A FEDERAÇÃO ESPÍRITA E OS LIVROS DE CHICO XAVIER

chicoxavier psicografia banner

Algo que eu nunca entendi até hoje é porque a FEB (Federação Espírita Brasileira), que recebeu DE GRAÇA os direitos dos livros de Chico – escritos penosamente por ele durante várias madrugadas, por vários anos – não os disponibiliza em versão eletrônica, para que as pessoas pudessem consultar trechos, ou mesmo lê-los no computador (especialmente deficientes visuais). Chico Xavier VIVEU pra escrevê-los, e agora a FEB senta em cima deles e não os compartilha… Isso me lembra um trecho da Bíblia onde Jesus reclama dos fariseus, que tinham acesso à leitura e interpretação da Biblia, mas não a repassam ao povo na sua forma mais clara:

Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar.

Mateus 23:13

Poderão argumentar: Ah, a intenção em vender os livros é que toda verba arrecadada pode ser revertida para instituições de caridade e amparo aos mais necessitados. Se a FEB divulgá-los na internet, quem mais vai comprá-los???

Acaso a divulgação (ilegal, diga-se de passagem) de obras pela Internet atrapalhou a venda de livros? Que o digam Harry Potter e o Código da Vinci! Esses livros já estavam online pouco depois de ir para as lojas, e mesmo assim venderam milhões. Muita gente não vai deixar de ler o livro na cama, ou presentear um parente, pra ficar lendo desconfortavelmente no computador ou gastando uma nota imprimindo em casa.

A importância dos livros de Chico online é o ESTUDO. É ter a liberdade de imprimir alguns trechos pra ler pra um colega, estudar em grupo ou enviar por e-mail a quem necessita de uma palavra de conforto!

E mais, muito mais do que isso, é a DISPOSIÇÃO da FEB em dar de graça o que de graça recebeu, de abrir mão, de confiar que o tão necessitado (?) dinheiro virá, mesmo abrindo seus livros a todos indiscriminadamente…

Infelizmente, falta caridade…

Por que Chico, que recebia presentes caros, dados espontaneamente a ele, recusava-os e devolvia? Por que ele não doava pra caridade? No programa Pinga-fogo, ele narra que o pai estava doente ao lado dele e questionava se não podia ao menos ficar com a renda de um livro. Não podia, mesmo a família dele sendo pobre e lascada. Houve muito abandono (em termos de abrir mão), muito sofrimento, para que esses livros fossem feitos sem o concurso de patrocinadores, sem contratos, para que eles fossem os mais livres possível. E agora a FEB crava as unhas neles e impossibilita que toda uma nova geração de espíritas tenha acesso a esses textos… O que a FEB vai dizer a alguém jovem e humilde, que esteja se interessando no Espiritismo agora? “Ah, compre um dos nossos livros por 15, 20 reais. Ou vá num centro espírita, consultar na biblioteca empoeirada os livros”. Isso em plena era da Internet! Esse pessoal parou no tempo! Primeiro engessaram o Espiritismo na linguagem dos anos 40, 50, e agora impedem a disseminação da informação espírita! Que beleza… uma Federação comprometida com a divulgação do espiritismo… sei…

Felizmente existem pessoas que disponibilizam os 412 livros de Chico Xavier de forma gratuita.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
45 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Eder Gomes
Eder Gomes
23 agosto de 2006 10:20 pm

Li o seu comentário Acid, tenho a dizer o seguinte. “Dá de graça o que graça recebestes” O que é de graça e o que não é? Primeiro, a FEB foi consultada sobre a razão de não disponibilizar as obras para download? Você percebeu que a Revista Reformador está disponível para download? Não é um absurdo, que FEB tão preocupada com questões comerciais disponibilize gratuitamente talvez a obra que tem maior saída? Você viu que também tem mensagens e livros, inclusive em outros idiomas? Você já pensou se o problema não seria incapacidade técnica para disponibilizar todas as obras on-line?… Read more »

Déa
Déa
16 agosto de 2006 1:08 am

Oi. Não lembro como achei o seu blog, mas gostei muito. Gostei tanto, que me reservei ao direito de ler os post aos pouquinhos, mas ler de verdade e não apenas passar os olhos. Por isso estou fazendo o comentário neste último post aqui. O blog é perfeito, mas você deve ser web design ou qualquer coisa assim. Parabéns pelo layout. Me divirto vendo tudo por aqui. Versão para macho, eu achei tuuuudo!! Rss. Bom, quanto ao tópico, concordo com você. Gosto muito da doutrina espírita e já comprei vários livros para presentear quem não pode comprar. Isso sem contar… Read more »

Titanico
Titanico
15 agosto de 2006 9:00 pm

Fala Acid!! Gostei da tela inicial do site… realmente, muito bem feita… parabéns pra vc e para os colaboradores! Cláudia… valeu também pelos links! Um dos que vc passou é o que eu usarei abaixo… Grande Shaolin! Claro que entendi o que vc quis dizer… só que, dessa vez, jamais poderei concordar, por todo o exposto mais acima. É o famoso: entendo, mas não concordo… Isso não quer dizer que eu quero te matar, estrangular ou sufocar! rsrs Viva a diversidade, mas também viva o desprendimento com relação as coisas Espirituais! O Pensamento abaixo, reflete bem o que eu quis… Read more »

Claudia
Claudia
15 agosto de 2006 4:07 pm

Entrem neste site:

http://www.projetoespirita.com.br/livros.php

Um dos melhores, com muitos títulos espíritas.

Acid, a FEB tem um trabalho fantástico que eu pude ver bem de pertinho.
Erram em alguns pontos? Creio que sim… aliás, e quem não era?
Mas fica aqui um ponto para ser avaliado – eles fazem muito, tentam acertar e o atual presidente é uma pessoa maravilhosa, sempre disposto a auxiliar e a fazer o melhor.
Acho que o termo Hipócrita aí é forte demais, amigo.
´Não podemos comparar Fariseus com os FeBianos.

Um abração

Lígia
Lígia
23 julho de 2006 11:23 am

Quem quiser ler alguns livros espíritas on line pode abrir aqui no Centro espírita André Luiz:
http://www.cenl.com.br/livrosdownload/principal.htm
Um abraço,
Lígia
😉

MEG
MEG
23 julho de 2006 12:00 am

NÃO DEMORA MUITO E SÓ OS VELHOS SABERÃO AS BASES DO ESPITIMO.ASSIM COMO ACONTECEU MUITOS ANOS ANOS COM A IGREJA CATÓLICA,ASSIM COMO É COM MUITOS SEGUIMENTOS DA IGREJA EVANGÉLICA.
QUEM NÃO SE ATUALIZA NÃO ACOMPANHA A LINGUAGEM DOS NOVOS.
HÁ DE DE REVER CONCEITOS.
QUANTO A CARIDADE, ESSA VEM DEPOIS DOS INTERESSES, DAS VELHAS MENTES BUROCRÁTCAS. ERA ASSIM ANTES, DEVERIA CONTINUAR SENDO ASSIM HOJE?
CLARO QUE NÃO,O PODER É QUE É O PROBLEMA…

marian
marian
22 julho de 2006 6:38 pm

Acid
Houve um pequeno lapso da minha parte, os livros que pedem password estão neste link: 4Shared.com.
(e não o ‘disco em especial’).

Andrei Puntel
Andrei Puntel
21 julho de 2006 11:38 am

Olá Acid. Concordo totalmente com a questão da liberação dos livros na web. Mais do que falta de caridade, é falta de visão não compartilhar isso, principalmente porque há uma nova geração que só pode ser fisgada a través da internet. E no final quem se interessa acaba realmente comprando os livros. Como escritor, sei disso por experiência própria. Outro ponto que me chamou a atenção é a questão da linguagem. A força de qualquer sistema simbólico, como as religiões, as disciplinas esotéricas ou a filosofia espiritualista, reside na capacidade do símbolo interagir com o indivíduo, de uma maneira que… Read more »

marian
marian
22 julho de 2006 6:25 pm

Acid
Suponho que o artigo seja seu.
O link ‘disco em especial’ eu consigo acessar mas nao fazer o download ou abrir porque pede uma password…
Como fazer então para abrir os livros?
Cumprimentos e parabens pelos textos e escolhas
Venho aqui regularmente… 🙂

Eder Gomes
Eder Gomes
29 agosto de 2006 9:21 am

É a velha questão do romantismo…

De qualquer forma, a FEB foi consultada?…

Não se trata de defender esta ou aquela instituição. As instituições humanas são imperfeitas, não poderia ser diferente.
Consiste, apenas, em disciplinar velhos hábitos, entre os quais, o de apontar falhas, criticar sem antes ouvir o criticado, apontar soluções, sem antes demonstrar sua viabilidade.
De qualquer forma, de novo, gosto de sua abordagem, porque nos incentiva a analisar situações aparentemente estáveis. A crítica, ainda que mal elaborada, tem utilidade porque impõe revisões e mudanças de atitude.
Bom trabalho.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 agosto de 2006 10:24 pm

A solução para o problema que resolvi criticar é bem fácil: bote os livros de Chico pra download na página da FEB, e incentivem a leitura e distribuição deles. Façam mutirões entre os centros pra escanear ou digitar os livros antigos.
Quanto às questões que vc coloca, isso é com vc, já que não mencionei nada sobre estrutura da FEB, centros espíritas, gastos, etc. Isso tem a ver com administração, não com espiritismo. Os “templos” passam, a doutrina fica. Já pensou se Platão tivesse preocupado com os gastos dos templos gregos? Por Zeus!

Luciano
Luciano
7 outubro de 2006 11:18 am

Olá.. tem uma coisa aqui que não tem a ver com essa matéria, mas que eu achei interessante, e acho você também acharia

http://www.rccg.biz/mesp/mensesp18.htm

Bom site o seu!

Doxx
Doxx
22 julho de 2008 11:54 am

QUE MAIOR CARIDADE PODERIAM FAZER PELAS PESSOA DO QUE DAR A ELAS A VERDADE, PARA QUE ELAS MESMAS BUSQUEM EVOLUÇÃO MATERIAL E ESPIRITUAL!

TAMBÊM ACHO ISSO UMA HIPOCRISIA! INFELIZMENTE AQUELES QUE MAIS BATEM NO PEITO E SE INTITULAM ESPIRITAS, MAIS SÃO NA FORMA QUE NO FUNDO.

Cida
Cida
22 abril de 2008 6:05 pm

Concordo plenamente com Eder Gomes.

PONCY
PONCY
6 maio de 2007 9:02 pm

Caro editor, Se tiver interesse de adicionar ao site os originais destas duas correspondencias, passe um e-mail para contato que enviarei-as à vc. Elas (no seu conjunto) reapondem a sua indagação. Poncy (editado pois aqui é espaço para COMENTÁRIOS) —– Original Message —– O Notável Luciano dos Anjos Luciano: Vale a pena a leitura de um livro, onde o autor nos trás a verdade acerca de uma das campanhas mais sórdidas que já fizeram contra um grande trabalhador espírita. (…) Luciano dos Anjos tem vários livros publicados, é um homem que faz parte da história do Espiritismo no Brasil, mas… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 março de 2007 10:51 pm

Não perdeu não. A reclamação continua atual. Os livros estão online pelas mesmas vias tortas que os livros de Harry Potter, Bruna Surfistinha e outros que possuem copyright, graças ao trabalho de digitalizadores anônimos. No site da FEB ( http://www.febnet.org.br/ ) continua tudo a mesma coisa.

Elias Di Domenico
Elias Di Domenico
12 março de 2007 10:28 pm

Senhores…
pra que tanto bafafá se os livros realmente estão online?

A conversa perdeu o foco.
Grato aos amigos por terem postado os links dos livros.

Um grande abraço.

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
30 setembro de 2006 3:43 pm

Caros Irmãos. Que a PAZ do SENHOR esteja com todos. A doutrina espírita tem como princípio maior o AMOR, e além do AMOR a INSTRUÇÃO. Assim, pregou a espiritualidade, na Conduta Espírita (Waldo Vieira / André Luiz) ” Divulgar, por todos os meios LÍCITOS, os livros que esclareçam os postulados espíritas, prestigiando as obras santificantes que objetivam o ingresso da Humanidade no roteiro da redenção com Jesus.”. Assim, no tocante à distribuição dos livros da Doutrina, respeitarmos os direitos de seus autores, mesmo que tenham cedido à outrem esse direito. O destino desses direitos e dos frutos por eles colhidos… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 setembro de 2006 3:06 pm

O blog, talvez?

Filipe Tomé
Filipe Tomé
29 setembro de 2006 3:02 pm

Não precisamos medir o quanto a FEB efetivamente faz em prol da doutrina. Pergunte-se o que você faz em primeiro lugar. O que penso sobre tudo isso é que considero inaudito qualquer acusação e condenação no âmbito da seara espírita. trabalhemos todos nas funções que nos cabem. As limitações da vida na Terra nada mais são que lições para nosso aprendizado. Tendo isso em mente, quem quiser sair xerocando livros do Xavier e distribuí-los de graça que o faça, quanto mais estiverem espalhadas e disponíveis melhor. E você, o que está fazendo para ajudar?

Shaolin Monk
Shaolin Monk
22 julho de 2006 12:44 pm

Cobrar ou não cobrar o que importa é o sentimento com que se doa. Não julgue os outros por fazerem diferente de você. Deus é único e ao mesmo tempo múltiplo, sendo assim se expressa na diversidade. Cada qual com sua missão. Cobrar também pode ser um tipo de “caridade”, já que muitas pessoas tem reserva em “soltar” suas posses materiais, sendo assim ao pagarem por algo, estaram pouco a pouco se desprendendo. Nada de lição de moral nos outros, por tras de toda ação tem uma intençao positiva. Não devemos moldar os outros segundos nossos conceitos, eles são importantes… Read more »

Waking Onion
Waking Onion
22 julho de 2006 12:00 pm

Prezados, cobrar ou não cobrar, ou a César o que é de César. Por outro lado, existe algo mais democrático que estabelecer-se um preço por algo que é desejado? A diferença é que o Fariseu usa o conhecimento, que deveria ser humanitário, com finalidade própria, e o editor gráfico paga a estrutura com o resultado das vendas. Não me parecem relações próprias, mesmo que o “royalt” vá para um instituição. Não existe correlação negativa entre pagar e receber, mas existe em esconder, ou tornar de difícil acesso. Me parece que este seu posicionamento questiona a liderança da Federação Espirita, e… Read more »

Sofia
Sofia
22 julho de 2006 11:56 am

Acid, Parabéns pelo blog, é uma das melhores coisas que descobri na internet até hoje. Venho acessando desde o início do ano, mas nunca tinha comentado. Acho o máximo o seu empenho em conpartilhar com as pessoas as suas idéias sobre a espiritualidade, e fazer com que possamos ter um espaço pra pensar e discutir sobre coisas que não podemos conversar com qualquer um sem ser mal-entendidos (ao menos nós que procuramos ver o outro lado por trás do mundo que nos dizem pra aceitar). A respeito dos livros espíritas, eu também me pergunto sempre sobre a renda arrecada com… Read more »

Elson
Elson
21 julho de 2006 1:49 pm

Acredito que TODO conhecimento humano deveria estar disponível gratuitamente a todos, o que não ocorre mais das vezes por ganância, egoísmo etc.
Não quero defender ningúem, mas por acaso alguém já sugeriu à FEB que disponibilize as obras em versão digital?
Ah, na sua argumentação só achei um erro: quem não pode comprar um livro de 15 ou 20 reais também não tem acesso à INTERNET…

Hal
Hal
21 julho de 2006 1:27 pm

O movimento espírita “organizado” e “oficial” há muito tempo não pesquisa e nem mesmo apoia de modo direto a pesquisa de fenômenos espíritas, de modo que evidências objetivas dessas manifestações possam ser verificadas, estudadas e divulgadas de acordo com o nosso tempo, afinal, é de se supor que, se existem, os fenômenos espíritas estão acontecendo por aí e o MÍNIMO que a FEB tinha que fazer era registrá-los e divulgá-los. Como isso ela e quase ninguém faz, é natural, quase obrigatório, que a maioria das pessoas pense que manifestações espíritas são bobagem baseada em disse-que-disse. A ausência de uma mentalidade… Read more »

Davi Caramelo
Davi Caramelo
21 julho de 2006 12:50 pm

Concordo inteiramente com suas palavras. Esses livros devem estar acessíveis a todos, tanto aos que querem pagar por eles quanto aos que não.

Shaolin Monk
Shaolin Monk
21 julho de 2006 12:05 pm

O problema é que a parte organizacional de uma entidade ou religião deveria ser orientada pela doutrina desta. Entretanto as pessoas fecham os olhos para a doutrina que ela estuda e precipita-se em impor sua visão, que muitas vezes é estreita e equivocada contendo apegos. Muitas pessoas pensam que compreenderam a Verdade e acabam agindo arbitrariamente querendo moldar as pessoas de acordo com o que ela acha que é certo. Somente quando a pessoa viver realmente a doutrina ela se desvencilhará de todas as amarras e o Amor juntamente com a Sabedoria guirão todos.

Ana
Ana
25 julho de 2006 3:37 am

Olhem que interessante! Li ontem esse post, e hoje recebo esse link para livros do André Luiz dramatizados para Radio!
Confiram o link: http://www.radioriodejaneiro.am.br/pagina.php?page=arquivosAudio

Titanico
Titanico
23 julho de 2006 8:34 pm

Boa noite a todos… Sobre a FEB trabalhar TANTO em prol da Doutrina, tenho lá minhas dúvidas, embora saiba que, embora tendo algumas pessoas muito bem intencionadas, nunca se buscou certa unidade, tampouco se trabalha em muita divulgação e/ou pesquisa como Federação. Só que tem uma coisa que realmente acho engraçado. Gostamos de dar opinião sobre tudo, mas qdo tem algo a ver com a gente ou com pessoas que gostamos, sempre tentamos achar uma desculpa e lançamos logo a pérola: não julgues! Ir contra coisas erradas não é julgar A PESSOA! Exemplo: alguém aqui acha que matar é correto?… Read more »

Sergio
Sergio
23 julho de 2006 7:37 pm

Existem vários livros que estão disponíveis pelas entidades espíritas e pela FEB nas páginas, segue um link em que alguns livros podem ser encontrados na sessão “Livros Grátis”
http://www.espiritismogi.com.br/

Shaolin Monk
Shaolin Monk
24 julho de 2006 12:27 pm

Fala, Titânico, tudo bem? Viva a diversidade não é mesmo? Você tentou entender o que eu disse com a sua régua e eu tentei lhe entender com a minha, claro que desse jeito não chegaremos a uma situação totalmente harmoniosa. Eu estou certo e você também, se aplicarmos o principio: pessoa, hora e lugar, ora faremos de um jeito ora faremos de outro. Lendo com calma consegui apreender a idéia que está por entre as entrelinhas de seus escritos, espero que se faça o mesmo com os meus. FIQUE NA PAZ!

Sergio
Sergio
23 julho de 2006 7:30 pm

Existem vários livros que estão disponíveis pelas entidades espíritas e pela FEB nas páginas, segue um link em que alguns livros podem ser encontrados na sessão “Livros Grátis”
http://www.espiritismogi.com.br/

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 julho de 2006 2:41 pm

Concordo, Hal. Elson, a Federação tem site na internet ( http://www.febnet.org.br/ ), e lá só tem as “obras básicas”, e pra não dizer que não tem Chico, tem um vídeo de “Nosso Lar”. Só isso. Ignoraram o baluarte do espiritismo no Brasil! Se fosse na França eu até entenderia que só tivesse Kardec, mas não no Brasil!

Minha argumentação não é falha no sentido de que quem não tem dinheiro sobrando pra pagar 10, 15 num livro (e são vários livros) pode sim acessar a internet na faculdade, nas bibliotecas públicas, e mesmo no trabalho.

Titanico
Titanico
21 julho de 2006 4:40 pm

É realmente uma lástima… enquanto vivia-se na obscuridade, os livros eram doados, repassados sem um único tostão… Agora que se organiza, cria-se Federações para tudo, renegam as informações e deixam de repassarem aquilo que existe de maior valor: informação!!! Quantos livros Espíritas antigos não são mais impressos… quantas informações são achadas apenas em sebos… Poderiam colocar tudo na net, as antigas pesquisas, os primeiros escritores… mas querem fechar a porta! Muitos consideram a Zíbia Gaspareto como livro Espírita… nunca foi!!! Livrinhos com historinhas açucaradas demais! Certa ocasião, no antigo Programa Livre, perguntaram para ela porque seus livros eram tão caros,… Read more »

Sil
Sil
22 julho de 2006 12:04 am

Obrigada Radical Chic pela dica do site. Estou adorando!!

Anônimo
Anônimo
21 julho de 2006 11:37 pm

Também dou parabéns ao Titanico!!!
Mr aproximei de uma organização que mantém essa postura, de forma muito digna e responsável…
Um verdadeiro exemplo, ou melhor, um farol!!!

Neide
Neide
21 julho de 2006 10:17 pm

Parabens,Titanico…….penso da mesma forma !!!o amarelo dos livros velhos nao os fazem menos nobres !!meu evangelho preferido tem quarenta e dois anos e a luz que emana e tao bela quando de um novinho em folha

Titanico
Titanico
21 julho de 2006 7:24 pm

Fala Alexandre… Trabalhar sem cobrar? Depende… o trabalho em busca da Espiritualidade deve ser meio de vida? Não devemos dar de graça o que de graça recebemos? Frequento um Centro Espírito três vezes na semana… dois de atendimento e um de desenvolvimento. Em cada trabalho aberto ao público, são atendidas de 80(oitenta) a 120(cento e vinte) pessoas. Aos sábados existem os grupos de limpeza do espaço físico, tudo devidamente dividido entre os sócios. Aos domingos temos o estudo da Doutrina… Devo cobrar a partir de agora por fazer parte desses grupos de atendimento? Se busco o aperfeiçoamento do Estudo, se… Read more »

Alexandre
Alexandre
21 julho de 2006 5:18 pm

Titanico,

Os livros da Zibia Gasparetto são romance-espírita, por isto é “tão melado”.

Agora quanto cobrar pelo trabalho, eu acho que ela este direito.
Você trabalha sem cobrar?

Titanico
Titanico
21 julho de 2006 4:56 pm

Já que vc virou multimídia, não duvido de nada!!! rsrs

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 julho de 2006 4:54 pm

É por isso que eu vou passar a cobrar pelo acesso ao Saindo da Matrix 😛

Radical Chic
Radical Chic
21 julho de 2006 4:02 pm

Pra quem quiser, eles estão disponíveis aqui:

http://www.projetoespirita.com.br/livros.php

Anônimo
Anônimo
21 julho de 2006 3:20 pm

Todo mundo qué é dinhero hehehehe esses tempos eu comecei a ir numa parada q se chama Gnose..diziam q era a junção de ciencia…religiao…filosofia..e artes..nossa me interessei demais…tanto devido a esses assuntos…como devido a assuntos espirituais q la abordavam…blz…aí na primera reuniao q vo…os caras falam sobre o desapego..sobre deixar o ego de lado..etc e tal…. no fim da reunião para a minha surpresa..ja tinha a mesinha montada…com livros…fotos…porta retratos (livros escritos pelo santificado mestre samael…fotos do mestre samael)…a partir dali ja desgostei…as pessoas pregam o desapego e vem vender livros dizendo q é para ajudar a instituição em si…para…isso… Read more »

Filipe Tomé
Filipe Tomé
23 julho de 2006 5:37 pm

Muitos se apressam a criticar os erros que facilmente localizam noutrem, mas quantos são dignos de tal julgamento? És acaso expoente de caridade para acusar a FEB, que tanto trabalha em prol da doutrina, de falta de caridade?
Palavras que ferem ou ações curam? Você escolhe seu caminho

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.