, um pesquisador ou pensador. Lá, há um cargo, uma condução – é uma outra questão. Logo, não está junto “do” voador – apenas postamos em comentários públicos – embora haja muitos dos hoje 7000 voadores aqui. Mas é verdade que, concordando ou não em 100% (e espero que não concordem mesmo) sempre nos procuram: quem margeia esses assuntos acaba nos achando como referência. Até porque, o responsável por este site aqui é também moderador de lá, e há anos… Read more »

yuri vieira
yuri vieira
18 setembro de 2007 5:08 pm

Li este trecho do Livro de Urântia ontem e, ao ler o comentário do Atomus (esse sobre o bonequinho de sal se diluindo no mar), me lembrei dele: “Man does not achieve union with God as a drop of water might find unity with the ocean. Man attains divine union by progressive reciprocal spiritual communion, by personality intercourse with the personal God, by increasingly attaining the divine nature through wholehearted and intelligent conformity to the divine will. Such a sublime relationship can exist only between personalities.” Também vi que a “Eu mesma” citou meu texto. Gracias. E, quem diria, olha… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 setembro de 2007 9:45 pm

Kika e Acid,

como consta no dicionario Aurelio:

– Imanente = Que existe sempre em um dado objeto e inseparavel dele.

– Iminente = Que ameaca acontecer em breve.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 setembro de 2007 10:33 pm

Pois é: no script do filme tá “iminente”.

yuri vieira
yuri vieira
18 setembro de 2007 10:09 am

Destaquei exatamente o mesmo trecho em meu blog ano passado:
http://ogargantadefogo.org/2006/07/15/do-filme-waking-life/

O mais engraçado é que – faça o teste – nossos amigos agnósticos e ateus simplesmente deletam esse diálogo de suas memórias e continuam gostando do filme, isto é, devido às mil e uma idéias esboçadas nos diálogos anteriores. Não percebem que toda a narrativa aponta para este momento, mostrando que toda aquela especulação vã não é páreo para esta solução simples: dizer Sim ao convite de Deus. Os demais “despertares” vão de andar em andar, já este “Acordar” é que é um salto quântico para a cobertura…
{}’s

Atomus
Atomus
18 setembro de 2007 10:26 am

“Você quer fundir-se com a eternidade? Você quer estar no céu?” E estamos todos dizendo: “Nããão, obrigado. Ainda não”.

Esse momento do filme é inesquecível. Hoje tenho minhas restrições sobre certas interpretações envolvendo a “fusão com a enternidade”. Não simpatizo mais com a estória do bonequinho de sal se diluindo no mar, por acreditar que o ser humano nunca deixa de ser.
Agora, sobre nossas respostas aos constantes chamados de Deus, infelizmente é isso aí.

Eu mesma.
Eu mesma.
18 setembro de 2007 11:05 am

Alguém aí pode me explicar de uma forma mais simples o que são Arquivos Akáshicos? Eu estava procurando musica e sincronicidade e dei de cara com o Acid de novo…o cara dominou o google. rsrs http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2006/02/sincronicidade.html e depois dei de cara quando digitei “arquivos Akashicos”, com ele e com a Patrícia, novamente. Nem bem voltei de férias, e olha os dois de novo…será que eu ainda não acordei?! rsrsrs E pra piorar ainda estava lendo o Yuri ontem, a carta ilaria da barata e do “lambe Flor”…Sinceramente acho que a internet deve liberar muita dopamina no meu cerebro, é só… Read more »

Eu mesma.
Eu mesma.
18 setembro de 2007 11:07 am

Ah, e pra quem não sabe quem é Patrícia, é a garota do livro Violetas na Janela. 🙂

Bruno H
Bruno H
18 setembro de 2007 11:40 am

Eu mesma, Óia: “Profecias se cumprem, o espírito evolui, e para quem ainda não notou, a Biblioteca de Akasha – aquela fantástica coletânea que abarca todo o conhecimento humano e que, embora contendo um imenso acervo de registros, não se acha situada em nenhum lugar físico conhecido – já deixou de ser uma visão utópica dos antigos e hoje pode ser acessada mesmo sem o recurso das viagens astrais. Volte um pouco no tempo e imagine-se como um velho visionário medieval que tivesse vislumbrado esta fabulosa biblioteca e decidisse descrevê-la, usando os termos conhecidos na época… ‘Escaninhos contendo informações preciosas…… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
18 setembro de 2007 12:16 pm

Waking Life é o tipo de filme para assistir várias vezes (ainda bem). Eu tenho o dvd do filme (special edition) e até agora assisti 3 vezes e considero pouco. Quando eu saí de férias esse ano, eu fui para um lugar fazer trilhas. Durante as longas caminhadas, eu lembrei de uma cena do filme. Todas as pessoas que eu encontrava na cidade e nas trilhas eu procurava cumprimentá-las dizendo: Olá, Hi, Hello, etc… cumprimentava brasileiros e os vários estrangeiros que tb participavam do turismo. A cena que lembrei é: – (mais ou menos assim. Não vou utilizar o script… Read more »

Eu mesma.
Eu mesma.
18 setembro de 2007 12:21 pm

Obrigada Bruno, Achei outro arquivo da Matrix que que explica: “Memórias do Akasha” (a memória do Universo). Os “Registros Akáshicos” são o que os hebreus denominavam de “O Livro das Memórias de Deus”. http://www.acid.blogger.com.br/2004_02_01_archive.html O texto do acid que havia lido estava no “Todos Somos Um”, mas está arquivado neste link, acima, também. Muito legal, isso… Então, na “biblioteca virtual” li ainda ontem na cartotinha de amor do Yuri: “- Mas eu já neguei a Deus! – gritei-lhe. – Não se nega a Deus, pois só se nega aquilo que se conhece e Deus está além de todo conhecimento, idéia… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
18 setembro de 2007 12:47 pm

> Alguém aí pode me explicar de uma forma mais simples o que são Arquivos Akáshicos?

“Num dia do passado, um místico visionário percebeu um depositório de todo conhecimento da humanidade. Um registro de tudo que havia sido pensado, vivido e questionado, habitando um local imaterial de onde poderia ser recuperado através do acesso certo”

“Naqueles dias, Zaratrustra anteviu o Google.” 😛

“Vem pra aKasha você também! Vem?”

Eu mesma.
Eu mesma.
18 setembro de 2007 1:45 pm

Zaratrustra?! rsrsrs Olha só, eu acho barbaro isso… “Registros Akáshicos” são o que os hebreus denominavam de “O Livro das Memórias de Deus”. Acho barbaro mesmo… Se pensarmos em um “deus”, interior…Nesse mundo de percepções e loucuras que o cerebro se equipa pra manter o essencial. E o google é o máximo,e me deixa tão alucinada quanto Nietzsche… pq além de termos acesso a conhecimentos, cultura, a natureza humana, etc., ainda nos fornece as diferentes visões, já que não pensamos igual ao outro…e no entanto podemos compartilhar das mesmas experiências… E seguir a migalhas de pão deixadas por Jão e… Read more »

Bruno H
Bruno H
18 setembro de 2007 2:11 pm

Mas esse Lázaro é um repetitivo : )

Láz
Láz
18 setembro de 2007 3:27 pm

Oi, Bruno. Não tinha visto seu post mais acima. Fui lendo de baixo pra cima, e quando vi o dela, dei [END] e respondi na hora, com o argumento que sempre damos na Lista Voadores – onde eu e o Bene somos moderadores. Se um antigo profeta tivesse uma visão do Google, o que pensaria? Pois é, hehehe, pra mim… Akash é a internet. 😆

Kubrick
Kubrick
20 setembro de 2007 1:09 am

“Eu mesma” escreveu: A vida é uma ilusão, só a morte é real. ================================= Ou melhor: “Nós somos a matéria-prima O cadáver é que é o produto final.” Frase do Millor Fernandes. Se não me engano… Mas analisando sua frase: A vida é composta de três elementos: -Nascimento (Passamos da não existência para a existência) -Amadurecimento -Morte (Passamos da existência para a não existência) Se vc diz que a vida é uma ilusão, a morte como um dos elementos da vida também é uma ilusão. Mas cá entre nós, que ninguém nos leia: Vc pode provar? Poderíamos ganhar todos os… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.