CONTEMPLAR O SOL

Mulher olhando para o Sol
Renaissance – Carpet of the Sun

O Sol e a Lua iluminam os nossos corpos; também Cristo e a Igreja iluminam os nossos espíritos. Isto é, iluminam-nos se nós não formos cegos espirituais. Porque, do mesmo modo que o Sol e a Lua não deixam de derramar a sua claridade sobre os cegos que, contudo, não podem acolher a luz, também Cristo envia a sua luz aos nossos espíritos. Mas esta iluminação só tem lugar se a nossa cegueira não lhe puser obstáculos. Por isso, que os cegos comecem por seguir a Cristo gritando: “Tem piedade de nós, Filho de David!” (Mt 9,27) e, quando tiverem recuperado a vista graças a Ele, poderão ser irradiados pelo esplendor da luz. Mas nem todos os que vêem são iluminados de igual forma por Cristo; cada um é-o na medida em que pode receber a luz (cf Lc 23,8 s) Não é da mesma maneira que todos vamos a Ele, mas “cada um irá segundo as suas próprias possibilidades (Mt 25,15).

Orígenes, presbítero e teólogo

“Não te prendas às suspeitas nem às pessoas que te levam a escandalizares-te com certas coisas. Porque aqueles que, de uma forma ou de outra, se escandalizam com as coisas que lhes acontecem, quer as tenham querido quer não, ignoram o caminho da paz que, pelo amor, leva ao conhecimento de Deus os que dela se enamoram.
Não tem ainda o perfeito amor aquele que é ainda afetado pelo temperamento dos outros, que, por exemplo, ama uns e detesta outros ou que umas vezes ama e outras detesta a mesma pessoa pelas mesmas razões. O perfeito amor não despedaça a única e mesma natureza dos homens só porque eles têm temperamentos diferentes mas, tendo em consideração essa natureza, ama de igual forma todos os homens. Ama os virtuosos como amigos e os maus, embora sejam inimigos, fazendo-lhes bem, suportando-os com paciência, aceitando o que vem deles, não tomando em consideração a malícia, chegando mesmo a sofrer por eles se se oferecer uma ocasião. Assim, fará deles amigos, se tal for possível. Pelo menos, será fiel a si mesmo; mostra sempre os seus frutos a todos os homens, de igual modo. O Nosso Deus e Senhor Jesus Cristo, mostrando o amor que tem por nós, sofreu pela humanidade inteira e deu a esperança da ressurreição a todos de igual forma, embora cada um, com as suas obras, atraia sobre si a glória ou o castigo.”

São Máximo, o Confessor – monge e teólogo; Centúria 1 sobre o amor, na Filocalia
Sol e Lua

Com a prática dos mandamentos a mente despoja-se das paixões; com a contemplação espiritual das coisas visíveis desprende-se das idéias passionais das coisas; com o conhecimento das coisas invisíveis despoja-se da contemplação das coisas visíveis; e, por fim, com a contemplação da Santíssima Trindade desprende-se das coisas invisíveis. Assim como o Sol, ao surgir e iluminar o mundo, se mostra a si mesmo e mostra as coisas iluminadas por ele, assim o Sol de justiça, ao surgir na mente pura, se mostra a Si mesmo e mostra os princípios de todas as coisas que foram e serão feitas por Ele.

São Máximo, o Confessor

Há um filme (ou documentário?) cujo nome não lembro, em que uma mulher apaixonada pela Lua diz que só se casa com seu pretendente se ele a fizesse pisar na Lua. Ele consegue, através de um espelho d’água, fazendo ela pisar no reflexo da Lua. Achei essa criatividade e mudança de paradigma o máximo, e me lembrei disso quando li o texto acima (enviado e comentado por Solius). Acredito que este é o papel da Religião: nos fazer VER, progressivamente, até que possamos contemplar o “Sol” em toda a sua glória.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
25 maio de 2019 11:20 pm

Anúncio do Evangelho (Jo 14,23-29) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 23“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo,… Read more »

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
29 agosto de 2016 8:46 am

Como Fazer a Posição Saudação ao Sol

pt.wikihow.com/Fazer-a-Posi%C3%A7%C3%A3o-Sauda%C3%A7%C3%A3o-ao-Sol

Saudação ao Sol / Surya Namaskar

http://www.youtube.com/watch?v=g6_I43iF4k0

O verdadeiro significado do Surya Namaskar

respire.blog.br/surya-namaskar/

Anônimo
Anônimo
28 março de 2012 10:07 am

Parte 1: Enorme Objeto Esférico Tomando Energía del Sol

http://youtu.be/Glwnvb-BcwU

Paula
Paula
24 dezembro de 2009 5:31 pm

Feliz Natal para os leitores do SDM!

Desejo para todos nós luz para nossas mentes, corações e almas! Muito Amor, Compaixão e Humildade!

Beijos.

Solius
Solius
23 dezembro de 2009 11:10 am

Passo rapidamente para desejar um Natal repleto de bênçãos para todos os colegas e respectivos familiares.

Abraços
Fiquem com Deus

Fellini
Fellini
22 outubro de 2009 2:26 am

Excelente post.
Até me faz ter vergonha de ser o que sou.
Mas como sou o que sou, vou deixar para os espirituais do SDM comentarem. Meu papel, aqui, é de cético.

I said, lord,
I’m just lookin’ for some tush.

http://www.youtube.com/watch?v=XqF7ZGfFaD0

Solius
Solius
21 outubro de 2009 10:42 pm

🙂 Veja se este lhe satisfaz (a lista está do lado direito):

http://www.lepanto.com.br/dados/vidadosanto.htm

Pers
Pers
21 outubro de 2009 10:16 pm

“Não tem ainda o perfeito amor aquele que é ainda afectado pelo temperamento dos outros, que, por exemplo, ama uns e detesta outros ou que umas vezes ama e outras detesta a mesma pessoa pelas mesmas razões.”
Ufa, ainda chego nesse perfeito amor.

hehe, eu gosto dos santos.

Solius, sabe informar um site com vida de santos ? Prefiro os textos mais completos.

Solius
Solius
21 outubro de 2009 10:11 pm

Esqueci (e não poderia) de comentar sobre a trilha sonora. 🙂 Renaissance é daquelas bandas que não se deixa nunca de ouvir. Se as músicas fossem só instrumentais, já seria excelente, mas ainda tem a voz da Haslam…
Vale dizer que minha iniciação foi justamente com o Prologue. :))

Solius
Solius
21 outubro de 2009 10:06 pm

Excelente seleção, amigo! 🙂
As Centúrias de São Máximo são de uma riqueza espiritual ímpar.
Agora, já que as mesmas centram-se na caridade, faça jus e, por nós, tente descobrir o nome do tal filme… :))

Nid
Nid
21 outubro de 2009 5:15 pm

Já tinha Pensando em Haver o verdadeiro papel da Religião. Assim como um Verdadeiro Governo de um País, o papel verdadeiro de uma Religião seria exatamente o que ficou dito nas ultimas linhas deste post.

Nid
Nid
21 outubro de 2009 4:18 pm

Ninguem melhor que Você para falar sobre o Sol. 😉

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
10 abril de 2017 7:24 pm

Mahapunnama Sutta (MN 109) – O Grande Discurso na Noite de Lua Cheia.

Um bhikkhu questiona o Buda acerca dos cinco agregados, do apego, da idéia da existência da personalidade e da realização do não eu.

O Buda dá um ensinamento completo sobre os agregados: o que são, porque são importantes, como eles surgem, qual a sua gratificação, qual o seu perigo e como libertar-se deles.

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/MN109.php

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.