PSICOLOGIA DO HARRY POTTER

Minha mãe chegou da rua e foi logo perguntando: “Entre ser simples como as pombas e prudente como as serpentes, o que você seria?” Eu respondi logo: “prudente”. Então ela falou que nós estávamos na Sonserina por este motivo. (Explico: No site do Harry Potter nós fizemos o teste do chapéu seletor pra saber em que casa cairíamos, e, apesar de acreditarmos que iríamos pra Grifnólia, fomos – sob protesto – para a Sonserina)

harrypotter chapeu banner

Daí ficamos discutindo sobre a psicologia do Harry. Ele é um personagem com conflito interno. É virtuoso, mas possui um lado negro que não consegue esconder. O chapéu seletor queria porque queria colocá-lo em Sonserina, onde poderia desenvolver esse seu lado, mas Harry não quis. Por quê? Porque se viu no Draco Malfoy. O seu pior inimigo se tornou seu grande aliado na evolução espiritual, pois é o espelho onde ele vê o que não quer (mas pode) se tornar.

Mas a simplicidade o salvou. Com o poder vem a responsabilidade. A pessoa é tentada pelo ego, mas o simples (não o simplista) encara os poderes como uma conseqüência natural, e, como o que se faz com tudo que é natural, só o usa quando necessário. Prudência nunca é demais, então, a fórmula que Jesus nos deu (a frase do começo do post) é a mais perfeita.

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Gabriela Pereira
Gabriela Pereira
29 dezembro de 2006 2:30 pm

Durante a ceia de Natal, minha mãe falou sobre o amor. Entre outras coisas, o que me despertou a atenção foi quando ela disse que, tal como ensinou Jesus, deveríamos AMAR nossos inimigos.
Não pude deixar de criticar as inocentes palavras da minha mãe, pois não creio que seja humanamente possível amar o próprio inimigo. No entanto, é possível respeitá-lo e, como você mencionou, usá-lo como referência negativa.
Nem preciso dizer que a oração de Natal transformou-se num animado debate de manifestações político-teológicas, onde Jesus acabou cedendo espaço a Maquiavel.

Bono
Bono
29 dezembro de 2006 5:57 pm

Para mim amor não é tão diferente assim de respeito.

Elvis "Wolvie" Rodrigues
Elvis "Wolvie" Rodrigues
22 setembro de 2007 11:04 pm

Eu tinha feito esse teste anos atrás, mas fui agora lá refaze-lo. O resultado deu o mesmo: Grifinória! =P

kate
kate
6 janeiro de 2008 10:53 pm

Eu queria ir para a Lufa-Lufa. Fiz o teste, e, com muito orgulho, fui selecionada para a Lufa-Lufa!
E eu achava que ia acabar na Grifinória…

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.