No Dia das Mulheres a melhor homenagem que posso prestar é lembrar de uma das grandes e inspiradoras mulheres da humanidade, que nos deixou o exemplo de que não existe limitação de gênero para o conhecimento humano: Hipátia de Alexandria.
“Havia uma mulher em Alexandria chamada Hipátia, filha do filósofo Theon, que fez tantas realizações na literatura e ciência que suplantou todos os filósofos de seu tempo. Havendo sido bem sucedida na escola de Plato e Plotino, ela explicou os princípios de filosofia para os seus ouvintes, muitos deles vindo de lugares distantes para receber seus ensinamentos. Devido ao seu auto-domínio e à sua maneira calma, que ela havia adquirido em consequência do cultivo da sua mente, ela aparecia regularmente em público na presença de magistrados. E ela nem se sentia envergonhada por se fazer presente numa reunião de homens. Porque devido à sua dignidade e virtude, todos os homens a admiravam.”
Socrates Scholasticus; Ecclesiastical History
Hipátia (ou Hypatia) nasceu no Egito no ano 370 d.C., filha de Theon de Alexandria. Theon era um conceituado filósofo, matemático e astrônomo, e escreveu uma tese em 11 livros sobre o célebre tratado de astronomia de Ptolomeu, intitulado Almagesto (O grande tratado). Esta obra é uma das mais importantes e influentes da antiguidade clássica. Nela está descrito todo o conhecimento astronômico babilônico e grego, a base da astronomia de árabes, indianos e europeus, até o aparecimento da teoria heliocêntrica de Copérnico. No Almagesto, Ptolomeu apresenta um sistema cosmológico geocêntrico, isto é a terra está no centro do Universo e os outros corpos celestes, planetas e estrelas, descrevem órbitas em seu redor. Estas órbitas eram relativamente complicadas, resultando de um sistema círculos com centro em outros círculos (concêntricos). Theon de Alexandria realizou ainda uma revisão dos Elementos de Euclides, de onde são baseadas as edições mais modernas da obra do conhecido matemático grego.
É importante falar do pai de Hipátia porque devemos dar importância à criação, que foi a base para o crescimento intelectual de Hipátia, e como isso diferia enormemente da cultura (na época machista) que estava dominando a região: o cristianismo (como interpretado pelos apóstolos). Damáscio, um dos antigos alunos de Hipátia, escreveu que ela era “por natureza mais talentosa e refinada do que o seu pai”, o que, vimos acima, não era pouca coisa.
Muito cedo Hipátia deu provas do seu talento, tornou-se professora e deu aulas de matemática e filosofia na Biblioteca de Alexandria (um dos maiores centros de conhecimento do mundo antigo), inclusive para alunos pagãos, cristãos e estrangeiros. Era considerada uma discursante muito carismática e suas aulas eram bastante concorridas. Escreveu comentários a obras clássicas de matemáticos Gregos. Manteve-se solteira e declarava-se “casada com a verdade”. Por volta de 400 d.C. foi Diretora da Biblioteca de Alexandria, sucedendo ao seu pai. Foi também a primeira mulher que a história registra como Matemática. Neste campo, Hipátia escreveu comentários sobre a Aritmética de Diofanto e as Cônicas de Apolônio, fez investigações sobre a geometria de Euclides, interessou-se pelas ciências aplicadas, inventou um novo modelo de astrolábio e criou, nos ateliês da Biblioteca de Alexandria, diversos instrumentos mecânicos de medida, como um nivelador de água, um higrômetro e um aparelho para destilar água. A maior parte da obra escrita por Hipátia perdeu-se no tempo, mas no século XV foi encontrado na Biblioteca do Vaticano uma cópia do seu comentário sobre a obra do matemático grego Diofanto.
No campo da Filosofia Hipátia abraçou a causa Neoplatônica que, na Alexandria, estava em oposição aos grupos cristãos, fervorosos e atuantes. Ao longo do tempo, o cristianismo dominou e até mesmo assimilou o que lhe interessava do Neoplatonismo, que na época era considerada uma filosofia pagã; isto aconteceu em Alexandria e por todo o mundo Romano. Disputas religiosas e conflitos entre lideranças de Alexandria atraíram a ira dos fanáticos cristãos contra a “herege” Hipátia, que resolveram fazer dela um exemplo.
Existem várias versões sobre o seu trágico final, todas coerentes entre si, sendo que a mais difundida é a variante registada por Edward Gibbon, no seu livro O Declínio e a queda do Império Romano: Numa manhã da quaresma de 415 d.C., Hipátia foi atacada na rua por uma turba de cristãos, quando regressava à sua casa numa carruagem. A multidão enfurecida arrancou-lhe os cabelos e a roupa, esfolou-a viva com conchas de ostras; arrancaram-lhe os braços e as pernas e queimaram o que sobrou do seu corpo.
O impacto dramático da morte de Hipátia fez com que alguns historiadores interpretassem como o marco do fim do período antigo da matemática Grega. Para outros, este desfecho só ocorrerá cerca de 100 anos mais tarde, com a morte de Boécio, também de uma forma trágica. Entretanto, a morte de Hipátia, de um certo ponto de vista, sinaliza o fim de Alexandria como o centro intelectual da antiguidade.
Os motivos para tal barbaridade são em certo ponto obscuros, mas com certeza incluem política e fanatismo religioso em larga medida. Primeiro a política: havia uma luta de lideranças em Alexandria, notadamente entre o Governador Orestes e Cirilo, o Bispo de Alexandria (ou seja, o poder político contra o poder religioso, este último cada vez mais forte e que resultou no poder de fato, na Idade Média). Judeus e cristãos estavam em um clima de tensão permanente. Com a proibição de uma festa judia pelo Governador Orestes (por motivos de ordem pública), Hierax, um cristão seguidor de Cirilo, começou a aplaudir a ordem e incitar a multidão contra os judeus. Orestes, pra evitar que outras provocações se seguissem, mandou torturar Hierax em praça pública. Cirilo não gostou e ameaçou os judeus (lembrando que tanto Orestes quanto Cirilo eram cristãos, e até então os judeus não tinham nada a ver com isso). Só que os judeus não gostaram nada da ameaça e resolveram fazer uma emboscada para os cristãos numa noite, espalhando o boato de que uma igreja cristã estava em chamas e matando todos os cristãos que saíssem de casa. No dia seguinte, Cirilo (passando por cima da autoridade de Orestes) mandou expulsar toda a comunidade judia de Alexandria, e pilharam suas casas e roubaram seus pertences. Tanto Orestes quanto Cirilo escreveram ao Imperador (a maior autoridade até então) pedindo uma intervenção, mas o Imperador se omitiu, o que provocou essa escalada da violência.
As tensões aumentaram ainda mais quando um grupo de 500 monges dum mosteiro remoto do deserto – homens conhecidos pelo seu zelo fanático mas não identificados como pessoas com sofisticação politica – vieram à cidade em massa como forma de apoiar Cirílo, e deram início a tumultos que resultaram na comitiva de Orestes ter sido cercada e ele ser bombardeado com ofensas e chamado de idólatra. Ignorando os apelos de Oreste de que ele era cristão batizado, um dos monges (Ammonius) jogou uma pedra na cabeça do Governador, que sangrou profusamente. Orestes mandou torturar e matar o monge, o que foi visto pelos cristãos de bom-senso como uma punição civil (agressão a uma autoridade), mas não por Cirilo, que fez disso uma perseguição religiosa e transformou Ammonius num MÁRTIR!
É aí que entra a parte da manipulação e uso da intolerância religiosa pra conseguir o poder: convinha muito a Cirilo que Hipátia fosse eliminada, pois ela, além de ser uma propagadora do “paganismo” Neoplatônico (e perigosa pois era respeitada pelos próprios cristãos) era influente entre os magistrados e com o próprio Orestes. Socrates Scholasticus, um erudito cristão contemporâneo de Hipátia, escreve:
“Hipatia foi vítima de inveja politica que existia por essa altura. Uma vez que ela tinha conversas frequentes com Orestes, foi reportado de um modo calunioso entre a população Cristã de que era ela quem impedia Orestes de se reconciliar com o bispo. Devido a isto, alguns deles apressaram-se no seu zelo feroz e fanático, cujo líder era Pedro o declamador, emboscaram-na enquanto ela voltava para casa, arrastaram-na da sua carruagem, levaram-na para a igreja chamada Caesareum onde eles a despiram e a mataram usando azulejos (conchas de ostras). Depois de terem rasgado o seu corpo em pedaços, levaram os seus membros mutilados para um lugar chamado Cinaron, onde eles a queimaram. Este incidente não deixou de trazer vergonha, não só para Cirílo mas para toda a Igreja Alexandrina. Porque certamente nada está mais afastado do espírito do Cristianismo do que a permissão de massacres, lutas e transações deste tipo.”
Socrates Scholasticus
Não sabemos por Socrates Scholasticus o que falaram da Hipátia para que houvesse tanto ódio dos fanáticos cristãos por ela, mas o Bispo John de Nikiu, que viveu algumas centenas de anos depois desses fatos (700d.C.), escreve sobre ela: (Uma) “mulher pagã que fascinou as pessoas da cidade e o Governador através de seus encantamentos”. Ou seja: Para a Igreja Hipátia era uma bruxa. E, como todas as outras mulheres pelos próximos mil anos que ousaram ser inteligentes, influentes entre o povo e livre-pensadoras, ela teve de ser torturada e queimada.
A vida, a obra e a morte trágica de Hipátia despertaram a atenção de filósofos, matemáticos e historiadores que a sucederam. Intelectuais, desde Voltaire a Carl Sagan, passando por Bertrand Russel dedicaram-lhe comentários de apreço e reconhecimento. Hipátia foi imortalizada na parede do Museu do Vaticano pelo pintor renascentista Rafael Sanzio, no seu quadro A escola de Atenas. A sua vida foi reconstituída num romance de Charles Kingsley (Hypátia, or new foes an old face, de 1907) e contada por Maria Dzielsk (Hypátia of Alexandria, de 1995). Em 2009, o diretor espanhol Alejandro Amenábar (Mar adentro, de 2004) dedicou um filme à vida de Hipátia (Ágora, de 2009) onde ela é representada pela atriz inglesa Rachel Weisz. No filme não são apresentados os detalhes do seu final trágico. Hipátia é retratada como uma mulher agnóstica e letrada, destruída por fanáticos religiosos. Alejandro Amenábar declarou que o seu filme podia ser interpretado como uma espécie de reflexão sobre os fundamentalismos religiosos de todos os tempos.
Referência:
Wikipedia – Hipátia;
Códigos da Cultura – Hypatia de Alexandria;
Hipatia e a ignorância histórica dos militantes ateus;
Hypatia of Alexandria: The last classical philosopher;
Hypatia – Egyptian Scientist
Subsumer,
aqui no ocidente, o espiritualismo é o primeiro estágio do esclarecimento e é muito bom
e reconfortante para aqueles que saem da escuridão das seitas e religiões ortodoxas ou fundamentalistas.
Abrs.
Leone, “…Fellini não perdeu…raciocínio medieval tortuoso e falacioso já refutado… Alias, nem seu Papa acredita no deus católico que o Aquino pariu… -Não há prova alguma da existência de qualquer divindade além daquelas que só existem na imaginação humana…” É como eu disse: é esse monte de esperneio e nenhuma demonstração, salvo espasmos como este: “Tomas de Aquino reclamava que Deus não podia fazer um triângulo cujos ângulos interiores não somassem 180 graus. Mas Bolyai e Lobachevsky foram capazes de conseguir esta tarefa (numa superfície curva) no século X e IX…” Hipérbole falaciosamente empregada. São Tomás apenas usou o triângulo… Read more »
Programa Encontro Fraterno – O Poder da Fé e da Oração
https://www.youtube.com/watch?v=QgxomwcGMVo
Mágica:
(5:59 a 10:10)
http://www.youtube.com/watch?v=o7KatRgn3Hc
Para Vigo me voy!
rsss…
Grande Leone, teus comentários são ótimos!
Abraço ae
Solius: Paga a dívida quem perdeu. Por isso, honre a memória do finado Fellini e pague-a. Resp: Não, o cineasta e defunto Fellini não perdeu e seu cinturão da irrefutabilidade, por transmissão inter-mortus, agora me pertence. Portanto, não queira retirá-lo com o “deus das lacunas” e um raciocínio medieval tortuoso e falacioso já refutado e que ninguém tem coragem de usar a não ser você. Não lograrás êxito. Não basta você ter estragado meu Green Card celestial que seu Papa concedeu? Alias, nem seu Papa acredita no deus católico que o Aquino pariu: http://fimdostempos.net/papa-francisco-deus-catolico-nao-existe.html Tomas de Aquino reclamava que Deus… Read more »
Bruno: Os 10 mandamentos: Resp: Sobrou uma bolinha em branco ali no meio… Coloquemos um décimo primeiro mandamento: “Não tente convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar. ============ Solius para o Bruno: Não atire no escuro, caro. Todo mundo aqui já sabe que tenho divergências em matéria teológica com este que apontas. 😉 http://www.montfort.org.br/old/cadernos/guenon4.html Eu me divertindo: Olavão é gnóstico até o osso. Mas isso não o impede de engambelar inúmeros católicos devido à falta de conhecimento de seus próprios sistemas de crenças. A crentaiada tem que… Read more »
“Do que? será que ele está falando, né?”
Da doutrina paralela dos fariseus, aquela não seguida, por exemplo, pelos betusianos.
Os 10 mandamentos:

O que será “ateu por ignorância”?Será aquele que se não se converter apanha?
Só se consegue ser ateu quando se é honesto consigo mesmo.
Por “ateu por ignorância” entendo aquele que age como tal mediante o quadro de confusão atual, não tendo ainda conseguido se dedicar devidamente à questão.
“Só se consegue ser ateu quando se é honesto consigo mesmo.”
O sujeito que é honesto consigo mesmo e dá o passo acima, deixa de ser ateu, necessariamente.
Entendimento passa necessariamante pela subjetividade.Mais que isso, a cada fase da vida entendemos o mesmo fato de formas diferentes.Convicções absolutas não só demonstram infantilidade como dificuldade em aprender.
Quanto àquele que é honesto consigo mesmo, esse não tem necessidade de dar passo algum. Todos nascemos ateus.
MAIS NEUTRINOS,
cada um raciocina como pode.
A fé, diferentemente da convicção, não respeita a lógica.
Não há, portanto que se discutir a sua fé.
Curioso, o blog em tese seria voltado para espiritualistas, mas quem mais fica debatendo aqui ultimamente são 2 ateus (Leone e Amoraísa) e 2 católicos (neutrinos e Ike).
===============================
De qualquer modo, pra quem conhece a reencarnação, que é favas contadas em qualquer corrente espiritualista desde muitos milênios, consideramos que as pessoas NÃO nascem nem ignorantes nem ateus. Elas trazem a bagagem cultural de suas outras vidas. Eu disse para quem é espiritualista.
“Resp: Sobrou uma bolinha em branco ali no meio… Coloquemos um décimo primeiro mandamento:” Poxa Leone, essa bolinha que não foi preenchida se chama DAATH… se divirta: Da’ath ou Daas (“Conhecimento”, em hebraico : דעת [daʕaθ] ) no misticismo judaico, a chamada Cabala , é a localização (um estado místico), onde todas as dez sephirot da Árvore da Vida estão unidos como um só. Em Daat, todos os sefirot existem em seu estado perfeito de partilha de infinito. Os três sephirot da coluna da esquerda, que iria receber e ocultar a Luz Divina, ao invés partes e revelá-lo. Como todos… Read more »
Cara Amoraisa, “Só se consegue ser ateu quando se é honesto consigo mesmo.” Note: os ateus afirmam que Deus não existe, e normalmente alegam que o fazem porque não há provas. No entanto, não há qualquer prova do contrário. Assim, em geral, o máximo que um sujeito honesto diante de tal situação pode alegar é: “eu não sei se Deus existe ou não”. Mas ora, o sujeito que o faz já não pode se dizer ateu, por mais que insista em agir como tal. Ademais, sim, há provas de que Deus existe. Conclusão: o ateu, em geral, não é honesto… Read more »
Disse e repito: 1-O que será “ateu por ignorância”?Será aquele que se não se converter apanha? Só se consegue ser ateu quando se é honesto consigo mesmo.” 2-O Entendimento passa necessariamante pela subjetividade.Mais que isso, a cada fase da vida entendemos o mesmo fato de formas diferentes.Convicções absolutas não só demonstram infantilidade como dificuldade em aprender. Quanto àquele que é honesto consigo mesmo, esse não tem necessidade de dar passo algum. Todos nascemos ateus. E ACRESCENTO: 1-Você pode querer continuar pensando como criança se achar difícil aprender a pensar como adulto. 2-Como as convicções absolutas toldam a capacidade de aprender… Read more »
Anonimo,
“O que será “ateu por ignorância”?Será aquele que se não se converter apanha?”
essa foi demais, kkkkkkkkkkkkkkkk
==============
“Todos nascemos ateus.”
Realidade indiscutível.
==============
leone,
“Não tente convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não
se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de
acreditar.
essa é a parte que nos detona:
……. profunda necessidade de
acreditar.
[ E cada um escolhe a seu gosto o que deve acreditar.]
abrcs.
Ike, “Eduquem-se, crianças da Nova Era, e sejam livres da empulhação secularista. ;¬)” Só uma pequena correção caro Ike: ‘E sejam livres da violencia” fica melhor. ————– “…sobre Institupros de Pesquisa,” essa foi boa,kkkkkkkkkkkk. melhorou muito agora são menos de 25%. Mas…..isso não livra o “Homus Nacionalis” de 500 anos de delinquência. Ex: A “redentora” dos negros, a Princesa Isabel, não é muito lembrada nem mesmo pelo povo que ela libertou. se fosse homem, talvez o império estivesse aí até hoje, e o príncipe seria um herói nacional.[ eu sei o que a elite nacional pensa dela, através das piadinhas… Read more »
“Convicções absolutas não só demonstram infantilidade como dificuldade em aprender.”
Estás absolutamente convicto disto?
“Entendimento passa necessariamante pela subjetividade.”
O que não necessariamente compromete a objetividade do que é entendido.
“a cada fase da vida entendemos o mesmo fato de formas diferentes.”
O que costumeiramente se dá por acréscimo e não por troca.
“Todos nascemos ateus.”
Todos nascemos ignorantes, mas com determinadas noções a priori de cunho moral.
“Quanto àquele que é honesto consigo mesmo, esse não tem necessidade de dar passo algum.”
Então você acha que o honesto nasce e morre ignorante?
“Este povo…ensinando doutrinas e preceitos dos homens” (Mc 7, 6-13).
Do que? será que ele está falando, né?
Serise, “O que mudou na mentalidade masculina desde a época de Hipátia? Como pensa, e o que pensa o homem Brasileiro hoje, sobre as mulheres… lamentável…………….” ‘Gotas de Moura Brasil’ sobre Institupros de Pesquisa, contorcionismos metodológicos, machismos, histeria feminazi e o assédio sexual na opinião pública: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/04/01/o-relatorio-moura-brasil-sobre-a-pesquisa-fajuta-do-ipea-e-a-cabeca-dos-ativistas-e-nao-e-que-os-especialistas-de-verdade-concordam-comigo-ai-que-chato-manchetes-comprovam-verbo-atacar-nao/ Eduquem-se, crianças da Nova Era, e sejam livres da empulhação secularista. ;¬) ========= Acid, “Estou esperando os alienígenas devolverem o avião primeiro.” Eles já avisaram que só entregarão os reféns depois que estrear o filme nas telonas 3D. |¬) Eu desconfio que o avião ficou preso num dos cascos desse novo Godzilla, e… Read more »
“Ah…mais neutrinos – Dá uma olhada no que pensa seu mestre” Não atire no escuro, caro. Todo mundo aqui já sabe que tenho divergências em matéria teológica com este que apontas. 😉 “Neo-“espiritualismo” eu diria que são as religiões novas de 2.000 anos p/ cá… que são verdadeiras conchas de retalho… né?” É representado pelas seitas (não religiões) hiper-espiritualistas que Têm eclodido desde há uns dois ou três séculos. “mais neutrinos, esse pessoal “cabalista” rs… Foi quem escreveu a Bíblia…” Quem escreveu a Bíblia era cristão, e não cabalista, Bruno. Veja o que o próprio Cristo diz daquela gente (e… Read more »
Já conhecia este texto que saiu hj no TDC… Compartilhando: O Aikido por Morihei Ueshiba | Palavras do Fundador: Como ai (harmonia) é comum com ai (amor), eu decidi nomear meu budo único (no sentido de diferenciado) de “Aikido“, embora a palavra “aiki” seja uma palavra antiga. A palavra como foi usada pelos guerreiros no passado é fundamentalmente diferente da minha. Aiki não é uma técnica para lutar com ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família. O segredo do Aikido é nos harmonizar com o movimento do Universo… Read more »
Leone, “Por elegância evito tocar nesse assunto, pois o credor de sua dívida de jogo já está morto e eu que não vou ficar cobrando divida para um defunto.” Paga a dívida quem perdeu. Por isso, honre a memória do finado Fellini e pague-a. ============== “Solius, Todos os pensadores que tentaram provar a existência de deus cedo ou tarde falharam Entres eles, Anselmo, Aquino, mais recentemente Plantinga, Gödel com sua lógica modal, Swinburne , esses são os que me ocorre agora.” Eu acreditaria nisso, se você nos demonstrasse, algo que até agora não aconteceu, por mais que você insista e… Read more »
Bruno, “A Razão não é confiável, POR QUE? Vamos entender o ‘Complexo Racional’” Note o seguinte, caro: você só pode estabelecer se há ou não confiabilidade na razão se houver um parâmetro, a saber, a viabilidade de seu acesso à realidade. Só isso já mina o restante do raciocínio. Mas vamos além: “PERCEPÇÃO – Todas aquelas coisas que se percebe…” “PENSAMENTO…um dos outros modos de ver o mundo.” Ignora-se simplesmente a distinção entre essencialidade e acidentalidade. Há toda essa influência? Sim, há. Mas ela impede a captação fidedigna das essências e de alguns aspectos acidentais? Não, não impede. “CONHECIMENTO –… Read more »
Ui!
Leone, Quer dizer então que, a partir do Nada, uma partícula começa a andar pra trás no tempo, aí outra começa a andar pra frente, do Nada, a partir do Nada…. Mas você não está sendo honesto, porque você sabe que esse nada na verdade é algo, é uma flutuação quântica, de um campo quântico, e que pode inclusive ser oriundo de outro super universo, e por aí vai… né ? Eu já te disse e vou repetir: somente o Nada eterno ou o Todo eterno são racionais. Qualquer coisa no meio nunca chegará a ser completada racionalmente, é sempre… Read more »
[off topic] Só porque o Alvaro Reis pediu 😛 Malaysian flight… In a BBC interview, the partner of missing passenger says that the MH370 flight was stolen and taken to an undisclosed location… “…attention to the suspicious number of high-profile people aboard the plane, many of whom had connections with defense contractors…” “…there were at least 20 passengers on the plane who were “extremely talented and valuable” employees of Freescale Semiconductor Ltd., a Rothschild front group currently researching highly sensitive technology…” “…the plane was stolen and taken somewhere(*¹), in order to kidnap the high-profile people who were on it.” Fonte:… Read more »
O que mudou na mentalidade masculina desde a época de Hipátia?
Como pensa, e o que pensa o homem Brasileiro hoje, sobre as mulheres?
http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2014/03/b-culpa-e-delasb-e-o-que-pensam-os-brasileiros-sobre-violencia-contra-mulher.html
lamentável…………….
Serise, ninguém saiu do tema… Estamos discorrendo a respeito dos temas ao qual ela foi perseguida (De ordem esotérica / metafísica), mas como vc disse, quem dá bola? “Nos tempos do famigerado bispo Teófilo, tentou-se destruir tudo que não viesse da Bíblia, como os livros e os templos. Houve revoltas e mortes, e muitos pagãos converteram-se à força ante a pressão e o terror a que eram submetidos. Hipatia negou-se a aceitar tal situação de terror psicológico e físico. Inicialmente, o governador de Alexandria a salvou inúmeras vezes, porém o novo bispo Cirilo (canonizado pela Igreja como um dos santos… Read more »
mais neutrinos, talvez isto clareie um pouco mais em relação ao que falei: AIN SOPH – Ain Soph (também grafado “Ein Soph”) (do hebraico: Sem Limites) é o Todo Supremo da cabala, aquilo que podemos chamar de “Deus” em seu aspecto mais elevado, não sendo, no sentido estrito da palavra, um “ser”, já que, sendo autocontido e autossuficiente, não pode ser limitado pela própria existência (Forma), que limita a todos os seres que a possuem. De Ain Soph é que emanam os Sephiroth para formar a árvore da vida, que é uma representação abstrata da natureza divina (Pleroma). Ain Soph… Read more »
Solius:
Quer dizer: do nada absoluto saiu algo. E eis que, aqui sim, surge um pensamento mágico: o mais saiu do menos, em um ato sem potência prévia.
Resp:
Oras Solius,
que bobagem.
No caso abaixo o mais também não saiu do menos?:

Algum problema?
Vai encarar?
Não é perfeitamente verossímil para você?
Então…Mágica é mágica, ora bolas.
A diferença é que a mágica que defendo é sem mágico.
Depois desenvolvo mais.
Por respeito a ordem deixarei você e o comentarista Bruno concluírem seus raciocínios filosóficos.
Abraço
Uia!
Só agora notei que o Subsumer pers mandou uma pra mim:

que com meu poder de assimilação….

(Camisa de força taoísta.Dica passada pelo guako.)
A seu tempo tudo será devidamente contragolpeado.
Ninguem tira meu cinturão da irrefutabilidade.
Ah…mais neutrinos – Dá uma olhada no que pensa seu mestre:
Análise dos Quatro Itens da Gnose, segundo Olavo…
http://www.montfort.org.br/old/cadernos/guenon4.html
mais neutrinos, esse pessoal “cabalista” rs… Foi quem escreveu a Bíblia… que visão neo-espiritualista? Neo-“espiritualismo” eu diria que são as religiões novas de 2.000 anos p/ cá… que são verdadeiras conchas de retalho… né? compartilhando EXPERIÊNCIA, para clarear o entendimento: “Começo esse texto com uma certeza, uma nova certeza, que contradisse tudo que acreditava até então. É estampado nos tratados de “chaos magick” a importância daquilo que não é usual , a maior facilidade com que se manifestam em nossa mente (consciente ou não) formas não familiares. O eremita é uma delas , tive o prazer de conhecê-lo , assim… Read more »
Bruno, Muito pior do que a visão que o farisaísmo cabalista tem do Criador, negando aspectos de suma importância, é a visão que esse pessoal neo-espiritualista tem dela. “…aquilo que podemos chamar de ‘Deus’ em seu aspecto mais elevado, não sendo, no sentido estrito da palavra, um ‘ser’…” Ele é O Ser. “já que, sendo autocontido e autossuficiente, não pode ser limitado pela própria existência…” A existência em si não é um fator limitante, inclusive pelos aspectos infinitos possíveis. A não existência, por sua vez, o é. Do ponto de vista ontológico, a existência é um bem; a inexistência, um… Read more »
Relações matemáticas do Homem Vitruviano:
http://www.youtube.com/watch?v=QIu-UNnDlOg
“Em qualquer que seja a tradição, todas se referem a adão como o primeiro criado a imagem de Deus, ou como reflexo do TODO, do absoluto.”
http://www.youtube.com/watch?v=YDhtL566M3U
Continuando então Leone: O HOMEM PRIMORDIAL (Demiurgo – Que é EMANADO de Ein Soph): Do hebraico (אדמ קדמון) representa o Homem Primordial (Cristo?) na Cabala. O Homem que serviu de modelo a todos os homens. Primordial, neste caso, não vem de primeiro numa sucessão temporal. Em qualquer que seja a tradição, todas se referem a adão como o primeiro criado a imagem de Deus, ou como reflexo do TODO, do absoluto. Simboliza o Homem Cósmico perfeito, completo, sem divisões; modelo do humano; o ser em sua totalidade original. Adão não é o primeiro no sentido temporal, numa sucessão de homens… Read more »
Curtas leoninos enquanto o sono não vem… Amoraisa: BOFETADA FAKE. Resp: Não creio. Claramente houve um golpe, de vento, passando pela barba…e isso é indiscutível. Bons tempos onde o cinema não era essa farsa computacional que é hoje. Preciso pesquisar o nome do diretor dessa preciosidade. ========== Bruno: Ain Soph é o Não-Ser, um princípio que permanece não manifestado e é INCOMPREENSÍVEL à inteligência humana e aos seres que a possuem num contexto puramente FILOSÓFICO e PSICOSOMÁTICO. Resp: Sim, a inferência* está correta donde decorre que ao morrermos ficamos mais próximos de “deus” ao deixarmos de existir. Urge, pois, que… Read more »
BOFETADA FAKE.
Se Hipátia estivesse viva hoje, e atuando em algum centro de estudos nacional, como ela seria tratada pelos comentaristas do SDM?
Como ela seria tratada pelos homens do Brasil?
Dariam a ela o cargo de presidenta??
Fica a questão.
Cara Amoraisa, “Não há, portanto que se discutir a sua fé.” A minha fé não está em discussão, mas o seu apego ao relativismo. Não há qualquer expressão dela em meu último comentário. Tanto um agnóstico, como um budista, um espírita, um advogado, um físico, um pé-rapado qualquer poderiam ter-lhe dito as mesmas coisas. “reconfortante para aqueles que saem da escuridão das seitas e religiões ortodoxas ou fundamentalistas.” Agora ela está. 🙂 Não há escuridão na religião, mas luz. A menos que você considere trevosa a condição de um São Francisco de Assis, de um Padre Pio ou de uma… Read more »
Mitologia na contemporaneidade.
http://blogblaum.blogspot.com.br/
Anônimo: Universo veio do nada, dizem físicos… http://bit.ly/1qjXz7v Resp: Realmente essa noticia é extraordinária ou seja, uma prova matemática rigorosa para a criação espontânea do Universo a partir do nada. Se essa prova rigorosa dos chinas não for um produto xingling e passar pela revisão de seus pares eles vão: -Ganhar o Nobel. -Derrubar um dos pilares da filosofia ocidental, que na verdade já está bem corroído pela mecânica quântica, e que afirma que do nada, nada pode sair. Mas como critica, penso que faltou embasamento filosófico/metafísico para os chinas. Faltou o Nada-mãe, ou seja, uma boa tautologia para amarrar… Read more »
Sabadão, quero me divertir um pouco também. Leone: “Em tese, pode-se ir para o inferno sendo enganado.” Solius: Essencialmente não. Resp: Bom, então, essencialmente, todo o combate violento por parte da sua igreja para com as heresias foi um enorme erro. Mais um pra coleção. 🙂 Ou você está falando bobagem por não conhecer (ou não acreditar), no seu próprio sistema de crenças. ======== Solius: Sendo hedonista, não lhe interessa o meio para se chegar a ele. Resp: Na sua concepção original, hedonismo não significa amoralismo ou imoralismo; um vale tudo como você está sugerindo. Foram os iluministas, inimigos dos… Read more »
FORÇA NA PERUCA, NEUTRINHO, PENSE, PENSE, É UMA PROPOSIÇÃO SIMPLES:
“SEM RELATIVIDADE NÃO ALTERNATIVA”
DESENVOLVA O TEMA, Oh! LUSO-CRIATURA.
(*é quase nada)
—————-
Amoraisa,
“as respostas estão sempre no enunciado de um problema. Repito a questão.”
Mas e a lição, cara? Assim você espanta seus alunos. 🙂
Veja, com o teor de sua frase, que beira a redundância, estamos de acordo. Se há alternativas, uma deve ser relativa a algo, outra a outro algo, e assim por diante. Penso eu que não seja esse o ponto, e por isso peço que seja mais direta em relação aos tais conceitos cuja noção supostamente desconheço e nos poupe espaço e tempo. 🙂
Sds
Jota, “e, diante da eternidade, o que seria o quase?” Seria o anseio dos anseios, aquele pelo fim inerente à própria condição essencial, não saciado quase ao infinito, em uma espécie de tortura subtil terrivelmente prolongada sem propósito algum. “Quais? ou será mais um mistério sobre os quais pobres mortais não podem sequer pensar sobre?” O principal, que a reduz completamente a pó, não é acessível a qualquer um, já que requer o entendimento de conceitos filosóficos e seu bom emprego. Outro exemplo, mais simples, é relacionado à relação entre a condição inicial dos “espíritos” e a noção de justiça… Read more »
Santih “Deus tem muito mais a ver com a subjetividade.” “Os deuses são as ideias humanas em passagem de noções concretas para ideias abstractas.” Antes de mais nada é sempre muito bem vindo um texto de Fernando Pessoa. De fato, deus tem muito a ver com a subjetividade, mas, qual poder respeita o sujeito?Quem pode ter o seu próprio deus? É certo que em tempos romanos, por exemplo, cada casa tinha o seus próprios Lares – o deus de cada casa cuja dona tinha a incumbência de manter sempre acesa a chama dessa divindade. Do mesmo modo se mantém o… Read more »
MAIS NEUTRINHOS
as respostas estão sempre no enunciado de um problema.
Repito a questão.
JOTA,
POR FAVOR UMA RIMA!
Se assim insiste, cara Amoraisa, sigamos a partir do que já foi dito na mensagem anterior: “Se há alternativas, uma deve ser relativa a algo, outra a outro algo, e assim por diante”. Por “algo” entenda-se o sujeito (mais de um sujeito tem por opção um único objeto), ou o objeto (um sujeito tem por opção um em meio a mais de um objeto), ou ambos (mais de um sujeito tem por opção mais de um objeto em meio a outros tantos), conforme o caso, e entenda-se nas três vozes verbais. Vamos então ao Priberam, no que é relevante: –… Read more »
Leone,
” Mas como critica, penso que faltou embasamento filosófico/metafísico para os chinas.
Faltou o Nada-mãe…”
cara, eles estão pirateando o seu Nada-Mãe. Primeiro divulgam a base científica, em breve eles aparecem com o complemento.[rs,rs,rs]
já registrou sua patente?esses chinas são bem espertos [rs,rs,rs,]
abrcs.
Leone, “Bom, então, essencialmente, todo o combate violento por parte da sua igreja para com as heresias foi um enorme erro. Mais um pra coleção.” Já deverias ter percebido que não é por bem ficar todo serelepe antes de saber do que estou a falar. Por “essencialmente” entenda-se que o engano, por si, não é motivo, pois é óbvio que há muitos outros fatores envolvidos. Tente se lembrar do que já foi dito por aqui sobre a questão da ignorância invencível. ======== “Na sua concepção original, hedonismo não significa amoralismo ou imoralismo; um vale tudo como você está sugerindo.” Não… Read more »
Leone, ==== “Mais isso é muito relativo. rs..” “Muito” não. É apenas relativo. Depende de cada caso. “E como o relativismo é muito utilizado por enrrrrrolões” Aqui não há relativismo algum, só o reconhecimento de algo se dá em conformidade com um conjunto de fatores que pode variar. “vou utilizar um silogismo regular ou seja…vamos lá: Só a igreja católica detem a verdade e salva. A heresia X não é católica. E Portanto, a heresia X é um engano, não salva e deve ser combatida. Alguma objeção ao silogismo acima?” Nenhuma. Mas… E daí? Estás a falar da heresia, e… Read more »
Por isso que reclamo que falta educação nesse país! Tivesse eu um método de ensino avançado como esse na minha época nunca teria tirado 0 na prova de física.
Bom, para começar bem a semana,e em homenagem a Hypatia, vou deixar uma das melhores aulas de física de partículas e colapso da função de onda que já vi.
A aula acontece nesse filme, a partir de 41:25s:
http://www.youtube.com/watch?v=4THo-WGf068
Mulheres inteligentes são realmente fascinantes.
Bom estudo a todos e boa semana.
Serise: cara, eles estão pirateando o seu Nada-Mãe. Primeiro divulgam a base científica, em breve eles aparecem com o complemento. Resp: Pois é…os malditos chinas e seu comunismo selvagem copiando tudo…e agora, o nada. Alguém tem que dete-los. === Serise: Já registrou sua patente?esses chinas são bem espertos Resp: E desde quando eles respeitam marcas e patentes? Seria uma burocracia inútil. Prefiro fabricar meus bonés e camisetas na informalidade. Depois informo como adquiri-las. Abraço ===== Solius: Já deverias ter percebido que não é por bem ficar todo serelepe antes de saber do que estou a falar. Resp: Ok, ok, mas… Read more »
Decompus e desenvolvi. Não posso adivinhar o que se passa em sua cacholinha.
Sua vez. Diga quais os conceitos cuja noção você pensa que não tenho e apresente a noção que julga correta. Tente ser mais simples e direta.
Ou… vai transparecer que estou diante de uma embromação consciente. Não é o caso, certo? 🙂
ENTÃO TÁ!
Não, cara Amoraisa. Meu batsensor-antitrollagem com receptor consciente/inconsciente automático Tabajara soou o apito.
Sua vez. 🙂
TÁ MORNO, NEUTRINHOS. PENSE. A QUESTÃO AINDA ESTÁ EM ABERTO.PENSE, RACIOCINE ORDENADAMENTE.
Nesses tempos de violência gratuita contra as mulheres, não poderia haver post melhor…
Ainda bem que a ICAR as permitiu “adquirir” uma alma, senão poderia ser pior.
Cara Amoraisa,
“Utilizando-se de métodos lógicos faça a decomposição do texto: ‘SEM RELATIVIDADE NÃO HÁ ALTERNATIVA.’”
Mas já o exame? Sem o prévio conteúdo? 🙂
Veja, será mais proveitoso se você pegar um trecho sobre o qual discordamos, apontar os conceitos cujas noções eu supostamente estaria ignorando, e indicar a noção que julga correta.
Indo direto ao ponto, percebe? 😉
Santih, “Deus tem muito mais a ver com a subjetividade” Se você se refere à noção de Deus, só até os tempos que precederam Aristóteles. Daí em diante sua objetividade estava definitivamente estabelecida para quem tivesse olhos de ver. “Na evolução do espírito humano do pensamento concreto para o pensamento abstracto…” Há aqui uma miríade de erros. Vou apenas, por assim dizer, cortar o mal pela raiz. “Como se sabe, o homem primitivo , do mesmo modo que o selvagem de hoje, nas tribos cujo nível mental é de ordem a definir-nos qual fosse a mentalidade primitiva, não tinha o… Read more »
É Assim: Eu afirmo: DEUS EXISTE E ELE É ABSOLUTO. ENTÃO ELE É TUDO. V. responde: Não, acredito. Ele não existe, portanto, é nada. Vamos discutir? Refletindo: Se ele é tudo pra mim e é absoluto, não há porque se discutir.Estarei plena de minha idéia. Se ele é nada para você, não há também o que discutir, porque não se discute o que não existe. A menos que eu perca o respeito por você e diga: NÃO, DEUS EXISTE E SE VOCÊ NÃO ACREDITAR EM MIM, QUEBRO-LHE A CARA, não restam razões para conflitos. A vida de cada um é… Read more »
Amoraisa: Nem nos sanatórios perde-se tempo discutindo-se sobre o nada. Resp: Bom, na verdade, o nada já foi e é muito discutido fora dos sanatórios. E suspeito que muitos já foram parar lá por causa dele também. Sim, O Nada é para os fortes, e ociosos que não nadam, mas boiam pela correnteza e apreciam a paisagem. Veja que nas três grandes linhas ontológicas consolidadas na matriz do pensamento ocidental o Nada (ou não-ser) aparece na ontologia do devir: 1. A ontologia do Uno Cuja idéia dominante assevera que toda a realidade procede do Uno, ou manifestação do mesmo ou… Read more »
QUERIDO MAIS NEUTRINOS, em respeito ao descanso do meu ego venho mais uma vez replicar: 1-SOBRE DISCUSSÕES ESTÉREIS: Discussões sem lógica são estéreis. Nem nos sanatórios perde-se tempo discutindo-se sobre o nada. 2-SOBRE AS BIOGRAFIAS Cada um recebe da vida as lições de que precisa. Ninguém nasce com bula e nem manual de instruções. Se a vida alheia lhe serve de remédio, beba-a. A minha, preciso vive-la pessoalmente. 3-SOBRE RELATIVISMO Quem não entende o que seja relativo, não precisa pensar. A propósito de pensamento: O pensar é uma necessidade que uma vez satisfeita prepara o pensante para satisfaze-la sempre. MAS,… Read more »
Para todos que precisam de uma boa noite de sono,
Silver Dreams, Golden Smiles for all.
http://www.youtube.com/watch?v=UG7waJZlazU
Amoraisa, “não tenho ânimo e nem vaidade suficientes para entabular discussões estéreis…” Bom, ânimo eu tenho, como tenho por certo de que as discussões não são estéreis. 🙂 “A propósito, não leio biografias. Vivo minhas próprias experiências para não precisar cita-las.” Mas penso ser por bem registrar que há grandes lições em biografias, às quais você mui provavelmente jamais terás acesso pela experiência particular. “Não há porque se incomodar com o meu “relativismo”.” Eu não a conheço. Você de modo algum tem me incomodado. 🙂 Causa-me algum incômodo sim, na forma de lamento, o relativismo generalizado deformando mentes. “Você não… Read more »
Em retribuição:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=t38aWitpVXQ
Para você, e para todos que estão com o ego cansado, um samba pa ti,
http://www.youtube.com/watch?v=j5AUm_xaE9A
Do álbum Abraxas, lá dos 70…
Caríssimo Mais Neutrinos,
não tenho ânimo e nem vaidade suficientes para entabular discussões estéreis sobre a existência do nada e nem para demonstrar e provar as falhas do raciocínio alheio. Meu ego está cansado.
Não pretendo demovê-lo de sua fé e nem converte-lo às minhas convicções.Dou-lhe razão e ambos ficamos felizes.
A propósito, não leio biografias. Vivo minhas próprias experiências para não precisar cita-las.
Por outro lado, se v. sente necessidade do absoluto, viva-o. Não há porque se incomodar com o meu “relativismo”.Você não precisa pensar.
Complementando:
PARA O LEONE
Cara Amoraisa, Brinquemos um pouco mais. 1- “Discussões sem lógica são estéreis. Nem nos sanatórios perde-se tempo discutindo-se sobre o nada.” Mas quem lhe disse que o nada é ilógico? Não há contradição alguma em se afirmar a ideia do nada relativo e suas implicações; e mesmo ao se especular sobre o nada absoluto é possível fazê-lo totalmente dentro dos limites da boa lógica. E digo-lhe: é tema discutido em círculos acadêmicos. Procure e encontrará artigos relacionados. 2- “Cada um recebe da vida as lições de que precisa.” Concordo, mas penso que você há de concordar com estes três pontos:… Read more »
MAIS NEUTRINOS
“Não à toa tantas seitas por aí mergulham seus adeptos em um processo de (note a sequência) “desconstrução da realidade” (que começa assim que estes se sintam seduzidos com a falsa ideia de que são “livres pensadores”)”
QUE SEITA E ESSA, CARA-PÁLIDA?
QUERO IR!
QUERIDO,
virtudes são relativas.
O que v. acha fofo e virtuoso, outros poderão não achar mesmo que v. não autorize.
SEM RELATIVIDADE NÃO HÁ ALTERNATIVA.
Eu sei que v. não percebe mas v. é totalitário, confuso e recalcitrante.
Quem não entende o que relativo não precisa pensar PORQUE NÃO SABE PENSAR.
Pronto, falei!
Em relação a diálogo de Amoraisa e Men, ops… Mais neutrinos: Deus tem muito mais a ver com a subjetividade: “Os deuses são as ideias humanas em passagem de noções concretas para ideias abstractas.” “Na evolução do espírito humano do pensamento concreto para o pensamento abstracto, há fatalmente um momento em que se dá a transição de uma forma de conceitos para a outra. Como se sabe, o homem primitivo , do mesmo modo que o selvagem de hoje, nas tribos cujo nível mental é de ordem a definir-nos qual fosse a mentalidade primitiva, não tinha o conceito abstracto. Não… Read more »
Neutrinhos, o que v. quer é alguém pra conversar, então, vá lá:
Utilizando-se de métodos lógicos faça a decomposição do texto:
“SEM RELATIVIDADE NÃO HÁ ALTERNATIVA.”
Decerto não ensina, cara Amoraisa, mas viabiliza, já que nos fornece as corretas definições dos conceitos. É lá que poderemos averiguar se tenho ou não noção dos conceitos que emprego – ou n’algum glossário, acrescento -, e não nos dizeres de um relativista qualquer que pretenda inutilizar a linguagem. 😉
Aê, Mais Neutrinhos. Dicionário não ensina a pensar!
Quem vive de ração não almoça fora.
Inté.
Então, cara Amoraisa,
Aponte-me os conceitos dos quais você acha que não tenho noção e explique-os. Consultaremos em então o dicionário, e se eu estiver equivocado, ficarei feliz e agradecido pelo aprendizado, e assim pedirei o seu valor e a sua conta bancária e efetuo a transferência. Por outro lado, se eu estiver certo, você me paga o valor acordado. Estamos combinados?
Mas fico receptivo também para a aulinha sem esse compromisso. 😉
Saudações cordiais
MAIS NEUTRINHOS,
para continuar conversando com você vou ter que cobrar as aulas. V. precisa de escola.Você verbaliza conceitos dos quais não tem a menor noção.
Beijos.
Fui!
Ao Mestre Leone:
“Bom, na verdade, o nada já foi e é muito discutido fora dos sanatórios…”.
Universo veio do nada, dizem físicos… http://bit.ly/1qjXz7v
Cara Amoraisa, “QUE SEITA E ESSA, CARA-PÁLIDA? QUERO IR!” Então você quer ser manipulada, mas por uma seita relativista, e não por uma seita realista extremista, é isso? “virtudes são relativas.” Em si, não. As quatro virtudes cardeais são de fato virtudes. Já seu exercício sim, tende a sê-lo, pela carência ou pelo excesso, por exemplo. “O que v. acha fofo e virtuoso, outros poderão não achar…” Um sujeito que saiba bem exercitar a caridade e o faça não deixa de ser um sujeito caridoso, virtuoso, simplesmente por alguém achar que ele não o é. “SEM RELATIVIDADE NÃO HÁ ALTERNATIVA.”… Read more »
Bruno: Poxa Leone, essa bolinha que não foi preenchida se chama DAATH… Resp: Rá! Eu sabia que tinha coisa nessa bolota branca: “Esta séfira é conhecida como O Abismo. Ela é relacionada ao desconhecido. É a esfera oculta. É a entrada para a Vida e a saída para a Morte.” No inicio imaginei que fosse erro do estagiário que fez a arte, mas minha intuição me dizia que não, que a bolota era importante. Essa figura cabalistica deve ser como um teste de Rorschach esotérico iniciático preliminar e quem suspeita da bolota é aprovado. ======= Subsumer: Curioso, o blog em… Read more »
Daniel,
pelo menos alguém se lembrou de que o post é sobre Hipátia.
Quando é para falar de mulheres inteligentes,cultas, e que se destacam de verdade por suas capacidades, o homem Brasileiro mucha, desconversa, e …sai pela tangente.
Herança do pensamento português…..
Caro Bruno, De Guénon chamo atenção aqui apenas para as suas excelentes críticas ao neo-espiritualismo. “Podemos notar que a tradição judaica/cristã está claramente calcada sobre os alicerces do Brahmanismo…” De modo algum. A Revelação Cristã independe por completo da hindu. As descrições metafísicas divergem marcantemente em seu ápice, e no campo teológico aquela possui um núcleo exclusivo: Deus se fez homem pela redenção da humanidade. Acrescento ainda que há muitas narrações míticas mais recentes e influenciadas pelo Cristianismo de doutrinas anteriores a este. Quanto ao panteísmo ou panenteísmo, já que parece ser um destes o seu ponto, devo dizer-lhe, não… Read more »
Caramba, Bruno! Minha mente quase deu um nó. Guia rápido de iniciação?! Rsrs
PNSC,
Aqui é papo cabeça de alto nível. Tenho certeza que você sentiu os cravos das ferraduras nos cascos.
Nossa quanta diarréia verbal. A verborréia aqui é forte, hein !?! Quantos “sábios”. Estou impressionado.
Caro Acid, Uma correção: a referência aos monges nitrianos que andei lendo é imprecisa. Sócrates Escolástico sequer os menciona no episódio da morte da filósofa astróloga e matemática, mas faz referência acusatória com alguma determinação mais significativa apenas a um leigo. Ou seja, é muito provável que sequer tenha se tratado de religiosos, mas do populacho que, como já demonstrado, apresentava aquele tipo de comportamento desde antes da chegada do cristianismo. Assim, reitero: não faz o menor sentido associar o episódio a uma suposta “repressão de uma instituição malvada”. E acrescento: Hipátia pode ser considerada mártir, se muito, para os… Read more »
Bruno,li com toda atenção o seu comentário ( aliás,uma aula).Leituras como esta fazem com que eu cada vez mais me convença que a nossa caminhada neste mundo e o nosso destino após a nossa morte depende de nós mesmos.Não precisamos de padres,pastores,gurus …o que seja,mas de repetir até integrar na nossa consciência a regra de ouro : Não faças ao outro o que não quer que te façam.
Vc poderia indicar-me uma bibliografia ?
Desde já agradecida pela aula.Abraços
Acid,acho difícil analisar um acontecimento ocorrido na Antiguidade Tardia diferenciando os aspectos políticos dos religiosos.Uma vez que Constantino resolveu aliar-se aos cristãos o Império Romano tornou-se o Império Romano Cristão,onde política e religião tornaram-se indissociáveis.
O único problema da Hypatia era ser mulher.A existência da mulher já inspira o ódio no homem. Mulher sábia, então, dá uma invejiinha!
Um pouco de Pérola para instigar a curiosidade…
ILHAM, o assunto postado pelo BRUNO, de autoria de J. Oro, traz já “mastigadinho” o conhecimento de Helena Petrovna Blavastsky no seu primeiro volume de A DOUTRINA SECRETA, a COSMOGÊNESE, cuja coleção completa em língua portuguesa consta de seis(6) volumes foi publicada pela Editora Pensamento.É um livro de difícil leitura, que exige conhecimentos que já não estão mais corriqueiramente disponíveis. Latim, grego, sânscrito, filosofia, história e geografia, inglês, teologia, entre outros. É um livro que a gente só lê quanto tem muita necessidade de conhecimento e está disposto a longas e penosas pesquisas. O entendimento vem em doses homeopáticas e… Read more »
Mais Pérolas: (Em Homenagem a Hipátia) O legal é que podemos entender mais ou menos o que estava em jogo… (Power/Truth) O HOMEM, SEUS RITMOS E OS RITMOS DO COSMO O Universo (ou o Macrocosmo) é um organismo vivo que pulsa e se manifesta dentro de um ritmo integral, onde nada se perde (ou deixa de ser) e tudo se transforma, obedecendo a uma ordem cujo vir a ser realiza-se em curvas que se completam ao voltarem ao mesmo ponto, de onde renascem para uma vivência numa oitava superior. Para melhor compreender a interação do homem com o cosmo, enunciaremos,… Read more »
Eu devo ter perdido alguma coisa no meio das colagens gigantescas, mas o que é que isso tudo tem mesmo a ver com o post?
O Homem original: “51 Asseguro que, se alguém obedecer à minha palavra, jamais verá a morte”.” Narayana (hindi नारायण) ou Narayan é um importante nome sânscrito para Vixnu e, atualmente, um nome hindú comum. O nome Narayana ou Narayna também pode significar o homem original, Purusha. Os Puranas apresentam visões divergentes de Narayana. No Kumara Purana, é identificado com Brama e Krishna e também é considerado parte de Krishna. No Mahabharata, Krishna é frequentemente chamado de Narayana, enquanto Arjuna de Nara.1 O épico identifica ambos com múltiplos ‘Krishnas’ ou encarnacões parciais, dentre as primeiras encarnações de Vixnu, identificando sua forma… Read more »
E para fechar: O Buda das escrituras Pali trata como “conversa fiada”, como “ridículo, meras palavras, algo vão e vazio” (Digha-Nikaya No. 13, Tevijja Sutta) o fato de que brâmanes (a casta sacerdotal hindu) possam ensinar outros a atingir a união com o que eles próprios jamais viram. Segundo Buda, eles de fato não viram Brahma (um dos principais deuses do hinduísmo) face a face. Contudo, isto não é uma negação da existência de Brahma, mas meramente uma indicação (do Buda) à tolice de professores religiosos que guiariam outros ao que eles mesmos não conhecem pessoalmente. Embora o próprio Brahma… Read more »
Em relação a frase:
“Eu afirmo que antes de Abraão (Sistema de Castas) nascer, Eu Sou!”
EU SOU?
Ler o seguinte texto (Postando novamente):
A Atenção e os Estados de Consciência
https://web.archive.org/web/20091004102211/http://www.pucsp.br/clinica/publicacoes/boletins/boletim02_09.htm
“ABRAÃO e SARAI – Brahma e Saraswati Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome. Gênesis 17:15 Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. João 8:39 ————————————————————————————- Flavius Josephus disse em sua História dos Judeus: “Estes Judeus são originários dos filósofos hindus, seu nome Calani foi dado pelos indianos”. Megastenes, enviado à Índia por Seleucus Nicator, também disse que os Judeus eram chamados de “Kalani” e que eles eram uma tribo indiana. Clearcus de… Read more »
muito bom, outro neutrino cá… vamos pegar mais algumas pérolas do autor citado: Diz René Guénon baseado no que pesquisou, e no que disse Saint Yves d’Alveydre num livro intitulado “Missão da Índia” e publicado pela primeira vez em 1910 na França: O nome Melquisedec, ou mais exatamente Melki-Tsedeq, não é outra coisa do que o nome sob o qual a própria função do “Rei do Mundo” se encontra expressamente designado na tradição Judaico Cristã. A tradição indiana, citada por René Guénon, em sua obra O Rei do Mundo, diz: “Ele é o Manu esse homem vivo que é Melki-Tsedeq,… Read more »
Pérolas 3 A Atenção e os Estados de Consciencia O termo consciência pode ter vários significados dependendo da intenção e do contexto em que ele é empregado. Todavia, aqui consciência será entendida como a percepção do que se passa em nós e ao nosso redor. É a faculdade pela qual o homem pode perceber a sua própria existência e a realidade. É ter ciência, conhecimento ou vivência do que quer que seja. Entretanto, a natureza da consciência pode variar e o ser humano tem a possibilidade de experimentar vários níveis ou estados de consciência. Assim, podemos viver: o sono profundo… Read more »
O universo é a soma de tudo o que de natureza contingente há. Seu caráter entitativo é meramente de razão. Não possui, assim, ser, e não pode ser considerado sequer como organismo, quiçá vivo. Outra: o composto substancial de forma e matéria possui uma condição superior à da simples adição da forma e da matéria, cada qual mantendo sua singularidade (o que só pode se dar também no campo da razão). Quando um ente de natureza não intelectiva perece, há, sim, perda, e inclusive daquela forma específica, e não transformação. Portanto não é correta a assertiva de que “nada se… Read more »
Valew Dom Leone por lembrar!
http://www.natgeo.com.br/br/programacao/natgeo/hoje
Sobre Espaço, Matéria e Tempo – (Em homenagem e Hipátia) 1 – EM QUAL TEMPO VC VIVE? a) “ No universo não existem retas”; b) Na Gupta Vidya (ciência da qual nos chegam fragmentos através da Aryavartha, a Índia) espaço e tempo são uma única e mesma coisa. A menor medida de espaço (e por decorrência, matéria) chama-se Truti, sendo este mesmo nome usado para uma medida de tempo; c) Um Truti é igual a 1/150 segundos e também é a menor unidade de espaço(ou matéria se o preferirem) e, em si, cada Truti (formado por unidades e proporções de… Read more »
Há 32 anos assistia com meu pai a série Cosmos com Carl Sagan onde uma das homenageadas era justamente Hipátia de Alexandria. Essa noite foi a vez de assistir com meu filho que me avisou que a série, agora repaginada, estrearia na TV. No lugar de Sagan na apresentação, o astrônomo Neil deGrasse Tyson. No lugar de Hypatia, Giordano Bruno. “O método científico é tão poderoso que em meros quatro séculos nos levou da primeira visão de outro mundo que Galileu teve através de um telescópio para deixarmos nossas pegadas na lua. Nos permitiu olhar através do espaço e do… Read more »
rs… tem problema não. Falei pq ela é a única mulher que eu conheço(de fontes seguras) que atingiu a iluminação e por isso poderia ser investigada pelo pessoal aqui. valeww
Parabéns! Adorei.
Acid,
“…não consigo ler os livros dela…”
Coisas da alma….. dificil explicar pela racionalidade convencional.
Bem curioso esse seu “bloqueio mental”…
Ótimo post!
Abraço
Não tenho a menor idéia do porque, mas eu tenho um bloqueio mental com a Blavatsky. Não consigo escrever sobre ela, não consigo ler os livros dela, nao consigo nem olhar pra foto dela que fico agoniado. Dificilmente faria um post sobre ela…
hum… acho que deveria ter feito um post todinho de madame helena blavatski, não?
valewww
Notável é tudo aquilo que não existe. Existiu, fudeu.
Legal lembrar dessa mulher notável.
Bravo!
Muito boa sua idéia de homenagear as mulheres lembrando de Hipátia.Sua história é comovente e inspiradora.Serve também para lembrar que uma das piores pragas da humanidade é a religião.
O desejo de usar a imagem de Hipácia para atacar a religião, seja como “mártir da ciência”, “mártir do feminismo”, etc., provém mais de um coração ferido que da razão. Este texto mostra os tantos erros do filme, inclusive que o assassinato da filósofa se deu por questões exclusivamente políticas, como indica Sócrates Escolástico, e não em razão de uma contenda de ordem religiosa, visto que ambos os lados eram cristãos e não havia reais acusações de heresia: http://armariummagnus.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html Mais alguns pontos: – O nascimento de Hipácia se deu mais provavelmente em torno de 350, ou seja, ela foi morta… Read more »
* No decorrer dos séculos vieram a existir até mesmo castas mais inferiores que os párias e os intocáveis, ou como Mahatma Gandhi os chamava , os harijãs (Pessoas que não desejam ser de Casta alguma) ou “pessoas pertencentes ao deus Vixnu”. “Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos Céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é… Read more »
A luta de Gandhi após a independência da Índia; a pressão exercida pela ONU e por inúmeros órgãos humanitários internacionais, as muitas leis que foram criadas como tentativas de eliminar ou ao menos amenizar a desumanidade do sistema de castas, tudo foi inútil diante da tradição firmemente arraigada por milênios, e o sistema subsiste. O sistema de castas é uma das bases da sociedade. – A religião se torna, então, um poderoso elemento social disciplinador: resignação é a palavra-chave na postura moral do indivíduo. Lembran-se do menino preso ao poste? A semelhança será mera coincidência? “Recentemente, em Junho de 2006,… Read more »
O nefasto sistemas de castas da Índia teve sua origem em torno de 850 aC, embora as opiniões dos especialistas a respeito da data exata do seu estabelecimento estejam divididas. Sabe-se que surgiu com os árias, e a partir daí começou a se desenvolver e se enraizar na cultura do país… Um sistema que perpetua a crença na superioridade racial de determinadas “classes” de seres humanos sobre outras. – A aceitação da opressão de certas castas “nobres” sobre a maioria sofredora. – Este é o código sócio-religioso conhecido como “Sistema de Castas”. Sua origem parece proveniente da divisão entre o… Read more »
Bem acho que isso pode nos clarear um pouco as idéias… Cristianismo não tem nada a ver com Catolicismo, será que é difícil? “O Mestre não tenta ser poderoso; assim ele é realmente poderoso. O homem comum segue perseguindo o poder; assim ele nunca tem o bastante. O sábio não faz nada mas não deixa nada inacabado. O homem comum está sempre fazendo coisas e mesmo assim, muito mais são deixadas por fazer. O homem bom faz alguma coisa mas algo fica por fazer. O homem justo faz alguma coisa e deixa muitas coisas por fazer. O homem moralista faz… Read more »
Quase isso. Os tais Black Blocks que fazem baderna (não são todos) são financiados para fazerem exatamente o que fazem. A responsabilidade aqui é total. A SA teve seu papel na ascensão de Hitler ao poder, mas suas atividades não o agradavam, e deu no que deu. A responsabilidade de Hitler aqui é parcial. Já aqueles monges nitrianos apoiavam Cirilo, mas não só não respondiam a ele, como não agiam em conformidade com os ensinamentos da Igreja ou ordem de qualquer superior (bispo, patriarca, papa), manifestando um comportamento típico daquele povo naquele período, como já demonstrado. Ou seja, temos acima… Read more »
Se temos Black Blocks fazendo baderna eles então obedecem uma agenda da esquerda. Se temos a SA fazendo baderna, eles obedecem uma agenda de Hitler. Agora se temos monges fazendo baderna eles são malucos com influência pagã que não tem nada a ver com os reais desejos da Igreja, segundo seu advogado Solius.
Por que “dificilmente”, caro Acid? Cirilo e Orestes eram cristãos, e a ortodoxia não estava em jogo. Sua contenda era de natureza exclusivamente política. Outra: a morte de Hipácia foi orquestrada por Cirilo? Não há qualquer prova disto. Aqueles monges eram fanáticos descontrolados, com antecedentes, fruto de sua cultura pagã anterior, como mostra a citação que deixei acima e outras mais. Seu apoio a Cirilo, inclusive, não o deixava bem visto. Quanto a Amônio, Cirilo o fez mártir, mas ao ser convencido das reais causas de sua morte, logo retirou o título. Sim, pode-se dizer que tenha sido um absurdo,… Read more »
Não, Ilham, a pior desgraça é a religião (ou qualquer forma de política) manipulando o povo para seus interesses. No caso a MOTIVAÇÃO da morte de Hipátia foi política, como escrevi e como Socrates narrou, mas a morte dela por uma turba enfurecida dificilmente passa por uma ação exclusivamente política. Assim como a martirização de Ammonius (que é um absurdo religioso até porque foi morto a mando de um cristão!). Óbvio que foi uma jogada política de cunho religioso! manipulação pura!
Muito bom!
continuação… Sobre o processo acima descrito, Jung chamava de processo de individuação: “As etapas da SALVAÇÃO passam por dois tipos de atitudes opostas: aquelas que se refugiam em práticas mágicas, revelando a crença egóica da possibilidade da interferência do Homem no Drama Cósmico; e aquelas que se referem ao êxtase místico, onde o abandono total do ego (o ascetismo), permite que o Self (Cristo Jesus) se manifeste, ativando a imago Dei, presente no recôndito da alma humana. Trata-se, portanto, de construir uma nova imagem do Homem… ” “Uso a palavra ´individuação` para designar um processo através do qual um ser… Read more »
https://www.youtube.com/watch?v=cw4rlWIuewk
Carl Sagan – Hipátia e o fim de Alexandria
César, esqueci de atualizar a janela e seu último comentário me fugiu. Creio que as nossas diferenças consistem em uma incompatibilidade semântica – eis aí um exemplo de quão péssimo o relativismo, no caso linguístico, pode ser. Autoridade não é necessariamente uma ferramenta de opressão, antes é o “direito legalmente estabelecido de se fazer obedecer”, que é um conceito distinto. O homem não é naturalmente bom. Coloque uma criança para crescer em um meio violento, sem autoridade, dogma e crença e ela se tornará, eventualmente, sem um mínimo de bagagem moral e sob certos estímulos, ‘produto do meio’. Uma autoridade… Read more »
César, “As coisas não estão justamente assim (como sempre estiveram) justamente por causa da autoridade, dogmas e afins (Que são uma farsa, lógico)?” Você poderia ir um pouco mais afundo nisso, dando exemplos práticos de sua afirmação, talvez justificando sua perspectiva mais elaboradamente? “PRIMITIVISMO é o que temos vivido até hoje (10 MIL ANOS)- com todos estes sistemas de crenças/castas/etc…(Inclusive o próprio marxismo, ou qualquer um outro…)” Então, creio, que a antítese do ‘primitivismo’ abordado seria a solução para supostos atrasos; qual é, enfim, a antítese do primitivismo, César, segundo o seu entendimento? “Chegou a hora de mudar… (SE VC… Read more »
AUTORIDADE: Não é a mim que Shamadam persegue. Shamadam persegue Shamadam. Dai aos cegos uma semelhança de autoridade e eles arrancarão os olhos de todos os que vêem, até mesmo os olhos daqueles que trabalham, duramente, para fazer com que eles vejam. Dai ao escravo, durante um só dia, o poder de fazer a sua vontade e ele transformará o mundo em um mundo de escravos. Os primeiros a quem ele flagelará e algemará, serão aqueles que trabalharam, intensamente, para libertá-los. Toda e qualquer autoridade deste mundo é falsa. Por isso ela tine as esporas e brande a espada e… Read more »
shalashaska, Autoridade é só uma… A VERDADE “Seu argumento faz-me recordar de Marx. Só que o mesmo, antes de ansiar a iluminação geral, buscava o primitivismo coletivo, ironicamente por meios similares. Será mesmo que sem autoridade, dogmas e afins a humanidade rumará à ascensão? Veja, essa realidade está se fazendo cada vez mais presente, já há algum tempo, e tenho minha própria geração como exemplo prático de seus reveses; como deves saber, os índices de semianalfabetismo e criminalidade estão aumentando. Creio que não coincidentemente.” As coisas não estão justamente assim (como sempre estiveram) justamente por causa da autoridade, dogmas e… Read more »
Amoraisa, segundo o seu aparente entendimento, religião é coisa de burguês ou de pobre materialista. Recapitulei corretamente? Devo-lhe dizer, ambos os arquétipos não permanecerão, se é que algum dia foram, religiosos, sem alguma espécie de eventual maturação espiritual. Como o Subsumer disse, “a crença nasce do medo, a convicção nasce de trabalho interno.” Seu argumento faz-me recordar de Marx. Só que o mesmo, antes de ansiar a iluminação geral, buscava o primitivismo coletivo, ironicamente por meios similares. Será mesmo que sem autoridade, dogmas e afins a humanidade rumará à ascensão? Veja, essa realidade está se fazendo cada vez mais presente,… Read more »
Para se ter uma noção de quão radical é a nova posição do Banco, considere o ponto de vista convencional, que continua a ser a base de todo o debate respeitável sobre política pública. As pessoas colocam seu dinheiro em bancos. Os bancos emprestam esse dinheiro a juros – as consumidores ou a empresários dispostos a investir em algum empreendimento rentável. É verdade, o sistema de reserva fracionária não permite que os bancos emprestem muito mais do que mantêm em reserva, e é verdade, se a poupança não é suficiente, os bancos privados podem buscar empréstimos junto ao banco central.… Read more »
Amoraisa, a crença nasce do medo, a convicção nasce de trabalho interno.
Outro Dogma: Na década de 30, Henry Ford teria dito que era uma coisa boa que a maioria dos americanos não soubesse como o sistema bancário realmente funciona, porque se eles o fizessem, “haveria uma revolução antes da manhã de amanhã.” Na semana passada, algo notável aconteceu. O Banco da Inglaterra soltou os cachorros. Em um artigo chamado ” A Criação de moeda na Economia Moderna ”, de co-autoria de três economistas da Direção de Análise Monetária do Banco, declarou abertamente que as hipóteses mais comuns de como funcionam os bancos são simplesmente erradas, e que o tipo de posição… Read more »
SOBRE OS BANCOS e o dinheiro circulante consulte-se a indignação do inglês DAVID ICKE, que descreve, esmiúça e prova como o sistema financeiro cria dinheiro do nada e garante a pobreza da maioria.Diante do alarde que ele tem feito na Inglaterra
não há mais como silenciar a respeito.
SOBRE BANCOS – COMPLEMENTANDO:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=tyLwcXHJbLU
clicar em “legendas ocultas” português.
Alguém já se perguntou sobre a utilidade do ladrão? Da inflação?
V. já perguntou ao gerente do seu banco o por quê v. ter que pagar para poder movimentar, utilizar, investir ou simplesmente tirar do banco o suado dinheirinho do seu salário, provento ou rendimento?
Tentemos juntar os pontinhos…
Estou esperando os alienígenas devolverem o avião primeiro.
Acid,
Você tá demorando muito para se pronunciar sobre o avião da Malásia!
Saudações outro neutrino: “Errado, caro. Não é questão de crença, mas de constatação da realidade pelo exercício da razão, independente de você considerar que aspectos da realidade não nos sejam acessíveis ordinariamente, ou que ela não há.” Resp: A Razão não é confiável, POR QUE? Vamos entender o “Complexo Racional” : PERCEPÇÃO – Todas aquelas coisas que se percebe e que são vistas com os olhos e outros órgãos dos sentidos físicos. Essa informação parece a mais confiável que você pode conseguir, porque parece que ela vem automaticamente. É por isso que é tão insidiosa. É de longe a fonte… Read more »
Bruno, “O que vcs estão defendendo é uma mera questão de crença pessoal (apenas ismos)- Apenas sombras, Persona não tolera” Errado, caro. Não é questão de crença, mas de constatação da realidade pelo exercício da razão, independente de você considerar que aspectos da realidade não nos sejam acessíveis ordinariamente, ou que ela não há. “e já venho falando que qualquer tipo de ismo é prejudicial” O que você está a defender também consiste em “ismos”. Serão eles igualmente prejudiciais? “Jung interpretou o nacional socialismo, o comunismo e outros “ismos” (QUALQUER DOGMA), em geral como fenômenos patológicos, de identidade. Uma irrupção… Read more »
Caro Subsumer, ouví certa vez, de passagem, dois médicos conversando banalidades e um deles disse ao outro: ” A ignorância, mais que o saber, traz a convicção” Achei interessante o comentário,e resolví aplicá-lo também à fé.Assim, entre a fé – cega como a justiça- e a convicção, escolho nenhuma. A todas experimentamos na vida. Percebo, entretanto, que a fé sempre traz a convicção mas a convicção não traz a fé.Ela pode se dar ao luxo de contemplar a dúvida. O ruim de ser cego (como a fé e a justiça) é não se saber o que se faz ou pra… Read more »
Oremos,
De trás pra frente,
https://www.youtube.com/watch?v=hWvXt0tQ9Tw
De frente pra trás,
http://www.youtube.com/watch?v=aG_Mvw0LvNI
*Não importa a ordem, esse negócio dá calafrios.
Solius: Leone,Entre a permissão irresponsável à publicação de uma carta por parte de um Papa e o que diz o Magistério Ordinário há um tremendo abismo. Se você arranhar seu green card perceberá a tinta sair e a superfície esquentar e esquentar… Resp: Entendo… O Papa está trollando os ateus com um falso Green Card celestial. Bom, penso que é justo já que muitos ateus vivem trollando papas. Só não sei se o Tutti-Potente e seu filho Zézuis aprovariam tal comportamento. Bom deve aprovar, já que esse papa deve estar no comando da barca de Pedro por providencia divina. Enfim,… Read more »
Solius: Vai um upgrade aqui na discussão envolvendo a aposta que o Leone já perdeu e o põe a fazer birra. Resp: Eu fazendo birra? Quem está querendo ressuscitar a aposta é você. Por elegância evito tocar nesse assunto, pois o credor de sua dívida de jogo já está morto e eu que não vou ficar cobrando divida para um defunto. ============== Solius: enquanto São Tomás estava a falar de A. Resp: “A” de alucinação, talvez devida ao consumo de hóstias contaminadas por fungos que se proliferavam naqueles úmidos e lúgubres mosteiros medievais. Solius, Todos os pensadores que tentaram provar… Read more »
SOBRE CRENÇA E RELIGIÃO Todo filho de pai rico e mãe generosa acha confortável acreditar em Papai Noel. O Natal vem, os presentes vêm, a água do banho do sapo está morninha e então ele cresce confortavelmente. Nossos ricos novos-ricos e velhos ricos e enriquecidos acreditam piamente em um Papai Noel mais poderoso quando crescem porque a vida lhes é confortável. O duro é quando se chega na pobreza ou se chega à pobreza. Explico: Quando se chega à pobreza, papai-noel esvaziou o saco e não avisou; o grande papi não atende mais às suas preces – exemplo: Arthur Riedel,… Read more »
com formatação… Plotino: um estudo da Enéidas “O que a alma contempla no êxtase? “A fonte da vida, a fonte do Noûs*, o princípio do ser, a causa do bem, a raiz (Origem) da alma”. A alma “torna-se luz pura, leve, sem peso, convertendo-se em DEUS, ou melhor, já é deus”. Porem, há mais. Se a experiência mística pode ser vivida já neste mundo, ela a fortiori será vivência, após a morte. (Ver conceito budista Moksha, que é a mesma coisa que REDENÇÃO / CRISTO – obs: conceito este completamente distorcido pelas religiões dogmaticas)” Em virtude da imortalidade da alma,… Read more »
Plotino: um estudo da Enéidas “O que a alma contempla no êxtase? “A fonte da vida, a fonte do Noûs*, o princípio do ser, a causa do bem, a raiz (Origem) da alma”. A alma “torna-se luz pura, leve, sem peso, convertendo-se em DEUS, ou melhor, já é deus”. Porem, há mais. Se a experiência mística pode ser vivida já neste mundo, ela a fortiori será vivência, após a morte. (Ver conceito budista Moksha, que é a mesma coisa que REDENÇÃO / CRISTO – obs: conceito este completamente distorcido pelas religiões dogmaticas)” Em virtude da imortalidade da alma, “tempo virá… Read more »
Reflexão: “Ora, que entendemos por religião? Tal como a entendemos, é crença, dogma, ação segundo um padrão. (…) A crença organizada é a experiência de alguém coordenada de acordo com um padrão de ontem; e vós estais condicionados por essa crença. Isso é religião? (…) Evidentemente, a crença, com suas autoridades e seus dogmas, com suas pompas e sensações, não é religião. (…) O que é conhecido já recuou para o passado. O que se necessita é a experiência direta do que é; e, para isso, o primeiro requisito é a liberdade, o que significa que deveis estar livre do… Read more »
Outro neutrino, muito mimimi…
Apenas questões interpretativas
Mas fica a dica, o que está em jogo fora todo este nosso blá blá blá, é a autônomia do SER perante a busca de SI MESMO (SELF/DEUS/ATMAN).
“Todas as crenças são iguais: nascem do medo.”
Cara Amoraisa, obrigado. E se me permite, gostaria de alertá-la sobre esse relativismo. O que há, incluso o tempo, há de fato, verdadeiramente. A história que escrevemos agora é real, verdadeira, como o foi aquela já escrita, e como o será aquela ainda por ser, independente do olhar que quem quer que seja dê a ela. É prudente que nos afastemos de toda e qualquer linha de pensamento que negue a verdade objetiva, pois não se pode fazê-lo sem cair em uma contradição lógica elementar; e viver alimentando essa (aí sim) ilusão não é nada saudável para a psique. Cordiais… Read more »
Bonita discussão entre o Bruno e Um outro Neutrino. Devemos, contudo, ter em mente que neste mundo nenhuma história é verdadeira. Um bom iniciado
que (que mereça a sua aura – no dizer de T. Lobsang Rampa) e que queira saciar a sua curiosidade,deverá consultar o “registro akashico” , sem se esquecer de que ele é um registro de probabilidades e que o tempo é uma ilusão.
E então voltemos à Hipácia: 🙂
http://www.youtube.com/watch?v=646EKpw659A
Brinquemos mais um pouco: “Megastenes, enviado à Índia por Seleucus Nicator, também disse que os Judeus eram chamados de “Kalani” e que eles eram uma tribo indiana.” Falso. Eis o que disse Megástenes: —“All that has been said regarding nature by the ancients is asserted also by philosophers out of Greece, on the one part in India by the Brachmanes, and ON THE OTHER in Syria by the people called the Jews.” w(retire)ww.sdstate.edu/projectsouthasia/upload/Megasthene-Indika.pdf “Flavius Josephus disse em sua História dos Judeus: “Estes Judeus são originários…” Errado de novo. Consta apenas em Contra Apião, e trata-se da mesma citação de Clearco… Read more »
Poupo-o, caro Bruno, mas não o contorcionismo sincrético gnóstico (tal como a metafísica falha que a este serve de base). Apenas como demonstração de sua improcedência, vejamos a alegada relação entre os nomes Lázaro e Osíris: “It has, indeed, been suggested that the porper name Assir (Exod. 6:24; I Chron. 6:7,8,22, and 3:17), represents the name of Osiris. But, unless we accept the possibility of a wrong spelling for Owsir, it cannot be so interpreted, for all we know about this name from its hieroglyphic forms, as well as from the Coptic, Greek and Aramaic transliterations, clearly indicates that the… Read more »
Acid, simples… apague se vc acha irrelevante…
outro neutrino, me poupe…
Obs: Se por “panteísmo” se entende que toda e qualquer coisa finita seja idêntica a Deus sem distinção alguma, é claro que essa espécie de panteísmo é um atentado à lógica e uma negação dos fatos objetivos. Mas se por panteísmo se entende que Deus esta em tudo e tudo está em Deus (“panteísmo” ou “monismo”), que Deus é a íntima essência de todas as coisas e que estas não são senão outras tantas manifestações da única Realidade “Deus” – nesse caso, panteísmo é expressão da verdade objetiva, por menos que os Profanos compreendam essa verdade.
E para ficar ainda mais divertido já que falei da Essência de tudo (Self) Vamos pegar o significado das palavras: Sara – “essência”. Sva – “o seu próprio” ou seja: É aquela que nos dá a nossa própria essência (Lembra muito soPHIa dos Gnosticos, não?), a sabedoria, o conhecimento (obs: não estamos falando de conhecimento racional ou teórico, ou seja, além disto). Forma feminina do criador, Brahma. Sarasvati representa todo o conhecimento e a inteligência que rege todas as coisas. O universo é organizado de uma forma inteligente. Ele é governado por leis. Leis que tornam possível o nascimento do… Read more »
Bruno, o que você transcreve soa-me demasiado gramsciano, mesmo uma apologia marxista não sendo o objetivo, creio, dos apartes que você recortou. Além de estabelecer uma espécie de contacto com Deus, com o transcendental, a religião é também uma superação de si mesmo; vai contra a própria natureza humana fazê-lo, a nível prático, sem regras, sem uma bússola, uma vontade intensa advinda da crença (fé, no caso) no que quer que seja. Partindo desses princípios, e relendo os seus posts, não te parece que esse ressentimento voltado contra a autoridade e os dogmas é pouco salubre, intelectual e religiosamente? A… Read more »
“Todas as crenças são iguais: nascem do medo.” E VIVA KRISHNAMURTI! Quanto ao tempo e as crenças: A mente se deteriora quando busca um fim, quando se submete à autoridade, nascida do temor. Há um definhar-se da mente, quando não há autoconhecimento, e o autoconhecimento não é uma coisa que se possa aprender de um livro. Ele tem de ser descoberto a cada momento, o que requer uma mente vigilante em extremo;e a mente não está vigilante quando achou um fim. Assim, o fator que acarreta a deterioração se encontra em nossas próprias mãos. A mente, presa à experiência, vivendo… Read more »
Alguns paralelos entre o TAO e BÍBLIA (Apenas como curiosidade) Olhai para as aves do céu ; que nem semeiam , nem segam , nem ajuntam em celeiros, e contudo, o Pai celestial as alimenta. Mateus 6:26 Ao fazer nada , tudo é feito . Tao Te Ching 48 Vá para o seu quarto e fechou a porta e ora ao teu Pai que está em secreto , e teu Pai que vê em secreto , te recompensará. Mateus 6:05 Sem pisar fora você pode saber o que está acontecendo no mundo Sem olhar para fora da janela você pode… Read more »
outro neutrino, em relação ao comentário de shalashaska. É aquela velha história (Quando se olha muito para o abismo o abismo olha de volta) O que vcs estão defendendo é uma mera questão de crença pessoal (apenas ismos)- Apenas sombras, Persona não tolera – e já venho falando que qualquer tipo de ismo é prejudicial: Jung já sabia disto… (Gente bem mal intencionada adora fazer este jogo / atiçar os incautos com este tipo de maquinação). “Jung interpretou o nacional socialismo, o comunismo e outros “ismos” (QUALQUER DOGMA), em geral como fenômenos patológicos, de identidade. Uma irrupção do inconsciente coletivo.EX.… Read more »
Leone,
Entre a permissão irresponsável à publicação de uma carta por parte de um Papa e o que diz o Magistério Ordinário há um tremendo abismo. Se você arranhar seu green card perceberá a tinta sair e a superfície esquentar e esquentar…
“Próximo tema?”
Aqui, evidentemente:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2009/09/deus_existe.html
Solius neutrino:
Um profano é aquele que de algum modo rejeita a sacralidade, e não há verdadeira sacralidade fora da religião.
Resp:
E daí?
Sou ateu, portanto sou frofano. (desculpe, estou com o nariz entupido devido a um leve resfriado).
Máaaaasss, segundo Papa Paco ( não confundir com mestre Paco) tenho direito a meu green card celestial. Alias, muito gentil esse Papa Paco.
http://noticias.gospelmais.com.br/papa-francisco-ateus-precisam-crer-deus-salvos-60461.html
Portanto, caso encerrado.
Próximo tema?
Shalashaska,
Foste no ponto, com admirável precisão e concisão. 🙂
Bruno, “Outro neutrino, muito mimimi… Apenas questões interpretativas” É mais, caro. Tento aqui mostrar que há um esforço, nem sempre honesto, infelizmente, de se mascarar a religião. “Mas fica a dica, o que está em jogo fora todo este nosso blá blá blá, é a autônomia do SER perante a busca de SI MESMO (SELF/DEUS/ATMAN).” É onde entra meu outro ponto. A busca de si mesmo não é o fim da busca espiritual, mas um meio. O objetivo é a busca de Deus, que não se confunde com a criatura, conforme já demonstrei por aqui em muitos comentários de teor… Read more »
(…) SEM uma vontade intensa advinda da crença* (…)
(*quanto ao panteísmo ou o panenteísmo…)