O ROSTO DE MARTE

marte rosto foto1 35A72
Cydonia 35A72 (A primeira foto)

Vocês devem conhecer este rosto. Em 1976, a sonda Viking sobrevoava a região de Cydonia, em Marte, quando fez essa foto. Na época, a NASA disse que era apenas um “truque de luz e sombras”, amparado pelo “fato” de que uma segunda foto, tirada “duas horas depois”, não revelava esse rosto. Investigações posteriores descobriram que esse “fato” era uma mentira: a sonda orbital estava do outro lado de Marte duas horas após a primeira foto. Na verdade, havia sim uma segunda foto, que só foi descoberta por pesquisadores independentes e que, longe de sanar as dúvidas, revelava que, mesmo em uma posição de luz diferente, também aparecia a estranha imagem de um rosto:

marte rosto foto2 70A13
Cydonia 70A13 (A segunda foto)

O mistério permaneceu por mais de 20 anos, com a NASA sempre alegando o “efeito de luz e sombras”. Após muita pressão (inclusive de Arthur C. Clarke), em 05 abril de 1998 a sonda Mars Global Surveyor passou por Cydonia com a missão de tirar fotos das estranhas formações encontradas por lá. Pelo visto, os mais incompetentes cientistas foram usados nessa missão, porque o número de erros que foi cometido (por descaso ou intencionalmente?) foi surpreendente! A câmera de alta resolução do satélite tem dois modos de funcionamento: um deles mais preciso, que combina o resultado de vários filtros para formar uma imagem mais precisa, e outro de baixa definição, utilizando menos filtros. Pois bem, na segunda passagem a câmera algum tapado colocou a câmera em modo de baixa definição!!!!!!! O satélite vai passar em cima de um dos maiores mistérios de Marte e o cara bota a câmera em baixa definição!!!!!! A NASA depois reconheceu o erro. Me pergunto: esses caras estavam emaconhados ou há dias sem dormir? Não à toa que os ônibus espaciais da NASA explodem! Claro que, diante desses absurdos, hipóteses conspiratórias ganham força. Obrigado por alimentar nossas paranóias, NASA. Como se não bastasse, a imagem captada foi processada nos laboratórios de forma a suprimir qualquer contraste, qualquer elevação ou profundidade:

marte rosto 1988
Cydonia “catbox” (1988)

ESSA foi a imagem divulgada para o mundo todo, horas depois de recebida. Foi publicada em revistas científicas, TVs, jornais, etc. O “rosto de Marte” foi ridicularizado, ganhando o apelido de “catbox” (caixa de areia, usada por gatos). Bem, digamos então que o rosto em Marte seja apenas um jogo de luz e sombras, algo não-artificial. Então porque o JPL (Jet Propulsion Laboratory, subordinado à NASA), além de pegar uma foto sem contraste, adulterou-a digitalmente no sentido de parecer ainda menos um rosto? Me parece uma política tendenciosa e nada científica, não é mesmo? Ou isso, ou a NASA contratou para esta missão os piores cientistas e os piores laboratoristas também!

marte rosto pentagono
Reconhece alguma coisa desta imagem? Este é o Pentágono, sob as mesmas condições da foto tirada pela NASA. Como alguém pretende analisar algo dessa forma?

A farsa ficou tão evidente que no dia seguinte a NASA reprocessou a imagem e liberou uma versão com “alto-contraste”:

marte rosto 1998 contraste
À esquerda vemos a foto reprocessada pela NASA. Se invertermos a incidência da luz (trocarmos as luzes pelas sombras) na foto da direita, veremos algo mais parecido com um rosto.

Agora sim temos algo com o que lidar. Mas o estrago já estava feito. Para o grande público o caso estava encerrado. Periódicos científicos, como a revista Nature, não aceitam mais nada que se refira ao rosto, ou seja, é um assunto que está fora da “comunidade científica”. Felizmente existe a Internet. Mas mesmo essa foto não contribuiu para elucidar o mistério, por dois motivos: o ângulo em que o satélite passou foi mais baixo e oblíquo, em comparação ao da Viking (que fotografou a “face” de cima), e a luz estava incidindo de forma diferente.

Em 2000 foi feita outra passagem no local de Cydonia, e por um erro de operação, todos os dados colhidos foram perdidos! Simples assim!

Jogando luz no mistério do Rosto de Marte

Em 2001 a sonda passou novamente pela região e obtivemos outra imagem do rosto, desta vez de cima, como a da Viking, em alta resolução e em condições de luz favoráveis. O resultado continuou inconclusivo, porque, para quem não acredita, o lado do rosto que não víamos na outra foto pode parecer para uns uma formação natural (o que torna o outro lado um mero acaso da natureza), e para os que defendem a face pode ter sido uma erosão que causou a destruição parcial do rosto. O que não se pode negar é que há uma impressionante simetria em sua estrutura, como as linhas retas e paralelas no lado esquerdo, no arco que emoldura o rosto, na distância entre o que parecem ser olhos, nariz e boca. E, mais inegavelmente ainda, que o platô que emoldura a “face” é surpreendentemente plano e simétrico. O geologista James Berkland, do U.S. Geological Survey, deu seu parecer: “O tal rosto de Marte é diferente de qualquer coisa natural que eu tenha visto ou ouvido falar. Atribuir essa simetria a erosão do vento é defender um caso especial de processo geológico sem evidências que a suportem”.

marte rosto 2001 contraste
A imagem da esquerda é a original, tirada em 2001. A da direita é uma alteração feita para representar a incidência de luz e contraste da foto nas condições encontradas pela Viking, na foto de 76. Veja aqui uma animação

A palavra final e oficial da NASA sobre o “rosto” é: “uma análise detalhada das múltiplas imagens dessa formação revela uma típica montanha marciana que aparenta ilusoriamente uma face humana dependendo do ângulo de visão e da iluminação”. Esse tipo de monte é chamado de Mensae (Mesa).

Ligação com o Egito?

Uma proposta conspiratória e ainda mais intrigante é que, se a face foi intencionalmente criada e não sofreu erosão, então ela poderia conter metade de um rosto humano, e a outra metade felino!

marte rosto 2001 espelhado
Na foto esquerda a metade esquerda do rosto foi espelhada (parecendo um astronauta de capacete), e na foto direita a metade direita é que foi duplicada (parecendo um felino)

Pode parecer tolice a princípio, mas é assustador pensar que temos um paralelo híbrido hominídeo / felino aqui mesmo, na Terra, mais especificamente no Egito: A Esfinge de Gizé, um corpo de leão com cabeça de homem, que também desafia a ciência com um mistério: O máximo que os arqueólogos conseguem encontrar da dinastia egípcia remonta a 4.000 a.C. Só que no corpo da Esfinge foram encontradas erosões que só poderiam ter sido causadas por chuva torrencial. E tais chuvas só ocorreram no egito entre 15.000 e 10.000 a.C! Estimativas mais conservadoras podem trazer a data da esfinge pra 7.000 ou 5.000 a.C. (em condições bastante improváveis), mas mesmo nessa época (período neolítico) o máximo da manifestação artística do ser humano que sobreviveu ao tempo foram os grotescos bisões nas paredes das cavernas. Tudo isso sem falar na adoração dos gatos pelo povo egípcio, e que eles têm um Deus com cabeça de Leão:

marte rosto sekhmet
Busto do Deus egípcio Sekhmet (divindade leonina)

E mais estranho ainda se formos ver que, na mesma área de Cydonia, encontramos formações piramidais muito semelhantes às do Egito.

marte rosto cidade
Acima, o que os pesquisadores chamam de “a cidade”, com várias formas piramidais. (veja uma foto em alta resolução de todo o local)
marte rosto piramide
A pirâmide conhecida como “D&M Pyramid“, com dois lados perfeitos

Mais mistérios de Marte

E estas não são as únicas coisas esquisitas do planeta vermelho. Temos também um “monte” que parece incrustado no meio de uma cratera, e em cujo pico parece haver uma pirâmide.

A sonda Spirit, que pousou em Marte em 2004, fotografou um objeto desconhecido no céu de Marte. O fato é que só pode ser a Viking 2, ou uma estrela cadente ou, quem sabe, o mesmo objeto não-identificado com 25 km de extensão que foi fotografado pela sonda Phobos II (em Marte) momentos antes dela misteriosamente perder contato para sempre.

Fotos atuais do Rosto de Marte

Em 2006 a sonda Mars Reconnaissance Orbiter fez a melhor e mais mais detalhada imagem até hoje do “rosto”:

marte rosto 2006
Foto de 2006 com a câmera HiRISE

Também em 2006 a sonda Mars Express (da ESA) fez fotos em stereo de Marte, o que possibilitou um mapeamento em 3D do rosto, e o resultado é esse:

Cydonia Mensa (“Face On Mars”) (2006)

O mistério de Cydonia rendeu até uma música da banda inglesa Muse:

Muse – Knights Of Cydonia: Live At Wembley Stadium 2007

E um vídeo com o compilado de mistérios sobre o “rosto”:

Canal “Você Sabia?” – NASA encontra face misteriosa em Marte!!

Referência:
Imagens de Cydonia em alta definição (site da NASA);
The Cydonia Institute;
NASA – Unmasking the Face on Mars;
Proof that the Cydonia face on Mars is artificial;
Nasa x Artificial structures;
Evidence: The face on Mars

3 3 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
49 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
carlos Alberto s. Silva
carlos Alberto s. Silva
5 fevereiro de 2022 7:12 pm

A NASA manipulou digitalmente as fotos para parecer que tudo em cydonia são formações geológicas naturais.

claudiran
claudiran
24 julho de 2005 12:37 am

depois de analisar as fotos e ler os textos,nao tendo grandes conhecimentos sobre ufos ,acredito que no minimo e muito estranho a erosao causar tamanha cimetria em uma montanha . com relacao a comparacao do rosto de marte parecer com um felino eu discordo, parece mais com um macaco. semelhante com o filme do planeta dos macacos ,como existe uma teoria que nos seres humanos podemos ter vindo do macaco por que nao dizer que o macaco e que veio de marte . tudo e possivel uma civilizacao avancada que acabou chegando a terra e se extinguiu e originou outra… Read more »

Rhaissa
Rhaissa
24 junho de 2005 8:11 pm

Olá. Nao acho que seja possivel, acho q pode teer sido apenas algo para chamar atencao, com um tipo de “marketing”. pode, claro, ser realidade, mais, apesar d eu ter apenas 10 anos, sei q existem muitas fomas d se “avaliar'” esta possibilidade. bijins, Issa

Anônimo
Anônimo
16 junho de 2005 11:33 pm

Seria este o possível ”astro intruso”

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI551427-EI302,00.html

João
João
30 maio de 2005 11:13 pm

O que mais me chamou atenção na foto de Marte não foi a “face” mas sim as piramides em volta, são varias e todas bem simetricas,acredito que a face até poderia ser obra do acaso mas a nossa atenção deveria se voltar para aquelas piramides .

geferson meireles gomes
geferson meireles gomes
30 maio de 2005 3:26 pm

Gostei do que li e vi, e com toda a certesa voltarei a conectar este novo pençamento.

Drica
Drica
4 maio de 2005 9:54 pm

EVOLUÇAO CONSTANTE.. DESDE CRIANCA ACHEI QUE TODOS TINHAM ACESSOA AS MESMAS SENSAÇOE S QUE EU.. FOI TRISTE DESCOBRIR UQE TUDO O QUE SEI TENHO QUE TAERDUZIR E NEM SEMPRE É TAO CLARO QUANTO EM PARECE QUANDO EXPLICO.. A CAMINHADA É CANSATIVA.. PRECISO DE AGUA ! RSS BEIJOS

J.SOUSA
J.SOUSA
20 abril de 2005 7:33 pm

Só temos de parar e reflectir:Porque será que somos tão orgulhosos ao ponto de pensarmos que somos os únicos habitantes de todo um universo?

João
João
20 abril de 2005 7:32 pm

Interessante, ELES fazem de tudo para nos esconder a verdade. Somos todos um bando burro sem informação.

[]’s,
João.

Francisco de Lima Ribeiro.
Francisco de Lima Ribeiro.
20 abril de 2005 9:10 am

Gostei muito desta reportagem sobre o rosto encontrado em Marte, e aquele objeto que apareçe perto da sonda certamente deve ser um objeto voador não identificado, pois não estamos sozinhos no universo.

Titanico
Titanico
29 julho de 2005 8:10 am

Gelo em Marte:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI608572-EI301,00.html

Anônimo
Anônimo
2 novembro de 2008 3:16 pm

Um novo tipo de mineral descoberto em Marte pela sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter indica a presença de água há muito mais tempo do que se acreditava, informou ontem a agência EFE. Para o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), da Nasa, agência espacial americana, o mineral também aponta a importância que teve a água na topografia do planeta vermelho, assim como a possibilidade de existir vida. Os pesquisadores disseram que a presença de silício hidratado, também conhecido como opala, são indícios fundamentais da presença de água há milhões de anos em Marte. Segundo Scott Murchie,… Read more »

Titanico
Titanico
25 setembro de 2006 4:01 pm
Anônimo
Anônimo
26 julho de 2009 6:37 pm

Buzz Aldrin Reveals Existence of Monolith on Mars Moon

http://www.youtube.com/watch?v=bDIXvpjnRws

Nome
Nome
7 fevereiro de 2009 8:21 pm

Uma vez que você olhou a imagem de anos atrás e foi induzido por todo o planeta a visualizar nela um rosto, vais procurar um rosto nela sempre que a ver e SEMPRE vais encontrar. Afinal, é isso que você quer achar.

Não adianta procurar provas de vida externa se você aceitar apenas as suas próprias respostas. Seja mais exigente quanto ao que quer encontrar.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 maio de 2008 5:03 pm

Fotos em alta resolução do “rosto de Marte” e Cydonia:
http://www.esa.int/esaCP/SEM09F8LURE_index_1.html

Luz&Paz
Luz&Paz
22 abril de 2008 9:20 am

*Garoto russo lembra de reencarnações em Marte* “Boris relatou ainda como costumava viver em Marte, que o planeta era habitável e que sobreviveu a uma catástrofe que modificou a história do planeta e de seus habitantes: a destruição da atmosfera, fazendo com que a vida só continuasse possível em cidades subterrâneas. Nesse período, ele freqüentemente fazia viagens ao planeta Terra, onde realizava pesquisas científicas. Isso na época da antiga Lemúria, onde relata ter presenciado explosões de montanhas que causaram o afundamento do continente nas águas. Conta ainda que um lemuriano, amigo seu, faleceu diante de seus olhos sem que nada… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
6 fevereiro de 2008 3:24 pm

Mcnaught, achei legal a “galáxia Smile”, ali na direta da foto 🙂
Saindo da Matrix – dezembro 19, 2007 10:38 AM

Veja a foto ampliada:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI903712-EI238,00.html

Viu Sr. SDM rs. E ja que dizem: – nesse mundo, ou, universo nada é coincidencia rss…
Só nos resta o velho ponto de interrogação ( ? ). Novamente engraçado hehe.

Coringa
Coringa
5 fevereiro de 2008 8:28 pm

rsrsr…essa tá boa!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 fevereiro de 2008 5:42 pm

Mais um rosto foi descoberto em Marte
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL285391-5603,00-SONDA+AGORA+DESCOBRE+IMAGEM+DE+ROSTO+SORRIDENTE+EM+MARTE.html

ZéBedeu
ZéBedeu
17 setembro de 2007 10:48 am

Esse rosto de marte não tem nada demais, pura ilusão de ótica. Assim como aqui mesmo temos várias formações rochosas que lembram formas humanas e animais.

Até parece que alguém esculpiria algo com aquele tamanho só para causar curiosidade em primatas curiosos como nós. Que fosse a cara do BOZO mostrando a língua então! huhuahuahuahauhauha

Olim
Olim
6 dezembro de 2006 2:41 pm

“Cientistas encontram prova de água em Marte.

A prospecção de Marte encontrou provas de água líquida presente no planeta, anunciou hoje a Nasa.
‘Já tínhamos provas de que havia água há milhões de anos em Marte’, disse Kennet Edgett em entrevista coletiva na sede da Nasa.
‘Agora encontramos provas da presença de água líquida na atualidade’, ressaltou.”

(Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1287020-EI301,00.html )

o inquisidor
o inquisidor
2 abril de 2005 4:41 am

não seria essa charge o video de uma impressora da HP? se me lembro, eles fizeram uma propaganda assim logo que a sonde se perdeu

Mundico
Mundico
1 abril de 2005 10:00 pm

Eu tinha esta animação que você falou, x-builder. Era muito divertida mesmo. Era de um site americano que já não existe há uns 4 anos. Boa lembrança!

Titanico
Titanico
31 março de 2005 11:42 pm

Fala X-Builder, beleza?

Também assisti esse filme… é dito que a vida só começou na Terra porque os “marcianos” fizeram com que ela aqui eclodisse…
O filme é bem legal, principalmente o final…

Vemos inclusive, em paralelo com o
filme, que só conseguimos respostas para nossas dúvidas, depois de decifrar os códigos que a própria vida coloca em nossa frente. Em suma: cada um carrega o peso que consegue, na medida necessária para o crescimento… “a cada um segundo suas obras”…

Grande abraço pra vc…
E pra vc também Amiko…

Liza
Liza
30 março de 2005 10:24 am

😀 Não acredito! Errei o planeta? São tantas coisas que a gente lê sobre o assunto que acaba se confundindo. É uma pena eu não lembrar onde foi que li sobre isto.
Vou dar uma pesquisada. 🙂

Radical Chic
Radical Chic
30 março de 2005 9:58 am

Eu já tinha lido isso sobre Vênus, Liza. Que segundo dizem é inabitável para nós, mas que teria uma civilização mais “avançada” que a nossa. E que teriam feito conosco o mesmo que nossos cientistas querem fazer com Marte. Tornaram a Terra propícia para receber a sua civilização e nos transferiram pra cá… Sendo que os que “passaram de ano lá”, não precisaram mais de um corpo físico e nem da reencarnação como nós. Bom, isso foi o que ouvi em um dos cursos que fiz, mas daí a ser verdade, nunca comprovaram. Tem uma outra “erosão” em Marte, em… Read more »

Liza
Liza
30 março de 2005 9:16 am

Li em algum lugar na internet que em Marte existe vida, mas por estarem em uma dimensão superior a nossa não conseguimos vê-los, pois sua matéria é bem mais sutil.
Será???

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 março de 2005 2:41 am

Pois é… até hoje não há explicação “lógica” para aquilo

Tiago Poeta
Tiago Poeta
30 março de 2005 2:23 am

I’m not a Skeptic =P Eu pessoalmente acho até que todos os globos são habitados (kardec L.E), por seres em várias dimensões e tipos de máteria (escura, parda, amarela, rs) mas que é verdade que qualquer 😉 ponto e virgula com um tracinho em baixo vira um rosto… isso é inegavel. Mas a hipotese de ter havido vida inteligente, humanoide, feita de máteria identica a nossa em marte, em tempos remotos não pode ser descartada. Ou talvez quem sabe aqueles que esculpiram aquele “imenso rosto” em marte, fizeram isso depois de dar uma passadinha aqui na terra para desenhar aqueles… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 março de 2005 1:50 am

The “skeptics” get never tired of explaining with condescending arrogance that the human visual system tends to see faces where there are none, and that examples of hills that look like faces abound in the solar system. But, challenged to produce a single example of a hill that looks like a face and retains the illusion under different viewing angles and lighting conditions, they cannot produce a single example. The skeptical emperor is naked.

http://www.webpan.com/dsinclair/face.html

Tiago Poeta
Tiago Poeta
30 março de 2005 12:54 am

As bruxas também Espuminha, eles além de viverem meio cá meio lá, eles são muito úteis para emitir (quando usados propositalmente para isso) e absorver energias negativas.

Mas Acid… estruturas geometricas na natureza não são tão raras assim. Tem váaarios exemplos… mas este é um clássico:comment image

É claro que o rosto humano em marte é um mistério… Mas também temos que admitir que nosso cérebro é treinado a ver um rosto onde tenha dois furos e um risco horizontal em baixo.

Legal que tu postou a conta. Amanhã é dia D.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 março de 2005 12:52 am

Talvez seja porque os egípcios eram fascinados pelo mundo dos mortos, e os gatos são os animais com mais acesso a este plano.

Marcio
Marcio
30 março de 2005 11:53 am

Oi pessoal, Um outro site fala sobre a relação entre as pirâmides e o relevo de Marte, vale a pena ler: http://geocities.yahoo.com.br/ufonoegito/index.html Mas acho, pessoalmente, que buscar vida hominídea em um dos dois planetas vizinhos da Terra é um pouco de preguiça. A verdade está beeem lá fora. Na hipótese de não podermos ver os Marcianos porque eles estão em outra dimensão, acho que podíamos misturar o conceito de ETs com o de Espíritos desencarnados, e o dom de ver OVNIs como uma espécie de mediunidade, um sentido especial vinculado ao períspirito. Ver ETs, assim como comunicar-se com os Espíritos,… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
4 abril de 2005 2:31 am

Sobre o livro de Marte, uma pessoa na lista voadores postou o seguinte: “Na verdade nao se trata do planeta Marte. O título seria planeta X, mas Hercilio cedeu a pressao do editor e ficou Marte que andava na moda na época. (Revelação não confirmada em outra lista, passada pela filha de um amigo do Hercilio.)” O fato é, que nos anos 50 QUALQUER coisa do espaço TINHA de vir de Marte, graças a lavagem cerebral dos filmes de Hollywood. E, como Marte ainda era um mistério, não custava nada acreditar que, se existisse vida inteligente lá fora, podia muito… Read more »

Titanico
Titanico
30 março de 2005 1:43 pm

Boa tarde… Tem um livro do Ramatís chamado “Vida no Planeta Marte” ou algo assim, que diz que Marte é mais evoluída e eles não permitem que possamos vê-los. “A vida além da sepultura” do mesmo Espírito, também fala um pouco de Marte, onde alguns Espíritos já cumpriram sua missão ou provas aqui e retornaram para seu planeta. Mas, pelo menos até onde sei, a maioria de nós foi exilada de Capela há quase 25.000 anos terrestres. Vide “Exilados de Capela” de Edgard Armond e “Colônia Capela – A outra face de Adão” de Pedro de Campos. Sugiro ainda “Gestação… Read more »

Anay montenegro
Anay montenegro
30 março de 2005 2:49 pm

Ainda nao li, ams ja soube desse livro de Ramatis sobre a vida no planeta marte. Mas vcs já viram, se não me engano é no Livro dos Espíritos q tem uma parte falando especificamente do planeta Marte, q era mais atrasado do que a terra. Se não me engano, o mais atrasado do sistema solar….Alguém poderia opinar sobre essa incompatibilidade de opiniões? Quem estaria com a razão: Kardec ou Ramatis? E qual seria a causa desse engano? Nunca me preocupei DEMAIS com isso, mas sempre tive a curiosidade de saber. 🙂

Amiko
Amiko
31 março de 2005 9:20 pm

Titanico,

obrigado pela dica, não repetirei o erro.

Anônimo, o inominado.
Anônimo, o inominado.
31 março de 2005 8:27 pm

Muito bom esse texto sobre “a face”, mas…

essa de homem-gato X esfinge não colou. Nem a duplicação da imagem mostrou coisa alguma.
Quanto à esfinge, até meu cachorro sabe que aquilo é simbolismo, e não que houvesse um cruzamento de leão com boi com serpente e com gente. (Todos representados na esfinge, e todos representando uma particularidade dos quatro elementos naturais e dos quatro aspectos da personalidade humana) Corpo, Ego, Self e Mente

x-builder
x-builder
31 março de 2005 5:11 pm

Titânico, suas colocacoes me fizeram lembrar de um filme chamado “missao marte” onde os marcianos escondiam determinados locais por ondas.

De repente as sondas que a nasa perdeu podem ter esbarrado em algum semaforo , ou sido atropelada por um carro . (rs)

Mas brincadeiras a parte faz sentido o que vc escreveu.

Titanico
Titanico
31 março de 2005 4:52 pm

Òia eu de novo… Amiko, só uma observação… vc diz que “(…) Chico Xavier é espírita kardecista (…)”. O Espiritismo é apenas aquele que foi codificado (e não criado, pois é criação dos Espíritos) por Kardec. Existem outras doutrinas Espiritualistas, mas Espiritismo é só um. Portanto, Chico Xavier (o qual eu muito admiro, sendo talvez o melhor médium do espiritismo), era Espírita, simplesmente Espírita. Não é correto usar “kardecismo” como muitas pessoas assim o fazem. Talvez apenas para identificar, mas particularmente não concordo. X-Builder… muita boa suas colocações, principalmente por lembrar o quesito tempo… tempo em que o Livro foi… Read more »

x-builder
x-builder
31 março de 2005 3:01 pm

Titânico, há muito tempo li este livro de RAmatis “A vida no Planeta Marte”, no entanto não me recordo de nenhum momento que Ramatis tinha se referido que marcianos estavam em outras dimensões. Afinal este livro foi escrito em 60, e nesta época nao tinha nem como mandar sondas para marte e nao tinha como se preocupar se lá era deserto ou não. Ainda estavam estudando como ir à lua. Não sei, seria interessante dar uma conferida nisto, mas o livro me passou a impressão de que lá eles vivem no mundo material tanto quanto nós. Eu lembro de um… Read more »

amiko
amiko
31 março de 2005 2:31 pm

Outro espirito de respeito, Emmanuel, psicografado por Chico, não me lembro em qual livro comenta sobre Marte e segundo ele Marte é mais evoluido que a Terra.
E olha que Chico Xavier é espirita kardecista o qual diz o contrário sobre este planeta.
Nesse caso concordo com o post do Henrique. Seriam dois planos espirituais em marte.
É possível isto ?

Titanico
Titanico
31 março de 2005 2:15 pm

Esse negócio de Marte: Kardec X Ramatís, já rendeu boas teses, inclusive em revistas (onde tenho uma que fala bem disso). Kardec, como disse o Henrique, apenas deu uma “pincelada” muito rápida sobre esse assunto. Portanto, ele não faz nenhuma conclusão. Em se tratando do professor Rivail, se ele fez isso, algum motivo deve ter tido. Acreditam que ele não tenha tido intenção de entrar demasiadamente neste terreno, pois iria mais confundir que explicar. Sobre Ramatís, acho que suas obras não tem a ver exatamente com o Espiritismo, embora traga muito de seus elementos. Existem sites que colocam temas separados,… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
31 março de 2005 1:11 pm

O que eu acho estranho é como um grupo de homens como estes cientistas da NASA que se gabam de ‘defensores da ciência’do ‘racionalismo’ ou da ‘verdade’ se mostram capazes de tanta tendenciosidade em relação a qualquer fenômeno que não tenha explicação ‘lógico-dedutiva’ imediata (já incluso o fenômeno citado nesta matéria sobre a foto com o rosto em marte).Mas eles não são os únicos que fazem este tipo de coisa, provavelmente existem milhares de pessoas que se arrogam em achar que só por causa de sua formação ou pestígio profissional ou religião podem dizer em que devemos acreditar ou não,… Read more »

Henrique
Henrique
31 março de 2005 9:37 am

Já folheei este livro do Ramatis há algum tempo e fiquei com a mesma dúvida que Anay Montenegro comentou no post abaixo. A civilização mostrada por Ramatís é muito superior a esboçada no breve comentário feito por Kardec no Livro do Espíritos. Fiquei na dúvida e acabei não comprando o livro. Achei estranho que uma civilização tão avançada não deixasse marcas que pudessem ser vistas pelos cientistas da Terra. Vários livros depois, hoje, tenho uma outra visão sobre o assunto. Nada impede que haja uma civilização mais avançada do que a da Terra em Marte, especialmente se ela estiver em… Read more »

x-builder
x-builder
30 março de 2005 6:17 pm

Eu já li este livro do Ramatis, mas muita coisa que li nao concordei. Alguém deve estar mentindo (NASA ou o Ramatis), pois da forma que o Ramatis fala existem civilizacoes super sofisticadas lá em marte com marcianos com formato humanoide como nós, mas ao mesmo tempo a gente olha para as fotos da NASA e so vê um deserto vermelho.

Piper
Piper
30 março de 2005 12:01 pm

Em um outro tópico sobre ufos eu tinha postado algu sobre os Egipcios, se tratando dessa relação com o universo.
Um cara postou um site muito bom esses dias aqui no SDM.

Muito loko esse site, confiram: http://www.enigma-x.hpg.ig.com.br

Bem completinho e de façil navegação.

[]’s

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.