ANKH

ankh

O Ankh é um hieróglifo encontrado largamente na arte do Egito Antigo. Esse símbolo aparece gravado nas colunas dos templos de Karnak, Edfu, e também gravado ou pintado em murais no Templo de Luxor, de Hatshepsut, Medinet Habu, entre outros, bem como em obeliscos e nas paredes de túmulos. O significado do Ankh é literalmente Vida, e se liga fundamentalmente ao conceito de vida eterna (Nem Ankh). Cenas vívidas pintadas em paredes de templos ou túmulos representam um Deus estendendo o Ankh ao Faraó. Um exemplo disso está no túmulo de Amenhotep II onde vemos o Ankh sendo-lhe entregue por Osíris. Ele é segurado pelo círculo como uma chave, a chave que abriria os portões da vida após a morte.

deuses egipcios

Os Deuses egípcios sempre o carregavam em uma das mãos, simbolizando o poder que eles próprios possuíam sobre a vida. Como se eles fossem os mantenedores da mesma, atuando sobre a origem e o princípio de tudo. As pessoas carregavam este símbolo como um amuleto para a longevidade (e talvez por isso tenha aparecido uma conexão do Ankh com os vampiros).

A popularidade do ankh se comprova através dos vários objetos do cotidiano moldados na forma do ankh: colheres, cetros, espelhos, etc. Na tumba de Tutankhamun, um porta-espelho dourado foi encontrado na forma de um Ankh, num claro jogo de palavras, porque a palavra egípcia para espelho também é “ankh“.

O Ankh também é conhecido como a Chave do Nilo, representando a união entre Osíris e Ísis, que originava as cheias periódicas do Nilo, fundamentais para a sobrevivência do povo egípcio, e daí se pode tirar um sentido de transformação e reencarnação pelo qual era encarada a morte pelos egípcios, onde o nascer e morrer poderia ser comparado com o fluxo do rio – cíclico, previsível e imutável, com suas cheias e secas.

Ordem rosacruz amorc
Ordem Rosacruz AMORC

É parte também do símbolo da Ordem Rosacruz (AMORC). Metaforicamente, a cruz representa a união/intersecção do céu e da terra.

sociedade alternativa
Sociedade Alternativa

Por suas semelhanças com a cruz cristã, o Ankh foi assimilado pelos cristãos egípcios, que ficaram conhecidos como Cristãos Cópticos, de forma que o Ankh ficou conhecido como Cruz Ansata ou Cruz Cóptica. Posteriormente, contudo, veio a ser proscrito e identificado com paganismo, ocultismo e satanismo, sendo ainda contemporaneamente considerado um símbolo diabólico por muitos (em parte devido ao uso dele pelo movimento ocultista em fins do século XIX e pela Nova Era, a partir da década de 60). A Cruz Ansata se popularizou no Brasil no início dos anos 70, quando Raul Seixas e Paulo Coelho criaram a Sociedade Alternativa. O selo dessa sociedade possuía uma Cruz Ansata adaptada com dois degraus na haste inferior, simbolizando os degraus da iniciação, dando forma de uma chave, a chave de todas as portas.

É óbvio que o caráter satânico que deram ao Ankh é fruto da ignorância e leviandade com que usam esse símbolo. O que mantém a energia de um símbolo é o pensamento que se faz dele. Não o pensamento de uma ou 10 pessoas, mas sim da coletividade, durante um certo tempo. O Ankh é um símbolo que foi criado como uma coisa boa (a chave para o “outro lado”, a Vida Eterna) mas que hoje está sendo imantado de pensamentos negativos por parte de uma massa ignorante que acha que é um símbolo de magia negra ou algo maligno.

E acima uma curiosidade: Ankh como um Oscilador Elétrico. (Egyptian Ankh is just Electric Oscillator for Energy)
5 4 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
trackback
Ankh – Origem e significado da cruz egípcia ao longo dos anos – Arquiteta Giovanna
16 março de 2021 1:25 pm

[…] Waufen, Saindo da Matrix, Spectrum Gothic, […]

Higor Silva
Higor Silva
13 março de 2021 1:05 pm

Ankh na minhas experiência é a chave do céu guardada pela natureza e pelos animais..quem recebe a ank em vida na terra terá a vida eterna… ja os os caveiras que se acham os donos da terras terão a morte eterna

Barbara Lemos
Barbara Lemos
9 abril de 2005 11:45 pm

Sempre usei Ankh.Uso a mais de 10 anos ( tenho 31 ).Sempre o vi de maneira positiva , e depois na fase jah madura pesquisei todos os simbolos egpicios e tirei minha propria conclusao.Acho que o que a gente acredita tem de ser assim.Conhecer para saber e soh depois chegar as nossas conclusoes de certo e errado , pois o livre-arbitrio eh nosso.Acredito que seja simbolo de protecao e longevidade.Vejo como o masculino e feminino numa soh personificacao.

Rachell
Rachell
17 abril de 2005 5:41 pm

Só por ser gotica,não significa que eu use só roupas de cor preta. Como eu disse, uso o ankh para finalidades positivas. Eu gosto de coisas que tenham significados. Não vou usar usar algo só por usar. Bom, eu penso assim. E o que eu quis dizer com minha mensagem anterior, é que as pessoas hoje em dia julgam muito. Em filmes, historias, aparecem imagens de vampiros, de seres que usam o ankh que são colocados numa posição ao lado do mal, e por fim as pessoas acabam achando que por isso, esse simbolo é algo negativo. Simplismente acho muito… Read more »

The Daywalker
The Daywalker
20 abril de 2005 11:45 am

Eu não sei… acho que tudo tem um lado positivo e um lado negativo. Por exemplo, a cruz cristã: muitos usam como símbolo da fé cristã, mas não é um instrumento de tortura e morte também, tanto que Cristo morreu nela? Ou vampiros, mortos que se alimentam do sangue dos vivos, mas não concordam que são sensuais e fascinantes? Uso roupas pretas e as pessoas julgam-me má, então, por que as batinas dos padres também são dessa cor? Percebe como as pessoas têm idéias controversas? Não quero ser hipócrita e vir com aquele clichê, “Não se deve julgar um livro… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 abril de 2005 12:13 pm

Parece que o pessoal está muito mais preocupado em provar que não há nada demais com as roupas e acessórios do que refletir sobre QUE IMAGEM estão mandando pro mundo, e o que vocês irão receber em troca por causa disso.
Você não são crianças: As pessoas julgam pela aparência. Não é bonito, mas é a realidade. E toda ação causa uma reação no sentido contrário, ou seja, direto pra você. Nesse caso, através de pensamentos negativos. Mas, se quiserem um exemplo mais palpável e didático, tentem andar pela rua com uma braçadeira nazista…

rafael
rafael
31 maio de 2005 9:42 am

isso explica muito bem os significados das coisas

willian
willian
23 abril de 2007 5:39 pm

Eu estou fazendo um trabalho sobre a religiao egipcia. vi diversas fotos dos deuses do egito, muitos deles seguram esse simbolo. Eu li a lenda de osiris, e de acordo com a lenda a explicação do simbulo se encaixa. voce nao deve saber como ajudou a complementar minha pesquisa.

goan7
goan7
29 outubro de 2011 8:18 pm

Como temos visão limitada,
o que realmente significa esse simbolo,
pode significar uma coisa pra mim uma para você uma para os egípcios e outra para a sociedade, mas essencialmente o que é? Apenas uma imagem mas, com que objetivo?
Realmente devemos tomar muito cuidado com essas formas hoje nessa sociedade, as vezes acabamos criando “energias ruins” mas talvez também possamos chamar a atenção de pessoas e conversar com elas a respeito criando “energias boas”.

Sabedoria e Amor a todos

x-builder
x-builder
14 março de 2005 10:27 am

Eu já estive no Egito. E posso te informar sem exitar que este simbolo significa apenas o delta do rio nilo onde dividia ná época dos faraós o Baixo Egito e o Alto Egito. Este simbolo tb simboliza a fertilidade, a fartura…. Se vcs olharem no mapa do egito vc encontrarão um delta parecido com o simbolo de ankh. O Egito era governado sempre por dois faraós, um governava o alto egito e outro o baixo egito, dividido por este delta) Existem muitos mitos que nós ocidentais fazemos do povo Egipcio. Quando fui para lá tive a oportunidade de quebrar… Read more »

x-builder
x-builder
14 março de 2005 3:54 pm

Já fui a Grécia tb!!! Fui na região de Agamenon, perto das ruinas de troia… E os arqueologos de lá nos mostram o que é lenda e o que não foi….. O arqueolo que descobriu as ruinas de troia foi dito como louco para provar que troia existiu. hj tem uma estatua dele na cidade de Atenas. E todo dinheiro gasto para descobrir a cidade o Estado ressarciu. Se vc ver no inicio do seu post vc fala da união entre Osíris e Ísis. Que eram deuses do alto egito e do baixo egito. Isto eu acho que tem que… Read more »

x-builder
x-builder
14 março de 2005 3:39 pm

É Acid, sei nao viu? rs

Com certeza temos que entender as crenças daquele povo na época. Mas as vezes vemos muitas coisas sensacionalistas sobre o egito antigo que é muito difícil engolir. Estas coisas têm que ser separadas.

sayaman
sayaman
24 agosto de 2004 5:50 pm

não é Camarilia, mas sim Camarila 😉

MeTaL
MeTaL
19 setembro de 2004 3:11 pm

O Sabá também usa Ankh, porém diferente do da Camarila. Ele possui espinhos.

Betamalkav
Betamalkav
18 janeiro de 2005 2:00 pm

Diferente não só por ter espinhos mas por sua posição invertida… No caso de uma cruz q simboliza a eternidade, a posição ficou certa. Jah q a eternidade dos membros do Sabá não eh tão longa assim!

Rachell
Rachell
13 fevereiro de 2005 1:32 am

Sou gótica e uso o Ankh. Só por usa-lo, ao me verem usando, as pessoas acham que é algo do mal, fico triste ao ver e sentir que as pessoas só sabem ver o que lhes é imposto sem nenhuma objeção.As pessoas recusam-se em procurar saber como foram e como são as coisas, só sabem julgar. Sei os varios significados do Ankh, claro que pesquisei para entender mais e não ter uma idéia destorcida do simbolo, e sim, descobri que é algo bom. Gostaria que as demais pessoas tambem fossem assim: pesquisassem para estenderem o que significam as coisas. Que… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 fevereiro de 2005 4:04 am

Cara Rachell, sem querer regular oque vc usa, mas vc não acha que, quando uma pessoa olha pra você toda de preto, com esse símbolo no pescoço, vai achar no mínimo esquisito? Eu acho elegante (principalmente se for prateado), mas esse conjunto (preto + ankh) ficou associado a pessoas “do mal”, então elas vão irradiar pensamentos de rejeição e negatividade pra você, o que não é bom (por mais que você o considere como símbolo de proteção). Já se você usar branco, vai entrar no inconsciente coletivo das pessoas como sendo uma sacerdotisa egípcia, já não havendo a rejeição. É… Read more »

Thamara
Thamara
14 fevereiro de 2005 4:11 pm

uso o ankh, e adoro usar pois me da um senso de imortalidade tipo de anscetrariedade egipcia fico chateada quando dizem que sou maléfica ou do grupo “Nova era” gostaria muito que esse simbulo fosse mas divulgado em seu natural …

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 março de 2005 3:11 pm

X, arqueólogos incompetentes tem aos montes. Ignorar o aspecto espiritual e religioso no Egito é como ler Ilíada e Odisséia e achar que tudo aquilo lá era mentira porque Homero mistura deuses e homens em suas batalhas (e tão aí as ruínas de Tróia que não me deixam mentir). O Ankh é muito mais que uma alegoria do delta, assim como as pirâmides são MUITO mais do que túmulos (é algo sobre o qual vou fazer um post, baseado num programa do History Channel).

Tatiani
Tatiani
14 março de 2005 12:13 am

Eu ganhei um colar com a cruz ankh, gostaria de saber mais sobre essa cruz, na verdade já me disseram que é uma coisa maléfica, gostria de saber porque essa “lenda” sobre essa cruz…

Trunkael
Trunkael
31 julho de 2004 1:03 am

Isso explica bem o por que esse simbolo é utilizado como simbolo da Camarilia – uma organização de vampiros que preferem não serem notados pela humanidade – o conceito de vida-eterna caiu muito bem.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.