ÉTICA NO DIA-A-DIA

Eu sou um apreciador de humor negro, mas me vi escandalizado com a repercussão do caso do goleiro Bruno no Twitter. O nível foi do engraçado para o trágico e depois, para o grotesco. Como se, a cada revelação do caso, fosse ficando (pra essas pessoas) mais engraçado (o que definitivamente não era). O mais triste foi perceber que ao tirarem onda da desgraça da própria vítima as pessoas estavam corroborando a idéia do próprio assassino, de que ela (a vítima) era uma ninguém, descartável, desprezível. E que sua vida era algo a ser “resolvido”.

Pensei: por que isso? Sempre pensamos “por que isso?” quando vemos algo que nos choca, e a mídia foi atrás dos motivos psicológicos pro assassinato e vaticinou que Bruno era um psicopata. Mas, nesse caso, em vez de me perguntar “por que isso?” em relação ao assassinato, me vi questionando isso sim os motivos da sociedade. Muito fácil rotular alguém de psicopata e depois ficar tirando onda com a desgraça alheia, como se isso já não fosse um indício de psicopatia. O Dexter provavelmente acharia tudo isso maravilhoso.

Talvez esteja ficando velho e “moralista”, mas já perceberam como cada vez mais essa palavrinha “moralista” vai se tornando um palavrão? É usada pra tudo. Falta pouco pra justificar crimes: “eu o matei porque esse moralistazinho não quis participar do nosso esquema”.

Semana passada o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, defendeu que o Brasil amplie as relações com a Guiné Equatorial, país acusado de graves violações de direitos humanos, argumentando que “negócios são negócios”. Amorim disse que essa aproximação, que exige padrões mínimos de democracia, “vai ajudar que estas práticas que nós apreciamos sejam também adotadas pelos outros”. Para o ministro o exemplo “tem muito mais força que a pregação moralista”. SÉRIO? Qual o exemplo que o Brasil tem pra mostrar? A corrupção do Congresso? A prática de nepotismo pelo presidente do Senado? Ou os grandes exemplos de Lula e seu “partido da ética e da moral”? Nossa aproximação na esfera diplomática tem sido SISTEMATICAMENTE com países ditatoriais, cujo povo é massacrado e a mídia silenciada, e a única vez que nosso país levantou a voz pra criticar outro foi na crise que tivemos foi com Honduras, que estava tão-somente cumprindo a CONSTITUIÇÃO de seu país.

“Se imaginais que, matando homens, evitareis que alguém vos repreenda a má vida, estais enganados; essa não é uma forma de libertação, nem é inteiramente eficaz, nem honrosa; esta outra, sim, é mais honrosa e mais fácil: em vez de tampar a boca dos outros, preparar-se para ser o melhor possível”.

Palavras atribuídas a Sócrates por Platão, ao final do seu julgamento

Vemos a Lei da Ficha Limpa, que só foi aprovada devido a uma rara pressão popular, e agora políticos de todas as legendas lutam pra derrubá-la, em particular o Roberto Jefferson, que não tem a menor vergonha de expor isso no Twitter e ainda chamar a lei de “Fascista”, quando na verdade a deturpação fascista está justamente em tentar, através de malabarismos jurídicos, convencer magistrados de que uma lei moralizante é inconstitucional. Ou ainda pior, querer criar uma Lei imoral pra proteger criminosos, como fez Silvio Berlusconi agora, na Itália.

Não me digam que estou falando de novo em política. Embora esteja, estou tratando, em última instância, de ÉTICA. De que adianta estudarmos Filosofia, Religião Comparada, desconstruirmos a essência dos valores das mais diversas culturas, agregar a sabedoria de milênios e, no dia-a-dia, ignorar tudo que é correto e agir como a massa ignorante, premiando corruptos e agindo guiado pelo próprio umbigo? Cadê os brios de nosso povo? Cadê a indignação que conseguem sentir por Dunga, ou por Galvão Bueno, mas não pelos que tratam como lixo nossos valores mais básicos de humanidade? Por que o desprezo pelas leis que nosso líder máximo sente não repercute no judiciário, nos jornais, na boca do povo, como ocorre com um crime bárbaro? Por que um crime ainda é UM crime, mas o incentivo ao crime – somado ao descaso pelas leis – vindo de quem detém o poder é muito, mas MUITO mais perigoso, pois é um berço e um incentivo para milhares de futuros criminosos que crescerão em um país que sofre de um vazio ético, SEM EDUCAÇÃO, com o núcleo familiar cada vez mais destruído pela violência, miséria e cultura de massa que prega o hedonismo e a “lei do cão”. O que podemos esperar pra o futuro? Só temos em nossa “agenda de compromissos” do país a Copa 2014 e as Olimpíadas? É apenas isso que almejamos, que planejamos a longo prazo?

Esse caso Bruno só ganhou repercussão porque envolve um jogador de futebol famoso, e não exatamente por conta da violência chocante, já que só se soube dos detalhes escabrosos bem depois. Muitos casos aconteceram no mesmo período, e mais estão acontecendo enquanto falamos. No Brasil, 10 mulheres são mortas ao dia em violência doméstica, e isso eu fiquei sabendo através da CNN internacional, através de um link mandado por um colega norte-americano (o que me deixa com mais vergonha ainda). Será que nós temos de compactuar com isso, através da nossa indiferença e silêncio?

Aposto que Sodoma e Gomorra eram muito mais tranquilas que muitas cidades do nosso país. Os anjos não teriam a menor chance se viessem parar por engano numa “festinha” de nossos jogadores de futebol.

Um pouco de Ética

A reflexão ético-filosófica de Platão se baseia na pergunta de Sócrates: “Como eu devo viver?“, em relação a pólis (cidade, sociedade). A resposta se baseia na Idéia do Bem. A verdadeira “felicidade”, segundo as reflexões ético-políticas dos livros centrais de “A República“, reside na forma de existência consagrada ao conhecimento do Bem. Este ideal filosófico, portanto, seria o verdadeiro ideal humano do viver, no sentido de “assemelhar-se a Deus enquanto é possível”. E tal se dá através do equilíbrio, que Platão chama, em seu livro / diálogo “Político“, de justa medida ou proporção (pros to metrion). A medida é algo que pode aplicar-se a tudo que admite excesso ou defeito; ela é, em certo sentido, absoluta, pois responde ao que exige a essência de cada coisa: cada coisa exige por sua essência determinadas qualidades em determinado grau, e é o excesso ou defeito em relação a esta medida o que determina o que está bem ou mal nas coisas. Se a Idéia do Bem representa a objetivação no plano metafísico do sumo valor, a justa medida representa uma objetivação semelhante no plano concreto. Isto porque se supõe que esta justa medida é algo objetivo e plenamente determinado na ordem dos valores. A justa medida é o bem próprio de cada essência, e a justa medida para o homem consiste em realizar em todas as suas ações o bem que lhe corresponde por sua essência. É a mensuração do mais e do menos em relação ao justo meio, o que faz com que exista o bom e o mau. Ou seja, o bom é aquele que excede a justa medida para o bem (o bem incondicional), enquanto o justo está no equilíbrio, e o mau está sacaneando pessoas por aí. (hehehe)

“Não faça ao outro o que não queres que o outro faça a ti.”

Regra de ouro da Ética, compartilhada pelas mais diversas religiões

Cristo põe de forma pró-ativa a Lei de Ouro da Ética, dizendo:

“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas”.

Mateus 7:12

Nas diferentes correntes filosóficas, percebemos que existe um “bem supremo” a nortear os comportamento. Ele é o fim de todos os meios:
Para os eudemonistas, como Aristóteles, ele é a Felicidade.
Para os idealistas, é a Virtude: A finalidade última do homem está em ser bom, virtuoso, e não em ser feliz.
Para os hedonistas, é o Prazer (sensual, intelectual, artístico, etc).
Para os socráticos, é a Sabedoria.

OBS.: Há correntes mistas, como o Eudemonismo idealista (virtude é o meio, felicidade o fim) e Eudemonismo hedonista (o prazer é o meio).

Referência:
Ética e “Felicidade” em Platão e Aristóteles: semelhanças, tensões e convergências;
Resenhas de Babel – O ideal e o possível;
Ética: conceitos e classificações

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
131 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
kiabo azul
kiabo azul
16 julho de 2010 6:54 pm

esses videos do calunga que mencionei exemplificam bastante a questão que o mal não existe, mas sim a ignorancia.

Jota
Jota
18 julho de 2010 2:17 am

Ike:

TVP = Terapia de Vidas Passadas

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
18 julho de 2010 2:31 pm

Peraí, meu caro Jota… Tu quer dizer q/ hoje há menos “fingimento” do que em épocas remotas??? Como vc chegou à essa conclusão??? Vasculhou os meandros particulares dos lares passados, e fez uma comparação c/ os lares familiares atuais??? Não sei não… Isso tá me cheirando à invasão de privacidade. Ou será apenas “fingimento”?! Ou, pelo contrário, o cinismo, a malícia, a trapaça, os abusos (Éticos e morais) das pessoas (De um modo geral), estão mais descarados (Sinceridade às avessas?!); E daí, se concluindo que isso seria sinônimo de “franqueza”?! Daí se concluindo que então seria algo “bom” e “legítimo”… Read more »

Geninha
Geninha
18 julho de 2010 2:44 pm

Anderson, se ha 15 anos viesse a ler o que vc escreveu, seria o suficiente para que fizesse merda. Não sei agora, e não faz muito o SDM tinha 800 visistas diárias, vc não sabe quem são essas pessoas que visitam o site, o que elas viveram e o que elas sentem. Mas se sente responsável por isso, siga em frente! A decisão de Jesus foi tão voluntária que ele pediu “Pai afasta de mim esse cálice”, conta a bíblia que ele Suou Sangue de medo… Ele já era predestinado. Tomei cintotec, se não fosse pra abortar não teria acontecido,… Read more »

Geninha
Geninha
18 julho de 2010 2:51 pm

Isso não é verdade Jota, as pessoas são muito mais fingidas hoje em dia, que antes…O riso ainda que sombrio também é uma forma de camuflar a dor.

O que me impressiona no caso da Elisa é a semelhança com a vida e morte de Jezebel. Jezebel após morta também teve a carne comida por cachorros.

Abraços!

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
18 julho de 2010 3:02 pm

Geninha (e a todos do Blog)… Já q/ vc citou a Igreja Assembléia de Deus, vai aqui uma pequena notícia que deveria indignar todos aqueles que se dizem evangélicos (Ou cristãos de um modo geral): Um dos líderes das Igrejas Assembléia de Deus, o Pastor Samuel Ferreira (E seu conselho de pastores), acabou de consolidar apoio a candidatura da petista Dilma Roussef. É. Ele está em total acordo com as propostas de governo da candidata, que, vejam só (Que coisa incrível!), tb está atrelada ao Governo Mulla, quer dizer, lullla. Não é lindo?! Um líder religioso (Que se diz cristão!)… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
18 julho de 2010 3:42 pm

E Geninha, Lamento por vc forçar um raciocínio que sirva para justificar- retroativamente- o que eu afirmo sobre o aborto (Não o seu especificamente). “[…]Se vc é tão fiel assim, ao que acredita, saberia que tudo acontece com permissão[…]” Será que Deus “permite” que nós assassinemos??? Será que nossos erros não entristecem ao Deus da Bíblia??? Ou Ele é “impassível” quanto a isso?! Devo dizer que a “permissão divina” NÃO exclui nosso livre-arbítrio, concordas?! Muito menos desmereçe a Justiça de Deus. Isso que vc disse tem a ver mais com a doutrina espírita (Tão disseminada no Brasil e ainda tão… Read more »

Nantilde
Nantilde
18 julho de 2010 5:25 pm

Na minha humílima opinião a questão não é que no passado havia muito fingimento nas relações familiares e que no seio das famílias existiam conflitos, frustrações e , às vezes, até mesmo violência verbal e física. Isto é incontestável, embora não se deva, de maneira leviana falar de que isto ocorria em todas e com a mesma intensidade; como também seria leviano afirmar que todas as famílias , nos dias atuais são desestruturadas e que todas as mães não procuram educar seus filhos. Na verdade, no meu entender é que devido ao consumismo, ao materialismo expresso pelos vários canais da… Read more »

Rômulo
Rômulo
18 julho de 2010 6:09 pm

“quando você olha para o abismo, o abismo olha pra você”… Essa frase é do Nietzche, PORRA!

Anônimo
Anônimo
18 julho de 2010 6:16 pm

Dica de livro- “Verdade: Um Guia Para os Perplexos” do filósofo britânico e Professor de Filosofia na Universidade de Cambridge (autor do Dicionário Oxford de Filosofia que virou best-seller em seu país), Simon Blackburn, é uma boa maneira de se iniciar em muitas questões filosóficas da atualidade, porque o autor formula argumentos contrários e favoráveis a essas duas grandes vertentes de pensadores – os ‘relativistas’ e ‘absolutistas’. As argumentações de Blackburn permitem ao leitor entender como pensadores relativistas ou absolutistas abordam o problema da verdade e suas posições a esse respeito. Para isso, coloca em xeque a existência de idéias… Read more »

Bono
Bono
18 julho de 2010 10:25 pm

Eu sempre fico meio ressabiado em afirmar que a sociedade de agora é pior que as outras, ou que essa geração é pior que as outras. Porque para mim na vida não há nada de novo acontecendo, tudo o que acontece agora já aconteceu de alguma forma no passado e vai se repetir no futuro. Oque pode haver de diferente agora é a facilidade de notícias ganharem o mundo rapidamente, mas a reação das pessoas é a mesma que sempre foi, alguns se chocam outros são indiferentes e outros ironizam. Como a história das pessoas envolvidas nas notícias não se… Read more »

Acid
Acid
19 julho de 2010 12:16 pm

Crimes brutais como o caso Bruno costumam trazer à cena a caracterização do suspeito como “psicopata”.
Para Daniel Martins de Barros, do núcleo de Psiquiatria Forense do Instituto de Psiquiatria da USP, “diagnosticar” transtornos psiquiátricos dessa forma é um desserviço à sociedade.
Ele diz que rotular comportamentos não ajuda a buscar soluções para o crime, e aproveita para criticar o determinismo biológico, corrente segundo a qual as causas do ato criminoso estão em configurações do cérebro ou de genes.
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/768298-psiquiatra-forense-critica-a-banalizacao-da-expressao-psicopata.shtml

Geninha
Geninha
19 julho de 2010 12:23 pm

“Lamento por vc forçar um raciocínio que sirva para justificar- retroativamente- o que eu afirmo sobre o aborto (Não o seu especificamente).” Não estou forçando um racicíonio e não estou justificando o aborto, sou contrária a ele, assim como sou contrária ao seu julgamento. “Será que Deus “permite” que nós assassinemos??? Será que nossos erros não entristecem ao Deus da Bíblia??? Ou Ele é “impassível” quanto a isso?!” Sim, permite! Vc é responsável por sua vida, ninguém mais! Se entristece, creio que sim. A bíblia demonstra como Deus se entristeceu com a maldade dos homens e como Ele perdou estes… Read more »

João
João
19 julho de 2010 1:09 pm

O pessoal perde mais tempo querendo dar a última palavra do que realmente aprender alguma coisa.

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
19 julho de 2010 1:55 pm

Muito bom este post Bono…

foram exatamente as coisas que eu pensei quando li este post e li os de politica

muito bom…

valeu…

Jota
Jota
18 julho de 2010 2:11 am

Geninha, não estamos falando de crianças… o que quero dizer é que hoje temos a oportunidade de sermos mais francos. Foi como o Kiabo disse, só que esqueceu de não generalizar: a esposa fingia, o filho fingia, o pai fingia e era tudo muito normal…
hoje, como há menos fingimento, quem sabe estamos vendo a verdadeira face humana? mas sou otimista, ainda acredito que reencarnamos pra evoluir, ou “quebrar a roda de samsara”…

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
17 julho de 2010 9:47 pm

Fico grato Geninha, pelos seus dizeres sinceros, mesmo eu não podendo concordar com tudo que disse. Quanto as coisas que digo por aqui, não se preocupe, assumo as consequências dos meus atos (E olha que as represálias- aqui fora- vêm pipocando por todo lado… Mas isso é outra história). Me desculpo desde já se ofendi sua integridade moral, à respeito desse assunto tão polêmico, mas acho de extrema urgência que essas coisas voltem ao debate público, pois é uma ótima oportunidade para a sociedade definir o que sejam os valores éticos e morais desses dias que correm. Só um porém:… Read more »

Nantilde
Nantilde
16 julho de 2010 9:32 pm

Errei: não são valores intemporais ( esta palavra não existe), mas sim atemporais. Toda criança precisa de carinho, afeto , amor para tornar-se um ser humano. No caso destas pessoas envolvidas neste terrível episódio faltou tudo isto.

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
16 julho de 2010 10:07 pm

Nantilde, Parte do que vc disse tem fundamento sim, mas percebo a incoerência no teu discurso quando vc diz: “[…]Infelizmente, muitas delas incorporaram o que há de pior no comportamento masculino. O que eu penso é que ninguém é obrigado a ter filhos. A pílula está aí para garantir o prazer e evitar as consequências. Mas, se a pessoa decide tê-los, por que não cuidar deles. Filho é compromisso para, pelo menos, vinte anos[…] Isso não é bem do comportamento masculino que vc acabou de pensar e criticar??? Toooodas as conquistas femininas foram bem vindas, claro, mas algumas dessas conquistas,… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
16 julho de 2010 10:16 pm

CORREÇÃO: Não é ‘chegarem’, e sim ‘chegar’.
Foi mau.

Anônimo
Anônimo
16 julho de 2010 10:27 pm

Não é ¨Foi mau¨, e sim ¨Foi mal¨¨
he he he

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
16 julho de 2010 10:46 pm

Pois é Kiabo, A supernany deve estar soltando fogos agora, com o projeto de lei do Governo, em vias de ser aprovado, que pune, vejam só, até com prisão (AI, AI, AI!) os pais que continuarem a educar seus pimpolhos levados, com palmadas no bumbum. Daqui a pouco teremos a campanha de recolhimento ‘consentido-obrigatório’ de havaianas e similares. Repetindo o Karl Kraus: “CERTAS ÉPOCAS NÃO PODEM SER SATIRIZADAS, POIS SÃO SATÍRICAS EM SI MESMAS E, NELAS, A PIADA É INDISCERNÍVEL DA REALIDADE” Essa frase sua: “Se eu tivesse um filho brincando de cabra cega num despenhadeiro eu tirava ele de… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
16 julho de 2010 11:31 pm

E Pers, Não entendi qual seria a relação entre “Pessimismo e negativismo” com perceber e enfrentar a realidade terrível que invade nossas vidas diariamente. Disfarçar meus sentimentos de tristeza e desesperança com discursos de bom ânimo e alegria, só tende a engordar a ÉTICA SOCIOPÁTICA que tomou conta do Brasil, que pela sua própria natureza, não admite confrontos éticos e morais que não sejam a pura FRUSTRAÇÃO e a VONTADE DE PODER. Olha a ‘alegria insana’ e a ‘malícia aplaudida’ aí se configurando… A TÁTICA DO AVESTRUZ é uma forma bem eficaz de desencorajar as pessoas e torná-las CRIANÇAS MEDROSAS.… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
16 julho de 2010 11:35 pm

Julho 16,

Foi ‘mal’ de novo, mas foi de propósito. Faltou as ” “. \¬)

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
16 julho de 2010 11:59 pm

E Kiabo, O que a supernany faz com as crianças, não é muito diferente com o que fiz com os cães que passaram pela minha vida. É um tipo de adestramento humano, e a sua eficácia já é bastante questionada nos meios educacionais e pedagógicos (Claro, que não compactuam c/ o establishment dominante). A parte dos presentes (recompensas?!), eu gosto muito. Senta! Fica! Deita! Au! Au! Agora, discutir com uma criança de 2 anos, tentando convencê-la com argumentos lógicos, é de matar. E aquele “cantinho do castiguinho”, não deixa de ser uma tremenda violência psicológica. O que pra mim, é… Read more »

Lex .........................................................................Zen
Lex .........................................................................Zen
17 julho de 2010 12:04 am

“A. J. Muste, líder do movimento pacifista em meados do século XX nos Estados Unidos, que inspirou milhares de pessoas, disse uma vez, “Não há caminho para paz. A paz é o caminho.” Essa frase nos diz que podemos concretizar a paz aqui e agora com nosso olhar, nosso sorriso, nosso pensamento, nossas palavras e nossos atos. O trabalho pela paz não é um meio. Cada passo que damos deveria ser a paz. Cada passo que damos deveria ser a alegria. Cada passo que damos deveria ser a felicidade. Se tivermos determinação, podemos fazê-lo. Não precisamos do futuro. Podemos sorrir… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
17 julho de 2010 12:12 am

E billy,

Teu coment. tá redondo e sem os desvios da jabulãni. Valeu.

E realmente, pra quem gosta de futebol e esportes de modo geral, e usa aquela camisa de despacho de macumba (*ADENDO: Uma torcida que tem um urubu como mascote é difícil de merecer meu respeito, mas, fazê o que, né?!), a notícia macabra deve ter doído como um soco no fígado.
Compreensível.

Abs ‘tricolores’ pra ti.

Geninha
Geninha
17 julho de 2010 10:30 am

“O número cósmico de abortos (*UM ADENDO: Esses pequenos não tiveram ‘DIREITO’ nenhum, nem de existir… Eu não me engano mais, a Justiça Divina não tardará muito tempo para reclamar esses homicídios que maculam toda a Terra” Ike, eu já fiz um aborto por não me sentir preparada para ser mãe, Citotec. Acho que o pior castigo é a culpa. Já superada. Não percebo incoerência no comentário da Natilde, Ike. Kiabo, monitorar os filhos é importante. Principalmente nos primeiros anos, os meus filhos ganham a liberdade conforme ganham minha confiança. O menino, por exemplo, está de castigo(nada de internet). Adicionou… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
17 julho de 2010 2:19 pm

Geninha, Entendo que para muitas mulheres que passaram pela experiência do aborto, isso tenha sido bem doloroso e traumático (E é natural, normal que essas reações aconteçam). Mas, de qualquer forma (E não julgo os seus valores), o aborto continua sendo o que é: Um assassinato consentido por boa parte da população (E essa afirmação não tem nada de “religiosa”, muito menos tem a ver com “saúde pública”, como querem alegar os legalizadores do aborto). Cometemos erros (alguns graves, outros nem tanto). Eu cometi os meus (E peço a Deus para que não me faça errar mais… Difícil, a carne… Read more »

Geninha
Geninha
17 julho de 2010 3:07 pm

Se o discurso não é dela como ela pode ter sido incoerente? Nas Assembléias é “estimulado” o uso do anticoncepcional as mulheres casadas, e mesmo o uso da camisinha. Incoerência e inrresposabilidade é gerar uma vida sem ter condições de educar. Criar é fácil, até animais criam seus filhotes, educar é outros quinhetos. Presta atenção no que ela comentou: ” Veja bem, eu também acho que vivemos um tempo incrível. desde a pílula anticoncepcional a situação da mulher mudou para melhor. Infelizmente, muitas delas incorporaram o que há de pior no comportamento masculino. O que eu penso é que ninguém… Read more »

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
19 julho de 2010 2:03 pm

Vamos ao momento relax…(pausa para o proximo round) There’s nothing you can do that can’t be done Nothing you can sing that can’t be sung Nothing you can say, but you can learn how the play the game It’s easy There’s nothing you can make that can’t be made No one you can save that can’t be saved Nothing you can do, but you can learn how to be you in time It’s easy All you need is love All you need is love All you need is love, love Love is all you need Love, love, love Love, love,… Read more »

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
19 julho de 2010 3:36 pm

Quando o Tao se perde, fala-se de humanidade e justiça.
Quando aparecem a instrução e as regras de etiqueta, há grandes hipócritas.
Quando as relações familiares não são harmoniosas, fala-se de amor filial e amor paterno.
Quando há desordem e confusão no país, fala-se de amor à pátria.
Onde reina a harmonia está o Tao.
Quando o Tao se perde aparece a falsidade.
(Lao Tsé; Tao Te Ching – verso 18)

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2003/04/harmonia_do_tao.html

Anônimo
Anônimo
19 julho de 2010 7:52 pm

“-julho 18”, Grato sobre o livro q/ vc indicou. O assunto VERDADE é de extrema urgência p/ se entender a questão dos valoras morais. Uma coisa tá atrelada a outra. Só pra botar um pouco de lenha nessa “fogueira relativista” q/ boa parte das pessoas escolheram se aquecer hoje em dia, fica aqui um artigo bem interessante e q/ vai de encontro c/ o assunto do post. PELA RESTAURAÇÃO DOS ABSOLUTOS Se não houvesse um padrão de moralidade absoluto, discussões morais não fariam o menor sentido, lembrava C. S. Lewis. Padrões morais distintos só podem ser comparados à luz de… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
22 julho de 2010 6:44 pm

É impressão minha, ou o “nível ético e moral” por aqui, repentinamente despencou?!

Nana
Nana
22 julho de 2010 7:08 pm

É, Ike. Às vezes as pessoas se tornam extremamente agressivas gratuitamente. Ao expor seus pontos de vista, suas crenças, ou até seus conhecimentos. Isto não acontece só aqui. Infelizmente, faz parte…

Coringa
Coringa
28 julho de 2010 10:55 pm

Um erro cometido com frequência tanto por religiosos muito dedicados quanto por adversários e detratores dos “valores tradicionais” é ver a moral como algo estático e necessariamente restritivo. Essa situação de restrição pode vir a ser necessária, mas deve ser evitada pelo bom motivo de que causa tensões que acabam por vir à tona, possivelmente quando menos sabemos lidar com elas. O nascimento (origem ou gênese) da moral data do próprio nascimento da coletividade humana. Trata-se de assunto que não pode ser resolvido cabalmente pela ciência histórica. Isto não apenas porque o SURGIMENTO da moral SE PERDE NO PASSADO inacessível.… Read more »

Coringa
Coringa
2 agosto de 2010 1:06 am

Ópera dos Malandros – A Hipocrisia na política brasileira

http://www.anovaordemmundial.com/2010/08/video-opera-dos-malandros-hipocrisia-na.html

Só faltou o Serra pra completar o trio ternurinha!

Coringa
Coringa
2 agosto de 2010 11:38 pm

Você nunca viu dados apresentados desta forma. Com o drama e a urgência de um narrador esportivo, o guru de estatísticas Hans Rosling desvenda mitos sobre o chamado “mundo em desenvolvimento”.

Vídeo: Hans Rosling mostra as melhores estatísticas que você já viu [com legendas]

http://www.ted.com/talks/hans_rosling_shows_the_best_stats_you_ve_ever_seen.html

É importante notar a ênfase que o apresentador dá em relação a dificuldade de se obter dados estatísticos ao redor do mundo, mesmo em organismos internacionais. Eles existem, mas não estão disponíveis ao público como deveria. Porque será? 😉

billy shears
billy shears
11 agosto de 2010 7:00 pm

Eis um exemplo de ética na política do nosso país. E o pior é que eles não são ETs, são reflexos de seus eleitores, que insistem em elegê-los: O Globo RIO – O candidato ao Senado pelo PMDB do Acre, João Correia Lima Sobrinho, e o apresentador Demóstenes Nascimento brigaram na terça-feira durante a gravação de uma entrevista na TV5, afiliada da Band no Acre. A gravação do programa, que iria ao ar na própria terça-feira, foi cancelada. O jornalista e o peemedebista seguiram para delegacias diferentes, onde prestaram queixa por agressão. http://www.youtube.com/watch?v=2wrUMQcuSQo Segundo Jota Guimarães, repórter do programa, que… Read more »

Lex Zen, na vigília
Lex Zen, na vigília
21 agosto de 2010 4:31 am

DANILO GENTILI Não queremos uma justificativa. Queremos uma solução. E para que mesmo o mais débil e simplório dos nossos funcionários do Legislativo e Judiciário compreenda e faça o que lhes é cabível, tentarei ser o mais didático possível. O objetivo do artigo 45 da lei 9.504 é proibir a sabotagem e os prejuízos à imagem dos candidatos durante o processo eleitoral. Atualmente, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entende que “caricaturizar” um candidato é uma ameaça, e não o ofício do humorista. Segundo o professor de Direito Constitucional Gustavo Binenbojm, existem duas formas de essa lei ser revertida: 1) O… Read more »

Leandro
Leandro
28 agosto de 2010 7:35 pm

“O mais triste foi perceber que, ao tirarem onda da desgraça da própria vítima, as pessoas estavam corroborando a idéia do próprio assassino, de que ela (a vítima) era uma ninguém, descartável, desprezível. E que sua vida era algo a ser “resolvido”.” Você não teve a mesma sensação ao assistir o filme “A Origem”? Eu tive. Porque, no filme, as vítimas são pessoas descartáveis, que podem ser usadas como o ladrão bem entender, já que o que vale é o próprio sonho do bandido realizado, que corrompe a lei e usa as pessoas. Você não teria interesse em fazer uma… Read more »

Anônimo
Anônimo
4 março de 2011 7:51 pm

Ótima notícia. Bom exemplo:

Em 8 anos, 3 mil servidores federais são expulsos por corrupção.
Balanço divulgado pela Controladoria-Geral da União mostra que o uso do cargo para obter vantagem é principal fator de afastamento.

http://bit.ly/gz5QG2

Anônimo
Anônimo
28 março de 2011 11:05 am

Porque tanto entrave com a lei “Ficha Limpa”?

28/03/2011 – 07h35
‘Nunca vi coisa tão séria’, afirma ministra sobre fraudes de juízes”

investigações que descobriram um esquema de empréstimos fictícios comandado por magistrados…

http://bit.ly/ec0Zc2

Mãe
Mãe
21 junho de 2011 4:15 pm

DE MÃE PARA MÃE: “Vi seu enérgico protesto diante das câmeras de televisão, contra a transferência do seu filho, menor infrator, das dependências da Febem em São Paulo para outra dependência da Febem no interior do Estado. Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter para visitá-lo, bem como de outros inconvenientes decorrentes daquela transferência. Vi também toda a cobertura que a mídia deu para o fato, assim como vi que não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação que você, contam com o… Read more »

Anônimo
Anônimo
18 agosto de 2011 3:18 pm

Escândalo na Fifa.

Fifa – a Máfia:
http://octopedia.blogspot.com/2011/08/fifa-mafia.html

Anônimo
Anônimo
30 setembro de 2011 2:11 am

Corretores de ações são mais irresponsáveis que psicopatas, diz estudo.

“Naturalmente, não se pode classificar os corretores como lunáticos”… “Mas eles se comportaram de maneira mais egoísta e se mostraram mais dispostos a assumir riscos do que um grupo de psicopatas que foram submetidos ao mesmo teste, por exemplo.” – constataram pesquisadores de uma universidade suíça.

“Não ligamos muito para como vão consertar a economia. Nosso trabalho é ganhar dinheiro com isso” – declarou um operador de mercado independente à BBC.

http://goo.gl/I0O3R

Anônimo
Anônimo
1 outubro de 2011 2:43 pm

Sexta-feira dia 23/09 , os deputados federais mostraram a cara e não votaram o projeto de lei da FICHA LIMPA.

A IMPRENSA FOI CENSURADA E ESTÁ IMPEDIDA DE DIVULGAR !

<< ISSO É BOATO! PESQUISEM! >>

Tatiza
Tatiza
21 julho de 2010 10:16 pm

Vcs que comentam aqui são foda!!

Nana
Nana
21 julho de 2010 10:13 pm

Eu, hein!

Nid
Nid
19 julho de 2010 9:38 pm

Ninguém me chamou para o Fight. Esse post era para ser da paz, não?

Anônimo
Anônimo
19 julho de 2010 11:08 pm

Sem dúvida, a questão envolve discernimento evocando bom-senso e não radicalismos, equilíbrio e não extremos, limites e não excessos, sendo esta, pois, a intenção do autor no referido livro anteriormente indicado. Uma das áreas mais difíceis para muitos cristãos no espectro da ética é viver sem sucumbir às armadilhas polares da ética cristã – ou seja, entre o LEGALISMO (onde as regras são radicalmente observadas e as pessoas devem submeter-se à sua jurisdição em uma condição inflexível) e o ANTINOMISMO, o extremo oposto (a total rejeição de toda a lei moral sem lugar para princípios universais). Arthur Holmes notou que… Read more »

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
20 julho de 2010 11:05 am

– julho 19, 2010 7:52 PM

acredito que nossa vida e ideias não podem se fixar em nada, nem como relativismo ou absolutismo, ou milhoes de ismos que existem, e o autor do texto coloca ideias que apoiam e criticam os dois seguimentos, justamente para nos mostrar que isso é dificil de ficar de algum lado, defender algum lado, pq eles sempre se encontram em algum ponto…

Geninha
Geninha
20 julho de 2010 12:12 pm

Gente, vcs estão falando de briga por aqui? E quem é que está brigando?

Eu heim…

Falando sobre o assunto… O Bruno não é um psicopata, no máximo um psicótico. Já esse tal de bola…

Abraços!

Geninha
Geninha
20 julho de 2010 12:36 pm

Ike, vai ver o pastor vê na Dilma o que não vejo. Não vou votar na Dilma por questões obvias. Votar nela seria o mesmo que, após ter cometido o aborto, apoiar métodos e “clínicas” abortivas. Aprendi muito com meu erro. Já da canditada não posso dizer o mesmo, se tivesse aprendido algo com seus erros do passado, com toda certeza hoje estaria fora da política.

Nessa busca ainda estou pensando no menos pior.

Abraços!

Mcnaught
Mcnaught
20 julho de 2010 4:07 pm

“Você viu o que o cara fez com a mina?? – Mas ela era p#@%ta, mereceu. Quem procura acha. Você paga o preço pela vida que leva.´´ Essa é a resposta que mais ouvi até o momento sobre o assunto do goleiro em questão. O fantástico foi por esse lado também, falando de: – jogadores -sexo e drogas em suas carreiras. tem essa frase no comentário acima: “Quando aparecem a instrução e as regras de etiqueta, há grandes hipócritas.´´ E como disseram em outros dois comentários: Tudo isso já rolou em outras épocas, e vai rolar no futuro. Porque isso… Read more »

Jota
Jota
20 julho de 2010 5:20 pm

Oi Ike, sempre suspeitei que o cristianismo fosse meio politeista de alguma forma, agora você me confirmou: Além do Ser supremo existe também um “Deus da bíblia”

Overlord
Overlord
20 julho de 2010 6:57 pm

Mcnaught

“Você viu o que o cara fez com a mina?? – Mas ela era p#@%ta, mereceu. Quem procura acha. Você paga o preço pela vida que leva.”

eu tanbem tenho ouvido muito isso

e como dizem: pimenta nos olhos dos outros e refresco

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
20 julho de 2010 11:49 pm

Caro Jota, Onde vc vê contradição no “Ser Supremo” e no “Deus da Bíblia”?! Qual seria, em substituição à Bíblia, o “manual de instruções” do Cristianismo??!! Deus, o Verbo Divino, não está configurado nas palavras do próprio compêndio de livros?! E palavras ditas (inspiradas) por Ele mesmo?! A Bíblia não é o próprio Deus Supremo falando ao homem?! ______ Pois é Mcnaught, E só acrescentando no que vc disse: E o que não é só ‘bom’, mas importante, crucial para a sobrevivência da LIBERDADE (que é amiga da VERDADE), é que essas “discussões” (sadias ou não), permaneçam EXISTINDO, e por… Read more »

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
21 julho de 2010 9:34 am

Ela eh moh gente fina Ike para vai…

tudo que perguntam pra ela de dilema pra sociedade ela fala que vai por em plebiscito, quer coisa melhor ??

dexar nosso destino entregue nas mãos de nos mesmos???

imagina milhoes de pessoas desequilibradas em nosso pais votando coisas de suma importancia para todos, acredito que dai, vai partir nossa evolução politica ( como consiencia coletiva e nao como o que comnhecemos)
Vamos todos prestar atenção no que votamos ou pensamos, depois de uns milhoes de plebiscitos

UHUULLLL

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
21 julho de 2010 9:35 am

Viva o plebiscito!!!

Fora referendos!!!

Nana
Nana
21 julho de 2010 10:16 am

Rômulo,

“quando você olha para o abismo, o abismo olha pra você”… Essa frase é do Nietzche, PORRA!”

Obrigada pelo gentil esclarecimento. Quando li esta frase no livro mencionado, não havia nenhuma citação a Nietzche. Mas, independente da autoria, ela nos faz pensar. Peço desculpas a você e aos demais.

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
21 julho de 2010 10:49 am

O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo
(Mahatma Gandhi)

Anônimo
Anônimo
21 julho de 2010 8:16 pm

Nana, eu não desculpo!

Anônimo
Anônimo
9 outubro de 2011 3:12 pm

AE | 09/10/2011
Fraudes no Amapá já desviaram R$ 1 bi dos cofres públicos!

Estão envolvidos integrantes do Tribunal de Justiça do Amapá, da Procuradoria-Geral do Estado, do Ministério Público, passando pelos deputados da Assembleia Legislativa, funcionários de todos os escalões dos Executivos estadual e municipal, incluindo governador e prefeito, empresários, sem falar em uma ampla rede de jornalistas.
http://goo.gl/WUYtJ

É este um exemplo da verdadeira ralé, causadora do sofrimento, fome, doenças e os mais diversos crimes que agoniam a nação brasileira.

kiabo azul
kiabo azul
16 julho de 2010 6:42 pm

eu gosto mto de ver supernany pq eu vejo ela como uma mulher(e mãe) de verdade. Sabe educar as crianças e adolescentes corretamente, resolve os problemas do casal, não rebaixa as mulheres nos lares nem sobrecarrega os homens(como mtas feministas fazem) e resolve tudo sem dar uma palmada ou subjulgar os outros. Pra mim ela é uma grande mulher. Sabe ser energica sem ser grossa e isso é bem dificil.

kiabo azul
kiabo azul
15 julho de 2010 8:27 am

sobre o programa panico; os quadros que as pessoas se colocam em situações ridiculas(eles próprios), eu acho engraçado, agora essa coisa de humilhar os outros eu nunca achei graça. E esse tipo de humor é o que faz mais sucesso vide panico, cqc, legendarios… e creio que faz sucesso pq o brasileiro é um povo invejoso e adora ver rico e famoso se lascar pq é mais facil puxar os outros pra baixo do que crescer por si mesmo.

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
24 julho de 2010 8:10 pm

Bom, vai aqui partes de um texto mui interessante e que pode contribuir para o tema do post. Nesses tempos difíceis e tenebrosos, toda ajuda e reflexão para que restauremos o senso ético e moral do Brasil, sempre será bem vinda. Quero o meu País de volta! (Como já disse o saudoso poeta Bruno Tolentino), e acredito que muitos aqui desejam viver num País que, pelo menos, não envergonha, nem humilha os valores mais preciosos, construídos ao longo de milênios, do mundo civilizado. Abs a todos. A DOENÇA BRASILEIRA André Frantz | 18 Fevereiro 2010 Os debates públicos no Brasil… Read more »

Nana
Nana
24 julho de 2010 8:19 am

Anônimo – julho 24, 2010 2:05 AM É por isso que as coisas estão desse jeito. O povo está vendo o que acontece (ou, pior, o que não acontece) no governo, nas classes mais favorecidas, na (in)justiça, no desvio escandaloso de verbas públicas, etc, etc. A lista não tem fim. A sociedade ensaia protestos e campanhas para dar um basta a tudo isso, mas não adianta muito. Vejam o caso da campanha Ficha Limpa, que, embora tenha sido aprovada, não está adiantando muito pois diversos candidatos já conseguiram liminares na justiça para concorrer. E vão ganhar e assumir, é só… Read more »

Anônimo
Anônimo
24 julho de 2010 2:05 am

Nana,

A prostituição da ética e da moral do POVO é decorrência da prostituição da ética e moral das “ELITES”…que deveriam ser o EXEMPLO…e não foram!!

É como ocorre com crianças em relação aos seus pais…só o EXEMPLO tem eficácia…o resto é blá-blá-blá!

E isto vale para instituições políticas e religiosas, também!!

Contador
Contador
24 julho de 2010 3:21 am

Em 2010, o déficit nominal brasileiro (1,5%) SERÁ UM DOS MENORES DO MUNDO, ficando abaixo não apenas dos países desenvolvidos, como EUA¹ (11%), Reino Unido (12,8%) e Japão (7,9%), bem como de outros países divulgados na revista “The Economist”, como Indonésia, Argentina, China, Austrália, Rússia, Coréia do Sul, Canadá, Turquia, Itália, Alemanha e França. O resultado nominal é importante por englobar todos os gastos do setor público, inclusive as despesas com juros. As projeções para o Brasil apontam para um déficit fiscal entre 1,7% e 2,6% do PIB, inferior aos 3,3% do PIB de 2009. (*¹) O rombo nos EUA… Read more »

Nana
Nana
23 julho de 2010 9:36 pm

Ike,

“A prostituição da ética e da moral do povo, só vai gerar, num curto espaço de tempo, a loucura e a barbárie geral.”

Acho que este tempo já chegou…

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
23 julho de 2010 7:19 pm

Infelizmente Nana, infelizmente… E isso (essa gratuidade nas ações- e nos pensamentos tb… Essa falta de reflexão sobre a realidade… Essa maneira relativista de pensar os fatos…) se tornou praticamente um MODUS OPERANDI (Uma maneira de ser… Uma “CULTURA”) generalizado nesse País imenso e manso. Discutir determinados assuntos se tornou TABU. Levantar determinadas questões parece que agride certas suscetibilidades ideológicas e espirituais (Por que será?!). Ouvi dia desses uma frase matadora do Lobão: “NO PAÍS DA FOFOCA- DO ACHISMO- TER OPNIÃO FORMADA À RESPEITO DE ALGUMA COISA, É TABU” Acho engraçado o critério, que usam por aqui, por exemplo, quando… Read more »

billy shears
billy shears
24 julho de 2010 9:06 pm

Ike, Texto muito bem escrito, porém, gostaria de fazer alguns comentários no sentido de que qualquer discussão que enverede pela análise do que é certo ou errado em termos de ética, seja ela individual ou coletiva, deve-se ter por horizonte a questão de que a barreira para para definir estes termos é a Lei. Na medida em que a definição de Moral Objetiva – aquela que deve ser seguida por todos – está consagrada nas Leis que regem a vida em sociedade. Já a Moral Subjetiva – aquela que é própria ao juízo de valor de cada indivíduo – está… Read more »

Nana
Nana
15 julho de 2010 12:14 pm

“quando você olha para o abismo, o abismo olha pra você”…(Rick Medeiros, em Diante do Espelho). É a frase que me veio à cabeça ao ler este post(ótimo). Eu venho me perguntando o que está acontecendo com o mundo, afinal? O lado sombrio do homem parece estar cada vez mais forte, a crueldade cresce assustadoramente, a ética sumiu, a corrupção e a injustiça imperam, a família está desestruturada (acho que a educação antiga – não estou falando de palmadas, nem surras – faz falta, sim), temos milhares de religiões e seitas mas parece que nada vai conseguir barrar a degradação… Read more »

Acid
Acid
15 julho de 2010 12:25 pm

“Antigamente nas familias tudo era fingido”? Não dá pra generalizar desse jeito, e com isso justificar os valores líquidos de hoje. Antigamente havia uma cultura de que o casamento era pra formar família, um laço, algo pro futuro. Se muitos casamentos desandavam não é por culpa do casamento, e sim por valores de outrora que, infelizmente, CONTINUAM hoje, como vc pode ver nas estatisticas de violência à mulher. Então perdemos o significado espiritual do vínculo familiar e continuamos com a parte ruim intacta. Que beleza. A diferença é que a mulher pode pular fora com mais facilidade, agora (isso, claro,… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
15 julho de 2010 1:46 pm

Acid, o que vc disse agora, me lembrou qdo Joseph Campbell falou sobre a importancia das tradições dos povos e seus rituais de celebração, como o do nascimento, transição da infancia p/ a fase adulta, casamento, morte, etc. (O poder do mito) Tudo era levado muito a sério, respeitado e tinha um significado psicológico muito importante na psique do homem. Infelizmente, a essencia dessa (e de outras)sabedoria se deturpou, no momento em que o homem não conseguiu adaptá-la na proporção de sua evolução intelectual, e aquilo que antes deveria servir como um modelo, uma orientação equilibrada durante a passagem da… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
15 julho de 2010 4:00 pm

Valeu mesmo Acid, por esse texto “nada espiritualista”. Muito bom! Escrevestes com coragem, lucidez e bom senso (O que falta em muitas cabeças espiritualizadas dos dias de hoje). O que vc colocou eu mesmo tento (Em vão?!) mostrar aqui e no mundo real; Essas discrepâncias morais que parecem não causar nenhum incômodo à alma hedonista e espiritualizada da sociedade atual (Modernex e contemporaniamente “cool”). Falam por aí que as famílias de ontem eram “piores” que as de hoje (Se isso for uma piada, não teve graça… Quando falo que vou abrir um hospício, isso não é mera “força de expressão”)…… Read more »

Geninha
Geninha
15 julho de 2010 4:04 pm

Acid, pensando muito a respeito… Não sei o que pensar, o assunto é sério e merece ser tratado com devida seriedade.

Quanto ao “Pânico”, conheci o Emílio quando tinha 15 anos. Ele trabalhava como dJ e costumava dar sons ao lado do Guedes, ex dj da extinta ContraMão. Só lamento, em observar o que ele se tornou.

Abraços!

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
15 julho de 2010 4:41 pm

Bom, lamentavel sempre sera esse tipo de coisa e sempre foi como sempre aconteceu em todos os lugares e todas as eras…. Eu penso da seguinte forma….devemos chegar ao denominador comum que seria nossa paz interior nossa felicidade e como qualquer coisa que chamamos … imagine agora se o Bruno tivesse lido qualquer um destes posts ou se ele tivesse um amigo proximo que tivesse conversado com alguem, que tivesse buscando a iluminação espiritual tenho certeza que ele desistiria desta ação Apesar de tudo que acontece, nesse mundo decadente, temos que continuar nossa caminhada e continuar a postar, a conversar… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
15 julho de 2010 4:48 pm

Já perceberam que a “moralidade” do País tá toda na mão da esquerdopatia (Dentro e fora do congresso)?! Quem vem “controlando” os critérios morais do povo, nas últimas duas gerações??? Engraçado, se falo de valores morais, automaticamente vem à cabeça do cidadão a palavra CONSERVADOR. E desta parti-se para a palavra REACIONÁRIO… Desta p/ FASCISTA… Com isso facilmente chegaremos à conclusão que MORALISMO (OU MORALIDADE) realmente só pode ser uma coisa muito ruim para qualquer sociedade; Claro, a não ser que seja a “MORALIDADE INVERTIDA” dos fazedores do mundo melhor (Melhor pra quem, cara-pálida?!). ;¬) No Brasil já se perdeu… Read more »

Emmanuel
Emmanuel
26 julho de 2010 3:55 pm

Tem um livro do Mario Sergio Cortella muito legal sobre ética, tem uma parte la que ele diz que são tres coisas que devemos pensar:

há coisas que quero, mas não devo. Outras que devo, mas não posso. E outras que posso, mas não quero”,

vibe
vibe
14 julho de 2010 1:25 pm

…quando não existe ética alguma apela-se ao moralismo ! bem sintomatico em uma sociedade à deriva e decadente !

Nid
Nid
15 julho de 2010 10:20 am

2012 tá aí e eu pergunto: Ainda temos tempo???

o que nada sabe
o que nada sabe
15 julho de 2010 10:45 am

Concordo com o kiabo, se os valores familiares de outrora fossem autênticos, hoje não estaríamos vendo esse mar de lama de corrupção, violência e falta de respeito ao próximo, que inunda tudo, e nas mídias (cito aí como um exemplo dentre muitos, as twitadas sobre o caso Bruno) vemos a verdadeira cara do ser humano, animal castrado qual dizia lacan.

O corpo social esta doente e a doença é um processo limpeza, uma forma do corpo se livrar do que está desarmônico.

Estamos vendo em ação a implacável lei da causa e efeito.

Gabriel Dread
Gabriel Dread
14 julho de 2010 7:46 pm

Esta é a terceira vez que vou comentar isso, espero que um dia o Acid ou alguém note. O feed das atualizações do blog é parcial. Isso significa que, apesar de eu ser um assinante fiel de vocês, eu sou obrigado a vir aqui se quiser ler. Não vejo muito sentido em oferecer feed se ele não traz nada. Me sinto ofendido como assinante e leitor pelo fato de vocês não liberarem o feed completo. Acho uma contradição, pois me parece que compartilhamento incondicional é um dos temas subjacentes às suas opiniões e artigos. Vocês concordam ou discordam? Grato Gabriel… Read more »

Anônimo
Anônimo
15 julho de 2010 2:25 am

Vcs conheciam este guru que é brasileiro??

O pai do amor, Prem Baba, é o guru brasileiro que conquistou seguidores em todo planeta
http://revistatrip.uol.com.br/revista/190/arthur-verissimo/baba-prem-baba.html#7

kiabo azul
kiabo azul
15 julho de 2010 8:14 am

essa coisa de valores familiares de antigamente… não gosto disso. Antigamente nas familias tudo era fingido: a mulher fingia que gostava do marido(até pq se não fingisse tomava porrada e todos concordavam c/ a atitude), o filho fingia que respeitava o pai(até pq se não fingisse tomava porrada e todos concordavam c/ a atitude), o pai fingia que amava a familia, as coisas podres da familia ficavam escondidas e tudo era p/ proteger o nome da familia. Pra mim a familia de hj em dia e a sua “falta de valores” é mto melhor que as familias de antigamente pq… Read more »

Nantilde
Nantilde
14 julho de 2010 10:04 pm

Acid, este caso do goleiro Bruno parece ser um exemplo forte da questão da egrégora. Veja bem, foram muitos os envolvidos e , por incrível que pareça nenhum deles tentou impedir o crime. Parece que todos comungam da mesma energia voltada para o mal. Aliás, o caso é emblemático da época que vivemos, onde os valores familiares, simplesmente foram pelo ralo . O pai dela é pedófilo, a mãe só apareceu agora, provavelmente em busca dos holofotes e de uma gorda pensão para o neto. Ele foi abandonado pelos pais. Estas duas pessoas desestruturadas se encontraram num meio em que… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
14 julho de 2010 7:38 pm

As pessoas gostam de criticar (e isso vale tb p/ o caso do goleiro bruno) pq quando criticamos os outros, isso nos cria a ilusão de que somos boas pessoas. Esse é o fundamento das nossas criticas… Isso nos faz crer que nós somos melhores que os outros, que somos os donso da verdade, que estamos certos e os outos errados e etc…

Cesar "Herman"
Cesar "Herman"
14 julho de 2010 3:39 pm

Ampliando a questão e me remetendo principalmente ao título do artigo, eu diria que uma postura ética no dia-a-dia começa no consumo, que é a base de nossa sociedade capitalista. Literalmente, devemos votar com o nosso bolso pelas práticas e empresas mais éticas, o que cria, ainda que lentamente, uma massa crítica que efetivamente pode mudar (e muda!) muitas das injustiças que são noticiadas todo santo dia e que, geralmente, não temos a capacidade de relacionar com o objeto ou alimento que acabamos de comprar. E as empresas cuja bússola ética aponta para o lado “certo” têm mais chances de… Read more »

Leandro
Leandro
14 julho de 2010 3:15 pm

Certos comentários chocam, e algumas pessoas ainda têm coragem de beber. Fiquei impressionado com a frieza das piadas que estão fazendo em cima dos casos recentes de violência na mídia. Hoje ainda, não lembro onde, li que o goleiro Bruno dispensou advogado porque “ele mesmo consegue fazer sua própria defesa”. Eu ri da frase, mas a situação é assombrosa. A situação do planeta.

Jonas Valle
Jonas Valle
14 julho de 2010 2:02 pm

Olá, estou procurando sites que hospedam um banner para meu e-commerce, como venho sempre por aqui gostaria de saber se poderiamos entrar em algum acordo, meu e-mail está ai, aguardo contado, Muito Obrigado!

Anônimo
Anônimo
14 julho de 2010 2:14 pm

Concordo com o Trunkael, e fazendo um adendo no caso do Thales Schoedl, vc está se baseando no q foi noticiado na grande mídia. O depoimento das testemunhas foi responsável pela absolvição dele no caso, pois foi realmente auto-defesa. Ele foi perseguido pelos 4 rapazes (pit boys na verdade), disparou a arma ao chão antes como aviso e por fim atirou, não com intenção de matar. Antes de me queimarem vivo, de forma alguma defendo o fato de ele ter atirado em alguém, e nada justifica o q aconteceu, nem mesmo auto-defesa. Mas a história real não é a q… Read more »

Trunkael
Trunkael
14 julho de 2010 2:01 pm

Eu não acho que seja uma questão apenas sobre ética ou moral, você está limitando muito todas essas questões e ignorando inúmeras variáveis em prol de seu discurso.

Acid
Acid
14 julho de 2010 1:33 pm

Excelente, vibe!! Aposto que nem deu tempo de ler (postei agora!!), e vc já comentou algo na direção ideal do que podemos debater! Aliás, era um dos rumos do texto, falar do moralismo que, com a falta de rumo da sociedade (no mundo todo) vem tomando os espaços de gente que não quer embarcar nessa loucura coletiva mas não tem estrutura suficiente pra se sustentar sem um apoio. E o buscam no islamismo (que só faz crescer na Europa), nas denominações evangélicas (que só fazem crescer no Brasil) e num protestantismo extremamente conservador e “puritano”, que domina metade dos EUA.… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
15 julho de 2010 5:00 pm

Dr. Hoffman, Lamento pelo seu comentário que só embasa o que acabei de falar aqui, sobre ‘alimentar o mal em nome do bem’. Tentar dissuadir o Mal com oferendas de paz, amor e compreensão, às vezes só agrava o problema. Minha Mãe vez ou outra levanta essa questão pra mim: Por que o mal me atinge, se sou uma pessoa boa, honesta, ordeira, respeitosa, sigo no caminho do bem…??? E penso no que Nosso Senhor Jesus Cristo disse sobre ‘O mundo jaz no maligno, mas sêde firmes, eu venci o mundo’. O Mal não se importa se vc é bom,… Read more »

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
15 julho de 2010 5:08 pm

CORREÇÃO: Faltou o ‘tende bom ânimo’ na passagem bíblica.

Isso muda tudo nessa vida. Parece uma contradição o ‘ter bom ânimo’, mas é o ‘ter bom ânimo’ Nele! É justamente não mais contar com esse mundo, e sim com o vislumbre da sua trancendência, através Dele.
Saber disso conforta a minha alma já tão abatida e revoltosa com o descontrole do mundo (A alegria insana e a malícia aplaudida).

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
15 julho de 2010 5:28 pm

Mas Ike quem disse que eu sou bom pra nada de ruim acontecer comigo eu tento ser bom pq eu quero ser bom e não pra me proteger….tento ser bom simplesmente pq me sinto bem em ser bom …. e tenho certeza que outras pessoas veem isso em mim e tentam rever suas atitudes…. vc fala isso pq vc procura a bondade por troca de algo…. e outra em todo ser vivo existe o bem e o mal do mesmo jeito que podemos ver algo ruim e ser persuadidos … podemos ver algo bom e idem… cada um escolhe o… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 julho de 2010 1:32 am

A Sabedoria Cômica do Mullah Nasrudin.

– O Anúncio –

Nasrudin postou-se na praça do mercado e dirigiu-se à multidão:

“Ó povo deste lugar! Querem conhecimento sem dificuldade, verdade sem falsidade, realização sem esforço, progresso sem sacrifício?”

Logo juntou-se um grande número de pessoas, com todo mundo gritando: “Queremos, queremos!”

“Excelente!”, disse o Mullá. “Era só para saber. Podem confiar em mim, que lhes contarei tudo a respeito, caso algum dia descubra algo assim.”

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
16 julho de 2010 9:17 am

Poxa desculpa por não ser claro e não fazer vc enxergar um pouquinho do que eu enxergo nessa outra dimensão, juro que uma das minhas maiores vontades quando posto, ou quando converso com alguem sobre essas coisas eh fazer elas enxergarem um pouco disso tudo.

mas sei que um dia vou ter discernimento e experiencia o suficiente para passar um pouquinho

=D

mas cara gosto mesmo do seus posts me faz pensar muitas coisas e dicutir muito comigo mesmo….

jah fui muito assim, bati cabeça pra caramba….

vc vai ver que eh mais facil do que se imagina….

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
16 julho de 2010 1:09 pm

Então meu caro Dr… Espero q/ não pareça q/estou aborrecido contigo ou algo parecido. É só debate. Como já disse antes, esse espaço (E os Posts do nosso BBB) só “complicam” minha vida intelectual; E isso, na situação atual de “LIBERDADE” e de “ESCOLHA” que se encontra esse País imenso e manso, já é algo a se louvar aos céus. ;¬] Abs ‘tridimensionais’ pra ti. PS: Meus dedos já estão dormentes de tanto fazer essas “aspas”… Mas como elas são necessárias hoje em dia. ______ E isso, meu caro João: “O problema do homem instruido não participar da política é… Read more »

Geninha
Geninha
16 julho de 2010 1:15 pm

“Meu caro Ike, anos atrás seu pai nem te deixaria publicar algo na internet sem que lhe passase sob sua supervisão”.

Jota, eu ainda vivo nessa época. Monitoro tudo que meus filhos fazem. Acho isso extremamente importante.

Abraços!

kiabo azul
kiabo azul
16 julho de 2010 1:51 pm

geninha se seus filhos quiserem ver ou fazer algo errado, não é assim que vc vai conseguir livra-los do erro. É só por exemplo eles esperarem vc dormir ou acordar mais cedo que vc e ver na net o que vc impedia. Cuidado c/ esse tipo de educação, pois vc pode despertar curiosidade no seu filho p/ coisas maléficas ou uma vontade de mostrar p/ vc que ele faz o que quer e vc não manda nele(um grito de liberdade). Conheço um amigo que fez tatuagens no corpo só p/ jogar na cara dos pais que ele é livre. Hj… Read more »

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
16 julho de 2010 2:06 pm

Heahuhaeueahuaeh….

que isso cara agora que eu estou começando a participar daqui…

antes jah lia seus posts tbm…

gostava pra caramba desses seus abraços e abraços…

abraços lisergicos para vc

=D

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
16 julho de 2010 2:06 pm

Caro Jota, algumas considerações que não dá pra passar: “[…]anos atrás seu pai nem te deixaria publicar algo na internet sem que lhe passase sob sua supervisão,[…]” Supervisão esta que eu consideraria de extrema importância, caso meu pai fosse um sujeito íntegro, culto e honrado à época (Devo confirmar q/ meu progenitor “atual” se esforça bastante nessa trilha). Não vejo problema aí. E de qualquer forma, sendo eu uma pessoa adulta e safa, descobriria uma maneira de publicar os comentários sem o seu consentimento, como acontece em todas as épocas (Vide Cuba e seus blogueiros reacionários que vem furando o… Read more »

Pers
Pers
16 julho de 2010 2:45 pm

Ah, os bons tempos… Que bons tempos vivemos agora ! Vivemos tempos em que um metalúrgico pode ser o governante, bom ou nem tanto, de um grande país. Em que as pessoas podem se comunicar, de qualquer lugar do mundo, para qualquer lugar do mundo instantaneamente. Nunca houve isso ! Vivemos tempos em que o conhecimento milenar, espiritual, pode ser facilmente encontrado em recantos longínquos de qualquer país, por meio da internet. Tempos em que podemos professar qualquer religião ! Em que nossas idéias podem ser compartilhadas e debatidas com outras pessoas que moram há milhares de kilômetros de distância.… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 julho de 2010 3:35 pm

A Sabedoria Cômica do Mullah Nasrudin. A felicidade não está onde se procura: Nasrudin encontrou um homem desconsolado sentado à beira do caminho e perguntou-lhe os motivos de tanta aflição. “Não há nada na vida que interesse, irmão”, disse o homem. “Tenho dinheiro suficiente para não precisar trabalhar e estou nesta viagem só para procurar algo mais interessante do que a vida que levo em casa. Até agora, eu nada encontrei.” Sem mais palavra, Nasrudin arrancou-lhe a mochila e fugiu com ela estrada abaixo, correndo feito uma lebre. Como conhecia a região, foi capaz de tomar uma boa distância. A… Read more »

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
16 julho de 2010 4:29 pm

Concordo com o peers….

estamos muito bem hj em dia….

temos que prosseguir com alegria, apesar de tudo….

e mesmo se não tivessemos tudo isso que temos hj…

vivamos com alegria

=D

Geninha
Geninha
16 julho de 2010 4:39 pm

Oi Kiabo, Acho que crianças precisam de limites e disciplina. Tenho dois pré adolescentes que ainda não tem maturidade o suficiente para lidar com determinadas situações. A minha filha está aqui do meu lado e concordou com vc. Ela dise que muitos fazem isso pra desafiar os pais, mas somente eles(os filhos) serão responsáveis pelo que pode vir acontecer com a própria vida. Expliquei pra ela a imaturidade do garoto do seu ex. que marcou o corpo mas para provocar os pais. Não é com provocações e infantilidades que se ganha a liberdade e sim com responsabilidade, como ela mesma… Read more »

geninha
geninha
16 julho de 2010 4:55 pm

seu exemplo*.

Nantilde
Nantilde
16 julho de 2010 5:29 pm

Kiabo, quando falei de valores familiares estou me referindo àqueles que são intemporais : respeito, carinho, amor, responsabilidade. Veja bem, eu também acho que vivemos um tempo incrível. desde a pílula anticoncepcional a situação da mulher mudou para melhor. Infelizmente, muitas delas incorporaram o que há de pior no comportamento masculino. O que eu penso é que ninguém é obrigado a ter filhos. A pílula está aí para garantir o prazer e evitar as consequências. Mas, se a pessoa decide tê-los, por que não cuidar deles. Filho é compromisso para, pelo menos, vinte anos. Exige dedicação, amor, cuidados , enfim,… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
16 julho de 2010 6:15 pm

pers
Tem o video tb: “Calunga – O mundo em que eu vivo.”


São varios videos eu eu tô vendo aqui agora e tô gostando mto. Um dos melhores que já vi sobre espiritualidade.

Anônimo
Anônimo
16 julho de 2010 12:58 am

Se o AMOR torna ‘inócuo’ o dever ético, é na SABEDORIA que a responsabilidade se extingue, pois nela está presente o necessário discernimento (advinda do conhecimento) que conduz à harmonia.

Anônimo
Anônimo
16 julho de 2010 12:20 am

“…hoje somos livres, mas se as coisas não são tão boas como deveriam, isso mostra que ser livre tem um preço…” Sinceramente, ainda não creio que sejamos, de fato, livres.Apenas sonhamos e QUEREMOS SER, apesar da oportunidade existir. E o porquê “das coisas não se mostrarem tão boas como deveriam” deve-se, justamente, pela falta do “preço” cobrado para se ter ou viver com REAL liberdade, ou seja: A RESPONSABILIDADE! É nela que a liberdade se sustenta, se apoia, e confirma-se como verdadeira. Sem ela (a responsabilidade) não há liberdade possível ou praticável; apenas sonho, ilusão, licenciosidade ou mesmo libertinagem. É… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
15 julho de 2010 5:30 pm

acredito que hj nós botamos pra fora o que antigamente nós reprimiamos. A “doença” só pode ser curada se nós tomarmos consciencia dela; se não vermos(reprimimos), não iremos “cura-la”; dai ficar reprimindo mto vai ter uma hora que o nosso inconsciente vai criar, ou nos por em situações que possamos ver aquilo que reprimiamos antes(isso, claro, levando em conta a reencarnação). Por pensar assim é que vejo que a familia de hj é mais desenvolvida que a de antigamente. É como se hj em dia todo o mal da pessoa fosse extravassado e antigamente só um pouco do mal era… Read more »

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
15 julho de 2010 5:33 pm

Fala pra sua mae continuar sendo boa peloa amor de deus….

fala pra ela não desistir…

eh soh ela usar toda a bondade dela para enfrentar as coisas ruins que acontecem com ela….

tenho certeza que ela vai falar menos isso pra ti….

pelo menos eh o que eu tento fazer e me vejo melhor que antes…

=D

kiabo azul
kiabo azul
15 julho de 2010 5:37 pm

acid
rpz… sinceramente as mulheres de antigamente eram muito mais violentadas fisicamente e psicologicamente do que hj em dia(sem querer proteger bruno). E casamento antigamente durava mais tempo mesmo, afinal, o homem podia ter varias amantes e a mulher não podia descasar. Não sei se vc sabe mas há um tempo atrás tinha uma lei que proibia a mulher de se descasar. Depois isso avançou p/: ela pode descasar mas só se tiver um motivo superveniente e depois avançou p/: pode se descasar qto quiser.

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
15 julho de 2010 6:36 pm

Por que será que eu não estou surpreso com o comentário do Dr. Hoffman?! Desculpe por não me fazer entender e por dissuadi-lo a levar o papo pra outra dimensão. ;¬] Não foi minha intenção. Fazê o que?! ======= Caro Kiabo, O teu raciocínio tá todo invertido, cara. Apruma as ideias com os fatos e vâmú simbora na correnteza da lucidez. /TUAS IDEIAS NÃO CORRESPONDEM AOS FATOS/ /EU VI O FUTURO REPETIR O PASSADO/ /EU VEJO UM MUSEU COM GRANDES NOVIDADES/ Viva Cazuza! Discordo totalmente de vc, com relação à violência das mulheres de hoje c/ as de ontem. Mas… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
15 julho de 2010 7:32 pm

Acid, eu concordo e não concordo ao mesmo tempo com vc. Sei que é chato tirar sarro de pessoas que morreram, por respeito, e tal, mas tenho certeza que muitas pessoas que abominam esse tipo de atitude fazem coisas várias vezes pior com os humanos vivos. Isso, na minha opinião, é pior do que tirar sarro do “Caso Bruno” (mais nova novela da TV brasileira, depois dos sucessos “Isabela” e “Eloá”, NÃO PERCAM!!!).

Neide
Neide
15 julho de 2010 8:41 pm

Logo que notei a TV nos bombardeando com mais um caso de assassinato, estendendo-se nos detalhes como se fosse uma “novela” (como bem citaram aqui), passei a desligar o aparelho ou mudar o canal. Em nada contribui despejar diariamente em nossa cada esse “lixo energético”. Em contrapartida não deram o alerta meteorológico necessário p/ esta frente fria, não incentivaram campanhas de arrecadação de agasalhos, tem gente morrendo de frio por puro descaso dos difusores de informação… Dizem que o mundo não piorou, apenas as más notícias correm rápido, dão a volta no planeta! Acredito que a vantagem da época atual… Read more »

Neide
Neide
15 julho de 2010 8:45 pm

Oops! Correção do 2o. parágrafo: despejar diariamente em nossa CASA, e não “cada”, erro ao digitar…me desculpem.

João
João
15 julho de 2010 10:24 pm

Não podia de deixar de anexar esse vídeo que tem tudo a ver com a discução,
esse é o tipo de gente que nós elegemos.

“O problema do homem instruido não participar da política é acabar sendo governado por seus inferiores.”
(Platão)

Jota
Jota
15 julho de 2010 11:07 pm

Meu caro Ike, anos atrás seu pai nem te deixaria publicar algo na internet sem que lhe passase sob sua supervisão, se você sente tanta saudade de uma época que não viveu deve ser solucionado com uma TVP báica… caro Acid, não acho que amor se constrói durante um casamento, isso era desculpa para amarrar as filhas a alguém a que elas repudiavam… Concordo plenamente com o Kiabo: hoje somos livres, mas se as coisas não são tão boas como deveriam, isso mostra que ser livre tem um preço, mas prefiro pagá-lo a voltar ao passado sombrio falsa aparências e… Read more »

sem nome
sem nome
15 julho de 2010 11:09 pm

Off-topic

Interessante, hoje cedo uma das aulas do telecurso foi exatamente sobre ética e moral.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
15 julho de 2010 11:22 pm

Existe muita hipocrisia nossa em relação à ética. O quê é ética? É tudo o que você não gostaria que fizessem com VOCÊ. Ou é tudo aquilo que você tem medo de ser descoberto ao fazer.

billy shears
billy shears
15 julho de 2010 11:27 pm

Clap, clap, clap! Batendo palmas aqui…rs…show de bola este post! Por ser leitor de páginas esportivas, acompanhei de perto esse episósio nefasto envolvendo o dissimulado e frio goleiro do Flamengo – Argh…- Bruno e a jovem tola e ambiciosa Elisa – claro que isto não é motivo para que ninguém seja assassinado. Vários detalhes do episódio revelam a fraqueza de caráter que permeia a personalidade humana, principalmente para aqueles que ignoram ou rechaçam o ideal de ética e as regras morais que devem reger a vida em sociedade. O camarada dizer, durante as investigações, que estava rezando para tudo ser… Read more »

sem nome
sem nome
15 julho de 2010 11:35 pm

Parabéns, os comentários estão interessantes. Li em alguns comentários sobre o bem e o mal. O bem e o mal são conceitos relativos?

Anônimo
Anônimo
15 julho de 2010 11:40 pm

“Existe muita hipocrisia nossa em relação à ética. O quê é ética? É tudo o que você não gostaria que fizessem com VOCÊ. Ou é tudo aquilo que você tem medo de ser descoberto ao fazer. ”

Não, meu caro. Ética é um DEVER!! E como diz o filósofo: O dever nos constrange a fazer aquilo que, se o amor estivesse presente, já teria livremente se consumado.

kiabo azul
kiabo azul
16 julho de 2010 6:32 pm

geninha
eu tb acredito que crianças precisam de limites e disciplina. O problema é definir quando vai impor limites e com o quê. Se eu tivesse um filho brincando de cabra cega num despenhadeiro eu tirava ele de lá de qualquer jeito. Nem que seja na força. Liberdade é bem diferente de libertinagem.


Natilde
eu concordo com tudo que vc disse, só a questão de vigiar os filhos é que eu ainda acho perigoso.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.