Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita:
Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes ao menor dos meus irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda:
Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para Satan e seus mensageiros; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.Então também estes perguntarão:
Mat 25:31-46
Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mais uma bela parábola de Jesus, adaptada à mentalidade da época, que espera a recompensa após a morte por suas boas ações. Questionado sobre qual será o “método de qualificação” pra “adentrar os céus”, Jesus responde acima, o que pode ser resumido numa só palavra: caridade. Caridade àqueles que mais necessitam, aos que mais sofrem, aos mais humildes. Algumas versões da bíblia traduzem erroneamente o sentido do texto “Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos“… não tem nada de “mesmo”, fosse assim bastaria auxiliar seus parentes e amigos, ou confrades da Igreja.
Me deu vontade de publicar esse post após ter meditado num fato que aconteceu hoje: no sinal de trânsito, dei um saquinho de pipoca a um garoto (com seus 6 anos) que pedia dinheiro. A coleguinha dele também pediu, mas eu não tinha outra pipoca. Pedi então ao garoto pra repartir com ela, mas ele negou. Ainda argumentei: “mas não fui eu que dei a você? Que custa dar um pouco a ela?” mas ele saiu de perto com seu saco de pipocas…
Fiquei matutando: se as pessoas soubessem compartilhar, não haveria fome. E não precisa compartilhar muito não; qualquer besteira que se coma já engana a barriga. 4 ou 5 pipocas já satisfariam a menina, e não faltaria para o garoto. Não mata a fome, mas distrai. Só que a lei aqui na Terra é a do cada um por si… a caridade não é só um requisito a quem doa, mas também a quem recebe. Bem, eu preferi não fazer nenhum juízo de valor sobre o garoto, afinal, não compete a mim gerenciar o que eu distribuo, senão ainda seria algo de minha propriedade. E nem por isso vou deixar de distribuir algo quando sentir que devo.
“A assistência social ideal tem características universalistas próprias inconfundíveis:
Waldo Vieira; Projeções da Consciência
Não apresenta caráter oficial, sendo espontânea.
Não demonstra rótulo profissional nem fim profissionalizante.
Não alimenta segundas intenções proselitistas.
Não incentiva a segregação de espécie alguma.
É a doação da consciência, simples, pura, direta, sem mediação, exigências nem condições. E que todos podem praticar em silêncio.”
Lendo seu post hoje, lembrei de um amigo que não comia essa pipoca de saquinho de jeito nenhum, pq dizia que tinha gosto de cimento! rsrs, ok, é brincadeira. Eu captei a profundidade do seu texto. Engraçado…ontem eu li um e-mail com uma parábola da mesma temática: caridade…interessante e bem reflexiva. Gostei do seu enfoque na “responsabilidade” de ambas as partes (quem doa e quem recebe).É verdade:”a caridade não é só um requisito a quem doa, mas também a quem recebe”! Abraços e até breve! Luz Infinita. Ps1.:acabei de ler no mural que o deputado espírita foi ao Programa do… Read more »
Tsedacá salva vidas Na praça do mercado de uma certa cidade em Israel, sentava-se um famoso astrólogo que podia prever o futuro das pessoas. Naquele preciso instante passaram dois alunos de Rabi Chanina, carregando machados. Estavam obviamente se dirigindo aos bosques para cortar madeira para o Bet Hamicdash. O astrólogo os viu à distância e disse ao povo que o rodeava: “Estão vendo aqueles dois jovens caminhando ao longe e conversando tão alegremente? Não sabem que a morte os está espreitando na floresta. Olhem bem, e poderão ver que eles não voltarão vivos.” Os dois estudantes continuaram seu caminho, alheios… Read more »
Lindo o texto. Gostaria de saber apenas um pouco mais. Se tu sentiste aquela alegria que Jesus falou que “dar é melhor que receber” falo isso porque já senti e é uma sensação diferente, estranha, profunda, de plenitude. Não sei explicar. Tu poderias?
Vlws…meu companheiro de jornada…obrigado!!!
Oi Sérgio: tem um post sobre “O universo como um holograma” no velho blog:
http://www.acid.blogger.com.br/2004_02_01_archive.html#21817576
claro que fala das caracteristicas do holograma.
Um dia, enquanto ouvia uma palestra sobre isso(caridade), perguntei: “Como posso saber se estou fazendo isto de coração ou apenas para satisfazer meu ego?”. ao que ouvi: “Pense em como você se sentiria se não o fizesse”, ou seja, pratique seus atos de coração,com intenção pura e consciente, incondicional.
Quando não existe um sentimento sincero de ajudar dentro das pessoas, a questão da obrigação, muitas vezes é simplesmente ignorado.
Radical, Interessante isso que falou, também ocorre comigo. Deve ser mesmo a voz do coração que fala mais alto. Acho que devemos segui-lo, e nos deixar conduzir pelo Amor, a Compaixão e a Caridade. E se não pudermos fazer tudo quanto gostaríamos, pelo menos façamos alguma coisa. Podemos ser carinhosos, oferecer-lhes palavras encorajadoras e de conforto, saber ouvir, oferecer um sorriso, além dos recursos materiais – roupas, alimentos, dinheiros, etc. Com isso, terão mais forças para enfrentar a luta do dia a dia. “O homem mais importante do mundo é aquele que precisa de você, porque é ele que lhe… Read more »
Imagina vc com a cam ligada pra td mundo ver… talvez na próxima vida, hehehehe. 😀
Ah, eu sou uma bela porcaria pra fazer “movimentos culturais”. Não gosto de centralizar nada, nem sequer criei a comunidade SDM no Orkut (nem tinha Ortkut!) e só depois me deram a “direção” dela… tá certo que uma das minhas metas desse ano era ser mais sociável, mas tambem nem tanto!
Hum, quem sabe a gente não faz a sala Saindo da Matrix lá?
Poderiam sair uns debates legais hehehe.
Acid, fica a sugestão.
Quero dar uma sugestão.Quem tem o programa Paltalk (aquele que nas salas pode-se ligar a cam e falar ao microfone),pode aproveitar e entrar nas salas Filosofia Espírita ou Filosia Espírita-Allan Kardec.Volta e meia tem alguns debates interessantes e até uns convidados dão palestras.Enfim, as salas estão sempre abertas e pode-se trocar boas idéias.
Pra usar o programa, não precisa ter cam e nem microfone.
Quem não conhece, pode baixar em http://www.paltalk.com
Essas salas ficam na categoria Welcome Brasil.
Paz a todos nessa semana que se inicia! 😀
É a primeira vez que venho aqui. E gostei muito desse blog. Sobre a questão da “caridade” acho que é uma palavra cujo sentido vem sendo deturpado pelas igrejas ditas “cristãs”. Prefiro o termo “compaixão”. A compaixão é um dos componentes do amor ao próximo. E, quando praticada, quem DOA deve ficar agradecido a quem RECEBE, pois este lhe ofereceu a oportunidade de praticar o amor ao próximo e conseqüentemente, LHE OFERECEU A OPORTUNIDADE DE AVANÇAR UM POUCO MAIS NO SEU PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL.
Caridade para os outros verem… que valor tem?
A assistência social ideal tem características universalistas próprias inconfundíveis: Não apresenta caráter oficial, sendo espontânea. Não demonstra rótulo profissional nem fim profissionalizante. Não alimenta segundas intenções proselitistas. Não incentiva a segregação de espécie alguma. É a doação da consciência, simples, pura, direta, sem mediação, exigências nem condições. E que todos podem praticar em silêncio.” (Waldo Vieira; Projeções da Consciência) Em 1979, antes da mudança… Considero esses pensamentos ideais , uma proposta de HUMANIDADE, que possibilita avançarmos além da nossa porção animal, EVOLUIRMOS , juntos, por enquanto uma busca,mas eu acredito na possibilidade de que ela prevaleça ;Agora…, o texto Cristianismo,… Read more »
Que bom Acid, que vc voltou com a corda toda….e esta” bem consigo mesmo.
(É a doação da consciência, simples, pura, direta, sem mediação, exigências nem condições. E que todos podem praticar em silêncio.”) …..
….silêncio..um bom tema n~~ao achas!!! a escuta verdadeira..(N~~ao a minha, mas a Vontade do Pai….)
Vc conhece algum site que fale sobre holograma, holografia…???
Sabe que esta semana eu estava pensando sobre isso. Passaram vários pedintes aqui na rua, mas em alguns momentos eu não ajudei e em outros, mesmo estando com a despensa vazia, reparti o que eu tinha, sabendo que aquilo faria muita diferença para a pessoa. Agora, como diferenciar o pedinte que realmente precisa, daquele que fez disso a sua profissão? Foi aí que me lembrei do tópico da Má no Orkut, a diferença toda está no coração. Percebi que estava me deixando guiar por ele, pq com o coração eu sabia a diferença entre aquelas pessoas. Eu também me recuso… Read more »
Esqueci de colocar….o nome
Site sobre holografia?….
Tyo Byro
A caridade é mais almpla do que simplesmente repartir bens materiais. Quando estamos amparados pelas rodas da Sabedoria e do Amor, todos os nossos atos se tornam caridade. Pode ser uma oração, mentalização, um livro que fale da Verdade, ouvir o outro e etc. Tudo que fizermos será destituido de apego.