O EVANGELHO DE TOMÉ (parte 2)

Continuando a nossa “semana Jesus Cristo”, vamos ver o porque de algumas passagens desse evangelho escandalizarem muitas pessoas:

“Simão Pedro disse: Seja Maria afastada de nós, porque as mulheres não são dignas da vida.
Respondeu Jesus: Eis que eu a atrairei, para que ela se torne homem, de modo que também ela venha a ser um espírito vivente, semelhante a vós homens. Porque toda a mulher que se fizer homem entrará no Reino dos céus.”

(Evangelho de Tomé v. 114)

Para entender esta frase, é preciso entender não só o contexto da época como também o modo como Jesus se relacionava com quem tentava colocá-lo contra a parede. No Evangelho de Tomé, vemos em algumas passagens como Jesus se utiliza de fina ironia (e humor!) para responder certas questões delicadas (até mesmo nos evangelhos canônicos, quando ele diz “Dai a César o que é de César”). Vejamos:

deniro

“Alguém diz a Jesus: Dize a meus irmãos que repartam comigo os bens de meu pai.
Respondeu Jesus: Ó, homem, quem me institui partidor?
E dirigindo-se a seus discípulos, disse-lhes: Será que eu sou um partidor?”

(Evangelho de Tomé v. 72)

Fico até imaginando a cara de Jesus – no melhor estilo Robert de Niro fingindo perplexidade – fazendo essa pergunta retórica aos discípulos. Mas tem também essa, uma verdadeira pérola de ironia:

“Jesus disse: Se a carne foi feita por causa do espírito, é isto maravilhoso. Mas, se o espírito foi feito por causa do corpo, é isto a maravilha das maravilhas. Eu, porém, estou maravilhado diante do seguinte: Como é que tamanha riqueza foi habitar em tanta pobreza?”
(Evangelho de Tomé v. 29)

Esse é o meu Jesus… se querem botar a carroça na frente dos bois, tudo bem… mas onde vocês vão chegar com isso? Será que não estão invertendo as prioridades?

Agora que vocês já pegaram o estilo desse Jesus, vamos ao cerne da questão. Mais especificamente, a questão 114, do topo do artigo: como muitos devem saber, há mais de 2.000 anos a mulher não valia nada. Até os camelos valiam mais do que uma mulher. Hoje a situação é diferente: no oriente médio, por exemplo, uma modelo loira pode valer até mesmo quatro camelos! (puxa, tomara que isso não inflacione o mercado). Mas o papel espiritual da mulher sempre foi desprezado. Ou não eram dignas por serem impuras, ou por serem um subproduto do homem (no gênesis) ou por serem bruxas, ou porque iriam atrair a cobiça e a discórdia nos homens em retiros espirituais… enfim, a mulher só servia pra procriação, e tal mentalidade não mudou muito nas religiões até hoje (pasmem!). Jesus foi um dos únicos Avatares a dar a devida importância às mulheres (shame on you, Buda!), colocando-as não só como iguais, mas até mesmo superiores na capacidade de entendimento espiritual. Então só podemos entender a frase de Jesus da seguinte forma:
“Tá bom, Pedro. Se o problema é ela ser mulher, então eu a disciplinarei para que se transforme em homem, para que ela seja inteligente que nem vocês”; e dá uma piscadela pra Maria.

Mas, em todo caso, é bom vermos o comentário de Huberto Rohden para esta mesma sentença:

Se Pedro propôs que a mulher fosse afastada dos homens, revelou espírito mesquinho, não aprovado pelo Mestre, que nunca revelou anti-feminismo, tanto assim que diversas mulheres, no Evangelho, aparecem como devotadas discípulas de Jesus, sobretudo Maria de Bethânia e Maria de Magdala (talvez idênticas); no Calvário, diversas discípulas dele assistem a morte do Mestre, mas um só dos seus discípulos. Se a mulher e o homem ultrapassarem as suas funções biológicas e conscientizarem a sua realidade superior de seres humanos, ambos serão iguais.
Segundo o Gênesis, o primeiro anthropos (Adão) era macho-fêmea potencial, que, após o sono cósmico dos Elohim, se bifurcou em homem e mulher atuais, como é hoje. Mas, se o ser humano atingir a plenitude da sua evolução, a atual procreação animal culminará em creação hominal, e o atual “filho de mulher” passará a ser “filho do homem”, como Jesus; o amor creador substituirá a libido procreadora; o produto desses amores humanos será um corpo perfeito, sem enfermidades nem morte compulsória, como no caso de Jesus, o “Filho do Homem”.
E então haverá um novo céu e uma nova terra, e o Reino de Deus será proclamado sobre a face da terra.
Com esta gloriosa visão de uma futura humanidade crística termina Didymos Thomas o seu Evangelho sobre Jesus, o Vivo.

Referência:
O Evangelho de Tomé (Parte 1);
O Evangelho de Tomé (Parte 3);
O Evangelho de Tomé Online (Todos os versículos, numa tradução feita pelo professor e filósofo Huberto Rohden, baseada na versão francesa de Phillipe de Suarez, feita diretamente dos manuscritos em língua copta);
Gospel of Thomas Commentary (Site em inglês com diversas traduções e comentários, inclusive com o texto original copta e grego)

4.7 7 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
tiza
tiza
23 março de 2005 5:18 pm

Deus é o cara que arrepia dentro de vc ,ao ver cenas tão fortes… Deus é o cara que te proporcionou lágrimas para não explodir quando sua alma se convulsiona dentro de vc quando assiste a cenas assim… Deus foi a coincidência de se encontrarem filmadora ,filmadr e situação diante do sofrimento, atendendo talvez as preces da natureza…. Deus é paradoxalmente o responsável pela denúncia dessa dor ,sem contudo incriminar a ignorância do coitado que matou e mutilou os animais talvez por fome,talvez por dinheiro ,talvez por costume de sobrevivência e cultura ,mas sempre por inconsciência Isso é Deus ,acaso… Read more »

tiza
tiza
23 março de 2005 1:39 am

Poxa gostei ,estou te percebendo mais paciente,comentários com efeitos digestivos bem mais alcalinos..Tenho essa mesma sensação quanto ao humor de Jesus. Muitas vezes quando me vem uma luz e eu me alegro com a resposta, até o antevejo de costas, bem lá na frente ,tomando uma aguinha de côco, sorriso indefectível , e depois levantando um pouco o olhar e as sombrancelhas, já andando novamente ,pouco surpreso,cúmplice
indefesso, como quem diz : vamos em frente raciocínio lento…. Paz e Bem

Karoline
Karoline
8 dezembro de 2020 9:06 am
Reply to  tiza

Caras hipócritas. Vcs tem que ver que a bíblia não fala para o homem carne 👉🚶. A bíblia fala é para o homem Espírito 👉👥 que está dentro da carne 👉🚶.

E esse homem Espírito 👉👥 que existe dentro do homem carne 👉🚶: não existe fêmea, só existe macho.

Por isso que as mulheres pra ensinar tem que ser Espírituais👉👥, e não carnais 👉🚶.

Tem que abrir a bíblia e o que ver escrito, direcionar pra esse 👉👥, e não pra esse 👉🚶.

Assim que se torna macho 👉👥.

x-builder
x-builder
23 março de 2005 12:07 pm

Acid, fantastico a segunta parte do texto, respondeu minhas perguntas de ontem rs.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 março de 2005 12:16 pm

Olá Fabiana. Entendi o que vc quis dizer. Só não podemos achar que Deus é uma polaridade só, né? No universo o Yin e Yang estão harmonizados, só que o homem é mais Yang e, portanto, mais sujeito a fazer e menos a captar, o que pode distanciá-lo um pouco da percepção de Deus. Mas note que, quando o homem se sutiliza, se torna mais Yin e consegue não só captar mas retransmitir o que aprendeu (aliás, isso é outra frase de Jesus no Ev. de Tomé que analisarei depois). Talvez seja por isso que os nossos Avatares sejam basicamente… Read more »

tiza
tiza
23 março de 2005 3:14 pm

Fugindo um pouquinho ,mas se é preciso ver pra crer…
“Será que existe alguém ou alguma coisa importante que justifique… esse instante…?????”

Isto é inominável…existe, tá provado,filmado e nós? Será que só aprenderemos o amor como antítese do mal explícito?

Veja como se faz um casaco de peles:

http://www.strasbourgcurieux.com/fourrure/fourrure.asx

Veja mais em:

http://www.vegetarianismo.com.br/peles/peles.html

😡

Leo
Leo
23 março de 2005 10:16 pm

Olá pessoas
A quem interessar possa:
Temos a coleção dos Evangelhos Apócrifos da editora Mercuryo em 4 volumes, no 1 ou no 2 tem o evangelho do Tomé(é no 1, mesmo)
Amor a todos os seres…e muito chocolate

Titanico
Titanico
23 março de 2005 11:32 pm

Fala Leo, beleza?

A tradução é bacana?
Onde se consegue e quanto tá os livros?

Grande abraço…

x-builder
x-builder
23 março de 2005 11:50 pm

Evangelho de maria madalena:


Levi respondeu a Pedro: “Pedro, sempre fostes exaltado. Agora te vejo competindo com uma mulher como adversário. Mas, se o Salvador a fez merecedora, quem és tu para rejeitá-la? Certamente o Salvador a conhece bem. Daí a ter amado mais do que a nós. É antes, o caso de nos envergonharmos e assumirmos o homem perfeito e nos separaremos, como Ele nos mandou, e pregarmos o Evangelho, não criando nenhuma regra ou lei, além das que o Salvador nos legou.”

Liza
Liza
24 março de 2005 8:58 am

“…Cada polaridade – Feminino e Masculino – apresenta qualidades necessárias ao equilíbrio do mundo. Desenvolver estes princípios em nossa consciência é enfim promover a dança da reconciliação, da parceria igualitária, da diversidade. Como na natureza, quanto maior a diversidade humana, maior sua riqueza.

Mulheres e Homens pensam e sentem diferente, mas a felicidade, a saúde, a maturidade psicológica e física de uma pessoa seja mulher ou homem, depende da realização de ambas as forças – masculino & feminino, razão & sensibilidade, ação & contemplação, enfim, a unidade em todos os aspectos da vida.”

Ivanaldo xavier
Ivanaldo xavier
29 abril de 2020 5:36 pm
Reply to  Liza

Nossa, que raciocinio espetacular, parabéns.

ch
ch
29 março de 2005 10:30 am
Leo
Leo
29 março de 2005 10:33 am

Blz Titanico

A tradução tá bem jóia mesmo. Pelo que eu vi nos apócrifos disponiveis na web e o do livro, estão bem traduzidos.
O Preço deles está em torno de R$33,00 até R$37,00 dependendo do volume. Normalmente as grandes livrarias tem eles no catalogo.
Não sei qual a sua cidade, mas deve ter, se não tiver uma opção é pedri pela Web mesmo.
Abraço
Qualquer coisa e-maie

Titanico
Titanico
30 março de 2005 9:25 pm

Obrigado Leo!

Tentarei achar aqui em Campinas mesmo…
Leio algumas coisas na Web, mas nada supera o prazer de estar com o livro na mão para levá-lo a qualquer lugar!
Não troco essa sensação por nada…

Grande abraço…

tiza
tiza
23 março de 2005 1:40 pm

“A consciência se transforma ou pelas próprias provações ,ou por revelações iluminadas”(J.Campbell) Todos estão certos na medida em que não se pode provar nada sobre a virgindade física de Maria.Este é valor da fé.Mas admito que posso estar com meu Deus pessoal, não cheguei no “eu sou tú “; estou no “eu mais tú e Ele virá ” mas Ele não vai contra a energia anímica e luminosa de todas as coisas ,ele transcende minhas limitações, é misericórdioso. Pareço (?) meio Quixotesca,em minhas poéticas opiniões,sou assim mesmo.Sempre senti a presença de Deus em mim mas tbém além de mim. Por… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
23 março de 2005 11:43 am

Oi Victor Hugo!

Acabei de escrever sobre isso no post anterior.

Abraços!

x-builder
x-builder
23 março de 2005 9:21 am

Acid, discordo de vc quando diz que acha bom pelo fato de o envangelho de Tomé não ter sido incluso juntamente com o canônicos. Não acho que exista má interpretação e boa interpretação. Interpretações são inferências. São visões pessoais de alguém, baseadas em sua formação ideologica, filosófica, religiosa ao longo da sua vida. Bem diferente de alguma ciência exata. A partir do momento que qualquer texto, seja lá qual for, se adequar a interpretação de alguem torna-se e falar que é a interpretação mais correta torna-se manipulação. Por isto que cada religião visa puxar o peixe para sua sardinha como… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
23 março de 2005 9:38 am

Não sei não x-builder… Com a cabeça que temos hoje, achamos que seria bom. Mas temos que pensar em qtas injustiças foram cometidas em nome da Bíblia (mal interpretada). Aliás, até hoje tem quem faça barbaridades em nome do Senhor! Um pai de uma aluna de minha mãe, deu uma surra com cabo de vassoura na filha pequena (da idade da minha, +/- 7 anos). Tudo pq em algum lugar da Bíblia está escrito que as crianças devem ser educadas com VARA e amor. Ele levou VARA ao pé da letra…. Será que não passou pela sua cabeça que isso… Read more »

x-builder
x-builder
23 março de 2005 9:56 am

Entendi sua colocão Radical. Mas o q eu quis dizer é que a expressão “mal interpretada” é muito perigosa. Muitas vezes pode ter uma manipulaçao por trás. Na Idade Média a interpretação da bíblia pelos católicos era sinônimo de “Boa interpretação”. O que será a interpretação do Acid neste texto de Tomé daqui a mais 2000 anos? Muita gente no futuro poderá achar até infantil esta interpretação. (não que ache seu texto infantil Acid, pelo contrario, eu pessoalmente gostei da sua interpretaçao). Por isto, acho que qq informação deve ter acesso as massas sem intervencao de alguem surgir e dizer… Read more »

Victor Hugo
Victor Hugo
23 março de 2005 10:46 am

Os Livros Apócrivos são grandes causadores de polêmicas. Uma boa fonte de pesquisa sobre esse assunto é o site do Frei Jacir de Freitas, professor de Exegese bíblica.

Dá uma confirida na entrevista que ele concedeu a revista Galileu!!!

http://www.bibliaeapocrifos.uaivip.com.br

Helena
Helena
23 março de 2005 10:49 am

Perceber humor em Cristo não é algo fácil, mesmo porque sua divindade faz com que as pessoas mais fanáticas o tentem afastar do lado bom da vida que é justamente rir e sentir feliz em todas as situações, mesmo nas mais constrangedoras. Insistiam em colocar Jesus nessas situações para provar se de fato trata-va-se de alguém superior e Jesus com total paciência, discernimento e conhecimento da ignorância humana os arrebatava a uma dimensão onde todos somo ralmente iguais, perante Deus e onde homem e mulher não precisam de provar nada um ao outro, mas sim provar que Deus é mesmo… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 março de 2005 10:59 am

X, o que eu chamo de má interpretação é exatamente o sentido da palavra: uma interpretação que leve ao mal. Tivemos muitas, muitas MESMO, por conta da Igreja Católica. Muito se matou baseado na palavras da Bíblia, e até mesmo das de Jesus (não sei como, mas nas cruzadas conseguiram deturpar a esse ponto). Tem uma passagem do Ev. de Tomé onde Jesus diz: Felizes sois vós, se vos rejeitarem e odiarem. E lá onde vos tiraram e odiaram não será encontrado lugar algum. Bush adoraria essa justificativa pra jogar uma bomba atômica nos desafetos, não acham?

Fabiana de Lins
Fabiana de Lins
23 março de 2005 11:09 am

somos seres místicos. todavia, toda dimensão espiritual deve conter a ação consciente. neste aspecto, o ser feminino tem uma condição privilegiada, vejamos. gestamos o mundo. estamos aqui e agora [tanto homens e mulheres] por causa do útero criador da vida. diante dessa inexorável realidade, pergunto: há um entendimento mais profundo da mulher em compreender o universo em virtude de habitar dentro dela um ser cósmico ? Maria foi assim. Minha mãe foi assim. Todas as mães do mundo serão sempre assim. Nisso reside a nossa condição diferenciada, não no sentido de sermos melhores, mas no sentido de sermos respeitadas pelo… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
23 março de 2005 11:17 am

Eu também discordo dessa sua visão Fabiana…. Pq que utilidade teria o útero se não existisse o homem para semeá-lo? Acredito que em tudo há de haver equilíbrio, tudo tem polaridade… e portanto homem e mulher tem que ter o mesmo peso, cada um com a sua parte divina. Todos merecem o mesmo respeito, pq todos somos UM só.

x-builder
x-builder
23 março de 2005 11:29 am

Entendi o q vc quis dizer agora, Acid. Eu entenderia como uma manipulacao mesmo, como foi o fato das cruzadas. Lembrei do debate do Padre Quevedo editado pela globo.

Victor Hugo
Victor Hugo
23 março de 2005 11:31 am

Radical Chic,
Concordo com a sua posição sobre o equilibrio do homem e da mulher, mas qual a sua posição no caso da gradidez de Maria mãe de Jesus e a sua virgindade?

Fabiana de Lins
Fabiana de Lins
23 março de 2005 11:40 am

Em primeiro, não neguei a existência do homem na fecundação. Ao contrário, afirmei categoricamente que somos seres místicos e, nisso, somos iguais inexoravelmente [homens e mulheres]. Em segundo, a minha referência é sobre a dimensão da criação dentro do microcosmos feminino. Nisso reside uma proximidade com a criação divina, na medida que o homem não tem útero. Considerando que a dualidade, masculino e feminino, é uma criação para se explicar diversas questões no plano material, podemos até afirmar, ainda que alegoricamente, que Deus é Feminino na sua origem, se considerarmos o Big Bang como útero divino. É claro que estas… Read more »

Flávia
Flávia
7 abril de 2011 1:46 am

“Jesus foi um dos únicos Avatares a dar a devida importância às mulheres”. Sabe que eu sempre pensei que, se Jesus não tivesse ensinado mais nada, somente o fato de tratar as mulheres como iguais, com respeito, como seres humanos, já faria de Cristo o Mestre mais incrível que a humanidade já conheceu! Pena que esta postura “feminista” estivesse tão a frente daquele tempo que os apóstolos não puderam assimilar e nem mesmo entender. Jesus de Nazaré, esse é o cara!! Li há muito tempo (não me lembro mais onde), quando me interessava mais por mitologia, que, para os antigos,… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.