EXCESSO DE INFORMAÇÃO NOS TORNA IDIOTAS

Excesso de informação

Quando o escritor norte-americano Nicholas Carr começou a pesquisar se a internet estava arruinando nossas mentes, assunto de seu novo livro, ele restringiu seu acesso à Internet, deu um tempo no e-mail e desligou suas contas no Twitter e no Facebook. Em seu novo livro The Shallows: What the Internet is Doing to Our Brains, ele diz que a rede está nos privando da capacidade aprofundada de raciocínio.

Carr levantou em 2008 a questão controversa de que “o Google estaria nos deixando idiotas” e decidiu aprofundar sua pesquisa sobre como a rede afeta nosso cérebro. Seu livro examina a história da leitura e a ciência de como o uso de diferentes mídias afeta nossa mente. Explorando como a sociedade passou da tradição oral para a palavra escrita e depois para a internet, ele detalha como nosso cérebro se reprograma para se ajustar às novas fontes de informação. Ler na internet mudou fundamentalmente a forma como usamos nosso cérebro.

A quantidade de textos, fotos, vídeos, músicas e links para outras páginas, combinada com incessantes interrupções na forma de mensagens de texto, e-mails, atualizações do Facebook e feeds de RSS fez com que nossas mentes se acostumassem a catalogar, arquivar e pesquisar informações. Desta forma, desenvolvemos habilidades para tomar decisões rapidamente, especialmente visuais. Por outro lado, cada vez lemos menos livros, ensaios e textos longos – que nos ajudariam a ter foco, concentração, introspecção e contemplação. Ele diz que estamos nos tornando mais bibliotecários – aptos a encontrar informações de forma rápida e escolher as melhores partes – do que acadêmicos que podem analisar e interpretar dados.

A ausência de foco obstrui nossa memória de longo prazo e nos torna mais distraídos. “Nós não nos envolvemos com as funções de interpretação de nossos cérebros”, diz. Ele ainda afirma que, por séculos, os livros protegeram nossos cérebros de distrações, ao fazer nossas mentes focalizarem um tema por vez. Mas com aparelhos como o Kindle e o iPad tornando-se comuns, Carr prevê que os livros também mudarão. “Novas formas de leitura requerem novas formas de escrita”.

Se escritores suprem a necessidade crônica de uma sociedade distraída, eles inevitavelmente evitarão argumentos complexos que requerem atenção prolongada e escreverão de forma concisa e aos pedaços, Carr prevê. Ele inclusive sugere um exercício para aqueles que sentem que a internet os tornou incapazes de se concentrarem: diminuam o ritmo, desliguem a web e pratiquem habilidades de contemplação, introspecção e reflexão.

“É bem claro pelo que já sabemos sobre a ciência do cérebro que, se você não exercita habilidades cognitivas específicas, você acaba as perdendo. Se você se distrai facilmente, não pensará da mesma forma que pensa se você presta atenção.”

Nicholas Carr

Cientistas dizem que fazer malabarismo com e-mail, celular e outras fontes de informação muda a maneira como as pessoas pensam. Nossa concentração está sendo prejudicada pelo fluxo intenso de informação. Esse fluxo causa um impulso primitivo de resposta a oportunidades ou ameaças imediatas. O estímulo provoca excitação – liberação de dopamina – que vicia. Na sua ausência, vem o tédio.

Enquanto muita gente diz que fazer várias coisas ao mesmo tempo aumenta a produtividade, pesquisas mostram o contrário. As multitarefas dificultam a concentração e a seleção necessárias para ignorar informações irrelevantes. E mesmo depois que a pessoa se desliga, o pensamento fragmentado continua.

Para estudiosos de Stanford, a dificuldade de se concentrar só no que interessa mostra um conflito cerebral, que vem da nossa evolução. Parte do cérebro age como uma torre de controle, ajudando a pessoa a se concentrar nas prioridades. Partes primitivas, como as que processam a visão e o som, querem que ela preste atenção às novas informações, bombardeando a torre de controle. Funções baixas do cérebro passam por cima de objetivos maiores, como montar uma cabana, para alertar sobre o perigo de um leão por perto. No mundo moderno, o barulho do e-mail chegando passa por cima do objetivo de escrever um plano de negócios ou jogar bola com o filho.

Mas outras pesquisas mostram que o cérebro também se adapta. Usuários de internet têm mais atividade cerebral do que não usuários. Eles estão ganhando novos circuitos de neurônios. Isso não é necessariamente bom, porque não significa que estamos nos tornando mais inteligentes. Nossas crianças nascem sabendo programar o micro-ondas e mexer nas configurações da TV, mas ao crescerem terão menos senso crítico e independência que as outras gerações. Estarão TERRIVELMENTE acostumadas a terem tudo pronto, mastigado, desde a pipoca de micro-ondas até as notícias que recebem. Ficaremos parecidos cada vez mais com os obesos mórbidos do filme Wall-E, imersos na informação de tal ponto que falarão com os colegas DO LADO via Whatsapp (e isso já acontece nas empresas!). Com as relações sociais tradicionais sendo destruídas e trocadas por uma virtual, quem detiver o controle dos meios de tráfego virtual controlará as relações sociais. E vocês acham que os governantes já não sabem disso? Por que será que Obama teve uma reunião com todos os donos dos “corredores de informação”? Essa engenharia social é chamada de Janela de Overton.

ESTÍMULOS SONOROS

A música também é uma forma de induzir a mudanças no cérebro. Ajuda a manter o “gado”, tão interessante para quem controla as engrenagens.

Um estudo foi conduzido por cientistas em um grupo de ratos para estudar os efeitos da música rock. O grupo de ratos que foi exposto à música rock foi ficando progressivamente mais desorientado em testes, e por fim se tornaram incapazes de completar o labirinto. Quando os cérebros destes ratos foram dissecados, verificou-se que eles foram submetidos a mudanças estruturais anormais. Os neurônios em seu cérebro (em especial na região do hipocampo, que é conhecido por ser importante na aprendizagem e na formação da memória) cresceram de forma descontrolada em todos os sentidos, sem fazer conexão com outros neurônios. Aumentos significativos no RNA mensageiro, que está envolvido na formação da memória, também foram encontrados. Eu achei essa notícia um pouco exagerada, e por não ter o NOME dos pesquisadores resolvi pesquisar mais e encontrei o seguinte:

O estudante David Merrill repetiu a experiência e chegou a conclusões parecidas, mas não pôde ir muito longe pois os ratos que ouviam rock mataram uns aos outros. Outro estudo (que deve ser lido com cautela pois o próprio autor admite que foi enviesado) de G. M. Schreckenberg e H. H. Bird (1988) diz que ratos expostos a música desarmônica (ou seja, sem harmonia) desenvolveram danos nos nervos cerebrais e “degradação do comportamento”.

Não é minha intenção culpar o rock – até porque eu gosto e acho que é apenas UM aspecto do problema – mas sim a exposição repetida a um determinado estímulo, especialmente se forem crianças (cujo cérebro é mais “plástico”, e vemos isso no começo do documentário Zeitgeist: Moving Forward). Nos EUA e no Brasil 20% das crianças sofrem algum tipo de distúrbio mental, enquanto 5 MILHÕES de crianças e adolescentes nos EUA sofrem de distúrbio mental GRAVE.

SEDENTARISMO

Passar mais de quatro horas por dia em frente à televisão aumenta o risco de sofrer doenças cardiovasculares e inclusive o de morrer, revela um estudo divulgado hoje pela imprensa australiana.

A probabilidade de sofrer doenças cardiovasculares é 80% superior a de quem passa menos tempo, e a de morrer aumenta 46%. Até porque ver TV engorda. Mas lembrem que não é só “ver TV”. É ficar SENTADO EM FRENTE A UM APARELHO. É o sedentarismo. E ficamos sentados em frente a nossos computadores o dia todo.

De acordo com a pesquisa realizada com 8.800 pessoas e divulgada na publicação científica Circulation: Journal of the American Heart Association, cada hora em frente a um aparelho representa um risco de morte 11% maior. O cientista David Dunstan afirmou que o problema é causado pela falta de mobilidade, que impede que o organismo processe de maneira adequada açúcares e gorduras. Não importa que se façam exercícios diários – o dano vem do tempo prolongado que se passa sentado diante de uma tela, segundo Dunstan.

As 8.800 pessoas pesquisadas, entre 25 e 50 anos de idade e que se uniram ao projeto entre 1999 e 2000, realizavam entre meia e uma hora de exercícios diários e, no entanto, 284 morreram em seis anos.

Dunstan indicou que a pesquisa enfocou particularmente os casos de gente que vive junto à televisão, mas as conclusões são aplicáveis a qualquer outra atividade sedentária, como as pessoas que passam o dia em frente ao computador. O pesquisador lembrou que “o corpo humano foi feito para se movimentar”.

Obeso mórbido do filme Wall-E
Três em cada quatro norte-americanos serão obesos em 2020. Você não vê esse padrão de beleza na mídia, ?

Assim como os passageiros de Wall-E, não temos interesse no mundo que nos cerca, nem no que nos reserva o futuro. Não enquanto tivermos distração suficiente pra preencher nossos dias vazios e “modelos” pra satisfazer nossos desejos por nós. Quem é a mão que nos “alimenta”? Quem manda no “capitão” desse navio? Pretendo um dia fazer um post sobre os efeitos do que comemos e bebemos diariamente, e como as grandes indústrias estão por trás de um lento envenenamento que nos torna fracos, doentes, estúpidos e favorece o lucrativo comércio dos remédios e planos de saúde.

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

Fontes:
Concentração e distração;
Abuso de aparelhos eletrônicos provoca conflito cerebral

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
154 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Neide
Neide
9 março de 2011 12:46 pm

Oi, Dohko de Libra! Pois é, nem lembrei de dar uma espiada lá em CINEMA aqui no SDM. Grata por indicar; foi publicado num dos períodos que eu estava focando outros temas em minhas elucubrações…e me ausentei daqui. Mas sempre retorno para aprender com vcs. ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ Acid, já abri os links sobre o filme e estou lendo tudo, inclusive as suas indicações com as análises do filme A ORIGEM e os comentários dos Retirantes da Matrix, claro. A opinião dos seguidores do SDM complementam muitas vezes de forma inusitada seus artigos! ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ O que mais me chamou atenção no filme… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
13 março de 2011 2:51 am

É engraçado que alguns fanáticos classificam isso com “A volta de Jesus”. Supostamente são sinais de guerra, miséria, catástrofes, etc… Durante toda a história sempre aconteceu isso, e muito pior. Se o mundo tivesse que acabar por isso teria sido na Segunda Guerra, com certeza. Os caras ficam muito felizes quando acontece uma tragédia dessas como a do Japão, como se dissessem “hahaha… eu não falei!!! eu estava certo!”. A grande esperança dessas pessoas é que caia uma grande meteoro e mate a todos de uma vez, não para serem salvas, mas para eliminar qualquer traço de felicidade dos outros,… Read more »

daniela oliva
daniela oliva
13 março de 2011 10:07 am

Eu não concordo…meu cérebro está muito melhor depois que comecei com a Internet…tenho 64 anos e estou cada vez mais jovem em termos de cérebro…sempre li muito mas acho que a Internet veio para melhorar e nos dar flashes do que realmente importa…,,,,,,,,,,,,,,,

Coringa
Coringa
13 março de 2011 6:14 pm

Disse bem, Dohko!

É interessante constar, que este ‘grande tremor’ já era esperado/previsto (em função dos dados históricos/científicos/estatísticos) desde vários anos atrás, pelos japoneses.

Lex, Zen e zonzo...
Lex, Zen e zonzo...
13 março de 2011 10:48 pm

Lex, Zen e zonzo...
Lex, Zen e zonzo...
13 março de 2011 11:01 pm

comment image

eduardo b
eduardo b
14 março de 2011 12:14 am

O jeito é esperar 2012 pra ver,se a raça humana sera extinta ou parte dela….

Carlos Lessa
Carlos Lessa
14 março de 2011 1:32 pm

Oi Acid, Muito interessante essa sincronicidade que o Bruno Salgueiro comentou lá em cima (02 de março). Já tem um tempo que não venho aqui no SdM, devido às profundas divergências políticas que temos, que começaram durante aquele período obscuro de nossa história que foi a campanha eleitoral de 2010. Os ânimos se alteraram MUITO e além do razoável naquele período… E eis, que, num dia desses, resolvi dar uma passada por aqui, me deparando com esse post. Assim como o Bruno, seu texto foi EXATAMENTE sobre as minhas reflexões atualmente, que inclusive é objetivo de um post que estou… Read more »

Anônimo
Anônimo
14 março de 2011 4:07 pm

[off]

Kct! Agora é um vulcão em erupção no Japão!

A volcano in southwestern Japan has erupted (again) after nearly two weeks of relative silence, sending ash and rocks up to four kilometres into the air.

Vídeo/reportagem: AFP- March 14, 2011 1:18PM http://bit.ly/feVjl3

Coringa
Coringa
14 março de 2011 5:56 pm

Um olhar otimista sobre o uso da informação…no futuro!

Aline
Aline
14 março de 2011 9:07 pm

Obrigada a todos que responderam! Ajudaram muito! é muito bom ouvir pessoas com diferentes pontos de vista. Refleti sobre todas as respostas e acho que vou mesmo fazer outro curso de graduação e ser professora! Quem sabe eu consiga plantar uma semente de questionamento na cabeça de alguma criança ou jovem. Se eu conseguir fazer isso com apenas 1 já serei vitoriosa! Beijos a todos! Acid, parabéns pelo Blog.
P.S: Você conhece a Antroposofia de Rudolf Steiner? Há anos estudo e acho que tem muito a ver com o que você escreve.
Beijos

Neide
Neide
14 março de 2011 10:39 pm

Aline, que acha de ser professora de uma escola que utilize a educação waldorf (desenvolvida por R. Steiner)? O sistema é bem melhor do que o adotado por órgãos públicos…

Dohko de Libra
Dohko de Libra
15 março de 2011 1:41 pm

[OFF] Se fosse antes do Acid “sair da matrix”, já teríamos um post falando sobre as possíveis causas espirituais da crise no Japão. Ele provavelmente iria nos dar alguma informação que os noticiários não nos falaram, sobre um possível ciclo cármico que o Japão supostamente precisaria passar, de migrações coletivas e finalizaria dizendo que conversou com o “Oráculo”, que apontou um destino para o povo japonês.

Coringa
Coringa
15 março de 2011 2:51 pm

Frase da hora:

“Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tăo feliz como no Facebook, tăo simpático como no Twitter, tăo ausente como no Skype, tăo ocupado como no MSN e nem tăo bom como no Curriculum Vitae”!!!

rs

Acid
Acid
15 março de 2011 3:00 pm

Putz, é verdade, Dohko…

Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
15 março de 2011 5:37 pm

Só pra eu entender e clarear um pouco as coisas: Dohko, “É engraçado que alguns fanáticos classificam isso com “A volta de Jesus.” Mas, si é assim, então toooodo cristão é fanático, pois se tu conheces (Um pouco) a Bíblia e suas profecias, vc entenderá que essa volta não coincide com o paraízo na Terra. ;¬) Acredito que todas essas calamidades SUCESSIVAS são o fruto amargo de uma inconveniente palavrinha, tão subjulgada e alvo da ‘roda dos escarnecedores’ modernos: PECADO Isso que eu disse é fanatismo? Para os gansos que matracam os slogans da Nova Era, com certeza é. ===… Read more »

Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
15 março de 2011 6:13 pm

Muito boa essa frase, caro Coringa. E tava escutando um especialista no assunto ‘energia nuclear’, e ele disse uma coisa de arrepiar… Todos os sistemas de resfriamento dos reatores dependem de energia elétrica (Dependem de uma tomada pra funcionarem!!) A Tsunami simplesmente gerou um MEGA BLACKOUT no Japão. Não tem eletricidade! Os sistemas de resfriamento dos reatores dependem de água tb. Pois bem, outra consequência da Tsunami foi a falta d’água. Para re-abastecer os reatores só com ‘caminhão pipa’ importado! E isso demanda tempo e dinheiro. O problema é chegar com essa água lá nas Usinas vazadas (Mais por causa… Read more »

Coringa
Coringa
12 março de 2011 11:28 pm

[off] Além de toda a tragédia ocorrida no Japão, a questão das usinas atômicas está cada vez mais séria/preocupante! 12/03 às 21h52 O operador de uma usina nuclear atingida pelo terremoto que sacudiu o Japão anunciou neste domingo que o sistema de resfriamento de um outro reator não está funcionando e corre o risco de explosão. “Todas as funções de manutenção dos níveis de refrigeração do reator de número 3 falharam na usina número 1 de Fukushima”, afirmou um porta-voz da empresa operadora, Tokyo Electric Power. Matéria JB: http://bit.ly/dGF9lg obs1: O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (Cicv) disponibilizou, neste sábado,… Read more »

Kamala
Kamala
12 março de 2011 9:05 pm

Esquece!! Tô muito lerda ultimamente. Tem um IR PRO FINAL que eu nunca vi, pois sempre li tudo.

Caso resolvido.

Aline
Aline
10 março de 2011 9:46 am

Olá Acid, sou nova por aqui. Te “conheci” no STUM. Adoro o que você escreve, concordo e compartilho de suas opiniões. Também defendo essa visão “dierenciada” da realidade, mas é muito difícil. Você não é muitas vezes tido como louco, conspirador, você não se sente deslocado da sociedade, como se você estivesse sozinho, nadando contra a corrente, prestes a se afogar? Como você faz pra sobreviver? Em que meio as pessoas estão dispostas a ouvir suas opiniões e pensar a respeito? Você conseguiu respeito profissional divulgando suas idéias? Desculpe por tantas perguntas, mas é que tenho 27 anos e 2… Read more »

Seeker
Seeker
10 março de 2011 3:07 pm

Aline, “Como ganhar dinheiro ajudando as pessoas a rasgar o véu da ignorância?’ Seja uma professora! O mundo está carente de bons professores. Talvez você não ganhe dinheiro suficiente para dirigir uma Captiva ou falar em um iPhone, mas acredite em mim: não existe satisfação maior do que ensinar. Acho que o próprio Acid poderia endossar isso. Talvez um dia, com educação apropriada, as pessoas reaprendam a questionar o real valor das coisas… também sou pai e pretendo dizer o quanto antes para meu filho que correr atrás dos sonhos de consumo que ocupam 99% dos nossos dias só nos… Read more »

Nando
Nando
10 março de 2011 5:39 pm

Acid, Aline e Seeker, Acho que o Carr está explorando o mesmo problema que faz da TV e da bebida a distração favorita de uma imensa parte das pessoas. Não são o problema em si: são o sintoma do problema fundamental, que pra mim é o que as pessoas “fazem no tempo principal de suas vidas”. Nós e nossas vidas corporativas, nossas atividades repetitivas, nossos empregos desmotivadores, nossa infelicidade profissional. A bebida e a TV são o relaxamento, o descanso e o esquecimento do que fazemos no nosso tempo principal (“nosso” no sentido coletivo de quem somos nós, a maioria… Read more »

eduardo b
eduardo b
11 março de 2011 1:33 am

A India não seria um bom lugar???

Dohko de Libra
Dohko de Libra
11 março de 2011 4:15 am

O ser humano evoluiu para solucionar problemas. Mesmo alguém que se diz “ligado à natureza” (como se seu iPod não tivesse vindo da natureza) mais cedo ou mais tarde vai precisar da tecnologia para resolver seus problemas. Um belo exemplo é se tiver um problema de saúde. Mesmo os mais metidos a comer sanduíche natural vão querer o melhor tratamento médico do mundo para tratar seu câncer. Ok, saúde é uma questão delicada, então vamos ser mais “light”. O ser humano evoluiu para criar e depender da tecnologia. Mesmo os povos “puritanos” usam roupas, que querendo ou não são tecnologia… Read more »

Twistorer
Twistorer
11 março de 2011 5:00 am

Estou com o Dohko.

A utopia riponga é apenas preguiça.

A vida eterna é trabalho, e não contemplação, como disse o bom e velho Yeshua. A felicidade é ser útil.

E ser simples não é ser simplório. Um gênio pode ser simples. Dominar a tecnologia, trabalhar muito, e ser simples, e ser bom, e ser gentil, e amável.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
11 março de 2011 8:03 am
Nando
Nando
11 março de 2011 9:58 am

Não acredito que seja um problema de ter “tranqueiras tecnológicas”, isso não deveria ser o divisor de águas de algo tão importante. Acho que temos uma evolução que não é escapista e precisa ser abraçada, como Dohko falou. Ainda que eu concorde plenamente também que temos que alcançar um outro equilíbrio, um que não atenda à exposição absurda de consumo frequente e incremental que temos hoje (seja de tecnologia ou do que for).

Talvez seja uma questão que soma nossa cultura de menos possibilidades com uma mentalidade de escassez (que também tem um fundo cultural, mas que é fundamentalmente nossa).

Bono
Bono
11 março de 2011 10:03 am

Essa semana completei meu terceiro mês de academia, segundo as estimativas dos avaliadores físicos eu passei de quase 25% de gordura corporal para aproximadamente 15%, transformei 6,6kg de gordura viraram 5Kg de músculo, isso que eu chamo de alquimia. Na base da bicicleta (20min 4x por semana), musculação, whey protein e um multivitamínico. Melhorei muito minha postura e flexibilidade. No final de semana vou voltar à meditação para ver se ela melhorou também. Sobre vida e tecnologia tem uma frase atribuída ao Einstein que aparecia aqui no blog: “Cem vezes todos os dias lembro a mim mesmo que minha vida… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
11 março de 2011 12:12 pm

[OFF] Acid, p/ vc que sei que gosta do tema, no tsunami do Japão tem um ufo passando por cima dele, que parece um meteoro. Sinistro… http://www.youtube.com/watch?v=yqtZuggb4nU

Neide
Neide
11 março de 2011 10:46 pm

Acid, num comentário aí em cima, em 10/03, vc disse que gostaria de ir ao Japão, mas tinha medo. Achei muito interessante sua colocação…

Bono
Bono
12 março de 2011 5:11 pm

Hoje é o primeiro dia da minha vida.

Leandro
Leandro
12 março de 2011 6:52 pm

“O grupo de ratos que foi exposto à música rock foi ficando progressivamente mais desorientado em testes, e por fim se tornaram incapazes de completar o labirinto. Quando os cérebros destes ratos foram dissecados, verificou-se que eles foram submetidos a mudanças estruturais anormais.”

Que tal dissecarmos o cérebro desses cientistas geniais? Aposto que as estruturas devem ser muito normais. Muito saudáveis.

Kamala
Kamala
12 março de 2011 9:03 pm

Não li o texto todo, vou pegar um livro e rápido!!

P/S – Há muitos anos atrás, sugeri, aqui mesmo nesse espaço, dos coments serem em ordem do mais antigo (em cima) para o mais novo (embaixo), facilitando, assim, quem gostaria de acompanhar a discussão.

Agora darei uma outra sugestão, não sei se é possível. Já peguei 94 comentários, não vou ler tudo, mas tive que rolar, rolar, rolar para escrever. Essa caixinha de comentário não pode ficar em cima? Para casos de preguicinha, rsrsrs.

Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
15 março de 2011 6:27 pm

E pra não dizer que eu sou um entusiasta do sistema capitalista (E não sou mesmo), veja a sinuca de bico em que o governo japonês se meteu, tentando acalmar os investidores da bolsa- através do noticiário da Mídia Oficial- com o intuito de não fazer os investimentos do país perderem crédito (e jugirem pelo pacífico), ao mesmo tempo que com essa atitude eu acabe colocando toda a população japonesa em risco iminente, por não averiguar com critério REALISTA o quadro da tragédia (Acabando por não despertar mais ajudas humanitárias para a região).

Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
15 março de 2011 6:33 pm

*CORREÇÃO: É ‘fugirem’ e não ‘jugirem’ pelo pacífico.

O erro saiu com sotaque samurai.

Essa eu nunca vi.

Parece até que foi de propósito. Não foi, juro.

Coringa
Coringa
19 janeiro de 2012 6:52 pm

Trilha da hora:

Tá dando SOPA na net: http://bit.ly/y97vBR

Tango Down
Tango Down
20 janeiro de 2012 12:58 am

Hackers do Anonymous derrubam sites em ‘Operação Megaupload’.

Até o fim desta quinta-feira, o Anonymous retirou do ar os sites da Universal Music, do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, da Motion Picture Association of America (MPAA), do FBI, da associação de chefes de Polícia do estado de Utah e até o site de registro de copyrights.

“Pegue uma pipoca… Será uma longa noite divertida”, publicou o grupo em sua conta.

😛

Tango Down
Tango Down
20 janeiro de 2012 1:01 am

ah é…deixa eu por a fonte pra não dar SOPA, rs

http://bit.ly/Ac8Fge

Anônimo
Anônimo
20 janeiro de 2012 4:07 pm

Comissão Europeia denuncia projeto de lei antipirataria dos EUA:

“O excesso de velocidade em uma estrada está proibido, mas nem por isso instalamos obstáculos nos percursos”, disse a comissária europeia responsável pelas novas tecnologias, Neelie Kroes, em uma mensagem de sua conta no Twitter, se referindo à proposta da lei antipirataria (SOPA).
http://bit.ly/yBT9AT

Coringa
Coringa
22 janeiro de 2012 7:06 pm

January 21

Yes, The War for the Internet Has Begun
– by Anthony Wile: http://bit.ly/ycbwfd

Anônimo
Anônimo
22 novembro de 2017 11:39 pm
Anônimo
Anônimo
22 setembro de 2012 3:15 pm

Senha do Banco Central da França era “123456”

Combinação foi descoberta por acaso por um cidadão comum.
http://bit.ly/P9ah6l

rss

Anônimo
Anônimo
28 setembro de 2012 3:15 pm

Megaupload: governo da Nova Zelândia pede desculpas a Kim DotCom

Investigação imprópria e ilegal conduzida pelo governo do país fez com que o primeiro-ministro tivesse que se desculpar publicamente.
http://bit.ly/Pe83Bo

De um aluno q não esqueceu o  q recebeu
De um aluno q não esqueceu o q recebeu
15 outubro de 2012 9:30 pm

Porque hoje é o dia dos Professores… O DESESPERO DA PROFESSORA! A professora pergunta a um aluno: – Wandercleison, diga aí um verbo. – Bicicreta. – Não é bicicreta… É bicicleta! E bicicleta não é verbo. Depois, perguntou ao segundo aluno: – Helvispresli, diga aí um verbo. – Prástico. – Não é prástico… É plástico! E plástico não é verbo. A professora, desesperada, perguntou ao terceiro aluno. – Maicojequison, diga aí um verbo. – Hospedar. – Muito bem! Hospedar realmente é um verbo! Agora diga-me uma frase com o verbo Hospedar. – Hospedar da bicicreta é de prástico!… Trilha –… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 setembro de 2014 2:26 am

“As pessoas estão cada vez mais burras? As gerações anteriores eram mentalmente mais inteligentes do que nós? É possível que alguns de vocês tenham suspeitado que as pessoas estão cada vez mais burras, mas agora temos evidências científicas à respeito.

E lamentavelmente, parece ser um fenômeno mundial.

Como explica um recente artigo publicado pelo Daily Mail, as pontuações dos testes de coeficiente de inteligência (QI) estão caindo em praticamente todos os países”… http://bit.ly/1wp2Opo

Anônimo
Anônimo
22 março de 2013 9:25 pm

5 tecnologias que estão nos deixando mais burros.

Confira alguns dos avanços tecnológicos que nos fizeram começar a exercitar menos o nosso cérebro.

http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/37886-5-tecnologias-que-estao-nos-deixando-mais-burros.htm

Anônimo
Anônimo
25 março de 2013 12:56 pm

O paradoxo da facilidade tecnológica “Se temos todas as facilidades oferecidas pela tecnologia deveríamos, em tese, ser mais produtivos que os antigos, que não as possuíam. Porém, se Agostinho ou Tomás produziram obras tão monumentais, escrevendo a bico de pena e sob luzes de velas, por que hoje, mesmo os mais profícuos escritores, chegam sequer perto daquelas produções? A única resposta que me surge é a quantidade de dispersão às quais estamos sujeitos hoje em dia. Se o mundo está em minha mesa do escritório, por exemplo, então não há mais contenções eficazes que possam impedir meu cérebro de, constantemente,… Read more »

Ike
Ike
3 abril de 2013 1:43 pm

*Trecho de um ‘artigo-aula’ (que cabe em vários posts por aqui) muito interessante sobre falácias, lógicas, debates e a malandragem dialética das esquerdas (que sempre tem levado vantagem diante das platéias incautas): O “admirável” mundo novo dos debates e o excesso de informação na internet “[…]Tenho visto vários debatedores de direita entrando em debates com esquerdistas, e estes, mesmo com argumentações ridículas, conseguem ganhar a mente da plateia, pois o debatedor da direita nem se prestou a refutar os truques psicológicos e as rotinas de propaganda. Ao invés disso, ele focou somente nos argumentos centrais e, por causa disso, já… Read more »

Ike
Ike
23 maio de 2013 4:06 pm

Livros digitais & neandertais moderninhos: “[…]Nós só aprendemos com a leitura se o texto fizer parte do nosso mundo físico, ou seja, quando o texto se transforma num objecto concreto e manuseável. A dificuldade do Homem em conhecer, antes do surgimento da escrita e em que a cultura se transmitia por via oral, era a de que se vivia num mundo virtual semelhante ao mundo digital actual. O conhecimento do homem pré-histórico era virtual porque o meio de conhecimento não fazia parte do mundo físico, palpável e real; hoje, como os livros virtuais e e-books, o meio de conhecimento volta… Read more »

Anônimo
Anônimo
14 maio de 2014 3:32 pm

“Nós somos uma geração de idiotas, telefones inteligentes e pessoas burras”

Look up – Gary Turk – Legendado – Português Brasil

Anônimo
Anônimo
15 maio de 2014 11:21 pm
Anônimo
Anônimo
16 maio de 2014 10:06 pm

“Soltar, diminuir o ritmo e parar não são apenas essenciais para chegar à iluminação, mas também cruciais para sobrevivermos na vida cotidiana. O estresse, que é causado por não saber como não fazer nada, é a mais essencial arma de destruição em massa. Tantas doenças, mentais e físicas, são causadas por estresse. Há três séculos e meio, o filósofo francês Blaise Pascal reconheceu isso quando disse, “Todos os problemas do homem vem de não saber sentar e parar”. Em uma parte do tempo não há nada a fazer. Mesmo assim nessas horas você é incapaz de não fazer nada. Você… Read more »

O Grande Irmão
O Grande Irmão
24 junho de 2011 7:41 pm

‘Google Earth’ ao vivo: empresa promete vídeo em tempo real até meados de 2012:

Uma empresa chamada Urthecast está prestes a instalar câmeras de alta definição com grandes lentes de zoom na Estação Espacial Internacional. As câmeras servirão para enviar, de volta para a Terra, vídeos durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma resolução comparável com a do Google Earth, informam os responsáveis pelo projeto. Em outras palavras: você poderá dar um “tchauzinho” para o céu e te assistir, ao vivo, na tela do computador…

http://goo.gl/1YoLJ

Anônimo
Anônimo
24 junho de 2011 12:35 am

90% das empresas dos EUA admitem que sofreram ciberataques nos últimos 12 meses.

Estudo aponta também que mais de metade delas não se sente preparada para lidar com os ataques virtuais

http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/90_das_empresas_dos_eua_admitem_que_sofreram_ciberataques_nos_ultimos_12_meses

Coringa
Coringa
15 março de 2011 6:46 pm

Não distorça as palavras do Dokho,Ike! Ou, pelo menos, preste mais atenção ao que foi dito. Certamente não foi uma generalização à toda cristandade. Tua interpretação, por algum motivo, não condiz com o que ele expressou. Ele referiu-se aos IDIOTAS que usam o nome de Jesus como infame ‘álibi’ para extravasar suas próprias ‘infelicidades’ e/ou iras e/ou ignorância, ou mesmo, acrescentaria eu, para ‘autopromover-se’ e inflar seus próprios egos vazios de discernimento e amor ao próximo. Certamente esses idiotas existem, sim, em todas das religiões cristãs. E idiotas existem ainda, em qualquer religião ou mesmo fora delas. Se o que… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
15 março de 2011 9:51 pm

Valeu coringa, muito obrigado!
Obs: aquela frase que vc citou no outro post foi muito criativa! Faz sentido, parabéns!

Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
15 março de 2011 10:34 pm

Lamento Coringa por vc distorçer as minhas palavras em prol de um socorro pífio ao colega Dohko. Lamento mesmo. Ainda mais vindo de vc, um sujeito que considero diferenciado aqui no Blog. Vc diz que prudência e precausão não evitam terremotos. E onde foi que eu disse o contrário??!! Ou será que eu estava me referindo às vidas que puderam, sim, ser salvas graças a essa prudência que- porca miséria!!- não poderá evitar nenhuma calamidade natural?! Malabarismo verbal vindo de vc, repetindo, é realmente lamentável. E, qual seria o problema ético/moral/religioso o fato de eu poder- dentro da minha fé-… Read more »

Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
15 março de 2011 11:55 pm

(CONTINUANDO, Coringa) “[…]É vc, por acaso, porta-voz ou intérprete autorizado da palavra ou vontades divina?[…]” R: Obviamente que não (Essa tu respondeu pra mim). Valeu. Economizei dois neurônios. Sou apenas um mísero cristão pecador tentando me manter na fidelidade do meu dono, Jesus Cristo. E sobre isto todos aqui haverão de concordar, haja visto minha participação neste blog (e pelas suscetibilidades seculares vistas por aqui tb por causa dessa minha “confissão” [suicida, pelo visto]). ;¬) Já disse que si eu NÃO me colocasse como cristão já teria ganho a simpatia de muitos céticos, místicos e espiritualistas por aqui? Isso- num… Read more »

Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
Ike, do âmago do vulcão Rorschach,
16 março de 2011 12:26 am

Olha, não quero ficar me justificando (Faço por motivos didáticos e para treinamento dialético… E agradeço mesmo quando existe refutação, julgamento, discussão; sinal de que há vida na internet)… Mas essa choradeira contra a fé cristã já tá dando no saco. Até porque não vejo sinceridade (E nem sanidade) nos coments que tentam refutar o que eu digo. Não me gabo com isso, mas é realmente lamentável todo esse alarde que às vezes beira a histeria (Ou o oposto, uma mórbida “indiferença” seguido de um teatralizado sorriso de desdenho). No mesmo instante que as bandeiras, cuspes e tochas se levantam… Read more »

Coringa
Coringa
16 março de 2011 12:34 am

Distorção percebe-se, mais uma vez, agora, neste sua ordinária falácia para tentar “amenizar” tua orgulhosa soberba, Ike. “Calamidade NATURAL”. Muito bem, Ike…é por ai, mesmo! “Fanatismo é IMPOSIÇÃO”. Perfeito, Ike! Isto também faz parte da abordagem feita pelo Dokho! E é também sobre “estas alminhas” que “especulam interpretações cristãs”, Ike, que se dirigiam as palavras do Dokho. Constata-se que hoje em dia há, sim, uma multidão ao redor do mundo, de pessoas (absolutamente normais), que estão de saco cheio dessa ralé proselitista metida a religiosa que usam, como disse antes, o nome de Jesus – ou outros profetas/avatares/divindades – para… Read more »

Iva Castro
Iva Castro
18 março de 2011 12:22 am

Excelente post. Nos faz refletir que temos que ser moderados no uso da Internet e não deixar de lado um bom livro, nossas relações socias etc. Como diz um velho ditado “Nem tanto ao mar, nem tanto a terra.”
Equilíbrio, eis a resposta.

Maria Castilho
Maria Castilho
18 março de 2011 12:44 am

Desde o surgimento da vida humana, existem dois grupos distintos, aqueles que sabem criar, identificar e usufruir saudavelmente das ferramentas disponíveis e aqueles tipo “Maria vai com as outras, sem senso, sem lenço e sem documento.
Bem, dai a gente escolhe de que lado quer ficar…
Post interessante, parabéns !!!

Carlos Lessa
Carlos Lessa
18 março de 2011 12:42 pm

É isso aí, Acid.

É muito cômodo para nós termos por perto sempre pessoas e idéias com que simpatizamos. Afinal de contas, não deixa de ser um “conforto” não questionar nem buscar entender outros pontos de vista. Mas esse conforto limita, impedindo que novas idéias cheguem até nós.

Hoje entendo melhor isso, após um período de grande “desconstrução” da minha vida. Posso dizer que hoje sou mais tolerante e humilde perante as opiniões alheias.

E viva o SdM! 🙂

Abraços,
Carlos Lessa

Adriana
Adriana
23 março de 2011 11:07 am

Será sincronia?
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/892220-informacao-demais-confunde-memoria-comprova-estudo.shtml
Gosto muitíssimo dos seus posts e pensamentos! Por favor não pare!

Abraços

Martyn
Martyn
25 março de 2011 10:58 am
billy shears
billy shears
26 março de 2011 2:42 pm

Excelente post! De fato – não só falo por mim, mas também pelo que observo nas pessoas – o excesso de informações prejudica a concentração, na medida em que o foco que precisamos ter para executar determinada tarefa é primordial para que a executemos com excelência. No último mês estive imerso totalmente na bibliografia de um exame que eu precisava fazer no trabalho e decidi me desligar da TV e internet. Fiquei isolado dos acontecimentos – Japão, Líbia, Obama, hein? …rsrs – quer dizer, fiquei sabendo do que acontecia, mas sem me ater aos detalhes. Percebi que a minha atenção… Read more »

cris
cris
29 março de 2011 11:58 pm

Idiota é que não sabe lidar com o excesso de informação. Não há ninguém com uma arma na tua cabeça te obrigando a ler e-mails e atender o celular. Isso é coisa de macaco q tem um aparelho na mão.
Muito difícil pegar o carro e dar uma volta, ir até um lugar descampado e silencioso e relaxar.. Só quem não é macaco consegue.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
31 março de 2011 6:27 pm

Pode ser uma questão de seleção natural: os mais adaptados a administrar grandes quantidades de informação ao mesmo tempo terão mais chance de sobrevivência. Assim como os que suportarem melhor o colesterol, dormirem menos, suportarem melhor a poluição… etc

Anônimo
Anônimo
2 abril de 2011 12:29 am

A ONU, Organização das Nações Unidades, lançou nessa quinta-feira, em Estocolmo, na Suécia, o documento “10 Direitos e Princípios da Governança da Internet”. O texto é uma iniciativa do Internet Rights and Principles, grupo formado por governos, sociedade civil e empresas do Fórum Global de Governança da Internet (IGF), também da ONU.

Documento em pdf: http://www.irpcharter.org/pdf/10IRP_Portuguese.pdf

Ike, do âmago da civilização vaporizada
Ike, do âmago da civilização vaporizada
5 abril de 2011 6:41 pm

Pode ser Dohko, pode ser… Ultimamente tá difícil é de suportar o coro de zumbis satisfeitos que são produzidos em série industrial pelas nossas faculdades de humanas (e que ainda são recompensados com ‘certificados de sanidade ISO 300 picaretas’ pela Nomenklatura socialista-comunista. A desolação de si perceber falando sozinho em meio a uma atmosfera de ignorância presunçosa e satisfeita, onde todos estão muito ocupados em decompor a lógica e a razão com seus saberes relativistas, indiferentes aos valores eternos e ao rumo das coisas, às vezes se torna insuportável mesmo. Fazê o que?! Aguentar o tranco, o repuxo do redemoinho.… Read more »

Anonymous Gourmet, Dançando na neve eterna do Eyjafjallajokull
Anonymous Gourmet, Dançando na neve eterna do Eyjafjallajokull
7 abril de 2011 10:37 pm
Anônimo
Anônimo
17 maio de 2014 10:11 pm
Acid
Acid
11 março de 2011 3:35 pm

Dohko, taí um video MUITO, muito interessante… parece sair da água!

e tem um outros, escuro:
http://www.youtube.com/watch?v=iIuPD3wT2CU

Se alguem encontrar um desses videos em alta definição, postem aqui, pq tem gente dizendo q pode ser um helicoptero, e que o rastro q ele deixa pode ser um problema de compactação. Se em alta definição ainda tiver rastro, é OVNI!

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
1 março de 2011 1:23 pm

“[…]O grupo de ratos que foi exposto à música rock foi ficando progressivamente mais desorientado em testes, e por fim se tornaram incapazes de completar o labirinto[…]”

Deve ser por isso que repeti de ano várias vezes e sempre tive pesadelo com Minotauro. ]:¬°

Fico imaginando esses ratos sendo submetidos à uma dieta de ‘Batidão carioca’, mastruz com leite e chiclete com banana.

Dá dó só de imaginar.

Seria o primeiro a contactar a Sociedade Protetora dos Animais.

Bruno Salgueiro
Bruno Salgueiro
2 março de 2011 1:45 am

Fugindo um pouco do tema do post, mas não tanto… SINCRONICIDADE, que coisa incrível! fazia um bom tempo que eu não entrava no Saindo da Matrix, e eis que, justamente por um ímpeto de “navegar”, de buscar informação, qualquer que seja, em detrimento de outras atividades mais importantes que preciso fazer, acesso o site e leio justamente esse post! Falando exatamente sobre o que eu precisava “ouvir” nesse momento! incrível como realmente todos, de maneira geral, estamos cada vez mais “viciados” na internet… Ainda bem que ao menos eu já percebi esse vício.. Ah, uma pequena dica para quem se… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
2 março de 2011 11:12 am

Interessante o artigo do cientista, Acid. Só acho que tudo que ele falou, no final, acaba sendo tudo uma questão de ordem moral. Um instrumento não pode ser bom ou mau em si. Depende de quem for manuseá-lo, né?! E quando ele diz: “[…]O governo precisa discutir e criar leis para a privacidade em caráter urgente.” Nesse âmbito dos valores éticos & morais (A questão da privacidade por exemplo está incutida nisso) NENHUM Governo poderá ARBITRAR (Sempre quando isso acontece, a coisa acaba sempre em trêta para a própria população). Olha a demonização do cigarro onde foi parar (Em Nova… Read more »

Paulo Santos
Paulo Santos
2 março de 2011 11:22 am

Achei curiosa a afirmação sobre o rock (qual tipo ?) e comportamento, como se um viesse antes do outro e não vice-versa. Consultando a mesma fonte achei outro artigo que afirma exatamente o contrário: http://www.suite101.com/content/psychology-of-heavy-metal-music-a53261

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
2 março de 2011 11:53 am

“´As pessoas não querem descobrir a lógica por detrás das coisas do cotidiano. Elas buscam a resposta no excessivo mundo de informações duvidosas da web´” Mas como poderiam ‘querer descobrir’ sobre algo que elas nem imaginam que exista?! Se muitos dos assuntos desse “cotidiano” são simplesmente SUPRIMIDOS do cenário desse “cotidiano”?! Passei um bom tempo acreditando que “A verdade está lá fora” (Numa longínqua Lan House |¬)). Ironia do destino, depois que passei a frequentar os meandros dessa ferramenta chamada Internet, um mundo de conhecimentos dos quais eu ignorava por completo, passou a fazer parte do meu cotidiano; conhecimentos esses… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
2 março de 2011 12:37 pm

Olha só como o excesso de informação nos torna idiotas: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/02/24/ministro-da-justica-quer-nova-campanha-de-desarmamento-923873017.asp É isso aí ‘pe-pe-pessoal’… Não bastasse o massacre do primeiro ‘Referendo das Armas’, onde 80% da população disse NÃO ao desarmamento civil (Apesar da boa vontade dos inocentes úteis que entraram na fila da ‘culpa assassina’), agora vem mais chumbo-grosso de nosso Governo justiçeiro-implacável, tentando impor- DE NOVO!- guéla baixo uma espécie de REFERENDO ETERNO. E aonde fica o clamor popular?! A tal Democracia popular?! De acordo com as crenças da MENTALIDADE DESARMAMENTISTA, não é o tráfico de drogas e nem a corrupção policial, os verdadeiros agentes do GENOCÍDIO… Read more »

Maíra
Maíra
2 março de 2011 12:48 pm

Parabéns pelo excelente post! Eu também acho que o equilíbrio é essencial. Confesso que leio muito menos livro didático e para didático que antes. Também, não tenho paciência de ler comentários enormes e nem de ouvir grandes respostas ou comentários. Estou sempre apressada, querendo objetividade, respostas rápidas e sucintas. Percebo, ainda, que perdi a boa memória, nunca sei onde coloquei algo, me sinto perdida no tempo, perdi muito do meu conhecimento adquirido em anos de estudos. Não sei o que está acontecendo comigo, mas acho que sou uma das pessoas afetadas pelo barulho do e-mail, das facilidades do mundo moderno… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
2 março de 2011 12:58 pm

Mais “excessos” (para os “viciados”) desse senhor sobre esse assunto que considero urgente para o futuro da Liberdade no País, aqui:

http://www.midiaamais.com.br/brasil/4500-uma-data-memoravel

Aliny
Aliny
2 março de 2011 4:37 pm

Nossa, adoro isso aqui!!!!! Eu sofro de distúrbios mentais constantemente… e eu sei que é culpa do excesso de informações e de impressões, leio muito, vejo muito, toco muito, ouço muito e (juro que) sem querer, presto muito a atenção em tudo. Porém sou completamente introvrtida, não comento nada do que penso, fecho tudo na minha cabeça. É uma bomba!!!! Tenho dificuldade para dormir porque a minha mente (descontrolada) não para de processar informações e tem como passatempo preferido solucionar todos os desafios possíveis, e os impossíveis também… heheh O pior é que adoro de paixão temas que despertam um… Read more »

Aliny
Aliny
2 março de 2011 4:47 pm

E coitadinhos dos ratinhos, imagino o tipo de rock que tenham deixado para eles ouvirem, para chegarem ao ponto de se matarem todos… rs (hahahaha)
Devo confessar que achei muito engraçado… o que é um tanto raro, já que meu senso de humor é considerado meio… limitado, digamos.
Talvez seja (o rock) um dos fatores que contribuíram para o meu distúrbio mental, analisando por certo ângulo… tsc tsc (coitadinhos dos ratinhos!!!!)

Sylvia
Sylvia
2 março de 2011 7:52 pm

Sempre veremos na mídia padrões não só de beleza como de vida inatingíveis para 99% da população. Com isso as pessoas sempre serão insatisfeitas com suas vidas e irão trabalhar cada vez mais e mais para tentar atingir aquele padrão. Com isso chegam as doenças..depressão , estresse, anciedade , obesidade e etc..e o consumo cada vez maior de rémedios ,excesso de alimentação e compra de supérfluos para compensar as frustrações .. e por aí vai… é uma bola de neve.

Geninha
Geninha
2 março de 2011 11:06 pm

Assim, li só o final do seu post. Juro que tentei me esforçar pra ler td, mas não consegui. Às vzs entro aqui e me pergunto: “quando foi que a vida deixou de ser prática pra mim? E quando foi que ela voltou a ser prática?”

Fases da vida.

Seria mais interessante um post sobre o que nos faz bem. Tô precisando tanto de umas receitinhas de chá. Cadê o Guaco?

Abraços!

Dohko de Libra
Dohko de Libra
8 março de 2011 10:29 pm

Os filmes “Atividade paranormal 1 e 2” são legais, vai por mim. É o tipo de filme que, apesar de suspense, consegue te deixar atento mas ao mesmo tempo relaxado o filme todo (+- o mesmo efeito de “O Náufrago”). eu me apaixonei pela Kate Featherston, que é uma mulher real, de carne (e muita) e osso, não essas modelos de fotoshop que a gente vê por aí.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
8 março de 2011 11:45 pm

Mas ainda sobre os (bons) tempos de 2003/2004 vc sabe tanto quanto eu que esse assunto de espíritos/energias/vampirização/especulações sobre outros planos espirituais/etc… já caiu de moda faz tempo, e vc sabe muito bem disso. E foi por isso que vc mudou. Ha muito tempo eu não filosofo sobre isso tb. A coisa meio que perdeu a razão de ser. Alguma coisa aconteceu no mundo, mas eu não sei explicar o quê é. Noto que seu blog teve várias fases: 2003-2004 – especulações e filosofia bruta e simples 2005-2008 – fatos, idéias e conclusões 2008-hoje – opiniões e pontos de vista,… Read more »

Bruno H
Bruno H
3 março de 2011 9:02 am

o rock foi uma das maiores bandeiras da contra cultura que mudou os costumes do mundo dos anos ’60 para cá. ajudou muito nos direitos civis, direitos das minorias e no combate pacífico às guerras.

se teve muita putaria, muita droga e muita doideira no meio, é porque somos humanos.

aliás, duvide-o-dó que lê-se “com menos profundida” hoje do que em qualquer outro momento histórico.

Wesley
Wesley
3 março de 2011 9:56 am

Só complementando o que vc falou Bruno H… como se não houvesse putaria no axé, pagode, sertanejo…

Bono
Bono
1 março de 2011 8:24 pm

Na época dos grandes filósofos buscou-se saber um pouco de tudo oque existia, depois da Revolução Industrial e com o avanço da ciência o foco foi saber cada vez mais de menos coisas. Agora oque está acontecendo é que sabemos cada vez menos sobre cada vez menos coisas e, paradoxalmente, acreditamos estar aptos a discutir com autoridade (às vezes até agressivamente) qualquer tipo de assunto. É o efeito da internet: a transferência do trabalho intelectual para a “grande nuvem”, que pode ser verificada através do aumento do plágio nos trabalhos acadêmicos e escolares, por exemplo. Mas oque pode ser feito… Read more »

Twistorer
Twistorer
1 março de 2011 5:24 pm

Bem, acho que depende da pessoa, né. Um sujeito esperto pode usar a TV, usar a internet, usar os livros… sem abusar de nada. Mais uma vez, como em quase tudo, depende da velha temperança de Aristóteles, do equilíbrio, da boa medida e talz.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
1 março de 2011 9:49 am

A comparação que eu sempre fiz é que o cérebro “normal” é Windows e o cérebro de pessoas com défict de atenção é iMac. Todos funcionam (e travam tb), mas cada um do seu modo. Mas se for verdade o que diz o texto, vai aumentar o número de iMacs. Ponto prá mim…

Alexandre Frota
Alexandre Frota
28 fevereiro de 2011 11:31 pm

O negocio é comer cuzcuz com manteiga ao invés de acessar a internet.

maverick
maverick
28 fevereiro de 2011 8:44 pm

Eu acho produtivo utilizar mensagem instantânea (tipo MSN) no trabalho. Você contribui com o silêncio do ambiente e repassa informações como código, URLs, de forma mais rápida.

Mas para boas discussões, nada melhor que a salinha de reunião 🙂

Maute
Maute
28 fevereiro de 2011 8:29 pm

Acid, eu concordo com tudo isso aí. Inclusive, eu já estou sofrendo os efeitos da internet na minha concentração! Quando os textos são um pouco grandes (como esse próprio texto do post!) eu sinto uma agonia, uma vontade de parar de ler tão grande!!! E esses links q vc coloca no meio do texto eu sempre clico e paro a leitura pra vê o q é!!! Tem um carinha aí que sempre escreve nos coments, “alguma coisa do âmago do vulcão”, eu nunca li as respostas dele por completo justamente pq são enormes! Ou seja, já tô doente!

Pedro
Pedro
28 fevereiro de 2011 8:24 pm

Acid,Assitir todos os dias por algumas horas faz mal à saúde, segundo o post, mas e passar horas diariamente lendo ou estundando e etc…. então tudo isto nos faz mal…ou seja toda a atividade estritamente mental faz mal ao corpo físico?

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
28 fevereiro de 2011 5:27 pm

Sempre tive dificuldade de ler pela tela do computador. Tento- na medida do possível- “materializar” os textos que copio pela internê e fazer um “arquivo paupável”. Encontar um lugar (Um ambiente) adequado pra pensar sobre aquilo que leu- como o texto indica- tb se faz necessário. “[…]A ausência de foco obstrui nossa memória de longo prazo e nos torna mais distraídos.” Taí… Será que a ideia dos novos senhores do dia não é exatamente essa?! ;¬) Estamos deixando de nos ‘concentrar’ naquilo que realmente importa pra nós (Seja lá o que for). … A experiência do livro me é insubstituível… Read more »

Saulo
Saulo
28 fevereiro de 2011 4:57 pm

Boa!

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
1 março de 2011 1:05 pm

Acho que a tendência é essa mesmo, de ler cada vez menos, e menos, e menos; se espantar com tamanho de texto (Como confessa o nosso colega virtual aqui… Bicho, a maioria dos artigos que fazem parte das minhas reflexões não tem menos de 10 páginas… Artigos!) ou com espessura de livro é um curioso e previsível sintoma do que tá escrito nesse Post. A debacle da cultura e da nossa inteligência passa inevitavelmente por essas ‘mudanças bruscas’ nos instrumentos de expressão humana (Escrita, fala, arte). Eu acho é que a tecnologia nos sufocou e nos paralisou. Se bem que… Read more »

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
28 fevereiro de 2011 4:46 am

Presente !!!

Dohko de Libra
Dohko de Libra
28 fevereiro de 2011 6:33 am

Eu tenho transtorno de atenção desde criança, e não me considero um idiota, como sugere o título do post. Realmente o funcionamento do cérebro é diferente, isto é irremediável. Então nesses casos o melhor que se tem a fazer é tirar proveito dos benefícios que isto traz, como os citados no post. E a internet ajuda, e muito nisso.

Letipantufas
Letipantufas
28 fevereiro de 2011 8:37 am

Não acho que o título sugira que pessoas com transtorno de atenção sejam idiotas, mas sim que estamos ficando prejudicados com o excesso de informações já digeridas… E sim, concordo plenamente, porque depois da internet, leio menos livros que antes!!! Isso é assustador!!!
Estou esperando ansiosamente pelo post que se refere à comida.
Parabéns pelo site!!!

JCastle
JCastle
28 fevereiro de 2011 8:37 am

Dohko de Libra, não que seja ruim o tipo de habilidades que a internet está ajudando a desenvolver, o problema é que se precisamos de pessoas com pensamento rápido, superficial, dinâmico, também precisamos de pessoas de pensamento lento, profundo, reflexivo. Mas a internet e a sociedade como um todo privilegia o primeiro tipo em detrimento do segundo e se nós não paramos de vez em quando para avaliarmos o rumo que estamos tomando, podemos não perceber que tomamos um caminho errado que está nos levando a destruição. sempre me dei mal nas entrevistas porque sou um tipo mais reflexivo. Perguntavam… Read more »

Letipantufas
Letipantufas
3 março de 2011 8:00 am

Aliny!
Com certeza tu não é parte do gado, guria. Só por pensar e ter a consciência disso, enquanto poderíamos mansamente aceitar e não pensar (seria mais fácil!), te faz ficar de fora do gado.
E ainda por cima tu tem sensibilidade, coisa que as pessoas estão perdendo, anestesiadas.
COITADINHOS DOS RATINHOS!!!

Acid
Acid
28 fevereiro de 2011 12:07 pm
Garotão Charmoso Indigo
Garotão Charmoso Indigo
1 março de 2011 2:31 pm

Acid, com referencia a 2 posts anteriores… chanam!!!1111

A realidade imita a…

Sandy é escolhida musa de camarote de cerveja do carnaval do Rio e fica loira

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1650670-9798,00-SANDY+E+ESCOLHIDA+MUSA+DE+CAMAROTE+DE+CERVEJA+DO+CARNAVAL+DO+RIO+E+FICA+LOI.html

Aniuta
Aniuta
1 março de 2011 4:34 pm

Post excelente. É nas pequenas atitudes do dia-a-dia que vamos conseguir “sair da matrix”…e é muito difícil ficar atento a todos os estímulos negativos.

Garotão Charmoso Indigo
Garotão Charmoso Indigo
3 março de 2011 12:08 pm

Alias, discordo do post.

Diferentemente da TV, a Internet dá muito mais opções. Mesmo que voce seja assinantede TV a cabo, jamais terá tantos “canais” quanto a Internet.

A Internet permite interatividade.

A Internet permite que voce crie seu proprio “canal” e fale o que quiser, nos limites da lei.

Pela Internet você acha mais livros, mais bibliotecas, se conecta com pessoas afins.

Pela Internet voce consegue ganhar dinheiro. (Nao to falando de esquemas de piramide e similares).

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
3 março de 2011 12:46 pm

“[…]o rock foi uma das maiores bandeiras da contra cultura que mudou os costumes do mundo dos anos ’60 para cá[…]” Vê-se como o mundo mudou de lá prá cá… (Mas, mudou pra onde?! Em que direção?!) Olha, qualquer um que ainda acredite nessa conversa mole de “contra-cultura” (Que parece que ainda sustenta os alicerces existenciais de muita gente), onde valores milenares (E que já se provaram eternos pelo próprio tempo e frutos!) são substituídos por crenças hedonistas e pregações panteístas, deve pelo menos estar ciente da sua própria auto-enganação. Bruno c/ ‘H’ maiúsculo, investigue à respeito (Usando o cotidiano… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
8 março de 2011 9:01 pm

Msa não fazer post sobre ‘Atividade Paranormal” mostra que as origens do Saindo da Matrix realmente não são as mesmas dos tempos de 2003/2004.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
8 março de 2011 9:08 pm

Se bem que eu não posso reclamar. Eu tb mudei da água p/ o vinho de lá p/ cá (meio azedo, é verdade…)

JCastle
JCastle
4 março de 2011 7:17 pm

Mas o papel do Rock é justamente esse, trabalhar com as forças de destruição para destruir o velho e antiquado, o que não serve mais. Se construímos algo pior depois, a culpa não é do Rock e sim de nós mesmos. No mais, já repararam que na mídia em geral existe uma exaltação do feminino e demonização do masculino. Trabalhei no japão por algum tempo e ocorria algo interessante na fábrica. Ocorre que lá, aos homens sempre são dados os trabalhos mais braçais e sujos enquanto as mulheres geralmente ficam com tarefas de inspeção e controle de qualidade. Acontece que… Read more »

Aliny
Aliny
4 março de 2011 8:16 pm

A Geninha tem muita razão “E quando se trata de filhos, as respostas nunca são claras”; e uma criança nunca é igual a outra, dentro de uma mesma família, criados em condições pares e apresentando comportamentos diferentes. Meu filho ainda tem 4 anos, e em casa não tenho o hábito de ouvir rádio nem de assistir TV, porém ele já teve algum acesso a estilos que reprovo… Minha maior preocupação no momento é mantê-lo criança enquanto for criança, vejo hj muitos pais criando filhos para serem adultos antes do tempo… o pretexto é que acham que a criança é mais… Read more »

Aliny
Aliny
4 março de 2011 8:26 pm

Nossa, agora li o outro comentário da Geninha, os valores estão mudando todos os dias, é mesmo… então deixaram de ser valores… por isso não há estrutura, por isso na hora da educação nos perdemos tanto.. Já ouvi que nossa alma carrega nossos valores. Será que só estão encobertos? O que aconteceu com a alma do ser humano?

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
5 março de 2011 11:17 am

Geninha, já me metendo onde não sou chamado: “Como educar os filhos nesses novos tempos? […]Como os preparar para vida? Se o que vale hoje, não vale amanhã…” Concordo com o nosso BBB. Informação. Informação com crítério, medida… É como o leite materno dado ao filho. Esse alimento terá maior ou menor ‘sustânça’ de acordo com a dieta que me propuser a seguir. Mas acho tb que sem uma ‘FORMAÇÃO MORAL’ que anteceda essa dieta de informações, a coisa tende a empacar. Vivemos uma época em que professar valores eternos, imutáveis soa quase que como uma ‘ofensa pessoal’. Consequência do… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
5 março de 2011 6:28 pm

Irrelevante que o “rock” seja injustiçado nessa pesquisa sendo que “rock”, simplesmente, non ecziste. Que estilo? Que ano? Que bandas? Vishi, dá um rélpi pra nóis rokeiro sinão a gente naum intendi. Quanto ao texto compartilho a teoria do Bono: “Talvez nós sempre tenhamos sido idiotas e estúpidos e a internet só põe isso em evidencia.” Mas ascrescento que o estilo de estupidez evolui tal como as ferramentas que a evidenciam. Toda época tem seu gado, seus anticristos, seus trunfos-que-a-próxima-geração-infelizmente-desconhecerá. Não podemos (a maioria de nós aqui, digo, quem está lá pelas 70, 80 primaveras até podem) comparar realisticamente o… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
5 março de 2011 7:38 pm

Acho que a satanização do Rock só acontece porque ele é o ritmo mais popular no maior país do mundo, então isso abre muita brecha para que “Márcias” e “Lucianas Gimenez” Americanas saiam por aí falando bobagem, já que não tem mais nada p/ falar, que inevitavelmente chegam aqui. Se o ritmo mais popular lá fosse o Axé ou pagode, certamente ouviríamos falar dos “discos de pagode girados ao contrário”… sinistro…

Dohko de Libra
Dohko de Libra
5 março de 2011 7:45 pm

Além disso, pense, vale a frase “falem mal mas falem de mim”. O fato de falar que algo fez “pacto do o diabo” atrai atenções e comentários. E é exatamente isso que algumas bandas querem. Um exemplo paralelo: A Sandy Devassa: a marca de cerveja conseguiu exatamente o que queria: ser comentada, divulgada, mesmo que seja por motivo ridículo.

eduardo b
eduardo b
5 março de 2011 9:21 pm
Dohko de Libra
Dohko de Libra
5 março de 2011 9:21 pm

Falando nisso, Sílvio Santos pobre, Faustão magro, Tiririca no Ministério da Educação e Sandy devassa. Falta alguma coisa para o fim do mundo?

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
6 março de 2011 11:47 am

Falta… Falta a China declarar que não compra mais dólar, o Irã brincar de etalinho nuclear com Israel, o Putin cortar a energia da Europa e o Obama ser reeleito. Falta tb a implantação da Sharia Islãmica no Ocidente infiel. Falta a divulgação- via TV- das novas diretrizes mundiais desenvolvidas na ONU para o mundo ficar melhor. Uma dessas diretrizes será o novo Tribunal Internacional, que, num piscar de olhos orwelliano, subverterá e subjulgará a justiça nacional por um amontoado de regras genéricas, acabando de vez com a soberania nacional de qualquer País que se pretenda livre e democrático. Tem… Read more »

Jota
Jota
6 março de 2011 7:56 pm

“De posse de uma boa educação (seja ela literaria ou musical) oq eles fizerem com isso é problema deles”.
Meu amigo, às vezes penso assim, mas o fator emocional pesa, e muito, e você não consegue manter isso quando se trata de filhos… talvez esteja no nosso DNA (pelo menos da maioria), protejer a cria e jamais deixá-los abadonados à própria sorte.
Experiência própria.

Takeru
Takeru
7 março de 2011 2:46 pm

Acid você já ouviu falar sobre os Memes???

Dohko de Libra
Dohko de Libra
8 março de 2011 8:57 pm

Neide, é só vc procurar na categoria CINEMA, tem 2 (de nada Acid)

Neide
Neide
8 março de 2011 6:48 pm

Acid, vai ter post sobre o filme A ORIGEM? Abraços,

Letipantufas
Letipantufas
3 março de 2011 1:17 pm

Aplausosssssssssss

Para Ike, do âmago do vulcão.

ACM
ACM
3 março de 2011 2:46 pm

Acho que não estavamos preparados para lidar com mais esta ferramenta de expressão também (de novo!!!)

Bono
Bono
3 março de 2011 3:46 pm

Talvez nós sempre tenhamos sido idiotas e estúpidos e a internet só põe isso em evidencia.

De certa forma é uma ferramenta interessante, parece que contribui para o futuro da humanidade que deve ser o de estarem cada vez mais com os pensamentos mais interconectados, pelo campo morfogenético, subconsciente coletivo, telepatia (acho que o blog me permite usar essas expressões sem ficar com apelo místico) e também por meios de comunicação materiais. O futuro é nos tornarmos uma colmeia humana.

_wake_
_wake_
3 março de 2011 4:35 pm

sobre os problemas causados por alimentação, ficam as dicas: “Anticancer” – David Servan-Schreiber,
“Ecologia celular” – Carlos Braghini (brasileiro!) e também dêm uma procurada ae no Google por “Gerson Therapy”.

_wake_
_wake_
3 março de 2011 4:36 pm

sobre os problemas causados por alimentação, ficam as dicas: “Anticancer” – David Servan-Schreiber,
“Ecologia celular” – Carlos Braghini (brasileiro!) e também dêm uma procurada ae no Google por “Gerson Therapy”.

Aliny
Aliny
3 março de 2011 5:41 pm

Meu, isso aqui foi “A MELHOR” de hoje(pra mim, claro):

“Certamente se os ratinhos fossem expostos a Axé 10h por dia, eles não só se matariam, como antes matariam os cientistas, destruiriam o laboratorio e se imolariam girando uma roda em chamas, gargalhando furiosamente…”

Mas também não sei se concordo; talvez com Axé eles seriam mais obedientes, provavelmente, não se matariam, ficariam passivos… perderiam algumas funções reativas provavelmente, alguns reflexos… sensos… estas coisas. Mas acho que não se matariam… -rs-

italo
italo
3 março de 2011 6:52 pm

aline..imagine se os ratinhos ouvisem reboleichom e outras perolas da musica popular brasileiras……pobres ratinhos…

Aliny
Aliny
3 março de 2011 9:42 pm

Será, Bono? Que um dia no futuro saberemos ou chegaremos a um nível de consciência coletiva? Não sei, lendo seu comentário tive um lapso receioso, digamos… e se a internet for (mais) uma ferramenta para nos manipular, nos encerrar num mundo obviamente ilusório justamente para nos afastar mais um pouco do caminho que esquecemos de seguir? Justamente aquele que nos guiaria para o consciente coletivo (como sendo uma das propriedades ao se ‘estar’ no caminho)? Às vezes penso que entendi algo e depois simplesmente esqueço o que foi. Aí faço uma força e entendo que o que entendi passou a… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 março de 2011 10:33 pm

Thursday, March 3, 2011

Your Brain on Computers

Articles in this series examine how a deluge of data can affect the way people think and behave.

The New York Times: http://nyti.ms/dV1rlo

Maíra
Maíra
3 março de 2011 11:39 pm

italo, ouvindo “reboleichom e outras perolas da musica popular brasileira”, acho que os ratinhos cometeriam suicídio!

Geninha
Geninha
3 março de 2011 11:43 pm

Eu li, mas não trouxe nada de novo. Quando fala do rock me lembra inevitávelmente aquele fulano(esqueci o nome) que fez pesquisas sobre a influência da música na água. Peraí que vou no Google procurar… Encontrei: Dr. Masaro Emoto. Pois então. A música tem grande influência no ser humano, vc pode ler isso em livros de medicina e um monte de blá, blá… Mas, qual a solução? Eu, mãe, gostaria de saber. Como educar os filhos nesses novos tempos? Em que o novo aparece todos os dias, em que as cobranças são maiores? Igualmente a maldade humana. Como os preparar… Read more »

Geninha
Geninha
29 setembro de 2021 12:57 am
Reply to  Geninha

Desde sempre preocupada com a educação dos filhos. ❤️

João
João
4 março de 2011 2:46 am

Leia “Amusing Ourselves to Death” de New Postman

João
João
4 março de 2011 2:47 am

correção, é Neil Postman e não NEW Postman,
perdoem o post curto e genérico é a hora,
mas leiam esse livro!

Acid
Acid
4 março de 2011 8:17 am

Pra mim a resposta é bem clara, Geninha: dando informação de qualidade desde cedo. CONSUMINDO informação de qualidade em casa. Nunca impondo. crianças reagem a estímulos externos: se ela tem esses estímulos dentro de casa, vão ter AO MENOS uma referência de comparação quando se encantarem com os estímulos fora de casa. Uma pessoa criada com Beatles dificilmente vai escutar essas porcarias das rádios de forma não-crítica.

Geninha
Geninha
4 março de 2011 8:34 am

Opinião clara de quem não tem filhos, Acid. Ah, se fosse tão fácil.

Meu filhos gostavam de Gonzaguinha, Vinicius de Morais e Chico buarque até uma certa idade. Até uma certa idade Cecilia Meireles e Fernando Pessoa eram a leitura preferida. Até a adolescência… A procura da identidade e os amigos… Ah a turminha… Difícil Acid, muito difícil. E quando se trata de filhos, as respostas nunca são claras.

Depois volto com mais tempo…

Abraços!

Samuel
Samuel
8 março de 2011 3:10 am

Acid, gostaria de saber quando você volta pra São Paulo, queria muito ver uma palestra sua.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.