A (NÃO) TRADUÇÃO DOS LIVROS DE CHICO XAVIER

Já faz um tempo que eu me desgostei do Espiritismo. Não do que se aprende na doutrina, mas na própria idéia de EspiritISMO. Passei a achá-la desnecessária, e até mesmo contraproducente. Acredito até que podemos culpar o fracasso do Espiritismo ao seu formato. Até hoje, se você é uma pessoa leiga sobre Espiritismo, que vai num centro espírita (assustado, desconfiado) com com problema espiritual, pode sair de lá apenas com um passe e a recomendação de ler as obras de Kardec. Racionalmente falando é algo bom pro “paciente”, afinal a leitura da doutrina é recomendável porque atua no senso crítico da pessoa, mas psicologicamente é de uma ineficiência grosseira. Se a mesma pessoa for num terreiro de umbanda ou numa igreja evangélica vai ter uma acolhida muito, muito mais intensa. E às vezes é só isso de que a pessoa precisa no momento. Espíritas EM GERAL, quanto mais imersos na doutrina, ficam frios, arrogantes (com verniz de humildade, claro) e pouco empáticos. As palestras são enfadonhas e a linguagem de 50 anos atrás é mais enfadonha ainda. Claro que existem as exceções e palestrantes espíritas que são divertidos, didáticos e empatas. Esses fazem sucesso Brasil afora fazendo palestras, mas não podem sustentar sozinhos o entusiasmo das pessoas pelo espiritISMO.

Pra mim os verdadeiros espíritas permanecem invisíveis, mesclados na sociedade, ajudando ostensivamente em asilos, ONGs, hospitais e (por que não?) centros espíritas. Mas eles não estão trabalhando debaixo de alguma bandeira, dependendo de um formato, um ISMO (e essa é minha crítica, quanto ao ISMO). A doutrina é muito maior que isso, pois se baseia no cristianISMO (que também é muito maior que isso), que se baseia nos ensinamentos de um cara que foi maior que a Vida.

Eu participava há anos da lista espiritismo-br, mas saí de lá desgostoso pois não havia DESENVOLVIMENTO do espiritismo, não era uma coisa em expansão. Não havia diálogo, idéias novas, apenas MOFO. Até que um cara apareceu e chutou o pau podre da barraca, que foi o Alamar Régis. A carta aberta dele ao Presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) sintetizou tudo o que eu estava experimentando ali, e pior: mostrou COMO os espíritas das mais diversas épocas, que tentaram desenvolver a doutrina, foram tratados pelos “espíritas” e pela Federação Espírita. Chico Xavier incluso. Não há um interesse em fazer uma espécie Livro dos Espíritos 2.0, aproveitando-se da internet pra recolher perguntas e respostas em escala planetária! Até onde sei as palavras de Kardec e dos espíritos não são sagradas, nem devem ser tomadas como dogmas. Como tudo na vida, é questão de interpretação e mentalidade da época. Até mesmo pra os mais fervorosos evangélicos é um pouco demais fazer holocausto de carneiro pra Deus, porque eles sabem que as tradições mudam com a mentalidade da época! Por que raios temos de calcificar nossa mente no séc. 19?

Agora vi mais um texto do Alamar. Transcrevo-o logo abaixo. Pra mim é a pá de cal na estrutura que engessa o “movimento” espírita há décadas. Mostra que Chico Xavier foi procurado por empresários norte-americanos pra publicar seus livros em inglês. E a FEB, que detinha o direito sobre os livros PORQUE CHICO DEU A ELES DE GRAÇA, não autorizou. Não tenho dúvida que, SE Chico Xavier fosse norte-americano, teria gente do mundo todo fazendo romarias aos EUA, como fazem os fãs de Elvis, que estaríamos devorando os livros dele como fazemos com Harry Potter e Senhor dos Anéis e teríamos os mais diversos filmes (e BONS filmes) feito a partir dos livros. Sem falar nos documentários e toda a promoção em torno da imagem dele que os norte-americanos são mestres em fazer. E talvez por isso mesmo Chico Xavier não nasceu lá, e sim no interior de Minas Gerais, feio, inseguro, simples. Mas uma coisa é certa: mesmo esse “capiau” sonhava em ver a doutrina florescer, ganhar o mundo. Não por ELE, mas pela MENSAGEM, pelo conforto que traz às almas das pessoas, e pra isso ele escreveu, e muito. Não sob a bandeira de um ISMO. Ele não nos trouxe uma codificação. Trouxe novelas (os romances), trouxe mensagens de parentes desencarnados, trouxe ânimo, trouxe consolo. Nada dos textos que ele trouxe se constitui A doutrina, mas a doutrina está dentro dos textos, na linguagem e para as pessoas do SEU tempo, no formato do SEU tempo. E Chico se foi. O tempo passou. Qual o formato do NOSSO tempo?

A (NÃO) TRADUÇÃO DOS LIVROS DE CHICO XAVIER
Chico Xavier banner

FEB NÃO AUTORIZOU

Por Alamar Régis

Em 1991, numa viagem que fiz a São Paulo, como sempre fazia, fui à Federação Espírita do Estado de São Paulo, FEESP, naquele prédio da Rua Santo Amaro, na Bela Vista. Chegando lá fui procurar conhecer o pessoal da divulgação, os que faziam o Jornal Espírita e O Semeador, respectivamente João Gianini Pascale e Altamirando Carneiro, que me apresentaram a outras pessoas da diretoria, que manifestavam uma certa alegria em me conhecer, já que o meu nome ali não era estranho, porque eu me tornara conhecido pelos jornais espíritas, por causa do programa da Embratel. Dentre estas pessoas, fui levado à sala do presidente, senhor Teodoro Lausi Sacco, que me recebeu com uma deferência muito especial logo no primeiro dia.

No terceiro dia que fui lá, ao chegar, encontrei logo de cara com o presidente, Lausi, que parecia já estar me esperando, conduzindo-me à sua sala para uma conversa, segundo ele, “muito importante” e séria. Ele se dirigiu ao cofre antigo, abriu, retirou algumas pastas com vários papéis dentro, colocou sobre a mesa, sentou-se e disse:
– Alamar, não sei porque, mas eu tenho que mostrar isto aqui para um espírita dinâmico, corajoso e destemido que pode, talvez, um dia reverter este quadro e recuperar algo de muito precioso que o Espiritismo perdeu. Anteontem, quando você estava aqui nesta sala, trazido pelo Altamirando, alguma coisa me disse que esta pessoa seria você. Preste bem atenção na história que vou lhe contar.

E começou a contar-me uma história, mostrando-me os papéis correspondentes a cada ponto que ele abordava. A história é a seguinte:

Consta que no início de abril do ano de 1969, veio ao Brasil um grupo de empresários americanos, de uma megaeditora dos Estados Unidos, para ter um encontro com o Chico Xavier, objetivando informá-lo que eles queriam traduzir todos os seus livros para o inglês, além de todos os outros livros espíritas que ele recomendasse, editá-los nos Estados Unidos e lançar as obras no mundo inteiro. Queriam saber se ele concordava com a idéia e se autorizaria.

Ao fazerem a proposta em Uberaba, o Chico emocionou-se tanto e deu mil graças a Deus por aquilo que ele chamou de “uma bênção”.
– Claro, meus irmãos, que eu concordo! Quanta alegria vocês me trazem, como um verdadeiro presente de aniversário! Isto é uma benção, mas acontece que os direitos das obras foram todos doados à Federação Espírita Brasileira, que certamente autorizará.

Consta que o velho mineiro ficou tão feliz, os convidou para almoçar, eles ficaram três dias em Uberaba, conheceram os trabalhos e um deles até recebeu uma mensagem psicografada, em inglês, de um parente desencarnado. De lá os homens partiram para Belo Horizonte e em seguida para Brasília, para um encontro com a diretoria da FEB. A reunião aconteceu, a proposta foi feita a então diretoria e, pasmem senhoras e senhores, vejam a resposta:
– Nós não autorizamos. O problema de tradução é muito sério, vocês vão adulterar as obras e o prejuízo para o Espiritismo vai ser muito grande. Lamentamos, mas não autorizamos.

De fato, não restam dúvidas de que a tradução de obras literárias de um idioma para outro geralmente causa problemas sérios de interpretação de orações, porque os tradutores não podem se limitar apenas a traduzirem as frases como elas aparecem, mesmo com as colocações verbais e gramaticais corretas, porque existe um fator indispensável a considerar que é como as pessoas do País de origem da língua da obra entendem determinada frase ou determinada colocação. Este é um problema muito sério e, por incrível que pareça, até mesmo em traduções das obras básicas, do francês para o português, existem contradições ao pensamento de Allan Kardec e aos pensamentos dos Espíritos, conforme está no original. As traduções da Bíblia, por exemplo, trazem absurdos terríveis por causa disto. Mas não é esta a questão que estamos analisando agora.

Concordando com a preocupação da FEB, pertinente com certeza, os editores americanos propuseram o seguinte:
– Então os senhores indicam uma equipe de tradutores juramentados para acompanharem todo o trabalho de tradução, que nós bancamos todas as despesas e honorários. Só publicaremos cada obra após o de acordo da FEB, para manter a integridade da mesma.

Mesmo assim a FEB não autorizou.

Consta que os homens ficaram uma semana em Brasília, voltando lá diversas vezes, solicitando serem atendidos, foram atendidos apenas uma vez, do lado de fora, com todos em pé, e não mais foram recebidos, quando ouviram um funcionário lhes transmitir um recado da diretoria que dizia que o assunto estava encerrado. Consta que o Chico estava num clima parecido de “lua de mel”, tamanha a sua felicidade com aquela nova idéia, que só poderia ser trabalho da espiritualidade maior, até que lhe veio a notícia:

A FEB NÃO AUTORIZOU!

Quase o Chico desencarna quando soube daquilo. Custou a acreditar no que estava ouvindo. Tentou falar com alguém da diretoria da FEB, mas consta que não encontrou ninguém que pudesse atendê-lo para falar sobre o assunto. O notável médium entrou num processo de ira tão grande, chegando a passar mal e até a ser levado a um hospital. A partir daí decidiu a nunca mais doar os direitos e muito menos autorizar que a FEB publicasse qualquer livro escrito sob a sua psicografia.

Se todos procurarem checar o assunto e observarem a relação de livros psicografados pelo Chico, notará que, de fato, a partir de uma determinada época não consta mais livro nenhum do Chico editado pela FEB. Existem alguns livros editados, inclusive no ano de 1971, pela FEB, que são, se não me engano, o Rumo Certo, que é um livro de mensagens do Emmanuel, e o Antologia da Espiritualidade, um livro de poesias de Maria Dolores. Acontece que o Chico havia doado esses direitos antes do acontecido, já que nem sempre os livros eram publicados no ano que o direito foi cedido. A partir daí, podem observar, os livros começaram a ser editados apenas pelas editoras Clarim, CEC, Edicel, GEEM, FEESP, IDE, LAKE, CEU etc.

No ano de 1992, voltando a São Paulo, já amigo do Teodoro Lausi Sacco, voltei à FEESP para conversar sobre o assunto, indignado ainda com aquilo e lhe pedi maiores detalhes e informações sobre o acontecido. Ele me disse que pouca gente do movimento espírita sabia daquilo e que a lembrança do fato fazia o Chico muito triste. Eu já tinha uma certa amizade com o Nestor João Masotti, que hoje é presidente da FEB mas na época (1992) era um dos seus vice-presidentes (a FEB tem mais de um vice-presidente). Ele sempre me tratou muito bem, com muita atenção… aliás, o Nestor sempre trata bem a todo mundo, é um “gentleman”, um espírita do mais alto nível, um homem digno de estar onde está hoje. Não é um espírita de rótulo. Do aeroporto fui direto à FEB e começamos a conversar a respeito do fato. Eu imaginava que o Nestor soubesse daquilo, por ser um espírita muito influente no País e até no exterior, inclusive ex-presidente da USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo). Hoje ele é presidente do Conselho Espírita Internacional. Cheguei até a perguntar a mim mesmo: “Puxa vida, como é que pode, o Nestor um homem de São Paulo, atuante no movimento espírita paulista, não saber disto que me foi informado pelo presidente da FEESP, também grande nome do espiritismo paulista?”. Mas são coisas da vida, ou melhor, coisas de movimento espírita.

Conversamos muito, relatei para ele tudo o que o Lausi Sacco havia me dito e ele manifestou-se surpreso com a notícia. De volta ao seu gabinete o Nestor me disse que iria procurar ver se existiam registros acerca do fato nos livros de atas da FEB, arquivados desde a sua fundação. Entraria em contato comigo e me diria alguma coisa, caso existisse ou caso não existisse nada registrado. Um mês depois, mais ou menos, ele me ligou para Belém e me disse o seguinte:
– De fato o episódio aconteceu. Há registros, sim. Mas aconteceu em uma época em que a FEB atravessou um dos momentos mais difíceis da sua história, momento este em que quase há um rompimento até mesmo com as federativas estaduais…

Na oportunidade questionamos, eu e ele:
– Que tal a idéia de tentarmos descobrir quem são essas editoras americanas hoje, esses homens e vermos se eles ainda existem e estão dispostos a darem continuidade à idéia?

Pela cabeça do Nestor Masotti, tenho certeza de que uma idéia desta jamais seria reprovada. Mas será que todos os outros dirigentes espíritas, mesmo os atuais, pensariam como ele?

Será que, pela coisa ser grande demais, não seria reprovada mais uma vez pelos espíritas donos da “pureza” doutrinária que, em nome da “humildade” continuam a reprovar tudo o que é grande, na concepção equivocada de que pelo Espiritismo só se podem fazer coisas pequenas? Será que a pessoa espírita brasileira, indicada para acompanhar os americanos no processo das traduções, pessoa esta que certamente seria bem remunerada, obviamente pelas poderosas editoras, não seria acusada de ganhar dinheiro às custas do Espiritismo?

Fica aí a história para a reflexão de todos.

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
151 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lucas
29 fevereiro de 2024 9:21 am

Chico Xavier: Denúncia de adulterações em livros psicografados divide comunidade espírita
Responsável pelas reedições, Federação Espírita Brasileira garante que obras receberam apenas atualizações; críticos chegam a defender a incineração dos exemplares
https://oglobo.globo.com/cultura/livros/noticia/2024/02/29/denuncia-de-adulteracoes-em-livros-psicografados-por-chico-xavier-divide-comunidade-espirita.ghtml

Felipe Galante
Felipe Galante
12 abril de 2022 1:37 pm

Fico bem curioso em saber qual seria a mensagem do Emmanuel para esta situação…!

Salvador
Salvador
16 janeiro de 2010 9:09 am

Jota, O Jesus que eu conheço, e a Bíblia descreve; é Deus, criou todas as coisas, em Apocalipse Ele diz ser: o Alfa e o Ômega, o início e o fim, NÃO HAVERÁ OUTRO! Em Ap 21:7 Ele diz: “Aquele que vencer, herdará todas as coisas, Eu serei seu DEUS e ele será meu filho.” Você pode até ignorar sobre Jesus e muito menos considerá-lo como sendo o Deus que se revelou ao homem na forma humana. Mas você ACREDITANDO ou NÃO, QUERENDO ou NÂO QUERENDO, as profecias descritas nesse Livro, estão se cumprindo! Ap 13:17 a 21 fala sobre… Read more »

Hermano
Hermano
1 fevereiro de 2010 3:38 pm

Agora… de que lado as trevas estão? Do lado dos espirítas “old school”, que defendem a doutrina pura, e que estão congelando o espiritismo e evitando que mais pessoas aprendam coisas novas e que mais pessoas se juntem a causa. Ou os renovadores de mente aberta que vão acabar subvertendo a doutrina, e fazendo ela virar um bando baboseira NEW AGE e esóterica de 5ª categoria. Acho que o dividir para conquistar já funcionou antes… e está funcionando com o espiritismo. Talvez o espiritismo tenha que ser do jeito que é… Alguns trabalham nele e fazem o que tem q… Read more »

anderson silva
anderson silva
28 janeiro de 2010 12:03 pm

KiaboAzul, seu texto me pareceu um tanto confuso. Parece que vc não entendeu o que eu disse. A questão permanece: COMO PODE HAVER JUSTIÇA DENTRO DA LÓGICA REENCARNACIONISTA??? SE COMETI UM CRIME E NÃO ME LEMBRO DISSO, ONDE FICA O ARREPENDIMENTO, E CONSEQUENTEMENTE, A MUDANÇA NAS MINHAS ATITUDES, A “MUDANÇA INTERNA”??? A CULPA É UMA BENÇÃO E É UM DOS FUNDAMENTOS DO CRISTIANISMO… E com relação “AOS PEDAÇOS DE CRISTIANISMO”, qual é a autoridade de Alan Kardec em dizer se isso ou aquilo na doutrina Cristã está certo ou errado, sem ao menos levar em conta 2000 anos de tradição… Read more »

fabio antonio stoppa
fabio antonio stoppa
28 janeiro de 2010 8:43 am

ACID só mais uma coisa ,não vai pensar que sou eu que estou obsediado,por favor ta?

fabio antonio stoppa
fabio antonio stoppa
28 janeiro de 2010 8:41 am

acid meu amigo ,nunca quis levar nada pro lado pessoal contra vç,mas vç sabe o que estou falando as tecnicas obsessivas são sutis ,os obsessores não agem pela força ou gritos como vç disse ,mas pela astucia ,falinha mansa ,falsa pretensão de bons moços,veja bem ,não estou dizendo que é o seu caso,apenas reflita se não tenho algumarazão no que digo,forte abraço!!

Rosani Seitenfus
Rosani Seitenfus
27 janeiro de 2010 2:44 pm

Acho que esta insatisfação acontece por que o Espírito não aceita estar acorrentado a nenhuma instituição humana. Temos a tendência de controle ainda… e o Espírito, para continuar transmitindo a sua mensagem de eternidade, precisa estar em liberdade… “é como o vento… sopra onde quer…”

herbert
herbert
27 janeiro de 2010 2:02 pm

querendo ou não, o site do saindo da matrix é o melhor conteúdo espirita atual, todos os textos são ótimos, eu gosto muito de ler esses textos e os textos de ciência e cristianismo e muita coisa que ele diz é a pura verdade, por favor acid, continue dando sua contribuição ao espiritismo mesmo sem acreditar totalmente, pois vc escreve ótimos textos e são muito instrutivos.
muito obrigado por tudo que escreveu.

herbert
herbert
2 fevereiro de 2010 2:00 pm

para mim um cara que esta fazendo revoluções no espiritismo é o dr. oswaldo shimoda (site http://www.somostodosum.com.br), com a terapia do mentor espiritual, ele nos está dando uma ideia real de como funciona o lado de lá contando seus valiosos casos de terapia que ajuda muitos, isso nos dá uma ideia de quanta ajuda nosso mentor nos traz e porque precisamos fazer as maximas de jesus, amai-vos uns aos outros como a si mesmo. e a outra maxima é conhecereis a verdade e esta o libertará.

loko
loko
2 fevereiro de 2010 4:29 pm

feio sim sim mas inseguro?

anderson silva
anderson silva
2 fevereiro de 2010 6:39 pm

Herbert, desculpe pela intromissão mas vc cometeu um engano monstruoso no que chama de ‘máximas’ de Jesus Cristo; Jesus disse “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI” e não “COMO A SI MESMO”. Com relação a “VERDADE QUE LIBERTA”, como pode admitir esta “máxima” e, ao mesmo tempo, seguir uma doutrina que RELATIVIZA toda a verdade condensada nos evangelhos da Bíblia???…Porque a função primordial do Espiritismo é a CRÍTICA (sem fundamentos coerentes)às bases da fé cristã. A VERDADE ESTÁ NO PRÓPRIO CRISTO JESUS E NÃO EM KARDEC OU “MENTOR” ESPIRITUAL QUE SEJA. E tudo que o espiritismo NÃO precisa… Read more »

Nisia
Nisia
9 fevereiro de 2010 7:09 pm

Eu morro de rir. Agora lembrei porque abandonei o centro espírita, muitos anos atrás. Depois daquela maluquice toda, tanto tempo pensando em um mundo que a gente não vê, eu cheguei à seguinte conclusão: se existe vida após a morte, e Deus existe, ele saberá das minhas ações e intenções. Se não existir, tanto faz. Vou viver segundo os meus princípios, e o que tiver que ser, será.
Fui feliz desde então.

anderson silva
anderson silva
10 fevereiro de 2010 5:17 pm

Nisia, EXATAMENTE! É por aí mesmo. O espiritismo foi como um “PEDREGULHO DE CULPA E CONFUSÃO” que carreguei nas costas por um bom tempo. Só a Doutrina Cristã é que me trouxe esse alívio diante do absurdo que é a vida, essa paz de espírito que a gente sente, essa alegria, mesmo estando no vale da sombra e da morte. Deus sabe mais do que eu, me ama mais do que eu, me conhece mais do que eu, é mais bom do que eu, e me quer do jeito que eu sou… Não é maravilhoso isso?! Negar a fé em… Read more »

Nisia
Nisia
11 fevereiro de 2010 8:10 am

Anderson,
E o interessante é justamente isso: hoje em dia acabo sendo muito mais cristã do que antes, muito mais humilde em relação às coisas de Deus e do mundo.
Menos julgamentos, menos arrogancia de achar que sei mais da vida dos outros, e do céu e da terra, e dos “desígnios divinos”.

anderson silva
anderson silva
11 fevereiro de 2010 12:30 pm

Pô, Acid, LOBOTOMIA é o que essa turma petista vem fazendo à Nação a mais de vinte anos. Tu já deve ter percebido isso pelos COMENTÁRIOS gerados dos textos que tu escreveu sobre politica (Ó, O HORROR!POR QUE NÃO FALAR SÓ DOS ANJOS E DUENDES?). Tudo na mão da ESQUERDA vira instrumento de MANIPULAÇÃO POLÍTICA p/ a TOMADA DE PODER. Nem as Religiões escapam disso!(a infiltração Comunista na Igreja Católica já é uma evidência que não dá mais pra esconder- Procure no YOUTUBE ‘YURI BESMENOV’ou ‘THOMAS SHUMAN’, e vc vai entender melhor o que minha limitada retórica persuasiva não consegue… Read more »

UI
UI
15 fevereiro de 2010 1:42 pm

SAcanabis!

Joao Paulo
Joao Paulo
27 janeiro de 2010 2:08 am

tipo:

ACREDITEM EM JESUS! FIM.
.
.
.
.
.
.
bem melhor ne?

Joao Paulo
Joao Paulo
27 janeiro de 2010 2:06 am

SALVADOR… dica: se seus posts fossem menores talvez mais pessoas teria paciencia pra ler e, assim, talvez sua pregação fosse mais eficiente…

sei lá… so uma dica…

kiabo azul
kiabo azul
26 janeiro de 2010 9:16 am

ja na pergunta: E COMO ENTÃO PODE HAVER MUDANÇA NA MINHA CONDUTA SEM O ARREPENDIMENTO??? Pelo que me lembro A.K tb fala disso. O arrependimento é uma coisa bem intima e que mtas vezes não percebemos. Por exemplo: Eu posso ter matado mtas pessoas em vidas passadas e não preciso me lembrar disso p/ estar arrependido da matança que fiz. Eu demonstro meu arrependimento através da intuição de que matar os outros não vai resolver problema algum. – – – – A outra questão: A QUESTÃO DE O ESPIRITISMO SE DIZER CRISTÃO E, AO MESMO TEMPO, NÃO LEVAREM EM CONSIDERAÇÃO… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 janeiro de 2010 11:01 am

Não há um ‘historiador’ ou escritor se quer, que foi contemporâneo e ‘conterrâneo’ de Jesus, que escreveu qualquer coisa sobre “o messias”. Com tantos ‘fogos de artífio’ é difícil passar batido uma personalidade tão forte assim não é?
Jesus é uma criação, um mito, um sincretismo de várias outras deidades. E todos os argumentos que de antemão já pressupõe que a bíblia contém “A Verdade”, pra mim já não tem lógica.
Isso vai contra toda minha experiência de vida, contra todos as idéias libertadoras que já tive acesso, contra a maioria das pessoas REAIS que julgo verdadeiramente sábias e assistenciais.

Mônica Azevedo
Mônica Azevedo
16 janeiro de 2010 3:59 pm

Grata a surpresa de encontrar o seu site, por assunto muito diverso a esse. Coincidência ou não (se bem que depois que começei a conhecer o Espiritismo e a me beneficiar dele, do conforto, paz e serenidade de participar de algumas verdades universais…passei a acreditar menos ainda em coincidências). Escrevi ontem email a Feb, ingenuamente, sugerindo que aproveitando o centenário do Chico fosse angariado dinheiro em todo Brasil p/ que mais livros do Chico fossem traduzidos p/ o Inglês( já existem alguns títulos). Tenho conhecidos que não dominam a língua Portuguesa, embora até tenham morado aqui no Brasil, pessoas muito… Read more »

Karla
Karla
17 janeiro de 2010 10:20 am

Você traduziu o que eu sinto e vejo a respeito do espiritISMO que testemunhei por aí…nao sinto a alegria nos centros, nao vejo dinamismo e entusiasmo, nao ha realmente qualquer frescor. Sinto um cinza e um slow motion nas sessoes, o que equivale a dizer, frente às intensas mudanças pelas quais a humanidade vem passando, que se encontra em total letargia. Se alguem conhecer um centro espírita Kardecista
oposto ao que sinto e vejo, avisem-me!

luciano gonçalves coelho
luciano gonçalves coelho
17 janeiro de 2010 12:01 pm

Lamento Karla, vc não vai encontrar. Será sempre o mesmo do mesmo. Repetir ad-nauseaum, o mesmo conteúdo lacrador de Kardec. Ele era chamado o sábio lionês, falava seis idiomas, era pedagôgo, fisiologista, anatomista, astrônomo, etc, etc, mas não conhecia a espiritualidade da India, a mais antiga de todas, os arianos perfeitos (Vide A Caminho da Luz)já conheciam a reencarnação em profundidade, já falavam da trindade, O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO. Seu idioma era o sânscrito, que tinha 62 letras, já conheciam a matemática e chegava a décima potencia da raíz quadrada, inventaram os algarismo que chamam de arábicos… Read more »

luciano gonçalves coelho
luciano gonçalves coelho
17 janeiro de 2010 12:10 pm

Desculpem, o texto saiu um tanto truncado. Tenho a mania de digitar rápido (fui datilógrafo nos anos 60) e as vezes o pensamento é ainda mais rápido que os dedos no teclado.

fabio antonio stoppa
fabio antonio stoppa
17 janeiro de 2010 12:40 pm

BOA TARDE ACID,LI SEU COMENTARIO SOBRE A NÃO TRADUÇÃO DOS LIVROS DE CHICO XAVIER,VÇ PARECE COMEÇAR SEU TEXTO DE UMA MANEIRA DOCE,INGENUA,MAS VAI REVELANDO SUA VERDADEIRA INTENÇÃO NAS ENTRELINHAS E DE FORMA SUTIL,COMEÇA DIZENDO COISAS VERDADEIRAS COMO A TRADUÇÃO DOS LIVROS DO CHICO XAVIER PARAVARIOS IDIOMAS SERIA BOM PARA DIVULGAR O ESPIRITISMO,MAS REVELA SUA VERDADEIRA INTENÇÃO QUANDO DIZ QUE AS PALESTRAS ESPIRITAS DE HOJE SÃO ENTEDIANTES,QUE OS EXPOSITORES EM SUA MINORIA SÃO ALEGRES E DIVERTIDOS,MAS MEU CARO AMIGO PALESTRA ESPIRITA NÃO É PARA SER DIVERTIDA E SIM TER CONTEÚDO DOUTRINARIO,AÍ VÇ JA SE ENTREGA FEIO,DEPOIS VÇ DIZ QUE SERIA PRECISO… Read more »

Lae
Lae
17 janeiro de 2010 1:02 pm

Acid, também quero saber o final dessa história! Conseguiram contactar os editores?
Claro que seria explendido caso o Chico ainda estivesse vivo, porém, não é o caso. De qualquer forma, os tradutores devem ser fieis a obra e se possível, porque não espíritas?

Geisa
Geisa
17 janeiro de 2010 1:10 pm

Sempre acompanho seus artigos no site stum e adoro!!! Gostaria de parabeniza-lo por esse artigo. Não me considero espírita,mas digamos, espiritualista, me interesso por qualquer assunto ligado a religião mas confesso que tenho muito da doutrina espírita para mim. Mas vc falou algo que parece tão claro quanto água mas muitos não enxergam.Estou frequentando um renomado centro espírita e vejo que os “espíritas” tem uma necessidade tão grande de se mostrarem humildes e cordiais que acaba soando como uma tremenda falsidade e hipocrisia.Coisas do tipo:”não sei se vcs tem o hábito, mas eu sempre paro para conversar com os moradores… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 janeiro de 2010 2:51 pm

Sempre colocam a culpa em “obsessor”, já notaram?
Essa postura ‘anestesia’ qualquer um de fazer algum movimento sério.
Uma coisa que acho interessante do Waldo Vieira é que ele fala que toda obcessão começa com uma ‘auto-obecessão’. Faz pensar.

joao
joao
18 janeiro de 2010 12:11 am

realmente trágico!

Mary
Mary
18 janeiro de 2010 6:06 pm

Cuidado, Acid, eles vão jogar todos os obcessores em cima de ti!

Anônimo
Anônimo
20 janeiro de 2010 1:49 pm

Para Eduardo Marques ” Roberto do último comentário. Deixe de ser infantil. Parou por causa do racismo? Acho que o preconceituoso aqui é você. Coloque o aprendizado sobre a ótica da perspectiva da “imaginação sociológica”. No século XIX os negros “em geral” eram nada mais do que escravos ou ex-escravos e não tinham constituido nenhuma sociedade desenvolvida como a dos europeus e asiáticos. Nessa perspectiva há de se classificá-los como primitivos mesmo. Hoje a situação é outra. Compreendemos que não é a cor que determina a capacidade intelectual. Agora, se estivesses no século XIX pensaria bem parecido com o kardec… Read more »

fabio antonio stoppa
fabio antonio stoppa
24 janeiro de 2010 7:54 am

PARA VÇS GEISA ,JOAO E MARY ,QUE INDIRETAMENTE ME CRITICARAM ,PRINCIPALMENTE VÇ GEISA ,DIZ QUE É ESPITITUALISTA E NAO ESPIRITA,ENTÃO BAIXE A SUA BOLA POIS TRABALHO EM DESOBSESSAO A 4 ANOS E TAMBEM NÃO SOU ESPIRITA TO LONGE DISSO ,VÇ FALA TANTO EM REFORMA INTIMA E É DESCULPE AS MINHASINCERIDADE CEGA ESPIRITUALMENTE,JA QUE ENTENDEU O QUEEU DISSE O FATO DE O “ACID” PODER ESTAR OBSEDIADO NÃO TIRA A RESPONSABILIDADE DELE PELO QUE ESCREVE ,JA QUE NINGUEM ATRAI O BEM OU O MAL SEM MERECE-LO,PRA VÇ SABER MELHOR ANTES DE CRITICAR ALGUEM SUGIRO MAIS ESTUDO DA DOUTRINA POR EX JA LEU… Read more »

anderson silva
anderson silva
25 janeiro de 2010 2:29 pm

Fui espírita (KARDECISTA/RAMATISIANO) por mais de 12 anos(hoje estou ‘voltando’a fé cristã) e me decepcionei tb não só c/ as atitudes frias e pedantes, mas c/ a “LÓGICA” da própria doutrina. Minha cabeça parecia um queijo suíço, cheio de buracos existenciais.Os estudos da doutrina não me levaram a mudar meu modo de ser e agir no mundo. Sempre desconfiava que RELIGIÃO (SEJA QUAL FOR), antes de confortar-nos, deve nos confrontar, nos fazer pensar em como estamos vivendo nesse mundo, mostrar aquilo que é certo e é errado; diferenciar o bem do mal, e por aí vai… Hoje patinamos nessa vida… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
26 janeiro de 2010 8:59 am

anderson Ficar preso a uma doutrina, religião ou qualquer outra coisa, acredito que não dê certo pois a verdade ainda vem pra nós fragmentada em varias partes em varios lugares e foi por eu ser assim que hj me desconsidero espirita. Tem coisas que A.K fala em seus livros que eu não acho correto ser interpretada ao pé da letra. Por exemplo, qdo ele fala que esse mundo é um mundo de provas e expiações, pra mim ele está falando p/ o nosso ego, pois expiação na verdade não existe(pra mim), mas sim ensinamento. Mas como vivemos mergulhados no ego,… Read more »

Soraia
Soraia
9 março de 2010 11:09 pm

Santo Deus, rolei de rir com o “holocausto de carneiro”, kkkkkkkkkk

Éder Gomes
Éder Gomes
15 março de 2010 2:51 pm

Pertinentes os comentários. Mas a generalização é sempre injusta e não condiz com a realidade. Recomendo acessarem o site http://www.alianca.org.br e conhecerem a proposta do espiritismo religioso da Aliança Espírita Evangélica, nos moldes preconizados por Bezerra de Menezes, quando presidente da FEB e de Edgard Armond.

Eder Gomes
Eder Gomes
20 março de 2010 11:10 pm

Ao Anderson Silva: Seus questionamentos indicam que você não entendeu a doutrina espírita. Qual o centro que você frequentou? Quais obras você leu? Recomendo “a sabedoria do evangelho” de Torres Pastorino. Vai te ajudar um bocado. Está disponível na WEB.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
5 abril de 2010 3:21 am

Anderson Silva, meu cão é meu melhor amigo, inclusive na hora de passear na rua.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
5 abril de 2010 7:08 pm

Destemido Acid, Não é que eu “concorde” ou “discorde” do espiritismo, mas as ‘evidências’ falam por si só. O que eu acho não tem a menor importância, na medida em que a Verdade ‘não deve nada à ninguém’. O que me importa é saber o que é de fato e o que não é. Descobrir uma determinada ‘verdade’, por vezes, requer um “desprendimento” das minhas convicções e gostos pessoais. Levar em conta ‘possibilidaddes’ sobre determinado assunto que me contrariam profundamente é da própria natureza das investigações científicas (p/ se chegar à uma conclusão certa); Com os assuntos “metafísicos” tb não… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
5 abril de 2010 7:44 pm

E Acid, Percebestes que as passagens citadas por ti são ‘COSTUMES’, Leis criadas pelo próprio Moisés (que não estão evidenciadas nos 10 mandamentos, mas tiveram a ‘permissão’ do próprio Deus p/ serem seguidas à época)?? E que por isso estão ‘submetidas’ a esses mandamentos, da qual Jesus (que é o próprio Deus encarnado) não revoga, mas reafirma?? Percebes que não existe uma “cisão” dos fundamentos entre as duas crenças?? Já entre o Cristianismo e o espiritismo… Sobre as discordâncias entre judeus e católicos não tenho como opinar, pois não conheço a ortodoxia judaica (ainda). Discordância a gente tem até dentro… Read more »

neutrinos em rajadas mais densas
neutrinos em rajadas mais densas
5 abril de 2010 11:15 pm

Caríssimo Anderson, esgotando o tema da ayahuasca nos mudaremos para cá. 🙂
Por hora, recomendo a leitura do texto “reflexões ectoplásmicas” que está em três partes (aqui vai direto para a terceira, mas logo no início há o link para a primeira):

http://www.evanessencias.com/

Abraço
Pax

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
6 abril de 2010 4:27 pm

É meu caro,

Golpes duros (só ‘no fígado’)… Eu só fui até a metade do 2º texto; Não agueitei… as “cenas” de “espancamento” são muito fortes!! ;¬) Por que não avisastes pra levar a “morphina” e o “engov”?! Minhas suscetibilidades agradecem.
;¬D

É… O cerco parece fechar contra a doutrina “esclarecida, amorosa e científica”.
Posso estar enganado, mas acho que vai começar um ‘embate’ de “proporções titânicas” debaixo dos alicerces espirituais do Brasil.
Vai ser dada a largada p/ a avalanche espiritista e a caça a TUDO que é cristão pelo ‘BEAUTIFUL PEOPLE MIDIÁTICO’…
Quem viver, verá.

Anônimo
Anônimo
8 abril de 2010 1:23 pm

“http://www.evanessencias.com/”

Não achei grandes coisas não…

Esperava muito mais. Não que eu acredite nisso ou naquilo, mas esse texto passa bem longe de “matar” o espiritismo. Se o fizesse, outras coisas que eu já li já tinham matado o cristianismo…

E outra. O cara não sabe MESMO onde está pisando! Vai lá! Cria seu fantasminha camarada! uauhaauhauhauhuha!

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
8 abril de 2010 10:31 pm

Acid,

Tirando o fato (ÓBVIO) da HEGEMONIA MIDIÁTICA em torno da “doutrina científica/caridosa”, já pensou na possibilidade (ÓBVIA) das salas estarem lotadas serem apenas obra da qualidade do filme e não uma suposta “reencarnação” do espiritismo?!
Pelo que eu li do Post, vc já pensou nisso sim. ;¬)

Abraço pra ti.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
8 abril de 2010 10:35 pm

CORRIGINDO: É ‘ser’ em vez de ‘serem’. A “psicografia” falhou.
Tô ficando gagá…

Sandro
Sandro
4 maio de 2010 10:44 pm

Percebi que o pessoal esta debatendo, como estou por fora da conversa vou me limitar a apenas comentar o texto.

Acho que o autor (afinal.. quem é o autor?) foi bem feliz em retratar algumas coisas. Hj posso dizer q comungo com a ideia dele, principalmente pq com o tempo me afastei do espiritismo por achar q se “venera” muito o q esta escrito e nao se pesquisa mais como deveria. O texto dele aqui so comprova que existem faccoes internas com interesses proprios e que nao se pode deixar as coisas nas maos de poucos.

abracos

Anônimo
Anônimo
16 agosto de 2010 6:08 pm

Autor de ‘O mundo de Sofia’ estudou espiritismo para escrever novo livro

Jostein Gaarder falou de inspiração do livro ‘O castelo nos Pirineus’.
Escritor participou de mesa com John Boyne na Bienal nesta segunda.

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/08/novo-livro-do-autor-de-o-mundo-de-sofia-tera-personagem-espirita.html

Juliano Leite
Juliano Leite
1 setembro de 2010 4:46 pm

Minha modesta reflexão me leva a dissernir que boas instruções devem ressoar em todos os cantos deste universo, não somente dentro dos Templos e Igrejas… … que nossas rádios comuniquem oportunidades de trabalho caridoso… … que nossas televisões estejam repletas de boas mensagens… … que nossos jornais divulguem acontecimentos e atitudes evolutivas e nobres… … que possamos A MAIORIA exaltar e difundir as qualidades de todas as doutrinas afim de elucidar nossos idosos, orientar nossas crianças e acalmar os já adultos! Sou do Vale do Amanhecer, local onde escolhi para a prática da caridade afim de galgar os degraus que… Read more »

Sibely Silva Moreira
Sibely Silva Moreira
11 maio de 2011 1:23 am

Chico deve ter ficado triste pelos irmãos que deixaram de ser ajudados.. Fico feliz que avançamos um passo com Nosso Lar, espero ainda ver os livros de Chico traduzidos para várias linguas e levando informação espiritual para quem precisa e quer evoluir…

Sibely Silva Moreira
Sibely Silva Moreira
11 maio de 2011 1:25 am

Dica para o site: ficaria melhor se os novos comentários ficassem no topo!!! =]

Marcos Arduin
Marcos Arduin
21 abril de 2012 3:41 pm

Só uns acréscimos: 1 – Luciano dos Anjos comentou com o Alamar sobre essa questão dos livros não publicados em inglês. Salientou a falta de qualidade de algumas traduções já feitas. Corrigindo um erro, o evento não se deu em Brasília, pois naquele ano, a FEB ainda funcionava no Rio de Janeiro e só em outubro é que se mudou para Brasília. O que a FEB exigiu foi que os lucros das edições fossem revertidos na produção e divulgação do Espiritismo, ficando as editoras com os lucros das vendas e distribuição. Com isso os americanos não concordaram. 2 – Chico… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
5 abril de 2010 1:35 am

E billy, c/ relação aos sentimentos dos irmãos judeus c/ a fé católica, só perguntando a eles. E é brevemente o que pretendo fazer.

Um abraço e um biscroc pra vc. 😉

“O CÃO É O MELHOR AMIGO DO HOMEM… ATÉ A HORA DE IR PASSEAR NA RUA.”

zzzzzzzzzzzzzz

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
5 abril de 2010 1:20 am

É billy, Esse raciocínio faz sentido. Só que tem uma coisa (e caro Solius, me corrija se estiver enganado): Até onde sei, o Cristianismo não seria uma “dissensão”(êta palavridifíçu, mas bem legal!), mas o complemento faltante da própria doutrina judaica. O próprio Cristo afirma que não veio mudar a lei de Moisés (os 10 mandamentos), mas só reafirma (reforça) os 2 primeiros como fundamento da sua Igreja. Quando Cristo diz “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI” só reitera o “AMAI A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓPXIMO COMO A TI MESMO”. Ele era o Messias e… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
24 março de 2010 12:22 pm

Ah! Tinha esquecido,

Minha “formação” foi Kardecista/Ramatisiana/Autodedata mesmo (por mais de 12 anos). Sem contar a “bagunça” na umbanda e no “ateísmo crentecista”.

Gustavo Guerra
Gustavo Guerra
26 março de 2010 1:15 am

Divulguei esse texto em novembro de 2009 na lista VOADORES (você viu lá?).

Parabéns por divulgar esse texto. Ele pode ajudar MUITO a se “despregar” dos espíriTAS (e talvez ajudar a se concentrar nos ensinametos dos espíriTOS do L.E.)

billy shears
billy shears
3 abril de 2010 11:54 pm

“Já disse aqui e repito: si os espíritas afirmassem que são ANTI-CRISTÃOS (como fazem algumas seitas), seriam mais honestos consigo mesmos e c/ sua ‘esclarecida doutrina’.”

Anderson, num intindi o qui oce farou.

Ah…por que “fé mãe”?

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
4 abril de 2010 2:01 am

Caro billy, Compreendo que meu depoimento de “ex-espírita ‘convertido’ (RETORNADO) à fé cristã” causa um certo desconforto às certezas da doutrina espírita. Dá um certo “TILT” nas lógicas irrefutáveis do Kardecismo e associados. Tento ser o mais claro possível dentro das minhas limitações intelectuais (que espero c/ o tempo, diminuí-las). Mas deixo aqui algumas considerações bem razoáveis de um ‘gigante’ da Literatura, o escritor G.K.Chersterton, sobre o Cristianismo e a sua fé: “A dificuldade em explicar “Por que eu sou Católico” é que há dez mil razões para isso, todas se resumindo a uma única: o catolicismo é verdadeiro” “Somente… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
3 abril de 2010 4:59 am

A revista superinteressante deste mês só reforçou minha opinião em relação ao espiritismo. Sim, TODOS os médiuns são charlatões. O texto fala daqueles showzinhos em que um suposto ectoplasma sai do nariz e boca do médium. Vi as fotos na internet, e são realmente ridículas, com aqueles chumaços de algodão e pano. Gente com suposta mediunidade, para poder entrar no clubinho deles é o mesmo que gente que supostamente é “escolhida por Jesus” para receber os dízimos da Universal. O processo seletivo é o mesmo. Foi minha última tentativa religiosa antes de me tornar ateu. Na penúltima vez que eu… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
3 abril de 2010 6:33 pm

Dohko, Minha mãe tb já sofreu algumas humilhações em centros espíritas, justamente por estar sofrendo processos obssessivos terríveis (essa contradição eu até hoje não entendi na “doutrina esclarecida”)! Minha fé em Deus se exauriu… Mas como ‘Ele’ não nos deve satisfação de nada e nos ama mais do que podemos compreender (pela nossa tão limitada ‘cachóla’), fui (bem aos poucos) voltando à “fé-mãe” (como o ‘filho pródigo’ da parábola. O Cristianismo me resgatou, me trouxe de volta pra ‘V’ida, pra REALIDADE… Me alentou nas minhas dúvidas mais crués e nos momentos mais difíceis até agora (Já faz uns 5 anos).… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
3 abril de 2010 6:40 pm

*CORREÇÃO: O certo é ‘DISSENSÃO’.

Loucura, loucura! vc NÃO continua no soletrando!

Ah! Dohko de Libra: É ‘CHARLATÃES’…

Loucura, loucura! Fora os dois então!
😉

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
4 abril de 2010 2:46 am

E billy, O que eu quis dizer c/: “…si os espíritas afirmassem que são ANTI-CRISTÃOS (como fazem algumas seitas), seriam mais honestos consigo mesmos e c/ sua ‘esclarecida doutrina’.” Resume no que já disse num outro coment: “O espiritismo (como boa parte das seitas sincretistas) tentam de forma sutil INOCULAR uma DISSENSÃO dentro de uma fé (cultura religiosa) já estabelecida pelo tempo e pelo LEGADO deixado à humanidade. Se usam de alguns PONTOS CONVENIENTES (e CONVERGENTES) de outras crenças p/ seus objetivos proclamados e ocultos (no caso do espiritismo, o Cristianismo e a reencarnação na cultura Oriental), montando um ARCABOUÇO… Read more »

neutrinos ainda em recolhimento
neutrinos ainda em recolhimento
4 abril de 2010 4:04 am

É, caro Anderson, o exemplo de sua mãe não foi único. Sei de outros casos de abandono do espiritismo que também foram acompanhados com o fim dos tais fenômenos. Demos graças. 🙂

E sim, uma ótima Páscoa, meu caro! Hoje nós cristãos temos muito o que comemorar, não? 🙂
___________

Amigo Acid,

Sei que agora há a empolgação, e como deve vir post por aí, um pouco mais adiante posso tentar demonstrar porque não há compatibilidade entre as idéias expressas por Chico e o que é professado pela Igreja, caso queira. 🙂

Abraços

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
4 abril de 2010 3:34 pm

Acid, … santo rebelado! Desculpe Destemido Acid, mas só quem perde c/ isso é o próprio Chico e a legião de pessoas que foram e são arrastadas p/ o engano, a confusão e a apatia espiritual evidentes nos centros espíritas. Não duvido que, si ele permanecesse dentro da fé cristã, pelos próprios fiés já teria se tornado um (e não é à toa que Chico Xavier ganhou o respeito e a admiração de boa parte dos católicos no Brasil… Dos protestantes, que eu saiba, não). Sei tb que os traumas vividos na infância acabam por vezes se tornando “filhos” pra… Read more »

neutrinos ainda em recolhimento e subsistindo com o fruto de Theobroma cacao
neutrinos ainda em recolhimento e subsistindo com o fruto de Theobroma cacao
4 abril de 2010 5:37 pm

Ok, amigo. 🙂
Como dito acima e há algum tempo, Chico, em meu processo de “desconstrução” do espiritismo, foi o último pilar a ruír. Encontrei quem apontasse falhas históricas em suas obras “psicografadas”, menções bastante equivocadas sobre a doutrina católica, além de outras questões. Tenho este material aqui. Se você ou alguém mais quiser desenvolver, é só avisar. 🙂

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
4 abril de 2010 7:19 pm

“neutrinos”, Por mim… Demorô! Como diz o Wagner Montes aqui no Rio de Nervoso, laaaarga o aço!! 😉 Eu sinceramente acho que já está mais do que na hora de colocar a “doutrina esclarecida” na berlinda do confronto aberto consigo mesma (Que é o que vem sendo feito nos últimos 2000 anos na Igreja Católica c/ ela mesma… E nos últimos 400 na Igreja Protestante); Mas tenho a impressão que isso não me parece ser do interesse pra muitos que estacionaram seus dogmas na doutrina dos espíritos. Sei que esse “confronto” c/ seus próprios fundamentos cortará “na carne”. Admito que… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
4 abril de 2010 7:28 pm

*CORRIGINDO: Quando disse:

“…E, lamentando por aqueles que já fecharam as comportas dos seus preconceitos cristãos…”

Quis dizer: ‘ANTI-CRISTÃOS’

Perdoem o lapso.

billy shears
billy shears
4 abril de 2010 10:56 pm

Anderson, creio que o Acid foi muito feliz com estas palavras: “Algo q aprendi com Chico (e que ficou reiterado no filme) foi q o espiritismo não precisa de advogados, e sim de exemplos.” Falar o que depois disto? No entanto, entendo e respeito as razões pelas quais você deixou de professar a fé espírita e passou a comungar com a fé católica. Se você, hoje, é uma pessoa mais feliz por isso, que bom! Agora com relação à questão da “fé mãe” e o termo “dissenção” utilizado por você, gostaria de ressaltar que, talvez, um irmão judeu deva sentir… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
24 março de 2010 12:14 pm

Eder, Acho que é vc que não entendeu (ou se incomodou) com o que eu disse. Parece que pra vc, existe uma “impossibilidade” de alguém deixar de ser espírita (E, pior, se tornar cristão)… Isso me cheira à preconceito. O processo de “libertação” dessa doutrina pra mim, admito, foi bem doloroso (porém GRATIFICANTE). Se vc tiver coragem e “mente aberta” p/ averiguar as refutações à doutrina “esclarecida”, acredito que possamos ter conversas bem proveitosas. Já disse aqui que o problema c/ o espiritismo não é nem de “ordem doutrinal”(que já é uma canoa de incoerências e más intensões travestidas de… Read more »

Jota
Jota
15 janeiro de 2010 11:51 pm

Caro Soteroropolitano, justificar um sem números de descobertas humanas, ainda que seja no campo da espiritualidade, através de trechos biblícos não é nem de longe usar a crítica e o bom senso, pois se a coisas forem como realmente você ctrl c ctrl v, teremos que admitir que Paulo era um gênio, o que não era, ao contrário, as suas passagens mostram claramente o seu ranço de sacerdote judeu, com crenças enraizadas de que a verdade é só aquilo que sai da sua boca. Mas voltando, copiar trechos do velho testamento também não é uma boa, seria admitir duas coisas:… Read more »

Gabi*
Gabi*
12 janeiro de 2010 9:46 am

saindo do tópico…
Vc viu isso http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1442596-5598,00-TREMOR+DE+TERRA+E+SENTIDO+EM+ESTADOS+DO+NORDESTE.html ?

O que aconteceu com o oráculo com quem você costumava falar?

luciano gonçalves coelho
luciano gonçalves coelho
10 janeiro de 2010 3:00 pm

Frequentei centros espíritas durante 12 anos.Fui criado por familia católica, estudei em colégio de padres e segui a regra do ame-os ou deixe-os. Virei ateu. Aos 43 anos entrei numa depressão e fui levado para um tratamento alternativo no qual as terapeutas eram reencarnacionistas. Comecei a ler livros sobre o assunto. Eu sou médico alopata e como tal, ocidental, cartesiano, mecanicista ou seja, o que não for bisturi ou drogas não se cura ninguem. Mudei minha postura, melhorei bastante o meu modo de atender meus pacientes, passei a ser menos arrogante, menos prepotente. O espiritismo me ensinou a humildade. Porém,… Read more »

Laine
Laine
10 janeiro de 2010 5:38 pm

Cada religião tem a sua forma. Todas, eu disse TODAS, têm seus defeitos, pq foram criadas por nós, seres humanos tbm imperfeitos. Toda diretoria tem seus confrontos… em qualquer q seja o estabelecimento. Até monjes discordam! Graças a Deus temos nosso livre-arbítrio pra buscar aquilo q nos convêm. Erros acontecem, mas nao é pq aconteceram q vao assim se perpetuar. Estou na torcida pra que um dia, aquele melhor momento q só Deus sabe (pois nada é por acaso), aconteça a tradução sim em todos os países do mundo!

Pers
Pers
10 janeiro de 2010 6:34 pm

Eu sonho com uma super-produção hollywoodiana de Nosso Lar e suas sequências.

Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
10 janeiro de 2010 7:32 pm

Bem, não acredito no Espiritismo, mas é fato, a cara do mesmo iria mudar se os livros de Chico fossem publicados mundo afora. Nem é questão de divulgar a crença em si, mas o fato de ser um brasileiro! É impressionante a falta de visão que o brasileiro certas vezes tem, chega a ser absurdo. Se brincar Chico seria tão conhecido como Paulo Coelho, até porque o Espiritismo é forte nos EUA, com certeza eles iriam apreciar os livros lá.

inocencia
inocencia
10 janeiro de 2010 7:41 pm

essa história de justificar burrices humanas com o velho “nada é por acaso”
já devia ter ficado para trás.
por favor, sem essa de “esperar que Um Dia… quem sabe..” “oh! Deuzinho querido” decida
os rumos a seguir..

vejo que muitos ainda temem ao Deus

Pedro
Pedro
10 janeiro de 2010 7:43 pm

Acid,

Qual é o final da história? Eles re-contataram a megaeditora ou não? Quero saber o final da novela.

Outra coisa, fiquei pensando na ruptura do Waldo Vieira com o Espiritismo (por várias razões, mesmo tendo continuado a ser amigo íntimo do Chico Xavier até o seu falecimento). Imagino que ele presenciou muitas dessas coisas e pelo que fiquei sabendo esteve nos EUA, durante um tempo, tratando de vários assuntos, incluindo ‘relacionados a livros’. Não sei se a época coincide ou se teria alguma coisa a ver.

Trunkael
Trunkael
10 janeiro de 2010 9:53 pm

“que se baseia nos ensinamentos de um cara que foi maior que a Vida”

cof cof cof

Paulo
Paulo
10 janeiro de 2010 11:09 pm

Pedro, muito bem lembrado o fato da ruptura do Waldo Vieira com o Espiritismo, pois é um assunto que incomoda e causa um, digamos assim, mal estar na história do movimento espírita brasileiro. Será que a razão principal do afastamento foi querer ter tornado o Espiritismo numa grande Ciência? E então agregar técnicas de projeção astral, tenepes e a saindo do forno conscienciologia em seus postulados? Talvez…mas não creio que as idas do Waldo pros EUA tenha relação com os livros do Chico. Fazendo um exercício de futurologia acho que Foz do Iguaçu será mais conhecida que Uberaba, já tem… Read more »

Luiz Benedito Aidar Gavioli
Luiz Benedito Aidar Gavioli
11 janeiro de 2010 7:36 am

Sou espírita e tenho inglês fluente. Se essa tradução for mesmo ocorrer, me prontifico a ajudar. A maior ajuda que podemos dar ao espiritismo é a sua divulgação.

enrico
enrico
11 janeiro de 2010 9:18 am

Criticar é facil, agir que é dificil !
Nao posso falar nada pq faço pouco em prol da doutrina em si a nao ser estudar e mudar minhas atitudes com o proximo.

Michordia
Michordia
11 janeiro de 2010 9:25 am

Prezado amigo, Já participei de outras religiões a procura de respostas. Hoje sou espirita convicto, nem por isso deixo de continuar me informando soubre outras doutrinas ou religões. A grande diferença é que a doutrina espirita Kardecista foi a única que me respondeu dúvidas que temos com relação a muitas coisas que nos acontecem no dia a dia de nossas vidas. Concordo quando você diz: “Pra mim os verdadeiros espíritas permanecem invisíveis, mesclados na sociedade, ajudando ostensivamente em asilos, ONGs, hospitais e (por que não?) centros espíritas. Mas eles não estão trabalhando debaixo de alguma bandeira, dependendo de um formato,… Read more »

raph
raph
11 janeiro de 2010 10:21 am

Não é preciso um “Livro dos Espíritos 2.0”, livros são somente livros, nossa religião não é determinada por livros (e sim as igrejas), mas antes por nosso pensamento.

Já no caso da história da não-tradução dos livros do Chico, não me surpreende em nada… Ultimamente a FEB finalmente tem se “modernizando” um pouco, relançando livros importantes e tal, mas nunca foi na minha opinião a melhor editora espírita. A LAKE é bem melhor, assim como as traduções de J. Herculano Pires dos livros de Kardec são bem melhores que as da FEB.

Abs
raph

joao luiz
joao luiz
11 janeiro de 2010 10:54 am

conheci seu site a pouco tempo e me supreendi ao saber que você também conhece de espiritismo e não puder concordar mais com sua declaração acerca da doutrina e do que as pessoas estão fazendo dela já a algum tempo!

Gerson
Gerson
11 janeiro de 2010 11:33 am

Espiritismo, e todos os ISMOS, são ideologias fragmentárias de verdades humanas. Quando uma pessoa diz que “se encontrou” numa dada doutrina, vejo que a limitação se instalou de vez. O eterno buscar denota nossa condição, pois aquele que diz que “já encontrou” assumiu sua muleta e qq coisa outra não tomará lugar. Por isso, os homens continuam na ignorância e nunca chegaram ao Divino, ou seja, ao seu interior. Os ISMOS os leva para longe de si, da única VERDADE!

Vendoqueve
Vendoqueve
11 janeiro de 2010 11:48 am

Espiritualismo. Existe evolução ou melhor revolução. Mudança na mensagem? Será? Será que entendemos a mensagem?

http://ceu-eeu.ning.com/

Eduardo Marques
Eduardo Marques
10 janeiro de 2010 2:30 pm

Concordo que o Espiritismo está defasado e preso ao século XIX. Por ter nascido e crescido em uma família Espírita atuante em Brasília, acho que posso dar alguma opinião consistente sobre o tema. O fator religioso do Espiritismo está se enraizando. Pode não haver rituais ou dogmas. Mas a verdade é que não consigo nem ver mais programas ou palestras espíritas pois a maioria dos oradores tendem a querer falar do mesmo jeito. Como se fosse necessário… Se isso que foi mencionado no texto realmente ocorreu, mostra que quem dirigiu a FEB atrasou o processo de expansão do conhecimento e… Read more »

Anna
Anna
10 janeiro de 2010 1:58 pm

Se por um lado se trata de uma história triste, por outro devemos lembrar que nada acontece sem a permissão do Altíssimo. Às vezes, o que nos parece com o mal, é o bem, se visto sob um aspecto mais amplo.

Nós não podemos imaginar o que seria do mundo, se essas obras fossem traduzidas.

Eu ainda acredito que Deus tem o poder maior sobre todas as coisas na face da terra. E se for para os livros do queridíssimo Chico chegarem até nossos irmão de outras nações, isso acontecerá. Mas no seu devido tempo.

Neverever
Neverever
10 janeiro de 2010 1:27 pm

Vale lembrar que criar uma nova versão do Livro Dos Espíritos não seria a mesma coisa que botar folhinhas nas partes íntimas das pinturas do teto da Capela Sistina, não é? Muita gente rejeita idéias de atualização por achar que se trata de excluir pontos julgados antiquados para substitui-los por novos. Mas não é assim. E se é, não devia ser. Além disso, muitas vezes o antiquado está na mente e não na palavra. A Bíblia, mesmo depois de tanto tempo, continua sendo mal interpretada, não importando por quantas milhares de revisões já tenha passado. Porque não atualizar a mentalidade?… Read more »

Eduardo Marques
Eduardo Marques
12 janeiro de 2010 9:16 am

Já que estamos falando de Espiritismo, lembrem-se da célebre frase de Kardec:
“Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.”

Tudo evolui, inclusive a doutrina. Se ela não mais suporta as suas indagações, você tem duas escolhas. Ache um outro lugar ou ajude a construir um novo Espiritismo. Siga a sua razão e encontrará o seu lugar.

Abraços a todos e sucesso na busca!

Joao Franco
Joao Franco
12 janeiro de 2010 9:13 am

Gostaria que comentasse esta noticia:
Buzz Aldrin confirma ter visto nave et na lua.

o jornal portugues correio da manha editou:
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=C213F023-DC5F-4DA3-8537-1E211923B9D3&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021

kiabo azul
kiabo azul
11 janeiro de 2010 5:54 pm

Eu tava pensando nos ultimos tempos sobre exatamente esses problemas do espiritismo(coincidencia). Acredito que o espiritismo não será o futuro das religiões como já ouvi falar, mas será uma religião como outra qualquer, como já estou percebendo e o seu profeta será Chico Chavier! Acho que se eu criticar chico lá no centro espirita q frequento o pessoal me expulsa de lá. Hj em dia se digo que sou espirita é só por gratidão pelas coisas q aprendi c/ A.K e frequento o centro só se nao tiver nada pra fazer. Talvez deveria existir um segundo “Evangelho segundo espiritismo” e… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
11 janeiro de 2010 5:58 pm

Correção: por A.K já ter desencarnado, um outro “A.K” seria necessario, logico.

J.C
J.C
11 janeiro de 2010 6:22 pm

não tenho como entrar nessa discussão, ja q não acredito em Deus, mas o texto é bom.

Kilbberr de Mallet
Kilbberr de Mallet
11 janeiro de 2010 8:09 pm

Ver para crer vs Crer para ver

http://www.youtube.com/watch?v=uwiSqXTI_1U
comment image

Gustavo
Gustavo
11 janeiro de 2010 11:37 pm

Não posso deixar de comentar este texto, pois mesmo sem conhecer o espiritismo, estas são exatamente minhas impressões sobre muitos espíritas. E, vou te contar: o ‘verniz de humildade’ é um dos problemas mais recorrentes nos religiosos em geral. Mesmo quando alguma prática ou estudo esotérico não é rotulado como religião, existe essa aura de ambição disfarçada, uma ambição pela santidade. E, quando uma pessoa assim tem certo poder na organização, aí a coisa fede – toma decisões pseudo-sábias. Daí vira aquela figura que parece que não caga, que não faz sexo e que não tem acessos de fúria. Tipo… Read more »

Roberto
Roberto
12 janeiro de 2010 12:57 am

Já fui espirita por 5 anos, nesse longo tempo apenas frequentava um centro para participar de palestras e cursos, até ai não tinha lido nenhuma obra de Allan Kardec, um dia resolvi ler um livro dele, parei na parte aonde ele falava mal dos negros, e então fui pesquisar na internet e achei muito mais sobre esse racismo dele…
Realmente, não vou confiar na doutrina de um cara racista e preconceito…

Eduardo Marques
Eduardo Marques
12 janeiro de 2010 8:13 am

Roberto do último comentário.

Deixe de ser infantil. Parou por causa do racismo? Acho que o preconceituoso aqui é você. Coloque o aprendizado sobre a ótica da perspectiva da “imaginação sociológica”. No século XIX os negros “em geral” eram nada mais do que escravos ou ex-escravos e não tinham constituido nenhuma sociedade desenvolvida como a dos europeus e asiáticos. Nessa perspectiva há de se classificá-los como primitivos mesmo. Hoje a situação é outra. Compreendemos que não é a cor que determina a capacidade intelectual. Agora, se estivesses no século XIX pensaria bem parecido com o kardec ou com qualquer europeu.

joao luiz
joao luiz
12 janeiro de 2010 8:25 am

está prevista para abril a estréia da cinebiografia do Chico Xavier,vamos ver no que vai dar… na minha opinião, se o filme não for estereotipado nem mal conduzido será de grande valor para divulgar o espiritismo que no Brasil ainda é muito mal visto pela maior parte da população,e que geralmente é relacionado com magia negra e outras crendices de extrema ignorância, concordo com muitas coisas no post do acid zero, mas apesar disso o espiritismo ainda traz muita luz para as pessoas e os desiludidos com a doutrina não devem se esquecer do que já aprenderam com ela… vou… Read more »

mais alguns neutrinos
mais alguns neutrinos
11 janeiro de 2010 5:28 pm

“Mitos não são maiores que a vida?”

Cristo, sob a ótica mítica ou real é evidentemente maior do que a Vida. Esta procede e depende daquele, e não o inverso. Isto independe de alguém pensar que onomatopéia seja argumento.

Sobre o post, em minha “desconstrução” do Espiritismo, Chico foi o último pilar a cair. 🙂

Seeker
Seeker
11 janeiro de 2010 4:03 pm

Gimme that Old-Time Religion

http://brimstone.com/~jasona/misc/oldTimeReligeon.html

Vale a pena…

Xaxeila
Xaxeila
10 janeiro de 2010 12:26 pm

No começo d’O livro dos espíritos” há uma passagem que defende a hierarquia dos espíritos e claramente considera os ocidentais como espíritos mais evoluídos que os índios. Meu senso crítico não concordou porque os ocidentais cometem atrocidades que os índios condenariam. Nem terminei de ler o livro.

Fred
Fred
10 janeiro de 2010 12:31 pm

Eu fiquei muito interessado quando conheci o espiritismo, achei fantástico tudo que aprendia. Quando você lê todas as obras de Kardec, sobra muito poucas obras objetivas como a dele, e se quiser mais ensinamentos, terá de ler os romances espíritas (não é todo mundo que tem vontade ou tempo de ler romances).

Anônimo
Anônimo
10 janeiro de 2010 12:50 pm

A evolução é sempre lenta. Sempre. E muitas vezes, quase como se isso fosse uma lei natural, encontra entraves que lhe impedem por alguns minutos. Então a água se acumula até que a barreira não mais a suporte. Tudo estoura… e flue outra vez. As pessoas, em todas as épocas, receberam ensinamentos, cresceram e, como não poderia faltar, acrescentaram suas próprias formas de pensar a eles. Quando a opinião própria é muito grande, ofusca a verdade aprendida no princípio. Espíritas, bem como cristãos, budistas e etc, são pessoas longe de serem perfeitas e longe de terem os olhos abertos. Comum,… Read more »

marcosclsantos
marcosclsantos
11 janeiro de 2010 1:36 pm

Olá dicA…
Estou sem palavras com esta informação. É só o ser humano egoísta e sem visão do futuro que pode agir assim, quando nós descobrirmos que não somos “DONOS” de absolutamente “NADA” e apenas simples usuários, conseguiremos fazer ao próximo o que realmente gotaria que se faça a nós mesmos.

Paz e Luz
marcosclsantos

Metal Mind
Metal Mind
11 janeiro de 2010 1:50 pm

Não há verdades absolutas, ou perfeição em lugar algum.
Há evolução constante, e o mérito maior do espiritismo é o de unir a crença ao questionamento, visando um constante aprendizado.
O príncipio de conhecer a si mesmo muitas vezes é soterrado pelo de convencer/converter ao próximo, gerando discursos artificiais e cheios de supostas verdades libertadoras.

Anônimo
Anônimo
11 janeiro de 2010 3:17 pm

“Amai-vos e instrui-vos” “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, “Fora da caridade não há salvação” e muitos outros que estão contidos na Codificação de Kardec, quando conseguirmos praticar esses, com certeza virão outros… Tudo tem seu tempo!!

son j.
son j.
13 janeiro de 2010 7:59 pm

Achei muito interessante os temas da discussão, penso q todos temos desapontamentos com o espiritISMO, eu também venho tendo aversão a forma como são feitas as paletras na maioria das casas espiritas que conheço, achei muito boa a expressão “verniz de humildade”! Como é difícil ver o preconceito quando se fala em outras religiões espiritualistas, a ex da Umbanda… e quando diz que frequenta “esses tipos” de lugar também. É de fato algo que corrói a Doutrina por dentro. Agora mudando de assunto: Acho q poderiam me ajudar: Por que não podemos continuar o L.E.2 com o primeiro capítulo: A… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 janeiro de 2010 8:18 pm

eu tou sentindo q maiores tragedia estão por vir.

Kapeta do Inferno 666
Kapeta do Inferno 666
14 janeiro de 2010 7:16 am

@Adriano, acho que agora clareou (sem duplo sentido).
Acho que por termos uma diversidade etnica muito grande aqui no Brasil ficamos um pouco melindrosos com tudo que soe como racismo.
@Salvador, quer dizer que o Papa fica puto da gente ler a biblia!kkk
E o Papa Paulo safadeeenho, cansou de fo@er as freiras e decidiu fo@er os crentes – Vou sacanear todo mundo e colocar um monte de livros impuros na bíblia. E ainda uns comentarios no rodapé! Vou enganar geral hahaha (risada sinistra)
Esse papa era pior que o Bispo Macedão

elfa
elfa
14 janeiro de 2010 7:53 am

percebo que existe já uma evolução de pensamento dentro da evolução proposta por kardec. A questão é sempre é o ISMO, talvez por isto não exista umbandISMO…somos sempre muito vaidosos, isso é que destroi o ser humano e a religião.

Munhoz
Munhoz
14 janeiro de 2010 9:08 am

Sr. SALVADOR, fique tranquilo… os “SINAIS” que você acha indicar o “fim dos tempos” vem acontecendo desde que a terra se formou a milhões de anos, e não vai ser agora que tudo vai acabar, mas caso aconteça,você também pode ficar despreocupado, planetas miseráveis como a terra tem aos milhões espalhados pelo universo, portanto não vamos ficar sem lar.
E já que você tem consciência de que a biblia tem sido tão alterada ao longo dos tempos pra satisfazer os interesses dos ditos “religiosos”,porque não para de dar tanto crédito a ela.
abraços…

kiabo azul
kiabo azul
14 janeiro de 2010 12:13 pm
HERBERT MISSON
HERBERT MISSON
14 janeiro de 2010 3:42 pm

o espiritismo esta se enraizando aos poucos, isso é a revolução, não tem como eles brecarem, mesmo que o episódio tenha acontecido como eu acho que tenha mesmo, isso não vai adiantar, pois a cada vez mais vemos pessoas questionando tudo, com aquele sentimento que existe algo mais na vida do que a morte, por isso eu acredito que o consolador vai chegar mesmo, com o apoio do plano espiritual, de uma forma ou de outra, como dizia o agente smith em matrix, isso é inevitável. o espiritismo vai ser a nova religião do mundo, um mundo racional, físico e… Read more »

Álisson da Hora
Álisson da Hora
14 janeiro de 2010 8:19 pm

Acid, muito sensata as suas colocações, pois as mesmas vem ao encontro do que eu já penso há uns 6, 7 anos. A instituição do ISMO, a própria luta de uns “espíritas” para a legitimação do mesmo como “religião”, para mim, foram totalmente nocivas para a doutrina, sua dogmatização (algo tremendamente combatido por Kardec) foi muito conveniente para alguns “espiritólicos” (mistura de espíritas com católico – algo muito comum). O próprio Kardec diz, em “O que é Espiritismo”, no diálogo com o sacerdote, que a doutrina não é uma religião, mas uma filosofia com consequências religiosas (no sentido da compreeensão… Read more »

Anônimo
Anônimo
14 janeiro de 2010 8:23 pm

A religião do futuro é ‘nenhuma religião’.
É obrigatoriamente necessário um crença para se estar vinculado à espiritualidade? O maior entendimento da espiritualidade naturalmente vai descartar crenças. A natureza é uma só e quanto mais nos aproximarmos do conhecimento/consciência/entendimento/racionalidade/compreensão dessa natureza mais evoluídos estaremos.
Será que a religião não tem seus dias contados? O pensamento humano se aprimorou muito nos últimos séculos, hj em dia nem se corre risco de morte por ser ateu.

Jota
Jota
14 janeiro de 2010 10:26 pm

Acid, você se desgostou do Espiritismo ou das pessoas que o compõe??? dentre muitas coisas que já ouvi em relação às grandes questões humanas, as que são melhores respondidas foram feitas pelo espiritismo, sem rodeios, frases de duplo sentido, sentido figurado, auras misticas, nada… e isso não tem nada a ver com as pessoas que compartilham desse apredizado, pois o conhecimento foi dado e está ai pra qem quiser, sem ritos, iniciações, graus, simples assim e é maravilhoso… se o L.E. tem mais de 150 anos, a sua mensagem de que lá não está contida toda verdade, endossa o que… Read more »

Endriel
Endriel
15 janeiro de 2010 7:42 am

Eu também tenho me afastado um pouco do espiritismo..Essa mania das casas espíritas e entidades em se separar em “espiritismo kardecista” ou “espiritismo sei-lá-oque” me da desgosto. Logo os espíritas, que deveriam ter a mente aberta e que acreditam no princípio da evolução, ficarem presos a dogmas de um livro que estão tratando como uma bíblia. Eu mesmo uma vez encontrei um sério erro no Livro dos Espíritos, na parte inicial quando são respondidas perguntas sobre a origem das coisas (a resposta era mais de caráter “científico” do que moral). Eu postei na comunidade do orkut do espiritismo. Resultado: muita… Read more »

Helio
Helio
15 janeiro de 2010 8:29 am

Acid, oportuno e pertinente seu comentário. Existem pessoas trabalhando na doutrina espírita que ainda trazem dentro de si ligações (ancestrais? de outras vidas?) muito fortes com ritos e/ou dogmas(“dogma” e espiritismo são absolutamente incompatíveis – está em Kardec: “evoluir sempre”). E fogem de princípios básicos reforçados por Kardec sobre evolução, aprendizado, método científico, etc. Kardec forneceu a base. As palavras e métodos (científicos) que ele utilizou estavam de acordo com o que de melhor havia em meados do século XIX. Infelizmente (coincidentemente?) pessoas com este perfil são as que mais gostam de polemizar e “adoram” fazer parte das diretorias dos… Read more »

Cris
Cris
15 janeiro de 2010 8:41 am
Eduardo Marques
Eduardo Marques
15 janeiro de 2010 9:48 am

Cris,

Olhei o site que você mencionou. Meu… o cara pode até ter boa intenção mas precisa ter noção de branding. Ao invés de popularizar o espiritismo ele vai é desmoralizar se não souber tratar a imagem. No nosso mundo a imagem fala mais até do que o conteúdo. Muita gente que está desgostosa com o Espiritismo está porque a imagem dele está atrelada a anos 50. Se o cara continuar com o “EVANGELHÃO” e “ESPIRITÃO” nem sei aonde isso vai ir.

Salvador
Salvador
15 janeiro de 2010 11:06 am

Se a reencarnação existisse realmente, e fosse algo de plena certeza para nós, então não precisaríamos ter “medo” da morte. Não teria fundamento sermos julgados pelos nossos pecados, pois haveria uma “evolução” a cada reencarnação e não dependeriamos de um plano para salvação. Toda a obra realizada pelo Filho (Jesus), para nossa “salvação”, teria sido em vão! Por que? Porque o Apóstolo Paulo, ao que me parece, quis prevenir os cristãos contra alguém que devia estar pregando entre eles a teoria de que o homem passa por várias vidas e mortes; pois escreveu ele: “…aos homens está ordenado, morrerem UMA… Read more »

adriano
adriano
13 janeiro de 2010 6:33 pm

Kapeta, “Contudo, pesquisas recentes, procedidas na Austrália, demonstram que os fatores étnicos podem ter influência em pelo menos alguns aspectos da inteligência humana. Elas comprovaram que os aborígenes dispõem de uma surpreendente memória, muito superior à da população, em geral. Estas pesquisas sugerem que parte do cérebro deles é 25 % maior que a de um europeu. Porém a comunidade acadêmica se recusa a considerar tal fato, com receio de ser taxada de racista, segundo reportagem de Alasdair Palmer publicada em 19 de novembro de 2.000 no Sunday, de Londres”. Sugiro a leitura do texto na íntegra, no seguinte endereço:… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 janeiro de 2010 4:13 pm

um dia perguntaram pra um “cabra macho” se ele não temia a Deus, e ele respondeu: Temer a Deus? Como vou teme-lo se eu sou tão importante e imprescindivel pra ele? Da msm forma que eu dependo dele pra existir, Ele também depende de mim pra existir, afinal, existiria um criador sem a sua criatura? Além disso, sem a minha existencia quem vai orar pelo mundo? E quem vai alimentar os necessitados e perdoar os ofensores?



A partir desse momento esse homi virou meu ídolo. srrsr

Salvador
Salvador
13 janeiro de 2010 3:04 pm

São tantas crenças (Chico Xavier, Osho, Buda, etc) e religiões (catolicismo, espiritismo, gnosticismo, judaísmo, etc) difundidas que nos fazem esquecer do único plano que Deus providenciou para nossa salvação. E não tem nada a ver com uma “religião que salva”. Veja: A Veracidade da Bíblia por ex.: Alguém dedicou-lhe por preocupar-se com sua Vida Cristã, não desejou ofendê-lo ao cientificá-lo da história da Igreja e das palavras de Cristo: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vem ao pai senão por mim”( João 14:6). Nosso Senhor Jesus Cristo deixou registrado nas Escrituras Sagradas, a Bíblia, um Plano… Read more »

joao luiz
joao luiz
12 janeiro de 2010 10:10 am

a colocação do Eduardo Marques foi sensacional!

Titanico
Titanico
12 janeiro de 2010 10:30 am

Boa tarde. Pedro: Waldo e Chico não continuaram amigos… diz a lenda que o Chico ficou muito magoado com ele. Estão filmando “NOSSO LAR” e deve estrear este ano… Há vários anos, cheguei a pensar sobre participar das questões administrativas da Doutrina Espírita na cidade em que moro… Depois de pensar por meses, desisti de ir atrás disso. Vê-se muitas discussões acerca de questões doutrinárias, erros, omissões, etc… deixo isso pra que gosta de participar desses movimentos. Isso porque, nunca vi briga pra ver quem iria trabalhar mais, mexer mais panelas, participar mais da divulgação para os leigos, etc. Nesse… Read more »

André
André
11 janeiro de 2010 3:35 pm

Não sou espírita mas sou um dos que apoiam um Livro dos Espíritos 2.0. Ao começar a ler o atual muita coisa tive dificuldade de digerir e aceitar. Mas depois conversando com outras pessoas e fazendo outras analises vi que foi um livro escrito para o Homem do século XIX. Precisamos de algo para o homem do século XXI que não vai apagar o legado já existente. Mas sim fazer um upgrade com as nossas necessidades atuais.

catia r. silva
catia r. silva
12 janeiro de 2010 11:42 am

Nos livros da Ermance Dufoux existe sempre uma nova abordagem do espiritismo, um convite a todos os irmãos para revisão de algumas posturas e pensao que já seja uma nova forma de pensar a doutrina. para aquela época os estudos de Kardec foram uma luz na escuridão e base para uma ser humano mais consciente, mas penso que o plano espiritual já se adiantou em esclarecer que podemos evoluir mais a partir destas obras através de outras leituras e vivencias (principalmente) igualmente elucidativas e espiritualizadas. A umbanda trouxe a caridade até as pessoas que não conseguiam compreender Kardec. certamente já… Read more »

adriano
adriano
12 janeiro de 2010 6:09 pm

Acredito que algumas passagens das obras básicas tenham sido mal interpretadas, por quem as considerou demonstrações de racismo, e até mesmo por quem as considerou uma simples visão sociológica da época. Se for levada em consideração a idéia central da pluralidade das existências, não há racismo algum em constatar menos desenvolvimento intelectual em determinadas raças. Principalmente quando são comparados o homem civilizado e os selvagens de determinadas tribos, que ainda vivem em sociedades de formato primitivo, e cujo desenvolvimento cerebral é cientificamente provado inferior. Na verdade, me parece que até se for desconsiderada a idéia da pluralidade das existências, não… Read more »

Pers
Pers
12 janeiro de 2010 6:42 pm

É útil participar de um grupo religioso para possibiiltar trabalhos sociais. Sozinho é muito mais difícil.
E, claro, um grupo religioso com o conhecmiento espírita é muito mais útil e produtivo.

Pedro
Pedro
13 janeiro de 2010 5:09 am

Olá Titanico,

Você tem certeza que isso é verdade? Me informaram que, as vezes que Chico esteve doente após ter mais idade, o Waldo Vieira ia até a casa dele (pois é médico) para ver como estava e realizava passes.

Anônimo
Anônimo
13 janeiro de 2010 5:18 am

Acid, vc escreveu MOFO de bolor ou MOFO de mother fu***? 😛

Só pra ter certeza da extensão da sua indignação…

😀 huahauahau

Kapeta do Inferno 666
Kapeta do Inferno 666
13 janeiro de 2010 8:39 am

Õ @Adriano, quer dizer que os voce tambem acha que outras raças (?) são intelectualmente inferiores???
Já te disseram que o presidente da maior nação do mundo é negro???
Think again bro…

kiabo azul
kiabo azul
13 janeiro de 2010 8:53 am

kapeta
o que o adriano quis dizer e pra mim tb faz sentido, é que naquela época como não havia globalização, as sociedades viviam mais isoladas tanto fisicamente quanto informativamente já que não existia tv nem internet e etc… isso gerava uma diferenciação entre as sociedades. Um exemplo disso é que a civilização egipcia de antigamente era infinitamente mais intelectual do que seus vizinhos de sociedade. Hj em dia isso ou não existe ou a diferença é mto pouca devido à globalização.

kiabo azul
kiabo azul
13 janeiro de 2010 9:00 am

naquela época os negros, indios, etc… não tinham acesso à escola e informação. Daí quem encarnava em corpos dessas raças normalmente eram espiritos de intelectualidade mais primitiva já que nós nascemos em condições que nos faça enchergar nossas necessidades/defeitos.

Eduardo Marques
Eduardo Marques
13 janeiro de 2010 12:26 pm

O Kiabo azul pegou o ponto. Não é o fato da raça ser inferior. O problema é que como certos povos (muitos Africanos e alguns indigenas das Américas) não chegaram a desenvolver sociedades “avançadas”, espiritos mais atrasados acabavam por encarnar nesses grupos. Temos que convir que a vida era mais primaria nesses lugares do que na Europa do Iluminismo. Para reforçar: A capacidade do corpo sadio aprender é praticamente a mesma. A questão aqui é o espirito. Se grande parte dos espiritos dos africanos dos séculos passados tivessem alcançado um grau de intelectualidade equivalente a dos europeus, teriam desenvolvido suas… Read more »

Eduardo Marques
Eduardo Marques
13 janeiro de 2010 12:30 pm

Claro que tudo isso que eu disse só tem lógica se observarmos à luz do príncipio da evolução do espirito pela reencarnação.

TRINITY
TRINITY
13 janeiro de 2010 1:42 pm

É bom ver a galera discutindo……
É fácil discutir se Kardec era racista ou se chico brigou com Waldo Vieira, se ficou triste com a FEB, ETC…….

O difícil é discutir sobre a evolução do ser humano, de onde vem a alma antes da encarnação seja em um branco ou negro, o que fazemos enquanto estamos “mortos”, como será nossa volta a este planeta, como fazemos para amar ao próximo, ETC, ETC, ETC……..

José
José
13 janeiro de 2010 2:32 pm

Excelente artigo Acid. Totalmente de acordo.

R
R
15 janeiro de 2010 9:12 pm

O meu caminho é o budismo e a meditação, mas mesmo não sendo sequer cristão eu me pergunto, pq alguns espíritas não pegam, traduzem alguns livros e simplesmente “jogam” na internet? =]
Isso foi feito com Harry Potter, Crepúsculo etc E a vontade do Chico estaria sendo feita, não acham? Ele queria ver a mensagem ganhar o mundo e não vejo nada que impeça isso =]
Até para quem não curte a FEB seria uma atitude bacana a se tomar XD rsrs

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.